Ana Carolina Huguenin Pereira

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3745521194769377
  • Última atualização do currículo em 07/08/2018


Possui doutorado em História pela Universidade Federal Fluminense (2011). Tem experiência na área de História, com ênfase em História Contemporânea, atuando principalmente nos seguintes temas: História e Literatura, Cultura e sociedade russas, História da Europa Contemporânea. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Ana Carolina Huguenin Pereira
Nome em citações bibliográficas
PEREIRA, A. C. H.


Formação acadêmica/titulação


2007 - 2011
Doutorado em História.
Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
Título: Da Casa Verde ao Subsolo: Machado de Assis e Dostoiévski entre modernidade e tradição, Ano de obtenção: 2011.
Orientador: Daniel Aarão Reis Filho.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: Dostoiévski; Modernidade; História e Literatura; Cultura russa; Sociedade russa; Machado de Assis.
Grande área: Ciências Humanas
2004 - 2006
Mestrado em História.
Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
Título: O palácio dos demônios: Dostoiévski e o pathos moderno,Ano de Obtenção: 2006.
Orientador: Daniel Aarão Reis Filho.
Palavras-chave: Dostoiévski; Modernidade; tradição; História e Literatura.
2000 - 2004
Graduação em História.
Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.




Formação Complementar


2008 - 2009
Doutorado Sandwich.
Centre National de la Recherche Scientifique, CNRS, França.


Atuação Profissional



Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Professora Adjunta de História Contemporânea no Departamento de Ciências Humanas da FFP/UERJ; professora do quadro permanente do Programa de Pós-Graduação em História Social da UERJ, na linha de pesquisa Território, Identidades e Representações.

Atividades

03/2012 - Atual
Ensino, História, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
História Contemporânea I; História Contemporânea II; História Contemporânea III; História Contemporânea IV; História do Oriente Médio Contemporânea; História da Ásia Contemporânea
01/2016 - 02/2018
Direção e administração, Reitoria, Sub-Reitoria de Extensão e Cultura.

Cargo ou função
Coordenadora Do Museu do Cárcere - Ecomuseu da Ilha Grande.

Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor Temporário - História Contemporânea, Carga horária: 20
Outras informações
Disciplina ministrada: História Contemporânea


Universidade Candido Mendes, UCAM, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2012
Vínculo: Professor auxiliar, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 6
Outras informações
Professora encarregada das seguintes disciplinas de graduação: Hitória do Oriente Médio, História da Europa Contemporânea II, História da Ásia Contemporânea. Professora do cuso de Pós Graduação em História Contemporânea e Relações Internacionais.

Atividades

08/2010 - Atual
Ensino, História, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
História da Ásia Contemporânea, História do Oriente Médio, História da Europa Contemporânea
11/2007 - Atual
Ensino, História Contemporânea; Relações I ternacionais, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
História e Literatura no Século XX; História da China e da Índia, História do Oriente Médio


Projetos de extensão


2016 - Atual
Museu do Cárcere
Descrição: O projeto encaminha as demandas do Museu do Cárcere da Ilha Grande (UERJ) para a melhoria das condições e ampliação de sua atuação junto a comunidade local e os visitantes em geral, articulando atividades de pesquisa e extensão. Para tanto busca realizar pequenas obras de recuperação de salas do prédio da entrada para a instalação de uma reserva técnica, exposição e administração, o resgate da documentação e o estabelecimento de um arquivo, a preservação do patrimônio material e imaterial do sistema penitenciário e da comunidade da Ilha Grande, o atendimento e acompanhamento da visitação por turistas, pesquisadores e grupos escolares da região..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Ana Carolina Huguenin Pereira - Coordenador / Gelsom Rozentino de Almeida - Integrante.


Outros Projetos


2012 - Atual
Apoio à Consolidação dos Laboratórios de Pesquisa da Área de História da Faculdade de Formação de Professores
Descrição: O projeto tem como objetivo implementar e desenvolver os meios e recursos infraestruturais necessários ao fortalecimento dos laboratórios e grupos de pesquisa da Área de História sediados no Departamento de Ciências Humanas da Faculdade de Formação de Professores (FFP) da UERJ, situada no município de São Gonçalo. Desta forma, pretende-se: a) Incentivar e consolidar os laboratórios e grupos de pesquisa da área de História, sediados no Departamento de Ciências Humanas da Faculdade de Formação de Professores, contribuindo para o fortalecimento de sua produção científica; b) Melhorar a infraestrutura assim como dar os necessários acabamentos aos espaços destinados ao efetivo desenvolvimento das atividades de pesquisa, ensino e extensão do Departamento de Ciências Humanas da Faculdade de Formação de Professores, incluindo-se aí as salas de reunião, administração, estudo e as salas de aula específicas, utilizadas pelos docentes e alunos dos cursos de Graduação (Licenciatura em História) e Pós-Graduação (Mestrado em História Social). Contemplado com recursos do Edital 20/2012 - Universidades Estaduais do Rio de Janeiro, da Faperj...
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.


Membro de corpo editorial


2013 - Atual
Periódico: Revista Contemporânea


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História Moderna e Contemporânea/Especialidade: História e Literatura.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História Moderna e Contemporânea.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura russa.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Russo
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
PEREIRA, A. C. H.2017PEREIRA, A. C. H.. Modernidades 'periféricas', literaturas policêntricas: Dostoiévski, Machado de Assis e o 'figurino' europeu. Literatura e Sociedade (USP), v. 24, p. 44-67, 2017.

2.
PEREIRA, A. C. H.2017PEREIRA, A. C. H.. Na 'torpeza nauseante havia muita coisa pura': despersonalização e afirmação do sujeiro em Memórias do cárcere e na 'casa dos mortos'. LITERATURA E AUTORITARISMO (UFSM), v. 29, p. 29-36, 2017.

3.
PEREIRA, A. C. H.2016PEREIRA, A. C. H.. Dostoiévski, Machado de Assis e o -Que fazer- do fim da servidão e da escravidão. Passagens: Revista Internacional de História Política e Cultura Jurídica, v. 8, p. 331-354, 2016.

4.
PEREIRA, A. C. H.2016PEREIRA, A. C. H.. Humanitas e o Cristo de Holbein: ceticismo e fé em Machado de Assis e Dostoiévski. NUMEN: REVISTA DE ESTUDOS E PESQUISA DA RELIGIÃO, v. 19, p. 82-99, 2016.

5.
PEREIRA, A. C. H.2014PEREIRA, A. C. H.. O Alienista: um olhar machadiano sobre a modernidade. TRASHUMANTE: REVISTA AMERICANA DE HISTORIA SOCIAL, v. 3, p. 134-155, 2014.

6.
PEREIRA, A. C. H.2014PEREIRA, A. C. H.. Ciência, razão e sintoma em Memórias do Subsolo. Letrônica, v. 06, p. 642-661, 2014.

7.
PEREIRA, A. C. H.2013PEREIRA, A. C. H.. O que fazer? Pais e filhos, modernidade e revolução. Revista Contemporânea, v. 4, p. 1-25, 2013.

8.
PEREIRA, A. C. H.2008PEREIRA, A. C. H.. Dostoiévski e a economia política dos demônios. Insight Inteligência (Rio de Janeiro), v. 41, p. 60-78, 2008.

9.
PEREIRA, A. C. H.2008 PEREIRA, A. C. H.. O demônio moderno. Caderno de Literatura e Cultura Russa, v. 2, p. 155-171, 2008.

10.
PEREIRA, A. C. H.2006PEREIRA, A. C. H.. Revolta, castigo e redenção: Dostoiévski na casa dos mortos. Candelária (Rio de Janeiro), v. 5, p. 53-72, 2006.

11.
PEREIRA, A. C. H.2004PEREIRA, A. C. H.. As cartas de Flora de Oliveira Lima: a escrita de si e a correspondência. Revista do Instituto Histórico e Geographico Brazileiro, Rio de Janeiro, v. 424, p. 73-89, 2004.

12.
PEREIRA, A. C. H.2004PEREIRA, A. C. H.. A escrita feminina no século XIX: as cartas de Flora de Oliveira Lima e de Eufrásia Teixeira Leite. Gênero, v. 5, p. 111-136, 2004.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
PEREIRA, A. C. H.; Janaina Martins Cordeiro . História do Oriente volume 2. 1. ed. Rio de Janeiro: CECIERJ, 2013. 318p .

2.
PEREIRA, A. C. H.; LIMONCIC, F. ; GRIN, M. . História do Oriente Volume 1. 1. ed. Rio de Janeiro: Cecierj, 2012. 300p .

Capítulos de livros publicados
1.
PEREIRA, A. C. H.. Abolições e (re) elaborações literárias: Dostoiévski, Machado de Assis e o fim da servidão e da escravidão. In: Lima, Ivana Stolze; Grinberg, Keila; Reis, Daniel Aarão. (Org.). Instituições nefandas: o fim da escravidão e da servidão no Brasil, nos Estados Unidos e na Rússia. 1ed.Rio de Janeiro: Fundação Casa de Rui Barbosa, 2018, v. , p. 124-150.

2.
PEREIRA, A. C. H.. Brasil e Rússia oitocentistas: um diálogo histórico e literário. In: BARCELOS, Ana Paula; PEREIRA, Aline; PEREIRA, Vantuil. (Org.). O Brasil e o exterior: Estado, instituições e intelectuais na relação com o outro.. 1ed.Rio de Janeiro: Autografia, 2015, v. , p. 125-146.

3.
PEREIRA, A. C. H.. 'Meus senhores, a ciência é coisa séria.' Cientificismo e ceticismo em Machado de Assis e Dostoiévski. In: REIS, Daniel Aarão; ROLLAND, Denis.. (Org.). Intelectuais e Modernidades. Rio de Janeiro: FGV, 2010, v. , p. 67-85.

4.
PEREIRA, A. C. H.. Dostoievski, la'Mère Russie' et l`Occident: une proposition alternative de modernité. In: ROLLLAND, Denis; REIS, Daniel Aarão. (Org.). Modernités Alternatives: L´historien face aux discours et répresentations de la Modernité. 1ed.Paris: L´Harmattan, 2009, v. , p. 293-305.

5.
PEREIRA, A. C. H.. Dostoiévski, a 'Mãe Rússia' e o Ocidente: uma proposta alternativa de modernidade. In: REIS,Daniel Aarão; ROLLAND, Denis. (Org.). Modernidades Alternativas. Rio de Janeiro: FGV, 2008, v. , p. -.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
PEREIRA, A. C. H.. A Literatura Russa entre 'centro' e 'periferia'. In: XXVIII Simpósio Nacional de História da Anpuh, 2015, Florianópolis. Lugar dos historiadores: velhos e novos desafios, 2015. p. 1-9.

2.
PEREIRA, A. C. H.. 'Um prazer satânico': volúpia e melancolia em Memórias do Subsolo e Memórias Póstumas de Brás Cubas. In: VII Simpósio Nacional de História Cultural: Escritas, Circulação, Leituras e Recepções, 2014, São Paulo. Anais do VII Simpósio Nacional de História Cultural: Escritas, Circulação, Leituras e Recepções, 2014. p. 1-11.

3.
PEREIRA, A. C. H.. Novos tempos, velhas opressões: intelectuais russos e brasileiros diante da abolição. In: XVI Encontro Regional de História/ Anpuh Rio. Saberes e práticas científicas, 2014, Rio de Janeiro. Anais do XVI Encontro Reginal de História da Anpuh Rio. Saberes e práticas científicas, 2014.

4.
PEREIRA, A. C. H.. História e Literatura em F. M. Dostoiévski. In: XXVII Simpósio Nacional de História - ANPUH, 2013, Natal. ANPUH. Conhecimento histórico e diálogo social. Anais eletrônicos..

5.
PEREIRA, A. C. H.. Viagem ao mundo moderno: Dostoiévski, a ?Mãe Rússia? e os cem mil filhos europeus. In: X Congresso Internacional da Associação Brasileira de Literatura Comparada (ABRALIC), 2006, Rio de Janeiro. Lugares dos discursos. X Congresso Internacional Abralic (CD), 2006.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
PEREIRA, A. C. H.. Conforme o figurino, múltiplas figuras: Dostoiévski, Machado de Assis e os círculos concênricos da modernidade literária. In: XII Congresso Internacinal Abralic, 2011, Curitiba. Conforme o figurino, múltiplas figuras: Dostoiévski, Machado de Assis e os círculos concênricos da modernidade literária, 2011.

2.
PEREIRA, A. C. H.. Da Casa Verde ao Subsolo: uma comparação entre Machado de Assis e Dostoiévski. In: XI Congresso Internacional da Abralic, 2008, São Paulo. Anais do XI Congresso Internacional da Associação Brasileira de Literatura Comparada, 2008.

3.
PEREIRA, A. C. H.. Dostoiévski, a ?Mãe Rússia? e o Ocidente: uma proposta alternativa de Modernidade. In: XII Encontro Regional de História ? Anpuh-Rio, 2006, Rio de Janeiro. Usos do passado. XII Encontro Regional de História, 2006.

4.
PEREIRA, A. C. H.. A Escrita feminina no século XIX: as cartas de Flora de Oliveira Lima e Eufrásia Teixeira Leite. In: ANPUH, 2004, Rio de Janeiro. Democracia e conflito- livro de resumos, 2004. v. XI.

5.
PEREIRA, A. C. H.. A escrita feminina no século XIX: as cartas de Flora de Oliveira Lima. In: XI Encontro Regional de História (ANPUH), 2004. Livro de Resumos do XI Encontro Regional de História (ANPUH). Democracia e Conflito.. Rio de Janeiro, 2004.

6.
PEREIRA, A. C. H.. A escrita feminina no século XIX: as cartas de Eufrásia Teixeira Leite. In: VII Encontro de Iniciação Científica, 2003. Caderno de resumos do 7º Encontro de Iniciação Científica, promovido pelo PIBIC e pela Fundação Getúlio Vargas em 04 de agosto de 2003, na FGV.. Rio de Janeiro: FGV, 2003. v. 7.

7.
PEREIRA, A. C. H.. A Escrita feminina no século XIX: as cartas de Flora de Oliveira Lima e Eufrásia Teixeira Leite.. In: VI Encontro Estadual de Iniciação Científica, 2002, Rio de Janeiro. Caderno de resumos do 6 Encontro de Iniciação Científica, promovido pelo PIBIC e pela Fundação Getúlio Vargas em 09 de julho de 2002, na FGV.. Rio de Janeiro: FGV, 2002. v. 6.

Apresentações de Trabalho
1.
PEREIRA, A. C. H.. A literatura russa entre 'centro' e periferia. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
PEREIRA, A. C. H.. Abolições, redefinições e elaborações literárias: Dostoiévski e Machado de Assis diante do fim da servidão e da escravidão.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
PEREIRA, A. C. H.. Novos tempos, velhas opressões: intelectuais russos e brasileiros diante da abolição. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
PEREIRA, A. C. H.. 'Um prazer satânico': volúpia e melancolia em Memórias do Subsolo e Memórias Póstumas de Brás Cubas. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
PEREIRA, A. C. H.. História e Literatura em F.M. Dostoiévski. 2013. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

6.
PEREIRA, A. C. H.. Conforme o figurino, múltiplas figuras: Dostoiévski, Machado de Assis e os círculos concênricos da modernidade literária. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
PEREIRA, A. C. H.. Da Casa Verde ao Subsolo: uma comparação entre Machado de Assis e Dostoiévski. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
PEREIRA, A. C. H.. Revista Estudos Ibero-Americanos. 2016.

2.
PEREIRA, A. C. H.. Revista Contemporânea. 2015.

3.
PEREIRA, A. C. H.. Revista História da historiografia. 2013.



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
CAMPOS, P. M. P.; PEREIRA, A. C. H.. Participação em banca de Mariana Teixeira Franco.Do cartesianismo Clausewitziano à irregularidade da guerra contemporânea. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

2.
ALMEIDA, G. R.; PEREIRA, A. C. H.. Participação em banca de Jorgeane Monteiro Sodré.O processo de elaboração do plano municipal de educação de São Gonçalo e a educação de jovens e adultos. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

3.
PEREIRA, A. C. H.. Participação em banca de Felipe Araújo Rosa de França.A intensificação dos conflitos entre Israel e Palestina: o papel da água como fator agravante. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Candido Mendes.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
XV Abralic.Na torpeza nauseante havia muita coisa pura?: despersonalização e afirmação do sujeito em Memórias do Cárcere e na Casa dos Mortos.. 2016. (Simpósio).

2.
Anpuh.A literatura russa entre "centro" e periferia. 2015. (Simpósio).

3.
Conferência Internacional Dostoiévski: múltiplas perspectivas.'Humanitas' e o Cristo de Holbein: fé e ceticismo em Machado de Assis e Dostoiévski. 2015. (Simpósio).

4.
ANPUH.História e Literatura em F. M. Dostoiévski. 2013. (Simpósio).

5.
XII Congresso Internacional ABRALIC.. Conforme o figurino, múltiplas figuras: Dostoiévski, Machado de Assis e os círculos concênricos da modernidade literária. 2011. (Congresso).

6.
Seminário Desafios do Século XXI.O. 2008. (Seminário).

7.
XI Congresso Internacional da ABRALIC.Da casa verde ao subsolo: uma comparação entre Dostoiévski e Machado de Assis. 2008. (Seminário).

8.
Modernidades Alternativas.Vaigem ao mundo moderno: Dostoiévski, a mãe rússia e seus filhos europeus. 2007. (Seminário).

9.
XI Encontro Regional da ABRALIC.Dostoiévski nas fronteiras entre História e Literatura. 2007. (Encontro).

10.
American Association for the Advancement of Slavic Studies. The Devil´s Palace: Dostoyevsky and the Modern Pathos. 2006. (Congresso).

11.
I Semana de História da Universidade Estácio de Sá. Mesa redonda: ?Desumanos sertões.?.O artista de fronteiras: história e literatura na obra de Dostoiévski. 2006. (Encontro).

12.
X Congresso Internacional da Associação Brasileira de Literatura Comparada (ABRALIC).Viagem ao mundo moderno: Dostoiévski, a ?Mãe Rússia? e os cem mil filhos europeus. 2006. (Simpósio).

13.
XII Encontro Regional de História ? Anpuh-Rio.Dostoiévski, a ?Mãe Rússia? e o Ocidente: uma proposta alternativa de Modernidade?. 2006. (Encontro).

14.
Dostoiévski hoje: crítica e criação. Colóquio Internacional. O artista dilacerado: Dostoiévski e a modernidade. 2005. (Congresso).

15.
XI Encontro Regional de História (ANPUH).A escrita feminina no século XIX: as cartas de Flora de Oliveira Lima. 2004. (Simpósio).

16.
VII Encontro de Iniciação Científica.A escrita feminina no século XIX: as cartas de Eufrásia Teixeira Leite. 2003. (Encontro).

17.
VI Encontro Estadual de Iniciação Científica.A escrita feminina no século XIX: as cartas de Flora de Oliveira Lima. 2002. (Encontro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Cassiano Clemente Russo do Amaral. Niilismo e cristianismo em Nietzsche e Dostoiévski. 2017. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, . Coorientador: Ana Carolina Huguenin Pereira.

Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Leonardo Barbosa Cabrita. A criação do Estado de Israel: uma visão geopolítica. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em História Contemporânea) - Universidade Candido Mendes. Orientador: Ana Carolina Huguenin Pereira.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Christiane da Silva Potugal. Nazismo e estética racial em O Eterno Judeu. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Ana Carolina Huguenin Pereira.

2.
Isadora d´Ávila Lima Nery Gonçalves. O pincel e a palheta de tintas: a história da construção do Egito contemporâneo.. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Ana Carolina Huguenin Pereira.

3.
Edwin Mendoza. A Revolução Russa de 1905 e sua importância para o movimento revolucionário de 1917. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Ana Carolina Huguenin Pereira.

4.
Eric Nalin Pereira. A obra cinematográfica como fonte histórica: Full Metal Jacket e a Guerra do Vietnã. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Ana Carolina Huguenin Pereira.

5.
Bárbara Santos Nacif. Entre nativos e sahibs: uma análise sobre a dominação inglesa na Índia a partir do romance O signo dos quatro, de A. Conan Doyle. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Ana Carolina Huguenin Pereira.

6.
Danubia Gomes da Silva. Os Irmãos Karamázov: uma visão sobre os conflitos entre fé e razão através da obra de Fiódor Dostoiévski. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Ana Carolina Huguenin Pereira.

7.
Marcelly de Jesus Valeriote. ?Humanitas precisa comer?: críticas machadianas ao darwinismo social. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Ana Carolina Huguenin Pereira.

8.
Elane Grijó Corrêa. Os cortiços e o discurso literário: transformações sociais e físicas na cidade do Rio de Janeiro. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Ana Carolina Huguenin Pereira.

9.
Mauro Herson. A historiografia e seus mitos: a Reforma Pereira Passos. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Universidade Candido Mendes. Orientador: Ana Carolina Huguenin Pereira.



Educação e Popularização de C & T



Livros e capítulos
1.
PEREIRA, A. C. H.; Janaina Martins Cordeiro . História do Oriente volume 2. 1. ed. Rio de Janeiro: CECIERJ, 2013. 318p .




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 17/10/2018 às 16:13:17