Anderson de Paula Borges

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  • Última atualização do currículo em 26/10/2018


Professor associado da Universidade Federal de Goiás. Possui Pós-doutorado em Filosofia Antiga junto ao Programa de Pós-graduação em Filosofia da Unicamp-SP (FAPEG/CAPES 2015-2017). Possui Doutorado em filosofia pela USP (2009) e mestrado em filosofia pela USP (2004), ambos sob orientação de João Vergílio G. Cuter. Em 2009 fez estágio de doutorado na Faculty of Philosophy da University of Oxford, na Inglaterra, sob supervisão de Gail Fine. Projetos atuais: (i) "a noção platônica de epistêmê nos textos do período intermediário", com apoio do CNPq (MCTI/CNPQ/Universal 14-2014 e MCTI/CNPQ/MEC/CAPES Nº 22/2014 ); (ii) "Tradução do diálogo Teeteto, do grego para o português". Além dos projetos de investigação do pensamento de Sócrates e Platão, dedica-se à produção de traduções dos diálogos de Platão. Em 2017 publicou uma tradução inédita, com introdução e notas, do Banquete, pela editora Vozes. Atualmente está trabalhando na tradução dos diálogos Fédon e Teeteto. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Anderson de Paula Borges
Nome em citações bibliográficas
BORGES, A. P.;BORGES, ANDERSON DE PAULA

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal de Goiás, Faculdade de Filosofia.
Campus II (Samambaia),
Sabambaia
74001970 - Goiânia, GO - Brasil - Caixa-postal: 131
Telefone: (62) 35211164
URL da Homepage: www.filosofia.ufg.br


Formação acadêmica/titulação


2005 - 2009
Doutorado em Filosofia.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
com período sanduíche em University of Oxford (Orientador: Gail Fine).
Título: RAZÃO E SENSAÇÃO NO TEETETO DE PLATÃO, Ano de obtenção: 2009.
Orientador: João Vergílio Gallerani Cuter.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.
Palavras-chave: Razão, Sensação, Opinião, Elemento, Logos.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: História da Filosofia / Especialidade: Filosofia Antiga.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Epistemologia.
Setores de atividade: Educação Superior.
2000 - 2004
Mestrado em Filosofia.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: SOBRE OS LIMITES DA SENSAÇÃO NA QUESTÃO DA DEFINIÇÃO DE CONHECIMENTO NO TEETETO DE PLATÃO,Ano de Obtenção: 2004.
Orientador: João Vergílio Gallerani Cuter.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: Teeteto, Protágoras, Sensação, Conhecimento; Platão.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Epistemologia / Especialidade: Filosofia Antiga.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Epistemologia.
Setores de atividade: Educação Superior.
1994 - 1996
Graduação em Filosofia.
Faculdades Associadas Ipiranga, FAI, Brasil.


Pós-doutorado


2015 - 2017
Pós-Doutorado.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Goiás, FAPEG/GO, Brasil.
Grande área: Ciências Humanas


Formação Complementar


2012 - 2012
Capacitação Docente. (Carga horária: 60h).
Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

10/2009 - Atual
Ensino, filosofia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Filosofia Antiga I
10/2009 - Atual
Ensino, filosofia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Filosofia Antiga II
08/2014 - 07/2015
Ensino, Filosofia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Introdução ao Grego Antigo I
08/2013 - 12/2013
Ensino, Filosofia, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Tópicos de Epistemologia e Ontologia em Platão e Aristóteles
04/2010 - 01/2013
Direção e administração, Faculdade de Filosofia, .

Cargo ou função
Coordenador de Curso.
08/2011 - 12/2011
Ensino, Abi - Filosofia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Tópicos de Filosofia: a ética da felicidade

Associação de São Basilio Magno, STUDIUM OSB, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2007
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: professor, Carga horária: 4


Faculdade de Administração, Ciências, Educação e Letras, FACEL, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2006
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: professor, Carga horária: 6

Atividades

09/2004 - 05/2006
Direção e administração, Curso de Filosofia, .

Cargo ou função
Coordenador de Curso.

Sociedade Educacional Positivo, POSITIVO, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2008
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: professor, Carga horária: 19



Projetos de pesquisa


2016 - Atual
Tradução do diálogo Fédon
Descrição: Produção de uma tradução, do grego para o português, do diálogo Fédon, com introdução e notas. Previsão de publicação para 2019, pela editora Vozes..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (2) .
Integrantes: Anderson de Paula Borges - Coordenador.
2015 - 2016
Tradução do diálogo Banquete (Platão) do grego para o português
Descrição: Produção de uma tradução, com introdução e notas, do Banquete de Platão..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2015 - Atual
Tradução do diálogo Teeteto (Platão) do grego para o português
Descrição: Trata-se de produzir uma tradução direta do grego do diálogo Teeteto, de Platão, acompanhada de notas explicativas. O projeto é parte das atividades de pós-doutorado realizadas na Unicamp, sob supervisão do professor Lucas Angioni, desde agosto de 2015..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Anderson de Paula Borges - Coordenador / Lucas Angioni - Integrante.Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.
2014 - Atual
a noção platônica de epistêmê nos textos do período intermediário
Descrição: Esta pesquisa aposta na tese de que os textos da fase intermediária discutem novas soluções para o problema da aquisição da epistêmê. Nesse período, Platão parece apresentar um conjunto de distinções novas que visam disciplinar alguns dos problemas colocados pelo socratismo . No entendimento de Platão, produzir resultados novos em comparação ao socratismo significa formular definições e noções primitivas que permitam articular determinado campo de conhecimento. Trata-se, com efeito, de passar da consciência da inconsistência de certas proposições, um saber garantido pelo elenchos, à posse do conhecimento de razões..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (2) .
Integrantes: Anderson de Paula Borges - Coordenador / Zanuzzi, Inara - Integrante / Spinelli, Priscilla Tesch - Integrante / ZILLIG, Raphael - Integrante / Wellington Damasceno de Almeida - Integrante / Roberto Bolzani Filho - Integrante / Marco Antonio de Ávila Zingano - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro / Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Goiás - Auxílio financeiro.Número de orientações: 2
2014 - Atual
Paradigmatismo Aristotélico
Descrição: Trata-se de investigar o pouquíssimo explorado paradigmatismo aristotélico, teoria segundo a qual a inteligibilidade dos objetos que compõem qualquer multiplicidade (homogênea) de objetos (por exemplo, de cores, de figuras retilíneas, de movimentos etc.) depende, em alguma medida, do estabelecimento de um paradigma que atua como princípio de conhecimento em referência ao qual os membros da multiplicidade que lhe é correlata são julgados e ganham cognoscibilidade. Aristóteles aponta a origem desta teoria no domínio da matemática ? mais precisamente na aritmética, domínio em que o paradigma é a unidade e os números perfazem a multiplicidade correlata sobre a qual opera tal princípio ? e parece pressupor que a aplicação dela se estende a todas as categorias de realidades. O principal propósito desta pesquisa consiste em não apenas reconstituir em detalhe tal teoria, através dos textos da Metafísica em que Aristóteles lhe faz alusão, mas também em identificar e avaliar a ocorrência desta doutrina nas demais obras do autor, tendo em vista determinar a importância que lhe é destinada, não apenas na Metafísica, mas ao longo de toda a filosofia aristotélica..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2010 - 2014
Ontolologia e conhecimento em Platão: estudo da unidade semântica da teoria das ideias de Platão.
Descrição: O foco deste projeto é o estudo dos argumentos que explicitam a relevância de uma teoria sobre "formas" como articulação da ontologia platônica. Investigaremos o tema tanto na fase madura do pensamento de Platão, em diálogos como Mênon, Fédon e República, quanto no período tardio, fase que é tradicionalmente vinculada aos diálogos Parmênides, Político e Sofista. Este último grupo de diálogos apresenta uma série de problemas e aporias à teoria das formas. Costuma-se argumenar que essas dificuldades foram tematizadas na última fase porque foi aí que Platão percebeu um grave erro em sua teoria: o caráter perfeito, auto-suficiente e unitário do conceito de eidos é um obstáculo para qualquer entidade que se pretenda explicativa, o que em Platão significa uma entidade com pretensão de reunir em si as propriedades gerais de um determinado campo de objetos. Assim, Platão teria proposto nos diálogos da última fase uma revisão em sua ontologia para resolver esse problema. O objetivo específico do meu projeto é revisitar essa tese para verificar se ela é, ainda, plausível. Há uma crescente investida contra ela na literatura de Platão mais recente. Começa a tomar forma, aqui e ali, uma linha de argumentação que defende certa unidade semântica inerente às formas, hipótese que não convive bem com a tese de uma ruptura ou revisão forte na teoria. Quero salientar que no desenvolvimento do projeto darei especial relevância à intervenção das críticas aristotélicas na ontologia platônica. Entendo que a leitura aristotélica do platonismo, apesar de ser notadamente "partidária", apresenta um material com potencial de entendimento e esclarecimento altamente competitivos em termos de avaliação do significado da teoria das ideias de Platão..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Anderson de Paula Borges - Coordenador / José Silva Ramos Filho - Integrante / Gabriela Carvalho Carneiro - Integrante.
Número de produções C, T & A: 8 / Número de orientações: 2


Membro de corpo editorial


2009 - Atual
Periódico: Philósophos (UFG)


Revisor de periódico


2010 - 2014
Periódico: Philósophos (UFG) (Cessou em 2000. Cont. ISSN 1982-2928 Revista Philósophos
2013 - Atual
Periódico: Dois Pontos (UFPR)
2012 - Atual
Periódico: Pólemos
2010 - 2010
Periódico: Philósophos (UFG) (Cessou em 2000. Cont. ISSN 1982-2928 Revista Philósophos
2010 - 2010
Periódico: Philósophos (UFG) (Cessou em 2000. Cont. ISSN 1982-2928 Revista Philósophos
2017 - Atual
Periódico: Revista Educação e Filosofia
2018 - Atual
Periódico: Revista Manuscrito
2017 - Atual
Periódico: Revista Primeiros Escritos


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: História da Filosofia/Especialidade: Filosofia Antiga.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Epistemologia.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Metafísica.


Idiomas


Francês
Compreende RazoavelmenteLê Bem.
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende BemLê Bem.
Grego
Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Italiano
Compreende RazoavelmenteLê Bem.
Latim
Lê Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2009
Aprovação com distinção e louvor pela banca de defesa de doutorado, USP.
2004
Aprovação com distinção e louvor pela banca de defesa de mestrado, USP.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
BORGES, ANDERSON DE PAULA2017 BORGES, ANDERSON DE PAULA. A Interpretac-a-o Aristote-lica do Pensamento Protagoreano em Metafi-sica - 4-6. REVISTA DE FILOSOFIA ANTIGA, v. 11, p. 82-105, 2017.

2.
BORGES, A. P.;BORGES, ANDERSON DE PAULA2016 BORGES, A. P.. Sobre o escopo cognitivo da aisthêsis no argumento final da primeira parte do Teeteto. Revista de Filosofia Antiga (USP. Ed. português), v. 10, p. 45-69, 2016.

3.
BORGES, A. P.;BORGES, ANDERSON DE PAULA2013 BORGES, A. P.. Sobre o argumento -saber ou não-saber- em Teeteto 187d-200c. Dois Pontos (UFPR) digital, v. 10, p. 75-107, 2013.

4.
BORGES, A. P.;BORGES, ANDERSON DE PAULA2012 BORGES, A. P.. Fluxo e Infalibilismo em Teeteto 151-160. Revista de Filosofia Antiga (USP. Ed. português), v. 6, p. 1-30, 2012.

5.
BORGES, A. P.;BORGES, ANDERSON DE PAULA2010BORGES, A. P.. Razão e Sensação em Teeteto 201d-202c. Philósophos (UFG) (Cessou em 2000. Cont. ISSN 1982-2928 Revista Philósophos), v. 15, p. 13-47, 2010.

6.
BORGES, A. P.;BORGES, ANDERSON DE PAULA2008BORGES, A. P.. Justiça e Prudência na Cidade: Reflexões Sobre a Digressão do Teeeto. Revista ARCHAI. As origens do pensamento ocidental, v. 1, p. 1-10, 2008.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
BORGES, A. P.. O Banquete, de Platão. Tradução, introdução e notas. 1. ed. Petrópolis: VOZES, 2017. v. 1. 115p .

Capítulos de livros publicados
1.
HORN, Geraldo Balduino ; BORGES, A. P. . Mito da Caverna - Platão. In: Geraldo Balduino Horn. (Org.). Textos Filosóficos em Discussão. 1ªed.Curitiba: editora do Chain, 2008, v. I, p. 22-57.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
BORGES, A. P.. Sobre a noção de forma na compreensão do belo em Banquete 210e-211b. In: ANPOF, 2012, Curitiba. Atas do XV Encontro Nacional da ANPOF. Curitiba: ANPOF, 2012. v. 1. p. 62-62.

2.
BORGES, A. P.. Justiça, Bem e Harmonia Psíquica em Platão. In: Platão Estilos e Personagens, 2012, Brasília. Caderno de Resumos: X Seminário Internacional Archai, Platão Escilos e Personagens. Brasília: Cátedra Unesco, 2012. v. 1. p. 22-22.

3.
BORGES, A. P.. Conhecimento e Opinião no Teeteto de Platão. In: XIV Encontro Nacional de Filosofia - ANPOF, 2010, Águas de Lindóia. Livros de Atas do XIV Encontro da ANPOF. Águas de Lindóia-SP: ANPOF, 2010. p. 44-45.

4.
BORGES, A. P.. Conhecimento Proposicional e Conhecimento de Objetos no Teeteto de Platão. In: XII ENCONTRO NACIONAL DE FILOSOFIA DA ANPOF, 2006, SALVADOR. ATAS DO XII ENCONTRO NACIONAL DE FILOSOFIA DA ANPPOF. SALVADOR: ANPOF, 2006. v. 01. p. 54-54.

5.
BORGES, A. P.. A NOÇÃO DE EPISTÊME NO TEETETO DE PLATÃO: estudo sobre a Introdução do diálogo. In: X Encontro Nacional de Filosofia, 2002, SÃO PAULO. Atas do X Encontro de Filosofia da ANPOF, 2002. v. 0. p. 0-0.

6.
BORGES, A. P.. A NOÇÃO DE MEDIDA NO TEETETO DE PLATÃO. In: IX Encontro Nacional de Filosofia, 2000, POÇOS DE CALDAS. ATAS DO IX ENCONTRO NACIONAL DE FILOSOFIA. CAMPINAS: ANPOF, 2000. p. 177-178.

Apresentações de Trabalho
1.
BORGES, A. P.. Aisthêsis, Ousia, and Epistêmê in Plato?s Theaetetus.. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
BORGES, A. P.. Definições de Epistêmê no Teeteto de Platão. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
BORGES, A. P.. Conhecimento e Discurso no Banquete de Platão. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
BORGES, A. P.. A interpretação aristotélica do pensamento protagoreano em Metafísica Gamma 4-6. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
BORGES, A. P.. Sobre a tradução do Symposium de Platão. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
BORGES, A. P.. A Refutação de Protágoras em Teeteto 168c-171c. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
BORGES, A. P.. Sensação e Conhecimento em Teeteto 184-186. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
BORGES, A. P.. Seminário de Tradução: Teeteto 146-7. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

9.
BORGES, A. P.. Conhecimento e Opinião Falsa em Teeteto 187-200. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

10.
BORGES, A. P.. O que é Filosofia?. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

11.
BORGES, A. P.. Justiça, bem e harmonia psíquica em Platão. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
BORGES, A. P.. Sobre a noção de Forma na compreensão do belo em Banquete 210e-211b. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
BORGES, A. P.. A filosofia na universidade. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

14.
BORGES, A. P.. O papel da aisthesis na concepção platônica de conhecimento. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

15.
BORGES, A. P.. República 522-3 e Teeteto 184-6. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
BORGES, A. P.. Justiça e prudência na cidade: reflexões sobre a Digressão do Teeteto. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
BORGES, A. P.. Platão, de Hugh H. Benson e colaboradores. Goiânia: Philósophos, volume 15, n. 1, 2010 (Resenha).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
BORGES, A. P.. Parecer ad hoc para Revista Educação e Filosofia. 2018.

2.
BORGES, A. P.. Parecer ad hoc para Revista Manuscrito. 2018.

3.
BORGES, A. P.. Parecer Revista Philósophos volume 22-2/2017. 2017.

4.
BORGES, A. P.. Parecer Revista Educação e Filosofia. 2017.

5.
BORGES, A. P.. Parecer para Revista Primeiros Escritos. 2017.

6.
BORGES, A. P.. Parecer Revista Philósophos volume 19.2/2014. 2014.

7.
BORGES, A. P.. Parecer Revista Philósophos volume 19.1/2014. 2014.

8.
BORGES, A. P.. Parecer para Revista Dois Pontos. 2013.


Demais tipos de produção técnica
1.
BORGES, A. P.. Mini-Curso 'A Teoria da Formas nos diálogos platônicos do período intermediário'. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
BORGES, A. P.. Conhecimento e Opinião Falsa no Teeteto. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
BORGES, A. P.. Theaetetus 184-6. 2009. (Relatório de pesquisa).

4.
BORGES, A. P.. Relatório Científico. 2008. (Relatório de pesquisa).

5.
BORGES, A. P.. Relatório Científico. 2007. (Relatório de pesquisa).

6.
BORGES, A. P.; AUTORES, V. . Livro Didático Público. Filosofia. Curitiba, SEED.. 2006. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático para a rede de ensino médio do Paraná).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
BORGES, A. P.; MOREIRA, V. C.; LOBO, L. S.. Participação em banca de Leonardo Iorio Cattaneio. Sobre Conhecimento e Opinião no Livro V da República de Platão. 2018. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal do Paraná.

2.
MUNIZ, F.; ARAUJO, C.; BORGES, A. P.. Participação em banca de Camila de Oliveira Rauber. A Unidade das Virtudes no Protágoras de Platão. 2018. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

3.
ANGIONI, L.; KEELING, E. R.; BORGES, A. P.. Participação em banca de Gustavo Rafael Bianchi Azevedo Ferreira. Conhecimento como juízo verdadeiro com logos no Teeteto de Platão. 2016. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Estadual de Campinas.

4.
ALMEIDA, N. E.; BORGES, A. P.; BRAIDA, C. R.; FRANCIOTTI, M. A.; SANTOS, L.. Participação em banca de Jean Carlos Herpich. Estudo Sobre o Crátilo de Platão: a primazia da questão ontológica e a crítica ao uso de etimologias. 2014. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Teses de doutorado
1.
BORGES, A. P.; KEELING, E. R.; LOPES, M. S.; SOUZA, E. C.. Participação em banca de Sheila Paulino e Silva. Phronesis e Noesis em Platão. 2015. Tese (Doutorado em Filosofia) - Universidade de São Paulo.

2.
BORGES, A. P.; ZANUZZI, I.; SPINELLI, P. T.; ALMEIDA, N. E.; ANGIONI, L.. Participação em banca de Wellington Damasceno de Almeida. A Noção de Um e a Aporia 11 na Metafísica de Aristóteles. 2013. Tese (Doutorado em Filosofia) - Universidade Estadual de Campinas.

Qualificações de Mestrado
1.
MOREIRA, V. C.; BORGES, A. P.; LOBO, L. S.. Participação em banca de Leonardo Orio Cattaneo. Sobre Conhecimento e Opinião no Livro V da República de Platão. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Filosofia) - Universidade Federal do Paraná.

2.
RUFFINO, M. A. C.; ANGIONI, L.; BORGES, A. P.. Participação em banca de Gustavo Rafael Bianchi Azevedo. Conhecimento como Crença Verdadeira Acompanhada de Logos no Teeteto de Platão. 2015.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
BORGES, A. P.; SILVA, G. G.; SANTORO, T. S.. Concurso Público Para Provimento de Cargos no quadro docente da UEAP. 2014. Universidade do Estado do Amapá.

2.
BORGES, A. P.; REZENDE, C. N.; SILVA, G. G.. Concurso Público para Provimento de Cargos de pessoal docente da UEAP. 2011. Universidade do Estado do Amapá.

3.
LEVY, Lia; VELLOSO, Araceli R. S.; BORGES, A. P.. Concurso Público para Contratação de professor Adjunto na área de filosofia do século XVII. 2010. Universidade Federal de Goiás.

4.
LEVY, Lia; VELLOSO, Araceli R. S.; BORGES, A. P.. Concurso Público para Contratação de Professor Adjunto na área de filosofia moderna. 2010. Universidade Federal de Goiás.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
1st Goiânia Conference on Ousia and Related Topics in Ancient Philosophy.Aisthêsis, Ousia and Epistêmê in Plato?s Theaetetus. 2018. (Encontro).

2.
Seminário em Filosofia Antiga.Definições de Epistêmê no Teeteto de Platão. 2018. (Seminário).

3.
1ª Maratona de Tradução de Filosofia Antiga da UFG.A Refutação de Protágoras em Teeteto 168c-171c. 2016. (Encontro).

4.
1º Colóquio de Filosofia Antiga da UFG."Sensação e Conhecimento em Teeteto 184-6". 2015. (Encontro).

5.
II° Colóquio Aristóteles da Unicamp."Seminário de Tradução do Teeteto: 146-7". 2015. (Encontro).

6.
Platão: personagens e estilos.Justiça, bem e harmonia psíquica em Platão. 2012. (Encontro).

7.
XV Encontro Nacional da ANPOF.Sobre a noção de Forma na compreensão do belo no Banquete 210e-211b. 2012. (Encontro).

8.
XI Semana de Filosofia: a filosofia na antiguidade.O papel da aisthesis na concepção platônica de conhecimento. 2011. (Encontro).

9.
XIV ANPOF.Conhecimento e Opinião no Teeteto de Platão. 2010. (Encontro).

10.
Lectures on Sophist. 2009. (Outra).

11.
Workshop in Ancient Philosophy HT 09. 2009. (Outra).

12.
X Simpósio Nacional da SBP-VI Seminário Internacional Archai.República 523-5 e Teeteto 184-6. 2009. (Simpósio).

13.
Coloquio Internacional EN livro VI. 2008. (Encontro).

14.
Seminário de Filosofia Antiga ministrado por Francis Wolff. 2008. (Seminário).

15.
COLÓQUIO INTERNACIONAL AÇÃO E RESPONSABILIDADE MORAL EM ARISTÓTELES (EN III). 2006. (Outra).

16.
MINI-CURSO PLATÃO. 2006. (Outra).

17.
XII ENCONTRO NACIONAL DE FILOSOFIA DA ANPOF.CONHECIMENTO PROPOSICIONAL E CONHECIMENTO DE OBJETOS NO TEEETETO DE PLATÃO. 2006. (Encontro).

18.
Workshop de Marco Zingano e Pierro Destrée sobre EN I, 1. 2004. (Oficina).

19.
Colóquio de filosofia antiga sobre a Metafísica de Aristóteles. 2002. (Outra).

20.
X Encontro Nacional de Filosofia.Encontro Nacional de Filosofia. 2002. (Encontro).

21.
IX Encontro Nacional de Filosofia.Encontro Nacional de Filosofia. 2000. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
BORGES, A. P.; ZANUZZI, I. ; ZILLIG, R ; ARAUJO, C. . 1st Goiânia Conference on Ousia and Related Topics in Ancient Philosophy. 2018. (Outro).

2.
BORGES, A. P.; ALMEIDA, W. D. . 1° Colóquio de Filosofia Antiga da UFG. 2015. (Outro).

3.
ZANUZZI, I. ; ZILLIG, R ; BORGES, A. P. . Mini-Curso 'A Ethica Eudemia de Aristóteles'. 2014. (Outro).

4.
OLMOS, S. ; BORGES, A. P. . Mini-Curso "SEMANTICS, ONTOLOGY, AND NOT-BEING IN PLATO?S SOPHIST 236D-239C". 2013. (Outro).

5.
BORGES, A. P.. XIX Semana de Filosofia da UFG. 2012. (Outro).

6.
BORGES, A. P.. XVII Semana de Filosofia da UFG. 2010. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Bruna Morais Esteves. Ironia e Conhecimento em Sócrates. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Filosofia) - Universidade Federal de Goiás. (Orientador).

2.
Aline Luiza de Lacerda. Aspectos da filosofia de Sócrates. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Filosofia) - Universidade Federal de Goiás. (Orientador).

3.
Bruno Apellaniz Rodrigues Falaschi. As Formas platônicas e a crítica aristotélica. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Filosofia) - Universidade Federal de Goiás. (Orientador).

Iniciação científica
1.
Joyce Hellen Santos de Morais. O método de Sócrates no Críton de Platão. Início: 2018. Iniciação científica (Graduando em Abi - Filosofia) - Universidade Federal de Goiás. (Orientador).

2.
Matheus Magalhães Peixoto. Doxa e Conhecimento no Teeteto de Platão. Início: 2018. Iniciação científica (Graduando em Abi - Filosofia) - Universidade Federal de Goiás. (Orientador).

3.
Eduardo Freitas Nascimento. As motivações de Platão na Teoria das Formas e as críticas aristotélicas. Início: 2018. Iniciação científica (Graduando em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Goiás. (Orientador).

Orientações de outra natureza
1.
Kellen Raquel Ramiro Xavier Araújo. Virtude e Conhecimento no Protágoras de Platão. Início: 2018. Orientação de outra natureza. Universidade Federal de Goiás. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
João Victor Albuquerque. Sobre o Ensino da Virtude no Diálogo Protágoras de Platão. 2018. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal de Goiás, . Orientador: Anderson de Paula Borges.

2.
Gabriela Carvalho Carneiro. A relação entre a noção de justiça (dikaiosunê) e a Teoria das Formas na República de Platão Gabriela. 2016. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal de Goiás, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Anderson de Paula Borges.

3.
José Silva Ramos Filho. Análise do Conceito de Epistêmê em República V-VII. 2014. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal de Goiás, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Anderson de Paula Borges.

Iniciação científica
1.
Bruna Morais Esteves. Ironia e Conhecimento em Sócrates. 2017. Iniciação Científica - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Anderson de Paula Borges.

2.
Pedro Henrique Ribeiro Cunha. Uma Análise do Fragmento 114 de Heráclito. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Abi - Filosofia) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Anderson de Paula Borges.

3.
Isabella Peres Silva. O conceito de eudaimonia em Platão e Aristóteles. 2017. Iniciação Científica - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Anderson de Paula Borges.

4.
Aline Luiza de Lacerda. Opinião Verdadeira e Conhecimento no Mênon. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Filosofia) - Universidade Federal de Goiás, Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Goiás. Orientador: Anderson de Paula Borges.

5.
Vanessa Marques Resende. A Tripartição da Alma em Platão. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Filosofia) - Universidade Federal de Goiás, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Anderson de Paula Borges.

6.
Gabriela Carvalho Carneiro. Sobre a ?Forma? da justiça na República de Platão. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em filosofia) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Anderson de Paula Borges.

7.
Gabriela Carvalho Carneiro. A dimensão ética do conceito de eros em Banquete 199c-212b. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em Filosofia) - Universidade Federal de Goiás, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Anderson de Paula Borges.

8.
José da Silva Ramos. A noção de Conhecimento em Platão. 2010. Iniciação Científica. (Graduando em filosofia) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Anderson de Paula Borges.

9.
Marcos Vinícius Matos Nickerson. A noção de aletheia em Heidegger e sua fundamentação no platonismo. 2010. Iniciação Científica. (Graduando em filosofia) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Anderson de Paula Borges.

10.
Eder David de Freitas Melo. Ética e Desejo em Platão e Shopenhauer. 2010. Iniciação Científica. (Graduando em filosofia) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Anderson de Paula Borges.

Orientações de outra natureza
1.
Lais Cristina Rocha de Jesus. Orientação de Monitoria. 2014. Orientação de outra natureza. (Abi - Filosofia) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Anderson de Paula Borges.

2.
Ronaldo Moreira de Souza. A relação corpo-alma em Platão. 2010. Orientação de outra natureza. (filosofia) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Anderson de Paula Borges.



Inovação



Projetos de pesquisa


Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
BORGES, A. P.. A filosofia na universidade. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
BORGES, A. P.. O que é Filosofia?. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).



Outras informações relevantes


1) O projeto de pós-doc no país conta com apoio da FAPEG, Chamada Pública 12/2014, com proposta de tradução da primeira parte do diálogo Teeteto, de Platão;
2) Aprovado, em segundo lugar, no concurso público de provas e títulos na área de conhecimento de filosofia antiga, edital 112/15 PROGEPE-UFPR, realizado em 8-12.06.2015, em Curitiba-PR;
 3) Aprovado, em segundo lugar, no concurso para adjunto de História da Filosofia Antiga da UFSC, edital 008/DDPP/2011, realizado nos dias 23-27.05 de 2011 em Florianópolis-SC; 
4) Aprovado, em primeiro lugar, no concurso para adjunto em Filosofia Antiga (edital 114/2008 e Aditamento n. 02) em Goiânia-GO. O concurso foi realizado nos dias 08,09 e 10 de junho de 2009 na FAFIL-UFG.



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