Juliano Desiderato Antonio

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/4088784180771269
  • Última atualização do currículo em 06/11/2018


possui graduação em Letras pela Universidade Estadual de Londrina (1994), mestrado e doutorado em Linguística e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1998/2004)), campus de Araraquara, e pós-doutorado em Estudos Linguísticos pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2011), campus de São José do Rio Preto. É docente da Universidade Estadual de Maringá. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Funcionalismo, atuando principalmente nos seguintes temas: Funcionalismo, Ensino de gramática e Estrutura Retórica do Texto. Foi coordenador do Programa de Pós-Graduação em Letras (Mestrado e Doutorado) da UEM de 2016 a 2018. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Juliano Desiderato Antonio
Nome em citações bibliográficas
ANTONIO, J. D.;ANTONIO, JULIANO DESIDERATO

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Estadual de Maringá, Centro de Ciências Humanas Letras e Artes, Departamento de Letras.
Av. Colombo, 5790
Campus Universitário
87020-900 - Maringa, PR - Brasil
Telefone: (44) 32614889
URL da Homepage: http://www.dle.uem.br/funcpar/antonio.html


Formação acadêmica/titulação


2000 - 2004
Doutorado em Lingüística e Língua Portuguesa Araraquara.
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Título: Estrutura retórica e articulação de orações em narrativas orais e em narrativas escritas do português, Ano de obtenção: 2004.
Orientador: Maria Helena de Moura Neves.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: funcionalismo; Estrutura retorica do texto; parataxe; hipotaxe.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Setores de atividade: Educação.
1995 - 1998
Mestrado em Lingüística e Língua Portuguesa Araraquara.
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Título: Narrativas orais e narrativas escritas: estrutura argumental preferida, e outras preferências,Ano de Obtenção: 1998.
Orientador: Maria Helena de Moura Neves.
Palavras-chave: funcionalismo; Fluxo de informação; Estrutura Argumental Preferida.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Setores de atividade: Educação.
1991 - 1994
Graduação em Letras.
Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.


Pós-doutorado


2010 - 2011
Pós-Doutorado.
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Bolsista do(a): Fundação Araucária, FA, Brasil.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes


Atuação Profissional



Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.
Vínculo institucional

1997 - Atual
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

07/2016 - Atual
Direção e administração, Centro de Ciências Humanas Letras e Artes, Departamento de Letras.

Cargo ou função
Coordenador do Programa de Pós-graduação em Letras (Mestrado e Doutorado).
3/2005 - Atual
Ensino, Programa de pós-graduação em Letras, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Gramática Funcional
8/1997 - Atual
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Lingüística I
Lingüística II
Monografia
5/1998 - 12/1999
Extensão universitária , Centro de Ciências Humanas Letras e Artes, Departamento de Letras.

Atividade de extensão realizada
Projeto de Extensão A construção da escrita pelo aluno surdo.

Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.
Vínculo institucional

1997 - 1997
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 40

Vínculo institucional

1995 - 1995
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 20

Atividades

3/1997 - 8/1997
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa I: Morfossintaxe
Língua Portuguesa II: Produção de Textos
3/1995 - 7/1995
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Lingüística I
Prática de Ensino de Língua Portuguesa


Projetos de pesquisa


2018 - Atual
Tradução automática e tradução humana: comparando estruturas retóricas e estratégias de tradução
Descrição: Devido à enorme demanda pela tradução de textos para o inglês, que tem estatuto de língua franca no mundo de hoje, um recurso muito utilizado são os tradutores automáticos. Uma crença comum é a de que, embora a qualidade das traduções feitas por tradutores automáticos esteja melhorando a cada dia, ainda há muitas falhas no resultado final da tradução quando comparada com uma tradução realizada por um tradutor humano competente. É com a finalidade de se compararem as traduções realizadas por tradutores humanos e por um tradutor automático que se propõe esta pesquisa. O nível em que a análise será realizada é o da estrutura textual, por meio da Rhetorical Structure Theory (RST), uma teoria descritiva que tem por objeto o estudo da organização dos textos, caracterizando as relações que se estabelecem entre as partes do texto. O córpus do trabalho é formado por 13 sinopses de filmes e suas traduções do inglês para o português, uma feita pelo tradutor automático do Google e outra feita por tradutor humano. A análise das traduções será tanto quantitativa quanto qualitativa. Na análise quantitativa, será analisada a frequência de concordância entre a tradução manual e a tradução automática. Para a análise qualitativa, professoras com experiência em tradução avaliarão a qualidade das traduções segundo uma perspectiva mais funcionalista dos Estudos da Tradução e sua relação com apontamentos relacionados aos estudos dos gêneros do discurso..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2014 - 2017
A ESTRUTURA RETÓRICA DE TEXTOS ARGUMENTATIVOS
Descrição: O objetivo deste projeto é anotar discursivamente um corpus formado por 100 textos argumentativos. Os textos do corpus serão 100 redações do gênero resposta argumentativa produzidas para o vestibular de verão de 2013 da UEM. A anotação será realizada utilizando-se a plataforma online de anotação BRAT. Inicialmente os textos serão digitalizados e, na sequência, serão segmentados em duas grandes porções: a unidade central e o satélite que apresenta os argumentos em favor da tese defendida na unidade central. A unidade central é o núcleo principal do texto, ou seja, o núcleo ao qual estão associados todos os demais núcleos. Após a identificação da unidade central, o passo seguinte será identificar os tipos de argumentos utilizados pelos produtores dos textos e verificar que relações retóricas são estabelecidas por esses argumentos. O estabelecimento de correlações entre os tipos de argumentos e as relações retóricas permitirá que se identifiquem pistas que sinalizam as relações retóricas. Os tipos de argumentos utilizados serão baseados em GARCIA (1985) e em PERELMAN e OLBRECHTS-TYTECA (2005). A perspectiva teórica utilizada no trabalho será da Rherotical Structure Theory (Teoria da Estrutura Retórica, doravante RST), uma teoria descritiva que tem por objeto o estudo da organização dos textos, caracterizando as relações que se estabelecem entre as partes do texto. A anotação discursiva de um corpus pode, dentre outras aplicações, pode ser útil para a criação de ferramentas de avaliação automática da coerência de textos, tarefa que depende da identificação das estruturas relacionais associadas ao estabelecimento das relações de coerência..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2012 - 2014
Uma investigação funcionalista da marcação formal de relações de coerência que organizam o texto
Descrição: Além do conteúdo explícito veiculado pelas orações de um texto, há proposições implícitas que surgem das relações que se estabelecem entre partes do texto, e a compreensão dos textos depende, dentre outros fatores, do reconhecimento dessas relações implícitas. Essas relações, que recebem várias designações como ?proposições relacionais?, ?relações discursivas?, ?relações de coerência? ou ?relações retóricas?, permeiam todo o texto, desde as porções maiores até as relações estabelecidas entre duas orações e ajudam a dar coerência ao texto, conferindo unidade e permitindo que o produtor atinja seus propósitos com o texto que produziu. Nesta pesquisa, pretende-se investigar as relações de coerência estabelecidas por conectivos e por marcadores discursivos. A investigação será realizada com base na RST (Rhetorical Structure Theory ? Teoria da Estrutura Retórica do Texto), uma teoria descritiva que tem por objeto o estudo da organização dos textos, caracterizando as relações que se estabelecem entre as partes do texto. O corpus de pesquisa é formado por 5 elocuções formais (aulas) e 10 entrevistas orais. Espera-se que essa descrição seja útil não apenas para o aprofundamento do estudo a respeito de como as relações retóricas se estabelecem, mas também que seja utilizada na produção de materiais didáticos sobre leitura e produção textual e em pesquisas de Processamento de Línguas Naturais (PLN) sobre sumarização automática de textos, por exemplo. Projeto de produtividade em pesquisa. Fundação Araucária. Convênio FA-UEM 939/2012.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2012 - 2014
CLASSES DE PALAVRAS: DA TRADIÇÃO GRAMATICAL AOS ESTUDOS DA LÍNGUA EM USO
Descrição: O discretismo categorial presente na grande maioria das gramáticas escolares também pode ser observado nos estudos que essas gramáticas fazem a respeito das classes de palavras. Neste projeto, pretende-se apresentar um contraste entre as propostas feitas por esse tipo de gramática que, em geral, analisa os elementos linguísticos de forma estanque, e as propostas de análise de gramáticas que estudam a língua em uso, elaboradas por linguistas. As gramáticas deste último tipo levam em conta não apenas aspectos formais, mas também fatores discursivos e fatores pragmáticos para a descrição dos usos feitos pelos falantes na vivência da linguagem. Destacam-se, dentre as gramáticas elaboradas por linguistas brasileiros, a Gramática de Usos do Português, de Maria Helena de Moura Neves, a Nova Gramática do Português Brasileiro, de Ataliba Teixeira de Castilho, e a Gramática do Português Culto Falado no Brasil, que, em seu segundo volume, organizado por Rodolfo Ilari e Maria Helena de Moura Neves, traz a compilação dos estudos do grupo que pesquisa a Gramática do Português Culto Falado no Brasil a respeito das classes de palavras. O corpus da pesquisa é constituído por elocuções formais (aulas) gravadas em aulas de curso superior em Maringá-Pr..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2009 - 2012
Uma investigação funcionalista dos meios de expressão das relações retóricas que estabelecem a coerência textual
Descrição: Um dos grandes campos de investigação na área dos estudos linguísticos diz respeito ao estudo dos fatores que levam um texto a ser considerado coerente. Uma proposta interessante para esse tipo de estudo é apresentada pela Teoria da Estrutura Retórica do Texto (RST), uma teoria descritiva que tem por objeto o estudo da organização dos textos, caracterizando as relações que se estabelecem entre as partes do texto. Na visão da RST, além do conteúdo proposicional explícito veiculado pelas orações de um texto, há proposições implícitas, chamadas proposições relacionais, que surgem das relações que se estabelecem entre porções do texto. Neste projeto, pretende-se descrever os meios linguísticos utilizados pelos falantes para marcar o estabelecimento dessas proposições relacionais. Espera-se, dessa forma, contribuir para que se possa realizar uma análise adequada da função dessas relações no estabelecimento da coerência dos textos e para que os resultados obtidos com a RST possam ter aplicabilidade prática, como, por exemplo, a criação de programas de computador para geração automática de textos e até mesmo a formulação de modelos de ensino de escrita com no estabelecimento de relações entre partes do texto, é necessário que os meios de expressão do estabelecimento das relações retóricas sejam descritos..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (2) .
Integrantes: Juliano Desiderato Antonio - Coordenador.Número de orientações: 6
2007 - 2009
Aspectos funcionais do português
Descrição: O projeto objetiva constituir corpus de pesquisa oral e escrito com vistas à formação de pesquisadores. Esse corpus será constituído de textos escritos digitalizados (século XII até os dias atuais) e de textos orais transcritos de entrevistas, narrativas, filmes etc, os quais formarão um banco de dados para futuras investigações com base nos estudos funcionalistas. O projeto permitirá não só o fortalecimento da linha de pesquisa em questão, a qual faz parte do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Estadual de Maringá, mas também abrirá oportunidade para pesquisadores de instituições circunvizinhas. A linha teórica adotada interpretará os dados segundos explicações funcionais, comunicativas e/ou cognitivas, postulando-se tendências naturais e não-rígidas. Nesse sentido, sincronia e diacronia não podem estar separadas. Adota-se o processo de gramaticalização como fator fundamental para a inteiração e a interdependência dessas mudanças, explicitando as trajetórias das formas em contextos discursivo-pragmáticos..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (4) .
Integrantes: Juliano Desiderato Antonio - Integrante / Ana Cristina Jaeger Hintze - Integrante / Maria Regina Pante - Coordenador.Financiador(es): Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 11 / Número de orientações: 5
2007 - 2009
ANIMAÇÃO EM FLASH DO APARELHO FONADOR PARA VISUALIZAÇÃO DA PRODUÇÃO DOS SONS DO PORTUGUÊS BRASILEIRO
Descrição: A utilização de recursos tecnológicos na educação e na pesquisa científica é, sem sombra de dúvidas, um desafio a ser enfrentado na área de Ciências Humanas. Por meio deste projeto, propõe-se a criação de um site com animações interativas da produção de todos os sons do português brasileiro (de agora em diante, PB) utilizando-se ferramentas computacionais de código aberto, ou seja, software livre. A utilização do flash para a criação de um site com a animação interativa da produção de cada som do PB representa um avanço tecnológico para os estudos da Fonética. A disponibilização desse conteúdo na internet permite que pesquisadores, professores e alunos de Letras/Lingüística (e de áreas afins) tanto do Brasil quanto do exterior não apenas observem o funcionamento de cada órgão do aparelho fonador mas também tenham à disposição uma ferramenta que pode incrementar pesquisas na área da Fonética, ou seja, a criação desse site tem grande utilidade tanto para o ensino quanto para a pesquisa..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Juliano Desiderato Antonio - Coordenador.
Número de produções C, T & A: 1 / Número de orientações: 1
2007 - Atual
Funcpar - Grupo de Pesquisas Funcionalistas do Norte/ Noroeste do Paraná (CNPQq/UEM)
Descrição: O grupo tem como objetivo promover discussões a respeito de tópicos relacionados à descrição lingüística e ao ensino de gramática com base no modelo teórico do Funcionalismo. Participarão do grupo pesquisadores, alunos de pós-graduação e alunos de graduação envolvidos em projetos de iniciação científica. O grupo também deverá promover eventos nos quais o escopo das discussões alcance também os professores dos ensinos fundamental e médio, de forma a difundir um modelo de gramática que privilegia e língua em uso e a reflexão sobre a língua..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2005 - 2007
MANIFESTAÇÕES LINGÜÍSTICAS DA COMPETIÇÃO ENTRE MOTIVAÇÕES NO
Descrição: A visão da gramática como entidade autônoma e a concepção de língua como sistema autocontido, sem interferência de fatores externos, têm sido adotadas e difundidas desde a Antigüidade Clássica até os dias atuais pela Gramática Tradicional e pelas correntes lingüísticas vinculadas ao pólo formalista. No entanto, estudos têm demonstrado que a língua pode refletir, de alguma forma, a estrutura da experiência humana. Neste projeto, pretende-se discutir a questão da competição entre as motivações internas e externas ao sistema lingüístico a partir da visão funcionalista de linguagem, que privilegia a função comunicativa das línguas. O objetivo principal do projeto é realizar um levantamento das manifestações lingüísticas dessa competição no português brasileiro oral. O corpus de análise será formado por narrativas orais, entrevistas e elocuções formais..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Juliano Desiderato Antonio - Coordenador.
Número de produções C, T & A: 6 / Número de orientações: 2
2004 - 2005
O ensino de gramática de 5a. a 8a. séries nas esco
Descrição: O modelo tradicional de gramática não consegue dar conta de explicar vários fenômenos lingüísticos, como, por exemplo, a distinção entre orações coordenadas explicativas e orações subordinadas adverbiais causais; a função coesiva dos pronomes; a função modalizadora dos verbos; a função retórico-relacional dos juntivos, dentre outros. Além disso, a simplificação de conceitos gramaticais feita pela maioria dos livros didáticos causa problemas de compreensão. Um exemplo disso é a conceituação de classes gramaticais em apenas um nível. O verbo, se conceituado apenas no nível nocional, como geralmente ocorre nos livros didáticos, leva a uma compreensão inadequada, por parte dos alunos, dessa classe. Por fim, conceitos como o de sujeito sintático são definidos erroneamente, levando-se em conta características semânticas e pragmáticas, em vez de características sintáticas. Neste projeto, pretende-se investigar como professores de Língua Portuguesa de 5a a 8a séries de escolas públicas de Maringá concebem e conceituam para seus alunos certas classes e categorias gramaticais. Os sujeitos da pesquisa serão vinte professores, que responderão a um questionário sobre os conceitos de fatos da língua que transmitem aos alunos..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Juliano Desiderato Antonio - Coordenador.
Número de produções C, T & A: 12 / Número de orientações: 2


Membro de corpo editorial


2015 - Atual
Periódico: Acta Scientiarum (UEM)
2015 - Atual
Periódico: SIGNUM [LONDRINA]: ESTUDOS DE LINGUAGEM


Revisor de periódico


2009 - Atual
Periódico: Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978)
2010 - Atual
Periódico: Alfa: Revista de Linguística (UNESP. Online)
2012 - Atual
Periódico: Signum. Estudos de Linguagem
2013 - Atual
Periódico: Entretextos (UEL)
2011 - Atual
Periódico: Guavira Letras
2009 - Atual
Periódico: Acta Scientiarum. Language and Culture (Impresso)


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Teoria e Análise Lingüística/Especialidade: Funcionalismo.


Idiomas


Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
BENGOETXEA, K.2018BENGOETXEA, K. ; IRUSKIETA, M. ; ANTONIO, J. D. . Detecting the Central Units of Brazilian Portuguese argumentative answer texts. Procesamiento del Lenguaje Natural, v. 61, p. 22-30, 2018.

2.
ANTONIO, JULIANO DESIDERATO2018ANTONIO, JULIANO DESIDERATO; NUSS, V.M. . Relações retóricas e tipos de argumentos: um estudo das correlações possíveis. ESTUDOS LINGUÍSTICOS (SÃO PAULO. 1978), v. 47, p. 519-531, 2018.

3.
ANTONIO, JULIANO DESIDERATO2017ANTONIO, JULIANO DESIDERATO. Mecanismos utilizados pelos destinatários do discurso para identificação de relações de coerência não sinalizadas por conectores*. DELTA. Documentação de Estudos em Linguística Teórica e Aplicada (Online), v. 33, p. 79-108, 2017.

4.
ANTONIO, J. D.2017ANTONIO, J. D.; SANTOS, K. R. C. ; SILVA, D. P. ; MORESCHI, C. C. . Identificação da unidade central de textos dissertativo-argumentativos em contexto de avaliação. Calidoscópio, v. 15, p. 490-499, 2017.

5.
ANTONIO, JULIANO DESIDERATO2016ANTONIO, JULIANO DESIDERATO. A sinalização das relações de coerência por conectores torna a identificação das relações mais fácil? Uma investigação do reconhecimento das relações pelos destinatários do discurso. Revista de Estudos da Linguagem, v. 24, p. 293-326, 2016.

6.
IRUSKIETA, M.2016IRUSKIETA, M. ; LABAKA, G. ; ANTONIO, J. D. . Detecting the central units in two different genres and languages: a preliminary study of Brazilian Portuguese and Basque texts. Procesamiento del Lenguaje Natural, v. 56, p. 65-72, 2016.

7.
ANTONIO, J. D.;ANTONIO, JULIANO DESIDERATO2015ANTONIO, J. D.; OLIVEIRA, V.C. . DA ESTRUTURA À FUNÇÃO, A LINGUAGEM ENTRA NO CONTEMPORÂNEO. Entremeios, v. 10, p. 47-56, 2015.

8.
ANTONIO, J. D.;ANTONIO, JULIANO DESIDERATO2015ANTONIO, J. D.. Form and function of evidentiality and modality in undergraduate lectures in Brazilian Portuguese. eHumanista/IVITRA, v. 8, p. 383-401, 2015.

9.
SANTOS, H. R.2015SANTOS, H. R. ; ANTONIO, JULIANO DESIDERATO . Um exercício de análise da estrutura reto retórica do gênero relato. Guavira Letras, v. 21, p. 52-66, 2015.

10.
CASSIM2015CASSIM ; ANTONIO, J. D. . As relações retóricas que se estabelecem pelas estratégias de correção e de parafraseamento em elocuções formais. Cadernos de Pós Graduação em Letras (Online), v. 15, p. 1-10, 2015.

11.
ANTONIO, J. D.;ANTONIO, JULIANO DESIDERATO2014ANTONIO, J. D.; SANTOS, J.A. . A estrutura retórica do gênero resposta argumentativa. Signum: Estudos da Linguagem, v. 17, p. 193-223, 2014.

12.
ANTONIO, J. D.;ANTONIO, JULIANO DESIDERATO2013ANTONIO, J. D.. Alguns meios de expressão linguística das relações implícitas que se estabelecem entre orações e entre partes do texto. Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978), v. 42, p. 137-147, 2013.

13.
ANTONIO, J. D.;ANTONIO, JULIANO DESIDERATO2013ANTONIO, J. D.; SANTOS, D.V. . Relações retóricas sinalizadas pelo marcador discursivo então em elocuções formais. Veredas (UFJF. Online), v. 17, p. 173-197, 2013.

14.
ANTONIO, J. D.;ANTONIO, JULIANO DESIDERATO2012ANTONIO, J. D.. Relações retóricas estabelecidas por orações gerundiais adverbiais. Alfa : Revista de Linguística (UNESP. São José do Rio Preto. Online), v. 56, p. 55-79, 2012.

15.
ANTONIO, J. D.;ANTONIO, JULIANO DESIDERATO2012ANTONIO, J. D.; RÚBIO, M.G. . Relações Retóricas de Lista e de Sequência Estabelecidas por Orações Paratáticas Aditivas e por Orações Paratáticas Justapostas: Uma Investigação Funcionalista. Signum: Estudos da Linguagem, v. 15, p. 33-56, 2012.

16.
ANTONIO, J. D.;ANTONIO, JULIANO DESIDERATO2012ANTONIO, J. D.. Expressão linguística das relações retóricas de circunstância e de condição por meio de orações adverbiais temporais e por meio de orações adverbiais condicionais. Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978), v. XLI, p. 128-143, 2012.

17.
ANTONIO, J. D.;ANTONIO, JULIANO DESIDERATO2012ANTONIO, J. D.; TAKAHASHI, C. . Relações retóricas estabelecidas por perguntas e respostas em elocuções formais. Revista Todas as Letras (MACKENZIE. Online), v. 14, p. 186-197, 2012.

18.
ANTONIO, J. D.;ANTONIO, JULIANO DESIDERATO2012ANTONIO, J. D.. Expression of cause, evidence, justify and motivation rhetorical relations by causal hypotactic clauses in Brazilian Portuguese. Acta Scientiarum. Language and Culture (Impresso), v. 34, p. 253-268, 2012.

19.
ANTONIO, J. D.;ANTONIO, JULIANO DESIDERATO2012ANTONIO, J. D.; CASSIM, F.T.R. . Coherence relations in academic spoken discourse. Linguistica, v. LII, p. 323-336, 2012.

20.
ANTONIO, J. D.;ANTONIO, JULIANO DESIDERATO2011ANTONIO, J. D.. Expressão da relação retórica de concessão em elocuções formais e entrevistas orais. Revista de Estudos da Linguagem, v. 19, p. 143-166, 2011.

21.
ANTONIO, J. D.;ANTONIO, JULIANO DESIDERATO2011ANTONIO, J. D.. Expressão da relação retórica de propósito em elocuções formais e entrevistas orais. Calidoscópio, v. 9, p. 206-215, 2011.

22.
ANTONIO, J. D.;ANTONIO, JULIANO DESIDERATO2010ANTONIO, J. D.; TAKAHASHI, C. . Atuação da relação retórica de elaboração na macroestrutura e na microestrutura de elocuções formais. Calidoscópio (UNISINOS), v. 8, p. 174-180, 2010.

23.
ANTONIO, J. D.;ANTONIO, JULIANO DESIDERATO2010ANTONIO, J. D.. Algumas Contribuições da Teoria da Estrutura Retórica do Texto para o Ensino de Leitura e Compreensão de Textos na Escola. Signum. Estudos de Linguagem, v. 13, p. 81-100, 2010.

24.
FUZA, Ângela Francine2009FUZA, Ângela Francine ; ANTONIO, J. D. . As construções condicionais em uma perspectiva funcionalista no livro didático de Língua Portuguesa. Revista Eletrônica Polidisciplinar Vôos, v. 01, p. 23-34, 2009.

25.
ANTONIO, J. D.;ANTONIO, JULIANO DESIDERATO2009ANTONIO, J. D.. Os usos do agora em elocuções formais e em entrevistas orais. Revista de Estudos da Linguagem, v. 17, p. 189-214, 2009.

26.
ANTONIO, J. D.;ANTONIO, JULIANO DESIDERATO2008ANTONIO, J. D.. Manifestações sintáticas do princípio da iconicidade na fala e na escrita: uma análise funcionalista da realização morfológica de SNs na função sintática de sujeito e da freqüência de ocorrência de orações. Alfa (ILCSE/UNESP), v. 52, p. 195-214, 2008.

27.
ANTONIO, J. D.;ANTONIO, JULIANO DESIDERATO2008ANTONIO, J. D.. Estrutura retórica e combinação de orações em narrativas orais e em narrativas escritas do português brasileiro. Estudos Lingüísticos (São Paulo), v. 37, p. 214-223, 2008.

28.
ANTONIO, J. D.;ANTONIO, JULIANO DESIDERATO2007ANTONIO, J. D.. Uma análise das preferências discursivas nos textos de alunos do curso de Comunicação Social. Comunicação. Veredas (UNIMAR), v. 6, p. 157-172, 2007.

29.
ANTONIO, J. D.;ANTONIO, JULIANO DESIDERATO2007ANTONIO, J. D.. Estrutura argumental preferida: uma análise funcionalista dos padrões de uso dos argumentos dos verbos em narrativas orais e em narrativas escritas. Estudos Lingüísticos (São Paulo), v. 36, p. 3-11, 2007.

30.
ANTONIO, J. D.;ANTONIO, JULIANO DESIDERATO2007ANTONIO, J. D.; ITO, L.H. . A criação de animações para visualização da articulação dos sons do português brasileiro. Leia Escola (UFPB), v. 7, p. 167-179, 2007.

31.
ANTONIO, J. D.;ANTONIO, JULIANO DESIDERATO2006ANTONIO, J. D.. O ensino de gramática na escola: uma nova embalagem para um antigo produto. Estudos Lingüísticos (São Paulo), v. XXXV, p. 1052-1061, 2006.

32.
ANTONIO, J. D.;ANTONIO, JULIANO DESIDERATO2005ANTONIO, J. D.. Estrutura retórica da narrativa nas modalides de língua oral e escrita. Revista da ANPOLL, São Paulo, v. 18, p. 103-125, 2005.

33.
ANTONIO, J. D.;ANTONIO, JULIANO DESIDERATO2005ANTONIO, J. D.. Algumas contribuições do Funcionalismo e da Lingüística Textual para o ensino de gramática na escola. Acta Scientiarum (UEM), Maringá, v. 27, 2005.

34.
ANTONIO, J. D.;ANTONIO, JULIANO DESIDERATO2005ANTONIO, J. D.. Orações hipotáticas adverbiais e mudança de tópico em narrativas orais e em narrativas escritas do português. Veredas (Rio de Janeiro), Juiz de Fora, v. 12, p. 41-52, 2005.

35.
ANTONIO, J. D.;ANTONIO, JULIANO DESIDERATO2004ANTONIO, J. D.. A relação entre tipo de predicado e tipo de oração em narrativas orais e em narrativas escritas do português. Acta Scientiarum (UEM), Maringá, v. 26, n.1, p. 89-94, 2004.

36.
ANTONIO, J. D.;ANTONIO, JULIANO DESIDERATO2003ANTONIO, J. D.. Funcionalismo e articulação de orações: algumas implicações para o ensino de gramática. Graphos (João Pessoa), João Pessoa, v. VI, p. 71-78, 2003.

37.
ANTONIO, J. D.;ANTONIO, JULIANO DESIDERATO2003ANTONIO, J. D.. Proposições relacionais e conversação: uma análise das relações estabelecidas nas trocas de turno. Acta Scientiarum (UEM), Maringá, v. 25, p. 59-63, 2003.

38.
ANTONIO, J. D.;ANTONIO, JULIANO DESIDERATO2003ANTONIO, J. D.. Estrutura retórica do texto: uma proposta para a análise da coerência. Signótica, Goiânia, v. 15, n.2, p. 223-236, 2003.

39.
ANTONIO, J. D.;ANTONIO, JULIANO DESIDERATO2003ANTONIO, J. D.. Proposições relacionais em narrativas do português. Signum (São Paulo), Londrina, v. 6, n.2, p. 7-18, 2003.

40.
ANTONIO, J. D.;ANTONIO, JULIANO DESIDERATO2001ANTONIO, J. D.. A estrutura retórica de narrativas orais e de narrativas escritas. Estudos Lingüísticos (São Paulo), Marília, v. 30, p. 70-77, 2001.

41.
ANTONIO, J. D.;ANTONIO, JULIANO DESIDERATO2001ANTONIO, J. D.. Diferenças lingüísticas produzidas por diferenças de modalidade de língua e de tipologia textual. Guairacá (Guarapuava), Guarapuava, v. 17, 2001.

42.
ANTONIO, J. D.;ANTONIO, JULIANO DESIDERATO2001ANTONIO, J. D.. A estrutura retórica de textos orais e de textos escritos. Acta Scientiarum (UEM), Maringá, v. 23, p. 19-25, 2001.

43.
ANTONIO, J. D.;ANTONIO, JULIANO DESIDERATO2000ANTONIO, J. D.. A estrutura argumental preferida no português oral e no português escrito. Acta Scientiarum (UEM), Maringá, v. 22, p. 15-23, 2000.

44.
ANTONIO, J. D.;ANTONIO, JULIANO DESIDERATO2000ANTONIO, J. D.; PEREIRA, L. F. S. ; ARNOLD, M. H. V. . Prefixação e sufixação - do estudo tradicional ao funcionalista. Revista de Educação (Itatiba), Pirassununga, p. 40-55, 2000.

45.
ANTONIO, J. D.;ANTONIO, JULIANO DESIDERATO1999ANTONIO, J. D.; BOTASSINI, Jacqueline Ortelan Maia . O sujeito: uma visão sócio-pragmática. Acta Scientiarum (UEM), Maringá, v. 21, p. 43-49, 1999.

46.
ANTONIO, J. D.;ANTONIO, JULIANO DESIDERATO1998ANTONIO, J. D.. A estrutura argumental preferida em narrativas orais e em narrativas escritas. Acta Scientiarum (UEM), Juiz de Fora, v. 2, p. 59-66, 1998.

47.
ANTONIO, J. D.;ANTONIO, JULIANO DESIDERATO1998ANTONIO, J. D.. A estrutura argumental preferida em narrativas orais e em narrativas escritas. Veredas (UFJF), v. 2, p. 59-66, 1998.

48.
ANTONIO, J. D.;ANTONIO, JULIANO DESIDERATO1996ANTONIO, J. D.. Fábula: narrativa e resistência. Itinerários (UNESP), Araraquara, n.10, p. 209-214, 1996.

49.
ANTONIO, J. D.;ANTONIO, JULIANO DESIDERATO1995ANTONIO, J. D.. A evolução de um conceito em Saussure, Chomsky e Hymes. Boletim. Centro de Letras e Ciências Humanas (UEL), Londrina, v. 29, p. 100-103, 1995.

50.
ANTONIO, J. D.;ANTONIO, JULIANO DESIDERATO1994ANTONIO, J. D.. Saussure: Freud explica. Terra e Cultura, Londrina, n.20, p. 9-11, 1994.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
ANTONIO, J. D.; BARBOSA, P.L.N. (Org.) . Gêneros textuais em contexto de vestibular. 1. ed. Maringá: Eduem, 2017. 276p .

2.
ANTONIO, J. D.; BENITES, Sônia Aparecida Lopes (Org.) . Fonética e Fonologia - Formação de Professores em Letras - EAD - vol. 14. Maringá: Eduem, 2011.

3.
ANTONIO, J. D.; NAVARRO, P. (Org.) . O texto como objeto de ensino, de descrição linguística e de análise textual e discursiva. 1. ed. Maringá: Eduem, 2009. v. 1. 147p .

4.
ANTONIO, J. D.. Estudos descritivos do português: história, uso e variação. São Carlos: Claraluz, 2008. v. 1. 128p .

5.
ANTONIO, J. D.. Estudos descritivos do português: níveis de análise. 1. ed. São Carlos: Editora Claraluz, 2002. v. 1. 130p .

Capítulos de livros publicados
1.
ANTONIO, J. D.; SANTOS, J.A. . Resposta argumentativa. In: Juliano Desiderato Antonio; Pedro Navarro. (Org.). Gêneros textuais em contexto de vestibular. 1ed.Maringá: Eduem, 2017, v. , p. 197-215.

2.
ANTONIO, J. D.; IRUSKIETA, M. . A RST E SUAS APLICAÇÕES NA LINGUÍSTICA E NO PROCESSAMENTO DE LÍNGUAS NATURAIS. In: Edson Rosa Francisco de Souza. (Org.). ESTUDOS DE DESCRIÇÃO FUNCIONALISTA: OBJETOS E ABORDAGENS. 1ed.München: Lincom, 2015, v. , p. 41-73.

3.
ANTONIO, J. D.. UMA RELEITURA DOS TRABALHOS DO PROFESSOR PAULO DE TARSO GALEMBECK À LUZ DA TEORIA DA ESTRUTURA RETÓRICA. In: Letícia Jovelino Storto; Juliana Kiyosen Nakayama; Vanessa Hagemeyer Burgo. (Org.). Texto, Contexto e Discurso: Homenagem a Paulo de Tarso Galembeck. 1ed.Curitiba: Appris, 2014, v. , p. 27-44.

4.
ANTONIO, J. D.. Meios de expressão linguística das relações de coerência que organizam o texto. In: Débora de Carvalho Figueiredo; Adair Bonini; Maria Marta Furlanetto; Maria Ester Wollstein Moritz. (Org.). Sociedade, Cognição e Linguagem: Apresentações do IX CELSUL. 1ed.Florianópolis: Insular, 2012, v. , p. 341-360.

5.
ANTONIO, J. D.. Funções das relações retóricas no estabelecimento da coerência e na interação: um exercício de análise em textos orais. In: SELLA, A. F.; BUSSE, S.; CORBARI, A. T.. (Org.). Argumentação e Texto: revisitando conceitos, propondo análises. 1ed.Cascavel/Campinas: Edunioeste/Pontes Editores, 2012, v. , p. 93-117.

6.
ANTONIO, J. D.; BENITES, Sônia Aparecida Lopes . O modo e a modalidade. In: Edson Carlos Romualdo; Fabiana Poças Biondo. (Org.). Categorias Gramaticais. 1ed.Maringá: Eduem, 2012, v. , p. 85-104.

7.
ANTONIO, J. D.. Fonética. In: ANTONIO, J.D.; BENITES, S.A.L.. (Org.). Fonética e Fonologia - Formação de Professores em Letras - EAD - vol. 14. Maringá: Eduem, 2011, v. , p. 15-32.

8.
BARROS, D.E.C. ; ANTONIO, J. D. . Fonologia e Variação. In: ANTONIO, J.D.; BENITES, S.A.L.. (Org.). Fonética e Fonologia - Formação de Professores em Letras - EAD - vol. 14. Maringá: Eduem, 2011, v. , p. 53-64.

9.
BENITES, Sônia Aparecida Lopes ; ANTONIO, J. D. . O panorama dos estudos linguísticos. In: Cristiane Carneiro Capristano. (Org.). A ciência linguística: conceitos básicos. Maringá: Eduem, 2010, v. , p. 33-59.

10.
HINTZE, Ana Cristina Jaeger ; ANTONIO, J. D. . Para que gramática no ensino fundamental?. In: Renilson José Menegassi. (Org.). Leitura, escrita e gramática no ensino fundamental: das teorias às práticas docentes. Maringá: Eduem, 2010, v. , p. 115-139.

11.
ANTONIO, J. D.. O texto como objeto de estudo na Linguística Funcional. In: Juliano Desiderato Antonio; Pedro Navarro. (Org.). O texto como objeto de ensino, de descrição linguística e de análise textual e discursiva. 1ed.Maringá: Eduem, 2009, v. , p. 61-80.

12.
ANTONIO, J. D.. Estrutura retórica e combinação de orações em narrativas orais e em narrativas escritas do português brasileiro. In: Juliano Desiderato Antonio. (Org.). Estudos descritivos do português: história, uso e variação. 1ed.São Carlos: Claraluz, 2008, v. 1, p. -.

13.
FUZA, Ângela Francine ; ANTONIO, J. D. . O ensino do pronome no livro didático. In: Renilson José Menegassi. (Org.). Interação e escrita. Maringá: Departamento de Letras Editora, 2007, v. , p. -.

14.
ANTONIO, J. D.; HINTZE, Ana Cristina Jaeger . Tecendo novas relações com a gramática no Ensino Fundamental. In: SANTOS, A. R.; RITTER, L. C. B.. (Org.). O trabalho com a escrita no ensino fundamental. Maringá: Eduem, 2005, v. , p. -.

15.
ANTONIO, J. D.; HINTZE, Ana Cristina Jaeger . Variação lingüística e o ensino de língua portuguesa no primeiro ciclo do Ensino Fundamental. In: SANTOS, A. R.; RITTER, L. C. B.. (Org.). Concepções de linguagem e o ensino de língua portuguesa. Maringá: Eduem, 2005, v. , p. -.

16.
ANTONIO, J. D.. Fluxo de informação e estrutura argumental preferida em narrativas orais e em narrativas escritas. In: Juliano Desiderato Antonio. (Org.). Estudos descritivos do português: níveis de análise. 1ed.São Carlos: Editora Claraluz, 2002, v. , p. 61-80.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
ANTONIO, J. D.; SANTIN, A. C. L. . ?Haters gonna hate?: challenges for sentiment analysis of Facebook comments in Brazilian Portuguese. In: 6th Workshop on Recent Advances in RST and Related Formalisms, 2017, Santiago de Compostela. Proceedings of the 6th Workshop on Recent Advances in RST and Related Formalisms. Stroudsburg (USA): The Association for Computational Linguistics, 2017. p. 64-72.

2.
CASSIM, F.T.R. ; ANTONIO, J. D. . Correction rhetorical relation in formal speeches. In: 5th Workshop 'RST and Discourse Studies', 2015, Alicante. Actas del XXXI Congreso de la Sociedad Española para el Procesamiento del Lenguaje Naturall, 2015.

3.
ANTONIO, J. D.. Detecting central units in argumentative answer genre: signals that influence annotators' agreement. In: 5th Workshop 'RST and Discourse Studies', 2015, Alicante, Espanha. Actas del XXXI Congreso de la Sociedad Española para el Procesamiento del Lenguaje Natural, 2015.

4.
ANTONIO, J. D.. A RST e os estudos da língua falada: uma investigação em elocuções formais do português brasileiro. In: IV Workshop 'A RST e os Estudos do Texto', 2013, Fortaleza. Anais do IV Workshop "A RST e os Estudos do Texto". Belo Horizonte: Biblioteca Digital Brasileira de Computação, 2013. p. 20-29.

5.
CONEGLIAN, A. L. V. ; ANTONIO, J. D. . A sistematização do ensino de gramática na escola a partir da função dos elementos linguísticos: imprimindo marcas no enunciado. In: 1° CIELLI - Colóquio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários. 4° CELLI - Colóquio de Estudos Linguísticos e Literários, 2010, Maringá. Colóquio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários - CIELLI / Colóquio de Estudos Linguísticos e Literários - CELLI. Maringá: PLE-UEM, 2010.

6.
CASSIM, F.T.R. ; ANTONIO, J. D. . Uma investigação funcionalista dos meios de expressão da relação retórica de propósito em elocuções formais. In: 1° CIELLI - Colóquio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários. 4° CELLI - Colóquio de Estudos Linguísticos e Literários, 2010, Maringá. Colóquio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários - CIELLI / Colóquio de Estudos Linguísticos e Literários - CELLI. Maringá: PLE-UEM, 2010.

7.
PEDROSO, S.S.R. ; ANTONIO, J. D. . Uma investigação funcionalista dos meios de expressão da relação retórica de circunstância em elocuções formais. In: 1° CIELLI - Colóquio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários. 4° CELLI - Colóquio de Estudos Linguísticos e Literários, 2010, Maringá. Colóquio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários - CIELLI / Colóquio de Estudos Linguísticos e Literários - CELLI. Maringá: PLE-UEM, 2010.

8.
TAKAHASHI, C. ; ANTONIO, J. D. . As dimensões da relação retórica de elaboração em elocuções formais. In: 1° CIELLI - Colóquio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários. 4° CELLI - Colóquio de Estudos Linguísticos e Literários, 2010, Maringá. Colóquio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários - CIELLI / Colóquio de Estudos Linguísticos e Literários - CELLI. Maringá: PLE-UEM, 2010.

9.
SANTOS, D.V. ; ARCINE, R.F. ; ANTONIO, J. D. . Adaptação de empréstimos lingüísticos do inglês às regras fonológicas do português: uma análise do fator escolaridade. In: II CONALI - Congresso Nacional de Linguagens em Interação, 2008, Maringá. Anais do ... Congresso Nacional de Linguagens em Interação. Maringá: Departamento de Letras Editora, 2008. p. 1602-1612.

10.
KAWAMOTO, M.T.M. ; ANTONIO, J. D. . Diferenças lingüisticas entre a fala e a escrita: um estudo dos gêneros palestra acadêmica e texto científico. In: II CONALI - Congresso Nacional de Linguagens em Interação, 2008, Maringá. Anais do ... Congresso Nacional de Linguagens em Interação. Maringá: Departamento de Letras Editora, 2008. p. 1613-1619.

11.
SILVA, A. M. ; ESQUELINO, J. ; FABRETTI, L. M. ; ANTONIO, J. D. . Adaptação de empréstimos lingüísticos às regras fonológicas do português brasileiro. In: I Congresso Nacional de Linguagens em Interação, 2007, Maringá. Anais do ... Congresso Nacional de Linguagens em Interação. Maringá: Departamento de Letras Editora, 2007. p. 405-410.

12.
MOURA, A. M. de ; GAFFURI, P. ; ANTONIO, J. D. . O dialeto caipira sob a perspectiva da Lingüística. In: I Congresso Nacional de Linguagens em Interação, 2007, Maringá. Anais do ... Congresso Nacional de Linguagens em Interação. Maringá: Departamento de Letras Editora, 2007. p. 411-417.

13.
INHOTI, Aline de Almeida ; ANTONIO, J. D. . Não-arbitrariedade na sintaxe e no discurso: um estudo da função pragmática tópico e de suas realizações sintática e semântica.. In: 3° CELLI ? COLÓQUIO DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS E LITERÁRIOS, 2007, Maringá. Anais do 3° CELLI ? COLÓQUIO DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS E LITERÁRIOS, 2007. p. 1125-1141.

14.
NAVARRO, Paulo Silas Sudré e Michel Platiny Assis ; ANTONIO, J. D. . Problemas de conteúdo e de definição de conceitos gramaticais no ensino fundamental. In: A hora e a vez da palavra: IX Semana de Letras Fafijan, 2006, Jandaia do Sul. Anais ... Semana de Letras (Jandaia do Sul. CD-Rom). Jandaia do Sul: Fafijan, 2006. p. 299-310.

15.
FUZA, Ângela Francine ; ANTONIO, J. D. . O ensino do pronome no livro didático. In: A hora e a vez da palavra: IX Semana de Letras Fafijan, 2006, Jandaia do Sul. Anais ... Semana de Letras (Jandaia do Sul. CD-Rom). Jandaia do Sul: Fafijan, 2006. p. 271-277.

16.
TERRA, F. S. ; IZEPPE, L. T. ; ANTONIO, J. D. . Formação de palavras em textos jornalísticos. In: A hora e a vez da palavra: IX Semana de Letras Fafijan, 2006, Jandaia do Sul. Anais ... Semana de Letras (Jandaia do Sul. CD-Rom). Jandaia do Sul: Fafijan, 2005. p. 178-201.

17.
FURTADO, João Carlos Dias ; MANTELO, Renata ; ANTONIO, J. D. . O sufixo -inho em histórias em quadrinhos. In: A hora e a vez da palavra: IX Semana de Letras Fafijan, 2006, Jandaia do Sul. Anais ... Semana de Letras (Jandaia do Sul. CD-Rom). Jandaia do Sul: Fafijan, 2005. p. 291-297.

18.
ANTONIO, J. D.. Gramática no ensino fundamental: problemas de conteúdo e de conceitos. In: VI Encontro do CELSUL, 2006, Florianópolis. Anais do VI Encontro do CELSUL, 2004.

19.
ANTONIO, J. D.; MARINS, Liliam Cristina ; LACHI, Poliana da Silva ; SANTANA, Sibele Tel . Características fonéticas do dialeto caipira na canção Moda da Pinga. In: Por entre os espaços das Letras, 2005, Jandaia do Sul. Anais ... Semana de Letras (Jandaia do Sul. CD-Rom), 2004. p. 127-130.

20.
ANTONIO, J. D.; FURTADO, João Carlos Dias ; MANTELO, Renata . Dislalia e rotacismo na linguagem infantil: análise de uma história em quadrinhos. In: Por entre os espaços das Letras, 2005, Jandaia do Sul. Anais ... Semana de Letras (Jandaia do Sul. CD-Rom), 2004. p. 143-146.

21.
ANTONIO, J. D.; FUZA, Ângela Francine ; NEVES, Lígia de Amorim . O estudo fonético do falar caipira nas músicas ?Couro de boi? e ?Homem na chora?. In: Por entre os espaços das Letras, 2005, Jandaia do Sul. Anais ... Semana de Letras (Jandaia do Sul. CD-Rom), 2004. p. 199-202.

22.
ANTONIO, J. D.. Uma proposta funcionalista para o ensino de gramática no Ensino Fundamental e no Ensino Médio. In: Por entre os espaços das Letras, 2005, Jandaia do Sul. Anais ... Semana de Letras (Jandaia do Sul. CD-Rom), 2004. p. 291-295.

23.
ANTONIO, J. D.. A construção da escrita pelo aluno surdo. In: XII Seminário do CELLIP, 1999, Foz do Iguaçu. Anais do XII Seminário do CELLIP. Campo Mourão: Fecilcam, 1998.

24.
ANTONIO, J. D.. Diferenças lingüísticas produzidas por diferenças no processamento mental da informação. In: Outras Palavras - XII Semana de Letras, 1999, Maringá. Outras Palavras - Anais da XII Semana de Letras. Maringá: UEM, 1999. p. 2-7.

25.
ANTONIO, J. D.. Diferenças lingüísticas entre narrativas orais e narrativas escritas. In: XI Seminário do CELLIP, 1998, Cascavel. Anais do XI Seminário do CELLIP. Foz do Iguaçu: Edunioeste, 1997.

26.
ANTONIO, J. D.. Formalismo x funcionalismo: dois paradigmas contrapostos. In: X Seminário do CELLIP, 1997, Londrina. Anais do X Seminário do CELLIP. Cascavel: Edunioeste, 1996. v. 2. p. 299-306.

27.
ANTONIO, J. D.. Boca de luar: uma proposta de análise para o projeto GAL. In: X Seminário do CELLIP, 1997, Londrina. Anais do X Seminário do CELLIP. Cascavel: Edunioeste, 1996. v. 2. p. 199-203.

28.
ANTONIO, J. D.. O fluxo de informação em narrativas orais e escritas. In: IX Seminário do CELLIP, 1996, Umuarama. Anais do IX Seminário do CELLIP. Londrina: UEL, 1995. p. 21-28.

29.
ANTONIO, J. D.. Análise comparativa do esquema narrativo em The Birthmark e The cask of amontillado. In: VIII Seminário do CELLIP, 1995, Curitiba. Anais do VIII Seminário do CELLIP. Umuarama: Unipar, 1994. p. 305-310.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
ANTONIO, J. D.. A utilização de parâmetros da Gramática Discursivo-Funcional para caracterização da expressão de proposições relacionais. In: III Workshop 'A RST e os Estudos do Texto', 2011, Cuiabá. Anais do III Workshop "A RST e os Estudos do Texto". Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2011. p. 114-117.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
ANTONIO, J. D.. Algumas relações de coerência que atuam na organização do texto falado. In: SELISIGNO - VIII Seminário sobre Linguagem e Significação - IX Simpósio de Leitura da UEL, 2012, Londrina. Caderno de Resumos. Londrina: UEL, 2012. p. 296.

2.
ANTONIO, J. D.. Relações retóricas estabelecidas por orações gerundiais adverbiais em locuções formais e em entrevistas orais. In: II Congresso Internacional de Linguística Histórica, 2012, São Paulo. Resumos. São Paulo: FFLCH/USP, 2012. p. 215.

3.
ANTONIO, J. D.. MEIOS DE EXPRESSÃO LINGUÍSTICA DAS RELAÇÕES IMPLÍCITAS QUE SE ESTABELECEM ENTRE ORAÇÕES E ENTRE PARTES DO TEXTO. In: 60° Seminário do GEL, 2012, São Paulo. Programação. São Paulo: FFLCH/USP, 2012.

4.
ANTONIO, J. D.. Expressão linguística da relação retórica de concessão em elocuções formais e em entrevistas orais. In: XX Seminário do CELLIP, 2011, Londrina. Caderno de Programação e Resumos. Londrina: UEL, 2011. p. 313.

5.
ANTONIO, J. D.. EXPRESSãO LINGUíSTICA DAS RELAçõES RETóRICAS DE CIRCUNSTâNCIA E DE CONDIçãO POR MEIO DE ORAçõES ADVERBIAIS TEMPORAIS E POR MEIO DE ORAçõES ADVERBIAIS CONDICIONAIS. In: 59° Seminário do GEL, 2011, Bauru. Programação. Bauru: USC, 2011.

6.
ANTONIO, J. D.. Os usos do item agora no texto e na gramática. In: 9° Encontro do CELSUL, 2010, Palhoça. Caderno de Programação e Resumos. Palhoça: Ed. Unisul, 2010. p. 166-167.

Apresentações de Trabalho
1.
ANTONIO, JULIANO DESIDERATO. ESTRUTURA E SENTIMENTO: RELAÇÕES RETÓRICAS EM COMENTÁRIOS OPINATIVOS NO FACEBOOK. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
ANTONIO, JULIANO DESIDERATO. Panorama dos estudos de descrição funcional no Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade Estadual de Maringá. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
ANTONIO, JULIANO DESIDERATO. Critérios para identificação da unidade central de textos argumentativos. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
ANTONIO, JULIANO DESIDERATO; MARINS, Liliam Cristina ; BOITO, F. S. ; URSULINO, G. M. ; PEREIRA, L. P. . Tradução automática vs tradução humana: diferenças nas estratégias de tradução. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
ANTONIO, JULIANO DESIDERATO. ?Haters gonna hate?: challenges for sentiment analysis of Facebook comments in Brazilian Portuguese. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
ANTONIO, J. D.. A categoria gênero e a representação de homens e de mulheres no português brasileiro. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
TASSO, I. E. V. S. ; NOVELLI, J. ; ANTONIO, J. D. . Pesquisas e caminhos: Estudos Linguísticos (Mesa-redonda). 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
ANTONIO, J. D.; NUSS, V.M. . RELAÇÕES RETÓRICAS E TIPOS DE ARGUMENTOS: UM ESTUDO DAS CORRELAÇÕES POSSÍVEIS. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
Heberle, V. ; Ferreira, C. C. ; ANTONIO, JULIANO DESIDERATO . Questões emergentes em ensino de línguas. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

10.
ANTONIO, J. D.. Critérios para identificação da unidade central de textos dissertativo-argumentativos. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
ANTONIO, J. D.. Relações retóricas e argumentação em contexto de vestibular. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
ANTONIO, J. D.; CONEGLIAN, A. L. V. . Uma proposta funcionalista para o trabalho com argumentação em textos de alunos do ensino médio. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
ANTONIO, J. D.. Panorama da análise gramatical e discursiva no Programa de Pós-Graduação em Letras da UEM. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
ANTONIO, J. D.. Procedimentos de organização do enunciado I: predicação e referenciação. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

15.
ANTONIO, J. D.. Avaliação de sentimentos em redes sociais: análises funcionalistas da predicação. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
ANTONIO, J. D.. HÁ BIUNIVOCIDADE ENTRE CONECTORES E RELAÇÕES RETÓRICAS?. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
ANTONIO, J. D.. Discurso da gramática e gramática do discurso. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

18.
ANTONIO, J. D.. Construções concessivas em perspectiva funcionalista II. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

19.
ANTONIO, J. D.. A RELAÇÃO RETÓRICA DE CONCESSÃO NO PORTUGUÊS FALADO. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

20.
ANTONIO, J. D.. Detecting central units in argumentative answer genre: signals that influence annotators' agreement. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

21.
CASSIM, F.T.R. ; ANTONIO, J. D. . Correction rhetorical relation in formal speeches. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

22.
ANTONIO, J. D.; GALEMBECK, P.T. . A pragmática no discurso e na gramática. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

23.
ANTONIO, J. D.. Relações retóricas sinalizadas por expressões modalizadoras. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

24.
ANTONIO, J. D.. Panorama da análise gramatical e discursiva na Universidade Estadual de Maringá sob a perspectiva da Rhetorical Structure Theory. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

25.
ANTONIO, J. D.; DECAT, M.B.N. . A RST e os estudos do texto e da gramática. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

26.
ANTONIO, J. D.. Mecanismos utilizados pelos destinatários do discurso para reconhecimento das relações de coerência. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

27.
ANTONIO, J. D.. A sinalização das relações de coerência torna a identificação das relações mais fácil?. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

28.
ANTONIO, J. D.. Discutindo o curso de Letras - UEM - Habilitação Português-Francês (mesa-redonda). 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

29.
ANTONIO, J. D.. Marcadores discursivos e a sinalização de relações retóricas na língua falada. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

30.
HINTZE, Ana Cristina Jaeger ; ANTONIO, J. D. . Abordagens funcionalistas para o estudo da língua em uso. 2013. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

31.
ANTONIO, J. D.. Marcação formal de relações retóricas por meio de Marcadores Discursivos. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

32.
ANTONIO, J. D.. Means of signaling rhetorical relations held without discourse markers. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

33.
ANTONIO, J. D.; FREITAS, M.C. ; OLIVEIRA JR, O. N. . The interface syntax, semantics and pragmatics in the constitution of meaning for computational treatment. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

34.
NUSS, V.M. ; ANTONIO, J. D. . Funções das inserções parentéticas na construção do sentido em aulas de curso superior. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

35.
ANTONIO, J. D.. A RST e os estudos de língua falada: uma investigação em elocuções formais do português brasileiro. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

36.
ANTONIO, J. D.. Relações retóricas estabelecidas por orações gerundiais adverbiais em elocuções formais e em entrevistas orais. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

37.
ANTONIO, J. D.. Pronomes: o discurso das gramáticas escolares e seu uso no discurso descrito nas gramáticas de linguistas. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

38.
ANTONIO, J. D.; GALEMBECK, P.T. . Discurso da gramática e gramática do discurso. 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

39.
ANTONIO, J. D.; DECAT, M.B.N. . Relações de coerência no texto e na gramática. 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

40.
ANTONIO, J. D.. Estabelecimento das relações retóricas de causa, evidência, justificativa e motivação por meio de orações hipotáticas adverbiais causais. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

41.
CONEGLIAN, A. L. V. ; ANTONIO, J. D. . A relação retórica de contraste na microestrutura textual. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

42.
ANTONIO, J. D.. Meios de expressão linguística das relações implícitas que se estabelecem entre orações e entre partes do texto. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

43.
ANTONIO, J. D.. Algumas relações de coerência que atuam na organização do texto falado. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

44.
ANTONIO, J. D.. Expressão linguística da relação retórica de propósito. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

45.
ANTONIO, J. D.. Descrição Sociofuncional do Português Brasileiro. 2011. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

46.
ANTONIO, J. D.. A atuação das relações retóricas na macro e na microestrutura textuais. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

47.
ANTONIO, J. D.. Expressão linguística das relações retóricas de circunstância e de condição por meio de orações adverbiais temporais e por meio de orações adverbiais condicionais. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

48.
ANTONIO, J. D.; OLIVEIRA, T.P. ; SPÓSITO, C.C. . Descrição discursivo-funcional da hipotaxe adverbial no português. 2011. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

49.
ANTONIO, J. D.. A utilização de parâmetros da Gramática Discursivo-Funcional para caracterização da expressão de proposições relacionais. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

50.
ANTONIO, J. D.. Expressão linguística da relação retórica de concessão em elocuções formais em entrevistas orais. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

51.
PEZATTI, E. G. ; CAMACHO, R. G. ; ANTONIO, J. D. . Relações entre questões textuais-discursivas e expressão morfossintática na gramática (discursivo)-funcional (MESA-REDONDA). 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

52.
TAKAHASHI, C. ; ANTONIO, J. D. . As dimensões da relação retórica de elaboração em elocuções formais. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

53.
CONEGLIAN, A. L. V. ; ANTONIO, J. D. . A sistematização do ensino de gramática na escola a partir da função dos elementos linguísticos: imprimindo marcas no enunciado. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

54.
ANTONIO, J. D.. Realização linguística de proposições relacionais por meio de orações hipotáticas adverbiais. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

55.
CASSIM, F.T.R. ; ANTONIO, J. D. . Uma investigação funcionalista dos meios de expressão da relação retórica de propósito em elocuções formais. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

56.
PEDROSO, S.S.R. ; ANTONIO, J. D. . Uma investigação funcionalista dos meios de expressão da relação retórica de circunstância em elocuções formais. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

57.
ANTONIO, J. D.; TAKAHASHI, C. . A dimensão gramatical da relação retórica de elaboração em elocuções formais. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

58.
ANTONIO, J. D.; HIRATA-VALE, F. B. M. ; SELLA, A.F. . Gramática do português: história, uso e funções (mesa-redonda). 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

59.
ANTONIO, J. D.. Os usos do item agora no texto e na gramática (mesa-redonda). 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

60.
ANTONIO, J. D.. Funções das relações retóricas no estabelecimento da coerência e na interação: um exercício de análise em textos orais. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

61.
ANTONIO, J. D.. ANIMAÇÃO DO APARELHO FONADOR PARA VISUALIZAÇÃO DA PRODUÇÃO DOS SONS DO PORTUGUÊS BRASILEIRO. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

62.
ANTONIO, J. D.; RÚBIO, M.G. . Uma abordagem funcionalista para a transitividade em textos narrativos. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

63.
ANTONIO, J. D.; SANTOS, D.V. ; ARCINE, R.F. . Adaptação de empréstimos lingüísticos do inglês às regras fonológicas do português: uma análise do fator escolaridade. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

64.
ANTONIO, J. D.; KAWAMOTO, M.T.M. . Diferenças lingüísticas entre a fala e a escrita: um estudo dos gêneros palestra acadêmica e texto científico. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

65.
ANTONIO, J. D.; ARCINE, R.F. ; RÚBIO, M.G. ; SANTOS, D.V. ; NASCIMENTO, S.M.B.N. ; MAMUS, P.T. . Aspectos descritivos do português: dos sons ao texto. 2008. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

66.
ANTONIO, J. D.. Estrutura retórica e articulação de orações em narrativas orais e em narrativas escritas do português. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

67.
ANTONIO, J. D.. Combinação de orações e estrutura retórica: por uma taxonomia das funções retóricas estabelecidas pelas proposições relacionais na fala e na escrita. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

68.
ANTONIO, J. D.. Funções das orações hipotáticas adverbiais na organização retórica de textos orais e de textos escritos. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

69.
ANTONIO, J. D.; INHOTI, Aline de Almeida . Não-arbitrariedade na sintaxe e no discurso: um estudo da função pragmática tópico e de suas realizações sintática e semântica. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

70.
ANTONIO, J. D.; NAVARRO, Michel Platiny Assis . Não-arbitrariedade na sintaxe e no discurso: um estudo da combinação de orações em narrativas orais, narrativas escritas, elocuções formais e textos científicos. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

71.
ANTONIO, J. D.. Estrutura retórica e combinação de orações em narrativas orais e em narrativas escritas do português brasileiro. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

72.
ANTONIO, J. D.. Animação em Flash do aparelho fonador para visualização dos sons do português brasileiro. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

73.
ANTONIO, J. D.. Estrutura argumental preferida: uma análise funcionalista dos padrões de uso dos argumentos do verbo em narrativas orais e em narrativas escritas. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).

74.
ANTONIO, J. D.. Descrição do português: níveis de análise. 2006. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

75.
ANTONIO, J. D.. Manifestações sintáticas da não-arbitrariedade no português brasileiro. 2006. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

76.
SILVA, A. M. ; ESQUELINO, J. ; ANTONIO, J. D. . Adaptação de empréstimos lingüísticos às regras fonológicas do português brasileiro. 2006. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

77.
MOURA, A. M. de ; GAFFURI, P. ; ANTONIO, J. D. . O dialeto caipira sob a perspectiva da Lingüística. 2006. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

78.
FURTADO, João Carlos Dias ; MANTELO, Renata ; ANTONIO, J. D. . A produtividade dos afixos des- e -mento em duas edições da revista Veja. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

79.
ANTONIO, J. D.. Variação lingüística e gramática. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

80.
ANTONIO, J. D.. O ensino de gramática na escola: uma nova embalagem para um velho produto. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

81.
ANTONIO, J. D.. A teoria RST usada em outros domínios lingüísticos. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

82.
ANTONIO, J. D.; RIBEIRO, Marília Martins . O ensino de gramática para alunos surdos de 5ª a 8ª séries em Maringá. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

83.
ANTONIO, J. D.. Estrutura retórica: uma proposta para a análise da coerência. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

84.
ANTONIO, J. D.. O funcionalismo no ensino da gramática da língua portuguesa. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

85.
ANTONIO, J. D.. Uma proposta funcionalista para o ensino de gramática no ensino fundamental e no ensino médio. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

86.
ANTONIO, J. D.. Estudo fonético do falar caipira nas músicas Couro de Boi e Homem não chora. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

87.
ANTONIO, J. D.. Dislalia e rotacismo na linguagem infantil: análise de uma história em quadrinhos. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

88.
ANTONIO, J. D.. Regras fonológicas do dialeto caipira. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

89.
ANTONIO, J. D.. Características fonéticas do dialeto caipira na canção Moda da pinga. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

90.
ANTONIO, J. D.. Formação do professor de língua materna: contribuições do funcionalismo para o ensino da gramática na escola. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

91.
ANTONIO, J. D.. Concordância de número do interior do SN em narrativas orais e em narrativas escritas. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

92.
ANTONIO, J. D.. A relevância da prefixação e da sufixação no pocesso de formação de palavras. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

93.
ANTONIO, J. D.. O Funcionalismo e o Ensino de Gramática na Escola. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

94.
ANTONIO, J. D.. Gramática no ensino fundamental: problemas de conteúdo e de conceituação. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

95.
ANTONIO, J. D.. Clause combining and rhetorical structure in Brazilian Portuguese oral and written narratives. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

96.
ANTONIO, J. D.. A relação entre modalidades de língua e gêneros textuais em narrativas orais e em narrativas escritas. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

97.
ANTONIO, J. D.. Articulação de orações e interação. 2002. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

98.
ANTONIO, J. D.. Proposições relacionais em narrativas do português. 2002. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

99.
ANTONIO, J. D.. A estrutura retórica de textos orais e de textos escritos. 2001. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

100.
ANTONIO, J. D.. Combinação de orações e estrutura retórica do texto: um estudo dos padrões de organização da gramática e do texto. 2001. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

101.
ANTONIO, J. D.. A estrutura retórica de textos opinativos orais e escritos. 2000. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

102.
ANTONIO, J. D.. A estrutura retórica de narrativas orais e de narrativas escritas. 2000. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

103.
ANTONIO, J. D.. Diferenças lingüísticas produzidas por diferenças de modalidade de língua e de tipologia textual. 1999. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

104.
ANTONIO, J. D.. Diferenças lingüísticas entre a fala e a escrita produzidas por diferenças no processamento mental da informação. 1999. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

105.
ANTONIO, J. D.. A construção da escrita pelo aluno surdo. 1998. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

106.
ANTONIO, J. D.. Diálogos pertinentes: teorias lingüísticas de linha francesa - a imagem da mulher. 1998. (Apresentação de Trabalho/Outra).

107.
ANTONIO, J. D.. Funcionalismo e descrição do português. 1998. (Apresentação de Trabalho/Outra).

108.
ANTONIO, J. D.. Diferenças lingüísticas entre narrativas orais e escritas. 1997. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

109.
ANTONIO, J. D.. O processo de elaboração de uma pesquisa em sala de aula. 1996. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

110.
ANTONIO, J. D.. A subjetividade no discurso. 1996. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

111.
ANTONIO, J. D.. Boca de luar: uma proposta de análise semiótica do texto no 2o. grau. 1996. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

112.
ANTONIO, J. D.. Formalismo x funcionalismo: duas abordagens contrapostas. 1996. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

113.
ANTONIO, J. D.. O macaco e o gato: análise semiótica de uma fábula. 1995. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

114.
ANTONIO, J. D.. O fluxo de informação em narrativas orais e escritas. 1995. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

115.
ANTONIO, J. D.. A evolução de um conceito em Saussure, Chomsky e Hymes. 1994. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

116.
ANTONIO, J. D.. Análise comparativa do esquema narrativo em The Birthmark e The Cask of Amontillado. 1994. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

117.
ANTONIO, J. D.. Saussure: Freud explica. 1994. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
CONEGLIAN, A. L. V. ; STASSI-SÉ, J.C. ; ANTONIO, JULIANO DESIDERATO ; FERRARI, V. V. . Morfologia sistêmico-funcional: a lexicogramática da palavra. Campinas: Mercado de Letras, 2018. (Tradução/Artigo).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
ANTONIO, JULIANO DESIDERATO. Parecer técnico para artigo científico. Acta Scientiarum. Language and Culture.. 2018.

2.
ANTONIO, JULIANO DESIDERATO. Parecer técnico para artigo científico. Acta Scientiarum. Language and Culture.. 2018.

3.
ANTONIO, JULIANO DESIDERATO. Parecer técnico para artigo científico. Alfa: revista de linguística. 2018.

4.
ANTONIO, J. D.. Parecer técnico para artigo científico. Acta Scientiarum. Language and Culture.. 2017.

5.
ANTONIO, JULIANO DESIDERATO. Parecer técnico para artigo científico. Acta Scientiarum. Language and Culture.. 2017.

6.
ANTONIO, JULIANO DESIDERATO. Parecer técnico para artigo científico. Acta Scientiarum. Language and Culture.. 2017.

7.
ANTONIO, JULIANO DESIDERATO. Parecer técnico para artigo científico. Acta Scientiarum. Language and Culture.. 2017.

8.
ANTONIO, JULIANO DESIDERATO. Parecer técnico para artigo científico. Acta Scientiarum. Language and Culture.. 2017.

9.
ANTONIO, JULIANO DESIDERATO. Parecer técnico para artigo científico. Acta Scientiarum. Language and Culture.. 2017.

10.
ANTONIO, JULIANO DESIDERATO. Parecer técnico para artigo científico. Alfa: revista de linguística. 2017.

11.
ANTONIO, JULIANO DESIDERATO. Parecer técnico para artigo científico. Acta Scientiarum. Language and Culture.. 2017.


Demais tipos de produção técnica
1.
ANTONIO, JULIANO DESIDERATO. A estrutura retórica de textos argumentativos. 2017. (Relatório de pesquisa).

2.
ANTONIO, J. D.. Discourse Organization Studies at Universidade Estadual de Maringá. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
ANTONIO, J. D.. Relações de coerência no discurso e na gramática. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
NAVARRO, P. ; ANTONIO, J. D. . Gêneros textuais em contexto de vestibular. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

5.
ANTONIO, J. D.. Gênero textual resposta argumentativa. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

6.
ANTONIO, J. D.. Gênero textual artigo de opinião. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

7.
ANTONIO, J. D.. A gramática e a produção de sentidos no texto. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

8.
ANTONIO, J. D.. Introdução à Teoria da Estrutura Retórica do Texto. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

9.
ANTONIO, J. D.; ITO, L.H. . Animação do aparelho fonador para visualização da produção dos sons do português brasileiro. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Site com animações em flash do aparelho fonador humano).

10.
ANTONIO, J. D.. Uma introdução ao funcionalismo. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

11.
ANTONIO, J. D.. Avaliação de redação no vestibular da UEM. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

12.
ANTONIO, J. D.. Inclusão de novos gêneros textuais na avaliação de redação. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

13.
ANTONIO, J. D.. A combinação de orações na perspectiva funcionalista. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

14.
ANTONIO, J. D.. A combinação de orações na perspectiva funcionalista. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

15.
ANTONIO, J. D.. Surdez, linguagem e comunicação. 1999. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

16.
ANTONIO, J. D.. Sociolingüística e pragmática: duas abordagens para a realização do SN-sujeito. 1999. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

17.
ANTONIO, J. D.. Uma gramática que funciona. 1998. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

18.
ANTONIO, J. D.. Uma gramática que funciona. 1998. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

19.
ANTONIO, J. D.. O sujeito: uma visão sócio-pragmática. 1998. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

20.
ANTONIO, J. D.. Teorias lingüísticas aplicadas ao ensino da leitura e da produção do texto. 1998. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
MENUZZI, S. M.; ANTONIO, J. D.; GOLDNADEL, M.; OTHERO, G. A.. Participação em banca de Joel Erthal. Funções semântico-discursivas das orações relativas explicativas no português brasileiro escrito. 2018. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

2.
ANTONIO, JULIANO DESIDERATO; ANTONELLI, A. L.; SOUZA, E.R.F.. Participação em banca de Kátia Roseane Cortez dos Santos. Uma investigação funcionalista das relações retóricas do campo da avaliação no português falado. 2018. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Estadual de Maringá.

3.
ANTONIO, J. D.; MÓDOLO, M.; BOTASSINI, Jacqueline Ortelan Maia. Participação em banca de Virginia Maria Nuss. AS RELAÇÕES RETÓRICAS E O CAMPO DA CAUSALIDADE DAS ORAÇÕES HIPOTÁTICAS ADVERBIAIS NA CONSTRUÇÃO DA ARGUMENTATIVIDADE E DA COERÊNCIA TEXTUAL. 2017. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Estadual de Maringá.

4.
KAILER, D. A.; ANTONIO, J. D.; AGUILERA, V.A.. Participação em banca de Lidiane Martins da Silva. A realização variável do pronome sujeito e do pronome oblíquo tônico no interior da região sul do Brasil. 2017. Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) - Universidade Estadual de Londrina.

5.
BASTOS, S.D.G.; PEZATTI, E. G.; ANTONIO, J. D.. Participação em banca de Beatriz Goaveia Garcia Parra. Uma investigação discursivo-funcional das orações concessivas introduzidas por aunque em dados do espanhol peninsular. 2016. Dissertação (Mestrado em Estudos Lingüísticos) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

6.
ANTONIO, J. D.; BOTASSINI, Jacqueline Ortelan Maia; STORTO, L. J.. Participação em banca de Monique Bisconsim Ganasin. Funções exercidas e relações retóricas sinalizadas pelas estratégias de parentetização e de repetição em elocuções formais. 2016. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Estadual de Maringá.

7.
BENITES, Sônia Aparecida Lopes; ANTONIO, J. D.; OLIVEIRA, E.G.. Participação em banca de Rhaysa Ricci Correa. Práticas de análise linguística ou teoria gramatical? Uma investigação sobre livros didáticos de ensino médio adotados no município de Maringá. 2016. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Estadual de Maringá.

8.
MAFRA, N.D.F.; ANTONIO, J. D.; JOANILHO, M.P.G.. Participação em banca de Ligia Galiano Mangilli. A construção textual na obra do Padre Antônio Vieira. 2015. Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) - Universidade Estadual de Londrina.

9.
ALMEIDA-BARONAS, J.E.; ANTONIO, J. D.; AGUILERA, V.A.. Participação em banca de Rebeca Louzada Macedo. Os verbos ter e haver: história, mudanças e ensino da Língua Portuguesa no Brasil. 2015. Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) - Universidade Estadual de Londrina.

10.
BASTOS, S.D.G.; ANTONIO, J. D.; GONÇALVES, S. C.. Participação em banca de Natália Rinaldi da Silva. Um estudo sobre os diferentes valores modais do verbo poder em entrevistas jornalísticas do espanhol. 2015. Dissertação (Mestrado em Estudos Lingüísticos) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

11.
BORGES, M. I.; KAILER, D. A.; ANTONIO, J. D.. Participação em banca de Marcos Antonio Travello Rennó. Os pronomes pessoais de 1ª pessoa: uma análise a partir das produções escritas dos alunos do 9° ano do Ensino Fundamental. 2015. Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) - Universidade Estadual de Londrina.

12.
OLIVEIRA, T.P.; FORTILLI, S. C.; ANTONIO, J. D.. Participação em banca de Aline Fernanda Bueno. O conector supondo que no português. 2015. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

13.
OLIVEIRA, T.P.; STASSI-SÉ, J.C.; ANTONIO, J. D.. Participação em banca de Karina Fátima de Souza. Um estudo sobre as orações consecutivas no português. 2014. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

14.
ANTONIO, J. D.; ALVES DA SILVA, M.M.; GALEMBECK, P.T.. Participação em banca de Fernanda Trombini Rahmen Cassim. Relações retóricas sinalizadas pelas estratégias de correção e de parafraseamento em elocuções formais. 2014. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Estadual de Maringá.

15.
GALEMBECK, P.T.; ANTONIO, J. D.; MACHADO, R.P.B.. Participação em banca de Gabriella Monteiro Pezatto. Correferência e dêixis: operadores da manutenção dialógica de textos dramáticos. 2014. Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) - Universidade Estadual de Londrina.

16.
ALMEIDA-BARONAS, J.E.; ANTONIO, J. D.; AGUILERA, V.A.. Participação em banca de Letícia Aparecida de Araujo Gonçalves. Concepções de linguagem: gramáticas de língua portuguesa e o ensino de língua materna. 2014. Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) - Universidade Estadual de Londrina.

17.
ANTONIO, J. D.; HINTZE, Ana Cristina Jaeger; SOUZA, E.R.F.. Participação em banca de Fernando Sachetti Bonfim. Gramaticalização do item linguístico assim: sua funcionalidade nos processamentos ideacional, interpessoal, textual. 2014. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Estadual de Maringá.

18.
ANTONIO, J. D.; BOTASSINI, Jacqueline Ortelan Maia; DECAT, M.B.N.. Participação em banca de Fátima Christina Calicchio. A função textual-discursiva da hipotaxe adverbial no gênero resposta argumentativa. 2014. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Estadual de Maringá.

19.
BARBOSA, P.L.N.; ANTONIO, J. D.; PIOVEZANI FILHO, C. F.. Participação em banca de Alessandro Alves da Silva. Discurso, governamentalidade e o sujeito executivo na mídia. 2013. Dissertação (Mestrado em Programa de pós-graduação em Letras) - Universidade Estadual de Maringá.

20.
ANTONIO, J. D.; HINTZE, Ana Cristina Jaeger; DECAT, M.B.N.. Participação em banca de Deise Vieira dos Santos Alves. Uma investigação funcionalista do marcador discursivo então no estabelecimento de relações retóricas em elocuções formais do português. 2013. Dissertação (Mestrado em Programa de pós-graduação em Letras) - Universidade Estadual de Maringá.

21.
PANTE, M.R.; ANTONIO, J. D.; SELLA, A.F.. Participação em banca de Lucimara Borges Zequim. Um estudo funcionalista a respeito das funções textual-discursivas e das relações retóricas estabelecidas pelas estruturas desgarradas. 2013. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Estadual de Maringá.

22.
ANTONIO, J. D.; DECAT, M.B.N.; PANTE, M.R.. Participação em banca de Jackline Altoé dos Santos. As relações retóricas no gênero resposta argumentativa: um estudo da superestrutura do gênero e da expressão linguística das relações. 2012. Dissertação (Mestrado em Programa de pós-graduação em Letras) - Universidade Estadual de Maringá.

23.
PANTE, M.R.; ANTONIO, J. D.; SELLA, A.F.. Participação em banca de Simone Morais Limonta. As relações retóricas estabelecidas pelo conectivo E no texto Visão de Túndalo (séculos XIII-XIV). 2012. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Estadual de Maringá.

24.
NEVES, Maria Helena de Moura; HANNA, V.L.H.; ANTONIO, J. D.. Participação em banca de Gustavo Pereira Tomazini. A tradução inglês-português de expressões referenciais em documentos jurídicos e comerciais - um exame centrado na gramática do texto. 2012. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

25.
ANTONIO, J. D.; PANTE, M.R.; DECAT, M.B.N.. Participação em banca de Marília Gabriela Rúbio. Uma investigação funcionalista das proposições relacionais estabelecidas por orações paratáticas aditivas e por orações paratáticas justapostas: relações retóricas de lista, de sequência, de condição e de resultado. 2011. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Estadual de Maringá.

26.
DECAT, M.B.N.; DELLISOLA, R. L. P.; ANTONIO, J. D.. Participação em banca de Elizane Pereira Neto. Um novo olhar sobre o uso da forma lexical "aqui", no gênero textual bate-papo por computador, à luz da teoria da estrutura retórica. 2011. Dissertação (Mestrado em Estudos Lingüísticos) - Universidade Federal de Minas Gerais.

27.
DECAT, M.B.N.; PIMENTA, S.M.O.; ANTONIO, J. D.. Participação em banca de Maria Risolina de Fátima Ribeiro Correia. Estrutura retórica do texto e a articulação de orações no artigo de opinião: uma abordagem funcionalista. 2011. Dissertação (Mestrado em Estudos Lingüísticos) - Universidade Federal de Minas Gerais.

28.
GALEMBECK, P.T.; ANTONIO, J. D.; PERFEITO, Alba Maria. Participação em banca de Letícia Jovelina Storto. Conversação digital: língua falada e processos de monitoramento. 2010. Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) - Universidade Estadual de Londrina.

29.
DECAT, M.B.N.; ANTONIO, J. D.; DELLISOLA, R. L. P.. Participação em banca de Maria Carmen de Oliveira. A retextualização de texto do gênero Infográfico: uma análise da Estrutura Retórica. 2010. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Estudos Lingüísticos) - Universidade Federal de Minas Gerais.

30.
ANTONIO, J. D.; NAVARRO, P.; HIRATA-VALE, F. B. M.. Participação em banca de Rosangela Jovino Alves. Uma análise funcionalista da modalidade epistêmica e da evidencialidade em discursos políticos. 2010. Dissertação (Mestrado em Programa de pós-graduação em Letras) - Universidade Estadual de Maringá.

31.
HINTZE, Ana Cristina Jaeger; ANTONIO, J. D.; SOUZA, E.R.F.. Participação em banca de Juliana Carla Barbieri. As orações causais e a argumentatividade em artigos de opinião religiosos católicos: um estudo sob a perspectiva discursivo-funcional. 2010. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Estadual de Maringá.

32.
ROMUALDO, E.C.; ANTONIO, J. D.; BRENELLI, R.C.. Participação em banca de Kelly Priscilla Lóddo Cézar. Acentolândia: criação e aplicações de um jogo de regras sobre acentuação gráfica para séries iniciais do ensino fundamental. 2009. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Estadual de Maringá.

33.
ANTONIO, J. D.; ROMUALDO, E.C.; GALEMBECK, P.T.. Participação em banca de Simone Maria Barbosa Nery Nascimento. Transitividade verbal e planos discursivos: um estudo funcionalista da hipotaxe adverbial causal em elocuções formais. 2009. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Estadual de Maringá.

34.
HINTZE, Ana Cristina Jaeger; ANTONIO, J. D.; GALEMBECK, P.T.. Participação em banca de Giselle de Almeida Cortêz. O uso das formas pronominais nós, a gente e você como índice de indeterminação do sujeito em aulas, apresentações e entrevistas. 2009. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Estadual de Maringá.

35.
ANTONIO, J. D.; ZANINI, Marilurdes; OLIVEIRA, E.G.. Participação em banca de PRISCILLA TEIXEIRA MAMUS. Uma Investigação Funcionalista dos Meios de Expressão das Relações Retóricas de Causa e Resultado em Elocuções Formais. 2009. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Estadual de Maringá.

36.
ZANINI, Marilurdes; PERFEITO, Alba Maria; ANTONIO, J. D.. Participação em banca de Fernanda de Abreu Carvalho. Textos produzidos na escola: uma reflexão sobre a prática docente no ensino médio. 2008. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Estadual de Maringá.

37.
PANTE, M.R.; AGUILERA, V.A.; ANTONIO, J. D.. Participação em banca de Cássia Rita Conejo. O verbo-suporte fazer na língua portuguesa: um exercício de análise de base funcionalista. 2008. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Estadual de Maringá.

38.
ANTONIO, J. D.; HINTZE, Ana Cristina Jaeger; HATTNHER, M.M.D.. Participação em banca de Márcia de Freitas Santos. Modalidade epistêmica e evidencialidade: um exercício de análise funcionalista em textos acadêmicos e em entrevistas com pesquisadores. 2008. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Estadual de Maringá.

39.
CALSA, G.C.; ANTONIO, J. D.; BECKER, F.. Participação em banca de Evandro de Melo Catelão. Estudo dos níveis de tomada de consciência na conceituação do sujeito sintático por alunos dos curos de Letras e Pedagogia. 2007. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Maringá.

40.
ANTONIO, J. D.; NEVES, Maria Helena de Moura; BERLINCK, Rosane Andrade. Participação em banca de Victória Celeste Marques. Um estudo de regência verbal na primeira metade do século XX - a tensão entre prescrição normativa e uso real. 2006. Dissertação (Mestrado em Linguística e Língua Portuguesa) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

41.
CALSA, G.C.; ANTONIO, J. D.; MESTIL, R.L.. Participação em banca de Evandro de Melo Catelão. Estudo da tomada de consciência na conceituação e identificação de entidades sintáticas por alunos dos cursos de Letras e Pedagogia (QUALIFICAÇÃO). 2006. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Maringá.

42.
BENITES, Sônia Aparecida Lopes; ANTONIO, J. D.; PERFEITO, Alba Maria. Participação em banca de Leila Silvana Pontes. O trabalho com a sintaxe no Ensino Médio. 2005. Dissertação (Mestrado em Programa de pós-graduação em Letras) - Universidade Estadual de Maringá.

43.
ANTONIO, J. D.. Participação em banca de Lucivânia Marques Pacheco. Funcionalismo e lingüística do texto: um exercício de análise dialogada das anáforas associativas. 2005. Dissertação (Mestrado em Estudos Lingüísticos) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Teses de doutorado
1.
ALVES DA SILVA, M.M.; ANTONIO, J. D.; SILVA, O. L. N.; MINCOFF, L. B. P.; ARAÚJO, M.. Participação em banca de Daiane Karla Correia Jodar. Energias renováveis: dicionário terminológico da energia eólica em português brasileiro com equivalentes em espanhol europeu. 2018. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Estadual de Maringá.

2.
ALVES DA SILVA, M.M.; BOTASSINI, Jacqueline Ortelan Maia; ANTONIO, J. D.; SILVA, C. C. G.; ALTINO, F. C.. Participação em banca de Pedro Antonio Gomes de Melo. Dicionário toponímico de Alagoas (Dital): municípios e seus aspectos linguísticos e extralinguísticos. 2018. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Estadual de Maringá.

3.
ALVES DA SILVA, M.M.; ANTONIO, J. D.; MORI, N. N. R.; ALVES, I. M.; SILVA, O. L. N.. Participação em banca de Priscilla Teixeira Mamus. Dicionário terminológico da inclusão das pessoas com deficiência. 2017. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Estadual de Maringá.

4.
ANTONIO, J. D.; OLIVEIRA, N. A. F.; ALVES DA SILVA, M.M.; BASTOS, S.D.G.; SILVA, O. L. N.. Participação em banca de Viviane Cristina Poletto Lugli. Verbos de dizer em língua espanhola: uma análise funcionalista em atas do parlamento do Mercosul. 2017. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Estadual de Maringá.

5.
ALMEIDA-BARONAS, J.E.; COSTA, A. C. F.; ALTINO, F. C.; ANTONIO, J. D.; AGUILERA, V.A.. Participação em banca de Juliana Fogaça Sanches Simm. Tradições discursivas no Paraná: permanências e mudanças do gênero. 2017. Tese (Doutorado em Estudos da Linguagem) - Universidade Estadual de Londrina.

6.
ANTONIO, J. D.; BOTASSINI, Jacqueline Ortelan Maia; ALVES DA SILVA, M.M.; DECAT, M.B.N.; KAILER, D. A.. Participação em banca de Hérika Ribeiro dos Santos. A organização textual do gênero relato sob a perspectiva das relações retóricas. 2016. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Estadual de Maringá.

7.
DECAT, M.B.N.; ANTONIO, J. D.; NEPOMUCENO, A.R.; MARINHO, J.H.S.R.C.; PIMENTA, S.M.O.. Participação em banca de Ana Clara Gonçalves Alves de Meira. Casa de ferreiro, espeto de pau: uma análise das relações retóricas a partir do uso dos provérbios como estratégia argumentativa em textos da internet. 2015. Tese (Doutorado em Estudos Lingüísticos) - Universidade Federal de Minas Gerais.

8.
ANTONIO, J. D.; ROMUALDO, E.C.; BOTASSINI, Jacqueline Ortelan Maia; DECAT, M.B.N.; ALMEIDA-BARONAS, J.E.. Participação em banca de Simone Maria Barbosa Nery Nascimento. A organização textual do sermão bíblico: um estudo funcionalista das relações retóricas entre tópicos discursivos. 2015. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Estadual de Maringá.

9.
ALMEIDA-BARONAS, J.E.; ALMEIDA, A. L. C.; ANTONIO, J. D.; Bortoni-Ricardo, S. M.; AGUILERA, V.A.. Participação em banca de Eliane Vitorino de Moura Oliveira. Se Maria vai com as outras, Maria fala como as outras? Redes sociais e letramento na fala adolescente. 2015. Tese (Doutorado em Estudos da Linguagem) - Universidade Estadual de Londrina.

10.
HATTNHER, M.M.D.; ANTONIO, J. D.; OLIVEIRA, T.P.; SOUZA, E.P.; SOUZA, G.C.. Participação em banca de Lucivânia Marques Pacheco. A referência anafórica por encapsulamento: gramática e discurso. 2014. Tese (Doutorado em Estudos Lingüísticos) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

11.
PEZATTI, E. G.; SOUZA, E.P.; SOUZA, E.R.F.; ANTONIO, J. D.; PAIVA, M.C.A.. Participação em banca de Norma Barbosa Novaes Marques. A relação conclusiva na língua portuguesa: funções resumo, conclusão e consequência. 2014. Tese (Doutorado em Estudos Lingüísticos) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

12.
DECAT, M.B.N.; DIAS, N. B.; ANTONIO, J. D.; Mendes, E. A. M.; Campos, R. C. S.. Participação em banca de Angélica Alves Ruchkys. As relações retóricas e a articulação de dispositivos e de orações no Capítulo I da Constituição Brasileira de 1988. 2014. Tese (Doutorado em Pós-Graduação em Estudos Lingüísticos) - Universidade Federal de Minas Gerais.

13.
NEVES, Maria Helena de Moura; ANTONIO, J. D.; OLIVEIRA, T.P.; HATTNHER, M.M.D.; RODRIGUES, A.T.C.. Participação em banca de Silvana Zamproneo. Multifuncionalidade e intersubjetividade em construções concessivas: uma análise em ocorrências do português contemporâneo do Brasil. 2014. Tese (Doutorado em Linguística e Língua Portuguesa) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

14.
HATTNHER, M.M.D.; ANTONIO, J. D.; SOUZA, E.R.F.; PEZATTI, E. G.; BASTOS, S.D.G.. Participação em banca de Ana Maria Paulino Comparini. Uma análise pragmática, semântica e sintática do verbo poder no português do Brasil. 2013. Tese (Doutorado em Estudos Lingüísticos) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

15.
DECAT, M.B.N.; GIERING, M.E.; ANTONIO, J. D.; DELLISOLA, R. L. P.; PIMENTA, S.M.O.. Participação em banca de Rosane Cássia Santos e Campos. Anunciou: Vendeu???? O anúncio publicitário na mídia impressa e os mecanismos de sua construção como gênero: uma análise funcional-discursiva. 2012. Tese (Doutorado em Estudos Lingüísticos) - Universidade Federal de Minas Gerais.

16.
PEZATTI, E. G.; DECAT, M.B.N.; ANTONIO, J. D.; JUBRAN, C. C. A. S.; HATTNHER, M.M.D.. Participação em banca de Joceli Catarina Stassi Sé. Subordinação discursiva no português à luz da gramática discursivo-funcional. 2012. Tese (Doutorado em Estudos Lingüísticos) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

17.
GALEMBECK, P.T.; CORREA, D. A.; OLIVEIRA, E.G.; ANTONIO, J. D.; OLIVEIRA, L. J.. Participação em banca de Claudia Maris Tullio. Gêneros textuais jurídicos Petição Inicial, Contestação e Sentença: um olhar sobre o léxico forense. 2012. Tese (Doutorado em Estudos da Linguagem) - Universidade Estadual de Londrina.

Qualificações de Doutorado
1.
ANTONIO, J. D.; BOTASSINI, Jacqueline Ortelan Maia; STORTO, L. J.. Participação em banca de Fernanda Trombini Rahmen Cassim. A (in)coerência no discurso falado pelo indivíduo diagnosticado com esquizofrenia: uma análise funcionalista. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Letras) - Universidade Estadual de Maringá.

2.
ANTONIO, J. D.; OLIVEIRA, N. A. F.; SILVA, O. L. N.. Participação em banca de Viviane Poleto Lugli. Uma análise funcional de verbos de dizer em atas do Mercosul. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Letras) - Universidade Estadual de Maringá.

3.
ANTONIO, J. D.; ALVES DA SILVA, M.M.; DECAT, M.B.N.. Participação em banca de Hérika Ribeiro dos Santos. A organização textual do gênero relato. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Letras) - Universidade Estadual de Maringá.

4.
ALVES DA SILVA, M.M.; ANTONIO, J. D.; ALVES, I. M.. Participação em banca de Priscilla Teixeira Mamus. Dicionário terminológico da inclusão social das pessoas com deficiência. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Letras) - Universidade Estadual de Maringá.

5.
DECAT, M.B.N.; ANTONIO, J. D.; AZEVEDO, A.M.T.. Participação em banca de Ana Clara Gonçalves Alves de Meira. Casa de ferreiro, espeto de pau: uma análise das relações retóricas em provérbios. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Estudos Lingüísticos) - Universidade Federal de Minas Gerais.

6.
ANTONIO, J. D.; ROMUALDO, E.C.; GALEMBECK, P.T.. Participação em banca de Simone Marya Barbosa Nery Nascimento. A organização textual do sermão bíblico: um estudo funcionalista das relações retóricas entre tópicos discursivos. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Letras) - Universidade Estadual de Maringá.

7.
HATTNHER, M.M.D.; ANTONIO, J. D.; OLIVEIRA, T.P.. Participação em banca de Tatiana Mazza da Silva-Surer. O predicado acabar em dados do português brasileiro. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Estudos Lingüísticos) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

8.
DECAT, M.B.N.; ANTONIO, J. D.; DIAS, L.F.. Participação em banca de Angélica Alves Ruchkys. As relações retóricas emergentes da articulação de dispositivos e de orações neles contidas no Capítulo I da Constituição de 1988. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Estudos Lingüísticos) - Universidade Federal de Minas Gerais.

9.
NEVES, Maria Helena de Moura; RODRIGUES, A.T.C.; ANTONIO, J. D.. Participação em banca de Silvana Zamproneo. Intersubjetividade, prototipia e multifuncionalidade lógico-semântica e pragmática das construções concessivas. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Lingüística e Língua Portuguesa Araraquara) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

10.
DECAT, M.B.N.; DELLISOLA, R. L. P.; ANTONIO, J. D.. Participação em banca de Rosane Cássia Santos e Campos. O anúncio publicitário e os métodos de sua construção como gênero: uma análise textual-discursiva. 2011. Exame de qualificação (Doutorando em Estudos Lingüísticos) - Universidade Federal de Minas Gerais.

11.
ANTONIO, J. D.. Participação em banca de Rosa Evangelina de Santana Belli. Em busca de uma história para a fala rural paranaense. 2006. Exame de qualificação (Doutorando em Estudos da Linguagem) - Universidade Estadual de Londrina.

Qualificações de Mestrado
1.
KAILER, D. A.; ANTONIO, J. D.; AGUILERA, V.A.. Participação em banca de Lidiane Martins da Silva. A realização variável dos pronomes-sujeito e dos pronomes oblíquos tônicos no interior da região sul do Brasil. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Estudos da Linguagem) - Universidade Estadual de Londrina.

2.
ANTONIO, J. D.; ANTONELLI, A. L.; SOUZA, E.R.F.. Participação em banca de Kátia Roseane Cortez dos Santos. Uma investigação funcionalista das relações retóricas do campo da avaliação no português falado. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Letras) - Universidade Estadual de Maringá.

3.
ANTONIO, J. D.; BOTASSINI, Jacqueline Ortelan Maia; GALEMBECK, P.T.. Participação em banca de Monique Bisconsim Ganasin. Funções exercidas e relações retóricas sinalizadas pelas estratégias de parentetização e de repetição em elocuções formais. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Letras) - Universidade Estadual de Maringá.

4.
BENITES, Sônia Aparecida Lopes; ANTONIO, J. D.; OLIVEIRA, E.G.. Participação em banca de Rhaysa Ricci Correa. Práticas de análise linguística ou teoria gramatical? Uma investigação sobre livros didáticos de ensino médio adotados no município de Maringá. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Letras) - Universidade Estadual de Maringá.

5.
ANTONIO, J. D.; MÓDOLO, M.; BOTASSINI, Jacqueline Ortelan Maia. Participação em banca de Virginia Maria Nuss. AS RELAÇÕES RETÓRICAS E O CAMPO DA CAUSALIDADE DAS ORAÇÕES HIPOTÁTICAS ADVERBIAIS NA CONSTRUÇÃO DA ARGUMENTATIVIDADE E DA COERÊNCIA TEXTUAL. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Letras) - Universidade Estadual de Maringá.

6.
ANTONIO, J. D.; ALVES DA SILVA, M.M.; GALEMBECK, P.T.. Participação em banca de Fernanda Trombini Rahmen Cassim. Relações retóricas sinalizadas pelas estratégias de correção e de parafraseamento em elocuções formais. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de pós-graduação em Letras) - Universidade Estadual de Maringá.

7.
ANTONIO, J. D.; HINTZE, Ana Cristina Jaeger; SOUZA, E.R.F.. Participação em banca de Fernando Sachetti Bonfim. Gramaticalização do item linguístico assim: sua funcionalidade nos processamentos ideacional, interpessoal, textual e cognitivo. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de pós-graduação em Letras) - Universidade Estadual de Maringá.

8.
ANTONIO, J. D.; NAVARRO, P.; DECAT, M.B.N.. Participação em banca de Fátima Christina Calicchio. Hipotaxe adverbial: função textual-discursiva no gênero resposta argumentativa. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Letras) - Universidade Estadual de Maringá.

9.
ALMEIDA-BARONAS, J.E.; ANTONIO, J. D.; AGUILERA, V.A.. Participação em banca de Rebeca Louzada Macedo. Os verbos ter e haver: história, mudanças e ensino da Língua Portuguesa no Brasil. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Estudos da Linguagem) - Universidade Estadual de Londrina.

10.
ANTONIO, J. D.; HINTZE, Ana Cristina Jaeger; DECAT, M.B.N.. Participação em banca de Deise Vieira dos Santos Alves. Uma investigação funcionalista do MD então no estabelecimento de relações na estrutura retórica do português falado. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Letras) - Universidade Estadual de Maringá.

11.
PANTE, M.R.; ANTONIO, J. D.; SELLA, A.F.. Participação em banca de Lucimara Borges Zequim. Estruturas desgarradas - um estudo funcionalista a respeito das funções textua-discursivas e das relações retóricas estabelecidas por esse mecanismo de argumentação. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Letras) - Universidade Estadual de Maringá.

12.
GALEMBECK, P.T.; ANTONIO, J. D.; MACHADO, R.P.B.. Participação em banca de Gabriella Monteiro Pezzato. Correferência e dêixis: operadores da manutenção dialógica de textos dramáticos. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Estudos da Linguagem) - Universidade Estadual de Londrina.

13.
ANTONIO, J. D.; DECAT, M.B.N.; PANTE, M.R.. Participação em banca de Jackline Altoé dos Santos. As relações retóricas que atuam no desenvolvimento da argumentação em redações do gênero resposta argumentativa no vestibular da UEM: uma análise da superestrutura do gênero e da expressão linguística das relações. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Letras) - Universidade Estadual de Maringá.

14.
NEVES, Maria Helena de Moura; HANNA, V.L.H.; ANTONIO, J. D.. Participação em banca de Gustavo Pereira Tomazini. A tradução inglês-português de expressões referenciais em documentos jurídicos e comerciais - um exame centrado na gramática do texto. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Letras) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

15.
PANTE, M.R.; ANTONIO, J. D.; SELLA, A.F.. Participação em banca de Simone Morais Limonta. RELAÇÕES RETÓRICAS DE PROPÓSITO E RESULTADO NO TEXTO ARCAICO VISÃO DE TÚNDALO. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de pós-graduação em Letras) - Universidade Estadual de Maringá.

16.
NAVARRO, P.; ANTONIO, J. D.; PIOVEZANI FILHO, C. F.. Participação em banca de Alessandro Alves da Silva. Discurso, governamentalidade e o sujeito executivo na mídia. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Letras) - Universidade Estadual de Maringá.

17.
ANTONIO, J. D.; PANTE, M.R.; DECAT, M.B.N.. Participação em banca de Marília Gabriela Rúbio. Uma investigação funcionalista das relações retóricas estabelecidas por orações paratáticas aditivas e por orações paratáticas justapostas. 2011. Exame de qualificação (Mestrando em Letras) - Universidade Estadual de Maringá.

18.
HINTZE, Ana Cristina Jaeger; ANTONIO, J. D.; PEZATTI, E. G.. Participação em banca de Juliana Carla Barbieri. As orações causais e a argumentatividade em artigos de opinião religiosos católicos: um estudo de abordagem discursivo-funcional. 2010. Exame de qualificação (Mestrando em Letras) - Universidade Estadual de Maringá.

19.
ANTONIO, J. D.; NAVARRO, P.; HIRATA-VALE, F. B. M.. Participação em banca de Rosângela Jovino Alves. Exercício de análise da modalidade epistêmica e da evidencialidade em discursos políticos femininos. 2010. Exame de qualificação (Mestrando em Letras) - Universidade Estadual de Maringá.

20.
ANTONIO, J. D.; ROMUALDO, E.C.; GALEMBECK, P.T.. Participação em banca de Simone Maria Barbosa Nery Nascimento. Transitividade verbal e planos discursivos: um estudo funcionalista sobre a hipotaxe adverbial causal em elocuções formais. 2009. Exame de qualificação (Mestrando em Letras) - Universidade Estadual de Maringá.

21.
HINTZE, Ana Cristina Jaeger; ANTONIO, J. D.; GALEMBECK, P.T.. Participação em banca de Giselle de Almeida Cortez. O emprego das formas pronominais preferidas no português do Brasil: uso e funções. 2009. Exame de qualificação (Mestrando em Letras) - Universidade Estadual de Maringá.

22.
ANTONIO, J. D.; ZANINI, Marilurdes; OLIVEIRA, E.G.. Participação em banca de Priscilla Teixeira Mamus. Uma investigação funcionalista dos meios de expressão das relações retóricas de causa e resultado em elocuções formais. 2009. Exame de qualificação (Mestrando em Letras) - Universidade Estadual de Maringá.

23.
ANTONIO, J. D.; HINTZE, Ana Cristina Jaeger; HATTNHER, M.M.D.. Participação em banca de Márcia de Freitas Santos. Evidencialidade e modalidade epistêmica: uma análise funcionalista de textos orais e de textos escritos do domínio discursivo científico/acadêmico. 2008. Exame de qualificação (Mestrando em Letras) - Universidade Estadual de Maringá.

24.
PANTE, M.R.; ANTONIO, J. D.; AGUILERA, V.A.. Participação em banca de Cássia Rita Conejo. Uma abordagem funcionalista para o caso do verbo-suporte fazer na língua portuguesa. 2008. Exame de qualificação (Mestrando em Letras) - Universidade Estadual de Maringá.

25.
ROMUALDO, E.C.; ANTONIO, J. D.; BRENELLI, R.C.. Participação em banca de Kelly Priscilla Lóddo Cézar. Acentolândia: construções e aplicação de um jogo de regras para séries iniciais do ensino fundamental. 2008. Exame de qualificação (Mestrando em Letras) - Universidade Estadual de Maringá.

26.
CALSA, G.C.; ANTONIO, J. D.; BECKER, F.. Participação em banca de Evandro de Melo Catelão. Estudo dos níveis de tomada de consciência na conceituação do sujeito sintático por alunos dos cursos de Letras e de Pedagogia. 2007. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Estadual de Maringá.

27.
ZANINI, Marilurdes; ANTONIO, J. D.; PERFEITO, Alba Maria. Participação em banca de Fernanda de Abreu Carvalho. Oficina de produção textual: textos produzidos na escola e não para a escola. 2007. Exame de qualificação (Mestrando em Letras) - Universidade Estadual de Maringá.

28.
BENITES, Sônia Aparecida Lopes; ANTONIO, J. D.; PERFEITO, Alba Maria. Participação em banca de Leila Silvana Pontes. Em busca de novas abordagens para a sintaxe no Ensino Médio. 2004. Exame de qualificação (Mestrando em Letras) - Universidade Estadual de Maringá.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
ZANINI, Marilurdes; BOTASSINI, Jacqueline Ortelan Maia; ANTONIO, J. D.. Concurso Público para Admissão de Docentes de Ensino Superior da Fundação Universidade Estadual de Anápolis - FUESA. 1999. Fundação Universidade Estadual de Anápolis.

2.
MENEGASSI, Renilson José; PONTES, Ismael; ANTONIO, J. D.. Banca examinadora do concurso para professor não-titular na área de Lingüística. 1999. Universidade Estadual de Maringá.



Eventos



Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
TABOADA, M. ; DA CUNHA, I. ; MAZIERO, E. G. ; CARDOSO, P. ; ANTONIO, J. D. ; IRUSKIETA, M. . 6th Workshop "Recent Advances in RST and Related Formalisms". 2017. (Congresso).

2.
DIAZ DE ILARRAZA, A. ; ANTONIO, J. D. ; IRUSKIETA, M. ; CARDOSO, P. . 5th Workshop "RST and Discourse Studies". 2015. (Congresso).

3.
MARTHA, A.A.P. ; PRADO, M.R. ; ANTONIO, J. D. ; ZANUTTO, F. ; TOFALINI, L.A.B. . 3° CIELLI - Colóquio de Estudos Linguísticos e Literários. 2014. (Congresso).

4.
ANTONIO, J. D.; IRUSKIETA, M. . 4th​ Workshop ​"RST and Discourse Studies"​. 2013. (Congresso).

5.
MARTHA, A.A.P. ; ZANUTTO, F. ; ANTONIO, J. D. ; TOFALINI, L.A.B. ; FRANCESCHINI, M.A. ; PRADO, M.R. ; GUIMARÃES, T.B. ; ZANINI, Marilurdes . 2º CIELLI ? Colóquio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários e 5º CELLI ? Colóquio de Estudos Linguísticos e Literários. 2012. (Congresso).

6.
ANTONIO, J. D.. OUTRAS PALAVRAS - XII Semana de Letras. 1999. (Congresso).

7.
ANTONIO, J. D.. OUTRAS PALAVRAS - XI Semana de Letras. 1998. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Gabriele Pecuch Pinto. As relações retóricas estabelecidas pela conjunção mas em elocuções formais. Início: 2018. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Estadual de Maringá. (Orientador).

2.
Sâmia Letícia Cardoso. Critérios para identificação da unidade central em textos do gênero carta aberta. Início: 2017. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Estadual de Maringá. (Orientador).

Tese de doutorado
1.
Juliana Carla Barbieri Steffler. SENTENÇAS E SINTAGMAS ADVERBIAIS NO PORTUGUÊS ESCRITO DO BRASIL: UM ESTUDO FUNCIONALISTA À LUZ DOS PRESSUPOSTOS DA GRAMATICALIZAÇÃO E DAS RELAÇÕES RETÓRICAS. Início: 2018. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Estadual de Maringá. (Orientador).

2.
Douglas Gonçalves de Souza. As orações completivas com particípio presente nas catilinárias de cícero: uma abordagem centrada no uso. Início: 2016. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Estadual de Maringá. (Orientador).

3.
Gelson Martins de Souza. A estrutura retórica do gênero editorial. Início: 2016. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Estadual de Maringá. (Orientador).

4.
Fernanda Trombini Rahmen Cassim. A (in)coerência no discurso falado pelo indivíduo diagnosticado com esquizofrenia: uma análise funcionalista. Início: 2015. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Estadual de Maringá, Fundação Araucária. (Orientador).

Iniciação científica
1.
Giovanna Martinez Ursulino. Estruturas retóricas e estratégias de tradução automática. Início: 2018. Iniciação científica (Graduando em Letras - Português e Inglês) - Universidade Estadual de Maringá, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Kátia Roseane Cortez dos Santos. Uma investigação funcionalista das relações retóricas do campo da avaliação no português falado. 2018. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Estadual de Maringá, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Juliano Desiderato Antonio.

2.
Virginia Maria Nuss. AS RELAÇÕES RETÓRICAS E O CAMPO DA CAUSALIDADE DAS ORAÇÕES HIPOTÁTICAS ADVERBIAIS NA CONSTRUÇÃO DA ARGUMENTATIVIDADE E DA COERÊNCIA TEXTUAL. 2017. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Estadual de Maringá, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Juliano Desiderato Antonio.

3.
Monique Bisconsin Ganasin. Funções Exercidas e Relações Retóricas Sinalizadas Pelas Estratégias de Parentetização e de Repetição em Elocuções Formais. 2016. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Estadual de Maringá, . Orientador: Juliano Desiderato Antonio.

4.
Fernando Sachetti Bonfim. Gramaticalização do item linguístico assim: sua funcionalidade nos processamentos ideacional, interpessoal, textual. 2014. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Estadual de Maringá, . Orientador: Juliano Desiderato Antonio.

5.
Fatima Christina Calicchio. A função textual-discursiva da hipotaxe adverbial no gênero resposta argumentativa. 2014. Dissertação (Mestrado em Programa de pós-graduação em Letras) - Universidade Estadual de Maringá, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Juliano Desiderato Antonio.

6.
Fernanda Trombini Rahmen Cassim. Relações retóricas sinalizadas pelas estratégias de correção e de parafraseamento em elocuções formais. 2014. Dissertação (Mestrado em Programa de pós-graduação em Letras) - Universidade Estadual de Maringá, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Juliano Desiderato Antonio.

7.
Deise Vieira dos Santos. Uma investigação funcionalista do marcador discursivo então no estabelecimento de relações retóricas em elocuções formais do português. 2013. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Estadual de Maringá, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Juliano Desiderato Antonio.

8.
Jackline Altoé dos Santos. As relações retóricas no gênero resposta argumentativa: um estudo da superestrutura do gênero e da expressão linguística das relações. 2012. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Estadual de Maringá, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Juliano Desiderato Antonio.

9.
Marília Gabriela Rúbio. Uma investigação funcionalista das proposições relacionais estabelecidas por orações paratáticas aditivas e por orações paratáticas justapostas: relações retóricas de lista, de sequência, de condição e de resultado. 2011. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Estadual de Maringá, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Juliano Desiderato Antonio.

10.
Rosangela Jovino Alves. Uma análise funcionalista da modalidade epistêmica e da evidencialidade em discursos políticos. 2010. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Estadual de Maringá, Fundação Araucária. Orientador: Juliano Desiderato Antonio.

11.
Simone Maria Barbosa Nery Nascimento. Transitividade Verbal e Planos Discursivos: Um Estudo Funcionalista da Hipotaxe Adverbial Causal em Elocuções Formais. 2009. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Estadual de Maringá, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Juliano Desiderato Antonio.

12.
Priscilla Teixeira Mamus. Uma investigação funcionalista dos meios de expressão das relações retóricas de causa e resutlado em elocuções formais. 2009. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Estadual de Maringá, . Orientador: Juliano Desiderato Antonio.

13.
Márcia de Freitas Santos. Modalidade epistêmica e evidencialidade: um exercício de análise funcionalista de artigos acadêmicos e de entrevistas com pesquisadores. 2008. 0 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Estadual de Maringá, . Orientador: Juliano Desiderato Antonio.

Tese de doutorado
1.
Viviane Cristina Poletto Lugli. Verbos de dizer em língua espanhola: uma análise funcionalista em atas do parlamento do Mercosul. 2017. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Estadual de Maringá, . Orientador: Juliano Desiderato Antonio.

2.
Hérika Ribeiro dos Santos. A organização textual do gênero relato sob a perspectiva das relações retóricas. 2016. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Estadual de Maringá, . Orientador: Juliano Desiderato Antonio.

3.
Simone Maria Barbosa Nery Nascimento. A organização textual do sermão bíblico: um estudo funcionalista das relações retóricas entre tópicos discursivos. 2015. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Estadual de Maringá, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Juliano Desiderato Antonio.

Iniciação científica
1.
Fernanda Trevizan e Silva. ?O cliente sempre tem razão?: análise de sentimentos em comentários de clientes em páginas de empresas no Facebook. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Letras - Português e Inglês) - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Juliano Desiderato Antonio.

2.
Oscar Felipe Rodrigues Ribeiro. Estratégias de construção da língua falada em aulas de curso superior. 2017. Iniciação Científica - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Juliano Desiderato Antonio.

3.
Luiza Prevedel Pereira. ?Chutando o pau da barraca?: análise de sentimentos em comentários de clientes em páginas de empresas no Facebook. 2017. Iniciação Científica - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Juliano Desiderato Antonio.

4.
Ana Carolina Leatte Santin. ?Haters gonna hate?: análise de sentimentos em páginas públicas no facebook. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Letras - Português e Inglês) - Universidade Estadual de Maringá, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Juliano Desiderato Antonio.

5.
Kátia Roseane Cortez dos Santos. Implementação de um corpus anotado discursivamente para identificação da unidade central de textos argumentativos. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Letras - Português e Inglês) - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Juliano Desiderato Antonio.

6.
Camila Cristiane Moreschi. Implementação de um corpus do gênero Resposta Argumentativa anotado discursivamente. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Estadual de Maringá, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Juliano Desiderato Antonio.

7.
Daniella Paes da Silva. PADRÕES DE IDENTIFICAÇÃO DA UNIDADE CENTRAL EM TEXTOS ARGUMENTATIVOS. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Letras - Português e Inglês) - Universidade Estadual de Maringá, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Juliano Desiderato Antonio.

8.
John José Ramiro. A paráfrase como estratégia de construção textual em elocuções formais. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Letras - Português e Inglês) - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Juliano Desiderato Antonio.

9.
Marcos Vinicius Rodrigues da Costa. A paráfrase como estratégia de construção textual em elocuções formais. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Letras - Português e Inglês) - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Juliano Desiderato Antonio.

10.
Camila Cristiane Moreschi. MECANISMOS UTILIZADOS PELOS DESTINATÁRIOS DO DISCURSO PARA IDENTIFICAÇÃO DAS RELAÇÕES DE COERÊNCIA NÃO SINALIZADAS. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Letras - Inglês) - Universidade Estadual de Maringá, Fundação Araucária. Orientador: Juliano Desiderato Antonio.

11.
Virginia Maria Nuss. A SINALIZAÇÃO DAS RELAÇÕES DE COERÊNCIA TORNA A IDENTIFICAÇÃO DAS RELAÇÕES MAIS FÁCIL? UMA INVESTIGAÇÃO DO RECONHECIMENTO DAS RELAÇÕES PELOS DESTINATÁRIOS DO DISCURSO. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Estadual de Maringá, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Juliano Desiderato Antonio.

12.
Camila Cristiane Moreschi. A repetição como estratégia de construção textual em elocuções formais. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Letras) - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Juliano Desiderato Antonio.

13.
Virginia Maria Nuss. A inserção parentética como estratégia de construção textual em elocuções formais. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Letras) - Universidade Estadual de Maringá, Fundação Araucária. Orientador: Juliano Desiderato Antonio.

14.
Monique Bisconsim Ganasin. A correção como estratégia de construção textual em elocuções formais. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Letras) - Universidade Estadual de Maringá, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Juliano Desiderato Antonio.

15.
André Vinícius Lopes Coneglian. Uma investigação funcionalista da expressão da relação retórica de contraste em elocuções formais. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em Letras) - Universidade Estadual de Maringá, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Juliano Desiderato Antonio.

16.
Fernanda Trombini Rahmen Cassim. A expressão de relações retóricas de evidência e de justificativa por meio de construções adverbiais causais. 2011. Iniciação Científica. (Graduando em Letras) - Universidade Estadual de Maringá, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Juliano Desiderato Antonio.

17.
Camila Takahashi. Funções da relação retórica de preparação na organização da superestrutura de textos orais. 2011. Iniciação Científica. (Graduando em Letras) - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Juliano Desiderato Antonio.

18.
André Vinícius Lopes Coneglian. A sistematização do ensino de gramática na escola a partir das funções exercidas pelos elementos linguísticos na comunicação: imprimindo marcas no enunciado. 2011. Iniciação Científica. (Graduando em Letras) - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Juliano Desiderato Antonio.

19.
Camila Takahashi. Uma investigação funcionalista dos meios de expressão da relação retórica de elaboração em elocuções formais. 2010. Iniciação Científica. (Graduando em Letras) - Universidade Estadual de Maringá, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Juliano Desiderato Antonio.

20.
Alexsandro Cordeiro Alves da Silva. Uma investigação funcionalista dos meios de expressão da relação retórica de concessão em elocuções formais. 2010. Iniciação Científica. (Graduando em Letras) - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Juliano Desiderato Antonio.

21.
Solane Montenegro de Souza Rezende Pedroso. Uma investigação funcionalista dos meios de expressão da relação retórica de circunstância em elocuções formais. 2010. Iniciação Científica. (Graduando em Letras) - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Juliano Desiderato Antonio.

22.
Fernanda Trombini Rahmen Cacim. Uma investigação funcionalista dos meios de expressão da relação retórica de propósito em elocuções formais. 2010. Iniciação Científica. (Graduando em Letras) - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Juliano Desiderato Antonio.

23.
Márcia Tiemy Morita Kawamoto. Diferenças lingüisticas entre a fala e a escrita: um estudo dos gêneros palestra, aula e artigo científico. 2009. Iniciação Científica. (Graduando em Letras) - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Juliano Desiderato Antonio.

24.
Laís Hissae Ito. Criação de animações em Flash para visualização da produção dos sons do português brasileiro. 2009. Iniciação Científica. (Graduando em Letras) - Universidade Estadual de Maringá, Fundação Araucária. Orientador: Juliano Desiderato Antonio.

25.
Deise Vieira dos Santos. Adaptação de empréstimos lingüísticos do inglês às regras fonológicas do português: uma análise do fator escolaridade. 2007. Iniciação Científica. (Graduando em Letras) - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Juliano Desiderato Antonio.

26.
Aline de Almeida Inhoti. Não arbitrariedade na sintaxe e no discurso: um estudo da função pragmática tópico e de suas realizações sintática e semântica. 2006. 0 f. Iniciação Científica. (Graduando em Letras) - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Juliano Desiderato Antonio.

27.
Michel Platiny Assis Navarro. Não arbitrariedade na sintaxe e no discurso: um estudo da combinação de orações em narrativas orais e em narrativas escritas. 2006. Iniciação Científica. (Graduando em Letras) - Universidade Estadual de Maringá, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Juliano Desiderato Antonio.

28.
Simone Maria Barbosa Nery Nascimento. Estudo sobre uma prática funcionalista no ensino de transitividade verbal na segunda etapa da escola fundamental. 2006. Iniciação Científica. (Graduando em Letras) - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Juliano Desiderato Antonio.

29.
Marília Martins Ribeiro. O ENSINO DE GRAMÁTICA DE 5a A 8a SÉRIES PARA ALUNOS SURDOS EM MARINGÁ. 2004. 15 f. Iniciação Científica. (Graduando em Letras) - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Juliano Desiderato Antonio.

30.
Paulo Silas Sudré e Michel Platiny Assis Navarro. PROBLEMAS DE CONCEITUAÇÃO DE CLASSES E DE CATEGORIAS GRAMATICAIS NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA EM ESCOLAS PÚBLICAS DE 5a A 8a SÉRIES DE MARINGÁ. 2004. 15 f. Iniciação Científica. (Graduando em Letras) - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Juliano Desiderato Antonio.

Orientações de outra natureza
1.
Célia Francisca de Araújo. O internetês na escola. 2009. Orientação de outra natureza. (Letras) - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Juliano Desiderato Antonio.

2.
Santa Elizabeth Vioto Gonçalves. Leitores de fato e de juízo. 2009. Orientação de outra natureza. (Letras) - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Juliano Desiderato Antonio.

3.
Loseni Budny. Intertextualidade: literatura e música na sala de aula. 2009. Orientação de outra natureza. (Letras) - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Juliano Desiderato Antonio.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 15/11/2018 às 19:39:26