Breno Luis Deffanti

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  • Última atualização do currículo em 02/10/2017


Graduado em Letras pela Universidade Estadual de Campinas (2004); Mestre em Lingüística pela Universidade Estadual de Campinas (2011) e professor do ensino fundamental e médio, na área de Língua Portuguesa e Redação. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Breno Luis Deffanti
Nome em citações bibliográficas
DEFFANTI, B. L.

Endereço


Endereço Profissional
Etapa Ensino e Cultura - Unidade São Paulo.
Rua Vergueiro, 1951
Vila Mariana
04101-100 - Sao Paulo, SP - Brasil


Formação acadêmica/titulação


2008 - 2011
Mestrado em Lingüística.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Título: Produção Escrita e Inclusão Escolar: um estudo neurolinguístico,Ano de Obtenção: 2011.
Orientador: Rosana do Carmo Novaes Pinto.
Palavras-chave: conceitos bakhtinianos; Lingüística; Produção Escrita; Inclusão Escolar; Método de Ensino; Freinet.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Teoria e Análise Lingüística / Especialidade: Linguagem e Pensamento.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Neurolingüistica.
Setores de atividade: Educação.
2000 - 2006
Graduação em Licenciatura em Letras.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Título: Questões sobre cérebro, mente e linguagem.
Orientador: Maria Irma Hadler Coudry.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.




Formação Complementar


2015 - 2015
Programa de Avaliação de Redações do ENEM 2015. (Carga horária: 120h).
Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e Promoção de Eventos, CEBRASPE, Brasil.
2015 - 2015
World Language Curriculum. (Carga horária: 40h).
AERO Summer World Language Curriculum Writing Institute, AERO, Estados Unidos.
2014 - 2014
2o Treinamento de Corretores - Correção On Line das Provas do Saresp 2013. (Carga horária: 20h).
Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista, VUNESP, Brasil.
2014 - 2014
Aspectos Teórico-Metodológico da Neurolinguística na Perspectiva Bakhtinian. (Carga horária: 3h).
Grupo de Estudos Lingüísticos do Estado de São Paulo, GEL, Brasil.
2014 - 2014
Curso de Qualificação e Seleção de Aval. e Sel. de Corretores do Enem. (Carga horária: 120h).
Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e Promoção de Eventos, CEBRASPE, Brasil.
2013 - 2013
Correção On Line das Provas de Redação do SARESP 2012. (Carga horária: 40h).
Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista, VUNESP, Brasil.
2013 - 2013
1o Treinamento de Corretores - Correção On Line. (Carga horária: 24h).
Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista, VUNESP, Brasil.
2010 - 2010
O Futuro da Informação. (Carga horária: 60h).
Centro Cultural São Paulo, CCSP, Brasil.
2010 - 2010
Língua Portuguesa, história e prática docente. (Carga horária: 20h).
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.


Atuação Profissional



Associação Escola Graduada de São Paulo, GRADED, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: CLT, Enquadramento Funcional: Professor de Ensino Médio, Carga horária: 40
Outras informações
Professor de Português para Ensino Médio

Atividades

08/2014 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa
08/2014 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
Português Como Língua Avançada

Etapa Ensino e Cultura - Unidade São Paulo, ETAPA, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2013
Vínculo: Professor de Língua Portuguesa, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 30

Atividades

02/2011 - 12/2013
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa e Redação
02/2011 - 12/2013
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa e Redação
02/2011 - 12/2013
Ensino, Redação Para Vestibular, Nível: Aperfeiçoamento

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa e Redação

PACTO - Programa Nacional para Alfabetização na Idade Certa, PACTO, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Formador, Carga horária: 30

Atividades

02/2014 - 08/2014
Extensão universitária , PACTO, .

Atividade de extensão realizada
Formador de Professores Alfabetizadores.

Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Bolsista PED-C, Enquadramento Funcional: Bolsista PED-C, Carga horária: 4
Outras informações
Monitor na disciplina HL 201-B (Introdução à Semântica e Pragmática)

Vínculo institucional

2002 - 2004
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista Iniciação Científica, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.


Redefor - Rede São Paulo de Formação de Docentes, REDEFOR, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: Tutor On Line, Enquadramento Funcional: Tutor On Line, Carga horária: 14


Colégio Petrópolis, CP, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: CLT, Enquadramento Funcional: Professor de Língua Portuguesa, Carga horária: 20

Atividades

02/2014 - 08/2014
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa

Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista, VUNESP, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Corretor On Line de Redação SARESP, Carga horária: 56

Atividades

01/2012 - 01/2014
Outras atividades técnico-científicas , Vunesp, Vunesp.

Atividade realizada
Corretor On Line de Provas de Redação.

Escola Senai "Eng. James C. Stewart", ESEJCS, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2010
Vínculo: Prestador de Serviços, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20

Atividades

08/2006 - 02/2010
Ensino, Inglês Técnico, Nível: Aperfeiçoamento

Disciplinas ministradas
Inglês Técnico
01/2006 - 01/2010
Ensino, Comunicação Oral e Escrita, Nível: Aperfeiçoamento

Disciplinas ministradas
Comunicação Oral e Escrita

Escola do Pensamento em Saúde, EPS, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Prestador de Serviços, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 4
Outras informações
Aulas de Língua Portuguesa

Atividades

03/2010 - 06/2010
Ensino, Comunicação Oral e Escrita, Nível: Aperfeiçoamento

Disciplinas ministradas
Comunicação Oral e Escrita

Centro Integrado de Ensino Wellington/Objetivo, EI.
Vínculo institucional

2007 - 2009
Vínculo: CLT, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20

Atividades

08/2007 - 12/2009
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa

Colégio Méson/Anglo Sumaré, CMAS, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2006
Vínculo: CLT, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 10


Instituto Cristão de Ensino/Anglo Paulinia, ICE, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2006
Vínculo: Contrato de Trabalho, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20

Atividades

08/2005 - 12/2005
Ensino,

Disciplinas ministradas
Comunicação Oral e Escrita
08/2005 - 12/2005
Ensino,

Disciplinas ministradas
Inglês Técnico


Projetos de pesquisa


2000 - 2006
Projeto Integrado em Neurolinguistica
Descrição: Este Projeto abriga um estudo teórico-metodológico da linguagem, no contexto patológico (sobretudo o das afasias), que se caracteriza por uma visão sócio-histórica que, como em FRANCHI, aponta a linguagem como lugar da interação humana, como trabalho e atividade constitutivos da subjetividade, alteridade e de si própria como objeto de reflexão. Do ponto de vista teórico, é nessa perspectiva que o funcionamento da linguagem na afasia, e em outras patologias, é estudado. Do ponto de vista metodológico, é em meio a práticas significativas com e sobre a língua, a linguagem e outros sistemas de base semiótica que se desenvolve a dinâmica do Centro de Convivência de Afásicos (CCA - Grupo II), fonte de dados desse Projeto. São dois os objetivos do Projeto: a elaboração de um Banco de Dados em Neurolingüística (BDN), que inclui um sistema de busca, a partir da transcrição de dados registrados em áudio e/ou em vídeo de sessões de 1990 aos dias atuais do CCA; e a formulação de princípios e versões protocolares (VPs), lingüisticamente informados, que compõem a avaliação e o acompanhamento terapêutico de linguagem desse grupo. Considerando-se que várias frentes de pesquisa podem se estabelecer a partir desses objetivos, pesquisas (IC, Mestrado e Doutorado) enfocando os diferentes aspectos lingüísticos envolvidos nas patologias (fonético-fonológicos, sintáticos, semânticos e pragmáticos) têm sido desenvolvidas no interior do Projeto. Destaca-se que diferentemente da tradição de se avaliar a linguagem no contexto patológico a partir de atividades essencialmente metalingüísticas, descontextualizadas e assentadas na variedade culta (escrita) do português, este Projeto coloca sob bases discursivas a questão da avaliação da linguagem. Isto significa tomar a linguagem em funcionamento, em diversas práticas discursivas - que podem se apresentar nas diversas variedades vernaculares do Português Brasileiro e em compatibilidade com diferentes configurações textuais.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Mestrado acadêmico: (6) / Doutorado: (8) .
Integrantes: Breno Luis Deffanti - Integrante / Micheli Alessandra Silva - Integrante / Maria Irma Hadler Coudry - Coordenador / Ester Miriam Scarpa - Integrante / Fernanda Maria Freire - Integrante / Elenir Fedosse - Integrante / Elenir Fedosse - Integrante / Luciana Flosi - Integrante / Sírio Possenti - Integrante / Benito Damasceno - Integrante / Tânia Alkimin - Integrante / Alessandra Canappele - Integrante / Maria Laura Mayrink-Sabinson - Integrante / Cinthia Ishara - Integrante / Sonia Burdin - Integrante / Lilian Zaniboni - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 5


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Teoria e Análise Lingüística/Especialidade: Linguagem e Pensamento.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Neurolingüistica.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
DEFFANTI, B. L.2010DEFFANTI, B. L.. A INFLUÊNCIA DAS QUESTÕES CÉREBRO/MENTE NA AFASIOLOGIA. Web-Revista Discursividade: Estudos Linguísticos, v. 01, p. 2-2, 2010.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
DEFFANTI, B. L.. Questões sobre ética e estética na produção de textos na escola. In: Círculo - Rodas de Conversas Bakhtinianas, 2010, São Carlos. Círculo - Rodas de Conversas Bakhtinianas: Caderno de Textos e Anotações. São Carlos: Pedro & João Editores, 2010. v. 1. p. 57-58.

2.
DEFFANTI, B. L.. O trabalho com os gêneros do discurso nos textos escolares dos alunos com dificuldade de aprendizagem. In: II Círculo de Conversas Bakhtinianas, 2009, São Carlos. Anais do II Círculo de Conversas Bakhtinianas. São Carlos: Editora da UFSCAR, 2009. v. II.

3.
DEFFANTI, B. L.. Questões sobre cérebro, mente e linguagem. In: Seminário de Pesquisa em Graduação, 2004, Campinas. 1o Seminário de Pesquisa da Graduação, 2004. v. 1. p. 103-108.

4.
DEFFANTI, B. L.; SILVA, M. A. . Banco de Dados em Neurolingüística: transcrição verbal e não-verbal. In: 51º Seminário do Grupo de Estudos Lingüísticos do Estado de São Paulo - GEL, 2003, Taubaté. 51º Seminário do GEL, 2003. v. 32.

5.
DEFFANTI, B. L.; SILVA, M. A. . Banco de Dados em Neurolingüística: transcrição de processos verbais e não-verbais. In: 50º Seminário do Grupo de Estudos Lingüísticos do Estado de São Paulo - GEL, 2002, São Paulo - SP. 50º seminário do GEL, 2002.

6.
DEFFANTI, B. L.; SILVA, M. A. . Banco de Dados em Neurolingüística (BDN): transcrição e registro de processos de significação verbais e não-verbais. In: X Congresso Interno de Iniciação Científica da Unicamp, 2002, Campinas - SP. X Congresso de Iniciação Científica da UNICAMP, 2002.

7.
DEFFANTI, B. L.; SILVA, M. A. . Banco de Dados em Neurolingüística (BDN): transcrição e registro de processos de significação verbaise não-verbais. In: 5º Encontro do Círculo de Estudos Lingüísticos do Sul - CELSUL, 2002, Curitiba - SP. 5º CelSul, 2002.

8.
DEFFANTI, B. L.. Banco de Dados em Neurolingüística (BDN): transcrição e registro de processos de significação verbais e não-verbais. In: VIII SETA Seminário de Teses em Andamento IEL/UNICAMP, 2002, Campinas - SP. anais, 2002.

Apresentações de Trabalho
1.
DEFFANTI, B. L.. Questões sobre ética e estética na produção de textos na escola. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
DEFFANTI, B. L.. O Trabalho com os Gêneros Discursivos nos textos escolares dos alunos com dificuldades de aprendizagem. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

3.
DEFFANTI, B. L.. Análise Linguístico/Cognitiva da Escrita De Um Sujeito Portador de Necessidades Educacionais Especiais. 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

4.
DEFFANTI, B. L.; SILVA, M. A. . Banco de Dados em Neurolingüística: transcrição verbal e registro não verbal. 2003. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
DEFFANTI, B. L.; SILVA, M. A. . Banco de Dados em Neurolingüística: transcrição verbal e registro não verbal. 2002. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
DEFFANTI, B. L.; SILVA, M. A. . Banco de Dados em Neurolingüística: transcrição verbal e registro não verbal. 2002. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

7.
DEFFANTI, B. L.; SILVA, M. A. . Banco de Dados em Neurolingüística (BDN): transcrição e registro de processos de significação verbais e não-verbais. 2002. (Apresentação de Trabalho/Seminário).


Produção técnica
Redes sociais, websites e blogs
1.
DEFFANTI, B. L.. Desencontros Vocálicos. 2012; Tema: Questões de Linguística e Ensino de Língua Materna. (Rede social).


Demais tipos de produção técnica
1.
DEFFANTI, B. L.. Relatório de Atividades de Pós-Graduandos. 2009. (Relatório de pesquisa).

2.
DEFFANTI, B. L.. Relatório de Atividades de Pós-Graduandos. 2008. (Relatório de pesquisa).

3.
COUDRY, M. I. H. ; DEFFANTI, B. L. ; SILVA, M. A. ; COSTA, F. M. ; GOMES, T.M. ; FREIRE, F.M. . O Trabalho do cérebro e da linguagem - A vida e a sala de aula. 2006. (Curso de Formação Continuada).

4.
DEFFANTI, B. L.. CEFIEL - Centro de Formação Continuada do Instituto de Estudos da Linguagem. 2005. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Educação à Distância).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
7o Congresso Internacional de Lusofonia. Atuação Ética e Estética de uma Professora de Produção Textual Em Uma Escola Inclusiva. 2016. (Congresso).

2.
Lançamento da Rede Fórum de Jornalismo. 2016. (Seminário).

3.
Signo e Linguagem: Da Semiótica Global à Semioética. 2013. (Oficina).

4.
I Encontro Interinstitucional do GELEP. 2011. (Simpósio).

5.
II Círculo de Conversas Bakhtinianas.O trabalho com os gêneros do discurso nos textos escolares dos alunos com dificuldade de aprendizagem. 2009. (Encontro).

6.
Questões sobre cérebro, mente e linguagem.Seminário de Pesquisa em Graduação. 2004. (Seminário).

7.
51º Seminário do Grupo de Estudos Lingüísticos do Estado de São Paulo - GEL.Banco de Dados em Neurolingüística: transcrição verbal e não-verbal. 2003. (Seminário).

8.
A metáfora da parte pelo todo: a influência de Saussure em Jakobson.IX SETA Seminário de Teses em Andamento IEL/UNICAMP. 2003. (Seminário).

9.
Pesquisa no IEL.Projeto Integrado/CNPq - Neurolingüística: avaliação e banco de dados. 2003. (Outra).

10.
50º Seminário do Grupo de Estudos Lingüísticos do Estado de São Paulo - GEL.Banco de Dados em Neurolingüísitca: transcrição de processos verbais e não verbais. 2002. (Encontro).

11.
5º Encontro do Círculo de Estudos Lingüísticos do Sul - CELSUL.Banco de Dados em Neurolingüística (BDN): transcrição e registro de processos de significação verbais e não verbais. 2002. (Encontro).

12.
VIII SETA Seminário de Teses em Andamento IEL/UNICAMP.Banco de Dados em Neurolingüística. 2002. (Seminário).

13.
X Congresso Interno de Iniciação Científica da Unicamp. Banco de Dados em Neurolingüística (BDN): Transcrição e registro de processos de significação verbais e não verbais. 2002. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Iniciação científica
1.
Breno Luis Deffanti. A relação linguagem/gesto/percepção na afasia: incorporação no Banco de Dados em Neurolingüística (BDN). 2002. Iniciação Científica. (Graduando em Licenciatura em Letras) - Universidade Estadual de Campinas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Breno Luis Deffanti.



Educação e Popularização de C & T



Redes sociais, websites e blogs
1.
DEFFANTI, B. L.. Desencontros Vocálicos. 2012; Tema: Questões de Linguística e Ensino de Língua Materna. (Rede social).




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