Eli Lopes da Silva

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3649541584255911
  • Última atualização do currículo em 09/12/2018


Doutor em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas). Bacharel em Ciências da Computação pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas). Professor e membro do NDE do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas da Faculdade de Tecnologia Senac Florianópolis. Professor de Técnicas de Pesquisa das Pós-Graduações Lato Sensu da Faculdade de Tecnologia Senac Florianópolis. Editor da revista NAVUS (navus.sc.senac.br). Professor substituto no Centro de Referência em Educação a Distância (CERFEAD) do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC). Avaliador ad hoc de Cursos Superiores pelo MEC/INEP. Professor da disciplina Introdução à Educação a distância no curso de licenciatura em Filosofia, na modalidade a distância da Universidade Federal de Santa Catarina (06/2017 a 10/2017). (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Eli Lopes da Silva
Nome em citações bibliográficas
SILVA;Eli Lopes da;SILVA, ELI LOPES DA;SILVA, ELI

Endereço


Endereço Profissional
Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - SC, Divisão de Educação Profissional.
Rua Felipe Schmidt, 785 - 6o. andar
Centro
88010002 - Florianópolis, SC - Brasil
Telefone: (48) 32510594
URL da Homepage: www.sc.senac.br


Formação acadêmica/titulação


2012 - 2016
Doutorado em Educação.
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Título: Labirinto rizomático de experiências com mídias digitais, Ano de obtenção: 2016.
Orientador: Dulce Márcia Cruz.
Palavras-chave: labirinto; rizoma; mídias digitais.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação.
2004 - 2006
Mestrado em Educação.
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas, Brasil.
Título: Uma experiência de uso de objetos de aprendizagem na educação presencial: ação-pesquisa num curso de Sistemas de Informação.,Ano de Obtenção: 2006.
Orientador: Simão Pedro Pinto Marinho.
1988 - 1993
Graduação em CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO.
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas, Brasil.




Formação Complementar


2018 - 2018
Encontro de Formação e Avaliação - Guia de Tecnologia Educacionais. (Carga horária: 16h).
Ministério da Educação, MEC, Brasil.
2017 - 2018
Extensão universitária em Desenvolvimento Web com Bootstrap, CodeIgniter e Práticas Ágeis. (Carga horária: 40h).
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais, IFSULDEMINAS, Brasil.
2017 - 2017
Extensão universitária em DIÁLOGOS SOBRE CULTURA DIGITAL E FORMAÇÃO DOCENTE. (Carga horária: 40h).
Universidade do Estado de Santa Catarina, UDESC, Brasil.
2010 - 2010
Capacitação dos avaliadores do Basis nos CSTs. (Carga horária: 16h).
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, INEP/MEC, Brasil.
2009 - 2010
Academia Java. (Carga horária: 128h).
Globalcode Florianópolis, GLOBALCODE, Brasil.
2005 - 2005
2389 - Developing Applications Using ADO.NET. (Carga horária: 40h).
Brás & Figueiredo Informática, BRÁS, Brasil.
2001 - 2001
Visual Basic 6.0. (Carga horária: 60h).
Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - SENAC Minas, SENAC/MG, Brasil.
2000 - 2000
English.
Berlitz Language Centers, BERLITZ, Estados Unidos.
2000 - 2000
Conversation course in ESL. (Carga horária: 48h).
New York Languague Center Broadway, Inc, NYLC, Estados Unidos.
1999 - 1999
Borland Delphi 4.0 Módulo Avançado. (Carga horária: 40h).
Matchless Information Systems, MIS, Brasil.
1996 - 1996
Programming with MS Visual Basic 4.0. (Carga horária: 35h).
Grupo att Informática, ATT, Brasil.
1996 - 1996
Introdução ao Amb. Windows para Desenvolvedores. (Carga horária: 16h).
Grupo att Informática, ATT, Brasil.
1996 - 1996
Implementing a Database Design on MS SQL Server 6. (Carga horária: 40h).
Grupo att Informática, ATT, Brasil.
1996 - 1996
Fundamentals of MS Visual Basic 4.0. (Carga horária: 35h).
Grupo att Informática, ATT, Brasil.
1995 - 1995
Introd. to Program. MS Windows Using VB 3. (Carga horária: 21h).
Grupo att Informática, ATT, Brasil.
1995 - 1995
Programming in MS Visual Basic 3.0. (Carga horária: 35h).
Grupo att Informática, ATT, Brasil.
1995 - 1995
Curso Básico de Visual Basic. (Carga horária: 24h).
Grupo att Informática, ATT, Brasil.
1993 - 1993
Desenvolvimento Rápido de Sistemas. (Carga horária: 60h).
Instituto de Educação Tecnológica de Minas Gerais, IETEC, Brasil.
1992 - 1992
Programador Cobol I. (Carga horária: 72h).
Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - SENAC Minas, SENAC/MG, Brasil.
1990 - 1990
Conceitos de Teleprocessamento. (Carga horária: 16h).
UNISYS, UNISYS, Brasil.
1986 - 1986
Operador de Telex. (Carga horária: 15h).
Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - SENAC Minas, SENAC/MG, Brasil.
1986 - 1986
Datilografia. (Carga horária: 45h).
Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - SENAC Minas, SENAC/MG, Brasil.
1986 - 1986
Mecanografia. (Carga horária: 150h).
Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - SENAC Minas, SENAC/MG, Brasil.
1985 - 1985
Office Boy. (Carga horária: 90h).
Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - SENAC Minas, SENAC/MG, Brasil.
1985 - 1985
Datilografia. (Carga horária: 150h).
Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - SENAC Minas, SENAC/MG, Brasil.
1985 - 1985
Auxiliar de Escritório. (Carga horária: 450h).
Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - SENAC Minas, SENAC/MG, Brasil.


Atuação Profissional



Faculdade de Tecnologia Senac Florianópolis, SENAC, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - Atual
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Horista, Carga horária: 12
Outras informações
Disciplinas lecionadas: Lógica de Programação no Curso Superior de Tecnologia em Gestão da Tecnologia da Informação Técnicas de Pesquisa no Curso Superior de Tecnologia em Gestão da Tecnologia da Informação Processos de Desenvolvimento de Software no Curso Superior de Tecnologia em Gestão da Tecnologia da Informação Técnicas de Pesquisa nas Pós-graduações Lato Sensu Introdução à Programação e Análise Estruturada de Sistemas no Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas Mídia-Educação e Metodologia Científica na pós-graduação em Didática da Educação Superior

Atividades

02/2014 - Atual
Ensino, Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Análise e Desenvolvimento de Sistemas
Introdução à Programação
08/2010 - Atual
Ensino, Pós Lato Sensu em Didática da Educação Superior, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Metodologia da pesquisa científica
Mídia-Educação
Técnicas de Pesquisa
02/2010 - 12/2014
Ensino, Superior em Gestão da Tecnologia da Informação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Introdução a sistemas de banco de dados
Lógica de Programação
Projeto de Desenvolvimento de Software
Técnicas de Pesquisa

Instituto Federal de Santa Catarina, IFSC, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 40

Atividades

03/2018 - Atual
Ensino, Especialização em Docência para a Educação Profissional, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Introdução à EaD e AVEA
03/2018 - Atual
Ensino, Planejamento e desenvolvimento de cursos na modalidade EaD, Nível: Aperfeiçoamento

Disciplinas ministradas
Planejamento e desenvolvimento de cursos na modalidade EaD
03/2018 - Atual
Ensino, Especialização em Docência para a Educação Profissional, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Ensino Híbrido

Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - 2017
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 4
Outras informações
Professor da disciplina INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, no curso de Licenciatura em Filosofia, na modalidade a distância.


Faculdade de Tecnologia Senai Florianópolis, SENAI, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2012
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Horista, Carga horária: 20
Outras informações
Disciplinas lecionadas (de 12/2008 ao período atual): "ALGORITMOS E PROGRAMAÇÃO" do Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas "LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO" do Curso Técnico em Informática "BANCO DE DADOS I" do Curso Técnico em Informática MS Project para os cursos de Qualificação (externos) "ALGORITMOS E PROGRAMAÇÃO" do Curso Superior de Tecnologia em Redes de Computadores "METODOLOGIA CIENTÍFICA" no Curso Superior de Tecnologia em Sistemas de Telecomunicações Membro do Núcleo Docente Estruturante (NDE) do Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Atividades

02/2009 - 09/2012
Ensino, Sup de Tecnol. em Análise e Desenvolvimento, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Algoritmos e Programação

Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - SC, SENAC/SC, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Analista de Formação Profissional, Carga horária: 42


Faculdade Infórium de Tecnologia, FIT, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2006
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Coordenador de cursos superiores, Carga horária: 40

Vínculo institucional

2003 - 2006
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40

Atividades

8/2004 - 4/2006
Direção e administração, Coordenação, Coordenação.

Cargo ou função
Coordenador do curso de Tecnólogo em Desenvolvimento para Web.
8/2004 - 4/2006
Direção e administração, Coordenação, Coordenação.

Cargo ou função
Coordenador do curso de Tecnólogo em Gerenciamento de Banco de Dados.
8/2004 - 4/2006
Direção e administração, Coordenação, Coordenação.

Cargo ou função
Coordenador do Programa de Pós-graduação Lato Sensu em Educação com ênfase em Tecnologias da Informação Aplicadas à Educação.
02/2003 - 04/2006
Ensino, Bacharel em Sistemas de Informação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Computador e Sociedade
Modelagem de Dados
Linguagens e Estruturas de Dados II
Linguagens e Estruturas de Dados I

Fundação Universidade de Itaúna, FUIT, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2005
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 8

Atividades

8/2002 - 4/2005
Ensino, Ciência da Computação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Análise de Sistemas
Programação Orientada a Objetos

Cursos e Escolas Brasileiras Ltda, COLBRAS, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2003
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 24

Vínculo institucional

1996 - 1999
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 24

Atividades

2/1996 - 9/2003
Ensino,

Disciplinas ministradas
Análise de Sistemas
Programação

Grupo att Informática, ATT, Brasil.
Vínculo institucional

1997 - 2005
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Prestador de serviços, Carga horária: 0

Vínculo institucional

1995 - 1997
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Analista de Sistemas, Carga horária: 40

Atividades

2/1997 - 12/2005
Treinamentos ministrados , Prestação de Serviços, Bh.

Treinamentos ministrados
MS PROJECT - para o cliente Caixa Econômica Federal
MS PROJECT - para o cliente Acesita
MS PROJECT - para o cliente Telemig Celular
MS PROJECT - para o cliente Ponto Cargo
1/1995 - 2/1997
Serviços técnicos especializados , Desenvolvimento, Desenvolvimento de Sistemas.

Serviço realizado
Desenvolvimento de sistemas e treinamentos em MS Project.

Msa Infor Sistemas e Automação S A, MSAINFOR, Brasil.
Vínculo institucional

1990 - 1991
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Operador de computador, Carga horária: 40

Atividades

1/1990 - 5/1991
Serviços técnicos especializados , Sistemas, Sistemas.

Serviço realizado
Operador de computador.

SENAC - SERV. NACIONAL DE APREND. COMERCIAL, SENAC, Brasil.
Vínculo institucional

1992 - 1994
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40

Vínculo institucional

1991 - 1992
Vínculo: Professor Horista, Enquadramento Funcional: Prestador de Serviços, Carga horária: 0

Atividades

2/1992 - 1/1994
Ensino, Lógica de Programação, Nível: Aperfeiçoamento

Disciplinas ministradas
Lógica de Programação
5/1991 - 1/1992
Ensino, Lógica de Programação, Nível: Aperfeiçoamento

Disciplinas ministradas
Lógica de programação

A C Training, A&C, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2001
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Prestador de serviços, Carga horária: 0

Atividades

1/2001 - 12/2001
Treinamentos ministrados , Treinamento, Bh.

Treinamentos ministrados
MS PROJECT para o cliente Samarco Mineradora
MS PROJECT para o cliente Datasul Informática
MS PROJECT para o cliente Banco Mercantil do Brasil

Pró Informática, PROINFORMATICA, Brasil.
Vínculo institucional

1998 - 1999
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Prestador de serviços, Carga horária: 0

Atividades

2/1998 - 12/1999
Treinamentos ministrados , Treinamento, Bh.

Treinamentos ministrados
MS PROJECT para o cliente Prodemge
MS PROJECT para o cliente Fiat Automóveis

Tech In Tecnologia da Informação, TECHIN, Brasil.
Vínculo institucional

1999 - 1999
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Prestador de serviços, Carga horária: 0

Atividades

2/1999 - 12/1999
Treinamentos ministrados , Treinamento, Bh.

Treinamentos ministrados
MS PROJECT para o cliente Telemig Celular
MS PROJECT para o cliente Amazônia Celular (Belém-PA)

Techbiz Informática, TBIZ, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2003
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Prestador de serviços, Carga horária: 0

Atividades

2/2003 - 8/2003
Treinamentos ministrados , Treinamento, Bh.

Treinamentos ministrados
Gerenciamento de Projetos e MS Project para o cliente CEMIG
MS PROJECT para o cliente MBR

Treinar Informática, TREINAR, Brasil.
Vínculo institucional

1997 - 2001
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Prestador de serviços, Carga horária: 0

Atividades

2/1997 - 12/2001
Treinamentos ministrados , Treinamento, Bh.

Treinamentos ministrados
MS PROJECT para o cliente Paranasa Construtora
MS PROJECT para o cliente Sudecap


Projetos de pesquisa


2012 - 2015
CAPTE - Centro de Apoio às Práticas Pedagógicas com Tecnologias na Educação
Descrição: O projeto Centro de Apoio às Práticas com Tecnologias Educacionais (CAPTE) tem como objetivo geral: Criar um laboratório de apoio às práticas pedagógicas que utilizam tecnologias educacionais, incentivar estas práticas, dar suporte técnico e promover a discussão do uso da mídia no processo ensino-aprendizagem nos cursos da Faculdade de Tecnologia Senac Florianópolis: pós-graduação, graduação, cursos técnicos, cursos de qualificação e cursos de aprendizagem comercial. Como objetivos específicos, para que o objetivo geral seja passível de execução, temos: - Criar um ambiente para publicação de Webquest e páginas na internet, com uso do software Joomla (gratuito). - Criar um laboratório de testes e de suporte tecnológico (com pelo menos 2 computadores, com acesso à Internet). - Incentivar e acompanhar as práticas pedagógicas com o uso de tecnologias digitais, tais como: uso de webquest, blog, mapas conceituais, entre outras. - Promover a criação de um grupo de discussão das práticas pedagógicas advindas deste projeto, com participação de docentes da IES e o grupo integrante do CAPTE, em encontros periódicos, a serem definidos pelos participantes. - Promover a publicação de artigos em eventos, principalmente da área de Educação, com os resultados dos trabalhos. - Promover o uso da mídia como recurso pedagógico nos diversos níveis de educação oferecidos pela Faculdade de Tecnologia Senac Florianópolis..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) .
Integrantes: Eli Lopes da Silva - Coordenador / Thais Hoffman Arnoni - Integrante.
2012 - 2015
O professor midiático no ensino superior: inovação, linguagens e formação (práticas e reflexões)
Descrição: Este projeto tem como objetivo investigar como os professores de uma universidade federal catarinense estão se apropriando das práticas e linguagens da cultura tecnológica no ensino presencial a partir do uso das mídias digitais e da plataforma educacional via internet, o Moodle, adotado na instituição como um ambiente virtual de ensino e aprendizagem (AVEA). Em termos metodológicos, a pesquisa pretende levantar as práticas pedagógicas dos professores da UFSC através de revisão bibliográfica das experiências em curso no país; estudo documental no AVEA da UFSC; questionários, entrevistas, diário de bordo, observação participante e acompanhamento das ações de formação docente realizadas em diversas instâncias da universidade, incluindo-se a oferta sistemática de uma disciplina de formação para as mídias pela proponente. Uma proposta metodológica desafiante do projeto vai ser construir com os docentes investigados nos espaços de formação continuada um conhecimento compartilhado sobre as possibilidades levantadas pela cibercultura no campo do letramento e da aprendizagem, buscando levá-los a uma reflexão que possibilite uma ação transformadora de sua prática educativa..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (3) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (3) .
Integrantes: Eli Lopes da Silva - Integrante / Dulce Márica Cruz - Coordenador / Terezinha Fernandes Martins de Souza - Integrante / Marcia Melo Bortolato - Integrante / Lidnei Ventura - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
2009 - 2012
Construção, uso e avaliação de uma plataforma para Webquest no Senai de Florianópolis
Descrição: Construção de uma ferramenta/software para publicação de Webquest e uso do mesmo com investigação sobre as práticas pedagógicas oriundas deste uso..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) .
Integrantes: Eli Lopes da Silva - Coordenador / Diney Domingos de Souza - Integrante / Alexandre Bastos Corrêa - Integrante / Alessandro de Matos Abrahão - Integrante / Tauane de Jesus - Integrante / Franciane da Silva - Integrante.


Membro de corpo editorial


2012 - Atual
Periódico: Navus
2010 - 2011
Periódico: E-tech: Tecnologias para Competitividade Industrial


Revisor de periódico


2018 - Atual
Periódico: CAMINHO ABERTO: REVISTA DE EXTENSÃO DO IFSC


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Lê Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2016
Menção honrosa no concurso nacional de teses e dissertações de Informática na Educação, Sociedade Brasileira de Informática (SBC).
2015
Prêmio Talento Profissional Senac 2015 - Etapa local Joaçaba - Categoria Pós-graduação, Senac SC.
2015
Prêmio Talento Profissional Senac 2015 - Etapa local Florianópolis - Categoria Graduação, Senac SC.
2014
Talento Profissional Senac 2014 - Etapa estadual - Categoria Pós-graduação, Senac SC.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
SILVA, K.E.V.2018SILVA, K.E.V. ; PRESSER, N. H. ; SILVA . A representatividade das mulheres na gestão das universidades. P2P E INOVAÇÃO, v. 5, p. 120-140, 2018.

2.
SILVA, ELI LOPES DA2017SILVA, ELI LOPES DA; PRESSER, NADI HELENA . Editorial - v. 7 n. 2 - A confusa dicotomia entre ciência básica e aplicada. NAVUS Revista de Gestão e Tecnologia, v. 7, p. 05-06, 2017.

3.
PRESSER, N. H.2016PRESSER, N. H. ; SILVA ; WERLANG, E. . Contexto informacional - o fenômeno da hospitalidade. Informação & Sociedade (UFPB. Online), v. 26, p. 185-196, 2016.

4.
SANTOS, R. N. M.2010 SANTOS, R. N. M. ; SILVA ; PRESSER, NADI HELENA . Recursos de formulação e visualização de indicadores para apoiar processos de gestão educacional em IESs. Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, v. 7, p. 247-259, 2010.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
WERLANG, E. (Org.) ; SILVA (Org.) ; PRESSER, N. H. (Org.) . Indicadores de gestão para os meios de hospedagem. 1. ed. Florianópolis: Senac Santa Catarina, 2016. v. 1. 244p .

2.
Eli Lopes da. Elaboração de trabalhos acadêmicos: normas, dicas e erros comuns. 1. ed. Florianópolis: Edição do Autor, 2016. 112p .

3.
SILVA. Mídia-Educação: tecnologias digitais na prática do professor. 1. ed. Curitiba: CRV, 2012. v. 1. 152p .

Capítulos de livros publicados
1.
PRESSER, NADI HELENA ; WERLANG, E. ; SILVA . Contexto organizacional dos meios de hospedagem. In: WERLANG, Elisabete; SILVA, Eli Lopes da; PRESSER, Nadi Helena. (Org.). Indicadores de gestão para os meios de hospedagem. 1ed.Florianópolis: Senac Santa Catarina, 2016, v. 1, p. 41-70.

2.
PRESSER, N. H. ; ROCHA, C.A.S. ; FORMENTIN, C.N. ; LIMONATO, Creici ; DALLAGNOLLO, D.C. ; GOMES, E.R.P. ; Eli Lopes da ; WERLANG, E. ; ROMANCINI, J. ; FRIZON, L.U. ; KOENIG, M. ; BASTIANI, S.N.A.C. ; MACEDO, S.R. . Proposição de indicadores de gestão para os meios de hospedagem. In: WERLANG, Elisabete; SILVA, Eli Lopes da; PRESSER, Nadi Helena. (Org.). Indicadores de gestão para os meios de hospedagem. 1ed.Florianópolis: Senac Santa Catarina, 2016, v. 1, p. 103-182.

3.
SILVA. Uso de Webquest na Educação Superior: balanço de dois anos de pesquisa. In: Eli Lopes da Silva. (Org.). Mídia-Educação: tecnologias digitais na prática do professor. 1ed.Curitiba: CRV, 2012, v. 1, p. 127-144.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SILVA, ELI; CRUZ, DULCE . Mediação de professores e alunos para uso de mídias digitais. In: Workshops do Congresso Brasileiro de Informática na Educação, 2016, Uberlandia. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação (SBC), 2016. v. 1. p. 13-1.

2.
Eli; FRANZ, Cíntia ; CRUZ, D. M. . Experimentações do uso de jogos digitais na disciplina de Língua Portuguesa. In: 6o. Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educação, 2015, Recife. Anais Simpósio Hipertexto 2015, 2015.

3.
Eli; BALDO, C.F. . Experimentações do uso de mídias digitais na disciplina de Artes no 8º. ano. In: 6o. Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educação, 2015, Recife. Anais Simpósio Hipertexto 2015, 2015.

4.
Eli; CRUZ, D. M. . Currículo como labirinto rizomático de experimentações a partir do uso de mídias digitais na educação: pesquisa-ação em escolas públicas com professores do oitavo ano. In: XI Colóquio sobre questões curriculares - VII Colóquio Luso-Brasileiro sobre questões curriculares - I Colóquio Luso-afro-brasileiro sobre questões curriculares, 2014, Braga. Atas do XI Colóquio sobre questões curriculares - VII Colóquio luso-brasileiro sobre questões curriculares - I Colóquio luso-afro-brasileiro sobre questões curriculares. Braga: CIED - Universidade do Minho, 2014. v. 1. p. 950-957.

5.
Eli; WERLANG, E. . O professorpesquisador e a necessidade de parcerias: cooperação entre IES e iniciativa privada. In: XII Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, 2014, Vila Real. Atas do XII Congresso da SPCE. Vila Real: De Facto Editores, 2014. v. 1. p. 2788-2797.

6.
Eli. PARCERIA PÚBLICO-PRIVADA NA EDUCAÇÃO EM RIO DO SUL ? SANTA CATARINA ? BRASIL: O PROJETO E-CULTURAS EXECUTADO PELO SENAC DE RIO DO SUL NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DA CIDADE. In: XII Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, 2014, Vila Real. Atas do XII Congresso SPCE. Vila Real: De Facto Editores, 2014. v. 1. p. 671-681.

7.
Eli; ARNONI, T. H. . FORMAÇÃO DOCENTE PARA O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS: EXPERIMENTAÇÕES DO GRUPO CAPTE COM OFICINAS DE WEBQUEST E OUTROS RECURSOS DIGITAIS. In: 5o. Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educação, 2013, Recife. Anais Simpósio Hipertexto 2013, 2013.

8.
Eli; SOUZA, T. F. M. ; CRUZ, D. M. . EXPERIMENTAÇÕES RIZOMÁTICAS DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: DESLOCAMENTOS DOS CONCEITOS DELEUZIANOS PARA O CAMPO EDUCACIONAL. In: 5o. Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educação, 2013, Recife. Anais Simpósio Hipertexto 2013, 2013.

9.
CRAVO, A. C. ; CASSAL, A. E. ; Eli . CULTURA DA CONVERGÊNCIA: DESAFIOS DE SER PROFESSOR NA ERA DAS MÍDIAS. In: 4o. Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educação, 2012, Recife. Anais Simpósio Hipertexto 2012, 2012.

10.
GARCIA, F. A. B. ; POLEZA, M. ; Eli . USO DE BLOG NA EDUCAÇÃO PRESENCIAL: PESQUISA-AÇÃO NA FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAC FLORIANÓPOLIS. In: 4o. Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educação, 2012, Recife. Anais Simpósio Hipertexto 2012, 2012.

11.
Eli; ALBERTONI, M. ; SIMAO, N. H. L. . USO DE WEBQUEST NA EDUCAÇÃO PRESENCIAL: PESQUISA-AÇÃO NA FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAC FLORIANÓPOLIS. In: 4o. Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educação, 2012, Recife. Anais Simpósio Hipertexto 2012, 2012.

12.
Eli. TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO: DOIS ANOS DE PESQUISA COM WEBQUEST NA PRÁTICA PEDAGÓGICA ? DESAFIOS E POSSIBILIDADES. In: IX ANPED SUL - Seminário de pesquisa em Educação da Região Sul, 2012, Caxias do Sul. Anais da IX ANPED SUL, 2012. v. 1. p. 1-15.

13.
SILVA. Sistema de Gestão Educacional por meio de indicadores. In: IX Colóquio Internacional sobre Gestão Universitária na América do Sul, 2009, Florianópolis. IV Colóquio Internacional sobre Gestão Universitária na América do Sul, 2009. v. 1.

14.
SILVA. Uma experiência de uso de objetos de aprendizagem na Educação Presencial: ação-pesquisa num curso de sistemas de informação. In: VIII ENCONTRO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO DA REGIÃO SUDESTE, 2007, Vitória. VIII ENCONTRO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO DA REGIÃO SUDESTE, 2007.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
SILVA; Wutzow, Klairy Simone ; CRUZ, D. M. . Labirinto rizomático com mídias digitais na Matemática: da tese para a sala e dela para a feira.. In: VI SEMINÁRIO NACIONAL DE AVALIAÇÃO E GESTÃO DAS FEIRAS DE MATEMÁTICA, 2017, Camboriú. ANAIS DO VI SEMINÁRIO NACIONAL DE AVALIAÇÃO E GESTÃO DAS FEIRAS DE MATEMÁTICA. CAMBORIÚ: IFC, 2017. v. 1. p. 57-66.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
SILVA; GARCIA, F. A. B. ; SILVEIRA, M. A. ; POLEZA, M. ; SIMAO, N. H. L. . Experiências de uso de webquest em cursos de graduação na Faculdade de Tecnologia Senac. In: 2o. Congresso Literacia, Media e Cidadania, 2013, Lisboa. Livro de atas: livro de resumos, 2013.

2.
SILVA. Desafios do uso de objetos de aprendizagem: uma pesquisa-ação que aposta na tecnologia e nas interações. In: VIII Seminário Pedagogia em Debate e III Colóquio Nacional de Formação de Professores, 2008, Curitiba. Anais do VIII Seminário Pedagogia em Debate e III Colóquio Nacional de Formação de Professores. Curitiba: UTP, 2008. v. 1. p. 91-91.

Apresentações de Trabalho
1.
SILVA. Oficina de criação de vídeos interativos no H5P. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

2.
Eli Lopes da. Labirinto rizomático de experiências com mídias digitais. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
SILVA; WERLANG, E. . O PROFESSORPESQUISADOR E A NECESSIDADE DE PARCERIAS: COOPERAÇÃO ENTRE INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR E INICIATIVA PRIVADA. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
SILVA; TRIERWEILER, S. T. P. . Parceria público-privada na educação em Rio do Sul- Santa Catarina- Brasil: o projeto E-Culturas executado pelo Senac do Rio do Sul nas escolas municipais da cidade. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
SILVA. CURRÍCULO COMO LABIRINTO RIZOMÁTICO DE EXPERIMENTAÇÕES A PARTIR DO USO DE MÍDIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO: PESQUISA-AÇÃO EM ESCOLAS PÚBLICAS COM PROFESSORES DO OITAVO ANO. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
SILVA; SOUZA, T. F. M. ; CRUZ, D. M. . Experimentações rizomáticas das tecnologias digitais nas práticas pedagógicas: deslocamentos dos conceitos deleuzianos para o campo educacional. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
SILVA; TRIERWEILER, S. T. P. . Exploração do ciberespaço para socialização e construção coletiva de conhecimento - uma pesquisa-ação em duas escolas de Rio do Sul/SC. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
SILVA; GARCIA, F. A. B. ; SILVEIRA, M. A. ; POLEZA, M. ; SIMAO, N. H. L. . Experiências de uso de webquest em cursos de graduação na Faculdade de Tecnologia Senac. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
SILVA; PAGGI, Laís Cristina ; GIOVANAZ, L. . AULAS CONECTADAS NA FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAC FLORIANÓPOLIS: EXPERIMENTAÇÕES DE USO DE BLOG, WEBQUEST, FACEBOOK E SKYDRIVE POR UM DOCENTE DA EDUCAÇÃO SUPERIOR. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
Eli. Tecnologias digitais na Educação: dois anos de pesquisa com Webquest na prática pedagógica - desafios e possibilidades. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
SILVA; SILVEIRA, M. A. ; SIMAO, N. H. L. . Uso de tecnologias digitais a distância na Educação presencial: o projeto CAPTE da Faculdade de Tecnologia Senac Florianópolis. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
SILVA. Pesquisa, desenvolvimento e Tecnologia. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

13.
SILVA; ABRAHÃO, Alessandro de Matos . Webquest e prática pedagógica: construção e uso de uma ferramenta para publicação. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
ABRAHÃO, Alessandro de Matos ; Eli Lopes da ; JESUS, Tauane de . Webquest e prática pedagógica: construção e uso de uma ferramenta para publicação - as primeiras impressões de professores e alunos. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
SILVA. A pesquisa em Cursos Superiores de Tecnologia. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

16.
SILVA. Webquest como prática pedagógica: pesquisa-ação em um curso de graduação da Faculdade de Tecnologia Senai Florianópolis. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
SILVA. Construção, uso e avaliação de uma plataforma para Webquest baseada no Joomla: pesquisa-ação na Faculdade de Tecnologia Senai Florianópolis. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

18.
SILVA. Webquest e hipertextualidade na prática pedagógica: as orientações de trabalhos escolares no Senai de Florianópolis. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

19.
PRESSER, NADI HELENA ; SILVA . Sistema de gestão educacional por meio de indicadores. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

20.
SILVA. Desafios do uso de objetos de aprendizagem: uma pesquisa-ação que aposta na tecnologia e nas interações. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

21.
SILVA. Uma experiência de uso de objetos de aprendizagem na educação presencial. 2007. (Apresentação de Trabalho/Seminário).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
SILVA. Revisão e Elaboração de curso superior do Senac/SC. 2014.

Trabalhos técnicos
1.
SILVA. Mídias Digitais nos anos finais do ensino fundamental. 2015.


Demais tipos de produção técnica
1.
SILVA; VIAPIANA, N. . Manual de normalização de trabalhos acadêmicos do Senac/SC. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material instrucional - Manual).

2.
SILVA. Educação Superior (Plano Municipal de Educação). 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
SILVA. As novas tecnologias e a prática pedagógica (Plano Municipal de Educação). 2012. .

4.
SILVA. Educação Superior (Plano Municipal de Educação). 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

5.
SILVA. Educação Superior (Plano Municipal de Educação). 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
PRESSER, N. H.; BUFREM, L. S.; SILVA. Participação em banca de Ítalo Welke de Andrade. Abrangência informacional dos indicadores para a gestão educacional: implicações para o ensino médio no Pacto pela Educação de Pernambuco. 2018. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Universidade Federal de Pernambuco.

2.
Eli; PRESSER, N. H.; CAMPOS, F.A.C.S.; RIBEIRO, M.A.; RIBEIRO, E.. Participação em banca de Kátia Elaine de Vasconcelos e Silva. A representatividade das mulheres na gestão acadêmica da Universidade Federal de Pernambuco. 2018. Dissertação (Mestrado em Gestão Pública para o Desenvolvimento do Nordeste) - Universidade Federal de Pernambuco.

3.
Eli; PRESSER, N. H.; SILVEIRA, M.A.A.; RIBEIRO, E.; LUBAMBO, C.W.. Participação em banca de WILKA MAYRA FERREIRA GOMES MONTEIRO. CONTEÚDO INFORMACIONAL GERADO NAS PESQUISAS COM OS EGRESSOS DIPLOMADOS NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO PRESENCIAIS DA UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO. 2018. Dissertação (Mestrado em Gestão Pública para o Desenvolvimento do Nordeste) - Universidade Federal de Pernambuco.

4.
CRUZ, D. M.; VALENTE, J.A.; SILVA; Fantin, M.. Participação em banca de Sandra Dias da Luz. Miradas no caleidoscópio: oficinas de multiletramentos com dispositivos móveis na criação de narrativas digitais na educação básica. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Qualificações de Doutorado
1.
KERN, Vinícius Medina; PRESSER, N. H.; SILVA; PINTO, M. D.S.; SANTOS, R. N. M.; BLATTMANN, Urusula. Participação em banca de Elisabete Werlang. Parâmetros para a estruturação das revistas científicas de instituições de ensino superior brasileiras. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Ciência da Informação) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Qualificações de Mestrado
1.
PRESSER, N. H.; BUFREM, L. S.; SILVA. Participação em banca de Ítalo Welke de Andrade. Os indicadores do pacto pela Educação de Pernambuco: abrangência informacional e suas implicações para a gestão educacional do ensino médio no estado. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Ciência da Informação) - Universidade Federal de Pernambuco.

2.
CRUZ, D. M.; WIELEWICKI, H.G.; Eli; VALENTE, J.A.; SEGUNDO, D.K.R.. Participação em banca de Sandra Dias da Luz. Narrativas digitais em dispositivo móvel. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
BITTENCOURT, T. P.; CHAGAS, L. M. M.; CARVALHO, G. M. D.; Eli. Participação em banca de Tatiana Paduin Bittencourt. As redes sociais como ferramentas auxiliares de leitura para o professor. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Coordenação Pedagógica) - Universidade Federal de Santa Catarina.

2.
Bittencourt, C.R.; PIOVESAN, Ilson; SILVA. Participação em banca de Eduardo Ribeiro; Paulo César Dagostin. Planejamento Estratégico da Cooperativa Regional Agropecuária Sul Catarinense. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Empresarial Estratégica) - Faculdade de Tecnologia Senac Criciúma.

3.
SARTORI, M.; PIOVESAN, Ilson; LOPES DA SILVA. Participação em banca de Ana P. S. Ronconi; Carlos R. Custódio; Christian A. de Mello. Planejamento Estratégico Financeiro da empresa APL Cobertura. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Empresarial Estratégica) - Faculdade de Tecnologia Senac Criciúma.

4.
Bittencourt, C.R.; PIOVESAN, Ilson; LOPES DA SILVA. Participação em banca de Giovani D. Oliveira; José P. Gomes Goes; Sergio S. Cardoso. Planejamento Estratégico do escritório Giovani Duarte Oliveira Advogados Associados. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Empresarial Estratégica) - Faculdade de Tecnologia Senac Criciúma.

5.
SILVA. Participação em banca de Adriana Maurina Chaplin Savedra de Araujo. Curso a distância em Técnica Vocal para o Canto. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação Lato Sensu em Educação a Distância) - Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - SC.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
IV Seminário Web Currículo e XII Encontro de Pesquisadores em Currículo.Oficina de webquest. 2015. (Seminário).

2.
IX SIMPÓSIO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO.Experimentações das mídias digitais do livro de matemática no ensino fundamental. 2015. (Simpósio).

3.
IX SIMPÓSIO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO.Três anos de experiência com o portal CAPTE de webquest. 2015. (Simpósio).

4.
IX SIMPÓSIO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO. 2015. (Simpósio).

5.
XV Encontro Nacional de Editores Científicos.Membro da Comissão Científica. 2015. (Encontro).

6.
III (IN)FORMACCE.Projeto e-culturas e arte: experiências estéticas de alunos do sétimo ano com fotografia. 2014. (Encontro).

7.
III (IN)FORMACCE.Práticas pedagógicas na escola básica: relato de experiências do Senac de Rio do Sul com as escolas municipais da cidade. 2014. (Encontro).

8.
XI Colóquio Luso-Afro-Brasileiro sobre Questões Curriculares. Currículo como labirinto de experimentações rizomáticas a partir do uso de tecnologias digitais na educação. 2014. (Congresso).

9.
XII Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação. Parceria público-privada na educação em Rio do Sul-SC-Brasil. 2014. (Congresso).

10.
XII Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação. O professorpesquisador e a necessidade de parcerias: cooperações entre IES e iniciativa privada. 2014. (Congresso).

11.
II Seminário Aulas Conectadas.AULAS CONECTADAS NA FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAC FLORIANÓPOLIS: EXPERIMENTAÇÕES DE USO DE BLOG, WEBQUEST, FACEBOOK E SKYDRIVE POR UM DOCENTE DA EDUCAÇÃO SUPERIOR. 2013. (Seminário).

12.
V Encontro de Hipertexto e Tecnologias Educacionais.PESqUISA DE USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EDUCAÇãO: UM ANO DO GRUPO CAPTE. 2013. (Encontro).

13.
VI CONECO - Congresso de Estudantes de Pós-graduação em Comunicação. Experimentações rizomáticas no ciberespaço: acontecimentos coletivos em duas escolas de Rio do Sul/SC. 2013. (Congresso).

14.
VIII Colóquio Nacional de Pesquisa em Educação.Exploração do ciberespaço para socialização e construção coletiva de conhecimento - uma pesquisa-ação em duas escolas de Rio do Sul/SC. 2013. (Seminário).

15.
4o. Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educação.Sessão de comunicação CI-04. 2012. (Simpósio).

16.
4o. Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educação.Uso de webquest na Educação presencial: pesquisa-ação na Faculdade de Tecnologia Senac Florianópolis. 2012. (Simpósio).

17.
II (IN)FORMACCE.Uso de tecnologias digitais a distância na Educação presencial: o projeto CAPTE da Faculdade de Tecnologia Senac Florianópolis. 2012. (Encontro).

18.
IX ANPED SUL - Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul.Tecnologias digitais na Educação: dois anos de pesquisa com Webquest na prática pedagógia - desafios e possibilidades. 2012. (Seminário).

19.
VII Colóquio Nacional de Pesquisa em Educação.Construção, uso e avaliação de uma plataforma para Webquest baseada no Joomla: pesquisa-ação na Faculdade de Tecnologia Senai Florianópolis. 2010. (Seminário).

20.
7a. Jornada Catarinense de Tecnologia Educacional. 2007. (Seminário).

21.
Mídia, Tecnologia e Novas Educações. 2007. (Seminário).

22.
21 anos de Informática na Educação Brasileira. Maturidade ou ainda não?. 2006. (Seminário).

23.
Computadores na educação: aprendizagem com a criação e a utilização de simulações. 2006. (Seminário).

24.
III Seminário de Pesquisa e Extensão do Extremo Sul da Bahia.Abordagem teórico-metodológica da pesquisa-ação. 2006. (Seminário).

25.
I Oficina de Pesquisa em Educação.Pesquisa on-line. 2006. (Oficina).

26.
III Colóquiio de Pesquisa em Educação. 2005. (Encontro).

27.
Seminário de Avaliação Institucional. 2005. (Seminário).

28.
III Colóquio de Pesquisa em Educação. 2004. (Encontro).

29.
3o. Encontro de Instrutores de Informática do SENAC/ARMG.Técnicas de Ordenação e Análise de Algoritmos. 1993. (Encontro).

30.
Palestra de Ferramentas Case - Genexus. 1993. (Oficina).

31.
Palestra de Rede Novell Netware. 1993. (Oficina).

32.
Palestra de Unix e Xenix. 1993. (Oficina).

33.
Palestra Downsizing no Desenvolvimento de Sistemas. 1993. (Oficina).

34.
Seminário de Sensibilização para a vida profissional. 1985. (Seminário).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Israel Huller. Identificador de falhas em tempo real. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Superior de Tecnologia em Automação Industrial) - Faculdade de Tecnologia Senai Florianópolis. Orientador: Eli Lopes da Silva.



Outras informações relevantes


Membro do Núcleo Docente Estruturante (NDE) do Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas da Faculdade de Tecnologia Senai Florianópolis (30/06/2009 a 01/12/2011).

Membro do Conselho Superior da Faculdade de Tecnologia Senai Florianópolis (10/2010 a 12/2011).



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 13/12/2018 às 16:13:58