Humberto de Freitas Espeleta

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/4989158447869004
  • Última atualização do currículo em 23/07/2018


Doutorado (2003) e mestrado (1997) em Letras Estudos Literários e graduação (1985), pela Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho. Atualmente é professor Adjunto da Universidade Federal do Acre - AC. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Teoria Literária, Literatura Brasileira, Literatura Portuguesa, Literatura Francesa e Ensino de Língua Francesa. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Humberto de Freitas Espeleta
Nome em citações bibliográficas
ESPELETA, Humberto de Freitas

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal do Acre, Departamento de Letras.
Br 364 km 04
Distrito Industrial
69915-900 - Rio Branco, AC - Brasil
Telefone: (68) 32291796
Fax: (68) 39012559
URL da Homepage: http://www.ufac.br


Formação acadêmica/titulação


1998 - 2002
Doutorado em Letras Estudos Literários.
Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Título: Evasão e sociedade: o gênero conto na França do século XIX, Ano de obtenção: 2003.
Orientador: Sidney Barbosa.
Palavras-chave: Teoria, Conto, Crítica, Decadentismo, Sociedade, E; Evasão, Narrativa.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes.
Setores de atividade: Educação Superior; Outros.
1993 - 1997
Mestrado em Letras Estudos Literários.
Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Título: O Malogro como Expressão do Tempo em L'Éducation Sentimentale, de Gustave Flaubert,Ano de Obtenção: 1998.
Orientador: Lídia Fachin.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Romance, História, Sociedade,Crítica; Teoria Literária, Semiótica, Análise do Discurso.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Setores de atividade: Educação Superior.
1981 - 1985
Graduação em Letras.
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.




Atuação Profissional



Associação Jaboticabalense de Educação e Cultura, UNI-SÃO LUÍS, Brasil.
Vínculo institucional

1999 - 2000
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20

Atividades

02/1999 - 01/2000
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Prática de Ensino de Inglês
Prática de ensino de Português
Teoria Literária
Literatura Portuguesa
Literatura Brasileira

Universidade Federal do Acre, UFAC, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2017
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto Nível 604, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2011 - 2013
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto Nível 603, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2008 - 2010
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Classe Adjunto, Padrão 2, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2006 - 2008
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Classe Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

08/2007 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Departamento de Letras, .

05/2007 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Letras, .

Cargo ou função
Secretário da Comissão de Elaboração do Projeto de Criação do Curso de Licenciatura Dupla em Letras: português - francês.
08/2006 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Departamento de Letras, .

01/2006 - Atual
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa: leitura, interpretação de textos e técnicas de redação
Conversação em Língua Francesa
Francês Instrumental
Língua Francesa
Literatura Francesa
Metodologia do Ensino de Língua Francesa
Panorama da Literatura Francesa
Teoria da Literatura
08/2011 - 08/2011
Extensão universitária , CELA - Centro de Educação, Letras e Artes, .

Atividade de extensão realizada
Coordenador das atividades dos discentes de Letras na III Expo UFAC Intinerante.
08/2011 - 08/2011
Conselhos, Comissões e Consultoria, CELA - Centro de Educação, Letras e Artes, .

Cargo ou função
Membro da Comissão de Estágio Probatório.
03/2011 - 03/2011
Outras atividades técnico-científicas , CELA - Centro de Educação, Letras e Artes, CELA - Centro de Educação, Letras e Artes.

Atividade realizada
Revisão gramatical do texto em versão digital intitulado Olhares sobre a educação do Vale do Juruá.
03/2001 - 03/2011
Outras atividades técnico-científicas , CELA - Centro de Educação, Letras e Artes, CELA - Centro de Educação, Letras e Artes.

Atividade realizada
Revisor da obra selecionada para publicação intitulada Maquiavel e Montesquieu: Poder, paixão e corrupção no Estado.
12/2010 - 12/2010
Outras atividades técnico-científicas , CELA - Centro de Educação, Letras e Artes, CELA - Centro de Educação, Letras e Artes.

Atividade realizada
Parecerista da obra proposta para a publicação intitulada Trajetórias de professores do Vale do Juruá: Relatos, histórias e memórias.
07/2010 - 12/2010
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Seminário em Língua Francesa I
Literatura Francesa II
Língua Francesa IV
11/2009 - 12/2010
Conselhos, Comissões e Consultoria, CELA - Centro de Educação, Letras e Artes, .

Cargo ou função
Titular do Comitê Local dos Programas Institucionais de Iniciação e Comitê de Pessquisa.
08/2010 - 08/2010
Conselhos, Comissões e Consultoria, CELA - Centro de Educação, Letras e Artes, .

Cargo ou função
Coordenador Adjunto de Redação da Equipe do Núcleo de Processo Seletivo.
08/2010 - 08/2010
Conselhos, Comissões e Consultoria, CELA - Centro de Educação, Letras e Artes, .

Cargo ou função
Membro da Comissão de Seleção de Monitoria do ano de 2010.
06/2010 - 06/2010
Conselhos, Comissões e Consultoria, CELA - Centro de Educação, Letras e Artes, .

Cargo ou função
Membro das Comissões de Estágio Probatório.
02/2010 - 06/2010
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Francesa VII
Língua Francesa V
Língua Francesa III
05/2010 - 05/2010
Conselhos, Comissões e Consultoria, CELA - Centro de Educação, Letras e Artes, .

Cargo ou função
Membro da Comissão para Elaboração e Implantação do Programa de Mestrado em Letras.
04/2010 - 04/2010
Conselhos, Comissões e Consultoria, CELA - Centro de Educação, Letras e Artes, .

Cargo ou função
Presidente da Banca Examinadora do Processo Seletivo Simplificado para Professor Substituto.
08/2009 - 12/2009
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Seminário da Literatura I
Língua Francesa VI
Conversação Intermediária
02/2009 - 07/2009
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Francesa IX
Língua Francesa V
Língua Francesa VII
Metodologia
Panorama da Literatura Francesa
Revisão Gramatical II
09/2008 - 12/2008
Extensão universitária , Departamento de Letras, .

Atividade de extensão realizada
Leitura em Língua Francesa.
08/2008 - 12/2008
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Investigação e Prática II
Língua Francesa VI
09/2008 - 09/2008
Conselhos, Comissões e Consultoria, CELA - Centro de Educação, Letras e Artes, .

Cargo ou função
Membro da Banca Examinadora do Processo Seletivo para Professor Auxilar.
02/2008 - 07/2008
Ensino, Letras Francês, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Panorama da Literatura Francesa
Língua Francesa V
Literatura Francesa I
02/2008 - 02/2008
Ensino, Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa II
09/2007 - 11/2007
Extensão universitária , Departamento de Letras, .

Atividade de extensão realizada
Leitura em Francês para Pós-Graduação.
10/2007 - 10/2007
Direção e administração, Departamento de Letras, .

Cargo ou função
Coordenador de Curso.
08/2007 - 09/2007
Direção e administração, Departamento de Letras, .

Cargo ou função
Coordenador de Curso.
07/2007 - 07/2007
Direção e administração, Departamento de Letras, .

Cargo ou função
Coordenador de Curso.
02/2007 - 07/2007
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Conversação Básica em língua francesa
Literatura Francesa III
Metodologia da Lingua Francesa
Panorama da Literatura Francesa
Teoria da Literatura
04/2007 - 05/2007
Direção e administração, Departamento de Letras, .

Cargo ou função
Coordenador de Curso.
01/2007 - 02/2007
Ensino, Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa I
08/2006 - 12/2006
Ensino, Letras Francês, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Francesa VIII
Língua Francesa VI
Literatura Francesa IV
Língua Francesa V
03/2006 - 07/2006
Ensino, Letras Francês, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Francesa V
Literatura Francesa III
Metodologia do Ensino da Língua Francesa

Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2005
Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Professor Assistente Substituto, Carga horária: 20

Atividades

4/2003 - 12/2005
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Professor de Teoria Literária
Professor de Literatura Portuguesa
Professor de Literatura Brasileira
Literatura Brasileira: Formação e origens; Barroco e Arcadismo; Romantismo e Realismo; Modernismo
Literatura Portuguesa: Romantismo e Realismo.
Teoria do Texto Poético: da lírica clássica à lírica moderna

Faculdades Integradas Anhanguera - Associação Lemense de Educação e Cultura, FIAN, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - 2000
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Ajunto, Carga horária: 40
Outras informações
Gramática da Língua Portuguesa Prática de Ensino de Língua Portuguesa

Atividades

08/2000 - 11/2000
Ensino, Administração de Empresas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Metodologia e Prática de Ensino de Língua Portuguesa
Língua Portuguesa

Universidade Brasil, UNIVBRASIL, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2002
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de Língua Portuguesa Nível 4, Carga horária: 40
Outras informações
Contratado para ministrar aulas de Língua Portuguesa para o primeiro semestre do curso de Administração de Empresas Propaganda e Marketing.

Atividades

04/2001 - 06/2001
Ensino, Administração de Empresas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa: gramática, leitura, interpretação de textos e técnicas de redação

Secretaria da Educação - Governo do Estado de São Paulo, SEGESP, Brasil.
Vínculo institucional

1986 - 2006
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor III, ACT e Professor II, Efetivo, Carga horária: 40
Outras informações
?Ensino Básico e Médio: Professor de Português ? Literatura e Redação ? de 1986 a 1989 e de 1995 a 2006. ? PROFIC (Programa de Formação Integral da Criança): Professor de Iniciação à Leitura de 1986 a 1989. ? CEL - Araraquara (Centro de Estudo de Línguas): Professor de Francês de 1989 a 1994.

Atividades

04/1986 - 07/2006
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa: gramática, leitura e interpretação de textos, e técnicas de redação
04/1986 - 07/2006
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Francesa: compreensão oral e escrita, leitura e interpretação de textos, conversação, cultura e civilização francesas
Língua Portuguesa: gramática, leitura e interpretação de textos, técnicas de redação e literaturas de língua portuguesa
02/1987 - 12/1989
Ensino,

Disciplinas ministradas
Iniciação à leitura no Programa de Formação Integral da Criança

Escola Diálogo Sociedade Civil de Ensino LTDA ? COC - Araraquara, EDSCE, Brasil.
Vínculo institucional

1996 - 1999
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Profesor, Carga horária: 20
Outras informações
Professor de Gramática da Língua Portuguesa, Professor de Literatura Brasileira, Professor de Literatura Portuguesa, Professor de Técnicas de Redação.

Atividades

09/1996 - 01/1999
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa: gramática, literaturas de língua portuguesa e técnicas de redação
09/1996 - 01/1999
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa: gramática, leitura e interpretação de textos e técnicas de redação


Linhas de pesquisa


1.
Teoria literária e crítica literária

Objetivo: Analisar obras literárias a partir de um estudo sistemático da Literatura e analisar construções ideológicas presentes em um texto para assim, por meio do estudo do processo de significação ou representação, na natureza, na cultura, na arte literária compreender o texto artístico literário. Por meio de pesquisas realizar estudos epistemológicos e propedêuticos de métodos e de teorias literárias para a análise da narrativa com vistas a estabelecer levantamentos temáticos, estéticos de produção artística literária..
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Teoria Literária.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literaturas Estrangeiras Modernas.
Setores de atividade: Educação.
Palavras-chave: Crítica Literária; Teoria Literária; Literatura Brasileira; Literatura Francesa.
2.
Metodologia de Ensino de Línguas, Análise do Discurso e Linguística Aplicada no ensino de línguas

Objetivo: Contribuir para a formação dos alunos de Letras, proporcionando-lhes o contato com alternativas teóricas e metodológicas com a utilização das tecnologias aplicadas ao ensino de língua francesa. Desenvolver estudos reflexivos para a utilização da Informática no ensino de língua francesa, contribuindo para a capacitação de professores formandos, particularmente para a formação dos alunos de Letras, proporcionando-lhes o contato com alternativas teóricas e metodológicas com a utilização das novas tecnologias aplicadas ao ensino de língua francesa. Pesquisar as opções de trabalho com as múltiplas linguagens no tocante às questões de leitura e produção de textos em linguagens diferenciadas. Pesquisar e propor meios de aplicabilidade das tecnologias da comunicação e da informação no ensino de língua francesa..
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.
Setores de atividade: Educação.
Palavras-chave: Língua francesa; Estratégias didáticas; Estratégias metodológicas.


Projetos de pesquisa


2014 - Atual
Estudos da tradução: teoria e prática
Descrição: Estudos de tradução e recepção no Brasil de hoje. Reflexões de tradução como modo de comunicação entre culturas e as dificuldades de conciliar textos de partida e de chegada: normas e teorias. Estudo de modelos de tradução e sua aplicação; de aspectos estéticos e contextuais relevantes para a tradução considerando as culturas brasileira e francesa..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Humberto de Freitas Espeleta - Coordenador.
2014 - Atual
Perspectivas teóricas e críticas dos estudos literários
Descrição: Demonstrar que as produções literárias são responsáveis por interferências sobre o fazer literário, relativos às questões de teoria e de crítica literárias. Demonstrar que os anseios da sociedade não correspondem à sua realidade por causa das transformações sociais de cada século. Na verificação dos diálogos estéticos e estruturais produzidos pela Literatura se reconhece uma autenticidade poética na construção das identidades transculturais..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .
Integrantes: Humberto de Freitas Espeleta - Coordenador.
2010 - 2011
A Tecnologia como ferramenta de ensino em língua francesa
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Humberto de Freitas Espeleta - Coordenador.Financiador(es): Universidade Federal do Acre - Bolsa.Número de orientações: 1
2009 - 2010
A tecnologia como Ferramenta de Ensino em Língua Francesa
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Humberto de Freitas Espeleta - Coordenador.Financiador(es): Universidade Federal do Acre - Bolsa.Número de orientações: 1


Projetos de extensão


2013 - Atual
Universidade é Arte
Descrição: Trata-se de um programa que visa revelar talentos dando oportunidade para valores artísticos entre os acadêmicos (docentes, discentes e funcionários) da UFAC e das escolas de ensino médio da rede pública municipal e estadual, bem como para jovens em situação de risco ou cumprimento de medida socioeducativa; visa também levar cultura e entretenimento à população municipal, bem como, à medida do possível, também à população de outras comunidades do Estado. Inicialmente o programa será desenvolvido na UFAC, num período de quatro meses, abrindo espaço para todas as manifestações artísticas e culturais das comunidades municipais. Cumpre esclarecer que durante este período serão planejadas as ações que precedem as apresentações propriamente ditas, apresentações essas que propomos ser, inicialmente, 4 por semestre..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) .
Integrantes: Humberto de Freitas Espeleta - Coordenador.


Projetos de desenvolvimento


2010 - 2011
Decadentismo: um diálogo estético literário e cultural entre a França e o Brasil
Descrição: Este projeto de pesquisa busca reafirmar a existência de uma prosa decatendo-simbolista ou pré-simbolista da qual, no Brasil, Machado de Assis e Raul Pompéa seriam os representantes dela, ou ao menos, dos escritores que se situam entre o Realismo Interior e o Simbolismo tout court (MOISÉS, 1999, p. 3); e na França o representante eleito para esta pesquisa é Barbey d'Aurevilly. A pesquisa proposta inclui um estudo epistemológico e propedêutico de alguns métodos e teorias literárias para a análise da narrativa com vistas a estabelecer alguns subsídios para uma teoria do conto no Brasil e na França, estruturada num levantamento temático, estético e ético como princípios norteadores da escrita artista (AMARAL, 1994 E 1995). Impõe-se aqui fazer uma reflexão a respeito de um fato cultural e social importantíssimo: a influência e o diálogo artístico cultural, e especilamente literário, entre a França e o Brasil, notadamente a partir do século XIX. Esta pesquisa pretende contribuir para uma revisão artística, estética e literária com vistas a revelar aspectos temáticos e teóricos que permitam inserir os autores e obras brasileiras em questão entre aquelas de fulcro decatento-simbolista, ainda que se mantenha a classificação já consagrada pela crítica e pela teoria literária, mas que o resultado desta pesquisa possa ajudar a esclarecer o problema referente ao período estético e sua abrangência e que por indefinição de tais aspectos, classifica algumas obras como decadentistas e simbolistas, outras como penumbristas ou pré-modernistas. Ampliando o intgeresse desta pesquisa ela visa alcançar resultados que possam colaborar nas discussões a propósito das questões da análise literária e de Autoria, tanto nos limites da Análise do Discurso, quanto nos da Estética de Recepção, buscando subsídios, se necessário, na Crítica e na Teoria Literária da tradição, como nas mais recentes (A Nova Crítica, o Estruturalismo e os estudos pós-estruturalistas, a Crítica Genética, a Sócio-Crí.
Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Teoria Literária.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Francesa.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Brasileira.
4.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Língua Francesa.
5.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Língua Portuguesa.


Idiomas


Francês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
1ESPELETA, Humberto de Freitas2008ESPELETA, Humberto de Freitas. A MEMÓRIA EM ZIGUE-ZAGUE EM DOM CASMURRO, DE MACHADO DE ASSIS. Ramal de ideias, v. 1, p. 6, 2008.

2.
2ESPELETA, Humberto de Freitas2007ESPELETA, Humberto de Freitas. Francês: língua de comunicação internacional e de compreensão Intercultural. Anais do ... Encontro Internacional de Educação da Universidade Federal de Rondônia, Campus Guajará-Mirim, v. II, p. 528-533, 2007.

3.
3ESPELETA, Humberto de Freitas2005 ESPELETA, Humberto de Freitas. Algumas anotações sobre as origens da prosa decadentista no fin-de-siècle francês. Foco (Ribeirão Preto), Ribeirão Preto, v. 13, p. 1-134, 2005.

4.
4ESPELETA, Humberto de Freitas1996 ESPELETA, Humberto de Freitas. L'Éducation sentimentale de Gustave Flaubert e suas relações com a história. COMUNICAÇÕES - Centro de Estudos Portugueses Jorge de Senna, v. 1, p. 153, 1996.

5.
5ESPELETA, Humberto de Freitas1995 ESPELETA, Humberto de Freitas. Itinerários da Construção de Sentido em L'Éducation Sentimentale, de Gustave Flaubert. ITINERÁRIOS, 1995.

Capítulos de livros publicados
1.
PINHEIRO, F. M. ; ESPELETA, Humberto de Freitas ; MENDES, F. M. M. ; QUEIROS, F. A. T. ; LUDERER, C. ; DINIZ, A. ; AUGUSTO, I. R. ; CHAMARELLI FILHO, Milton ; RODRIGUES, A. L. ; CARVALHO, J. C. . A Crônica da Casa Assassinada, de lúcio cardoso - reescritura cinematográfica. In: Pinheiro, FM. (Org.). Luz, Câmera, Palavras. 001ed.Rio Branco, AC: EDUFAC, 2013, v. 1, p. 45-62.

2.
ESPELETA, Humberto de Freitas. Ascensão Burguesa e Feminismo em Le Mariage de Figaro, de Beaumarchais. In: Adriana Delgado Santelli; Paula Tatianne Carrera Szundi; Simone de Souza Lima. (Org.). Educação no Contemporâneo. 1ed.Rio Branco - AC: EDUFAC, 2008, v. 1, p. 63-86.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
ESPELETA, Humberto de Freitas. Simulacro e Ocultamento em La Modification, de Michel Butor. In: ABRALIC - Literartura, Artes & Saberes, 2007, São Paulo. XI Encontro Regional da Assossiação Brasileira de Literatura Comparada. São Paulo: ABRALIC, 2007. v. I.

2.
ESPELETA, Humberto de Freitas. "Itinerários da construção de sentido em L'Éducation sentimentale, de Gustave Flaubert. In: Colóquio, 1994, Araraquara. Itinerários. Araraquara - SP: UNESP, 1994. v. 8. p. 99-103.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
ESPELETA, Humberto de Freitas. Reescritura Cinematográfica de A Crônica da Casa Assassinada, de Lúcio Cardoso. In: XI Seminário de Estudos Literários ?Perfis do Contemporâneo?, 2010, São José do Rio Preto. PROGRAMAÇÃO E RESUMOS, 2010.

Artigos aceitos para publicação
1.
ESPELETA, Humberto de Freitas. Aspectos Literários, Lingüísticos e Gramaticais em Sorôco, sua mãe, sua filha, de Guimarães Rosa. Revista Philologus, 2008.

Apresentações de Trabalho
1.
ESPELETA, Humberto de Freitas. Uma Análise Crítica de O desprezo, de Jean Luc Godard. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
ESPELETA, Humberto de Freitas; FERREIRA, J. S. ; SANTELLI, D. Adriana ; DA, E. R. . Molière numa perspectiva intercultural. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
ESPELETA, Humberto de Freitas. Letras, dramaturgia e tradução: importância e atualidade. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
ESPELETA, Humberto de Freitas. Técnicas Dramáticas e Recursos da Informática no Ensino de Francês. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
ESPELETA, Humberto de Freitas. O Doente Imaginário: Aspecto de uma Tradução Transcultural. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
ESPELETA, Humberto de Freitas. O Ensino de Francês Língua Estrangeira e as Novas Tecnologias. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Outras produções bibliográficas
1.
SILVA, Milton Francisco da ; EVARISTO, M. ; ABREU, A. C. ; GODOY, A. ; LIMA, I. Q. ; MARTINS, J. L. ; LIMA, L. F. ; EVARISTO, M. C. ; ANDRADE, M. E. S. ; ALMEIDA, M. P. ; ARAUJO, N. R. S. ; ESPELETA, Humberto de Freitas ; ZANON, F. G. . A de Salamanca hoje: vozes da prática. João Editora, 2013. (Prefácio, Pósfacio/Posfácio)>.

2.
ESPELETA, Humberto de Freitas. Enquête Préliminar: Processo-verbal d'Investigações. Saint Lauraent du Maroni, 2010. (Tradução/Outra).

3.
ESPELETA, Humberto de Freitas. Processo Verbal. Saint Lauraent du Maroni, 2010. (Tradução/Outra).

4.
ESPELETA, Humberto de Freitas. Enquête Préliminar: Processo-verbal de audição posta em causa. Informação Judiciária. Saint Lauraent du Maroni, 2010. (Tradução/Outra).

5.
ESPELETA, Humberto de Freitas. Enquête Préliminar: Processo-verbal de Síntese. Saint Lauraent du Maroni, 2010. (Tradução/Outra).

6.
ESPELETA, Humberto de Freitas; SANTELLI, D. Adriana . O Doente imaginário, 2009. (Tradução/Livro).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.

Processos ou técnicas
1.
ESPELETA, Humberto de Freitas; CHAVES, Lindinalva Messias do Nascimento Chaves ; Szundy, Paula Tatianne Carrera ; CRUZ, Raimunda Nacélia Alves . Comissão de elaboração de Projeto de Criação do Curso de Licenciatura Dupla em Letras: português-francês. 2007.

2.

3.

Trabalhos técnicos
1.

2.
ESPELETA, Humberto de Freitas. Comissão de Corretores de Prova de Redação no Pocesso Seletivo (vestibular). 2008.

3.
ESPELETA, Humberto de Freitas. Autor das questões da Prova de Língua Francesa no Processo Seletivo (vestivular) para a UFAC. 2008.

4.
ESPELETA, Humberto de Freitas. Tradução de peça judiciária do português para o francês. 2008.

5.
ESPELETA, Humberto de Freitas. Coordenação do Curso de Letras. 2007.

6.
ESPELETA, Humberto de Freitas. Correção de Comissão de Corretores de Prova de Redação no Pocesso Seletivo (vestibular). 2007.

7.
ESPELETA, Humberto de Freitas. Coordenação do Curso de Letras. 2007.

8.
ESPELETA, Humberto de Freitas. Coordenação do Curso de Letras. 2007.

9.
ESPELETA, Humberto de Freitas. Coordenação do Curso de letras. 2007.

10.
ESPELETA, Humberto de Freitas. Correção de Comissão de Corretores de Prova de Redação no Pocesso Seletivo (vestibular). 2006.

11.
ESPELETA, Humberto de Freitas. Autor das Questões da Prova de Língua Francesa no Processo Seletivo (vestibular) 2006 - Economia. 2006.

Redes sociais, websites e blogs
1.
ESPELETA, Humberto de Freitas. FaceBook. 2011; Tema: Francês. Português. Literatura. Artes. Teatro.. (Rede social).

2.
LIMA, S. S. ; ESPELETA, Humberto de Freitas ; NOBREGA, J. ; MASTRANGELO, M. O. S. ; ZANON, F. G. . NUPECC - Núcleo de Pesquisa e Estudo da Cena Contemporânea. 2008; Tema: Teoria Literária. Crítica Literária. Dramaturgia.. (Site).

3.
ESPELETA, Humberto de Freitas. Letras Tortas. 2005; Tema: Literatura. Linguística.Dramaturgia.Tradução. (Blog).


Demais tipos de produção técnica
1.
SANTELLI, D. Adriana ; ESPELETA, Humberto de Freitas . Othelo, uma encenação cultural. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
SANTELLI, D. Adriana ; ESPELETA, Humberto de Freitas ; FERREIRA, J. S. ; MASTRANGELO, M. O. S. . Pluft, o fantasminha. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
ESPELETA, Humberto de Freitas; SILVA JUNIOR, N. L. . Comunicação em Língua Francesa com recursos da informática. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

4.
Barry, Boubacar ; ESPELETA, Humberto de Freitas . Colóquio: Reflexões sobre os Discursos Históricos das Tradições Orais Africanas. 2008. (Tradução).

5.
ESPELETA, Humberto de Freitas. Relatório de Estágio em Literatura Francesa. 1992. (Relatório de pesquisa).

Demais trabalhos
1.
ESPELETA, Humberto de Freitas; OLIVEIRA, V. M. K. ; SOARES, Henrique Silvestre . Grupo de Estudos em Análise de Discurso e Ensino de Línguas ? GEADEL. 2008 (Pesquisador) .

2.
LOPES, Margarete Edul Prado Souza ; ESPELETA, Humberto de Freitas . Grupo de Crítica Feminista, Estudos Culturais e Teoria de Gênero. 2008 (Grupo de Pesquisa) .

3.
ESPELETA, Humberto de Freitas; ARAUJO, Maria da Silva . Projeto de Extensão "Leitura em Francês para Pós-Graduação". 2007 (Ministrante) .

4.
ESPELETA, Humberto de Freitas; LOBO, Maria Favilla ; SILVA, Milton Francisco da ; ALBUQUERQUE, G. R. ; DAMÁZIO, Márcia da Silva . Grupo de Estudos "Cultura e Arte" - Programa Arte na Escola. 2006 (Participaçã0) .

5.
ESPELETA, Humberto de Freitas. Projeto de Extensão "X Semana de Letras: de letras e de música". 2006 (Ministrante) .

6.
ESPELETA, Humberto de Freitas. Relatório de Estágio em Literatura Francesa. 1992 (Estágio) .

7.



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
LIMA, S. S.; SOARES, Henrique Silvestre; ESPELETA, Humberto de Freitas. Participação em banca de Guadalupe Justa Delgadillo Torrez. As artes plásticas na tri-fronteira Bolpebra: o percurso artístico de Jorge Rivasplata. 2011. Dissertação (Mestrado em Letras- Linguagem e Identidade) - Universidade Federal do Acre.

2.
LIMA, S. S.; ALBUQUERQUE, G. R.; ESPELETA, Humberto de Freitas. Participação em banca de Francemilda Lopes do Nascimento. Gosto, sabores e dissabores: contatos culturais entre as fronteiras da Amazônia Acriana. 2010. Dissertação (Mestrado em Letras- Linguagem e Identidade) - Universidade Federal do Acre.

3.
LIMA, S. S.; SOARES, Henrique Silvestre; ESPELETA, Humberto de Freitas. Participação em banca de Joelma da Silva Mourão. Antinomias do Feminino: a questão de gênero na ficção que expressa a Amazônia - uma leitura de Ressucitados, de Raimundo Morais e Ô de casa!, de Ffrancisca Trindade Lopes. 2010. Dissertação (Mestrado em Letras- Linguagem e Identidade) - Universidade Federal do Acre.

4.
ESPELETA, Humberto de Freitas; LOPES, Margarete Edul Prado Souza; ASSMAR, Olinda Baptista. Participação em banca de Reginâmio Bonifácio de Lima. Memórias de Velhos no terceiro eixo ocupacional de Rio Branco. 2008. Dissertação (Mestrado em Letras- Linguagem e Identidade) - Universidade Federal do Acre.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
ESPELETA, Humberto de Freitas; PAULA, Elder Andrade de; LOPES. Participação em banca de Lelcia Maria Monteiro de Almeida. Patrimônio Histórico: um olhar na história da Colônia Quixacadá. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Cultura, Natureza e Movimentos Sociais na Amazônia) - Universidade Federal do Acre.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
ESPELETA, Humberto de Freitas. Processo Seletivo Simplificados para Contratação Temporária de Professores. 2013. Secretaria de Estado de Educação e Esporte do Estado do Acre.

2.
FERREIRA, J. S.; ESPELETA, Humberto de Freitas; CHAVES, Lindinalva Messias do Nascimento Chaves; ALBUQUERQUE NETO, A. S.. Concurso Público de Provas e Títulos para a Carreira do Magistério Superior, edital 01/2010. 2010. Universidade Federal do Acre.

3.
ESPELETA, Humberto de Freitas; FERREIRA, J. S.; RIBEIRO, J. C. S.; GROFF, A. M.. Concurso para Professor Substituto, edital 02/2009. 2009. Universidade Federal do Acre.

Outras participações
1.
RIBEIRO, J. C. S.; ESPELETA, Humberto de Freitas; LOPES, Margarete Edul Prado Souza; GROFF, A. M.. Processo Seletivo para Professor Substituto. 2010. Universidade Federal do Acre.

2.
RIBEIRO, J. C. S.; ESPELETA, Humberto de Freitas; LOPES; GROFF, A. M.. Processo Seletivo para Professor Substituto do Edital 03/2009. 2010. Universidade Federal do Acre.

3.
BARBOSA, S.; RAMIREZ, Maria D. A.; SILVA, P. C. A.; TREW, E. M.; AZEVEDO, S. M.; ESPELETA, Humberto de Freitas; MAAS, W. P. M. D.; MARETTI, M. L. L.. As máscaras do narrador realista: uma leitura de Jacques Le Fataliste de Denis Diderot. 2009. Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

4.
ESPELETA, Humberto de Freitas; FERREIRA, J. S.; CHAVES, Lindinalva Messias do Nascimento Chaves; MASTRANGELO, M. O. S.. Processo Seletivo Simplificado para Professor Substituto do Edital 05/2009. 2009. Universidade Federal do Acre.

5.
ESPELETA, Humberto de Freitas; SANTELLI, D. Adriana; LOBO, Maria Favilla; MASTRANGELO, M. O. S.. Processo Seletivo para Professor Auxiliar, edital 05/2008. 2008. Universidade Federal do Acre.

6.
ESPELETA, Humberto de Freitas; NASCIMENTO, L. M.; LOPES. Traços da Memória Riobranquense: lembranças de velhos no terceiro eixo. 2007. Universidade Federal do Acre.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
II Congresso Pan-Amazonico e VIII Encontro Regional Norte de Historia. Memórias: fontes para história e literatura acriana. 2013. (Congresso).

2.
VII Simpósio de Linguagem e Identidades da/na Amazonia Sul-Ocidental e VI Coloquio Intern..Perspectivas Históricas e Ficcionais nos Seculos XIX a XXI a partir de a Educação Sentimental de Gustave Flaubert. 2013. (Simpósio).

3.
VII Simpósio de Linguagem e Identidades da/na Amazonia Sul-Ocidental e VI Coloquio Intern..Movimentos Sociais e Politicos. 2013. (Simpósio).

4.
VII Simpósio Linguagens e Identidades da/na Amazônia Sul-Ocidental "Diásporas Amazônicas e Interculturalidade e VI Colóquio Internacional "As Amazônias, as Áfricas e as Áfricas na Pan-Amazônia".Coordenação do Grupo de Trabalho "Movimentos Sociais e Políticos nos Séculos XIX a XXI". 2013. (Simpósio).

5.
III Congresso Nacional de Pesquisa em Literatura. Reescrita cinematográfica de Acrônica da casa assassinada. 2010. (Congresso).

6.
II Jornada de Estudos da Cultura Francesa.Discurso e história em A educação sentimental de Gustave Flaubert. 2010. (Outra).

7.
Psicanálise, Cinema e Literatura.Literatura, cinema e psicanálise em Muriel ou o Tempo de Um Retorno. 2010. (Seminário).

8.
XI Seminário de Estudos Literários.Reescrita cinomatográfica de Acrônica da casa assassinada. 2010. (Seminário).

9.
Cinema e Psicanálise.Uma Análise Crítica de O desprezo, de Jean Luc Godard. 2009. (Outra).

10.
Critérios de Correção das Redações do Vestibular. 2009. (Outra).

11.
II Colóquio International da Análise do DIscurso.Técnica dramática e recusos da informática no ensino de francês. 2009. (Outra).

12.
I Jornada de Estudos da Cultura Francesa.De decadentismo e de simbolismo: uma breve discussão teórica. 2009. (Outra).

13.
IV Jornada Nacional de Linguística e Filologia da Língua Portuguesa.O Doente Imaginário: Aspecto de uma Tradução Transcultural. 2009. (Outra).

14.
XVII Congresso Brasileiro dos Professores de Francês. Molière, une perspective interculturelle. 2009. (Congresso).

15.
II Simpósio Linguagens e Identidades da/na Amazônia Sul-Ocidental.Tradução do Colóquio Reflexões sobre Discursos Históricos das Tradições Orais Africanas, Boubacar Barry (Universidade Cheik Anta Diop). 2008. (Simpósio).

16.
ABRALIC.Simulacro e Ocultamento em La Modification, de Michel Butor. 2007. (Encontro).

17.
I Encontro do Pólo Arte na Escola-Seminário "As Artes do Corpo e o Corpo nas Artes".As Artes do Corpo e o Corpo nas Artes. 2007. (Seminário).

18.
II Encontro Internacional de Educação.Francês: língua de comunicação internacional e de compreensão intercultural. 2007. (Encontro).

19.
II Jornada Nacional de Lingüística e Filologia da Língua Portuguesa."Loucura e sanidade em "Sorôco, sua mãe, sua filha", de Guimarães Rosa". 2007. (Outra).

20.
XI SEMANA DE LETRAS - UM PLURALISMO DISCURSIVO LINGUAGENS E TECNOLOGIAS: TENDÊNCIAS DE.Itinerários da Construção de Sentido em L?Éducation sentimentale, de Gustave Flaubert. 2007. (Encontro).

21.
XII Semana de Letras,.O ENSINO DE FRANCÊS LÍNGUA ESTRANGEIRA E AS NOVAS TECNOLOGIAS. 2006. (Encontro).

22.
X Semana de Letras: De Letras & de Música.Breve Amostragem da Canção Francesa na Segunda Metade do Século XX. 2006. (Encontro).

23.
Oficina "Literarte" - Secretaria de Estado da Educação do Governo do Estado de São Paulo para o Ensino de Arte e Literatura por meio da Informática e da Internet. 2003. (Oficina).

24.
Procel nas Escolas: curso para Multiplicadores da metodologia "A Natureza da Pausagem - Energia, de combate ao desperdício de energia elétrica. 2002. (Outra).

25.
III Conferência Estadual de Educação - plano estadual de educação: por uma política estadual de formação de professores. 2001. (Congresso).

26.
XVIII Congresso Estadual da APEOESP: Unidade da Categoria em Defesa da Educação, do Emprego e do salário. 2001. (Congresso).

27.
Programa de Atendimento Integral à Saúde do Adolescente - I Treinamento de Diretores, Coordenadores e Professopres da Rede Pública de Ensino em Promoção de Práticas Seguras em Relação às DST/AIDS pelos alunos". 2000. (Outra).

28.
XV Semana de Estudos Clássicos. 2000. (Encontro).

29.
I Semana de Estudos de Letras - Zina Maria Bellodi da Silva.Leonardo, um brasileiro. 1999. (Seminário).

30.
Colóquio Silvia S. de Carvalho - Linhas e Projetos de Pesquisa - Debates II e Concepções de Dissertação de Mestrado. 1993. (Seminário).

31.
Simpósio: problemas atuais da análise do discurso. 1993. (Simpósio).

32.
Encontro de Orientação Técnica de Língua Estangeira Moderna - Francês. 1989. (Encontro).

33.
Encontro de Professores de Francês. 1982. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
ESPELETA, Humberto de Freitas; SANTELLI, D. Adriana ; MASTRANGELO, M. O. S. . Questa sera si recita a sogetto: festival de novos talentos. 2011. (Festival).

2.

3.
SANTELLI, D. Adriana ; ESPELETA, Humberto de Freitas . Othelo, uma encenação cultural. 2011. (Outro).

4.
ESPELETA, Humberto de Freitas; SANTELLI, D. Adriana ; FERREIRA, J. S. ; PENHA, G. M. L. B. ; NOBREGA, J. ; MASTRANGELO, M. O. S. ; ALBUQUERQUE, N. B. M. . CINEMA E PSICANÁLISE IV: ciclo francês - Claude Chabrol. 2011. (Outro).

5.
ESPELETA, Humberto de Freitas; CHAVES, Lindinalva Messias do Nascimento Chaves ; FERREIRA, J. S. . II Jornada de Estudos e Cultura Francesa. 2010. (Outro).

6.
ESPELETA, Humberto de Freitas; CHAVES, Lindinalva Messias do Nascimento Chaves ; FERREIRA, J. S. . I Jornada de Estudos da Cultura Francesa. 2009. (Outro).

7.



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Iniciação científica
1.
Glídia de Andrade Tojal. LITERATURA E ANTROPOLOGIA: TASTEVIN E O LENDÁRIO AMAZÔNICO. Início: 2014. Iniciação científica (Graduando em Letras - Francês) - Universidade Federal do Acre, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Orientador).

2.
Tamires Oliveira Maia. Recursos Tecnológicos para Aquisição de Vocabulário de Língua Francesa. Início: 2011. Iniciação científica (Graduando em Letras) - Universidade Federal do Acre, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Orientador).

3.
Nelson Lina da Silva Júnior. Gustave Flaubert e Machado de Assis: diálogo estrutural e temático no conto Un C?ur simples e nos contos Pilades e Orestes.. Início: 2011. Iniciação científica (Graduando em Letras) - Universidade Federal do Acre. (Orientador).

4.
Suzana Ferreira dos Santos. Barbey d?Aurevilly e Lygia Fagundes Telles: diálogo estrutural e temático no conto Le Rideau cramoisi e no conto Venha ver o pôr-do-sol. Início: 2011. Iniciação científica (Graduando em Letras) - Universidade Federal do Acre, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Orientador).

5.
Silvânia Maria Martins de Oliveira Castro. Estudo e análise de traduções de Le Tartuffe, de Molière. Início: 2011. Iniciação científica (Graduando em Letras) - Universidade Federal do Acre, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Iniciação científica
1.
Nelson Lina da Silva Júnior. Gustave Flaubert e Machado de Assis: diálogo estrutural e temático. 2011. Iniciação Científica. (Graduando em Letras - Francês) - Universidade Federal do Acre, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Humberto de Freitas Espeleta.

2.
Nelson Lina da Silva Júnior. Gustave Flaubert e Machado de Assis: diálogo estrutural e temático. 2010. Iniciação Científica. (Graduando em Letras) - Universidade Federal do Acre, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Humberto de Freitas Espeleta.

3.
Silvânia Maria Martins de Oliveira Castro. Barbey d?Aurevilly e Clarisse Lispector: diálogo estrutural e temático. 2010. Iniciação Científica. (Graduando em Letras) - Universidade Federal do Acre. Orientador: Humberto de Freitas Espeleta.

4.
Silvânia Maria Martins de Oliveira Castro. A Tecnologia como ferramenta de ensino em língua francesa. 2010. Iniciação Científica. (Graduando em Letras) - Universidade Federal do Acre. Orientador: Humberto de Freitas Espeleta.

5.
Silvania Maria Martins de Oliveira Castro. A Tecnologia como Ferramenta de Ensino em Língua Francesa. 2009. Iniciação Científica. (Graduando em Letras) - Universidade Federal do Acre, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Humberto de Freitas Espeleta.

6.
Maria da Silva Araujo. A Tecnologia Como Ferramenta de Ensino de Língua Francesa. 2008. Iniciação Científica. (Graduando em Letras) - Universidade Federal do Acre, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Humberto de Freitas Espeleta.

7.
Nelson Lina da Silva Junior. Recursos da informática no ensino da língua francesa. 2008. Iniciação Científica. (Graduando em Letras) - Universidade Federal do Acre, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Humberto de Freitas Espeleta.

8.
Janeima Azevedo de Souza. Flaubert e Machado: Diálogo Estrutural e Temático. 2008. Iniciação Científica. (Graduando em Letras) - Universidade Federal do Acre, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Humberto de Freitas Espeleta.

9.
Maria da Silva Araujo. A Tecnologia como ferramenta de ensino em língua francesa. 2007. Iniciação Científica. (Graduando em Letras) - Universidade Federal do Acre, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Humberto de Freitas Espeleta.



Educação e Popularização de C & T



Redes sociais, websites e blogs
1.
ESPELETA, Humberto de Freitas. Letras Tortas. 2005; Tema: Literatura. Linguística.Dramaturgia.Tradução. (Blog).



Outras informações relevantes


1-] Desde que ingressei na área de francês como professor adjunto da Universidade Federal do Acre, por força das circunstâncias, venho desenvolvendo pesquisas e orientação na área de ensino e metodologia do ensino de língua francesa, embora essa atividade não esteja autorizada por titulação em nível de pós-graduação lato sensu ou stricto sensu. No entanto, minha formação inicial em Letras e minha atuação de vinte anos no Ensino Público Fundamental e Médio do Estado de São Paulo, nas áreas de Língua Portuguesa e de Língua Francesa, também no Ensino da Rede Privada, me conferiram, por meio do empenho e da experiência, o discernimento e a competência para atuar em pesquisas voltadas para o ensino de línguas e para a formação de professores de letras. No tocante a esse trabalho adoto como linha de pesquisa os estudos da Análise do discurso e da Linguística Aplicada.
2-] Parecerista e revisor da EDUFAC.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 20/10/2018 às 13:08:48