Marcelo Gomes de Queiroz

Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2

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  • Última atualização do currículo em 30/01/2018


Professor Associado do departamento de Ciência da Computação da Universidade de São Paulo e vice-coordenador do NuSom - Núcleo de Pesquisas em Sonologia da USP. Possui doutorado e livre-docência em Ciência da Computação pela Universidade de São Paulo e graduação em Música (Composição Musical) pela Universidade de São Paulo. Tem experiência de pesquisa nas áreas de Computação Musical e Otimização Contínua, atuando principalmente nos seguintes temas: processamento de sinais sonoros digitais, espacialização sonora, acústica geométrica e sistemas musicais interativos. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Marcelo Gomes de Queiroz
Nome em citações bibliográficas
QUEIROZ, M.;Queiroz, Marcelo;Queiroz, M

Endereço


Endereço Profissional
Universidade de São Paulo, Instituto de Matemática e Estatística, Departamento de Ciência da Computação.
R. do Matão, 1010
Cidade Universitária
05508090 - São Paulo, SP - Brasil - Caixa-postal: 66281
Telefone: (11) 30916146
Fax: (11) 30916134
URL da Homepage: http://www.ime.usp.br/~mqz/


Formação acadêmica/titulação


1997 - 2001
Doutorado em Ciencia da Computacao.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
com período sanduíche em Universidade de Coimbra (Orientador: Joaquim João Alarcão Júdice).
Título: Três Problemas em Complementaridade e Programação Matemática, Ano de obtenção: 2001.
Orientador: Carlos Humes Jr.
Coorientador: Joaquim João Alarcão Júdice.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.
Palavras-chave: Otimização Global; Complementaridade; Regressão Não Linear; Valores Próprios; Programação Côncava; Métodos Computacionais.
Grande área: Engenharias
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática / Subárea: Matemática Aplicada / Especialidade: Matemática Discreta e Combinatória.
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Matemática da Computação / Especialidade: Modelos Analíticos e de Simulação.
Setores de atividade: Informática.
1995 - 1997
Mestrado em Matemática Aplicada.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: Otimização Global e o Problema de Designação de Fluxos e Capacidades,Ano de Obtenção: 1997.
Orientador: Carlos Humes Jr.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Otimização Global; Programação Côncava; Redes de Computadores; Teoria das Filas; Heurísticas; Métodos Computacionais.
Grande área: Engenharias
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação / Especialidade: Sistemas de Informação.
Grande Área: Engenharias / Área: Engenharia de Produção / Subárea: Pesquisa Operacional / Especialidade: Processos Estocásticos e Teoria das Filas.
Setores de atividade: Logística de Transporte, Armazenagem e Comunicações; Informática.
1996 - 2003
Graduação em Música (Composição Musical).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
1991 - 1994
Graduação em Ciência da Computação.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: Técnicas de Decomposição em Programação Matemática Aplicadas a Redes de Computadores.
Orientador: Carlos Humes Jr.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.


Pós-doutorado e Livre-docência


2012
Livre-docência.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: Computação Musical e Processamento de Sinais Sonoros, Ano de obtenção: 2012.
2015 - 2015
Pós-Doutorado.
Aristotle University of Thessaloniki, AUTH, Grécia.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Computação Musical.


Atuação Profissional



Aristotle University of Thessaloniki, AUTH, Grécia.
Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Associado, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

4/2013 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Matemática e Estatística, Departamento de Ciência da Computação.

Cargo ou função
Membro do Conselho do Departamento de Ciência da Computação, IME/USP.
02/2004 - Atual
Ensino, Ciências da Computação, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
MAC-5792 Tópicos Especiais em Otimização (Otimização Global)
MAC-5900 Computação Musical
MAC-5920 Algoritmos para Processamento de Áudio, Imagem e Vídeo
MAC-6917 Tópicos em Computação Sonora e Musical
08/2002 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Matemática e Estatística, .

Cargo ou função
Membro da Comissão Coordenadora do Curso de Bacharelado em Ciência da Computação (CCoC-BCC).
03/2002 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Matemática e Estatística, .

Cargo ou função
Membro do Programa de Tutoria do Bacharelado em Ciência da Computação.
02/2002 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Matemática e Estatística, .

02/2002 - Atual
Ensino, Ciência da Computação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
MAC-110 Introdução à Computação
MAC-115 Introdução à Computação para Ciências Exatas e Tecnologia
MAC-2014/MAC-2301 Laboratório de Programação
MAC-2166 Introdução à Computação para Engenharia
MAC-300 Métodos Numéricos de Álgebra Linear
MAC-315 Programação Linear
MAC-317 Algoritmos para Processamento de Áudio, Imagem e Vídeo
MAC-327 Computação Musical
MAC-427 Programação Nâo-Linear
02/2008 - 04/2012
Outras atividades técnico-científicas , Escola de Comunicações e Artes, Escola de Comunicações e Artes.

Atividade realizada
Orientador no Programa de Pós-Graduação em Musicologia na ECA/USP, nível Doutorado.
04/2008 - 04/2011
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Matemática e Estatística, Departamento de Ciência da Computação.

Cargo ou função
Membro do Conselho do Departamento de Ciência da Computação, IME/USP.
03/2003 - 12/2009
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Matemática e Estatística, .

Cargo ou função
Membro da Comissão de Admissão e Bolsas do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação.
04/2002 - 04/2005
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Matemática e Estatística, .

Cargo ou função
Membro da Comissão de Iniciação Científica do IME/USP.
03/2003 - 02/2005
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Matemática e Estatística, .

Cargo ou função
Membro do Conselho do Departamento de Ciência da Computação.
04/2003 - 04/2004
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Matemática e Estatística, Departamento de Ciência da Computação.

Cargo ou função
Membro do Conselho do Departamento de Ciência da Computação, IME/USP.
03/2003 - 03/2003
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Matemática e Estatística, .

Cargo ou função
Membro da Comissão de Transferência ao Bacharelado em Ciência da Computação.


Linhas de pesquisa


1.
Computação Musical

Objetivo: Estudo de técnicas computacionais, como processamento de sinais digitais, otimização, ray-tracing, entre outros, para a solução de problemas musicais, como composição algorítmica, análise musical automática, projeto acústico de salas e desenho de instrumentos digitais.
2.
Otimização Contínua/Global

Objetivo: Desenvolvimento de algorítmos numéricos para a solução de problemas de otimização, especialmente problemas de otimização global (não-lineares com múltiplos mínimos locais), incluindo problemas de complementaridade, programação matemática com restrições de equilíbrio, entre outros.
3.
Processamento sonoro em tempo real

Objetivo: Estudo da codificação, síntese, transformação e redirecionamento de fluxos de áudio paralelamente à sua captura/reprodução em meio acústico. Inclui compressão e transmissão de fluxos de áudio em tempo real, técnicas de síntese sonora com parâmetros controlados em tempo real, desenho de instrumentos musicais digitais ou hiperinstrumentos e auralização em ambientes imersivos, entre outros.
4.
Música distribuída

Objetivo: Estudo dos problemas de representação e transmissão de informação sonora e musical através de redes de computadores. Isso inclui compressão e reamostragem de fluxos de áudio, recodificação de informação simbólica e de controle, protocolos de rede e gerenciamento de conexões.


Projetos de pesquisa


2016 - Atual
INCT Interscity - Future Internet for Smart Cities

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Fabio Kon em 30/01/2018.
Descrição: InterSCity is a collaborative research project hosted by the National Science and Technology Institute (INCT) of the Future Internet for Smart Cities. The project encompasses 9 Brazilian institutions, as well as international partners and addresses, research challenges and initiatives in three fronts: (1) Networking and High-Performance Distributed Computing, which focuses on the challenges brought by IoT, such as machine-to-machine communication and energy constraints, as well as on integration of mobile data with cloud and HPC infrastructures for big data processing; (2) Software Engineering for the Future Internet, dealing with the challenges for the development of stable, scalable systems comprised of multiple highly interactive complex subsystems developed by independent parties; (3) Analysis and Mathematical Modeling for the Future Internet and Smart Cities, dedicated to the exploration of novel mechanisms to obtain the greatest benefit from the ever-growing amount of data generated in cities while dealing with signific and noise and missing data..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2015 - 2015
Harmonização Musical Automática e Processamento Sonoro
Descrição: Este projeto compreende uma proposta de colaboração com a equipe do Prof. Dr. Emilios Cambouropoulos da Aristotle University of Thessaloniki na área de harmonização musical automática, utilizando técnicas de processamento sonoro, bem como com a Profa. Dra. Anastasia Georgaki da National and Kapodistrian University of Athens na área de processamento sonoro, mais especificamente modelos de síntese aplicados a paisagens sonoras. Seus objetivos gerais são avançar o estado da arte em relação ao problema de harmonização musical automática, incorporando conceitos e métodos de processamento sonoro e otimização às técnicas mais recentes disponíveis, e desenvolver técnicas de representação e manipulação sonora de um acervo digital associado a uma paisagem sonora específica, a Academia de Platão em Atenas, além de consolidar as parcerias de cooperação internacional entre os grupos de pesquisa em Computação Musical e o Núcleo de Sonologia da USP e as duas instituições estrangeiras envolvidas. As propostas aqui apresentadas foram discutidas e refinadas em colaboração com estes grupos, sendo que o período de março a julho de 2015, a que se refere a bolsa pleiteada, visa à elaboração e refinamento de modelos, e à realização de experimentos e análises para a produção de publicações resultantes destas colaborações..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (3) .
Integrantes: Marcelo Gomes de Queiroz - Coordenador / Maximos Kaliakatsos-Papakostas - Integrante / Emilios Cambouropoulos - Integrante.Financiador(es): (FAPESP) Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
2013 - 2014
Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão em Neuromatemática (NEUROMAT)
Descrição: O Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão em Neuromatemática terá como objetivo integrar a modelagem matemática com a pesquisa básica e aplicada à neurociência que, cada vez mais, requer ferramentas matemáticas para analisar a enorme massa de dados gerados por recursos experimentais. Matemática é a ponte que pode integrar observações e explicações. Na área de transferência de tecnologia e inovação, o Centro vai se concentrar em produtos demandados por programas de saúde pública em neurorreabilitação, incluindo a concepção e análise de banco de dados padronizado e o desenvolvimento de ferramentas de apoio ao diagnóstico clínico, à decisão e ao acompanhamento..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2013 - Atual
Núcleo de Pesquisa em Sonologia (vice-coordenador)

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Fernando Henrique de Oliveira Iazzetta em 20/08/2013.
Descrição: Este projeto visa viabilizar a formação do NuSom - Núcleo de Pesquisas em Sonologia na Universidade de São Paulo para dar apoio a pesquisas avançadas no campo da Sonologia em suas interfaces com a música e outras artes, bem como com a ciência e a tecnologia de modo geral. O projeto está fundamentado em 5 linhas de pesquisa: 1. Sonologia: pesquisa reflexiva a respeito dos processos de criação e recepção ligados às artes do som 2. Desenvolvimento de Sistemas Interativos: trata-se do estudo, projeto e construção de sistemas de criação e performance artísticas baseadas em processos interativos 3. Produção Artística: refere-se aos processos de criação propriamente ditos, realizados por artistas envolvidos com o Núcleo. Serão explorados processos de caráter experimental com ênfase em trabalhos que promovam a interação entre linguagens e o uso de ferramentas e espaços alternativos para a criação artística. 4. Interfaces Interdisciplinares: busca integrar as disciplinas mais especificas da área da sonologia a outras áreas de investigação acadêmica e artística com aporte de disciplinas que possibilitem a exploração de aspectos socioculturais, cognitivos, históricos e tecnológicos da criação artística; 5. Acústica Musical, Psicoacústica e Auralização: abordagem do som enquanto fenômeno físico e perceptivo, bem como em suas relações com os espaços e situações de escuta..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (4) .
Integrantes: Marcelo Gomes de Queiroz - Integrante / Fábio Kon - Integrante / Flávio Soares Corrêa da Silva - Integrante / Régis Rossi Faria - Integrante / Rogério Costa - Integrante / Sílvia Laurentiz - Integrante / Iazzetta, Fernando - Coordenador / Gilbertto Prado - Integrante / Rodolfo Coelho de Souza - Integrante.Financiador(es): Universidade de São Paulo - Outra.
2009 - 2013
MOBILE: Processos Musicais Interativos
Descrição: Este projeto tem como tema central a utilização e desenvolvimento de processos interativos no âmbito da produção musical mediada tecnologicamente. São abordados aspectos teóricos e conceituais dos processos interativos, bem como a produção de sistemas interativos de composição, performance e auralização. Os trabalhos estão agrupados em quatro linhas de pesquisa que funcionam de maneira integrada: 1) Sonologia; 2) Desenvolvimento de sistemas interativos; 3) Produção artística com sistemas interativos; 4) Acústica musical, psicoacústica e auralização. O objetivo do projeto é constituir um corpo de pesquisa e criação musical apoiados em processos interativos. Esses processos envolvem questões como mobilidade, espacialidade, criação de sistemas e interfaces, mapeamento de gestos, análise de repertório e produção artística interativa. Embora o foco esteja na produção musical, quatro áreas principais irão atuar de maneira integrada: a música, as artes visuais, a ciência da computação e a engenharia.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (5) / Doutorado: (4) .
Integrantes: Marcelo Gomes de Queiroz - Integrante / Fernando Iazzetta - Coordenador / Fábio Kon - Integrante / Flávio Soares Corrêa da Silva - Integrante / Régis Rossi Faria - Integrante / Cesar Villavicencio - Integrante / Rogério Costa - Integrante / Sílvia Laurentiz - Integrante.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.Número de orientações: 9
2008 - 2011
Bolsa PQ/CNPq: Computação Musical, Otimização e Aplicações
Descrição: Bolsa de Produtividade em Pesquisa, nível 2.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2007 - 2009
Computação Musical e Aplicações
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (3) Doutorado: (2) .
Integrantes: Marcelo Gomes de Queiroz - Coordenador.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.Número de orientações: 5
2005 - 2008
Bolsa PQ/CNPq: Otimização Global e Aplicações em Computação Musical
Descrição: Bolsa de Produtividade em Pesquisa, nível 2.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2003 - 2007
PRONEX/CNPq: Teoria e Métodos da Otimização Contínua
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2003 - 2005
Bolsa PQ/CNPq: Otimização Global, Complementaridade e Aplicações
Descrição: Bolsa de Produtividade em Pesquisa, nível 2.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2002 - 2006
Temático/FAPESP: Projeto e Simulação Acústica de Ambientes para Escuta Musical
Descrição: Projeto Temático.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) .
Integrantes: Marcelo Gomes de Queiroz - Integrante / Fernando Iazzetta - Coordenador / Fábio Kon - Integrante / Flávio Soares Corrêa da Silva - Integrante.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
2002 - 2004
Auxílio/FAPESP: Técnicas em Otimização Contínua para Problemas de Complementaridade e Programação Matemática com Restrições de Equilíbrio
Descrição: Auxílio à Pesquisa.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
1998 - 2003
PRONEX/CNPq: Métodos para Otimização Contínua
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Revisor de periódico


2007 - Atual
Periódico: Computational Optimization and Applications (0926-6003)
2007 - Atual
Periódico: Information Sciences
2007 - Atual
Periódico: ISA Transactions
2010 - Atual
Periódico: EURASIP Journal on Audio, Speech and Music Processing (Print)
2011 - Atual
Periódico: Journal of New Music Research
2012 - Atual
Periódico: IEEE Transactions on Audio, Speech, and Language Processing
2009 - Atual
Periódico: Top (Madrid)
2013 - Atual
Periódico: Journal of the Brazilian Computer Society (Impresso)


Revisor de projeto de fomento


2003 - Atual
Agência de fomento: (CNPq) Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
2003 - Atual
Agência de fomento: (FAPESP) Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Computação Musical.
2.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Otimização Contínua.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Alemão
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem.
Grego
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem.


Prêmios e títulos


1998
Primeiro Lugar, modalidade Arranjo, XII Concurso Nacional Ritmo e Som da UNESP.
1998
Terceiro Lugar, modalidade Composição, XII Concurso Nacional Ritmo e Som da UNESP.


Produções



Produção bibliográfica
Citações

Outras
Total de trabalhos:34
Total de citações:118
Resultado: h-index: 5, g-index: 8, e-index: 6.24. Fonte: Google Scholar, usando o software Publish or Perish (http://www.harzing.com/pop.htm, Harzing, A.W., 2007)  Data: 25/07/2014

Artigos completos publicados em periódicos

1.
KALIAKATSOS-PAPAKOSTAS, MAXIMOS2017KALIAKATSOS-PAPAKOSTAS, MAXIMOS ; Queiroz, Marcelo ; TSOUGRAS, COSTAS ; CAMBOUROPOULOS, EMILIOS . Conceptual Blending of Harmonic Spaces for Creative Melodic Harmonisation. JOURNAL OF NEW MUSIC RESEARCH, v. 46, p. 305-328, 2017.

2.
QUEIROZ, M.2014QUEIROZ, M.; KON, F. . Música fractal: um painel de técnicas de geometria fractal aplicadas em música. Opus (Belo Horizonte. Online), v. 19, p. 11-40, 2014.

3.
SCHIAVONI, F. L.2014SCHIAVONI, F. L. ; BIANCHI, A. J. ; Queiroz, M . Ferramentas livres para distribuição de áudio em rede. Cadernos de Informática (UFRGS), v. 8, p. 1-10, 2014.

4.
Benassi-Werke, Mariana E.2012 Benassi-Werke, Mariana E. ; Queiroz, Marcelo ; Araújo, Rúben S. ; Bueno, Orlando F. A. ; Oliveira, Maria Gabriela M. . Musicians' working memory for tones, words, and pseudowords. The Quarterly Journal of Experimental Psychology, v. 65, p. 1161-1171, 2012.

5.
QUEIROZ, M.;Queiroz, Marcelo;Queiroz, M2011 QUEIROZ, M.; de Sousa, Gustavo Henrique Montesião . Efficient Binaural Rendering of Moving Sound Sources Using HRTF Interpolation. Journal of New Music Research, v. 40, p. 239-252, 2011.

6.
Queiroz, Marcelo2008 Queiroz, Marcelo; Iazzetta, Fernando ; Kon, Fabio ; Gomes, Márcio Henrique A. ; Figueiredo, Fábio L. ; Masiero, Bruno ; Ueda, Leo K. ; Dias, Luciana ; Torres, Mário Henrique C. ; Thomaz, Leandro F. . AcMus: an open, integrated platform for room acoustics research. Journal of the Brazilian Computer Society (Impresso), v. 14, p. 87-103, 2008.

7.
Queiroz, M2004Queiroz, M. On finding global optima for the hinge fitting problem. Computers & Operations Research, Oxford, v. 31, n.1, p. 101-122, 2004.

8.
Queiroz, Marcelo2004Queiroz, Marcelo; Júdice, Joaquim ; Humes Jr., Carlos . The symmetric eigenvalue complementarity problem. Mathematics of Computation, Menasha, Wisconsin, v. 73, n.248, p. 1849-1864, 2004.

9.
Queiroz, M2003Queiroz, M. A heuristic for the continuous capacity and flow assignment. European Journal of Operational Research, Amsterdam, v. 146, n.3, p. 444-459, 2003.

10.
Queiroz, M2001Queiroz, M. The projected pairwise multicommodity flow polyhedron. Applied Mathematics Letters, Oxford, v. 14, p. 443-448, 2001.

11.
QUEIROZ, M.;Queiroz, Marcelo;Queiroz, M2000QUEIROZ, M.; SILVA, P. ; HUMES JR, C. . A Note on `Stability of Clearing Open Loop Policies in Manufacturing Systems'. Computational & Applied Mathematics, Cambridge, Massachussets, v. 19, n.3, p. 339-348, 2000.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
KELLER, D. (Org.) ; Queiroz, Marcelo (Org.) ; PIMENTA, M. (Org.) ; FARIA, R. R. (Org.) . Journal of New Music Research, vol. 40(3), Special Issue: New Paradigms on Computer Music.. Routledge, 2011. v. 1. 90p .

2.
Queiroz, Marcelo; MANZOLLI, J. (Org.) ; GIMENES, M. (Org.) ; COSTALONGA, L. (Org.) ; PIMENTA, M. (Org.) ; MILETTO, E. (Org.) . Proceedings of the 13th Brazilian Symposium on Computer Music. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2011. v. 1. 155p .

3.
PIMENTA, M. (Org.) ; KELLER, D. (Org.) ; FARIA, R. R. (Org.) ; QUEIROZ, M. (Org.) ; RAMALHO, G. (Org.) ; CABRAL, G. (Org.) . Proceedings of the 12th Brazilian Symposium on Computer Music. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2009. v. 1. 231p .

4.
RAMALHO, G (Org.) ; MALT, M. (Org.) ; KON, F. (Org.) ; IAZZETTA, F. (Org.) ; QUEIROZ, M. (Org.) . Proceedings of the 11th Brazilian Symposium on Computer Music. 1. ed. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2007. v. 1. 252p .

5.
IAZZETTA, F. (Org.) ; QUEIROZ, M. (Org.) . I Seminário Música, Ciência e Tecnologia: Acústica Musical. 1. ed. São Paulo: Dep. de Música, ECA/USP; IME/USP, 2004. v. 1. 211p .

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
BORGES, R. ; Queiroz, M . A Probabilistic Model For Recommending Music Based on Acoustic Features and Social Data. In: SBCM 2017 - Brazilian Symposium on Computer Music, 2017, São Paulo. Proceedings of the Brazilian Symposium on Computer Music. Porto Alegre: SBC - Sociedade Brasileira de Computação, 2017. p. 7-12.

2.
SIMURRA, I. ; Queiroz, M . Pilot Experiment On Verbal Attributes Classification Of Orchestral Timbres. In: AES 2017 - 143rd Convention of the Audio Engineering Society, 2017, New York. Audio Engineering Society Convention 143, 2017. p. 1-10.

3.
CARVALHO JR., A. D. ; Queiroz, M ; ESSL, G. . Computer Music through the Cloud: Evaluating a cloud service for collaborative computer music applications. In: International Computer Music Conference, 2015, Denton. Proceedings of the ICMC 2015, 2015. p. 1-7.

4.
GEORGAKI, A. ; Queiroz, M . ?Virtual Tettix? : Cicadas? sound analysis and modeling at Plato's Academy. In: Sound and Music Computing Conference, 2015, Maynooth. Proceedings of the SMC 2015, 2015. p. 77-84.

5.
GOULART, A. J. H. ; TIMONEY, J. ; LAZZARINI, V. ; Queiroz, M . Psychoacoustic impact assessment of smoothed AM/FM ?303? resonance signals. In: Sound and Music Computing Conference, 2015, Maynooth. Proceedings of the SMC 2015, 2015. p. 193-200.

6.
GOULART, A. J. H. ; Queiroz, M ; TIMONEY, J. ; LAZZARINI, V. . Sound Synthesis with Periodic Linear Time-Varying Filters. In: Linux Audio Conference 2015, 2015, Mainz. Proceedings of the LAC 2015, 2015. p. 55-62.

7.
Queiroz, M; KALIAKATSOS-PAPAKOSTAS, M. ; CAMBOUROPOULOS, E. . Obtaining General Chord Types from Chroma Vectors. In: AudioMostly 2015, 2015, Thessaloniki. Proceedings of the AudioMostly 2015, 2015. p. 1-6.

8.
BRUEL, P. ; QUEIROZ, M. . A Protocol for creating Multiagent Systems in Ensemble with Pure Data. In: International Computer Music Conference / Sound and Music Computing 2014 Joint Conference, 2014, Atenas. Proceedings of the ICMC / SMC 2014 Joint Conference, 2014. p. 1512-1517.

9.
MACHADO, A. F. ; QUEIROZ, M. . A flexible and modular crosslingual voice conversion system. In: International Computer Music Conference / Sound and Music Computing 2014 Joint Conference, 2014, Atenas. Proceedings of the ICMC / SMC 2014 Joint Conference, 2014. p. 1312-1319.

10.
SCHIAVONI, F. L. ; QUEIROZ, M. ; WANDERLEY, M. . Alternatives in Network Transport Protocols for Audio Streaming Applications. In: International Computer Music Conference, 2013, Perth. Proceedings of the ICMC 2013 - International Computer Music Conference, 2013. p. 193-200.

11.
SCHIAVONI, F. L. ; QUEIROZ, M. ; WANDERLEY, M. . Network Music with Medusa - a Comparison of Tempo Alignment in Existing MIDI APIs. In: Sound and Music Computing Conference, 2013, Estocolmo. Proceedings of the Sound and Music Computing Conference, 2013. p. 419-424.

12.
BIANCHI, A. J. ; QUEIROZ, M. . Real time digital audio processing with Arduino. In: Sound and Music Computing Conference, 2013, Estocolmo. Proceedings of the Sound and Music Computing Conference 2013, 2013. p. 538-545.

13.
ARANGO, J. J. ; TOMIYOSHI, M. M. ; IAZZETTA, F. ; QUEIROZ, M. . Brazilian Challenges for Network Music. In: Sound and Music Computing Conference, 2013, Estocolmo. Proceedings of the Sound and Music Computing Conference 2013, 2013. p. 453-460.

14.
MACHADO, A. F. ; BONAFONTE, A. ; QUEIROZ, M. . Parametric Decomposition of the Spectral Envelope. In: ICASSP 2013 - The 38th International Conference on Acoustics, Speech, and Signal Processing, 2013, Vancouver. Proceedings of the ICASSP 2013 - The 38th International Conference on Acoustics, Speech, and Signal Processing, 2013. p. 571-574.

15.
CARVALHO JR., A. D. ; ROSAN, M. ; QUEIROZ, M. ; BIANCHI, A. J. . FFT benchmark on Android devices: Java versus JNI. In: 14th Brazilian Symposium on Computer Music, 2013, Brasília. Proceedings of the 13th Brazilian Symposium on Computer Music, 2013. p. 1-4.

16.
SCHIAVONI, F. L. ; Queiroz, M . Network distribution in music applications with Medusa. In: Linux Audio Conference, 2012, Stanford. Proceedings of the Linux Audio Conference 2012, 2012. v. 1. p. 9-14.

17.
SCHIAVONI, F. L. ; GOULART, A. J. H. ; Queiroz, M . APIs para o desenvolvimento de aplicações de áudio. In: IV Seminário Música, Ciência e Tecnologia, 2012, São Paulo. Anais do IV Seminário Música, Ciência e Tecnologia, 2012. v. 1. p. 209-216.

18.
BIANCHI, A. J. ; Queiroz, M . On the performance of real-time DSP on Android devices. In: 9th Sound and Music Computing Conference, 2012, Copenhagen. Proceedings of the 9th Sound and Music Computing Conference, 2012. v. 1. p. 113-120.

19.
BIANCHI, A. J. ; QUEIROZ, M. . Measuring the performance of realtime DSP using Pure Data and GPU. In: International Computer Music Conference, 2012, Ljubljana. Proceedings of the ICMC 2012 - International Computer Music Conference, 2012. p. 124-127.

20.
MACHADO, A. F. ; BONAFONTE, A. ; QUEIROZ, M. . Spectral Envelope Representation using Sums of Gaussians. In: IberSPEECH 2012 - VII Jornadas en Tecnología del Habla and III Iberian SLTech Workshop, 2012, Madrid. Proceedings of the IberSPEECH 2012 - VII Jornadas en Tecnología del Habla and III Iberian SLTech Workshop, 2012. p. 133-142.

21.
SCHIAVONI, F. L. ; QUEIROZ, M. ; IAZZETTA, F. . Medusa: a Distributed Sound Environment. In: LAC'2011 - Linux Audio Conference, 2011, Maynooth. Proceedings of the Linux Audio Conference 2011, 2011. v. 1. p. 149-156.

22.
THOMAZ, L. F. ; QUEIROZ, M. . Ensemble: Implementing a Musical Multiagent System Framework. In: SMC 2011 - 8th Sound and Music Computing Conference, 2011, Padova. Proceedings of the 8th Sound and Music Computing Conference, 2011. v. 1. p. 1-8.

23.
PIRES, A. S. ; QUEIROZ, M. . Real-Time Unsupervised Music Structural Segmentation Using Dynamic Descriptors. In: SMC 2011 - 8th Sound and Music Computing Conference, 2011, Padova. Proceedings of the 8th Sound and Music Computing Conference, 2011. v. 1. p. 11-18.

24.
KELLER, D. ; LIMA, M. H. ; PIMENTA, M. ; Queiroz, M . Assessing Musical Creativity: Material, Procedural and Contextual Dimensions. In: XXI Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música, 2011, Uberlândia. Anais do XXI Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música, 2011. v. 1. p. 319-326.

25.
KELLER, D. ; SILVA, F. P. ; GIORNI, B. ; PIMENTA, M. ; Queiroz, M . Marcação Espacial: Estudo Exploratório. In: 13th Brazilian Symposium on Computer Music, 2011, Vitória. Proceedings of the 13th Brazilian Symposium on Computer Music, 2011. v. 1. p. 1-11.

26.
RADANOVITSCK, E. A. A. ; KELLER, D. ; FLORES, L. V. ; PIMENTA, M. ; Queiroz, M . mixDroid: marcação temporal para atividades criativas. In: 13th Brazilian Symposium on Computer Music, 2011, Vitória. Proceedings of the 13th Brazilian Symposium on Computer Music, 2011. v. 1. p. 1-11.

27.
QUEIROZ, M.; SOUSA, G. H. M. . Structured IIR Models for HRTF Interpolation. In: International Computer Music Conference, 2010, New York. Proceedings of the International Computer Music Conference, 2010. p. 262-269.

28.
KELLER, D. ; BARREIRO, D. L. ; QUEIROZ, M. ; PIMENTA, M. . Anchoring in Ubiquitous Musical Activities. In: International Computer Music Conference, 2010, New York. Proceedings of the International Computer Music Conference, 2010. p. 319-326.

29.
BENASSI-WERKE, M. ; QUEIROZ, M. ; GERMANO, N. ; OLIVEIRA, M. G. M. . Melodic Memory and its Dependence on Familiarity and Difficulty. In: Sound and Music Computing Conference, 2010, Barcelona. Proceedings of the 7th Sound and Music Computing Conference, 2010. p. 51-58.

30.
MACHADO, A. F. ; QUEIROZ, M. . Voice Conversion: A Critical Survey. In: Sound and Music Computing Conference, 2010, Barcelona. Proceedings of the 7th Sound and Music Computing Conference, 2010. p. 291-298.

31.
MACHADO, ANDERSON FRAIHA ; Queiroz, Marcelo . Techniques for Crosslingual Voice Conversion. In: 2010 IEEE International Symposium on Multimedia (ISM), 2010, Taichung. 2010 IEEE International Symposium on Multimedia. p. 365-370.

32.
THOMAZ, L. F. ; QUEIROZ, M. . A Framework for Musical Multiagent Systems. In: SMC 2009 - 6th Sound and Music Computing Conference, 2009, Porto. Proceedings of the SMC 2009 - 6th Sound and Music Computing Conference, 2009. v. 1. p. 119-124.

33.
SOUSA, G. H. M. ; QUEIROZ, M. . Two Approaches for HRTF Interpolation. In: 12th Brazilian Symposium on Computer Music, 2009, Recife. Proceedings of the 12th Brazilian Symposium on Computer Music. Porto Alegre: SBC, 2009. p. 21-32.

34.
Benassi-Werke, Mariana E. ; Araújo, Rúben S. ; Queiroz, M ; Bueno, Orlando F. A. ; Oliveira, Maria Gabriela M. . Memória operacional para tons, palavras e pseudopalavras em músicos. In: IV SIMCAM - Simpósio de Cognição e Artes Musicais, 2008, São Paulo. Anais do IV SIMCAM - Simpósio de Cognição e Artes Musicais. São Paulo: Editora Paulistana, 2008. p. 358-366.

35.
QUEIROZ, M.; MARTINS, M. Z. . Síntese de Imagens Controladas por Áudio. In: XI Simpósio Brasileiro de Computação Musical, 2007, São Paulo. Anais do XI Simpósio Brasileiro de Computação Musical. Porto Alegre: SBC, 2007. p. 215-218.

36.
MITRE, A. B. ; QUEIROZ, M. ; FARIA, R. R. . Accurate and Efficient Fundamental Frequency Determination from Precise Partial Estimates. In: 4th AES Brazil Conference, 2006, São Paulo. Proceedings of the 4th AES Brazil Conference, 2006. p. 113-118.

37.
QUEIROZ, M.; DIAS, L. M. G. . Localização de Fontes e Ouvintes em Salas de Escuta. In: X Simpósio Brasileiro de Computação Musical, 2005, Belo Horizonte. Anais do X Simpósio Brasileiro de Computação Musical, 2005. v. 1. p. 130-141.

38.
QUEIROZ, M.; MITRE, A. B. . Um Sistema Automático de Transcrição Melódica. In: X Simpósio Brasileiro de Computação Musical, 2005, Belo Horizonte. Anais do X Simpósio Brasileiro de Computação Musical, 2005. v. 1. p. 174-185.

39.
QUEIROZ, M.; IAZZETTA, F. ; KON, F. ; SILVA, F. S. C. ; AVELAR, M. . Acmus: Computational Tools for Measurement, Analysis and Simulation of Room Acoustics. In: European Acoustics Symposium, 2004, Guimarães. Acústica 2004: European Acoustics Symposium / IV Congresso Ibero-Americano de Acústica, 2004. v. 1. p. 1-8.

40.
QUEIROZ, M.. Some Optimization Models for Listening Room Design. In: IX Simpósio Brasileiro de Computação Musical, 2003, Campinas. Anais do IX Simpósio Brasileiro de Computação Musical, 2003. v. 1. p. 149-154.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
SANTO, G. F. E. ; Queiroz, M . Developing a set of applications for music creation using low-cost brain-computer interfaces. In: SBCM 2017 - Brazilian Symposium on Computer Music, 2017, São Paulo. Proceedings of the Brazilian Symposium on Computer Music. Porto Alegre: SBC - Sociedade Brasileira de Computação, 2017. p. 160-161.

2.
MOURA, S. L. ; Queiroz, M . Melody and accompaniment separation using enhanced binary masks. In: SBCM 2017 - Brazilian Symposium on Computer Music, 2017, São Paulo. Proceedings of the Brazilian Symposium on Computer Music. Porto Alegre: SBC - Sociedade Brasileira de Computação, 2017. p. 164-165.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
Benassi-Werke, Mariana E. ; Queiroz, M ; GERMANO, N. ; Bueno, Orlando F. A. ; Oliveira, Maria Gabriela M. . Short-term and working memory for melodies: effect of different musical scales. In: THE NEUROSCIENCES AND MUSIC: IV Learning and Memory, 2011, Edinburgh. Annals of the New York Academy of Sciences, 2011. v. 1252. p. 367-367.

2.
Benassi-Werke, Mariana E. ; Bueno, Orlando F. A. ; Queiroz, Marcelo ; Araújo, Rúben S. ; Oliveira, Maria Gabriela M. . Working Memory for Tones, Words and Nonwords in Amateur and Professional Singers and Absolute Pitch Musicians.. In: International Neuropsychology Society Mid-Year Meeting, 2008, Buenos Aires. Proceedings of the International Neuropsychology Society Mid-Year Meeting, 2008. v. 1. p. 64.

3.
BENASSI-WERKE, M. ; BUENO, O. F. A. ; QUEIROZ, M. ; ARAÚJO, R. ; OLIVEIRA, M. G. M. . Working Memory for Tones, Words and Nonwords in Singers. In: II Simpósio Internacional de Neurociências de Natal, 2007, Natal. Anais do II Simpósio Internacional de Neurociências de Natal, 2007. p. 152-152.

4.
BENASSI-WERKE, M. ; BUENO, O. F. A. ; QUEIROZ, M. ; ARAÚJO, R. ; OLIVEIRA, M. G. M. . Memory Span for Tones, Words and Nonwords in Amateurs Singers. In: International Neuropsychology Society Mid-Year Meeting, 2007, Bilbao. Proceedings of the INS Mid-Year Meeting 2007, 2007. p. 1-1.

5.
HUMES JR, C. ; QUEIROZ, M. ; JÚDICE, J. . A heuristic for the continuous capacity and flow assignment. In: V Brazilian Workshop on Continuous Optimization, 2004, Florianópolis. Proceeding of the V Brazilian Workshop on Continuous Optimization, 2004. v. 1. p. 9-9.

6.
QUEIROZ, M.; HUMES JR, C. ; JÚDICE, J. . Data fitting by hinge functions. In: V Brazilian Workshop on Continuous Optimization, 2004, Florianópolis. Proceedings of the V Brazilian Workshop on Continuous Optimization, 2004. v. 1. p. 14-14.

7.
Queiroz, Marcelo; Júdice, Joaquim ; Humes Jr., Carlos . Solving the Symmetric Generalized Eigenvalue Complementarity Problem via Steepest Descent Methods.. In: Optimization 2004, 2004, Lisboa. Proceedings of Optimization 2004, 2004.

8.
QUEIROZ, M.; HUMES JR, C. ; JÚDICE, J. . The Hinge Fitting Problem. In: IV International Conference on Frontiers in Global Optimization, 2003, Firá, Grécia. Proceeedings of the IV International Conference on Frontiers in Global Optimization, 2003. v. 1. p. 56-56.

9.
QUEIROZ, M.; JÚDICE, J. ; HUMES JR, C. . The symmetric eigenvalue complementarity problem. In: IV Brazilian Workshop on Continuous Optimization, 2002, Rio de Janeiro. Proceedings of the IV Brazilian Workshop on Continuous Optimization, 2002.

10.
HUMES JR, C. ; QUEIROZ, M. . Global optimization and the continuous capacity and flow assignment problem in computer networks. In: Optimization 98, 1998, Coimbra, Portugal. Anais do Optimization 98, 1998. p. 43-43.

11.
QUEIROZ, M.; HUMES JR, C. . Otimização global e o problema de designação de fluxos e capacidades. In: XXIX Simpósio Brasileiro de Pesquisa Operacional, 1997, Salvador. Anais do XXIX Simpósio Brasileiro de Pesquisa Operacional, 1997. p. 48-48.

Apresentações de Trabalho
1.
BIANCHI, A. J. ; QUEIROZ, M. . Real time digital audio processing with Arduino. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
ARANGO, J. J. ; TOMIYOSHI, M. M. ; QUEIROZ, M. ; Iazzetta, Fernando . Brazilian Challenges for Network Music. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
SCHIAVONI, F. L. ; WANDERLEY, M. ; Queiroz, Marcelo . Network Music with Medusa - a Comparison of Tempo Alignment in Existing MIDI APIs. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
Queiroz, M. Computação Musical e Aplicações (Palestra de Divulgação). 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
QUEIROZ, M.. Computação Musical e Aplicações (Palestra de Divulgação). 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
QUEIROZ, M.; SOUSA, G. H. M. . Structured IIR Models for HRTF Interpolation. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

7.
KELLER, D. ; BARREIRO, D. L. ; QUEIROZ, M. ; PIMENTA, M. . Anchoring in Ubiquitous Musical Activities. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

8.
BENASSI-WERKE, M. ; QUEIROZ, M. ; GERMANO, N. ; OLIVEIRA, M. G. M. . Melodic Memory and its Dependence on Familiarity and Difficulty. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

9.
THOMAZ, L. F. ; QUEIROZ, M. . A Framework for Musical Multiagent Systems. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

10.
QUEIROZ, M.. Localização de Fontes e Ouvintes em Salas de Escuta. 2005. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

11.
QUEIROZ, M.. A heuristic for the continuous capacity and flow assignment. 2004. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

12.
QUEIROZ, M.. The Hinge Fitting Problem. 2003. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

13.
QUEIROZ, M.. Some Optimization Models for Listening Room Design. 2003. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

14.
QUEIROZ, M.. The symmetric eigenvalue complementarity problem. 2002. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

15.
QUEIROZ, M.. Otimização global e o problema de designação de fluxos e capacidades. 1997. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
QUEIROZ, M.. Consultor ad-hoc do CNPq (desde 2003). 2003.

2.
QUEIROZ, M.. Consultor ad-hoc da FAPESP (desde 2003). 2003.

Trabalhos técnicos
1.
Queiroz, M. Membro do Comitê de Programa do SBCM 2017 - Brazilian Symposium on Computer Music. 2017.

2.
Queiroz, M. Membro do Comitê de Programa do ISMIR 2017 - International Society for Music Information Retrieval. 2017.

3.
Queiroz, M. Membro do Comitê de Programa do XXVII Congresso da ANPPOM. 2017.

4.
Queiroz, M. Membro do Comitê de Programa do CMMR 2017 - International Conference on Computer Music and Multidisciplinary Research. 2017.

5.
Queiroz, M. Membro do Comitê de Programa Técnico do ISMIR 2016 - International Symposium on Music Informarion Retrieval. 2016.

6.
Queiroz, M. Membro do Comitê de Programa Técnico do 14th AES Brazil Conference. 2016.

7.
Queiroz, M. Membro do Comitê de Programa do CMMR 2016 - International Conference on Computer Music and Multidisciplinary Research. 2016.

8.
Queiroz, M. Membro do Comitê de Programa do XXVI Congresso da ANPPOM. 2016.

9.
Queiroz, M. Membro do Comitê de Programa do SMC 2016 - Sound and Music Computing Conference. 2016.

10.
Queiroz, M. Membro do Comitê de Programa do 7º Workshop em Música Ubíqua. 2016.

11.
Queiroz, M. Membro do Comitê de Programa do SMC 2015 - Sound and Music Computing Conference. 2015.

12.
Queiroz, M. Membro do Comitê de Programa Técnico do ISMIR 2015 - International Symposium on Music Informarion Retrieval. 2015.

13.
Queiroz, M. Membro do Comitê de Programa do 6º Workshop em Música Ubíqua. 2015.

14.
Queiroz, M. Membro do Comitê de Programa do CMMR 2015 - International Conference on Computer Music and Multidisciplinary Research. 2015.

15.
Queiroz, M. Membro do Comitê de Programa Técnico do 13th AES Brazil Conference. 2015.

16.
Queiroz, M. Membro do Comitê de Programa do SBCM 2015 - XV Simpósio Brasileiro de Computação Musical. 2015.

17.
QUEIROZ, M.. Membro do Comitê de Programa Técnico do ISMIR 2014 - International Symposium on Music Informarion Retrieval. 2014.

18.
QUEIROZ, M.. Membro do Comitê de Programa Técnico do ICMC/SMC 2014: International Computer Music and Sound and Music Computing Joint Conference. 2014.

19.
QUEIROZ, M.. Membro do Comitê de Programa do 5º Workshop em Música Ubíqua. 2014.

20.
QUEIROZ, M.. Membro do Comitê de Programa Técnico do 12th AES Brazil Conference. 2014.

21.
QUEIROZ, M.. Membro do Comitê de Programa Técnico do ISMIR 2013 - International Symposium on Music Informarion Retrieval. 2013.

22.
QUEIROZ, M.. Membro do Comitê de Programa Técnico do SBCM 2013 - 14th Brazilian Symposium on Computer Music. 2013.

23.
QUEIROZ, M.. Parecerista do CTD-SBC: Concurso de Teses e Dissertações da Sociedade Brasileira de Computação. 2013.

24.
QUEIROZ, M.. Membro do Comitê de Programa do 4º Workshop em Música Ubíqua. 2013.

25.
QUEIROZ, M.. Membro do Comitê de Programa Técnico do 11th AES Brazil Conference. 2013.

26.
Queiroz, Marcelo. Membro do Comitê de Programa do Congresso da ANPPOM. 2012.

27.
Queiroz, Marcelo. Membro do Comitê de Programa do 3º Workshop em Música Ubíqua. 2012.

28.
Queiroz, Marcelo. Membro do Comitê de Programa Técnico do ISMIR 2012 - International Symposium on Music Informarion Retrieval. 2012.

29.
Queiroz, Marcelo. Membro do Comitê de Programa Técnico do 10th AES Brazil Conference. 2012.

30.
QUEIROZ, M.. Membro do Comitê de Programa Técnico do International Computer Music Conference 2011. 2011.

31.
QUEIROZ, M.. Membro do Comitê de Programa Técnico do LAC - Linux Audio Conference 2011. 2011.

32.
QUEIROZ, M.. Membro do Comitê de Programa do AES LAC 2011. 2011.

33.
Queiroz, Marcelo. Membro do Comitê de Programa Técnico do 9th AES Brazil Conference. 2011.

34.
Queiroz, Marcelo. Membro do Comitê de Programa do 13th Braziian Symposium on Computer Music. 2011.

35.
QUEIROZ, M.. Membro do Comitê de Programa Técnico do International Computer Music Conference 2010. 2010.

36.
QUEIROZ, M.. Membro do Comitê de Programa do Congresso da ANPPOM 2010. 2010.

37.
QUEIROZ, M.. Membro do Comitê de Programa Técnico do 8th AES Brazil Conference. 2010.

38.
QUEIROZ, M.. Membro do comitê de programa do 7th AES Brazil Conference. 2009.

39.
QUEIROZ, M.. Membro do comitê de programa do 12th Brazilian Symposium on Computer Music. 2009.

40.
QUEIROZ, M.. Membro do comitê de programa do 6th AES Brazil Conference. 2008.

41.
QUEIROZ, M.. Membro do Comitê de Programa do Congresso da ANPPOM 2008. 2008.

42.
QUEIROZ, M.. Membro do Comitê de Programa do XI Simpósio Brasileiro de Computação Musical. 2007.

43.
QUEIROZ, M.. Membro do Comitê de Programa do 5th AES Brazil Conference. 2007.

44.
QUEIROZ, M.. Membro do Comitê de Programa do 4th AES Brazil Conference. 2006.

45.
QUEIROZ, M.. Membro do Comitê de Programa do X Simpósio Brasileiro de Computação Musical. 2005.


Demais tipos de produção técnica
1.
PIMENTA, M. ; Queiroz, M ; LAZZARINI, V. ; FORNARI, J. ; KELLER, D. . III Workshop em Música Ubíqua. 2012. (Editoração/Anais).

2.
KELLER, D. ; Queiroz, M ; PIMENTA, M. ; FARIA, R. R. . Journal of New Music Research, vol. 40(3), Special Issue: New Paradigms on Computer Music. 2011. (Editoração/Periódico).

3.
Queiroz, M; MANZOLLI, J. ; GIMENES, M. ; COSTALONGA, L. ; PIMENTA, M. ; MILETTO, E. . Proceedings of the 13th Brazilian Symposium on Computer Music. 2011. (Editoração/Anais).

4.
QUEIROZ, M.; Kon, Fabio ; MILETTO, E. ; COSTALONGA, L. ; PIMENTA, M. . Computação sonora e musical no Brasil para os próximos 10 anos. 2011. (Participação em mesa-redonda no 13º Simpósio Brasileiro de Computação Musical (SBCM 2011)).

5.
PIMENTA, M. ; KELLER, D. ; FARIA, R. R. ; Queiroz, M ; RAMALHO, G ; CABRAL, G. . Proceedings of the 12th Brazilian Symposium on Computer Music. 2009. (Editoração/Anais).

6.
RAMALHO, G ; MALT, M. ; Kon, Fabio ; Iazzetta, Fernando ; Queiroz, M . Proceedings of the 11th Brazilian Symposium on Computer Music. 2007. (Editoração/Anais).

7.
Iazzetta, Fernando ; Queiroz, M . I Seminário Música, Ciência e Tecnologia: Acústica Musical. 2004. (Editoração/Anais).


Produção artística/cultural
Música
1.
QUEIROZ, M.. Espetáculo '?Música? 9', promovido pelo Núcleo de Sonologia da USP. Programa: Cornelius Cardew - The Great Learning, Paragraph 6. Ibrasotope, 30/05/2014. Participação: instrumentos diversos. 2014. Interpretação.

2.
QUEIROZ, M.. Recital (cello solo). Programa: Luciano Berio - Les Mots sont Allés. Instituto Fukuda, 29/06/2014. 2014. Interpretação.

3.
QUEIROZ, M.. Recital (cello solo). Programa: György Kurtág - Jelek I, II, III, Op. 5b. Instituto Fukuda, 04/07/2014. 2014. Interpretação.

4.
QUEIROZ, M.. Espetáculo Cênico 'Por Trás das Coisas', promovido pelo projeto temático MOBILE/FAPESP. Programa: Michelle Agnes - Before Morning. Auditório do Instituto de Artes da UNESP, 18 e 19/10/2010. Participação: cello e live electronics. 2010. Interpretação.

5.
Queiroz, M. Concerto 'O Barroco Jesuíta' do Grupo 'Audi Coelum', Paróquia São Luís Gonzaga (05/12/2007) e Mosteiro de São Bento (09/12/2007). Participação: flautas doce. 2007. Interpretação.

6.
QUEIROZ, M.. Concerto 'Música Sacra e de Devoção' do Grupo 'Audi Coelum', Centro Cultural Banco do Brasil (RJ), 03/10/2006. Participação: flautas doce. 2006. Interpretação.

7.
QUEIROZ, M.. Concerto 'Eucaristia' do Grupo 'Audi Coelum'. Catedral Armênia Católica (06/05/2005), Catedral Greco-Melquita (13/05/2005) e Catedral Evangélica de São Paulo (05/06/2005). Participação: flautas. 2005. Interpretação.

8.
Queiroz, Marcelo. Concerto 'Devoção na Espanha Renascentista' do Grupo 'Audi Coelum', Centro Cultural Banco do Brasil (SP), 10 e 17/12/2005. Participação: flautas doce, voz e percussão. 2005. Interpretação.

9.
Queiroz, M. Estreia da composição 'Da Trilha Estreita ao Confim' para soprano e piano, Concerto: Música na MariAntonia, Centro Universitário MariAntonia (USP), 14/04/2004. Intérpretes: Caroline de Comi e Maurício de Bonis. 2005. Composição (estréia).

10.
Queiroz, Marcelo. Concerto 'Música Devocional Mariana' do grupo Audi Coelum. Santuário do Sagrado Coração de Jesus (21/05/2004) e Igreja do Divino Espírito Santo (30/05/2004). Participação: flautas. 2004. Interpretação.

11.
Queiroz, Marcelo. Estreia da composição 'Fantasmas' para flauta-doce contralto, Concerto: Música na MariAntonia, Centro Universitário MariAntonia (USP), 14/04/2004. Intérprete: Marcelo Queiroz. 2004. Composição (estréia).

12.
Queiroz, M; VELOZO, E. ; ARAÚJO, R. ; BRACCO, G. ; PASSOS, M. ; LEITE, F. ; UENO, L. ; OLIVA, L. ; RISI, T. ; VALVERDES, L. ; SIMOES, O. ; ARANEDA, N. . Concerto 'Messe de Notre Dame de Guillaume de Machaut', Grupo Audi Coelum, Pateo do Collegio (16/05/2004) e Capela do Colégio Maria Imaculada (28/05/2004). 2004. Interpretação.

13.
Queiroz, Marcelo; AIDAR, J. . Recital de Música de Câmara, Programa: J. Dowland, Auditório Olivier Toni, ECA/USP, 02/12/2003. Participação: flauta-doce. 2003. Interpretação.

14.
Queiroz, Marcelo; SILVA, M. . Recital de Música Barroca, Programa: J. Hotteterre, G. P. Telemann, W. F. Bach, Auditório Olivier Toni, ECA/USP, 03/12/2002. Participação: flauta-doce contralto. 2002. Interpretação.

15.
Queiroz, M. Estreia da composição '6 Variações sobre o Op. 19 nº 6 de A. Schönberg' para piano solo, Auditório Olivier Toni, ECA/USP, 13/12/2002. Intérprete: Maurício de Bonis. 2002. Composição (estréia).

16.
Queiroz, Marcelo; VASQUES, M. M. ; KAISER, A. . Regência do Grupo 'Canto Coral Exsultate', Concertos SESC & Sinfonia Cultura (Orquestra da Rádio e TV Cultura), Programa: F. Mendelssohn-Bartholdy - Psalm 42 Op. 42 'Wie der Hirsch schreit nach frischem Wasser', Auditório do SESC Belenzinho (6 e 13/08/2000). Participação: Regência do Coro.. 2000. Interpretação.

17.
Queiroz, Marcelo; SILVA, M. ; KAWASHIMA, L. . Regência do Grupo 'Canto Coral Exsultate', V Festival de Natal de Monte Verde, Programa: Dufay, Desprez, de la Rue, Hassler, Lasso, Palestrina, Monteverdi, Schütz, Chácara Adélia, 25/11/2000. 2000. Interpretação.

18.
Queiroz, Marcelo; ASPRINO, S. . Regência do Grupo 'Canto Coral Exsultate'. Concerto 'Bruckner, Mendelssohn, Brahms', Paróquia São Luís Gonzaga (11/08/2000) e Igreja Presbiteriana do Jardim das Oliveiras (24/08/2000). 2000. Interpretação.

19.
Queiroz, Marcelo; SILVA, M. ; KAWASHIMA, L. . Regência do Grupo 'Canto Coral Exsultate', Concerto 'Renascimento', Igreja Batista Alemã (8/11/2000) e Igreja da Paz (12/11/2000). 2000. Interpretação.

20.
Queiroz, Marcelo; BOLOGNA, R. ; OLIVEIRA, E. ; BELLATO, S. ; OLIVEIRA, E. ; MANDARINO, P. ; MARCOS, C. E. . Regência do Grupo 'Canto Coral Exsultate', Concerto 'USP Sinfonietta e Canto Coral Exsultate - J. S. Bach, 250 anos', Programa: Magnificat em Ré Maior BWV 243, Auditório Camargo Guarnieri, Universidade de São Paulo, 16/12/2000. Participação: Regência do Coro. 2000. Interpretação.

21.
Queiroz, Marcelo; MOREIRA, R. ; BUDWEG, C. ; WEBER, M. ; ARAÚJO, R. ; SOLIMENE, M. ; CARVALHO, S. . Regência do Grupo 'Canto Coral Exsultate', Concerto de Páscoa, Programa: J. S. Bach - Oster-Oratorium BWV 249 e Cantata BWV 21 'Ich hatte viel Bekümmernis', Igreja da Paz (19/04/2000) e Mosteiro de São Bento (24/04/2000). 2000. Interpretação.

22.
Queiroz, Marcelo; ARAÚJO, R. ; SILVA, M. ; ROSA, L. ; KAWASHIMA, L. . Recital de Música Barroca - Telemann, Handel e Bach, Auditório Olivier Toni, ECA/USP, 08/12/2000. Participação: flauta-doce. 2000. Interpretação.

23.
Queiroz, Marcelo; PETRI, H. ; ARAÚJO, R. ; SILVA, M. ; ROSA, L. ; KAWASHIMA, L. ; SCHLOCHAUER, R. . Concerto 'Sobretudo Bach', Programa: G. P. Telemann, G. F. Handel e J. S. Bach. Igreja Evangélica Suiça de São Paulo, 02/12/2000. Participação: flauta-doce contralto. 2000. Interpretação.

24.
Queiroz, M. Estreia da composição 'Pater Hemon' para coro a cappella, contemplada com o 3º lugar (modalidade Composição) no XII Concurso Nacional Ritmo e Som. Instituto de Artes da UNESP, 19/08/1998. Intérprete: Grupo Ársis. 1998. Composição (estréia).

25.
Queiroz, M. Estreia da composição 'Retrato' para soprano e piano, Instituto de Artes da UNESP, 19/08/1998. Intérpretes: Luciana Platero e Lissa Kawashima. 1998. Composição (estréia).

26.
Queiroz, M. Estreia do arranjo 'Away in a Manger / Wiegenlied' para coro a cappella, contemplado com o 1º lugar (modalidade Arranjo) no XII Concurso Nacional Ritmo e Som. Instituto de Artes da UNESP, 19/08/1998. Intérprete: Grupo Ársis. 1998. Arranjo.

Outras produções artísticas/culturais
1.
Queiroz, M. Composição de 'Da Trilha Estreita ao Confim', 10 haikais para soprano e piano sobre textos de Bashô. 2003 (composição).

2.
Queiroz, M. Composição de 'Fantasmas', para flauta-doce contralto solo. 2003 (composição).

3.
Queiroz, M. Composição de 'Toccata', para flauta-doce contralto solo. 2003 (composição).

4.
Queiroz, M. Composição de 'Linhas', para orquestra. 2003 (composição).

5.
Queiroz, M. Composição de 'Ponto e Círculo', para orquestra de cordas. 2002 (composição).

6.
Queiroz, M. Composição de 'Quarteto', para dois sopranos, trompete e contrabaixo. 2000 (composição).

7.
Queiroz, M. Composição de 'Variações Caleidoscópicas', para 10 instrumentos de corda. 2000 (composição).

8.
Queiroz, M. Composição de '6 Variações sobre o Op. 19 No. 5 de A. Schönberg', para piano solo. 2000 (composição).

9.
Queiroz, M. Composição de 'Pater Hemon', para coro a cappella. 1998 (composição).

10.
Queiroz, M. Composição de 'Retrato', para soprano e piano. 1998 (composição).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
Queiroz, M; Kon, Fabio; Iazzetta, Fernando. Participação em banca de Roberto Piassi Passos Bodo. Técnicas determinísticas para acompanhamento musical automatizado. 2015. Dissertação (Mestrado em Ciências da Computação) - Universidade de São Paulo.

2.
QUEIROZ, M.; GOLDMAN, A.; FARIA, R. R.. Participação em banca de André Jucovsky Bianchi. Processamento de áudio em tempo real em plataformas computacionais de alta disponibilidade e baixo custo. 2013. Dissertação (Mestrado em Ciências da Computação) - Universidade de São Paulo.

3.
QUEIROZ, M.. Participação em banca de Marcio Masaki Tomiyosh. Performances Musicais Distribuídas Através de Internet Residencial. 2013. Dissertação (Mestrado em Ciências da Computação) - Universidade de São Paulo.

4.
QUEIROZ, M.. Participação em banca de Danilo de Jesus da Silva Bellini. AudioLazy: Processamento Digital de Sinais Expressivo e em Tempo Real. 2013. Dissertação (Mestrado em Ciências da Computação) - Universidade de São Paulo.

5.
Iazzetta, Fernando; Queiroz, M; FENERICH, A.. Participação em banca de José Guilherme Allen Lima. Observações sobre o papel das ferramentas digitais na música experimental contemporânea brasileira. 2013. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade de São Paulo.

6.
BIRGIN, E.; Queiroz, Marcelo; RIBEIRO, C. O.. Participação em banca de Luis Henrique Bustamante de Morais. Métodos estocásticos de otimização global para empacotar círculos em elipses. 2012. Dissertação (Mestrado em Ciências da Computação) - Universidade de São Paulo.

7.
QUEIROZ, M.. Participação em banca de Santiago Davila Benavides. Raciocínio de agentes musicais: composição algorítmica, vida artificial e interatividade em sistemas multiagentes musicais. 2012. Dissertação (Mestrado em Ciências da Computação) - Universidade de São Paulo.

8.
QUEIROZ, M.. Participação em banca de Arthur Piza Mosterio Tofani. Uma ferramenta para notação musical em braille. 2012. Dissertação (Mestrado em Ciências da Computação) - Universidade de São Paulo.

9.
QUEIROZ, M.; RAMIREZ, M. A.; ALENCAR, A.. Participação em banca de André Salim Pires. Metodos de Segmentação Musical Baseados em Descritores Sonoros. 2011. Dissertação (Mestrado em Ciências da Computação) - Universidade de São Paulo.

10.
QUEIROZ, M.; RAMIREZ, M. A.; SILVA, F. J. F.. Participação em banca de Gustavo Henrique Montesião de Sousa. Auralização de Fontes Sonoras Móveis Usando HRTFs. 2010. Dissertação (Mestrado em Ciências da Computação) - Universidade de São Paulo.

11.
QUEIROZ, M.; IAZZETTA, F.; GARCIA, D.. Participação em banca de Vitor Kisil. A Performance Enquanto Elemento Composicional na Música Eletroacústica Interativa. 2009. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade de São Paulo.

12.
QUEIROZ, M.; BIRGIN, E.; GOMES NETO, F.. Participação em banca de Rafael Durbano Lobato. Algoritmos para Problemas de Programação Não-Linear com Variáveis Inteiras e Contínuas. 2009. Dissertação (Mestrado em Ciências da Computação) - Universidade de São Paulo.

13.
QUEIROZ, M.; KON, F.; AVELAR, M.. Participação em banca de Mário Henrique Cruz Torres. Simulação Acústica no Ambiente AcMus. 2008. Dissertação (Mestrado em Ciências da Computação) - Universidade de São Paulo.

14.
QUEIROZ, M.; KON, F.; IAZZETTA, F.. Participação em banca de Mariana Zaparolli Martins. Audible Images: Síntese de Imagens Constroladas por Áudio. 2008. Dissertação (Mestrado em Ciências da Computação) - Universidade de São Paulo.

15.
QUEIROZ, M.. Participação em banca de Leandro Ferrari Thomaz. Aplicação à Música de um Sistema de Espacialização Sonora Baseado em Ambisonics. 2007. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Universidade de São Paulo.

16.
QUEIROZ, M.. Participação em banca de Thiago Afonso de André. Penalidades Exatas para Desigualdades Variacionais. 2007. Dissertação (Mestrado em Matemática Aplicada) - Universidade de São Paulo.

17.
QUEIROZ, M.. Participação em banca de Érico Murilo Gozzi. Estudo de métodos estocásticos para otimização global de problemas de programação não-linear. 2007. Dissertação (Mestrado em Ciências da Computação) - Universidade de São Paulo.

18.
QUEIROZ, M.. Participação em banca de Leandro da Silva Neto. Rizómata: Uma introdução às raizes da música de Iannis Xenakis. 2006. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade de São Paulo.

19.
QUEIROZ, M.. Participação em banca de Nelson Posse Lago. Processamento Distribuído de Áudio em Tempo Real. 2004. Dissertação (Mestrado em Ciências da Computação) - Universidade de São Paulo.

20.
QUEIROZ, M.. Participação em banca de Leo Kazuhiro Ueda. Composição e Performance Musical Utilizando Agentes Móveis. 2004. Dissertação (Mestrado em Ciências da Computação) - Universidade de São Paulo.

21.
QUEIROZ, M.. Participação em banca de Mauricio Gomes Zamboni. Sistemas Musicais Interativos Dirigidos por Partitura. 2003. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade de São Paulo.

Teses de doutorado
1.
QUEIROZ, M.. Participação em banca de Fabiana Moura Coelho. A influência do trato vocal na sonoridade da flauta. 2014. Tese (Doutorado em Música) - Universidade de São Paulo.

2.
QUEIROZ, M.. Participação em banca de Julián Jaramillo Arango. Network Music: Criação e Performance Musical Colaborativa no Âmbito das Redes de Informação. 2014. Tese (Doutorado em Música) - Universidade de São Paulo.

3.
QUEIROZ, M.; BATISTA, D.; GOLDMAN, A.; Iazzetta, Fernando; WANDERLEY, M.. Participação em banca de Flávio Luiz Schiavoni. Medusa: Um Ambiente Musical Distribuído. 2013. Tese (Doutorado em Ciências da Computação) - Universidade de São Paulo.

4.
Queiroz, M; Kon, Fabio; RAMIREZ, M. A.; SILVA, F. J. F.; GUIDO, R. C.. Participação em banca de Anderson Fraiha Machado. Conversão de Voz Interlinguística. 2013. Tese (Doutorado em Ciências da Computação) - Universidade de São Paulo.

5.
Queiroz, Marcelo; Kon, Fabio; FARIA, R. R.; MANZOLLI, J.; FREIRE, S.. Participação em banca de Alexandre Torres Porres. Modelos Psicoacústicos de Dissonância para Eletrônica ao Vivo. 2012. Tese (Doutorado em Música) - Universidade de São Paulo.

6.
RAMIREZ, M. A.; HERNANDEZ, E. M.; QUEIROZ, M.; ALCAIM, A.; FAGUNDES, R. D. R.. Participação em banca de Liselene de Abreu Borges. Extração de parâmetros característicos para detecção acústica de vazamento de água. 2011. Tese (Doutorado em Engenharia Elétrica) - Universidade de São Paulo.

7.
QUEIROZ, M.; KON, F.; IAZZETTA, F.; FARIA, R. R.; COSTA, A. H. R.. Participação em banca de Leandro Ferrari Thomaz. Ensemble: Um arcabouço para construção de sistemas multi-agentes musicais. 2011. Tese (Doutorado em Ciências da Computação) - Universidade de São Paulo.

8.
QUEIROZ, M.. Participação em banca de Antônio Gilberto Machado de Carvalho. Implementação Computacional de uma Gramática Gerativa para Música Tonal. 2008. Tese (Doutorado em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Minas Gerais.

9.
QUEIROZ, M.. Participação em banca de Régis Rossi Alves Faria. Auralização em Ambientes Audiovisuais Imersivos. 2005. Tese (Doutorado em Engenharia Elétrica) - Universidade de São Paulo.

Qualificações de Doutorado
1.
Queiroz, M; SCHIAVONI, F. L.; FARIA, R. R.. Participação em banca de Thilo Koch. Processamento de áudio com custos computacionais flexı́veis. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências da Computação) - Universidade de São Paulo.

2.
Queiroz, M; MANZOLLI, J.; FARIA, R. R.. Participação em banca de Antonio José Homsi Goulart. Técnicas de distorção para síntese de sinais musicais. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências da Computação) - Universidade de São Paulo.

3.
Queiroz, M; GOLDMAN, A.; BATISTA, D.. Participação em banca de Antonio Deusany de Carvalho Junior. Música e Músico Móveis. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências da Computação) - Universidade de São Paulo.

4.
Queiroz, Marcelo; BATISTA, D.; Kon, Fabio. Participação em banca de Flávio Luiz Schiavoni. Medusa: Um ambiente de áudio distribuído. 2012. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências da Computação) - Universidade de São Paulo.

5.
QUEIROZ, M.; RAMIREZ, M. A.; GUIDO, R. C.. Participação em banca de Anderson Fraiha Machado. Conversão de Voz Inter-linguística. 2010. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências da Computação) - Universidade de São Paulo.

6.
QUEIROZ, M.; KON, F.; IAZZETTA, F.. Participação em banca de Leandro Ferrari Thomaz. Um arcabouço para sistemas multiagentes musicais. 2009. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências da Computação) - Universidade de São Paulo.

Qualificações de Mestrado
1.
Queiroz, M; MANZOLLI, J.; HIRATA, R.. Participação em banca de Guilherme Feulo do Espírito Santo. Avaliação de Interfaces Cérebro-Computador de Baixo Custo para Aplicações Musicais. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências da Computação) - Universidade de São Paulo.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
SALLES, P. P.; QUEIROZ, M.; PRIETO, R. G.. Participação em banca de Arthur Tofani.Desenvolvimento do software "DELIUS": um conversor de de partituras digitais para Braille. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Ed. Art. c/ Hab. em Música) - Universidade de São Paulo.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
QUEIROZ, M.. Concurso Público para provimento de 1 cargo de Professor Doutor no Departamento de Música da ECA/USP. 2005. Universidade de São Paulo.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SBCM 2015 - Brazilian Symposium on Computer Music.Paisagens sonoras, harmonização automática e fusão conceitual. 2015. (Simpósio).

2.
International Computer Music Conference / Sound and Music Computing 2014 Joint Conference. A flexible and modular crosslingual voice conversion system. 2014. (Congresso).

3.
International Computer Music Conference / Sound and Music Computing 2014 Joint Conference. A Protocol for creating Multiagent Systems in Ensemble with Pure Data. 2014. (Congresso).

4.
Sound and Music Computing Conference. Real time digital audio processing with Arduino. 2013. (Congresso).

5.
3º Workshop em Música Ubíqua.Ferramentas livres para distribuição de áudio em rede. 2012. (Simpósio).

6.
IV Seminário Música, Ciência e Tecnologia.APIs para o desenvolvimento de aplicações de áudio. 2012. (Seminário).

7.
13th Brazilian Symposium on Computer Music.mixDroid: marcação temporal para atividades criativas. 2011. (Simpósio).

8.
6º Encontro Música e Mídia: Música De/Para.Validação de procedimentos composicionais: estudo exploratório. 2010. (Encontro).

9.
International Computer Music Conference. Structured IIR Models for HRTF Interpolation. 2010. (Congresso).

10.
Sound and Music Computing Conference. Melodic Memory and its Dependence on Familiarity and Difficulty. 2010. (Congresso).

11.
12th Brazilian Symposium on Computer Music.Two Approaches for HRTF Interpolation. 2009. (Simpósio).

12.
SMC 2009 - 6th Sound and Music Computing Conference. A Framework for Musical Multiagent Systems. 2009. (Congresso).

13.
XI Simpósio Brasileiro de Computação Musical.Síntese de Imagens Controladas por Áudio. 2007. (Simpósio).

14.
VI Brazilian Workshop on Continuous Optimization. VI Brazilian Workshop on Continuous Optimization. 2005. (Congresso).

15.
X Simpósio Brasileiro de Computação Musical.Localização de Fontes e Ouvintes em Salas de Escuta. 2005. (Simpósio).

16.
I Seminário Música, Ciência e Tecnologia: Acústica Musical. 2004. (Seminário).

17.
V Brazilian Workshop on Continuous Optimization. Data fitting by hinge functions. 2004. (Congresso).

18.
IV International Conference on Frontiers in Global Optimization. The Hinge Fitting Problem. 2003. (Congresso).

19.
IX Simpósio Brasileiro de Computação Musical.Some Optimization Models for Listening Room Design. 2003. (Simpósio).

20.
International Congress of Mathematicians. International Congress of Mathematicians. 2002. (Congresso).

21.
IV Brazilian Workshop on Continuous Optimization. The symmetric eigenvalue complementarity problem. 2002. (Congresso).

22.
Master-Class "Missa em Si Menor de J. S. Bach" com o Prof. Klaus Hövelmann da Musikhochschule-Freiburg (Alemanha). 2000. (Outra).

23.
Workshop com o Maestro Helmuth Rilling, organizado pela Associação Paulista de Regentes Corais. 2000. (Oficina).

24.
Workshop on Continuous Optimization. Workshop on Continuous Optimization. 1999. (Congresso).

25.
Minicurso Avançado de Otimização Não-Diferenciável com R. Tyrrell Rockafellar.Minicurso Avançado de Otimização Não Diferenciável com R. Tyrrell Rockafellar. 1997. (Outra).

26.
XXIX Simpósio Brasileiro de Pesquisa Operacional.Otimização Global e o Problema de Designação de Fluxos e Capacidades. 1997. (Simpósio).

27.
XX Colóquio Brasileiro de Matemática.20. Colóquio Brasileiro de Matemática. 1995. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Queiroz, M; NAVEDA, L. A. B. ; COSTA, R. ; SCHRAMM, R. ; SCHIAVONI, F. L. ; TAVARES, T. . Organizador Geral do SBCM 2017 - Brazilian Symposium on Computer Music. 2017. (Congresso).

2.
Queiroz, M; Iazzetta, Fernando . Organizador Geral do CMMR 2016 - 12th Computer Music Multidisciplinary Reseach. 2016. (Congresso).

3.
Queiroz, Marcelo; KELLER, D. ; PIMENTA, M. ; LIMA, M. H. ; FORNARI, J. ; MCGLYNN, P. . Organizador Geral do III Workshop em Música Ubíqua. 2012. (Congresso).

4.
COSTALONGA, L. ; PIMENTA, M. ; QUEIROZ, M. ; GIMENES, M. ; MANZOLLI, J. ; KELLER, D. ; FARIA, R. R. . Program Chair do 13th Brazilian Symposium on Computer Music. 2011. (Congresso).

5.
QUEIROZ, M.; FARIA, R. R. ; KELLER, D. ; PIMENTA, M. ; RAMALHO, G. . Organizador Geral do 12th Brazilian Symposium on Computer Music. 2009. (Congresso).

6.
KON, F. ; IAZZETTA, F. ; QUEIROZ, M. . Organizador Local do 11th Brazilian Symposium on Computer Music. 2007. (Congresso).

7.
QUEIROZ, M.; IAZZETTA, F. . Organizador Geral do I Seminário Música, Ciência e Tecnologia: Acústica Musical. 2004. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Shayenne da Luz Moura. Técnicas de aprendizado de máquina em computação musical. Início: 2017. Dissertação (Mestrado em Ciências da Computação) - Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

2.
Marcos Leal Silva. Técnicas de redes neurais aplicadas à computação musical. Início: 2017. Dissertação (Mestrado em Ciências da Computação) - Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

3.
Itai de Ávila Soares. Processamento de áudio em GPGPU. Início: 2016. Dissertação (Mestrado em Ciências da Computação) - Universidade de São Paulo. (Orientador).

4.
Guilherme Jun Yoshimura. Recuperação de informação musical. Início: 2016. Dissertação (Mestrado em Ciências da Computação) - Universidade de São Paulo. (Orientador).

5.
Fábio Goródscy. Processamento de áudio em web e plataformas móveis. Início: 2016. Dissertação (Mestrado em Ciências da Computação) - Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

Tese de doutorado
1.
Arthur Piza Mosterio Tofani. Técnicas de Fingerprinting em áudio. Início: 2017. Tese (Doutorado em Ciências da Computação) - Universidade de São Paulo. (Orientador).

2.
Roberto Piassi Passos Bodo. Processamento sonoro-musical e MIR. Início: 2016. Tese (Doutorado em Ciências da Computação) - Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

3.
Rodrigo Carvalho Borges. Sistemas de recomendação musical baseados em conteúdo musical. Início: 2016. Tese (Doutorado em Ciências da Computação) - Universidade de São Paulo. (Orientador).

4.
Thilo Koch. Processamento de áudio com custos computacionais flexı́veis. Início: 2013. Tese (Doutorado em Ciencia da Computacao) - Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

Supervisão de pós-doutorado
1.
Ivan Eiji Yamauchi Simurra. Início: 2016. Universidade de São Paulo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo.


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Guilherme Feulo do Espírito Santo. Controle em Interfaces Cérebro-Computador de Baixo Custo para Aplicações Musicais. 2017. Dissertação (Mestrado em Ciências da Computação) - Universidade de São Paulo, . Orientador: Marcelo Gomes de Queiroz.

2.
Roberto Piassi Passos Bodo. Técnicas determinísticas para acompanhamento musical automatizado. 2015. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) - Universidade de São Paulo, . Orientador: Marcelo Gomes de Queiroz.

3.
Marcio Masaki Tomiyoshi. Performances Musicais Distribuídas Através de Internet Residencial. 2013. Dissertação (Mestrado em Ciências da Computação) - Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Marcelo Gomes de Queiroz.

4.
Danilo de Jesus da Silva Bellini. AudioLazy: Processamento Digital de Sinais Expressivo e em Tempo Real. 2013. Dissertação (Mestrado em Ciências da Computação) - Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Marcelo Gomes de Queiroz.

5.
André Jucovsky Bianchi. Processamento de áudio em tempo real em plataformas computacionais de alta disponibilidade e baixo custo. 2013. Dissertação (Mestrado em Ciências da Computação) - Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Marcelo Gomes de Queiroz.

6.
Santiago Davila Benavides. Raciocínio de agentes musicais: composição algorítmica, vida artificial e interatividade em sistemas multiagentes musicais. 2012. Dissertação (Mestrado em Ciências da Computação) - Universidade de São Paulo, . Orientador: Marcelo Gomes de Queiroz.

7.
Arthur Piza Mosterio Tofani. Uma ferramenta para notação musical em braille. 2012. Dissertação (Mestrado em Ciências da Computação) - Universidade de São Paulo, . Orientador: Marcelo Gomes de Queiroz.

8.
André Salim Pires. Metodos de Segmentação Musical Baseados em Descritores Sonoros. 2011. Dissertação (Mestrado em Ciências da Computação) - Universidade de São Paulo, . Orientador: Marcelo Gomes de Queiroz.

9.
Gustavo Henrique Montesião de Sousa. Auralização de Fontes Sonoras Móveis Usando HRTFs. 2010. Dissertação (Mestrado em Ciências da Computação) - Universidade de São Paulo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Marcelo Gomes de Queiroz.

10.
Mariana Zaparolli Martins. Audible Images: Um sistema Interativo para Síntese de Imagens Controladas por Áudio. 2008. Dissertação (Mestrado em Ciências da Computação) - Universidade de São Paulo, . Orientador: Marcelo Gomes de Queiroz.

Tese de doutorado
1.
Antonio Deusany de Carvalho Jr. Mobile Technologies for Music Interaction. 2017. Tese (Doutorado em Ciencia da Computacao) - Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Marcelo Gomes de Queiroz.

2.
Antonio José Homsi Goulart. Efeitos de áudio baseados em decomposição AM/FM. 2017. Tese (Doutorado em Ciencia da Computacao) - Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Marcelo Gomes de Queiroz.

3.
Flávio Luiz Schiavoni. Medusa: Um Ambiente Musical Distribuído. 2013. Tese (Doutorado em Ciências da Computação) - Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Marcelo Gomes de Queiroz.

4.
Anderson Fraiha Machado. Conversão de Voz Inter-Linguística. 2013. Tese (Doutorado em Ciências da Computação) - Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Marcelo Gomes de Queiroz.

5.
Alexandre Torres Porres. Modelos Psicoacústicos de Dissonância para Eletrônica ao Vivo. 2012. Tese (Doutorado em Música) - Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Marcelo Gomes de Queiroz.

6.
Mariana Elisa Benassi-Werke. Familiaridade, Supressão Articulatória e Comprimento do Estímulo: Influências na Memória de Curto Prazo e Memória Operacional para Tons e Melodias. 2012. Tese (Doutorado em Psicobiologia) - Universidade Federal de São Paulo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Coorientador: Marcelo Gomes de Queiroz.

7.
Leandro Ferrari Thomaz. Ensemble: Um arcabouço para construção de sistemas multi-agentes musicais. 2011. Tese (Doutorado em Ciências da Computação) - Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Marcelo Gomes de Queiroz.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Felipe Silva Felix. Classificação Automática de Espécies de Pássaros a Partir de Seus Cantos. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade de São Paulo. Orientador: Marcelo Gomes de Queiroz.

2.
Felipe de Oliveira Campos Moreira. Sensors2Music: Contrabaixo aumentado utilizando dispositivos Android. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade de São Paulo. Orientador: Marcelo Gomes de Queiroz.

3.
Pedro Marcondes. Contrabaixo aumentado com uso de sensores para controle de efeitos sonoros. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade de São Paulo. Orientador: Marcelo Gomes de Queiroz.

4.
Carlos Augusto Motta de Lima. Reconhecimento Automatizado de Acordes em Sinais de Áudio. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade de São Paulo. Orientador: Marcelo Gomes de Queiroz.

5.
Vitor Samora. Efeitos digitais de áudio em tempo real. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade de São Paulo. Orientador: Marcelo Gomes de Queiroz.

6.
Shayenne da Luz Moura. Separação de sinais de áudio em melodia e acompanhamento. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade de São Paulo. Orientador: Marcelo Gomes de Queiroz.

7.
Lucas Dário. ODA : Open Dynamic Audio - Middleware para manipulação de trilhas sonoras dinâmicas em jogos digitais. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade de São Paulo. Orientador: Marcelo Gomes de Queiroz.

8.
Roberto Piassi Passos Bodo. Sistema de Acompanhamento Musical Automatizado. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade de São Paulo. Orientador: Marcelo Gomes de Queiroz.

9.
Fernando Raganhan Barbosa. Redução de Ruído em Áudio Digital. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade de São Paulo. Orientador: Marcelo Gomes de Queiroz.

Iniciação científica
1.
Nicolas Silverio Figueiredo. Técnicas de filtragem em gravações de cantos de pássaros. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Engenharia Mecatrônica) - Universidade de São Paulo. Orientador: Marcelo Gomes de Queiroz.

2.
Felipe de Oliveira Campos Moreira. Técnicas para síntese expressiva. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Ciência da Computação) - Universidade de São Paulo. Orientador: Marcelo Gomes de Queiroz.

3.
Felipe Silva Felix. Audio thumbnailing. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Ciência da Computação) - Universidade de São Paulo. Orientador: Marcelo Gomes de Queiroz.

4.
Shayenne da Luz Moura. Timbre e percepção de consonância. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Ciência da Computação) - Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Marcelo Gomes de Queiroz.

5.
Pedro Henrique Rocha Bruel. Interfaces em Sistemas Multiagentes Musicais. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Ciências Moleculares) - Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Marcelo Gomes de Queiroz.

6.
Alexandre Camargo Guarnieri Suetholz. Simulação de Surdinas em Trompetes Através de Filtros Digitais. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Matemática) - Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Marcelo Gomes de Queiroz.

7.
Guilherme Feulo do Espírito Santo. Processamento Sonoro em Tempo Real. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Matemática) - Universidade de São Paulo. Orientador: Marcelo Gomes de Queiroz.

8.
Miguel Mendes Ruiz. Técnicas de Simulação Acústica Geométrica. 2011. Iniciação Científica. (Graduando em Física) - Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Marcelo Gomes de Queiroz.

9.
Luciana Maria Gregolin Dias. Projeto Acústico Ótimo de Salas de Escuta. 2006. Iniciação Científica. (Graduando em Ciência da Computação) - Universidade de São Paulo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Marcelo Gomes de Queiroz.

10.
Gustavo Henrique Montesião Sousa. Técnicas em Síntese Digital e Composição Algorítmica. 2006. Iniciação Científica. (Graduando em Ciências Moleculares) - Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Marcelo Gomes de Queiroz.

11.
Adriano Brito Mitre. Técnicas de Transcrição Automática em Computação Musical. 2005. Iniciação Científica. (Graduando em Ciência da Computação) - Universidade de São Paulo. Orientador: Marcelo Gomes de Queiroz.



Inovação



Projetos de pesquisa



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