Osvaldo Mariotto Cerezer

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/8496570910823192
  • Última atualização do currículo em 14/10/2014


Licenciado em História pela Universidade Federal de Santa Maria (1999). Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (2002). Doutorando em Educação UFU com Estágio Sanduíche na Universidade Autônoma de Barcelona, Espanha. Editor da Revista História e Diversidade do Curso de História da UNEMAT. Professor do Departamento de História da Universidade do Estado de Mato Grosso, Campus de Cáceres. Lider do Grupo de Pesquisa Cultura, Diversidade e Ensino de História. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Ensino de História,formação de professores, Estágio Supervisionado do Ensino de História, ensino de História e diversidade cultural. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Osvaldo Mariotto Cerezer
Nome em citações bibliográficas
CEREZER, O. M.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade do Estado de Mato Grosso.
Av Tancredo Neves 1095
Cavalhada
78200000 - Cáceres, MT - Brasil
Telefone: (65) 32210000
Fax: (65) 32210000
URL da Homepage: http://www.unemat.br


Formação acadêmica/titulação


2000 - 2002
Mestrado em Educação.
Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
Título: Práticas pedagógicas de professores de História durante o regime militar em Santa Maria RS - 1964/1985,Ano de Obtenção: 2002.
Orientador: Jorge Luiz da Cunha.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.
Palavras-chave: Autoritarismo; Dependência; Manipulação; Educação; Práticas pedagógicas; História.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação / Especialidade: História da Educação.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação.
Setores de atividade: Educação.
2002 - 2004
Especialização em Especialização em Docência do Ensino Superior. (Carga Horária: 440h).
União Pan-Americana de Ensino.
1996 - 1999
Graduação em História.
Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul.




Atuação Profissional



Universidade do Estado de Mato Grosso, UNEMAT, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 12, Regime: Dedicação exclusiva.


Faculdade de Cascavel, FADEC, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2005
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor do Ensino Superior, Carga horária: 8


União Pan-Americana de Ensino, UNIPAN, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2006
Vínculo: Funcionário, Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 32

Vínculo institucional

2002 - 2006
Vínculo: Professor Assistente, Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 25

Vínculo institucional

2002 - 2006
Vínculo: Funcionário, Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 25

Atividades

08/2007 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Universidade do Estado de Mato Grosso, .

Cargo ou função
Coordenador de Atividades Complementares de Graduação.
07/2006 - 08/2007
Conselhos, Comissões e Consultoria, Universidade do Estado de Mato Grosso, .

Cargo ou função
Coordenador do Curso de Especialização Lat Sensu em Historiografia e metodologia da pesquisa e do ensino de História: memória e identidades na historiografia brasileira.
02/2003 - 06/2006
Ensino, Letras tradutor e intérprete em língua inglesa, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Cultura Brasileira
02/2003 - 06/2006
Ensino, Administração em Marketing, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Pesquisa em Administração
02/2003 - 06/2006
Ensino, Administração Financeira, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Pesquisa em Administração
02/2002 - 06/2006
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Currículos e Programas
Educação e Trabalho
História da Educação
Metodologia do Ensino de Geografia
Metodologia do ensino de História
02/2002 - 05/2006
Ensino, Docência no Ensino Superior, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
A diferença como pricnípio curricular
A diversidade e a diferença na organização curricular
A história de vida na formação docente
A pesquisa e a produção do conhecimento
07/2002 - 12/2005
Ensino, Administração Financeira, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Pesquisa em Administração
07/2002 - 12/2005
Ensino, Administração em Marketing, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Pesquisa em Administração


Projetos de pesquisa


2009 - 2011
DIVERSIDADE ÉTNICO-RACIAL NO ENSINO DE HISTÓRIA EM MATO GROSSO: estudo de caso nas escolas públicas dos municípios de Cáceres e Rondonópolis

Descrição: A pesquisa analisa as representações criadas sobre a história e cultura africana e afro-brasileira e indígena nas práticas e saberes produzidos por professores e alunos nas aulas de História no ensino fundamental (5ª a 8ª séries) das escolas públicas dos municípios de Cáceres e Rondonópolis. A pesquisa justifica-se pela importância e pelo significado que a obrigatoriedade do ensino da história e cultura africana e indígena (Lei 10.639/03 e Lei Nº 11.645/08) representa para a produção das narrativas e interpretações da história do Brasil..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Osvaldo Mariotto Cerezer - Coordenador / Renilson Rosa Ribeiro - Integrante / Luciano Pereira da Silva - Integrante / Luis César Castrillon Mendes - Integrante / Marli Auxiliadora de Almeida - Integrante.
Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso - Auxílio financeiro.
2008 - 2009
Diversidade Étnico-racial e Ensino de História

Descrição: O projeto tem por objetivo realizar um levantamento sobre as imagens construidas pelos alunos do Ensino Fundamental (5ª a 8ª séries) sobre o negro e o indio nas escolas públicas de Cáceres, Curvelândia; São José dos Quatro Marcos; Rio Branco e Mirassol d'Oeste. A coleta de dados foi realizada pelos acadêmicos estagiários do 7º semestre do Curso de História da UNEMAT, como parte integrante das atividades do Estágio Supervisionado do Ensino de História II..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Osvaldo Mariotto Cerezer - Coordenador.

Número de produções C, T & A: 1


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Didática do Ensino de História.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Estágio Supervisionado em Ensino de História.


Idiomas


Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Italiano
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Citações

Outras
Total de trabalhos:1
Total de citações:1
PRADO, Rosane Aparecida do  Data: 22/03/2006

Artigos completos publicados em periódicos

1.
CEREZER, O. M.2013CEREZER, O. M. ; PEREIRA, A. ; GARCIA, L. ; CAMPOS, G. . Formação docente e multiculturalismo: um estudo com alunos do mestrado e doutorado em educação da UFU. História e Diversidade, v. 2, p. 187-202, 2013.

2.
CEREZER, O. M.2013CEREZER, O. M. ; GUIMARAES, S. . O estudo da história e cultura afro-brasileira e indígena na educação básica dificuldades e possibilidades:. Revista Eletrônica Documento/Monumento, v. 9, p. 181-196, 2013.

3.
CEREZER, O. M.2012CEREZER, O. M. ; GUIMARAES, S. . Saberes e práticas do professor iniciante no ensino da história e cultura afro-brasileira e indígena. Anais do ... Encontro Nacional Perspectivas do Ensino de História, v. Unico, p. 01-17, 2012.

4.
CEREZER, O. M.2009CEREZER, O. M. . Educação e dominação social: o ensino de História no Regime Militar. Fênix (UFU. Online), v. 6, p. 01-23, 2009.

5.
CEREZER, O. M.2007CEREZER, O. M. . Formação de professores e ensino de História: perspectivas e desafios. Revista Eletrônica Espaço Acadêmico, v. 77, p. Ano VII, 2007.

6.
CEREZER, O. M.2005CEREZER, O. M. ; TECHIO, K. . A produção de subjetividade no processo de avaliação. Educação (UFSM), UFSM, v. 30, p. 27-44, 2005.

7.
TECHIO, K.2005TECHIO, K. ; CEREZER, O. M. . A produção de subjetividade no processo de avaliação. Revista de Educação, v. 30, p. 1, 2005.

8.
CEREZER, O. M.2004CEREZER, O. M. ; TECHIO, K. . A subjetividade no processo de avaliação no ensino superior:uma perspectiva do aluno/professor. 4to Congreso Internacional de Educacion Superior, Cuba, v. Único, p. 860, 2004.

9.
CEREZER, O. M.2004CEREZER, O. M. ; TECHIO, K. . Quando a água fere. CD ROM Simpósio Internacional Fronteiras na América Latina: Desenvolvimento e Integração, UFSM, v. Único, 2004.

10.
CEREZER, O. M.2003CEREZER, O. M. . Práticas Pedagógicas e Autoritarismo militar. Anais Eletrônicos XXII Simpósio Nacional de História, UFPB, v. Único, p. 25, 2003.

11.
CEREZER, O. M.2001CEREZER, O. M. ; SOUZA, C. F. ; CUNHA, J. L. ; MONTAGNER, R. . Memórias de Ex-alunas do Instituto de Educação Olavo Bilac. Anais do VII Encontro Sul-Riograndense de Pesquisadores em História da Educação, Pelotas, RS, v. Unico, p. 107-117, 2001.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
CEREZER, O. M. (Org.) ; ARRUDA (Org.) ; RIBEIRO (Org.) . Escrita da História. 01. ed. Cáceres: Editora da Unemat, 2010. v. 01. 554p .

2.
JESUS, Nauk Maria de (Org.) ; CEREZER, O. M. (Org.) ; RIBEIRO (Org.) . Ensino de História: trajetórias em movimento. 1ª. ed. Cáceres: Editora Unemat, 2007. v. Único. 120p .

Capítulos de livros publicados
1.
CEREZER, O. M. ; BLANCH, J. P. . Los actores invisibles de la história: un estudio de caso de Brasil y Catalunya. In: Joan Pagés Blanch y Antoni Santisteban. (Org.). Los actores invisibles de la história: un estudio de caso de Brasil y Catalunya. 01ed.Barcelona: Servei de Publicacions Universidad Autonoma de Barcelona, 2014, v. 02, p. 37-44.

2.
CEREZER, O. M. ; GUIMARAES, S. . Professores de História principiantes e a implantação da Lei Federal que tornou obrigatório o estudo da história e da cultura afro-brasileira e indígena no ensino básico no Brasil. III Congresso Internacional sobre Profesorado Principiante e Inserción Profesional a la Docencia. Ied.Santiago do CHile: IDEA, 2012, v. I, p. 01-10.

3.
CEREZER, O. M. . Diversidade étnicorracial no ensino ensino de História em Cáceres: algumas considerações. In: CHAVES, Otávio Ribeiro; ARRUDA, Elmar Figueiredo. (Org.). História e Memória: Cáceres. Cáceres: Editora Unemat, 2011, v. , p. 258-277.

4.
ROCHA, C. G. A. ; CEREZER, O. M. . O ensino de História, técnologia e método. In: Osvaldo Mariotto Cerezer, João Edson de Arruda Fanaia, Renilson Rosa Ribeiro. (Org.). Escrita da História. 01ed.Cáceres: Editora da Unemat, 2010, v. 01, p. 172-187.

5.
SOUZA, M. F. ; CEREZER, O. M. . Na trilha do silêncio: práticas pedagógicas de professores de história em Cáceres durante o regime militar (1964-1985). In: Osvaldo Mariotto Cerezer, João Edson de Arruda Fanaia, Renilson Rosa Ribeiro. (Org.). Escrita da História. 01ed.Cáceres: Editora da Unemat, 2010, v. 01, p. 349-357.

6.
CEREZER, O. M. . Estágio Supervisionado e Formação em História: entre incertezas e possibilidades. In: JESUS, Nauk maria de; CEREZER, Osvaldo Mariotto; RIBEIRO, Renilson Rosa. (Org.). Ensino de História: trajetórias em movimento. 1ªed.Cáceres: Editora Unemat, 2007, v. Único, p. 21-31.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
CEREZER, O. M. . Estado autoritário e educação brasileira. O Paraná Educação, Cascavel, p. 02 - 02, 22 out. 2004.

2.
CEREZER, O. M. . Memória, histórias de vida e formação. O Paraná Educação, Cascavel, Paraná, p. 02 - 02, 07 maio 2004.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
GUIMARAES, S. ; CEREZER, O. M. . SABERES E PRÁTICAS DE PROFESSORES DE HISTÓRIA E O ESTUDO DA HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA E INDÍGENA. In: Seminário Educação 2013 - Educação e (des)colonialidades dos saberes, práticas e poderes., 2013, Cuiabá. Seminário Educação 2013 - Educação e (des)colonialidades dos saberes, práticas e poderes.. Cuiabá: UFMT, 2013. v. 1. p. 01-17.

2.
CEREZER, O. M. ; GUIMARAES, S. . PROFESSORES DE HISTÓRIA PRINCIPIANTES E A IMPLANTAÇÃO DA LEI FEDERAL QUE TORNOU OBRIGATÓRIO O ESTUDO DA HISTÓRIA E DA CULTURA AFRO-BRASILEIRA E INDÍGENA NO ENSINO BÁSICO NO BRASIL. In: III Congreso Internacional sobre Profesorado Principiante e Inserción Profisional a la Docencia, 2012, Santiago do Chile. III Congreso Internacional sobre Profesorado Principiante e Inserción Profesional a la Docencia. Santiago: UA, 2012. v. I. p. 01-10.

3.
CEREZER, O. M. . Diversidade étnicorracial no ensino de História em Mato Grosso. In: XXVI SIMPÓSIO NACIONAL DE HISTÓRIA, 2011, São Paulo. Anais do XXVI simpósio nacional da ANPUH - Associação Nacional de História. São Paulo: ANPUH-SP, 2011. v. 1. p. 01-17.

4.
CEREZER, O. M. . DIVERSIDADE ÉTNICO-RACIAL AFRICANA E INDÍGENA NO ENSINO DE HISTÓRIA. In: XI SEMINÁRIO NACIONAL: O UNO E O DIVERSO NA EDUCAÇÃO ESCOLAR, 2011, Uberlândia. XI Seminário Nacional "O Uno e o Diverso na Educação Escolar". Uberlândia: EdItora UFU, 2011. v. 1. p. 01-15.

5.
CEREZER, O. M. ; GUIMARAES, S. . CONSIDERAÇÕES SOBRE AS ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA A EDUCAÇÃO ESCOLAR QUILOMBOLA NO ESTADO DE MATO GROSSO -BRASIL. In: VI Simpósio Internacional: O Estado e as politicas educacionais no tempo presente, 2011, Uberlândia. VI Simpósio Internacional: O Estado e as politicas educacionais no tempo presente. Uberlândia: Ed. UFU, 2011. v. 1. p. 01-15.

6.
CEREZER, O. M. . A diversidade étnico-racial no ensino de História. In: VI Encontro Regional de História da ANPUH-MT - História, Natureza e Fronteiras, 2010, Cuiabá. VI Encontro Regional de História da ANPUH-MT - História, Natureza e Fronteiras. Cuiabá: Idée Arte e Comunicação, 2010. p. 403-410.

7.
CEREZER, O. M. . Ensino de História e o dialogo com a diversidade étnico-cultural. In: IV Simpósio Internacional de História: cultura e identidades, 2009, Goiânia. IV Simpósio Internacional de História: cultura e identidades. Goiânia: UFG, 2009. v. Único. p. 01-10.

8.
CEREZER, O. M. . Diversidade Étnico-cultural e ensino de história. In: Seminário de Educação 2009: Politicas Educacionais, cenários e projetos sociais, 2009, Cuiabá. Seminário de Educação 2009: Politicas Educacionais, cenários e projetos sociais. Cuiabá: UFMT, 2009. v. Unico.

9.
CEREZER, O. M. . Imprensa e Estado autoritário no Brasil (1964-1970): a construção da dominação. In: XXVI Simpósio nacional de História: história e multidisciplinaridade: territórios e deslocamentos, 2007, São Leopoldo. XXVI Simpósio nacional de História: história e multidisciplinaridade: territórios e deslocamentos. São Leopoldo: Oikos Editora, 2007. v. Único. p. 546-546.

10.
CEREZER, O. M. . Outras Histórias: histórias de vida na formação de professores. In: III Simpósio Internacional: Cultura e identidades, 2007, Goiânia. III Simpósio Internacional: Cultura e identidades. Goiânia: Editora UFG, 2007. v. Ùnico.

11.
CEREZER, O. M. ; BARRADA, Maria J. M. ; BARRADA, Cecilia Maria ; LEITE, Eliane K. ; OLIVEIRA, Luciane de . Memória docente e suas contribuições na formação de novos educadores. In: I Congresso de Educação Unipan: desafio da formação humana, 2007, Cascavel. I Congresso de Educação Unipan: desafio da formação humana, 2007.

12.
CEREZER, O. M. . O Estágio Curricular na formação do professor de História. In: Seminário Educação 2007: Qualidade do Ensino na Contemporaneidade: novos e velhos desafios, 2007, Cuiabá. Seminário Educação 2007: Qualidade do Ensino na Contemporaneidade: novos e velhos desafios. Cuiabá: EdUFMT, 2007.

13.
CEREZER, O. M. . Práticas Pedagogicas e Autoritarismo Militar. In: XXII Simpósio Nacional de História, 2003, João Pessoa. Anais Eletrônicos XXII Simpósio Nacional de História. João Pessoa: UFPB, 2003. v. Unico.

14.
CEREZER, O. M. ; MONTAGNER, R. ; CUNHA, J. L. ; MONTGNER, R. . Memórias de Ex-alunas do Instituto de Educação Olavo Bilac. In: VII Encontro Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação, 2001, Pelotas. VII Encontro Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação. Pelotas, 2001. v. I. p. 107-117.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
CEREZER, O. M. . A diversidade étnico-cultural no ensino de História. In: VI Encontro Reginal de História da ANPUH/MT: História, Natureza e Fronteiras; I Simpósio Internacional de História, 2010, Cuiabá. VI Encontro Reginal de História da ANPUH/MT: História, Natureza e Fronteiras; I Simpósio Internacional de História, 2010. p. 73-74.

2.
GOMES, G. O. ; CEREZER, O. M. . Cor e Ensino Superior: Reflexões sobre Identidade Étnica com alunos do Curso de História. In: 2ª Jornada Cientifica da UNEMAT, 2009, Barra do Bugres MT. 2ª Jornada Cientifica da UNEMAT, 2009.

3.
CEREZER, O. M. . Licenciaturas e Formação do Profissional da História: o estágio e a prática de ensino como lugares de pesquisa. In: XIV Semana de História: As tramas do fazer histórico e suas artes, 2009, Rondonópolis. XIV Semana de História: As tramas do fazer histórico e suas artes, 2009.

4.
SOUZA, M. F. ; CEREZER, O. M. . Na trilha do silêncio: práticas pedagógicas de professores de História em Cáceres durante o Regime Militar (1964-1985). In: V Encontro Regional de História: Escrita da História, 2008, Cáceres. V Encontro Regional de História: Escrita da História - Caderno de Resumos e Programação, 2008.

5.
ROCHA, C. G. A. ; CEREZER, O. M. . O ensino de História, tecnologia e metodo. In: V Encontro Regional de História: Escrita da História, 2008, Cáceres. V Encontro Regional de História: Escrita da História - Caderno de Resumos e Programação, 2008.

6.
CEREZER, O. M. . Ensino de História e Diversidade Cultural. In: V Encontro Regional de História: Escrita da História, 2008, Cáceres. V Encontro Regional de História: Escrita da História - Caderno de Resumos e Programação, 2008.

7.
CEREZER, O. M. . Construindo a dominação: educação e ditadura militar no Brasil. In: VI Encontro de História Oral do Centro-oeste: memória, sensibilidade e práticas culturais, 2007, Cáceres. Caderno de Resumos do VI Encontro de História Oral do Centro-oeste: memória, sensibilidade e práticas culturais, 2007. v. Único. p. 134-134.

8.
CEREZER, O. M. . O Estágio Curricular na formação do professor de História. In: Seminário Educação 2007: Qualidade do Ensino na Contemporaneidade: novos e velhos desafios, 2007. Seminário Educação 2007: Qualidade do Ensino na Contemporaneidade: novos e velhos desafios. Cuiabá: EdUFMT, 2007. p. 133-133.

9.
CEREZER, O. M. ; TECHIO, K. . Sentimentos, linguagens, alienação e exclusão: uma cartografia do professor/aluno no processo de avaliação no ensino superior.. In: V Colóqui de ciências da Educação:, 2004, Lisboa. V Colóqui de ciências da Educação:. Lisboa, 2004.

10.
CEREZER, O. M. ; TECHIO, K. . Quando a água fere. In: Simpósio Internacional Fronteiras na América Latina, 2004, Santa Maria. Simpósio Internacional Fronteiras na América Latina, Livro de Resumos. Santa Maria: Universidade Federal de Santa Maria, 2004. v. Único. p. 87-87.

11.
CEREZER, O. M. ; CUNHA, J. L. ; PEREIRA, V. . Professores de História e a Ditadura Militar. In: XI Ciclo de Estudos sobre o Imaginário: Imaginário e Memória, 2000, Recife, Pernambuco. XI Ciclo de Estudos sobre o Imaginário: Imaginário e Memória. Recife, 2000. p. 76-77.

12.
CEREZER, O. M. ; CUNHA, J. L. ; CUNHA, M. M. ; SCHLICKMANN, V. . O ensino profissionalizante na Escola Técnica da RFFSA de Santa Maria. In: I Congresso Ibero-Americano de Formação de Professores, 2000, Santa Maria. I Congresso Ibero-Americano de formação de professores. Santa Maria: Ed. da UFSM, 2000. p. 58-58.

13.
CEREZER, O. M. ; CUNHA, J. L. ; PEREIRA, V. . O ensino de história do Brasil e o regime militar. In: XV Jornada Acadêmica Integrada, UFSM, 2000, Santa Maria. XV Jornada Acadêmica Integrada. Santa Maria: UFSM, 2000.

14.
CEREZER, O. M. ; CUNHA, J. L. ; MONTAGNER, R. . Memórias de Ex-Alunas do Instituto de Educação Olavo Bilac. In: 52ª Reuni]ao Anual da SBPC, 2000, Brasília, DF. 52ª Reunião Anual da SBPC. Brasília, 2000.

15.
CEREZER, O. M. ; CUNHA, J. L. ; SOUZA, C. F. ; MONTAGNER, R. . Memórias de Ex-Alunas do Instituto de Educação Olavo Bilac.. In: V Encontro de Pesquisadores em História da Educação, 1999, Passo Fundo. Caderno de Resumos do V Encontro de Pesquisadores em História da Educação, 1999. v. Unico. p. 16.

16.
CEREZER, O. M. ; BRUM, C. K. ; CUNHA, J. L. . Uma Dimensão Sócio-cultural de Fenômeno Devocional: Mariazinha Penna.. In: XIV Jornada Acadêmica Integrada da Universidade Federal de Santa Maria, 1999, Santa Maria. Anais da XIV Jornada. Santa Maria: Editora da UFSM, 1999. p. 933.

17.
CEREZER, O. M. ; SOUZA, C. F. ; MONTAGNER, R. ; CUNHA, J. L. . As Memórias do Instituto de Educação Olavo Bilac. In: XIV Jornada Acadêmica Integrada da Universidade Federal de Santa Maria, 1999, Santa Maria. Anais do XIV Jornada. Santa Maria: Editora da UFSM, 1999. p. 1058.

18.
CEREZER, O. M. ; BRUM, C. K. ; CUNHA, J. L. . Catolicismo Popular: um olhar sobre as manifestações religiosas de Santa Maria.. In: V Seminário de Iniciação Cintífica e VI Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade de Santa Cruz do Sul., 1999, Santa Cruz do Sul. Programa e Resumos do V Seminário e VI Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão da UNISC.. Santa Cruz do Sul: Editora da UNISC, 1999. p. 224-224.

19.
CEREZER, O. M. ; SOUZA, C. F. ; MONTAGNER, R. ; CUNHA, J. L. . Instituto de Educação Olavo Bilac: Formando Professoras Ideais.. In: V Seminário de Iniciação Científica da Universidade de Santa Cruz do Sul, 1999, Santa Cruz do Sul. Programa e Resumos do V Seminário de Iniciação Científica da UNISC. Santa Cruz do Sul: Editora da UNISC, 1999. p. 256-256.

20.
CEREZER, O. M. ; BRUM, C. K. ; CUNHA, J. L. . Catolicismo Popular: Manifestações Sócio-culturais santa-marienses.. In: XI Salão e VIII Feira de Iniciação Cintífica da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 1999, Porto Alegre. CD ROMM do XI Salão e VIII Feira de Iniciação Científica da UFRGS. Porto Alegre: Ed. da UFRGS, 1999. p. 409-409.

21.
CEREZER, O. M. ; SOUZA, C. F. ; MONTAGNER, R. ; CUNHA, J. L. . Intituto de Educação Olavo Bilac: Construíndo a História da Educação de Santa Maria.. In: XI Salãoe VIII Feira de Iniciação Científica da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 1999, Porto Alegre. CD ROOMM DO XI Salão e VIII Feira de Iniciação VCientífica da UFRGS. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 1999. p. 435-435.

22.
CEREZER, O. M. ; BRUM, C. K. ; CUNHA, J. L. . Catolicismo popular: manifestações sócio-culturais santa-mariense. In: 51ª Reunião Anual da SBPC, 1999, Porto Alegre. 51ª Reunião Anual da SBPC. Porto Alegre, 1999.

23.
CEREZER, O. M. ; BRUM, C. K. ; CUNHA, J. L. . Mariazinha Penna, Devoção Popular: Um Estudo de Caso. In: X Salão de Iniciação Científica e VII Feira de Iniciação Cintífica da UFRGS, 1998, Porto Alegre. Anais do X Salão e VII Feira de Iniciação Científica da UFRGS. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 1998. p. 432-432.

24.
CEREZER, O. M. ; BRUM, C. K. ; CUNHA, J. L. . Catolicismo Popular: Manifestação Sócio-cultural Santa-mariense. In: XIII Jornada Acadêmica Integrada da Universidade Federal de Santa Maria, 1998, Santa Maria. Anais da XIII Jornada Acadêmica Integrada da UFSM. Santa Maria: Editora da UFSM, 1998. p. 908-908.

25.
CEREZER, O. M. ; BRUM, C. K. ; SILVEIRA, L. L. ; CUNHA, J. L. . Educação Informal, Memória e Identidades.. In: 6ª Reunião Especial da SBPC, Cidades de Médio Porte, 1998, Maringá - PR. Programa e Anais da 6ª Reunião Especial da SBPC. Maringá - PR.: Editora da Universidade Estadual de Maringá - PARANÁ, 1998. p. 221-222.

26.
CEREZER, O. M. ; BRUM, C. K. ; CUNHA, J. L. ; SILVEIRA, L. L. . Expressões do Catolicismo Popular em Santa Maria - RS. In: 6ª Reunião Especial da SBPC, Cidades de Médio Porte, 1998, Maringá - Paraná. Programa e Anais da 6ª Reunião Especial da SBPC, Cidades de Médio Porte. Maringá - Paraná: Editora da Universidade Estadual de Maringá, 1998. p. 145-146.

27.
CEREZER, O. M. ; BATISTA, E. C. . Exposição Museológica, Fases e Faces: 200 anos da História de Santa Maria.. In: V Jornada Integrada de Pesquisa, Extensão e Ensino do Centro de Ciências Sociais e Humanas da UFSM, 1997, Santa Maria. Anais da V Jornada Integrada de Pesquisa, Ensino e Extensão da UFSM. Santa Maria: Editora da UFSM, 1997. p. 904-904.

Apresentações de Trabalho
1.
CEREZER, O. M. . Formação de professores e ensino de Geografia e História. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
CEREZER, O. M. . Formação de professores e ensino de Geografia e História. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
CEREZER, O. M. ; GUIMARAES, S. . Saberes e práticas do professor iniciante no ensino de história afro-brasileira e indigena. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
CEREZER, O. M. ; GUIMARAES, S. . Professores de História principiantes e a implantação da Lei Federal que tornou obrigatório o estudo da história e cultura afro-brasileira e indigena no ensino básico no Brasil. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
CEREZER, O. M. . Diversidade étnico-racial no ensino de história em Mato Grosso. 2011. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

6.
CEREZER, O. M. . Diversidade étnico-racial africana e indigena no ensino de história. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

7.
CEREZER, O. M. ; GUIMARAES, S. . CONSIDERAÇÕES SOBRE AS ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA A EDUCAÇÃO ESCOLAR QUILOMBOLA NO ESTADO DE MATO GROSSO. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

8.
CEREZER, O. M. . A diversidade étnico-cultural no ensino de História. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
CEREZER, O. M. . Diversidade étnico-cultural e ensino de História. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

10.
CEREZER, O. M. . Ensino de História e o diálogo com a diversidade étnico-cultural. 2009. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

11.
CEREZER, O. M. . Monografias e Estágios: qualidade de pesquisa e de extensão/repensando os processos de avaliação. 2009. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

12.
CEREZER, O. M. . Ensino de História e diversidade cultural. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
CEREZER, O. M. . Ensino de História na sociedade em transformação: desafios e possibilidades. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

14.
CEREZER, O. M. . Imprensa e Estado Autoritário no Brasil 91964-1970): a construção da dominação. 2007. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

15.
CEREZER, O. M. . O Estágio Curricular na formação do professor de História. 2007. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

16.
CEREZER, O. M. . Ensino de História: Trajetórias e novas perspectivas. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

17.
CEREZER, O. M. . Outras histórias: histórias de vida na formação de professores. 2007. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

18.
CEREZER, O. M. . Estágio e formação docente: a escola como campo de pesquisa. 2007. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

19.
CEREZER, O. M. . Formação de professores e ensino de história: perspectivas e desafios atuais. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

20.
CEREZER, O. M. . Construindo a dominação: educação e ditadura militar no Brasil. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

21.
CEREZER, O. M. . A subjetividade no processo de avaliação no ensino superior: uma perspectiva do aluno/professor. 2004. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

22.
CEREZER, O. M. . Práticas pedagógicas e autoritarismo militar. 2003. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

23.
CEREZER, O. M. . Professores de História e a ditadura militar. 2001. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

24.
CEREZER, O. M. . Práticas pedagógicas de professores de história e a ditadura militar. 2001. (Apresentação de Trabalho/Outra).

25.
CEREZER, O. M. . O ensino profissionalizante na Escola Técnica da RFFSA de Santa Maria. 2000. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

26.
CEREZER, O. M. . O ensino de História do Brasil e o Regime Militar. 2000. (Apresentação de Trabalho/Outra).

27.
CEREZER, O. M. . Memórias de Ex-alunas do Instituto de Educação Olavo Bilac. 2000. (Apresentação de Trabalho/Outra).

28.
CEREZER, O. M. ; BRUM, C. K. ; CUNHA, J. L. . Catolicismo Popular: Manifestações Sócio-culturais Santa-marienses. 1999. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

29.
CEREZER, O. M. ; MONTAGNER, R. ; SOUZA, C. F. ; CUNHA, J. L. . Intituto de Educação Olavo Bilac: Formando Professoras Ideais. 1999. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

30.
CEREZER, O. M. ; BRUM, C. K. ; CUNHA, J. L. . Catolicismo Popular: Um olhar sobre as manifestações religiosas de Santa Maria. 1999. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

31.
CEREZER, O. M. ; MONTAGNER, R. ; SOUZA, C. F. ; CUNHA, J. L. . Intituto de Educação Olavo Bilac: Formando Professoras Ideais. 1999. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

32.
CEREZER, O. M. ; BRUM, C. K. ; CUNHA, J. L. . Catolicismo Popular: Manifestações Sócio-culturais Santa-marienses. 1999. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

33.
CEREZER, O. M. ; BRUM, C. K. ; CUNHA, J. L. . Uma dimensão sócio-cultural do fenômeno devociona: Mariazinha Penna. 1999. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

34.
CEREZER, O. M. ; MONTGNER, R. ; SOUZA, C. F. ; CUNHA, J. L. . Memórias de Ex-alunas do Instituto de Educação Olavo Bilac. 1999. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

35.
CEREZER, O. M. ; BRUM, C. K. ; CUNHA, J. L. . Mariazinha Penna, Devoção Popular: Um Estudo de Caso. 1998. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

36.
CEREZER, O. M. ; BRUM, C. K. ; CUNHA, J. L. . Catolicismo Popular: Manifestação Sócio-cultural Santa-mariense. 1998. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

37.
CEREZER, O. M. ; BATISTA, E. C. . Exposição Museológica, Fases e Faces: 200 anos da Hitória de Santa Maria. 1997. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
CEREZER, O. M. . História e Linguagens. Campinas: Unicamp, 2008 (Resenha).

2.
CEREZER, O. M. . Documentos de Identidade: uma introdução às teorias do currículo. Campinas: Unicamp, 2007 (Resenha).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
CEREZER, O. M. . Os temas transversais na formação docente. 2004.

2.
CEREZER, O. M. ; SCHILICKANN, V. ; CUNHA, J. L. . Transversais II - Contemporaneidade e Educação. 2001.

3.
CEREZER, O. M. ; CUNHA, J. L. . Autoritarismo, Dependência ,Manipulação: Um olhar sobre o Ensino de História do Brasil durante a Ditadura Militar - 1964/1985. 2000.

4.
CEREZER, O. M. ; BRUM, C. K. ; CUNHA, J. L. . Catolicismo Popular: Manifestações sócio-culturais santa-marienses. 1998.


Demais tipos de produção técnica
1.
CEREZER, O. M. . Revista Eletrônica História e Diversidade Vol. 02, nº 1 (2013). 2013. (Editoração/Periódico).

2.
CEREZER, O. M. . Revista Eletrônica História e Diversidade Vol. 03, nº 2 (2013). 2013. (Editoração/Periódico).

3.
CEREZER, O. M. . Revista Eletrônica História e Diversidade, Vol. I. 2012. (Editoração/Periódico).

4.
CEREZER, O. M. . Revista Eletrônica História e Diversidade. 2010. (Editoração/Periódico).

5.
CEREZER, O. M. ; MONTAGNER, R. ; CUNHA, J. L. . Memórias de Ex-Alunas do Instituto de Educação Olavo Bilac (1930/1950): História da Educação de Santa Maria. 1999. (Relatório de pesquisa).

6.
CEREZER, O. M. . Seminário de História do Brasil - Historiadores para o Novo Século. 1999. (Participação em Eventos, congressos e Seminários).

Demais trabalhos
1.
CEREZER, O. M. . 53ª Reunião Anual da SBPC. 2001 (Participação em Seminários, Congressos, Simpoósios) .

2.
CEREZER, O. M. . VII Encontro Sul-Rio-Grandense de pesquisadores em História da Educação. 2001 (Participação em Seminários, Congressos, Simpoósios) .

3.
CEREZER, O. M. . Reflexões sobre contemporaneidade e educação. 2001 (Projeto Transversais II) .

4.
CEREZER, O. M. . Práticas pedagógicas de professores de história e a ditadura militar. 2001 (Apresentação de trabalhos) .

5.
CEREZER, O. M. . Professores de história e a ditadura militar. 2001 (Apresentação de trabalhos) .

6.
CEREZER, O. M. . VII Jornada de Ensino de História e Educação. 2000 (Participação em Seminários, Congressos, Simpoósios) .

7.
CEREZER, O. M. . VI Jornada de Ensino de História e Educação. 2000 (Participação em Seminários, Congressos, Simpoósios) .

8.
CEREZER, O. M. . V Encontro Estadual de História. 2000 (Participação em Seminários, Congressos, Simpoósios) .

9.
CEREZER, O. M. . I Congresso Ibero-Americano de Formação de Professores. 2000 (Participação em Seminários, Congressos, Simpoósios) .

10.
CEREZER, O. M. . Congresso Internacional Terra Brasil 500. 2000 (Participação em Seminários, Congressos, Simpoósios) .

11.
CEREZER, O. M. . 52ª Reunião Anual da SBPC. 2000 (Participação em Seminários, Congressos, Simpoósios) .

12.
CEREZER, O. M. . III Seminário Pesquisa em Educação - Região Sul. 2000 (Participação em Seminários, Congressos, Simpoósios) .

13.
CEREZER, O. M. . VI Encontro Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação. 2000 (Participação em Seminários, Congressos, Simpoósios) .

14.
CEREZER, O. M. . VI Encontro Sul-Rio-Grandense de pesquisadores em história da educação. 2000 (Participação em Seminários, Congressos, Simpoósios) .

15.
CEREZER, O. M. . O ensino de história como mecanismo de dominação social. 2000 (Apresentação de trabalhos) .

16.
CEREZER, O. M. . O ensino de história do Brasil e o regime militar. 2000 (Apresentação de trabalhos) .

17.
CEREZER, O. M. . Memórias de Ex-alunas do Instituto de Educação Olavo Bilac. 2000 (Apresentação de trabalhos) .

18.
CEREZER, O. M. . Professores de História e a ditadura militar. 2000 (Apresentação de trabalhos) .

19.
CEREZER, O. M. . O ensino profissionalizante na Escola Técnica da RFFSA de Santa Maria. 2000 (Apresentação de trabalhos) .

20.
CEREZER, O. M. . V Encontro de Pesquisadores em História da Educação. 1999 (Participação em Seminários, Congressos, Simpoósios) .

21.
CEREZER, O. M. . Seminário História do Brasil: Historiadores para o novo século - Santo de Casa também faz milagres. 1999 (Participação em Seminários, Congressos, Simpoósios) .

22.
CEREZER, O. M. . IV Encontro de Pesquisadores em História da Educação. 1999 (Participação em Seminários, Congressos, Simpoósios) .

23.
CEREZER, O. M. . Seminário sobre políticas públicas em Educação Escolar Indígena no Brasil. 1999 (Participação em Seminários, Congressos, Simpoósios) .

24.
CEREZER, O. M. . Curso de Extensão Universitária, Rio Grande do Sul: Quatro Séculos de História. 1999 (Participação em Seminários, Congressos, Simpoósios) .

25.
CEREZER, O. M. . 51ª Reunião Anual da SBPC. 1999 (Participação em Seminários, Congressos, Simpoósios) .

26.
CEREZER, O. M. . Minicurso Antropologia e Direitos Humanos. 1999 (Participação em Seminários, Congressos, Simpoósios) .

27.
CEREZER, O. M. . XX Simpósio Nacional de História. 1999 (Participação em Seminários, Congressos, Simpoósios) .

28.
CEREZER, O. M. . II Seminário de Pesquisadores em Educação da Região Sul - ANPED. 1999 (Participação em Seminários, Congressos, Simpoósios) .

29.
CEREZER, O. M. . Seminário Cezimbra Jacques - Passado e Presente. 1999 (Participação em Seminários, Congressos, Simpoósios) .

30.
CEREZER, O. M. . Seminário Cenas de Um Casamento: Amor, família e sexualidade no Ocidente Cristão. 1999 (Participação em Seminários, Congressos, Simpoósios) .

31.
CEREZER, O. M. . Estágio Acadêmico/PRAE, no Projeto Uma Dimensão Sócio-cultural do Fenômeno devocional Mariazinha Penna. 1999 (Pesquisas Realizadas) .

32.
CEREZER, O. M. . Projeto: Catolicismo Popular: Manifestações sócio-culturais santa-marienses. 1999 (Pesquisas Realizadas) .

33.
CEREZER, O. M. . Projeto: Memórias de Ex-alunas do Instituto de Educação Olavo Bilac. 1999 (Pesquisas Realizadas) .

34.
CEREZER, O. M. . V Encontro de Pesquisadore em História da Educação. 1999 (Participação em Seminários, Congressos, Simpoósios) .

35.
CEREZER, O. M. ; BRUM, C. K. ; CUNHA, J. L. . Mariazinha Penna, devoção Popular: Um estudo de Caso. 1998 (Projeto de Iniciação Científica) .

36.
CEREZER, O. M. . III Encontro de Pesquisadores em História da Educação. 1998 (Participação em Seminários, Congressos, Simpoósios) .

37.
CEREZER, O. M. . IV Jornada de Ensino de História. Qual História? Qual Currículo?. 1998 (Participação em Seminários, Congressos, Simpoósios) .

38.
CEREZER, O. M. . 50ª Reunião Anual da SBPC. 1998 (Participação em Seminários, Congressos, Simpoósios) .

39.
CEREZER, O. M. . Seminário História Análise do Passado e Projeto Social. 1998 (Participação em Seminários, Congressos, Simpoósios) .

40.
CEREZER, O. M. . I Seminário Internacional sobre Trabalho e Sociedade no MERCOSUL. 1998 (Participação em Seminários, Congressos, Simpoósios) .

41.
CEREZER, O. M. . Seminário História Antiga Estudos e Interpretações da Antiguidade. 1998 (Participação em Seminários, Congressos, Simpoósios) .

42.
CEREZER, O. M. . Debate Luiz Carlos Prestes e o Brasil do Século XX. 1998 (Participação em Seminários, Congressos, Simpoósios) .

43.
CEREZER, O. M. . VII Semana Acadêmica de História - Globalização e História. 1998 (Participação em Seminários, Congressos, Simpoósios) .

44.
CEREZER, O. M. . IV Seminário Internacional de Reestruturação Curricular: Identidade Social e a Contrução do Conhecimento. 1997 (Participação em Seminários, Congressos, Simpoósios) .

45.
CEREZER, O. M. . VI Semnana Acadêmica de História - História e Cidadania. 1997 (Participação em Seminários, Congressos, Simpoósios) .

46.
CEREZER, O. M. . Cuarto Foro Estudiantil Latinoamericano de Antropologia y Arqueologial. 1997 (Participação em Seminários, Congressos, Simpoósios) .

47.
CEREZER, O. M. . Estágio no Projeto: Fases e Faces: 200 anos da História de Santa Maria. 1997 (Pesquisas Realizadas) .

48.
CEREZER, O. M. . Seminário sobre Assistência Estudantil. 1996 (Participação em Seminários, Congressos, Simpoósios) .

49.
CEREZER, O. M. . Seminário Internacional América Latina - Cidadania, Desenvolvimento, Estado. 1996 (Participação em Seminários, Congressos, Simpoósios) .

50.
CEREZER, O. M. . A História e a Interdisciplinaridade. 1996 (Participação em Seminários, Congressos, Simpoósios) .

51.
CEREZER, O. M. . I Colóquio de Pesquisadores do Prata: A Prata do Prata. 1996 (Participação em Seminários, Congressos, Simpoósios) .

52.
CEREZER, O. M. . Seminário sobre Preconceito. 1996 (Participação em Seminários, Congressos, Simpoósios) .

53.
CEREZER, O. M. . V Semana Acadêmica da Hitória - História e Educação. 1996 (Participação em Seminários, Congressos, Simpoósios) .

54.
CEREZER, O. M. . Curso de Extensão Universitária: História da África. 1996 (Participação em Seminários, Congressos, Simpoósios) .

55.
CEREZER, O. M. . XVI ENEH, Encontro Nacional de Estudantes de História. 1996 (Participação em Seminários, Congressos, Simpoósios) .

56.
CEREZER, O. M. . PROLICEM 96, Programa de Licenciaturas da UFSM, no Projeto O Ensino de História - Uma Proposta em Construção V. 1996 (Pesquisas Realizadas) .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
CEREZER, O. M.. Participação em banca de Iraci Anzolin, Vera Lúcia Balbinotti. Possibilidades e limites de um planejamento educacional frente às políticas educacionais. 2005. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Docência do Ensino Superior) - União Pan-Americana de Ensino.

2.
CEREZER, O. M.. Participação em banca de Danieli A. Semin, Fabiano Kuczmarski, Ivone P.. Juliana dos. Níveis interpretativos na Avaliação. 2005. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Docência do Ensino Superior) - União Pan-Americana de Ensino.

3.
CEREZER, O. M.. Participação em banca de Amélia Daga, Alice Leal Terres. A comunicação e a sua identidade profissional. 2005. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Docência do Ensino Superior) - União Pan-Americana de Ensino.

4.
CEREZER, O. M.. Participação em banca de Rosmeria A. Zimermann, Simone Castilho. A distorção idade-série e o problema da aprendizagem em adolescentes em comflito com a lei. 2005. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Docência do Ensino Superior) - União Pan-Americana de Ensino.

5.
CEREZER, O. M.. Participação em banca de Maristel Matos de Carvalho. Os saberes na formação dos professores. 2005. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Docência do Ensino Superior) - União Pan-Americana de Ensino.

6.
CEREZER, O. M.. Participação em banca de Mey Lanza Chaves, Odete Lacerda Ferreira. Ética na docência: possibilidades entre desafios. 2005. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Docência do Ensino Superior) - União Pan-Americana de Ensino.

7.
CEREZER, O. M.. Participação em banca de Karin de Moraes B. Tranin, Sonia Ertel, Manoel Tomé. Educação a distância e formação continuada. 2005. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Docência do Ensino Superior) - União Pan-Americana de Ensino.

8.
CEREZER, O. M.; OLIVEIRA, G. P.. Participação em banca de Luciane Kraemer, Marta Acordi e Simone Medeiros. O VALOR E O PAPEL DOS JOGOS, BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL . 2004. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Inclusiva) - União Pan-Americana de Ensino.

9.
CEREZER, O. M.; VANELI, J.. Participação em banca de Basílio Adada; Clairton L. Dumke; Gressielli Fazoli;. Análise do grau da satisfação dos discentes em relação ao curso de Pós-Graduação em Docência do Ensino Superior. 2004. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Docência do Ensino Superior) - União Pan-Americana de Ensino.

10.
CEREZER, O. M.; OLIVEIRA, G. P.. Participação em banca de Ana Margarita Barandela Garcia. Crenças de um professor de letras do nível superior e sua relação com o processo de ensino e aprendizagem. 2004. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Docência do Ensino Superior) - União Pan-Americana de Ensino.

11.
CEREZER, O. M.; VANELI, J.. Participação em banca de Greyse P. Triches; Heládio Balerini; Jonias de O. Silva;. A importância da educação para o mercado de trabalho: uma visão da contribuição das instituições de ensino superior.. 2004. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Docência do Ensino Superior) - União Pan-Americana de Ensino.

12.
CEREZER, O. M.. Participação em banca de Flávia Viviane R. Schiavo. O lugar das histórias de vida na formação de professores. 2004. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Docência do Ensino Superior) - União Pan-Americana de Ensino.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
CEREZER, O. M.; SILVA, L. P.; ALMEIDA, M. A.. Participação em banca de Claudia Regonhe Maraia.O ensino de Educação Moral e Cívica - 1964-1985. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

2.
CEREZER, O. M.; SILVA, L. P.; ALMEIDA, M. A.. Participação em banca de Ana Rita Pereira de Arruda e Silva.A importancia do Estágio Supervisionado na formação do professor de História. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

3.
CEREZER, O. M.; ALMEIDA, M. A.; SILVA, L. P.. Participação em banca de Elismara Cristina Xavier Bejo.As charges de O Pasquim como forma de contestação ao regime militar. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

4.
LIMA, Marisa Farias dos Santos; GARCIA. Domingos S. da C.; CEREZER, O. M.. Participação em banca de Adriano Nicomédio da Silva.Cotiano no Colégio Imaculada Conceição (1907-1917). 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

5.
SILVA, L. P.; LIMA, Marisa Farias dos Santos; CEREZER, O. M.. Participação em banca de Suellen Aparecida Viana Ribeiro.Hip Hop no Ensino de História: Um estudo sobre a diversidade no Programa de Erradicação Infantil de Cáceres - MT. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

6.
LIMA, Marisa Farias dos Santos; CEREZER, O. M.; SILVA, L. P.. Participação em banca de Dulcia Custódia Pereira das Neves.Fotografia e História: Uma leitura de imagens do Colégio Imaculada Conceição. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

7.
MENDES, Luis César Castrillon; CEREZER, O. M.; ALMEIDA, M. A.. Participação em banca de Girlane dos Santos Silva Antoniassi.O livro didático e o ensino de História em Cáceres - 2009. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

8.
CEREZER, O. M.; ALMEIDA, M. A.; PEREIRA, I. A. M. C.. Participação em banca de Neize Fátima de Souza.A representação do negro nos livros didáticos de história: o caso da escola estadual Dr. José Rodrigues Fontes de Cáceres MT (2002-2006). 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

9.
SILVA, L. P.; CEREZER, O. M.; ALMEIDA, M. A.. Participação em banca de Wellington Fernandes da Silva.Os Xavante e a imprensa Matogrossense (1999-2004). 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

10.
MENDES, Luis César Castrillon; CEREZER, O. M.; ALMEIDA, M. A.. Participação em banca de Juscelina de Arruda Fialho.Ensino de História: reflexões sobre estratégias utilizadas em algumas Escolas de Cáceres MT no ano de 2009. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

11.
CEREZER, O. M.; RIBEIRO; OLIVEIRA. Participação em banca de Odair José da Silva.Cinema na sala de aula: (Re)pensando o ensino de História através de filmes. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

12.
OLIVEIRA; CEREZER, O. M.; RIBEIRO. Participação em banca de Enedilson Porfírio de Campos.As abordagens do populismo nos livros didáticos. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

13.
RIBEIRO; JESUS, Nauk Maria de; CEREZER, O. M.. Participação em banca de Mauro Celso Pereira Ribeiro.Imagens do indio nos livros didáticos de História. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

14.
RIBEIRO; CEREZER, O. M.; JESUS, Nauk Maria de. Participação em banca de Selma Maria Ferreira.Juízos da docência: a construção da crise professor tradicional versus professor inovador no discurso curricular. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

15.
RIBEIRO; CEREZER, O. M.; JESUS, Nauk Maria de. Participação em banca de Mariza da Silva Santos.A escola entre discursos e práticas: as reformas educacionais de 1935 e as suas implicações no ensino em Cáceres/MT. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

16.
RIBEIRO; CEREZER, O. M.; JESUS, Nauk Maria de. Participação em banca de Robson da Silva Bianchini.A invenção do espaço da moralidade & outras peripécias políticas: São José dos Quatro Marcos, 1983-1990. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

17.
RIBEIRO; CEREZER, O. M.; JESUS, Nauk Maria de. Participação em banca de Cristina Soares.Fabricação da academia: a construção da crise bacharelado versus licenciatura na formação do profissional da História. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

18.
JESUS, Nauk Maria de; CEREZER, O. M.; SILVA, Vanda da. Participação em banca de Kátia Gomes.PCN e Identidade: a questão da cidadania no currículo de História. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

19.
CEREZER, O. M.; JESUS, Nauk Maria de; SILVA, Vanda da. Participação em banca de Reginaldo Codeco.A representação do negro no livro didático. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

20.
CEREZER, O. M.; RIBEIRO; RIBEIRO, Ana Sebastiana Monteiro. Participação em banca de Dorotéia Samartino Batista.As representações do ofício de História do ensino fundamental do 3º ciclo e o discurso historiográfico no trabalho com temáticas. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

21.
CEREZER, O. M.; JESUS, Nauk Maria de; RIBEIRO. Participação em banca de Silvana Nunes.Relações raciais: o perfil étnico-racial dos alunos do curso de Licenciatura em História da UNEMAT/Cáceres. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

22.
CEREZER, O. M.. Participação em banca de Sonia Pereira de Souza.O educador como intelectual na busca da superação ideológica das políticas educacionais. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - União Pan-Americana de Ensino.

23.
CEREZER, O. M.. Participação em banca de Silvia Salete Souto.O pedagogo no processo de orientação para o trabalho. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - União Pan-Americana de Ensino.

24.
CEREZER, O. M.. Participação em banca de Angela Alberton, Liliane Cechini.Democratização escolar: algo real ou somente utopia. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - União Pan-Americana de Ensino.

25.
CEREZER, O. M.. Participação em banca de Simone Vieira Martins.A formação do diretor e a influência no processo de gestão escolar. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - União Pan-Americana de Ensino.

26.
CEREZER, O. M.. Participação em banca de Deyse Michely Dal Molin.O perfil pedagógico dos pedagogos que estão sendo habilitados no inicio do século XXI. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - União Pan-Americana de Ensino.

27.
CEREZER, O. M.. Participação em banca de Marister Bolsi Vinski.Um estudo sobre dislexia. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - União Pan-Americana de Ensino.

28.
CEREZER, O. M.. Participação em banca de Marli Ferreira Araújo.Alfabetização e letramento na educação de jovens e adultos. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - União Pan-Americana de Ensino.

29.
CEREZER, O. M.. Participação em banca de Catia Silene Beckes.Função da educação infantil. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - União Pan-Americana de Ensino.

30.
CEREZER, O. M.. Participação em banca de Ines de Vargas Spagnollo, Terezinha Ruths.Orietação escolar: a familia e o aluno. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - União Pan-Americana de Ensino.

31.
CEREZER, O. M.. Participação em banca de Clairton Luis Dumke.A satisfação dos pacientes/clientes do CEONC quanto a qualidade no atendimento. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração Hospitalar) - União Pan-Americana de Ensino.

32.
CEREZER, O. M.. Participação em banca de Rodrigo Luis Gottardo.Comissão Interna de Prevenção de Acidentes - CIPA. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração Hospitalar) - União Pan-Americana de Ensino.

33.
CEREZER, O. M.. Participação em banca de Geanete Bittencourt Myasava.Construindo o saber através da internet. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - União Pan-Americana de Ensino.

34.
CEREZER, O. M.. Participação em banca de Maria de Lourdes Fuga.A idade do poder. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - União Pan-Americana de Ensino.

35.
CEREZER, O. M.. Participação em banca de Marisa Gomes O. da Silva.Educação pública: para exclusão ou para cidadania. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - União Pan-Americana de Ensino.

36.
CEREZER, O. M.. Participação em banca de Jennifer Giacomel.Saberes docentes na prática da educação infantil. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - União Pan-Americana de Ensino.

37.
CEREZER, O. M.. Participação em banca de Eunice Mattei.Capacitação e a prática do ensino: renovação ou transformação. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - União Pan-Americana de Ensino.

38.
CEREZER, O. M.. Participação em banca de Sandra Mar Deon.Políticas de capacitação docente no processo de construção do conhecimento do professor. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - União Pan-Americana de Ensino.

39.
CEREZER, O. M.; TEIXEIRA, M. L. S.; LOPES, N. F. M.. Participação em banca de Edenir T. Conselvan.Síndrome da 5ª série. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - União Pan-Americana de Ensino.

40.
CEREZER, O. M.; TEIXEIRA, M. L. S.; LOPES, N. F. M.. Participação em banca de Neuza Valmor Machado.A importância do limite na educação dos filhos. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - União Pan-Americana de Ensino.

41.
CEREZER, O. M.; TEIXEIRA, M. L. S.; LOPES, N. F. M.. Participação em banca de Priscila Maria Farina.Gestão participativa. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - União Pan-Americana de Ensino.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
CEREZER, O. M.; SILVA, L. P.; SIMÃO, Ailon do Vale. Banca Examinadora para teste seletivo para professores interino do Departamento de História (Portaria DH Nº02/2010), Presidente da Banca. 2010. Universidade do Estado de Mato Grosso.

2.
CEREZER, O. M.; ARRUDA, Adson de; SILVA, G. A. G. C.. Banca Examinadora para Seleção de Professor Interino do Departamento de História (Portaria DH Nº 06/2010) (Presidente da Banca). 2010. Universidade do Estado de Mato Grosso.

3.
CEREZER, O. M.; ARRUDA, Adson de; SILVA, G. A. G. C.. Banca Examinadora Especial para Teste Seletivo da disciplina de Didática I, II e Estágio Supervisionado I (Portaria DH Nº09/2010). 2010. Universidade do Estado de Mato Grosso.

4.
CEREZER, O. M.; SILVA, L. P.; GENTIL, Heloisa Salles. Banca Examinadora Teste Seletivo para professor interino Dep. de História (Portaria nº 03/2009) Presidente da Banca. 2009. Universidade do Estado de Mato Grosso.

5.
ARRUDA, Adson de; SILVA, L. P.; CEREZER, O. M.; CUNHA, P. C. F.. Comissão de Graduação e Gestão do Curso de Licenciatura Plena em História. 2009. Universidade do Estado de Mato Grosso.

6.
CEREZER, O. M.; RIBEIRO; GENTIL, Heloisa Salles. Presidente Banca examinadora(Portaria - DH Nº006/2008) de de teste seletivo para contratação de professor interino paras as disciplinas de Didática do Ensino de História I,II e Estágio I. 2008. Universidade do Estado de Mato Grosso.

7.
RIBEIRO; CEREZER, O. M.; GENTIL, Heloisa Salles. Banca Examinadora (Portaria -DH Nº 004/2008),teste seletivo para professor interino para as disciplinas de Monografia I, II, II. 2008. Universidade do Estado de Mato Grosso.

8.
CEREZER, O. M.; JESUS, Nauk Maria de; RIBEIRO. Banca Examinadora para o teste seletivo das disciplinas de Monografia I, II e III (Portaria DH Nº 15/2007). 2007. Universidade do Estado de Mato Grosso.

9.
PUHL, João Ivo; CEREZER, O. M.. Banca examinadora para o teste seletivo das disciplinas de História do Brasil II e Tópico Especia (Portaria Nº 007/2007)l. 2007. Universidade do Estado de Mato Grosso.

10.
GARCIA. Domingos S. da C.; ARRUDA; JESUS, Nauk Maria de; GARCIA, Romyr C.; CEREZER, O. M.. Comissão para elaboração da política de pós-graduação Lato Sensu e Stricto Sensu para o Departamento do Curso de História da Licenciatura Plena em História. 2007. Universidade do Estado de Mato Grosso.

11.
ARRUDA; PUHL, João Ivo; CEREZER, O. M.; RIBEIRO. Comissão para elaboração do Projeto Político Pedagógico do Curso de Licenciatura Plena em História em História (Portaria DH Nº 10/2007). 2007. Universidade do Estado de Mato Grosso.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
I Seminário Interno do Etrúria: Ensino de História e História da Educação.Ensino de História e História da Educação em Mato Grosso. 2014. (Seminário).

2.
XXV Simposium Internacional de Didactica de las Ciencias Sociales.Los actores invisibles de la história: un estudio del caso de Brasil y Catalunya. 2014. (Simpósio).

3.
Colóquio Internacional "A produção do Conhecimento em Educação: Balanços e Perspectivas. 2014. (Simpósio).

4.
I Seminário Internacional, III Seminário do Grupo de Pesquisa Fronteira Oeste Poder Economia e Sociedade. 2013. (Seminário).

5.
XI Seminário sobre Politicas Afirmativas na UNEMAT, VI Semana de Estudos Étnico-Raciais.O plano nacional de implementação e a Lei 10.639/03: 10 anos de educação para as relações étnico-raciais em Mato Grosso. 2013. (Seminário).

6.
Seminário Educação 2013:Educação e (des)colonialidades dos saberes,práticas e poderes. 2013. (Seminário).

7.
Seminário Educação 2013 - Educação e (des)colonialidades dos saberes, práticas e poderes.GT 2 - Educação de Diversidades culturais. 2013. (Seminário).

8.
III Congreso Internacional sobre Profesorado Principiante e Inserción Profisional a la Docencia. PROFESSORES DE HISTÓRIA PRINCIPIANTES E A IMPLANTAÇÃO DA LEI FEDERAL QUE TORNOU OBRIGATÓRIO O ESTUDO DA HISTÓRIA E DA CULTURA AFRO-BRASILEIRA E INDÍGENA NO ENSINO BÁSICO NO BRASIL. 2012. (Congresso).

9.
III Congreso Internacional sobre profesorado principiante e inserción profesional a la docencia. Professores de história principiantes e a implantação da Lei Federal que tornou obrigatório o estudo da história e da cultura afro-brasileira e indígena no esnino básico no Brasil. 2012. (Congresso).

10.
XI Seminário Nacional O Uno e o Diverso na Educação Escola.Diversidade étnico-racial africana e indigena no ensino de história. 2011. (Seminário).

11.
XXVI Simpósio Nacional de História Anpuh: 50 anos.Diversidade Étnico-racial no ensino de história em Mato Grosso. 2011. (Simpósio).

12.
VI Simpósio Internacional O Estado e as politicas educacionais no tempo presente.CONSIDERAÇÕES SOBRE AS ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA A EDUCAÇÃO ESCOLAR QUILOMBOLA EM MATO GROSSO. 2011. (Simpósio).

13.
VI Encontro Regional de História da ANPUH/MT: História, Natureza e Fronteiras. I Simpósio Internacional de História.A natureza da diferença: ensino de História e Fronteiras. 2010. (Encontro).

14.
VI Encontro Regional de História da ANPUH/MT.Nastureza e Diversidade na Fronteira: Historiografia e Ensino de História. 2010. (Encontro).

15.
17ª Seminário de Educação: Políticas Educacionais: Cenarios e Projetos Sociais.Diversidade Étnico- Cultural e Ensino de História. 2009. (Seminário).

16.
II Seminario de formação continuada em Educação.O ensino da área de ciências humanas e sociais. 2009. (Seminário).

17.
XIV Semana de História: as tramas do fazer histórico e suas artes.Licenciaturas e formação do profissional da História: o estágio e a prática de ensino como lugares de pesquisa. 2009. (Seminário).

18.
III Seminário de Estágio: Ensino de História e realidade escolar.Ensino de História no contexto das escolas públicas de Cáceres: reflexões de Estágio Supervisionado. 2009. (Seminário).

19.
IV Simpósio Internacional de História: Cultura e Identidades.Ensino de História e o diálogo com a diversidade étnico-cultural. 2009. (Simpósio).

20.
IV Simpósio Internacional de História: Cultura e Identidades.IV Simpósio Internacional de História: Cultura e Identidades. 2009. (Simpósio).

21.
Simposio Científico-Pedagógico de Graduação.Monografias e Estágios: qualidade de pesquisa e de extensão/repensando os processos de avaliação.. 2009. (Simpósio).

22.
XIV Semana de História: As tramas do fazer histórico e suas artes.. 2009. (Encontro).

23.
Seminário de Estágio: Qualidade na graduação, teorias, práticas, inovações. 2008. (Seminário).

24.
I Seminário sobre violência na Fronteira Oeste de Mato Grosso: diversificação, entendimento e ação.Eu e o outro: reflexões sobre a diversidade cultural e violência. 2008. (Seminário).

25.
V Encontro Regional de História: Escrita da História.Ensino de História: cultura e diversidade. 2008. (Encontro).

26.
II Semana de Estudos Históricos e Geográficos de Mato Grosso.Ensino de História na sociedade em transformação: desafios e possibilidades. 2008. (Encontro).

27.
I LEHIST - Encontro Integrado de Letras e História.A prática de ensino e o estágio supervisionado: a experiência das licenciaturas em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. 2007. (Seminário).

28.
I Seminário de Estágio Supervisionado de Ensino de História - Escola & diversidade.Estágio e formação docente: a escola como espaço de pesquisa. 2007. (Seminário).

29.
Seminário Educação 2007: Qualidade do ensino na comtemporaneidade: novos e velhos desafios.O Estágio Curricular na formação do professor de História. 2007. (Seminário).

30.
XXVI Simpósio Nacional de História:História e Multidisciplinaridade: territórios e deslocamentos.Imprensa e estado autoritário no Brasil(1964-1979): a construção da dominação. 2007. (Simpósio).

31.
III Simpósio Internacional Cultura e Identidades.Outras histórias: hiatórias de vida na formação do professor de história. 2007. (Simpósio).

32.
VI Encontro Regional Centro Oeste de História Oral: memória, sensibilidade e práticas culturais.Construíndo a dominação: educação e ditadura militar no Brasil. 2007. (Encontro).

33.
IV Encontro Regional de História - ANPUH/MT e XII Semana de História: a história repensada.Formação de Professores e Ensino de História: Perspectivas e Desafios atuais. 2007. (Encontro).

34.
VI Encontro de História Oral do Centro-oeste: memória, sensibilidade e práticas culturais.Ensino de História, memória e diversidade cultural. 2007. (Encontro).

35.
VI Encontro Regional Centro Oeste de História Oral: memória, sensibilidade e práticas culturais.Ensino de História: temáticas e linguagens. 2007. (Encontro).

36.
IV Encontro Regional de História ANPUH MT XII Semana de História: A História Repensada.Ensino de História: Trajetórias e Novas Perspectivas. 2007. (Encontro).

37.
I Seminário de Educação de Curitiba. 2005. (Seminário).

38.
4º Congreso Internacional de educación superior. 4º Congreso internacional de educación superior, la universidad por un mundo mejor. 2004. (Congresso).

39.
Simpósio Internacional Fronteiras na América Latina: Desenvolvimento e Integração.Simpósio Internacional Fronteiras na América Latina. 2004. (Simpósio).

40.
Congresso internacional sobre Avaliação na Educação. Congresso internacional sobre Avaliação na Educação. 2003. (Congresso).

41.
XXII Simpósio Nacional de História.XXII Simpósio Nacional de História. 2003. (Simpósio).

42.
Seminário: A avaliação educacional - Reflexão da qualidade de ensino e aprendizagem.A avaliação educacional - Reflexão da qualidade de ensino e aprendizagem. 2002. (Seminário).

43.
IV Semana Pedagógica da Pedagogia.Métodos e técnicas de pesquisas em educação. 2002. (Oficina).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
CEREZER, O. M. ; SILVA, L. P. ; PINHO, Rachel Tegon de . IV Seminário de Estágio: História, Temáticas e Linguagens. 2010. (Outro).

2.
CEREZER, O. M. . Coordenação de Mesa-Redonda: Egressos do Curso de História e Monografias. 2010. (Outro).

3.
CEREZER, O. M. . Coordenação de Conferência: Uma história para o futuro: o desafio da educação ambiental para o ensino de história. 2010. (Outro).

4.
CEREZER, O. M. ; ALMEIDA, M. A. ; MENDES, Luis César Castrillon . III Seminário de Estágio: ensino de História e realidade escolar. 2009. (Congresso).

5.
CEREZER, O. M. . I Ciclo de Estudos do Curso de História. 2009. (Outro).

6.
CEREZER, O. M. ; RIBEIRO . II Seminário de Estágio: História e Cultura em Mato Grosso. 2008. (Outro).

7.
ARRUDA ; CEREZER, O. M. ; RIBEIRO . V Encontro Regional de História: Escrita da História. 2008. (Congresso).

8.
CEREZER, O. M. ; RIBEIRO ; JESUS, Nauk Maria de ; JANUÁRIO ; ARRUDA ; ARAÚJO ; ANZAI ; GUIMARAES NETO, R. B. ; HARRES . VI Encontro de História Oral do Centro-Oeste: memórias, sensibilidade e práticas culturais. 2007. (Congresso).

9.
CEREZER, O. M. ; JESUS, Nauk Maria de ; RIBEIRO . I Seminário de Estágio Supervisionado de Ensino de História: escola e diversidade. 2007. (Outro).

10.
CEREZER, O. M. . III Encontro dem Pesquisadores em História da Educação. 1999. (Outro).

11.
CEREZER, O. M. . IV Encontro de Pesquisadores em História da Educação. 1999. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Claudia Maraia. Educação Moral e Civica no regime militar brasileiro. Início: 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade do Estado de Mato Grosso. (Orientador).

2.
Késia. Lei 5.691/71. Início: 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade do Estado de Mato Grosso. (Orientador).

3.
Rosa. Ensino de História e a interdisciplinaridade. Início: 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade do Estado de Mato Grosso. (Orientador).

4.
Elismara Bejo. Charges de O Pasquim e o regime militar brasileiro. Início: 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade do Estado de Mato Grosso. (Orientador).

5.
Ana Rita. Formação do professor de História. Início: 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade do Estado de Mato Grosso. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Cleni Novak Gava. Representações sobre a função de educar na educação infantil. 2005. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Educação Infantil) - União Pan-Americana de Ensino. Orientador: Osvaldo Mariotto Cerezer.

2.
Daniele Moreira, Yáskara Beatriz Fredo. Educação corporativa nas organizações. 2005. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Docência do Ensino Superior) - União Pan-Americana de Ensino. Orientador: Osvaldo Mariotto Cerezer.

3.
Sidinei Caetano Lorenzi Junior; Keila M. Lorenzi. A influência da televisão na formação dos sujeitos. 2005. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Docência do Ensino Superior) - União Pan-Americana de Ensino. Orientador: Osvaldo Mariotto Cerezer.

4.
Ana Rosa Barbosa; Doraci Zanin; Maria das Dores G. Rambaldi. O ontem e o hoje das pessoas com necessidades especiais. 2004. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Inclusiva) - União Pan-Americana de Ensino. Orientador: Osvaldo Mariotto Cerezer.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Elismara Cristina Xavier Bejo. As charges do O Pasquim como forma de contestação ao regime militar. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Universidade do Estado de Mato Grosso. Orientador: Osvaldo Mariotto Cerezer.

2.
Claudia Regonhe Maraia. O ensino de Educação Moral e Cívica - 1964-1985. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Universidade do Estado de Mato Grosso. Orientador: Osvaldo Mariotto Cerezer.

3.
Ana Rita Pereira de Arruda e Silva. A importancia do Estágio Supervisionado na formação do professor de História. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Universidade do Estado de Mato Grosso. Orientador: Osvaldo Mariotto Cerezer.

4.
Lucelia Sampaio Dourado. Ensino de História e cultura afro-brasileira e indigena. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Universidade do Estado de Mato Grosso. Orientador: Osvaldo Mariotto Cerezer.

5.
Robson da Silva Torres. O ensino de história e a questão étnico-racial: praticas pedagogicas de professores na cidade de Cáceres. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Universidade do Estado de Mato Grosso. Orientador: Osvaldo Mariotto Cerezer.

6.
Aline Danieli da Silva Gomes. O negro representado através de estereótipos: buscando caminhos para uma educação sem privilégios de cor.. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Universidade do Estado de Mato Grosso. Orientador: Osvaldo Mariotto Cerezer.

7.
Vanusa A. da Silva. Prática docente e o ensino de história da África e indigena. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Universidade do Estado de Mato Grosso. Orientador: Osvaldo Mariotto Cerezer.

8.
Alex de Paiva Barbosa. O estágio supervisionado na formação de novos professores de história.. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Universidade do Estado de Mato Grosso. Orientador: Osvaldo Mariotto Cerezer.

9.
Gilmara Oliveira Gomes. A cor como construção da identidade étnica a partir do programa de integração e inclusão étnico-racial - PIIR da UNEMAT.. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Universidade do Estado de Mato Grosso. Orientador: Osvaldo Mariotto Cerezer.

10.
Magali Menezes Beltrão. Incivilidade no ambiente escolar. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Universidade do Estado de Mato Grosso. Orientador: Osvaldo Mariotto Cerezer.

11.
Gleison Peralta Peres. O ensino de História e a implementação da Lei 10.639/03: a prática docente em São José dos Quatro Marcos - MT. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Universidade do Estado de Mato Grosso. Orientador: Osvaldo Mariotto Cerezer.

12.
Márcia Batista Sales. A politica educacional no regime militar e a formação de professores de História no Curso de Licenciatura Curta em Estudos Sociais. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Universidade do Estado de Mato Grosso. Orientador: Osvaldo Mariotto Cerezer.

13.
Nathália da Costa Amedi. Geração Coca-cola: o ideal de juventude no Brasil pós-ditadura militar pelas composições de Renato Russo (1985-1989). 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Universidade do Estado de Mato Grosso. Orientador: Osvaldo Mariotto Cerezer.

14.
Rafael Alan Lizieri dos Santos. O desinteresse dos alunos do Ensino Médio pelas aulas de História. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Universidade do Estado de Mato Grosso. Orientador: Osvaldo Mariotto Cerezer.

15.
Mirelly Felisberta de Souza. Na trilha do silêncio: práticas pedagógicas de professores de história em Cáceres/MT durante o regime militar (1964-1985). 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Universidade do Estado de Mato Grosso. Orientador: Osvaldo Mariotto Cerezer.

16.
Chirley Gomes de Alcântara Rocha. O ensino de História, tecnologia e método. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Universidade do Estado de Mato Grosso. Orientador: Osvaldo Mariotto Cerezer.

17.
Emilia Ferreira da Silva Meira. Trajetórias de vida e formação da Identidade Docente. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Universidade do Estado de Mato Grosso. Orientador: Osvaldo Mariotto Cerezer.

18.
Marcilei de Fátima Soares. A inclusão de recursos tecnológicos educacionais nas aulas de Histórias. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Universidade do Estado de Mato Grosso. Orientador: Osvaldo Mariotto Cerezer.

19.
Michele Priscila da Silva. Vivendo, refletindo e aprendendo: as histórias de vida e sua contribuição na formação da Identidade profissional do professor de História. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Universidade do Estado de Mato Grosso. Orientador: Osvaldo Mariotto Cerezer.

20.
Luciene Castilho de Queiroz. Um estudo sobre o envolvimento de adolescentes em Atos Infracionais na cidade de Mirassol D' Oeste MT (2004 A 2007). 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Universidade do Estado de Mato Grosso. Orientador: Osvaldo Mariotto Cerezer.

21.
Ana Paula Lima Botelho da Costa. Professor de História e as metodologias para alunos portadores de necessidades especiais. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Universidade do Estado de Mato Grosso. Orientador: Osvaldo Mariotto Cerezer.

22.
Reginaldo Codeco. A representação do negro no livro didático. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Universidade do Estado de Mato Grosso. Orientador: Osvaldo Mariotto Cerezer.

23.
Dorotéia Samartino Batista. As representações do ofício de História do ensino fundamental do 3º ciclo e o discurso historiográfico no trabalho com temáticas. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Universidade do Estado de Mato Grosso. Orientador: Osvaldo Mariotto Cerezer.

24.
Elpídio da Guarda Leal Filho. O controle da educação em Cáceres nas décadas de 1980 e 1990: relações políticas e culturais no ensino de História. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Universidade do Estado de Mato Grosso. Orientador: Osvaldo Mariotto Cerezer.

25.
Vôni Neuhaus Schermack. Formação continuada: um passo para a titude reflexiva. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - União Pan-Americana de Ensino. Orientador: Osvaldo Mariotto Cerezer.

26.
Neusa Dias Stimer Welter. Volência na Escola. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - União Pan-Americana de Ensino. Orientador: Osvaldo Mariotto Cerezer.

27.
Eliene de Oliveira. Educação de jovens e adultos: porque voltar a estudar?. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - União Pan-Americana de Ensino. Orientador: Osvaldo Mariotto Cerezer.

28.
Rosane T. Rossi e Valdir Alberto dos Anjos. Praxis e educação. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - União Pan-Americana de Ensino. Orientador: Osvaldo Mariotto Cerezer.

29.
Solange Migliorini. A necessidade da formação de professores para enfrentar os desafios da sociedade contemporânea. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - União Pan-Americana de Ensino. Orientador: Osvaldo Mariotto Cerezer.

30.
Elieusa Francisca Pereira. Exploração do trabalho e suas consequencias na aprendizagem. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - União Pan-Americana de Ensino. Orientador: Osvaldo Mariotto Cerezer.

31.
Simone Rech. Envolvimento dos estudantes cascavelenses da rede pública estadual da 5ª a 8ª série com substâncias entorpecentes. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - União Pan-Americana de Ensino. Orientador: Osvaldo Mariotto Cerezer.

32.
Andreia Bombassaro Pratas, Mara Lúcia da Silva. (In)Disciplina nas séries iniciais. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - União Pan-Americana de Ensino. Orientador: Osvaldo Mariotto Cerezer.

33.
Daniele F. Pszsiezny, Antonio Casanova. A sociedade, as classes sociais e a educação. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - União Pan-Americana de Ensino. Orientador: Osvaldo Mariotto Cerezer.

34.
Inês Rosa S. Deliberali. A construção do processo reflexivo do bom professor. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - União Pan-Americana de Ensino. Orientador: Osvaldo Mariotto Cerezer.

35.
Jaqueline Lazzaron. Formação crítico-reflexiva de professores. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - União Pan-Americana de Ensino. Orientador: Osvaldo Mariotto Cerezer.

36.
Tatiana Sonda. O golpe de 64: o declínio da educação brasileira. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - União Pan-Americana de Ensino. Orientador: Osvaldo Mariotto Cerezer.

37.
Doraci Aparecida Zanin. As políticas governamentais e a formação dos profissionais da educação. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - União Pan-Americana de Ensino. Orientador: Osvaldo Mariotto Cerezer.

38.
Luciane Kraemer da Silva. Formação de professores e as novas tecnologias. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - União Pan-Americana de Ensino. Orientador: Osvaldo Mariotto Cerezer.

39.
Halei Aparecida Borges Eing. O papel da escola da formação para o trabalho. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - União Pan-Americana de Ensino. Orientador: Osvaldo Mariotto Cerezer.



Outras informações relevantes


Membro da Comissão de Graduação e Gestão do Curso de Licenciatura Plena em História (Portaria DH Nº02/2009)



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 23/10/2014 às 2:29:17