Lilia Valessa Mendonça da Silva

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/0656880060474637
  • Última atualização do currículo em 19/04/2016


Possui Mestrado pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia - PPG/CASA - UFAM (2011). Especialista em Tecnologia Educacional pela Universidade Federal do Amazonas (2005). Tem graduação em Desenho Industrial - Design, pela Universidade Federal do Amazonas (2004). Atua na área de planejamento, organização e execução de projetos didáticos, além de disciplinas que envolvem tecnologias digitais, educação e sustentabilidade. Atualmente é coordenadora do curso de Artes Visuais Noturno na Universidade Federal do Amazonas. É coordenadora da área de Comunicação, Design e Multimídia do curso de Licenciatura Políticas Educacionais e Desenvolvimento Sustentável. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Lilia Valessa Mendonça da Silva
Nome em citações bibliográficas
MENDONÇA, L.V.S

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal do Amazonas, Conselho de Ensino e Pesquisa.
Av. Gal. Rodrigo Octávio Jordão Ramos
Coroado
69077-000 - Manaus, AM - Brasil
URL da Homepage: http://


Formação acadêmica/titulação


2009 - 2011
Mestrado em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia.
Universidade Federal do Amazonas, UFAM, Brasil.
Título: A PRODUÇÃO DE ARTESANATOS PELA AVIVE COMO UMA PROPOSTA DE DESIGN SUSTENTAVEL,Ano de Obtenção: 2011.
Orientador: Ivani Ferreira de Faria.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Desenvolvimento; Artesanato; Sustentabilidade; Design.
2004 - 2005
Especialização em Especialização em Tecnologia Educacional. (Carga Horária: 410h).
Universidade Federal do Amazonas, UFAM, Brasil.
Título: Interface para Material Didático Multimídia.
Orientador: Jackson Colares da Silva.
1999 - 2004
Graduação em Desenho Industrial.
Universidade Federal do Amazonas, UFAM, Brasil.
Título: Design como fator de inovação. Reaproveitamento de pescado na fabricação de calçados. Estudo de caso: Microempresa Top Teen.
Orientador: Germana de Vasconcelos Duarte da Costa.




Formação Complementar


2011 - 2011
Oficina de Fotografia. (Carga horária: 10h).
Instituto Cultural Brasil Estados Unidos, ICBEU, Brasil.
2011 - 2011
Mawaco: oficina de artefatos musicais. (Carga horária: 20h).
Universidade Federal do Amazonas, UFAM, Brasil.
2010 - 2010
Oratória. (Carga horária: 15h).
Instituto Dossiê, ID, Brasil.
2010 - 2010
Brinquedoteca Ecológica. (Carga horária: 20h).
Universidade Federal do Amazonas, UFAM, Brasil.
2009 - 2009
Extensão universitária em Etnoconhecimento na Amazônia. (Carga horária: 9h).
Universidade Federal do Amazonas, UFAM, Brasil.
2007 - 2008
Programa de Inglês - Intermediário. (Carga horária: 100h).
Yázigi Internexus, YÁZIGI, Brasil.
2006 - 2007
Programa de Inglês Básico. (Carga horária: 100h).
Yázigi Internexus, YÁZIGI, Brasil.
2006 - 2006
Oficina de Ourivesaria Básica. (Carga horária: 32h).
Fundação Centro de Análise, Pesquisa e Inovação Tecnológica, FUCAPI, Brasil.
2006 - 2006
Gerenciamento de Projeto: Teoria e Prática. (Carga horária: 20h).
MB Consultoria, MB, Brasil.
2005 - 2005
1º Workshop Didático Pedagógico. (Carga horária: 8h).
Fundação Centro de Análise, Pesquisa e Inovação Tecnológica, FUCAPI, Brasil.
2003 - 2004
Desenvolvimento do Projeto de Produto. (Carga horária: 193h).
Universidade Federal do Amazonas, UFAM, Brasil.
1999 - 1999
Pinturas Especiais. (Carga horária: 20h).
Centro Cultural Cláudio Santoro, CLÁUDIO SANTORO, Brasil.


Atuação Profissional



Fundo Nacional de Desenvolvimento Educacional, FNDE, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Universidade Federal do Amazonas, UFAM, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2010 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 5
Outras informações
Centro de Educação à Distância - CED - UFAM

Vínculo institucional

2003 - 2009
Vínculo: Bolsa, Enquadramento Funcional: Pesquisador-Bolsista, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Projeto Piatam - Monitoramento das Áreas de Atuação da Petrobras - Atua no planejamento, organização e execução de projetos, principalmente ligados a educação ambiental, na criação de cartilhas e mídias digitais. Desenvolve design de produtos pensando na sustentabilidade das comunidades tradicionais.

Vínculo institucional

2001 - 2002
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Núcleo Amazônico de Tecnologias para Educação e saúde a Distância - Atua no desenvolvimento de material de comunicação e multimídia.

Atividades

07/2014 - Atual
Direção e administração, Instituto de Ciências Humanas e Letras, .

Cargo ou função
Coordenadora do Curso de Artes Visuais Noturno.
04/2013 - Atual
Direção e administração, Instituto de Ciências Humanas e Letras, .

Cargo ou função
Coordenadora de Comunicação, Design e Multimídia do curso de Licenciatura Indígena, Políticas Educacionais e Desenvolvimento Sustentável. Portaria 1148/2013 de 26 de março de 2013..
03/2013 - Atual
Direção e administração, Instituto de Ciências Humanas e Letras, .

Cargo ou função
Coordenadora de Comunicação, Design e Multimídia do Curso de Licenciatura Indígena, Políticas Educacionais e Desenvolvimento Sustentável.
07/2012 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Ciências Humanas e Letras, .

Cargo ou função
Membro do Núcleo Docentes Estruturantes do Curo de Artes Plásticas - EAD. Portaria N.° 0040/2012-ICHL,.
03/2012 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Ciências Humanas e Letras, .

Cargo ou função
Membro do Núcleo Estruturante de Artes Plásticas/ICHL. Portaria N.° 19/2012-ICHL.
01/2012 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Ciências Humanas e Letras, .

Cargo ou função
Participante do colegiado do Curso de Licenciatura Indígena Políticas Educacionais e Desenvolvimento Sustentável..
11/2011 - Atual
Direção e administração, Instituto de Ciências Humanas e Letras, Departamento de Artes Plásticas.

Cargo ou função
Subcoordenadora.
04/2014 - 08/2014
Ensino, Artes Visuais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Programação visual (Turma 02 e 03) - IHI116
Pesquisa em Arte - IHI243
Tecnologia educacional - IHI084
07/2014 - 07/2014
Treinamentos ministrados , Instituto de Ciências Humanas e Letras, .

Treinamentos ministrados
OFICINA - TECNOLOGIA EDUCACIONAL: A UTILIZAÇÃO DE DIFERENTES FERRAMENTAS PARA CONSTRUÇÃO DE MATERIAIS LITERÁRIOS PARA A EDUCAÇÃO INDÍGENA - São Gabriel da Cachoeira
08/2013 - 12/2013
Ensino, Artes Visuais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Criação da Forma Tridimensional (matutino e noturno) - IHI114
TRABALHO FINAL DE CURSO - TFC (Turma 02 e 03) - IHI124
04/2013 - 08/2013
Ensino, Artes Visuais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
PESQUISA EM ARTE I - IHI182
PROGRAMAÇÃO VISUAL - IHI116
08/2012 - 12/2012
Ensino, Artes Plásticas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
COMPUTAÇÃO GRÁFICA E PROCESSO ARTÍSTICO (Matutino e noturno) - IHI102
COMPUTAÇÃO GRÁFICA E PROC. ARTÍSTICO - IHI102
CRIAÇÃO DA FORMA TRIDIMENSIONAL - IHI104
TRABALHO FINAL DE CURSO (TFC) - IHI124
OFICINAS PEDAGÓGICAS I - IHI116
02/2012 - 07/2012
Ensino, Artes Plásticas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Computação Gráfica e Processo Artistico - IHI102/01
Oficinas Pedagógicas Aplicadas ao Ensino das Artes Plásticas II - IHI123/01
Oficinas Pegadógicas II - IHI220/01
Pesquisa em Arte - IHI182/05
Programação visual - IHI116/02
Trabalho Final de Curso (TFC) - IHI124/02
08/2011 - 12/2011
Ensino, Artes Plásticas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Computação Gráfica e Processo Artístico - IHI102/01 - Curso de Férias
Criação da Forma tridimensional - IHI104/01
Criação da Forma tridimensional - IHI104/01 - Curso de Férias
Oficinas Pedagógicas I - IHI219/01
Programação visual - IHI116/01
Tecnologia Educacional aplicada às artes visuais I - IHI081/02
Tecnologia Educacional aplicada às artes visuais II - IHI095/02
Trabalho de Conclusão de Curso - IHI319/308
Trabalho Final de Curso (TFC) - IHI124
02/2011 - 06/2011
Ensino, Artes Plásticas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
OFICINAS PEDAGÓGICAS II - IHI220/03
OFICINAS PEDAGÓGICAS II - IHI220/02
Programação visual - IHI116/02
Tecnologia Educacional - IHI084/02
09/2010 - 12/2010
Ensino, Artes Visuais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
COMPUTAÇÃO GRÁFICA E PROC. ARTÍSTICO - IHI102 - CED
COMPUTAÇÃO GRÁFICA E PROC. ARTÍSTICO - IHI102 - Dependência - CED
08/2010 - 12/2010
Ensino, Artes Plásticas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Computação Gráfica e Processo Artístico - IHI102/01
Programação visual - IHI116/1
Tecnologia Educacional II - IHI081/02
11/2010 - 11/2010
Treinamentos ministrados , Instituto de Ciências Humanas e Letras, .

Treinamentos ministrados
Oficina de Fotografia
07/2010 - 08/2010
Ensino, PAFOR, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Trabalho Final de Curso - TFC
01/2010 - 01/2010
Ensino, PAFOR, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Multimídia e intermídia
05/2007 - 07/2007
Ensino, Curso de Especialização em Tecnologia Educacional, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Oficina: Produção de Páginas Web
Oficina aplicada: Tratamento e Edição de imagens

Instituto de Inteligência Sócio-Ambiental Estratégica da Amazônia I-Piatam, I-PIATAM, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: Contrato, Enquadramento Funcional: Designer e pesquisador, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
O Instituto I-Piatam é voltado para a defesa, preservação e conservação do meio ambiente e a promoção do desenvolvimento sustentável.


Centro de Ensino Superior Fucapi, CESF, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2005
Vínculo: Prestador de Serviços, Enquadramento Funcional: Professora

Atividades

02/2005 - 07/2005
Ensino, Design de Interface Digital, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Desenvolvimento de Projeto de Interface
História do Design


Projetos de pesquisa


2013 - Atual
Desenvolvimento de ferramentas lúdico educacional a partir do folclore regional e dentro de uma dimensão sustentável - PIBIC
Descrição: O projeto de pesquisa intitulado ?Desenvolvimento de ferramentas lúdico educacional a partir do folclore regional e dentro de uma dimensão sustentável?, tem como objetivo geral propor o desenvolvimento de brinquedos educativos baseados na cultura popular amazônica utilizando conceitos de arte e sustentabilidade. Para o desenvolvimento do projeto de pesquisa busca-se especificamente contextualizar o brincar dentro da cultura amazônica, assim como a identificação de ícones do folclore da região para a construção da ferramenta lúdico educacional. Busca-se ainda pesquisar as técnicas metodológicas utilizadas nas atividades lúdicas pedagógicas desenvolvidas pelo o departamento de Artes da UFAM. E por fim, será necessário identificar materiais reutilizáveis para desenvolver recursos pedagógicos conceituais, dentro de uma dimensão sustentável e cultural..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2012 - 2013
Dabukuri: o design sustentável para o desenvolvimento de embalagem para farinha de banana - PIBIC
Descrição: Em são Gabriel da Cachoeira, munícipio do Amazonas, comunidades indígenas pertencentes à região do Alto Rio Negro cultivam e produzem a farinha de banana desde tempos remotos, garantindo o equilíbrio nutricional e a forma de alimentação adequada, uma vez que a farinha de mandioca naturalmente usada pelos povos indígenas possui nutrientes insuficientes para a pirâmide alimentar correta. A proposta do projeto é de criação de uma embalagem para a farinha produzida pela Associação da Escola Indígena Tukano Ye pá Mahsá/AEITYM, do município de São Gabriel da Cachoeira. Tal embalagem será fundamentada na concepção do Design como área de conhecimento, atuante em diferentes extensões, sendo um agente fomentador no projeto de uma embalagem, que garanta comunicação entre produtores e consumidores, estando inserido nos valores sustentáveis, promovendo assim visibilidade do território produtor em questão. Para execução do projeto será utilizada a metodologia participante, com princípios de metodologia da pesquisa documental, através de levantamentos secundários como as bases teóricas referentes ao tema e de dados primários, através das observações em campo, realizações de oficinas junto às comunidades produtoras da farinha de banana. Diante das oficinas e de maneira informal, objetiva-se que os envolvidos se sintam à vontade para opinar, esclarecer e discordar sobre o que está sendo debatido seja através de conversações, escritas ou desenhos, fazendo com que cada indivíduo possa expressar o significado de sua comunidade. Ao final, haverá um levantamento dos dados coletados das oficinas para obtenção de material suporte à geração de alternativas da embalagem. . Ao invés de trabalhos superficiais de criação, com essa metodologia temos o contato direto coma localidade, produtores, sendo ambas as partes integrantes no desenvolvimento do projeto. Os resultados do projeto são aguardados como mais eficientes e satisfatórios tanto para o designer quanto para os comunitários indígenas, já que cada parte deve ter neste tipo de metodologia sua parcela equivalente de contribuição para a solução do produto proposto..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2010 - Atual
Gestão territorial, ordem ambiental internacional e políticas ambientais no Estado do Amazonas
Descrição: Propõe-se com a presente pesquisa compreender a gestão territorial a partir das políticas públicas ambientais no Estado do Amazonas na perspectiva da ordem ambiental global por meio da análise da criação e implementação das Unidades de Conservação estaduais, da terceirização da gestão das UC´s estaduais que vem permitindo uma nova configuração territorial no Estado a partir da apropriação e controle territorial e dos recursos naturais fundamentados no discurso da conservação e preservação ambiental e sustentabilidade das populações amazônicas por fim entender da inserção do Estado do Amazonas na ordem internacional global articulando os conceitos de ecodesenvolvimento, ecocapitalismo e segurança ambiental global. A base conceitual da pesquisa está centrada nos conceitos de políticas públicas ambientais, território, ecodesenvolvimento, ordem e segurança ambiental global. Para seu desenvolvimento, utilizaremos o método dialético com procedimentos metodológicos da pesquisa documental, pesquisa de campo utilizando fontes primárias e secundárias e aportes teóricos para análises dos dados. A equipe é composta por geógrafos, professores com formação e experiência relacionadas a geografia política,educação ambiental, recursos naturais e cartografia e geoprocessamento, planejamento mapeamento participativo em UC´s e povos tradicionais (indígenas e ribeirinhos); bem como discentes dos cursos de pós-graduação em Geografia e Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia da Universidade Federal do Amazonas que vem desenvolvendo esta temática em seus projetos de mestrados,alguns sob a orientação da proponente. ..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2007 - 2009
Projeto e Implementação do Programa de Comunicação Social do Estudo de Impacto Ambiental e Resconstrução da Rodovia BR-319
Descrição: Implantação e desenvolvimento de ações integradas de Educação Ambiental para os diferentes públicos-alvos que sofrem influência direta e/ou indireta do processo de reconstrução e pavimentação da rodovia, com medidas de estímulo a participação social do público envolvido, estabelecimento de parcerias com órgãos e instituições vinculadas ao meio ambiente, e a redução dos possíveis impactos que podem ser causados pelo empreendimento..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2007 - 2009
PIATAM IV - Inteligência Socioambiental Estratégica da Indústria do Petróleo na Amazônia
Descrição: Descrição: É um projeto socioambiental de pesquisa e desenvolvimento com atuação no trecho entre as cidades de Coari e Manaus, AM, em trecho de aproximadamente 370 Km...
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2004 - 2006
PIATAM III - Monitoramento das Áreas de Atuação da Petrobras: Potenciais Impactos e Riscos Ambientais da Indústria do Petróleo e Gás no Amazonas
Descrição: O Piatam é um grande programa de pesquisa socioambiental criado para monitorar as atividades de produção e transporte de petróleo e gás natural oriundos de Urucu, a maior província petrolífera terrestre brasileira, localizada em plena Floresta Amazônica. Reunindo mais de cem pesquisadores, o Piatam promove excursões para coleta de dados no trecho do Rio Solimões por onde navegam os petroleiros: entre Coari, onde se localiza o Terminal do Solimões (TESOL), que recebe e embarca o óleo produzido em Urucu, e Manaus, onde está a refinaria Isaac Sabbá (REMAN). As excursões acontecem quatro vezes ao ano, durante as diferentes estações hidrológicas do rio (enchente, cheia, vazante e seca). Cerca de 400 km são percorridos pelo barco de pesquisa e nove comunidades ribeirinhas são visitadas. Ao longo de dez dias, pesquisadores e técnicos coletam dados e amostras sobre os ecossistemas e as populações humanas. Todas as informações geradas são armazenadas em um banco de dados integrado ao SIPAM (Sistema de Proteção da Amazônia) e geram produtos para gestão ambiental, tais como mapas de sensibilidade a derramamentos de óleo. Paralelamente, as pesquisas produzidas pelo Piatam vêm aprofundando o conhecimento científico sobre a região..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2004 - 2004
Projeto de Pré-Comunicação do Gasoduto Coari-Manaus
Descrição: Estudo e Relatório de Impacto Ambiental para construção do Gasoduto Coari-Manaus...
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2002 - 2003
PIATAM II - Potenciais Impactos Ambientais no Transporte de Gás natural e Petróleo na Amazônia: Análises de Risco, Planos de Contingência e Estratégias de Recuperação e Áreas Impactadas
Descrição: O Projeto busca estruturar e disponibilizar informações sobre a produção, transporte e refino de gás e petróleo no Estado do Amazonas, através do monitoramento e da avaliação de riscos ambientais dessas atividades, visando à redução de danos ao ambiente e às populações humanas, provocados por eventuais acidentes com petróleo, gás natural e derivados. ..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2014 - Atual
Móbile: arte e criatividade em formas suspensas - PACE
Descrição: O projeto visa à criação e produção de Móbiles, com base em conceitos de arte, técnicas e materiais diferenciados. Os alunos deverão trabalhar também com conceitos de forma, cor e composição na criação das peças, utilizando-se de diferentes materiais..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
2014 - Atual
Arte na escola: a criatividade, o fazer manual e a reutilização de materiais - PIBEX
Descrição: O projeto será desenvolvido no município de São Sebastião do Uatumã, na Escola Estadual São Sebastião e atenderá alunos a partir de 16 anos. Tem como objetivo disseminar o conhecimento das artes visuais e da cultura brasileira em sua diversidade para formação do adolescente. Visa, ainda, experimentar, conhecer materiais, instrumentos e procedimentos artísticos diversos, de modo a utilizá-los em trabalhos pessoais. Além disso, serão abordados conceitos de sustentabilidade, reutilização e preservação ambiental. A ideia é que nas escolas seja desenvolvido o gosto pela arte de criar, pelo fazer manual e pela reutilização de materiais reutilizáveis, podendo estes ser transformados em objetos, possibilitando ainda a vivência e a descoberta de novas técnicas, apresentando artistas conhecidos na história da arte. Por meio de palestras e oficinas a arte será o eixo principal, oportunizando a vivência com a arte, trabalhando o fazer manual mediante a reutilização de jornal, garrafa pet, revistas, pinturas, dentre outros. Essas atividades promoverão a socialização e a cooperação necessárias para impulsionar o desenvolvimento artístico e cultural do aluno. Participarão do projeto como monitores, acadêmicos do curso de Artes Visuais que estarão periodicamente em reuniões de estudo e programação, culminando na aplicação de oficinas..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) .
Integrantes: Lilia Valessa Mendonça da Silva - Coordenador / Priscila de Oliveira Pinto Maisel - Integrante.
2014 - Atual
TOY ART: O BRINQUEDO COMO NOVA PLATAFORMA DE EXPRESSÃO - PIBEX
Descrição: O projeto intitulado Toy art: o brinquedo como nova plataforma de expressão artística visa a pesquisa, à criação e produção de Toy art, com base em conceitos de arte, na história da arte, em técnicas e materiais diferenciados. A comunidade deverá trabalhar com conceitos de forma, cor e composição na criação das peças lúdicas colecionáveis, utilizando-se de diferentes suportes. No que condiz às especificidades busca, pesquisar artistas que trabalham com esse objeto artístico, criar uma cartilha com o registro dos resultados do processo de produção dos toys, realizar oficinas para a construção das peças e assim promover a inclusão social e a geração de renda, por meio do fazer manual. No que se refere à metodologia serão utilizados procedimentos metodológicos da pesquisa descritiva e pesquisa bibliográfica, serão realizadas experimentações dos objetos, no que consistem, materiais, formas, técnicas e metodologias. Além disso, será proposta uma articulação entre o fazer, o representar e o exprimir, priorizar a vivência e a experiência do contato com a obra de arte para que o público crie seus esquemas de percepção, pensamento e apreciação tornando-se difusores comunicacionais que apreendem a obra, recriam-na e a socializam com o mundo. Por fim, ao conciliarmos os conceitos de arte, criatividade e fazer manual, pode se produzir peças conceituais e com resultados surpreendentes, propondo assim novas fronteiras e possibilidades poéticas em formas de objetos..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) .
Integrantes: Lilia Valessa Mendonça da Silva - Coordenador / Priscila de Oliveira Pinto Maisel - Integrante.
2014 - Atual
Saberes Indígenas: Tecnologias da Informaçao e Comunicaçao aplicada a produçao de material didático
Descrição: Descrição: subprojeto de formação para 60 indígenas com carga horária de 200 horas a ser desenvolvido no período de março de 2014 a dezembro de 2015 junto aos povos indígenas do Alto Rio Negro no município de São Gabriel da Cachoeira com o objetivos:possibilitar a instrumentalização pelos professores indígenas da rede municipal e estadual na produção de materiais literários impressos e audiovisuais; aplicar metodologias de organização e produção de materiais produzidos em língua indígena por meio de pesquisas e demais formas de publicação; demonstrar as formas de produção litetrário impressa e audio visual visando o fortalecimento cultural e da oralidade dos povos indígenas da região do alto rio negro. Produzir manual sobre metodologias de alfabetização e letramento em contexto bilíngue..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
2013 - 2014
Processo criativo: o desenvolvimento de produtos artístico artesanal dentro de uma dimensão sustentável - PIBEX
Descrição: O projeto de pesquisa intitulado Processo criativo: o desenvolvimento de produtos artístico artesanal dentro de uma dimensão sustentável busca desenvolver o processo criativo para a construção e elaboração de produtos artístico artesanal dentro dos moldes da sustentabilidade. Esse contexto será construído a partir de conceitos da área das artes plásticas, onde serão utilizados os estilos, movimentos e tendências da História da Arte, bem como suas linguagens poéticas, práticas, estético-filosóficas, de forma transdisciplinar, diante de concepções estéticas contemporâneas e de inter-relações com um futuro sustentável. No que condiz às especificidades busca, pesquisar artistas que trabalham com conceitos de arte e sustentabilidade, assim como propor uma metodologia dentro das artes para o desenvolvimento de produtos com materiais sustentáveis e por fim empregar materiais reutilizáveis para o desenvolvimento dos produtos artísticos, assim como atividades de inclusão social. No que se refere à metodologia serão utilizados procedimentos metodológicos da pesquisa descritiva e pesquisa bibliográfica. Além da pesquisa de laboratório, onde serão realizadas experimentações dos objetos, no que consistem, materiais, formas, técnicas e metodologias. A arte indica atividades que possuem características criativas e estéticas. E neste sentido abordar a criatividade neste projeto será de grande importância. Ao conciliarmos os conceitos de arte, criatividade, delicadeza aos materiais reutilizáveis, e uma boa estética poderemos produzir peças conceituais e com resultados surpreendentes, no que diz respeito a produtos socialmente aplicáveis, economicamente viáveis e ecologicamente sustentáveis. Diante dessa realidade torna-se fundamental abranger as inter-relações entre arte, fazer artístico e a sustentabilidade, propondo novas fronteiras e possibilidades poéticas em formas de objetos, isso tudo pensando no desenvolvimento de um futuro sustentável e mais humano..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2013 - 2013
Arte e educação: propostas de ferramentas lúdicos sustentáveis - PACE (1ª edição de julho a dezembro)
Descrição: O projeto Arte e educação: propostas de ferramentas lúdicas sustentáveis têm como proposta a produção de ferramentas didáticas para o ensino da Arte com base em conceitos de sustentabilidade. Foram trabalhados conceitos de arte e de meio ambiente, para isso o projeto propõe a pesquisa de materiais reaproveitáveis para a confecção de jogos didáticos que subsidiem o professor em sua metodologia no ensino da Arte. As ferramentas que podem ser jogos ou brinquedos serão desenvolvidas para alunos que frequentam o ensino fundamental. O projeto seguiu em quatro períodos de 2012/1 e 2 a 2013/1 e 2..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2013 - Atual
ECO-DECOR: Arte Decorativa Sustentável
Descrição: O projeto visa à criação e produção de peças decorativas, com base em conceitos de sustentabilidade. Os alunos deverão trabalhar também com conceitos de forma, cor e composição na criação das peças, utilizando-se de materiais reaproveitáveis..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
2012 - 2013
Arte e Sustentabilidade: construindo jogos educacionais - PACE (2ª edição - Dez/2012 a Jun/2013)
Descrição: O projeto tem como proposta a produção de jogos didáticos para o ensino da Arte com base em conceitos de sustentabilidade. Serão trabalhados conceitos de arte e de meio ambiente, para isso o projeto propõe a pesquisa de materiais reaproveitáveis para a confecção de jogos didáticos que subsidiem o professor em sua metodologia no ensino da Arte. Os jogos serão aplicados em escola(s) de ensino fundamental..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2012 - Atual
ECO-BIJU-ARTE - PACE (3ª edição - Março a Julho)
Descrição: O projeto visa à criação e produção de coleções de bijuterias com referência na arte modernista brasileira, com base em conceitos de sustentabilidade. Os alunos deverão trabalhar também com conceitos de forma, cor e composição na criação das peças, utilizando-se de materiais reaproveitáveis e naturais. Neste ano de 2012 pretendemos dar continuidade ao nosso trabalho tomando como referência o modernismo brasileiro, com ênfase nos artistas plásticos Tarsila do Amaral e Volpi, no que se referem às suas formas, cores e temáticas. Almejamos, ainda, fortalecer o trabalho com materiais reaproveitáveis..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) .
Integrantes: Lilia Valessa Mendonça da Silva - Coordenador / Priscila de Oliveira Pinto Maisel - Integrante.
2012 - Atual
Arte e Sustentabilidade: construindo jogos educacionais - PACE (Março a Junho)
Descrição: O projeto tem como proposta a produção de jogos didáticos para o ensino da Arte com base em conceitos de sustentabilidade. Serão trabalhados conceitos de arte e de meio ambiente, para isso o projeto propõe a pesquisa de materiais reaproveitáveis para a confecção de jogos didáticos que subsidiem o professor em sua metodologia no ensino da Arte. Os jogos serão aplicados em escola(s) de ensino fundamental..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) .
Integrantes: Lilia Valessa Mendonça da Silva - Coordenador / Priscila de Oliveira Pinto Maisel - Integrante.
2011 - 2011
ECO-BIJU-ARTE - PACE (1ª edição - Abril a Julho)
Descrição: Programa Atividade Curricular de Extensão - PACE, aprovou o projeto que visa à criação e produção de coleções de bijuterias com referência na arte e na cultura amazônica, com base em conceitos de sustentabilidade. Os alunos deverão trabalhar também com conceitos de forma, cor e composição na criação das peças, utilizando-se de materiais reaproveitáveis, residuais ou naturais, de maneira ecologicamente correta. Como referencial da arte e da cultura amazônica foram escolhidos os artistas plásticos Otoni Mesquita e Bernadete Andrade..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2011 - 2011
ECO-BIJU-ARTE - PACE (2ª edição - Setembro a Dezembro)
Descrição: Programa Atividade Curricular de Extensão - PACE, aprovou o projeto que visa à criação e produção de coleções de bijuterias com referência na arte e na cultura amazônica, com base em conceitos de sustentabilidade. Os alunos deverão trabalhar também com conceitos de forma, cor e composição na criação das peças, utilizando-se de materiais reaproveitáveis, residuais ou naturais, de maneira ecologicamente correta. Permanecem como referencial da arte e da cultura amazônica os artistas plásticos Otoni Mesquita e Bernadete Andrade, mas optou-se por técnicas diferenciadas para o desenvolvimento dos produtos..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2011 - 2011
Trilhas: Um registro sonoro e gráfico do folclore musica de nossa cultura manifestada em danças e brincadeiras na cidade de Manaus ? PACE (3ª edição)
Descrição: Fruto do Processo Seletivo de Atividade Curricular de Extensão - ACE, o projeto visa principalmente registrar as manifestações folclórico/educativas da cidade de Manaus. Parte do levante de dados com grupos locais, divulgando suas imagens, palavras e sons, em formato literário e sonoro. Desta forma, pretende-se contribuir para a manutenção e propagação dos elementos típicos de nossa cidade..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2011 - Atual
INTEGRARTES - Oficinas pedagógicas em arte para educação especial - PIBEX
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
2011 - Atual
INSTRUMENTOS E ENGENHOCAS MUSICAIS - PIBEX
Descrição: Esse projeto é fruto do Programa Institucional de Bolsas de Extensão ? PIBEX e tem como ementa central a sustentabilidade, o meio ambiente e a música. O principal objetivo é fazer com que o docente em música entenda que o fazer musical não precisa de um teclado, violão ou flauta para se fazer música, embora sejam necessários, mas a música não está somente nesses instrumentos, está em qualquer objeto sonoro que permita o aprendizado musical: do brincar de fazer músi ca e está aliado a uma educação ambiental, de ser responsável com o meio ambiente em que vive, inserindo conceitos de preservação e reutilização de materiais, onde natureza, homem e cultura fazem parte de um mesmo ambiente..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (8) .
Integrantes: Lilia Valessa Mendonça da Silva - Integrante / Jackson Colares - Integrante / Denize Piccolotto Carvalho Levy - Integrante / Renato Antônio Brandão Medeiros Pinto - Integrante / Lucyanne de Melo Afonso - Coordenador.
2010 - 2011
Trilhas: Um registro sonoro e gráfico do folclore musica de nossa cultura manifestada em danças e brincadeiras na cidade de Manaus ? PACE (2ª edição)
Descrição: Fruto do Processo Seletivo de Atividade Curricular de Extensão - ACE, o projeto visa principalmente registrar as manifestações folclórico/educativas da cidade de Manaus. Parte do levante de dados com grupos locais, divulgando suas imagens, palavras e sons, em formato literário e sonoro. Desta forma, pretende-se contribuir para a manutenção e propagação dos elementos típicos de nossa cidade..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2010 - 2010
Trilhas: Um registro sonoro e gráfico do folclore musica de nossa cultura manifestada em danças e brincadeiras na cidade de Manaus - PACE
Descrição: Fruto do Processo Seletivo de Atividade Curricular de Extensão - ACE, o projeto visa principalmente registrar as manifestações folclórico/educativas da cidade de Manaus. Parte do levante de dados com grupos locais, divulgando suas imagens, palavras e sons, em formato literário e sonoro. Desta forma, pretende-se contribuir para a manutenção e propagação dos elementos típicos de nossa cidade..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.


Projetos de desenvolvimento


2015 - Atual
Criação de jogo digital para alfabetização e letramento na língua Yegatu para dispositivos móveis?
Descrição: O projeto ?Criação de jogo digital para alfabetização e letramento na língua Yegatu para dispositivos móveis? visa o desenvolvimento de jogo digital interativos para dispositivos móveis com finalidade educacional no âmbito da alfabetização e letramento para os falantes da Língua Yegatu. Os levantamentos de requisitos serão realizados com os estudantes da Turma Yegatu do curso da Licenciatura Indígena/ICHL que são professores da rede pública de ensino e trabalham nas escolas indígenas em suas respectivas comunidades...
Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento.
2015 - Atual
SABERES TRADICIONAIS E M-LEARNIG PARA PRODUÇÃO DE ANIMAÇÕES
Descrição: O projeto Saberes tradicionais e m-learnig para produção de animações pretende criar histórias animadas a partir da articulação entre saberes tradicionais e m-learning com os estudantes Tukano do curso da Licenciatura Indígena/ICHL, visando a difusão e valorização da cultura indígena a fim de reduzir os preconceitos, numa sociedade multicultural, respeitando as diferenças por meio da produção de materiais na língua com pedagogias próprias, articulando os saberes tradicionais com as TIC para indigenizar a modernidade..
Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento.
2015 - Atual
Produção de material midiático educativo para o povo Sateré-Mawé
Descrição: O projeto ?Produção de material midiático educativo para o povo Sateré-Mawé? tem como objetivo auxiliar estudantes/professores Sateré-Mawé, através do letramento digital, na produção de material didático pedagógico bilíngue com finalidades educativas e de popularização da língua e da cultura Sateré-Mawé...
Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento.
2010 - Atual
DabuKuri - Gestão territorial, sustentabilidade e valorização do conhecimento e de tecnologias sociais dos povos indígenas.
Descrição: O projeto pretende implnatação do Centro universitário Indigena do Alto rio Negro (sede São Gabriel e nos 03 polos Tukano, Baniwa e Nheegatu)visando a implantação de uma política de Gestão territorial das terras indígenas por meio da valorização cultural, do fortalecimento político e social e da sustentabilidade econômica de modo a permitir a inclusão social, o registro e a proteção dos conhecimentos e das tecnologias sociais indígenas. O projeto envolve 02 ações: 1- Diálogo pedagógico entre os saberes tradicionais indígenas e não indígenas Desenvolvimento de atividades de formação e capacitação na área da educação formal e não formal através do diálogo intercultural articulando diferentes saberes (tradicionais indígenas e outros ocidentais) e atores que compõem a comunidade educativa e formação de lideranças e de organizações indígenas com a finalidade de fortalecê-los politicamente ao mesmo tempo permitindo uma articulação entre os diversos setores sociais como educação, saúde, comunicação e circulação 2 Gestão territorial e sustentabilidade econômica das terras indígenas Desenvolvimento de projetos de sustentabilidade econômica e segurança alimentar, melhorando o desempenho da produção agrícola e extrativista dos povos envolvidos que respeitem a sociobiodiversidade no âmbito das práticas tradicionais e que proporcionem participação no mercado local. 1 Resgatar a prática tradicional da produção da farinha de banana e promover a sua cadeia produtiva por meio da implantação de uma fábrica artesanal na comunidade de Cunuri do Uaupés; 3 -Capacitar indígenas para produção de doces e polpa de araçá-boi e cupuaçu, bem como a produção de chocolate de cupuaçu; 3 Propor um modelo de manejo baseado em princípios agroflorestais por meio do levantamento da diversidade local e de tecnologias tradicionais de produção, identificando as culturas agrícolas e extrativistas que possam ser co-associadas (permacultura, meliponicultura, etc). 4- Sistematizar e.
Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: DESENHO INDUSTRIAL/Especialidade: Design Sustentável.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação Ambiental.
4.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Tecologia Educacional.
5.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: DESENHO INDUSTRIAL/Especialidade: Desenvolvimento de Produtos.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2006
Prêmio Ligia Averbuck, Intercom.


Produções



Produção bibliográfica
Livros publicados/organizados ou edições
1.
MENDONÇA, L.V.S; ALVES, J. A. (Org.) ; ATHIAS, R. M. (Org.) . Nossos Saberes: arte, cultura e história indígenas no Alto Rio Negro. 1. ed. Manaus: Reggo Edições, 2015. v. 1. 102p .

2.
ROCHA, B. R. L. ; SILVA, J. C. ; MENDONÇA, L.V.S . Manual de Identidade Visual Piatam. 1. ed. Manaus: EDUA, 2007. v. 1000. 104p .

Capítulos de livros publicados
1.
MENDONÇA, L.V.S; MESQUITA, Valter . Multimídia e intermídia II. Multimídia e intermídia II. 1ed.Manaus: Edua, 2012, v. 1, p. 149-204.

2.
MENDONÇA, L.V.S; COLARES, J. S. . O designer e o desenvolvimento de material didático para educação ambiental: a experiência das cartilhas do projeto piatam. In: Jackson Colares da Silva; Jesús Salinas Ibánez; Júlio Cabero Almenara; Francisco Martinez Sánchez. (Org.). Sociedade do conhecimento e meio ambiente: sinergia científica gerando desenvolvimento sustentável. 1ed.Manaus: Reggo Edições, 2011, v. 1, p. 19-26.

3.
COLARES, J. S. ; MENDONÇA, L.V.S . Tecnologias de informação e da comunicação no contexto do projeto piatam: estrutura e funcinamento da área de comunicação e multimídia. In: Jackson Colares da Silva; Jesús Salinas Ibánez; Júlio Cabero Almenara; Francisco Martinez Sánchez. (Org.). Sociedade do conhecimento e meio ambiente: sinergia científica gerando desenvolvimento sustentável. 1ed.Manaus: Reggo Edições, 2011, v. 1, p. 77-86.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
MENDONÇA, L.V.S; PIRES, F. G. S. . XVII Congreso Internacional EDUTEC 2014. In: XVII Congreso Internacional EDUTEC 2014: El hoy y el mañana junto a las TIC, 2014, Códoba. El Hoy y El Mañana Junto a las TICS, 2014. p. 1-11.

2.
PIRES, F. G. S. ; COLARES, J. S. ; MENDONÇA, L.V.S . Educação, Redes Sociais e Sistemas Colaborativos. In: XVII Congresso Internacional EDUTEC, 2014, Córdoba. El Hoy y El Mañana Junto a las TICS, 2014. p. 2065-2080.

3.
MENDONÇA, L.V.S; LEVY, D. P. C. . DESIGN E COMUNICAÇÃO: UM RELATO SOBRE A INTERVENÇÃO DO DESIGNER NA PROMOÇÃO DO TERRITÓRIO - LICENCIATURA INDÍGENA. In: Intercom Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação XXXVI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação Manaus, 2013, Manaus. XXXVI CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO - INTERCOM, 2013. v. 36. p. 1815-1829.

4.
COLARES, J. S. ; MENDONÇA, L.V.S ; BRANDÃO, R. . Inteface Audiovisual para recursos didácticos interactivos: proceso e procedimientos. In: Congreso Edutec 2012, 2012, Las Palmas de Gran Canaria. Anais do Congreso Internacional Edutec, 2012. v. 1. p. 1360-1370.

5.
SILVA, J. C. ; ROCHA, B. R. L. ; CUNHA, Denise A. e S. da ; MENDONÇA, L.V.S ; REIS, M. S. Ribeiro ; CUNHA, Edson R. S. P. da . Site Piatam: Pesquisa Cientifica e Tecnologia da Comunicacao em Simbiose. In: INTERCOM 2006 - XXIX Congresso Brasileiro de Ciencias da Comunicacao, 2006, Brasília. Anais do XXIX Congresso Brasileiro de Ciencias da Comunicacao. Brasília, 2006. v. 01.

6.
ROCHA, B. R. L. ; CUNHA, Denise A. e S. da ; MENDONÇA, L.V.S ; CUNHA, Edson R. S. P. da ; SILVA, J. C. ; FERREIRA, M. N. P. ; CUMURU, R. A. . Piatamzinho: Estruturacao e Desenvolvimento de um Site Infanto-Juvenil para Educacao Ambiental. In: INTERCOM 2006 - XXIX Congresso Brasileiro de Ciencias da Comunicacao, 2006, Brasília. Anais do XXIX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Brasília, 2006. v. 01.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
FRAXE, T. J. P. ; MENDONÇA, L.V.S ; WITKOSKI, A. C. ; CASTRO, I. X. . IDENTIDADE AMAZÔNICA E TRANSCULTURALIDADE: O CASO DA COMUNIDADE SÃO FRANSCISCO. In: III Seminário de Ciências do Ambiente na Amazônia: Novos Rumos para a Amazônia, 2009, Manaus. Novos rumos para a amazônia: mundanças climáticas, políticas e povos amazonicos., 2009. v. 3.

2.
MENDONÇA, L.V.S; SILVA, J. C. ; CASTRO, I. X. . O DESIGNER E O DESENVOLVIMENTO DE MATERIAL DIDÁTICO PARA EDUCAÇÃO AMBIENTAL: A EXPERIÊNCIA DAS CARTILHAS DO PROJETO PIATAM. In: Congresso Internacional EDUTEC2009: Sociedade do Conhecimento e Meio Ambiente: Sinergia Cientifica e as TIC's gerando Desenvolvimento Sustentável, 2009, Manaus. Anais EDUTEC 2009 - Congresso Internacional EDUTEC2009: Sociedade do Conhecimento e Meio Ambiente: Sinergia Cientifica e as TIC's gerando Desenvolvimento Sustentável. Manaus: Editora da Universidade do Amazonas - EDUA, 2009.

3.
CASTRO, I. X. ; SILVA, J. C. ; MENDONÇA, L.V.S . Estrutura e Funcionamento da Área de Comunicação e Multimídia no Piatam. In: Congresso Internacional EDUTEC2009: Sociedade do Conhecimento e Meio Ambiente: Sinergia Cientifica e as TIC's gerando Desenvolvimento Sustentável, 2009, Manaus. Anais do EDUTEC2009: Sociedade do Conhecimento e Meio Ambiente: Sinergia Cientifica e as TIC's gerando Desenvolvimento Sustentável. Manaus: Editora da Universidade Federal do Amazonas - EDUA, 2009. v. 01.

4.
ROCHA, B. R. L. ; MENDONÇA, L.V.S ; SILVA, J. C. . Design e as Tecnologias da Informação e Comunicação para a Educação Ambiental. In: Congresso Internacional EDUTEC2009: Sociedade do Conhecimento e Meio Ambiente: Sinergia Cientifica e as TIC's gerando Desenvolvimento Sustentável, 2009, Manaus. Anais EDUTEC 2009 - Congresso Internacional EDUTEC2009: Sociedade do Conhecimento e Meio Ambiente: Sinergia Cientifica e as TIC's gerando Desenvolvimento Sustentável. Manaus: Editora da Universidade do Amazonas ? EDUA, 2009. v. 01.

5.
TRINDADE, A. A. ; MENDONÇA, L.V.S ; SILVA, J. C. . Viabilidade de Utilização de Sementes Provinientes de Comunidade Ribeirinha na Amazonia: Sustentabilidade Atraves do Design de Biobijuterias. In: Congresso Brasileiro de Pesquisa & Desenvolvimento em Design, 2008, São Paulo. Anais do Oitavo Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design - P&D Design 8. São Paulo, 2008. v. 01.

6.
SOTERO, B. ; MENDONÇA, L.V.S ; VIEIRA, N. ; SILVA, J. C. . Site Piatamzinho ? Planejamento e execução da. In: XIV Simpósio Brasileiro de Sistemas Multimídia e Web, 2008, Vila Velha - ES. Web Nedia 2008 - XIV Simpósio Brasileiro de Sistemas Multimídia e Web, 2008.

7.
SILVA, J. C. ; FERREIRA, M. N. P. ; ROCHA, B. R. L. ; MENDONÇA, L.V.S ; MOURAO, R. R. . Piatamzinho: Estruturação e Desenvolvimento de Site Infantil para Educação Ambiental. In: I Congresso Internacional PIATAM, 2005, Manaus. I Congresso Internacional PIATAM: Ambiente, Homem, Gás e Petróleo. Manaus: EDUA, 2005. v. 01. p. 301-304.

8.
ROCHA, B. R. L. ; FERNANDES, M. R. ; MENDONÇA, L.V.S . Intervenção Ergonomizadora no Posto de Trabalho da Manicure e Pedicure do Salão de Beleza Grajaú. In: II Ergodesign, 2002, Rio de Janeiro. II Ergodesign - Anais do II Ergodsign. Rio de Janeiro: Levi, PUC-RJ, 2002.

Apresentações de Trabalho
1.
COLARES, J. S. ; MENDONÇA, L.V.S ; BRANDAO, R. . EDUCAÇÃO MUSICAL E TECNOLOGIA EDUCACIONAL: CURSO BÁSICO DE FLAUTA DOCE INTERATIVO. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
SOUZA, L. T. B. ; MENDONÇA, L.V.S . Design sustentável: Uma proposta de metodologia para o desenvolvimento de produtos locais com comunidades indígenas. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
CONDE, R. V. ; MENDONÇA, L.V.S . Arte e educação: construção de jogos didáticos na contribuição da sustentabilidade. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
SILVA, D. S. ; MENDONÇA, L.V.S . Arte e sustentabilidade: desenvolvimento de peças conceituais. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
MENDONÇA, L.V.S; FARIA, I. F. . Design e produtos florestais não-madeireiros: sustentabilidade comunitária em Silves-AM. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

6.
MENDONÇA, L.V.S; CASTRO, I. X. ; SILVA, J. C. . O designer e o desenvolvimento de material didático para a educação ambiental: a experiência das cartilhas do Piatam. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

7.
SILVA, J. C. ; SOTERO, B. ; CASTRO, I. X. ; MENDONÇA, L.V.S . Construcción de espacios itinerantes para la socialización del conocimiento científico: muestras de recursos didácticos e interactivos como estrategia de inclusión socio-ambiental-digital. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

8.
SOTERO, B. ; VIEIRA, N. ; MENDONÇA, L.V.S ; SILVA, J. C. . Site Piatamzinho Planejamento e execução da Arquitetura da informação. 2008. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

9.
MENDONÇA, L.V.S; FREITAS, S. P. ; RODRIGUES, H. ; VIEIRA, N. . Design como instrumento de popularização da Ciência e Tecnologia na Amazônia. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

10.
SOTERO, B. ; ROCHA, B. R. L. ; MENDONÇA, L.V.S . Site Piatamzinho - Processo e Desenvolvimento de Software Interativo. 2007. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).


Produção técnica
Programas de computador sem registro
1.
COLARES, J. S. ; MENDONÇA, L.V.S ; ROCHA, B. R. L. . Excursao Socioeconomia. 2007.

2.
SILVA, J. C. ; MENDONÇA, L.V.S ; ROCHA, B. R. L. . I Mostra e Recursos Didaticos Interativos do Piatam. 2006.

Trabalhos técnicos
1.
PEREIRA, H. C. ; MOURÃO, E. S. ; MENDONÇA, L.V.S . Diagnóstico Socioeconômico para criação de Unidade de Conservação no município de Silves Amazonas. 2009.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
AFONSO, L. M. ; BRANDÃO, R. ; MENDONÇA, L.V.S . Nova Amazônia. 2012.


Demais tipos de produção técnica
1.
MENDONÇA, L.V.S. Edição de Vídeo. 2012. .

2.
MENDONÇA, L.V.S. Oficina de Material Reciclado. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
COLARES, J. S. ; BRANDÃO, R. ; MENDONÇA, L.V.S . Curso Básico de FLAUTA DOCE. 2012. (Editoração/Livro).

4.
MENDONÇA, L.V.S. Introdução a Fotografia. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

5.
MENDONÇA, L.V.S; MAISEL, Priscila de Oliveira Pinto . Papietagem: uma alternativa de reciclagem de materiais. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

6.
COLARES, J. S. ; RIVAS, A. A. F. ; MENDONÇA, L.V.S ; ROCHA, B. R. L. ; CASTRO, I. X. . Aprendendo na BR-319. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Kit Informativo).

7.
FARIA, I. F. ; SILVA, R. N. P. ; MENDONÇA, L.V.S . Saberes Indígenas : ensino superior, autonomia e territorio. 2010. (Editoração/Livro).

8.
FARIA, I. F. ; MENDONÇA, L.V.S . Nas Trilhas e Redes do Saber: Universidade e Educação Superior Indígena. 2009. (Editoração/Anais).

9.
APRILE, F. M. ; DARWICH, A. J. ; MERA, P. A. S. ; FRAXE, T. J. P. ; WITKOSKI, A. C. ; MENDONÇA, L.V.S . Plantas Aquáticas. 2008. (Editoração/Outra).

10.
SILVA, J. C. ; MENDONÇA, L.V.S ; FREITAS, S. P. . Revista Piatam. 2008. (Editoração/Outra).

11.
FRAXE, T. J. P. ; VASQUES, M. S. ; GENTIL, D. F. O. ; LOPES, M. T. G. ; NINA, N. C. S. ; WITKOSKI, A. C. ; FREITAS, S. P. ; MENDONÇA, L.V.S . Horta Comunitária - Uma alternativa para a melhoria da alimentação. 2008. (Editoração/Outra).

12.
APRILE, F. M. ; DARWICH, A. J. ; MERA, P. A. S. ; FRAXE, T. J. P. ; WITKOSKI, A. C. ; FREITAS, S. P. ; MENDONÇA, L.V.S . Lixo - problemas, soluções e benefícios. 2008. (Editoração/Outra).

13.
SILVA, S. M. G. ; SILVA, S. C. P. ; FRAXE, T. J. P. ; HARA, F. A. S. ; MEDEIROS, C. M. ; FREITAS, S. P. ; MENDONÇA, L.V.S . Viveiro Comunitário de Mudas - Um local onde brota vida. 2008. (Editoração/Outra).

14.
FREITAS, S. P. ; MENDONÇA, L.V.S . Usina Termelétrica de Silves. 2008. (Editoração/Outra).

15.
SILVA, J. C. ; MENDONÇA, L.V.S . Avenida das Torres - Desenvolvimento e Promoção da Cidadania. 2008. (Editoração/Outra).

16.
RIVAS, A. A. F. ; MOTA, J. A. ; MACHADO, J. A. C. ; MENDONÇA, L.V.S ; FREITAS, S. P. . Impacto virtuoso do Pólo Industrial de Manaus sobre a proteção da floresta amazônica: Discurso ou fato?. 2008. (Editoração/Livro).

17.
RIVAS, A. A. F. ; CARVALHO, C. E. ; MOURAO, R. R. ; FREITAS, S. P. ; MENDONÇA, L.V.S . Valoração e Instrumento econômicos aplicados ao meio ambiente: alternativas para proteger a Amazônia. 2008. (Editoração/Livro).

18.
BUSTAMANTE, N. C. R. ; Barbosa-Costa, K. ; CARVALHO-ZILSE ; FRAXE, T. J. P. ; HARA, F. A. S. ; MEDEIROS, C. M. ; MENDONÇA, L.V.S . Conhecer para conservar: Manejo de abelhas indígenas sem ferrão em Manaus. 2008. (Editoração/Outra).

19.
MENDONÇA, L.V.S. Curso de Especialização em Tecnologia Educacional: Produção de Recursos Didáticos à Distância. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

20.
MENDONÇA, L.V.S. Curso de Especialização em Tecnologia Educacional: Produção de Recursos Didáticos à Distância. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

21.
CUMURU, R. A. ; MENDONÇA, L.V.S ; ROCHA, B. R. L. . CD-ROM do Piatamzinho. 2007. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - CD-ROM Multimídia).

22.
MENDONÇA, L.V.S; ROCHA, B. R. L. ; SOTERO, B. . Jogos de Educação Ambiental - Piatam. 2007. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Jogos Gigantes).

23.
BENTES, J. L. S. ; SILVA, N. M. ; TELES, B. R. ; VERAIS, S. ; JANSEN, T. C. ; MENDONÇA, L.V.S . Citros pragas e doenças. 2007. (Editoração/Livro).

24.
FRAXE, T. J. P. ; VASQUES, M. S. ; GENTIL, D. F. O. ; LOPES, M. T. G. ; NINA, N. C. S. ; WITKOSKI, A. C. ; MENDONÇA, L.V.S . Hortas Comunitárias - Uma alternativa para a melhoria da alimentaçao e renda. 2007. (Editoração/Outra).

25.
SILVA, C. A. ; MENDONÇA, L.V.S . Conhecendo a Arqueologia. 2007. (Editoração/Outra).

26.
MENDONÇA, L.V.S. I INTERCOM NORTE - V Simpósio Ciências da Comunicação na Região Norte. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

27.
MENDONÇA, L.V.S. Curso de Especialização em Tecnologia Educacional: Produção de Recursos Didáticos para a educação à distância. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

28.
RIVAS, A. A. F. ; James R. Kahn ; MENDONÇA, L.V.S . Economia Ambiental e dos Recursos Pesqueiros. 2006. (Editoração/Outra).

29.
SOBREIRO, T. ; SOUZA, L. A. ; FREITSA, Carlos E.C.F. ; MENDONÇA, L.V.S . Manejo dos Recursos Pesqueiros no Medio Rio Negro. 2006. (Editoração/Outra).

30.
SIQUEIRA-SOUZA,F.K. ; Barbosa, Roosevelt Passos ; FREITSA, Carlos E.C.F. ; MENDONÇA, L.V.S . Peixes do Medio Rio Negro. 2006. (Editoração/Outra).

31.
MERA, P. A. S. ; APRILE, F. M. ; DARWICH, A. J. ; FRAXE, T. J. P. ; WITKOSKI, A. C. ; MENDONÇA, L.V.S . Lixo - problema, soluçoes e beneficios. 2006. (Editoração/Outra).

32.
APRILE, F. M. ; DARWICH, A. J. ; MERA, P. A. S. ; FRAXE, T. J. P. ; WITKOSKI, A. C. ; MENDONÇA, L.V.S . Plantas Aquáticas. 2006. (Editoração/Outra).

33.
SILVA, S. M. G. ; SILVA, S. C. P. ; FRAXE, T. J. P. ; WITKOSKI, A. C. ; HARA, F. A. S. ; MEDEIROS, C. M. ; MENDONÇA, L.V.S . Viveiro Comunitario de Mudas - Um local onde brota a vida. 2006. (Editoração/Outra).

34.
Barbosa, Roosevelt Passos ; FREITSA, Carlos E.C.F. ; MENDONÇA, L.V.S . Apetrechos e Técnicas de Pesca da Bacia do Rio Negro. 2006. (Editoração/Outra).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
MENDONÇA, L.V.S. Participação em banca de Antônio Izomar Madeiro; Célio Carvalho; Vanda Maria Andrade. EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UMA PROPOSTA PARA SENSIBILIAZAÇÃO DIANTE DOS RSÍDUOS SÓLIDOS TECNOLÓGICOS GERADOS NA ESCOLA MUNICIPAL GRAZIELA RIBEIRO.. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Licenciatura em Artes Visuais) - Centro de Educação à Distância da Universidade Federal do Amazonas.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
SILVA FILHO, F. C.; FARIAS, E. S.; MENDONÇA, L.V.S. Participação em banca de Andrea Melo do Nascimento.MÍDIAS CONTEMPORÂNEAS COMO FERRAMENTA DIDÁTICA NO ENSINO DE ARTE. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais) - Universidade Federal do Amazonas.

2.
LEVY, D. P. C.; MENDONÇA, L.V.S; NAJAR, N. S.. Participação em banca de Michael Anderson Ferreira Barroso.O LÚDICO: A PONTE ENTRE AS ARTES E APRENDIZAGEM. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais) - Universidade Federal do Amazonas.

3.
MAISEL, P. O. P.; MENDONÇA, L.V.S; BARBOSA, P. R. S.. Participação em banca de Maria Gorete de Jesus Farias.A COLORÍSTICA DA COBRA NA OBRA DE TURENKO BEÇA. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais) - Universidade Federal do Amazonas.

4.
BARBOSA, P. R. S.; MENDONÇA, L.V.S; SILVA JUNIOR, F. A.. Participação em banca de Maria Lucia Freire Albuquerque.MEMÓRIAS: ENCONTRO COM A ARTE DO MOSAICO. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais) - Universidade Federal do Amazonas.

5.
BARBOSA, P. R. S.; MENDONÇA, L.V.S; MAISEL, Priscila de Oliveira Pinto. Participação em banca de Tyssyanny Pereira Jardim.MEMÓRIAS: A ARTE DE ELI BACELAR. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais) - Universidade Federal do Amazonas.

6.
MENDONÇA, L.V.S; MAISEL, Priscila de Oliveira Pinto; BARBOSA, P. R. S.. Participação em banca de Misa Miyagawa.RELAÇÃO DA ARTE, CULTURA E SUSTENTABILIDADE, UMA REFLEXÃO SOBRE A PRODUÇÃO ARTÍSTICA ARTESANAL PARA O FAZER MANUAL. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais) - Universidade Federal do Amazonas.

7.
CARNEVALI, .. K. B. A.; MENDONÇA, L.V.S; SILVA JUNIOR, F. A.. Participação em banca de Carla Woany Rabelo Pereira.RAÍZES: UMA ANIMAÇÃO CINEMATOGRÁFICA MANAUARA. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais) - Universidade Federal do Amazonas.

8.
MENDONÇA, L.V.S; MAISEL, Priscila de Oliveira Pinto; BARBOSA, P. R. S.. Participação em banca de Misa Miyagawa.RELAÇÃO DA ARTE, CULTURA E SUSTENTABILIDADE, UMA REFLEXÃO SOBRE A PRODUÇÃO ARTÍSTICA ARTESANAL PARA O FAZER MANUAL. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais) - Universidade Federal do Amazonas.

9.
BARBOSA, P. R. S.; MENDONÇA, L.V.S; SILVA JUNIOR, F. A.. Participação em banca de Jayme Macedo Ennes Filho.CORPOS: ESCULTURAS DE PAPEL E AREIA. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais) - Universidade Federal do Amazonas.

10.
MENDONÇA, L.V.S. Participação em banca de Maria de Nazaré Costa dos Santos.O fazer pedagógico do profissional de educação infantil: uma realidade em Lábrea/AM.. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Artes Visuais) - Centro de Educação à Distância da Universidade Federal do Amazonas.

11.
MENDONÇA, L.V.S. Participação em banca de Maria Leila de Souza Araujo.A arte politicamente correta: uma reflexão sobre a criação de brinquedos com sucata como recurso pedagógico, no município de Lábrea-am. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Artes Visuais) - Centro de Educação à Distância da Universidade Federal do Amazonas.

12.
MENDONÇA, L.V.S. Participação em banca de Marines Galvão Taumaturgo.Arte, Teoria e Prática: o lugar da arte na educação no ensino fundamental do 6° ao 9° ano, na escola Estadual Thomé de Medeiros Raposo.. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Artes Visuais) - Centro de Educação à Distância da Universidade Federal do Amazonas.

13.
MENDONÇA, L.V.S. Participação em banca de Pamela Pereira da Silva.Prática educativa: uma proposta de atividade com materiais reutilizáveis para a produção artística no 2° período escolar, Lábrea/AM.. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Artes Visuais) - Centro de Educação à Distância da Universidade Federal do Amazonas.

14.
MENDONÇA, L.V.S. Participação em banca de João Alves de Lima.Arte e educação: reaproveitamento dos resíduos de madeira ao apreço artístico.. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Artes Visuais) - Centro de Educação à Distância da Universidade Federal do Amazonas.

15.
MENDONÇA, L.V.S. Participação em banca de Diêmille Santos da Silva.ARTE E SUSTENTABILIDADE: O DESENVOLVIMENTO DE BIJUTERIAS CONCEITUAIS. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Artes Visuais) - Centro de Educação à Distância da Universidade Federal do Amazonas.

16.
MENDONÇA, L.V.S. Participação em banca de Rebeca Vasconcelos Conde.ARTE E EDUCAÇÃO: CONSTRUÇÃO DE JOGOS DIDÁTICOS NA CONTRIBUIÇÃO DA SUSTENTABILIDADE. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Artes Visuais) - Centro de Educação à Distância da Universidade Federal do Amazonas.

17.
MENDONÇA, L.V.S. Participação em banca de Marlete Regis Cabral.ARTE E EDUCAÇÃO: UMA PROPOSTA DE CRIAÇAO DE FANTOCHES A PARTIR DE MATERIAIS REUTILIZÁVEIS. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Artes Visuais) - Centro de Educação à Distância da Universidade Federal do Amazonas.

18.
MENDONÇA, L.V.S. Participação em banca de Khetllen da Costa Tavares.SELEÇÃO E COMPOSIÇÃO DA IMAGEM FOTOGRÁFICA. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Artes Visuais) - Centro de Educação à Distância da Universidade Federal do Amazonas.

19.
Denise de Moura Vicentimu; MENDONÇA, L.V.S. Participação em banca de Denise de Moura Vicentimu.A Manifestação do Grafite no Espaço da Arte. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Plásticas) - Universidade Federal do Amazonas.

20.
TEÓFILO, Bárbara; MENDONÇA, L.V.S. Participação em banca de Ana Bárbara de Souza Teófilo.Grafite como linguagem. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais) - Universidade Federal do Amazonas.

21.
NEVES, C. A. A.; MENDONÇA, L.V.S. Participação em banca de Camila Anne Alves Neves.Desenvolvimento de Bolsa para computador portátil a partir dos fundamentos da biônica. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) - Universidade Federal do Amazonas.

22.
SILVA, A. F. P.; MENDONÇA, L.V.S. Participação em banca de Antony Franco Pereira da Silva."De Vik à Maurício": A releitura na arte-educação. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Plásticas) - Universidade Federal do Amazonas.

23.
ALMEIDA, L.M.; MENDONÇA, L.V.S. Participação em banca de Luciane de Almdeida Melo.Construção de Interface para bicho virtual com animal Amazônico ameaçado de extinção. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design de Interface Digital) - Instituto de Ensino Superior Fucapi.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Professor titular
1.
MENDONÇA, L.V.S; LEVY, D. P. C.; MESQUITA, O.. da banca do concurso de professor substituto na área de artes visuais para o aviso de seleção simplificada n°. 08/2012. O processo teve dedicação total de 10 h.. 2012. Universidade Federal do Amazonas.

Concurso público
1.
MENDONÇA, L.V.S; LEVY, D. P. C.; MESQUITA, O.. Banca Examinadora de Concurso Público para a Carreira do Magistério Superior da UFAM, objeto do Edital nº 18/2013. Área: Artes Visuais. PORTARIA Nº 2375/2013. 2013. Universidade Federal do Amazonas.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
2o Congresso de Design do Amazonas.. Design e economia criativa. 2013. (Congresso).

2.
Congreso Edutec 2012 ? Las Palmas de Gran Canaria.. Inteface Audiovisual para recursos didácticos interactivos: proceso e procedimientos. 2012. (Congresso).

3.
V Seminário Brasileiro Sobre Áreas Protegidas e Inclusão Social.Desenvolvimento Local em Áreas Protegidas. 2012. (Seminário).

4.
XXI Congresso de Iniciação Científica da UFAM. Arte e sustentabilidade: desenvolvimento de peças conceituais.. 2012. (Congresso).

5.
XXI Congresso de Iniciação Científica da UFAM. Design sustentável: Uma proposta de metodologia para o desenvolvimento de produtos locais com comunidades indígenas.. 2012. (Congresso).

6.
XXI Congresso de Iniciação Científica da UFAM. Arte e educação: construção de jogos didáticos na contribuição da sustentabilidade.. 2012. (Congresso).

7.
V SAPIS - Seminário Brasileiro sobre Áreas Protegidas e Inclusão Social.Eixo 06 - Desenvolvimento local em áreas protegidas. 2011. (Seminário).

8.
V Semana de Artes Plásticas. 2011. (Oficina).

9.
1º Congresso de Design do Amazonas. MIni-curso de Papietagem. 2010. (Congresso).

10.
I Mostra Interinstitucional de Ensino, Pesquisa e Extensão. 2010. (Outra).

11.
V ENANPPAS.Design e produtos florestais não-madeireiros: sustentabilidade comunitária em Silves-AM. 2010. (Encontro).

12.
V Semana de Artes Plásticas. 2010. (Encontro).

13.
Congresso Internacional EDUTEC2009: Sociedade do Conhecimento e Meio Ambiente: Sinergia Cientifica e as TIC's gerando Desenvolvimento Sustentável. Manaus: Editora da Universidade do Amazonas. O DESIGNER E O DESENVOLVIMENTO DE MATERIAL DIDÁTICO PARA EDUCAÇÃO AMBIENTAL: A EXPERIÊNCIA DAS CARTILHAS DO PROJETO PIATAM. 2009. (Congresso).

14.
III Seminário de Ciências do Ambiente na Amazônia 2009 - Novos rumos para a Amazônia: mundaças climáticas, pólíticas públicas e povos amazônicos.IDENTIDADE AMAZÔNICA E TRANSCULTURALIDADE: O CASO DA COMUNIDADE SÃO FRANSCISCO. 2009. (Seminário).

15.
I Seminário do Programa de Pós-Graduação em Geografia - Saberes Geográficos no Contexto Amazônico.A UTILIZAÇÃO DE PRODUTOS FLORESTAIS NÃO-MADEIREIROS COMO ESTRATÉGIA DE SUSTENTABILIDADE EM UMA SOCIEDADE AMAZÔNICA. 2009. (Seminário).

16.
Projeto de Extensão Ecodesign & Concept - I Mostra de Ecodesign UFAM.Educação Ambiental e Mudança de Paradigmas: Uso de produtos Ecoficientes. 2009. (Oficina).

17.
18º Encontro Nacional de Estudantes de Design N´Design Manaus.Design como instrumento e popularização da ciência e tecnologia Amazônica. 2008. (Encontro).

18.
IV Oficina Piatam. 2008. (Oficina).

19.
P&D Design Oitavo Congresso de Pesquisa e Desenvolvimento em Design. 2008. (Congresso).

20.
Oficina de Apresentação de Resultados do Projeto Piatam. 2007. (Oficina).

21.
Workshop Geotecnologias aplicadas às áreas de várzea da Amazônia. 2007. (Outra).

22.
I INTERCOM NORTE.Oficina de Corel Draw. 2006. (Simpósio).

23.
IX Congreso EDUTEC: La educación en entornos virtuales calidad y efectividad en el e-learning.. 2006. (Congresso).

24.
XXIX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação.Piatamzinho:Estrututação e Desenvolvimento de um Site Infanto-Juvenil para Educação Ambiental. 2006. (Congresso).

25.
I Congresso Internacional PIATAM: Homem, Gás e Petróleo. 2005. (Congresso).

26.
I Encontro Piatam de Jornalismo Científico. 2005. (Encontro).

27.
I Workshop Didático Pedagógico do CESF. 2005. (Outra).

28.
II Congresso Ibero-Americano de Educacao a Distancia. 2004. (Congresso).

29.
III Semana de Design - Design e Inovação. 2003. (Encontro).

30.
II Jornada Ibero-Amazônica de Tecnologia Educacional e Educação a Distância. 2003. (Outra).

31.
6º ERGODESIGN - Congresso Internacional de Ergonomia e Usabilidade, Design e Interfaces e Interação Humano-Computador - Intervenção Ergonomizadora no Posto de Trabalho da Manicure - Salão Grajaú em Manaus.. 2002. (Congresso).

32.
I Congresso Ibero-Americano de Educação a Distância. 2002. (Congresso).

33.
II Semana de Design - Design Multiuso. 2002. (Encontro).

34.
I Jornada Ibero-Amazônica de Tecnologia Educacional e Educação a Distância. 2002. (Outra).

35.
11º Encontro Nacional dos Estudantes de Design - Vitamina D11. 2001. (Encontro).

36.
10º Encontro Nacional dos Estudantes de Design. 2000. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
FARIA, I. F. ; MENDONÇA, L.V.S . I Yumuatirisa e III Workshop Trilhas e Redes dos Saberes Indígenas. 2012. (Congresso).

2.
LEVY, D. P. C. ; MENDONÇA, L.V.S . V Semana de Artes Plásticas. 2010. (Outro).

3.
MENDONÇA, L.V.S; ROCHA, B. R. L. ; SILVA, J. C. . I Mostra de Recursos Didáticos Interativos Piatam. 2006. (Outro).

4.
SILVA, J. C. ; CUNHA, Denise A. e S. da ; MENDONÇA, L.V.S ; ROCHA, B. R. L. ; CUNHA, Edson R. S. P. da ; REIS, M. S. Ribeiro . 1º Congresso Internacional PIATAM: Ambiente, Homem, Gás e Petróleo. 2005. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
João Chagas Teixeira Filho. A influência da tecnologia nas Artes. Início: 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais) - Universidade Federal do Amazonas. (Orientador).

2.
Lanna Carvalho Fernandes. Arte e Autismo: experimentação de atividades para a inclusão de crianças com distúrbio invasivo do desenvolvimento.. Início: 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais) - Universidade Federal do Amazonas. (Orientador).

3.
Ranna Carvalho Oliveira. Arte e acessibilidade: sentindo por meio das mãos. Início: 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais) - Universidade Federal do Amazonas. (Orientador).

4.
Kinny Derzy Amazonas Noqueira. A sustentabilidade como fonte para a Arte. Início: 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais) - Universidade Federal do Amazonas. (Orientador).

Iniciação científica
1.
Ruth Lopes Vieira. SABERES TRADICIONAIS E M-LEARNIG PARA PRODUÇÃO DE ANIMAÇÕES. Início: 2015 - Universidade Federal do Amazonas. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
ANTONIO IZOMAR MADEIRO RODRIGUES IZOMAR. EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UMA PROPOSTA PARA A SENSIBILIZAÇÃO DIANTE DOS RESÍDUOS SÓLIDOS TECNOLÓGICOS GERADOS NA ESCOLA MUNICIPAL GRAZIELA RIBEIRO. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Mídias na Educação) - Universidade Federal do Amazonas. Orientador: Lilia Valessa Mendonça da Silva.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Misa Miyagawa. RELAÇÃO DA ARTE, CULTURA E SUSTENTABILIDADE, UMA REFLEXÃO SOBRE A PRODUÇÃO ARTÍSTICA ARTESANAL PARA O FAZER MANUAL. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Artes Visuais) - Universidade Federal do Amazonas. Orientador: Lilia Valessa Mendonça da Silva.

2.
DEUZARINA GONÇALVES DA SILVA BARROSO. A arte como ferramenta pedagogica na educação para o trânsito. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Artes Visuais) - Universidade Federal do Amazonas. Orientador: Lilia Valessa Mendonça da Silva.

3.
MARIA DE NAZARE COSTA DOS SANTOS. O fazer pedagógico do profissional de educação infantil: uma realidade em Lábrea/AM.. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Artes Visuais - EaD) - Universidade Federal do Amazonas. Orientador: Lilia Valessa Mendonça da Silva.

4.
MARIA LEILA DE SOUZA ARAUJO. A ARTE POLITICAMENTE CORRETA: UMA REFLEXÃO SOBRE A CRIAÇÃO DE BRINQUEDOS COM SUCATA COMO RECURSO PEDAGÓGICO NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Artes Visuais - EaD) - Universidade Federal do Amazonas. Orientador: Lilia Valessa Mendonça da Silva.

5.
MARINES GALVAO TAUMATURGO. Arte, Teoria e Prática: o lugar da arte na educação no ensino fundamental do 6° ao 9° ano, na escola Estadual Thomé de Medeiros Raposo.. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Artes Visuais - EaD) - Universidade Federal do Amazonas. Orientador: Lilia Valessa Mendonça da Silva.

6.
PAMELA PEREIRA DA SILVA. Prática educativa: uma proposta de atividade com materiais reutilizáveis para a produção artística no 2° período escolar, Lábrea/AM.. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Artes Visuais - EaD) - Universidade Federal do Amazonas. Orientador: Lilia Valessa Mendonça da Silva.

7.
JOÃO ALVES DE LIMA. Arte e educação: reaproveitamento dos resíduos de madeira ao apreço artístico.. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Artes Visuais - EaD) - Universidade Federal do Amazonas. Orientador: Lilia Valessa Mendonça da Silva.

8.
BÁRBARA GUTIERREZ DE QUEIROZ. Francimar Barbosa: obras como referência para o desenvolvimento de livro infantil. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Artes Visuais) - Universidade Federal do Amazonas. Orientador: Lilia Valessa Mendonça da Silva.

9.
DIÊMILLE SANTOS DA SILVA. Arte e sustentabilidade: desenvolvimento de peças conceituais.. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Artes Visuais) - Centro de Educação à Distância da Universidade Federal do Amazonas. Orientador: Lilia Valessa Mendonça da Silva.

10.
REBECA VASCONCELOS CONDE. ARTE E EDUCAÇÃO: CONSTRUÇÃO DE JOGOS DIDÁTICOS NA CONTRIBUIÇÃO DA SUSTENTABILIDADE. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Artes Visuais) - Centro de Educação à Distância da Universidade Federal do Amazonas. Orientador: Lilia Valessa Mendonça da Silva.

11.
MARLETE REGIS CABRAL. ARTE E EDUCAÇÃO: UMA PROPOSTA DE CRIAÇAO DE FANTOCHES A PARTIR DE MATERIAIS REUTILIZÁVEIS. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Artes Visuais) - Centro de Educação à Distância da Universidade Federal do Amazonas. Orientador: Lilia Valessa Mendonça da Silva.

12.
VERA CARLA SOUZA DE MENEZES MEDEIROS. O folclore amazônico como referência para o desenvolvimento de material didático. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Artes Visuais) - Universidade Federal do Amazonas. Orientador: Lilia Valessa Mendonça da Silva.

Iniciação científica
1.
VERA CARLA SOUZA DE MENEZES MEDEIROS. Desenvolvimento de ferramentas lúdico educacional a partir do folclore regional e dentro de uma dimensão sustentável.. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Artes Visuais) - Universidade Federal do Amazonas. Orientador: Lilia Valessa Mendonça da Silva.

2.
LARISSA THAINÁ BARATA SOUZA. Dabukuri: o design sustentável para o desenvolvimento de embalagem para farinha de banana.. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em Desenho Industrial) - Universidade Federal do Amazonas. Orientador: Lilia Valessa Mendonça da Silva.

Orientações de outra natureza
1.
VERA CARLA SOUZA DE MENEZES MEDEIROS. Criação da Forma Tridimensional (turma 01) - Monitoria. 2013. Orientação de outra natureza. (Artes Visuais) - Universidade Federal do Amazonas. Orientador: Lilia Valessa Mendonça da Silva.

2.
ANDREA MELO. Criação da Forma Tridimensional (turma 02) - Monitoria. 2013. Orientação de outra natureza. (Artes Visuais) - Universidade Federal do Amazonas. Orientador: Lilia Valessa Mendonça da Silva.

3.
VERA CARLA SOUZA. Computação Gráfica e Processo Artístico (Turma 01) - Monitoria. 2012. Orientação de outra natureza. (Artes Visuais) - Universidade Federal do Amazonas. Orientador: Lilia Valessa Mendonça da Silva.

4.
BÁRBARA QUEIROZ. Computação Gráfica e Processo Artístico (Turma 02) - Monitoria. 2012. Orientação de outra natureza. (Artes Visuais) - Universidade Federal do Amazonas. Orientador: Lilia Valessa Mendonça da Silva.

5.
ELIZABETH QUEIROZ.  Criação da Forma Tridimensional (Turma 01) - Monitoria. 2012. Orientação de outra natureza. (Artes Visuais) - Universidade Federal do Amazonas. Orientador: Lilia Valessa Mendonça da Silva.

6.
HELAINE DIAS. Monitoria. 2011. Orientação de outra natureza. (Artes Plásticas) - Universidade Federal do Amazonas. Orientador: Lilia Valessa Mendonça da Silva.

7.
FRANCISCO RICARDO LIMA CAETANO. Monitoria. 2011. Orientação de outra natureza. (Artes Plásticas) - Universidade Federal do Amazonas. Orientador: Lilia Valessa Mendonça da Silva.



Educação e Popularização de C & T



Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
AFONSO, L. M. ; BRANDÃO, R. ; MENDONÇA, L.V.S . Nova Amazônia. 2012.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 20/11/2018 às 9:24:24