Saulo Missiaggia Velasco

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/6523674337785022
  • Última atualização do currículo em 21/08/2018


Possui graduação em Psicologia pela Universidade Vale do Rio Doce (2001), mestrado (2005) e doutorado (2009) em Psicologia Experimental pela Universidade de São Paulo (esse último, com período sanduíche na Universidade do Minho em Portugal). Ainda no Departamento de Psicologia Experimental da USP, realizou pós-doutorado (2013), atuando como docente e pesquisador associado. Realiza investigações sobre comportamento complexo em humanos e não humanos, atuando principalmente nos seguintes temas: comportamento simbólico, análise comportamental de fenômenos sociais e programação de contingências de ensino. Atualmente, é professor e orientador nos cursos de Mestrado Profissional em Análise do Comportamento Aplicada, Qualificação em Clínica Analítico-Comportamental e Especialização em Análise do Comportamento Aplicada, no Paradigma Centro de Ciências e Tecnologia do Comportamento, onde também é coordenador, professor e supervisor no curso de Formação em Ensino de Habilidades de Estudo. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Saulo Missiaggia Velasco
Nome em citações bibliográficas
VELASCO, S. M.;Velasco, Saulo M;VELASCO, SAULO M.;VELASCO, SAULO MISSIAGGIA


Formação acadêmica/titulação


2005 - 2009
Doutorado em Psicologia (Psicologia Experimental).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
com período sanduíche em University of Minho (Orientador: Armando Domingos Baptista Machado).
Título: Simetria e transitividade em discriminações condicionais de humanos e pombos (Columba livia) avaliadas sob condições de reforçamento diferencial., Ano de obtenção: 2009.
Orientador: Gerson Yukio Tomanari.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
2003 - 2005
Mestrado em Psicologia (Psicologia Experimental).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: Análises de Inter-relações na Aquisição de Discriminações Condicionais,Ano de Obtenção: 2005.
Orientador: Gerson Yukio Tomanari.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: Discriminações Condicionais; Equivalência de estímulos.
1997 - 2001
Graduação em Psicologia.
Universidade Vale do Rio Doce, UNIVALE, Brasil.
Título: Estabelecimento de equivalência entre estímulos e sua relação com a transferência de controle entre diferentes classes de respostas, diante de um mando impreciso e de estímulos não verbais.
Orientador: João Carlos Muniz Martinelli.
1994 - 1996
Ensino Médio (2º grau).
Colégio Presbiteriano, CP, Brasil.
1986 - 1993
Ensino Fundamental (1º grau).
Colégio Ibituruna, CI, Brasil.


Pós-doutorado


2009 - 2013
Pós-Doutorado.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.
Grande área: Ciências Humanas


Formação Complementar


2011 - 2011
Workshop de Capacitação para Pesquisadores da USP. (Carga horária: 8h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2009 - 2009
Conceitos de Engenharia Comportamental. (Carga horária: 6h).
Sociedade Brasileira de Psicologia, SBP, Brasil.
2006 - 2006
Práticas em Gestão do Comportamento Organizacional. (Carga horária: 9h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2004 - 2004
Extensão universitária em Conceitos Básicos de Bioterismo. (Carga horária: 12h).
Universidade de São Paulo - Instituto de Psicologia, IP-USP, Brasil.


Atuação Profissional



Paradigma Centro de Ciências e Tecnologia do Comportamento, PARADIGMA, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20
Outras informações
Professor e orientador do Programa de Mestrado Profissional em Análise do Comportamento Aplicada. Coordenador, professor e supervisor do Curso de Formação em Ensino de Habilidades de Estudo. Professor e Orientador nos Cursos de Qualificação em Clínica Analítico-Comportamental e Qualificação em Análise do Comportamento Aplicada ao Transtorno do Espectro Autista e atraso no Desenvolvimento.

Atividades

08/2017 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Programa de Mestrado Profissional em Análise do Comportamento Aplicada, .

Cargo ou função
Membro da Comissão de Bolsas do Programa de Mestrado Profissional em Análise do Comportamento Aplicada.
02/2017 - Atual
Ensino, Formação em Ensino de Habilidades de Estudo, Nível: Aperfeiçoamento

Disciplinas ministradas
Formação em Ensino de Habilidades de Estudo
Supervisão de estágio
02/2017 - Atual
Outras atividades técnico-científicas , Programa de Mestrado Profissional em Análise do Comportamento Aplicada, Programa de Mestrado Profissional em Análise do Comportamento Aplicada.

Atividade realizada
Coordenação do Curso de Formação em Ensino de Habilidades de Estudo.
01/2015 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Programa de Mestrado Profissional em Análise do Comportamento Aplicada, .

01/2015 - Atual
Ensino, Mestrado Profissional em Análise do Comportamento Aplicada, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Análise do Comportamento Translacional: Construindo pontes entre pesquisa básica e aplicação
Conceitos Básicos do Comportamento I
Conceitos Básicos do Comportamento II
Metodologia de Pesquisa em Análise do Comportamento Aplicada
Oficina de Análise do Comportamento
01/2015 - Atual
Ensino, Qualificação Avançada em Clínica Analítico Comportamental, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Pressupostos Filosóficos e História da Prática Clínica do Analista do Comportamento
A Vida em Grupo e a Determinação Cultural do Comportamento
01/2015 - Atual
Ensino, Análise do Comportamento Aplicada ao Transtorno do Espectro Autista, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Avaliação Comportamental
Conceitos Básicos dea Análise do Comportamento

Núcleo Paradigma de Análise do Comportamento, PARADIGMA, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2014
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20

Atividades

11/2015 - Atual
Ensino, Formação Tecnologia de Ensino Aplicada ao Estudo, Nível: Aperfeiçoamento

Disciplinas ministradas
Tecnologia de Ensino Aplicada ao Estudo
Supervisão de Estágio
01/2014 - Atual
Ensino, Mestrado Profissional em Análise do Comportamento, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Análise do Comportamento Translacional: Construindo pontes entre pesquisa básica e aplicação
Conceitos Básicos do Comportamento I
Oficina de Análise do Comportamento
Metodologia de Pesquisa em Análise do Comportamento Aplicada
08/2013 - Atual
Ensino, Especialização Análise do Comportamento Aplicada, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Avaliação Comportamental
Conceitos Básicos da Análise do Comportamento
08/2012 - Atual
Ensino, Especialização em Clínica Analítico Comportamental, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
A Vida em Grupo e a Determinação Cultural do Comportamento
Orientação de Monografia II
Orientação de Monografia III
Pressupostos Filosóficos e História da Prática Clínica do Analista do Comportamento

Universidade Paulista, UNIP, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2015
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Titular/Profissional IV, Carga horária: 10

Atividades

02/2014 - Atual
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Psicologia Geral e Experimental
Processos Psicológicos Básicos

Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2013
Vínculo: Pesquisador Associado, Enquadramento Funcional: Pós-Doutorando, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Bolsista de Pós-doutorado FAPESP

Vínculo institucional

2005 - 2009
Vínculo: Estudante de Pós-Graduação, Enquadramento Funcional: Doutorando, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

03/2011 - 07/2011
Ensino, Psicologia Experimental, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Análise comportamental de fenômenos sociais: fundamentos conceituais e metodológicos
08/2010 - 11/2010
Ensino, Psicologia Experimental, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Metodologia de Pesquisa em Aprendizagem I e II
02/2007 - 07/2007
Estágios , Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Experimental.

Estágio realizado
Estágio Supervisionado em Docência (monitoria) / Disciplina de Pós-graduação: Comportamento e Aprendizagem.
08/2006 - 12/2006
Estágios , Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Experimental.

Estágio realizado
Estágio Supervisionado em Docência (monitoria) / Disciplina de Graduação: Análise Experimental do Comportamento I.

Universidade Metodista de São Paulo, UMESP, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: Prestação de Servços, Enquadramento Funcional: Professor Convidado, Carga horária: 4
Outras informações
Docente convidado para ministrar o módulo "O Atendimento Clínico em Ambiente Extra-Consultório" no curso de Lato Sensu "Terapia Clínica: Psicoterapia Comportamental".

Atividades

09/2007 - 11/2007
Ensino, Curso de Lato Sensu em Terapia Clínica: Psicoterap, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
O atendimento clínico em ambiente extraconsultório

Universidade Vale do Rio Doce, UNIVALE, Brasil.
Vínculo institucional

1997 - 2001
Vínculo: Estudante de Graduação, Enquadramento Funcional: Monitor, Carga horária: 10

Atividades

02/1999 - 12/2000
Estágios , Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Psicologia.

Estágio realizado
Monitoria no Laboratório de Psicologia Experimental do Curso de Psicologia / Disciplina: Estudos Aplicados do Comportamento.


Linhas de pesquisa


1.
O DESENVOLVIMENTO DO REPERTÓRIO COMPORTAMENTAL DO INDIVÍDUO

Objetivo: Parte dos problemas e preocupações humanos refere-se ao desenvolvimento de um cidadão cujo repertório seja efetivo nos diferentes aspectos de sua interação com o contexto físico e social, e que seja capaz de assumir seu papel transformador na sociedade. Por diversas razões, o repertório de um indivíduo pode ser inefetivo, insuficiente ou mesmo inadequado ao convívio social. Esta linha de pesquisa procura responder ao estudo de processos de aquisição de repertório comportamental de maneira a aproximar o indivíduo que seja alvo da intervenção da sua participação junto ao grupo. É uma linha de pesquisa que visa o estudo de vários temas/problemas/objetos de estudo, a saber: Clínica, Desenvolvimento atípico, Organizações, Esportes, Educação, Orientação Profissional etc..
Grande área: Ciências Humanas
Palavras-chave: Análise do comportamento aplicada; Habilidades Sociais; Autismo; Comportamento Verbal; Tecnologia de ensino; Desamparo Aprendido.
2.
PROCESSOS GRUPAIS E CULTURAIS

Objetivo: Há muitos anos a Análise do Comportamento Aplicada tem se ocupado de problemas advindos de práticas culturais que podem ser manipuladas por meio de contingências sociais. Dois temas/problemas/objetos de estudo se delineiam a partir da prática dos profissionais do Paradigma: Um deles se ocupará de questões ligadas à sustentabilidade social (divisão e criação de recursos econômicos, planejamento familiar etc). Outro núcleo encontra-se preocupado com o tema da sustentabilidade ambiental (preservação de recursos naturais, consumo sustentável etc.)..
Grande área: Ciências Humanas
Palavras-chave: Análise do comportamento aplicada; Metacontingência.


Projetos de pesquisa


2015 - Atual
Desenvolvendo comportamento socialmente relevante em indivíduos com diagnóstico de TEA
Descrição: O presente projeto de pesquisa visa avaliar, aprimorar e desenvolver tecnologias de intervenção comportamental para promover comportamentos socialmente relevantes (e.g., habilidades sociais e linguagem) em indivíduos com diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista (TEA). Os objetivos específicos são: (1) investigar efeitos de intervenções mediada por pares sobre a aquisição e manutenção de habilidades sociais e acadêmicas básicas em indivíduos com TEA e (2) investigar os efeitos de procedimentos de intervenção precoce para estabelecer pré-requisitos para a aquisição do comportamento verbal..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (4) .
Integrantes: Saulo Missiaggia Velasco - Coordenador / Cássia Leal da Hora - Integrante.
Número de produções C, T & A: 6 / Número de orientações: 2
2015 - Atual
Desenvolvendo competências acadêmicas e habilidades de estudo
Descrição: Esse projeto de pesquisa tem como objetivos gerais avaliar, construir e aplicar tecnologias comportamentais de ensino para desenvolver competências e habilidades acadêmicas, especialmente no contexto escolar. Especificamente, o projeto focalizará o desenvolvimento de métodos para: 1) avaliar e remediar déficits no repertório de estudo em pessoas com dificuldades escolares; 2) formar professores da educação básica para desenvolver/refinar competências e habilidades acadêmicas em sala de aula; 3) investigar, desenvolver e aplicar metodologias de aprendizagem por pares para desenvolver/refinar habilidades de estudo no contexto escolar..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Especialização: (7) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (4) .
Integrantes: Saulo Missiaggia Velasco - Coordenador / Fernando Albregard Cassas - Integrante / Candido Vinicius Bocaiuva Barnsley Pessôa - Integrante.
Número de produções C, T & A: 25
2010 - 2013
Um análogo experimental de metacontingência e transmissão cultural em animais infra-humanos: desenvolvendo um modelo animal para o estudo dos fenômenos sociais
Descrição: O estudo analítico-comportamental dos fenômenos sociais requer a análise do comportamento de dois ou mais indivíduos em interação uns com os outros ou com um ambiente em comum. Entretanto, além da descrição das contingências que definem os comportamentos de cada indivíduo, tal análise pode exigir que se examine o entrelaçamento dessas contingências, os produtos agregados gerados por elas e as consequências ambientais selecionadoras decorrentes de tais produtos. Os conceitos de contingências comportamentais entrelaçadas, metacontingências e práticas culturais têm elucidado esse tipo de análise e fundamentado novos campos de investigação para a análise do comportamento. Na busca por compreender os processos comportamentais básicos subjacentes aos fenômenos sociais, o presente projeto de investigação tem como objetivos gerais: (1) investigar as condições necessárias e suficientes para a seleção de contingências comportamentais entrelaçadas e seus produtos agregados; (2) fomentar o desenvolvimento de um modelo animal para o estudo de metacontingências e outros fenômenos sociais. Especificamente, este projeto busca reproduzir, em laboratório, um análogo experimental de metacontingências e transmissão cultural em animais infra-humanos..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Saulo Missiaggia Velasco - Coordenador / Gerson Yukio Tomanari - Integrante / Arthur Mitio Nagae - Integrante.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa.
2009 - 2013
Equivalência de estímulos em infra-humanos (Columba livia): em busca de um modelo animal para o estudo do comportamento simbólico
Descrição: Este projeto de pesquisa busca consolidar um modelo animal de comportamento simbólico. Seus principais objetivos são: 1) identificar condições necessárias e suficientes para o desenvolvimento do funcionamento simbólico em indivíduos não verbais; 2) Produzir e avaliar procedimentos que possam fomentar o desenvolvimento de programas remediativos de ensino de leitura e escrita para indivíduos que apresentam déficit no funcionamento linguístico. Para tanto, propõe-se desenvolver uma estratégia metodológica para avaliar a formação de classes de equivalência em animais empregando-se um controle intra-sujeito para testes reforçados de relações derivadas. Resumidamente, após o treino de uma linha de base de discriminações condicionais (AB, CD), tentativas reforçadas de teste de simetria (BA, DC) serão inseridas em meio às tentativas da linha de base adquirida. Para controlar os possíveis efeitos de uma rápida aprendizagem das relações simétricas durante o teste, relações não simétricas, inéditas (BC, DA) entre estímulos familiares da linha de base serão reforçadas, concomitantemente. Por não serem inconsistentes com o treino anterior, as relações não simétricas, empregadas como controle experimental durante os testes reforçados de simetria, passarão a integrar a própria linha de base para que outras relações possam ser avaliadas. Por exemplo, o treino das relações não simétricas BC, juntamente com as relações de linha de base AB, possibilitará que sejam testadas relações transitivas (AC) e de equivalência (CA) as quais serão comparadas a outras relações inéditas reforçadas como controle experimental. Assim, o procedimento segue um protocolo ?do simples para o complexo? e fornecerá aos sujeitos exemplos de estímulos alternando papeis de modelo e comparação antes dos testes críticos de equivalência serem conduzidos..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2009 - 2013
INSTITUTO NACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA SOBRE COMPORTAMENTO, COGNIÇÃO E ENSINO
Descrição: O INCT reúne pesquisadores da UFSCar, USP, UnB, UNESP, UFPA, UFMG e UMMS (EUA) e focaliza ciência e tecnologia comportamental sobre o funcionamento simbólico e seus déficits, particularmente em crianças (e.g. habilidades disfuncionais de comunicação, desenvolvimento atrasado de linguagem devido a surdez congênita, fracasso em leitura e matemática, etc). Progresso substancial foi feito no desenvolvimento de modelos de laboratório de funcionamento simbólico e seus precursores (incluindo modelos animais) e no desenvolvimento de metodologia para 1) avaliação e remediação de déficits de comunicação simbólica em crianças com surdez congênita ou adquirida, 2) aplicação em intervenções precoces com bebês e crianças pequenas (com ou sem distúrbios neuro-desenvolvimentais), 3) prevenção e remediação de déficits em leitura, escrita e matemática. Expandindo a abrangência de investigações sobre dimensões do funcionamento simbólico (com uma população mais ampla e diversificada de crianças com déficits em funcionamento simbólico) o principal objetivo de pesquisa é a análise científica do funcionamento simbólico e seus determinantes, incluindo, mas não se limitando a: (1) identificação das condições necessárias e suficientes para o desenvolvimento de funcionamento simbólico apropriado à idade; (2) desenvolvimento / refinamento de procedimentos para lidar com a variabilidade inter-individual em procedimentos educacionais ou terapêuticos para melhorar o funcionamento simbólico e lidar prosteticamente com déficits de função simbólica; (3) investigação e desenvolvimento de metodologia para estabelecer o funcionamento simbólico. Outros objetivos incluem suporte para acelerar o desenvolvimento profissional de jovens cientistas do grupo, formar novos mestres e doutores na área e disseminar resultados para cientistas de áreas afins, profissionais em saúde e educação e para o público geral. O programa de pesquisa terá três componentes principais: Ciência Básica, Translacional e Aplicada.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2008 - 2011
Análise Experimental de Relações entre Estímulos em Humanos e Animais: Procedimentos Alternativos para Formação de Classes Simbólicas
Descrição: Objetivo: Consolidar o grupo de pesquisa de controle de estímulos da UFPA e aumentar a produtividade do grupo do PSE-USP, bem como sua influência em outros laboratórios no país. Metas: 1. Desenvolver um laboratório de desenvolvimento de software para pesquisa e ensino; 2. Desenvolver um laboratório de digitalização de imagem e som e produzir material de apoio a laboratórios de ensino-aprendizagem e de divulgação científica, além de suprir as necessidades da pesquisa na UFPA e USP. 3. Ampliar e consolidar a publicação internacional em cooperação USP-UFPA. 4. Formar pesquisadores de alta qualidade nos três níveis: D, M e IC. 5. Fornecer infraestrutura para os demais grupos de pesquisa do PPGTPC-UFPA e PSE-USP. 6. Desenvolver procedimentos que contribuam conceitual e metodologicamente para o avanço do conhecimento nas questões atuais que envolvem os processos simbólicos em humanos e infra-humanos, em particular no que diz respeito à formação de classes de estímulos equivalentes e seus precursores..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Membro de corpo editorial


2014 - Atual
Periódico: Perspectivas em Análise do Comportamento


Revisor de periódico


2007 - Atual
Periódico: Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva
2010 - Atual
Periódico: Temas em Psicologia (Ribeirão Preto)
2011 - Atual
Periódico: Revista Brasileira de Análise do Comportamento
2011 - Atual
Periódico: Acta Comportamentalia
2012 - Atual
Periódico: Psychology & Neuroscience (Impresso)
2012 - Atual
Periódico: Interação em psicologia (Online)
2012 - Atual
Periódico: Psicologia: Reflexão e Crítica (UFRGS. Impresso)
2012 - Atual
Periódico: Perspectivas em Análise do Comportamento
2013 - Atual
Periódico: European Journal of Behavior Analysis


Revisor de projeto de fomento


2015 - Atual
Agência de fomento: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Experimental/Especialidade: Análise Experimental do Comportamento.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Experimental/Especialidade: Pesquisa em Controle de Estímulos.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Metodologia de Pesquisa Científica.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Experimental/Especialidade: Processos de Aprendizagem, Memória e Motivação.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Análise do Comportamento Aplicada.
6.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Ensino e da Aprendizagem/Especialidade: Aprendizagem e Desempenho Acadêmicos.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
BENVENUTI, MARCELO FROTA LOBATO2018BENVENUTI, MARCELO FROTA LOBATO ; DE TOLEDO, THAIS FERRO NOGARA ; VELASCO, SAULO MISSIAGGIA ; DUARTE, FLAVIA MENESES . Behavior and illusions: a model to study superstition in a participant replacement experiment. Psicologia-Reflexao e Critica, v. 31, p. 17, 2018.

2.
VELASCO, S. M.2017 VELASCO, S. M.; BENVENUTI, MARCELO FROTA LOBATO ; SAMPAIO, ANGELO A. S. . Cooperation and Metacontingency in Pigeons. PSYCHOLOGICAL RECORD, v. online, p. 1-9, 2017.

3.
SOARES FILHO, PAULO S. D.2016SOARES FILHO, PAULO S. D. ; SILVA, ÁLVARO J. M. ; VELASCO, S. M. ; BARROS, ROMARIZ S . Assessing Symmetry by Comparing the Acquisition of Symmetric and Nonsymmetric Conditional Relations in a Capuchin Monkey. INTERNATIONAL JOURNAL OF PSYCHOLOGICAL RESEARCH, v. 9, p. 30-39, 2016.

4.
VELASCO, SAULO MISSIAGGIA2014 VELASCO, SAULO MISSIAGGIA; TOMANARI, GERSON YUKIO . Assessing Derived Conditional Relations Under Reinforcement Conditions. PSYCHOLOGICAL RECORD, v. 64, p. 551-558, 2014.

5.
HUZIWARA, E. M.2013 HUZIWARA, E. M. ; VELASCO, S. M. ; TOMANARI, G. Y. ; SOUSA, D. G. ; MACHADO, A. . Emergent relations in pigeons following training with temporal samples. Learning & Behavior, v. 41, p. 192-204, 2013.

6.
VELASCO, S. M.2012VELASCO, S. M.; Benvenuti, M. F. ; Tomanari, G. Y. . Metacontingencies, Experimentation and Nonhumans: Searching for Conceptual and Methodological Advances. REVISTA LATINOAMERICANA DE PSICOLOGIA, v. 44, p. 25-34, 2012.

7.
VELASCO, S. M.;Velasco, Saulo M;VELASCO, SAULO M.;VELASCO, SAULO MISSIAGGIA2011VELASCO, S. M.; Tomanari, G. Y. . Aprendizagem de relações simétricas ao longo do treino de discriminações condicionais. Acta Comportamentalia, v. 19, p. 149-162, 2011.

8.
VELASCO, S. M.;Velasco, Saulo M;VELASCO, SAULO M.;VELASCO, SAULO MISSIAGGIA2010 VELASCO, S. M.; GARCIA-MIJARES, M. ; Tomanari, G. Y. . Fundamentos Metodológicos da Pesquisa em Análise Experimental do Comportamento. Psicologia em Pesquisa (UFJF), v. 4, p. 150-155, 2010.

9.
Velasco, Saulo M2010 Velasco, Saulo M; Tomanari, Gerson Y ; Machado, Armando ; Huziwara, Edson M . Associative Symmetry by Pigeons after Few-Exemplar Training. Journal of the Experimental Analysis of Behavior, v. 94, p. 283-295, 2010.

10.
VELASCO, S. M.;Velasco, Saulo M;VELASCO, SAULO M.;VELASCO, SAULO MISSIAGGIA2009VELASCO, S. M.; Tomanari, G. Y. . Efeitos do treino de discriminações condicionais sobre a aquisição de relações simétricas e transitivas. Acta Comportamentalia, v. 17, p. 97-116, 2009.

Capítulos de livros publicados
1.
LEONARDI, J. L. ; VELASCO, S. M. . Bases filosóficas da análise do comportamento e o desenvolvimento das terapias comportamentais. In: Andrés Eduardo Aguirre Antúnez; Gilberto Safra. (Org.). Psicologia clínica: da graduação à pós-graduação. 1ed.São Paulo: Atheneu, 2018, v. , p. 71-77.

2.
Pessoa, C. V. B. B. ; VELASCO, S. M. . Comportamento Operante. In: Nicodemos Batista Borges; Fernando Albregard Cassas. (Org.). Clínica analitico-comportamental: aspectos teóricos e práticos. 1ed.Porto Alegre: ARTMED, 2012, v. , p. 24-31.

3.
Pergher, N. K. ; VELASCO, S. M. . Modalidade de acompanhamento terapêutico para desenvolvimento de comportamentos pró-estudo. In: Denis Roberto Zamignani; Roberta Kovac; Joana Singer Vermes. (Org.). A Clínica de Portas Abertas: Experiências do acompanhamento terapêutico e da prática clínica em ambiente extraconsultório. 1ed.Santo André: ESETec, 2007, v. , p. 285-306.

4.
VELASCO, S. M.; CIRINO, S. D. . A relação terapêutica como foco da análise na prática clínica comportamental. In: Teixeira, A. M. S., Assunção, M. R . B., Starling, R. R., Castanheira, S. S.. (Org.). Ciência do comportamento: conhecer e avançar. 1ed.Santo André: ESETec, 2002, v. 1, p. 34-42.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
Florencio, T. ; VELASCO, S. M. . Peer tutoring como estratégia de ensino e programação de generalização. Boletim Paradigma, Sao Paulo, p. 21 - 23, 01 ago. 2017.

2.
VELASCO, S. M.. Ensinar a estudar. Boletim Paradigma, Sao Paulo, p. 45 - 48, 20 ago. 2016.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
VELASCO, S. M.. O que é análise do comportamento translacional. In: XXIV Encontro Brasileiro de Psicologia e Medicina Comportamental, 2015, São Paulo. Anais do XXIV Encontro Brasileiro de Psicologia e Medicina Comportamental. São Paulo: ABPMC, 2015. v. 1. p. 182-182.

2.
VELASCO, S. M.. Comportamento, Cultura e Metacontingências. In: 9o Congresso Norte-Nordeste de Psicologia, 2015, Salvador. Anais do 9o Congresso Norte-Nordeste de Psicologia. Salvador: Conpsi, 2015.

3.
Epaminondas, F. ; Borges, N. B. ; Careli, G. G. ; Strapasson. B. A. ; Gusso, H. L. ; VELASCO, S. M. . Avaliação de práticas de ensino de análise do comportamento utilizando animais, softwares e humanos. In: XXIV Encontro Brasileiro de Psicologia e Medicina Comportamental, 2015, São Paulo. Anais do XXIV Encontro Brasileiro de Psicologia e Medicina Comportamental. São Paulo: ABPMC, 2015. v. 1. p. 159-159.

4.
VELASCO, S. M.; Nagae, A. M. ; Tomanari, G. Y. . Cooperation in pigeons. In: 40th Annual Convention of the Association for Behavior Analysis International, 2014, Chicago. Online program of the 40th Annual Convention of the Association for Behavior Analysis International, 2014.

5.
VELASCO, S. M.; Castro, A. C. G. V. ; Tomanari, G. Y. . Equivalence relations in pigeons following training with temporal samples. In: 7th Conference of the European Association for Behaviour Analysis, 2014, Stockholm. Book of Abstracts, 2014. v. 1. p. 25-26.

6.
VELASCO, S. M.; Nagae, A. M. ; Tomanari, G. Y. . An Animal Model of Metacontingency. In: 39th Annual Convention of the Association for Behavior Analysis International, 2013, Minneapolis. Program of the 39th Annual Convention, 2013.

7.
VELASCO, S. M.; Tomanari, G. Y. . A Strategy to Assess Equivalence Relations in Pigeons. In: 39th Annual Convention of the Association for Behavior Analysis International, 2013, Minneapolis. Program of the 39th Annual Convention, 2013.

8.
VELASCO, S. M.; Tomanari, G. Y. . Uma Estratégia Metodológica para Testar Relações de Equivalência em Pombos. In: XXII Encontro Brasileiro de Psicologia e Medicina Comportamental, 2013, Fortaleza. Anais do XXII Encontro da ABPMC, 2013.

9.
VELASCO, S. M.. Conceitos introdutórios para uma análise comportamental de fenômenos sociais. In: XXII Encontro Brasileiro de Psicologia e Medicina Comportamental, 2013, Fortaleza. Anais do XXII Encontro da ABPMC, 2013.

10.
VELASCO, S. M.; Tomanari, G. Y. . A Methodological Strategy to Assess Emergent Relations in Pigeons. In: 38th Annual Convention of the Association for Behavior Analysis International, 2012, Seattle. Program of the 38th Annual Convention, 2012.

11.
Castro, A. C. G. V. ; Benvenuti, M. F. ; VELASCO, S. M. . The illusion of control in a group context: Individual and coordinated choices. In: BAPS-SEPEX Meeting (Belgian Association for Psychological Sciences / Sociedad Española de Psicología Experimental), 2012, Liège. Abstracts Book of the BAPS-SEPEX Meeting, 2012. p. 158-158.

12.
Benvenuti, M. F. ; Duarte, F. M. ; VELASCO, S. M. . The role of coincidences and social variables on illusion of control. In: BAPS-SEPEX Meeting (Belgian Association for Psychological Sciences / Sociedad Española de Psicología Experimental), 2012, Liège. Abstracts Book of the BAPS-SEPEX Meeting, 2012. p. 75-75.

13.
Benvenuti, M. F. ; Duarte, F. M. ; VELASCO, S. M. . Social aspects of acquisition and transmission of illusion of control. In: 2nd Joint Meeting of the Spanish Society for Comparative Psychology and the International Society for Comparative Psychology: XXIVth International Congress of the SEPC and XVIth Biennial Meeting of the ISCP, 2012, Jaén/Spain. Abstracts of the 2nd Joint Meeting of the SEPC and the ISCP, 2012.

14.
VELASCO, S. M.; Nico, Y. . Comportamento Simbólico, Teoria dos Quadros Relacionais e Cultura. In: XXI Encontro Brasileiro de Psicologia e Medicina Comportamental, 2012, Curitiba. Anais do XXI Encontro da ABPMC, 2012.

15.
Benvenuti, M. F. ; Duarte, F. M. ; VELASCO, S. M. . Transmissão social do comportamento supersticioso. In: 42ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia e VIII Congresso Iberoamericano de Psicologia, 2012, São Paulo. Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia. São Paulo: TecArt Editora, 2012. v. 1. p. 1844-1845.

16.
Cunha, T. R. L. ; Miranda, S. L. ; Duarte, F. M. ; VELASCO, S. M. ; Benvenuti, M. F. . O papel das variáveis verbais na negligência da taxa base. In: 42ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia e VIII Congresso Iberoamericano de Psicologia, 2012, São Paulo. Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia. São Paulo: TecArt Editora, 2012. v. 1. p. 2344-2345.

17.
Albregard, E. F. ; Toledo, A. ; Benvenuti, M. F. ; VELASCO, S. M. ; Tomanari, G. Y. . Manutenção do comportamento supersticioso em esquema de tempo variável após história com esquemas de intervalo variável: o papel da taxa de respostas e taxa de reforço. In: 42ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia e VIII Congresso Iberoamericano de Psicologia, 2012, São Paulo. Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia. São Paulo: TecArt Editora, 2012. v. 1. p. 1356-1357.

18.
Araújo, L. A. S. ; Freitas, D. F. C. L. ; VELASCO, S. M. ; Benvenuti, M. F. . Efeitos do reforçamento diferencial em um estudo experimental sobre negligência da taxa base. In: 42ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia e VIII Congresso Iberoamericano de Psicologia, 2012, São Paulo. Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia. São Paulo: TecArt Editora, 2012. v. 1. p. 2009-2009.

19.
Nagae, A. M. ; VELASCO, S. M. . Um análogo experimental de metacontingência em pombos: uma proposta de pesquisa. In: 42ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia e VIII Congresso Iberoamericano de Psicologia, 2012, São Paulo. Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia. São Paulo: TecArt Editora, 2012. v. 1. p. 1039-1040.

20.
Nagae, A. M. ; VELASCO, S. M. . Efeitos da precisão das instruções sobre os movimentos oculares em tarefa de discriminação simultânea. In: XXI Encontro Brasileiro de Psicologia e Medicina Comportamental, 2012, Curitiba. Anais do XXI Encontro da ABPMC, 2012.

21.
VELASCO, S. M.. O que é comportamento simbólico na análise do comportamento. In: XX Encontro Brasileiro de Psicoterapia e Medicina Comportamental e I Encontro Sul-Americano de Análise do Comportamento, 2011, Salvador. Anais do XX Encontro, 2011. p. 45-45.

22.
VELASCO, S. M.; Huziwara, E. M. ; Machado, A. ; Tomanari, G. Y. . Associative Symmetry by Pigeons After Few-Exemplar Training. In: 5th Conference of the European Association for Behavior Analysis, 2010, Rethymno/Creta. Book of Abstracts, 2010. p. 57-58.

23.
Tomanari, G. Y. ; VELASCO, S. M. . Evaluating symmetry and transitivity during the acquisition of inter-related conditional discriminations. In: 35th Annual Convention of the Association for Behavior Analysis, 2009, Phoenix. Program archives, 2009.

24.
VELASCO, S. M.; Tomanari, G. Y. ; HUZIWARA, E. M. . Simetria associativa em pombos. In: XXXVI Reunião Anual da SBP Sociedade Brasileira de Psicologia, 2009, Goiânia. Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia, 2009.

25.
Huziwara, E. M. ; Velasco, Saulo M ; Machado, A. ; Tomanari, G. Y. ; de Sousa, D. G. . Avaliando relações de transitividade em um procedimento de bisecção temporal com pombos. In: XXXIX Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia, 2009, Goiania. Resumos de Comunicação Científica da XXXIX Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia (CD-ROM), 2009.

26.
Tomanari, G. Y. ; GARCIA-MIJARES, M. ; VELASCO, S. M. . Driblando a extinção: um programa de pesquisa para avaliar relações de equivalência sob condições de reforçamento. In: XVII Encontro Brasileiro de Psicoterapia e Medicina Comportamental, 2009, Campinas. Anais do XVII Encontro Brasileiro de Psicoterapia e Medicina Comportamental, 2009. v. 1. p. 48-49.

27.
VELASCO, S. M.; Tomanari, G. Y. . Uma alternativa metodologia ao emprego de extinção durante testes de equivalência. In: 6º Congresso Norte Nordeste de Psicologia, 2009, Belém. Anais do 6º Congresso Norte Nordeste de Psicologia (online), 2009.

28.
Pessoa, C. V. B. B. ; VELASCO, S. M. ; Pergher, N. K. . Como ler um texto para escrever um texto: aplicando estratégias de resolução de problemas na escrita de textos científicos. In: XVIII Encontro Brasileiro de Psicoterapia e Medicina Comportamental, 2009, Campinas. Anais do XVIII Encontro Brasileiro de Psicoterapia e Medicina Comportamental, 2009. v. 1. p. 371-371.

29.
VELASCO, S. M.; Tomanari, G. Y. . The effects of symmetry training on the acquisition of conditional discrimination. In: Fourth Conference of the European Association for Behaviour Analysis, 2008, Madrid. Proceedings of the 4th Conference of the European Association for Behavior Analysis. Madrid: UNED, 2008. v. 1. p. 122-122.

30.
VELASCO, S. M.; Tomanari, G. Y. . Dados preliminares sobre avaliação de simetria e formação de equivalência em condições permanentes de reforçamento. In: XXXVII Reunião Anual de Psicologia (Sociedade Brasileira de Psicologia), 2007, Florianópolis. Anais da XXXVII Reunião Anual de Psicologia (CD-Rom), 2007.

31.
VELASCO, S. M.; Tomanari, G. Y. . The acquisition of conditional relations inter-related by symmetry and transitivity. In: VIII Congreso Internacional sobre o Estudo da Conduta, 2006, Santiago de Compostela. Libro de Resúmenes CIEC 2006. Santiago de Compostela: CIEC, 2006. v. 1. p. 179-179.

32.
VELASCO, S. M.; Tomanari, G. Y. . Os efeitos do treino de simetria sobre (e ao longo de) aquisição de discriminações condicionais. In: XXXVI Reunião Anual da SBP ? Sociedade Brasileira de Psicologia, 2006, Salvador. Anais da XXXVI Reunião Anual de Psicologia (CD-Room). Ribeirão Preto: SBP, 2006.

33.
VELASCO, S. M.; Tomanari, G. Y. . Avaliação de controles por simetria e transitividade durante a aquisição de diferentes conjuntos de discriminações condicionais. In: XXXVI Reunião Anual da SBP ? Sociedade Brasileira de Psicologia, 2006, Salvador. Anais da XXXVI Reunião Anual de Psicologia (CD-Rom). Ribeirão Preto: SBP, 2006.

34.
VELASCO, S. M.; Matinelli, J. C. M. . Estabelecimento de equivalência de estímulos e sua relação com a transferência de controle entre diferentes classes de respostas, diante de um mando impreciso. In: XI Encontro Brasileiro de Psicoterapia e Medicina Comportamental, 2002, Londrina. Cd-Rom de Resumos da ABPMC, 2002.

35.
VELASCO, S. M.; Matinelli, J. C. M. . Equivalência de estímulos e transferência de controle entre diferentes classes de respostas. In: 1º Congresso Internacional de Psicologia do Vale do Rio Doce, 2002, Governador Valadares. Livro de Resumos do I Congresso Internacional de Psicologia da Universidade Vale do Rio Doce: Psicologia, Psicopatologia e Cultura. Governador Valadares, 2002.

36.
VELASCO, S. M.; CIRINO, S. D. ; ALVES, A. ; ABREU, L. ; NASCIMENTO, M. ; MOTA, A. ; BORGES, C. . Representações da Análise do Comportamento em Livros Introdutórios de Psicologia. In: IX Encontro Brasileiro de Psicoterapia e Medicina Comportamental, 2000, Campinas. Livro de Resumos do IX Encontro Brasileiro de Psicoterapia e Medicina Comportamental, 2000.

Apresentações de Trabalho
1.
VELASCO, S. M.. O que é Tecnologia de Generalização na Análise do Comportamento Aplicada. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
VELASCO, S. M.. Ensinar a Estudar: Contribuições da Análise do Comportamento. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
VELASCO, S. M.; LOPES JR, J. ; Guazi, T. S. . Educação como agência de controle: perspectivas. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

4.
VELASCO, S. M.. Ensinar a Estudar: Contribuições da Análise do Comportamento. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
VELASCO, S. M.. Habilidades de estudo e autogerenciamento intelectual. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
VELASCO, S. M.. Programação de contingências de ensino para o desenvolvimento do repertório de estudo. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

7.
VELASCO, S. M.. Contribuições da Análise do Comportamento para a Educação. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
VELASCO, S. M.. Comportamento de Estudo. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
VELASCO, S. M.. Análise comportamental de fenômenos sociais. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

10.
VELASCO, S. M.. Análise comportamental de fenômenos culturais. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

11.
VELASCO, S. M.. Temas clássicos da Psicologia sob a ótica do Behaviorismo Radical. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

12.
VELASCO, S. M.. Cooperação e metacontingências em pombos. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
VELASCO, S. M.. O que é análise do comportamento translacional. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

14.
VELASCO, S. M.; Nagae, A. M. ; Tomanari, G. Y. . Cooperation in pigeons. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

15.
VELASCO, S. M.. Aplicação de tecnologias de ensino no desenvolvimento de comportamentos pró-estudo. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

16.
VELASCO, S. M.. Compreendendo o Behaviorismo de Watson. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

17.
VELASCO, S. M.. Equivalência de estímulos e clínica comportamental. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

18.
VELASCO, S. M.; Tomanari, G. Y. . A Methodological Strategy to Assess Emergent Relations in Pigeons. 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

19.
VELASCO, S. M.. Comportamento Simbólico e Clínica Analítico Comportamental. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

20.
VELASCO, S. M.; Nico, Y. . Comportamento Simbólico, Teoria dos Quadros Relacionais e Cultura. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

21.
VELASCO, S. M.. O que é comportamento simbólico na Análise do Comportamento. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

22.
VELASCO, S. M.; Tomanari, G. Y. . Alternativas metodológicas para avaliar simetria e transitividade sob condições de reforçamento diferencial. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

23.
VELASCO, S. M.; Huziwara, E. M. ; Machado, A. ; Tomanari, G. Y. . Associative Symmetry by Pigeons After Few-Exemplar Training. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

24.
VELASCO, S. M.; Tomanari, G. Y. . Uma alternativa metodológica ao emprego de extinção durante testes de equivalência. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

25.
VELASCO, S. M.; Tomanari, G. Y. . Associative Symmetry in Pigeons (Documentário audio visual). 2009. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

26.
VELASCO, S. M.; Tomanari, G. Y. ; HUZIWARA, E. M. . Simetria associativa em pombos. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

27.
Pessoa, C. V. B. B. ; VELASCO, S. M. ; Pergher, N. K. . Como ler um texto para escrever um texto: aplicando estratégias de resolução de problemas na escrita de textos científicos. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

28.
Tomanari, G. Y. ; GARCIA-MIJARES, M. ; VELASCO, S. M. . Driblando a extinção: um programa de pesquisa para avaliar relações de equivalência sob condições de reforçamento. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

29.
VELASCO, S. M.; Tomanari, G. Y. . The effects of symmetry training on the aquisition of conditional discriminations. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

30.
VELASCO, S. M.; Tomanari, G. Y. . Avaliação de simetria e de formação de classes de estímulos durante o treino de discriminações condicionais. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

31.
VELASCO, S. M.; Tomanari, G. Y. . Dados preliminares sobre avaliação de simetria e formação de equivalência em condições permanentes de reforçamento. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

32.
VELASCO, S. M.; Tomanari, G. Y. . Análises do efeito da simetria sobre a aquisição de discriminações condicionais durante um procedimento de treino no emparelhamento arbitrário com o modelo. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

33.
VELASCO, S. M.; Tomanari, G. Y. . Os efeitos do treino de simetria sobre (e ao longo de) aquisições de relações condicionais. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

34.
VELASCO, S. M.; Tomanari, G. Y. . Avaliação de controles por simetria e transitividade durante a aquisição de diferentes conjuntos de discriminações condicionais. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

35.
VELASCO, S. M.. Programa de Desenvolvimento do Hábito de Estudo. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

36.
VELASCO, S. M.. Equivalência de Estímulos na Educação. 2002. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

37.
VELASCO, S. M.; Matinelli, J. C. M. . Estabelecimento de Equivalência de Estímulos e sua Relação com a Transferência de Controle entre Diferentes Classes de Respostas. 2002. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

38.
VELASCO, S. M.; Matinelli, J. C. M. . Equivalência de estímulos e transferência de controle entre diferentes classes de respostas. 2002. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

39.
VELASCO, S. M.. A Relação Terapêutica: Fundamentos Teóricos Metodológicos e Questões Éticas. 2000. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

40.
VELASCO, S. M.; CIRINO, S. D. . Representações da Análise do Comportamento em Livros Introdutórios de Psicologia. 2000. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
VELASCO, S. M.. Simetria e transitividade em discriminações condicionais de humanos e pombos (Columba livia) avaliadas sob condições de reforçamento diferencial. São Paulo: IPUSP, 2009 (Tese de Doutorado).

2.
VELASCO, S. M.. Análise de inter-relações na aquisão de discriminações condicionais. São Paulo: IPUSP, 2005 (Dissertação de Mestrado).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
VELASCO, S. M.. Assessoria Técnico-Pedagógica no Colégio Nossa Senhora dos Remédios. 2017.

2.
VELASCO, S. M.. Assessoria Técnico-Pedagógica no Colégio Nossa Senhora dos Remédios. 2016.

Programas de computador sem registro
1.
VELASCO, S. M.; Picorone, A. M. . Pigeon 1311. 2008.

2.
VELASCO, S. M.; Picorone, A. M. . Stimulus Control 1002. 2008.

3.
VELASCO, S. M.; Picorone, A. M. . Erus 1.0. 2001.

Trabalhos técnicos
1.
VELASCO, S. M.. Parecer ad hoc - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Projeto 1). 2017.

2.
VELASCO, S. M.. Parecer ad hoc - Revista Acta Comportamentalia (manuscrito 1). 2016.

3.
VELASCO, S. M.. Parecer ad hoc - Revista Interação em Psicologia. 2016.

4.
VELASCO, S. M.. Parecer ad hoc - Revista Acta Comportamentalia (manuscrito 2). 2016.

5.
VELASCO, S. M.. Parecer ad hoc - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Projeto 1). 2016.

6.
VELASCO, S. M.. Parecer ad hoc - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Projeto 2). 2016.

7.
VELASCO, S. M.. Parecer ad hoc - Revista Perspectivas em Análise do Comportamento. 2016.

8.
VELASCO, S. M.. Parecer ad hoc - Revista Acta Comportamentalia. 2015.

9.
VELASCO, S. M.. Parecer sobre trabalho de Conclusão de Curso de Qualificação no Paradigma Centro de Ciências do Comportamento (Projeto 1). 2015.

10.
VELASCO, S. M.. Parecer sobre trabalho de Conclusão de Curso de Qualificação no Paradigma Centro de Ciências do Comportamento (Projeto 2). 2015.

11.
VELASCO, S. M.. Parecer ad hoc - European Journal of Behavior Analysis. 2015.

12.
VELASCO, S. M.. Parecer ad hoc - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2015.

13.
VELASCO, S. M.. Parecer ad hoc - Revista Acta Comportamentalia. 2014.

14.
VELASCO, S. M.. Parecer ad hoc - Comportamento em Foco (Artigo 4). 2014.

15.
VELASCO, S. M.. Parecer sobre trabalho de Conclusão de Curso de Qualificação no Paradigma Centro de Ciências do Comportamento (Projeto 1). 2014.

16.
VELASCO, S. M.. Parecer sobre trabalho de Conclusão de Curso de Qualificação no Paradigma Centro de Ciências do Comportamento (Projeto 2). 2014.

17.
VELASCO, S. M.. Parecer ad hoc - Comportamento em Foco (Artigo 21). 2014.

18.
VELASCO, S. M.. Parecer ad hoc - Revista Acta Comportamentalia (manuscrito 1). 2013.

19.
VELASCO, S. M.. Parecer ad hoc - Revista Interação em Psicologia. 2013.

20.
VELASCO, S. M.. Parecer ad hoc - Revista Perspectivas em Análise do Comportamento. 2013.

21.
VELASCO, S. M.. Parecer ad hoc - European Journal of Behavior Analysis. 2013.

22.
VELASCO, S. M.. Avaliação ad hoc - Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP. 2013.

23.
VELASCO, S. M.. Parecer ad hoc - Revista Acta Comportamentalia (manuscrito 2). 2013.

24.
VELASCO, S. M.. Parecer ad hoc - Comportamento em Foco (Artigo 32). 2013.

25.
VELASCO, S. M.. Parecer ad hoc - Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva. 2012.

26.
VELASCO, S. M.. Parecer ad hoc - Revista Acta Comportamentalia. 2012.

27.
VELASCO, S. M.. Parecerista ad hoc - Revista Perspectivas em Análise do Comportamento. 2012.

28.
VELASCO, S. M.. Parecerista ad hoc - Revista Psicologia: Reflexão e Crítica. 2012.

29.
VELASCO, S. M.. Parecer ad hoc - Revista Brasileira de Análise do Comportamento. 2012.

30.
VELASCO, S. M.. Parecer ad hoc - Revista Temas em Psicologia. 2012.

31.
VELASCO, S. M.. Parecer ad hoc - Psychology & Neuroscience. 2012.

32.
VELASCO, S. M.. Avaliação ad hoc - Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP. 2012.

33.
VELASCO, S. M.. Parecer ad hoc - Revista Acta Comportamentalia. 2011.

34.
VELASCO, S. M.. Parecer ad hoc - Revista Brasileira de Análise do Comportamento. 2011.

35.
VELASCO, S. M.. Avaliador ad hoc - Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP. 2011.

36.
VELASCO, S. M.. Parecer ad hoc - Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva. 2010.

37.
VELASCO, S. M.. Parecer ad hoc - Revista Temas em Psicologia. 2010.

38.
VELASCO, S. M.. Parecer ad hoc - Revista Psicologia: Teoria e Pesquisa. 2010.

39.
VELASCO, S. M.. Consultoria ad hoc - Programa de Pós-Graduação em Teoria e Pesquisa do Comportamento. 2010.

40.
VELASCO, S. M.. Avaliador ad hoc - Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP. 2010.

41.
VELASCO, S. M.. Parecer ad hoc - Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva. 2009.

42.
VELASCO, S. M.. Parecer ad hoc - Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva. 2007.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
VELASCO, S. M.. Estudo para vestibular deve ter espaço para lazer. 2016. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

2.
VELASCO, S. M.; Calixto, F. ; Epaminondas, F. ; Rocha, C. A. A. ; Ortolan, M. . Boteco Behaviorista #52 - Pesquisa Translacional na Análise do Comportamento. 2016.

3.
VELASCO, S. M.. Habilidades de estudo e desempenho escolar. 2016. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

4.
Epaminondas, F. ; Rocha, C. A. A. ; Ortolan, M. ; VELASCO, S. M. ; Perez, W. F. ; Nico, Y. ; Almeida, J. H. ; Arantes, A. . Boteco Behaviorista #23 - Relational Frame Theory. 2013.

5.
VELASCO, S. M.; Epaminondas, F. ; Rocha, C. A. A. ; Ortolan, M. ; Arantes, A. ; Vieira, A. ; Brito, N. ; Rossger, N. . Boteco Behaviorista #7 - Que diabos é equivalência de estímulos?. 2012.

6.
VELASCO, S. M.; Epaminondas, F. ; Rocha, C. A. A. ; Ortolan, M. ; Sampaio, A. ; Brunkow, F. ; Vieira, A. . Boteco Behaviorista #11 - Análise do Comportamento também é cultura. 2012.


Demais tipos de produção técnica
1.
VELASCO, S. M.. Como desenvolver habilidades e hábitos de estudo em seu filho. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
VELASCO, S. M.; Angelo, H. V. B. R. . Ensino de habilidades de estudo. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
VELASCO, S. M.. O processo de avaliação comportamental em ABA no tratamento de pessoas com autismo. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
VELASCO, S. M.. Coordenação Acadêmica do Curso de Formação em Ensino de Habilidades de Estudo. 2018. (Coordenação de Curso).

5.
VELASCO, S. M.. Como desenvolver habilidades e hábitos de estudo em seu filho. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

6.
VELASCO, S. M.. O processo de avaliação comportamental em ABA no tratamento de pessoas com autismo. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

7.
VELASCO, S. M.; Guimaraes, L. S. . Como ensinar habilidades de estudo para alunos com dificuldades escolares. 2017. .

8.
VELASCO, S. M.. Pais: Como desenvolver hábitos de estudo nos filhos. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

9.
VELASCO, S. M.. A vida em grupo e a determinação cultural do comportamento. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

10.
Velasco, Saulo M. Avaliação Comportamental. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

11.
VELASCO, S. M.. Avaliação Comportamental. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

12.
VELASCO, S. M.. Esquemas de reforço e controle de estímulos. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

13.
VELASCO, S. M.. Oficina de análise e formulação de questões do ENEM. 2017. .

14.
VELASCO, S. M.; Angelo, H. V. B. R. . Ensino de habilidades de estudo. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

15.
VELASCO, S. M.. Coordenação Acadêmica do Curso de Formação em Ensino de Habilidades de Estudo. 2017. (Coordenação de Curso).

16.
da Hora, C. L. ; VELASCO, S. M. ; COIMBRA, C. ; PEREIRA, C. M. ; CRUZ, M. T. ; ALBERTAZZI, V. ; ROCHA, L. ; SELIOS, T. . Reformulação do Projeto Pedagógico do Curso de Especialização em Análise do Comportamento Aplicada. 2017. (Comissão de Reformulação de Projeto Pedagógico de Curso de Pós-graduação).

17.
VELASCO, S. M.; Cassas, F. A. ; ZAMIGNANI, D. R. ; da Hora, C. L. . Regulamento para Concessão de Bolsas de Gratuidade para o Mestrado Profissional.. 2017. (Comissão de Bolsas).

18.
VELASCO, S. M.. Estratégias comportamentais para o desenvolvimento de repertório de estudo. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

19.
LEONARDI, J. L. ; VELASCO, S. M. ; MATHEUS, N. ; Cassas, F. A. ; Kovac, R. ; Pessoa, C. V. B. B. ; Corchs, F. D. F. ; VERMES, J. S. ; MACCHIONE, A. C. . Reformulação do Projeto Pedagógico do Curso de Qualificação Avançada em Terapia Analítico-comportamental do Paradigma Centro de Ciências e Tecnologia do Comportamento. 2016. (Reformulação do Projeto Pedagógico).

20.
VELASCO, S. M.. Desenvolvendo habilidades de estudo. 2015. .

21.
VELASCO, S. M.; Pessoa, C. V. B. B. . Instalação de hábitos de estudo. 2015. .

22.
VELASCO, S. M.. Desenvolvendo competências acadêmicas. 2015. .

23.
VELASCO, S. M.. Análise do Comportamento Translacional: Construindo pontes entre pesquisa básica e aplicação. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

24.
Perez, W. F. ; VELASCO, S. M. . Revista Perspectivas em Análise do Comportamento. 2015. (Editoração/Periódico).

25.
VELASCO, S. M.; Santos, A. O. . Psicologia e os fenômenos sociais: Preconceito e discriminação de raça. 2014. .

26.
VELASCO, S. M.; Nico, Y. ; Kovac, R. . Vida cotidiana no mundo contemporâneo: uma leitura analítico-comportamental. 2014. .

27.
Perez, W. F. ; VELASCO, S. M. . Revista Perspectivas em Análise do Comportamento. 2014. (Editoração/Periódico).

28.
VELASCO, S. M.. Equivalência de estímulos em infra-humanos (Columba livia): em busca de um modelo animal para o estudo do comportamento simbólico. 2013. (Relatório de pesquisa).

29.
VELASCO, S. M.; Nico, Y. . Comportamento Símbólico, RFT e Cultura. 2012. .

30.
Pergher, N. K. ; VELASCO, S. M. ; Huziwara, E. M. ; Villas-Bôas, A. ; Kameyama, M. . Aprimoramento em Habilidades de Estudo. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

31.
Pergher, N. K. ; VELASCO, S. M. ; Villas-Bôas, A. ; Kameyama, M. ; Huziwara, E. M. . Desenvolvimento de Comportamentos Pró-Estudo. 2008. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Aposta).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
Debert, P.; VELASCO, S. M.; Modenesi, R. D.; Benvenuti, M. F.. Participação em banca de Renato Roberto Vernucio. Simulação computacional de formação de classes de equivalência pelo procedimento go/no-go com estímulos compostos. 2015. Dissertação (Mestrado em Psicologia (Psicologia Experimental)) - Universidade de São Paulo.

2.
Benvenuti, M. F.; BANACO, R. A.; VELASCO, S. M.. Participação em banca de Flávia Meneses Duarte. Efeitos do comportamento do outro sobre desempenho em esquema múltiplo VT EXT em um procedimento de transmissão cultural. 2014. Dissertação (Mestrado em Psicologia (Psicologia Experimental)) - Universidade de São Paulo.

3.
GARCIA-MIJARES, M.; BARROS, R. S.; VELASCO, S. M.. Participação em banca de Francisco Andeson Gonçalves Carneiro. Efeitos da combinação de estímulos olfativos e auditivos em treino discriminativo de um procedimento de bloqueio de estímulos em ratos. 2014. Dissertação (Mestrado em Psicologia (Psicologia Experimental)) - Universidade de São Paulo.

Teses de doutorado
1.
Benvenuti, M. F.; ROSE, J. C.; VELASCO, S. M.; Alves, D. Z.; Woels, T. A. R.. Participação em banca de Angelo Augusto Silva Sampaio. Metacontingência, dilema do prisioneiro e cooperação: Efeitos da interação verbal e da forma de apresentação da consequência cultural. 2016. Tese (Doutorado em Psicologia (Psicologia Experimental)) - Universidade de São Paulo.

2.
Benvenuti, M. F.; Andery, M. A. P. A.; VELASCO, S. M.; Aló, R. M.; Vichi, C.. Participação em banca de Natália Santos Marques. Efeitos de dois procedimentos de suspensão da dependência entre contingências comportamentais entrelaçadas e eventos culturais. 2016. Tese (Doutorado em Psicologia (Psicologia Experimental)) - Universidade de São Paulo.

3.
Luna, S. V.; Pereira, M. E. M.; BANACO, R. A.; VELASCO, S. M.; Perez, W. F.. Participação em banca de Deniges Maurel Regis Neto. Joint (stimulus) control: Um recurso conceitual para Análise Comportamental da Resolução de Problemas. 2016. Tese (Doutorado em Psicologia Experimental: Análise do Comportamento) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

4.
Benvenuti, M. F.; Andery, M. A. P. A.; de Sousa, D. G.; VELASCO, S. M.; Costa, C. E.. Participação em banca de Thaís Ferro Nogara de Toledo. Debatendo a noção de metacontingência a partir da revisão e produção de dados experimentais. 2015. Tese (Doutorado em Psicologia (Psicologia Experimental)) - Universidade de São Paulo.

5.
Tomanari, G. Y.; Lattal, K. A.; VELASCO, S. M.; GARCIA-MIJARES, M.; Benvenuti, M. F.. Participação em banca de Alvaro Arturo Clavijo Alvarez. The role of aspects of the environment uncorrelated with the consequences in the establishment of stimulus control in visual discrimination tasks. 2014. Tese (Doutorado em Psicologia (Psicologia Experimental)) - Universidade de São Paulo.

6.
Tomanari, G. Y.; Andery, M. A. P. A.; Benvenuti, M. F.; Pessoa, C. V. B. B.; VELASCO, S. M.. Participação em banca de Peter Endemann. O aprendizado sobre a (ir)relevância do estímulos. 2013. Tese (Doutorado em Psicologia (Psicologia Experimental)) - Universidade de São Paulo.

7.
Andery, M. A. P. A.; Tourinho, E. Z.; VELASCO, S. M.; BANACO, R. A.; Martone, R. C.. Participação em banca de Rodrigo Araújo Caldas. Unidades de seleção em três níveis de análise: diferenças entre unidades comportamentais e culturais. 2013. Tese (Doutorado em Psicologia Experimental: Análise do Comportamento) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

8.
Tomanari, G. Y.; ROSE, J. C.; Huziwara, E. M.; Benvenuti, M. F.; VELASCO, S. M.. Participação em banca de William Ferreira Perez. Equivalência de estímulos e transferência de função: avaliando os efeitos dos controles por seleção e rejeição. 2012. Tese (Doutorado em Psicologia (Psicologia Experimental)) - Universidade de São Paulo.

Qualificações de Doutorado
1.
Luna, S. V.; Pereira, M. E. M.; BANACO, R. A.; VELASCO, S. M.; Perez, W. F.. Participação em banca de Deniges Maurel Regis Neto. Joint (stimulus) control: Um recurso conceitual para Análise Comportamental da Resolução de Problemas. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Psicologia Experimental: Análise do Comportamento) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

2.
Andery, M. A. P. A.; Tourinho, E. Z.; VELASCO, S. M.; BANACO, R. A.; Martone, R. C.. Participação em banca de Rodrigo Araújo Caldas. Unidades de seleção em três níveis de análise: diferenças entre unidades comportamentais e culturais. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Psicologia Experimental: Análise do Comportamento) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

3.
Tomanari, G. Y.; ROSE, J. C.; VELASCO, S. M.. Participação em banca de William Ferreira Perez. Topografias de controle de estímulo e formação de classes de estímulos equivalentes. 2010. Exame de qualificação (Doutorando em Pós-graduação em Psicologia Experimental) - Universidade de São Paulo - Instituto de Psicologia.

Qualificações de Mestrado
1.
Perez, W. F.; VELASCO, S. M.; Almeida, J. H.; Corchs, F. D. F.. Participação em banca de Vera Lúcia Marques Lopes. Medidas Explícitas e Implícitas de Estigma. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Análise do Comportamento Aplicada) - Paradigma Centro de Ciências e Tecnologia do Comportamento.

2.
Pereira, M. E. M.; Michelletto, N.; Woels, T. A. R.; VELASCO, S. M.; Sampaio, A. A. S.. Participação em banca de André Thiago Saconatto. Uma Investigação Experimental sobre os Requisitos para a Transmissão Cultural. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Psicologia Experimental: Análise do Comportamento) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

3.
VELASCO, S. M.; Andery, M. A. P. A.; BANACO, R. A.; Perez, W. F.. Participação em banca de Mariana Gabriela de Brito. Extensão do controle discriminativo no desamparo aprendido transferência de função. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Análise do Comportamento Aplicada) - Paradigma Centro de Ciências e Tecnologia do Comportamento.

4.
Debert, P.; VELASCO, S. M.; Benvenuti, M. F.. Participação em banca de Renato Roberto Vernucio. Simulação computacional de formação de classes de equivalência pelo procedimento go/no-go com estímulos compostos. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Psicologia (Psicologia Experimental)) - Universidade de São Paulo.

5.
VELASCO, S. M.; Cortegoso, A. L.; Luna, S. V.; Pessoa, C. V. B. B.. Participação em banca de Manoela Vaz Guimarães Moreira. Promovendo Sutentabilidade: Efeitos de uma horta escolar no consumo de frutas e hortaliças de crianças. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Análise do Comportamento) - Núcleo Paradigma de Análise do Comportamento.

6.
Benvenuti, M. F.; BANACO, R. A.; VELASCO, S. M.. Participação em banca de Flávia Meneses Duarte. Mecanismos de Transmissão Cultural na Manutenção do Comportamento Supersticioso. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Psicologia (Psicologia Experimental)) - Universidade de São Paulo.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
Santos, S. C. A. S.; VELASCO, S. M.; VARANDA, C. A.. Participação em banca de Carlos Gomes, Manuela Feijó e Neusa Silvia.Conhecimento e domínio dos conceitos de metacognição pelos estudantes universitários. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Paulista.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
10o. Encontro de Análise do Comportamento (EAC).Habilidades de estudo e autogerenciamento intelectual. 2016. (Encontro).

2.
1a. Jornada de Análise do Comportamento do Paradigma.Programação de contingências de ensino para o desenvolvimento do repertório de estudo. 2016. (Encontro).

3.
2a. Jornada de Análise do Comportamento do Mackenzie.Contribuições da Análise do Comportamento para a Educação. 2016. (Encontro).

4.
XXV Encontro Brasileiro de Psicologia e Medicina Comportamental e II Encontro Sul-americano de Análise do Comportamento.Comportamento de Estudo. 2016. (Encontro).

5.
1ª Jornada de Análise do Comportamento Mackenzie.Temas clássico da psicologia sob a ótica do Behaviorismo Radical. 2015. (Encontro).

6.
9o Congresso Norte-Nordeste de Psicologia. Comportamento, Cultura e Metacontingências. 2015. (Congresso).

7.
Encontro Regional da SBP - Contingências Sociais: Indivíduo, Cultura e Sociedade.Cooperação e Metacontingências. 2015. (Encontro).

8.
XXIV Encontro Brasileiro de Psicologia e Medicina Comportamental.Análise do Comportamento Translacional: Construindo pontes entre pesquisa básica e aplicação. 2015. (Encontro).

9.
40th Annual Convention of the Association for Behavior Analysis International. Cooperation in Pigeons. 2014. (Congresso).

10.
39th Annual Convention of the Association for Behavior Analysis International. An Animal Model of Metacontingency. 2013. (Congresso).

11.
XXII Encontro Brasileiro de Psicologia e Medicina Comportamental.Conceitos introdutórios para uma análise comportamental de fenômenos sociais. 2013. (Encontro).

12.
38th Annual Convention of the Association for Behavior Analysis International. A Methodological Strategy to Assess Emergent Relations in Pigeons. 2012. (Congresso).

13.
42ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia e VIII Congresso Iberoamericano de Psicologia. Um análogo experimental de metacontingência em pombos: uma proposta de pesquisa. 2012. (Congresso).

14.
XXI Encontro Brasileiro de Psicologia e Medicina Comportamental. Comportamento simbólico, teoria dos quadros relacionais e cultura.. 2012. (Congresso).

15.
XX Encontro Brasileiro de Psicoterapia e Medicina Comportamental e I Encontro Sul-Americano de Análise do Comportamento. O que é comportamento simbólico na análise do comportamento. 2011. (Congresso).

16.
5th Conference of the European Association for Behavior Analysis. Associative Symmetry by Pigeons After Few-Exemplar Training. 2010. (Congresso).

17.
6o Congresso Norte Nordeste de Psicologia. Uma alternativa metodológica ao emprego de extinção durante testes de equivalência. 2009. (Congresso).

18.
Fourth Conference of the European Association for Behaviour Analysis. The effects of symmetry training on the acquisition of conditional discriminations. 2008. (Congresso).

19.
II Sarau Científico do Núcleo de Estudos Sobre Comportamento, Cognição e Ensino - UFSCAR.Avaliação de simetria e de formação de classes de estímulos durante o treino de discriminações condicionais. 2007. (Seminário).

20.
II Jornada de Aprendizagem.Programa de Desenvolvimento do Hábito de Estudo. 2006. (Seminário).

21.
I Sarau Científico do Núcleo de Estudos Sobre Comportamento, Cognição e Ensino - UFSCAR.The effects of training symmetry on (and throughout) the acquisition of conditional discriminations. 2006. (Seminário).

22.
XXXVI Reunião Anual da SBP ? Sociedade Brasileira de Psicologia. Os efeitos do treino de simetria sobre (e ao longo de) aquisição de discriminações condicionais. 2006. (Congresso).

23.
1º Congresso Internacional de Psicologia do Vale do Rio Doce. Equivalência de estímulos e transferência de controle entre diferentes classes de respostas. 2002. (Congresso).

24.
II Seminário de Análise do Comportamento.II Seminário de Análise do Comportamento. 2002. (Seminário).

25.
XI Encontro Brasileiro de Psicoterapia e Medicina Comportamental. XI Encontro Brasileiro de Psicoterapia e Medicina Comportamental. 2002. (Congresso).

26.
I Jornada de Ciência do Comportamento.A Relação Terapêutica: Fundamentos Teóricos Metodológicos e Questões Éticas. 2000. (Seminário).

27.
IX Encontro Brasileiro de Psicoterapia e Medicina Comportamental. Representações da Análise do Comportamento em Livros Introdutórios de Psicologia. 2000. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
VELASCO, S. M.. 42ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia e VIII Congresso Iberoamericano de Psicologia. 2012. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Andrea Fadel Hey Dorigon. Efeito de um procedimento de pareamento de estímulos contingente a respostas sobre vocalizações de crianças com transtorno do espectro autista. Início: 2017. Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Profissional em Análise do Comportamento Aplicada) - Paradigma Centro de Ciências e Tecnologia do Comportamento. (Orientador).

2.
Tiago Roberto Florêncio. Intervenção Mediada por Pares como estratégia de ensino de habilidades sociais para crianças com transtorno do espectro autista. Início: 2015. Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Profissional em Análise do Comportamento Aplicada) - Paradigma Centro de Ciências e Tecnologia do Comportamento. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Mariana Gabriela de Brito. Controle de estímulos no desamparo aprendido. 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Análise do Comportamento Aplicada) - Paradigma Centro de Ciências e Tecnologia do Comportamento, . Orientador: Saulo Missiaggia Velasco.

2.
Manoela Vaz Guimaraes Moreira. Avaliação de um programa para desenvolvimento de alimentação saudável em uma escola. 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Análise do Comportamento) - Núcleo Paradigma de Análise do Comportamento, . Orientador: Saulo Missiaggia Velasco.

Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Ricardo A. Souza da Silva. Análise do comportamento e o conceito de sexualidade: uma revisão de literatura. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Clínica Analítico Comportamental) - Núcleo Paradigma de Análise do Comportamento. Orientador: Saulo Missiaggia Velasco.

2.
Rodrigo Noia Mattos Montan. Revisão da aplicação do conceito operações motivadoras nos estudos de dependência química. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Clínica Analítico Comportamental) - Núcleo Paradigma de Análise do Comportamento. Orientador: Saulo Missiaggia Velasco.

3.
Mariana Nunes da Costa Marco. Programa de orientação profissional: Uma análise comportamental dos procedimentos sugeridos. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Clínica Analítico Comportamental) - Núcleo Paradigma de Análise do Comportamento. Orientador: Saulo Missiaggia Velasco.

4.
Saulo de Andrade Figueiredo. Um Olhar Analítico Comportamental sobre alguns Programas de Prevenção do Suicídio. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Clínica Analítico Comportamental) - Núcleo Paradigma de Análise do Comportamento. Orientador: Saulo Missiaggia Velasco.

5.
Maisa Kirchmaier Teixeira. Principais queixas e procedimentos utilizados na terapia analítico comportamental de casal: uma revisão bibliográfica. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Clínica Analítico Comportamental) - Núcleo Paradigma de Análise do Comportamento. Orientador: Saulo Missiaggia Velasco.

Iniciação científica
1.
Arthur Mitio Nagae. Um Análogo Experimental de Metacontingência em Pombos. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em Psicologia) - Universidade de São Paulo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Saulo Missiaggia Velasco.

2.
Arthur Mitio Nagae. Efeitos da precisão de instruções sobre os movimentos oculares em tarefa de discriminação simultânea. 2011. Iniciação Científica. (Graduando em Graduação em Psicologia) - Universidade de São Paulo - Instituto de Psicologia, Santander. Orientador: Saulo Missiaggia Velasco.



Educação e Popularização de C & T



Textos em jornais de notícias/revistas
1.
VELASCO, S. M.. Ensinar a estudar. Boletim Paradigma, Sao Paulo, p. 45 - 48, 20 ago. 2016.


Apresentações de Trabalho
1.
VELASCO, S. M.. Aplicação de tecnologias de ensino no desenvolvimento de comportamentos pró-estudo. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

2.
VELASCO, S. M.. Habilidades de estudo e autogerenciamento intelectual. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
VELASCO, S. M.. Programação de contingências de ensino para o desenvolvimento do repertório de estudo. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

4.
VELASCO, S. M.. Contribuições da Análise do Comportamento para a Educação. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
VELASCO, S. M.. Comportamento de Estudo. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Cursos de curta duração ministrados
1.
VELASCO, S. M.. Desenvolvendo habilidades de estudo. 2015. .

2.
VELASCO, S. M.; Pessoa, C. V. B. B. . Instalação de hábitos de estudo. 2015. .

3.
VELASCO, S. M.. Desenvolvendo competências acadêmicas. 2015. .

4.
VELASCO, S. M.. Análise do Comportamento Translacional: Construindo pontes entre pesquisa básica e aplicação. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

5.
VELASCO, S. M.. Estratégias comportamentais para o desenvolvimento de repertório de estudo. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

6.
VELASCO, S. M.. Como desenvolver habilidades e hábitos de estudo em seu filho. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

7.
VELASCO, S. M.. Como desenvolver habilidades e hábitos de estudo em seu filho. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

8.
VELASCO, S. M.; Angelo, H. V. B. R. . Ensino de habilidades de estudo. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

9.
VELASCO, S. M.; Guimaraes, L. S. . Como ensinar habilidades de estudo para alunos com dificuldades escolares. 2017. .

10.
VELASCO, S. M.. Pais: Como desenvolver hábitos de estudo nos filhos. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

11.
VELASCO, S. M.; Angelo, H. V. B. R. . Ensino de habilidades de estudo. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).


Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
VELASCO, S. M.. Estudo para vestibular deve ter espaço para lazer. 2016. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

2.
VELASCO, S. M.. Habilidades de estudo e desempenho escolar. 2016. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).



Outras informações relevantes


Aprovações em Concursos Públicos:

1. Aprovação em 2º lugar no Concurso Público da Universidade Estadual do Ceará, Centro de Humanidades, Campus de Fortaleza, para o cargo de Professor Adjunto, Área: Análise Experimental do Comportamento, Edital nº 09 - FUNECE. Provas realizadas em 02/12/2012 e 14/12/2012.

2. Aprovação em 2º lugar no Concurso Público da Universidade Estadual Paulista "Julio Mesquista Filho", Departamento de Psicologia da Faculdade de Ciências do Campus de Bauru, para o cargo de Professor Assistente no conjunto de disciplinas ?Laboratório de Análise Experimental do Comportamento I? e ?Laboratório de Análise Experimental do Comportamento II?, Edital nº 099/2012 - STDARH/FC. Provas realizadas de 04/07/2012 a 06/07/2012.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 16/10/2018 às 20:48:14