André Tavares da Silva

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  • Última atualização do currículo em 24/08/2018


Possui graduação em Informática Habilitação Em Software Básico pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos(1999), mestrado em Computação Aplicada pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos(2005) e doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas(2011). Atualmente é Professor Adjunto da Universidade do Estado de Santa Catarina. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Sistemas de Computação. Atuando principalmente nos seguintes temas:CBIR, Relevance Feedback, OPF. (Texto gerado automaticamente pela aplicação CVLattes)


Identificação


Nome
André Tavares da Silva
Nome em citações bibliográficas
SILVA, A. T.;SILVA, ANDRE TAVARES DA

Endereço


Endereço Profissional
Universidade do Estado de Santa Catarina, Centro de Ciências Tecnológicas.
Rua Paulo Malschitzki, s/numero - Campus Universitário Prof. Avelino Marcante
Zona Industrial Norte
89219-710 - Joinville, SC - Brasil
Telefone: (47) 40097900
Ramal: 7832
Fax: (47) 40097940
URL da Homepage: http://www.joinville.udesc.br/portal/professores/andretavares/


Formação acadêmica/titulação


2007 - 2011
Doutorado em Engenharia Elétrica.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Título: Recuperação de imagens por conteúdo baseada em realimentação de relevância e classificador por floresta de caminhos ótimos, Ano de obtenção: 2011.
Orientador: Léo Pini Magalhães.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: CBIR; Relevance Feedback; OPF.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
2003 - 2005
Mestrado em Computação Aplicada.
Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS, Brasil.
Título: Geração Automática de Populações de Personagens Virtuais,Ano de Obtenção: 2005.
Orientador: Soraia Raupp Musse.
Palavras-chave: Modelagem Geométrica; Animação; Humanos Virtuais.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
1991 - 1999
Graduação em Informática Habilitação Em Software Básico.
Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS, Brasil.
Título: Integração de técnicas de modelagem com a VRML.
Orientador: Fernando dos Santos Osório.




Formação Complementar


2001 - 2001
Administração de Redes Linux. (Carga horária: 20h).
Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS, Brasil.
1997 - 1997
Programação Java. (Carga horária: 40h).
Sisnema, SISNEMA, Brasil.
1994 - 1994
Unix. (Carga horária: 10h).
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.


Atuação Profissional



Sociedade Educacional de Santa Catarina, SOCIESC, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 4

Atividades

2/2012 - 7/2012
Ensino, Engenharia da Computação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Sistemas Embarcados I

Universidade do Estado de Santa Catarina, UDESC, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40

Atividades

08/2013 - Atual
Direção e administração, Centro de Ciências Tecnológicas, Departamento de Ciências da Computação.

Cargo ou função
Representante do NDE do BCC.
2/2013 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências Tecnológicas, Departamento de Ciências da Computação.

Cargo ou função
Representante do colegiado do TADS.
02/2012 - Atual
Direção e administração, Centro de Ciências Tecnológicas, Departamento de Ciências da Computação.

Cargo ou função
Coordenação do LAboratório de Realidade Virtual Aplicada (LARVA) - Portarias GDG 029/2012 e 086/2014.
08/2015 - 12/2015
Ensino, Engenharia Elétrica, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Algoritmos e Linguagem de Programação
08/2015 - 12/2015
Ensino, Ciência da Computação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Computação Gráfica
03/2015 - 08/2015
Ensino, Computação Aplicada, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Reconhecimento de Padrões
02/2015 - 07/2015
Ensino, Engenharia Elétrica, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Algoritmos e Linguagem de Programação
02/2015 - 07/2015
Ensino, Ciência da Computação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Computação Gráfica
08/2014 - 12/2014
Ensino, Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistema, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Algoritmos
Desenvolvimento de Aplicações na Web
08/2014 - 12/2014
Ensino, Engenharia Elétrica, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Algoritmos e Linguagem de Programação
03/2014 - 08/2014
Ensino, Computação Aplicada, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Reconhecimento de Padrões
02/2014 - 07/2014
Ensino, Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistema, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Desenvolvimento de Aplicações na Web
Algoritmos
07/2012 - 12/2013
Ensino, Ciência da Computação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Linguagem de Programação I
07/2012 - 12/2012
Ensino, Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistema, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Algoritmos
Programação para Web
03/2012 - 12/2012
Extensão universitária , Centro de Ciências Tecnológicas, Departamento de Ciências da Computação.

Atividade de extensão realizada
Participante do programa NAVI - Núcleo de Aplicações VIsuais.
03/2012 - 12/2012
Extensão universitária , Centro de Ciências Tecnológicas, Departamento de Ciências da Computação.

Atividade de extensão realizada
Coordenador do projeto SICGRAPI.
02/2012 - 07/2012
Ensino, Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistema, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Algoritmos
Desenvolvimento de Aplicações na WEB
02/2012 - 07/2012
Ensino, Bacharelado em Ciência da Computação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Desenvolvimento de Aplicações para WEB
08/2011 - 12/2011
Ensino, Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistema, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Desenvolvimento de Aplicações na Web
08/2011 - 12/2011
Ensino, Engenharia Mecânica, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
PROGRAMAÇÃO PARA ENGENHARIA I
PROGRAMAÇÃO PARA ENGENHARIA II
08/2011 - 12/2011
Ensino, Bacharelado em Ciência da Computação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Linguagem de Programação II (prática)

Pontifícia Universidade Católica de Campinas, PUC Campinas, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 8

Atividades

07/2008 - 12/2008
Ensino, Engenharia Elétrica, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Algoritmos e Programação de Computadores (prática)
Algoritmos e Programação de Computadores

Rede Nacional de Ensino e Pesquisa, RNP, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 8


Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 8

Atividades

02/2009 - 06/2009
Ensino, Engenharia Elétrica, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Introdução a Sistemas de Computação Digital

Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, URI, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2007
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 8

Atividades

8/2006 - 12/2006
Ensino, Ciência da Computação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Computação Gráfica
Linguagem de Programação IV

Powersoft Tecnologia Ltda, POWERSOFT, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2002
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Programador, Carga horária: 40

Atividades

1/2001 - 5/2002
Serviços técnicos especializados , Powersoft Tecnologia Ltda, .

Serviço realizado
Programação Java e JSP.

Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2007
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2005 - 2006
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor

Vínculo institucional

2004 - 2005
Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 0

Vínculo institucional

2002 - 2004
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Assistente de Pesquisa, Carga horária: 40

Vínculo institucional

2001 - 2001
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Programador Sênior, Carga horária: 20

Vínculo institucional

1995 - 1996
Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 0

Atividades

06/2006 - 08/2006
Ensino, Formação em TI para o Pólo de Informática, Nível: Aperfeiçoamento

Disciplinas ministradas
Programação Java
Fundamentos de Orientação a Objetos
Algoritmos e Programação
06/2005 - 08/2005
Ensino, Formação em TI para o Pólo de Informática, Nível: Aperfeiçoamento

Disciplinas ministradas
Programação Java
Fundamentos de Orientação a Objetos
Algoritmos e Programação

Gastotal Franquias S A, GASTOTAL, Brasil.
Vínculo institucional

1999 - 2001
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Programador, Carga horária: 40

Atividades

12/1999 - 1/2001
Serviços técnicos especializados , Gastotal Franquias S A, .

Serviço realizado
Gerenciamento rede NT/Linux, Webmaster e Programação Java, Delphi e JSP.

Informação Assessoria de Informática, INFORMACAO, Brasil.
Vínculo institucional

1997 - 2004
Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Diretor Técnico, Carga horária: 0

Atividades

4/1997 - 3/2004
Direção e administração, Informação Assessoria de Informática, .

Cargo ou função
Diretor Técnico.

Escola Cenecista de Segundo Grau Bom Jesus, CNEC, Brasil.
Vínculo institucional

1993 - 2000
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 10

Atividades

8/1993 - 3/2000
Ensino,

Disciplinas ministradas
Processamento de dados


Projetos de pesquisa


2017 - Atual
Análise de mudas de pupunha com visão computacional
Descrição: O palmito é um alimento produzido com várias espécies produtoras, sendo a pupunha uma alternativa sustentável para reduzir o extrativismo. Para o plantio as mudas são selecionadas através de inspeção visual: as pequenas retornam ao canteiro, as mudas doentes são agrupadas para evitar proliferação da doença para as saudáveis e para o tratamento adequado; as mortas e com espinhos no caule que dificultam o manejo no campo são descartadas. A inspeção visual requer atenção constante com riscos de erros na classificação. O processo de inspeção pode ser melhorado com a utilização de visão computacional. O objetivo deste trabalho é melhorar a classificação de mudas de pupunha com auxílio das técnicas de visão computacional. Para a execução dos testes será criado uma base de imagens de referência. As imagens serão capturadas com as mudas dispostas na mesma posição (suporte fixo), com iluminação controlada e para todas as classes de mudas. Técnicas de visão computacional serão utilizadas para a classificação. A seleção das técnicas será realizada através do estudo na literatura em trabalhos similares. Testes serão realizados para determinar a melhor combinação: descritor de imagem e classificador. Após definir a melhor combinação será criado um protótipo de sistema de avaliação (físico), composto de uma esteira e módulo de visão para análise automática e contínua de mudas. Testes serão realizados no protótipo para verificar a acurácia do sistema. Ao final deste trabalho espera-se alcançar uma solução de sistema envolvendo software e hardware que contribua para melhorar a qualidade de lotes de mudas de pupunha..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: André Tavares da Silva - Coordenador / Marcelo da Silva Hounsell - Integrante.
2016 - Atual
Aprendizado de máquina baseado em redes
Descrição: O aprendizado de máquina (AM) baseado em rede é um paradigma promissor para modelar o manifold no espaço multi-dimensional dos dados, além de ser efetivo no agrupamento e classificação de dados. Têm sido utilizado em diversas aplicações, tais como segmentação e classificação de imagens, classificação de textos, reconhecimento de fala humana, entre outros. Neste projeto pretende-se estudar as etapas envolvidas no AM baseado em redes, tais como, construção de uma rede, seleção de rótulos iniciais representativos, propagação dos rótulos e propor novas abordagens para melhorar o resultado desse processo, além de lidar com novos desafios na área, como sampling para dados gigantes e aplicações em contextos relevantes..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: André Tavares da Silva - Coordenador / Lilian Berton - Integrante.
2014 - 2016
Sistema de Simulação Dinâmica de Direção: Construindo cenários com dados reais
Descrição: Um simulador de direção é um software que visa reproduzir a experiência de um motorista explorando um determinado trajeto (cenário composto de ruas, esquinas, trilhas, etc.). Um simulador de direção oferece recursos para capacitar um motorista tanto nos aspectos motores para a condução de um veículo (destreza, coordenação, perícia, dentre outros) quanto aspectos comportamentais (prudência, previsão, planejamento, dentre outros): O primeiro aspecto é dependente do realismo dos controles físicos, da simulação física do veículo e das interações; ao passo que o segundo, depende da fidelidade das situações e da aparência ao longo do trajeto. Para compor os trajetos de ruas em cidades, existem vários simuladores de direção que apresentam cenas 3D sintetizadas (criadas sem preocupação em representar uma cidade real) ou reproduzem cenas previamente capturadas com dispositivos especiais (o que pode demandar tempo de pré-processamento e não gerar um cenário convincente ou adequado). Como já existem hoje aplicativos via Internet que permitem consultas de mapas, trajetos e cenários reais e ainda, gratuitamente, há a possibilidade de incluir nos simuladores de direção estas informações que são representativas de ambientes reais o que permitiria usufruir de cenários realistas (tanto na estrutura das ruas quanto na aparência) para as simulações. Neste caso, um simulador de direção poderia proporcionar um ambiente mais imersivo para tornando mais significativo o aprendizado da condução de um automóvel, podendo proporcionar passeios turísticos interativos para quem já sabe dirigir ou ainda, permitindo uma empresa reciclar, planejar o serviço ou avaliar sua frota de motoristas. Portanto, o objetivo deste projeto será o desenvolvimento de um simulador de direção 3D que integre mapas e aparência reais de forma dinâmica, ou seja, mapas georreferenciados de uma cidade real qualquer enriquecidos com rotas panorâmicas de aparência foto realista com informações obtidas da internet e sob demanda. A presente proposta de pesquisa (denominada S²D² - Sistema de Simulação Dinâmica de Direção) corrobora com a preocupação de tornar motoristas cada vez mais preparados para o trânsito em locais adversos...
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: André Tavares da Silva - Integrante / Marcelo da Silva Hounsell - Coordenador.
2014 - 2015
Detecção de Intrusão de Pedestres Utilizando Visão Computacional
Descrição: Este trabalho trata da detecção de pessoas em imagens de vigilância eletrônica. Esta busca ocorre em ambientes externos, onde há pessoas e carros transitando conjuntamente. O objetivo é estabelecer uma metodologia que, utilizando técnicas de visão computacional gere um alarme ao operador de CFTV ( Circuito Fechado de Televisão), quando da ocorrência de pedestres, mas que ignore a movimentação dos veículos..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: André Tavares da Silva - Integrante / Roberto Sílvio Ubertino Rosso Junior - Coordenador / Ion Ferreira Patruni - Integrante.
2014 - 2015
Emulação Holográfica com Visualização Ativa de Cenas Estéreo
Descrição: Os meios e dispositivos de visualização estão se tornando cada vez mais acessíveis à população em geral. Televisões estéreo (ou TVs 3D) já não são mais novidade na casa das pessoas. Mas, outras formas de visualização ainda estão distantes dos lares por ainda representarem desafios tecnológicos. Em especial, a holografia é um modo de visualização que traz vantagens quanto a exploração e entendimento facilitado de um objeto. Mas a holografia requer um aparato novo com funcionalidades diferenciadas. O objetivo desta pesquisa é o de emular a holografia com base em TVs 3D, ou seja, usando recursos atualmente disponíveis da área da computação gráfica e de dispositivos disponíveis no mercado, desenvolver um arranjo de visualização que apresente algumas características de uma visão holográfica. Portanto, esta pesquisa fará comparações entre recentes avanços na área de Realidade Virtual usando as metodologias de visualização de imagem estéreo, e a visualização por hologramas, cujos avanços vão permitir em breve a visualização de imagens tridimensionais, sem a necessidade de codificação da imagem em estéreo com o uso de óculos ou mapeamento dos olhos do observador. Neste trabalho o objeto em análise não é um ambiente virtual mas sim um objeto oriundo de uma reconstrução 3D, por exemplo. A métrica a ser adotada será o quanto ao realismo gráfico e recursos providos pelos dois tipos de projeções, holográfica ou estereoscópica. Uma vez que a sensação de realidade seja alcançada, o usuário terá uma condição mais propícia de análise do objeto virtual, como se o próprio objeto ali representado estivesse presente..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2014 - Atual
sKanner3D: Captura Corporal 3D com Modelagem Automática Enriquecida
Descrição: Modelos geométricos rastreados de objetos reais têm inúmeras aplicações, principalmente quando o modelo é uma pessoa: na indústria cinematográfica, de jogos, moda e saúde. Entretanto, as soluções mais usuais encontradas atualmente, são baseadas em equipamentos de alto custo, como máquinas de medição por coordenadas (CMM) e scanners a laser. Existem ainda soluções baseadas em imagem, todavia, estas requerem grande demanda computacional e calibração cuidadosa. Com o barateamento e a popularização das câmeras de profundidade (RGB-D), como é o caso do dispositivo Microsoft Kinect, apresenta-se a possibilidade de escanear objetos do mundo real e gerar uma nuvem de pontos tridimensionais que pode, por sua vez, ser tratada em algoritmos de menor demanda computacional, e dar origem a uma malha, uma coleção de vértices, arestas e faces que descrevem o formato do objeto original. Dispositivos como o Kinect fornecem ainda um recurso extra, que é a representação do esqueleto virtual de forma automática. Mas é preciso associar o esqueleto com a geometria, a fim de permitir a articulação da malha por meio da manipulação de referências no esqueleto, processo definido como rigging. Esta relação entre malha e esqueleto, faz-se útil não só para o processo de animação, mas para gerar variantes visuais que mantenham a coerência fisiológica (altura, peso, idade, densidade muscular), uma vez que partes do corpo reagem diferente mas em conjunto conforme alteram-se as medidas dos aspectos corporais em questão. Entretanto, associar as informações de malha e esqueleto, mantendo a fisiologia durante a manipulação, não é uma tarefa trivial, mas suas aplicações podem ser aproveitadas pelas mais diversas áreas, uma vez que permite uma pessoa se representar diretamente dentro do mundo virtual chegando mais próximo de sua auto-imagem e executar, por exemplo, o estudo de variações fisiológica desse individuo. Portanto, o objetivo geral desta pesquisa é estender os recursos atualmente disponíveis de uma câmera RGB-D (nuvem de pontos e esqueleto) incorporando rigging e variantes fisiológicas investigando técnicas eficientes de geração de modelos corporais 3D (escanear) usando câmeras de profundidade de baixo custo enriquecidos com estrutura para animação e variação fisiológica coerente, e por ser implementado com Kinect foi denominado ?sKanner3D?..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: André Tavares da Silva - Coordenador / Marcelo da Silva Hounsell - Integrante.
2013 - 2015
Recuperação de tomadas de vídeo usando realimentação de relevância e OPF em dois níveis
Descrição: Recentemente foram demonstradas as vantagens da utilização do classificador por floresta de caminhos ótimos (OPF - Optimum-Path Forest) para recuperação de imagens por conteúdo (CBIR - Content-Based Image Retrieval) baseada em realimentação de relevância. Um novo paradigma de aprendizado foi proposto em 2011, explorando a alta eficiência de classificadores OPF para fazer a realimentação do usuário em dois níveis de interesse: o nível da imagem, como de costume, e o nível de pixel. Diferente dos outros métodos, o usuário seleciona interativamente os objetos de interesse durante as iterações do processo de realimentação de relevância, descartando o que não lhe é útil. Ao marcar alguns pixels, rotulando-os como região de interesse ou fundo, o usuário define um conjunto de treinamento para criação de um classificador OPF, utilizando os valores de cor dos pixels. Após a classificação dos pixels de uma imagem, é gerado um novo vetor de característica utilizando somente os pixels da região de interesse. Estes vetores de características são utilizados para buscar imagens semelhantes ao que usuário quer. Uma necessidade importante em muitas situações envolvendo coleções de vídeo é encontrar, a partir de um exemplo visual, segmentos que contenham certa pessoa, objeto ou lugar. Pretende-se com este projeto adaptar o método OPFBi_Level (técnica de CBIR baseada em OPF utilizando dois níveis de interesse) para busca de trechos de vídeo que contenham objetos do interesse do usuário. O processo de busca em um sistema CBVR (Content Based Video Retrieval) consiste nos seguintes passos: (i) usuário escolhe uma imagem (de um trecho de vídeo, por exemplo) e seleciona interativamente o que é do seu interesse; (ii) o sistema tenta buscar os trechos que contenham o(s) objeto(s) desejado(s) e mostra ao usuário um pequeno conjunto; (iii) o usuário informa se o que foi apresentado está correto ou não, auxiliando no aprendizado do sistema. Este processo é repetido até que o usuário esteja satisfeito, sendo altamente recomendado que esse processo termine em poucas iterações. O objetivo é que o sistema seja capaz de realizar uma busca com alta eficácia e com uma intervenção mínima do usuário..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: André Tavares da Silva - Coordenador / Alexandre Gonçalves Silva - Integrante / Brunno Manduca do Prado - Integrante.Número de orientações: 1
2009 - 2011
ARPIs: Aprendizado e Reconhecimento de Padrões em Imagens por Florestas de Caminhos Ótimos
Descrição: Novas tecnologias permitem adquirir e armazenar milhares de imagens com milhões de pixels cada, gerando grandes volumes de dados para análise. Técnicas de aprendizado e reconhecimento de padrões em imagens têm um papel fundamental na análise, mas o custo computacional elevado para grandes bases de dados (milhões de amostras) compromete a eficácia dessas técnicas, inviabilizando o uso de métodos populares (como redes neurais e máquinas de vetores de suporte) em aplicações onde o aprendizado com milhares de amostras deve ser repetido diversas vezes durante o processamento dos dados. Este projeto aborda o problema explorando e estendendo uma técnica recente de projeto de classificadores de padrões por floresta de caminhos ótimos..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (3) .
Integrantes: André Tavares da Silva - Integrante / Alexandre Xavier Falcão - Coordenador / Ricardo da Silva Torres - Integrante / João Paulo Papa - Integrante / Jefersson Alex dos Santos - Integrante / Cesar Castelo Fernandez - Integrante / Jancarlo Ferreira Gomes - Integrante / Celso Tetsuo Nagase Suzuki - Integrante / Giovani Chiachia - Integrante / Maíra Saboia - Integrante.
Número de produções C, T & A: 5
2005 - 2007
CIDIS - Construção Interativa de Ambientes Urbanos para Simulação de Comunidades Carentes
Descrição: Este projeto visa a concepção de ferramentas computacionais para construção virtual interativa de ambientes urbanos com ênfase na simulação e planejamento urbano de regiões carentes, incluindo a geração de vídeos para demonstração nas comunidades. Baseando-se em informações demográficas e geográficas, as ferramentas podem reconstruir as comunidades, incluindo as vias de acesso, ruas, obstáculos ao tráfego de pedestres e com isso conseguir simular o comportamento da população da comunidade, através da inclusão de humanos virtuais nas regiões reconstruídas. Com as regiões reconstruídas digitalmente, os usuários podem interativamente investigar e visualizar em tempo-real o impacto da inclusão de novos serviços naquela comunidade, inclusive verificando que parte da população terá acesso e como será feito..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (1) .
Integrantes: André Tavares da Silva - Integrante / Fernando dos Santos Osório - Integrante / Soraia Raupp Musse - Coordenador / Luiz Gonzaga da Silveira Junior - Integrante / Ricardo Lucca - Integrante / Marcelo Paravisi - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
2004 - 2005
Projeto VH Games - Edital CNPq de Software Livre
Descrição: O objetivo deste projeto é o desenvolvimento de ferramentas para a aplicação em jogos de entretenimento em Software Livre que utilize a metodologia de comportamentos de grupos emergentes, onde as caracterizações dos grupos que emergem são dependentes dos membros deste. O principal produto deste projeto será o Jogo VHGame cujo cenário é uma cidade virtual onde existem diferentes focos de incêndio (ativados pelo módulo de Inteligência Artificial do Jogo) e pessoas em perigo. O objetivo do usuário é montar diferentes brigadas de incêndio através da escolha de habilidades individuais dos diferentes membros de cada brigada. Como comportamento emergente, o usuário vai obter grupos que se comportam de maneira diferente e não determinista. A cada alteração nos grupos, as caracterizações destes poderão ser alteradas. Este projeto utiliza um modelo de emergência de comportamentos de grupos, resultado de um trabalho de dissertação de mestrado implementado no laboratório CROMOS de coordenação da professora Soraia R. Musse (www.inf.unisinos.br/~cglab/cromoslab). Neste modelo, os humanos virtuais possuem uma linha de progressão, chamada de social, onde um nível relata as habilidades dos agentes em agruparem-se. Além disso, aspectos como liderança foram também modelados. Formados os grupos, estes se comportam de maneira competitiva seguindo a metodologia proposta por Lotka e Volterra. Espera-se com esse projeto, contribuir para o desenvolvimento local nas áreas de jogos, desenvolvimento em software livre; propiciar uma possibilidade de divulgação de resultados de pesquisa acadêmica contribuindo para a inserção digital; estimular a abertura de empresas incubadas localmente na UNITEC..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: André Tavares da Silva - Integrante / Soraia Raupp Musse - Coordenador / Fabio de Oliveira Mierlo - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Outra.
Número de produções C, T & A: 1
2002 - 2004
PetroSim - Simulador de Emergências em Cooperação com a Petrobras UN RN-CE
Descrição: O objeto desta pesquisa concentra-se em simulação de situações de emergência envolvendo grandes populações de pessoas simuladas em ambientes virtuais. Duas grandes aplicações são possíveis em se tratando de simulação de multidões. A primeira diz respeito às simulações propriamente ditas com o intuito de avaliar o impacto de portas de saída, obstáculos, calçadas, corredores estreitos, escadas, prédios e quaisquer objetos que possam influenciar na movimentação das pessoas durante um evento de evacuação. Através de simulações deste tipo, pode-se avaliar o impacto gerado por eventos de emergência e propor modificações em lay-out físicos do ambiente. Outra possibilidade é que simulações desta natureza possam ser apresentadas a moradores de comunidades e/ou a pessoas que trabalham em ambientes que possam ser afetados por uma situação de emergência. A segunda aplicação concerne o treinamento de pessoal encarregado de guiar as multidões em caso de emergência (podendo ser responsáveis pela segurança, representantes de comunidade, bombeiros, brigadas militares e etc). Esta aplicação deve envolver um forte grau de interatividade entre usuários do treinamento e sistema de simulação. Este projeto visa tratar de ambas questões apresentadas acima e é resultante da cooperação entre UNISINOS e Petrobras que aconteceu através de vários contatos realizados entre a Profa. Soraia Raupp Musse..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (3) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: André Tavares da Silva - Integrante / Soraia Raupp Musse - Coordenador / Katia Hardt - Integrante / Leandro Motta Barros - Integrante / Leandro Tonietto - Integrante / Marcelo Hernandez Borba - Integrante / Bruno Roth - Integrante.
Número de produções C, T & A: 2
2001 - 2001
AVA - Ambiente Virtual de Aprendizagem
Descrição: AVA se propõe a: Ser um espaço que possibilite a criação de Redes de Convivência por meio da formação de Comunidades Virtuais de Aprendizagem. Privilegiar a atividade do sujeito em interação com os demais na construção do conhecimento, favorecida pelas redes de convivência. Propiciar um espaço para a realização de experiências educacionais com uma proposta pedagógica inovadora em ambiente virtual. Possibilitar a vivência de uma cultura da aprendizagem que implica em rupturas paradigmáticas. Oportunizar um espaço de desenvolvimento-pesquisa-ação-capacitação de forma sistemática e sistêmica..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: André Tavares da Silva - Integrante / Sérgio Crespo Coelho da Silva Pinto - Coordenador / Eliane Schlemmer - Integrante / Marly Therezinha Mallmann - Integrante / Sônia Isabel Dondones Daudt - Integrante / Jairo Getúlio Ferreira - Integrante / Vagner Kunz Cabral - Integrante.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul - Auxílio financeiro.
1995 - 1996
Projeto AAMC - Ambiente de Animação de Modelagem por Computador
Descrição: O projeto visa o desenvolvimento de um Ambiente de Animação de Modelagem por Computador. O ambiente integrado permite que o usuário desenhe uma cena com o computador e faça a animação mudando as cenas movendo, adicionando ou removendo objetos. O sistema gera os quadros intermediários e desenha todos eles, a fim de poder ser gravado em fita. Foi desenvolvido em linguagem de programação Orientada a Objetos, utilizando C++. Roda em ambiente Windows, sendo projetado para que no futuro possa rodar em plataforma distribuída..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: André Tavares da Silva - Integrante / Sandro José Rigo - Coordenador.Financiador(es): Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Bolsa.


Projetos de extensão


2015 - Atual
Robótica e Educação
Descrição: Este projeto visa levar conhecimentos de robótica móvel, envolvendo kits didáticos de montagem e programação, para alunos de ensino médio em pelos menos quatro diferentes escolas. Esse conhecimento será passado através de apostilas didáticas e vídeo-aulas criadas pelo grupo PET Engenharia Elétrica da UDESC. Com esse plano de fundo será estruturado o I Campeonato de Robótica Inter-escolas da UDESC, onde alunos de diferentes escolas da região de Joinville poderão competir entre si. Em um segundo momento será montada uma equipe com os alunos mais interessados afim de participarem de campeonatos regionais de robótica móvel..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) .
Integrantes: André Tavares da Silva - Coordenador / André Bittencourt Leal - Integrante.
2012 - 2012
SICGRAPI - Simpósio Catarinense de Computação Gráfica, Padrões e Imagens
Descrição: O I SICGRAPI é um evento promovido pelo NAVI (Núcleo de AplicaçõesVisuais) do DCC da UDESC. O NAVI, por sua vez, é um programa de extensão interno que visa exercitar e potencializar a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão sendo que uma de suas ações é a execução de um evento regional na área do Processamento Gráfico, foco de atuação também do NAVI. O SICGRAPI é homônimo de um evento interno denominado Simpósio Interno de Computação Gráfica e Processamento de Imagens, que teve nove edições e que vinha sendo executado semestralmente pelo LARVA (Laboratory for Research on Visual Aplications), este, um grupo de pesquisa criado há dez anos no DCC-UDESC. Como forma de ampliar o escopo e a importância do evento interno e comemorar sua décima edição, o evento foi incorporado ao NAVI e passou a ter caráter estadual. Assim, o I SICGRAPI visa criar um fórum de discussão e promoção do intercambio entre pesquisadores das áreas de computação gráfica, reconhecimento de padrões, visão computacional, processamento de imagens, realidade virtual, realidade aumentada, jogos computacionais, animação e outras aplicações da área do Processamento Gráfico..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: André Tavares da Silva - Coordenador / Milton Roberto Heinen - Integrante.
2012 - 2012
NAVI - Núcleo de Aplicações VIsuais
Descrição: Descrição: O software gráfico está presente em muitos dos momentos de nossa vida: no trânsito, onde os pardais fazem fotos de infratores e reconhecem as placas dos carros; no cinema, onde animações 3D têm brasileiros como ícones da produção de filmes; em casa, como forma de entretenimento; nas clínicas onde jogos físicos são usados para minimizar o tédio; em sala de aula onde softwares de simulação tem trazido uma forma mais interativa e agradável de aprender ou; na indústria, onde a análise de situações através de imagens tem permitido automatizar processos evitando a participação de mão-de-obra humana em atividades de risco. Essa característica ubíqua do software gráfico traz oportunidades e desafios para a pesquisa, ensino e disseminação do conhecimento da área do Processamento Gráfico. Neste sentido, o NAVI Núcleo de Aplicações Visuais visa promover a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão na área do Processamento Gráfico. Como Núcleo, o NAVI visa fomentar, apoiar, disseminar, aglomerar e valorizar iniciativas relacionadas com softwares que tenham 'dados visuais', sejam imagens ou modelos 3D, estáticos ou dinâmicos, como entrada ou saída, que envolvam algoritmos de base ou para resolver algum problema específico que estejam relacionados aos grupos de pesquisa da área..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .
Integrantes: André Tavares da Silva - Coordenador / Marcelo da Silva Hounsell - Integrante / Milton Roberto Heinen - Integrante / Roberto Sílvio Ubertino Rosso Junior - Integrante.


Projetos de desenvolvimento


2007 - 2007
Ambiente Colaborativo de Engenharia e Interação Remota com Grandes Volumes de Dados
Descrição: O Projeto Ambiente Colaborativo de Engenharia para Visualização e Interação Remota com Grandes Volumes de Dados é um subprojeto no contexto do Projeto GIGA (http://www.rnp.br/editais/giga_200302.html), patrocinado pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP). O projeto contempla a construção de um protótipo que integre um ambiente de realidade virtual tridimensional com ferramentas de apoio ao trabalho colaborativo, como aplicações de vídeo-conferência e de compartilhamento de conhecimento. Este protótipo deverá constituir um ambiente apropriado tanto para pesquisas em computação gráfica (visualização de dados, interação tridimensional) como para pesquisas educação e trabalhos colaborativos. A proposta do subprojeto é a criação de um editor de avatares, no qual o usuário seja capaz de definir algumas características do mesmo (altura, peso, roupa, etc.) e então usá-lo no ambiente virtual em desenvolvimento no projeto GIGA, com alguns movimentos de navegação (andar, correr, pular, nadar, voar, etc.)..
Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (1) .
Integrantes: André Tavares da Silva - Integrante / Léo Pini Magalhães - Integrante / Alberto Barbosa Raposo - Coordenador / Dennis Guimarães Pelluzi - Integrante.Financiador(es): Rede Nacional de Ensino e Pesquisa - Remuneração.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Sistemas de Computação.
2.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação/Especialidade: Processamento Gráfico (Graphics).


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2017
Coautor do MELHOR (1o Lugar) artigo de revisão do SVR2017 - Symposium on Virtual and Augmented Reality, SBC - Sociedade Brasileira de Computação.


Produções



Produção bibliográfica
Citações

Outras
Total de trabalhos:17
Total de citações:32
Andre Tavares da Silva  Data: 09/12/2011

Artigos completos publicados em periódicos

1.
SILVA, A. T.;SILVA, ANDRE TAVARES DA2012 SILVA, A. T.; SANTOS, J. A. ; Falcão, A.X. ; TORRES, R. S. ; Magalhães. L.P. . Incorporating multiple distance spaces in optimum-path forest classification to improve feedback-based learning. Computer Vision and Image Understanding (Print), v. 116, p. 510-523, 2012.

2.
SILVA, A. T.;SILVA, ANDRE TAVARES DA2011 SILVA, A. T.; Falcão, A.X. ; Magalhães. L.P. . Active learning paradigms for CBIR systems based on optimum-path forest classification. Pattern Recognition, v. 44, p. 2971-2978, 2011.

3.
SILVA, A. T.;SILVA, ANDRE TAVARES DA2010 SILVA, A. T.; Falcão, A.X. ; Magalhães. L.P. . A new CBIR approach based on relevance feedback and optimumpath forest classification. Journal of WSCG (Plze?, Print), v. 18, p. 73-80, 2010.

4.
MIERLO, F. O.2005MIERLO, F. O. ; SILVA, A. T. ; MUSSE, S. R. . Modelagem e Animação de Grupos de Humanos Virtuais em Jogos. Scientia (Unisinos), São Leopoldo - RS, v. 16, p. 44-50, 2005.

5.
MUSSE, S. R.2005MUSSE, S. R. ; SILVA, A. T. ; TONIETTO, L. ; HARDT, K. ; BARROS, L. M. ; ROTH, B. A. ; ROLIM, T. A. ; FELIPE, L. . PETROSIM - Um Sistema para Simulação de Multidões em Situações de Emergências. Revista Petroquímica, Petróleo, Gas & Química, v. 268, p. 60-65, 2005.

Capítulos de livros publicados
1.
Boulic, R. ; BRAUN, A. ; BRAUN, H. ; CIECHOMSKI, P. H. ; DIHL, L. ; JUNG, C. R. ; JACQUES JUNIOR, J. C. ; KESHET, R. ; MAIM, J. ; MUSSE, S. R. ; SILVA, A. T. ; THALMANN, D. ; THIELO, M. R. ; YERSIN, B. . Modeling of Populations. In: Daniel Thalmann; Soraia Raupp Musse. (Org.). Crowd Simulation. 2ed.London: Springer, 2013, v. 1, p. 23-75.

2.
Boulic, R. ; CIECHOMSKI, P. H. ; MAIM, J. ; MUSSE, S. R. ; SILVA, A. T. ; THALMANN, D. ; YERSIN, B. . Virtual Human Animation. In: Daniel Thalmann; Soraia Raupp Musse. (Org.). Crowd Simulation. 2ed.London: Springer, 2013, v. 1, p. 77-106.

3.
Boulic, R. ; SILVA, A. T. ; CIECHOMSKI, P. H. ; MAIM, J. ; MUSSE, S. R. ; THALMANN, D. ; YERSIN, B. . Modeling of Populations. In: Thalmann, Daniel; Musse, Soraia Raupp. (Org.). Crowd Simulation. 1ed.London: Springer, 2007, v. 1, p. 19-58.

4.
Boulic, R. ; SILVA, A. T. ; CIECHOMSKI, P. H. ; MAIM, J. ; MUSSE, S. R. ; THALMANN, D. ; YERSIN, B. . Virtual Human Animation. In: Thalmann, Daniel; Musse, Soraia Raupp. (Org.). Crowd Simulation. 1ed.London: Springer, 2007, v. 1, p. 59-88.

5.
OSÓRIO, F. S. ; MUSSE, S. R. ; SANTOS, Cassia Trojan dos ; HEINEN, Farlei ; SILVA, A. T. ; BRAUN, A. . Ambientes Virtuais Interativos e Inteligentes: Fundamentos, Implementação e Aplicações Práticas. In: Aline Maria Santos Andrade; Ana Tereza Martins. (Org.). JAI - Jornada de Atualização em Informática. 1ed.Salvador, Bahia: SBC - TecArt Editora, 2004, v. 2, p. 239-288.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SILVA, ANDRE TAVARES DA; DETROZ, J. P. . Fraud Detection in Water Meters using Pattern Recognition Techniques. In: https://www.sigapp.org/sac/sac2017/, 2017, Marrakech, Marrocos. ACM Symposium on Applied Computing (SAC), 2017. v. 1. p. 77-82.

2.
PELLENS, M. A. ; HOUNSELL, M. S. ; SILVA, A. T. . Augmented Reality and Serious Games: A Systematic Literature Mapping. In: 19th Symposium on Virtual and Augmented Reality (SVR), 2017, Curitiba. 19th Symposium on Virtual and Augmented Reality (SVR). Porto Alegre: SBC, 2017. v. 1. p. 227.

3.
BERTON, L. ; VEGA-OLIVEROS, D. A. ; VALVERDE-REBAZA, J. C. ; SILVA, A. T. ; LOPES, A. A. . The Impact of Network Sampling on Relational Classification. In: International Symposium on Information Management and Big Data - SIMBig, 2016, Cusco, Peru. 3rd Annual International Symposium on Information Management and Big Data - SIMBig 2016, 2016. v. 1. p. 62-72.

4.
SILVA, G. C. ; SILVA, A. T. ; HOUNSELL, M. S. . Virtual Human Deformation: A Systematic Literature Mapping. In: SLAT - Simpósio Latino-Americano de Jogos, 2016, Araranguá (SC). 1o Simpósio Latino-Americano de Jogos. Porto Alegre (RS): SBC - Sociedade Brasileira de Computação, 2016. v. 1. p. 1-8.

5.
COSTA, C. H. ; SILVA, A. T. ; HOUNSELL, M. S. . Um Sistema de Simulação Dinâmica de Direção: Construindo rotas e cenários com dados reais. In: SLAT - Simpósio Latino-Americado de Jogos, 2016, Araranguá (SC). 1o Simpósio Latino-Americado de Jogos. Porto Alegre (RS): SBC - Sociedade Brasileira de Computação, 2016. v. 1. p. 1-9.

6.
SILVA, ALEXANDRE GONCALVES ; FOUTO, MARINA SILVA ; SILVA, ANDRE TAVARES DA ; ARTHUR, RANGEL ; ARTHUR, ANGELICA MOISES ; IANO, YUZO ; FARIA, JACQUELINE MENDONCA LOPES DE . Segmentation of Foveal Avascular Zone of the Retina Based on Morphological Alternating Sequential Filtering. In: 2015 IEEE 28th International Symposium on ComputerBased Medical Systems (CBMS), 2015, Sao Carlos. 2015 IEEE 28th International Symposium on Computer-Based Medical Systems, 2015. p. 38.

7.
RUTES, W. D. F. ; OLIVEIRA, H. C. ; SILVA, A. T. ; HOUNSELL, M. S. . THE NOs: Um Jogo Sério Persuasivo para Prevenção do Uso de Drogas por Crianças e Adolescentes. In: XIV Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital, 2015, Teresina-PI. SBGames. Porto Alegre (RS): SBC - Sociedade Brasileira de Computação, 2015.

8.
ROCHA, L. M. ; HOUNSELL, M. S. ; SILVA, A. T. . Holographic Emulation by using Stereographic Displays in a Fish Tank Virtual Reality environment. In: Workshop de Realidade Virtual e Aumentada, 2014, Marília (SP). Workshop de Realidade Virtual e Aumentada. Marília (SP): Fundação de Ensino Eurípides Soares da Rocha. p. 38-43.

9.
SILVA, A. T.; Magalhães. L.P. ; Falcão, A.X. . Uma abordagem CBIR baseada em realimentação de relevância e classificação por floresta de caminhos ótimos. In: Encontro dos Alunos e Docentes do Departamento de Engenharia de Computação e Automação Industrial, 2011, Campinas. Quarto Encontro dos Alunos e Docentes do Departamento de Engenharia de Computação e Automação Industrial, 2011.

10.
SANTOS, J. A. ; SILVA, A. T. ; TORRES, R. S. ; Falcão, A.X. ; Magalhães. L.P. ; Lamparelli, R. A. C. . Interactive Classification of Remote Sensing Images by using Optimum-Path Forest and Genetic Programming. In: International Conference on Computer Analysis of Images and Patterns, 2011, Seville. 14th International Conference on Computer Analysis of Images and Patterns, 2011.

11.
SILVA, A. T.; Magalhães. L.P. ; Falcão, A.X. . Uma nova abordagem CBIR baseada em realimentação de relevância e classificação por OPF. In: Encontro dos Alunos e Docentes do Departamento de Engenharia de Computação e Automação Industrial, 2010, Campinas. Terceiro Encontro dos Alunos e Docentes do Departamento de Engenharia de Computação e Automação Industrial, 2010.

12.
SILVA, A. T.; Magalhães. L.P. ; Falcão, A.X. . Recuperação de Imagens por Realimentação de Relevância. In: Encontro dos Alunos e Docentes do Departamento de Engenharia de Computação e Automação Industrial, 2009, Campinas. Segundo Encontro dos Alunos e Docentes do Departamento de Engenharia de Computação e Automação Industrial, 2009.

13.
SILVA, A. T.; MUSSE, S. R. . Geração Automática de Populações de Personagens Virtuais. In: Workshop de Teses e Dissertações em Computação Gráfica e Processamento de Imagens, 2005, Natal. WTDCGPI, 2005.

14.
OSÓRIO, F. S. ; MUSSE, S. R. ; SANTOS, Cassia Trojan dos ; HEINEN, Farlei ; BRAUN, A. ; SILVA, A. T. . Intelligent Virtual Reality Environment: Principles, Implementation, Interaction, Examples and Practical Applications. In: Virtual Concept, 2005, Biarritz. Virtual Concept 2005, 2005.

15.
SILVA, A. T.; MUSSE, S. R. . Somatotype based Automatic Generation of Virtual Characters. In: International Workshop on Crowd Simulation, 2005, Lausanne. V-CROWDS 2005, 2005.

16.
PAIVA, D. ; SILVA, A. T. ; VIEIRA, R. ; MUSSE, S. R. . Modelling Gathering Events in Virtual Environments Using Ontologies. In: International Workshop on Crowd Simulation, 2005, Lausanne. V-CROWDS 2005, 2005.

17.
BARROS, L. M. ; SILVA, A. T. ; MUSSE, S. R. . PetroSim: An Architecture to manage Virtual Crowds in Panic Siuations. In: Computer Animation and Social Agents, 2004, Genebra, 2004.

18.
MIERLO, F. O. ; SILVA, A. T. ; MUSSE, S. R. . Modelagem e Animação de Grupos de Humanos Virtuais em Jogos. In: SBGames/WJogos, 2004, Curitiba, 2004.

19.
MUSSE, S. R. ; SILVA, A. T. ; ROTH, B. A. ; HARDT, K. ; BARROS, L. M. ; TONIETTO, L. ; BORBA, M. H. ; ROLIM, T. A. ; FELIPE, L. ; MOURA, R. . PetroSim - A Framework to Simulate Crowd Behaviors in Panic Situations. In: Modelling and Applied SImulation, 2003, Bergeggi. MAS 2003, 2003.

20.
SILVA, A. T.; OSÓRIO, F. S. . Modelagem de Objetos 3D em VRML: Uma implementação multiplataforma orientada ao ensino. In: WRV - Workshop de Realidade Virtual, 2000, Gramado, RS. Anais do Wrv 2000. Porto Alegre: SBC - Sociedade Brasileira de Computação / EPECE - PUC/RS, 2000. v. 1. p. 43-53.


Produção técnica
Programas de computador sem registro
1.
Luiz Gonzaga da Silveira Junior ; SILVA, A. T. ; MUSSE, S. R. ; OSÓRIO, F. S. ; LUCCA, R. ; PARAVISI, M. . CIDIS - Construção Interativa de Ambientes Urbanos para Simulação de Comunidades Carentes. 2007.

2.
MIERLO, F. O. ; SILVA, A. T. ; MUSSE, S. R. . VHGame - Engine para Jogos em GPL. 2005.

3.
SILVA, A. T.; MUSSE, S. R. ; BARROS, L. M. ; TONIETTO, L. ; ROTH, B. A. ; BORBA, M. H. ; HARDT, K. . PetroSim - Simulador de Emergências. 2004.

4.
SILVA, A. T.; TONIETTO, L. ; SCHLEMMER, E. ; PINTO, S. C. C. S. . AVA 2.0 - Ambiente Virtual de Aprendizagem. 2001.

5.
SILVA, A. T.; RIGO, Sandro José . AAMC - Ambiente de Animação de Modelagem por Computador. 1996.


Demais tipos de produção técnica
1.
OSÓRIO, F. S. ; SILVA, A. T. . Realidade Virtual: Conceitos, Ferramentas e Aplicações. 2001. (HomePage).

Demais trabalhos
1.
SILVA, A. T.. Ciclo de Palestras em Tópicos em Engenharia de Computação da PUC-Campinas: Criação de personagens virtuais para o cinema e novos desafios de programação. 2007 (Demais trabalhos) .

2.
BRAUN, A. ; SILVA, A. T. ; BARROS, L. M. . Palestrante na disciplina de Computação Gráfica I do curso de Mestrado em Computação aplicada da UNISINOS: Métodos de Animação computadorizada. 2004 (Demais trabalhos) .

3.
SILVA, A. T.. Palestrante na disciplina de Computação Gráfica II do curso de Mestrado em Computação aplicada da UNISINOS: Geração Automática de Populações. 2004 (Demais trabalhos) .

4.
MUSSE, S. R. ; SILVA, A. T. ; BARROS, L. M. . Palestra Vida artificial: humanos virtuais. 2004 (Demais trabalhos) .

5.
SILVA, A. T.. Palestrante na disciplina de Tópicos Especiais em Informática: VRML e Modelagem por Sweep. 2001 (Demais trabalhos) .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
HOUNSELL, M. S.; SILVA, ANDRE TAVARES DA; SOARES, A. V.; VAGHETTI, C. A. O.; GASPARINI, I.. Participação em banca de Rafaela Bosse Schroeder. WoBu-Bble - Um Jogo Sério para Desenvolvimento de Equilíbrio Dinâmico em Pacientes com Hemiparesia. 2017. Dissertação (Mestrado em Computação Aplicada) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

2.
HOUNSELL, M. S.; SILVA, A. T.; GASPARINI, I.; BORGES, M. A. F.. Participação em banca de Helder Cognaco de Oliveira. Uma Metodologia Participativa para o Desenvolvimento de Jogos Sérios. 2016. Dissertação (Mestrado em Computação Aplicada) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

3.
ROSSO JUNIOR, R. S. U.; TSUZUKI, C. T. N.; SILVA, Alexandre G.; SILVA, A. T.. Participação em banca de Emanoeli Madalosso. Segmentação Automática de Pulmões em Imagens de Ressonância Magnética Baseada em Modelos Ativos de Forma para Reconstrução 4D. 2016. Dissertação (Mestrado em Computação Aplicada) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

4.
SILVA, A. T.; Falcão, A.X.; SILVA, Alexandre G.; HOUNSELL, M. S.. Participação em banca de Juliana Patrícia Detroz. Detecção de Fraude em Hidrômetros Utilizando Técnicas de Reconhecimento de Padrões. 2016. Dissertação (Mestrado em Computação Aplicada) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

5.
ROSSO JUNIOR, R. S. U.; HOUNSELL, M. S.; SANTOS, J. A.; SILVA, A. T.. Participação em banca de Ion Ferreira Patruni. Detecção de Intrusão Utilizando Fluxo Ótico e Histograma de Gradientes Orientados. 2016. Dissertação (Mestrado em Computação Aplicada) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

6.
ROSSO JUNIOR, R. S. U.; TSUZUKI, C. T. N.; SILVA, A. T.. Participação em banca de Allan Yoshio Hasegawa. Simulação Geométrica e Interativa de Usinagem NC usando Campos de Distância. 2015. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

7.
HOUNSELL, M. S.; SILVA, A. T.; OSÓRIO, F. S.; ROSSO JUNIOR, R. S. U.. Participação em banca de Eduardo Brendler Viecili. Exploração Robótica através da busca Visual usando Câmera de Profundidade. 2014. Dissertação (Mestrado em Computação Aplicada) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

8.
HOUNSELL, M. S.; SILVA, A. T.; KEMCZINSKI, A.; CLUA, E. W. G.. Participação em banca de Diego Buchinger. Sherlock Dengue 8: The Neighborhood - Um Jogo Sério Colaborativo-Competitivo para Combate à Dengue. 2014. Dissertação (Mestrado em Computação Aplicada) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

9.
SILVA, Alexandre G.; SILVA, A. T.; Santos, Gilmário B.; DORINI, L. E. B.. Participação em banca de Guilherme Defreitas Juraszek. Reconhecimento De Produtos por Imagem Utilizando Palavras Visuais e Redes Neurais Convolucionais. 2014. Dissertação (Mestrado em Computação Aplicada) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

Teses de doutorado
1.
CARDOSO, F. L.; HOUNSELL, M. S.; SILVA, A. T.; MELO, G. F.; MAZO, G. Z.; FOLLE, A.; SPERANDIO, F. F.. Participação em banca de Elisa Pinheiro Ferrari. Construção e validação de um instrumento digital para avaliação da Imagem Corporal infantil. 2016. Tese (Doutorado em Ciências do Movimento Humano) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

Qualificações de Mestrado
1.
HOUNSELL, M. S.; SILVA, A. T.; GASPARINI, I.. Participação em banca de Mayco Farias de Carvalho. MOVE4MATH: Jogos Sérios na Alfabetização Matemática de Crianças com (ou sem) Síndrome de Down. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Computação Aplicada) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

2.
HOUNSELL, M. S.; SILVA, A. T.; GASPARINI, I.; SOARES, V. A.. Participação em banca de Rafaela Bosse Schroeder. WoBu-Bble - Um Jogo Sério para Desenvolvimento de Equilíbrio Dinâmico em Pacientes com Hemiparesia. 2016 - Universidade do Estado de Santa Catarina.

3.
SILVA, ANDRE TAVARES DA; HOUNSELL, M. S.; ROSSO JUNIOR, R. S. U.. Participação em banca de Márcio Koch. Notificação de Risco de Colisão Veicular por Visão Computacional. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Computação Aplicada) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

4.
SILVA, Alexandre G.; SILVA, A. T.; ROSSO JUNIOR, R. S. U.. Participação em banca de Marina Silva Fouto. Processamento de imagens de alta resolução da retina humana. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Computação Aplicada) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

5.
SILVA, A. T.; SILVA, Alexandre G.; ROSSO JUNIOR, R. S. U.. Participação em banca de Juliana Patricia Detroz. Detecção de fraudes em hidrômetros através da utilização de técnicas de reconhecimento de padrões. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Computação Aplicada) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

6.
ROSSO JUNIOR, R. S. U.; SILVA, Alexandre G.; SILVA, A. T.; Santos, Gilmário B.. Participação em banca de Emanoeli Madalosso. Identificação de Fronteiras de Órgãos em Imagens de Ressonância Magnética. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Computação Aplicada) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

7.
KEMCZINSKI, A.; HOUNSELL, M. S.; SILVA, A. T.; BERKENBROCK, C. D. M.. Participação em banca de Adriano Pessini. Uma Ferramenta de Autoria para Desenvolvimento de Jogos Sérios do Gênero RPG. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Computação Aplicada) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

8.
SILVA, Alexandre G.; SILVA, ANDRE TAVARES DA; Santos, Gilmário B.; PARPINELLI, R. S.. Participação em banca de Guilherme Defreitas Juraszek. Reconhecimento de produtos por imagem utilizando o algoritmo bag of features e redes neurais convolucionais. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Computação Aplicada) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

9.
ROSSO JUNIOR, R. S. U.; SILVA, A. T.; SILVA, Alexandre G.; Santos, Gilmário B.. Participação em banca de Ion Ferreira Patruni. Detecção de intrusão de pedestres através de acesso exclusivo para veículos utilizando visão computacional. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Computação Aplicada) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

10.
HOUNSELL, M. S.; SILVA, Alexandre G.; SILVA, A. T.; HEINEN, M. R.. Participação em banca de Eduardo Brendler Viecili. Busca e exploração robótica com visão ativa em câmera de profundidade. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Computação Aplicada) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

11.
HOUNSELL, M. S.; SILVA, A. T.; KEMCZINSKI, A.; BERKENBROCK, C. D. M.. Participação em banca de Diego Buchinger. Sherlock Dengue: The Neighborhood - Um Jogo Sério Competitivo-Colaborativo para Combate à Dengue. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Computação Aplicada) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
HOUNSELL, M. S.; GASPARINI, I.; SILVA, A. T.; KLOCK, A. C. T.. Participação em banca de André Nunes.ConneCT: Conectando Dependentes Químicos e Comunidades Terapêuticas (TCC1). 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Ciência da Computação) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

2.
HOUNSELL, M. S.; SILVA, A. T.; BALDO, F.. Participação em banca de Carlos Henrique Costa.S2D2 - Um Sistema de Simulação Dinâmica de Direção: Construindo Cenários com Dados Reais. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Ciência da Computação) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

3.
CAMARGO, L. C.; SILVA, A. T.; JURASZEK, G. D.. Participação em banca de Mathias Schroeder.Desenvolvimento de um Componente de Software para Reconhecimento Facial. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Computação) - Sociedade Educacional de Santa Catarina.

4.
SILVA, A. T.; SILVA, R. E.; HOUNSELL, M. S.. Participação em banca de Gustavo Pedrini Maestri.Fusão de imagens em diferentes perspectivas para geração de fachadas livres de oclusão. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

5.
ROSSO JUNIOR, R. S. U.; HOUNSELL, M. S.; SILVA, A. T.. Participação em banca de André Diego Piske.Reconstrução 3D de Superfícies a Partir de Nuvem de Pontos. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

6.
SILVA, Alexandre G.; SILVA, A. T.; Santos, Gilmário B.. Participação em banca de Camila Tormena.Segmentação automática da estrutura vascular em imagens de fundo de olho. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

7.
HOUNSELL, M. S.; SILVA, A. T.; KEMCZINSKI, A.; GASPARINI, I.; OLIVEIRA, H. C.. Participação em banca de Wellington Dyon Fuck Rutes.Jogo Sério para Adolescentes como Forma de Prevenção a Dependência de Drogas. 2014 - Universidade do Estado de Santa Catarina.

8.
HOUNSELL, M. S.; ROSSO JUNIOR, R. S. U.; SILVA, Alexandre G.; SILVA, A. T.. Participação em banca de Carlos Henrique da Costa.(TCC1) Simulador de Passeio Georreferenciado Dinâmico. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

9.
SILVA, Alexandre G.; SILVA, A. T.; Santos, Gilmário B.. Participação em banca de Katherine Louise Hübner.Medição de nível de água baseada em imagens. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

10.
HOUNSELL, M. S.; SOARES, A. V.; SILVA, A. T.; KEMCZINSKI, A.; BERLIM, T. L.. Participação em banca de Gabriel Mesquita Rossito.SIRTET: Jogo Sério para Desenvolver Equilíbrio em Idosos. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

11.
SILVA, R. E.; SILVA, A. T.; SA, C. C.. Participação em banca de Marcos Eduardo Crivellaro.Expressão de Emoção na Voz Gerada por Conversão Texto-Fala. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

12.
SILVA, R. E.; SILVA, A. T.; SA, C. C.. Participação em banca de Rogério Willians Chaves da Silva.Sugestor de Postura Corporal. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

13.
MANSEIRA, P. R. P.; SILVA, A. T.; DANIELE, Y. M. S.. Participação em banca de Danieli Deschamps Krüger.Desenvolvimento de Sistema de Estimulação Educativa para Educandos da Apae Joinville. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Computação) - Sociedade Educacional de Santa Catarina.

14.
SILVA, A. T.; SILVA, Alexandre G.; Santos, Gilmário B.. Participação em banca de Christian Juliano Pereira.Autenticação de assinaturas manuscritas utilizando redes neurais artificiais IGMN. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

15.
SILVA, A. T.; HOUNSELL, M. S.; GASPARINI, I.. Participação em banca de Johnathan Douglas de Souza Santos.Vitrine inteligente e interativa. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

16.
PILLON, E. B.; FRANCO, R. P.; SILVA, A. T.. Participação em banca de Fábio Gervasi Peixoto.Solução para Aplicações Domóticas Integrando Hardware Bluetooth e Plataforma Android. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Sistemas de Informação) - Sociedade Educacional de Santa Catarina.

17.
POFFO, R.; Ferigolo, Claudia S.; BAHIENSE, F.; SILVA, A. T.. Participação em banca de Willian Mews.Simulação Monte Carlo para fluxo de processos utilizando a ferramenta Fusion ECM Suite. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Computação) - Sociedade Educacional de Santa Catarina.

18.
SILVA, A. T.; Santos, Gilmário B.; SILVA, Alexandre G.. Participação em banca de Camilla Heleno.Valores de extinção para reconhecimento de faces em imagens digitais padronizadas. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Ciência da Computação) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

19.
SILVA, A. T.; Santos, Gilmário B.; SILVA, Alexandre G.. Participação em banca de Allan Yoshio Hasegawa.Framework C++ multiplataforma para desenvolvimento de jogos de alto desempenho em dispositivos móveis. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Ciência da Computação) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

20.
MANSEIRA, P. R. P.; FERIGOLO, C. S.; SILVA, A. T.; TAVARES, E. F.. Participação em banca de Alan Ricardo Rocha e Rafael Douglas da Silva.Estudo e desenvolvimento d um protótipo de aplicativo móvel para o ensino da matemática. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Sistemas para Internet) - Sociedade Educacional de Santa Catarina.

21.
SILVA, A. T.; ROSSO JUNIOR, R. S. U.; SILVA, Alexandre G.. Participação em banca de Edward Boszczowski.Recuperação de Tomadas de Vídeo Usando Realimentação de Relevância d OPF BiLevel. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade do Estado de Santa Catarina.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Encontro dos Alunos e Docentes do Departamento de Engenharia de Computação e Automação Industrial.Uma abordagem CBIR baseada em realimentação de relevância e classificação por floresta de caminhos ótimos. 2011. (Encontro).

2.
Encontro dos Alunos e Docentes do Departamento de Engenharia de Computação e Automação Industrial.Uma nova abordagem CBIR baseada em realimentação de relevância e classificação por OPF. 2010. (Encontro).

3.
WSCG - International Conference on Computer Graphics, Visualization and Computer Vision. A new CBIR approach based on relevance feedback and optimum-path forest classification. 2010. (Congresso).

4.
Encontro dos Alunos e Docentes do Departamento de Engenharia de Computação e Automação Industrial.Recuperação de Imagens por Realimentação de Relevância. 2009. (Encontro).

5.
Globaltech - Feira de Tecnologia, Pesquisa e Inovação.VHGame: simulação de humanos virtuais para entretenimento digital. 2005. (Outra).

6.
Workshop de Teses e Dissertações em Computação Gráfica e Processamento de Imagens. Geração Automática de Populações de Personagens Virtuais. 2005. (Congresso).

7.
Mostra Santander Cultural.CROMOS ? HUMANOS VIRTUAIS. 2004. (Outra).

8.
Simpósio Brasileiro de jogos para Computador e Entretenimento Digital. Modelagem e Animação de Grupos de Humanos Virtuais em Jogos. 2004. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Marco Aurelio Pellens. Análise e Classificação de Mudas de Técnicas de Reconhecimento de Padrões. Início: 2018. Dissertação (Mestrado profissional em Computação Aplicada) - Universidade do Estado de Santa Catarina. (Orientador).

2.
Felipe Lucas Weber Pasini. Geração automática de populações virtuais. Início: 2018. Dissertação (Mestrado profissional em Computação Aplicada) - Universidade do Estado de Santa Catarina. (Orientador).

3.
Cristiano Roberto Siebert. Recuperação de tomadas de vídeo usando realimentação de relevância. Início: 2018. Dissertação (Mestrado em Computação Aplicada) - Universidade do Estado de Santa Catarina. (Orientador).

4.
João Pedro Kerr Catunda. Sistemas de reconhecimento de caracteres em placas veiculares [provisorio]. Início: 2018. Dissertação (Mestrado profissional em Computação Aplicada) - Universidade do Estado de Santa Catarina. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Gabriel Caixeta Silva. sKanner3D: Captura Corporal 3D com Modelagem Automática Enriquecida. 2018. Dissertação (Mestrado em Computação Aplicada) - Universidade do Estado de Santa Catarina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: André Tavares da Silva.

2.
Juliana Patrícia Detroz. Detecção de Fraude em Hidrômetros Utilizando Técnicas de Reconhecimento de Padrões. 2016. Dissertação (Mestrado em Computação Aplicada) - Universidade do Estado de Santa Catarina, . Orientador: André Tavares da Silva.

3.
Márcio Koch. Notificação de Risco de Colisão Veicular por Visão Computacional. 2016. Dissertação (Mestrado em Computação Aplicada) - Universidade do Estado de Santa Catarina, . Orientador: André Tavares da Silva.

4.
Tatiele Martins Razera. Reconstrução 3D através de Imagens [não concluída]. 2015. Dissertação (Mestrado em Computação Aplicada) - Universidade do Estado de Santa Catarina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: André Tavares da Silva.

5.
Ion Ferreira Patruni. Detecção de Intrusão Utilizando Fluxo Ótico e Histograma de Gradientes Orientados. 2015. Dissertação (Mestrado em Computação Aplicada) - Universidade do Estado de Santa Catarina, . Coorientador: André Tavares da Silva.

6.
Marina Silva Fouto. Processamento de imagens médicas (temporário). 2014. Dissertação (Mestrado em Computação Aplicada) - Universidade do Estado de Santa Catarina, UDESC. Coorientador: André Tavares da Silva.

7.
Guilherme Defreitas Juraszek. Reconhecimento de produtos por imagem utilizando palavras visuais e redes neurais convolucionais. 2014. Dissertação (Mestrado em Computação Aplicada) - Universidade do Estado de Santa Catarina, UDESC. Coorientador: André Tavares da Silva.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Vinícius Bruch Zuchi. Otimizador do Motor de Jogos Através de Modelos Orientados a Dados (TCC1). 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade do Estado de Santa Catarina. Orientador: André Tavares da Silva.

2.
Emanuel Henrique Farias. Geração automática de código LaTeX a partir de expressões matemáticas manuscritas. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade do Estado de Santa Catarina. Orientador: André Tavares da Silva.

3.
Emanuel Henrique Farias. Geração automática de código LaTeX a partir de expressões matemáticas manuscritas. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Bacharelado em Ciência da Computação) - Universidade do Estado de Santa Catarina. Orientador: André Tavares da Silva.

4.
Gustavo Pedrini Maestri. Fusão de Imagens em Diferentes Perspectivas para Geração de Fachadas Livres de Oclusão. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade do Estado de Santa Catarina. Orientador: André Tavares da Silva.

5.
Johnathan Douglas de Souza Santos. Vitrine Interativa com Sensor de Movimento. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade do Estado de Santa Catarina. Orientador: André Tavares da Silva.

6.
Christian Juliano Pereira. Autenticação de assinaturas manuscritas utilizando redes neurais artificiais. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade do Estado de Santa Catarina. Orientador: André Tavares da Silva.

7.
Edward Boszczowski. Recuperação de Tomadas de Vídeo Usando Realimentação de Relevância e OPF BiLevel. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade do Estado de Santa Catarina. Orientador: André Tavares da Silva.

Iniciação científica
1.
Marcos Vinícius Lenz Balatka. sKanner3D: Captura Corporal 3D com Modelagem Automática Enriquecida. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Ciência da Computação) - Universidade do Estado de Santa Catarina, UDESC. Orientador: André Tavares da Silva.

2.
Luiz Gustavo Eburneo. sKanner3D: Captura Corporal 3D com Modelagem Automática Enriquecida. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Ciência da Computação) - Universidade do Estado de Santa Catarina. Orientador: André Tavares da Silva.

3.
Matheus Ramos Silva. sKanner3D: Captura Corporal 3D com Modelagem Automática Enriquecida. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Ciência da Computação) - Universidade do Estado de Santa Catarina, UDESC. Orientador: André Tavares da Silva.

4.
Mateus Seenem Tavares. sKanner3D: Captura Corporal 3D com Modelagem Automática Enriquecida. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Ciência da Computação) - Universidade do Estado de Santa Catarina, UDESC. Orientador: André Tavares da Silva.

5.
Brunno Manduca do Prado. Recuperação de tomadas de vídeo usando realimentação de relevância e OPF em dois níveis. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Ciência da Computação) - Universidade do Estado de Santa Catarina, UDESC. Orientador: André Tavares da Silva.




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