José Luís Marques López Landeira

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3254656421387772
  • Última atualização do currículo em 25/06/2018


JOSÉ LUÍS LANDEIRA tem graduação em Letras, pela Universidade de Coimbra, Portugal, com mestrado em Filologia e Língua Portuguesa pela Universidade de São Paulo e doutorado em Linguagem e Educação pela Universidade de São Paulo e pós-doutoramento pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, em Portugal, no Programa de Pós-doutoramento em Materialidades da Literatura. Em 2018 foi condecorado, pelo Ministério da Educação, com a comenda da Ordem Nacional do Mérito Educativo, É um dos quatro redatores do componente de Língua Portuguesa na terceira versão da Base Nacional Curricular Comum (2016/2017) implementada em todo o território nacional. Foi também revisor do componente de Ensino Religioso da BNCC (2016/2017). Presta assessoria e consultoria na área das (1) Artes e Literatura, (2) Educação Literária, (3) Educação e Currículo, (4) Metodologia de Ensino da Língua Portuguesa e de suas Literaturas e (5) Linguagens e Letramentos a diversas instituições, das quais, cabe destacar: Ministério da Educação (MEC), Secretaria de Estado de Educação - São Paulo, Museu de Arte Sacra de São Paulo, Sindicato de Engenheiros do Estado de São Paulo, Associação Madre Cabrini, Rede Salesiana de Escolas e ACF - Associação Cultural Franciscana, Editora Moderna, Editora Paulus entre outros. Participou como proponente da apresentação 'A palavra andarilheira na poesia de Manoel de Barros:ecos para o fazer educativo' e do pôster 'Como construir conhecimento em época de hipertextos? Pensar em mosaico", recolhidos em livro com ISBN 9789492805027. Em 2018, organizou o livro A prática de ser professor: as teorias em sala de aula (ISBN: 9789895225712), do qual é autor de três capítulos sobre metodologia de ensino, além da introdução. É professor universitário, nos componentes 'Laboratório de Linguagens' e 'Didática e Currículo'. É professor convidado do Museu de Arte Sacra de São Paulo, de componentes associados a (1) Estudos Literários e (2) Cultura Medieval. Tem experiência na área de Ensino, Artes e Letras, com ênfase em Linguagem e Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação literária; formação de leitores; metodologia do ensino de língua portuguesa; análise de poesia; literatura medieval; literatura, identidade e transcendência; língua portuguesa; metodologias de ensino e multiletramentos. Orienta, por meio de projeto de pesquisa, parte dos trabalhos curriculares para o Complexo Educacional Internacional Boa Vida, situado em Angola. É também um dos quatro redatores do Currículo do Estado de São Paulo, do componente Língua Portuguesa. É autor de coleções, livros e outros materiais didáticos nas áreas de Língua Portuguesa, Filosofia e Ensino Religioso, sendo que em 2018 sairá pela editora Paulus uma coleção didática para Ensino Médio com proposta inovadora e interdisciplinar. É um dos diretores da empresa Culturarte: Cultura, Pensamento e Linguagens, que realiza pesquisas e promove estudos nas áreas de Educação, Literatura, Cultura e Artes.Por meio dela tem desenvolvido, com uma equipe de pesquisa, a plataforma CultChannel, de divulgação de vídeos e cursos. Foi, de outubro/2017 a junho/2018, pesquisador bolsista do Observatório de Educação da Universidade Brasil, campus Itaquera/SP. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
José Luís Marques López Landeira
Nome em citações bibliográficas
LANDEIRA, José Luís


Formação acadêmica/titulação


2002 - 2005
Doutorado em Linguagem e Educação.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: Movimentos da Poesia Errante, Ano de obtenção: 2005.
Orientador: Alice Vieira.
Palavras-chave: Teorias da Enunciação Poética; Formação de Leitores; Lingüística Aplicada; Leitura, Poesia e Sociedade; Bakhtin; Umberto Eco.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Aplicada.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Teoria Literária.
Setores de atividade: Educação; Produtos e Serviços Recreativos, Culturais, Artísticos e Desportivos.
1996 - 2000
Mestrado em Filologia e Língua Portuguesa.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: A construção do sentido na poesia de Manoel de Barros: estudo de aspectos morfossintáticos,Ano de Obtenção: 2000.
Orientador: Guaraciaba Micheletti.
Palavras-chave: Manoel de Barros; Estilística; Poesia; Análise Crítica do Discurso.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Língua Portuguesa.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Teoria e Análise Lingüística.
Setores de atividade: Educação Superior; Formação Permanente e Outras Atividades de Ensino, Inclusive Educação À Distância e Educação Especial; Produtos e Serviços Recreativos, Culturais, Artísticos e Desportivos.
1991 - 1995
Graduação em Letras Estudos Portugueses e Espanhóis.
Universidade de Coimbra, UC, Portugal.


Pós-doutorado


2017
Pós-Doutorado.
Universidade de Coimbra, UC, Portugal.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Ensino de Literatura.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Medieval.


Formação Complementar


2017
INHOTIM: VISITA IN LOCO. (Carga horária: 20h).
MUSEU DE ARTE SACRA DE SÃO PAULO, MAS -SP, Brasil.
2001 - 2001
III Seminário Sobre Leitura Para Crianças e Jovens. (Carga horária: 32h).
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
1995 - 1995
Curso de Lengua y Cultura Españolas. (Carga horária: 120h).
Universidad Complutense de Madrid, UCM, Espanha.


Atuação Profissional



Universidade de Coimbra, UC, Portugal.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Associação Museu de Arte Sacra de São Paulo, SAMAS, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


CULTURARTE - DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL E CULTURAL, CULTURARTE, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Complexo Educacional Internacional Boa Vida, EBV, Angola.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, INEP/MEC, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: contratado, Carga horária: 8
Outras informações
Redator da Base Nacional Curricular Comum - Língua Portuguesa (em especial, Fundamental II)

Atividades

06/2016 - 01/2017
Pesquisa e desenvolvimento , Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, .


CulturArte, CULTURARTE, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Diretor, Enquadramento Funcional: Diretor, Carga horária: 10
Outras informações
www.culturarte.com.br www.culturarte.pt

Atividades

09/2017 - Atual
Direção e administração, Culturarte, .

Cargo ou função
diretor.
02/2017 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Culturarte, .


Universidade Brasil, UNIVBRASIL, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - 2018
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Observatório da Educação da Un. Brasil, Carga horária: 15
Outras informações
Observatório da Educação da Universidade Brasil - pesquisa e formação de professores.

Atividades

08/2017 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Campus Itaquera, .


MUSEU DE ARTE SACRA DE SÃO PAULO, MAS -SP, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 2
Outras informações
Professor da disciplina ?Simbologia e Arte Cristã? no curso de Extensão em ?Arte, Arte Sacra e Bens Culturais? Professor dos cursos livres do museu

Atividades

5/2017 - 5/2017
Ensino, O conceito de tempo na Idade Média Ocidental, Nível: Aperfeiçoamento

Disciplinas ministradas
O conceito de tempo na Idade Média

Universidade São Judas Tadeu, USJT, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor TI, Carga horária: 20

Atividades

04/2014 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Universidade São Judas Tadeu, .

Cargo ou função
Elaboração de projeto de Mestrado Profissionalizante em Letras.

Institituo de Inovação e Tecnologia, ISITEC, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2017
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: PROFESSOR TI, Carga horária: 16
Outras informações
inclui 8 h semanais de pesquisa e atendimento aos alunos.


ASSOCIAÇÃO CRESCER SEMPRE, ACS, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2017
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Consultor, Carga horária: 8
Outras informações
Criação e implantação (em equipe) do projeto educativo de Fundamental II da Associação Crescer Sempre


Colégio Madre Cabrini, CMC, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2016
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Orientador da área de LCT, Carga horária: 18

Atividades

01/2014 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Colégio Madre Cabrini, .


Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2015
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor pos graduçao Teologia, Carga horária: 8
Outras informações
Professor da disciplina ?Liturgia e Linguagem ? contribuições da semiótica para a compreensão dos símbolos nas celebrações? no curso de Pós-Graduação (especialização) em Liturgia, Ciência e Cultura. Colaborador na elaboraçao do projeto.


REDE VIDA DE TELEVISÃO, RVT, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2015
Vínculo: consultor, Enquadramento Funcional: consultor, Carga horária: 2
Outras informações
Consultoria pedagógica para as áreas de educação, cultura, arte e linguagem do programa televisivo ?Tribuna Independente?


University Oxford Press, UOP, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2015
Vínculo: Consultor, Enquadramento Funcional: consultor e autor de material didatico, Carga horária: 16
Outras informações
Elaboração e coordenação de projeto editorial de material didático de língua portuguesa para o Ensino Médio.


Faculdade Paulista de Pesquisa e Ensino Superior, FAPPES, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor graduaçao, Carga horária: 8
Outras informações
Professor da disciplina ?Ética, Política e Cultura? no curso de Administração de Empresas Elaboração do material didático do curso.


Rede Salesiana de Ensino, RSE, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2014
Vínculo: autor de material didático, Enquadramento Funcional: Autor de material didático, Carga horária: 18
Outras informações
Elaboração de material didático para Ensino Médio de Língua Portuguesa e de Filosofia para a Rede Salesiana de Escolas

Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Consultor, Carga horária: 12
Outras informações
Projeto de Elaboração de Livro do Professor Virtual - Consultoria e Criação e desenvolvimento dos conteúdos do livro virtual do professor do material didático de Ensino Médio ? Língua Portuguesa da Rede Salesiana de Escolas.

Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Assessor, Carga horária: 20
Outras informações
Membro da CODEPE-RSE: Coordenação de Desenvolvimento Pedagógico da Rede Salesiana de Escolas (RSE)

Atividades

9/2005 - 12/2005
Treinamentos ministrados , Rede Salesiana de Ensino, .

Treinamentos ministrados
Formação continuada dos professores da RSE (Língua Portuguesa - EM) - São Paulo (SP)
Formação continuada dos professores da RSE (Língua Portuguesa - EM) - Fortaleza (CE)
Formação continuada aos professores da RSE (Língua Portuguesa - EM) - Porto Alegre (RS)
Formação continuada dos professores da RSE (Língua Portuguesa - EM) Belo Horizonte (MG)
3/2003 - 12/2005
Pesquisa e desenvolvimento , Rede Salesiana de Ensino, .

9/2004 - 1/2005
Treinamentos ministrados , Rede Salesiana de Ensino, .

Treinamentos ministrados
Formação continuada dos professores da RSE (Língua Portuguesa - EM) - São Paulo (SP)
Formação continuada dos professores da RSE (Língua Portuguesa - EM) Niteroi (RJ)
Formação continuada dos professores da RSE (Língua Portuguesa - EM) Belo Horizonte (MG)
Formação continuada dos professores da RSE (Língua Portuguesa - EM) Recife (PE)

Associação Cultura Franciscana, ACF, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2012
Vínculo: Consultor, Enquadramento Funcional: Consultor, Carga horária: 20
Outras informações
Assessoria pedagógica na área de Linguagem, Códigos e suas Tecnologias: criação e desenvolvimento de projetos educativos, orientação e formação continuada dos professores.


Colégio Nossa Senhora Aparecida - SP, CONSA, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2012
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Orientação Pedagógica, Carga horária: 20


EDITORA MODERNA, MODERNA, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Consultor, Enquadramento Funcional: consultor e autor de material didatico, Carga horária: 10
Outras informações
Elaboração de capítulos de Língua Portuguesa para EJA ? Educação de Jovens e Adultos


DELL Inc., DELL, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Consultor, Enquadramento Funcional: Consultor, Carga horária: 12
Outras informações
Assessoria na criação e desenvolvimento de softwares para lousa eletrônica para a disciplina de Língua Portuguesa ? Ensino Médio das escolas da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo em parceria com a DELL Inc.


Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, SEE-SP, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2010
Vínculo: Consultor, Enquadramento Funcional: Consultor, Carga horária: 20
Outras informações
Responsável pela elaboração da proposta curricular de Língua Portuguesa de Ensino Médio do projeto ?São Paulo faz escola? que reformula e unifica a grade curricular da Rede Estadual de Ensino. Assessor do projeto na disciplina de Língua Portuguesa e autor dos cadernos de apoio (professor e aluno) de Língua Portuguesa ? Ensino Médio.


Universidade Nove de Julho, UNINOVE, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2007
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 25

Atividades

3/2007 - Atual
Ensino, Novas Vertentes e Práticas de Ensino Em Língua Por, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
História Crítica de Lingüística
3/2007 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Pró Reitoria, Conselho Departamental.

Cargo ou função
Membro de colegiado superior.
2/2007 - Atual
Outras atividades técnico-científicas , Departarmento de Educação, Departarmento de Educação.

Atividade realizada
Orientação de Trabalho de Conclusão de Curso.
9/2005 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Diretoria de Pesquisa, .

Cargo ou função
Membro de corpo editorial.
2/2003 - Atual
Ensino, Letras (Português / Inglês), Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Prática de Ensino
Leitura e Produção Textual
Língua Portuguesa
Cultura Clássica
2/2003 - Atual
Ensino, Tradutor Intérprete (Português / Inglês), Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Cultura Clássica
10/2006 - 12/2006
Conselhos, Comissões e Consultoria, Diretoria de Pesquisa, .

Cargo ou função
Membro de comissão temporária.
2/2006 - 12/2006
Outras atividades técnico-científicas , Universidade Nove de Julho, Universidade Nove de Julho.

Atividade realizada
Orientação de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).
1/2005 - 12/2005
Outras atividades técnico-científicas , Universidade Nove de Julho, Universidade Nove de Julho.

Atividade realizada
Orientação de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).
2/2005 - 6/2005
Ensino, Psicológia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Leitura e Produção do Texto

Universidade do Estado de Minas Gerais, UEMG, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2003
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 12

Atividades

9/2002 - 6/2003
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Didática
Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa

Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - 2002
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Egresso, Carga horária: 3
Outras informações
O projeto pretendeu descrever os usos da língua portuguesa de expressão brasileira na linguagem poética moderna e compor um quadro desses usos.

Vínculo institucional

1996 - 2000
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Discente autor, Carga horária: 2

Atividades

8/1996 - 3/2002
Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas, Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas.


Universidade Metropolitana de Santos, UNIMES, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2002
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 14

Atividades

2/2001 - 10/2002
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Alfabetização e Letramento
Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa

Universidade Católica de Santos, UNISANTOS, Brasil.
Vínculo institucional

1997 - 2000
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor assistente, Carga horária: 16
Outras informações
Professor assistente da Prof.a. Dr.a Sylvia Homem de Bittencourt.

Atividades

2/1997 - 12/2000
Ensino, Letras Português Inglês, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Literatura Portuguesa I
Literatura Portuguesa II
Literatura Portuguesa III
Literatura Portuguesa IV
2/1999 - 2/2000
Ensino, Letras Português Espanhol, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Literatura Portuguesa I
Literatura Portuguesa II

Ministério da Educação, MEC, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2005
Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Supervisor, Carga horária: 40
Outras informações
Supervisor da equipe de corretores da prova de redação do ENEM, durante os períodos: 1- setembro de 2003; 2- setembro de 2004; 3- outubro de 2005.


Instituto Paulo Freire, IPF, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2006
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: autor de material didático, Carga horária: 10
Outras informações
Elaboração de material didático de Língua Portuguesa para EJA (Ensino de Jovens e Adultos) dentro da proposta SESI-EDUCA e seguindo a pedagogia freireana.

Atividades

9/2005 - 11/2006
Serviços técnicos especializados , Instituto Paulo Freire, .

Serviço realizado
Elaboração de material didático para EJA (Ensino de Jovens e Adultos) - Língua Portuguesa (fases 5 a 8).

Gruhbas Projetos Educacionais e Culturais, GRUHBAS, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2002
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: , Carga horária: 4
Outras informações
Curso de formação continuada de professores de Ensino Fundamental I e II da rede municipal de ensino de Santana do Parnaíba. Assessoria à equipe de coordenadores da Secretaria Municipal de Ensino de Bertioga (SP).

Atividades

2/2002 - 12/2002
Serviços técnicos especializados , Gruhbas Projetos Educacionais e Culturais, .

Serviço realizado
Assessoria à equipe de coordenadores da Secretaria Municipal de Ensino de Bertioga.
2/2002 - 12/2002
Treinamentos ministrados , Gruhbas Projetos Educacionais e Culturais, .

Treinamentos ministrados
Curso "As disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática em diálogo" para a Secretaria Municipal de Educação de Bertioga
7/2002 - 7/2002
Treinamentos ministrados , Gruhbas Projetos Educacionais e Culturais, .

Treinamentos ministrados
curso "A formação do aluno leitor - o processamento da leitura" para a Secretaria Municipal de Educação de Araras
2/2002 - 5/2002
Treinamentos ministrados , Gruhbas Projetos Educacionais e Culturais, .

Treinamentos ministrados
curso "Os estudos lingüísticos na aula de português - a formação do aluno leitor" para a Secretaria de Educação de Santana do Parnaíba

Colégio Hugo Sarmento, CHS, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2006
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: professor, Carga horária: 4
Outras informações
Professor de Leitura Literária e Produção Textual na 8.a. série do EF e no 1.o ano do EM

Atividades

2/2006 - 8/2006
Ensino,

Disciplinas ministradas
Leitura Literária e Produção Textual
2/2006 - 8/2006
Ensino,

Disciplinas ministradas
Leitura Literária e Produção Textual

COC - Colégio Osvaldo Cruz, COC, Brasil.
Vínculo institucional

1997 - 2000
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: PROFESSOR, Carga horária: 20


Faculdade Don Domênico, DONDOMÊNICO, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2002
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: professor assistente, Carga horária: 8

Atividades

2/2001 - 12/2002
Ensino, Letras Português - Inglês, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa
Literatura Portuguesa

Colégio Coração de Maria, CCM, Brasil.
Vínculo institucional

1996 - 1998
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: professor, Carga horária: 25

Atividades

2/1997 - 12/1999
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa e Literaturas
2/1996 - 12/1998
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa


Linhas de pesquisa


1.
Elaboração de material didático
2.
DISCURSO ESCRITO E DISCURSO FALADO EM LÍNGUA PORTUGUESA
3.
Metodologia do Ensino e da Aprendizagem de Língua Portuguesa (e Literaturas)
4.
Base Nacional Curricular Comum
5.
Elaboração de cursos de curta duração em Literatura, Arte e Educação.
6.
Cultchannel: cursos on line de Linguagens, Arte, Cultura e Educação
7.
Multiletramentos e Ensino de Linguagens
8.
Interdisciplinaridade e Ensino de Linguagens


Projetos de pesquisa


2017 - Atual
MATERIALIDADES LITERÁRIAS E ARTÍSTICAS: MULTILETRAMENTOS, (RE)CONSTRUÇÃO DO SENTIDOS E EXPERIÊNCIAS ESTÉTICAS
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: José Luís Marques López Landeira - Coordenador / MARCOS HORÁCIO GOMES DIAS - Integrante / CRISTIANO TONEIS - Integrante.Número de orientações: 2
2017 - Atual
ENSINO DE MULTIPLAS LINGUAGENS E LETRAMENTOS NAS INTERFACE ESCOLA/SOCIEDADE: A BASE NACIONAL CURRICULAR COMUM E O CONHECIMENTO DE LÍNGUA MATERNA
Descrição: Este projeto objetiva analisar criticamente as propostas curriculares presentes na Base Nacional Curricular Comum (BNCC), particularmente, de Língua Portuguesa, tanto na sua especificidade, como nas possibilidades interdisciplinares deste componente com as outras disciplinas escolares, no desenvolvimento de produção técnica/tecnológica na área de Ensino da Língua Materna. Visa-se a pesquisar, desenvolver e promover material didático e instrucional e outros produtos, de ensino centrados nos estudos das práticas sociais e discursivas dos letramentos, bem como nas atividades de oralidade, leitura e da escrita nas sociedades letradas na interface com os conhecimentos linguísticos, semióticos e culturais..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: José Luís Marques López Landeira - Coordenador / MARCOS HORÁCIO GOMES DIAS - Integrante / CRISTIANO TONEIS - Integrante / Gilson Silva - Integrante / RUY PIETROPAULO - Integrante / Raquel Canova - Integrante.Número de orientações: 1
2017 - Atual
A CURADORIA DE UMA EXPOSIÇÃO: INTERFACES COM AS MÍDIAS E OS PROCESSOS DE ENSINO
Descrição: Analisar possibilidades pedagógicas e didáticas para o ensino a partir do conhecimento dos elementos e interações presentes nas exposições que ocorrem fora do espaço escolar, principalmente, exposições de artes. VINCULADA AO GEEM - GRUPO DE ESTUDOS DE ENSINO E MULTILETRAMENTOS Linha de pesquisa: ENSINO E MÚLTIPLAS LINGUAGENS: ARTES E SOCIEDADE.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: José Luís Marques López Landeira - Integrante / MARCOS HORÁCIO GOMES DIAS - Coordenador / CRISTIANO TONEIS - Integrante / FÁBIO SILVESTRE - Integrante / Gilson Silva - Integrante / Norma Kerches de Oliveira Rogeri - Integrante / Maria das Graças Bezerra Barreto - Integrante.
2017 - Atual
CULTCHANNEL: conteúdos de Arte, Cultura e Educação
Descrição: Desenvolvimento de conteúdos para a plataforma Cultchannel.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2017 - Atual
Literacia da Leitura e Cognição
Descrição: O projeto ?Literacia da Leitura e Cognição? coordenado por Maria Cristina de Almeida Mello e Maria Isabel Pires Pereira, surge no âmbito da área de Português dos mestrados em ensino (MEP, MEPL e MEPLE) e está sedeado no NEEFLUC com os objetivos de ? melhorar as competências leitoras dos alunos estagiários dos Mestrados em Ensino com a componente de Português (foco nos estagiários), ? potenciar o investimento dos alunos estagiários, em contexto pedagógico, na melhoria de competências de leitura dos seus alunos (3.º ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário) e ? focalizar a atenção dos alunos no trabalho sobre o texto complexo..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2017 - Atual
A IMAGEM DO MONGE PEREGRINO NA PALAVRA MEDIEVAL DE MANOEL DE BARROS: A confluência dos movimentos
Descrição: O projeto de pós-doutorado visa a investigar a figura do monge peregrino, como emerge na obra de Manoel de Barros, à luz dos monges andarilhos em nome da fé presentes no pensamento e na literatura medieval, de modo especial nos apotegmas e hagiografias dos padres do deserto a partir do universo presente na literatura medieval portuguesa. Esse relacionar busca melhor compreender o fazer poético de Barros. A interface que se deseja estabelecer quer surpreender o monge medieval em momentos distintos e complementares: na busca do lugar santo, usualmente, o deserto, ou na missão, convertendo pagãos e animando as almas dos conversos. Nos dois casos, o monge é tomado como peregrino do Sagrado que deixa a sua coletividade para se alçar no desconhecido a fim de encontrar Deus sempre longe de sua comunidade de origem, atravessando terras inóspitas, sentindo-se um eterno estrangeiro e, ali, quer no deserto, quer na missão, peregrino de si mesmo, busca a sua própria salvação e encontro com o Mistério..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2016 - 2016
A prática de ser professor: as teorias em sala de aula
Descrição: Investigação das práticas docentes da área de LINGUAGENS, particularmente, Língua Portuguesa e Artes..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2000 - 2002
FILOLOGIA E LÍNGUA PORTUGUESA: Discurso Escrito e Discurso Falado em Língua Portuguesa - Traços Estilísticos da Linguagem Poética
Descrição: O projeto pretendeu descrever os usos da língua portuguesa de expressão brasileira na linguagem poética moderna e compor um quadro desses usos..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (7) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: José Luís Marques López Landeira - Integrante / Guaraciaba Micheletti - Coordenador / Alexandre Miranda Rosa - Integrante / Ana Boaventura Calderaro Lopes - Integrante / Elisabeth Hosmizida Britto Cury - Integrante / Isabel de Andrade Moliterno - Integrante / Letícia Paula de Freitas Peres - Integrante / Maria José Sueli da Silva - Integrante.
1996 - 2000
PRAGMÁTICA: Discurso Escrito e Discurso Falado em Língua Portuguesa - Traços estilísticos da Linguagem Poética
Descrição: Estudo de usos da língua portuguesa na poesia de alguns autores modernos e contemporâneos na produção brasileira.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (6) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: José Luís Marques López Landeira - Integrante / Guaraciaba Micheletti - Coordenador / Ana Boaventura Calderaro Lopes - Integrante / Isabel de Andrade Moliterno - Integrante / Letícia Paula de Freitas Peres - Integrante / Maria José Sueli da Silva - Integrante / Patrícia de Ávila Vechiatto - Integrante.


Projetos de extensão


2016 - Atual
Plataforma Cultchannel
Descrição: Produção da plataforma Cultchannel - formato tecnológico e educativo.
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.


Projetos de desenvolvimento


2017 - Atual
CENTRO DE PESQUISA E EDUCAÇÃO DO MUSEU DE ARTE SACRA DE SÃO PAULO
Descrição: Projeto de parceria de pesquisa entre o Museu de Arte Sacra para o Museu de Arte Sacra de São Paulo, e a Faculdade Zumbi dos Palmares para desenvolver os seguintes produtos: Proposta curricular de curso de Pós-graduação Latu Sensu em Arte Sacra; Projeto da Revista do Museu de Arte Sacra de São Paulo; Grupo(s) de pesquisa em Arte, Cultura e Educação..
Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento.
2015 - Atual
ESCOLA BOA VIDA - CONSTRUÇÃO CURRICULAR
Descrição: Desenvolvimento curricular e pedagógico do Complexo Educacional Internacional Boa Vida, situado no Município de Belas, em Luanda - Angola..
Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento.
2014 - 2016
A ÁREA DE LINGUAGENS DO COLÉGIO MADRE CABRINI
Descrição: Implantação e desenvolvimento da área de linguagens do Colégio Madre Cabrini, com a formação semanal dos professores da área e produção de documentos, inclusive modelos de currículos de Língua Portuguesa, Artes e Educação Física.
Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.
2009 - 2010
Lousa Eletronica - Língua Portuguesa ? Ensino Médio
Descrição: Criação e desenvolvimento de softwares para lousa eletrônica para a disciplina de Língua Portuguesa ? Ensino Médio das escolas da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo.
Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.


Outros Projetos


2017 - 2017
projeto de candidatura a pós-doutorado (A imagem do monge peregrino na palavra medieval de Manoel de Barros - a confluência dos movimentos)
Descrição: Projeto de pós-doutorado apresentado na Universidade de Coimbra neste ano. Situação: aprovado..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Doutorado: (1) .
Integrantes: José Luís Marques López Landeira - Coordenador.


Membro de corpo editorial


2014 - Atual
Periódico: Revista Acadêmica da Faculdade Fernão Dias - RAFE
2013 - Atual
Periódico: Revista de Educação, Gestão e Sociedade
2005 - 2006
Periódico: Dialogia (UNINOVE)


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Métodos e Técnicas de Ensino.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Aplicada/Especialidade: Lingüística Aplicada à Educação.
4.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Teoria Literária/Especialidade: Teoria Literária Aplicada à Educação.
5.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Brasileira.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Galego
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Italiano
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2018
Ordem Nacional do Mérito Educativo, Ministério da Educação.


Produções



Produção bibliográfica
Citações

SciELO
Total de trabalhos:1
Total de citações:1
Landeira, José Luís  Data: 30/08/2010

Outras
Total de trabalhos:3
Total de citações:3
LANDEIRA, JOSÉ LUÍS  Data: 16/02/2009

Artigos completos publicados em periódicos

1.
LANDEIRA, José Luís2010LANDEIRA, José Luís. A repetição na poesia de Manoel de Barros: as distâncias do nada. Trabalhos em Lingüística Aplicada, v. 49, p. 39-51, 2010.

2.
LANDEIRA, José Luís2009LANDEIRA, José Luís. Bakhtin nas aulas de português. PRESENÇA PEDAGOGICA, v. 15, p. 10-14, 2009.

3.
LANDEIRA, José Luís2009LANDEIRA, José Luís. Linguagem, razão e transcendência: uma abordagem estilística da poesia de Manoel de Barros. REVISTA PHILOLOGUS, v. 45, p. 92-112, 2009.

4.
LANDEIRA, José Luís2007LANDEIRA, José Luís. Entre o quase e a ação. Pátio (Porto Alegre. 1997), v. XI, p. 25-27, 2007.

5.
LANDEIRA, José Luís2006LANDEIRA, José Luís. O amor à palavra e o estudo da linguagem na aula de português. Presença Pedagógica, Belo Horizonte, v. 12, n.69, p. 12-17, 2006.

6.
LANDEIRA, José Luís2006LANDEIRA, José Luís. Editorial. Dialogia (UNINOVE), v. 5, p. 11-12, 2006.

7.
LANDEIRA, José Luís2006LANDEIRA, José Luís. Reflexões práticas sobre a formação de professores de língua portuguesa: a construção do memorial. Dialogia (UNINOVE), v. 5, p. 125-133, 2006.

8.
LANDEIRA, José Luís2002LANDEIRA, José Luís. Ler é um prazer? Estratégias de Leitura do texto literário. Educação em Foco (Juiz de Fora), Belo Horizonte, n.6, p. 33-41, 2002.

9.
LANDEIRA, José Luís2002LANDEIRA, José Luís. A narrativa Literária em sala de aula: uma abordagem interdisciplinar. Bolando Aula, Santos, n.44, p. 8-9, 2002.

10.
LANDEIRA, José Luís2002LANDEIRA, José Luís. A aula de português sob o poder simbólico. Bolando Aula, Santos, n.45, p. 8-10, 2002.

11.
LANDEIRA, José Luís2002LANDEIRA, José Luís. O professor de língua legítima e o professor de língua portuguesa. Bolando Aula, Santos, v. 6, p. 12-14, 2002.

12.
LANDEIRA, José Luís2002LANDEIRA, José Luís. Reflexões de um professor sobre as eleições para a presidência do Brasil em 2002 - análise do momento histórico. Jornal Bolando Aula, Santos, n.50, p. 8-9, 2002.

13.
LANDEIRA, José Luís2002LANDEIRA, José Luís. Escola: um lugar de educação. Jornal Bolando Aula, Santos, n.52, p. 10-11, 2002.

14.
LANDEIRA, José Luís2002LANDEIRA, José Luís. Faces dialógicas na poesia de Rui Knopfli. Letras & Letras, v. 2, p. 37-44, 2002.

15.
LANDEIRA, José Luís2001LANDEIRA, José Luís. África e Brasil em sala de aula. Revista de Ciências, Educação e Artes Don Domênico, Guarujá, v. 1, n.2, p. 71-78, 2001.

16.
LANDEIRA, José Luís2001LANDEIRA, José Luís. Manoel de Barros e o ilógico olhar poético que transcende a razão. O Guardador de Inutensílios, Campo Grande, v. 1, n.4, p. 68-73, 2001.

17.
LANDEIRA, José Luís2001LANDEIRA, José Luís. A gramática como instrumento de interpretação do texto: uma reflexão para a análise de livros didáticos. Bolando Aula, Santos, 2001.

18.
LANDEIRA, José Luís2000LANDEIRA, José Luís. O colar de Carolina numa aula de Literatura Infantil. Bolando Aula, Santos, v. 4, p. 10-12, 2000.

19.
LANDEIRA, José Luís1998LANDEIRA, José Luís. A hora de escolher literatura infantil. Bolando Aula, Santos, 1998.

20.
LANDEIRA, José Luís1998LANDEIRA, José Luís. A argumentação em sala de aula. Bolando Aula, Santos, 1998.

21.
LANDEIRA, José Luís1997LANDEIRA, José Luís. Coerência e argumentação em sala de aula. Bolando Aula, Santos, 1997.

22.
LANDEIRA, José Luís1997LANDEIRA, José Luís. A leitura do texto: coesão e coerência - reflexões para a formação de professores. Bolando Aula, Santos, 1997.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
LANDEIRA, José Luís; DELATORRE, Adelliane (Org.) ; Coimbra, Patrícia (Org.) ; LIRA, Vanessa (Org.) ; OLIVEIRA, Larissa (Org.) ; XAVIER, Abel (Org.) . A prática de ser professor: as teorias em sala de aula. 1. ed. Lisboa; São Paulo: Chiado books, 2018. v. 1. 262p .

2.
LANDEIRA, José Luís; BARONTO, L. E. . O tempo em gêneros. 1. ed. São Paulo: Salesiana, 2008. v. 1. 88p .

3.
LANDEIRA, José Luís; BARONTO, L. E. . O espaço em gêneros. 1. ed. São Paulo: Salesiana, 2008. v. 1. 112p .

4.
LANDEIRA, José Luís; VIEIRA, Alice . Filosofia: Ensino Médio, 1.o ano (O olhar filosófico). 1. ed. Brasília: Cisbrasil - CIB, 2008. v. 1. 64p .

5.
LANDEIRA, José Luís; VIEIRA, Alice . Filosofia: Ensino Médio, 1.o ano (Palavras: como a Filosofia vê a linguagem). 1. ed. Brasília: Cisbrasil - CIB, 2008. v. 1. 60p .

6.
LANDEIRA, José Luís; VIEIRA, Alice ; SMOLE, K. C. S. ; DINIZ, M. I. . Filosofia: Ensino Médio - 1 ano (Livro do Professor). 1. ed. Brasília: Cisbrasil - CIB, 2008. v. 1. 80p .

7.
LANDEIRA, José Luís; GALIANI, José Antônio . Ensino Religioso - volume 3. 1. ed. Brasília: Cisbrasil - CIB, 2008. v. 1. 144p .

8.
LANDEIRA, José Luís; VIEIRA, Alice . Filosofia: Ensino Médio, 1.o ano (Beleza põe mesa? - Como a Filosofia vê a arte). 1. ed. Brasília: Cosbrasil - CIB, 2008. v. 1. 60p .

9.
LANDEIRA, José Luís; VIEIRA, Alice . Língua Portuguesa: Ensino Médio (Volume 3). 1. ed. Brasília: CIB - Cisbrasil, 2006. v. 1. 432p .

10.
LANDEIRA, José Luís Marques López; GALIANI, José Antônio . Ensino Religioso - livro 2. 1. ed. Brasília: CIB - Cisbrasil, 2006. v. 1. 175p .

11.
LANDEIRA, José Luís; VIEIRA, Alice . Língua Portuguesa: Ensino Médio (Volume 3) - Livro do Professor. 1. ed. Brasília: Cisbrasil - CIB, 2006. v. 1. 68p .

12.
LANDEIRA, José Luís; VIEIRA, Alice . Língua Portuguesa: Ensino Médio (Volume 2). 1. ed. Brasília: CIB - Cisbrasil, 2005. v. 3. 380p .

13.
LANDEIRA, José Luís; VIEIRA, Alice . Língua Portuguesa: Ensino Médio (volume 2) - livro do professor. 1. ed. Brasília: CIB - Cisbrasil, 2005. 23p .

14.
LANDEIRA, José Luís; BITTENCOURT, Sylvia Homem de . Língua Portuguesa - Ensino Médio (volume 1). 1. ed. Brasília: CIB - Cisbrasil, 2004. v. 3. 344p .

15.
LANDEIRA, José Luís; BITTENCOURT, Sylvia Homem de . Língua Portuguesa: Ensino Médio (volume 1) - livro do professor. 1. ed. Brasília: CIB - Cisbrasil, 2004. v. 1. 23p .

Capítulos de livros publicados
1.
LANDEIRA, José Luís. O que é ser um bom professor? Sobre competências e habilidades. In: JOSÉ LUÍS LANDEIRA. (Org.). A prática de ser professor: as teorias em sala de aula. 1ed.Lisboa: Chiado Books, 2018, v. 1, p. 23-48.

2.
LANDEIRA, José Luís. O que é ser um bom professor? A preparação da aula. In: JOSÉ LUÍS LANDEIRA. (Org.). A prática de ser professor: as teorias em sala de aula. 1ed.Lsiboa: Chiado books, 2018, v. 1, p. 53-84.

3.
LANDEIRA, José Luís. Para entender as dez competências gerais da Base Nacional Comum Curricular. In: JOSÉ LUÍS LANDEIRA. (Org.). A prática de ser professor: as teorias em sala de aula. 1ed.Lisboa: Chiado Books, 2018, v. 1, p. 85-112.

4.
LANDEIRA, José Luís. A aula de língua portuguesa e a formação de leitores. In: Maria Cecília Lima-Hernandes; Guilherme Fromm. (Org.). Domínios de linguagem V: Diálogo entre a universidade, a escola e a sociedade. 1ed.São Paulo: Plêiade, 2005, v. 1, p. 33-44.

5.
LANDEIRA, José Luís. Quando as palavras resolvem fazer arte. In: Zuleika de Felice Murrie. (Org.). Linguagens, códigos e suas tecnologias: livro do estudante: ensino médio. 1ed.Brasília: MEC : INEP, 2002, v. , p. 83-102.

6.
LANDEIRA, José Luís. O colar de Carolina numa aula de literatura infantil: descobrindo o prazer do texto. In: GRUHBAS Projetos Educacionais e Culturais. (Org.). A invenção da sala de aula: o melhor do bolando aula. Petrópolis: Vozes, 2002, v. 1, p. 113-119.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
LANDEIRA, José Luís. A redação e o vestibular. Folha de S. Paulo, São Paulo, 17 fev. 2004.

2.
LANDEIRA, José Luís. A redação do ENEM: destruindo o mito. Folha de S. Paulo, São Paulo, 28 out. 2003.

3.
LANDEIRA, José Luís. Gêneros textuais na sala de aula: entre modas e realidades. Na ponta do lápis.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
LANDEIRA, José Luís. ?A palavra andarilheira na poesia de Manoel de Barros: ecos para o fazer educativo. In: II Congreso Virtual Internacional de Educación, Innovación y TIC, 2017, Madrid (España). EDUNOVATIC - 2017. Eindhoven (Holanda): Editorial Internacional Adaya Press, 2017. v. 1.

2.
LANDEIRA, José Luís. Como construir conhecimento em época de hipertextos? Pensar em mosaico. In: II Congreso Virtual Internacional de Educación, Innovación y TIC, 2017, Madrid (Espanha). EDUNOVATIC - 2017. Eindhoven (Holanda): Editorial Internacional Adaya Press, 2017.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
LANDEIRA, José Luís; SMOLE, K. C. S. ; ZENUN, K. . Reinventando a identidade de uma rede de escolas. Um projeto pedagógico associado ao prazer de aprender. In: IV Colóquio Luso-Brasileiro sobre Questões Curriculares, 2008, Florianópolis. Colóquio Luso-Brasileiro Sobre Questões Curriculares: Currículos, Teorias e Métodos. Florianópolis: UFSC - CED - NUP, 2008. v. 1. p. 391-391.

2.
LANDEIRA, José Luís. Mikhail Bakhtin - Gêneros do Discurso e Dialogismo no Currículo de Língua Portuguesa do Ensino Médio. In: IV Colóquio Luso-Brasileiro sobre Questões Curriculares, 2008, Florianópolis / SC. Colóquio Luso-Brasileiro sobre Questões Curriculares: Curriculos, Teorias e Métodos. Florianópolis: UFSC - CED - NUP, 2008. v. 1. p. 390-390.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
LANDEIRA, José Luís; MICHELETTI, Guaraciaba ; GOLDSTEIN, N. S. . Discurso e poesia. In: Simpósio Internacional sobre Análise do Discurso: Confrontos e Controvérsias, 1997, Belo Horizonte. Simpósio Internacional sobre Análise do Discurso: Confrontos e Controvérsias, 1997. v. 1. p. 35-35.

Apresentações de Trabalho
1.
LANDEIRA, José Luís. O Sagrado na Literatura. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
LANDEIRA, José Luís. Sequência Didática. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
LANDEIRA, José Luís. ?E o verbo se fez poesia: o sagrado e a transcendência na poesia moderna?. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
LANDEIRA, José Luís. Mikhail Bakhtin - Gêneros do discurso e dialogismo no Currículo de Língua Portuguesa do Ensino Médio. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
LANDEIRA, José Luís. Mikhail Bakhtin - Gênero do Discurso e Dialogismo no Currículo de Língua Portuguesa do Ensino Médio. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
LANDEIRA, José Luís; SMOLE, K. C. S. ; ZENUN, K. . Reinventando a identidade de uma rede de escolas: um projeto pedagógico associado ao prazer de aprender. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
LANDEIRA, José Luís. 'O não-lugar na formação do poeta: o andarilho como mestre'. 2002. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
LANDEIRA, José Luís; MICHELETTI, Guaraciaba ; GOLDSTEIN, N. S. . Discurso e poesia. 1997. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
LANDEIRA, José Luís. Ensino Religioso em perspectiva interdisciplinar. São Paulo, 2018. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

2.
LANDEIRA, José Luís. diálogos com as linguagens em sala de aula: caminhos da teoria para a prática. Lisboa/São Paulo, 2018. (Prefácio, Pósfacio/Introdução)>.

3.
LANDEIRA, José Luís; MURRIE, Zuleika . BASE NACIONAL CURRICULAR COMUM - BNCC (Língua Portuguesa). Brasilía: MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO - MEC/INEP, 2016 (Proposta Curricular).

4.
LANDEIRA, José Luís. REFLEXÕES SOBRE INOVAR E INOVAÇÃO 2015 (Texto para aula).

5.
LANDEIRA, José Luís. O APRENDIZADO DE AMAR O CORPO 2013 (texto para blog).

6.
LANDEIRA, José Luís. BULLYING - ALGUMAS PERGUNTAS PERTINENTES 2013 (texto para blog).

7.
LANDEIRA, José Luís. INTERPRETAR UMA OBRA DE ARTE - PARTE 1 2013 (texto para blog).

8.
LANDEIRA, José Luís. A TRANSCENDÊNCIA, A FÉ E A ARTE... 2013 (texto para blog).

9.
LANDEIRA, José Luís; AGUIAR, E. ; ANGELO, D. ; MATEOS, J. H. N. ; VIEIRA, Alice . Proposta Curricular do Estando de São Paulo: Língua Portuguesa. São Paulo: SEE, 2008 (Proposta Curricular).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
LANDEIRA, José Luís. ESTRUTURA CURRICULAR DA ESCOLA BOA VIDA. 2017.

2.
LANDEIRA, José Luís; DINIZ, M. I. . construção do currículo de Língua Portuguesa da Associação Crescer Sempre: contraturno.. 2016.

3.
LANDEIRA, José Luís; MURRIE, Zuleika . BNCC - Base Nacional Curricular Comum de Língua Portuguesa da BNCC - 3.a versão. 2016.

4.
LANDEIRA, José Luís. HABILIDADES NA CONSTRUÇÃO DE ITENS. 2016.

5.
LANDEIRA, José Luís. Área de Humanidades da ISITEC. 2014.

6.
LANDEIRA, José Luís; MATEOS, J. H. N. . Elaboraçao de projeto curricular de lingua portuguesa para o Ensino Medio. 2012.

7.
LANDEIRA, José Luís; VIEIRA, Alice ; DINIZ, M. I. ; SMOLE, K. C. S. . Proposta Curricular de Filosofia para o Ensino Médio da Rede Salesiana de Escolas - RSE. 2010.

8.
LANDEIRA, José Luís. Projeto de crônicas 'Pais e filhos em conexão'. 2009.

9.
LANDEIRA, José Luís; GALIANI, José Antônio ; DINIZ, M. I. ; SMOLE, K. C. S. . Proposta Curricular de Ensino Religioso (Ensino Médio) da Rede Salesiana de Escolas - RSE. 2005.

Produtos tecnológicos
1.
LANDEIRA, José Luís. O turista e a obra de arte. 2018.

2.
LANDEIRA, José Luís. Um livro que ninguém lê. 2018.

3.
DIAS, M. H. G. ; LANDEIRA, José Luís . Arte Sacra: encontros entre a História da Arte e as Teorias da Interpretação. 2017.

4.
LANDEIRA, José Luís. A LINGUAGEM E O DESEJO DE MUDAR O MUNDO.... 2017.

5.
LANDEIRA, José Luís. Quando visitamos um templo religioso como obra de arte.... 2017.

6.
LANDEIRA, José Luís. A rua das flores, na Lisboa de Eça de Queirós. 2017.

7.
LANDEIRA, José Luís. Quando estamos diante da obra de arte... o que fazer?. 2017.

8.
LANDEIRA, José Luís. QUAL A SUA MISSÃO NO MUNDO?. 2017.

9.
LANDEIRA, José Luís. LITERATURA DOS PAÍSES AFRICANOS DE EXPRESSÃO PORTUGUESA - EP 3. 2017.

10.
LANDEIRA, José Luís. LITERATURA DOS PAÍSES AFRICANOS DE EXPRESSÃO PORTUGUESA - EP 1. 2017.

11.
LANDEIRA, José Luís. LITERATURA DOS PAÍSES AFRICANOS DE EXPRESSÃO PORTUGUESA - EP 2. 2017.

12.
LANDEIRA, José Luís. ALTERIDADE E LINGUAGEM EP 1. 2017.

13.
LANDEIRA, José Luís. O CONCEITO de TEMPO: Idade Média da Europa Ocidental. 2017.

Trabalhos técnicos
1.
LANDEIRA, José Luís; DIAS, MARCOS HORÁCIO G. ; ZANATA, Fernando ; ANJOS, I. . Cultchannel. 2017.

2.
LANDEIRA, José Luís; DIAS, M. H. G. . Revista DivinArte - Revista do Museu de Arte Sacra de São Paulo. 2017.

3.
LANDEIRA, José Luís. REVISOR DE ENSINO RELIGIOSO DA BASE NACIONAL CURRICULAR COMUM - BNCC (3 versão). 2017.

4.
LANDEIRA, José Luís. A LITERATURA INFANTO-JUVENIL NA CONTEMPORANEIDADE: OUTRO OLHAR PARA O LITERÁRIO EM SALA DE AULA. 2017.

5.
LANDEIRA, José Luís. BASE NACIONAL CURRICULAR COMUM - BNCC. 2016.

6.
LANDEIRA, José Luís; DIAS, M. H. G. . Construção do conceito de Arte Sacra de uma perspectiva histórico-cultural. 2015.

7.
LANDEIRA, José Luís; MATEOS, J. H. N. ; ANGELO, D. ; AGUIAR, E. . Proposta Curricular de Língua Portuguesa da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo - SEE-SP. 2008.

8.
LANDEIRA, José Luís; VIEIRA, Alice ; BITTENCOURT, Sylvia Homem de . Proposta Curricular de Língua Portuguesa de Ensino Médio da Rede Salesiana de Escolas - RSE. 2003.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
LANDEIRA, José Luís; BISCALQUIN, D. . Educaçao. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

2.
LANDEIRA, José Luís; BISCALQUIN, D. . Educaçao para sonhar. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

3.
LANDEIRA, José Luís. ?Na internet cabe tudo!? Tudo mesmo? (. 2013. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

4.
LANDEIRA, José Luís. Linguista: educadores acham que falar certo é falar rebuscado. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

5.
LANDEIRA, José Luís; BISCALQUIN, D. . Educaçao. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

Redes sociais, websites e blogs
1.
LANDEIRA, José Luís. CANAL PROFESSOR LANDEIRA. 2018; Tema: EDUCAÇAO, ARTE E CULTURA. (Blog).

2.
LANDEIRA, José Luís; DIAS, MARCOS HORÁCIO G. . CULTURARTE - CULTURA, PENSAMENTO E LINGUAGENS (Facebook). 2017; Tema: CULTURA, EDUCAÇÃO, ARTES E LINGUAGENS. (Rede social).

3.
LANDEIRA, José Luís; DIAS, MARCOS HORÁCIO G. . CULTURARTE. 2017; Tema: Culturarte - Cultura, Pensamento e Linguagens. (Site).

4.
LANDEIRA, José Luís; TONEIS, C. ; PIETROPAULO, R. ; DIAS, M. H. G. ; SILVESTRE, F. ; SILVA, G. ; ROGERI, N. K. O. ; PEREIRA, I. ; BARRETO, M. G. B. ; CANOVA, R. F. ; OLIVEIRA, M. H. P. ; REIS, R. R. ; COSTA, M. R. M. ; TAVARES, A. L. . GEEM - GRUPO DE ESTUDOS DE ENSINO E MULTILETRAMENTOS. 2017; Tema: divulgação do GEEM - Grupo de Estudos de Ensino e Multiletramentos. (Blog).

5.
LANDEIRA, José Luís; DIAS, MARCOS HORÁCIO G. ; ANJOS, I. ; ZANATA, Fernando . CULTCHANNEL. 2017; Tema: divulgação e apresentação da plataforma cultchannel. (Site).

6.
LANDEIRA, José Luís. LINKED IN. 2015. (Rede social).

7.
LANDEIRA, José Luís. Litterae - Consultoria em Educação e Linguagem. 2013; Tema: Litterae - Consultoria em Educação e Linguagem: discussao de temas da area de modo breve e motivador. (Rede social).

8.
LANDEIRA, José Luís. facebook - JOSÉ LUÍS MARQUES LÓPEZ LANDEIRA. 2012; Tema: microblog pessoal. (Blog).

9.
LANDEIRA, José Luís. *EDUCABLOG - Para pensarmos educaçao e linguagem. 2010; Tema: Blog voltado para a formaçao continuada de professores de Ensino Fundamental. Textos de autoria propria.. (Blog).


Demais tipos de produção técnica
1.
LANDEIRA, José Luís; XAVIER, Abel ; LIRA, Vanessa ; Coimbra, Patrícia ; DELATORRE, Adelliane ; OLIVEIRA, Larissa . A prática de ser professor: as teorias em sala de aula. 2018. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - livro).

2.
LANDEIRA, José Luís; XAVIER, Abel ; Coimbra, Patrícia ; DELATORRE, Adelliane ; LIRA, Vanessa ; OLIVEIRA, Larissa . A prática de ser professor: as teorias em sala de aula. 2018. (Editoração/Livro).

3.
LANDEIRA, José Luís. A vida cotidiana na Idade Média: Espaços entre Deus e o Homem. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
LANDEIRA, José Luís. O conceito de tempo na Idade Média: o diálogo com a arte e com a fé. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

5.
LANDEIRA, José Luís. Os diversos conceitos de tempo e a Idade Média. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - vídeo educacional).

6.
LANDEIRA, José Luís. O Teocentrismo e o Tempo do Maravilhoso. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - vídeo educacional).

7.
LANDEIRA, José Luís. Tempo e simbolismo do cotidiano sagrado e profano na Idade Média. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - vídeo educacional).

8.
LANDEIRA, José Luís. O Tempo da Burguesia X O Tempo da Igreja. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - vídeo educacional).

9.
LANDEIRA, José Luís. Processos para a interpretação de uma obra de Arte Sacra. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - vídeo educacional).

10.
LANDEIRA, José Luís. O que a Arte Sacra tem a nos ensinar?. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - vídeo educacional).

11.
BORTULUCCE, V. ; LANDEIRA, José Luís . O Vestuário como Componente Social. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - vídeo educacional).

12.
BORTULUCCE, V. ; LANDEIRA, José Luís . O Vestuário como Construtor de Cultura: Arte, Moda e Vestuário. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - vídeo educacional).

13.
LANDEIRA, José Luís; DIAS, MARCOS HORÁCIO G. . Conversas sobre Arte Sacra. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - vídeo educacional).

14.
LANDEIRA, José Luís. LITERATURAS AFRICANAS DE EXPRESSÃO PORTUGUESA - PARTE 3. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - vídeo educacional).

15.
LANDEIRA, José Luís. Pensando a escola. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Vídeo).

16.
LANDEIRA, José Luís. EPISÓDIO 2 - LITERATURA AFRICANA DE EXPRESSÃO PORTUGUESA. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - vídeo educacional).

17.
LANDEIRA, José Luís. O QUE SE DESEJA COM EDUCAÇÃO LITERÁRIA?. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - vídeo educacional).

18.
LANDEIRA, José Luís. Como fazer meu filho gostar de ler?. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - vídeo educacional).

19.
LANDEIRA, José Luís. Ainda para refletir: o que buscamos na arte?. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Vídeo).

20.
LANDEIRA, José Luís. (ppt) O CONCEITO DE TEMPO NA IDADE MÉDIA. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - materialdidático(ppt)).

21.
LANDEIRA, José Luís. (ppt) Estudos de Semiótica e Linguística Aplicada ao Universo Profissional - parte 1. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - materialdidático(ppt)).

22.
LANDEIRA, José Luís. ppt) Estudos de Semiótica e Linguística Aplicada ao Universo Profissional - parte 2. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - materialdidático(ppt)).

23.
LANDEIRA, José Luís. (PPT) Estudos de Semiótica e Linguística Aplicada ao Universo Profissional - parte 3. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - materialdidático(ppt)).

24.
LANDEIRA, José Luís. LITERATURAS AFRICANAS EM LÍNGUA PORTUGUESA - PARTE 1. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - vídeo educacional).

25.
LANDEIRA, José Luís. O QUE É SER UM BOM PROFESSOR? SOBRE COMPETÊNCIAS E HABILIDADES. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - capítulo-livro).

26.
LANDEIRA, José Luís. O QUE É SER UM BOM PROFESSOR? A PREPARAÇÃO DA AULA. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - capítulo-livro).

27.
LANDEIRA, José Luís. AS DEZ COMPETÊNCIAS GERAIS DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - capítulo-livro).

28.
LANDEIRA, José Luís. Educação Literária e a construção da identidade. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - vídeo educacional).

29.
LANDEIRA, José Luís. A VIDA COTIDIANA NA IDADE MÉDIA: ESPAÇOS ENTRE DEUS E O HOMEM (aula 1). 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - materialdidático(ppt)).

30.
LANDEIRA, José Luís; DIAS, M. H. G. . Arte e Cultura Medieval. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

31.
LANDEIRA, José Luís. A arte sacra da Idade Media na Península Ibérica. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

32.
DINIZ, M. I. ; LANDEIRA, José Luís . Estrutura do currículo para o projeto Jovem Crescer. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - materialdidático(ppt)).

33.
LANDEIRA, José Luís. PPT - HABILIDADES NA CONSTRUÇÃO DE ITENS. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - materialdidático(ppt)).

34.
LANDEIRA, José Luís; DIAS, M. H. G. . O Barroco é Isto: Introdução aos estudos da Arte e da Literatura. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

35.
LANDEIRA, José Luís. ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE O ENADE. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - material didático (ppt)).

36.
LANDEIRA, José Luís. O professor na área de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - apostila).

37.
LANDEIRA, José Luís; MATEOS, J. H. N. . 2a. ed. Cadernos do professor - Língua Portuguesa (Ensino Médio) - 1a. série - volume 1. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - MATERIALDIDATICO).

38.
LANDEIRA, José Luís; MATEOS, J. H. N. . 2a. ed. Cadernos do professor - Língua Portuguesa (Ensino Médio) - 1a. série - volume 2. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - MATERIALDIDATICO).

39.
LANDEIRA, José Luís; MATEOS, J. H. N. . 2a. Ed. Cadernos do professor - Língua Portuguesa (Ensino Médio) - 2a. série - volume 1. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - MATERIALDIDATICO).

40.
LANDEIRA, José Luís; MATEOS, J. H. N. . 2a. Ed. Cadernos do professor - Língua Portuguesa (Ensino Médio) - 2a. série - volume 2. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - MATERIALDIDATICO).

41.
LANDEIRA, José Luís; MATEOS, J. H. N. . 2a. ed. Cadernos do professor - Língua Portuguesa (Ensino Médio) - 3a. série - volume 1. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - MATERIALDIDATICO).

42.
LANDEIRA, José Luís; MATEOS, J. H. N. . 2a. ed. Cadernos do professor - Língua Portuguesa (Ensino Médio) - 3a. série - volume 2. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - MATERIALDIDATICO).

43.
LANDEIRA, José Luís. Simbologia e Arte Cristã. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

44.
LANDEIRA, José Luís. ETICA PARA O ENSINO SUPERIOR: POR QUE EU NÃO POSSO FAZER TUDO O QUE EU QUERO?. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - MATERIAL DIDATICO).

45.
LANDEIRA, José Luís; MATEOS, J. H. N. . Cadernos do aluno - Língua Portuguesa (Ensino Médio). 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Cadernos).

46.
LANDEIRA, José Luís; MATEOS, J. H. N. . Cadernos do professor - Língua Portuguesa (Ensino Médio) - 1a. série - volume 1. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - MATERIALDIDATICO).

47.
LANDEIRA, José Luís; MATEOS, J. H. N. . Cadernos do professor - Língua Portuguesa (Ensino Médio) - 2a. série - volume 1. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - MATERIALDIDATICO).

48.
LANDEIRA, José Luís; MATEOS, J. H. N. . Cadernos do professor - Língua Portuguesa (Ensino Médio) - 2a. série - volume 2. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - MATERIALDIDATICO).

49.
LANDEIRA, José Luís; MATEOS, J. H. N. . 2a. ed. Cadernos do professor - Língua Portuguesa (Ensino Médio) - 3a. série - volume 1. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - MATERIALDIDATICO).

50.
LANDEIRA, José Luís; MATEOS, J. H. N. . Cadernos do professor - Língua Portuguesa (Ensino Médio) - 3a. série - volume 2. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - MATERIALDIDATICO).

51.
LANDEIRA, José Luís; MATEOS, J. H. N. . Cadernos do professor - Língua Portuguesa (Ensino Médio) - 1a. série - volume 2. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - MATERIALDIDATICO).

52.
LANDEIRA, José Luís. Sexualidade e Mundo Virtual. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

53.
LANDEIRA, José Luís. Língua Portuguesa - Ensino Médio - 1 série - 1 bimestre. 2008. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Vídeo).

54.
LANDEIRA, José Luís; MATEOS, J. H. N. . Língua Portuguesa - Ensino Médio - 2 série - 1 bimestre. 2008. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Vídeo).

55.
LANDEIRA, José Luís. Língua Portuguesa - Ensino Médio - 3. série - 1 bim.. 2008. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Vídeo).

56.
LANDEIRA, José Luís. Sexualidade, Religião e Cultura. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

57.
LANDEIRA, José Luís. TEMAS DE CULTURA CLÁSSICA (Literatura, civilização, arte, mitologia, cultura e linguagem). 2006. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - apostila).

58.
LANDEIRA, José Luís. O Ensino de português e os PCN. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Outra).


Produção artística/cultural
Outras produções artísticas/culturais
1.
LANDEIRA, José Luís. Crônicas para Pais em Conexão. 2009 (Série de Crônicas).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
REZENDE, N. L.; RIOLFI, C. R.; LANDEIRA, José Luís. Participação em banca de Leonaldo Batista dos Santos. O poema em sala de aula: a vez e a voz do leitor. 2012. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de São Paulo.

2.
VIEIRA, Alice; LUGARINHO, M. C.; ANGELO, D.; INÁCIO, E. C.; FERRO, G. D. M.; LANDEIRA, José Luís. Participação em banca de João Henrique Nogueira Mateos. Orientação sexual e homossexualidade na escola: o preconceito, o discurso e o fazer pedagógico. 2009. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de São Paulo.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
aula aberta: Mestrado em Ensino.FORMAÇÃO DE LEITORES DE LITERATURA: DIÁLOGOS E CONSTRUÇÕES. 2018. (Outra).

2.
aula aberta: Mestrado em Ensino.COMO SE FAZ UM PROFESSOR DE LÍNGUA PORTUGUESA E PARA QUE SERVE?. 2018. (Outra).

3.
Eventos do Instituto de Educação.Reflexões sobre a dimensão didático-pedagógica da base nacional comum curricular do Brasil para o Ensino Fundamental.. 2018. (Outra).

4.
Fórum: Pedagogia no Ensino Superior. 2018. (Outra).

5.
Torto no seu canto: legibilidade e opacidade em Drummond. 2018. (Outra).

6.
Conferência do Núcleo de Estudos do Protestantismo: ?JEAN DE LÉRY, MEU IRMÃO?. 2017. (Outra).

7.
EDUNOVATIC2017 - II Congreso Virtual Internacional de Educación, Innovación y TIC. A palavra andarilheira na poesia de Manoel de Barros: ecos para o fazer educativo. 2017. (Congresso).

8.
EDUNOVATIC2017 - II Congreso Virtual Internacional de Educación, Innovación y TIC. 2017. (Congresso).

9.
EDUNOVATIC2017 - II Congreso Virtual Internacional de Educación, Innovación y TIC. Como construir conhecimento em época de hipertextos? Pensar em mosaico?. 2017. (Congresso).

10.
I COLÓQUIO CULTURARTE.POSSIBILIDADES DE PESQUISA EM MEIOS PRIVADOS. 2017. (Outra).

11.
I Encontro Nacional de Coordenadores de Pastoral Escolar (I ENCOPAS).Ressignificar a Pastoral Escolar nas áreas do conhecimento - Linguagens e Códigos: Língua Portuguesa. 2009. (Encontro).

12.
IV Colóquio Luso-brasileiro sobre Questões Curriculares. Mikhail Bakhtin - gêneros do discurso e dialogismo no currículo de Língua Portuguesa no Ensino Médio. 2008. (Congresso).

13.
V Jornada Salesiana de Sexualidade: A sexualidade no mundo virtual.Sexo Virtual: a compreensão de um fenômeno. 2007. (Simpósio).

14.
Semana de Educação: Pluralidade e Transversalidade do Conhecimento.Representações culturais na pós-modernidade: sexo, poder e literatura. 2006. (Outra).

15.
Encontro de Formação de Professores sobre os Livros da Rede Salesiana de Escolas.Formação de Professores de Língua Portuguesa. 2005. (Encontro).

16.
Semana de Educação: Formação de Professores da Educação Básica.Enunciação Poética: análise de "Ao volante do Chevrolet pela estrada de Sintra" de Álvaro de Campos. 2005. (Seminário).

17.
Semana do Comunicador.Palestra 'O papel da crônica na Literatura'. 2005. (Seminário).

18.
II Encontro Petrobrás de Incentivo à Leitura.Palestra no II Encontro Petrobrás de Inventivo à Leitura - Tema: Amizade. 2004. (Outra).

19.
Semana da Educação 'Novos Paradigmas da Educação'.A redação do ENEM e o desafio de formar professores de Língua Portuguesa. 2004. (Oficina).

20.
Semana da Educação 'Novos Paradigmas da Educação'.A redação do ENEM e o desafio de formar professores de língua portuguesa - Memorial. 2004. (Oficina).

21.
I Seminário de Educação do Curso de Pedagogia.Mesa redonda 'O não-lugar na formação do aluno'. 2003. (Seminário).

22.
VI Seminário de Educação 'Leitura e Escrita - ações de cidadania'.VI Seminário de Educação 'Leitura e Escrita - ações de cidadania'-. 2003. (Seminário).

23.
Formação continuada de ensino fundamental I - Secretaria Municipal de Educação de Araçariguama.A gramática, o texto e a gramática textual (8h). 2002. (Oficina).

24.
Formação continuada de professores da rede municipal de ensino de S. Roque.A leitura como realidade didática. 2002. (Oficina).

25.
Formação continuada de professores de EJA da rede municipal de ensino de Lins.A leitura como prática didática e o direito de cidadania. 2002. (Oficina).

26.
III Semana de Educação de Jacutinga.Palestra: A formação do professor pesquisador: a argumentação na aula de português. 2002. (Outra).

27.
I Seminário de Metodologia de Ensino de Língua Portuguesa.Comunicação 'O não-lugar na formação do poeta: o andarilho como mestre'. 2002. (Seminário).

28.
COLE- Congresso de Leitura. 2001. (Congresso).

29.
Formação continaudad de Professores de Ensino Fundamental.A formação do leitore - subsídios gramaticais. 2001. (Oficina).

30.
Formação continuada de professores de Ensino Fudamental I.A formação do leitor - subsídios gramaticais (24 horas). 2001. (Oficina).

31.
Formação continuada de Professores de Ensino Fundamental.O professor como mediador dos textos. 2001. (Oficina).

32.
Formação continuada de professores de Ensino Fundamental - 1 a 4 séries.A formação do aluno leitor - subsídios gramaticais (16 horas). 2001. (Oficina).

33.
Formação continuada de Professores de Ensino Fundamental I (1 a 4 séries).Formando um leitor - subsídios gramaticais. 2001. (Oficina).

34.
I Seminário de Educação de Leme.Palestra 'O direito e o tempo do professor aprender a alfabetizar e a incluir'. 2001. (Seminário).

35.
IV Simpósio Nacional de Esnino Fundamentela.A formação do leitor: a gramática auxiliando a interpretar os textos (3 horas). 2001. (Simpósio).

36.
O conhecimento gramatical auxiliando na interpretação de textos (Formação continuada de professores).O conhecimento gramatical auxiliando na interpretação de textos (8 horas). 2001. (Oficina).

37.
I Semana de Letras da Universidade Católica de Santos.Palestra: Estilística: a construção da coesividade na poesia. 1999. (Encontro).

38.
Encontro Estadual do PROLER.Atividades de práticas leitoras: Trabalhando a formação do leitor - Desenvolvimento do gosto literário. 1998. (Oficina).

39.
IX Semana Fafiana.comunicação 'Sou um leitor cheio de recantos: Análise de um poema de Manoel de Barros'. 1998. (Simpósio).

40.
IX Semana de Educação Paulo Freire - Reflexões sobre a Produção do Conhecimento.Comunicação: Construção de sentidos nos textos a partir de elementos gramaticais. 1997. (Encontro).

41.
Simpósio Internacional sobre Análise do Discurso: Controvérsias e Perspectivas.Comunicação: Discurso e Poesia: Análise do poema 'Sou um sujeito cheio de recantos'. 1997. (Simpósio).

42.
Oficinas de Redação - PROLER (Coordenação regional de Santos).Oficinas de Redação - Projeto Proler (Coordenação Regional de Santos). 1996. (Oficina).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
LANDEIRA, José Luís; DIAS, MARCOS HORÁCIO G. . I COLÓQUIO CULTURARTE 'PESQUISA PRIVADA E CAMPOS DE AÇÃO'. 2017. (Outro).

2.
LANDEIRA, José Luís. III Encontro de Iniciação Científica e Seminário Nacional de Pesquisa: o papel da pesquisa na produção do conhecimento. 2006. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Juliana Ziurkelis. A atitude do professor de Língua Portuguesa na formação de leitores: Uma análise da obra de Clarice Lispector. 2007. 0 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade Nove de Julho. Orientador: José Luís Marques López Landeira.

2.
Cleber Vaz. A relevância de Tolkien ao reintroduzir a mitologia na literatura moderna. 2007. 0 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade Nove de Julho. Orientador: José Luís Marques López Landeira.

3.
Marília Lima Tonini. Estudo comparado entre a literatura de Nelson Rodrigues e o cinema de Pedro Almodovar. 2007. 0 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade Nove de Julho. Orientador: José Luís Marques López Landeira.

4.
Carla de Cassia Barilotti dos Santos. A formação de leitores: o processo argumentativo em textos literários desenvolvendo o afetivo do leitor. 2007. 0 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade Nove de Julho. Orientador: José Luís Marques López Landeira.

5.
Sâmela Cristina Gomes Ferreira. A poesia em sala de aula: desafio do professor de Língua Portuguesa. 2007. 0 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras (Português / Inglês)) - Universidade Nove de Julho. Orientador: José Luís Marques López Landeira.

6.
Maria Valdemária Pinheiro Gonçalves. Letramento e sua relevância para a formação social do indivíduo. 2007. 0 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras (Português / Inglês)) - Universidade Nove de Julho. Orientador: José Luís Marques López Landeira.

7.
Josué dos Santos Meninel. Estudo da argumentatividade no Sermão de Quarta-feira de cinzas do Padre Antonio Vieira. 2006. 0 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras (Português / Inglês)) - Universidade Nove de Julho. Orientador: José Luís Marques López Landeira.

8.
Andreia Aparecida Suli da Costa. Letramento e Alfabetização: análise de perspectivas. 2006. 0 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras (Português / Inglês)) - Universidade Nove de Julho. Orientador: José Luís Marques López Landeira.

9.
Ingrid Ribeiro Pereira. Relações entre as aulas de Gramática, Literatura e Redação: a formação de leitores. 2006. 0 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras (Português / Inglês)) - Universidade Nove de Julho. Orientador: José Luís Marques López Landeira.

10.
Fernanda Gil Palhas. Processos de letramento na 8.a série do Ensino Fundamental. 2006. 0 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras (Português / Inglês)) - Universidade Nove de Julho. Orientador: José Luís Marques López Landeira.

11.
Juliana Luiza Carreira. Letramento, Gêneros textuais e cenografia discursiva. 2006. 0 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras (Português / Inglês)) - Universidade Nove de Julho. Orientador: José Luís Marques López Landeira.

12.
Daniela Rodrigues Ribeiro. Letramento e dificuldades de leitura. 2006. 0 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Tradutor Intérprete (Português / Inglês)) - Universidade Nove de Julho. Orientador: José Luís Marques López Landeira.

13.
Rosana Aparecida Mazzetto. Título provisório: Letramento e formação de professores. 2006. 0 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras (Português / Inglês)) - Universidade Nove de Julho. Orientador: José Luís Marques López Landeira.

14.
Sandra Elisa Sousa Lima. Formação de leitores e letramento: análise e perspectivas. 2006. 0 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras (Português / Inglês)) - Universidade Nove de Julho. Orientador: José Luís Marques López Landeira.

15.
Silvia Cristina Miranda. Samba, poesia e letramento literário: Chico Buarque. 2006. 0 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras (Português / Inglês)) - Universidade Nove de Julho. Orientador: José Luís Marques López Landeira.

16.
Alexandra Fernandes Albuquerque. Considerações sobre letramento e formação de leitores. 2006. 0 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras (Português / Inglês)) - Universidade Nove de Julho. Orientador: José Luís Marques López Landeira.

17.
Daniele Ferrara. Estudo das relações entre Letramento e Literatura. 2006. 0 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras (Português / Inglês)) - Universidade Nove de Julho. Orientador: José Luís Marques López Landeira.

18.
Fernanda Alves de Oliveira. Métodos de Ensino na Formação de Leitores. 2006. 0 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras (Português / Inglês)) - Universidade Nove de Julho. Orientador: José Luís Marques López Landeira.

19.
Marcel Moreira. O cordel nas cordas da educação: uma análise da obra de Patativa do Assaré. 2005. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras (Português / Inglês)) - Universidade Nove de Julho. Orientador: José Luís Marques López Landeira.

20.
Jomaci Chaves de Souza. A influência do estilo medieval na obra O auto da compadecida, de Ariano Suassuna. 2005. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras (Português / Inglês)) - Universidade Nove de Julho. Orientador: José Luís Marques López Landeira.

21.
Marcilene Bento Silva Gregório. A construção da metáfora no processo de letramento a partir da poesia de Vinícius de Moraes. 2005. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras (Português / Inglês)) - Universidade Nove de Julho. Orientador: José Luís Marques López Landeira.

22.
Aline Ferreira Costa. Formação de leitores: uma análise do conto 'A moça tecelã', de Marina Colasanti. 2005. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras (Português / Inglês)) - Universidade Nove de Julho. Orientador: José Luís Marques López Landeira.

23.
Marcia Giorni. A formação de leitores que formam leitores. 2005. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras (Português / Inglês)) - Universidade Nove de Julho. Orientador: José Luís Marques López Landeira.

24.
Deisi dos Santos. A influência do poder masculino nas heroínas dos contos de fadas. 2005. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras (Português / Inglês)) - Universidade Nove de Julho. Orientador: José Luís Marques López Landeira.

25.
Luciane Ferreira. A função das aulas de língua portuguesa e literatura na escola: um estudo da obra 'Ensaio sobre a cegueira'de José Saramago. 2005. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras (Português / Inglês)) - Universidade Nove de Julho. Orientador: José Luís Marques López Landeira.

26.
Keylane Pessoa Mascarenhas. Análise Fono-estilística comparativa: Cecília Meireles e Florbela Espanca. 2005. 67 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras (Português / Inglês)) - Universidade Nove de Julho. Orientador: José Luís Marques López Landeira.

27.
José Augusto Souza. Diálogos entre as literaturas africana e brasileira. 2005. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras (Português / Inglês)) - Universidade Nove de Julho. Orientador: José Luís Marques López Landeira.

28.
Natália Aparecida Thiemy Alves. A agonia poética de Augusto dos Anjos. 2005. 75 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras (Português / Inglês)) - Universidade Nove de Julho. Orientador: José Luís Marques López Landeira.

Iniciação científica
1.
Alessandra Lucineia Ferreira Moraes da Silva. Práticas de Ensino de Literatura Infantil na formação integral do leitor. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Universidade Brasil. Orientador: José Luís Marques López Landeira.

2.
Aline Franciele Elias Timoteo. Multiletramentos e gêneros discursivos nas práticas de ensino. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Universidade Brasil. Orientador: José Luís Marques López Landeira.

3.
Ana Lucia Fiorentino. Literatura Infantil e formação de leitores. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Universidade Brasil, Universidade Brasil. Orientador: José Luís Marques López Landeira.

4.
Suelaine Ramos de Albuquerque. A importância do multiletramento, por meio dos gêneros discursivos, nos anos iniciais do Ensino Fundamental. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Universidade Brasil. Orientador: José Luís Marques López Landeira.



Inovação



Produto tecnológico
1.
LANDEIRA, José Luís. A LINGUAGEM E O DESEJO DE MUDAR O MUNDO.... 2017.

2.
LANDEIRA, José Luís. LITERATURA DOS PAÍSES AFRICANOS DE EXPRESSÃO PORTUGUESA - EP 3. 2017.

3.
LANDEIRA, José Luís. LITERATURA DOS PAÍSES AFRICANOS DE EXPRESSÃO PORTUGUESA - EP 1. 2017.

4.
LANDEIRA, José Luís. LITERATURA DOS PAÍSES AFRICANOS DE EXPRESSÃO PORTUGUESA - EP 2. 2017.

5.
LANDEIRA, José Luís. ALTERIDADE E LINGUAGEM EP 1. 2017.

6.
LANDEIRA, José Luís. O turista e a obra de arte. 2018.

7.
LANDEIRA, José Luís. Um livro que ninguém lê. 2018.


Projetos de pesquisa

Projeto de desenvolvimento tecnológico

Projeto de extensão


Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
LANDEIRA, José Luís2010LANDEIRA, José Luís. A repetição na poesia de Manoel de Barros: as distâncias do nada. Trabalhos em Lingüística Aplicada, v. 49, p. 39-51, 2010.


Desenvolvimento de material didático ou instrucional
1.
LANDEIRA, José Luís. Os diversos conceitos de tempo e a Idade Média. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - vídeo educacional).

2.
LANDEIRA, José Luís. O Teocentrismo e o Tempo do Maravilhoso. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - vídeo educacional).

3.
LANDEIRA, José Luís. Tempo e simbolismo do cotidiano sagrado e profano na Idade Média. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - vídeo educacional).

4.
LANDEIRA, José Luís. Processos para a interpretação de uma obra de Arte Sacra. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - vídeo educacional).

5.
LANDEIRA, José Luís. O que a Arte Sacra tem a nos ensinar?. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - vídeo educacional).

6.
BORTULUCCE, V. ; LANDEIRA, José Luís . O Vestuário como Componente Social. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - vídeo educacional).

7.
BORTULUCCE, V. ; LANDEIRA, José Luís . O Vestuário como Construtor de Cultura: Arte, Moda e Vestuário. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - vídeo educacional).

8.
LANDEIRA, José Luís; DIAS, MARCOS HORÁCIO G. . Conversas sobre Arte Sacra. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - vídeo educacional).

9.
LANDEIRA, José Luís. LITERATURAS AFRICANAS DE EXPRESSÃO PORTUGUESA - PARTE 3. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - vídeo educacional).

10.
LANDEIRA, José Luís; MATEOS, J. H. N. . Cadernos do professor - Língua Portuguesa (Ensino Médio) - 2a. série - volume 1. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - MATERIALDIDATICO).

11.
LANDEIRA, José Luís; MATEOS, J. H. N. . 2a. Ed. Cadernos do professor - Língua Portuguesa (Ensino Médio) - 2a. série - volume 1. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - MATERIALDIDATICO).

12.
LANDEIRA, José Luís. Pensando a escola. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Vídeo).

13.
LANDEIRA, José Luís. EPISÓDIO 2 - LITERATURA AFRICANA DE EXPRESSÃO PORTUGUESA. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - vídeo educacional).

14.
LANDEIRA, José Luís. O QUE SE DESEJA COM EDUCAÇÃO LITERÁRIA?. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - vídeo educacional).

15.
LANDEIRA, José Luís. LITERATURAS AFRICANAS EM LÍNGUA PORTUGUESA - PARTE 1. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - vídeo educacional).

16.
LANDEIRA, José Luís. Educação Literária e a construção da identidade. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - vídeo educacional).

17.
LANDEIRA, José Luís. Língua Portuguesa - Ensino Médio - 1 série - 1 bimestre. 2008. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Vídeo).

18.
LANDEIRA, José Luís; MATEOS, J. H. N. . Língua Portuguesa - Ensino Médio - 2 série - 1 bimestre. 2008. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Vídeo).


Redes sociais, websites e blogs
1.
LANDEIRA, José Luís; DIAS, MARCOS HORÁCIO G. . CULTURARTE - CULTURA, PENSAMENTO E LINGUAGENS (Facebook). 2017; Tema: CULTURA, EDUCAÇÃO, ARTES E LINGUAGENS. (Rede social).

2.
LANDEIRA, José Luís; TONEIS, C. ; PIETROPAULO, R. ; DIAS, M. H. G. ; SILVESTRE, F. ; SILVA, G. ; ROGERI, N. K. O. ; PEREIRA, I. ; BARRETO, M. G. B. ; CANOVA, R. F. ; OLIVEIRA, M. H. P. ; REIS, R. R. ; COSTA, M. R. M. ; TAVARES, A. L. . GEEM - GRUPO DE ESTUDOS DE ENSINO E MULTILETRAMENTOS. 2017; Tema: divulgação do GEEM - Grupo de Estudos de Ensino e Multiletramentos. (Blog).

3.
LANDEIRA, José Luís; DIAS, MARCOS HORÁCIO G. ; ANJOS, I. ; ZANATA, Fernando . CULTCHANNEL. 2017; Tema: divulgação e apresentação da plataforma cultchannel. (Site).

4.
LANDEIRA, José Luís. facebook - JOSÉ LUÍS MARQUES LÓPEZ LANDEIRA. 2012; Tema: microblog pessoal. (Blog).

5.
LANDEIRA, José Luís. CANAL PROFESSOR LANDEIRA. 2018; Tema: EDUCAÇAO, ARTE E CULTURA. (Blog).



Outras informações relevantes


JOSÉ LUÍS LANDEIRA trabalha na confluência entre o ensino e as linguagens. No desaguar dos conhecimentos dessas duas áreas de conhecimento, seu olhar volta-se para a educação como necessidade humana essencial e que se realiza em dois sentidos: todos nós desejamos aprender e temos também algo a ensinar.
Acredita que os processos de ensino e de aprendizagem se constituem e desenvolvem nas linguagens, principalmente, na verbal.Seu foco de interesses está, principalmente, na linguagem literária, na interface que esta estabelece com as outras linguagens e realizações sociais, em diferentes materialidades, como constituindo espaços de enunciação que podem interagir com os espaços enunciativos onde ocorrem (outros) processos de ensino e de aprendizagem. Desse modo, a linguagem literária, como a educação, esboçam direitos fundamentais do ser humano, de promoção de sua natureza psicossocial.
Isso conduz ao estudo das dinâmicas curriculares, didáticas e metodológicas na construção dos processos educativos, bem como das analogias e inter-relações que se possam estabelecer com os eixos constitutivos da linguagem literária.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 20/10/2018 às 13:07:48