Thais Lima Machado Erhardt

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/8347125047457724
  • Última atualização do currículo em 02/03/2018


Possui graduação em Ciências da Computação pelo Centro Universitário de João Pessoa (2001) e mestrado em Sistemas e Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2006). Atualmente Gerente de Projeto da In Forma Software. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Gerencia de Projetos, Engenharia de Software e Testes. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Thais Lima Machado Erhardt
Nome em citações bibliográficas
MACHADO, T. L.


Formação acadêmica/titulação


2003 - 2006
Mestrado em PÓS-GRADUAÇÃO EM SISTEMAS E COMPUTAÇÃO.
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
Título: Visual IMML - Um Perfil UML para a Modelagem de Interfaces de Usuário.,Ano de Obtenção: 2006.
Orientador: JAIR CAVALCANTI LEITE.
Palavras-chave: UML; VISUAL IMML.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
1998 - 2001
Graduação em Ciências da Computação.
Centro Universitário de João Pessoa, UNIPÊ, Brasil.




Formação Complementar


2006 - 2007
Curso Seqüencial de Formação Complementar em Teste. (Carga horária: 572h).
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.


Atuação Profissional



WPD Softwares, WPD, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Analista de Testes de Software, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Principais atividades: - Atuando como projetista de casos de testes, executora de casos de testes, análise dos dados encontrados para testes manuais. - Implantando testes automáticos na equipe, dando inicio a implantação da ferramenta TestComplete para automação dos principais fluxos de testes. - Atuando também na criação, desenho e atualização do processo de testes (manual e automático) da equipe. Ferramentas Utilizadas: - TestLink: Ferramenta de gerenciamento de casos de teste e execução. - TestComplete: Ferramenta para automatização de testes em aplicações Windows, .NET, Java e WPF (XAML), além de páginas, servidores e serviços web.


Grupo TCI, TCI, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2009
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Analista de Sistemas e de Testes de Software, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Principais atividades: - Em testes, tecnicamente, atuando como projetista de casos de testes, executora de casos de testes, análise dos dados encontrados e interface com o cliente, tanto para testes manuais como para testes automáticos, utilizando a ferramenta TestComplete. Ainda, em testes, atuando como líder da equipe, gerenciando atividades, pessoas, cronograma, estimativas e métricas. - Em analise e design de software, realizando levantamento requisitos com clientes e escrevendo casos de uso em projetos utilizado o RUP e XP (usando ferramentas EA e ROSE). - Participante do Grupo de Definição de Processo de Software da Empresa, onde desenvolvemos um Processo baseado no RUP e nas normas do CMMI e ISO. Ferramentas Utilizadas: - SIT (Sistema Integrado de Testes): Sistema desenvolvido pela própria equipe de testes. Ferramenta de gerenciamento de casos de teste, execução e resultados. - TestComplete: Ferramenta para automatização de testes em aplicações Windows, .NET, Java e WPF (XAML), além de páginas, servidores e serviços web.


Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2007
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Analista de Testes em Software Embarcados, Carga horária: 572, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Engenheira de Testes em Software Embarcados e aplicações em computação móvel; Abertura de Erros em sistemas de armazenamento de bugs.


Sociedade Paraibana de Ensino Superior e de Pesquisa, SPESP, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2006
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 40
Outras informações
Ministrando a disciplina de Informática na Saúde (cursos de Nutrição, Enfermagem) com a carga horária de 30h e Informática Básica (curso de Engenharia Ambiental) com a carga horária de 40h.


Faculdade de Ciências e Tecnologia Mater Christi, FCTMC, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2005
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 40
Outras informações
Ministrando as disciplinas de Auditoria e Segurança de Sistemas (carga horária 80h), Interfaces Homem ? Máquina (carga horária 80h), Engenharia de Software (carga horária 80h) e como orientadora de trabalhos de conclusão de curso (monografias).


Tribunal de Justiça da Paraíba, TJPB, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2003
Vínculo: Contrato, Enquadramento Funcional: Prestação de Serviço, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

9/2001 - 12/2001
Outras atividades técnico-científicas , Tribunal de Justiça da Paraíba, Tribunal de Justiça da Paraíba.

Atividade realizada
Estágio.

In Forma Software, IN FORMA, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Gerente de Produção, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Principais atividades: - Estimar parâmetros do planejamento: tamanho, esforço, recursos. - Elaborar Plano de Projeto. - Acompanhar progresso do projeto quanto a plano, cronograma, esforço, atividades. - Identificar e acompanhar riscos do projeto, bem como planejar e acompanhar ações de mitigação dos riscos. - Acompanhar compromissos, recursos e capacitação, envolvimento dos stakeholders. - Realizar revisões do projeto. - Identificar e documentar problemas e desvios. - Realizar ações corretivas, acompanhando-as até seu fechamento. Comunicar à equipe de projetos o progresso, os problemas identificados e as soluções preventivas e corretivas adotadas. - Verificar a necessidade de métricas específicas do projeto e garantir execução do plano de medições do projeto. - Analisar medições de acompanhamento do projeto. - Realizar o processo de Gestão de Decisões com relação a questões relacionadas a gestão do projeto, ou seja, avaliar alternativas seguindo os critérios definidos e justificar a decisão formalmente. Ferramentas Utilizadas: - Redmine Ferramenta gerenciador de projetos, gerenciador de horas e atividades, e ferramenta de gerenciamento de bugs - Mantis: Ferramenta de gerenciamento de bugs, essa ferramenta faz a interface com os clientes. - TestLink: Ferramenta de gerenciamento de casos de teste e execução.

Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Líder de Testes de Software, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Principais atividades: - Gerenciando atividades, pessoas e cronograma. - Levantamento de estimativas e métricas. - Atuando tecnicamente como projetista de casos de testes, executora de casos de testes, análise dos dados encontrados para testes manuais e automáticos. - Atuando na melhoria do processo de testes interno (manual e automático) da equipe. Ferramentas Utilizadas: - STM (Scrum Test Management): Sistema desenvolvido pela própria equipe de testes, utilizada para gerenciar atividades, estimativas e colher métricas e performance da equipe de testes. - TestLink: Ferramenta de gerenciamento de casos de teste e execução. - TestComplete: Ferramenta para automatização de testes. Certificações: - Liderança na implementação da certificação MPT.br (Melhoria do Processo de Testes Brasileiro) para a equipe de testes, juntamente com a Softex/Recife. - Segunda empresa brasileira a ser certificada.



Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação/Especialidade: Engenharia de Software.
2.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Interação Homem Máquina - IHC.
3.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: UML.
4.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação/Especialidade: Banco de Dados.
5.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Inteligência Artificial/Especialidade: Sistemas Especialistas.
6.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Testes.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Resumos publicados em anais de congressos
1.
MACHADO, T. L.; BRASIL, L. M. ; LUCENA, B. ; MELO, C. ; COELHO, V. ; FARIAS, R. . A THREE DIMENSIONAL HUMANOID LAYER MODEL. In: WSEAS International Conferences 2004, 2004, Cancun, Mexico. WSEAS International Conferences 2004, 2004.

2.
MACHADO, T. L.; MELO, T. ; ANDRADE JUNIOR, E. L. ; MEDEIROS, R. M. G. ; SOUZA, R. P. ; BRASIL, L. M. ; SOUSA, E. . PESS: A PROBABILISTC EXPERT SYSTEM GENERATOR SHELL. In: VJMEDIMAG'2001, 2001, Vietnan. First Vietnan-Japan Symposium on Medical Imaging/Informatics and Applications (VJMEDIMAG?2001), 2001. v. 1. p. 115-122.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
II Workshop Técnico Cinetífico do DIMAp.II Workshop Técnico Cinetífico do DIMAp. 2003. (Oficina).

2.
IX Simpósio Brasileiro de Sistemas Multimídia e Web - WebMídia.IX Simpósio Brasileiro de Sistemas Multimídia e Web - WebMídia. 2003. (Simpósio).

3.
XXI Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores - SBRC.XXI Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores - SBRC. 2003. (Simpósio).

4.
VII Semana Didática do UNIPÊ.VII Semana Didática do UNIPÊ. 2001. (Oficina).

5.
XXI Congresso da Sociedade Brasileira de Computação. XXI Congresso da Sociedade Brasileira de Computação. 2001. (Congresso).

6.
XIV Simpósio Brasileiro de Engenharia de Software - SBES.XIV Simpósio Brasileiro de Engenharia de Software - SBES. 2000. (Simpósio).

7.
XV Simpósio Brasileiro de Banco de Dados - SBBD.XV Simpósio Brasileiro de Banco de Dados - SBBD. 2000. (Simpósio).

8.
Congresso da Sociedade Brasileira de Computação - SBC'99. XIXCongresso da Sociedade Brasileira de Computação - SBC'99. 1999. (Congresso).

9.
II Escola de Informárica da SBC - Edição Nordeste.II Escola de Informárica da SBC - Edição Nordeste. 1999. (Encontro).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 21/10/2018 às 2:48:39