Aldo Antonio Schmitz

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3279938336818732
  • Última atualização do currículo em 13/12/2018


Professor e pesquisador com mestrado em Jornalismo e doutorado em Sociologia Política, ambos pela UFSC. Tem pós-graduação em Gestão da Comunicação (Univali) e Educação a Distância (Senac-RJ). Por 25 anos atuou na mídia e na gestão da comunicação pública e empresarial, como gerente de Comunicação da WEG e sócio da EDM Logos (maior agência de comunicação da região Sul). Desde 2006 atua como professor em cursos de pós-graduação e extensão nas áreas de comunicação pública, gestão da comunicação empresarial, agência da comunicação e concurso público de comunicação social. Autor dos livros Fontes de notícias, Jornalista a serviço das fontes, Mídia training e Agência de comunicação. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Aldo Antonio Schmitz
Nome em citações bibliográficas
SCHMITZ, Aldo A.;SCHMITZ, A.A.


Formação acadêmica/titulação


2014 - 2018
Doutorado em Sociologia Política.
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Título: Os graus de autonomia do jornalista brasileiro: lacunas entre ideais, percepções e práticas profissionais efetivas nos jornais Folha de S. Paulo, O Estado de S. Paulo, O Globo e Zero Hora, Ano de obtenção: 2018.
Orientador: Jacques Mick.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: Sociologia das profissões; Jornalismo comparado; Práticas profissionais; Autonomia jornalística.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação.
2009 - 2010
Mestrado em Jornalismo.
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Título: Fontes de notícias: ações e estratégias das fontes empresariais nas relações com jornalistas de economia e negócios,Ano de Obtenção: 2010.
Orientador: Dr. Francisco José Karam.
Palavras-chave: Jornalismo; Fonte de notícias; Jornalismo econômico; Interesse público; Ética.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Jornalismo.
Setores de atividade: Educação.
2006 - 2007
Especialização em Educação a Distância. (Carga Horária: 360h).
Faculdade Senac Rio, SENAC RIO, Brasil.
Título: Projeto de curso online de capacitação na gestão de agência de comunicação.
Orientador: Profª. Ms. Klalter Bez Fontana.
2003 - 2004
Especialização em Gestão de Comunicação Empresarial. (Carga Horária: 480h).
Universidade do Vale do Itajaí, UNIVALI, Brasil.
Título: Avaliação de presença na mídia: como as organizações e personalidades medem o retorno do trabalho de assessoria de imprensa.
Orientador: Prof. Dr. Jorge Antonio Menna Duarte.
1988 - 1993
Graduação em Administração.
Fundação Educacional Regional Jaraguaense, UNERJ, Brasil.
Título: Plano de Marketing para Jaraguá do Sul.
Orientador: Prof. MSc. Lourival Karsten.
1980 interrompida
Graduação interrompida em 1982 em Jornalismo Incompleto.
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas, Brasil.
Ano de interrupção: 1982




Formação Complementar


2015 - 2015
Extensão universitária em Max Weber, o jornalismo e a mídia. (Carga horária: 30h).
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2014 - 2015
Extensão universitária em Leituras do Mundo do Trabalho. (Carga horária: 40h).
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2014 - 2014
Extensão universitária em Bourdieu e o campo jornalístico. (Carga horária: 16h).
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2013 - 2013
Extensão universitária em Campo, habitus e distinção em Pierre Bourdieu. (Carga horária: 8h).
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2010 - 2010
Extensão universitária em Inglês Leitura. (Carga horária: 60h).
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2018
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Doutorado em Sociologia Política

Atividades

03/2013 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Reitoria, Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação.


Instituto Superior de Comunicação, ISCOM, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - Atual
Vínculo: Diretor, Enquadramento Funcional: Professor
Outras informações
Professor em cursos de pós-graduação e curta duração em gestão e comunicação

Atividades

2/2006 - 2/2014
Ensino, Comunicação Organizacional, Nível: Outro

Disciplinas ministradas
Assessoria de Comunicação e Relacionamento com a Mídia
Assessoria de comunicação pública
Como planejar e administrar uma agência de comunicação
Concurso público em comunicação para jornalista e RP

Universidade Tuiuti do Paraná, UTP, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2016
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Coordenador de pós-graduação em Florianópolis, Carga horária: 10
Outras informações
Coordenador local, em Florianópolis, do MBA em Gestão da Comunicação Pública e Empresarial e MBA em Jornalismo: Gestão Editorial Disciplinas ministradas: Seminário Avançado Seminário Científico Metodologia Científica Gestão de Agência de Comunicação Fontes de Notícias


Universidade para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí, UNIDAVI, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2015
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 24
Outras informações
Disciplinas ministradas: Gestão da Comunicação Pública e Empresarial Gestão de Agência de Comunicação


Unidade de Ensino Superior Vale do Iguaçu, UNIGUAÇU, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - 2018
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20
Outras informações
Disciplina ministrada: Gestão de Agência de Comunicação


Centro Universitário da Cidade de União da Vitoria, UNIUV, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 24
Outras informações
Disciplina ministrada: Gestão de Empresas de Comunicação


Universidade do Oeste de Santa Catarina, UNOESC, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 30
Outras informações
Disciplina ministrada: Planejamento Estratégico em Comunicação


Escola de Comunicação Comunique-se, FECAP, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2009
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 10

Atividades

02/2008 - 12/2009
Ensino, MBA Gestão em Comunicação Corporativa, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Mensuração de resultados em comunicação
08/2007 - 12/2009
Ensino, MBA Gestão em Comunicação Corporativa, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Relação com o Cliente

Instituto Catarinense de Pós-Graduação, ICPG, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2006
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 0
Outras informações
Instrutor de cursos de curta duração na área de Comunicação Empresarial

Atividades

2/2005 - 12/2006
Ensino, Gestão Integrada de Comunicação Empresarial, Nível: Aperfeiçoamento

Disciplinas ministradas
Assessoria de Comunicação e Relacionamento com a Mídia
Comunicação Interna nas Organizações
2/2005 - 10/2005
Ensino, Gestão Integrada de Comunicação Empresarial, Nível: Aperfeiçoamento

Disciplinas ministradas
Comunicação Pública

Edm Logos Comunicação S C Ltda, EDM LOGOS, Brasil.
Vínculo institucional

1995 - 2005
Vínculo: Sócio, Enquadramento Funcional: Diretor do escritório de Blumanau, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Atendimento a clientes (Hering, Bunge, Karsten, Haco Etiquetas, Mueller Eletrodomésticos, Unimed SC, WEG, Marisol e Prefeitura de Jaraguá do Sul)

Atividades

2/1995 - 2/2005
Direção e administração, Escritório de Blumenau, .

Cargo ou função
Gerente do escritório de Blumenau.

WEG S.A., WEG, Brasil.
Vínculo institucional

1988 - 1994
Vínculo: Gerente de Comunicação, Enquadramento Funcional: Jornalista e publicitário, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Responsável pelo planejamento de comunicação, relacionamento com a imprensa, suporte às atividades de marketing das empresas do grupo, criando vários programas inovadores de comunicação

Atividades

04/1988 - 03/1994
Direção e administração, WEG, .

Cargo ou função
Gerente de Comunicação.

Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial, SENAC, Brasil.
Vínculo institucional

1979 - 1980
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Assessor de Comunicação, Carga horária: 44

Atividades

8/1979 - 3/1980
Serviços técnicos especializados , Senac Paraná, Curitiba.

Serviço realizado
Assessor de Comunicação.

Cia Hansen Industrial, TIGRE, Brasil.
Vínculo institucional

1977 - 1978
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Redator, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Redator do jornal interno Atualidades Tigre e eventos

Atividades

7/1977 - 4/1978
Serviços técnicos especializados , Redator, Joinville.

Serviço realizado
Redator.


Linhas de pesquisa


1.
Representações Sociais e Produções Simbólicas

Objetivo: Esta linha abrange estudos ligados à problemática da cultura na sociedade contemporânea em seus diferentes domínios. Abrange, portanto, questões relativas à produção erudita, à popular e à indústria cultural, mas também aquelas ligadas à religião, à arte, à produção de conhecimento e à educação. Questões relacionadas à memória, à história, à identidade e a gênero fazem parte, igualmente, dos estudos abordados pela linha. A correlação entre essas diversas questões visa possibilitar o desenvolvimento tanto de pesquisas teóricas quanto empíricas preocupadas em estabelecer articulações inovadoras e originais na análise das relações entre a cultura, as linguagens, as mídias, as desigualdades sociais e as formas de dominação, voltadas tanto para o caso brasileiro quanto para as transformações contemporâneas nas formas de mediação político-cultural em âmbito internacional..
Grande área: Ciências Humanas
Palavras-chave: Sociologia.


Projetos de pesquisa


2014 - Atual
Journalistic role performance - Etapa Brasil
Descrição: Pesquisa colaborativa internacional realizado em 19 países, de todos os continentes, que estuda a cultura jornalística e o desempenho do papel profissional do jornalista, ao analisar a distância entre o que eles concebem, normativamente, como seu papel profissional, e aquilo que realizam cotidianamente, em sua produção noticiosa. O projeto tem a coordenação de Claudia Mellado (Escola de Jornalismo da Universidade Católica de Valparaíso, Chile) e de Lea Hellmueller (Escola de Mídia e Comunicação da Universidade de Tecnologia do Texas, EUA). A etapa Brasil é coordenada Jacques Mick e formada por pesquisadores colaboradores e efetivos das universidades federais de Santa Catarina (UFSC) e de Brasília (UnB). Em 2014 e 2015 foi realiza uma análise de conteúdo 2.750 itens noticiosos, sendo 1.910 assinados por 607 jornalistas, publicados nos anos de 2012 e 2013, nos jornais brasileiros O Globo, Folha de S. Paulo, O Estado de S. Paulo e Zero Hora. Em 2015, 122 jornalistas autores das matérias nestes jornais responderam uma enquete (survey) sobre importância e práticas comuns no trabalho jornalístico, funções do jornalismo na sociedade, práticas no trabalho jornalístico..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (3) .
Integrantes: Aldo Antonio Schmitz - Integrante / Samuel Pantoja Lima - Integrante / Jacques Mick - Coordenador / Jean Fraine - Integrante / Vaniucha de Morae - Integrante.
2013 - 2015
Perfil profissional do jornalismo brasileiro
Descrição: A pesquisa pretende estimar o número de jornalistas que atuam no Brasil, sua estratificação por sexo e sua distribuição por unidade da Federação, para viabilizar estudos posteriores por amostragem. As estimativas sobre as dimensões atuais da categoria não são confiáveis, em função de dois fatores que alteraram recentemente sua composição: a expansão da oferta de cursos superiores para a formação de jornalistas (a partir de meados dos anos 1990) e, depois de 2001, o fim da exigência dessa formação para o exercício da profissão, por decisão judicial. Tais fatores, combinados, devem ter aumentado o número de profissionais que atuam como jornalistas, em todos os estados do país. Para a estimativa, o projeto cruzará informações provenientes de cinco bases de dados, assim constituídas: Base 1 Egressos de cursos de jornalismo do país desde 1980, elaborada a partir de relações nominais obtidas junto às coordenações de todos os quase 400 cursos de formação superior de jornalistas no país; Base 2 Jornalistas registrados pelo Ministério do Trabalho desde 1979, formada a partir de relação já fornecida pelo Ministério do Trabalho, a ser complementada com dados obtidos diretamente junto às Subsecretarias Regionais do Trabalho que não forneceram seus dados ao MTE; comportará jornalistas profissionais;Base 3 Jornalistas sindicalizados, formada a partir de relações nominais fornecidas pelos 31 sindicatos da categoria no país; Base 4 Empregos para jornalistas em atuação em empresas jornalísticas e não-jornalísticas, formada a partir de informações fornecidas pelas associações empresariais do setor, pelas 500 maiores empresas privadas e públicas do país, pelos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário nas esferas federal, estaduais e municipais; Base 5 Jornalistas com registro em carteira de trabalho e com atuação identificada pela RAIS e pelo Caged, do Ministério do Trabalho.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (12) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (3) .
Integrantes: Aldo Antonio Schmitz - Integrante / Samuel Pantoja Lima - Integrante / Jacques Mick - Coordenador / Alexandre Bergamo Idargo - Integrante / Aline Louise Deliberalli Rosso - Integrante / Jean Fraine - Integrante / Vaniucha de Morae - Integrante.
Número de produções C, T & A: 5


Projetos de extensão


2015 - 2017
Edição da revista Em Tese
Descrição: O projeto visa capacitar os discentes do Programa de Pós-graduação em Sociologia Política (PPGSP) da UFSC para a edição da revista eletrônica Em Tese. A equipe editorial busca manter a periodicidade semestral regular, aumentar o número de indexadores, retomar as entrevistas e resenhas, criar dossiê por edição, potencializar a qualidade dos artigos para avaliação e difundir o conhecimento científico e as produções inéditas de pós-graduandos, professores e pesquisadores da Sociologia, Ciência Política e áreas afins..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (4) Doutorado: (5) .
Integrantes: Aldo Antonio Schmitz - Integrante / Jacques Mick - Coordenador / João Francisco Kamradt - Integrante / Márcio de Carvalho - Integrante / José Roberto Paludo - Integrante / Treicy Giovanella da Silveira - Integrante / Marcelo Cigales - Integrante / Josnei Di Carlo Vilas Boas - Integrante / Fernando Mezadri - Integrante / Natália Lima - Integrante.


Membro de corpo editorial


2015 - 2017
Periódico: Em Tese (Florianópolis)


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Gestão da Comunicação nas Organizações.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação a Distância.
3.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Sociologia das profissões.
4.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Jornalismo.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


1997
Prêmio Aberje da Região Sul, Associação Brasileira de Comunicação Empresarial.
1979
Prêmio Luís Delfino, Fundação Catarinense de Cultura.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
SCHMITZ, A.A.2017SCHMITZ, A.A.; MICK, J. . Pesquisa comparativa internacional em jornalismo: desafios teórico-metodológicos. Estudos de Jornalismo e Mídia, v. 14, p. 62-74, 2017.

2.
4SCHMITZ, Aldo A.2014SCHMITZ, Aldo A.. Max Weber e a corrente neoweberiana na sociologia das profissões. Em Tese (Florianópolis), v. 1, p. 10-29, 2014.

3.
2SCHMITZ, Aldo A.2013SCHMITZ, Aldo A.; KARAM, F. J. C. . Os spin doctors e as fontes de notícias. Brazilian Journalism Research (Impresso), v. 9, p. 98-115, 2013.

4.
1SCHMITZ, Aldo A.2013 SCHMITZ, Aldo A.; KARAM, F. J. C. . The spin doctors of news sources. Brazilian Journalism Research (Online), v. 9, p. 96-113, 2013.

5.
5SCHMITZ, Aldo A.2012SCHMITZ, Aldo A.. Jornalismo das fontes: a profissionalização da comunicação nas organizações. Revista de Estudos da Comunicação (Impresso), v. 13, p. 245-254, 2012.

6.
3SCHMITZ, Aldo A.2011 SCHMITZ, Aldo A.. Classificação das fontes de notícias. BOCC. Biblioteca Online de Ciências da Comunicação, v. 1, p. 1-22, 2011.

7.
7SCHMITZ, Aldo A.2010SCHMITZ, Aldo A.. Introdução geral à pesquisa do jornalismo global. Comunicação & Sociedade (Online), v. 32, p. 261-267, 2010.

8.
6SCHMITZ, Aldo A.2010SCHMITZ, Aldo A.; KARAM, F. J. C. . A ética de lado a lado: fontes de notícias e jornalistas frente a frente. In Texto (UFRGS. Online), v. 2, p. 171-182, 2010.

9.
8SCHMITZ, Aldo A.2009SCHMITZ, Aldo A.. Moral irrisória. Estudos em Jornalismo e Mídia (UFSC), v. VI, p. 217-218, 2009.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
SCHMITZ, Aldo A.. Mídia training: capacitação das fontes de notícias. 1. ed. Florianópolis: Combook, 2018. 96p .

2.
SCHMITZ, Aldo A.. Jornalista a serviços das fontes. 1. ed. Florianópolis: Combook, 2016. 76p .

3.
SCHMITZ, Aldo A.. Agência de comunicação: gestão, desafios e oportunidades. 3. ed. Florianópolis: Combook, 2015. 104p .

4.
SCHMITZ, Aldo A.. Fontes de notícias: ações e estratégias das fontes no jornalismo. 1. ed. Florianópolis: Combook, 2014. 96p .

Capítulos de livros publicados
1.
SCHMITZ, Aldo A.; MICK, J. . Os vereadores prestam contas? Como os parlamentares catarinenses utilizam a mídia e canais próprios de comunicação. In: GIMENES, Éder; BARBOSA, Julian. (Org.). Poder legislativo e cultura política. 1ed.Curitiba: CPOP, 2018, v. , p. 207-225.

2.
SCHMITZ, Aldo A.. Trajetória e identidade profissional do jornalista brasileiro na mídia das fontes. In: Laura Senna Ferreira, Maria Soledad Etcheverry Orchard. (Org.). Leituras do mundo do trabalho: um olhar sociológico. 1ed.Florianópolis: Em Debate, 2015, v. , p. 103-120.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
SCHMITZ, Aldo A.. As manifestações das fontes populares. Observatório da Imprensa, São Paulo, p. 1 - 1, 16 jul. 2013.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SCHMITZ, Aldo A.. A migraççao dos jornalistas para o marketing de conteúdo. In: 15º Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor), 2017, São Paulo. Encontro Anual da SBPJor, 2017.

2.
SCHMITZ, Aldo A.. A autonomia profissional do jornalista brasileiro: ideais e práticas nos jornal Folha de S. Paulo, O Estado de S. Paulo, O Globo e Zero Hora. In: 18º Congresso Brasileiro de Sociologia, 2017, Brasília. Anais do 18º Congresso da SBS, 2017.

3.
SCHMITZ, Aldo A.; MICK, J. . Pesquisa comparativa internacional em jornalismo: desafios teórico-metodológicos do projeto Journalistic role performance around the globe. In: 14º Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor), 2016, Palhoça, SC. 14º Encontro da SBPJor, 2016.

4.
SCHMITZ, Aldo A.. A lei da terceirização e a precarização do trabalho jornalístico. In: 13º Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor), 2015, Campo Grande, MS. 13º Encontro da SBPJor, 2015.

5.
SCHMITZ, Aldo A.; MICK, J. . Arrogância e parrésia na identidade profissional dos jornalistas. In: 12º Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo, 2014, Santa Cruz do Sul, RS. 12º SBPJor. Brasília: SBPJor, 2014.

6.
SCHMITZ, Aldo A.; LIMA, Samuel P. . Os jornalistas nas assessorias: uma análise do perfil do trabalho jornalístico fora da mídia. In: 11º Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo, 2013, Brasília. 11º SBPJor. Brasília: SBPJor, 2013.

7.
SCHMITZ, Aldo A.; DUARTE, Jorge ; COSTA, Carlito . Papel e a atuação do jornalista em assessoria de imprensa na área pública. In: 10° Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo, 2012, Curitiba. 10º Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo. Brasília: SBPJor, 2012.

8.
SCHMITZ, Aldo A.. Ações e estratégias das fontes no jornalismo. In: 9º SBPJor Encontro da Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo, 2011, Rio de Janeiro, RJ. 9º Encontro da SBPJor. São Paulo: SBPJor, 2011.

9.
SCHMITZ, Aldo A.. As fontes no jornalismo. In: XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2010, Caxias do Sul. Anais do XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. São Paulo: Intercom, 2010.

10.
SCHMITZ, Aldo A.. A ética de lado a lado: fontes de notícias e jornalistas frente a frente. In: 8º SBPJor Encontro da Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo, 2010, São Luís, MA. Anais ... SBPJor - Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo. São Paulo: SBPJor, 2010.

11.
SCHMITZ, Aldo A.. A pauta em mutação. In: XXXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2009, Curitiba. Anais do XXXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. São Paulo: Intercom, 2009.

Apresentações de Trabalho
1.
SCHMITZ, Aldo A.. A autonomia profissional do jornalista brasileiro: ideais e práticas nos jornais Folha de S.Paulo, O Estado de S. Paulo, O Globo e Zero Hora. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
SCHMITZ, Aldo A.; MICK, J. . Pesquisa comparativa internacional em jornalismo: desafios teórico-metodológicos do projeto Journalistic Role Performance Around the Globe. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
SCHMITZ, Aldo A.; MOSER, Laís C. . Divulgação científica universitária: oportunidades para a Universidade do Estado de Santa Catarina. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
SCHMITZ, Aldo A.. A lei da terceirização e a precarização do trabalho jornalístico. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
SCHMITZ, Aldo A.. Max Weber e a sociologia das profissões. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

6.
SCHMITZ, Aldo A.; MICK, J. . Arrogância e parrésia na identidade profissional dos jornalistas. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

7.
SCHMITZ, Aldo A.; LIMA, Samuel P. . Os jornalistas nas assessorias: uma análise do perfil do trabalho jornalístico fora da mídia. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

8.
SCHMITZ, Aldo A.. Fontes de notícias: as estratégias das fontes no jornalismo. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
SCHMITZ, Aldo A.; DUARTE, Jorge ; COSTA, Carlito . Papel e a atuação do jornalista em assessoria de imprensa na área pública. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
SCHMITZ, Aldo A.. Mídia training. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

11.
SCHMITZ, Aldo A.. Classificação das fontes de notícias. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

12.
SCHMITZ, Aldo A.. Classificação das fontes de notícias. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

13.
SCHMITZ, Aldo A.. Ações e estratégias das fontes no jornalismo. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

14.
SCHMITZ, Aldo A.. As fontes no jornalismo. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

15.
SCHMITZ, Aldo A.. A profissionalização e as estratégias das fontes de notícias. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

16.
SCHMITZ, Aldo A.. A profissionalização das fontes de notícias. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

17.
SCHMITZ, Aldo A.. A ética de lado a lado: jornalistas e fontes de notícias frente a frente. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

18.
SCHMITZ, Aldo A.. Mensuração de resultado em comunicação. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

19.
SCHMITZ, Aldo A.. Gestão de crise na mídia. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

20.
SCHMITZ, Aldo A.. A comunicação na ética e responsabilidade social. 2007. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

21.
SCHMITZ, Aldo A.. Inovação na administração de empresas catarinenses. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Outras produções bibliográficas
1.
SCHMITZ, Aldo A.. Nada a declarar: tudo a esconder. São Paulo: Observatório da Imprensa, 2016 (Artigo).

2.
SCHMITZ, Aldo A.. Assessoria de comunicação pública. Florianópolis: Instituto Superior de Comunicação, 2009 (Conteúdo curso online).

3.
SCHMITZ, Aldo A.. Fonte sem nome nem crédito. São Paulo: Observatório da imprensa, 2009 (Artigo).

4.
SCHMITZ, Aldo A.. Ética irrisória. Florianópolis: Estudos em Jornalismo e Mídia, 2009 (Resenha).

5.
SCHMITZ, Aldo A.. Agência de comunicação: gestão, desafios e oportunidades. Florianópolis: ISCOM, 2008 (Conteúdo curso online).

6.
SCHMITZ, Aldo A.; Jorge Duarte . Assessoria de imprensa e relacionamento com a mídia. Florianópolis: ISCOM, 2008 (Conteúdo curso online).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
SCHMITZ, Aldo A.. Guia de relacionamento com a imprensa. 2008.

Trabalhos técnicos

Demais tipos de produção técnica
1.
SCHMITZ, Aldo A.. Max Weber, o jornalismo e a mídia. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
SCHMITZ, Aldo A.. Max Weber, o jornalismo e a mídia. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
SCHMITZ, Aldo A.. Bourdieu e o campo jornalístico. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

4.
SCHMITZ, Aldo A.. Assessoria de imprensa e relacionamento com a mídia. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

5.
SCHMITZ, Aldo A.. Assessoria de comunicação pública. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

6.
SCHMITZ, Aldo A.. Como planejar e administrar uma agência de comunicação. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

7.
SCHMITZ, Aldo A.. Assessoria de comunicação pública. 2009. .

8.
SCHMITZ, Aldo A.; PEREIRA, Moacir . Media training: como se relacionar com a imprensa. 2008. .

9.
SCHMITZ, Aldo A.. Agência de comunicação: gestão, desafios e oportunidades. 2008. .

10.
SCHMITZ, Aldo A.. Assessoria de imprensa e relacionamento com a mídia. 2008. .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Qualificações de Mestrado
1.
SCHMITZ, Aldo A.; LIMA, Samuel P.; MICK, J.. Participação em banca de Clarissa do Nascimento Peixoto. As fontes de notícias no jornalismo contra-hegemônico: potencialidades e limites. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Jornalismo) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
SCHMITZ, Aldo A.. Participação em banca de Déborah Almada, Elmar Meurer, Karin Verzbickas. Videorelease: reciprocidade na mídia e nas assessorias de comunicação. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA Gestão em Comunicação Corporativa) - Escola de Comunicação Comunique-se.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
SCHMITZ, Aldo A.; VALENTINI, Géssica; MORAES, Áureo.. Participação em banca de Andressa Prates Freitas.Revista Olhar Empresarial. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Federal de Santa Catarina.

2.
SCHMITZ, Aldo A.; MORAES, Marília C.; SIMÕES, Ana E.. Participação em banca de Émilin Alvina de Souza.Mídia training: capacitação das fontes oficiais de notícias. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Instituto Superior e Centro Educacional Luterano Bom Jesus.

3.
SCHMITZ, Aldo A.; CHRISTOFOLETTI, Rogério; SCHUCH, Hélio. Participação em banca de Maria Júlia Manzi.Proposta de plano de comunicação para a secretaria de transportes de Florianópolis. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Federal de Santa Catarina.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
SCHMITZ, Aldo A.; KIEFER, R.. Prêmio Fiesc de Jornalismo 2018. 2018. Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina.

2.
FRITSCHE, Valmor; KIEFER, R.; HEISE, M.; SCHMITZ, Aldo A.. Prêmio Fiesc de Jornalismo 2016. 2016. Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina.

3.
SCHMITZ, Aldo A.; FRITSCHE, Valmor; BITENCOURT, Róger; SCHUCH, Hélio. Prêmio Fiesc de Jornalismo 2015. 2015. Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina.

4.
SCHMITZ, Aldo A.; SCHUCH, Hélio; FRITSCHE, Valmor. Prêmio Fiesc de Jornalismo 2013. 2013. Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina.

5.
SCHMITZ, Aldo A.; BITENCOURT, Róger; LISBOA, Euclides; FRITSCHE, Valmor. Prêmio Fiesc de Jornalismo 2012. 2012. Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina.

6.
SCHMITZ, Aldo A.; BITENCOURT, Róger; VALENTE, César. Prêmio Fiesc de Jornalismo 2011. 2011. Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
15º Congresso Nacional de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor). A migração dos jornalistas para o marketing de conteúdo. 2017. (Congresso).

2.
18º Congresso Brasileiro de Sociologia. A Autonomia profissional do jornalista brasileiro: ideais e práticas nos jornais Folha de S.Paulo, O Estado de S.Paulo, O Globo e Zero Hora. 2017. (Congresso).

3.
14º Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor).Pesquisa comparativa internacional em jornalismo: desafios teórico-metodológicos do projeto Journalistic Role Performance Around the Globe. 2016. (Encontro).

4.
13º Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor).A lei da terceirização e a precarização do trabalho jornalístico. 2015. (Encontro).

5.
12º Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor).Arrogância e parrésia na identidade profissional dos jornalistas. 2014. (Encontro).

6.
11º Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor). Os jornalistas nas assessorias: uma análise do perfil do trabalho jornalístico fora da mídia. 2013. (Congresso).

7.
10º Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor).Papel e a atuação do jornalista em assessoria de imprensa na área pública. 2012. (Encontro).

8.
1º Confibercom Congresso Mundial de Comunicação Ibero-Americana. Classificação das fontes de notícias. 2011. (Congresso).

9.
33º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. As fontes no jornalismo. 2010. (Congresso).

10.
Congresso de Iniciação científica e Pós-Graduação - Sul Brasil. A profissionalização e as estratégias das fontes de notícias. 2010. (Congresso).

11.
Congresso Mega Brasil de Comunicação. Como montar e administrar uma assessoria de comunicação. 2010. (Congresso).

12.
Seminário Democracia e Jornalismo na Era Digital. 2010. (Seminário).

13.
V Seminário Intermestrandos de Comunicação.A profissionalização das fontes de notícias. 2010. (Seminário).

14.
17º ENJAC Encontro Nacional de Jornalistas em Assessoria de Comunicação.Empreendedorismo na assessoria de comunicação. 2009. (Encontro).

15.
22º EEJAC Encontro Estadual de Jornalistas em Assessoria de Comunicação.Oportunidades na assessoria de comunicação. 2009. (Encontro).

16.
32º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. A pauta em mutação. 2009. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SCHMITZ, Aldo A.. Encontro Empresarial Brasil-Alemanha. 2007. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Aline Daniele Silva de Oliveira. A diversidade sexual em revista segmentada. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Jornalismo: Gestão Editorial) - Universidade Tuiuti do Paraná. Orientador: Aldo Antonio Schmitz.

2.
Caetano Machado. Percepção de jornalistas de Santa Catarina sobre dano moral. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Jornalismo: Gestão Editorial) - Universidade Tuiuti do Paraná. Orientador: Aldo Antonio Schmitz.

3.
Emanuelle Pereira Gomes. Vídeos jornalísticos na internet. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Jornalismo: Gestão Editorial) - Universidade Tuiuti do Paraná. Orientador: Aldo Antonio Schmitz.

4.
Franciele Inês Marcon. O caminho dos acontecimentos que viram notícia. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Jornalismo: Gestão Editorial) - Universidade Tuiuti do Paraná. Orientador: Aldo Antonio Schmitz.

5.
Rodrigo dos Santos. Impacto das redes sociais sobre a cobertura do jornalismo esportivo. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Jornalismo: Gestão Editorial) - Universidade Tuiuti do Paraná. Orientador: Aldo Antonio Schmitz.

6.
Ronaldo Inácio Rocha. Storytelling no jornalismo esportivo de televisão. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Jornalismo: Gestão Editorial) - Universidade Tuiuti do Paraná. Orientador: Aldo Antonio Schmitz.

7.
Schirlei Alexandre Alves. Desenvolvimento de reportagens especiais. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Jornalismo: Gestão Editorial) - Universidade Tuiuti do Paraná. Orientador: Aldo Antonio Schmitz.

8.
Silvia Cristina Vieira. Perspectivas do jornalismo de gênero feminino. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Jornalismo: Gestão Editorial) - Universidade Tuiuti do Paraná. Orientador: Aldo Antonio Schmitz.

9.
Anna Paula Xavier Cazatti. Agência de comunicação para o segmento de construção civil e comércio imobiliário. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão da Comunicação Pública e Empresarial) - Universidade Tuiuti do Paraná. Orientador: Aldo Antonio Schmitz.

10.
Carla Cavalheiro e Camila Spolti. Comunicação sindical. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão da Comunicação Pública e Empresarial) - Universidade Tuiuti do Paraná. Orientador: Aldo Antonio Schmitz.

11.
Claudia de Conto. A apropriação do release pelo jornalismo on-line. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão da Comunicação Pública e Empresarial) - Universidade Tuiuti do Paraná. Orientador: Aldo Antonio Schmitz.

12.
Edinéia Rauta Pagani. Assessoria de imprensa e a não gestão de crise. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão da Comunicação Pública e Empresarial) - Universidade Tuiuti do Paraná. Orientador: Aldo Antonio Schmitz.

13.
Fabieli Fernanda Kehl. A melhoria da comunicação interna. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão da Comunicação Pública e Empresarial) - Universidade Tuiuti do Paraná. Orientador: Aldo Antonio Schmitz.

14.
Francine Athaide Cadore. Comunicação em portal online de saúde. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão da Comunicação Pública e Empresarial) - Universidade Tuiuti do Paraná. Orientador: Aldo Antonio Schmitz.

15.
Jésica Maia e Vanessa Amarante. O potencial da rede social corporativa. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão da Comunicação Pública e Empresarial) - Universidade Tuiuti do Paraná. Orientador: Aldo Antonio Schmitz.

16.
Jessé Antunes Torres. Contextos digitais. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão da Comunicação Pública e Empresarial) - Universidade Tuiuti do Paraná. Orientador: Aldo Antonio Schmitz.

17.
Julieti Parma Largura. Comunicação nas prefeituras do Alto Vale do Itajaí. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão da Comunicação Pública e Empresarial) - Universidade Tuiuti do Paraná. Orientador: Aldo Antonio Schmitz.

18.
Mariana Montovani Caetano. A comunicação no gerenciamento de crise. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão da Comunicação Pública e Empresarial) - Universidade Tuiuti do Paraná. Orientador: Aldo Antonio Schmitz.

19.
Martha Huff Martins e Mylene de Quadra Salgado. A comunicação em pequenas vinícolas. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão da Comunicação Pública e Empresarial) - Universidade Tuiuti do Paraná. Orientador: Aldo Antonio Schmitz.

20.
Rodrigo Rafael Dalmonico. A comunicação com os cidadãos. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão da Comunicação Pública e Empresarial) - Universidade Tuiuti do Paraná. Orientador: Aldo Antonio Schmitz.

21.
Graciely Guesser. Mídia training: o papel do gestor de comunicação na capacitação das fontes de notícias. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão da Comunicação Pública e Empresarial) - Universidade Tuiuti do Paraná. Orientador: Aldo Antonio Schmitz.

22.
Suelen Cerbaro. Comunicação e saúde: desafios de comunicação de uma instituição particular de saúde. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão da Comunicação Pública e Empresarial) - Universidade Tuiuti do Paraná. Orientador: Aldo Antonio Schmitz.

23.
Camille Cristina Pinho dos Reis. Avaliação de desempenho para jornalistas. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Jornalismo: Gestão Editorial) - Universidade Tuiuti do Paraná. Orientador: Aldo Antonio Schmitz.

24.
Vivian Rodrigues de Oliveira. O storytelling na gestão da comunicação organizacional. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão da Comunicação Pública e Empresarial) - Universidade Tuiuti do Paraná. Orientador: Aldo Antonio Schmitz.

25.
Wagner Guilherme Lenhardt. Gestão da comunicação em câmara de vereadores. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão da Comunicação Pública e Empresarial) - Universidade Tuiuti do Paraná. Orientador: Aldo Antonio Schmitz.

26.
Alexandre Pauli. Agência de comunicação integrada. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão da comunicação) - Universidade do Oeste de Santa Catarina. Orientador: Aldo Antonio Schmitz.

27.
Rodrigo Broetto. Gestão estratégica de marca: um estudo de caso do Sicoob São Miguel. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão da comunicação) - Universidade do Oeste de Santa Catarina. Orientador: Aldo Antonio Schmitz.

28.
Camila Stuart Garcez Gomes. Interação e serviços de comunicação da Prefeitura de São José (SC). 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão da Comunicação Pública e Empresarial) - Universidade Tuiuti do Paraná. Orientador: Aldo Antonio Schmitz.

29.
Gislaine Schineider Melo. Comunicação em médias e pequenas empresas: planejamento e implementação. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão da Comunicação Pública e Empresarial) - Universidade Tuiuti do Paraná. Orientador: Aldo Antonio Schmitz.

30.
Gutieres Baron. Diagnóstico e comunicação para o Programa Antonieta de Barros da Assembleia Legislativa de Santa Catarina. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão da Comunicação Pública e Empresarial) - Universidade Tuiuti do Paraná. Orientador: Aldo Antonio Schmitz.

31.
Lílian Ertel Silva. Comunicação integrada da AIESEC Santa Catarina. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão da Comunicação Pública e Empresarial) - Universidade Tuiuti do Paraná. Orientador: Aldo Antonio Schmitz.

32.
Ludmilla Gadotti Bolda Ostetto. A implementação da lei de acesso à informação: estudo de caso da Assembleia Legislativa de Santa Catarina. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão da Comunicação Pública e Empresarial) - Universidade Tuiuti do Paraná. Orientador: Aldo Antonio Schmitz.

33.
Antonio Zanella. Plano de comunicação para clínica odontológica. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão da Comunicação Pública e Empresarial) - Universidade Tuiuti do Paraná. Orientador: Aldo Antonio Schmitz.

34.
Bruna Bertoldi Gonçalves. Ouvidoria vinculada à comunicação: estudo de caso da prefeitura de Jaraguá do Sul. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão da Comunicação Pública e Empresarial) - Universidade Tuiuti do Paraná. Orientador: Aldo Antonio Schmitz.

35.
Arianne de Oliveira, Francisco de Souza Jr, Julie Menegaz. Plano de contingência de crise na mídia em organizações públicas. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão da Comunicação Pública e Empresarial) - Universidade Tuiuti do Paraná. Orientador: Aldo Antonio Schmitz.

36.
Felipe Ferreira Bem Silva. Comunicação em instituição pública descentralizada: o caso do Instituto Federal de Santa Catarina. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão da Comunicação Pública e Empresarial) - Universidade Tuiuti do Paraná. Orientador: Aldo Antonio Schmitz.

37.
Magda Audrey Pamplona. Os canais da assessoria de comunicação social do TCE-SC para informar o público interno. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão da Comunicação Pública e Empresarial) - Universidade Tuiuti do Paraná. Orientador: Aldo Antonio Schmitz.

38.
Ivonei José Fazzioni. Assessoria de imprensa excelente. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão da Comunicação Pública e Empresarial) - Universidade Tuiuti do Paraná. Orientador: Aldo Antonio Schmitz.

39.
Daniela da Cunha Kirst. Proposta de criação de uma agência de comunicação com foco em empresas do setor de tecnologia em Santa Catarina. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão da Comunicação Pública e Empresarial) - Universidade Tuiuti do Paraná. Orientador: Aldo Antonio Schmitz.

40.
Michele Prada. Plano de comunicação interna para prefeitura de pequeno porte. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão da Comunicação Pública e Empresarial) - Universidade Tuiuti do Paraná. Orientador: Aldo Antonio Schmitz.

41.
Greice Virgínia Beckenkamp. A comunicação no terceiro setor: como as organizações não-governamentais pautam a mídia. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA Gestão em Comunicação Corporativa) - Escola de Comunicação Comunique-se. Orientador: Aldo Antonio Schmitz.

42.
Cilene Macedo. Plano de comunicação para uma universidade. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA Gestão em Comunicação Corporativa) - Escola de Comunicação Comunique-se. Orientador: Aldo Antonio Schmitz.

43.
Daniela Leiras. Implantação da comunicação em uma empresa de decoração e arquitetura de interiores. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA Gestão em Comunicação Corporativa) - Escola de Comunicação Comunique-se. Orientador: Aldo Antonio Schmitz.

44.
Déborah Almada, Elmar Meurer, Karin Verzbickas, Linete Marti. Videorelease: estudo de reciprocidade na mídia e assessorias de comunicação. 2008. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA Gestão em Comunicação Corporativa) - Escola de Comunicação Comunique-se. Orientador: Aldo Antonio Schmitz.



Educação e Popularização de C & T



Cursos de curta duração ministrados
1.
SCHMITZ, Aldo A.. Assessoria de imprensa e relacionamento com a mídia. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
SCHMITZ, Aldo A.. Assessoria de comunicação pública. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
SCHMITZ, Aldo A.. Como planejar e administrar uma agência de comunicação. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

4.
SCHMITZ, Aldo A.. Bourdieu e o campo jornalístico. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

5.
SCHMITZ, Aldo A.. Max Weber, o jornalismo e a mídia. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 14/12/2018 às 4:28:39