Taciana Pontual da Rocha Falcão

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  • Última atualização do currículo em 04/12/2018


é professora e pesquisadora da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) na área de Interação Humano-Computador (IHC) e membro do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Gestão em Educação a Distância (PPGTEG-UFRPE). Doutora pelo Institute of Education (IoE) - University of London, UK, sua pesquisa de doutorado tratou de como interfaces tangíveis podem contribuir para a aprendizagem de crianças com dificuldades intelectuais. Possui graduação (2004) e mestrado (2007) em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Pernambuco. Foi designer de interação no CESAR Recife de 2010 a 2013, e pesquisadora do London Knowledge Lab (University of London) na área de interfaces tangíveis para educação, de 2008 a 2010. Também já trabalhou no NAAH/S-Recife, núcleo de atividades para crianças com altas habilidades. Fez pós-doutoramento na Universidade McGill - Canadá, trabalhando com desenvolvimento de tecnologias para apoiar a comunicação de idosos. Seus interesses incluem: interfaces tangíveis para educação, tecnologias para educação, ensino de programação, pensamento computacional, jogos digitais em contextos educacionais, usabilidade, experiência do usuário e acessibilidade. Site pessoal: www.tacianapontual.com.br. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Taciana Pontual da Rocha Falcão
Nome em citações bibliográficas
PONTUAL FALCÃO, T.;Pontual Falcão, Taciana;Falcao, Taciana Pontual;FALCÃO, TACIANA PONTUAL;PONTUAL, TACIANA

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal Rural de Pernambuco, Departamento de Estatística e Informática - DEINFO.
Universidade Federal Rural de Pernambuco
Dois Irmãos
52171900 - Recife, PE - Brasil
Telefone: (81) 33206491
URL da Homepage: www.ufrpe.br


Formação acadêmica/titulação


2008 - 2014
Doutorado em Tecnologia para Educação.
Institute of Education - University of London, IOE, Grã-Bretanha.
Título: Discovery learning with tangible technologies: the case of children with intellectual disabilities, Ano de obtenção: 2014.
Orientador: Sara Price.
Coorientador: Diana Laurillard.
Palavras-chave: children; tangible learning environments; collaboration; inclusion.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Interface Humano Máquina.
Setores de atividade: Educação.
2005 - 2007
Mestrado em Ciências da Computação.
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Título: Design de interfaces tangíveis para aprendizagem de conceitos matemáticos no Ensino Fundamental,Ano de Obtenção: 2007.
Orientador: Alex Sandro Gomes.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: design centrado no usuário; interfaces tangíveis; educação matemática; contexto.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Cognitiva.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem.
1999 - 2004
Graduação em Ciência da Computação.
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.


Pós-doutorado


2017
Pós-Doutorado.
McGill University, MCGILL, Canadá.
Bolsista do(a): AGE-WELL Network, AGE-WELL, Canadá.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra


Formação Complementar


2007 - 2007
Tecnologia Assistiva com comunicação alternativa. (Carga horária: 30h).
Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, MCTI, Brasil.
2001 - 2001
Computação Gráfica. (Carga horária: 64h).
Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada, IMPA, Brasil.
1999 - 1999
Curso de inglês.
Embassy School, -, Inglaterra.


Atuação Profissional



Universidade Federal Rural de Pernambuco, UFRPE, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Docente, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Docente na área de IHC

Atividades

04/2018 - Atual
Ensino, Computação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Interfaces Homem-Máquina, Informática na Educação
04/2018 - Atual
Ensino, Ciências Biológicas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Elementos de Informática
06/2014 - Atual
Direção e administração, Departamento de Estatística e Informática - DEINFO, .

Cargo ou função
Substituto eventual - Coordenação do curso de Licenciatura Plena em Computação.
06/2014 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Departamento de Educação, .

Linhas de pesquisa
Tecnologias Educacionais
03/2014 - Atual
Ensino, Computação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Interface Homem-Máquina
Informática na Educação
05/2016 - 08/2016
Extensão universitária , Departamento de Estatística e Informática - DEINFO, .

Atividade de extensão realizada
Projeto de interface de um sistema para acompanhamento das crianças e jovens beneficiados pela ONG Movimento Pró-Criança.
04/2016 - 08/2016
Ensino, Tecnologia e Gestão em Educação a Distância, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Tópicos Avançados em Ferramentas Tecnológicas
08/2015 - 12/2015
Ensino, Tecnologia e Gestão em Educação a Distância, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Objetos de Aprendizagem para EAD
12/2014 - 06/2015
Ensino, Tecnologia e Gestão em Educação a Distância, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Métodos e técnicas de pesquisa em educação a distância
01/2014 - 12/2014
Extensão universitária , Departamento de Estatística e Informática - DEINFO, .

Atividade de extensão realizada
Aplicando o Uso de Novas Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) no Parque Dois Irmãos.
01/2014 - 12/2014
Extensão universitária , Departamento de Estatística e Informática - DEINFO, .

Atividade de extensão realizada
Aplicando o Uso de Novas Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) na Cidade Histórica de Olinda.
06/2013 - 12/2013
Ensino, Ciência da Computação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Prática de Ensino de Interface Homem-Máquina
Interface Homem-Máquina
Interação Homem-Máquina

Institute of Education - University of London, IOE, Grã-Bretanha.
Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Visiting Research Associate
Outras informações
Colaboração acadêmica internacional com o London Knowledge Lab

Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Research Officer, Carga horária: 35
Outras informações
Project: Design Tangibles for Learning Activities: work independently to conduct reviews of the international research literature in the relevant field; Liaise with teachers and schools; prepare tools for data collection, including designing empirical studies; collect data using iterative design methodologies; undertake qualitative and quantitative analysis; assist with the writing of reports, academic papers and other materials. http://www.lkl.ac.uk/research/tangibles

Atividades

08/2010 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , University of London, .

Linhas de pesquisa
Tecnologias Educacionais

Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife, CESAR, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2013
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Designer de Interação, Carga horária: 40
Outras informações
Atividades do cargo: - Pesquisa em campo com usuários para informar o desenvolvimento de sistemas da informação - Análise de dados coletados - Elaboração de relatórios - Avaliação heurística de interfaces - Testes de usabilidade - Elaboração de protótipos de interfaces (wireframes)


Leibniz Institut für Wissensmedien, IWM, Alemanha.
Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Pesquisadora, Carga horária: 20
Outras informações
Programa de bolsas de pesquisa CONNECT, da Fundação Alexander von Humboldt


Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisador
Outras informações
Bolsista DTI atuando no Programa de identificação de talentos para o metrópole digital


Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2007
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Mestranda, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Mestrado na área de Interação Humano-Computador

Vínculo institucional

2001 - 2004
Vínculo: Voluntária, Enquadramento Funcional: Monitora
Outras informações
Monitoria de Cálculo de Programas (2001-2002) e Sistemas Inteligentes (2003-2004)

Vínculo institucional

2001 - 2004
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Iniciação Científica
Outras informações
Bolsa FACEPE 2001 - 2003 Bolsa PIBIC/CNPq 2003 - 2004

Atividades

01/2005 - 01/2007
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Informática, .

Linhas de pesquisa
Tecnologias Educacionais
06/2005 - 03/2006
Extensão universitária , Centro de Educação, .

Atividade de extensão realizada
Oficinas de apoio para turmas de jovens e adultos de escola pública e assessoria aos professores em atividades multidisciplinares.
06/2004 - 03/2005
Extensão universitária , Centro de Educação, .

Atividade de extensão realizada
Alfabetização de Jovens e Adultos.
04/2001 - 07/2004
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Informática, .

Linhas de pesquisa
Bioinformática

Núcleo de Atividades para Altas Habilidades/Superdotação, NAAH/S, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2007
Vínculo: Prestador de serviço, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 14
Outras informações
Realização de oficinas de Informática e Raciocínio lógico com crianças com altas habilidades

Atividades

03/2007 - 12/2008
Ensino,

Disciplinas ministradas
Oficina de Informática
Oficina de Raciocínio Lógico

BBC London, BBC, Grã-Bretanha.
Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Freelancer, Enquadramento Funcional: Consultora Interação Humano Computador
Outras informações
Realização e análise de dados de teste de usuários (crianças utilizando superfícies interativas)


America Curso Profissional de Inglês, -, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2004
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 10

Atividades

02/2003 - 12/2004
Ensino,

Disciplinas ministradas
Inglês

McGill University, MCGILL, Canadá.
Vínculo institucional

2017 - 2018
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pós-doutorado, Carga horária: 40
Outras informações
Projeto CONNECT-CREATE: Promoting Social Connectedness Through Collaborating on Digital Storytelling and Knowledge Creation and Sharing



Linhas de pesquisa


1.
Tecnologias Educacionais

Objetivo: Projetar, desenvolver e empregar variados recursos tecnológicos de forma a trazer benefícios ao processo de ensino-aprendizagem..
2.
Bioinformática
3.
Tecnologias Educacionais
4.
Tecnologias Educacionais


Projetos de pesquisa


2018 - Atual
Utilização de técnicas de mineração de dados para extrair learning analytics em ambientes virtuais de aprendizagem no Brasil
Descrição: O desenvolvimento da Internet proporcionou o surgimento de várias alternativas para melhorar serviços de saúde, segurança, educação, entre outros. Dentro da área de educação foram criados ambientes virtuais para proporcionar maior interação entre professores e alunos. Contudo, a adoção desses ambientes também gerou em um massivo aumento da quantidade de dados que precisam ser analisados. Por isso, se faz necessário a criação de ferramentas automáticas para auxiliar o processamento destes dados. Neste contexto, a área de learning analytics propõe técnicas de mineração de dados e de texto para extrair informações úteis de ambientes educacionais. Contudo, a aplicação dessas técnicas depende do contexto em que elas vão ser aplicadas, por exemplo: do ambiente educacional utilizado, das informações que devem ser extraídas, das metodologias pedagógicas locais. Diante deste cenário, esse projeto propõe a criação de learning analytics direcionadas para o contexto universitário brasileiro. Para alcançar esse objetivo é preciso realizar um estudo detalhado do contexto educacional brasileiro e como estão sendo utilizados os ambientes virtuais de aprendizagem no país..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2015 - 2016
ESTUDO COMPARATIVO DIALÓGICO DE UM PROGRAMA TRANSNACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DE JOGOS DIGITAIS POR ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO
Descrição: Propõe-se compreender aspectos do processo de desenvolvimento de jogos digitais educacionais para aprendizagem de Linguagem (compreensão de leitura) e Matemática (geometria), e amplia-se a discussão para distintos contextos educacionais latino-americanos: Brasil, Chile e Colômbia. Pretende-se oferecer resultados comparativos que permitam uma escalabilidade da proposta, como metodologia de ensino-aprendizagem com Tecnologias da Comunicação e Informação (TIC´s) no Ensino Médio. Visa-se compreender, ao longo do processo, o jogo de ações discursivas que permitem aos sujeitos o desenvolvimento de competências, abarcando: conhecimentos ligados às áreas curriculares básicas de linguagem e matemática e a conceitos emergentes no século XXI, como os envolvidos no pensamento computacional; habilidades de autonomia, interpessoais, de informação, comunicação e resolução de problemas; procedimentos em TIC´s, utilização de ferramentas e instrumentos requeridos na contemporaneidade, como uso de significados para compreensão do conjunto da sociedade; atitudes grupais complexas, cooperativas, colaborativas, autônomas. Ademais, visa-se verificar-se também os processos identitários que emergem das comunidades de práticas em que os jovens se inserem ao vivenciarem as atividades de desenvolvimento de jogos digitais..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (9) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Taciana Pontual da Rocha Falcão - Coordenador / Flávia Mendes de Andrade e Peres - Integrante / Lorena Pía Medina - Integrante / Patricia Jaramillo - Integrante.
2015 - Atual
Verificação automática de robôs educacionais
Descrição: Robótica educacional provê um ambiente de aprendizagem que fornece apoio ao ensino de lógica de programação, gera a melhor compreensão de conceitos computacionais abstratos e aumenta a motivação e o interesse. Ambientes de programação de robôs virtuais permitem visualizar a simulação do comportamento de robôs dentro de um ambiente virtual, eliminando a necessidade de robôs físicos durante a fase de desenvolvimento da lógica do robô. Atualmente, a única forma de verificar o funcionamento de um robô virtual é simular o programa passo a passo e observar o seu comportamento. Por ser um processo manual tem alto custo e está passível de erros. Não existem formas triviais de verificar automaticamente um robô virtual. Este projeto busca desenvolver e avaliar potencial didático-pedagógico de ferramentas de ensino para robótica apoiadas em teorias e ferramentas de verificação de modelos. Em complemento, investiga como o ensino de robótica apoiado por ambientes de simulação é beneficiado com a adoção destas ferramentas. Entre as contribuições esperadas estão uma abordagem automática de verificação de robôs baseada em modelos, a implementação de ferramentas para ensino que automatizam a abordagem (ex: sistema de julgamento online para robôs virtuais), e a avaliação da eficácia no uso destas ferramentas através de experimentos de ensino com alunos de cursos superiores de computação.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .
Integrantes: Taciana Pontual da Rocha Falcão - Coordenador / Emanuel Leite Oliveira da Silva - Integrante / Sidney de Carvalho Nogueira - Integrante / Itamar Carneiro Oliveira de Moraes - Integrante / Iverson Luís Pereira - Integrante.
2014 - 2015
Identidade e Competências em Alunos do Ensino Médio Durante o Desenvolvimento de Games Educacionais
Descrição: O presente projeto é um desdobramento do projeto DEMULTS - Desenvolvimento Educacional de Multimídias Sustentáveis ? em que promovemos ciclos de autoria-uso através de atividades de Design Participativo e Programação pelo Usuário Final entre alunos e professores, objetivando o desenvolvimento de games educacionais seguindo modelos de desenvolvimento ágeis, de modo a permitir escalonamento. Foram desenvolvidos ao longo de dois anos um game de história (Abydus) e um game de Biologia (Virion). A análise da aprendizagem dos sujeitos durante esses processos de desenvolvimento permitiu verificarmos a viabilidade de um modelo de desenvolvimento de multimídias educacionais através de DP e PUF no contexto escolar, sendo este modelo orientado para sustentabilidade sócio-econômica. Através do engajamento em ações participativas durante o desenvolvimento das multimídias, pesquisamos os suportes que modelos como estes oferecem aos sujeitos em aprendizagem escolar. No atual momento do DEMULTS ? Ciclo 2, o foco é o desenvolvimento de games educacionais para conceitos de Química. Mas ampliamos a discussão, anteriormente focada na aprendizagem dos alunos de ensino médio, durante sua imersão nas práticas de desenvolvimento de software no laboratório da instituição escolar, para verificarmos também os processos identitários que emergem das comunidades de práticas em que esses jovens se inserem ao experienciarem as atividades do DEMULTS. Utilizaremos uma metodologia participativa de pesquisa, com intervenções no contexto escolar, e aplicaremos técnicas de coletas orientadas etnograficamente e videografia, para Análise Interacional e estudo das formações discursivas que respondam sobre a construção da identidade dos jovens no processo..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Taciana Pontual da Rocha Falcão - Coordenador / Rafael Santos Barbosa - Integrante / Dyego Carlos Sales de Morais - Integrante / Tancicleide Carina Simões Gomes - Integrante / Flávia Mendes de Andrade e Peres - Integrante / Débora Capezzera - Integrante.
2012 - Atual
Programa de identificação de talentos para o metrópole digital
Descrição: Este projeto visa identificar jovens talentos, com foco em jovens em situação de risco, para participarem de curso técnico na área de programação, como parte do projeto Metrópole Digital. Esta identificação é feita com base em instrumento de seleção elaborado de acordo com matrizes de competências em diversas áreas que envolvem conhecimento e raciocínio..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2008 - 2010
Designing Tangibles for Learning
Descrição: O projeto investiga os efeitos de interfaces tangíveis no ensino de ciências, e se guia por um framework baseado em representações externas. Aspectos de aprendizagem, compreensão, ação e colaboração são analisados, através de estudos empíricos usando uma mesa interativa com objetos concretos como dispositivos de entrada..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2005 - 2007
Soluções ubíquas de baixo custo para uso em escolas do ensino fundamental
Descrição: O objetivo do projeto é projetar artefatos tangíveis ubíquos a serem empregados em sala de aula, servindo de ferramentas auxiliares no processo ensino-aprendizagem..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Taciana Pontual da Rocha Falcão - Integrante / Alex Sandro Gomes - Coordenador / Stephania Padovani - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 4


Projetos de extensão


2016 - 2016
Projeto de interface de um sistema para acompanhamento das crianças e jovens beneficiados pela ONG Movimento Pró-Criança
Descrição: Esta proposta teve como objetivo projetar a interface de um sistema de acompanhamento para as crianças e jovens beneficiados pela ONG Movimento Pró-Criança. Foi usada uma metodologia de design centrado no humano para conceber uma interface de boa usabilidade e adequada ao contexto e às necessidades da organização. Com o desenvolvimento da interface, espera-se contribuir para a melhoria do processo de cadastro e acompanhamento das crianças atendidas pelo Movimento Pró-Criança, beneficiando não só os funcionários da ONG responsáveis pelo processo, mas também as crianças atendidas e seus familiares, que receberão um serviço mais personalizado e com maiores chances de suprir suas necessidades..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (11) .
Integrantes: Taciana Pontual da Rocha Falcão - Coordenador / Danilo Ricardo Barbosa de Araújo - Integrante.
2014 - 2015
Aplicando o Uso de Novas Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) na Cidade Histórica de Olinda
Descrição: O objetivo principal desse projeto é produzir ferramentas digitais relacionadas ao Centro Histórico de Olinda como forma de atender à demanda educacional, turística e social de divulgação e valorização deste patrimônio histórico. Na universidade, este projeto tem como meta a articulação entre o Departamento de Informática e Estatística, o Departamento de Educação e o Programa de Pós-Graduação em História..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Taciana Pontual da Rocha Falcão - Integrante / Gilberto Amado de Azevedo Cysneiros Filho - Coordenador / George Augusto Valença Santos - Integrante / Ricardo de Aguiar Pacheco - Integrante / Allan Monteiro de Lima - Integrante / Antônio Paulo Batista Junior - Integrante / Mardeni Ferreira de Souza Sa - Integrante / Rodrigo Cavalcanti Lins - Integrante.Financiador(es): Universidade Federal Rural de Pernambuco - Bolsa.
2014 - 2015
Aplicando o Uso de Novas Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) no Parque Dois Irmãos
Descrição: Este projeto tem o objetivo de promover o uso de novas Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) no Parque Estadual Dois Irmãos. Em particular, o projeto visa a criação: (i) de um mapa digital interativo do Parque, (ii) de QR codes sobre os animais, (iii) de aplicativos para dispositivos móveis, (iv) de uma rede social educativa para escolas parceiras que poderão criar um mapa com as informações (textos, fotos e vídeos) coletadas pelos alunos durante a visita no parque e (v) jogos educativos dentro da temática do zoológico . Na universidade, este projeto tem como meta a articulação entre o DEINFO e o Departamento de Biologia..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Taciana Pontual da Rocha Falcão - Integrante / Gilberto Amado de Azevedo Cysneiros Filho - Coordenador / Antônio Paulo Batista Junior - Integrante / Rodrigo Cavalcanti Lins - Integrante / Betânia Cristina Guilherme - Integrante / Carmen Roselaine de Oliveira Farias - Integrante / Ednilza Maranhão dos Santos - Integrante / Marcelo Luiz Monteiro Marinho - Integrante / Thais Karoline Ferreira da Silva - Integrante / Thays Ferreira da Silva - Integrante.Financiador(es): Universidade Federal Rural de Pernambuco - Bolsa.
2005 - 2006
Acompanhamento e Apoio aos Docentes de Educação de Jovens e Adultos
Descrição: Oficinas de apoio à Educação de Jovens e Adultos (EJA), realizadas em escolas públicas, nas áreas de Mídias, Economia, Artes e Linguagem. Assessoria a professores de EJA no planejamento de aula e execução de atividades multidisciplinares.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2004 - 2005
Acompanhamento e Apoio aos Docentes de Educação de Jovens e Adultos
Descrição: Curso de alfabetização para adultos (EJA). Alunos recrutados em comunidades carentes, e aulas ministradas em escola pública pelo grupo de voluntários participantes do projeto..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.


Membro de corpo editorial


2017 - Atual
Periódico: International Journal on Computational Thinking
2017 - Atual
Periódico: REVISTA ELETRÔNICA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA
2016 - Atual
Periódico: British Journal of Educational Technology


Revisor de periódico


2013 - 2013
Periódico: International Journal of Learning Technology - IJLT
2014 - Atual
Periódico: International Journal of Child-Computer Interaction
2009 - 2009
Periódico: Pervasive and Mobile Computing (Print)
2016 - Atual
Periódico: British Journal of Educational Technology
2016 - Atual
Periódico: REVISTA BRASILEIRA DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO
2018 - Atual
Periódico: SBC JOURNAL ON 3D INTERACTIVE SYSTEMS
2018 - Atual
Periódico: INTERACTING WITH COMPUTERS


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Tecnologia Educacional.
2.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Interação Humano-Computador.
3.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Experiência do Usuário.
4.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Usabilidade.
5.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Acessibilidade.
6.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação de Jovens e Adultos.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende RazoavelmenteLê Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2018
Paraninfa do curso de Licenciatura em Computação - Turma 2017.2, UFRPE.
2018
Paraninfa da turma de Licenciatura em Computação - 2018.1, UFRPE.
2018
Professora homenageada da turma de Bacharelado em Sistemas de Informação - 2018.1, UFRPE.
2015
Paraninfa do curso de Licenciatura Plena em Computação (Turma 2015.2), UFRPE.
2015
Paraninfa do curso de Licenciatura Plena em Computação (Turma 2015.1), UFRPE.
2014
Paraninfa do curso de Licenciatura Plena em Computação (Turma 2014.2), UFRPE.
2005
Primeiro Lugar em Concurso Nacional de Trabalhos de Conclusão de Curso, XVI Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE - SBC).
2005
Primeiro lugar em seleção de mestrado, Centro de Informática - UFPE.
2004
Láurea Universitária, UFPE.
2002
Certificate of Proficiency in English, Cambridge University.
2001
Diploma de Destaque Acadêmico da Área II, UFPE.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
Pontual Falcão, Taciana2018 Pontual Falcão, Taciana; MENDES DE ANDRADE E PERES, FLÁVIA ; SALES DE MORAIS, DYEGO CARLOS ; DA SILVA OLIVEIRA, GLAUCILEIDE . Participatory methodologies to promote student engagement in the development of educational digital games. COMPUTERS & EDUCATION, v. 116, p. 161-175, 2018.

2.
GOMES, TANCICLEIDE CARINA SIMÕES2018GOMES, TANCICLEIDE CARINA SIMÕES ; Pontual Falcão, Taciana ; TEDESCO, PATRÍCIA CABRAL DE AZEVEDO RESTELLI . Exploring an approach based on digital games for teaching programming concepts to young children. International Journal of Child-Computer Interaction, v. 16, p. 77-84, 2018.

3.
PONTUAL FALCÃO, T.2018 PONTUAL FALCÃO, T.. Feedback and Guidance to Support Children with Intellectual Disabilities in Discovery Learning with a Tangible Interactive Tabletop. ACM TRANSACTIONS ON ACCESSIBLE COMPUTING (TACCESS), v. 11, p. 1-28, 2018.

4.
MEDEIROS, R. P.2018MEDEIROS, R. P. ; RAMALHO, G. L. ; PONTUAL FALCÃO, T. . A Systematic Literature Review on Teaching and Learning Introductory Programming in Higher Education. IEEE Transactions on Education, v. PP, p. 1-14, 2018.

5.
Pontual Falcão, Taciana2018Pontual Falcão, Taciana. Tangible Representational Properties: Implications for Meaning Making. Multimodal Technologies and Interaction, v. 2, p. 54, 2018.

6.
OLIVEIRA, M. J. N.2017OLIVEIRA, M. J. N. ; PONTUAL FALCÃO, T. . Chroma Key: o simulacro de cenários. REVISTA TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO, v. 20, p. 1, 2017.

7.
Pontual Falcão, Taciana2017Pontual Falcão, Taciana; BARBOSA, RAFAEL SANTOS ; GOMES, TANCICLEIDE SIMÕES . An Analysis of Interaction Design in Children's Games Based on Computational Thinking. International Journal on Computational Thinking (IJCThink), v. 1, p. 16-27, 2017.

8.
PONTUAL FALCÃO, T.2017 PONTUAL FALCÃO, T.. Action-effect mappings in tangible interaction for children with intellectual disabilities. International Journal of Learning Technology, v. 12, p. 294-314, 2017.

9.
PONTUAL FALCÃO, T.2017PONTUAL FALCÃO, T.; OLIVEIRA, G. S. ; PERES, F. M. A. E. ; MORAIS, D. C. S. . Design Participativo de Jogos Digitais Educacionais por Adolescentes Imersos em uma Comunidade de Prática. REVISTA DE SISTEMAS E COMPUTAÇÃO - RSC, v. 7, p. 189-205, 2017.

10.
PONTUAL FALCÃO, T.2016PONTUAL FALCÃO, T.; Da Rocha Falcão, J. T. ; Hazin, I. . Gamificação na sala de aula: subsídios para a oferta de contexto pedagógico em regime de zona de desenvolvimento proximal. Revista Tecnologias na Educação, v. 16, p. 1-23, 2016.

11.
Pontual Falcão, Taciana2015 Pontual Falcão, Taciana. Perception of Representation Modalities and Affordances in Tangible Environments by Children with Intellectual Disabilities. Interacting with Computers, p. iwv037, 2015.

12.
REIS, JULIANA TEIXEIRA DA CÂMARA2015REIS, JULIANA TEIXEIRA DA CÂMARA ; HAZIN, IZABEL ; FALCÃO, JORGE TARCÍSIO DA ROCHA ; MEIRA, LUCIANO ; BENDASSOLLI, PEDRO ; GUERRA, AMANDA ; FALCÃO, TACIANA PONTUAL ; GOMES, APUENA VIEIRA ; OLIVEIRA, MARCEL VINÍCIUS MEDEIROS ; RÊGO, JOSÉ IVONILDO DO . Development and Results of an Instrument to Search for Competences and Abilities in Information Technology. Creative Education, v. 06, p. 2384-2396, 2015.

13.
Price, Sara2011Price, Sara ; PONTUAL FALCÃO, T. . Where the attention is: Discovery learning in novel tangible environments. INTERACTING WITH COMPUTERS, v. 23, p. 499-512, 2011.

14.
Pontual Falcão, Taciana2011Pontual Falcão, Taciana; Price, Sara . Interfering and resolving: How tabletop interaction facilitates co-construction of argumentative knowledge. International Journal of Computer-Supported Collaborative Learning, v. 6, p. 539-559, 2011.

15.
Price, Sara2008Price, Sara ; Sheridan, Jennifer G. ; Falcao, Taciana Pontual ; Roussos, George . Towards a framework for investigating tangible environments for learning. International Journal of Arts and Technology, v. 1, p. 351, 2008.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
RAABE, A. L. A. (Org.) ; GOMES, A. S. (Org.) ; BITTENCOURT, I. I. (Org.) ; PONTUAL FALCÃO, T. (Org.) . Educação criativa: multiplicando experiências para a aprendizagem. 1. ed. Recife: Pipa Comunicação, 2016. 472p .

2.
Abranches, S. P. ; PONTUAL FALCÃO, T. ; Batista, S L. ; HOLANDA, R. C. ; LEAO, E. ; Silva, S. N. M. . PADEJA: Experiências de Projetos de Trabalho. 1. ed. Olinda - PE: Editora Livro Rápido, 2007. 87p .

Capítulos de livros publicados
1.
OLIVEIRA, M. J. N. ; PONTUAL FALCÃO, T. . Arte e tecnologia: possibilidades didáticas com o uso de tablets. In: Mirtes Ribeiro de Lira. (Org.). A (re)significação da formação docente no espaço da produção científica. 1ed.Recife: EDUPE, 2016, v. , p. 162-182.

2.
Nogueira, Sidney ; FALCÃO, TACIANA PONTUAL ; Mota, Alexandre ; Oliveira, Emanuel ; Moraes, Itamar ; Pereira, Iverson . An Approach for Verifying Educational Robots. In: Leila Ribeiro; Thierry Lecomte. (Org.). Lecture Notes in Computer Science. 1ed.: Springer International Publishing, 2016, v. 10090, p. 59-77.

3.
GUALBERTO, V. ; SOUZA, A. ; BARBOSA, RAFAEL ; FRAGOSO, S. ; LINS, F. A. A. ; PONTUAL FALCÃO, T. . Uso de simulação para o suporte ao ensino da área de Redes de Computadores. In: Adão Caron Cambraia; Marcia Adriana Rosmann; Renira Carla Soares. (Org.). Prática Profissional da Educação Tecnológica: Concepções, experiências e dinâmicas investigativas. 1ed.Passo Fundo: Méritos Editora, 2015, v. , p. 149-163.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
RAABE, A. L. A. ; NUNES, D. J. ; PONTUAL FALCÃO, T. . Licenciatura em Computação. Computação Brasil - Revista da Sociedade Brasileira de Computação, Porto Alegre, p. 35 - 38, 12 nov. 2018.

2.
PONTUAL FALCÃO, T.. A integração dos idosos ao mundo das tecnologias digitais. Computação Brasil, Porto Alegre - RS, p. 23 - 28, 02 jul. 2017.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
Pontual Falcão, Taciana; DACKERMANN, TANJA ; SCHÜLER, MADELEINE ; ULRICH, CHRISTINE ; KLEMKE, ANDRE ; MOELLER, KORBINIAN . Tangible Tens. In: the 2018 CHI Conference, 2018, Montreal QC. Proceedings of the 2018 CHI Conference on Human Factors in Computing Systems - CHI '18. New York: ACM Press, 2018. v. 551. p. 1.

2.
PONTUAL FALCÃO, T.; ARAUJO, D. R. B. ; FRANCA, R. S. ; ANDRADE, E. C. ; FRANCA, A. C. C. . Currículo da Licenciatura em Computação: uma Proposta Alinhada às Novas Diretrizes e Demandas Contemporâneas. In: VII Congresso Brasileiro de Informática na Educação, 2018, Fortaleza. Anais dos Workshops do Congresso Brasileiro de Informática na Educação, 2018.

3.
PERES, F. M. A. E. ; PONTUAL FALCÃO, T. ; MORAIS, D. C. S. ; AQUINO, J. R. S. . Química em Atividade: Participação de Educandos do Ensino Médio no Design de Jogos Digitais Educacionais Para Educação do Campo. In: VII Congresso Brasileiro de Informática na Educação, 2018, Fortaleza. Anais dos Workshops do Congresso Brasileiro de Informática na Educação, 2018.

4.
SILVA, J. P. ; PONTUAL FALCÃO, T. . Jogos Infantis e Pensamento Computacional: em Busca de um Conjunto de Diretrizes de Design. In: II Congresso sobre Tecnologias na Educação ? CTRL+e 2017, 2017, Mamanguape. Anais do II Congresso sobre Tecnologias na Educação, 2017.

5.
OLIVEIRA, M. J. N. ; PONTUAL FALCÃO, T. . Chroma Key: o simulacro de cenários. In: II Congresso Regional sobre Tecnologias na Educação ? CTRL+e 2017, 2017, Mamanguape. Anais do II Congresso sobre Tecnologias na Educação, 2017.

6.
MORAIS, DYEGO ; PONTUAL, TACIANA ; OLIVEIRA, GLAUCILEIDE ; PERES, FLAVIA . Conteúdos Curriculares em Jogos Digitais Educacionais: Desafios de um Processo Participativo. In: XXIII Workshop de Informática na Escola, 2017, Recife, 2017. p. 343.

7.
CÂNDIDO, DANIEL ; PESSOA, GABRIELE ; VASCONCELOS, BRUNA ; SILVA, LUIS LIMA DA ; OLIVEIRA, RENATO ; OLIVEIRA, MAURICIO ; FALCÃO, TACIANA PONTUAL . Estudo Comparativo de Abordagens Referentes ao Desenvolvimento do Pensamento Computacional. In: XXIII Workshop de Informática na Escola, 2017, Recife, 2017. p. 382.

8.
MORAIS, DYEGO ; PONTUAL, TACIANA . "Today Is So Cool Nobody Wants to Leave": What Makes Teenagers Engaged in Developing Educational Games at School?. In: XXVIII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação SBIE (Brazilian Symposium on Computers in Education), 2017, Recife, 2017. p. 807.

9.
SANTOS, DANIEL CIRNE VILAS-BOAS DOS ; FALCÃO, TACIANA PONTUAL . Acompanhamento de alunos em ambientes virtuais de aprendizagem baseado em sistemas tutores inteligentes. In: XXVIII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação SBIE (Brazilian Symposium on Computers in Education), 2017, Recife, 2017. p. 1267.

10.
FALCÃO, TACIANA PONTUAL; PERES, FLAVIA ; OLIVEIRA, GLAUCILEIDE ; MORAIS, DYEGO . Design Participativo de Jogos Educacionais na Comunidade de Prática do Projeto DEMULTS. In: VI Congresso Brasileiro de Informática na Educação, 2017, Recife, 2017. p. 1344.

11.
LEVAY, PAULA ; FALCÃO, TACIANA PONTUAL ; SOUZA, RODRIGO DE . I-teach: Processo de Concepção de um Protótipo de Busca e Compartilhamento de Jogos Digitais para Ensino e Aprendizagem de Inglês. In: XXIII Workshop de Informática na Escola, 2017, Recife, 2017. p. 568.

12.
PONTUAL FALCÃO, T.. Integrating Aspects of Gamification in the Classroom: Takeaways from a Tentative Experience with Undergraduates. In: Congresso Regional sobre Tecnologias na Educação - CTRL+e, 2016, Natal - RN. Anais do I Congresso Regional sobre Tecnologias na Educação, 2016. p. 34-45.

13.
SILVA, V. G. ; TAVARES, H. A. S. ; CORREIA, C. ; PONTUAL FALCÃO, T. . Proposta de um Aplicativo Gamificado para o Ensino de Cálculo. In: Congresso Regional sobre Tecnologias na Educação, 2016, Natal - RN. Anais do I Congresso Regional sobre Tecnologias na Educação, 2016. p. 58-69.

14.
OLIVEIRA, E. ; DINIZ, J. R. B. ; PONTUAL FALCÃO, T. . Ensino e Aprendizagem Através de Dispositivos Móveis no Ramo do Direito: uma Revisão Sistemática da Literatura. In: Congresso Regional sobre Tecnologias na Educação - CTRL+e, 2016, Natal - RN. Anais do I Congresso Regional sobre Tecnologias na Educação, 2016. p. 244-256.

15.
PEREIRA, A. U. F. ; PONTUAL FALCÃO, T. . Repositório digital na Educação a Distância do IFPI: compartilhamento de objetos de aprendizagem. In: XIII Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância ? ESUD 2016, 2016, São João del-Rei. Anais do XIII Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância, 2016.

16.
SILVA, C. J. F. ; PONTUAL FALCÃO, T. . Recursos educacionais acessíveis na Educação a Distância. In: XIII Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância ? ESUD 2016, 2016, São João del-Rei. Anais do XIII Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância, 2016.

17.
PONTUAL FALCÃO, T.; ARAUJO, D. R. B. ; TEIXEIRA, R. V. ; BARROS, G. D. N. ; SILVA, E. L. O. ; CAMARA, D. L. B. M. . Inovando no Terceiro Setor: a Disciplina de IHC Aplicada ao Contexto do Movimento Pró-Criança. In: VII Workshop sobre Educação em IHC - XV Simpósio Brasileiro sobre Fatores Humanos em Sistemas Computacionais, 2016, São Paulo. Anais do VII Workshop sobre Educação em IHC - XV Simpósio Brasileiro sobre Fatores Humanos em Sistemas Computacionais, 2016.

18.
PEREIRA, A. U. F. ; PONTUAL FALCÃO, T. . Digital repositories of learning objects in the context of distance education in Brazilian public institutions. In: European Multidisciplinary Research Network on the Challenges and Uses of Information and Communication Technologies (EUTIC), 2016, Zakynthos. Proceedings of EUTIC International Conference, 2016.

19.
OLIVEIRA, M. J. N. ; PONTUAL FALCÃO, T. . Arte e tecnologia: possibilidades de fazeres artísticos com dispositivos móveis. In: 15o Encontro Internacional de Arte e Tecnologia #ART, 2016, Brasília. Anais do 15o Encontro Internacional de Arte e Tecnologia, 2016.

20.
FRANÇA, CESAR ; FALCÃO, TACIANA PONTUAL ; MARINHO, MARCELO ; CARDOSO, MARCOS ; NÓBREGA, OBIONOR OLIVEIRA ; SOUZA, RICARDO ; SAMPAIO, SUZANA . EITA! Uma Proposta Inovadora para um Programa de Pós-Graduação Latu-Sensu em Educação, Inovação e Tecnologia Aplicada. In: XXII Workshop de Informática na Escola, 2016, Uberlandia, 2016. p. 659.

21.
MORAIS, D. C. S. ; PONTUAL FALCÃO, T. . Processos Participativos de Desenvolvimento de Jogos Digitais em Contextos Escolares. In: 4º DesafIE - Workshop de Desafios da Computação Aplicada à Educação - Congresso da Sociedade Brasileira de Computação, 2015, Recife. Anais do XXXV Congresso da Sociedade Brasileira de Computação - CSBC, 2015.

22.
Pontual Falcão, Taciana; GOMES, T. C. S. ; ALBUQUERQUE, I. R. . O Pensamento Computacional Através de Jogos Infantis: uma Análise de Elementos de Interação. In: XVI Simpósio Brasileiro sobre Fatores Humanos em Sistemas Computacionais - IHC 2015, 2015, Salvador. Anais do XVI Simpósio Brasileiro sobre Fatores Humanos em Sistemas Computacionais, 2015.

23.
FALCÃO, TACIANA PONTUAL; BARBOSA, RAFAEL . "Aperta o Play!" Análise da Interação Exploratória em um Jogo Baseado em Pensamento Computacional. In: XXVI Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 2015, Maceió, 2015. p. 419.

24.
GOMES, TANCICLEIDE ; BARRETO, PEDRO ; LIMA, ISABELLA ROCHA ALBUQUERQUE ; FALCÃO, TACIANA PONTUAL . Avaliação de um Jogo Educativo para o Desenvolvimento do Pensamento Computacional na Educação Infantil. In: IV Congresso Brasileiro de Informática na Educação, 2015, Maceió, 2015. p. 1349.

25.
LEVAY, PAULA ; FALCÃO, TACIANA PONTUAL ; DINIZ, JULIANA ; SOUZA, RODRIGO DE . Uma Experiência de Uso de Jogos Digitais como Ferramentas de Apoio para Aprendizagem de Inglês por Crianças. In: XXI Workshop de Informática na Escola, 2015, Maceió, 2015. p. 207.

26.
FIRMO, D. C. A. ; GONDIM, H. S. M. ; PONTUAL FALCÃO, T. . Alunos como protagonistas na construção do conhecimento: uma experiência prática na disciplina de IHC. In: WEI - XXII Workshop sobre Educação em Computação, 2014, Brasília. Anais / XXXIV Congresso da Sociedade Brasileira de Computação. Porto Alegre: SBC, 2014. p. 1559-1568.

27.
PONTUAL FALCÃO, T.; Santos, R. ; RODRIGUES, A. ; SILVA, P. H. B. . Corpo e Mente: uma Análise Educacional e de Usabilidade da Interação Corporal em Jogos de Videogame. In: XIII Simpósio Brasileiro sobre Fatores Humanos em Sistemas Computacionais, 2014, Foz do Iguaçu. Anais do XIII Simpósio Brasileiro sobre Fatores Humanos em Sistemas Computacionais, 2014.

28.
PONTUAL FALCÃO, T.; Hirafuji Neiva, D. ; Oliveira, E. . Bada Internship: Developing Learners Skills Through Problem-Based Learning and Agile Methods Within a Work Environment. In: The 15th IASTED International Conference on Computers and Advanced Technology in Education - CATE 2012, 2012, Napoli. Proceedings of the 15th IASTED International Conference on Computers and Advanced Technology in Education, 2012.

29.
Oliveira, E. ; PONTUAL FALCÃO, T. ; Ximenes, V. ; Melo, P. . Widgets Internship: Developing Learners Skills in a User-Centered Development Process. In: X Simpósio de Fatores Humanos em Sistemas Computacionais - IHC 2011, 2011, Porto de Galinhas. Anais do X Simpósio de Fatores Humanos em Sistemas Computacionais - IHC 2011, 2011.

30.
Price, Sara ; Sheridan, Jennifer G. ; PONTUAL FALCÃO, T. . Action and representation in tangible systems: implications for design of learning interactions. In: International Conference in Tangible, Embedded and Embodied Interaction TEI?10, 2010, Cambridge, MA. Proceedings of the 4th International Conference in Tangible, Embedded and Embodied Interaction, 2010.

31.
Price, Sara ; PONTUAL FALCÃO, T. ; Sheridan, Jennifer G. ; Roussos, George . The effect of representation location and physical correspondence on interaction in a tangible learning environment. In: 3rd International Conference in Tangible and Embedded Interaction TEI?09, 2009, Cambridge. Proceedings of the 3rd International Conference in Tangible and Embedded Interaction TEI?09, 2009.

32.
PONTUAL FALCÃO, T.; Price, Sara . What have you done! The role of ?interference? in tangible environments for supporting collaborative learning. In: Computer Supported Collaborative Learning ? CSCL?09, 2009, Rhodes. Proceedings of Computer Supported Collaborative Learning ? CSCL?09, 2009.

33.
PONTUAL FALCÃO, T.; MEIRA, L. ; GOMES, A. S. . Designing Tangible Interfaces for Mathematics Learning in Elementary School. In: Workshop on Perspectives, Challenges and Opportunities for Human-Computer Interaction in Latin America - CLIHC 2007, 2007, Rio de Janeiro. Anais do Workshop on Perspectives, Challenges and Opportunities for Human-Computer Interaction in Latin America - CLIHC 2007, 2007.

34.
PONTUAL FALCÃO, T.; GOMES, A. S. . Interfaces Tangíveis para a Educação. In: Simpósio Brasileiro de Informática na Educação - SBIE 2007, 2007, São Paulo. Anais do Simpósio Brasileiro de Informática na Educação - SBIE 2007, 2007.

35.
PONTUAL FALCÃO, T.; GOMES, A. S. . Design de soluções ubíquas educacionais baseado em modelo sócio-cultural e cenários. In: 5º Congresso Internacional de Ergonomia e Usabilidade de Interfaces Humano Computador - USIHC 2005, 2005, Rio de Janeiro. Anais do 5º Congresso Internacional de Ergonomia e Usabilidade de Interfaces Humano Computador - USIHC 2005, 2005.

36.
Alves, E. ; Alves, S. ; PONTUAL FALCÃO, T. ; GOMES, A. S. . Cenários no projeto de ambientes colaborativos síncronos de aprendizagem. In: XVI Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 2005, Juiz de Fora. Anais do XVI Simpósio Brasileiro de Informática na Educação 2005, 2005. v. 16.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
PONTUAL FALCÃO, T.. Miniatividades sobre Conceitos Básicos de IHC: Dinamizando as Aulas Expositivas. In: XVII Simpósio Brasileiro sobre Fatores Humanos em Sistemas Computacionais, 2018, Belém. Anais Estendidos do XVII Simpósio Brasileiro sobre Fatores Humanos em Sistemas Computacionais, 2018.

2.
FERGUSON, R. D. ; PONTUAL FALCÃO, T. ; YONG, X. ; MOFFATT, K. . ?I Crack My Brain?: the Gap Between Older Adults? Efforts and Participatory Design Demands. In: CHI 2017 Workshop: Understanding Design Research by Critiquing Cases, 2017, Denver. CHI 2017 Workshop: Understanding Design Research by Critiquing Cases, 2017.

3.
SILVA, E. L. O. ; MORAES, I. C. O. ; PEREIRA, I. L. ; NOGUEIRA, S. C. ; PONTUAL FALCÃO, T. . Ambiente para Avaliação Automática de Robôs Virtuais: Uma Forma de Apoio à Aprendizagem de Robótica. In: II Congresso Regional sobre Tecnologias na Educação ? CTRL+e 2017, 2017, Mamanguape. Anais do II Congresso sobre Tecnologias na Educação, 2017.

4.
MIRANDA, A. F. S. ; LINS, F. A. A. ; NOBREGA, O. O. ; PONTUAL FALCÃO, T. . Evaluation of Virtual Learning Environments for the Teaching of Students with Down Syndrome. In: IEEE International Conference on Systems, Man and Cybernetics, 2017, Banff. Proceedings of IEEE International Conference on Systems, Man and Cybernetics, 2017.

5.
PONTUAL FALCÃO, T.; YONG, X. ; SULMONT, E. ; FERGUSON, R. D. ; MOFFAT, K. . A Digital Pen and Paper Email System for Older Adults. In: ACM User Interface Software and Technology Symposium - UIST, 2017, Quebec. Adjunct Proceedings of the 30th ACM User Interface Software and Technology Symposium, 2017.

6.
Pontual Falcão, Taciana; ARAUJO, R. A. . Projeto de Software Educativo: o Papel do Licenciado em Computação e a Importância da IHC. In: VI Workshop de Ensino de IHC ? WEIHC 2015, 2015, Salvador. Anais do VI Workshop de Ensino de IHC ? WEIHC 2015, 2015.

7.
PONTUAL FALCÃO, T.. Aprender Fazendo: o Protagonismo Estudantil como Prática Pedagógica de Design Centrado no Usuário. In: WEIHC 2014 (IHC 2014) - V Workshop sobre o Ensino de IHC, 2014, Foz do Iguaçu. Anais do WEIHC 2014 - V Workshop sobre o Ensino de IHC, 2014.

8.
GONDIM, H. S. M. ; FIRMO, D. C. A. ; PONTUAL FALCÃO, T. . 'É pra fazer o que, professora?' Fomentando iniciativa e inovação na disciplina de IHM. In: XIII Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão - JEPEX 2013, 2013, Recife-Garanhuns-Serra Talhada. Anais da XIII Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão - JEPEX 2013, 2013.

9.
PONTUAL FALCÃO, T.. Fostering Exploratory Learning in Students with Intellectual Disabilities: How Can Tangibles Help?. In: International Conference on Tangible, Embedded and Embodied Interaction TEI12, 2012, Kingston. TEI 2012 Proceedings, 2012. p. 397-398.

10.
PONTUAL FALCÃO, T.; Price, Sara . Independent Exploration with Tangibles for Students with Intellectual Disabilities - IDC 2012. In: The 11th International Conference on Interaction Design and Children, 2012, Bremen. Proceedings of the 11th International Conference on Interaction Design and Children, 2012.

11.
PONTUAL FALCÃO, T.; Price, Sara . Informing design for tangible interaction: a case for children with learning difficulties. In: International Conference on Interaction Design and Children IDC?10, 2010, Barcelona. Proceedings of the 9th International Conference on Interaction Design and Children, 2010.

12.
PONTUAL FALCÃO, T.. The Role of Tangible Technologies for Special Education. In: International Conference on Human Factors in Computing Systems, CHI?10, 2010, Atlanta. Extended Abstracts of the International Conference on Human Factors in Computing Systems, CHI?10, 2010.

13.
PONTUAL FALCÃO, T.; Price, Sara . The role of tangible technologies for promoting effective inclusion. In: Workshop on Creative Interactive Play for Disabled Children - IDC'09, 2009, Como. Online publication of Workshops at IDC'09, 2009.

14.
Price, Sara ; PONTUAL FALCÃO, T. . Designing for physical-digital correspondence in tangible learning environments. In: Interaction Design and Children - IDC'09, 2009, Como. Proceedings of the 8th International Conference on Interaction Design and Children 2009, 2009.

15.
PONTUAL FALCÃO, T.; GOMES, A. S. . Design de interfaces tangíveis educacionais: uma metodologia baseada em contexto. In: VII Simpósio sobre Fatores Humanos em Sistemas Computacionais - IHC 2006, 2006, Natal - RN. Anais Estendidos do Simpósio sobre Fatores Humanos em Sistemas Computacionais IHC 2006, 2006.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
Sheridan, Jennifer G. ; Price, Sara ; PONTUAL FALCÃO, T. . Using Wii Remotes as Tangible Exertion Interfaces for Exploring Action-Representation Relationships. In: Workshop on Whole Body Interaction, CHI '09, 2009, Boston. Proceedings of the Workshop on Whole Body Interaction, CHI '09, 2009.

2.
PONTUAL FALCÃO, T.; Price, Sara ; Sheridan, Jennifer G. . Extending concepts of engagement in tangible environments. In: Workshop on Tangibles for Children, CHI?09, 2009, Boston. Proceedings of the Workshop on Tangibles for Children, CHI?09, 2009.

3.
PONTUAL FALCÃO, T.; Price, Sara . Exploring sound to enhance learning of science concepts. In: 3rd International Workshop on Haptics and Audio Interaction Design HAID?08, 2008, Jyvaskyla. Proceedings of the 3rd International Workshop on Haptics and Audio Interaction Design HAID?08, 2008.

4.
PONTUAL FALCÃO, T.; Price, Sara ; Sheridan, Jennifer G. ; Roussos, George . Representation relationships in tangible environments: Emergent themes for collaborative interaction. In: The Shareable Interfaces and Learning workshop, 2008, Brighton. Proceedings of the Shareable Interfaces and Learning workshop, 2008.

Apresentações de Trabalho
1.
PONTUAL FALCÃO, T.; YONG, X. ; FERGUSON, R. D. ; MOFFAT, K. . Towards a better understanding of challenges involved in participatory design with older adults. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
PONTUAL FALCÃO, T.; YONG, X. ; SULMONT, E. ; FERGUSON, R. D. ; MOFFATT, K. . A digital pen and paper email system for older adults. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
PEREIRA, A. U. F. ; PONTUAL FALCÃO, T. . Digital repositories of learning objects in the context of distance education in Brazilian public institutions. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
PONTUAL FALCÃO, T.; ARAUJO, D. R. B. ; TEIXEIRA, R. V. ; BARROS, G. D. N. ; SILVA, E. L. O. ; CAMARA, D. L. B. M. . Inovando no Terceiro Setor: a Disciplina de IHC Aplicada ao Contexto do Movimento Pró-Criança. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
PONTUAL FALCÃO, T.. Integrating Aspects of Gamification in the Classroom: Takeaways from a Tentative Experience with Undergraduates. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
SILVA, C. J. F. ; PONTUAL FALCÃO, T. . USO DE JOGOS EAD COMO PROPOSTA ALTERNATIVA PARA O ENSINO DE ESTRUTURA DE DADOS. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
PEREIRA, A. U. F. ; PONTUAL FALCÃO, T. . REPOSITÓRIO DIGITAL NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
PONTUAL FALCÃO, T.; ARAUJO, R. A. . Projeto de Software Educativo: o Papel do Licenciado em Computação e a Importância da IHC. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

9.
PONTUAL FALCÃO, T.; GOMES, T. C. S. ; ALBUQUERQUE, I. R. . O Pensamento Computacional Através de Jogos Infantis: uma Análise de Elementos de Interação. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

10.
PONTUAL FALCÃO, T.; Santos, R. . ?Aperta o Play!? Análise da Interação Exploratória em um Jogo Baseado em Pensamento Computacional. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

11.
PONTUAL FALCÃO, T.. Interação Humano-Computador. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

12.
PONTUAL FALCÃO, T.. O gato não está errado: a importância de envolver o usuário no projeto de sistemas. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

13.
PONTUAL FALCÃO, T.; Price, Sara . Independent Exploration With Tangibles for Students With Intellectual Disabilities. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

14.
PONTUAL FALCÃO, T.. Narrativas para aplicativos móveis. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

15.
Price, Sara ; Sheridan, Jennifer G. ; PONTUAL FALCÃO, T. . Action and Representation in Tangible Systems: Implications for Design and Learning Interactions. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

16.
PONTUAL FALCÃO, T.. Tecnologias assistivas no processo educacional. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

17.
PONTUAL FALCÃO, T.; GALDINO, L. . As tecnologias assistivas no processo educacional. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Outras produções bibliográficas
1.
Price, Sara ; Roussos, George ; PONTUAL FALCÃO, T. ; Sheridan, Jennifer G. . Technology and embodiment: relationships and implications for knowledge, creativity and communication. 2009 (Beyond Current Horizons Review).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
FRANCA, S. V. A.; CORREIA NETO, J. S.; SOUZA, R. N. P. M.; PONTUAL FALCÃO, T.. Participação em banca de Luciana Santos Bezerra. EducaPod: uma ferramenta de mobile learning com tecnologia assistiva para pessoas com deficiência visual. 2018. Dissertação (Mestrado em Tecnologia e Gestão em Educação a Distância) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.

2.
Hazin, I.; Da Rocha Falcão, J. T.; PONTUAL FALCÃO, T.. Participação em banca de Silvia Beltrame Porto. Relações entre inteligência, criatividade e funções executivas: um estudo multicasos. 2018. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Psicologia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

3.
LINS, R. D.; LIMA, R. J.; PONTUAL FALCÃO, T.. Participação em banca de Valter dos Santos Mendonça. Análise Automática da Presença Cognitiva em Discussões Online Escritas em Português. 2018. Dissertação (Mestrado em Informática Aplicada) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.

4.
SOUZA, R. N. P. M.; PONTUAL FALCÃO, T.; DINIZ, J. R. B.; FRANCA, A. C. C.. Participação em banca de Maykol Lívio Sampaio Vieira Santos. MEIO: uma rede social gamificada para engajamento de ações da Educação Ambiental. 2017. Dissertação (Mestrado em Tecnologia e Gestão em Educação a Distância) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.

5.
CABRAL, G. R. E.; CAMPOS, F. F. C.; PONTUAL FALCÃO, T.; ARAUJO, C. C.. Participação em banca de Yulianne Maria de Siqueira Bezerra. Modelagem em notação BPMN do processo de geração de inovação de tecnologias educacionais em Pernambuco. 2016. Dissertação (Mestrado em Informática Aplicada) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.

6.
FRANCA, A. C. C.; SOARES, F. S. F.; PONTUAL FALCÃO, T.. Participação em banca de Cleuton de Menezes Almeida. Uma abordagem vivencial do método PBL no ensino de Engenharia de Software. 2016 - Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife.

7.
CORREIA, W. F. M.; DANTAS, N. B.; PONTUAL FALCÃO, T.. Participação em banca de Erika Cavalcanti Madeira Campos. Como o lado emocional pode afetar os usuários de aplicativos mobile: um estudo de caso baseado em UX. 2016 - Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife.

8.
PONTUAL FALCÃO, T.; FRANCA, A. C. C.; DINIZ, J. R. B.; SOUZA, R. N. P. M.. Participação em banca de Claudete de Jesus Ferreira da Silva. Acessibilidade de pessoas com deficiência visual na EAD: Diretrizes para criação de materiais didáticos em ambientes virtuais de aprendizagem. 2016. Dissertação (Mestrado em Tecnologia e Gestão em Educação a Distância) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.

9.
PONTUAL FALCÃO, T.; SILVA, C.; SOUZA, R. N. P. M.; SANTOS, M. S.. Participação em banca de Ana Ursula Farias Pereira. Repositório Digital na Educação a Distância do IFPI: Compartilhamento de Objetos de Aprendizagem. 2016. Dissertação (Mestrado em Tecnologia e Gestão em Educação a Distância) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.

10.
DINIZ, J. R. B.; LINS, F. A. A.; SALAZAR, D. S. P.; PONTUAL FALCÃO, T.. Participação em banca de Sebastião Assunção Araújo do Nascimento Filho. Atividades online na educação a distância: da análise de software existentes ao desenvolvimento da ferramenta Macaxeiras. 2016. Dissertação (Mestrado em Tecnologia e Gestão em Educação a Distância) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.

11.
PONTUAL FALCÃO, T.; BOTELHO, A. C. B. E. S.; DINIZ, J. R. B.; SOUZA, R. N. P. M.. Participação em banca de Maria José Negromonte de Oliveira. Arte e tecnologia: possibilidades didáticas com o uso da fotografia. 2016. Dissertação (Mestrado em Tecnologia e Gestão em Educação a Distância) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.

12.
SOUZA, R. N. P. M.; NASCIMENTO, R. C. G.; PONTUAL FALCÃO, T.; MORAES FILHO, R. A.. Participação em banca de Juliana Siqueira Sercundes. Capacitação colaborativa no serviço público: uma proposta para MOOCs. 2015. Dissertação (Mestrado em Tecnologia e Gestão em Educação a Distância) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.

13.
SOUZA, R. N. P. M.; NASCIMENTO, R. C. G.; SANTOS, M. S.; SANTOS, F. L.; PONTUAL FALCÃO, T.. Participação em banca de Paula Basto Levay. Jogos digitais no ensino e aprendizagem de Inglês para crianças. 2015. Dissertação (Mestrado em Tecnologia e Gestão em Educação a Distância) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.

14.
RAMALHO, G. L.; CABRAL, G. R. E.; CAJUEIRO, J. P. C.; PONTUAL FALCÃO, T.. Participação em banca de Sofia Galvão Lima. Novos métodos e ferramentas para a educação tecnológica no ensino básico. 2015. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Pernambuco.

15.
WAECHTER, H. N.; COUTINHO, S. G.; PONTUAL FALCÃO, T.. Participação em banca de Gabriele Maria Silva dos Santos. Infográficos interativos como material escolar: um estudo sobre a utilização de infográficos digitais interativos para compreensão de conteúdo escolar no ensino médio. 2015. Dissertação (Mestrado em Design) - Universidade Federal de Pernambuco.

Qualificações de Doutorado
1.
CAMPELLO, S. B.; CAMPOS, F. F. C.; MIRANDA, E. R.; PONTUAL FALCÃO, T.. Participação em banca de Felipe de Brito Lima. Avaliação de abordagem multiparadigmática de pesquisa de sujeitos para o desenvolvimento de artefatos educacionais. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Design) - Universidade Federal de Pernambuco.

Qualificações de Mestrado
1.
SIMOES, P. M. U.; PONTUAL FALCÃO, T.; PERES, F. M. A. E.. Participação em banca de Aunia Heyde Candy Dantas da Silva. Mediações sociais e motivações para o uso de TICs por crianças na educação infantil. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Educação, Culturas e Identidades) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.

2.
HAZIN, IZABEL; PONTUAL FALCÃO, T.. Participação em banca de Élison Rixadson Araújo Cunha. Contando nos dedos: aprendizagem e desenvolvimento numérico. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Psicologia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

3.
PONTUAL FALCÃO, T.; DINIZ, J. R. B.; SANTOS, M. S.. Participação em banca de Nayanna Abreu de Sousa Oliveira. Recursos tecnológicos como ferramentas pedagógicas para estudantes surdos na EAD. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Tecnologia e Gestão em Educação a Distância) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.

4.
FRANCA, S. V. A.; SOUZA, R. N. P. M.; PONTUAL FALCÃO, T.. Participação em banca de Luciana Santos Bezerra. EducaPod: um aplicativo para gerenciamento de podcasts eductivos acionado por comando de voz. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Tecnologia e Gestão em Educação a Distância) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.

5.
BEZERRA, L. M.; NEVES, A. M. M.; PONTUAL FALCÃO, T.. Participação em banca de Cecília Vital Torres Barbosa. Chatbots e Acessibilidade: Uma investigação sobre a acessibilidade dos assistentes virtuais com enfoque em pessoas com deficiência visual. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Design) - Universidade Federal de Pernambuco.

6.
MATOS, E. S.; ABDALLA, D.; TANZI NETO, A.; PONTUAL FALCÃO, T.. Participação em banca de Fabio Correia de Rezende. Raciocínio Computacional no desenvolvimento de competências de Língua Inglesa: práticas pedagógicas com BYOD e Computação Desplugada. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Ciência da Computação) - Universidade Federal da Bahia.

7.
PONTUAL FALCÃO, T.; FRANCA, A. C. C.; SOUZA, R. N. P. M.. Participação em banca de Maykol Lívio Sampaio Vieira Santos. MEIO: uma rede social ludificada para Educação Ambiental. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Tecnologia e Gestão em Educação a Distância) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.

8.
SANTOS, M. S.; PONTUAL FALCÃO, T.; SOUZA, F. F.. Participação em banca de Cibelle Silva Araújo Resende. Ensinando a olhar: a fotografia como método visual de ensino na EaD. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Tecnologia e Gestão em Educação a Distância) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.

9.
PONTUAL FALCÃO, T.; SOUZA, R. N. P. M.; SILVA, C.. Participação em banca de Ana Ursula Farias Pereira. Repositório Digital na Educação a Distância do IFPI: Compartilhamento de Objetos de Aprendizagem. 2016.

10.
PONTUAL FALCÃO, T.; DINIZ, J. R. B.; FRANCA, A. C. C.. Participação em banca de Claudete de Jesus Ferreira da Silva. Acessibilidade de pessoas com deficiência visual na EAD: Diretrizes para criação de materiais didáticos em ambientes virtuais de aprendizagem. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Tecnologia e Gestão em Educação a Distância) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.

11.
DINIZ, J. R. B.; LINS, F. A. A.; PONTUAL FALCÃO, T.. Participação em banca de Sebastião Assunção Araújo do Nascimento Filho. Atividades online na educação a distância: da análise de softwares existentes ao desenvolvimento da ferramenta Macaxeiras. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Tecnologia e Gestão em Educação a Distância) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.

12.
PONTUAL FALCÃO, T.; BOTELHO, A. C. B. E. S.; SOUZA, R. N. P. M.. Participação em banca de Maria José Negromonte de Oliveira. Arte e Tecnologia: possíveis diálogos na aquisição de saberes artísticos. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Tecnologia e Gestão em Educação a Distância) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.

13.
SOUZA, R. N. P. M.; MORAES FILHO, R. A.; PONTUAL FALCÃO, T.. Participação em banca de Juliana Siqueira Sercundes. Capacitação colaborativa no serviço público: uma proposta para MOOCs. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Tecnologia e Gestão em Educação a Distância) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.

14.
SOUZA, R. N. P. M.; SANTOS, M. S.; SANTOS, F. L.; PONTUAL FALCÃO, T.. Participação em banca de Paula Basto Levay. Jogos digitais no ensino e aprendizagem de Inglês para crianças. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Tecnologia e Gestão em Educação a Distância) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
CORTEZ, M. F. S.; SILVA, I. M. M.; PONTUAL FALCÃO, T.. Participação em banca de Denise da Silva Almeida. O hipertexto na formação do leitor no contexto educacional. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Mídias na Educação) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.

2.
CORTEZ, M. F. S.; SILVA, I. M. M.; PONTUAL FALCÃO, T.. Participação em banca de Renata Carneiro de Holanda. Projetos de trabalho: a motivação pelo uso das mídias na linguagem. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Mídias na Educação) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
PONTUAL FALCÃO, T.; CARDOSO JUNIOR, M. J. M.. Participação em banca de Alan Batista de Castro.Avaliação da usabilidade de um aplicativo que ajude o aprendizado de crianças autistas nas suas atividades de vida diária. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.

2.
MEDEIROS, V. W. C.; PONTUAL FALCÃO, T.; MONTEIRO, C. V. F.. Participação em banca de Robson Ugo Ferreira Souza Filho.Um sistema de recomendações de eventos culturais com áudio-descrição. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistema de Informação) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.

3.
PONTUAL FALCÃO, T.; LINS, F. A. A.; MELO, J. C. B.. Participação em banca de Igor Victor Lucena do Nascimento.Um jogo para dispositivos móveis com o objetivo de auxiliar o ensino de Libras, SignWriting e Português. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
PONTUAL FALCÃO, T.; FERREIRA, J. C.; BRITO, J. A.. Concurso Público de Provas e Títulos para Professor da Carreira de Magistério Superior. 2015. Universidade Federal Rural de Pernambuco.

2.
OLIVEIRA, W.; LIMA, A. A.; PONTUAL FALCÃO, T.. CONCURSO PÚBLICO DE PROVAS E TÍTULOS PARA O MAGISTÉRIO DO ENSINO BÁSICO, TÉCNICO E TECNOLÓGICO, CLASSE D1 NA ÁREA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL. 2014. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Outras participações
1.
FRANCA, A. C. C.; CARDOSO JUNIOR, M. J. M.; MARINHO, M. L. M.; NOBREGA, O. O.; SOUZA, R. A. C.; SAMPAIO, S. C. B.; PONTUAL FALCÃO, T.. Prêmio Recife de Empreendedorismo. 2016. Prefeitura Municipal de Recife.

2.
FRANCA, A. C. C.; CARDOSO JUNIOR, M. J. M.; MARINHO, M. L. M.; NOBREGA, O. O.; SOUZA, R. A. C.; SAMPAIO, S. C. B.; PONTUAL FALCÃO, T.. Prêmio Recife Empreendedorismo Social. 2015. Prefeitura Municipal de Recife.

3.
PONTUAL FALCÃO, T.. Avaliação dos planos de atividades do Programa de Iniciação ao Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI). 2013. Instituto Federal de Pernambuco.

4.
PONTUAL FALCÃO, T.. Avaliação de Projetos enviados para cadastramento (Edital 01/2012 ? PROPESQ) na Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco. 2012. Instituto Federal de Pernambuco.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
VII Congresso Brasileiro de Informática na Educação. Química em Atividade: Participação de Educandos do Ensino Médio no Design de Jogos Digitais Educacionais Para Educação do Campo. 2018. (Congresso).

2.
VII Congresso Brasileiro de Informática na Educação. Currículo da Licenciatura em Computação: uma Proposta Alinhada às Novas Diretrizes e Demandas Contemporâneas. 2018. (Congresso).

3.
XVII Semana Universitária da UPE.O lugar das tecnologias na fomação e atuação dos licenciados. 2018. (Outra).

4.
XVII Simpósio Brasileiro sobre Fatores Humanos em Sistemas Computacionais.Miniatividades sobre Conceitos Básicos de IHC: Dinamizando as Aulas Expositivas. 2018. (Simpósio).

5.
XVII Simpósio Brasileiro sobre Fatores Humanos em Sistemas Computacionais.Exploring an approach based on digital games for teaching programming concepts to young children. 2018. (Simpósio).

6.
ACM User Interface Software and Technology Symposium - UIST.A Digital Pen and Paper Email System for Older Adults. 2017. (Simpósio).

7.
AGE-WELL Third Annual Conference. From user-friendly to senior-friendly digital technologies: improving the practice of UX design. 2017. (Congresso).

8.
AGE-WELL Third Annual Conference. Towards a better understanding of challenges involved in participatory design with older adults. 2017. (Congresso).

9.
4º DesafIE - Workshop de Desafios da Computação Aplicada à Educação - Congresso da Sociedade Brasileira de Computação. Processos Participativos de Desenvolvimento de Jogos Digitais em Contextos Escolares. 2015. (Congresso).

10.
6th Brazilian-German Frontiers of Science and Technology Symposium.Where, for whom, and according to what? Towards the creation of educational artefacts more adequate for the learners. 2015. (Simpósio).

11.
IV Congresso Brasileiro de Informática na Educação. ?Aperta o Play!? Análise da Interação Exploratória em um Jogo Baseado em Pensamento Computacional. 2015. (Congresso).

12.
IV Workshop em Tecnologias na Formação de Professores.Tecnologias inovadoras para crianças com deficiências intelectuais. 2015. (Outra).

13.
VI Workshop de Ensino de IHC ? WEIHC 2015.Projeto de Software Educativo: o Papel do Licenciado em Computação e a Importância da IHC. 2015. (Outra).

14.
XVI Simpósio Brasileiro sobre Fatores Humanos em Sistemas Computacionais - IHC 2015.O Pensamento Computacional Através de Jogos Infantis: uma Análise de Elementos de Interação. 2015. (Simpósio).

15.
Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática - XVIII EBRAPEM.Educação Matemática, Tecnologias Informáticas e Educação a Distância. 2014. (Encontro).

16.
V Workshop sobre o Ensino de Interação Humano Computador.Aprender Fazendo: o Protagonismo Estudantil como Prática Pedagógica de Design Centrado no Usuário. 2014. (Outra).

17.
WEI - XXII Workshop sobre Educação em Computação.Alunos como protagonistas na construção do conhecimento: uma experiência prática na disciplina de IHC. 2014. (Outra).

18.
XIII Simpósio Brasileiro sobre Fatores Humanos em Sistemas Computacionais.Corpo e Mente: uma Análise Educacional e de Usabilidade da Interação Corporal em Jogos de Videogame. 2014. (Simpósio).

19.
II Colóquio Internacional de Clínica da Atividade - II CICA. 2013. (Congresso).

20.
NAVE de portas abertas.O gato não está errado: a importância de envolver o usuário no projeto de sistemas. 2013. (Outra).

21.
XIII Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão - JEPEX 2013.'É pra fazer o que, professora?' Fomentando iniciativa e inovação na disciplina de IHM. 2013. (Outra).

22.
XXXVI Encontro Nacional de Estudantes de Biblioteconomia, Documentação, Gestão da Informação e Ciência da Informação - ENEBD 2013.Interação Humano-Computador. 2013. (Encontro).

23.
Graduate Student Consortium of the International Conference on Tangible, Embedded and Embodied Interaction TEI12. Fostering Exploratory Learning in Students with Intellectual Disabilities: How Can Tangibles Help?. 2012. (Congresso).

24.
9o Festival Internacional de Cinema Infantil. Pensar a Infância - Fórum sobre Políticas, Narrativas e Linguagens do Cinema Infantil no Brasil.Narrativas para aplicativos móveis. 2011. (Outra).

25.
X Simpósio de Fatores Humanos em Sistemas Computacionais - IHC 2011. 2011. (Simpósio).

26.
International Conference on Human Factors in Computing Systems, CHI?10. The Role of Tangible Technologies for Special Education. 2010. (Congresso).

27.
International Conference on Interaction Design and Children IDC?10. Informing design for tangible interaction: a case for children with learning difficulties. 2010. (Congresso).

28.
Computer Supported Collaborative Learning ? CSCL?09. What have you done! The role of interference in tangible environments for supporting collaborative learning. 2009. (Congresso).

29.
Interaction Design and Children - IDC'09. Designing for physical-digital correspondence in tangible learning environments. 2009. (Congresso).

30.
Workshop on Tangibles for Children, CHI?09. Extending concepts of engagement in tangible environments. 2009. (Congresso).

31.
3rd International Workshop on Haptics and Audio Interaction Design HAID?08. Exploring sound to enhance learning of science concepts. 2008. (Congresso).

32.
The Shareable Interfaces and Learning workshop.Representation relationships in tangible environments: Emergent themes for collaborative interaction. 2008. (Outra).

33.
2o Workshop Acessibilidade. 2007. (Outra).

34.
Interact 2007. 2007. (Congresso).

35.
Simpósio Brasileiro de Informática na Educação - SBIE 2007.Interfaces Tangíveis para a Educação. 2007. (Simpósio).

36.
Workshop on Perspectives, Challenges and Opportunities for Human-Computer Interaction in Latin America - CLIHC 2007. Designing Tangible Interfaces for Mathematics Learning in Elementary School. 2007. (Congresso).

37.
II Seminário de Formação de Gestores e Educadores - Programa Educação Inclusiva: direito à diversidade.Tecnologias Assistivas no Processo Educacional. 2006. (Seminário).

38.
II Seminário Pernambucano do Projeto Municípios Saudáveis no Nordeste do Brasil.Exposição de Projeto de Extensão. 2006. (Seminário).

39.
IV Seminário de Educação e Movimentos Sociais.Projeto de apoio e acompanhamento a docentes de educação de jovens e adultos - PADEJA. 2006. (Seminário).

40.
Seminário Regional de Formação de Gestores e Educadores do Programa de Educação Inclusiva: Direito a Diversidade.As tecnologias assistivas no processo educacional. 2006. (Seminário).

41.
VII Simpósio sobre Fatores Humanos em Sistemas Computacionais - IHC 2006.Design de interfaces tangíveis educacionais: uma metodologia baseada em contexto. 2006. (Simpósio).

42.
5º Congresso Internacional de Ergonomia e Usabilidade de Interfaces Humano Computador - USIHC 2005. Design de soluções ubíquas educacionais baseado em modelo sócio-cultural e cenários. 2005. (Congresso).

43.
Conferencia Latinoamericana de Interaccion Humano-Computadora - CLIHC 2005. 2005. (Congresso).

44.
V Feira de Qualidade de vida.Projeto Alfabetização para Todos. 2005. (Outra).

45.
V Congresso de Ensino Pesquisa e Extensão da UFPE. Alfabetização para Todos. 2004. (Congresso).

46.
VI Simpósio sobre fatores humanos em sistemas computacionais - IHC 2004. 2004. (Simpósio).

47.
Workshop on Combinatorics, Algorithms and Applications. 2003. (Outra).

48.
II Encontro Regional de Matemática Aplicada e Computacional. 2002. (Encontro).

49.
XXII Congresso da Sociedade Brasileira de Computação. 2002. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
BROOKS, E. ; SYLLA, C. ; MULLER, W. ; AMANTE, L. ; PONTUAL FALCÃO, T. . 3rd EAI International Conference on Design, Learning & Innovation. 2018. (Congresso).

2.
RODRIGUES, C. ; GOMES, D. ; PERES, F. M. A. E. ; NUNES, J. ; FOLENA, M. ; TORACI, V. ; PONTUAL FALCÃO, T. . VII Encontro de Pesquisa Educacional de Pernambuco. 2018. (Congresso).

3.
PONTUAL FALCÃO, T.; SILVA, D. V. E. ; ANDRADE, E. C. . Concurso para seleção simplificada de professor substituto DEINFO Edital 01-2018. 2018. (Concurso).

4.
MATOS, E. S. ; PONTUAL FALCÃO, T. ; ROSA, J. C. S. . II Workshop de Design Participativo & Tecnologias Educacionais. 2018. (Outro).

5.
MATOS, E. S. ; PONTUAL FALCÃO, T. ; CORLETT, E. F. . III Workshop da Licenciatura em Computação. 2017. (Outro).

6.
BARBOSA, S. D. J. ; PONTUAL FALCÃO, T. . Workshop de teses e dissertações - IHC. 2016. (Outro).

7.
RAABE, A. L. A. ; GOMES, A. S. ; PONTUAL FALCÃO, T. . 4º DesafIE - Workshop de Desafios da Computação Aplicada à Educação. 2015. (Congresso).

8.
MELO, A. M. ; PONTUAL FALCÃO, T. . Trilha de Pôsteres e Demonstrações do IHC. 2015. (Outro).

9.
Lancastre, M. ; CASTRO, Jaelson ; Alencar, Fernanda ; Lucena, M. ; GOMES, A. S. ; PONTUAL FALCÃO, T. . XI Iberoamerican Workshop of Requirements Engineering and Software Environments - IDEAS 2008. 2008. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Erdilânia Morais Marinho Chaves. Analíticas de aprendizagem para prevenção de evasão na educação a distância. Início: 2018. Dissertação (Mestrado profissional em Tecnologia e Gestão em Educação a Distância) - Universidade Federal Rural de Pernambuco. (Orientador).

2.
Sonia Azevedo de Medeiros. Tecnologia assistiva e a sala de recursos multifuncionais: as contribuições para o ensino e aprendizagem dos discentes com necessidades educacionais especiais. Início: 2018. Dissertação (Mestrado profissional em PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM INOVAÇÃO EM TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte. (Coorientador).

3.
Nayanna Abreu de Sousa Oliveira. Recursos tecnológicos como ferramentas pedagógicas para estudantes surdos na EAD. Início: 2018. Dissertação (Mestrado profissional em Tecnologia e Gestão em Educação a Distância) - Universidade Federal Rural de Pernambuco. (Orientador).

Tese de doutorado
1.
Rodrigo Pessoa de Medeiros. MagicBlocks Programming: uma abordagem tangível para a aprendizagem de introdução à programação no ensino superior. Início: 2018. Tese (Doutorado em Ciências da Computação) - Universidade Federal de Pernambuco. (Coorientador).

2.
Tancicleide Carina Simões Gomes. Artefatos lúdicos baseados em narrativas transmídia para o ensino de programação. Início: 2018. Tese (Doutorado em Ciências da Computação) - Universidade Federal de Pernambuco, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Coorientador).

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Charles Bronson de Oliveira Silva. Desconstrução de mecânicas de narrativa em mecânicas de jogos. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal Rural de Pernambuco. (Orientador).

2.
Suzana Coelho Saraiva Ferreira. Um estudo sobre o desempenho das equipes de TI que utilizam plataformas de desenvolvimento Low Code. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal Rural de Pernambuco. (Orientador).

3.
Ana Carolina Santos Silva. Uso de jogos no ensino da Matemática: uma abordagem para transformação de jogos tradicionais em um aplicativo móvel para o auxílio do aprendizado no Ensino Fundamental. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal Rural de Pernambuco. (Orientador).

4.
André Moraes. Modelo de Acessibilidade em Embarcados com Interface TouchScreen. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal Rural de Pernambuco. (Orientador).

5.
Yuri do Nascimento Farias da Silva. Um guia para a criação de jogos digitais para aprender inglês. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal Rural de Pernambuco. (Orientador).

Iniciação científica
1.
David Bruno Gomes da Silva. rototipação de um dashboard para acompanhamento de desempenho de alunos a partir de dados de sistemas de apoio ao ensino. Início: 2018. Iniciação científica (Graduando em Ciência da Computação) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Ameliara Freire Santos de Miranda. E-Down: Uma Metodologia de Apoio ao Ensino de Alunos com Síndrome de Down em Ambientes Virtuais de Aprendizagem. 2017. Dissertação (Mestrado em Informática Aplicada) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, . Coorientador: Taciana Pontual da Rocha Falcão.

2.
Maria José Negromonte de Oliveira. Arte e Tecnologia: possibilidades didáticas com o uso de tablets. 2015. Dissertação (Mestrado em Tecnologia e Gestão em Educação a Distância) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, . Orientador: Taciana Pontual da Rocha Falcão.

3.
Dyego Carlos Sales de Morais. Framework de Desenvolvimento Participativo de Jogos Digitais Educacionais no Contexto Escolar. 2014. Dissertação (Mestrado em Ciências da Computação) - Universidade Federal de Pernambuco, . Coorientador: Taciana Pontual da Rocha Falcão.

4.
Claudete de Jesus Ferreira da Silva. Acessibilidade de pessoas com deficiência visual na EAD: Diretrizes para criação de materiais didáticos em ambientes virtuais de aprendizagem. 2014. Dissertação (Mestrado em Tecnologia e Gestão em Educação a Distância) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, . Orientador: Taciana Pontual da Rocha Falcão.

5.
Ana Ursula Farias Pereira. Repositório Digital na Educação a Distância do IFPI: Compartilhamento de Objetos de Aprendizagem. 2014. Dissertação (Mestrado em Tecnologia e Gestão em Educação a Distância) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, . Orientador: Taciana Pontual da Rocha Falcão.

6.
José Rafael Moraes Garcia da Rocha. Developing programming skills on digital native children through the interaction with smart devices. 2013. Dissertação (Mestrado em Ciências da Computação) - Universidade Federal de Pernambuco, . Coorientador: Taciana Pontual da Rocha Falcão.

7.
Paula Levay. Jogos digitais no processo de ensino-aprendizagem de Inglês para crianças. 2013. Dissertação (Mestrado em Tecnologia e Gestão em Educação a Distância) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, . Coorientador: Taciana Pontual da Rocha Falcão.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Alan Batista de Castro. Avaliação da usabilidade de um aplicativo que ajude o aprendizado de crianças autistas nas suas atividades de vida diária. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal Rural de Pernambuco. Orientador: Taciana Pontual da Rocha Falcão.

2.
Daniel Cirne Vilas-Boas dos Santos. Acompanhamento de alunos em ambientes virtuais de aprendizagem: uma proposta baseada em sistemas tutores inteligentes. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal Rural de Pernambuco. Orientador: Taciana Pontual da Rocha Falcão.

3.
João Paulo da Silva. Diretrizes para projeto de interação e interface de jogos digitais educacionais infanto-juvenis que envolvam pensamento computacional. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal Rural de Pernambuco. Orientador: Taciana Pontual da Rocha Falcão.

Iniciação científica
1.
Adriene Viana Lima. Uso de tecnologias em arte-educação no ensino básico. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Artes Visuais) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, PIBIC/UAEADTEc-UFRPE/CAPES. Orientador: Taciana Pontual da Rocha Falcão.

Orientações de outra natureza
1.
Alcântara Rodrigues do Nascimento. Computação na Educação básica. 2015. Orientação de outra natureza. (Computação) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Taciana Pontual da Rocha Falcão.

2.
Alcântara Rodrigues do Nascimento. Computação na Educação básica. 2014. Orientação de outra natureza. (Computação) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Taciana Pontual da Rocha Falcão.



Inovação



Projetos de pesquisa

Projeto de extensão


Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
Pontual Falcão, Taciana2011Pontual Falcão, Taciana; Price, Sara . Interfering and resolving: How tabletop interaction facilitates co-construction of argumentative knowledge. International Journal of Computer-Supported Collaborative Learning, v. 6, p. 539-559, 2011.

2.
Pontual Falcão, Taciana2015 Pontual Falcão, Taciana. Perception of Representation Modalities and Affordances in Tangible Environments by Children with Intellectual Disabilities. Interacting with Computers, p. iwv037, 2015.

3.
REIS, JULIANA TEIXEIRA DA CÂMARA2015REIS, JULIANA TEIXEIRA DA CÂMARA ; HAZIN, IZABEL ; FALCÃO, JORGE TARCÍSIO DA ROCHA ; MEIRA, LUCIANO ; BENDASSOLLI, PEDRO ; GUERRA, AMANDA ; FALCÃO, TACIANA PONTUAL ; GOMES, APUENA VIEIRA ; OLIVEIRA, MARCEL VINÍCIUS MEDEIROS ; RÊGO, JOSÉ IVONILDO DO . Development and Results of an Instrument to Search for Competences and Abilities in Information Technology. Creative Education, v. 06, p. 2384-2396, 2015.

4.
PONTUAL FALCÃO, T.2016PONTUAL FALCÃO, T.; Da Rocha Falcão, J. T. ; Hazin, I. . Gamificação na sala de aula: subsídios para a oferta de contexto pedagógico em regime de zona de desenvolvimento proximal. Revista Tecnologias na Educação, v. 16, p. 1-23, 2016.

5.
Pontual Falcão, Taciana2018 Pontual Falcão, Taciana; MENDES DE ANDRADE E PERES, FLÁVIA ; SALES DE MORAIS, DYEGO CARLOS ; DA SILVA OLIVEIRA, GLAUCILEIDE . Participatory methodologies to promote student engagement in the development of educational digital games. COMPUTERS & EDUCATION, v. 116, p. 161-175, 2018.

6.
OLIVEIRA, M. J. N.2017OLIVEIRA, M. J. N. ; PONTUAL FALCÃO, T. . Chroma Key: o simulacro de cenários. REVISTA TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO, v. 20, p. 1, 2017.

7.
PONTUAL FALCÃO, T.2017 PONTUAL FALCÃO, T.. Action-effect mappings in tangible interaction for children with intellectual disabilities. International Journal of Learning Technology, v. 12, p. 294-314, 2017.

8.
GOMES, TANCICLEIDE CARINA SIMÕES2018GOMES, TANCICLEIDE CARINA SIMÕES ; Pontual Falcão, Taciana ; TEDESCO, PATRÍCIA CABRAL DE AZEVEDO RESTELLI . Exploring an approach based on digital games for teaching programming concepts to young children. International Journal of Child-Computer Interaction, v. 16, p. 77-84, 2018.

9.
PONTUAL FALCÃO, T.2018 PONTUAL FALCÃO, T.. Feedback and Guidance to Support Children with Intellectual Disabilities in Discovery Learning with a Tangible Interactive Tabletop. ACM TRANSACTIONS ON ACCESSIBLE COMPUTING (TACCESS), v. 11, p. 1-28, 2018.

10.
MEDEIROS, R. P.2018MEDEIROS, R. P. ; RAMALHO, G. L. ; PONTUAL FALCÃO, T. . A Systematic Literature Review on Teaching and Learning Introductory Programming in Higher Education. IEEE Transactions on Education, v. PP, p. 1-14, 2018.

11.
Pontual Falcão, Taciana2018Pontual Falcão, Taciana. Tangible Representational Properties: Implications for Meaning Making. Multimodal Technologies and Interaction, v. 2, p. 54, 2018.

12.
PONTUAL FALCÃO, T.2017PONTUAL FALCÃO, T.; OLIVEIRA, G. S. ; PERES, F. M. A. E. ; MORAIS, D. C. S. . Design Participativo de Jogos Digitais Educacionais por Adolescentes Imersos em uma Comunidade de Prática. REVISTA DE SISTEMAS E COMPUTAÇÃO - RSC, v. 7, p. 189-205, 2017.


Livros e capítulos
1.
RAABE, A. L. A. (Org.) ; GOMES, A. S. (Org.) ; BITTENCOURT, I. I. (Org.) ; PONTUAL FALCÃO, T. (Org.) . Educação criativa: multiplicando experiências para a aprendizagem. 1. ed. Recife: Pipa Comunicação, 2016. 472p .

1.
OLIVEIRA, M. J. N. ; PONTUAL FALCÃO, T. . Arte e tecnologia: possibilidades didáticas com o uso de tablets. In: Mirtes Ribeiro de Lira. (Org.). A (re)significação da formação docente no espaço da produção científica. 1ed.Recife: EDUPE, 2016, v. , p. 162-182.

2.
Nogueira, Sidney ; FALCÃO, TACIANA PONTUAL ; Mota, Alexandre ; Oliveira, Emanuel ; Moraes, Itamar ; Pereira, Iverson . An Approach for Verifying Educational Robots. In: Leila Ribeiro; Thierry Lecomte. (Org.). Lecture Notes in Computer Science. 1ed.: Springer International Publishing, 2016, v. 10090, p. 59-77.

3.
GUALBERTO, V. ; SOUZA, A. ; BARBOSA, RAFAEL ; FRAGOSO, S. ; LINS, F. A. A. ; PONTUAL FALCÃO, T. . Uso de simulação para o suporte ao ensino da área de Redes de Computadores. In: Adão Caron Cambraia; Marcia Adriana Rosmann; Renira Carla Soares. (Org.). Prática Profissional da Educação Tecnológica: Concepções, experiências e dinâmicas investigativas. 1ed.Passo Fundo: Méritos Editora, 2015, v. , p. 149-163.


Textos em jornais de notícias/revistas
1.
RAABE, A. L. A. ; NUNES, D. J. ; PONTUAL FALCÃO, T. . Licenciatura em Computação. Computação Brasil - Revista da Sociedade Brasileira de Computação, Porto Alegre, p. 35 - 38, 12 nov. 2018.

2.
PONTUAL FALCÃO, T.. A integração dos idosos ao mundo das tecnologias digitais. Computação Brasil, Porto Alegre - RS, p. 23 - 28, 02 jul. 2017.


Apresentações de Trabalho
1.
PONTUAL FALCÃO, T.. Interação Humano-Computador. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
SILVA, C. J. F. ; PONTUAL FALCÃO, T. . USO DE JOGOS EAD COMO PROPOSTA ALTERNATIVA PARA O ENSINO DE ESTRUTURA DE DADOS. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
PEREIRA, A. U. F. ; PONTUAL FALCÃO, T. . REPOSITÓRIO DIGITAL NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
PONTUAL FALCÃO, T.; YONG, X. ; FERGUSON, R. D. ; MOFFAT, K. . Towards a better understanding of challenges involved in participatory design with older adults. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
RAABE, A. L. A. ; GOMES, A. S. ; PONTUAL FALCÃO, T. . 4º DesafIE - Workshop de Desafios da Computação Aplicada à Educação. 2015. (Congresso).

2.
MATOS, E. S. ; PONTUAL FALCÃO, T. ; CORLETT, E. F. . III Workshop da Licenciatura em Computação. 2017. (Outro).

3.
BARBOSA, S. D. J. ; PONTUAL FALCÃO, T. . Workshop de teses e dissertações - IHC. 2016. (Outro).

4.
BROOKS, E. ; SYLLA, C. ; MULLER, W. ; AMANTE, L. ; PONTUAL FALCÃO, T. . 3rd EAI International Conference on Design, Learning & Innovation. 2018. (Congresso).

5.
RODRIGUES, C. ; GOMES, D. ; PERES, F. M. A. E. ; NUNES, J. ; FOLENA, M. ; TORACI, V. ; PONTUAL FALCÃO, T. . VII Encontro de Pesquisa Educacional de Pernambuco. 2018. (Congresso).

6.
MATOS, E. S. ; PONTUAL FALCÃO, T. ; ROSA, J. C. S. . II Workshop de Design Participativo & Tecnologias Educacionais. 2018. (Outro).

7.
MELO, A. M. ; PONTUAL FALCÃO, T. . Trilha de Pôsteres e Demonstrações do IHC. 2015. (Outro).



Outras informações relevantes


Tenho atuado como revisor ad hoc dos seguintes eventos científicos:
- Simpósio Brasileiro de Informática na Educação ? SBIE (evento integrante do Congresso Brasileiro de Informática na Educação - CBIE)
- Workshop de Informática na Escola - WIE (evento integrante do Congresso Brasileiro de Informática na Educação - CBIE)
- Concurso de Teses e Dissertações do Congresso Brasileiro de Informática na Educação - CBIE
- Concurso Apps.edu do Congresso Brasileiro de Informática na Educação - CBIE
- Workshop de Educação em Computação - WEI (evento integrante do Congresso da Sociedade Brasileira de Computação - CSBC)
- Simpósio Brasileiro sobre Fatores Humanos em Sistemas Computacionais ? IHC
- Workshop de Teses e Dissertações do Simpósio Brasileiro sobre Fatores Humanos em Sistemas Computacionais ? IHC
- Conference on Human Factors in Computing Systems - CHI
- Simposio Iberoamericano de Educación Superior en Computación - SIESC (evento integrante da Conferencia Latinoamericana de Informática - CLEI)
- EAI International Conference on Design, Learning & Innovation - DLI



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