Marcos Henrique Camargo Rodrigues

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/7288362539238367
  • Última atualização do currículo em 14/11/2018


Detém curso de Especialização lato senso em História do Pensamento Contemporâneo (PUCPR-1987), Economia e Sociologia (PUCPR-1988), possui Mestrado em Comunicação e Linguagens pela Universidade Tuiuti do Paraná (2003) e Doutorado em Artes Visuais pelo Instituto de Artes da UNICAMP (2010). Realizou pós-doutoramento junto ao Programa de Pós-Graduação da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro, sob a tutoria de Muniz Sodré Cabral (2015). Foi professor assistente da Universidade Tuiuti do Paraná nas disciplinas de Teoria da Comunicação, Semiótica e Análise das Linguagens Não-Verbais; é professor concursado da Faculdade de Artes do Paraná (UNESPAR), onde leciona Filosofia, Estética e Semiótica. Tem experiência na área de Comunicação, Semiótica e Linguagens, com ênfase em Estética, atuando principalmente nos campos: filosofia da linguagem, semiótica geral e estética. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Marcos Henrique Camargo Rodrigues
Nome em citações bibliográficas
CAMARGO, Marcos H.

Endereço


Endereço Profissional
Faculdades de Artes do Paraná, Coordenação de Cinema e Vídeo.
Rua dos Funcionários, 1357
Juvevê
80035050 - Curitiba, PR - Brasil
Telefone: (41) 32507200
URL da Homepage: www.fapr.br


Formação acadêmica/titulação


2008 - 2010
Doutorado em Artes.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Título: O Complexo de Dante: contribuições para uma estética da percepção, Ano de obtenção: 2010.
Orientador: Mauricius Martins Farina.
Palavras-chave: Estética; Lógica; Percepção; Conhecimento; Semiótica.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação.
Setores de atividade: Educação Superior.
2002 - 2003
Mestrado em Comunicação e Linguagens.
Universidade Tuiuti do Paraná, UTP, Brasil.
Título: A montanha que pariu o Ratinho: uma análise sobre programa de auditório,Ano de Obtenção: 2003.
Orientador: Tieko Yamaguchi Miyazaki.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: Programa do Ratinho; TV; cultura de massa; indústria cultural; kitsch; sociedade midiática.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Setores de atividade: Educação Superior.
1987 - 1987
Especialização em Sociologia e Economia. (Carga Horária: 360h).
Pontifícia Universidade Católica do Paraná, PUC/PR, Brasil.
1986 - 1986
Especialização em História do Pensamento Contemporâneo. (Carga Horária: 360h).
Pontifícia Universidade Católica do Paraná, PUC/PR, Brasil.


Pós-doutorado


2014 - 2015
Pós-Doutorado.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes.


Formação Complementar


1988 - 1988
História da América Latina. (Carga horária: 40h).
Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.


Atuação Profissional



Campus de Curitiba II (Unespar), UNESPAR, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Secretaria de Estado da Segurança Pública do Paraná, SESP-PR, Brasil.
Vínculo institucional

1982 - 1988
Vínculo: Funcionário público, Enquadramento Funcional: Assistente Administrativo, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Exerceu atividades burocráticas e estatísticas.


Faculdades de Artes do Paraná, FAP, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Chefia da Divisão de Pesquisa e Pós-Graduação, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2010 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenador de Pós-Graduação, Carga horária: 6

Vínculo institucional

2010 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenador do Curso de Cinema e Vídeo, Carga horária: 8

Vínculo institucional

2006 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Membro da Comissão Institucional de Pesquisa, Carga horária: 2
Outras informações
Avaliação de projetos de pesquisa do corpo docente e discente.

Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Vice-coordenador do Curso de Cinema e Vídeo, Carga horária: 4

Atividades

05/2007 - Atual
Direção e administração, Departamento de comunicação, .

Cargo ou função
Chefe de Departamento.
08/2006 - Atual
Ensino, Artes Visuais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Semiótica
08/2006 - Atual
Ensino, Bacharelado em Música, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Semiótica da Música
08/2006 - Atual
Ensino, Bacharelado em Teatro, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Semiótica do Verbal
08/2006 - Atual
Ensino, Bacharelado em Cinema e TV, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Análise da Linguagem Cinematográfica

Universidade Tuiuti do Paraná, UTP, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2006
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: professor assistente, Carga horária: 25
Outras informações
A partir do primeiro semestre de 2006, leciona Análise das Linguagens Não Verbais.

Atividades

02/2006 - Atual
Ensino, Jornalismo, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Análise das Linguagens não-verbais
02/2005 - Atual
Ensino, Publicidade e Propaganda, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Análise das Linguagens não-verbais
02/2004 - Atual
Ensino, Jornalismo, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Comunicacao e Linguagem: Semiótica
Teoria da Comunicacao
02/2004 - Atual
Ensino, Relaçóes Públicas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Semiótica
Teoria da Comunicacao
02/2004 - Atual
Ensino, Publicidade e Propaganda, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Semiótica
Teoria da Comunicacao

Associacao Comercial do Paraná, ACP, Brasil.
Vínculo institucional

1999 - 2001
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Diretor de Marketing, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
A principal missão do contratado foi transformar a antiga área comercial da ACP num departamento de marketing moderno e dinâmico, que correspondesse às necessidades mercadológicas e às mudanças no perfil do cliente-associado. Para isso, desenvolveu uma grande pesquisa de mercado, utilizando-a como parâmetro para as principais modificações internas. Criou o Sistema ACP de Comunicação, em que agiam simultaneamente as mídias Internet, Telemarketing, Revista do Comércio, Rádios contratadas, Jornais de Bairros, área de eventos e visitas de pós-vendas. Reorganizou a equipe de vendas, criando sistema de comissões e salários móveis, integrou o telemarketing (antigo helpdesk) à área de vendas e preparou um regime de carteiras de clientes/associados, que passou a ser base de um sistema de marketing de relacionamento. Criou campanhas publicitárias para lançamentos de novos produtos da ACP. Criou um bureau de comunicação com a produção interna de peças publicitárias, através de uma assessora de comunicação e um layoutista (com a produção de anúncios, folders, folhetos, logomarcas, cartazes, faixas, convites e publicações internas). Publicou Relatórios de Atividades da Diretoria. Dirigiu e produziu vídeos institucionais. Criou programa de comunicação interna, baseado no jornal mural O BARÃO, também utilizado para a multiplicação da cultura da qualidade (ISO-9002) da ACP. Desenvolveu o Conselho da Responsabilidade Social da Empresa - CASEM, com estatuto, logomarca, selo e prêmios para as empresas socialmente responsáveis. Além de escrever discursos e artigos para diretores e o Presidente da entidade.

Atividades

02/1999 - 02/2001
Direção e administração, Diretoria de Marketing, .

Cargo ou função
Diretor de Marketing.

Banco Bamerindus do Brasil, BBB, Brasil.
Vínculo institucional

1988 - 1997
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Gerente de Planejamento Publicitário, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Como gerente de planejamento publicitário a missão principal consistia em gerar informações fidedignas para preparar o planejamento de campanhas publicitárias que atingissem corretamente os públicos alvo. Segunda missão mais importante era gerar o planejamento do investimento da verba de comunicação, conforme acompanhamento estreito dos esforços de marketing dos concorrentes do Banco Bamerindus do Brasil. Outra função bastante requisitada era o planejamento do investimento em mídia, conforme os públicos alvo a serem atingidos. Outras atividades consistiam em relatórios e análises de pesquisas de mercado, pesquisa de opinião, sistematização de informações sobre a concorrência, geração de informações para a assessoria de imprensa, redação de discursos, artigos e papers para a diretoria.

Atividades

06/1988 - 10/1997
Direção e administração, Umuarama Comunicações & Marketing Ltda, .

Cargo ou função
Gerente de Planejamento Publicitário.


Projetos de pesquisa


2017 - Atual
Estética como conhecimento autônomo
Descrição: Em continuidade da pesquisa já desenvolvida em anos anteriores, pode-se considerar este projeto na linha de continuidade, em que o principal objeto reside na apresentação da estética como conhecimento autônomo e de grande importância para o desenvolvimento cognitivo do ser humano. Este projeto de pesquisa pretende ampliar a discussão acerca da cognição estética no ambiente educacional, assim como nas áreas social e cultural..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2010 - 2012
Uma teoria para o conhecimento estético
Descrição: Em função da imensa circulação de mensagens audiovisuais na cultura contemporânea, se faz necessário um aprendizado escolar acerca do conhecimento estético advindo dos intertextos produzidos pelas mídias atuais, cujos conteúdos não podem mais ser estabelecidos apenas por meio da cognição lógico-lingüística. Esta pesquisa visa estabelecer meios e modos de constituir o conhecimento estético como complementar e necessário ao conhecimento lógico-racionalista ainda hegemônico no meio educacional..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.


Revisor de periódico


2018 - Atual
Periódico: Ação Midiática - Estudos em Comunicação, Sociedade e Cultura
2016 - Atual
Periódico: Ação Midiática - Estudos em Comunicação, Sociedade e Cultura


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Aprendizagem midiática.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.
Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Italiano
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Citações

Outras
Total de trabalhos:1
Total de citações:1
Marcos H. Camargo  Data: 01/01/2009

Artigos completos publicados em periódicos

1.
CAMARGO, Marcos H.2018CAMARGO, Marcos H.. A morte da tragédia pelas mãos da filosofia. Revista Científica/FAP (Curitiba. Online), v. 17, p. 49-69, 2018.

2.
CAMARGO, Marcos H.2017CAMARGO, Marcos H.. Apenas homens pensam?. FILOSOFIA (SÃO PAULO), v. 1, p. 15-23, 2017.

3.
MEDEIROS, A. A.2017MEDEIROS, A. A. ; CAMARGO, Marcos H. . Entre o ecocine e o curta-metragem: amor e cuidado em A casa dos pequenos cubos. DITO EFEITO, v. 8, p. 58-67, 2017.

4.
CAMARGO, Marcos H.2016CAMARGO, Marcos H.. A nova estética e seu papel na filosofia. FILOSOFIA (SÃO PAULO), v. 1, p. 62, 2016.

5.
CAMARGO, Marcos H.2016CAMARGO, Marcos H.. O que a estética tem a dizer à ciência. FILOSOFIA (SÃO PAULO), v. 1, p. 55-63, 2016.

6.
CAMARGO, Marcos H.2015CAMARGO, Marcos H.. O sagrado e o profano. FILOSOFIA (SÃO PAULO), v. 1, p. 67, 2015.

7.
CAMARGO, Marcos H.2014CAMARGO, Marcos H.. O CONCEITO COMO MIMESIS E A VERDADE DA ARTE. TRAVESSIAS, v. 7, p. 39-52, 2014.

8.
CAMARGO, Marcos H.2014CAMARGO, Marcos H.. Ser ou não ser, nunca foi a questão. Revista Travessias, v. 8, p. 620-639, 2014.

9.
CAMARGO, Marcos H.2012CAMARGO, Marcos H.. Para onde vai a estética. BOCC. Biblioteca On-line de Ciências da Comunicação, v. 1, p. 1-17, 2012.

10.
CAMARGO, Marcos H.2012CAMARGO, Marcos H.. Arte: uma questão epistemológica. Travessias (UNIOESTE. Online), v. 6, p. 40-59, 2012.

11.
CAMARGO, Marcos H.2012CAMARGO, Marcos H.. Gutenberg e o letramento do ocidente. Revista Educação e Linguagens, v. 1, p. 188-201, 2012.

12.
CAMARGO, Marcos H.2011CAMARGO, Marcos H.. A crise da representação moderna. BOCC. Biblioteca On-line de Ciências da Comunicação, v. 1, p. 1-14, 2011.

13.
CAMARGO, Marcos H.2011CAMARGO, Marcos H.. Princípios da Aisthesis. BOCC. Biblioteca On-line de Ciências da Comunicação, v. 1, p. 1-14, 2011.

14.
CAMARGO, Marcos H.2009CAMARGO, Marcos H.. As estéticas e suas definições da arte. Revista Científica/FAP (Curitiba. Online), v. 4, p. p. 1-p. 15, 2009.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
CAMARGO, Marcos H.. Formas diabólicas: ensaios sobre cognição estética. 1. ed. Londrina: Syntagma Editores, 2017. v. 1. 359p .

2.
CAMARGO, Marcos H.; STECZ, S. S. ; PEREIRA, L. F. . Arte e Conhecimento: tudo a ver. 1. ed. Curitiba: Álvaro Henrique Borges, 2016. v. 1. 129p .

3.
CAMARGO, Marcos H.; PEREIRA, L. F. ; STECZ, S. S. . Arte e Conhecimento: tudo a ver. 1. ed. Curitiba: Alvaro Henrique Borges, 2016. v. 1. 133p .

4.
CAMARGO, Marcos H.; MENDONCA, J. A. (Org.) ; OLIVA, R. (Org.) . Luz, Camera, Comunicação: convergências da linguagem cinematográfica nas produções e jornalísticas. 1. ed. Londrina: Syntagma Editores, 2016. v. 1. 304p .

5.
CAMARGO, Marcos H.. O caminho do centauro. 1. ed. Londrina: Syntagma Editores, 2016. v. 1. 212p .

6.
CAMARGO, Marcos H.. Sentidos da saudade. 1. ed. Curitiba: Bolsa nacional do livro, 2014. v. 1. 112p .

7.
CAMARGO, Marcos H.. Cognição Estética: o complexo de Dante. 1. ed. São Paulo: Annablume Editora, 2013. v. 1. 314p .

8.
CAMARGO, Marcos H.. Tratado Geral do Rabo. 1. ed. Porto Alegre: Simplíssimo, 2011. v. 1. 80p .

9.
CAMARGO, Marcos H.. A montanha que pariu o Ratinho. Curitiba: , 2009. v. 2000. 176p .

10.
CAMARGO, Marcos H.. Il Tropico del Paradiso. 1. ed. Perugia: Edizioni Guerra, 1996. v. 1. 126p .

11.
CAMARGO, Marcos H.. O Trópico do Paraíso. 1. ed. Curitiba: Edição de autor, 1994. v. 3000. 315p .

12.
CAMARGO, Marcos H.. No Quarto Escuro do Ocidente. 1. ed. Curitiba: Editora Prephacio, 1991. v. 1. 100p .

13.
CAMARGO, Marcos H.. O Solista. 1. ed. Curitiba: Livrarias Curitiba Ltda, 1987. v. 1. 280p .

Capítulos de livros publicados
1.
CAMARGO, Marcos H.. A comunicação inconsciente no discurso. In: Hertz Wendel de Camargo; Renata Marcelle Lara. (Org.). Ecos midiáticos: sentidos e subjetividades. 1ed.Londrina: Syntagma Editores, 2017, v. 1, p. 1-430.

2.
CAMARGO, Marcos H.. Narrativas convergentes e suas mídias contemporâneas. In: Janiclei A. Mendonça, Rodrigo Oliva. (Org.). Luz, Camera, Comunicação: convergências da linguagem cinematográfica nas produções e jornalísticas. 1ed.Londrina: Syntagma Editores, 2016, v. 1, p. 233-257.

3.
CAMARGO, Marcos H.. Friedrich Nietzsche entre o passado e o futuro. O sagrado e o profano. 1ed.São Paulo: Editora Escala, 2016, v. 1, p. 42-51.

4.
LARA, A. T. ; OLIVEIRA, C. C. ; CAMARGO, Marcos H. ; CAMARGO, H. W. ; ALVES, J. ; MUSTARO, P. N. ; MENDONCA, R. L. ; RODRIGUES, F. ; SILVA, A. C. ; ROCHA, L. V. ; FRANDOLOSO, L. F. ; MELECH, A. M. S. ; MACEDO, A. R. R. ; CANAVIRE, V. B. ; SANTOS, G. B. ; LUNKES, R. F. . As linguagens híbridas e suas formas diabólicas. In: Alexandre Torresani de Lara; Hertz Wendel de Camargo. (Org.). Artes e experimentações na hipermodernidade. 1ed.Londrina: Syntagma Editores, 2015, v. 1, p. 41-61.

5.
LEANDRO, José Augusto ; CRUZ, A. L. R. B. ; TEIXEIRA, A. J. ; DUARTE, F. ; CAMARGO, Marcos H. ; CHAVES, N. B. . Semiótica: leitura e interpretação de imagens. In: LEANDRO, José Augusto. (Org.). História, Arte e Cultura livro II. 1ed.Ponta Grossa, PR.: UEPG/NUTEAD, 2009, v. 2, p. 175-251.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
CAMARGO, Marcos H.. A nova estética e seu papel na filosofia. Filosofia, ciência e vida, São Paulo, p. 62, 10 fev. 2016.

2.
CAMARGO, Marcos H.. O sagrado e o profano. Filosofia, ciência e vida, São Paulo, p. 62 - 71, 01 dez. 2015.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
CAMARGO, Marcos H.; MARTINS, Z. . Um estudo da abordagem da pesquisa em arte. In: V Simpósio Nacional de História Cultural, 2011, Brasilia. V Simpósio Nacional de História Cultural: ler e ver - paisagens subjetivas e paisagens sociais, 2010.

2.
CAMARGO, Marcos H.. A Arte é insignificante. In: VII Simpósio de Pesquisa em Comunicação, 2006, Curitiba. II Seminário de Pesquisa em Artes da Faculdade de Artes do Paraná, 2006.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
CAMARGO, Marcos H.. A arte é insignificante. In: II Seminário de Pesquisa em Artes da Faculdade de Artes do Paraná, 2007, Curitiba. II Seminário de Pewsquisa em Artes da Faculdade de Artes do Paraná, 2007.

2.
CAMARGO, Marcos H.. O crepúsculo das letras. In: VII Simpósio de Pesquisa em Comunicação Intercom Sul, 2006, Curitiba. Intercom Sul VII Simpósio de Pesquisa Caderno de Resumos. Curitiba: Editora da Universidade Federal do Paraná, 2006. v. 1. p. 118-118.

Outras produções bibliográficas
1.
ZANETTI, E. ; CAMARGO, Marcos H. . Mudou Curitiba ou mudei eu?. Curitiba, 2011. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
CAMARGO, Marcos H.. Membro suplente da Comissão Institucional de Pesquisas. 2012.

2.
CAMARGO, Marcos H.; TEUBER, Mauren ; SAUTHIER, Helio Ricardo . Membro do Núcleo de Comunicação da Faculdade de Artes do Paraná. 2011.

Trabalhos técnicos
1.
CAMARGO, Marcos H.. Vice-Coordenador do Curso de Cinema e Video da FAP. 2012.

Redes sociais, websites e blogs
1.
CAMARGO, Marcos H.. www.verte-brados.net. 2014; Tema: Divulgação científica e acadêmica, sobre comunicação, linguagens e arte. (Blog).


Demais tipos de produção técnica
1.
CAMARGO, Marcos H.. Semiótica da Arte. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

2.
CAMARGO, Marcos H.. Análise da Linguagem Cinematográfica. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

3.
CAMARGO, Marcos H.. Análise da Linguagem Cinematográfica. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

4.
CAMARGO, Marcos H.. Semiótica da Arte. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

5.
LEANDRO, José Augusto ; CRUZ, A. L. R. B. ; TEIXEIRA, A. J. ; DUARTE, F. ; CAMARGO, Marcos H. ; CHAVES, N. B. . História, Arte e Cultura livro II. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Educação a distância).

6.
CAMARGO, Marcos H.. Análise de Imagens: a semiótica como ferramenta de análise. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).


Produção artística/cultural
Artes Visuais
1.
CAMARGO, Marcos H.. Documentário As Muitas Faces de um só Paraná. 2005. Vídeo.



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
OLIVEIRA, D.; CAMARGO, Marcos H.; SEREZA, L. C.. Participação em banca de Angelo Otávio Garcia Rechi. A film by Quentin Tarantino: a questão da vingança histórica representada em Bastardos Inglórios. 2018. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal do Paraná.

2.
OLIVEIRA, D.; CAMARGO, Marcos H.; KAMINSKI, R.. Participação em banca de Samara Oliveira Marques da Silva. A escrita fílmica da História no documentário Triunfo da Vontade. 2018. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal do Paraná.

3.
MENON JUNIOR, W. R.; CAMARGO, Marcos H.; VIEIRA NETO, P.. Participação em banca de Eloisa Henequin. Do mundo da arte ao abuso da beleza: a natureza da arte na filosofia de Arthur Danto. 2018. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal do Paraná.

4.
CAMARGO, Marcos H.; OLIVEIRA, D.; KAMINSKI, R.. Participação em banca de Cássia Lorenza Muginoski. O impacto do cinema no processo de remodelação cultural da sociedade finlandesa no século XXI. 2014. Dissertação (Mestrado em Programa de Pos graduação em História) - Universidade Federal do Paraná.

5.
OLIVEIRA, D.; CAMARGO, Marcos H.; Plaza Pinto, P. Participação em banca de Daniel Doria Possolo Carrijo. Cinema & Blues: representações audiovisuais do gênero no século XX. 2014. Dissertação (Mestrado em Programa de Pos graduação em História) - Universidade Federal do Paraná.

6.
DEMETRIO, S. R.; OLIVEIRA, A. P. S.; NAKAGAWA, F. S.; SILVA, M. N.; CAMARGO, Marcos H.; BUZALAD, M. N.. Participação em banca de Eliane de Oliveira. Por uma outra mise-en-scene: polifonia e afetividade no filme Welcome. 2014. Dissertação (Mestrado em COMUNICAÇÃO) - Universidade Estadual de Londrina.

Qualificações de Mestrado
1.
Oliveira, D.; CAMARGO, Marcos H.; MAGALHAES, M. D. B.. Participação em banca de Samara Oliveira Marques da Silva. A escrita fílmica da história no documentário o triunfo da verdade. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em História) - Universidade Federal do Paraná.

2.
Oliveira, D.; Plaza Pinto, P; CAMARGO, Marcos H.. Participação em banca de Daniel Doria Possolo Carrijo. A representação do blues no audiovisual do século XXI. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pos graduação em História) - Universidade Federal do Paraná.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
CAMARGO, Marcos H.. Participação em banca de Odair Rodrigues dos Santos Junior. Por uma pedagogia da luz. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Cinema com ênfase em pr) - UNESPAR - Campus Curitiba II.

2.
CAMARGO, Marcos H.. Participação em banca de Pedro Henrique Wasilewski. Primo Araújo - o artista do século passado e sua importância para Irati - PR. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Cinema com ênfase em pr) - UNESPAR - Campus Curitiba II.

3.
CAMARGO, Marcos H.; SIRINO, S.. Participação em banca de Francisco Marcondes Gomes Nunes. Muiraquitã - A gênese do Brasil - criação de roteiro de longa metragem. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Cinema com ênfase em pr) - UNESPAR - Campus Curitiba II.

4.
CAMARGO, Marcos H.. Participação em banca de Fausto Luso Barreiros. Roteiro: Rebouças, futuro do pretérito. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Cinema, com Ênfase em Produção) - UNESPAR - Campus Curitiba II.

5.
CAMARGO, Marcos H.; MARTINS, Z.. Participação em banca de Taylla Maria Machado Sirino. Plano B: Clandestina: criando um roteiro fílmico. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Cinema, com Ênfase em Produção) - UNESPAR - Campus Curitiba II.

6.
CAMARGO, Marcos H.; SIRINO, S.; STECZ, S. S.. Participação em banca de Alvaro Luiz Nunes. Formas alternativas à estética naturalista no moderno filme histórico brasileiro de ficção e seus paralelos com o método os historiadores: uma análise de Pindorama (1970). 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Cinema, com Ênfase em Produção) - UNESPAR - Campus Curitiba II.

7.
CAMARGO, Marcos H.. Participação em banca de Diego Davoli. Além das víceras: uma análise comparativa da utilização da violência nos filmes "Holocausto Canibal" e "Fome Animal". 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Cinema com ênfase em pr) - UNESPAR - Campus Curitiba II.

8.
CAMARGO, Marcos H.; PINHEIRO, F. F.. Participação em banca de Duran Sodré de Camargo. A busca pela catarse: uma análise conceitual e aplicada. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Cinema com ênfase em pr) - UNESPAR - Campus Curitiba II.

9.
CAMARGO, Marcos H.; SIRINO, S.; ALLON, F.. Participação em banca de Sérgio Roberto Vieira Martins. Cena invisível: fora de campo como estratégia cinematográfica. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Cinema com ênfase em pr) - UNESPAR - Campus Curitiba II.

10.
SILVA, A. D.; CAMARGO, Marcos H.; SIRINO, S.. Participação em banca de Maria Luiza Negrão Khouri. O crowdfunding como mecanismo alternativo de captação de recursos para produções audiovisuais. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Cinema e Vídeo) - Faculdade de Artes do Paraná.

11.
CAMARGO, Marcos H.; SILVA, A. D.; PINHEIRO, F. F.. Participação em banca de Silvane Aparecida Maltaca. O uso do cinema na ideologização de consumo. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Cinema com ênfase em produção) - Faculdade de Artes do Paraná.

12.
CAMARGO, Marcos H.; SILVA, A. D.; PINHEIRO, F. F.. Participação em banca de Anna Dória Rachwal. O rolo compressor e o violino. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Cinema com ênfase em produção) - Faculdade de Artes do Paraná.

13.
SILVA, A. D.; CAMARGO, Marcos H.; SIRINO, S.. Participação em banca de Paulo Roberto da Silva. A religiosidade no cinema documentário. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Cinema com ênfase em produção) - Faculdade de Artes do Paraná.

14.
WOSNIAK, C.; CAMARGO, Marcos H.. Participação em banca de Giselle Ferreira de Souza. Gesto como artefato cênico em dança: uma possível analogia que perpassa caminhos semióticos de percepção da experiência enquanto linguagem. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Interdisciplinar em Artes e Ensino das Artes) - Faculdade de Artes do Paraná.

15.
CAMARGO, Marcos H.. Participação em banca de André Barroso da Veiga. Pós cinema, relacionada e as possibilidades do ambiente digital. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Cinema com ênfase em produção) - Faculdade de Artes do Paraná.

16.
CAMARGO, Marcos H.. Participação em banca de José Ricardo da Veiga. O cinema enquanto instrumento pedagógico. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Cinema com ênfase em produção) - Faculdade de Artes do Paraná.

17.
CAMARGO, Marcos H.. Participação em banca de Ricardo Rodrigo. Do telão à telinha: as novas tecnologias na distribuição e exibição do produto cinema. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de cinema com ênfase em produção cinematográfica) - Universidade Estadual do Paraná.

18.
CAMARGO, Marcos H.. Participação em banca de Miriam Lopes Noronha. Intertextualidade dos filmes O sonho de Cassandra e Poderosa Afrodite de Wood Allen. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Cinema e Vídeo) - Faculdade de Artes do Paraná.

19.
CAMARGO, Marcos H.. Participação em banca de Neusa Palmieri. Arte de rua: a interferência do graffiti na cidade sorriso. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Interdisciplinar em Artes e Ensino das Artes) - Faculdade de Artes do Paraná.

20.
CAMARGO, Marcos H.. Participação em banca de Valquíria Vasconcelos Piedade. O ator como acontecer poético. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Interdisciplinar em Artes e Ensino das Artes) - Faculdade de Artes do Paraná.

21.
CAMARGO, Marcos H.. Participação em banca de Marcos Romeu Pereira. TV Paulo Freire: ferramente audiovisual de ensino e sua importância para professores da rede estadual de ensino. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Interdisciplinar em Artes e Ensino das Artes) - Faculdade de Artes do Paraná.

22.
CAMARGO, Marcos H.. Participação em banca de Karla Adriana do Nascimento. Micro história do cinema paranaense. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Interdisciplinar em Artes e Ensino das Artes) - Faculdade de Artes do Paraná.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
CAMARGO, H. W.; Catto, C; CAMARGO, Marcos H.. Participação em banca de Ana Carolina Rodrigues.O sagrado no consumo: apropriação de elementos religiosos na arquitetura do Park Shopping Barigui. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal do Paraná.

2.
CAMARGO, Marcos H.; PINHEIRO, F. F.; SIRINO, S.. Participação em banca de Alana Beatriz Schreiber.Cinema cristão: um nicho cultural para uma mensagem universal. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Video) - Faculdade de Artes do Paraná.

3.
CAMARGO, Marcos H.; SILVA, A. D.; ALLON, F.. Participação em banca de Michelle Riemer, Marcia Galvan, Naila Rocco.Nossa casa está em nós. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Cinema e Vídeo) - Faculdade de Artes do Paraná.

4.
CAMARGO, Marcos H.. Participação em banca de Samuel Matick Martinelle.Análise Musical Fenomenológica e Estética da Percepção: reflexões sobre a ação e percepção do musicoterapeuta. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Musicoterapia) - Faculdade de Artes do Paraná.

5.
CAMARGO, Marcos H.. Participação em banca de Lucas de Castro Murari.O estilo de Kenji Mizoguchi no contexto do cinema japonês. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade Estadual do Paraná.

6.
CAMARGO, Marcos H.. Participação em banca de Gustavo Lucas Gheller Ulisse.A representação da memória no cinema. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Cinema e Vídeo) - Faculdade de Artes do Paraná.

7.
CAMARGO, Marcos H.. Participação em banca de Tatiana Barra.A influência do movimento expressionista na amvbientação dos filmes de Tim Burton. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Cinema e Vídeo) - Faculdade de Artes do Paraná.

8.
CAMARGO, Marcos H.. Participação em banca de Felipe Paganelli.Semelhanças e diferenças: silent hill entre o cinema e os videogames. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Cinema e Vídeo) - Faculdade de Artes do Paraná.

9.
CAMARGO, Marcos H.; ANGHINONI, E.; RACHWAL, R.. Participação em banca de Amanda Morais.Projeto Brasilidade. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Tuiuti do Paraná.

10.
CAMARGO, Marcos H.; ANGHINONI, E.; RACHWAL, R.. Participação em banca de Daniela Prado.Hering. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Tuiuti do Paraná.

11.
CAMARGO, Marcos H.; ANGHINONI, E.; RACHWAL, R.. Participação em banca de Alisson Romano Tovar.Cores e Texturas do Brasil. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Tuiuti do Paraná.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
CAMARGO, Marcos H.. Ciências humanas-filosofia. 2016. Universidade Estadual do Paraná.

2.
CAMARGO, Marcos H.. Teorias do Cinema. 2010. Faculdade de Artes do Paraná.

3.
CAMARGO, Marcos H.. História e Teorias do Cinema. 2010. Faculdade de Artes do Paraná.

4.
CAMARGO, Marcos H.. História da Arte: audiovisual e novas mídias. 2009. Faculdade de Artes do Paraná.

5.
CAMARGO, Marcos H.. Edição e Montagem Audiovisual. 2009. Faculdade de Artes do Paraná.

6.
CAMARGO, Marcos H.. Roteiro e Audiovisual. 2009. Faculdade de Artes do Paraná.

7.
Panke, l.; BAGGIO, E.; CAMARGO, Marcos H.. Concurso público para professor de ensino superior. 2007. Faculdade de Artes do Paraná.

8.
CAMARGO, Marcos H.; BAGGIO, E.; Panke, l.. Professor colaborador em computação gráfica e animação. 2007. Faculdade de Artes do Paraná.

9.
Panke, l.; CAMARGO, Marcos H.; BAGGIO, E.. Professor colaborador para Dramaturgia Audiovisual - Roteiro. 2007. Faculdade de Artes do Paraná.

10.
Panke, l.; CAMARGO, Marcos H.; BAGGIO, E.. Professor colaborador para Prática de Edição e Montagem. 2007. Faculdade de Artes do Paraná.

11.
CAMARGO, Marcos H.. Crítica Cinematográfica. 2007. Faculdade de Artes do Paraná.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
3º Encontro Anual de Iniciação Científica e 7º Seminário de Pesquisa a pós-graduação Unespar.Seção de Comunicação de Pesquisa no 3º Encontro Anual de Iniciação Científica (EAIC). 2017. (Encontro).

2.
V Seminário Nacional de Cinema em Perspectiva.Simpósio. 2016. (Seminário).

3.
IV Seminário Nacional Cinema em Perspectiva.Mídia, iconogafia e linguagem audiovisual. 2015. (Simpósio).

4.
V Eneimagem.O não-verbal na construção da subjetividade no cinema. 2015. (Encontro).

5.
7 Seminário de Pesquisa em Artes.A escrita no ensino superior e linguagens artísticas. 2012. (Seminário).

6.
6º Seminário de Pesquisa em Artes da FAP.Pesquisa em Estética. 2011. (Seminário).

7.
Conexão#I: encontro do NatFap - Núcleo de Arte e Tecnologia da FAP.Comentários. 2011. (Encontro).

8.
Reunião Técnica do Processo de Seleção do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica.A respeito da pesquisa em artes. 2011. (Encontro).

9.
1º Encontro do Grupo de Estudo e Pesquisa em História da Educação Oitocentista.3º Encontro do Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Artes. 2010. (Encontro).

10.
1º Encontro do Grupo de Pesquisa Arte, Educação e Formação Continuada.Lógica e estética: conhecmentos incompatíveis?. 2010. (Encontro).

11.
3º Encontro de Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Artes (GIPA).Música e História; Estética. 2010. (Encontro).

12.
Prêmio Aberje 2010. Comissão Julgadora. 2010. (Congresso).

13.
V Forum Petrobrás Soluções de Comunicação.Ciclo de Debates Analógico versus Digital. 2010. (Seminário).

14.
VII Simpósio de Pesquisa em Comunicação.Intercom Sul VII Simpósio de Pesquisa em Comunicação. 2006. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
STECZ, S. S. ; SIRINO, S. ; CAMARGO, Marcos H. . VII Seminário Nacional Cinema em Perspectiva. 2018. (Outro).

2.
CAMARGO, Marcos H.. 3ª Semana Acadêmica de Cinema. 2011. (Outro).

3.
CAMARGO, Marcos H.. O estilo cinematográfico no filme de gênero. 2011. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Ilka Almeida Passos. Reflexos da conscientização ecológica nas artes visuais brasileiras dos últimos trinta anos. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Interdisciplinar em Artes e Ensino das Artes) - Faculdade de Artes do Paraná. Orientador: Marcos Henrique Camargo Rodrigues.

2.
Neusa Palmieri. Arte de rua: a interferência do graffiti na cidade sorriso. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Interdisciplinar em Artes e Ensino das Artes) - Faculdade de Artes do Paraná. Orientador: Marcos Henrique Camargo Rodrigues.

3.
Bruna Sampaio. Os Prós e contras nas propagandas de cigarros nas décadas de 1980, 1990 e anos 2000 no Brasil. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Interdisciplinar em Artes e Ensino das Artes) - Faculdade de Artes do Paraná. Orientador: Marcos Henrique Camargo Rodrigues.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Maria Carolina Jardim. A contraposição de obras diane do meio rural: o caso do Diretor Carlos Reygadas. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade Estadual do Paraná. Orientador: Marcos Henrique Camargo Rodrigues.

2.
Ivan Vinagre. Ervas flutuantes: Ozu da aprendizagem à maestria. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade Estadual do Paraná. Orientador: Marcos Henrique Camargo Rodrigues.

3.
Alana Beatriz Schreiber. Cinema cristão: um nicho cultural para uma mensagem universal. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Cinema e Video) - Faculdade de Artes do Paraná. Orientador: Marcos Henrique Camargo Rodrigues.

4.
Milclei Bizaio Martins. A sexualidade como apelo retórico no cinema hollywoodiano nas décadas de 1980 e 1990. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Curso de Cinema e Vídeo) - Faculdade de Artes do Paraná. Orientador: Marcos Henrique Camargo Rodrigues.

5.
Michelle Riemer, Marcia Galvan, Naila Rocco. Nossa casa está em nós. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Curso de Cinema e Vídeo) - Faculdade de Artes do Paraná. Orientador: Marcos Henrique Camargo Rodrigues.

6.
FRANCISCO AUGUSTO DE ALENCAR JULIANO DOMINGUES F. SOUZA ADEL. AQUI JAZ CEARÁ-COZINHEIRO UM ESTUDO SOBRE A APREENSÃO DO IMPONDERÁVEL. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Curso de Cinema e Vídeo) - Faculdade de Artes do Paraná. Orientador: Marcos Henrique Camargo Rodrigues.

Iniciação científica
1.
André Aparecido Medeiros. A congruência estética em filmes do cinema contemporâneo: o amor em curtas-metragens de animação. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Cinema e Audiovisual) - Universidade Estadual do Paraná. Orientador: Marcos Henrique Camargo Rodrigues.



Outras informações relevantes


Atua no mercado publicitário e de comunicação, desde de 1989, ocupando cargos como redator publicitário, gerente de planejamento publicitário e diretor de marketing. Atualmente exerce funções de consultor de marketing e comunicação. É professor efetivo da Universidade Estadual do Paraná, onde leciona Semiótica e Estética na Faculdade de Artes do Paraná, para os cursos de cinema e vídeo, teatro e musicoterapia. Autor dos livros "A Montanha que pariu o Ratinho" e "Cognição Estética: o complexo de Dante".



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 22/11/2018 às 9:29:03