Mirtes Cristina Marins de Oliveira

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/6183285195062611
  • Última atualização do currículo em 02/09/2018


Docente do Mestrado e Doutorado em Design da Universidade Anhembi-Morumbi (2012). Possui graduação em Educação em Educação Artistica- Artes Plasticas pela Universidade de São Paulo (1986), mestrado em Educação: História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1997) e doutorado em Educação: História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2002). Trabalhou no Setor Educativo do Museu de Arte Contemporanea da Universidade de São Paulo e coordenou a Oficina das Artes, na Associação Brasileira "A Hebraica" de São Paulo. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Fotografia, atuando principalmente nos seguintes temas: artes visuais, fotografia, ação artistica, educação e artes. Coordenou o Mestrado em Artes Visuais da Faculdade Santa Marcelina. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Mirtes Cristina Marins de Oliveira
Nome em citações bibliográficas
OLIVEIRA, M. C. M.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Anhembi-Morumbi, Programa Pós-Graduação - Design.
Av. Roque Petroni Jr., 630
Quraúna
04707000 - São Paulo, SP - Brasil - Caixa-postal: 06180160
Telefone: (11) 50955634


Formação acadêmica/titulação


1998 - 2002
Doutorado em Educação: História, Política, Sociedade.
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
Título: Palimpsestos: Fotografias da Escola Normal da Praça (1889-1910), Ano de obtenção: 2002.
Orientador: Maria Helena Bettencourt Granjo.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: fotografia; artes visuais; historia; educação.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Setores de atividade: Produtos e Serviços Recreativos, Culturais, Artísticos e Desportivos.
1995 - 1997
Mestrado em Educação: História, Política, Sociedade.
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
Título: Memória escolhida: fotografias do album Photographico da Escola Normal - 1895,Ano de Obtenção: 1997.
Orientador: Maria Helena Bettencourt Granjo.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: fotografia; artes visuais; educação; historia.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Setores de atividade: Produtos e Serviços Recreativos, Culturais, Artísticos e Desportivos.
1981 - 1986
Graduação em Educação em Educação Artistica- artes plasticas.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.


Pós-doutorado


2016
Pós-Doutorado.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Museologia.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Curadoria.


Atuação Profissional



Escola São Paulo, E.S.P., Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Supervisora Pedagógica, Carga horária: 30
Outras informações
Na instituição foi responsável pela organização da Aula Magna da Escola São Paulo ministrada por Andrew Senior: ?Ready for the revolution?? Especialista da Unesco e Comunidade Européia sobre o tema Economia Criativa. Local: auditório do Museu da Imagem e do Som (MIS). Em 12 de março. Informação disponivel em http://www.escolasaopaulo.org/atividades/ready-for-the-revolution-realising-the-innate-power-of-culture-and-creativity-uma-nova-revolucao-industrial/ready-for-the-revolution-realising-the-innate-power-of-culture-and-creativity-uma-nova-revolucao-industrial


Universidade Anhembi Morumbi, UAM, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: docente pesquisador, Carga horária: 40
Outras informações
Programa de Pós Graduação em Design

Atividades

8/2018 - Atual
Ensino, Negócios da Moda, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
História da Moda e Indumentária
6/2018 - Atual
Ensino, Design, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Teoria, História e Crítica do Design
08/2012 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Programa de Pós-Graduação em Design, .

2/2018 - 6/2018
Ensino, Negócios da Moda, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
História da Moda e Indumentária
2/2018 - 6/2018
Ensino, Design, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Teoria, História e Crítica do Design
8/2017 - 12/2017
Ensino, Negócios da Moda, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
História da Moda

Arte na Escola, ARTE NA ESCOLA, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: docente, Carga horária: 3
Outras informações
Desenvolvimento do Projeto A Cidade que é nossa - Indiatuba, voltado para capacitação da equipe técnica da Secretaria da Educação do Municipio de Indaiatuba (diretores e coordenadores).


Associação Brasileira a Hebraica' de São Paulo, AHEBRAICA, Brasil.
Vínculo institucional

1993 - 2005
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: coordenadora, Carga horária: 10

Atividades

2/1993 - 7/2005
Direção e administração, Oficina das Artes, .

Cargo ou função
coordenadora.
2/1993 - 7/2005
Ensino,

Disciplinas ministradas
historia da arte
2/1993 - 7/2005
Serviços técnicos especializados , Oficina das Artes, .

Serviço realizado
serviços tecnicos erlativos a area de artes visuais e cultura.

faculdade santa marcelina, FASM, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2013
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Coordenador Mestrado em Artes Visuais, Carga horária: 20

Vínculo institucional

1991 - 2012
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 40
Outras informações
Coordenadora Bacharelado em Artes Plasticas

Vínculo institucional

1997 - 2006
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Coordenadora Bacharelado em Artes Visuais, Carga horária: 30

Atividades

02/2002 - Atual
Ensino, bacharelado artes plasticas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
estética
02/2001 - Atual
Ensino, pos graduação lato sensu moda, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
didática
06/1998 - Atual
Direção e administração, pos graduação em artes plasticas, .

Cargo ou função
coordenação.
02/1997 - Atual
Direção e administração, bacharelado em artes plasticas, .

Cargo ou função
coordenadora de curso.
02/1991 - Atual
Ensino, licenciatura educação artistica, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
pratica de ensino II em artes plasticas
didática
02/2004 - 4/2013
Pesquisa e desenvolvimento , pos graduação em artes plasticas, .


Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Vínculo institucional

1989 - 1991
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Outro, Carga horária: 30
Outras informações
especialista do setor de arte educação

Atividades

2/1989 - 12/1991
Ensino,

Disciplinas ministradas
arte educação


Linhas de pesquisa


1.
Historia, Critica e Pensamento Curatorial

Objetivo: A partir dos campos disciplinares da educação, história, crítica e curadoria, a linha de pesquisa propõe estudos que enfoquem aspectos e relações entre os processos de produção, circulação e apresentação das manifestações artísticas contemporâneas. Contempla projetos de natureza teórica e artística..
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Setores de atividade: Outros Serviços Coletivos, Sociais e Pessoais.
Palavras-chave: arte contemporanea; artes visuais; historia da arte.
2.
Teoria, História e Crítica do Design


Projetos de pesquisa


2012 - 2015
Imagem-palavra-documento: fotografia e design contemporâneo
Descrição: Pesquisa de natureza teórica que tem como objetivo aplicar a discussão da fotografia contemporânea (W.Benjamin, R. Barthes, S. Sontag etc) para a compreensão da imagem como documento na construção do acervo museológico. Assim, analisa o papel da foto no âmbito do design da informação e digital que estrutura o Museu da Indumentária e da Moda, como um espaço para compartilhar conhecimentos e experiências..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2012 - Atual
Design de Exposições: Práticas Contemporâneas
Descrição: A pesquisa objetiva o estudo das formas expositivas ao longo da história, em particular a partir do período das vanguardas históricas, com ênfase nas exposições voltadas à produção da arte e design contemporâneos. Discute a relação entre a materialidade apresentada pela forma expositiva em relação a aspectos contextuais e ideológicos, tendo como documento privilegiado a documentação produzida no âmbito das exposições, tais como imagens fotográficas, catálogos, plantas, entre outros. Pesquisar.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Mirtes Cristina Marins de Oliveira - Coordenador / Lisette Lagnado - Integrante / Guilherme Godoy - Integrante / Sergio Seabra - Integrante / Guilherme Paranhos Paes - Integrante / Viviane Tabach - Integrante / Maria Paula Verissimo Carrera - Integrante.
2007 - 2012
Artista como professor/professor como intelectual
Descrição: O objeto da pesquisa é a formação do artista em suas diferentes modalidade, dentro ou fora da universidade, e os possiveis diálogos que o sistema de arte proporciona no sentido do entendimento do papel do artista moderno e contemporaneo, e que configura sua formação. As diferentes ações da pesquisa empreendidas no âmbito do projeto têm como pano de fundo teórico as diferentes reflexões sobre o artista e a arte na contemporaneidade, empreendidas pelos filósofos frankfurtianos (Benjamin em especial) e aqueles que se dedicam à arte contemporânea, como Boris Groys e Susan Buck-Morss..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2004 - 2012
Palavra-imagem: fotografia e arte contemporânea
Descrição: Pesquisa de natureza teórica que tem como objetivo o estudo das reflexões e história da fotografia, em especial aqueles de Walter Benjamin, R. Barthes, S. Sontag e P. Dubois, que tratam do fenômeno fotográfico a partir da segunda metade do século XX e suas inserções na produção artística em artes visuais. A pesquisa teve inicio na Tese de Doutoramento da pesquisadora.Objetivos:- estudo dos textos sobre a história e filosofia sobre fotografia;- estudo das relações imagem/fotografia e texto escrito;- produção de livro-texto: Fotografia e Arte Contemporânea;- organização de livro-texto com resenhas sobre textos acerca da fotografia com o grupo de estudos Fotografia e Arte Contemporânea (em preparação)A pesquisa resultou também em um desenvolvimento de natureza artística que propõe discussão sobre limites e interfaces entre as linguagens visual e verbal, tendo como pano de fundo a produção fotográfica, na qual memória e história são palcos tradicionaisl da disputa entre texto e imagem. No primeiro semestre de 2008, houve a abertura do Grupo de Estudos Leituras em Arte Contemporânea, com a participação de alunos do mestrado, da graduação e público externo..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) .
Integrantes: Mirtes Cristina Marins de Oliveira - Coordenador / Luciane Pires Guará - Integrante.Número de orientações: 3


Membro de corpo editorial


2008 - Atual
Periódico: revista marcelina ISSN 19832842
2007 - Atual
Periódico: Revista Eletrônica Produção, Teoria e Crítica
2007 - Atual
Periódico: Revista de Arte e Cultura da Faculdade Santa Marcelina


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Fotografia.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Artes Plásticas.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
TAÚ, Marcio2015TAÚ, Marcio ; OLIVEIRA, M. C. M. ; NESTERIUK, S. . DESIGN GRÁFICO NO CINEMA: SAUL BASS. Revista Educação Gráfica, v. 19, p. 352-336, 2015.

2.
OLIVEIRA, M. C. M.2014OLIVEIRA, M. C. M.. Equipe3 'contra o estado das coisas - anos 70. Mousse, v. 44, p. Exhibitions, 2014.

3.
OLIVEIRA, M. C. M.2013OLIVEIRA, M. C. M.. Art under a Diagrammatic Perspective: Brazilian Artistic Production in the 1960s and 70s. Afterall Online, v. ----, p. ----------, 2013.

4.
OLIVEIRA, M. C. M.2010OLIVEIRA, M. C. M.. Apropriação e montagem: melancolia e utopia. Porto Arte (UFRGS), v. 17, p. 124-129, 2010.

5.
OLIVEIRA, M. C. M.2002OLIVEIRA, M. C. M.. Fotografia e História da Educação. Videtur (USP), Vilnius - São Paulo, v. 06, p. 49-56, 2002.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
OLIVEIRA, M. C. M.; CYPRIANO, F. (Org.) ; ALVES, C. (Org.) ; OLIVA, F. (Org.) ; MAIA, A. M. (Org.) ; SPRICIGO, V. (Org.) ; ARANTES, P. (Org.) . Histórias das Exposições: Casos Exemplares. 2. ed. São Paulo: EDUC - Editora da PUC-SP, 2016. v. 1000. 176p .

2.
OLIVEIRA, M. C. M.; J, Gilson Porto . Historia do Tempo Presente organizado por Gilson Porto Jr.. 1. ed. Bauru: Editora da Universidade do Sagrado Coração EDUSC, 2006. v. 1. 360p .

Capítulos de livros publicados
1.
SETTON, M. G. J. ; GOMES, L. O. ; DANTAS, A. ; Teixeira, M.N. ; OLIVEIRA, M. C. M. ; PIPINIS, V. ; PRAZERES, M. ; RATIER, R. ; REIS, P. A. B. ; VALENTE, G. A. ; KNOBLAUCH, A. ; GOMES, E. E. . Display como estratégia educacional e roteiro crítico para visitar exposições. In: Maria da Graça Jacintho Setton. (Org.). Sociologia da socialização: novos aportes teóricos. 1ed.São Paulo: GPS/FE-USP, 2018, v. 1, p. 61-74.

2.
OLIVEIRA, M. C. M.; Mendonça, Bruno ; Lima, Ana Luisa ; DERDYK, Edith . Você fica perdido - Livro como dúvida e deriva. In: Bia Bittencourt. (Org.). Livro. 1ed.São Paulo: Plana, 2018, v. 1, p. 52-57.

3.
OLIVEIRA, M. C. M.; LAFUENTE, P. ; CASTRO, A. ; VALENTINI, L. ; GIUFRIDA, G. ; VARRICHIO, J. ; FRAJNDLICH, R. U. ; MARTINEZ, F. ; SMIT, M. . Mostrar, narrar, vender e convencer: a invenção de táticas de display. In: Giufrida, Guilherme; Varrichio, Jéssica. (Org.). Museu do louvre pau brazyl. 1ed.São Paulo: Meli-Melo, 2016, v. , p. 85-91.

4.
OLIVEIRA, M. C. M.; SCHOR, G. ; SOLOMON-GOUDEAU, A. ; DANN, T. ; MORGAN, J. . Leticia Parente - The body and the opus as a witness of time. In: Schor, Gabriele. (Org.). Feminist Avant-Garde. Art of the 1970s. 1ed.Londres: Prestel, 2016, v. 1, p. 99-102.

5.
OLIVEIRA, M. C. M.; MAIA, A. M. ; ALVES, C. ; CYPRIANO, F. ; SPRICIGO, V. P. ; ARANTES, P. . Anotações para pesquisa: histórias das exposições e a disseminação do cubo branco como modelo neutro, a partir do Museum of Modern Art, de Nova York. In: Fabio Cypriano; Mirtes Marins de Oliveira. (Org.). Histórias das Exposições: Casos Exemplares. 2ed.São Paulo: EDUC - Editora da PUC-SP, 2016, v. 1, p. 17-23.

6.
OLIVEIRA, M. C. M.; HERNÁNDEZ, A. I. M. ; VAZ, B. G. ; GARCIA, D. ; BAMBOZZI, L. . Leovel Tornés. Contradições em Trânsito. In: Andrés Hernandéz. (Org.). Obras comentadas (doações) MUnA 20 anos. 1ed.Uberlândia: Andrés Hernández, 2016, v. 1, p. 5-7.

7.
OLIVEIRA, M. C. M.; LAGNADO, L. ; LAFUENTE, P. ; SZTUTMAN, R. ; MORSCH, C. ; ANDRADE, O. ; HERKENHOFF, P. . The Epistemological Leap of Anthropophagy After the 24th Bienal de São Paulo. In: LAGNADO, Lisette; LAFUENTE, Pablo. (Org.). Cultural Anthropophagy The 24th Bienal de São Paulo 1998 Exhibition. 1ed.Londres: AFTERALL BOOKS, 2015, v. 1, p. 176-187.

8.
OLIVEIRA, M. C. M.. Serventias do Moderno. In: Lisette Lagnado; Ana Maria Maia. (Org.). P33 Formas Unicas da Continuidade no Espaço. 1ed.São Paulo: Museu de Arte Moderna de São Paulo - MAM/SP, 2013, v. 1, p. 41-55.

9.
OLIVEIRA, M. C. M.. História como estratégia: uma apropriação da abordagem triangular para uma educação não conformista. In: BARBOSA, Ana Mae; CUNHA, Fernanda Pereira da. (Org.). Abordagem Triangular no ensino das Artes e Culturas Visuais. 1ªed.São Paulo: Cortez Editora, 2010, v. 1, p. 43-51.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
OLIVEIRA, M. C. M.. Daniel Santiago. Revista SeLecT, São Paulo, p. 64 - 71, 06 jun. 2014.

2.
OLIVEIRA, M. C. M.. Coco Fusco e a alegoria de Kafka. Revista SeLecT, São Paulo, p. 78 - 81, 09 maio 2014.

3.
OLIVEIRA, M. C. M.. Arte contemporânea e uma história que exige intensidade. DASartes, São Paulo, p. 76 - 77, 01 abr. 2012.

4.
OLIVEIRA, M. C. M.. Formação do artista no século 21. Tropico, Revista Tropico - portal UOL, p. 1 - 2, 28 mar. 2010.

5.
OLIVEIRA, M. C. M.. História. Geografia. Ciências. Artes. - Brasília : Ministério da Educação e do. (Cadernos da TV Escola. PCN na Escola, São Paulo, p. 84 - 89, 01 jan. 1998.

6.
OLIVEIRA, M. C. M.; GALLO, Maria de Lourdes ; LOURO, Maria Tereza ; REZENDE, Ricardo ; FIUZA, Yeda . Olho Mágico. Revista das FAculdades Teresa Martin, São Paulo, , v. 8, 01 set. 1989.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
OLIVEIRA, M. C. M.. Palestra: Papel social do artista visual. In: Labor II, 2003, São Paulo. Documentário sobre Labor II, 2003.

Apresentações de Trabalho
1.
OLIVEIRA, M. C. M.. O modernismo não hegemônico das micronrrativas. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
OLIVEIRA, M. C. M.. Bate-Papo Lab Curadoria. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
OLIVEIRA, M. C. M.; OSORIO, L. C. D. ; CARVALHO, A. M. A. . 'Estratégias de convencimento e táticas de display - histórias das exposições a partir da regulação do comportamento social - Apresentado no Seminário de Pesquisa em Artes Visuais no PPG em Artes Visuais do Instituto das Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com professor Luiz Camillo Osório. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

4.
OLIVEIRA, M. C. M.; FREYZE-PEREIRA, J. . Arte e Genero: ambiguidades em narrativas históricas. Conferência proferida no XII Diálogo Latino Americano Intergeracional entre Homens e Mulheres - 'Desafios da Psicanálise frente às Novas Configurações Sexuais e Familiares', promovido pela Sociedade de Psicanálise-SP. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
OLIVEIRA, M. C. M.; LAGNADO, L. ; STEEDS, L. . Estudos e Práticas curatoriais (Parte 2): o conceito de História - Mesa no contexto doI SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE ESCOLAS DE ARTE DO PARQUE LAGE, promovido pela EAV Parque Lage, Rio de Janeiro. Mediação de Lisette Lagnado e participação de Lucy Steeds, da Central St. Martins. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

6.
OLIVEIRA, M. C. M.. Sob o signo da Guerra Fria: representações nacionais e a Bienal do Boicote. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

7.
OLIVEIRA, M. C. M.; SETTON, M. G. J. ; COUTINHO, R. G. . Design de Exposições como plataforma educacional em exposições de Arte. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

8.
OLIVEIRA, M. C. M.. Educação para Arte e Design na Contemporaneidade. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
OLIVEIRA, M. C. M.. The persistence of a model: the debate on the end of national representations at the 27th Bienal de São Paulo. 2013. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

10.
OLIVEIRA, M. C. M.. A recepção crítica da XXIV Bienal de São Paulo. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

11.
OLIVEIRA, M. C. M.. Lado a Lado: Modos de Exposição (XXIV Bienal de São Paulo e outras exposições). 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

12.
CUNHA, K. C. ; OLIVEIRA, M. C. M. . A Percepção de Artistas Visuais sobre a Formação e os recursos para abordagem do Stress. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

13.
OLIVEIRA, M. C. M.. O que é, afinal, arte contemporânea?. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

14.
OLIVEIRA, M. C. M.. Apresentação de catálogo exposição Anual de Artes Plásticas FASM. 2005. (Apresentação de Trabalho/Outra).

15.
OLIVEIRA, M. C. M.. Fotografia e Arte Contemoprânea. Indicios a partir de Banjamin, Barthes e Dubois.. 2004. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

16.
OLIVEIRA, M. C. M.. Artes Visuais e Contemporaneidade: Produção, Pesquisa e Ensino em uma Dimensão Histórica. 2004. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

Outras produções bibliográficas
1.
OLIVEIRA, M. C. M.. contra o estado das coisas - anos 70. São Paulo: Galeria Jaqueline Martins, 2014 (Catálogo de Exposição).

2.
OLIVEIRA, M. C. M.. Playground/Área de Jogo. São Paulo: Galeria Jaqueline Martins, 2013 (Catálogo de Exposição).

3.
OLIVEIRA, M. C. M.. É adequado o ensino da arte contemporânea na Educação Infantil?. São Paulo: Rede Arte na Escola, 2012 (Boletim Arte na EScola).

4.
OLIVEIRA, M. C. M.. Mestres da Pintura, 2006. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

5.
OLIVEIRA, M. C. M.. Artes Plásticas 2005. Apresentação do Catálogo de formatura da turma de Bacharelado em Artes Plasticas/2005 da Faculdade Santa Marcelina, 2005. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
OLIVEIRA, M. C. M.. International Evaluation Artist Links. 2010.

2.
OLIVEIRA, M. C. M.. Mestres da Pintura. 2006.

3.
OLIVEIRA, M. C. M.. Ad hoc Capes. 2005.

Trabalhos técnicos
1.
OLIVEIRA, M. C. M.. Visita técnica guiada à exposição 34o Panorama da Arte Brasileira 'Da Pedra/da Terra/Daqui'. 2015.

2.
OLIVEIRA, M. C. M.; REZENDE, F. A. . Relatório Circunstanciado Processo CEE n.545/2001. 2015.

3.
OLIVEIRA, M. C. M.. Elaboração de Parecer para a Fapesp. 2015.

4.
OLIVEIRA, M. C. M.. Pareceres técnicos para publicação de livros. 2015.

5.
OLIVEIRA, M. C. M.. Iara - Revista Cientifica de Moda, Cultura e Arte. 2014.

6.
OLIVEIRA, M. C. M.. Parecerista ad hoc Capes. 2014.

7.
OLIVEIRA, M. C. M.. Parecer para a Revista Educação e Pesquisa.. 2014.

8.
OLIVEIRA, M. C. M.. parecer para Guia do Estudante. 2014.

9.
OLIVEIRA, M. C. M.. Avaliação de cursos superiores em Artes Visuais - Guia do Estudante. 2013.

10.
OLIVEIRA, M. C. M.. Sobre o ensino de arte. 2010.

11.
OLIVEIRA, M. C. M.. Revista Eletronica A Margem 2 - imagem 114. 2009.

12.
OLIVEIRA, M. C. M.. Revista Eletronica A Margem 2 - imagem 115. 2009.

13.
OLIVEIRA, M. C. M.. Metodologia das Artes Visuais e da Musica. 2009.

14.
OLIVEIRA, M. C. M.. Relatório circunstanciado sobre pedido de renovação do reconhecimento de curso de Artes. 2008.

15.
OLIVEIRA, M. C. M.. Revista A Margem 1 - imagem 105. 2008.

16.
OLIVEIRA, M. C. M.. Revista A Margem - imagem 108. 2008.

17.
OLIVEIRA, M. C. M.. Revista A Margem - imagem 109. 2008.

18.
OLIVEIRA, M. C. M.. Revista A Margem - imagem 110. 2008.

19.
OLIVEIRA, M. C. M.. Revista A Margem - imagem 107. 2008.

20.
OLIVEIRA, M. C. M.. Revista A Margem - imagem 111. 2008.

21.
OLIVEIRA, M. C. M.; PIRES, A. C. . A cidade que é nossa - Indaiatuba. 2008.

22.
OLIVEIRA, M. C. M.. Avaliação de cursos superiores do Guia do Estudante. 2007.

23.
OLIVEIRA, M. C. M.. Monitoria da Exposição Prontos para ler - o design de livros na Espanha. 2007.

24.
OLIVEIRA, M. C. M.. Quarta convocatória do Programa Alban da União Europeia. 2006.

25.
OLIVEIRA, M. C. M.. Guia do Estudante Melhores Universidades 2006 da Editora Abril. 2006.

26.
OLIVEIRA, M. C. M.. Comissão de Bolsas do Mestrado em ARtes Visuais para análise de Bolsas Prosup. 2006.

27.
OLIVEIRA, M. C. M.. Terceira Convocatoria do Programa Alban da União Europeia. 2005.

28.
OLIVEIRA, M. C. M.. Segunda Convocatória do Programa Alban da União Européia. 2004.

29.
OLIVEIRA, M. C. M.; MATOS, Ricardo Hage de . Elaboração de Projeto de Mestrado Stricto Sensu em Produção, Teoria e Critica em Artes Visuais. 2003.

30.
OLIVEIRA, M. C. M.. Elaboração de Projeto de Especialização em Artes Visuais. 2003.

31.
OLIVEIRA, M. C. M.. Primeira Convocatória do Programa Alban da União Européia. 2003.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
OLIVEIRA, M. C. M.. ?É adequado o ensino da arte contemporânea na Educação Infantil??. 2012. (Programa de rádio ou TV/Comentário).


Demais tipos de produção técnica
1.
Farkas, Solange ; ALVES, C. ; OLIVA, F. ; Corullon, Martin ; OLIVEIRA, M. C. M. . Sobre Curadoria. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
OLIVEIRA, M. C. M.; OLIVA, F. . Histórias da Arte Contemporânea: Fundamentos. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
OLIVEIRA, M. C. M.. História da Arte e Tecnologia. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
MAIA, A. M. ; OLIVEIRA, M. C. M. . Estudos das Exposições. 2015. .

5.
MAIA, A. M. ; OLIVEIRA, M. C. M. . Estudos das exposições: uma introdução a partir do Brasil de 1950-1970. 2015. .

6.
OLIVEIRA, M. C. M.. Estratégias Curatoriais - Textos e Prática. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

7.
OLIVEIRA, M. C. M.. Orientação Conceitual do Programa de Residência LABMIS. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

8.
OLIVEIRA, M. C. M.. Panorama histórico: documenta de Kassel. 2014. (Palestra).

9.
MEIRA, E. S. ; OLIVEIRA, M. C. M. . Relatório circunstanciado sobre pedido de Renovação de Reconhecimento de Curso Artes Visuais. 2013. (Parecer técnico científico).

10.
OLIVEIRA, M. C. M.. Parecer sobre cursos de Artes Visuais e História da Arte. 2012. (Parecer técnico científico).

11.
OLIVEIRA, M. C. M.. Laudos técnicos. 2012. (Parecer técnico científico).

12.
OLIVEIRA, M. C. M.; BORGES, F. C. . Relatório Circunstanciado sobre pedido de Renovação de Reconhecimento de Curso Artes Visuais. 2012. (Parecer técnico científico).

13.
OLIVEIRA, M. C. M.. Parecer técnico cientifico sobre cursos superiores de Artes Visuais e História da Arte. 2011. (Parecer técnico científico).

14.
OLIVEIRA, M. C. M.. Ambiguidades da Imagem Fotográfica: documento, memórias e utopias. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

15.
LAGNADO, L. ; OLIVEIRA, M. C. M. . marcelina hic et nunc. 2010. (Editoração/Periódico).

16.
OLIVEIRA, M. C. M.; LAGNADO, L. . marcelina cai coco. 2010. (Editoração/Periódico).

17.
OLIVEIRA, M. C. M.. Parecer sobre a obra Sobre o Ensino da Arte. 2010. (Parecer técnico científico).

18.
OLIVEIRA, M. C. M.; BENTO, Maria Aparecida ; LAGNADO, L. . revista marcelina 2. 2009. (Editoração/Periódico).

19.
BENTO, Maria Aparecida ; LAGNADO, L. ; OLIVEIRA, M. C. M. . revista marcelina 1. 2008. (Editoração/Periódico).

20.
OLIVEIRA, M. C. M.; SAMMARONE, Flavia ; OLIVEIRA, M. R. M. ; MOTA, Valerie Dantas ; SODRE, L. . Oficina de carimbos. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

21.
OLIVEIRA, M. C. M.; SAMMARONE, Flavia ; OLIVEIRA, M. R. M. ; MOTA, Valerie Dantas ; SODRE, L. . Maquete Gigante. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

22.
OLIVEIRA, M. C. M.; SAMMARONE, Flavia ; OLIVEIRA, M. R. M. ; SODRE, L. ; MOTA, Valerie Dantas . Pintura Coletiva. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

23.
OLIVEIRA, M. C. M.; SAMMARONE, Flavia ; SODRE, L. ; OLIVEIRA, M. R. M. ; MOTA, Valerie Dantas . Tapete de Penelope. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

24.
OLIVEIRA, M. C. M.; SAMMARONE, Flavia ; OLIVEIRA, M. R. M. ; SODRE, L. ; MOTA, Valerie Dantas . Construção de Camera Escura. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

25.
OLIVEIRA, M. C. M.; SAMMARONE, Flavia ; OLIVEIRA, M. R. M. ; SODRE, L. ; MOTA, Valerie Dantas . Criação de Espaço Lúdico. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

26.
OLIVEIRA, M. C. M.; SAMMARONE, Flavia ; OLIVEIRA, M. R. M. ; SODRE, L. ; MOTA, Valerie Dantas . Adereços e bijouterias criativas. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

27.
OLIVEIRA, M. C. M.; SODRE, L. ; SAMMARONE, Flavia ; MOTA, Valerie Dantas ; OLIVEIRA, M. R. M. . Instrumentos com sucata. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

28.
OLIVEIRA, M. C. M.; SAMMARONE, Flavia ; OLIVEIRA, M. R. M. ; SODRE, L. ; MOTA, Valerie Dantas . Oficina de Vestimentas. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

29.
OLIVEIRA, M. C. M.; SAMMARONE, Flavia ; SODRE, L. ; OLIVEIRA, M. R. M. ; MOTA, Valerie Dantas . Livros de Memória. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

30.
OLIVEIRA, M. C. M.; SAMMARONE, Flavia . Organização da Programação de Férias - Área de Artes Visuais CCSP. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

31.
OLIVEIRA, M. C. M.. Workship para elaboração de Projetos de Pesquisa em Artes. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

32.
OLIVEIRA, M. C. M.. Workshop para elaboração de projetos de pesquisa em Artes. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

33.
OLIVEIRA, M. C. M.. Restos e recortes, exercícios a partir do olhar fotográfico. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

34.
OLIVEIRA, M. C. M.; BENTO, Maria Aparecida . Desenvolvimento de questões para prova de Professor de Educação Básica II. 2002. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático- pedagógico).


Produção artística/cultural
Música
1.
OLIVEIRA, M. C. M.; MAHFUZ, Roberta ; MOTA, Valerie Dantas ; SAMMARONE, Flavia ; GOTSCHALK, Miranda . Uma Balada para Penélope. 2006. Composição (estréia).

2.
OLIVEIRA, M. C. M.; CASTRO, Diego ; LIMA, Daniel Nogueira de . Mercado Livre de Frases Uteis e Feitas. 2005. Composição (estréia).

Artes Visuais
1.
OLIVEIRA, M. C. M.. Extravagância. 2007. Outra.

2.
OLIVEIRA, M. C. M.; CASTRO, Diego ; LIMA, Daniel Nogueira de . Mercado Livre das Frases úteis. 2006. Outra.

3.
OLIVEIRA, M. C. M.; SAMMARONE, Flavia ; MAHFUZ, Roberta . Tecendo com Penélope. 2006. Instalação.

4.
OLIVEIRA, M. C. M.. Esperando a chuva forte. 2006. Instalação.

5.
OLIVEIRA, M. C. M.; MAHFUZ, Roberta ; SAMMARONE, Flavia . A Balada de Penélope. 2006. Instalação.

6.
OLIVEIRA, M. C. M.; SAMMARONE, Flavia ; MAHFUZ, Roberta . Tapete Uma Balada de Penélope. 2006. Instalação.

7.
OLIVEIRA, M. C. M.. Ai vem a chuva forte. 2006. Instalação.

8.
OLIVEIRA, M. C. M.; MATOS, Ricardo Hage de ; CASTRO, Diego ; LIMA, Daniel Nogueira de ; MAHFUZ, Roberta ; SANOVICZ, Vera . Territórios Ocupados. 2005. Instalação.

9.
OLIVEIRA, M. C. M.. Palavra-imagem. 2004. Instalação.

Outras produções artísticas/culturais
1.
OLIVEIRA, M. C. M.. Restos e recortes: exercicios a partir do olhar fotografico. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
OLIVEIRA, M. C. M.; LEE, H. . especular. 2018 (Curadoria).

3.
OLIVEIRA, M. C. M.. Arte para todos! Liberação e Consumo. Curadoria realizada para o Instituto Figueiredo Ferraz, em Ribeirão Preto. Exposição contou com artistas: Equipe3, Arte Ação, Gabriel Borba, Regina Silveira, Daniel Santiago, Regina Vater, Gastão Magalhães, Mario Ishikawa, Leticia Parente, 3nós3, Hudinilson Jr., Rafael França, Martha Araújo, Silvio Dworecki, Daniel de Paula.. 2016 (Curadoria).

4.
OLIVEIRA, M. C. M.; SOARES, G. ; OKUMURA, L. . contra o estado das coisas - anos 70. 2014 (Curadoria).

5.
OLIVEIRA, M. C. M.; MAHFUZ, Roberta ; SAMMARONE, Flavia ; GOTSCHALK, Miranda . Tecendo com Penélope. 2006.

6.
OLIVEIRA, M. C. M.; SAMMARONE, Flavia ; MAHFUZ, Roberta . Uma Balada para Penélope - construção de tapete coletivo. 2006.

7.
OLIVEIRA, M. C. M.; SAMMARONE, Flavia ; MAHFUZ, Roberta ; MOTA, Valerie Dantas . Balada de Penélope. 2006 (Obra artística).

8.
SAMMARONE, Flavia ; MAHFUZ, Roberta ; OLIVEIRA, M. C. M. . Uma Balada para Penélope - Construção de um tapete coletivo. 2006 (Ação Cultural).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
PARAGUAI, L. A. D.; CARVALHO, A. R.; OLIVEIRA, M. C. M.. Participação em banca de Ana Maria Duarte Angélico. Insecta shoes: Reflexões sobre o design sustentável no mercado calçadista. 2017. Dissertação (Mestrado em Design) - Universidade Anhembi Morumbi.

2.
FERREIRA, C. L.; CARVALHO, A. R.; OLIVEIRA, M. C. M.. Participação em banca de Priscila Azzolini Trovo. Design da sala de aula: Arranjos espaciais e suas potencialidades. 2017. Dissertação (Mestrado em Design) - Universidade Anhembi Morumbi.

3.
FERRARI, C. L. L.; GALLO, H.; ZUANON, R.; FERREIRA, C. L.; OLIVEIRA, M. C. M.. Participação em banca de Cristina Leme Lucchini Ferrari. O processo projetual participativo no Design: uma nova estética fundamentada em valores sociais e éticos. 2016. Dissertação (Mestrado em Design) - Universidade Anhembi Morumbi.

4.
Bredarolli, Rita; Barbosa, Anna Mae; OLIVEIRA, M. C. M.. Participação em banca de Dora Lilia de Campos Sabor. A fotografia no Ensino Fundamental de uma escola pública. 2014. Dissertação (Mestrado em Design) - Universidade Anhembi Morumbi.

5.
MESQUITA, C. F.; NASCIMENTO, L. M. R.; OLIVEIRA, M. C. M.. Participação em banca de Vanesa Rocha Lopes. Entre o design de moda e arte: um olhar para a criação Infinitely Kusama. 2014. Dissertação (Mestrado em Design) - Universidade Anhembi Morumbi.

6.
BARREIRA, Luiz Carlos; PEREIRA, M. A. F.; OLIVEIRA, M. C. M.. Participação em banca de Rosa Maria Del Salvador Beatove. Ginásio Estadual Martin Afonso: uma reconstrução histórica por meio de imagens (1931-1971). 2014. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Católica de Santos.

7.
CARVALHO, A. R.; MESQUITA, C. F.; AVELAR, S. H. A.; PARAGUAI, L. A. D.; OLIVEIRA, M. C. M.. Participação em banca de Jaqueline Greice Perez Nogueira. Contribuições de Issey Miyake à modelagem no design de moda. 2013. Dissertação (Mestrado em Design) - Universidade Anhembi Morumbi.

8.
ARANTES, Shirley Paes Leme de Paiva; WEISS, L.; OLIVEIRA, M. C. M.. Participação em banca de Roberto Rapp Fabra Navarro. Gerhard Richter: a representação da imagem fotográfica na pintura e seus desdobramentos. 2013. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) - Faculdades Santa Marcelina.

9.
LAGNADO, L.; SILVA, Jofre; OLIVEIRA, M. C. M.; ZUANON, R.. Participação em banca de Ana Luisa Cruz Suzigan. Design e fotografia: o retrato na revista Bravo!. 2012. Dissertação (Mestrado em Design) - Universidade Anhembi Morumbi.

10.
OLIVEIRA, M. C. M.; WEISS, L.; ELUF, L. A.. Participação em banca de Maria Ines Magano Frota. Entre o dia e a noite: onde o que era começa a apagar ou aquilo que é possível ainda não se realiza. 2011. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Artes Visuais) - faculdade santa marcelina.

11.
MELLO, C.; Agra, Lucio; OLIVEIRA, M. C. M.. Participação em banca de Paula Garcia Gonçalves Ferreira. Corpo Ruído. 2009. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Artes Visuais) - Faculdades Santa Marcelina.

12.
MELLO, C.; BEIGUELMAN, G.; OLIVEIRA, M. C. M.. Participação em banca de Denise Martins Agassi de Oliveira. Pontos de Encontro - investigação sobre experiências artisticas online e offline. 2009. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Artes Visuais) - Faculdades Santa Marcelina.

13.
REY, S.; SANTOS, M. I.; SALVATORI, M.; OLIVEIRA, M. C. M.. Participação em banca de Elke Pereira Coelho. Delicadezas incisivas: ensaios materiais com pequenos objetos cotidianos. 2009. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

14.
Rauscher, B.; ARANTES, Shirley Paes Leme de Paiva; OLIVEIRA, M. C. M.. Participação em banca de Lucia Taques Bittencourt. Auto-retrato: o desenvolvimento de uma poética em Artes Visuais. 2008. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Artes Visuais) - Faculdades Santa Marcelina.

15.
OLIVEIRA, M. C. M.; Marinho, Claudia; ARANTES, Shirley Paes Leme de Paiva. Participação em banca de Michel Yves Seiler. Espaço, Tempo e movimento: um olhar sobre algumas de minhas produções artisticas (2006-2008). 2008. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Artes Visuais) - Faculdades Santa Marcelina.

16.
OLIVEIRA, M. C. M.; Marinho, Claudia; Preciosa, R.; SILVA, Jofre. Participação em banca de Valeria Garcia Rodrigues Coelho. A herança poética de Carlos Scliar no design editorial da revista Senhos. 2008. Dissertação (Mestrado em Design) - Universidade Anhembi Morumbi.

17.
Rizolli, M.; AZEVEDO, W. L.; OLIVEIRA, M. C. M.. Participação em banca de Waldirene André. Simulacros e fotografia: considerações sobre uma relação essencial na obra da artista Regina Silveira. 2007. Dissertação (Mestrado em Educação, Arte e História da Cultura) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

18.
BENTO, Maria Aparecida; OLIVEIRA, M. C. M.; Mojola, Celso. Participação em banca de Mario Checcetto Neto. Jazz: suporte e improviso - a reinvenção da tradição oral na musica ocidental. 2007. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) - Faculdades Santa Marcelina.

19.
OLIVEIRA, M. C. M.; ARANTES, Shirley Paes Leme de Paiva; Rauscher, B.. Participação em banca de Michel Yves Seiler. Qualificação:Tempo e Espaço: reflexões sobre a minha produção artística. 2007. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) - Faculdades Santa Marcelina.

20.
Marinho, Claudia; Preciosa, R.; OLIVEIRA, M. C. M.. Participação em banca de Valeria Coelho. Relações entre arte e design: as ilustrações na Revista Senhor. 2007. Dissertação (Mestrado em Design) - Universidade Anhembi Morumbi.

21.
OLIVEIRA, M. C. M.; CHIARELLI, Domingostadeu; SPINELLI, João Jurandir. Participação em banca de Daniela Maura Abdel Nour Ribeiro da Silva. Verdade ou Mentira? Considerações sobre o flagrante, o pseudoflagrante e a composição na fotografia de German Lorca. 2006. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade de São Paulo.

22.
OLIVEIRA, M. C. M.; SALLES, Cecilia de Almeida; MELLO, Christine P Nelson de. Participação em banca de Jose Henrique Siqueira. Caio Reisewitz: tendência ao grande formato na fotografia. 2006. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Semiótica) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

23.
OLIVEIRA, M. C. M.; NARDIN, Ermelindo; KOSSOVITCH, Leon. Participação em banca de Silvana Lacreta Ravena. Memória e pintura: Ut Picture Poiesis Erit. 2006. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Artes Visuais) - faculdade santa marcelina.

24.
Rauscher, B.; OLIVEIRA, M. C. M.; ARANTES, Shirley Paes Leme de Paiva. Participação em banca de Sandra Bancovsky Becker. O corpo representado, apresentado e metaforizado na obra de arte: reflexão sobre o processo artístico e a utilização do corpo neste processo?. 2006. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) - Faculdades Santa Marcelina.

25.
Albano,S.; BENTO, Maria Aparecida; OLIVEIRA, M. C. M.. Participação em banca de Erika Maldonado Julião. ?A Sonoridade Imagética de ?A Arca de Noé?. 2006. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) - Faculdades Santa Marcelina.

26.
Machado, N; IAVELBERG, Rosa; OLIVEIRA, M. C. M.. Participação em banca de Elisabeth Bueno de Camargo. O pensamento musical e a pratia docente:as demandas da contemporaneidade e a formulação de uma proposta de ação curricular na area de musica. 2006. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Educação) - Universidade de São Paulo.

27.
OLIVEIRA, M. C. M.; CHIARELLI, Domingos Tadeu; Fabris, A.. Participação em banca de Vanezza Biazioli. Qualificação: A presença da imagem fotográfica na arte brasileira: a coleção Gilberto Chateubriand como estudo de caso. 2006. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) - Universidade de São Paulo.

28.
Grossman, M.; Romagnolo, Sergio; OLIVEIRA, M. C. M.. Participação em banca de Maria Inês Raphaelian Sodré Cardoso. Qualificação: Processos da Poética - paradoxo como paradigma/o museu como idéia. 2005. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) - Faculdades Santa Marcelina.

29.
OLIVEIRA, M. C. M.; NARDIN, Ermelindo; Rizolli, M.. Participação em banca de João Baptista Novelli Junior. Qualificação: Estranhamento entre imagens: uma investigação visual a partir de imagens e ambientes de mídia impressa. 2005. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) - Faculdades Santa Marcelina.

30.
OLIVEIRA, M. C. M.; BARREIRA, Luiz Carlos; SOARES, Maria Lucia de Amorim. Participação em banca de Maira Leão de Campos Andrade. A fotografia na historia da educação: fonte de pesquisa e de memória. 2004. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Sorocaba.

31.
OLIVEIRA, M. C. M.; PFUTZENREUTER, Edson; SALLES, Cecilia Almeida. Participação em banca de Virginia Pereira. Processo de criação de website: um estudo de caso. 2003. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Semiótica) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Teses de doutorado
1.
CHIARELLI, Domingos Tadeu; OLIVEIRA, M. C. M.; MUBARAC, L. C.; FERNANDES, A. C. F. A.; LIMA, H. E. R.. Participação em banca de Fernando Augusto Oliva. Um crítico em mutação: Frederico Morais e a arte brasileira em três momentos(1966-1973; 1974-1984;1985-2012). 2017. Tese (Doutorado em Artes Visuais) - Universidade de São Paulo.

2.
PARAGUAI, L. A. D.; FERREIRA, C. L.; CARVALHO, A. R.; SOGABE, M. T.; OLIVEIRA, M. C. M.. Participação em banca de Mayra Ferreira Mártyres Alexander. O design da cidade de Belém: Possibilidades de elaboração de um ecomuseu. 2017. Tese (Doutorado em PPGDesign) - Universidade Anhembi-Morumbi.

3.
OLIVEIRA, M. C. M.; CARVALHO, A. M. A.; ZIELINSKY, M.; KERN, D. P.; SOMMER, M. F.; OSORIO, L. C. D.. Participação em banca de Michelle Farias Sommer. Teoria Provisória das exposições contemporâneas. 2016. Tese (Doutorado em Artes Visuais) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

4.
SALLES, Cecilia Almeida; MELLO, C.; GREINER, C.; MELIN, Regina; OLIVEIRA, M. C. M.. Participação em banca de Ananda Carvalho. Redes Curatoriais: procedimentos comunicacionais no sistema da arte contemporânea. 2014. Tese (Doutorado em Comunicação e Semiótica) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

5.
Costa, C.A. Zibel; FARIAS, A. A. C.; SAWAYA, S. S.; FREIRE, M. C. M.; OLIVEIRA, M. C. M.. Participação em banca de Marcos Jose Santos de Moraes. Residencia artistica: ambientes de formação. 2009. Tese (Doutorado em ARQUITETURA E URBANISMO) - Universidade de São Paulo.

6.
OLIVEIRA, M. C. M.; SALLES, Cecilia Almeida; MACHADO NETO, Arlindo Ribeiro; MEURER, Sergio Jose; ROCCO, Ana Cristina Conçalves. Participação em banca de Maria Gorete Dadalto Gonçalves. Entre o analógico e o digital: o processo de criação na fotografia. 2004. Tese (Doutorado em Comunicação e Semiótica) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

7.
OLIVEIRA, M. C. M.; SALLES, Cecilia de Almeida; ROCCO, Ana Cristina Gonçalves; CHIARELLI, Domingos Tadeu; PINHEIRO, Jose Amalio de Branco. Participação em banca de Aparecido Jose Cirilo. Imagem-lembrança: comunicação e memória no processo de criação. 2004. Tese (Doutorado em Comunicação e Semiótica) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

8.
OLIVEIRA, M. C. M.; PINHEIRO, José Amalio de Branco; PFUTZENREUTER, Edson Do Prado; NERY, Vanda Cunha de Albieri. Participação em banca de Cristiane Miryam Drumond de Brito. Comunicação com o público: uma tendência no projeto poético de Alvaro Apocalypse. 2003. Tese (Doutorado em Comunicação e Semiótica) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

9.
OLIVEIRA, M. C. M.; GHIRALDELLI JR, Paulo. Participação em banca de Leoni Henning. A filosofia de Mattew Lipman.. 2003. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Qualificações de Doutorado
1.
GALLO, H.; ELUF, L. A.; OLIVEIRA, M. C. M.. Participação em banca de Andrés Inocente Martin Hernández. Arquitetura, corpo e estrutura: características das obras de arte tensionadas pelo espaço arquitetônico. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Artes Visuais) - Universidade Estadual de Campinas.

2.
OLIVEIRA, M. C. M.; FERREIRA, C. L.; CARVALHO, A. R.. Participação em banca de Adriana Valli Mendonça. Design e ambiente: Percepção em edifícios adaptados para Hotel Boutique. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Design) - Universidade Anhembi Morumbi.

3.
Preciosa, R.; Prado, Gilberto; OLIVEIRA, M. C. M.. Participação em banca de Regina Barbosa Ramos. Projeto Pérola: Resiliência e resistência em design de moda. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Design) - Universidade Anhembi Morumbi.

4.
CAMPOS, G. B.; BRAGA, M. C.; OLIVEIRA, M. C. M.. Participação em banca de Vivian Suarez Martins. Design gráfico, evangelização e estigmatização: Captação e manutenção de fiéis sob os olhares da retórica visual, gramática visual do design e semiótica social. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Design) - Universidade Anhembi Morumbi.

5.
SPRICIGO, V. P.; OLIVEIRA, M. C. M.; CARVALHO, A. R.. Participação em banca de Mayra Ferreira Mártyres. O design das cidades e o movimento patrimonialista: possibilidades da concepção de uma cidade museu. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Design) - Universidade Anhembi Morumbi.

6.
OLIVEIRA, M. C. M.; PARAGUAI, L. A. D.; SPRICIGO, V. P.. Participação em banca de Jose Neto de Faria. O design da experiencia visual integrada: as categorias filosóficas de Gilbert Simondon como fundamentos da percepção, representação, apresentação, visualização e narração da informação (dados). 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Design) - Universidade Anhembi Morumbi.

7.
SALLES, Cecilia Almeida; MELLO, C.; OLIVEIRA, M. C. M.. Participação em banca de Lucy Maria Brito de Figueiredo. Fotografia e Cinema: espessuras espaços/temporais entre - imagens. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Comunicação e Semiótica) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Qualificações de Mestrado
1.
ARANTES, P.; SPRICIGO, V. P.; OLIVEIRA, M. C. M.. Participação em banca de Leticia Bernardi Perucchi. Design expositivo a céu aberto: um olhar sobre o Museu Felícia Leirner. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Design) - Universidade Anhembi Morumbi.

2.
ARANTES, P.; PARAGUAI, L. A. D.; FERREIRA, C. L.; OLIVEIRA, M. C. M.. Participação em banca de Elton Reis Monezi. Cultura maker, design e mobiliário. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Design) - Universidade Anhembi Morumbi.

3.
FERREIRA, C. L.; CARVALHO, A. R.; OLIVEIRA, M. C. M.. Participação em banca de Silvia Bahia Monteiro. Apartamentos em São Paulo: Um estudo sobre o design de seus espaços. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Design) - Universidade Anhembi Morumbi.

4.
FERREIRA, C. L.; ZUANON, R.; FLORIO, A. M. T.; OLIVEIRA, M. C. M.; LEMBKE, N. G. B.. Participação em banca de Natalia Germolhato Botoni Lembke. Design e corpo no espaço habitado: a dimensão do mobiliário e seu reflexo na organização espacial. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Design) - Universidade Anhembi Morumbi.

5.
OLIVEIRA, M. C. M.; SPRICIGO, V. P.; CARVALHO, A. R.. Participação em banca de Eber Soares Costa. A concepção de Design em Lina Bo Bardi. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Design) - Universidade Anhembi Morumbi.

6.
NASCIMENTO, L. M. R.; MESQUITA, C. F.; OLIVEIRA, M. C. M.. Participação em banca de Vanessa Rocha Lopes. Entre experiências estéticas e estetização do cotidiano: um olhar sobre a coleção Infinitely Kusama da marca Louis Vuitton. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Design) - Universidade Anhembi Morumbi.

7.
OLIVEIRA, M. C. M.; PARAGUAI, L. A. D.; CARVALHO, A. R.. Participação em banca de Jaqueline Greice Perez Nogueira. Performance na modelagem no design de mode: Issey Miyake e Yohji Yamamoto. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Design) - Universidade Anhembi Morumbi.

8.
BASBAUM, R. R.; OLIVEIRA, M. C. M.; LAGNADO, L.. Participação em banca de Artur Lescher. Curadoria de Artista. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Em Artes Visuais) - faculdade santa marcelina.

9.
Moraes, Marcos; BENTO, Maria Aparecida; OLIVEIRA, M. C. M.. Participação em banca de Ary Altman. A revista Klaxon, um reflexo da modernidade de São Paulo em 1922. 2011. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Artes Visuais) - faculdade santa marcelina.

10.
LAGNADO, L.; MORAES, E. R.; OLIVEIRA, M. C. M.. Participação em banca de Ana Maria Maia Antunes. Contemporâneo Moderno: uma leitura da extemporaneidade de Flávio de Carvaho através da Experiência n. 2 e da Série Trágica. 2011. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Artes Visuais) - faculdade santa marcelina.

11.
LAGNADO, L.; OLIVEIRA, M. C. M.; BASBAUM, R. R.. Participação em banca de Regina Pelegrini Parra. Anri Sala: Poeta da Alteridade e das Passagens. 2011. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Em Artes Visuais) - faculdade santa marcelina.

12.
ARANTES, Shirley Paes Leme de Paiva; Rauscher, B.; OLIVEIRA, M. C. M.. Participação em banca de Mirian Imaculada da Silva Cruz. Corte e recorte: pesquisa de um arquivo fotográfico. 2011. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Artes Visuais) - faculdade santa marcelina.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
AQUINO, L.; ALMEIDA, R.; OLIVEIRA, M. C. M.. Participação em banca de Rosana de Conti. A imagem fotográfica na obra menos-valia (leilão) de Rosangela Rennó. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Arte: Crítica e Curadoria) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

2.
CYPRIANO, F.; MRAZ, S. C. R.; OLIVEIRA, M. C. M.. Participação em banca de Catia Leandro Bugni. Da crítica de arte militante a criticidade curatorial: um olhar sobre o discurso crítico paulista. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Arte: Crítica e Curadoria) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

3.
CHAIA, M.; CYPRIANO, F.; OLIVEIRA, M. C. M.. Participação em banca de Isabella Guimarães Rezende. Desaprender com a documenta 14: A arte como lugar da experiência. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Arte: Crítica e Curadoria) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

4.
CYPRIANO, F.; OLIVEIRA, M. C. M.; ALVES, C.. Participação em banca de Maria Veronica Rodrigues de Farias. Ovo-Dilacerado. Grupo Gutai. Grupo Frente, Grupo Ruptura e as Vanguardas Artísticas nos anos 1950-1960. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Arte: Crítica e Curadoria) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

5.
OLIVA, F.; OLIVEIRA, R. C. A.; OLIVEIRA, M. C. M.. Participação em banca de Natalia Herz Ferrari. A mão do povo brasileiro: estudo sobre uma reencenação. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Arte: Crítica e Curadoria) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

6.
OLIVEIRA, M. C. M.; ALVES, C.; Bredarolli, Rita. Participação em banca de Viviane Cristina Tabach. Virada Educacional: ponto em percurso. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Arte: Crítica e Curadoria) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

7.
OLIVEIRA, M. C. M.; ALVES, C.; MRAZ, S. C. R.; BARDUS, I.. Participação em banca de Isabelle Bardus. Exposição como obra: Fronteiras da Curadoria Contemporânea, 2016. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Arte: Crítica e Curadoria) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

8.
ALVES, C.; RIVITTI, T.; OLIVEIRA, M. C. M.; SILVA, C. A.. Participação em banca de Cristiane Alves da Silva. Espaços Alternativos: experiências históricas e um estudo de caso: O Atelier 397. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Arte: Crítica e Curadoria) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

9.
OLIVEIRA, M. C. M.; ALVES, C.; CARAMELLA, E.. Participação em banca de Juliana Caffé Alves Costa Lino. A arte contemporanea/Instalação: apontamentos sobre a preservação e memória. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Arte: Crítica e Curadoria) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

10.
CYPRIANO, F.; CHAIA, M.; OLIVEIRA, M. C. M.. Participação em banca de Germano Oliveira Duarte dos Santos. Depois do cubo branco, o quê? um panorama de atividades e um projeto de espaço que pensam o lugar da arte para além do modelo expositivo ascético. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Arte: Crítica e Curadoria) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

11.
CYPRIANO, F.; CHAIA, M.; OLIVEIRA, M. C. M.. Participação em banca de Fernando de Camargo Angelini Ticoulat. As bienais do mundo e a 31a Bienal de São Paulo: entre teoria e prática. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Arte: Crítica e Curadoria) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

12.
ALVES, C.; CYPRIANO, F.; OLIVEIRA, M. C. M.. Participação em banca de Reginaldo Lucas Pereira. Nova Objetividade: teorias, práticas e resultados da Neovanguarda brasileira. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Arte: Crítica e Curadoria) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

13.
CARAMELLA, E.; ALVES, C.; OLIVEIRA, M. C. M.. Participação em banca de Aparecida Sandra Gomes Bernardes. A soma de olhares e outros enigmas - a arte de Regina Silveira. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Arte: Crítica e Curadoria) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

14.
MOREIRA, M.; FIGUEIREDO, L.; OLIVEIRA, M. C. M.. Participação em banca de Giovani, A.; Martins, A.; Urata, J. ; Delgado, A.; Valdivia. O leitor de sonhos: a cor como estudo estético nas plataformas digital e analógica. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Cinema, Video e Fotografia: criação em multimeios) - Universidade Anhembi Morumbi.

15.
OLIVEIRA, M. C. M.; SILVA, Jofre; MATTOS, Ricardo Hage de. Participação em banca de Valerie Morin Dantas Motta. A Criatura. 2004. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Artes Visuais) - faculdade santa marcelina.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
OLIVEIRA, M. C. M.; Bontempo, R.. Participação em banca de Paschoa; Zago;Santana;Oliveira;Santos;Videira;Kawara.Partiu!. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design Digital) - Universidade Anhembi Morumbi.

2.
OLIVEIRA, M. C. M.; FIGUEIREDO, L. M. B.. Participação em banca de Amanda Vilar da Silva et alli.Serra da Cantareira, lar para a vida inteira. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fotografia) - Universidade Anhembi Morumbi.

3.
OLIVEIRA, M. C. M.; FIGUEIREDO, L.. Participação em banca de Nayara Fernandes Cezarino et alli.Guarani: próxima cultura em extinção. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fotografia) - Universidade Anhembi Morumbi.

4.
FIGUEIREDO, L.; OLIVEIRA, M. C. M.. Participação em banca de Bianca Lopes Machado et alli.Diga não ao euCapitalipto. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fotografia) - Universidade Anhembi Morumbi.

5.
FIGUEIREDO, L.; OLIVEIRA, M. C. M.. Participação em banca de Adriana Fortes de Moraes et alli.Transforme sua vida com o IPEMA. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fotografia) - Universidade Anhembi Morumbi.

6.
OLIVEIRA, M. C. M.; FIGUEIREDO, L.. Participação em banca de Gustavo Silva Menasce et alli.Projeto Florestas do Futuro. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fotografia) - Universidade Anhembi Morumbi.

7.
Toledo, Maria Carolina; OLIVEIRA, M. C. M.; Oliveira, J. R.. Participação em banca de Paula Yida.Auto Retrato. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado Artes Plásticas) - Faculdades Santa Marcelina.

8.
Moraes, Marcos; Oliveira, J. R.; OLIVEIRA, M. C. M.. Participação em banca de Hémon Vieira.Fóssil. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado Artes Plásticas) - Faculdades Santa Marcelina.

9.
OLIVEIRA, M. C. M.; YAMAUCHI, Celina; Cymbalista, M.. Participação em banca de Mayra Tenório Azzi.O caminho do desaparecimento. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado Artes Plásticas) - Faculdades Santa Marcelina.

10.
OLIVEIRA, M. C. M.; ARANTES, Shirley Paes Leme de Paiva; BARROS, Stella Teixeira de. Participação em banca de Keillla Barreto Girotto Zinatto.Ruídos de Pérolas. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em bacharelado artes plasticas) - faculdade santa marcelina.

11.
OLIVEIRA, M. C. M.; MATOS, Ricardo Hage de; BARROS, Maria Stella Teixeira de. Participação em banca de Vanessa Marques.A luz desenhando com precisão. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em bacharelado artes plasticas) - faculdade santa marcelina.

12.
OLIVEIRA, M. C. M.; YAMAUCHI, Celina; MUSA, João. Participação em banca de Fabio Nogueira Augusto.Flâneur. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em bacharelado artes plasticas) - faculdade santa marcelina.

13.
OLIVEIRA, M. C. M.; MATOS, Ricardo Hage de; BARROS, Maria Stella Teixeira de. Participação em banca de Vanessa Marques.a luz desenhando com precisão. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado Artes Plásticas) - Faculdades Santa Marcelina.

14.
OLIVEIRA, M. C. M.; MATOS, Ricardo Hage de; LINO, A. V.. Participação em banca de Eliana Jaira Roiffé Gobbato.Descontrução e reconstrução. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado Artes Plásticas) - Faculdades Santa Marcelina.

15.
OLIVEIRA, M. C. M.; BISMARA, I.. Participação em banca de Fabiana Prado.Sem Futuro. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado Desenho de Moda) - Faculdades Santa Marcelina.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
OLIVEIRA, M. C. M.; IAVELBERG, Rosa; ALBANO, Ana Angelica; RAMOS, Marco Antonio. Membro de comissão julgadora do concurso para provimento efetivo de Professor Doutor. 2003. Universidade de São Paulo.

Avaliação de cursos
1.
OLIVEIRA, M. C. M.. Avaliação de Curso SUperior em Artes Visuais. 2010. Conselho Estadual de Educação - São Paulo.

Outras participações
1.
MUBARAC, C.; COSTA, H.; OLIVEIRA, M. C. M.. 17º Programa Nascente. 2009. Universidade de São Paulo.

2.
GUARÁ, L. P.; OLIVEIRA, M. C. M.; MELLO, C.; Toledo, Maria Carolina. 5ª Mostra de Videos - Faculdade Santa Marcelina. 2009. faculdade santa marcelina.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
1a Jornada do Patchwork e Quilt.Educação para a Arte e Design na Contemporaneidade. 2015. (Encontro).

2.
Nacionalidade, identidade, mobilidade: geopolítica e exposições de arte.Sob o signo da Guerra Fria: representações Nacionais e a Bienal do Boicote. 2015. (Encontro).

3.
Seminário Internacional de Arte Contemporânea 2015 - "Outras Histórias na Arte Contemporânea"e.Arte, mercado e circuito. 2015. (Seminário).

4.
V Seminário Midia e Educação - 11 anos do Grupo de Estudos sobre Práticas de Socialização Contemporâneas.Design de Exposições como plataforma educacional em exposições de Arte. 2015. (Seminário).

5.
XI Encontro Científico e 1o Seminário Virtual de Pesquisa.: História das Exposições: Design e Arte no Período da Guerra Fria. 2015. (Encontro).

6.
XI Encontro Científico e 1o Seminário Virtual de Pesquisa.Mesa Temática 3: História, Teoria e Crítica do Design. 2015. (Encontro).

7.
Caribe: Arquipélagos para o pensar.Pensamento Arquipélago e The Family of Man. 2013. (Encontro).

8.
Conferencia dialógica Lisette Lagnado e Pablo Lafuente.Conferencia dialógica Lisette Lagnado e Pablo Lafuente. 2012. (Seminário).

9.
II Encontro contemporâneo de criação e pesquisa em cinema.II Encontro contemporâneo de criação e pesquisa em cinema. 2012. (Encontro).

10.
Seminario semestral de pesquisa do Mestrado em Design (AM):.A ideologia do design de exposições: do ?cubo branco? aos cavaletes do MASP.. 2012. (Seminário).

11.
VIII Encontro Cientifico e de Iniciação Cientifica Anhembi Morumbi.A ideologia do design de exposições: do cubo branco aos cavaletes do MASP. 2012. (Encontro).

12.
VI Simpósio America :atina e as Relações Internacionais.Fotografia é documento?. 2012. (Simpósio).

13.
I Encontro Internacional de Curadoria.O ensino de curadoria: desafios para programas curatoriais. 2010. (Encontro).

14.
VI Encontro arte&meios tecnológicos.Rearticulações na História da Arte. 2010. (Encontro).

15.
Forum dos Coordenadores de Programas de Pós Graduação em Artes Visuais.participação. 2009. (Encontro).

16.
28ª Bienal de São Paulo - em vivo contato.Simpósio Educação e Arte contemporânea 'em vivo contato'. 2008. (Simpósio).

17.
II Seminário Ações Singulares: História do Ensino da Arte Experiências.O Ensino da Arte na Escola. 2008. (Seminário).

18.
Reunião de Coordenadores de Pós Graduação na área de Artes/Música.discussão sobre os parâmetros de avaliação da área. 2007. (Encontro).

19.
Forum de Coordenadores de Programa de Pós Graduação em Artes Visuais.Discussão dos critérios adotados nas avaliações continuada e Trienal dos programas de Pós graduação. 2006. (Encontro).

20.
Reunião dos Coordenadores de Pós Graduação em Artes/Música com a Representandte da àrea.Discussão dos critérios adotados nas avaliações continuada e Trienal dos programas de Pós graduaçaõ. 2006. (Encontro).

21.
VI Encontro Nacional sobre Pós-Graduação e Pesquisa nas IES Particulares. 2005. (Encontro).

22.
I Simpósio sobre Produção, Teoria e Crítica em Artes Visuais.Fotografia e Arte Contemporânea. Indicios, a partir de Benjamin, Barthes e Dubois. 2004. (Simpósio).

23.
I Simpósio sobre Produção, Teoria e Crítica em Artes Visuais.Artes Visuais e contemporaneidade, produção, pesquisa e ensino em uma dimensão histórica. 2004. (Simpósio).

24.
Labor 2.Debate sobre a formação de artistas. 2003. (Outra).

25.
Programa de Capacitação de Avaliadores para a Avaliação das Condições de Ensino dos Cursos de Graduação de Artes Visuais/Educação Artistica.Oficina. 2002. (Oficina).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
OLIVEIRA, M. C. M.; SPRICIGO, V. P. . Seminário Semestral do PPGDesign Mestrado e Doutorado: "Geopolítica das Artes nas Bienais de São Paulo e Paris". 2015. (Outro).

2.
LAGNADO, L. ; OLIVEIRA, M. C. M. . Seminário Internacional de Curadoria - XXIV Bienal de São Paulo: Antropofagia e Histórias de Canibalismos. 2013. (Outro).

3.
OLIVEIRA, M. C. M.; CAMPOS, G. B. . Workshop Projetos de Pesquisa com o Corpo Docente do PPGDesign - Doutorado e Mestrado. 2012. (Outro).

4.
OLIVEIRA, M. C. M.. Encontro e debate com Nurit Sharett. 2012. (Outro).

5.
OLIVEIRA, M. C. M.; SHIVILY, E. . Tornar visível - uma conversa com Efrat Shvily. 2012. (Outro).

6.
OLIVEIRA, M. C. M.; LAGNADO, L. . Conferencia dialógica Lisette Lagnado e Pablo Lafuente. 2012. (Outro).

7.
OLIVEIRA, M. C. M.; GUARÁ, L. P. . Mostra de Artes Visuais. 2010. (Exposição).

8.
LAGNADO, L. ; OLIVEIRA, M. C. M. . Seminário Semestral de Curadoria III. 2009. (Outro).

9.
OLIVEIRA, M. C. M.. Ciclo Arte em Pesquisa: Alguns apontamensot para arte contemporanea e pesquisa. 2008. (Outro).

10.
LAGNADO, L. ; OLIVEIRA, M. C. M. . Seminários Semestrais de Curadoria I. 2008. (Outro).

11.
LAGNADO, L. ; OLIVEIRA, M. C. M. . Seminário Semestral de Curadoria II. 2008. (Outro).

12.
Gordilho, Viga ; GUARÁ, L. P. ; OLIVEIRA, M. C. M. . Afetos Roubados no Tempo. 2007. (Exposição).

13.
OLIVEIRA, M. C. M.. I Simpósio sobre Produção, Teoria e Crítica em Artes Visuais. 2004. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Sergio Seabra. Visualização de Informação na Gestão dos Centros de Atividade do Sesc SP: um estudo de caso. Início: 2017. Dissertação (Mestrado profissional em Design) - Universidade Anhembi Morumbi. (Orientador).

Tese de doutorado
1.
Guilherme Tadeu de Godoy. O Design Gráfico dos anos 1960: uma investigação sob o viés feminino. Início: 2017. Tese (Doutorado em Design) - Universidade Anhembi Morumbi, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Pedro Camilo Rosa. "O dialogismo sonoro-visual como proposta projetual do campo do design". 2015. Dissertação (Mestrado em Design) - Universidade Anhembi Morumbi, Universidade Anhembi-Morumbi. Orientador: Mirtes Cristina Marins de Oliveira.

2.
Rita de Cássia Prado Burgos Liberal Menezes. Hollywood: o cinema como referência no desenvolvimento de uma coleção de moda. 2014. Dissertação (Mestrado em Design) - Universidade Anhembi Morumbi, . Orientador: Mirtes Cristina Marins de Oliveira.

3.
Pedro Camilo Rosa. O dialogismo musical como proposta projetual de design. 2014. Dissertação (Mestrado em Design) - Universidade Anhembi Morumbi, . Orientador: Mirtes Cristina Marins de Oliveira.

4.
Carlos Augusto Gottsfritz Fernandes. Uma analise visual da sequencia. 2013. Dissertação (Mestrado em Design) - Universidade Anhembi Morumbi, . Orientador: Mirtes Cristina Marins de Oliveira.

5.
Carlos Henrique Habe. Desarticular para rearticular: uma análise de cinco fotomontagens produzidas por Jorge de Lima. 2010. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Artes Visuais) - faculdade santa marcelina, Associação Santa Marcelina. Orientador: Mirtes Cristina Marins de Oliveira.

6.
Antonio Carlos Rabadan Cimadevila. Arte e moda: uma interface - fragmento entre obra e autor. 2010. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Artes Visuais) - faculdade santa marcelina, . Orientador: Mirtes Cristina Marins de Oliveira.

7.
Bruna Rafaella Ferrer. Arqueologias do futuro. 2010. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Artes Visuais) - faculdade santa marcelina, . Orientador: Mirtes Cristina Marins de Oliveira.

8.
Liliana Cardinale. Politicas Culturais. 2010. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Artes Visuais) - faculdade santa marcelina, . Orientador: Mirtes Cristina Marins de Oliveira.

9.
Andrés Inocente Martín Hernandez. Matizes de uma Bienal - a de Havana. 2010. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Artes Visuais) - faculdade santa marcelina, . Orientador: Mirtes Cristina Marins de Oliveira.

10.
Claudia Ferreira Duzzi Barreto. Vida Líquida, ausência do real: uma investigação sobre o sistema das artes visuais no Second Life. 2009. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Artes Visuais) - Faculdades Santa Marcelina, . Orientador: Mirtes Cristina Marins de Oliveira.

11.
Mariana Machado Louzada Rocha. Ruas, Passagens e Passarelas: Charles Baudelaire, Walter Benjamin e os lugares da moda. 2009. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Artes Visuais) - faculdade santa marcelina, Associação Santa Marcelina. Orientador: Mirtes Cristina Marins de Oliveira.

12.
João Liberato de Souza Vidotto. Composições a partir de fotografias de atelies: recurso desenvolvido no periodo de 2005-2007. 2008. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Artes Visuais) - Faculdades Santa Marcelina, . Orientador: Mirtes Cristina Marins de Oliveira.

13.
Carla Cristina Ogawa. Um novo olhar sobre a produção pictórica de Alice Brill - temática urbana, janelas e desdobramentos. 2008. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Artes Visuais) - Faculdades Santa Marcelina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Mirtes Cristina Marins de Oliveira.

14.
gilara da cunha cabral. O ritual de apropriação do picumã. 2006. 0 f. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Artes Visuais) - faculdade santa marcelina, . Orientador: Mirtes Cristina Marins de Oliveira.

15.
Flavio Roberto Lotufo. Flavio de Carvalho e a Moda - Experiência nº 3. 2004. Dissertação - Faculdades Santa Marcelina, . Orientador: Mirtes Cristina Marins de Oliveira.

16.
Luciane Pires Guará. Arte de participação nos ambientes artísticos de Guto Lacaz: Outravitrola e Eletro Esfero Espaço. 2004. Dissertação - Faculdades Santa Marcelina, Associação Santa Marcelina. Orientador: Mirtes Cristina Marins de Oliveira.

17.
Maria Inês Raphaelian Cardoso Sodre. Processos da Poética: o paradoxo como paradigma - o museu como idéia. 2004. 0 f. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Artes Visuais) - faculdade santa marcelina, Associação Santa Marcelina. Orientador: Mirtes Cristina Marins de Oliveira.

Tese de doutorado
1.
Mayra Ferreira Martyres. O DESIGN DA CIDADE DE BELÉM: POSSIBILIDADE DE ELABORAÇÃO DE UM ECOMUSEU. 2013. Tese (Doutorado em Design) - Universidade Anhembi Morumbi, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Mirtes Cristina Marins de Oliveira.

2.
José Neto de Faria. O design da experiência visual integrada: as categorias filosóficas de Gilbert Simondon como fundamentos da percepção, representação, apresentação, visualização e narração da informação (dados). 2013. Tese (Doutorado em Design) - Universidade Anhembi Morumbi, Universidade Anhembi-Morumbi. Orientador: Mirtes Cristina Marins de Oliveira.

Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Maria Verônica Rodrigues de FArias. Ovo-Dilacerado. Grupo Gutai, Grupo Frente, Grupo Ruptura e as vanguardas artísticas nos anos 1950-1960. 2017. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Arte: Crítica e Curadoria) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Orientador: Mirtes Cristina Marins de Oliveira.

2.
Viviane Cristina Tabach. Virada Educacional: ponto em percurso. 2017. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Arte: Crítica e Curadoria) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Orientador: Mirtes Cristina Marins de Oliveira.

3.
Natalia Hesz Ferrari. A mão do povo brasileiro: estudo sobre uma reencenação. 2017. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Arte: Crítica e Curadoria) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Orientador: Mirtes Cristina Marins de Oliveira.

4.
Yudi Rafael Lemes Koike. Politicas da Contaminação. A agenda antropofágica na curadoria de Paulo Herkenhoff (1998-2015). 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Arte: Crítica e Curadoria) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Orientador: Mirtes Cristina Marins de Oliveira.

5.
Julia Alves de Francesco. "Museu imaginário do litoral". 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Arte: Crítica e Curadoria) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Orientador: Mirtes Cristina Marins de Oliveira.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Thais Larizatti. Tear. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Bacharelado em ARtes Plasticas) - faculdade santa marcelina. Orientador: Mirtes Cristina Marins de Oliveira.

Iniciação científica
1.
Alexandre Arackawa. As novas soluções: introdução de conceitos e procedimentos das artes plásticas nas histórias em quadrinhos. 2008. Iniciação Científica. (Graduando em Bacharelado Artes Plásticas) - Faculdades Santa Marcelina, Faculdades Santa Marcelina. Orientador: Mirtes Cristina Marins de Oliveira.



Inovação



Projetos de pesquisa


Educação e Popularização de C & T



Textos em jornais de notícias/revistas
1.
OLIVEIRA, M. C. M.. Arte contemporânea e uma história que exige intensidade. DASartes, São Paulo, p. 76 - 77, 01 abr. 2012.


Cursos de curta duração ministrados
1.
OLIVEIRA, M. C. M.. Ambiguidades da Imagem Fotográfica: documento, memórias e utopias. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).


Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
OLIVEIRA, M. C. M.. ?É adequado o ensino da arte contemporânea na Educação Infantil??. 2012. (Programa de rádio ou TV/Comentário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
OLIVEIRA, M. C. M.; CAMPOS, G. B. . Workshop Projetos de Pesquisa com o Corpo Docente do PPGDesign - Doutorado e Mestrado. 2012. (Outro).

2.
OLIVEIRA, M. C. M.. Encontro e debate com Nurit Sharett. 2012. (Outro).

3.
OLIVEIRA, M. C. M.; SHIVILY, E. . Tornar visível - uma conversa com Efrat Shvily. 2012. (Outro).

4.
OLIVEIRA, M. C. M.; LAGNADO, L. . Conferencia dialógica Lisette Lagnado e Pablo Lafuente. 2012. (Outro).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 18/11/2018 às 22:55:46