Claudia Mara Scudelari de Macedo

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1786153646463453
  • Última atualização do currículo em 20/11/2017


Graduação em DESENHO INDUSTRIAL na Universidade Federal do Paraná (1979) - Graduação em ENGENHARIA DE OPERAÇÃO na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (1982), MESTRADO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO na Universidade Federal de Santa Catarina (2004) e DOUTORADO EM ENGENHARIA E GESTÃO DO CONHECIMENTO na Universidade Federal de Santa Catarina (2010). PÓS-DOUTORADO EM ENGENHARIA E GESTÃO DO CONHECIMENTO, na Universidade Federal de Santa Catarina. Atualmente professor pesquisador e colaborador da Universidade Federal do Paraná, no Programa de pós-graduação em Design, com ênfase em Métodos e Técnicas de Ensino, acessibilidade e objetos de aprendizagem. Tem 20 anos de experiência docente em cursos de graduação de design e engenharia, nos temas: metodologia do design, geometria descritiva, desenho técnico e desenho geométrico. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Claudia Mara Scudelari de Macedo
Nome em citações bibliográficas
MACEDO, Claudia. M. S. de;Claudia M. S. de Macedo;Claudia Mara S. de Macedo;Cláudia Mara Scudelari de macedo;De Macedo, Claudia Mara Scudelari;Macedo, Cláudia Mara Scudelari

Endereço


Endereço Profissional
Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Reitoria, escola de arquitetura e design.
Rua Imaculada conceição,1155
Prado Velho
80215-901 - Curitiba, PR - Brasil
Telefone: (041) 33301515
Ramal: 2176
URL da Homepage: http://www.pucpr.br/


Formação acadêmica/titulação


2006 - 2010
Doutorado em Engenharia e Gestão do Conhecimento.
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Título: Diretrizes para criação de objetos de aprendizagem acessíveis, Ano de obtenção: 2011.
Orientador: Vania Ribas Ulbricht.
Palavras-chave: learning Objects; acessibilidade; hipermídia; multimídia-geometria; midia.
Grande área: Engenharias
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem / Especialidade: Tecnologia Educacional.
Setores de atividade: Informacao e Gestao C&T; Educação.
2002 - 2004
Mestrado em Engenharia de Produção.
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Título: Ambiente Hipermídia para o Ensino da Geometria: módulo Curvas Geométricas Planas,Ano de Obtenção: 2004.
Orientador: Vânia Ribas Ulbricht.
Palavras-chave: curvas planas; geometria descritiva; ambiente hipermidia.
Grande área: Engenharias
Setores de atividade: Formação Permanente e Outras Atividades de Ensino, Inclusive Educação À Distância e Educação Especial; Educação Superior; Outras Atividades de Prestação de Serviços em Informática.
1986 - 1986
Especialização em Engenharia de Produção. (Carga Horária: 390h).
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
1977 - 1982
Graduação em Engenharia de Operação.
Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR, Brasil.
1975 - 1979
Graduação em Desenho Industrial.
Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
1972 - 1975
Curso técnico/profissionalizante em Edificações.
Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR, Brasil.


Pós-doutorado


2012 - 2013
Pós-Doutorado.
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação / Especialidade: Educação Especial.


Formação Complementar


2016 - 2016
escola politecnica. (Carga horária: 8h).
Pontifícia Universidade Católica do Paraná, PUCPR, Brasil.
2015 - 2015
Extensão universitária em Ciclo de debates PUCPR - o futuro é agora. (Carga horária: 4h).
Pontifícia Universidade Católica do Paraná, PUC/PR, Brasil.
2015 - 2015
escola politecnica. (Carga horária: 2h).
Pontifícia Universidade Católica do Paraná, PUCPR, Brasil.
2014 - 2014
Extensão universitária em oficina: avaliação por competências. (Carga horária: 4h).
Pontifícia Universidade Católica do Paraná, PUC/PR, Brasil.
2013 - 2013
Oficina para redação de competências. (Carga horária: 8h).
Pontifícia Universidade Católica do Paraná, PUC/PR, Brasil.
2012 - 2012
Extensão universitária em plano de ensino. (Carga horária: 4h).
Pontifícia Universidade Católica do Paraná, PUCPR, Brasil.
2012 - 2012
Aprendizagem significativa no ensino superior. (Carga horária: 16h).
Pontifícia Universidade Católica do Paraná, PUC/PR, Brasil.
2012 - 2012
plano de trabalho do professor. (Carga horária: 8h).
Pontifícia Universidade Católica do Paraná, PUC/PR, Brasil.
2011 - 2011
Extensão universitária em PUC Identidade. (Carga horária: 15h).
Pontifícia Universidade Católica do Paraná, PUC/PR, Brasil.
2008 - 2008
Desenvolvimento de Atividades de Aprendizagem Atra. (Carga horária: 8h).
3o. conahpa - congresso nacional de ambientes hipermídia para aprendizagem, CONAHPA, Brasil.
2007 - 2007
Extensão universitária em O atendimento ao universitário com necessidade esp. (Carga horária: 6h).
Pontifícia Universidade Católica do Paraná, PUC/PR, Brasil.
2007 - 2007
design instrucional. (Carga horária: 120h).
Livre docência Tecnologia Educacional, LIVRE DOCÊNCIA, Brasil.
2006 - 2006
Extensão universitária em projeto e construçào de ontologias - mini curso. (Carga horária: 16h).
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2006 - 2006
Extensão universitária em projeto de construçào de objeto de aprendizagem -. (Carga horária: 16h).
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: professor pesquisador colaborador, Carga horária: 4
Outras informações
professor colaborador do programa de pós-graduação em design

Atividades

06/2012 - Atual
Ensino, Design, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Design inclusivo
Web 2.0 - Produção de Conhecimento em Ambientes Colaborativos

Pontifícia Universidade Católica do Paraná, PUC/PR, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2017
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: professor titular - coordenação de eixo de de, Carga horária: 40

Vínculo institucional

2012 - 2017
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor adjunto 2, Carga horária: 40
Outras informações
supervisão do núcleo de desenho básico da Escola politécnica professor da escola de arquitetura e design e da escola politécnica disciplinas: desenho básico, perspectivas, desenho técnico Orientação de PIBIC Pesquisa: IHC, acessibilidade

Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: , Enquadramento Funcional: professor adjunto -supervisão eixo temático, Carga horária: 40
Outras informações
supervisor: núcleo de supervisão desenho - escola politécnica.

Vínculo institucional

2000 - 2012
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor auxiliar de ensino, Carga horária: 40

Atividades

12/2012 - 06/2017
Conselhos, Comissões e Consultoria, Reitoria, escola politécnica.

Cargo ou função
Núcleo de supervisão de desenho - supervisor.
06/2004 - 06/2017
Pesquisa e desenvolvimento , Reitoria, escola de arquitetura e design.

06/2004 - 06/2017
Outras atividades técnico-científicas , Reitoria, Reitoria.

Atividade realizada
Material diático multimídia de desenho geometrico e geometria descritiva.
02/2001 - 06/2017
Ensino, Desenho Industrial PP, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Metodologia de Projeto de produto II
Representação Gráfica e visualização espacial - módulo desenho geométrico
Representação Gráfica e visualização Espacial - módulo geometria descritiva
06/2000 - 06/2017
Ensino, Arquitetura e urbanismo, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Desenho geométrico e perspectivas I - módulo geometria descritiva
Desenho geométrico e perspectivas II - módulo perspectivas
06/2000 - 06/2017
Ensino, Desenho Industrial, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Representação Gráfica e visualização Espacial - Módulo Desenho Geométrico
Representação Gráfica e visualização Espacial - Módulo Geometria Descirtiva
Representação Gráfica e visualização espacial - módulo perspectivas

Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - Atual
Vínculo: pós-doutorado, Enquadramento Funcional: estágio pós doutorado, Carga horária: 10
Outras informações
desenvolvimento do projeto Objetos de aprendizagem acessíveis"processo de compartilhamento de conhecimento baseado na teoria de cognição situada

Vínculo institucional

2006 - Atual
Vínculo: membro integrante, Enquadramento Funcional: pesquisador
Outras informações
persquisador, grupo de pesquisas: ambientes hipermídia de aprendizagem acessibilidade

Atividades

12/2011 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Reitoria, .


Universidade Tuiuti do Paraná, UTP, Brasil.
Vínculo institucional

1999 - 2002
Vínculo: professor, Enquadramento Funcional: Professor assistente c, Carga horária: 30

Atividades

03/1999 - 04/2002
Ensino, Desenho Industrial, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Representação Técnica I
Representação Técnica II
03/2001 - 03/2002
Conselhos, Comissões e Consultoria, comite de avaliação de curso PP, .

Cargo ou função
membro do comite.
03/1999 - 03/2002
Ensino, Engenharia mecânica, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Desenho técnico II
Desenho Técnico I
03/1999 - 06/2000
Ensino, Engenharia Civil, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Desenho técnico
03/1999 - 03/2000
Ensino, Desenho Industrial, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Representação Técnica II
Representação Técnica I


Linhas de pesquisa


1.
Pesquisa e Desenvolvimento em Mídias Interativas - LAMI

Objetivo: Estudar o uso da Internet para fins de treinamento, Gestão do conhecimento, e educação a distância, principalmente para o público adulto..
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem / Especialidade: Tecnologia Educacional.
Setores de atividade: Desenvolvimento de Programas (Software); Educação.
Palavras-chave: learning Objects; ambiente hipermidia; educação a distância; acessibilidade.
2.
Ambientes Hipermídia para aprendizagem
3.
acessibilidade em ambientes hipermídia
4.
Ambientes hipermídia para o ensino de representação gráfica
5.
Grupo de Estudo de Ambiente Hipermídia voltado ao processo de Ensino-Aprendizagem


Projetos de pesquisa


2014 - Atual
EXPERIÊNCIA DE APLICAÇÃO DA TECNOLOGIA BIM NA FORMAÇÃO DE ENGENHEIROS E ARQUITETOS
Descrição: O objetivo desta pesquisa é o desenvolvimento de um modelo de estudos sobre a tecnologia BIM que possa representar o potencial e abrangência deste sistema integrador de projetos e implementação de artefatos construídos. Este modelo se propõe a formar uma base de conhecimento sobre ferramentas integradas e de modelagem tridimensional, imprescindíveis na formação dos engenheiros e arquitetos..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Claudia Mara Scudelari de Macedo - Coordenador / Jean Mauricio Rodrigues Alves - Integrante.
2014 - Atual
Ambientes digitais acessíveis nas cidades
Descrição: Ambientes digitais acessíveis nas cidades Este projeto propõe a investigação da informação necessária e utilizada nas cidades sob o olhar da inclusão de pessoas com deficiências; busca incrementar os níveis de autonomia destes indivíduos, através de estudos dos sistemas de informação digitais em meios urbanos, envolvendo ergonomia de interfaces, usabilidade e acessibilidade..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2012 - 2013
ACESSIBILIDADE EM OBJETO DE APRENDIZAGEM
Descrição: O objetivo geral desta pesquisa é promover o desenvolvimento de objetos de aprendizagem acessíveis a serem utilizados pelos professores da instituição, de forma a ampliar a sua utilização efetiva aos alunos que possuem alguma forma de deficiência, sem necessidade de conteúdos especiais específicos para estes usuários..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Claudia Mara Scudelari de Macedo - Coordenador / Bruno Moreira Prezibella - Integrante.
2012 - Atual
Ambiente Digital Acessível para Pessoas Surdas: uma Abordagem Multimídia Bilíngüe

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Vania Ribas Ulbricht em 29/03/2013.
Descrição: Este projeto propõe a utilização da web como meio educacional de maneira inclusiva, permitindo incrementar os níveis pessoais de autonomia e produção de conhecimento. Os Ambientes Virtuais de Ensino Aprendizagem (AVEAs) estão se tornando uma ferramenta importante para a Educação, seja ela, a Distância (EaD) ou presencial. No entanto estes ambientes não levam em consideração as necessidades e particularidades do usuário ? notadamente os usuários deficientes. Neste sentido este projeto busca conceber técnicas com dimensões funcionais de comunicação que contemplem mutimídias associativas para o desenvolvimento de ambientes virtuais de ensino e aprendizagem (AVEA) bilingue e acessíveis para surdos. A temática é específica e meritória, tendo em vista seu caráter de inovação, e seu cunho social..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2011 - 2012
Tradutor Automático Acessibilidade Auditivo/Surdo
Descrição: A acessibilidade contribui efetivamente para a autossuficiência de pessoas com necessidades especiais à medida que permite ao indivíduo desempenhar suas atividades pessoais, profissionais, culturais, reduzindo as barreiras, sem depender de outro indivíduo. A comunicação é o facilitador da acessibilidade e a linguagem é o meio para a comunicação se estabelecer. Dentre as variadas formas de comunicação, a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) é a linguagem utilizada pelos deficientes auditivos brasileiros. Uma língua que possui estrutura gramatical própria e utiliza um canal de comunicação visual-espacial, articulada através das mãos, das expressões faciais e do corpo. A pessoa que interpreta uma língua de sinais para outra língua, ou de outra língua para uma determinada língua de sinais, é chamada de tradutor-intérprete. A tradução é uma das estratégias de ensino para a aquisição de uma língua. Traduzir sempre foi uma atividade humana, apesar das tentativas de se automatizar esse processo, utilizando softwares e computadores para realização automática de tradução. Nesse contexto, esta pesquisa visa desenvolver um modelo de conversão sintática e semântica da língua portuguesa escrita para a LIBRAS gestual-animada e implementar um Tradutor Automatizado (TA), dada a lacuna existente para este produto específico, de acordo com pesquisa amplamente realizada para o presente projeto. Para este fim, será utilizado software livre e a disponibilização do tradutor será feita de forma gratuita e disponibilizado na web...
Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (2) .
Integrantes: Claudia Mara Scudelari de Macedo - Integrante / Vania Ribas Ulbricht - Coordenador / Marilia matos gonçalves - Integrante / Claudia Regina Batista - Integrante / Marília Amaral - Integrante / marta Cristina Goulart Braga - Integrante / Silvia R. P. Quevedo - Integrante / Angela B. Flores - Integrante / Tarcisio Vanzin - Integrante / Alice Cybis Pereira - Integrante / Raul Inácio Busarello - Integrante.
2011 - Atual
Acessibilidade em material didático online
Descrição: O objetivo é ampliar a utilização efetiva dos conteúdos digitais disponibilizados pelos professores da instituição, aos alunos que possuem alguma forma de deficiência, e deste modo garantir acessibilidade a todos os alunos..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) .
Integrantes: Claudia Mara Scudelari de Macedo - Coordenador / Thiago de Vvinicius Jaworski - Integrante / Kiara Cabral - Integrante.Número de orientações: 4
2011 - Atual
Objetos de aprendizagem acessiveis: processos de compartilhamento de conhecimento baeado na teoria da cogniçao situada
Descrição: O impacto das Tecnologias da Informação e da Comunicação na sociedade instaurou um novo e complexo espaço global para a ação social e, por extensão para a ação educativa. Nessa direção, emerge o ambiente virtual de aprendizagem como potencializador de processos de compartilhamento de conhecimento. Entretanto, o caráter colaborativo, dinâmico e socializador desses ambientes, não permitem às pessoas com deficiência visual ou cegas e com deficiência auditiva ou surdas, adaptar-se a ruptura provocada por esse novo paradigma. Nesta perspectiva, e buscando dar continuidade aos trabalhos desenvolvidos no Projeto aprovado pela CAPES/AUX/PE/PROESP/2009, intitulado - ?Educação Inclusiva: ambiente web com objetos de aprendizagem para representação gráfica? objetiva-se, de acordo com as diretrizes do Programa Nacional Pós-Doutorado, inserir os recém-doutores oriundos do referido projeto, em atividades acadêmicas previstas no regimento do Programa, conforme será descrito neste documento. Assim, ao direcionar o foco de análise para os ambientes interativos propiciados pela internet, emergem questões relevantes para a pesquisa ora desenvolvida: como elaborar objetos de aprendizagem que permita processos de compartilhamento de conhecimento em ambientes virtuais inclusivos? Estudos referentes à interface e teorias pedagógicas aplicadas a ambientes informatizados crescem, mas o que predomina é o ambiente virtual voltado para públicos-alvo específicos. Nesta perspectiva, o enfoque teórico de referência para dar conta do objeto de estudo, ora proposto, indica a Teoria da Cognição Situada, como ponte para aprofundar a compreensão do desafio da inclusão no ambiente virtual. A presente proposta visa servir como ferramenta de apoio ao trabalho do professor, notadamente para a realização de cursos em Ensino a Distância respeitando os princípios da Educação Inclusiva. Esta pesquisa aponta como principais resultados: a criação de objetos de aprendizagem acessíveis fundam.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2009 - 2013
PLATAFORMA INCLUSIVA PARA AMBIENTE VIRTUAL DE ENSINO APRENDIZAGEM (AVEA)
Descrição: O avanço tecnológico popularizou a rede mundial de computadores, movimento otimizado pelo incremento de sua velocidade e diminuição de custo, e atualmente Informação e Conhecimento são palavras chave para filósofos, acadêmicos, consultores, pois são considerados um importante recurso produtivo. Sem dúvida as inovações e os avanços tecnológicos trazem novas oportunidades, devido à demanda de novos produtos e serviços. Neste sentido, este projeto propõe a utilização da web como meio educacional de maneira inclusiva, permitindo incrementar os níveis pessoais de autonomia e produção de conhecimento. Para tanto, o objetivo central da pesquisa é a concepção e o desenvolvimento de uma plataforma acessível e adaptativa para cursos oferecidos através da Web. Esta plataforma tem a proposta de servir como ferramenta de apoio ao trabalho do professor, notadamente para a realização de cursos em Ensino a Distância (EAD) respeitando os princípios da educação inclusiva. Estudos referentes à interface e teorias pedagógicas aplicadas a ambientes informatizados crescem, mas o que predomina é o ambiente virtual de aprendizagem voltado para públicos-alvo específicos. A premissa desta pesquisa é construir uma plataforma adaptativa que possa ser utilizada por um maior número de pessoas, incluindo-se deficientes auditivos ou visuais. Esta pesquisa aponta como principais resultados: a criação de uma plataforma acessível para Ambiente Virtual de Ensino Aprendizagem (AVEA); normas e diretrizes para a criação de cursos utilizando esta plataforma, publicação de artigos em anais de congressos e revistas da área, e o relatório final de pesquisa. O Projeto prevê ainda incrementar a inovação na área de Mídia e Conhecimento do Programa de Pós-Graduação (EGC), no que tange a concepção e desenvolvimento de AVEA voltados da Educação Inclusiva/Acessibilidade..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (1) .
Integrantes: Claudia Mara Scudelari de Macedo - Integrante / Vania Ribas Ulbricht - Integrante / Tarcisio Vanzin - Coordenador / Douglas Kaminski - Integrante.
2009 - Atual
Educação Inclusiva: ambiente web com objetos de aprendizagem para representação gráfica
Descrição: O avanço tecnológico popularizou a rede mundial de computadores, movimento otimizado pelo incremento de sua velocidade e diminuição de custo. Este projeto propõe a utilização da web como meio educacional. Para tanto, o objetivo central da pesquisa é a concepção e construção de um ambiente virtual acessível utilizando objetos de aprendizagem, com a proposta de servir como ferramenta de apoio ao trabalho do professor, notadamente para a realização de cursos em Ensino a Distância (EAD) respeitando os princípios da educação inclusiva. O conteúdo a ser trabalhado é o de representação gráfica, área do conhecimento imprescindível para o desenvolvimento da visualização espacial e que não é abordada no nível de ensino básico e muito superficialmente no nível médio. A adoção de um Ambiente Virtual de Ensino Aprendizagem (AVEA) se justifica com o incremento de EAD devido à interiorização da educação superior que ocorre largamente no Brasil. Estudos referentes à interface e teorias pedagógicas aplicadas a ambientes informatizados crescem, mas o que predomina é o ambiente virtual de aprendizagem voltado para públicos-alvo específicos. A concepção desta pesquisa é construir ambientes adaptativos que possam ser utilizados por um maior número de pessoas, incluindo-se deficientes auditivos e visuais. Daí a importância da apresentação de conteúdos sob a forma de objetos de aprendizagem, pois estes caracterizam-se por serem reutilizáveis, adaptáveis a diferentes plataformas e ambientes de ensino. Prevê-se acessibilidade com relação a estes e ao ambiente instrucional. Esta pesquisa aponta como principais resultados: a criação de um Ambiente Virtual de Ensino Aprendizagem (AVEA) acessível em Representação Gráfica; objetos de aprendizagem acessíveis na área em questão, disponibilizados em repositório; publicação de artigos em anais de congressos e revistas da área, curso a distância inclusivo na área de Representação Gráfica e o relatório final de pesquisa..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (4) / Doutorado: (4) .
Integrantes: Claudia Mara Scudelari de Macedo - Integrante / Vania Ribas Ulbricht - Integrante / Marilia matos gonçalves - Integrante / claudia Teixeira marinho - Integrante / Claudia Regina Batista - Integrante / Marília Amaral - Integrante / Tarcisio Vanzin - Coordenador / Ana Lucia Alexandre de Oliveira Zandomeneghi - Integrante.Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro.


Projetos de desenvolvimento


2004 - Atual
Desenvolvimento de material didático multimídia de desenho geométrico e geometria descritiva
Descrição: Design instrucional - desenvolvimento de conteúdo, imagens interativas, , planejamento de objetos de aprendizagem de desenho geométrico e geometria descritiva..
Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento.


Membro de corpo editorial


2014 - Atual
Periódico: Revista Brasileira de Expressão Grafica


Revisor de periódico


2017 - Atual
Periódico: REVISTA BRASILEIRA DE EXPRESSÃO GRÁFICA
2017 - Atual
Periódico: LEARNED PUBLISHING


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Métodos e Técnicas de Ensino.
2.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática / Subárea: Geometria e Topologia/Especialidade: Desenho geométrico e geometria descritiva.
3.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Produção / Subárea: Gestão Integrada do Design/Especialidade: hipermídia.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Tecnologia Educacional.
5.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação/Especialidade: Sistemas de Informação.
6.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Teorias da Instrução.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende BemLê Bem.


Prêmios e títulos


1989
The best store of the world - planning design, Inspiration Magazine - Atlanta - USA.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
SANCHES, E. C. P.2017SANCHES, E. C. P. ; MACEDO, Claudia. M. S. de ; BUENO, J. . Imagens táteis tridimensionais: um modelo para a tradução tátil a partir de imagens estáticas bidimensionais. INFODESIGN (SBDI. ONLINE), v. 14, p. 232-252, 2017.

2.
ULBRICHT, V. R.2014ULBRICHT, V. R. ; Rodrigo Duran GONZALEZ ; Marcia Maria ALVES ; KUNTZ, V. H. ; MACEDO, Claudia. M. S. de . Ferramentas Colaborativas Aplicadas no Ensino de Geometria: proposta de utilização de uma rede social com atividades acessíveis. Educação Gráfica (Online), v. 18, p. 1-22, 2014.

3.
KUNTZ, V. H.2013KUNTZ, V. H. ; ULBRICHT, V. R. ; MACEDO, Claudia. M. S. de . APLICAÇÃO DE CRITÉRIOS DE USABILIDADE EM FERRAMENTA DE INCLUSÃO DE CONTEÚDOS ACESSÍVEIS NO MOODLE PARA CEGOS. Ergodesign & HCI, v. 1, p. 1-9, 2013.

4.
Claudia Mara S. de Macedo2013Claudia Mara S. de Macedo. Diretrizes de Apoio à Criação de Objetos de Aprendizagem Acessíveis. Infodesign (SBDI. Online), v. 10, p. 123-136, 2013.

5.
ADAM, D.2013ADAM, D. ; Claudia Mara S. de Macedo . A imagem como veículo de acesso à informação em objetos de aprendizagem para deficientes visuais. Infodesign (SBDI. Online), v. 10, p. 176-192, 2013.

6.
MACEDO, Claudia. M. S. de2010MACEDO, Claudia. M. S. de; ULBRICHT, V. R. . Ambiente Hipermídia para o Estudo das Curvas Cíclicas. Educação Gráfica, v. 14, p. 2, 2010.

7.
SCHMITT, V.2008SCHMITT, V. ; MACEDO, Claudia. M. S. de ; ULBRICHT, V. R. . A Divulgação de Cursos na Modalidade a Distância: Uma Análise da Literatura e do cenário Brasileiro. Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância, v. 7, p. 1/13-13, 2008.

8.
MACEDO, Claudia. M. S. de2006 MACEDO, Claudia. M. S. de; ULBRICHT, V. R. . Ambiente Hipermídia para o estudo das curvas cíclicas. Educação Gráfica (Bauru), Unesp - Bauru, v. 9, p. 234-134, 2006.

Capítulos de livros publicados
1.
SANCHES, E. C. P. ; MACEDO, Claudia. M. S. de ; BUENO, J. . Design for Users with disabilities. Three-dimensional tactile images for blind people: A proposition for a translating model of static two-dimensional images. 201ed.Los Angeles: Bucher, 2017, v. , p. 159-.

2.
SAITO, D. ; PIVETTA, E. ; ULBRICHT, V. R. ; Cláudia Mara Scudelari de macedo . Evaluation of Accessibility with the Deaf User. In: Constantine Stephanidis. (Org.). HCI International 2013 - Posters? Extended Abstracts. 373ed.Las Vegas,: Springer Berlin Heidelberg, 2013, v. 373, p. 276-280.

3.
Macedo, Cláudia Mara Scudelari; Ulbricht, Vania Ribas . Universal Design and Accessibility Standards in Online Learning Objects. In: Constantine Stephanidis; Margherita Antona. (Org.). Lecture Notes in Computer Science. 201ed.Las Vegas, Nevada: Springer Berlin Heidelberg, 2013, v. 8011, p. 179-186.

4.
FLORES, A. R. B. ; ZANDOMENEGHI, A. L. A. O. ; VILLAROUCO, V. ; Macedo, Cláudia Mara Scudelari . A Compreensão Espacial dos Cegos. In: Raul Inácio Busarello; Patricia Bieging; Vania Ribas Ulbricht. (Org.). Mídia e Educação: novos olhares para a aprendizagem sem fronteiras. 1ed.São Paulo: Pimenta Cultural, 2013, v. 1, p. 131-147.

5.
Macedo, Cláudia Mara Scudelari; ULBRICHT, V. R. ; VANZIN, T. ; AMARAL, M. ; BRAGA, M. C. G. ; Gonçalves, M.M. . Modeling the user and the domain by means of concept maps. In: Carla Spinillo; Priscila Farias; Stephania Padovani. (Org.). Selected Readings. 5ed.Curitiba: SBDI, 2013, v. 1, p. 339-350.

6.
ULBRICHT, V. R. ; Batista, C. R. ; FLORES, A. R. B. ; QUEVEDO, S. R. P. ; MACEDO, Claudia. M. S. de ; NUNES, E. V. ; VANZIN, T. ; Gonçalves, M.M. ; AMARAL, M. ; DANDOLINI, G. A. ; SOUZA, J. A. . Uso do Mapa Conceitual no Desenvolvimento de Objetos de Aprendizagem para Ambiente Virtual de Aprendizagem. In: IGIP'2011- XL IGIP International Symposium onEngineering Education. (Org.). Forming International Engineers for the Information Society. 1ed.Santos: Editora Melany M. Ciampi, 2011, v. 1, p. 61-61.

7.
Gonçalves, M.M. ; MIRAGLIA, S. ; ULBRICHT, V. R. ; MACEDO, Claudia. M. S. de ; VIEIRA, J. W. . Acessibilidade na Educação - Visual GD. In: Ana Irene Alves de Oliveira. (Org.). Caminhos da Inclusão. Belém do Pará: Editora da Universidade do Estado do Pará, 2011, v. 1, p. 83-91.

8.
MACEDO, Claudia. M. S. de. Experiência Didática no Ensino de Desenho Geométrico através de ambiente colaborativo e SAAW. In: Péricles Varella Gomes, Ana Maria Coelho Pereira Mendes. (Org.). Tecnologia e Inovaçào na Educaçào Universitária: O MATICE da PUCPR. 1ed.Curitiba: Champagnat, 2006, v. 1, p. 175-186.

9.
ULBRICHT, V. R. ; Ferreira, Claudio Luiz ; MACEDO, Claudia. M. S. de ; Cecatto, Carlos Alberto . Modelos de usuário para sistemas de hipermídia adaptativa.. In: ULBRICHT, Vania Ribas.. (Org.). Ambientes Adaptativos:trilhando novos caminhos para a hipermídia.. Rio de Janeiro: Ciência Moderna, 2006, v. , p. 99-120.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SANCHES, E. C. P. ; MACEDO, Claudia. M. S. de ; BUENO, J. . Three-Dimensional Tactile Images for Blind People: A Proposition for a Translating Model of Static Two-Dimensional Images. In: 8th International Conference on Applied Human Factors and Ergonomics, 2017, Los Angeles - California. AHFE 2017 Conference Proceedings - Advances in design for Inclusion. Los Angeles: Di Bucchianico G., Kercher P. (eds) Springer, Cham, 2017. v. 587. p. 465-476.

2.
SANCHES, E. C. P. ; MACEDO, Claudia. M. S. de ; BUENO, J. . Recomendações para Tradução e criação de imagens táteis impressas em 3D. In: CINAHPA 2017 - Congresso INternacional de Ambientes Hipermídia para Aprendizagem, 2017, Florianópolis - SC. Anais do Cinahpa 2017. Florianópolis: Blucher Design Proceedings, 2017. v. 1.

3.
PAIVA, A. S. ; NEVES, A. J. W. A. ; RAMOS, B. O. ; MACEDO, Claudia. M. S. de ; DOMINGUES, F. ; SANCHES, E. C. P. . USABILITY ANALYSIS OF THREE MASSIVE ONLINE OPEN COURSE PLATFORMS. In: IADIS - ICWI - THE INTERNATIONAL CONFERENCES ON WWW/INTERNET 2017 AND APPLIED COMPUTING 2017, 2017, Vilamoura - Algarve. PROCEEDINGS OF THE INTERNATIONAL CONFERENCES ON WWW/INTERNET 2017 AND APPLIED COMPUTING 2017. Algarve - Portugal: Pedro Isaías and Hans Weghorn, 2018. v. 1. p. 135-142.

4.
SANCHES, E. C. P. ; MACEDO, Claudia. M. S. de ; BUENO, J. . Imagens táteis tridimensionais: um modelo para a tradução tátil a partir de imagens estáticas bidimensionais. In: 8º Congresso Internacional de Design da Informação ? CIDI 2017, 2017, Natal - RN - Brazil. Anais do 8º Congresso Internacional de Design da Informação ? CIDI 2017, 2017. v. 1.

5.
MACEDO, Claudia. M. S. de. USO DE MAPAS CONCEITUAIS PARA DEFINIR DIRETRIZES PARA CRIAÇÃO DE OBJETOS DE APRENDIZAGEM ACESSÍVEIS |. In: CMC 2014 I SIXTH INTERNATIONAL CONFERENCE ON CONCEPT MAPPING, 2014, santos. International Conference on Concept Mapping (6th : 2014 : Santos, SP, Brazil) Concept mapping to learn and innovate : proceedings of the Sixth International Conference on Concept Mapping. São Paulo: USP, IHMC. : Escola de Artes, Ciências e Humanidades, 2014. v. 1. p. 491-497.

6.
MACEDO, Claudia. M. S. de; ULBRICHT, V. R. . Universal Design and Accessibility Standards in Online Learning Objects. In: HCIInternational 2013, 2013, Las Vegas. Proceedings of HCI International 2013, 2013.

7.
ALVES, M. M. ; KUNTZ, V. H. ; GONSALEZ, R. D. ; ULBRICHT, V. R. ; MACEDO, Claudia. M. S. de . Análise do design da informação para ferramentas colaborativas em Ambientes Virtuais de Aprendizagem. In: 6th CIDI - Information Design International Conference, 2013, Recife. CIDI SBDI Conference e-Proceedings, 2013. v. 1.

8.
KUNTZ, V. H. ; ULBRICHT, V. R. ; Macedo, Cláudia Mara Scudelari . Recomendações de usabilidade para ferramenta de inclusão de conteúdos acessíveis do Moodle voltada a deficientes visuais. In: 13 ERGODESIGN E USIHC, 2013, Juiz de Fora. Anais do 13 ERGODESIGN e USIHC.. Rio de Janeiro: LEUI, 2013. v. 1. p. 15-27.

9.
TROTTA, T. ; TEIXEIRA NETO, O. M. ; ULBRICHT, V. R. ; Claudia Mara S. de Macedo . A contribuição da ilustração como objeto de aprendizagem para adultos em ambiente virtual. In: 6o. Congresso Nacional de Ambientes Hipermídia para Aprendizagem, 2013, João Pessoa - PE. Anais do 6o. Congresso Nacional de Ambientes Hipermídia para Aprendizagem. João Pessoa: Midéia, 2013. v. 1. p. 11-19.

10.
KUNTZ, V. H. ; ALVES, M. M. ; GONSALEZ, R. D. ; ULBRICHT, V. R. ; Claudia Mara S. de Macedo . Contextualização do uso das ferramentas colaborativas em Ambientes Virtuais de Aprendizagem. In: 6 Congresso Nacional De Ambientes Hipermídia para Aprendizagem, 2013, João Pessoa - PE. Anais do 6o. Congresso Nacional de Ambientes Hipermídia para Aprendizagem. João Pessoa: Midéia, 2013. v. 1. p. 20-32.

11.
ADAM, D. ; MACEDO, Claudia. M. S. de . Uso de imagens hápticas em objetos de aprendizagem. Revisão sistemática de publicações. In: 6o. Conahpa - Congresso Nacional de Ambientes Hipermídia para Aprendizagem, 2013, João Pessoa PE. Anais do 6o. conahpa, 2013.

12.
TROTTA, T. ; TEIXEIRA NETO, O. M. ; ULBRICHT, V. R. ; MACEDO, Claudia. M. S. de . CONHECER A NATUREZA ATRAVÉS DA GEOMETRIA: OBJETO DE APRENDIZAGEM VIRTUAL PARA CEGOS. In: XXI Simpósio Nacional de Geometria Descritiva e Desenho Técnico e X International Conference on Graphics for Arts and Design, 2013, Florianopolis. Anais do XXI Simpósio Nacional de Geometria Descritiva e Desenho Técnico e X International Conference on Graphics for Arts and Design. Florianopolis: Editora do CCE /UFSC, 2013. v. 1. p. 1-11.

13.
MACEDO, Claudia. M. S. de; ULBRICHT, V. R. . Accessibility Guidelines for the development of Learning Objects. In: DSAI'12 - 4th International Conference on Software Development for Enhancing Accessibility and Fighting Info-exclusion, 2012, Douro Region. DSAI"12 - Book of Abstracts. Douro REgion - Portugal: Utad - Universidade de Trás-os- Montes e Alto Douro, 2012. v. 1. p. 37-37.

14.
MACEDO, Claudia. M. S. de; ULBRICHT, V. R. . Accessibility Guidelines for the development of Learning Objects. In: DSAI'12 - 4th International Conference on Software Development for Enhancing Accessibility and Fighting Info-exclusion, 2012, Douro Region. DSAI"12 - Book of Abstracts. Douro REgion - Portugal: Utad - Universidade de Trás-os- Montes e Alto Douro, 2012. v. 1. p. 37-37.

15.
JAWORSKI, T. V. ; MACEDO, Claudia. M. S. de . Acessibilidade em conteúdo didático online aos alunos com deficiências auditivas. In: XX SEMIC Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica da PUCPR, 2012, Curitiba. Anais do XX Semic. Curitiba: Editora Champagnah, 2012.

16.
CABRAL, K. ; MACEDO, Claudia. M. S. de . Acessibilidade em conteúdo didático online aos alunos com deficiências visuais. In: XX SEMIC Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica da PUCPR, 2012, Curitiba. Anais do XX Semic. Curitiba: Editora Champagnah, 2012.

17.
MACEDO, Claudia. M. S. de; ULBRICHT, V. R. . ACCESSIBILITY IN DIGITAL LEARNING OBJECTS CONTENTS. In: INTED 2011 - International Technology Educational and Development Conference, 2011, Valencia. INTED2011 Proceedings CD, 2011. p. 1949-1957.

18.
ULBRICHT, V. R. ; Batista, C. R. ; FLORES, A. R. B. ; QUEVEDO, S. R. P. ; MACEDO, Claudia. M. S. de ; NUNES, E. V. ; VANZIN, T. ; Gonçalves, M.M. ; AMARAL, M. ; DANDOLINI, G. A. ; SOUZA, J. A. . Uso de Mapa Conceitual no Desenvolvimento de Objetos de Aprendizagem para Ambiente Virtual de Aprendizagem. In: 40th IGIP International Symposium on Engineering Education, 2011, Santos. Forming International Engineers for The Information Society. Santos: Claudio da Rocha Brito, 2011. p. 61-61.

19.
MACEDO, Claudia. M. S. de; ULBRICHT, V. R. ; VANZIN, T. ; AMARAL, M. ; BRAGA, M. C. G. ; Gonçalves, M.M. . Modelagem do Usuário e de Domínio por meio de mapas conceituais. In: 5 Congresso Interncional de Design da Informacao, 2011, Florianópolis SC. Anais do 5 congresso internacional de Design da Informacao. Recife - PE: SBDI, 2011.

20.
ULBRICHT, V. R. ; QUEVEDO, S. R. P. ; FLORES, A. B. ; MACEDO, Claudia. M. S. de ; VANZIN, T. ; VILLAROUCO, V. . Os Deficientes Visuais e a Aprendizagem da Representação Espacial. In: XXSimpósio Nacional de Geometria Descritiva e Desenho Técnico, 2011, Rio de Janeiro. Anais do XX Simpósio Nacional de Geometria Descritiva e Desenho Técnico. Rio de Janeiro, 2011.

21.
MACEDO, Claudia. M. S. de; ULBRICHT, V. R. ; VANZIN, T. . OBJETOS DE APRENDIZAGEM ACESSÍVEIS: DIRETRIZES DE DESENVOLVIMENTO. In: I Congresso Iberoamericano de Acessibilidade Audiovisual, 2011, Sao Paulo.. Anais do I Congresso Iberoamericano de Acessibilidade Audiovisual, 2011.

22.
ULBRICHT, V. R. ; VILLAROUCO, V. ; MACEDO, Claudia. M. S. de ; QUEVEDO, S. R. P. ; FLORES, A. B. . Ambientes Virtuais no Ensino de Geometria para Pessoa com Deficiëncia Visual. In: III Congresso Baiano de Educação Inclusiva - I Simpósio Brasileiro de Educação Inclusiva, 2011, Salvador. Anais do III Congresso Baiano de Educação Inclusiva e I SimpósioBrasileiro de Educação Inclusiva. Salvador, 2011.

23.
ULBRICHT, V. R. ; MACEDO, Claudia. M. S. de ; Batista, C. R. ; QUEVEDO, S. R. P. ; FLORES, A. B. ; Gonçalves, M.M. ; VANZIN, T. ; DANDOLINI, G. A. ; SOUZA, J. A. . Educação a Distância Inclusiva. In: III Forum de Tecnologia Assistiva e Inclusão Social da Pessoa Deficiente, 2010, Belém. Anais do III Fórum de Tenologia Assistiva e Inclusão Social da Pessoa deficiente; V Seminário Nacional de Promoção de Inclusão Mediadas pelas Tecnologias Assistivas; VI Simpósio Paraense de Paralisia Cerebral. Belém: UEPA, 2010.

24.
Gonçalves, M.M. ; MIRAGLIA, S. ; ULBRICHT, V. R. ; MACEDO, Claudia. M. S. de ; VIEIRA, J. W. . Acessibilidade na Educação - Visual GD. In: III Forum de Tecnologia Assistiva e Inclusão Social da Pessoa Deficiente, 2010, Belém. Anais do III Fórum de Tenologia Assistiva e Inclusão Social da Pessoa deficiente. Belém: UEPA, 2010.

25.
ULBRICHT, V. R. ; MACEDO, Claudia. M. S. de ; VANZIN, T. ; Batista, C. R. ; QUEVEDO, S. R. P. ; FLORES, A. B. ; DANDOLINI, G. A. ; SOUZA, J. A. . Educação a distância Inclusiva. In: XI Encuentro Internacional Virtual Educa, 2010, Santo Domingo. XI Encuentro Internacional Virtual Educa, 2010.

26.
MACEDO, Claudia. M. S. de; ULBRICHT, V. R. . Considerações de Acessibilidade em Educação a Distância. In: 3o. congresso nacional de ambientes hipermídia para aprendizagem, 2008, são paulo. Congresso Nacional de Ambientes Hipermídia para Aprendizagem (2008, SP, Brazil). São paulo - SP: Editora Anhembi Morumbi, 2008. v. 01.

27.
MACEDO, Claudia. M. S. de; ULBRICHT, V. R. . Considerações de Acessibilidade em Educação a Distância. In: 3o. conahpa congresso Nacional de ambientes Hipermídia para Aprendizagem, 2008, são paulo. Congresso Nacional de Ambientes Hipermídia para Aprendizagem (2008, SP, Brazil). São paulo - SP: Editora Anhembi Morumbi, 2008. v. 1.

28.
MACEDO, Claudia. M. S. de; ULBRICHT, V. R. . HIPERMÍDIA PARA ENSINO/APRENDIZAGEM DE CURVAS GEOMÉTRICAS. In: Conferência IADIS Ibero-Americana WWW/Internet 2008, 2008, Lisboa. Actas de Conferência IADIS Ibero-Americana WWW/Internet 2008. lisboa: iadis, 2008. v. 1. p. 393-400.

29.
MACEDO, Claudia. M. S. de; ULBRICHT, V. R. . Ambiente hipermídia para aprendizage de Geometría. In: 5 th Mathematics & Design international conference, 2007, blumenau. 5th mathematics & Design International Conference. Blumenau: Universidade Regional de blumenau, 2007. v. 1. p. 33-33.

30.
Beber, Bernadétte ; MACEDO, Claudia. M. S. de ; Martins, Janae G. ; fialho, FAP ; ULBRICHT, V. R. . Que escola temos! que escola precisamos.... In: ABED 13 CIED, 2007, Curitiba. Anais ABED 13 CIED, 2007.

31.
Beber, Bernadétte ; fialho, FAP ; MACEDO, Claudia. M. S. de ; ULBRICHT, V. R. ; Martins, Janae G. . Educação a Distância e os Espaços Prisionais. In: Conferência IADIS Ibero-Americana www/internet 2006, 2006, Murcia. conferência IADIS Ibero-Americana www/internet 2006. Murcia: Editores Associados, 2006. p. 353-357.

32.
Martins, Janae G. ; Rodriguez,Alejandro M. ; Beber, Bernadétte ; MACEDO, Claudia. M. S. de ; fialho, FAP ; ULBRICHT, V. R. . Perspectivas da Mediação Pedagogica e da Transposiçào didática em EAD. In: Conferência IADIS Ibero-Americana www/internet 2006, 2006, Murcia. Conferência IADIS Ibero-Americana www/internet 2006. Murcia: Editores Associados, 2006. p. 338-342.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
SAITO, D. ; PIVETTA, E. ; MACEDO, Claudia. M. S. de ; ULBRICHT, V. R. . Virtual Teaching and Learning Environment for Deaf People. In: HCIInternational2013, 2013, Las Vegas. Proceedings of HCI International 2013, 2013.

2.
Gonçalves, M.M. ; MIRAGLIA, S. ; ULBRICHT, V. R. ; MACEDO, Claudia. M. S. de ; VIEIRA, J. W. . Acessibilidade na Educação - Visual GD. In: III Forum de Tecnologia Assistiva e Inclusão Social da Pessoa Deficiente, 2010, Belém. Anais do III Fórum de Tenologia Assistiva e Inclusão Social da Pessoa deficiente. Belém: UEPA, 2010. p. 78.

3.
MACEDO, Claudia. M. S. de; Beber, Bernadétte ; PETRELLI, M. A. ; ULBRICHT, V. R. ; fialho, FAP ; SCUDELARI, A. C. . The Development of Practical Skills in Designers Education by Means of Virtual Learning Environments. In: IADIS : International Association for Development of the Information Society - IADIS International Conference e-learning 2007, 2007, Lisboa. Proceedings IADIS International Conference e-learning 2007. Lisboa: IADIS : International Association for Development of the Information Society, 2007. v. 2. p. 247-251.

4.
MACEDO, Claudia. M. S. de; ULBRICHT, V. R. ; MACEDO, R. S. . Geometrie Plaine utilisee comme objet D'Apprendissage - Transposition Didactique et Traitement du Contenu pour un Environnement Virtuel d. In: XXVIII Jounées internationales sur la communication l'education et la culture scientifiques, techniques et industrielles, 2007, Chamonix. Anais XXVIII jounées internationales sur la communication, l'education et la culture scientifiques, techniques et industrielles. Chamonix, 2007.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
SAITO, D. ; PIVETTA, E. ; ULBRICHT, V. R. ; Macedo, Cláudia Mara Scudelari . Evaluation of Accessibility with the Deaf User. In: HCI International - 15th international conference on human-computer interaction, 2013, Las Vegas, Nevada. HCI International 2013 - Posters? Extended Abstracts. Las Vegas, nevada: Springer Berlin Heidelberg, 2013. v. 373. p. 276-280.

2.
MACEDO, Claudia. M. S. de; ULBRICHT, V. R. . ACCESSIBILITY IN DIGITAL LEARNING OBJECTS CONTENTS. In: INTED 2011 - International Technology Educational and Development Conference, 2011, Valencia. INTED2011 Abstracts CD. valencia: Inted, 2011.

3.
ULBRICHT, V. R. ; MACEDO, Claudia. M. S. de ; Batista, C. R. ; QUEVEDO, S. R. P. ; FLORES, A. B. ; Gonçalves, M.M. ; VANZIN, T. ; DANDOLINI, G. A. ; SOUZA, J. A. . Educação a distância Inclusiva. In: III Forum de Tecnologia Assistiva e Inclusão Social da Pessoa Deficiente, 2010, Belém. Anais do III Fórum de Tenologia Assistiva e Inclusão Social da Pessoa deficiente. Belém: UEPA, 2010. p. 22.

4.
ULBRICHT, V. R. ; MACEDO, Claudia. M. S. de ; Batista, C. R. ; Gonçalves, M.M. ; QUEVEDO, S. R. P. ; FLORES, A. B. ; VANZIN, T. ; DANDOLINI, G. A. ; SOUZA, J. A. . Educação a Distância Inclusiva. In: III Fórum de Tecnologia Assistiva e Inclusão Social da Pessoa Deficiente; V Seminário Nacional de Promoção de Inclusão Mediadas pelas Tecnologias Assistivas; VI Simpósio Paraense de Paralisia Cerebral, 2010, Belém UEPA. Anais do III Fórum de Tecnologia Assistiva e Inclusão Social da Pessoa Deficiente; V Seminário Nacional de Promoção de Inclusão Mediadas pelas Tecnologias Assistivas; VI Simpósio Paraense de Paralisia Cerebra. Belém: UEPA, 2010. p. 22-22.

5.
Martins, Janae G. ; Rodriguez,Alejandro M. ; Alves, João B. da M. ; Miranda, Andréa da S. ; Beber, Bernadétte ; MACEDO, Claudia. M. S. de ; fialho, FAP . INTERLINKING OF THE CONCEPTS OF ACCESSIBILITY AND USABILITY IN THE CONCEPTUALIZATION OF ICT´S. In: ICDE 22a Conferencia Mundial de Educação a Distancia?, 2006, Rio de Janeiro. ICDE 22a Conferencia Mundial de Educaçào a Distância, 2006.

6.
MACEDO, Claudia. M. S. de; ULBRICHT, V. R. . modelo de ambiente hipermidia adaptativa para aprendizagem baseado em objetos de aprendizagem de geometria com a adaptação decorrente do tratamento de erros dos alunos. In: Workshop Engenharia e Gestão do conhecimento - UFSC, 2006. anais Workshop 2006 EGC - UFSC. Florianópolis: UFSC, 2006.

Artigos aceitos para publicação
1.
SANCHES, E. C. P. ; MACEDO, Claudia. M. S. de ; BUENO, J. . Three-dimensional tactile images for blind people: A proposition for a translating model of static two-dimensional images. Applied Human Factors and Ergonomics Conference 2017 (Online), 2018.

2.
MACEDO, Claudia. M. S. de; ULBRICHT, V. R. . Desenvolvimento de Objetos de Aprendizagem Acessíveis. Educação (PUCRS. Impresso), 2012.

3.
MACEDO, Claudia. M. S. de; ULBRICHT, V. R. . Matemática e criatividade na formação do designer. Revista Design em Foco (Salvador), 2008.

Apresentações de Trabalho
1.
KAI, D. ; CUNICO, M. W. M. ; MACEDO, Claudia. M. S. de . INDICACION_DE_LA_RUGOSIDAD_EN_LINEAS_DE_LAS_COTAS_UNA_SITUACION_ESPECIAL. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
MACEDO, Claudia. M. S. de; ULBRICHT, V. R. . Universal Design and Accessibility standards in online learning objects. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
MACEDO, Claudia. M. S. de; ULBRICHT, V. R. . Accessibility guidelines for the development of learning objects. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
FLORES, A. B. ; ULBRICHT, V. R. ; VANZIN, T. ; QUEVEDO, S. R. P. ; VILLAROUCO, V. ; AMARAL, M. ; MACEDO, Claudia. M. S. de . A tool to facilitate including accessible content in Moodle to the person with visual impairment. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
MACEDO, Claudia. M. S. de. Acessibilidade e objetos de aprendizagem digitais. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
MACEDO, Claudia. M. S. de; ULBRICHT, V. R. . Inted - International Technology Education and Development Conference. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

7.
MACEDO, Claudia. M. S. de; ULBRICHT, V. R. . Considerações de Acessibilidade em Educação a Distância. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
MACEDO, Claudia. M. S. de; ULBRICHT, V. R. . Ambiente Hipermídia para Aprendizaje de Geometría. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

9.
Martins, Janae G. ; Miranda, Andréa da S. ; Rodriguez,Alejandro M. ; Alves, João B. da M. ; Beber, Bernadétte ; MACEDO, Claudia. M. S. de . INTERLINKING OF THE CONCEPTS OF ACCESSIBILITY AND USABILITY IN THE CONCEPTUALIZATION OF ICT´S. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

10.
Martins, Janae G. ; Rodriguez,Alejandro M. ; Beber, Bernadétte ; MACEDO, Claudia. M. S. de ; fialho, FAP ; ULBRICHT, V. R. . conferência IADIS Ibero-americana www/internet 2006. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Produção técnica
Programas de computador sem registro
1.
VANZIN, T. ; ULBRICHT, V. R. ; MACEDO, Claudia. M. S. de ; KAMINSKI, D. . Ferramenta para incluir texto alternativo no Moodle 2.0. 2012.

Trabalhos técnicos
1.
MACEDO, Claudia. M. S. de. CIKI-Congresso Nacional do Conhecimento e Inovação - comitê científico. 2017.

2.
MACEDO, Claudia. M. S. de. IEEE - International Conference on Teaching, Assessment and Leaning for Engineering -TALE 2017 - comite científico. 2017.

3.
Macedo, Cláudia Mara Scudelari. Conahpa 2013 - comitê científico. 2013.

4.
MACEDO, Claudia. M. S. de. IEEE TALE International Conference on Teaching, Assessment and Learning in Engeneering. 2013.

5.
MACEDO, Claudia. M. S. de. IEEE TALE International Conference on Teaching, Assessment and Learning in Engeneering. 2012.

6.
MACEDO, Claudia. M. S. de. material didático para aprendizagem de geometria descritiva. 2011.

7.
MACEDO, Claudia. M. S. de. material didático on line para apoio ao aprendizado de desenho geometrico. 2005.

8.
MACEDO, Claudia. M. S. de. material didático para ensino de des. geometrico em ambiente colaborativo via web. 2004.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
MACEDO, Claudia. M. S. de; RODRIGUES, A. M. ; FILATRO, A. ; ANDRE, C. F. . Mesa Redonda 'Objetos de aprendizagem: evolução do conceito e da prática?. 2007. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Demais tipos de produção técnica
1.
MACEDO, Claudia. M. S. de. Design da informação e acessibilidade em ambientes virtuais de aprendizagem. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
MACEDO, Claudia. M. S. de. Design da Informação e Acessibilidade em Ambientes de Aprendizagem Virtuais - TÓPICOS AVANÇADOS EM DESIGN DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO II. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
MACEDO, Claudia. M. S. de; ULBRICHT, V. . Acessibilidade e gamificação -. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
MACEDO, Claudia. M. S. de; MULLER JUNIOR, A. ; SPHAIR, M. K. ; KAI, D. . desenho técnico - exercícios. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - objetodeaprendizagem).

5.
MACEDO, Claudia. M. S. de; Ulbricht, Vania Ribas . AVA-Ambiente Virtual de Aprendizagem - TÓPICOS AVANÇADOS EM DESIGN DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO II. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

6.
MACEDO, Claudia. M. S. de; ULBRICHT, V. R. . AVA-Ambiente Virtual de Aprendizagem B - TÓPICOS AVANÇADOS EM DESIGN DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO III. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

7.
MACEDO, Claudia. M. S. de; ULBRICHT, V. . Usabilidade em Ferramentas educacionais on-line - TÓPICOS AVANÇADOS EM DESIGN DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO I. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

8.
ULBRICHT, V. R. ; MACEDO, Claudia. M. S. de . Web 2.0 - Produção de Conhecimento e Ambientes Colaborativos acessíveis. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

9.
ULBRICHT, V. R. ; MACEDO, Claudia. M. S. de ; AMARAL, M. . Design Inclusivo. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

10.
MACEDO, Claudia. M. S. de. Geometria descritiva. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - conteudista - execução de desenhos e animações - design instrucional).

11.
MACEDO, Claudia. M. S. de. desenho geometrico. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - objeto de aprendizagem).

12.
MACEDO, Claudia. M. S. de. geometria descritiva - material didático. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - conteudista - execução de desenhos e animações - design instrucional).

13.
MACEDO, Claudia. M. S. de. Desenvolvimento de material didático digital para ensino aprendizagem de geometria descritiva em AVA. 2008. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - conteudista - seleção de imagens - execução de desenhos e animações - design instrucional).

14.
MACEDO, Claudia. M. S. de. material didático digital de geometria descritiva para AVA. 2007. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - conteudista - método de ensino - geometria dinamica).

15.
MACEDO, Claudia. M. S. de. material didático para ensino de des. geometrico em ambiente colaborativo via web. 2006. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - conteudista - método de ensino - geometria dinamica).

Demais trabalhos
1.
MACEDO, Claudia. M. S. de. ambiente hipermídia para o ensino da geometria: módulo curvas geometricas planas. 2004.



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
BATAIOLA, A.; ARAUJO, I. C.; MACEDO, Claudia. M. S. de. Participação em banca de Oscar Marcelino Teixeira Neto. Avaliação das diretrizes de acessibilidade de ilustrações estáticas em perspectiva com alto contraste em objetos de aprendizagem. 2016. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Design) - Universidade Federal do Paraná.

2.
AMARAL, M.; MERKLE, L. E.; ALMEIDA, L. D. A.; MACEDO, Claudia. M. S. de. Participação em banca de Flaviani Andrade de Lara. Acesso Aberto ao Conhecimento Cientifico e Acessibilidade na Percepcáo da Pessoa Surda. 2014. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Teses de doutorado
1.
PADOVANI, S.; MACHADO, C. C.; MACHADO, D. P.; ULBRICHT, V. R.; MACEDO, Claudia. M. S. de. Participação em banca de Rafael Pereira Dubiela. Instrumento de Avaliação Prognóstica para seleção de M-games em estratégias de recursos educacionais. 2017. Tese (Doutorado em PPGDesign) - Universidade Federal do Paraná.

Qualificações de Doutorado
1.
Cláudia Mara Scudelari de macedo; AMARAL, M.; Gonçalves, M.M.; PADOVANI, S.; ULBRICHT, V.. Participação em banca de Marco André Mazarotto ilho. Modelo para ensino integrado de conhecimentos em software para representação digital em conjunto com conhecimentos em design. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em PPGDesign) - Universidade Federal do Paraná.

2.
BRAGA, J. C.; MARCHIORI, P. Z.; Ulbricht, Vania Ribas; HEEMANN, A.; MACEDO, Claudia. M. S. de. Participação em banca de Guilherme Philippe Gomes Ferreira. UM MODELO TEÓRICO CONSUBSTANCIADO PARA O DESIGN DE INTERAÇÃO HÁPTICA EM OBJETOS DE APRENDIZAGEM.. 2016.

Qualificações de Mestrado
1.
Cláudia Mara Scudelari de macedo; AMARAL, M.; PADOVANI, S.. Participação em banca de Emilia Christie Picelli Sanches. Requisitos para acessibilidade de imagens de objetos de aprendizaqgem com recurso de impressão tridimensional. 2017.

2.
ARAUJO, I. C.; BATAIOLA, A.; MACEDO, Claudia. M. S. de. Participação em banca de Oscar Marcelino Teixeira. Analise de acessibilidade em ilustracoes estaticas em objetos de aprendizagem. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Design) - Universidade Federal do Paraná.

3.
MACEDO, Claudia. M. S. de; SPINILLO, C.; PADOVANI, S.; AMARAL, M.. Participação em banca de Dominique Leite Adam. Premissas de criacao de imagens em relevo em objetos de aprendizagem para cegos. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Design) - Universidade Federal do Paraná.

4.
MACEDO, Claudia. M. S. de; AMARAL, M.; MERKLE, L. E.; ALMEIDA, L. D. A.. Participação em banca de Flaviani Andrade de Lara. Avaliação da acessibilidade em repositórios digitais. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
HEEMANN, A.; SCHMID, A.; SANTOS, A.; PADOVANI, S.; BATAIOLA, A.; MACEDO, Claudia. M. S. de. Banca de avaliação de candidatos PPGDesign UFPR - sistemas de informação. 2017. Universidade Federal do Paraná.

2.
Claudia M. S. de Macedo. Avaliador Interno bolsas PIBIC. 2015. Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

3.
Claudia Mara S. de Macedo. avaliador interno bolsas PIBIC. 2014. Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

4.
MACEDO, Claudia. M. S. de; FRANCESCONI, T.. banca de seleção de professores. 2014. Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

5.
VAARWERK, M. T.; MACHNIEVSCZ, R.; SCHLEMM, R. A.; SPHAIR, M. K.; MACEDO, Claudia. M. S. de. Banca para seleção de professor auxiliar de ensino - escola politécnica. 2013. Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

6.
Claudia M. S. de Macedo; PELEGRINE, A.; LUCCA, A. S.; CAMELO, D.. Banca de avaliacao de projetos disciplina de metodologia cientifica. 2013. Universidade Federal do Paraná.

7.
Claudia Mara S. de Macedo; SPHAIR, M. K.; VAARWERK, M. T.. processo seletivo contratacáo de docente. 2013. Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

8.
Claudia Mara S. de Macedo. processo seletivo professor desenho arquitetonico. 2013.

9.
Claudia Mara S. de Macedo. Semic. 2013. Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

10.
SPINILLO, C.; PADOVANI, S.; FONTOURA, A. M.; ULBRICHT, V.; BATAIOLA, A.; MACEDO, Claudia. M. S. de. Banca de seleção candidatos PPGDesign - UFPR Sistema de Informação. 2013. Universidade Federal do Paraná.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
HCI 2013 15th international conference on human-computer interaction. Universal Design and Accessibility standards in online learning objects. 2013. (Congresso).

2.
HCI 2013 15th international conference on human-computer interaction. Evaluation of accessibility with the deaf user. 2013. (Congresso).

3.
DSAI'12 - 4th International Conference on Software Development for Enhancing Accessibility and Fighting Info-exclusion. A tool to facilitate including accessible content in Moodle to the person with visual impairment. 2012. (Congresso).

4.
DSAI'12 - 4th International Conference on Software Development for Enhancing Accessibility and Fighting Info-exclusion. Accessibility Guidelines for the development of Learning Objects. 2012. (Congresso).

5.
Dsai'12 Software development for enhancing accessibility and fighting info-exclusion. Accessibility guidelines for the development of learning objects. 2012. (Congresso).

6.
Inted 2011 - International Technology Education and Development Conference. ACCESSIBILITY IN DIGITAL LEARNING OBJECTS CONTENTS. 2011. (Congresso).

7.
14 Congresso Internacional ABED de Educaçao a Distãncia. Objetos de aprendizagem e a aprendizagem a distância. 2008. (Congresso).

8.
3o. conahpa congresso Nacional de ambientes Hipermídia para Aprendizagem. Considerações de Acessibilidade em Educação a Distância. 2008. (Congresso).

9.
13o. congresso internacional de Educação a distância. produção de material didático impresso para EaD. 2007. (Congresso).

10.
13o congresso internacional de educação a distância. ?Que Escola Temos! Que Escola Precisamos...?. 2007. (Congresso).

11.
13o congresso internacional de educação a distãncia. Mesa redonda: Objetos de aprendizagem: evolução do conceito e da prática. 2007. (Congresso).

12.
5th Mathematics & Design International Conference.Ambiente Hipermídia para aprendizaje de Geometría. 2007. (Outra).

13.
Workshop - EGC - Engenharia e Gestão do conhecimento - UFSC. 2007. (Encontro).

14.
conahpa - congresso Nacional de Ambiente Hipermidia para Aporendizagem. 2006. (Congresso).

15.
Conferência IADIS Ibero-Americana www/internet 2006. Perspectivas da Mediçào pedagógica e da transposiçào didática em Educação a Distância. 2006. (Congresso).

16.
ICDE 22a Conferencia Mundial de Educação a Distancia?.INTERLINKING OF THE CONCEPTS OF ACCESSIBILITY AND USABILITY IN THE CONCEPTUALIZATION OF ICT´S. 2006. (Outra).

17.
P&D Pesquisas em Design. P&D Pesquisas em Design. 2006. (Congresso).

18.
Workshop Engenharia e Gestão do conhecimento - UFSC.Modelo de ambiente hipermídia adaptativa para aprendizagem baseado em objetos de aprendizagem de geometria com adaptação decorrente do tratamento de erros dos alunos. 2006. (Encontro).

19.
Conahpa - congresso Nacional de Ambientes hIpermidia para Aprendizagem. conahpa - congresso nacionail de ambientes hipermídia para aprendizagem. 2004. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
ULBRICHT, V. R. ; Gonçalves, M.M. ; MARINHO, C. T. ; MACEDO, Claudia. M. S. de ; Batista, C. R. ; REZENDE, H. P. ; AMARAL, M. ; BRAGA, M. C. G. ; PASSOS, R. ; BRITO, R. F. ; ALAO, R. ; SILVEIRA, R. V. ; LONGHUE, P. C. . 3o. Conahpa - congresso Nacional de ambientes Hipermídia para aprendizagem. 2008. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
fernanda domingues. Recomendações para design de livros didáticos inclusivos para o ensino público fundamental. Início: 2017. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Design) - Universidade Federal do Paraná. (Orientador).

2.
Emilia Christie Picelli Sanches. O uso de ambiente hipermídia para o ensino da impressão 3D na universidade. Início: 2016. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Design) - Universidade Federal do Paraná. (Orientador).

3.
Oscar Marcelino Teixeira Neto. Diretrizes da produção de imagens em objetos de aprendizagem. Início: 2014. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Design) - Universidade Federal do Paraná, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Orientador).

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Tiago Cunha. objeto de aprendizagem f'isico para auxilio as disciplinas de desenho tecnico. Início: 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em engenharia mecanica) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná. (Orientador).

2.
Cristiane Paes. objeto de aprendizagem f'isico para auxilio as disciplinas de desenho t'ecnico. Início: 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em engenharia mecanica) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná. (Orientador).

Iniciação científica
1.
Giovanna Ataíde. Tecnologia BIM nas escolas de engenharia e arquitetura. Início: 2014. Iniciação científica (Graduando em Arquitetura e Urbanismo) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná. (Orientador).

2.
Jean Mauricio Rodrigues Alves. Modelo de Aplicaçao de tecnologia BIM em cursos de arquitetura e engenharia. Início: 2014. Iniciação científica (Graduando em Engenharia Civil) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Pontifícia Universidade Católica do Paraná. (Orientador).

3.
Cristiano Magno. MODELO DE APLICAÇAO DA TECNOLOGIA BIM SOBRE ELEMENTO DE SIMULAÇAO CONSTRUIDO PROJETO DE. Início: 2014. Iniciação científica (Graduando em Engenharia Civil) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná. (Orientador).

4.
Iure Clévio Pereira Araujo. AUDIO-DESCRIÇÃO EM OBJETOS DE APRENDIZAGEM PARA DEFICIENTES AUDITIVOS. Início: 2012. Iniciação científica (Graduando em Desenho Industrial) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Pontifícia Universidade Católica do Paraná. (Orientador).

5.
Bruno Moreira Prezibella. TEXTO ALTERNATIVO EM OBJETO DE APRENDIZAGEM ACESSÍVEL PARA DEFICIENTES VISUAIS. Início: 2012. Iniciação científica (Graduando em Desenho Industrial) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Pontifícia Universidade Católica do Paraná. (Orientador).

6.
Camila Kogut Sampaio. Acessibilidade em conteúdo didático online para representação gráfica. Início: 2011. Iniciação científica (Graduando em Desenho Industrial) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná. (Orientador).

7.
Kiara Cabral. Acessibilidade em conteúdo didático online aos alunos com deficiências visuais. Início: 2011. Iniciação científica (Graduando em Desenho Industrial) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Pontifícia Universidade Católica do Paraná. (Orientador).

8.
Thiago de Vinicius Jaworski. Acessibilidade em conteúdo didático online aos alunos com deficiências auditivas. Início: 2011. Iniciação científica (Graduando em Desenho Industrial) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Fundação Araucária. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Oscar Marcelino Teixeira. ANÁLISE DAS DIRETRIZES DE ACESSIBILIDADE DE ILUSTRAÇÕES ESTÁTICAS EM PERSPECTIVA COM ALTO CONTRASTE EM OBJETOS DE APRENDIZAGEM. 2016. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Design) - Universidade Federal do Paraná, . Orientador: Claudia Mara Scudelari de Macedo.

Iniciação científica
1.
Jean Mauricio Rodrigues Alves. Modelo de Aplicação da Tecnologia Bim em Cursos de Arquitetura e Engenharia. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Engenharia Civil) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Orientador: Claudia Mara Scudelari de Macedo.

2.
Bruno Moreira Prezibella. Texto Alternativo em Objeto de Aprendizagem Acessível para Deficientes Visuais. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Desenho Industrial) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Orientador: Claudia Mara Scudelari de Macedo.

3.
KIARA CABRAL. Acessibilidade em conteúdo didático online aos alunos com deficiências visuais. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em Desenho Industrial) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Orientador: Claudia Mara Scudelari de Macedo.

4.
THIAGO DE VINICIUS JAWORSKI. Acessibilidade em conteúdo didático online aos alunos com deficiências auditivas. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em Desenho Industrial) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Claudia Mara Scudelari de Macedo.



Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
KUNTZ, V. H.2013KUNTZ, V. H. ; ULBRICHT, V. R. ; MACEDO, Claudia. M. S. de . APLICAÇÃO DE CRITÉRIOS DE USABILIDADE EM FERRAMENTA DE INCLUSÃO DE CONTEÚDOS ACESSÍVEIS NO MOODLE PARA CEGOS. Ergodesign & HCI, v. 1, p. 1-9, 2013.

Artigos aceitos para publicação
1.
MACEDO, Claudia. M. S. de; ULBRICHT, V. R. . Desenvolvimento de Objetos de Aprendizagem Acessíveis. Educação (PUCRS. Impresso), 2012.

2.
SANCHES, E. C. P. ; MACEDO, Claudia. M. S. de ; BUENO, J. . Three-dimensional tactile images for blind people: A proposition for a translating model of static two-dimensional images. Applied Human Factors and Ergonomics Conference 2017 (Online), 2018.


Apresentações de Trabalho
1.
MACEDO, Claudia. M. S. de; ULBRICHT, V. R. . Accessibility guidelines for the development of learning objects. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
MACEDO, Claudia. M. S. de. Acessibilidade e objetos de aprendizagem digitais. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
MACEDO, Claudia. M. S. de; ULBRICHT, V. R. . Universal Design and Accessibility standards in online learning objects. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
KAI, D. ; CUNICO, M. W. M. ; MACEDO, Claudia. M. S. de . INDICACION_DE_LA_RUGOSIDAD_EN_LINEAS_DE_LAS_COTAS_UNA_SITUACION_ESPECIAL. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).


Programa de Computador sem registro de patente
1.
VANZIN, T. ; ULBRICHT, V. R. ; MACEDO, Claudia. M. S. de ; KAMINSKI, D. . Ferramenta para incluir texto alternativo no Moodle 2.0. 2012.


Cursos de curta duração ministrados
1.
MACEDO, Claudia. M. S. de; Ulbricht, Vania Ribas . AVA-Ambiente Virtual de Aprendizagem - TÓPICOS AVANÇADOS EM DESIGN DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO II. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
MACEDO, Claudia. M. S. de; ULBRICHT, V. R. . AVA-Ambiente Virtual de Aprendizagem B - TÓPICOS AVANÇADOS EM DESIGN DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO III. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
MACEDO, Claudia. M. S. de; ULBRICHT, V. . Usabilidade em Ferramentas educacionais on-line - TÓPICOS AVANÇADOS EM DESIGN DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO I. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
MACEDO, Claudia. M. S. de; ULBRICHT, V. . Acessibilidade e gamificação -. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

5.
MACEDO, Claudia. M. S. de. Design da Informação e Acessibilidade em Ambientes de Aprendizagem Virtuais - TÓPICOS AVANÇADOS EM DESIGN DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO II. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

6.
ULBRICHT, V. R. ; MACEDO, Claudia. M. S. de . Web 2.0 - Produção de Conhecimento e Ambientes Colaborativos acessíveis. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

7.
ULBRICHT, V. R. ; MACEDO, Claudia. M. S. de ; AMARAL, M. . Design Inclusivo. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).


Desenvolvimento de material didático ou instrucional
1.
MACEDO, Claudia. M. S. de; MULLER JUNIOR, A. ; SPHAIR, M. K. ; KAI, D. . desenho técnico - exercícios. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - objetodeaprendizagem).

2.
MACEDO, Claudia. M. S. de. Geometria descritiva. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - conteudista - execução de desenhos e animações - design instrucional).

3.
MACEDO, Claudia. M. S. de. desenho geometrico. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - objeto de aprendizagem).



Outras informações relevantes


projeto em desenvolvimento:
material didático em ambiente hipermídia para ensino de geometria descritiva e desenho geometrico destinado aos cursos de engenharia e desenho industrial da pucpr - desenvolvimento de conteudo, execução de desenhos interativos, analise metodológica - funcional, design instrucional .

participação em linhas de pesquisa:
hipermídia Adaptativa e Dinâmicas - Ambientes hipermídia e ensino a distãncia - Grupo: Grupo de Estudo de Ambiente Hipermídia voltado ao processo de ensino-aprendizagem. Objetivo: Desenvolver ambientes adaptativos e/ou dinãmicos para aprendizagem.

Revisor: IEEE InternationalConference on teaching, assessment and learning for engineering, 2012, 2013. (TALE 2012, 2013)



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 16/11/2018 às 6:20:27