Maria Martha D'Angelo Pinto

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/2130283632932558
  • Última atualização do currículo em 29/12/2018


Possui graduação em Filosofia pela Universidade Santa Úrsula, mestrado em Educação pela Universidade Federal Fluminense, mestrado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ), doutorado em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ/2000), e pós-doutorado em Arte pela Escola de Comunicação e Artes (ECA) da USP (2010) É professora aposentada de Filosofia da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense (UFF), atua no Programa de Pós-graduação em Educação da UFF, integrando a linha de pesquisa Filosofia, Estética e Sociedade. Participa do Núcleo de Filosofia, Política e Educação (NUFIPE) da Faculdade de Educação da UFF. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Maria Martha D'Angelo Pinto
Nome em citações bibliográficas
PINTO, M. M. D.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal Fluminense, Faculdade de Educação.
Rua Visconde do Rio Branco, s/n - Campus do Gragoatá - Bloco D
Gragoatá
24020200 - Niterói, RJ - Brasil
Telefone: (21) 26292664


Formação acadêmica/titulação


1997 - 2000
Doutorado em Filosofia.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Título: Experiência, linguagem e verdade em Walter Benjamin, Ano de obtenção: 2000.
Orientador: Luigi Bordin.
Palavras-chave: Crítica de arte; Walter Benjamin; Estética; Filosofia contemporânea.
Grande área: Ciências Humanas
1993 - 1996
Mestrado em Filosofia.
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.
Título: A modernidade em Walter Benjamin,Ano de Obtenção: 1996.
Orientador: Kátia Muricy.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Estética; Crítica de arte; História da arte; História moderna; Walter Benjamin.
Grande área: Ciências Humanas
1988 - 1992
Mestrado em Educação.
Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
Título: Significados de arte na sociedade e na escola,Ano de Obtenção: 1992.
Orientador: Cosimo Damião D'Avila.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Ensino de arte; História da arte; Estética.
Grande área: Ciências Humanas
1968 - 1972
Graduação em Filosofia.
Universidade Santa Úrsula, USU, Brasil.
1972 - 1972
Curso técnico/profissionalizante em Intensivo de Arte na Educação.
Escolinha de Arte do Brasil, EAB, Brasil.


Pós-doutorado


2010 - 2011
Pós-Doutorado.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Educação Artística.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: História da Filosofia.


Formação Complementar


2003 - 2003
Programa de Pós Graduação Em Educação. (Carga horária: 20h).
Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.


Atuação Profissional



Escola de Comunicação e Artes, ECA, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2011
Vínculo: Pós-doutorado, Enquadramento Funcional: Visitante


Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2011
Vínculo: Visitante, Enquadramento Funcional: Pesquisadora


Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora associada, Carga horária: 0, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Ingresso por concurso público realizado em março de 2002

Vínculo institucional

1995 - 1996
Vínculo: Servidor público ou celetista, Enquadramento Funcional: Professora substituta, Carga horária: 20
Outras informações
Contratada pela Faculdade de Educação, lecionei as disciplinas Epistemologia das Ciências da Educação e Metodologia Científica.

Atividades

3/2008 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Artes e Comunicação Social, .

3/2008 - Atual
Ensino, Ciências da Arte, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Geração e comunicação do conhecimento
5/2002 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Departamento de Fundamentos Pedagógicos, .

Linhas de pesquisa
Filosofia contemporânea
5/2002 - Atual
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Epistemologia das Ciências da Educação
Filosofia da Educação
2/2008 - 2/2008
Extensão universitária , Programa de Pós-Graduação em Ciência da Arte, .

Atividade de extensão realizada
Seminário: Arte e sociedade: articulações de poder e representações.
11/2007 - 11/2007
Extensão universitária , Programa de Pós-Graduação em Ciência da Arte, .

Atividade de extensão realizada
Seminário Arte e Curadoria.
5/2007 - 6/2007
Extensão universitária , Faculdade de Educação, .

Atividade de extensão realizada
Coordenação do curso de extensão Filosofia e arte contemporânea, do Departamento de Fundamentos Pedagógicos em parceria com o Centro Cultural Carlos Magno/Secretaria de Cultura de Niterói.
5/2007 - 5/2007
Extensão universitária , Faculdade de Educação, .

Atividade de extensão realizada
Coordenação do projeto Encontros com a Filosofia III: Teoria Crítica e Educação. Série de 3 palestras com professores convidados realizadas no Campus do Gragoatá.
12/2004 - 12/2006
Direção e administração, Departamento de Fundamentos Pedagógicos, .

Cargo ou função
Vice-chefe de departamento.
11/2006 - 11/2006
Extensão universitária , Faculdade de Educação, .

Atividade de extensão realizada
Organização e mediação de debate sobre Adorno e a arte contemporânea, realizado no Museu do Ingá, em Niterói, em 14/11/06.

Faculdades Integradas Maria Theresa, FAMATH, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2002
Vínculo: Servidor público ou celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 5
Outras informações
Lecionei Epistemologia para o curso de Pedagogia.


Instituto Superior de Estudos Pedagógicos, ISEP, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2001
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 5
Outras informações
Lecionei a disciplina Educação, Tecnologia e Sociedade no Mestrado em Docência em Ensino Superior, além de orientar um Mestrando.


Universidade Veiga de Almeida, UVA, Brasil.
Vínculo institucional

1997 - 2002
Vínculo: Servidor público ou celetista, Enquadramento Funcional: Professor assistente, Carga horária: 10
Outras informações
Neste período fui professora das disciplinas Filosofia da Educação e Filosofia dos cursos de graduação da universidade.

Atividades

10/1997 - 5/2002
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Filosofia
Filosofia da Educação

Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.
Vínculo institucional

1995 - 1995
Vínculo: Servidor público ou celetista, Enquadramento Funcional: Professor assistente, Carga horária: 6
Outras informações
Neste período lecionei a disciplina Filosofia da Ciência para o curso de Engenharia da PUC/RJ.


Secretaria Estadual de Educação do Rio de Janeiro, SEE, Brasil.
Vínculo institucional

1985 - 2002
Vínculo: Servidor público ou celetista, Enquadramento Funcional: Professor de segundo grau, Carga horária: 16
Outras informações
Exerci o magistério de segundo grau na rede estadual do Rio de Janeiro, ministrando a disciplina Filosofia.


Faculdade de Filosofia de Campos, FAFIC, Brasil.
Vínculo institucional

1974 - 1975
Vínculo: Servidor público ou celetista, Enquadramento Funcional: Professor assistente, Carga horária: 8
Outras informações
Lecionei Filosofia da Educação e Filosofia no curso de Pedagogia.



Linhas de pesquisa


1.
Teoria estética, crítica de arte e ensino de arte

Objetivo: Realizar estudos e pesquisas de caráter teórico e empírico sobre os processos de criação na arte, considerando as dimensões filosóficas, históricas e sociais. Organizar seminários, atividades e cursos de extensão dentro e fora da universidade. Manter permanentemente uma interlocução com artistas e produtores culturais. Estimular a produção e publicação de textos, livros, artigos e ensaios sobre história da arte, estética e filosofia..
Palavras-chave: Estética; Filosofia; Ensino de arte; Filosofia da linguagem.
2.
Filosofia contemporânea


Projetos de pesquisa


2017 - Atual
Educação e Arte na Obra de Mário Pedrosa
Descrição: A pesquisa pretende investigar a contribuição de Mário Pedrosa como crítico de arte e intelectual, seus envolvimentos com a produção de arte do século XX e os fundamentos teóricos e conceituais que sustentam suas teses sobre educação estética. Partindo desses elementos, serão inventariados e analisados os textos que contribuem mais diretamente para a compreensão do vínculo entre educação estética e sociedade, e o papel atribuído às instituições no processo educativo..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2013 - Atual
A questão do conhecimento em Walter Benjamin
Descrição: Uma investigação sobre a relação pensamento-imagem na teoria do conhecimento de Walter Benjamin. Pesquisa bibliográfica e estudo comparativo de textos..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2013 - Atual
A questão do conhecimento em Walter Benjamin. Fundamentos para novas práticas educativas
Descrição: O objetivo da pesquisa é investigar como se constrói na obra de Walter Benjamin uma teoria do conhecimento crítica às teorias da tradição filosófica e da filosofia institucional, e uma maneira de pensar que, a partir da imagem, redefine a relação entre os fenômenos, os conceitos e as idéias filosóficas. A densidade epistemológica e a originalidade metodológica da abordagem benjaminiana serão cotejadas com a de outros pensadores do século XX críticos às visões positivistas e deterministas do conhecimento e da história. Utilizando pesquisa bibliográfica e estudo comparativo de textos pretendo mostrar as características e particularidades da teoria do conhecimento de Benjamin, e através dela estimular práticas educativas contrárias à racionalidade instrumentalizada que modela a cultura escolar. Palavras-chave: Teoria do conhecimento; pensamento e imagem; Walter Benjamin; cultura; educação..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) .
Integrantes: Maria Martha D'Angelo Pinto - Coordenador / Mariana de M\acedo Seixas - Integrante / Tamires Dias dos Santos - Integrante.
2009 - 2011
Educação estética e crítica de arte: Um estudo sobre a obra de Mário Pedrosa
Descrição: O estudo pretende situar a obra de Mário Pedrosa no panorama da crítica de arte do século XX, observar seus envolvimentos com a produção contemporânea de arte e investigar os fundamentos teóricos e conceituais que sustentam suas análises. Partindo desses elementos, fazer uma avaliação do alcance da crítica de Mário Pedrosa, destacando suas contribuições para se pensar o vínculo entre a educação estética e o exercício da crítica..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2007 - Atual
A crítica de arte entre o moderno e o contemporânea
Descrição: O objetivo da pesquisa é identificar os traços mais característicos das principais vertentes teóricas da crítica de arte do século XX. A pretensão é investigar os fundamentos teóricos e conceituais que sustentam as análises da crítica especializada, localizando afinidades e divergências no conjunto das abordagens. Os tópicos principais da pesquisa são o surgimento da crítica no século XVIII, leitura crítica e subjetividade, críticas fundamentadas nas ciências humanas, o legado crítico do romantismo alemão, a abordagem fenomenológica, a modernidade em questão..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2017 - Atual
Colóquio: Experiência estética, arte e formação
Descrição: O projeto tem como principal objetivo a realização do Colóquio ?Experiência Estética, arte e formação?,e, posteriormente, a divulgação dos trabalhos apresentados no evento através de mídia eletrônica. Com esta iniciativa pretendemos: Aprofundar e democratizar o debate sobre educação estética e produção de arte na sociedade. Promover o diálogo entre professores e pesquisadores ligados a diferentes instituições de ensino. Divulgar para o público interno externo à universidade estudos sobre arte e educação estética que vêm sendo desenvolvidos no Programa de Pós-graduação em Educação da UFF e em outros Programas..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (40) / Mestrado profissional: (30) / Doutorado: (20) .
Integrantes: Maria Martha D'Angelo Pinto - Coordenador / HUSSAK, Pedro. (Pedro Hussak van Velthen Ramos) - Integrante / Eduardo Guerreiro B. Losso - Integrante / Angela Santi - Integrante / Luciano Vinhosa Simão - Integrante / Ricardo Basbaum - Integrante / Martha Mello Ribeiro - Integrante / Luiz Guilherme Vergara - Integrante / Pedro Kosowiski - Integrante / Carlinda Fragale Pate Nuñes - Integrante / Lívia Flores Lopes - Integrante / Jessica Gogan - Integrante / Thiago Amud - Integrante / Adriana Maria da Silva - Integrante / Fernanda Santana Rabello de Castro - Integrante / Valéria Trindade Jardim - Integrante.
2014 - Atual
Encontros com a Filosofia
Descrição: O projeto tem como principal objetivo a realização de eventos que ampliem o debate sobre Filosofia, cinema, arte e política, e a divulgação de estudos desenvolvidos no Grupo de Pesquisa Teoria estética, arte e política, liderado pela Prof. Martha D'Angelo, e no Núcleo de Filosofia, política e educação, coordenado pelo Prof. Giovanni Semeraro. Nossa meta é reunir artigos e resenhas para publicação na Revista Virtual En-fil (disponível em http://en-fil.net)..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (90) / Mestrado acadêmico: (30) / Doutorado: (5) .
Integrantes: Maria Martha D'Angelo Pinto - Coordenador / Giovanni Semeraro - Integrante / Ronaldo Rosas - Integrante / Angela Santi - Integrante / Fernado José Fagundes Ribeiro - Integrante / Lia Guarino - Integrante / Marcelo Bafica Coelho - Integrante.
2014 - Atual
Encontros com a Filosofia
Descrição: O projeto tem como principal objetivo a realização dos ?Encontros com a Filosofia? de 2014. Com estes eventos pretendemos estimular e ampliar o debate sobre questões filosóficas, culturais e políticas, promover o diálogo entre professores, pesquisadores e artistas ligados a diferentes instituições de ensino, e divulgar para o público interno e externo à universidade estudos que vêm sendo desenvolvidos no Grupo de Pesquisa ?Teoria Estética Arte e Política? da UFF, coordenado pela Profª Martha D?Angelo e no Núcleo de Filosofia, Política e Educação (NUFIPE) do Programa de Pós-graduação em Educação da UFF, coordenado pelo Prof. Giovanni Semeraro..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (80) / Mestrado acadêmico: (8) / Doutorado: (6) .
Integrantes: Maria Martha D'Angelo Pinto - Coordenador / Giovanni Semeraro - Integrante / Marcelo Bafica Coelho - Integrante / Maria Marta D'Angelo Pinto - Integrante / Lia Correa de Oliveira Guarino - Integrante.Financiador(es): Universidade Federal Fluminense - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 3
2012 - 2013
Filosofia no Ensino Médio
Descrição: Coordenação do terceiro módulo do Curso de Extensão "Filosofia no Ensino Médio", cujo objetivo é a reflexão sobre as possibilidades de articulação entre cinema e filosofia na atividade docente..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (30) / Especialização: (2) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Maria Martha D'Angelo Pinto - Coordenador / Giovanni Semeraro - Integrante / Maíra Norton - Integrante / Rocco Lacorte - Integrante / Bárbara White - Integrante / José Carlos Monteiro - Integrante / Néliton Azevedo - Integrante.
2011 - 2011
Estética, produção e crítica de arte: interlocuções
Descrição: O principal objetivo do projeto é a realização de um seminário e, posteriormente a publicação de um livro com os textos apresentados pelos palestrantes. Com esta iniciativa pretendemos estimular e ampliar o debate sobre a produção de arte e cultura, promover o diálogo entre professores, pesquisadores e artistas ligados a diferentes instituições de ensino, e divulgar para o público interno e exteno à Universidade estudos que vêm sendo realizados nos Grupos de Pesquisa Teoria estética, arte e política, liderado pela Prof. Martha D'Angelo; Estudos e Práticas artísticas contemporâneas, liderado pelo Prof. Luciano Vinhosa Simão, e do Grupo Estética e Crítica, liderado pelo Prof. Pedro Hussak Van Velthen Ramos..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (40) / Mestrado acadêmico: (50) .
Integrantes: Maria Martha D'Angelo Pinto - Coordenador / Hélio Fervenza - Integrante / Guilherme Bueno - Integrante / Luciano Vinhosa Simão - Integrante / Pedro Hussak - Integrante / Tania Rivera - Integrante / Jean Pierre Cometti - Integrante / Jacques Morizot - Integrante / Jacinto Lajeira - Integrante / Ricardo Basbaum - Integrante / Eduardo Guerreiro Brito Losso - Integrante / Leila Danziger - Integrante / Celso F. Favaretto - Integrante.
2009 - 2010
Arte e experiência: reflexões a partir de Walter Benjamin
Descrição: O projeto tem como principal objetivo a realização do Seminário ?Arte e Experiência. Reflexões a partir de Walter Benjamin?. Com este evento pretendemos estimular e ampliar o debate sobre a produção de arte e cultura, promover o diálogo entre professores, pesquisadores e artistas ligados a diferentes instituições de ensino, e divulgar para o público interno e externo à universidade estudos que vêm sendo desenvolvidos no Grupo de Pesquisa ?Teoria Estética Arte e Política?, vinculado ao Programa de Pós-graduação em Ciência da Arte (PPGCA), do Instituto de Artes e Comunicação Social (IACS) da UFF. Concluindo, nossa meta final é construir com os palestrantes do Seminário um registro dos temas e assuntos tratados nos encontros, e produzir um livro reunindo os textos escritos pelos palestrantes, para divulgação entre estudantes, artistas e professores..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2009 - 2009
Arte e experiência: reflexões a partir de Walter Benjamin
Descrição: O projeto tem como principal objetivo a realização do Seminário "Arte e experiência: reflexões a partir de Walter Benjamin". A meta final é construir com os palestrantes do Seminário um registro dos temas e assuntos tratados nos encontros e produzir um livro reunindo os textos elaborados pelos palestrantes..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (50) .
Integrantes: Maria Martha D'Angelo Pinto - Coordenador / Cláudia Maria Castro - Integrante / Susana Kampff Lages - Integrante / José Carlos Monteiro - Integrante / Pedro Duarte de Andrade - Integrante / Luis Sérgio de Oliveira - Integrante / Luciano Vinhosa Simão - Integrante / Pedro Süssekind - Integrante / Carolina Araújo - Integrante / Pedro Hussak - Integrante / Sheila Cabo Geraldo - Integrante / Leandro Domith - Integrante / Dilson Miklos - Integrante.


Outros Projetos


2015 - Atual
Cinema e Filosofia
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (12) .
Integrantes: Maria Martha D'Angelo Pinto - Coordenador.
2014 - 2014
Cinema e Filosofia
Descrição: O Projeto visa o aprofundamento dos conhecimentos básicos das disciplinas Filosofia da Educação I e II através da participação do monitor em atividades complementares ao trabalho docente..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (80) .
Integrantes: Maria Martha D'Angelo Pinto - Coordenador.


Membro de corpo editorial


2013 - Atual
Periódico: Revista Virtual En-fil
2011 - Atual
Periódico: Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos
2009 - Atual
Periódico: Poiésis (Niterói)
2008 - Atual
Periódico: Gambiarra


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação/Especialidade: Filosofia da Educação.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: História da Filosofia.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Fundamentos e Crítica das Artes/Especialidade: Crítica da Arte.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Epistemologia.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.
Francês
Compreende RazoavelmenteLê Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
PINTO, M. M. D.2018PINTO, M. M. D.. Linguagem e verdade em Walter Benjamin: pensando as tensões do nosso tempo. Aprender - Caderno de Filosofia e Psicologia ISSN 2359-246X, v. n. 19, p. 10-22-22, 2018.

2.
PINTO, M. M. D.2016PINTO, M. M. D.. Leituras benjaminianas: memória e experiência. Revista Trágica. Estudos de Filosofia da imanência, v. 9, p. 51-60, 2016.

3.
PINTO, M. M. D.2015PINTO, M. M. D.. O saber filosófico e o olhar cinematográfico. revista Virtual En-Fil, v. 5, p. 1-12, 2015.

4.
PINTO, M. M. D.2015PINTO, M. M. D.. Natureza, cultura e educação na obra de Rousseau. Revista Virtual En-Fil, v. 6, p. 1-17, 2015.

5.
PINTO, M. M. D.2013PINTO, M. M. D.. Ver com olhos livres: imagens dialéticas na poética oswaldiana. En-Fil, v. 2, p. 50-63, 2013.

6.
PINTO, M. M. D.2012PINTO, M. M. D.. Sobre a dimensão educativa na arte. Revista Poiésis, v. 1, p. 9-14, 2012.

7.
PINTO, M. M. D.2009PINTO, M. M. D.. Paradoxos e desafios da arte contemporânea. Poiésis (Niterói), v. 10, p. 121-134, 2009.

8.
PINTO, M. M. D.2008PINTO, M. M. D.. Infância em Berlim: expedições às profundezas da memória. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 89, p. 90-102, 2008.

9.
PINTO, M. M. D.2006PINTO, M. M. D.. Filosofia e educação em Walter Benjamin. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 87, p. 68-75, 2006.

10.
PINTO, M. M. D.2006PINTO, M. M. D.. A modernidade pelo olhar de Walter Benjamin. Estudos Avançados, São Paulo - SP, v. 20, n.56, p. 237-251, 2006.

11.
PINTO, M. M. D.2004PINTO, M. M. D.. Educação política e militância partidária: experiências e reflexões. Universidade e Sociedade (Brasília), São Paulo, v. 33, p. 171-176, 2004.

12.
PINTO, M. M. D.2004PINTO, M. M. D.. As origens da epistemologia na perspectiva de Jean Piaget. Cadernos de Ensaios e Pesquisas (UFF), Niterói, RJ, v. 4, n.9, p. 53-56, 2004.

13.
PINTO, M. M. D.2003PINTO, M. M. D.. Proust e o tempo da modernidade. Cultura Vozes, Petrópolis, RJ, v. 97, n.2, p. 68-72, 2003.

14.
PINTO, M. M. D.2003PINTO, M. M. D.. Literatura e revolução em Walter Benjamim. Universidade e Sociedade (Brasília), São Paulo, v. 31, p. 189-199, 2003.

15.
PINTO, M. M. D.2002PINTO, M. M. D.. Os fundamentos epistemológicos do Teatro de Brecht. Universidade e Sociedade (Brasília), São Paulo - SP, n.28, p. 133-138, 2002.

16.
PINTO, M. M. D.2002PINTO, M. M. D.. Pós-modernidade: subsídios para refletir sobre a educação. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 83, n.203/205, p. 65-71, 2002.

17.
PINTO, M. M. D.2000PINTO, M. M. D.. Reflexões sobre a estética em Benjamin e Adorno. Aquila (Rio de Janeiro), Rio de Janeiro - RJ, v. IV, n.7, p. 45-51, 2000.

18.
PINTO, M. M. D.1998PINTO, M. M. D.. Arte, linguagem e verdade em Benjamin, Adorno e Habermas. Universidade e Sociedade (ANDES), São Paulo - SP, v. 16, p. 12-16, 1998.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
PINTO, M. M. D.; SEMERARO, G. (Org.) ; REBUA, E. (Org.) . Pensamento Social Brasileiro: matrizes nacionais-populares. 17. ed. São Paulo: Ideias e letras, 2017. v. 1000. 231p .

2.
SEMERARO, G. (Org.) ; LOSURDO, D. (Org.) ; PINTO, M. M. D. (Org.) . Filosofia da História. 1ª. ed. Niterói RJ: Editora da UFF, 2014. v. 1. 108p .

3.
PINTO, M. M. D.. Infância e Modernidade. 1ª. ed. São Paulo: Idéias e Letras, 2013. v. 1000. 143p .

4.
D'Angelo, Martha (Org.) ; VINHOSA, L. (Org.) ; HUSSAK, Pedro (Org.) ; Tania Rivera (Org.) ; COMETTI, J. (Org.) ; MORIZOT, J. (Org.) ; FAVARETTO, C. (Org.) ; FERVENZA, H. (Org.) ; OLIVEIRA, B. B. C. (Org.) ; HADDOCK-LOBO, R. (Org.) ; BUENO, G. (Org.) ; LOSSO, E. G. B. (Org.) ; COPELIOVITCH, A. (Org.) ; PINTO, M. M. D. (Org.) . Interlocuções: estética, produção e crítica de arte. 1ª. ed. Rio de Janeiro: Apicuri, 2012. v. 1000. 212p .

5.
PINTO, M. M. D.. Pensadores Contemporâneos. De Nietzsche a Gadamer. Aparecida SP: Idéias e Letras, 2011.

6.
PINTO, M. M. D.. Pensadores contemporâneos: de Nietzsche a Gadamer. 2a. ed. Aparecida, SP: Idéias & Letras, 2011. v. 1. 136p .

7.
PINTO, M. M. D.. Educação estética e crítica de arte na obra de Mário Pedrosa. 1. ed. Rio de Janeiro: NAU, 2011. v. 1000. 151p .

8.
PINTO, M. M. D.. Walter Benjamin: arte e experiência. 1. ed. Niterói: Eduff, 2009. 327p .

9.
PINTO, M. M. D.; TOURINHO, C. (Org.) . Arte e educação em Platão. Niterói - Rio de janeiro: EdUFF/BOOKLINK, 2008.

10.
PINTO, M. M. D.; TOURINHO, C. (Org.) . Utopia e resistência política. Niterói - Rio de Janeiro: EdUFF / BOOKLINK, 2008.

11.
TOURINHO, C. (Org.) ; PINTO, M. M. D. (Org.) . Margens do contemporâneo. Niterói - Rio de Janeiro: EdUFF / BOOKLINK, 2008.

12.
PINTO, M. M. D.. Arte, política e educação em Walter Benjamim. 1. ed. São Paulo: Loyola, 2006. v. 1. 118p .

Capítulos de livros publicados
1.
PINTO, M. M. D.; SEMERARO, G. ; CHABALGOITY, D. ; MALAGODI, E. ; REBUA, E. ; GOMES, R. . A crítica antropofágica de Oswald de Andrade: em defesa da vida e da alegria de viver. In: Eduardo Rebuá, Giovanni Semeraro, Martha D'Angelo, Rodrigo Gomes. (Org.). Pensamento Social Brasileiro: matrizes nacionais-populares. 1ed.São Paulo: Ideias e letras, 2017, v. 1, p. 7-231.

2.
PINTO, M. M. D.. O sublime e as incertezas do mundo da arte. In: Verlaine Freitas, Rachel Costa, Debora Pazetto. (Org.). O trágico, o sublime e a melancolia. 100ed.Belo Horizonte: Relicário Edições, 2016, v. 1, p. 7-300.

3.
PINTO, M. M. D.. Infância e memória na obra de Rousseau. In: Maria Cecília Almeida e Silva; Paula Padilha. (Org.). Ao Largo. 1ªed.Rio de Janeiro: Pró-Saber, 2016, v. 2, p. 38-52.

4.
PINTO, M. M. D.. Notas sobre os conceitos de experiência e história em Walter Benjamin. In: SEMERARO, Giovanni. (Org.). Filosofia da História. 1ªed.Niterói RJ: , 2014, v. 1, p. 75-108.

5.
PINTO, M. M. D.; SANTI, A. ; CALOMENI, T. ; VIEIRA, A.H. ; CARVALHO, C. R. . Mitos, utopias e Iluminismo: contradições da modernidade. In: Magda maria ventura. (Org.). Educação e Filosofia: interdependências viscerais. 1ªed.Rio de Janeiro: Editora Universidade Estácio de Sá, 2013, v. 1, p. 7-111.

6.
PINTO, M. M. D.; VINHOSA, L. . Tragi-cidade da imagem na arte moderna. In: Luciano Vinhosa. (Org.). Horizontes da arte, práticas artísticas em devir. Rio de Janeiro: NAU, 2010, v. , p. -.

7.
PINTO, M. M. D.. O anjo da história e a história da arte. In: Luiz Sérgio de Oliveira; Martha D'Angelo. (Org.). Walter Benjamin: arte e experiência. Niterói/: Eduff, 2009, v. , p. 200-223.

8.
PINTO, M. M. D.. Sobre a invisibilidade do visual. In: Martha D'Angelo; Carlos Tourinho. (Org.). Margens do contemporâneo. 1aed.Rio de Janeiro/Niterói: Booklink/Editora da UFF, 2008, v. , p. 47-62.

9.
PINTO, M. M. D.. Escrita, memória e educação: dos hieróglifos aos textos eletrônicos. In: Jorge Najjar; Sueli Camargo. (Org.). Educação se faz (na) política. 1ed.Niterói: Eduff, 2006, v. 1, p. 133-145.

10.
PINTO, M. M. D.. Filosofia e epistemologia, um breve histórico a partir de Piaget. In: Artemis Torres; Giovanni Semeraro; Luis Augusto Passos. (Org.). Educação, fronteira política. 1ed.Cuiabá: EduUFMT, 2006, v. 1, p. 49-58.

11.
PINTO, M. M. D.. História, memória e educação política: conexões e desafios. In: Giovanni Semeraro. (Org.). Filosofia e política na formação do educador. 1ed.Aparecida - SP: Idéia e Letras, 2004, v. , p. 105-124.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
PINTO, M. M. D.. O problema da autonomia da arte na crítica de Mário Pedrosa. In: La Autonomia del Arte: debates en la teoria y en la praxis, 2011, Buenos Aires. La autonomia del arte: debates en la teoria y en la praxis. Buenos Aires: Centro Argentino de Investigadores de Artes CAIA, 2011. v. 1. p. 5-491.

2.
PINTO, M. M. D.; HENRIQUES, E. M. O. . Tecendo experiênciaas de vida, de leitura e de escrita. In: II CIPA;Congresso Internacional sobre Pesquisa (Auto)biográfica. Tempos, narrativas e ficções: a invençaõ de si, 2006, Salvador BA, 2006.

3.
PINTO, M. M. D.. Escrita, memória e educação: dos hieróglifos aos textos eletrônicos.. In: VII Congresso Galaico Portugues de Psicopedagogia, 2005, Braga. VII Congresso Galaico Portugues de Psicopedagogia. Braga - Portugal: Instituto de Educação e Psicologia/Centro de Investigação em Educação/Universidade do MInho, 2005. v. 1.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
PINTO, M. M. D.. A crítica de arte como gênero e conceito. In: Deslocamentos na arte, 2009, Ouro Preto. 9º Congresso Internacional Deslocamentos na arte. Ouro Preto: UFOP/UFMG, 2009. p. 40-40.

2.
PINTO, M. M. D.. Filosofia e Educação em Walter Benjamin. In: Segundas Jornadas Internacionales de Filosofia Infancias en la filosofia: experimentar el pensar; pensar la experiencia, 2006, Buenos Aires.

3.
PINTO, M. M. D.. Arte, linguagem e verdade em Benjamim, Adorno e Habermas. In: Colóquio Nacional O Ético, o Estético, ADORNO, 1998, Piracicaba - SP, 1998.

4.
PINTO, M. M. D.. Reflexões sobre a estética moderna em Benjamin e Adorno. In: Colóquio Nacional As Luzes da Arte, 1997, Belo Horizonte - MG, 1997.

5.
PINTO, M. M. D.. Estética e Arte na Contemporaneidade. In: Congresso Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas, 1996, São Paulo, 1996.

Apresentações de Trabalho
1.
PINTO, M. M. D.. A virada pós-moderna na arte brasileira e a obra de Claudio Paiva. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
PINTO, M. M. D.; LOSSO, E. G. B. ; HUSSAK, Pedro ; MUNK, L. . Sobre o saber filosófico e o maravilhoso: aproximações entre os românticos, os surrealistas e Walter Benjamin. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
PINTO, M. M. D.. A experiência Surrealista. Uma abordagem a partir dos Manifestos de Breton e do ensaio de Walter Benjamin. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
PINTO, M. M. D.. Walter Benjamin e a desconstrução da tradição Filosófica. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
PINTO, M. M. D.. Walter Benjamin e a escola de Frankfurt. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
PINTO, M. M. D.. Crítica da cultura e crítica do conhecimento na antropofagia oswaldiana. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
PINTO, M. M. D.. Escola de Frankfurt. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
PINTO, M. M. D.. O problema da autonomia da arte na crítica de Mário Pedrosa. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
PINTO, M. M. D.. Leituras benjaminianas: memória e experiência. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

10.
PINTO, M. M. D.. Tragi-cidade da imagem na arte moderna. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

11.
PINTO, M. M. D.. Benjamim: a história da arte a contrapelo. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

12.
PINTO, M. M. D.. A crítica de arte como gênero e conceito. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
PINTO, M. M. D.. Walter Benjmin e a leitura kafkiana do mundo. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

14.
PINTO, M. M. D.. A crítica da Razão iluminista em Adorno. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

15.
PINTO, M. M. D.. Tecendo experiências de vida, de leitura e de escrita. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
PINTO, M. M. D.. Filosofia e educação em Walter Benjamim. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
PINTO, M. M. D.. Escrita, memória e educação: dos hieróglifos aos textos eletrônicos. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
LEWINSOHN, C. ; PINTO, M. M. D. . Intensas criaturas em seus infinitos devires. Editora da UFF, 2014 (Apresentação de livro).

2.
PINTO, M. M. D.. O cinema afinal, representa ou reapresenta o mundo?. Niterói, 2013. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

3.
PINTO, M. M. D.. Apresentação do livro A arte de contar e contar histórias, de Bia Bedran. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2012 (Apresentação de livro).

4.
BEDRAN, B. ; PINTO, M. M. D. . Arte e vida numa conjugação exemplar. Rio de Janeiro, 2012. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

5.
PINTO, M. M. D.. Educação estética de Schiller a Marcuse. Rio de Janeiro: NAU editora e Edur/UFRRJ, 2011 (Texto de orelha de livro).

6.
ARAÚJO, Carolina ; COSTA, A. ; PINHEIRO, M. R. ; PINTO, M. M. D. ; TOURINHO, C. . Encontros com a filosofia: Arte e educação em Platão (volume 1). Rio de Janeiro/Niterói: Booklink/Editora da UFF, 2008 (Organização de coleção (3 volumes)).

7.
PINTO, M. M. D.; TOURINHO, C. ; SEMERARO, G. ; AUGUSTO, C. F. ; BORDIN, L. . Encontros com a filosofia: Utopia e resistência política. Rio de Janeiro/Niterói: Booklink/Editora da UFF, 2008 (Organização de coleção (3 volumes)).

8.
PINTO, M. M. D.; TOURINHO, C. ; FERREIRA, M. S. ; SILVA, N. F. R. . Encontros com a filosofia: Margens do contemporâneo. Rio de Janeiro/Niterói: Booklink/Editora da UFF, 2008 (Organização de coleção (3 volumes)).

9.
PINTO, M. M. D.; ARAÚJO, Carolina ; VINHOSA, L. . Poiésis. Niterói - RJ: Programa de Pós-Graduação em Ciência da Arte - Instituto de Arte e Comunicação Social, UFF, 2008 (Edição de revista - ano 8, n. 11).

10.
PINTO, M. M. D.; VINHOSA, L. ; PARENTE, A. . Poiésis. Niterói, RJ: Programa de Pós-Graduação em Ciência da Arte - Instituto de Arte e Comunicação Social, UFF, 2008 (Edição de revista - ano 8, n. 12).

11.
PINTO, M. M. D.. Dom Quixote. Niterói: EdUFF, 2005 (Ilustração).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
PINTO, M. M. D.; ARANTES, O. B. F. . Parecer sobre livro para EDUSP. 2017.

2.
CARVALHO, C. Marcus Vinicius ; PINTO, M. M. D. . Projeto de Pesquisa "Estética e Educação na especulação modernista sobre a questão da formação da identidade brasileira entre 1920 e 1940". 2011.

3.
PINTO, M. M. D.. Parecer sobre originais de livro encaminhados à Eduff (Editora da Universidade Federal Fluminense). 2009.

4.
PINTO, M. M. D.. 7 pareceres sobre Projetos de Iniciação Científica da UFF. 2009.

5.
ALVES, Claudia Maria da Costa ; PINTO, M. M. D. . Projeto de pesquisa de pós-doutorado "Intelectuais, poder e formação de dirigentes: papel da intelectualidade militar na configuração da educação escolar no Brasi (1850-1930)". 2009.

6.
PINTO, M. M. D.. Monografia "O financiamento da educação pública e os conselhos de controle social do Fundef:Fundeb". 2009.

7.
PINTO, M. M. D.. Juventude, experiência e conhecimento: para um novo saber da educação. 2008.

8.
PINTO, M. M. D.. A consciência e o mundo: um encontro entre a fenomenologia e a educação. 2007.

9.
PINTO, M. M. D.. Parecer sobre artigo Rousseau e a educação. 2006.

10.
PINTO, M. M. D.. Paradigmas clássicos de educação, cultura e política. 2006.

11.
PINTO, M. M. D.. Projeto de pesquisa 'A tecnologia do argumento e o argumento da tecnologia na discussão da LDB'. 2004.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
PINTO, M. M. D.. Mário Pedrosa: pensamento crítico. 2017. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

2.
PINTO, M. M. D.; SEMERARO, G. ; HUSSAK, Pedro ; ARAÚJO, Carolina . Filosofia, ensino epesquisa. 2012. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Demais tipos de produção técnica
1.
PINTO, M. M. D.. En-fil (Encontros com a filosofia). 2013. (Editoração/Periódico).

2.
PINTO, M. M. D.. Poiésis. 2013. (Editoração/Periódico).

3.
PINTO, M. M. D.. Cinema e filosofia. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

4.
PINTO, M. M. D.; ARAÚJO, Carolina ; OLIVEIRA, Luis Sérgio de . Filosofia e arte contemporânea. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

5.
PINTO, M. M. D.. Adorno e a arte contemporânea. 2006. (Coordenação de debate).

6.
PINTO, M. M. D.. Arte e produção do conhecimento. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

7.
PINTO, M. M. D.. Valores e ética na educação. 2003. (Oficina).

8.
PINTO, M. M. D.. Teorias e práticas da arte moderna. 1987. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

9.
PINTO, M. M. D.. Curso de férias para professores de Arte. 1980. (Curso de curta duração ministrado/Outra).


Produção artística/cultural
Artes Visuais
1.
PINTO, M. M. D.. Leitura silenciosa. 2006. Instalação.

2.
PINTO, M. M. D.. Pinturas. 2003. Pintura.

3.
PINTO, M. M. D.. Exposição individual O Homem é a medida de todas as coisas. 2001. Desenho.

4.
PINTO, M. M. D.. Exposição coletiva - Poema objeto e vídeo poesia. 1996. Pintura.

5.
PINTO, M. M. D.. Exposição coletiva A Cores. 1986. Pintura.

6.
PINTO, M. M. D.. Exposição coletiva Olhares Viajantes. 1986. Pintura.

7.
PINTO, M. M. D.. VII Salão Nacional de Artes Plásticas. 1985. Pintura.

8.
PINTO, M. M. D.. Exposição coletiva Instituições de Artes Plásticas no Rio de Janeiro e seus destaques no ano de 1985.. 1985. Pintura.

9.
PINTO, M. M. D.. Exposição coletiva Da Adversidade Vivemos. 1985. Pintura.

10.
PINTO, M. M. D.. Exposição coletiva Como vai você geração 80?. 1985. Instalação.

11.
PINTO, M. M. D.. Exposição coletiva A Imagem da Mulher. 1982. Desenho.

12.
PINTO, M. M. D.. Eposição individual de Desenhos. 1981. Desenho.

Demais trabalhos
1.
PINTO, M. M. D.. As fronteiras invisíveis entre o popular e o erudito. 2011 (Palestra) .

2.
PINTO, M. M. D.. Festival Brasileiro Estudantil de Animação - IACS UFF. 2009 (Membro de júri) .

3.
PINTO, M. M. D.. Walter Benjamim: atualidade de um pensamento. 2007 (Debate) .

4.
PINTO, M. M. D.. Arte no século XXI. 2007 (Debate) .

5.
PINTO, M. M. D.. Consciência e liberdade em Sartre. 2007 (Debate) .

6.
PINTO, M. M. D.. A modernidade e as vanguardas. 2006 (Palestra) .

7.
PINTO, M. M. D.. Memória e educação. 2006 (Palestra) .

8.
PINTO, M. M. D.. Crítica de Arte em Walter Benjamin. 2005 (Palestra) .

9.
PINTO, M. M. D.. Há Política na Formação do Educador?. 2005 (Debate) .

10.
PINTO, M. M. D.. Re-vendo a escola. 2004 (Oficina) .

11.
PINTO, M. M. D.. A política nas práticas do educador. 2003 (Curso de extensão) .

12.
PINTO, M. M. D.. Do pensar ingênuo ao pensar rigoroso. 2003 (Orientação de trabalho de monitoria) .

13.
PINTO, M. M. D.. Os filósofos e as leituras de mundo: o que isso tem a ver com a alfabetização?. 2002 (Palestra) .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
OSTETTO, L. E.; CARVALHOI, M. C. M. P.; NOGUEIRA, M. A.; PINTO, M. M. D.. Participação em banca de Simone Bibian. Crianças e professoras no Museu: narrativas no encontro com a arte brasileira do século XIX. 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade Federal Fluminense.

2.
PINTO, M. M. D.. Participação em banca de Tamires Dias dos Santos. Indústria cultural e formação: um estudo sobre o Espaço Cultural da Grota a partir de Adorno. 2016. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Educação) - Universidade Federal Fluminense.

3.
PINTO, M. M. D.; PAULA, M. F. C.; SANTI, A.. Participação em banca de Mariana de Macedo Seixas. Walter Benjamin e a crise da experiência: educação em tempos de barbárie.. 2016. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Educação) - Universidade Federal Fluminense.

4.
PINTO, M. M. D.; Tania Rivera; Andreas Valentin. Participação em banca de Marcos Vinicius Bonisson Machado. Hélio Oiticica em Nova York (1970-1978). Experiência em Campo Ampliado.. 2013.

5.
PINTO, M. M. D.; DABUL, L. M. S.; SANTANNA, S. P.. Participação em banca de Ana Carolina de Almeida. Museu, obras em exposição e públicos: o contato com a arte na visita ao MAC Niterói. 2012. Dissertação (Mestrado em Pós-graduação em Ciência da Arte) - Universidade Federal Fluminense.

6.
PINTO, M. M. D.. Participação em banca de Maíra Norton Silva. Relações entre técnica e criatividade no ensino do cinema e do audiovisual. 2011. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Ciência da Arte) - Universidade Federal Fluminense.

7.
PINTO, M. M. D.. Participação em banca de Flávio Santos da Conceição. Estética do Oprimido de Augusto Boal: uma odisséia pelos sentidos. 2011. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Ciência da Arte) - Universidade Federal Fluminense.

8.
PINTO, M. M. D.. Participação em banca de Rosalica Koenow Pinheiro. O cadáver vivo e o gesto soberano: um estudo sobre a alegoria e o fragmento em A Vida é Sonho. 2011. Dissertação (Mestrado em Curso de Pós-graduação em Artes Cênicas do Centro) - Universidade federal do Rio de Janeiro.

9.
PINTO, M. M. D.. Participação em banca de Silvia Karina Nicassio Cáceres. Fulguração moderna: a educação pela arte no Museo de la Solidariedad, Chile, 1971-1973. 2010. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica, RJ.

10.
PINTO, M. M. D.. Participação em banca de Leandro de Souza Domith. Santeiro e suas veredas. 2010. Dissertação (Mestrado em Ciências da Arte) - Universidade Federal Fluminense.

11.
PINTO, M. M. D.. Participação em banca de Jander de Melo Marques Araújo. Walter Benjamin: uma perspectiva literário-filosofica a partir de 'Rua de Mão Única" e "Infância berlinense por volta de 1900". 2010. Dissertação (Mestrado em Letras Modernas) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

12.
PINTO, M. M. D.. Participação em banca de Beatriz Martini Bedran. Ancestralidade e contemporaneidade das narrativas orais: a arte de cantar e contar histórias. 2010. Dissertação (Mestrado em Pós-graduação em Ciência da Arte) - Universidade Federal Fluminense.

13.
PINTO, M. M. D.; PAULA, M. F. C.. Participação em banca de Sharon Varjão Will. Intercessões: Nietzche e a educação. 2009. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal Fluminense.

14.
PINTO, M. M. D.. Participação em banca de Cláudia Lewinsohn. Intensas criaturas em seus infinitos devires. 2009. Dissertação (Mestrado em Ciências da Arte) - Universidade Federal Fluminense.

15.
PINTO, M. M. D.. Participação em banca de Leandro de Souza Domith. Santeiro e suas veredas: o cinema de Sérgio Santeiro. 2009. Dissertação (Mestrado em Ciências da Arte) - Universidade Federal Fluminense.

16.
PINTO, M. M. D.. Participação em banca de Dilson Miklos. Walter Benjamin e Hélio Oiticica: a construção de um mosaico possível. 2009. Dissertação (Mestrado em Pós-graduação em Ciência da Arte) - Universidade Federal Fluminense.

17.
PINTO, M. M. D.. Participação em banca de Renata Ribas Nassur de Luca. A poética naif de um artista plástico: Manuel Correia do Nascimento. 2008. Dissertação (Mestrado em Ciências da Arte) - Universidade Federal Fluminense.

18.
PINTO, M. M. D.. Participação em banca de Eliane Porangaba Costa. Rompendo a cultura do silêncio: uma vivência em sala de aula. 2004. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Ciências Pedagógicas) - Instituto Superior de Estudos Pedagógicos.

19.
PINTO, M. M. D.; BORDIN, L.; JARDIM, R.. Participação em banca de Andréia Lima Campos. Crítica e redenção em Walter Benjamin. Para uma filosofia materialista/messiânica da História. 2001. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Teses de doutorado
1.
PINTO, M. M. D.; HENRIQUES, E. M. O.; MATESCO, V.; GERALDO, S. C.; HUSSAK, P.; SCOFANO, D. R. G.. Participação em banca de Adriana Maria da Silva. Disciplina-ressignificação do corpo: imagens da educação na arte. 2018. Tese (Doutorado em Doutorado em educação) - Universidade Federal Fluminense.

2.
PINTO, M. M. D.; SEMERARO, G.; VERGARA, L. G.; AZEVEDO, L. C.; CHAGAS, M. S.. Participação em banca de Fernanda Santana Rabello de Castro. Construindo o campo da educação museal: um passeio pelas políticas públicas de museus no Brasil e em Portugal. 2018. Tese (Doutorado em Doutorado em educação) - Universidade Federal Fluminense.

3.
PINTO, M. M. D.; SOUZA, D. W. G. V.; LIMA, D. E. F. W.; MACHADO, D. L. R. M.; HUSSAK, P.. Participação em banca de Rosalice Koenow Pinheiro. As Quatro paredes do theatrum Mundi: Configurações políticas do ato teatral. 2018. Tese (Doutorado em Doutorado) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

4.
PINTO, M. M. D.; PAULA, M. F. C.. Participação em banca de Robson Luiz Sueth de Oliveira. Controle do trabalho docente na Pós-graduação Stricto-sensu: Análise das políticas de avaliação e desdobramentos profissionais. 2017. Tese (Doutorado em Doutorado em educação) - Universidade Federal Fluminense.

5.
PINTO, M. M. D.; PAULA, M. F. C.; NAJJAR, J. N. V.. Participação em banca de Simone Torres Evangelista. Trabalho docente na UFF: relações, saúde e produção de subjetividades. 2017. Tese (Doutorado em Doutorado em educação) - Universidade Federal Fluminense.

6.
PINTO, M. M. D.. Participação em banca de Orlando Daniel Chemane. Paulo Freire, colonialismo, libertação e educação na África e Moçambique. 2017.

7.
PINTO, M. M. D.. Participação em banca de Mariza Alves Braga. A Educação superior privada e o controle do trabalho docente. 2015. Tese (Doutorado em Doutorado em educação) - Universidade Federal Fluminense.

8.
PINTO, M. M. D.; LAGES, S. K.; BOCK, W. F.; ANDRADE, P. D.; LIMA, F. L.. Participação em banca de Elisa Ramalho Ortigão. Iluminações profanas: transformações do "Witz" do romantismo em iluminação profana por Walter benjamin. 2014. Tese (Doutorado em ESTUDOS DE LITERATURA) - Universidade Federal Fluminense.

9.
PINTO, M. M. D.; RODRIGUES, C.; DABUL, L.; RODRIGUES, F.; MENDONCA, A. F.. Participação em banca de Paula Pinheiro Guimarães Padilha. Ora flâneur, ora colecionador - o tempo inteiro nas Passagens de Walter benjamin. 2014. Tese (Doutorado em Filosofia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

10.
PINTO, M. M. D.. Participação em banca de Angela Varella Savino. Liberdade criadora e hibridismo de Hélio Oiticica a Eduardo Kac. 2010. Tese (Doutorado em Doutorado em Letras Universidade Federal Fluminense) - Universidade Federal Fluminense.

11.
PINTO, M. M. D.. Participação em banca de Ana Luiza Varella Franco. Walter Benjamin. A verdade em imagens. 2010. Tese (Doutorado em Filosofia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

12.
PINTO, M. M. D.. Participação em banca de Marco Antonio de Moraes. Os sentidos do conhecimento. 2006. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Qualificações de Doutorado
1.
PINTO, M. M. D.; ANDRADE, D. E. R.; MIRANDA, C.. Participação em banca de Dilson Miklos Pereira. Interseções, fronteiras e territórios outros na formação de professores: olhares, escutas falas, e silêncios no estudo com Paulo Freire e Walter benjamin. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

2.
PINTO, M. M. D.; SEMERARO, G.; CUNHA, P. C. C. B. B.. Participação em banca de Roberta Kerr dos Santos. Gramsci, mídias sociais virtuais e os movimentos sociais em rede pela educação no Brasil. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em educação) - Universidade Federal Fluminense.

3.
PINTO, M. M. D.. Participação em banca de Fernanda Santana Rabello de Castro. Políticas Públicas de educação Museal e Formação Humana. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em educação) - Universidade Federal Fluminense.

4.
PINTO, M. M. D.. Participação em banca de Robson Sueth de Oliveira. Políticas de Controle do Trabalho Docente na Pós-graduação Stricto sensu. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em educação) - Universidade Federal Fluminense.

5.
PINTO, M. M. D.; GERALDO, S. C.; MATESCO, V.. Participação em banca de Adriana Maria da Silva. Disciplina-ressignificação do corpo: imagens da educação na arte. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em educação) - Universidade Federal Fluminense.

6.
PINTO, M. M. D.; MIRANDA, C.; ANDRADE, E. R.. Participação em banca de Dilson Miklos Pereira. Práxis e Phrónesis: leituras sensíveis de um cotidiano e o encontro com o outro. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

7.
PINTO, M. M. D.. Participação em banca de Simone Torres Evangelista. A saúde docente em questão: cotidiano de trabalho e produção de subjetividade na UFF. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em educação) - Universidade Federal Fluminense.

8.
PINTO, M. M. D.. Participação em banca de Mariza Alves Braga. A Educação Superior privada e o controle do trabalho docente. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em educação) - Universidade Federal Fluminense.

9.
LAGES, S. K.; SELLIGMMAN-SILVA, M.; PINTO, M. M. D.. Participação em banca de Elisa Maria Ramalho Ortigão. Witz e iluminação profana em Walter Benjamim. 2012. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Literatura Comparada) - Universidade Federal Fluminense.

10.
PINTO, M. M. D.; SEMERARO, G.; VITTORIA, P.; CHABALGOITY, D.. Participação em banca de Diego Chabalgoity. A Construção da ontologia do oprimido: estudo do pensamento filosófico em Paulo Freire. 2012. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em educação) - Universidade Federal Fluminense.

11.
PINTO, M. M. D.. Participação em banca de Paula Pinheiro Guimarães Padilha. O flâneur e o colecionador nas Passagens de Walter Benjamin. 2012. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Qualificações de Mestrado
1.
PINTO, M. M. D.; SANTI, A.; SEMERARO, G.. Participação em banca de Valéria Trindade Jardim. Cultura Visual, produção e leitura de imagens: intervenções e releituras de obras de arte na Internet. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Educação) - Universidade Federal Fluminense.

2.
PINTO, M. M. D.; REBUA, D. C. E.; SOUZA, R. F.. Participação em banca de Juliana Silvestre Louven Ferreira. Da denúncia às redes ociais: a (in)visibilidade da violência contra a mulher no cotidiano. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Educação) - Universidade Federal Fluminense.

3.
PINTO, M. M. D.; OSTETTO, L. E.. Participação em banca de Simone Bibian. Narrativas no Museu: o que falam crianças e professoras sobre a arte brasileira do século XIX. 2017.

4.
PINTO, M. M. D.. Participação em banca de Mariana de Macedo Seixas. Educação, memória e barbárie: um diálogo com Walter Benjamin. 2015.

5.
PINTO, M. M. D.. Participação em banca de Tamires Dias dos Santos. Indústria cultural e formação: um estudo sobre o Espaço cultural da Grota a partir de Theodor Adorno. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Educação) - Universidade Federal Fluminense.

6.
PINTO, M. M. D.. Participação em banca de Carlaile José Rodrigues Souza. Dialética da felicidade e decadência dos espaços.. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Pós-graduação em Estudos Contemporâneos das Artes) - Universidade Federal Fluminense.

7.
PINTO, M. M. D.. Participação em banca de Marcos Bonisson. Hélio Oiticica em Nova Iorque. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Pós-graduação em Estudos Contemporâneos das Artes) - Universidade Federal Fluminense.

8.
PINTO, M. M. D.. Participação em banca de Flávio Santos da Conceição. A Estética do oprimido de Augusto Boal. 2011. Exame de qualificação (Mestrando em Pós-graduação em Ciência da Arte) - Universidade Federal Fluminense.

9.
PINTO, M. M. D.. Participação em banca de Maíra Norton Silva. Técnica e Criatividade no ensino do audiovisual. 2010. Exame de qualificação (Mestrando em Pós-graduação em Ciência da Arte) - Universidade Federal Fluminense.

10.
PINTO, M. M. D.. Participação em banca de Bia Martini Bedran. Ancestralidade econtemporaneidade das narrativas orais: a arte de cantar e contar histórias. 2009. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-graduação em Ciência da Arte) - Universidade Federal Fluminense.

11.
PINTO, M. M. D.. Participação em banca de Alda de Moura Macedo Figueiredo. Manto da Apresentação: Arthur Bispo do Rosário em diálogo com Deus. 2009. Exame de qualificação (Mestrando em Pós-graduação em Ciência da Arte) - Universidade Federal Fluminense.

12.
PINTO, M. M. D.. Participação em banca de Sharon Varjão Will. Intercessões entre Nietzsche e a educação. 2008. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Educação) - Universidade Federal Fluminense.

13.
PINTO, M. M. D.. Participação em banca de Renata Ribas Nassur De Luca. A poética naif de um artista plástico: Manoel Correia do Nascimento. 2008. Exame de qualificação (Mestrando em Pós-graduação em Ciência da Arte) - Universidade Federal Fluminense.

14.
PINTO, M. M. D.. Participação em banca de Claudia Lewinsohn. Estranhas criaturas e suas infinitas projeções em dobras e devires. 2008. Exame de qualificação (Mestrando em Pós-graduação em Ciência da Arte) - Universidade Federal Fluminense.

15.
PINTO, M. M. D.. Participação em banca de Dilson Miklos. Walter Benjamin e Hélio Oiticica: a construção de um mosaico possígel. 2008. Exame de qualificação (Mestrando em Pós-graduação em Ciência da Arte) - Universidade Federal Fluminense.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
PINTO, M. M. D.; PESSOA, P.; VIEIRA, V.. Participação em banca de Maylton de Souza pereira da Silva.Pina 3D: a tarefa do tradutor segundo Wim Wenders. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Filosofia) - Universidade Federal Fluminense.

2.
PINTO, M. M. D.. Participação em banca de Henrique Castro de Almeida.Arte do viver e exercícios espirituais em Epicteto e Marco Aurélio. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Filosofia) - Universidade Federal Fluminense.

3.
PINTO, M. M. D.; DAVIES, N.. Participação em banca de Patricia Guterres do Nascimento.Cidadania e Educação. É possível o exercíio da cidadania através do sistema educacional?. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em pedagogia) - Universidade Federal Fluminense.

4.
PINTO, M. M. D.. Participação em banca de Silvia Karina Nicassio Cáceres.Romantismo a contrapelo: resistência e luta abolicionista na obra de Luis Gama - 1830-1888. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal Fluminense.

5.
PINTO, M. M. D.. Participação em banca de Eliza Cristina Célis Corrêa.Questão ambiental: concepções de alunos acerca deste tema. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal Fluminense.

6.
PINTO, M. M. D.. Participação em banca de Carla Manoela Nunes Moreno.Ética e formação de professores: algumas reflexões preliminares. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal Fluminense.

7.
PINTO, M. M. D.. Participação em banca de Carmem Leilá de Azevedo Amitrano.Linhas de pensamento a respeito de uma filosofia para crianças. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal Fluminense.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
PINTO, M. M. D.; OLIVEIRA, D. R. J.; BANNELL, D. R. I.; LYRA NETTO, D. E. B. L.; SCOFANO, D. R. G.. Concurso público de Provas e títulos para Professor Adjunto A de Filosofia. 2018. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

2.
PINTO, M. M. D.; SEMERARO, G.; SANTI, A.; BORBA, S.. Magistério do ensino superior, classe adjunto I, na área de Filosofia da Educação. 2013. Universidade Federal Fluminense.

3.
PINTO, M. M. D.. Concurso para professor adjunto de Teoria da Arte do Departamento de Arte da UFF. 2010. Universidade Federal Fluminense.

4.
PINTO, M. M. D.. Professor adjunto de Filosofia da Educação. 2009. Universidade Federal Fluminense.

5.
PINTO, M. M. D.. Membro titular da banca examinadora do concurso de provas e títulos para prof. adjunto de Filosofia da Educação. 2007. Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

6.
PINTO, M. M. D.; SEMERARO, G.; GALLO, S.. Professor adjunto de Filosofia da Educação e Epistemologia. 2005. Universidade Federal Fluminense.

7.
PINTO, M. M. D.. Concurso público para professor de Educação Artística do Ensino Fundamental da rede municipal de Angra dos Reis. 1991. Secretaria Municipal de Educação de Angra dos Reis.

Outras participações
1.
PINTO, M. M. D.; RANGEL, M.; ANDRADE, E. P.; RODRIGUES, J.; PRESTES, Z.. Comissão do processo seletivo ao mestrado em Educação da UFF. 2014. Universidade Federal Fluminense.

2.
PINTO, M. M. D.; TOURINHO, C.; COSTA, A.. Banca de Monitoria da Faculdade de Filosofia da UFF- Agenda Acadêmica. 2014. Universidade Federal Fluminense.

3.
PINTO, M. M. D.. Banca de Progressão da Prof. Carolina Araújo. 2011. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

4.
PINTO, M. M. D.. Avaliação de progressão horizontal da professora Carolina Araújo. 2009. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

5.
PINTO, M. M. D.. Transferência para curso de Pedagogia da UFF. 2007. Universidade Federal Fluminense.

6.
PINTO, M. M. D.. Banca de avaliação de trabalhos na semana de Monitoria da UFF. 2006. Universidade Federal Fluminense.

7.
PINTO, M. M. D.. Seleção para professor substituto de Filosofia da Educação e Epistemologia das Ciências da Educação. 2006. Universidade Federal Fluminense.

8.
PINTO, M. M. D.. Seleçao de monitores para Filosofia da Educação V e VI. 2006. Universidade Federal Fluminense.

9.
PINTO, M. M. D.. Banca de monitoria de trabalhos apresentados na Agenda Acadêmica da UFF. 2005. Universidade Federal Fluminense.

10.
PINTO, M. M. D.. Seleção de professor substituto de Filosofia da Educação e Epistemologia. 2004. Universidade Federal Fluminense.

11.
PINTO, M. M. D.. Banca de seleção de monitor de Filosofia da Educação. 2004. Universidade Federal Fluminense.

12.
PINTO, M. M. D.. VIII Semana de Monitoria da Universidade Federal Fluminense. 2004. Universidade Federal Fluminense.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Curso-Laboratório Mário Pedrosa atual.Mário Pedrosa: diálogo com as vanguardas e educação estética. 2018. (Outra).

2.
13º Congresso Internacional de Estética Brasil 2017 Os Fins da Arte. O saber das Imagens. 2017. (Congresso).

3.
Aula Magna.Ser e formar professor no contexto Brasileiro atual. 2017. (Outra).

4.
Café Filosófico.A experiência surrealista: uma abordagem a partir de Walter Benjamin. 2016. (Encontro).

5.
Colóquio Mídia e Democracia.Democracia e mídias alternativas. 2016. (Encontro).

6.
Encontro com artistas, teatro e ativismo..O Teatro do Oprimido e uma Estética para a autonomia.. 2016. (Simpósio).

7.
III Seminário Discente PPGE/UFF.Educação, arte e cultura. 2016. (Seminário).

8.
O Trágico, o sublime e a melancolia. O sublime e as incertezas do mundo da arte. 2015. (Congresso).

9.
Modernidade, Colonialidade e Ditaduras na América latina. 2014. (Seminário).

10.
Pelas vias da dúvida.Mesa 7 - Procedimento. 2012. (Encontro).

11.
Caleidoscópio III - Facetas da arte na educação.O Popular e o erudito na arte educação. 2011. (Seminário).

12.
Estética, produção e crítica de arte: interlocuções.Arte como crítica e crítica como arte. 2011. (Seminário).

13.
Intelectuais, Cidade e Modernidade.Cidade e Modernidade em Walter Benjamin. 2011. (Seminário).

14.
VI Congreso Internacional de Teoria e Historia de las Artes. O problema da autonomia da arte na crítica de Mário Pedrosa. 2011. (Congresso).

15.
Horizontes da Arte: as práticas artísticas sob o impacto das novas tecnologias.A tragi-cidade da imagem na arte moderna. 2010. (Seminário).

16.
Congresso Internacional Deslocamentos na Arte. A crítica de arte como gênero e conceito. 2009. (Congresso).

17.
Seminário Walter Benjamim: arte e experiência.Mesa redonda. 2009. (Seminário).

18.
II CIPA Congreso Internacional de Pesquisa (Auto)biográfica. II CIPA;Congresso Internacional sobre Pesquisa (Auto)biográfica. 2006. (Congresso).

19.
Segundas Jornadas Internacionales de Filosofia. Segundas Jornadas Internacionales de Filosofia Infâncias en la filosofia: experimentar el pensar; pensar la experiência. 2006. (Congresso).

20.
VII Congresso Galaico Português de Psico Pedagogia. Escrita, memória e educação: dos hieróglifos aos textos eletrônicos. 2005. (Congresso).

21.
Congresso Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas. Congresso Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas. 1996. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
PINTO, M. M. D.; LOPES, L. F. ; SIMAO, L. V. ; VERGARA, L. G. ; RIBEIRO, M. M. ; BASBAUM, R. ; GOGAN, J. ; LOSSO, E. G. B. ; AMUD, T. ; SANTI, A. ; PUCU, I. . Experiência estética, arte e formação. 2018. (Outro).

2.
LOSURDO, D. ; PINTO, M. M. D. ; SEMERARO, G. . Verdade e sentido da vida em Kant, Hegel e Nietzsche. 2015. (Outro).

3.
PINTO, M. M. D.. Educação e Experiência. 2015. (Outro).

4.
PINTO, M. M. D.; SEMERARO, G. . Seminário Filosofia, estética e sociedade. 2014. (Outro).

5.
PINTO, M. M. D.. Corpo e iluminação profana. 2014. (Outro).

6.
PINTO, M. M. D.. Encontros com a Filosofia - Pensamento e Imagem. 2014. (Outro).

7.
PINTO, M. M. D.; SEMERARO, G. ; TOURINHO, C. ; AZAR, C. M. ; ROSAS, R. . Encontros com a Filosofia. 2012. (Outro).

8.
PINTO, M. M. D.. Encontros com a Filosofia: A filosofia como crítica da cultura. 2011. (Outro).

9.
VINHOSA, L. ; PINTO, M. M. D. ; HUSSAK, Pedro ; Rivera, Tania . Estétiica, produção e crítica de arte: interlocuções. 2011. (Outro).

10.
PINTO, M. M. D.; TOURINHO, C. . Encontros com a Filosofia : o positivismo na filosofia e na educação. 2009. (Outro).

11.
PINTO, M. M. D.; OLIVEIRA, Luis Sérgio de . Seminário Walter Benjamim: arte e experiência. 2009. (Outro).

12.
PINTO, M. M. D.. Encontros com a Filosofia: Arte e filosofia na Grécia Antiga. 2008. (Outro).

13.
PINTO, M. M. D.. Encontros com a filosofia: A Escola de Frankfurt. 2007. (Outro).

14.
PINTO, M. M. D.. Encontros com a filosofia: A problemática da existência no século XX. 2007. (Outro).

15.
PINTO, M. M. D.. Encontros com a filosofia: pensando a arte e a política. 2006. (Outro).

16.
PINTO, M. M. D.. O Cinema no Brasil e o Brasil no Cinema. 2005. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Jhonatta Willians Martins Silva. O projeto educacional de Comenius. Início: 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade Federal Fluminense. (Orientador).

2.
Raquel Lopes. A crise da civilização moderna e a educação na perspectiva de Rousseau. Início: 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade Federal Fluminense, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

3.
Valéria Trindade Jardim. Cultura visual e leitura de imagens: eum estudo sobre arte e educação. Início: 2016. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Educação) - Universidade Federal Fluminense, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

Tese de doutorado
1.
Dilson Miklos Pereira. Práxis e Phrónesis: leituras sensíveis de um cotidiano e o encontro com o outro. Início: 2016. Tese (Doutorado em Doutorado) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. (Coorientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Tamires Dias dos Santos. Indústria cultural e formação: um estudo sobre o Espaço Cultural da Grota a partir de Adorno. 2016. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Educação) - Universidade Federal Fluminense, . Orientador: Maria Martha D'Angelo Pinto.

2.
Mariana de Macedo Seixas. Walter Benjamin e a crise da experiência: educação em tempos de barbárie.. 2016. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Educação) - Universidade Federal Fluminense, . Orientador: Maria Martha D'Angelo Pinto.

3.
Maíra Norton Silva. Relações entre técnica e criatividade no ensino do cinema e do audiovisual. 2011. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Ciência da Arte) - Universidade Federal Fluminense, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Maria Martha D'Angelo Pinto.

4.
Flávio Santos da Conceição. Estética do Oprimido de Augusto Boal: uma odisséia pelos sentidos. 2011. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Ciência da Arte) - Universidade Federal Fluminense, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Maria Martha D'Angelo Pinto.

5.
Beatriz Martini Bedran. Ancestralidade e contemporaneidade das narrativas orais: a arte de cantar e contar histórias. 2010. Dissertação (Mestrado em Ciências da Arte) - Universidade Federal Fluminense, . Orientador: Maria Martha D'Angelo Pinto.

6.
Dilson Miklos. O pensamento crítico de Walter Benjamin e a alegoria poética de Hélio Oiticica. 2009. Dissertação (Mestrado em Ciências da Arte) - Universidade Federal Fluminense, . Orientador: Maria Martha D'Angelo Pinto.

Tese de doutorado
1.
Fernanda Santana Rabello de Castro. Construindo o campo da Educação Museal: um passeio pelas políticas públicas de Museus no Brasil e em Portugal. 2018. Tese (Doutorado em Doutorado em educação) - Universidade Federal Fluminense, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Maria Martha D'Angelo Pinto.

2.
Adriana Maria da Silva. Disciplina-ressignificação do corpo: Imagens da educação na arte. 2018. Tese (Doutorado em Doutorado em educação) - Universidade Federal Fluminense, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Maria Martha D'Angelo Pinto.

3.
Orlando Daniel Chemane. Paulo Freire, colonialismo, libertação e educação na África e Moçambique. 2017. Tese (Doutorado em Doutorado em educação) - Universidade Federal Fluminense, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Maria Martha D'Angelo Pinto.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Barbara de Oliveira White. A contribuição do ensino de Filosofia para a educação. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal Fluminense. Orientador: Maria Martha D'Angelo Pinto.

2.
Vanessa Rodrigues Galvão. O Filosofar na Literatura: um olhar reflexivo sobre as obras destinadas às crianças. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal Fluminense. Orientador: Maria Martha D'Angelo Pinto.

3.
Joyce Dias Ferreira Ribeiro. Reflexões sobre cinema e educação: ultrapassando uma simples relação instrumental. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal Fluminense. Orientador: Maria Martha D'Angelo Pinto.

4.
Joice Angelo do Prado. A filosofia no ensno médio. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal Fluminense. Orientador: Maria Martha D'Angelo Pinto.

5.
Amanda Aurora Curvelo da Silva. Uma experiência com o cinema. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal Fluminense. Orientador: Maria Martha D'Angelo Pinto.

6.
Letícia Pelegrinetti. Televisão e representações da favela carioca. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal Fluminense. Orientador: Maria Martha D'Angelo Pinto.

7.
Jander de Melo Marques Araújo. Critica e produção a partir de Walter Benjamin. 2006. 0 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Produção Cultural) - Universidade Federal Fluminense. Orientador: Maria Martha D'Angelo Pinto.

8.
Flávia Cristina Ribeiro. Brinquedos e brincadeiras: a importância do lúdico na educação. 2006. 0 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal Fluminense. Orientador: Maria Martha D'Angelo Pinto.

9.
Adriana Matera Milward Cotrim. Arte na formação educacional. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal Fluminense. Orientador: Maria Martha D'Angelo Pinto.

10.
Mariana Esteves Statzner. A produção musical de Chico Buarque durante o regime militar. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal Fluminense. Orientador: Maria Martha D'Angelo Pinto.

11.
Michela Rangel Costa. O encanto e a integração entre o teatro e a educação. 2003. 65 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal Fluminense. Orientador: Maria Martha D'Angelo Pinto.



Inovação



Projetos de pesquisa

Projeto de extensão


Educação e Popularização de C & T



Livros e capítulos
1.
D'Angelo, Martha (Org.) ; VINHOSA, L. (Org.) ; HUSSAK, Pedro (Org.) ; Tania Rivera (Org.) ; COMETTI, J. (Org.) ; MORIZOT, J. (Org.) ; FAVARETTO, C. (Org.) ; FERVENZA, H. (Org.) ; OLIVEIRA, B. B. C. (Org.) ; HADDOCK-LOBO, R. (Org.) ; BUENO, G. (Org.) ; LOSSO, E. G. B. (Org.) ; COPELIOVITCH, A. (Org.) ; PINTO, M. M. D. (Org.) . Interlocuções: estética, produção e crítica de arte. 1ª. ed. Rio de Janeiro: Apicuri, 2012. v. 1000. 212p .

1.
PINTO, M. M. D.. O sublime e as incertezas do mundo da arte. In: Verlaine Freitas, Rachel Costa, Debora Pazetto. (Org.). O trágico, o sublime e a melancolia. 100ed.Belo Horizonte: Relicário Edições, 2016, v. 1, p. 7-300.

2.
PINTO, M. M. D.. Infância e memória na obra de Rousseau. In: Maria Cecília Almeida e Silva; Paula Padilha. (Org.). Ao Largo. 1ªed.Rio de Janeiro: Pró-Saber, 2016, v. 2, p. 38-52.

3.
PINTO, M. M. D.; SEMERARO, G. ; CHABALGOITY, D. ; MALAGODI, E. ; REBUA, E. ; GOMES, R. . A crítica antropofágica de Oswald de Andrade: em defesa da vida e da alegria de viver. In: Eduardo Rebuá, Giovanni Semeraro, Martha D'Angelo, Rodrigo Gomes. (Org.). Pensamento Social Brasileiro: matrizes nacionais-populares. 1ed.São Paulo: Ideias e letras, 2017, v. 1, p. 7-231.


Apresentações de Trabalho
1.
PINTO, M. M. D.. Escola de Frankfurt. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
PINTO, M. M. D.. A experiência Surrealista. Uma abordagem a partir dos Manifestos de Breton e do ensaio de Walter Benjamin. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
PINTO, M. M. D.. Walter Benjamin e a desconstrução da tradição Filosófica. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
PINTO, M. M. D.. A virada pós-moderna na arte brasileira e a obra de Claudio Paiva. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
PINTO, M. M. D.; SEMERARO, G. ; HUSSAK, Pedro ; ARAÚJO, Carolina . Filosofia, ensino epesquisa. 2012. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

2.
PINTO, M. M. D.. Mário Pedrosa: pensamento crítico. 2017. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
PINTO, M. M. D.; SEMERARO, G. ; TOURINHO, C. ; AZAR, C. M. ; ROSAS, R. . Encontros com a Filosofia. 2012. (Outro).



Outras informações relevantes


De 2009 a 2013 fui professora do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Arte da Universidade Federal Fluminense. Desde 2013 atuo no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 18/01/2019 às 22:59:52