Janice Pereira Lopes

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1099722508962833
  • Última atualização do currículo em 26/01/2017


Possui graduação em Matemática Licenciatura Plena; Mestrado e Doutorado em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina. Atualmente é professora Adjunta do Instituto de Matemática e Estatística da Universidade Federal de Goiás (IME/UFG); Coordenadora Institucional do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID/UFG. Coordena o Laboratório de Educação Matemática - LEMAT, do IME/UFG e é vice coordenadora do Curso de Especialização em Educação Matemática do IME/UFG. Tem experiências de ensino e pesquisa na área de Educação Matemática, com ênfase principalmente nos seguintes temas: formação de professores, ensino e aprendizagem de matemática, novas tecnologias na formação e na atuação docente; educação inclusiva. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Janice Pereira Lopes
Nome em citações bibliográficas
LOPES, J. P.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal de Goiás, Instituto de Matemática e Estatística - IME.
Campus Samambaia, Caixa Postal 131
Itatiaia
74001970 - Goiânia, GO - Brasil
Telefone: (062) 35211745
URL da Homepage: www.mat.ufg.br


Formação acadêmica/titulação


2006 - 2010
Doutorado em Educação Cientifica e Tecnológica.
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Título: A tecnologia como campo de saber e de intervenção: um olhar sobre a formação de professores de matemática na modalidade a distância, Ano de obtenção: 2010.
Orientador: Walter Antonio Bazzo.
Palavras-chave: Educação a distância; Formação de professores; formação para as tecnologias; tecnologia.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação / Especialidade: Educação a Distância.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem / Especialidade: Tecnologia Educacional.
Setores de atividade: Educação.
2002 - 2004
Mestrado em Educação Científica e Tecnológica.
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Título: Fragmentações e aproximações entre física e matemática no contexto escolar: problematizando o conceito de função afim,Ano de Obtenção: 2004.
Orientador: Prof Dr. José André Peres Angotti.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Matemática e Física; ensino e aprendizagem; abordagem conceitual; funções; função afim; Interações.
1995 - 1999
Graduação em Matemática Licenciatura Plena.
CENTRO UNIVERSITÁRIO FRANCISCANO, CEUNIFRAN, Brasil.
Título: Teorema fundamental da álgebra.
Orientador: Eloísa Monteiro.




Formação Complementar


2010 - 2010
Docência no Ensino Superior/Estágio Probatório. (Carga horária: 56h).
Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Adjunto II, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

03/2014 - Atual
Outras atividades técnico-científicas , Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD), Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD).

Atividade realizada
Coordenadora de Gestão de Processos Educacionais PIBID/UFG.
03/2013 - Atual
Direção e administração, Instituto de Matemática e Estatística - IME, .

Cargo ou função
Sub Coordenadora do Curso de Especialização em Educação Matemática.
08/2011 - Atual
Ensino, Matemática Licenciatura, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Projetos Educacionais
08/2011 - Atual
Ensino, Educacao Matematica, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Metodologia da Pesquisa em Educação Matemática
11/2010 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Matemática e Estatística - IME, .

10/2010 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Matemática e Estatística - IME, .

Cargo ou função
Membro suplente de Comissão de avaliação/validação de equivalência dos diplomas e certificados de cursos realizados no exterior com o do curso de Matemática IME/UFG.
01/2011 - 02/2014
Outras atividades técnico-científicas , Instituto de Matemática e Física, Instituto de Matemática e Física.

Atividade realizada
Coordenação do Sub-projeto Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID (Licenciatura Matemática IME/UFG).
03/2011 - 03/2013
Direção e administração, Instituto de Matemática e Estatística - IME, .

Cargo ou função
Coordenadora do Curso de Especialização em Educação Matemática.
11/2010 - 10/2012
Outras atividades técnico-científicas , Instituto de Matemática e Física, Instituto de Matemática e Física.

Atividade realizada
Coordenadora Adjunta do Programa de Consolidação das Licenciaturas PRODOCÊNCIA-UFG.
02/2011 - 07/2011
Ensino, Matemática Licenciatura, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Iniciação à Pesquisa em Educação Matemática
02/2011 - 05/2011
Ensino, Educacao Matematica, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Tecnologias Educacionais
06/2009 - 03/2011
Direção e administração, Instituto de Matemática e Física, Departamento de Matemática.

Cargo ou função
Sub Coordenadora do Curso de Especialização em Educação Matemática.
08/2010 - 12/2010
Ensino, Matemática Licenciatura, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Didática da Matemática I
02/2009 - 07/2009
Ensino, Matemática Licenciatura, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio Supervisionado II
Prática de Ensino Orientada
08/2008 - 12/2008
Ensino, Matemática Licenciatura, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Didática da Matemática I
Estágio Supervisionado I
08/2008 - 12/2008
Ensino, Engenharia Elétrica, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Cálculo para Engenharia Elétrica I
08/2008 - 12/2008
Ensino, Agronomia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Cálculo I

Universidade do Estado de Santa Catarina, UDESC, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2007
Vínculo: Professor Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20
Outras informações
Disciplinas Ministradas: 1. Conteúdos e Metodologias do Ensino de Matemática I 2. Conteúdos e Metodologias do Ensino de Matemática II

Atividades

08/2005 - 12/2007
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Conteúdos e Metodologias do Ensino de Matemática I e II

Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2006
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de trabalho, Carga horária: 20
Outras informações
Designer Intrucional (Curso de Licenciatura Plena em Matemática, na modalidade a Distância)

Atividades

05/2006 - 12/2006
Serviços técnicos especializados , LANTEC-CED, .

Serviço realizado
Designer Intrucional de Material Didático do Curso de Matemática - Licenciatura Plena a Distância.

Centro Federal de Educação Tecnológica de Santa Catarina, CEFET-SC, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2006
Vínculo: Professor Substituto, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20
Outras informações
Disciplinas ministradas 1. Matemática

Atividades

10/2004 - 03/2006
Ensino,

Disciplinas ministradas
Matemática

Faculdade de Educação de Joinville, FEJ, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: Professora Contratada, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 15
Outras informações
Disciplina ministrada: Etnomatemática

Atividades

03/2007 - 03/2007
Ensino, Metodologias Inovadoras no Ensino de Matemática, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Etnomatemática

Assessoria Universitária Pedagógica de Extensão, AUPEX, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2005
Vínculo: Professor Contratado, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 10
Outras informações
Disciplinas Ministradas: Etnomatemática

Atividades

07/2005 - 08/2005
Ensino, Metodologias Inovadoras no Ensino da Matemática, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Etnomatemática

Escola Estadual São Sepé, ESS, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2002
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20

Atividades

06/2001 - 05/2002
Ensino,

Disciplinas ministradas
Física

Escola Estadual Tiaraju, EET, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2002
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20

Atividades

2001 - 2002
Ensino,

Disciplinas ministradas
Matemática


Linhas de pesquisa


1.
Novas Tecnologias na formação e atuação do professor de Matemática


Projetos de pesquisa


2011 - 2013
Projetos de pesquisa Programa Insitucional de Bolsas de Iniciação à Docência em Matemática (PIBID) - UFG campus Goiânia
Descrição: O subprojeto de Matemática está inserindo num projeto institucional maior que congrega também as áreas: Física, Biologia e Química. Tem como objetivos principais: promover a melhoria da qualidade da Educação Básica; promover articulação integrada da Educação Superior com a Educação Básica do sistema público; Envolver os licenciandos em situações de estudos, pesquisas e reflexão acerca da prática docente e dos distintos aspectos inerentes à profissão do professor de Matemática; Fomentar uma formação integral do licenciando, a partir de sua vivência efetiva junto à realidade das escolas parceiras e do cotidiano da sala de aula de Matemática; entre outros..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) .
Integrantes: Janice Pereira Lopes - Coordenador.Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.
2010 - 2012
Projetos de Pesquisa Programa de Consolidação das Licenciaturas (Prodocência) - IME/UFG
Descrição: O projeto tem como objetivos principais: consolidar os laboratórios/núcleos de ensino e aprendizagem como espaços de formação, difusão, popularização, estudo e pesquisa no que se refere aos processos de ensino e aprendizagem, no âmbito das licenciaturas; ampliar a integração das licenciaturas da UFG com as redes de educação básica, por meio de ações desenvolvidas com escolas parceiras e seus quadros docentes e discentes; entre outros..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação Matemática.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Tecnologia Educacional.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Formação de Professores.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação/Especialidade: Educação a Distância.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
LOPES, J. P.2010 LOPES, J. P.. Educação a distância e constituição da docência: formação para ou com as tecnologias?. Inter-ação (UFG. Online), v. 35, p. 275-292, 2010.

2.
LOPES, J. P.2010 LOPES, J. P.; REAL, M. P. C. . Cultura científica e tecnológica, espetáculo e habitus na formação de professores a distância(?).. Revista Técnico-Científica (IFSC), v. 1, p. 74-83, 2010.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
LOPES, J. P.; VICHESSI, B. ; OUTROS, . O jeito certo de ensinar função afim. Nova Escola, São Paulo, p. 60 - 63, 01 maio 2011.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
LOPES, J. P.. A tecnologia na ótica dos professores: análise da integração entre conhecimentos pedagógicos, tecnológicos e do conteúdo.. In: XIII Conferência Interamericana de Educação Matemática, 2011, Recife. Anais da XII Conferência Interamericana de Educação Matemática. Recife, 2011.

2.
LOPES, J. P.. Sociedade da informação e/ou do conhecimento: desafios para a formação de educadores(as). In: XII Congresso da Associação Internacional para Pesquisa Intercultural, 2009, Florianópolis. Anais do XII Congresso da Associação Internacional para Pesquisa Intercultural, 2009.

3.
LOPES, J. P.. Sociedade da informação e/ou do conhecimento: questões emergentes para a formação de educadores. In: Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, 2008, Porto Alegre. Anais do XIV Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino. Porto Alegre: ediPUCRS, 2008.

4.
CORTE REAL, M. P. ; LOPES, J. P. . Cultura científica e tecnológica, espetáculo e habitus na formação de professores a distância(?). In: International Conference on Interactive Computer aided Learning - ICBL, 2007, Florianópolis. Anais do ICBL 2007, 2007.

5.
LOPES, J. P.; VILELA, E. O. . O material didático como instrumento de mediação na EaD: conflitos e desafios para a formação de professores.. In: International Conference on Interactive Computer aided Learning - ICBL, 2007, Florianópolis. Anais do ICBL 2007, 2007.

6.
LOPES, J. P.; ANGOTTI, José André Peres . A construção do conceito de função afim através de situações-problemas: investigando possibilidades.. In: III Congresso Internacional de Ensino de Matemática, 2005, Canoas. Anais do III CIEM, 2005.

7.
LOPES, J. P.; ANGOTTI, José André Peres . Construindo Matemática: problematizando o conceito de função. In: V ANPEd/Sul (V SEMINÁRIO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO DA REGIÃO SUL), 2004, Curitiba - PR. Anais do V ANPEd/Sul (V Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul, 2004.

8.
LOPES, J. P.; ANGOTTI, José André Peres . Conceitos Unificadores: do Ensino de Ciências ao de Matemática, Rumando às Totalidades no Ensino. In: VII EBRAPEM (VII Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática), 2003, Rio Claro. Anais do VII EBRAPEM (VII Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática)., 2003.

9.
LOPES, J. P.; ANGOTTI, José André Peres ; MORETTI, Méricles Thadeu . Função afim e Conceitos Unificadores: o ensino de Matemática e Física numa Perspectiva Conceitual e Unificadora. In: IV ENPEC (Encontro Nacional de Pesquisa em Ensino de Ciências), 2003, Bauru. Anais do IV ENPEC (Encontro Nacional de Pesquisa em Ensino de Ciências), 2003.

10.
LOPES, J. P.; MORETTI, Méricles Thadeu ; ANGOTTI, José André Peres . Abordagem temática e conceitos unificadores: fragmentações e aproximações entre Matemática e Física no programa educativo de CN&T.. In: VI Encontro brasileiro de estudantes de pós-graduação em educação matemática, 2002. Anais do VI Encontro brasileiro de estudantes de pós-graduação em educação matemática, 2002.

11.
LOPES, J. P.. Teorema fundamental da álgebra. In: III Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão, 1999, Santa Maria. III Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão, 1999.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
LOPES, J. P.; MORETTI, Méricles Thadeu ; ANGOTTI, José André Peres . Interações conceituais entre Matemática e Física: o conceito de função afim e os conceitos unificadores como possibilidades. In: IV Encontro sobre Investigação na Escola., 2003, Lajeado. Anais do IV Encontro sobre Investigação na Escola., 2003.

Apresentações de Trabalho
1.
LOPES, J. P.. Diferentes Olhares para a Educação Matemática em Goiás. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

2.
LOPES, J. P.. A tecnologia na ótica dos professores: análise da integração entre conhecimentos pedagógicos, tecnológicos e do conteúdo.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
LOPES, J. P.. Sociedade da informação e/ou do conhecimento: desafios para a formação de educadores(as). 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
LOPES, J. P.. Sociedade da informação e/ou do conhecimento: questões emergentes para a formação de educadores. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
LOPES, J. P.; CORTE REAL, M. P. . Cultura científica e tecnológica, espetáculo e habitus na formação de professores a distância (?).. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
LOPES, J. P.; VILELA, E. O. . O material didático como instrumento de mediação na EaD: conflitos e desafios para a formação de professores.. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
LOPES, J. P.; VILELA, E. O. . O material didático como instrumento de mediação na EaD: conflitos e desafios para a formação de professores. 2007. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

8.
LOPES, J. P.; ANGOTTI, José André Peres . A construção do conceito de função afim através de situações-problemas: investigando possibilidades.. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
LOPES, J. P.; ANGOTTI, José André Peres ; MORETTI, Méricles Thadeu . Construindo Matemática: problematizando o conceito de função afim.. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
LOPES, J. P.; ANGOTTI, José André Peres ; MORETTI, Méricles Thadeu . Interações conceituais entre matemática e física: o conceito de função como possibilidades. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
LOPES, J. P.; MORETTI, Méricles Thadeu ; ANGOTTI, José André Peres . Função afim e Conceitos Unificadores: o ensino de Matemática e Física numa Perspectiva Conceitual e Unificadora.. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
LOPES, J. P.; ANGOTTI, José André Peres ; MORETTI, Méricles Thadeu . Abordagem temática e conceitos unificadores: fragmentações e aproximações entre Matemática e Física no programa educativo de CN&T.. 2002. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
LOPES, J. P.. Teorema fundamental da álgebra. 1999. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
LOPES, J. P.. Parecerista ad hoc dos projetos submetidos aos Programas Institucionais do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás - IFG. 2011.



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
SOUZA, R. B.; LOPES, M. V.; LOPES, J. P.. Participação em banca de Ana Carolina Barbosa Oliveira; Raphael Cândido Alves.A valorização da autonomia do educando com base no contexto do Colégio de Aplicação. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática Licenciatura) - Universidade Federal de Goiás.

2.
SOUZA, R. B.; LOPES, M. V.; LOPES, J. P.. Participação em banca de Gabriel Alessandro de Oliveira; Waldo M.dos Santos Júnior.Proposta de ensino diferenciada: motivando a aprendizagem. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática Licenciatura) - Universidade Federal de Goiás.

3.
LOPES, J. P.; NEVES, R. S. P.; SANTOS, F. P.. Participação em banca de Mário Rubson Araújo; Wanessa Moreira dos Santos.Incentivo e motivação ao estudo da matemática por meio de mediação particularizada. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática Licenciatura) - Universidade Federal de Goiás.

4.
GOMES, A. J.; LOPES, M. V.; LOPES, J. P.. Participação em banca de Rouseleyne Mendonça de Souza.Uma reflexão sobre a avaliação no processo de ensino e aprendizagem abordando números complexos. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática Licenciatura) - Universidade Federal de Goiás.

5.
SILVA, G. J. P.; AZEVEDO, P. H.; LOPES, J. P.. Participação em banca de Rodolpho Mamede de Oliveira; Samuel de Paula Carneiro.O cálculo algébrico sob uma perspectiva interacionista. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática Licenciatura) - Universidade Federal de Goiás.

6.
CORTE REAL, M. P.; LOPES, J. P.; PEREIRA, R.. Participação em banca de Fablício Santos de Freitas.O gingado geométrico da capoeira: o formal e o não formal no ensino de matemática. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática Licenciatura Plena) - Universidade Federal de Santa Catarina.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
RIBEIRO, J. P. M.; LOPES, J. P.; RABELO, R. S.. Concurso público simplificado para professor substituto da área de Educação Matemática.. 2011. Universidade Federal de Goiás.

2.
LEMES, M. V.; LOPES, J. P.; ADORNO, T. P. B.. Concurso público simplificado para professor substituto da área de Matemática.. 2011. Universidade Federal de Goiás.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Encontro Goiano de Educação Matemática.Diferentes Olhares para a Educação Matemática em Goiás. 2011. (Encontro).

2.
XIII Conferência Interamericana de Educação Matemática.A tecnologia na ótica dos professores: análise da integração entre conhecimentos pedagógicos, tecnológicos e do conteúdo.. 2011. (Outra).

3.
Seminário Nacional ABED de Educação Matemática. 2009. (Seminário).

4.
XII Congresso da Associação Internacional para Pesquisa Intercultural. Sociedade da informação e/ou do conhecimento: desafios para a formação de educadores(as). 2009. (Congresso).

5.
Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino.Sociedade da informação e/ou do conhecimento: questões emergentes para a formação de educadores. 2008. (Encontro).

6.
Seminário Internacional Brasil-Canadá de Educação a Distância. 2008. (Seminário).

7.
Colóquio sobre Metodologias e Práticas de Pesquisa em Ciências da Educação. 2007. (Outra).

8.
International Conference on Interactive Computer aided Learning - ICBL.O material didático como instrumento de mediação na EaD: conflitos e desafios para a formação de professores.. 2007. (Outra).

9.
I Seminário de Avaliação do uso do MOODLE como Sistema de Gerenciamento de Cursos e Disciplinas. 2007. (Seminário).

10.
Seminários Discentes do PPGECT.O material didático como instrumento de mediação na EaD: conflitos e desafios para a formação de professores.. 2007. (Seminário).

11.
Curso de Extenção Noções Básicas sobre o uso do ambiente virtual de aprendizagem MOODLE como apoio metodológico duo-modal ao processo de ensino-aprendizagem. 2006. (Outra).

12.
Curso de Aperfeiçoamento para Professores de Matemática do Ensino Médio no Estado de Santa Catarina. 2005. (Outra).

13.
Curso de Aperfeiçoamento para Professores de Matemática do Ensino Médio no Estado de Santa Catarina. 2005. (Outra).

14.
III Congresso Internacional de Ensino de Matemática. A Construção do Conceito de Função Afim através de situações-problema: investigando possibilidades.. 2005. (Congresso).

15.
V ANPEd/Sul (V SEMINÁRIO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO DA REGIÃO SUL).Construindo Matemática: problematizando o conceito de função.. 2004. (Seminário).

16.
IV Encontro sobre investigação na escola.Interações conceituais entre Matemática e Física: o conceito de função afim e os conceitos unificadores como possibilidades.. 2003. (Encontro).

17.
IV ENPEC (Encontro Nacional de Pesquisa em Ensino de Ciências).Função afim e Conceitos Unificadores: o ensino de Matemática e Física numa Perspectiva Conceitual e Unificadora.. 2003. (Encontro).

18.
VII EBRAPEM (VII Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática).Conceitos Unificadores: do Ensino de Ciências ao de Matemática, Rumando às Totalidades no Ensino.. 2003. (Encontro).

19.
VII EBRAPEM (VII Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática).Abordagem temática e conceitos unificadores: fragmentações e aproximações entre Matemática e Física no programa educativo de CN&T.. 2002. (Encontro).

20.
VI Escola de verão de investigação-ação emancipatória. 2000. (Outra).

21.
Curso de aperfeiçoamento e atualização de professores de física no ensino médio: uma visão associada da mecânica clássica, física e matemática integradas. 1999. (Outra).

22.
III Simpósio de ensino, pesquisa e extensão. 1999. (Simpósio).

23.
I Semana acadêmica regional da área de ciências exatas. 1999. (Outra).

24.
V Encontro Regional de matemática aplicada e computacional. 1998. (Encontro).

25.
III Semana do CCNE - Semana da Matemática. 1997. (Congresso).

26.
V Semana de matemática, âmbito nacional. 1997. (Outra).

27.
V Jornada nacional de educação: educação, ética e cidadania. 1996. (Outra).

28.
Fórum de debates: a fraternidade dos excluídos. 1995. (Outra).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Monografias de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Ellen Pereira Lopes de Souza. Blog: Uma proposta para valorização do aluno e reconstrução do conhecimento matemático. Início: 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educacao Matematica) - Universidade Federal de Goiás. (Orientador).

2.
Jackelyne de Souza Medrado. As teleaulas de matemática do Novo Telecurso e o ensino-aprendizagem de matemática na EJA. Início: 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educacao Matematica) - Universidade Federal de Goiás. (Orientador).

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Thiago Guimarães Faria. O ensino de função a partir de situações-problema: uma possibilidade. Início: 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática Licenciatura) - Universidade Federal de Goiás. (Orientador).

2.
Fernando Silva Olimpio; Suzielly Mendes Teixeira. Dificuldades na compreensão da Álgebra e as contribuições do material concreto. Início: 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática Licenciatura) - Universidade Federal de Goiás. (Orientador).

3.
Elyanara Moreira Matheus; Samuel Rincon Amaral. O erro como estratégia didática no ensino de geometria. Início: 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática Licenciatura) - Universidade Federal de Goiás. (Orientador).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 19/12/2018 às 24:18:44