Andréa Carla Scansani

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/7446776773304467
  • Última atualização do currículo em 08/02/2019


Professora do curso de Cinema da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e coordenadora do grupo de pesquisa Fotocrias. Doutora em Meios e Processos Audiovisuais pela ECA/USP com período sanduíche no Institute du recherche sur le cinema et l?audiovisuel (IRCAV - Sorbonne Nouvelle - Paris 3); mestre em Multimeios/Cinema pelo Instituto de Artes da UNICAMP; especializada em Fotografia Cinematográfica pela Academia de Cinema e Drama de Budapeste/Hungria; graduada em Cinema com especialização em Fotografia Cinematográfica pela ECA/USP e formada em Fotografia pelo Núcleo Permanente de Formação em Linguagem Fotográfica da União dos Fotógrafos do Estado de São Paulo. Área de pesquisa e atuação: direção de fotografia, materialidade da imagem, corpo e câmera e processos fotográficos artesanais. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Andréa Carla Scansani
Nome em citações bibliográficas
SCANSANI, A. C.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal de Santa Catarina, Departamento de Artes e Libras - DALi.
UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina
Trindade
88040900 - Florianópolis, SC - Brasil
Telefone: (48) 37212335


Formação acadêmica/titulação


2017 - 2018
Doutorado em MEIOS E PROCESSOS AUDIOVISUAIS.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
com período sanduíche em Université Sorbonne Nouvelle - Paris 3 (Orientador: Michel Marie).
Título: A Imagem Explícita - a materialidade do cinema sob o olhar da fotografia, Ano de obtenção: 2018.
Orientador: Patrícia Moran Fernandes.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
2008 - 2010
Mestrado em Multimeios (Cinema).
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Título: Dois ou Um - um ensaio cinematográfico sobre as conexões recíprocas do entorno da lagoa do Macacu em Garopaba, Santa Catarina,Ano de Obtenção: 2010.
Orientador: Etienne Ghislain Samain.
Palavras-chave: filme-ensaio; fotografia; Gregory Bateson; documentário.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Fotografia.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Epistemologia.
1997 - 1997
Especialização em IV Director of Photography Masterclass. (Carga Horária: 116h).
Színház-és Filmmüvészeti Föiskola, SFF, Hungria.
Título: Direção de fotografia - fotometria prática para iluminação a velas..
Orientador: László Kovács, ASC e HSC; Billy Williams, BSC.
1992 - 1998
Graduação em Cinema.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: Especialização em Direção de Fotografia.
Orientador: Aloysio Raulino.




Formação Complementar


2018 - 2018
Extensão universitária em Nos Ombros de Gigantes: Por Que Ler os Clássicos. (Carga horária: 60h).
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2018 - 2018
Extensão universitária em Cinema e tempo: o cinema de fluxo e as imagens do limiar. (Carga horária: 12h).
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2018 - 2018
Extensão universitária em Lightroom - Histogramas e Controle de Tons. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2016 - 2016
Fotografia de grande formato. (Carga horária: 20h).
Fundação Catarinense de Cultura, FCC, Brasil.
2014 - 2014
Fundamentos do Lightroom. (Carga horária: 9h).
Eduk, EDUK, Brasil.
2013 - 2013
Extensão universitária em Profor - Educação e Tecnologias. (Carga horária: 54h).
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2013 - 2013
Extensão universitária em Legislação da Carreira do Magistério Federal? Leis. (Carga horária: 54h).
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2012 - 2012
Extensão universitária em Profor - língua escrita e atualização ortográfica. (Carga horária: 10h).
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2012 - 2012
Extensão universitária em Profor - Integração Institucional. (Carga horária: 54h).
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2011 - 2011
Extensão universitária em Profor - capacitação para ambiente moodle. (Carga horária: 8h).
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2005 - 2005
Cinema Digital, por Carlos Ebert, ABC (30 h). (Carga horária: 30h).
Stein Produções, SP, Brasil.
2003 - 2003
Fotografia Avançada, Alziro Barbosa, ABC (48 h). (Carga horária: 40h).
Stein Produções, SP, Brasil.
1995 - 1995
Extensão universitária em Fotografia Cinematográfica (6 h) - Fuji Photo Film. (Carga horária: 6h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
1995 - 1995
Extensão universitária em Fotografia Cinematográfica, Donald Strine (40 h). (Carga horária: 40h).
Eastman Kodak Company, KODAK, Estados Unidos.
1991 - 1991
Extensão universitária em Óptica para Fotógrafos, Thales Trigo (12 h). (Carga horária: 12h).
Secretaria de Estado da Cultura, SEC, Brasil.
1991 - 1991
Fotografia de Rua - Carlos Moreira. (Carga horária: 6h).
Imagem Ação Escola de Fotografia, IA, Brasil.
1990 - 1991
Extensão universitária em Formação em Linguagem Fotográfica (138 h). (Carga horária: 138h).
União dos Fotógrafos do Estado de São Paulo, UF, Brasil.
1990 - 1990
Extensão universitária em Ecologia Marinha (72 h). (Carga horária: 72h).
Fundação Planeta Oceano, FPO, Brasil.
1990 - 1990
Extensão universitária em Ecologia Marinha (72 h). (Carga horária: 72h).
Fundação Planeta Oceano, FPO, Brasil.
1990 - 1990
A Arte de Fotografar a Arte, Nelson Kon (12 h). (Carga horária: 12h).
Secretaria de Estado da Cultura, SEC, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora Adjunta, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Responsável pelas cadeiras de Fotografia, Fotografia Cinematográfica, Iluminação, Laboratório Fotográfico e Corpo e Câmera.

Vínculo institucional

2011 - 2017
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora Assistente, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2006 - 2008
Vínculo: docente, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 20
Outras informações
Responsável pelas cadeiras de Fotografia I, Fotografia Cinematográfica e Iluminação, além de promover grupo de estudos em tópicos específicos da fotografia e da fotografia cinematográfica.

Atividades

10/2018 - Atual
Direção e administração, Departamento de Artes (ART), .

Cargo ou função
Chefe do Departamento de Artes.
10/2013 - 08/2014
Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Artes e Libras - DALi, .

Cargo ou função
Membro da Comissão de Infraestrutura e Meios do Departamento de Artes e Libras.
12/2011 - 08/2014
Direção e administração, Departamento de Artes e Libras - DALi, .

Cargo ou função
Coordenação do Laboratório de Estudos de Cinema (LEC).
03/2012 - 07/2014
Direção e administração, Departamento de Artes e Libras - DALi, .

Cargo ou função
Membro do Núcleo Docente Estruturante do Curso de Cinema.
09/2011 - 07/2014
Direção e administração, Departamento de Artes e Libras - DALi, .

Cargo ou função
Membro do Colegiado do Curso de Graduação em Cinema conforme Portaria No. 79/CCE/2011.
07/2011 - 07/2014
Direção e administração, Departamento de Artes e Libras - DALi, .

Cargo ou função
Membro do Colegiado do Departamento de Artes e Libras.

Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2018
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisadora, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

02/2014 - 03/2018
Pesquisa e desenvolvimento , Escola de Comunicações e Artes, .

Linhas de pesquisa
Poéticas e técnicas

Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2015
Vínculo: pesquisadora, Enquadramento Funcional: pesquisadora
Outras informações
GRIP - Grupo de Reflexão Imagem e Pensamento - CNPq (http://plsql1.cnpq.br/buscaoperacional/detalhegrupo.jsp?grupo=00796090CLT2EO)

Atividades

2007 - 07/2015
Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Artes, Departamento de Multimeios.


Inspiratorium Escola de Cinema, IEC, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Diretora de Fotografia, Carga horária: 6


Universidade do Sul de Santa Catarina, UNISUL, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor horista, Carga horária: 20
Outras informações
Responsável pelas disciplinas Cinematografia II e Projeto Audiovisual - Concepção e Estética


Fundação Armando Álvares Penteado, FAAP, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - 2003
Vínculo: docente, Enquadramento Funcional: professor colaborador, Carga horária: 20
Outras informações
Responsável pelas cadeiras de Fotografia e Iluminação I e II para o curso de Rádio e Televisão da Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP-SP)


Produtoras de Cinema, PC, Brasil.
Vínculo institucional

1993 - 2015
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Direção de Fotografia


Instituto Amanamanha, IA, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2009
Vínculo: fundadora, Enquadramento Funcional: presidente
Outras informações
O Instituto Amanamanha é uma organização sem fins lucrativos que promove a troca de saberes entre a comunidade local da cidade Garopaba, nucleando oficinas nas mais diversas áreas do conhecimento, encontros culturais e produções artísticas dentro da prática da pedagogia libertária.


Hagadê - agência Aaton do Brasil, HD, Brasil.
Vínculo institucional

1995 - 1996
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Responsável Departamento de Câmera
Outras informações
Manutenção e preparação para filmagem do equipamento cinematográfico Aaton (câmeras 16 e 35mm).


Video Filmes, VF, Brasil.
Vínculo institucional

1996 - 1997
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Finalizadora de imagem e som
Outras informações
Supervisora de finalização de filmes publicitários para a VIDEOFILMES/Rio de Janeiro. Acompanhamento do processamento da imagem filmada, sua edição, sua conformidade com as normas técnicas de projeção cinematográfica e transmissão televisiva, mantendo o controle de qualidade das cópias finais.


Time Warner, WB, Brasil.
Vínculo institucional

1986 - 1995
Vínculo: professora contratada, Enquadramento Funcional: Professora de Inglês - Conversação
Outras informações
Cursos ministrados para as empresas: Time Warner, Folha de São Paulo, American Express, Alexander Proudfoot, Itautec, Continental 2001, Bracofix etc.



Linhas de pesquisa


1.
História, estética e domínios de aplicação no cinema documentário e da fotografia

Objetivo: Busca explorar a história do Cinema e da Fotografia, através da reflexão teórica, com o objetivo de investigar a produção nacional e internacional, bem como suas dimensões autorais. Explora também as possibilidades cognitivas das imagens fixas e animadas em processos de investigação nas Ciências Humanas. O território acadêmico se estende, portanto, do cinema documentário ao cinema de ficção passando pela videoarte, incluindo igualmente o campo da fotografia documentária até as experiências abstratas. Cinema e Fotografia, nesse sentido, não devem ser analisados apenas enquanto meios e sim, como conteúdos diversos e singulares que podem ser gerados, veiculados e divulgados através de mídias e suportes múltiplos e singulares (35mm, 16mm, televisão, mídia digital, sala de cinema, papel, internet etc). Os campos cinematográfico e fotográfico são, portanto, trabalhados em suas respectivas trajetórias históricas, exploradas através dos movimentos estéticos e dos autores que pontuam suas existências centenárias. São também trabalhados os aspectos técnicos, heurísticos e artísticos de sua feitura, envolvendo atividades de pesquisa e realização, pertinentes à comunicação, às artes e às humanidades..
Palavras-chave: fotografia; cinema.
2.
Poéticas e técnicas

Objetivo: A linha de pesquisa Poéticas e Técnicas dedica-se ao estudo e experimentação dos modos de proceder na realização de obras audiovisuais, seja na contemporaneidade ou na história dos meios audiovisuais, com ênfase para a relação entre técnicas e competências específicas de criação, nos planos de elaboração de roteiros, composição da imagem, montagem, captação e edição de som, animação de imagens, direção e organização da produção, considerando suportes analógicos e digitais..
Palavras-chave: cinema.


Projetos de pesquisa


2014 - 2018
A Imagem Explícita - a construção do corpo fílmico e a fotografia cinematográfica
Descrição: A construção da imagem fílmica transita entre o corpóreo e o imaterial, entre o visual e o invisível. Ao propor a imagem cinematográfica como matriz desta pesquisa, pretende-se investigar a imbricação entre sua materialidade e suas afecções. Para certas imagens, ou filmes inteiros, é apenas um detalhe que parece atravessar as camadas do sentido e criar uma espécie de consciência momentânea, de encontro: um movimento de câmera, uma aproximação a um rosto, um brilho específico no canto do quadro, a disposição dos corpos, suas relações, seus volumes, os tons do cenário, a textura de uma paisagem, da pele, da própria luz refletida na tela. Estas pequenas particularidades são os elementos que dão forma ao filme. São o pano de fundo da imagem, a matéria sobre a qual a obra é constituída. Estes componentes físicos: textura, volume, brilho, movimento etc. são os recursos sobre os quais a fotografia cinematográfica constrói e aplica seu saber. É a partir do discernimento destes parâmetros visuais que podemos elaborar os conceitos com os quais a fotografia oferecerá sua contribuição ao filme. Assim sendo, este estudo é animado pela determinação em pensar a fotografia como fundamento da criação cinematográfica: este lugar enigmático no qual luz e movimento proporcionam ao espectador as mais variadas experiências sensoriais, cognitivas e estéticas quando diante das imagens animadas..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Andréa Carla Scansani - Coordenador.
2012 - Atual
Fotocrias - a ilusória fronteira entre criação e teoria
Descrição: O projeto Fotocrias é um espaço de livre experimentação e desenvolvimento artístico através de técnicas fotográficas e mídias afins. Seu potencial está no intercâmbio das diversidades e no registro e entendimento dos processos criativos. A partir da reflexão sobre a prática a pesquisa desenvolve-se. É no entrelaçamento das técnicas de realização artística e dos diálogos com a teoria da imagem que os pesquisadores se concentram e têm como premissa a ilusória fronteira entre criação e pensamento, ou entre técnica e teoria. O objetivo está em disseminar um modo de análise integrado entre arte e ciência. O pensamento através das imagens é o cerne deste projeto que se concentra nos questionamentos acerca da fotografia fixa e da imagem em movimento. Qual a materialidade da fotografia? Quais as diferentes naturezas da imagem fotográfica? Onde reside sua potência? Como expressar-se e pensar através delas? Quais as relações dos corpos que filmam e os corpos filmados? Qual a substância da matéria fílmica? Através dessas indagações foram criadas algumas vertentes que delineiam a pesquisa: 1) A Materialidade da Imagem Fotográfica: as diferentes naturezas das imagens fotográficas ? o trajeto tecnológico como base para pensar a filosofia da imagem. 2) Corpo e Câmera: a movimentação como matéria prima da imagem cinematográfica. 3) A Fotografia e sua natureza plural: o caráter interdisciplinar intrínseco ao saber fotográfico que engloba questões eminentemente científicas e artísticas em um único pensamento..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Andréa Carla Scansani - Coordenador / Ana Carolina von Hertwig - Integrante / Gabriel Mellado Ornellas - Integrante / Gabriel Tavares Vianna Stella - Integrante / Gustavo Setsuo Bo - Integrante / Lídio José Franco Ramalho - Integrante / Luara Gonzalez Pereira - Integrante / Maria Cristina Viero de Oliveira - Integrante / Maria Paloma Gomide Merello - Integrante / Matias Cherem Dala Stella - Integrante / Tamiris de Oliveira Moraes - Integrante / José Lucas Caetano - Integrante / Heloísa Baumgratz - Integrante / Marina Pinho - Integrante / Philippe Botelho - Integrante / Eduardo Souza - Integrante / Rhaíssa Monteiro Pinto - Integrante.
2011 - 2012
Dois ou um - um ensaio cinematográfico
Descrição: Dois ou Um - um ensaio cinematográfico sobre as conexões recíprocas do entorno da lagoa do Macacu em Garopaba, Santa Catarina é o título da dissertação de mestrado apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Multimeios do Instituto de Artes da Universidade de Campinas sob orientação do prof. Etienne Samain. Com o intuito de re-visitar a montagem cinematográfica do documentário apresentado em 2010 e propor uma nova versão a ser lançada em meados de 2012 este projeto toma lugar. O documentário Dois ou Um propõe uma reflexão sobre a natureza plural da percepção humana, inspirada na epistemologia de Gregory Bateson, no encontro da autora com a lagoa do Macacu, em Garopaba. Com ênfase na feminilidade, como uma das maneiras de abarcar as múltiplas versões do mundo, o filme caminha entre conversas com moradoras do bairro que narram histórias pessoais ou contos fantásticos e, observações fotográficas da natureza com detalhes das moradas nesse espaço compartilhado. A partir dessas camadas, um retrato multifacetado é composto na montagem cinematográfica, colocando em visibilidade o que está entre as relações, no intuito de romper com a polaridade e amplificar o eco criado na soma dos diferentes modos de ver e expressar..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Andréa Carla Scansani - Coordenador.
2003 - 2009
Histórias fantásticas da Costa do Macacu - um acervo audiovisual da região sul de Santa Catarina
Descrição: Pesquisa campo de sobre o imaginário fantástico da região da Costa do Macacu em Garopaba - Santa Catarina, com a constituição de acervo audiovisual das histórias compartilhadas por benzedeiras, lobisomens e bruxas..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Andréa Carla Scansani - Coordenador.


Projetos de extensão


2012 - 2013
IV Conferêcia Internacional Small Cinemas
Descrição: Membro da comissão científica da IV Conferência Internacional Small Cinemas: Crossing Borders teve 73 trabalhos aprovados, entre propostas de professores pesquisadores, alunos de graduação e de pós-graduação, oriundos de 12 diferentes países e estão associados a uma das 55 instituições participantes do evento. Ao longo dos três dias da conferência aconteceram 24 mesas de debates, 2 debates com cineastas convidados, incluindo a exibição de um de seus filmes, 1 apresentação de live cinema e artist talk sobre o trabalho exibido, 1 conferência com dois pesquisadores renomados na área. O Small Cinemas desta edição esteve centrado em 6 eixos distintos: estéticas e poéticas; novas tecnologias e subjetividades; cinema de autor; produção, distribuição e exibição; políticas culturais; e cinemas transnacionais. O encontro teve como objetivo viabilizar uma discussão mais abrangente entre pesquisadores e profissionais de cinema de todo o mundo sobre produção, distribuição e recepção dos chamados ?pequenos cinemas? em níveis regionais, nacionais e internacionais. O conceito de small cinemas é bastante amplo e contempla desde o estudo de pequenas cinematografias, em países distantes do circuito hegemônico de produção e exibição, até investigações sobre novas tecnologias, novos circuitos descentralizados, novas formas de produção e consumo em ambientes digitais..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.

Integrantes: Andréa Carla Scansani - Integrante / Rodrigo Garcez - Integrante / José Cláudio Siqueira Castanheira - Coordenador / Clélia Mello - Integrante / Marcio Markendorf - Integrante / Lenuta Giulkin - Integrante / Osvaldo García - Integrante / Rodica Ieta - Integrante / Erick Felinto - Integrante / Janina Falkowska - Integrante / Ivan Capeller - Integrante / Ranulfo Alfredo Manevy de Pereira Mendes - Integrante / Aglair Maria Bernardo - Integrante / Claudia Mesquita - Integrante / Fernando Moraes - Integrante / Luiz Felipe Soares - Integrante / Marta Luiza Strambi - Integrante / Mauricius Martins Farina - Integrante.
2011 - 2014
Oficinas Permanentes do Laboratório de Estudos do Cinema da UFSC
Descrição: O Laboratório de Estudos do Cinema (LEC) reúne a infraestrutura do curso de Cinema da UFSC: equipamentos de captação de áudio e vídeo, ilhas de edição e acervo. A utilização correta e responsável de seu material depende da formação de seus usuários. As oficinas do LEC tem como objetivo capacitar tais usuários nos diversos segmentos com uma série de cursos de formação continuada..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.

Integrantes: Andréa Carla Scansani - Coordenador.
2011 - Atual
Fotocrias
Descrição: Este projeto visa a ampliação do espaço de criação fotográfica e a divulgação permanente das produções do núcleo Fotocrias, que tem por objetivo a produção e a reflexão através das expressões artísticas de seus membros. O Núcleo é formado por alunos e ex-alunos do curso de cinema da UFSC e membros da comunidade. A publicação do processo de criação e das análises reflexivas tem como objetivo patrocinar uma maior permeabilidade entre a academia e o fazer artístico..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.

Integrantes: Andréa Carla Scansani - Coordenador / Ana Carolina von Hertwig - Integrante / Gabriel Mellado Ornellas - Integrante / Gabriel Tavares Vianna Stella - Integrante / Gustavo Setsuo Bo - Integrante / Lídio José Franco Ramalho - Integrante / Luara Gonzalez Pereira - Integrante / Maria Cristina Viero de Oliveira - Integrante / Maria Paloma Gomide Merello - Integrante / Matias Cherem Dala Stella - Integrante / Tamiris de Oliveira Moraes - Integrante / José Lucas Caetano - Integrante / Heloísa Baumgratz - Integrante / Marina Pinho - Integrante / Philippe Botelho - Integrante / Eduardo Souza - Integrante / Rhaíssa Monteiro Pinto - Integrante.


Membro de corpo editorial


2015 - 2016
Periódico: The International Journal of the Image
2015 - 2016
Periódico: The International Journal of Design in Society
2014 - Atual
Periódico: Revista Movimento


Revisor de periódico


2014 - Atual
Periódico: Revista Movimento
2015 - Atual
Periódico: Discursos Fotográficos


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Cinema.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Fotografia.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Teoria da Imagem.
4.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Direção de Fotografia Cinematográfica.
5.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Educação.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2010
Melhor Fotografia de Longa Metragem de Ficção com o filme Os Residentes de Thiago Mata Machado (co-fotografia com Aloysio Raulino), Festival de Cinema de Brasília.
2003
1o. Lugar do IV Prêmio Walter Firmo de Fotografia, soma-iê.
2003
Prêmio TV Cultura com o filme Manuelzão, É Tudo Verdade - Festival de Documentários.
1998
Melhor Fotografia com o filme Cabo Polonio entre o céu e o mar, II Festival de Cine e Vídeo de Curitiba - Araucária Produções Artísticas.
1998
Prêmio de Contribuição Artística com o filme Da Dor e do Mar, Universidade Federal Fluminense.
1998
Prêmio de Contribuição Técnica com o filme à Grade, Philippe Barcinski, Universidade Federal Fluminense.
1992
Menção Honrosa Pelo Conjunto da Obra, VIII Salão de Fotografia de Poços de Caldas - MG.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
SCANSANI, A. C.2016SCANSANI, A. C.. Tracks of L ight : The Heterogeneous Materiality of Cinema Image. THE INTERNATIONAL JOURNAL OF THE IMAGE, v. 7, p. 1-8, 2016.

2.
SCANSANI, A. C.2016SCANSANI, A. C.. A dança dos fotogramas: o corpo da imagem em Decasia. REVISTA IMAGOFAGIA, v. 14, p. 1/3-20, 2016.

3.
SCANSANI, A. C.2000SCANSANI, A. C.. No seio da feminilidade. STUDIUM (UNICAMP), v. 1, p. 1, 2000.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SCANSANI, A. C.. O gesto químico: uma subversão da forma no cinema. In: XXI Encontro da Socine: o estado da crítica, 2018, João Pessoa. Anais de textos completos do XXI Encontro da Socine, 2017. p. 94-99.

2.
SCANSANI, A. C.. A natureza do gesto do [no] cinema: corpos e instrumentos conjugados. In: XXII Encontro Socine: 50 anos do mao de 68, 2018, Goiânia. Anais de textos completos do XXII Encontro Socine: 50 anos do maio de 68, 2018. p. 130-135.

3.
SCANSANI, A. C.. Corpos acolhidos, retocados e revelados: os gestos da câmera e o ator. In: XX Encontro da Socine: convergências do/no cinema, 2017, Tuiuti. Anais de textos completos do XX Encontro da Socine, 2017. p. 122-128.

4.
SCANSANI, A. C.. Os alquimistas do cinema: a materialidade da imagem dos cine-artesãos. In: XIX Socine - Cinema em Redes, 2016, Campinas SP. Cinemas em Rede. São Paulo: Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual, 2016. p. 58-66.

5.
SCANSANI, A. C.. Corpos acolhidos, retocados e revelados: os gestos da câmera e o ator. In: XX Encontro da Socine - Convergência do/no cinema, 2016, Curitiba/PR. XX Socine Convergências do/no cinema. São Paulo: Socine - Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual, 2016. p. 122-128.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
SCANSANI, A. C.. Gestos, corpos e câmera: um diálogo com Gilbert Simondon. In: V Jornada Discente PPGMPA - ECA/USP, 2016, São Paulo. Cadernos da V Jornada Discente PPGMPA. São Paulo: USP, 2016. p. 69-70.

2.
SCANSANI, A. C.. As Transubstanciações do corpocâmera. In: IV Jornada Discente / PPG Meios e Processos Audiovisuais/USP, 2014, São Paulo. Caderno das Jornadas Meios e Processos Audiovisuais. São Paulo: Escola de Comunicações e Artes, 2014. v. 1. p. 90-91.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
SCANSANI, A. C.. Gestualidades em convívio: um prelúdio às conexões recíprocas entre corpos e câmeras. In: Congresso Internacional - VII Encontro anual da AIM, 2017, Braga. Cadernos do VII Encontro anual da AIM. Lisboa: AIM ? Associação de Investigadores da Imagem em Movimento, 2017. p. B2.

Artigos aceitos para publicação
1.
SCANSANI, A. C.. Gestualidades em convívio: um prelúdio à imagem em movimento através das conexões recíprocas de corpos e câmeras. REVISTA FRONTEIRAS (ONLINE), 2018.

Apresentações de Trabalho
1.
SCANSANI, A. C.. A natureza do gesto do [no] cinema: corpos e instrumentos conjugados. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
SCANSANI, A. C.. Gestualidades em convívio: um prelúdio às conexões recíprocas entre corpos e câmeras. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
SCANSANI, A. C.. O gesto químico: uma subversão da forma no cinema. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
SCANSANI, A. C.. O verso e reverso do cinema em Já visto jamais visto: uma introdução. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
SCANSANI, A. C.. Gestos, corpos e câmera: um diálogo com Gilbert Simondon. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
SCANSANI, A. C.. Corpos acolhidos, retocados e revelados: os gestos da câmera e o ator. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

7.
SCANSANI, A. C.. Raoul Coutard. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
SCANSANI, A. C.. La frontera ilusoria: un estudio sobre las paradojas fotográficas de la imagen en movimiento. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

9.
SCANSANI, A. C.. Pensamentos sobre dança e cinema. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

10.
SCANSANI, A. C.. Esculturas de luz. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

11.
SCANSANI, A. C.. Os alquimistas do cinema: a materialidade da imagem dos cine-artesãos. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

12.
SCANSANI, A. C.. The illusory frontier: a study on the photographic basis of the moving image. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

13.
SCANSANI, A. C.. Mouchette e o universo feminino em Bresson. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

14.
SCANSANI, A. C.. As transubstanciações do corpocâmera. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

15.
SCANSANI, A. C.. Imagens táteis. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

16.
SCANSANI, A. C.; BERNARDET, J. . Homenagem a Aloysio Raulino - conversa com Jean-Claude Bernardet. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

17.
SCANSANI, A. C.. Orfeu Negro. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

18.
SCANSANI, A. C.. O tigre e a gazela e a fotografia que fala. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

19.
SCANSANI, A. C.. Cinema Digital. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

20.
SCANSANI, A. C.; RAULINO, A. . A fotografia no cinema com Aloysio Raulino. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Outras produções bibliográficas
1.
SCANSANI, A. C.. Revista Movimento 6a. edição 2016 (Editorial).

2.
SCANSANI, A. C.; BERGER, C. ; BARAUNA, D. . Revista Movimento 4a. edição 2015 (Editorial).

3.
SCANSANI, A. C.; COSTA, E. ; BERGER, C. . Revista Movimento 5a. edição 2015 (Editorial).

4.
SCANSANI, A. C.. Eu fiz parte desse território filmando. Belo Horizonte: Filmes de Quintal, 2013 (Ensaio).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
FALCHETTI, J. ; SCANSANI, A. C. . PROGRAMA PARA VEICULAÇÃO TELEVISIVA - TUBARÃO. 2012.

2.
SCANSANI, A. C.. FILME 35mm L'AMAR. 2002.

Trabalhos técnicos
1.
SCANSANI, A. C.. Parecer do artigo científico #32528. Revista Discursos fotográficos. 2018.

2.
SCANSANI, A. C.. Parecer de artigo científico #. Revista Discursos fotográficos. 2018.

3.
SCANSANI, A. C.. Parecer de artigo científico #. Revista Intexto. 2018.

4.
SCANSANI, A. C.. Parecer de artigo científico #. Revista Movimento. 2018.

5.
SCANSANI, A. C.. Parecer de artigo científico #. Revista Movimento. 2018.

6.
SCANSANI, A. C.. Parecer do artigo científico #33232. Revista Discursos fotográficos. 2018.

7.
SCANSANI, A. C.. Parecer de artigo científico # 487-1217-1. REBECA - Revista brasileira de estudos de Cinema e Audiovisual. 2018.

8.
SCANSANI, A. C.. Parecer de artigo científico # 1. Revista ilha do Desterro - A Journal of English Language, Literatures in English and Cultural Studies UFSC. 2018.

9.
SCANSANI, A. C.. Parecer de artigo científico # Revista Movimento. 2018.

10.
SCANSANI, A. C.. Parecer de artigo científico # Revista Movimento. 2018.

11.
SCANSANI, A. C.. Parecer de artigo científico #. Revista Movimento. 2017.

12.
SCANSANI, A. C.. Parecer de artigo científico #. Revista Movimento. 2017.

13.
SCANSANI, A. C.. Parecer de artigo científico #. Revista Movimento. 2017.

14.
SCANSANI, A. C.. Parecer de artigo científico #. Revista Movimento. 2017.

15.
SCANSANI, A. C.. Parecer de artigo científico #. Revista Movimento. 2017.

16.
SCANSANI, A. C.. Parecer de artigo científico #. Revista Movimento. 2017.

17.
SCANSANI, A. C.. Parecer de artigo científico #. Revista Movimento. 2016.

18.
SCANSANI, A. C.. Parecer de artigo científico #. Revista Movimento. 2016.

19.
SCANSANI, A. C.. Parecer de artigo científico #. Revista Movimento. 2016.

20.
SCANSANI, A. C.. Parecer de artigo científico #. Revista Movimento. 2016.

21.
SCANSANI, A. C.. Parecer de artigo científico #. Revista Movimento. 2016.

22.
SCANSANI, A. C.. Parecer de artigo científico #. Revista Movimento. 2016.

23.
SCANSANI, A. C.. Parecer de artigo científico #. Revista Movimento. 2015.

24.
SCANSANI, A. C.. Parecer de artigo científico #. Revista Movimento. 2015.

25.
SCANSANI, A. C.. Parecer de artigo científico #. Revista Movimento. 2015.

26.
SCANSANI, A. C.. Parecer de artigo científico #. Revista Movimento. 2015.

27.
SCANSANI, A. C.. Parecer de artigo científico #. Revista Movimento. 2015.

28.
SCANSANI, A. C.. Parecer de artigo científico #. Revista Movimento. 2015.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
SCANSANI, A. C.; KLOCK, K. . Curta-Doc - América Latina - 3a Temporada. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

2.
SCANSANI, A. C.; KLOCK, K. . Curta-Doc - Deslocamentos. 2011. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

Redes sociais, websites e blogs
1.
SCANSANI, A. C.. FOTOCRIAS. 2011; Tema: Fotografia. (Blog).


Demais tipos de produção técnica
1.
SCANSANI, A. C.. Fotocrias e os processos artesanais: cianotipia. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
SCANSANI, A. C.. Corpo e Câmera - Inspiratorium (São Paulo -SP). 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
SCANSANI, A. C.. Curso de pós-graduação em cinema - fotografia cinematográfica (Chapecó - SC). 2013. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

4.
SCANSANI, A. C.; GARCEZ, R. . FOTOCRIAS/PACT - Cinema em Película 1. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

5.
SCANSANI, A. C.. Oficinas LEC - cuidados e manutenção de equipamentos (Florianópolis - SC). 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

6.
SCANSANI, A. C.. Oficinas LEC - Câmera Z7 (Florianópolis - SC). 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

7.
SCANSANI, A. C.. Catavídeo - fotografia cinematográfica (Florianópolis - SC). 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

8.
SCANSANI, A. C.. Câmera e Corpo - AP 43 (São Paulo - SP). 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

9.
SCANSANI, A. C.. Oficinas LEC - Câmera HVX-200 (Florianópolis - SC). 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

10.
SCANSANI, A. C.. Curso de Operação de Câmera 35mm para cinema (Vila das Artes - Fortaleza). 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

11.
SCANSANI, A. C.; MESQUITA, C. C. . A Fotografia no Documentário - Semana de Cinema UFSC (Florianópolis - SC). 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

12.
SCANSANI, A. C.. Curso de Operação de Câmera 35mm para Cinema (Teresina - ABD/PI). 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

13.
SCANSANI, A. C.. Curso de Operação de Câmera 35mm para Cinema (São Paulo). 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

14.
SCANSANI, A. C.. Curso de Operação de Câmera 35mm para Cinema (Salvador). 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

15.
SCANSANI, A. C.. Curso de Operação de Câmera 35mm para Cinema (Belém). 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

16.
SCANSANI, A. C.. Curso Básico Fotografia Digital (NPD-SC). 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

17.
SCANSANI, A. C.. Curso de Operação de Câmera 35mm para Cinema (São Paulo). 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

18.
SCANSANI, A. C.. Cinematografia digital e a HVX-200 (UFSC). 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

19.
SCANSANI, A. C.. Curso de Operação de Câmera 35mm para Cinema (Vila das Artes - Fortaleza - CE). 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

20.
SCANSANI, A. C.. Curso de Operação de Câmera 35mm para Cinema (Univ. Potiguar - Natal -RN). 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

21.
SCANSANI, A. C.. Curso de Operação de Câmera 35mm para Cinema (UFPB - João Pessoa - PB). 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

22.
SCANSANI, A. C.. Curso de Operação de Câmera 35mm para Cinema (São Paulo - SP). 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

23.
SCANSANI, A. C.. Curso de Operação de Câmera 35mm para Cinema (São Paulo - SP). 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

24.
SCANSANI, A. C.. Curso de Operação de Câmera 35mm para Cinema (NPD - Aracaju - SE). 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

25.
SCANSANI, A. C.. Curso de Operação de Câmera 35mm para Cinema (FUNDAJ - Recife - PE). 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

26.
SCANSANI, A. C.. Curso de Operação de Câmera 35mm para Cinema (São Paulo - SP). 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

27.
SCANSANI, A. C.. Curso de Operação de Câmera 35mm para Cinema (São Paulo - SP). 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

28.
SCANSANI, A. C.. Workflow e Operações de Câmeras Digitais (São Paulo -SP). 2006. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

29.
SCANSANI, A. C.. Curso de Operação de Câmera 35mm para Cinema (São Paulo - SP). 2006. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

30.
SCANSANI, A. C.. Curso de Operação de Câmera 35mm para Cinema (São Paulo - SP). 2006. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

31.
SCANSANI, A. C.. Curso de Operação de Câmera 35mm para Cinema (São Paulo - SP). 2005. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

32.
SCANSANI, A. C.. Curso de Operação de Câmera 35mm para Cinema (São Paulo - SP). 2005. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

33.
SCANSANI, A. C.. Curso de Operação de Câmera 35mm para Cinema (São Paulo - SP). 2004. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

34.
SCANSANI, A. C.. Curso de Operação de Câmera 35mm para Cinema (São Paulo - SP). 2004. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

35.
SCANSANI, A. C.. Curso de Operação de Câmera 35mm para Cinema (São Paulo - SP). 2003. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

36.
SCANSANI, A. C.. Curso de Operação de Câmera 35mm para Cinema (São Paulo - SP). 2003. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

37.
SCANSANI, A. C.. Curso de Operação de Câmera 35mm para Cinema (São Paulo - SP). 2002. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

38.
SCANSANI, A. C.. Curso de Operação de Câmera 35mm para Cinema (São Paulo - SP). 2002. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

39.
SCANSANI, A. C.. Curso de Operação de Câmera 35mm para Cinema (São Paulo - SP). 2001. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

40.
SCANSANI, A. C.. Curso de Operação de Câmera 35mm para Cinema (São José dos Campos - SP). 2000. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

41.
SCANSANI, A. C.. Curso de Operação de Câmera 35mm para Cinema (Florianópolis - SC). 2000. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

42.
SCANSANI, A. C.. Curso de Operação de Câmera 35mm para Cinema (Curitiba - PR). 2000. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

43.
SCANSANI, A. C.. Curso de Operação de Câmera (Belo Horizonte - MG). 2000. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

44.
SCANSANI, A. C.. Operação e assistência de câmera cinematográfica. 2000. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - apostila).


Produção artística/cultural
Artes Visuais
1.
SCANSANI, A. C.. Rendas no Ar - direção de fotografia. 2013. Filme.

2.
SCANSANI, A. C.; SAKARE, N. ; CARVALHO, A. . Sophia - Ap 43, de Ale Carvalho - direção de fotografia. 2013. Filme.

3.
SCANSANI, A. C.; YAMAJI, J. . Cartas de Ourinhos, de Joel Yamaji - direção de fotografia. 2013. Filme.

4.
SCANSANI, A. C.. A Verdade do Artista - o corpo-câmera performático. 2012. Performance.

5.
SCANSANI, A. C.; SAKARE, N. . AP 43, de Ale Carvalho, Bruno Primor e Marcelo Souza - direção de fotografia. 2012. Filme.

6.
SCANSANI, A. C.. Jogo da Carta da Terra. 2011. Vídeo.

7.
SCANSANI, A. C.; RAULINO, A. ; Machado, T. M. . Os Residentes, direção de fotografia. 2010. Filme.

8.
SCANSANI, A. C.. Ilustrada Anastácia - filme-ensaio - direção. 2010. Vídeo.

9.
SCANSANI, A. C.. Dois ou Um - filme-ensaio - direção. 2010. Filme.

10.
SCANSANI, A. C.; MANZANO, L. A. ; BARBOSA, A. . Jardim São Paulo, documentário de Luiz Adelmo Manzano, câmera para Alziro Barbosa. 2007. Filme.

11.
SCANSANI, A. C.; BARBOSA, A. . Mais um Dia - operação de câmera para Alziro Barbosa. 2006. Filme.

12.
SCANSANI, A. C.. Santa Catarina em Cena. 2005. Outra.

13.
SCANSANI, A. C.. Teleconferências para GEAD-UFSC. 2004. Outra.

14.
SCANSANI, A. C.; Nery, A. . Manuelzão, de Angélica Del Nery - documentário em Umatic - direção de fotografia. 2003. Filme.

15.
SCANSANI, A. C.; YAMAJI, J. . A Ira, de Joel Yamaji - curta em 35mm - assistente de fotografia para Alziro Barboza. 2000. Filme.

16.
SCANSANI, A. C.; YAMAJI, J. . Flores para os Mortos, de Joel Yamaji - curta em 35mm - assistente de fotografia para Alziro Barboza. 1999. Filme.

17.
SCANSANI, A. C.; MANZANO, L. A. . Histórias da Revolução, de Luiz Adelmo Manzano - documentário 16mm - direção de fotografia. 1999. Filme.

18.
SCANSANI, A. C.; Varalla, G. . Cabo Polonio - entre o céu e o mar, de Gabriel Varalla - documentário 35mm - direção de fotografia. 1998. Filme.

19.
SCANSANI, A. C.; Barcinski, Philippe . À Grade, de Philippe Barcinski - curta 16mm - direção de fotografia. 1998. Filme.

20.
SCANSANI, A. C.. Da Dor e Do Mar - curta 16mm - direção e direção de fotografia. 1998. Filme.

21.
SCANSANI, A. C.; RAULINO, A. . História da Música Brasileira - documentário para TV - assistente de fotografia para Aloysio Raulino. 1998. Filme.

22.
SCANSANI, A. C.; RAULINO, A. . Puberdade II, de Aloysio Raulino - documentário 16mm - assistente de direção e fotografia para Aloysio Raulino. 1997. Filme.

23.
SCANSANI, A. C.. Urucuia, de Angélica Del Nery - documentário - betacam - direção de fotografia. 1997. Vídeo.

24.
SCANSANI, A. C.; RAULINO, A. . Puberdade III, de Aloysio Raulino - documentário 16mm - assistente de direção e fotografia para Aloysio Raulino. 1997. Filme.

25.
SCANSANI, A. C.. O Menino a Favela e as Tampas de Panela, de Cao Hamburguer - curta em 16mm - assistente de fotografia para Hugo Kovenski. 1996. Filme.

26.
SCANSANI, A. C.. Puberdade I - documentário 16mm - assistente de direção e fotografia para Aloysio Raulino. 1996. Filme.

27.
SCANSANI, A. C.. Ruído de Passos - curta 35mm - assistente de fotografia para Aloysio Raulino. 1995. Filme.

28.
SCANSANI, A. C.. Artigo 25, curta 35mm, fotografia adicional. 1995. Filme.

29.
SCANSANI, A. C.; TAVARES, C. . Un Poquito de Água - documentário 16mm - assistente de fotografia. 1995. Filme.

30.
SCANSANI, A. C.. A Escada, de Philippe Barcinski - curta 16mm - direção de produção. 1994. Filme.

31.
SCANSANI, A. C.. Quando os metódicos não tem o que fazer - curta super 16 mm - assistência de fotografia para Hugo Kovenski. 1994. Filme.

32.
SCANSANI, A. C.. Rojas - curta 16mm - fotografia de cena. 1994. Filme.

33.
SCANSANI, A. C.. Enigma de um dia, de Joel Pizzini - curta 35mm - decupagem fotográfica. 1994. Filme.

34.
SCANSANI, A. C.. Domingo - um passeio na praia do Gonzaga em Santos. 1993. Fotografia.

35.
SCANSANI, A. C.. Deu Branco - curta Umatic - direção. 1993. Vídeo.

36.
SCANSANI, A. C.. Noite Final Menos Cinco Minutos, de Débora Valdman - curta 35mm - assistente de montagem. 1993. Filme.

37.
SCANSANI, A. C.. A Voz do Morto - curta 35mm - montagem. 1993. Filme.

38.
SCANSANI, A. C.; RAULINO, A. . São Paulo Cinemacidade - documentário 16mm - assistente de fotografia para Aloysio Raulino. 1993. Filme.

39.
SCANSANI, A. C.. Eu me Vendo - Ana, uma prostituta da Estação da Luz. 1992. Fotografia.

40.
SCANSANI, A. C.; KNUDSEN, T. . Tanta estrela por aí, de Thadeu Knudsen - curta 35 mm - fotografia de cena. 1992. Filme.

41.
SCANSANI, A. C.. Vala Comum, de João Godoy - documentário 16mm - fotografia de cena. 1992. Filme.

42.
SCANSANI, A. C.; SELLIGMAN, A. . Pedalar, de Andréa Selligman - curta 16mm - assistente de direção de arte. 1992. Filme.



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
FORNAZARI, S. K.; SCANSANI, A. C.; SALES, A. C.. Participação em banca de RENATA SIRAMIZU GARCIA. O cinematógrafo e o fora: conexões entre Robert Bresson e Gilles Deleuze. 2017. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal de São Paulo.

Qualificações de Doutorado
1.
SOBRINHO, G. A.; SCANSANI, A. C.; SALLES, F.. Participação em banca de Felipe Corrêa Bomfim. O olhar descolonizado da ?tecnologia estética?: fissuras e construções da imagem da pele escura no cinema. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Multimeios) - Universidade Estadual de Campinas.

Qualificações de Mestrado
1.
FORNAZARI, S. K.; SCANSANI, A. C.; SALES, A. C.. Participação em banca de Renata Siramizu Garcia. O cinematógrafo e o fora. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Filosofia) - Universidade Federal de São Paulo.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
FONSECA, J. T.; SCANSANI, A. C.; ANDRADE, A. L. B. C.. Participação em banca de Bruna Luisa Schmitz dos Santos.A crítica de Baudelaire à fotografia. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Letras Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Santa Catarina.

2.
SCANSANI, A. C.; MACHADO, M. C.; LEAO, D. V.. Participação em banca de Luiz Carlos João Filho.Um ano sem morada. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema) - Universidade Federal de Santa Catarina.

3.
IUVA, P.; LEÃO, Daniel Velasco; SCANSANI, A. C.. Participação em banca de Bruna Ramos Pavesi.Banal. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema) - Universidade Federal de Santa Catarina.

4.
GARCEZ, R.; SCANSANI, A. C.; TERADA, I. S. D.; MAHFUZ, V.. Participação em banca de Gustavo Setsu Bô.Sangue dourado. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema) - Universidade Federal de Santa Catarina.

5.
CASTANHEIRA, J. C. S.; SCANSANI, A. C.; LINCK, A.; BARROS, C. F. A.. Participação em banca de Gabriel M. Ornellas.Um veredicto: presença como ato de resistência. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema) - Universidade Federal de Santa Catarina.

6.
SCANSANI, A. C.; GARCEZ, R.; IUVA, P.. Participação em banca de Danilo Rossi.Cinematografia e o processo de concepção estética do curta-metragem Buraco de minhoca. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema) - Universidade Federal de Santa Catarina.

7.
SOARES, L. F. G.; SCANSANI, A. C.; GARCEZ, R.; AMBONI, R.. Participação em banca de Carlos Lenine, Guilherme R. Pozzibon e Lenon O. Gonçalves.Caim e Abel. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema) - Universidade Federal de Santa Catarina.

8.
SCANSANI, A. C.; GARCEZ, R.; MESQUITA, C.; IUVA, P.. Participação em banca de Matias Cherem Dala Stella.Cinco estações no casulo do tempo. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema) - Universidade Federal de Santa Catarina.

9.
SCANSANI, A. C.; GARCEZ, R.; IUVA, P.; BERNARDO, A. M.. Participação em banca de Maria Cristina Viero de Oliveira.Innersive. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema) - Universidade Federal de Santa Catarina.

10.
SCANSANI, A. C.; CASTANHEIRA, J. C. S.; GARCEZ, R.; BARROS, C. F. A.. Participação em banca de Luara Gonzales Pereira.Passos e tintas: uma reflexão fotográfica. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema) - Universidade Federal de Santa Catarina.

11.
SCANSANI, A. C.; SOARES, L. F. G.; GARCEZ, R.. Participação em banca de Vanessa Camassola Sandre.Nuvem. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema) - Universidade Federal de Santa Catarina.

12.
SCANSANI, A. C.; GARCEZ, R.; CASTANHEIRA, J. C. S.; COUTO, J. G.. Participação em banca de Alex Brandão Ribeiro.Película. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema) - Universidade Federal de Santa Catarina.

13.
SOARES, L. F. G.; SCANSANI, A. C.; CHEREM, R.; LINCK, A.. Participação em banca de Ana Carolina Martins Alho.Passos e tintas. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema) - Universidade Federal de Santa Catarina.

14.
CASTANHEIRA, J. C. S.; SCANSANI, A. C.; LINCK, A.; SOARES, L. F. G.. Participação em banca de Cândido Detoni Gazzoni.A passagem do analógico para o digital no som de cinema: Batman X Batman, o Retorno. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema) - Universidade Federal de Santa Catarina.

15.
CASTANHEIRA, J. C. S.; SCANSANI, A. C.; BERNARDO, A. M.. Participação em banca de Rafael de Lima Grigoletto.O relógio. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema) - Universidade Federal de Santa Catarina.

16.
SCANSANI, A. C.; SOARES, L. F. G.; GARCEZ, R.; MACLEAY, S.. Participação em banca de Ana Carolina von Hertwig.Unfinished Business. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema) - Universidade Federal de Santa Catarina.

17.
CASTANHEIRA, J. C. S.; SCANSANI, A. C.; SOARES, L. F. G.; GARCEZ, R.. Participação em banca de Rodrigo Ramos dos Santos.As ruas e o tempo. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema) - Universidade Federal de Santa Catarina.

18.
SOARES, L. F. G.; SCANSANI, A. C.; CAPELA, C. E.; NUNES, M. A. V.. Participação em banca de Gustavo Longo Triani.Diário terminável e interminável (ensaio). 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema) - Universidade Federal de Santa Catarina.

19.
SCANSANI, A. C.; RAFFAELLI, R.; WESCHENFELDER, R.. Participação em banca de Vinícius Leyser da Rosa.Vento sul. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema) - Universidade Federal de Santa Catarina.

20.
SOARES, L. F.; SCANSANI, A. C.; BERNARDO, A. M.. Participação em banca de Danilo da Silva de Mello.Ultimum moriens. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema) - Universidade Federal de Santa Catarina.

21.
BERNARDO, A. M.; SCANSANI, A. C.; GARCEZ, R.. Participação em banca de Carlos Eduardo Minozzi Cipolli.Calma. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema) - Universidade Federal de Santa Catarina.

22.
CASTANHEIRA, J. C. S.; MARKENDORF, M.; LINCK, A.; SCANSANI, A. C.. Participação em banca de Filipe Aguiar Cargnin.Ícaro. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema) - Universidade Federal de Santa Catarina.

23.
SOARES, L. F.; SCANSANI, A. C.; MESQUITA, C.. Participação em banca de M. Cecília C. Garcia, Clarice B. Dantas, Alessandro Danielli.Menino bosque. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema) - Universidade Federal de Santa Catarina.

24.
CASTANHEIRA, J. C. S.; SCANSANI, A. C.; FONSECA, J. T.. Participação em banca de Bruna C. Jambas Droghetti.El tiempo de después. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema) - Universidade Federal de Santa Catarina.

25.
SCANSANI, A. C.; MESQUITA, C. C.; FONSECA, J. T.; MARKENDORF, M.. Participação em banca de Rhaíssa Monteiro Pinto.Soir de première. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema) - Universidade Federal de Santa Catarina.

26.
COSTA, M. G. D.; SCANSANI, A. C.; OLIVEIRA, M. R.. Participação em banca de Mariana Rotili da Silveira.A realidade como pele: fotografia no cinema brasileiro pós-abertura. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

27.
POMMER, M. E.; SCANSANI, A. C.; SOARES, L. F. G.. Participação em banca de Fabiane da Silva de Souza.Amores suspensos: reflexões. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema) - Universidade Federal de Santa Catarina.

28.
FONSECA, J. T.; SCANSANI, A. C.; OLIVEIRA, H. P.. Participação em banca de Rafael Antonio Motta Boeing.O milho novo. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema) - Universidade Federal de Santa Catarina.

29.
POMMER, M. E.; SCANSANI, A. C.; FONSECA, J. T.. Participação em banca de Saulo França Rosa.Outra margem. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema) - Universidade Federal de Santa Catarina.

30.
PEREIRA, L. F.; SCANSANI, A. C.; PADILHA, P. G.. Participação em banca de Gabriel Guedert.O processo criativo luminotécnico cênico inspirado na iluminação pictórica. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Cênicas) - Universidade Federal de Santa Catarina.

31.
SCANSANI, A. C.; FONSECA, J. T.; MESQUITA, C. C.. Participação em banca de Carla Alice A. Italiano.Regresso. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema) - Universidade Federal de Santa Catarina.

32.
SCANSANI, A. C.; FONSECA, J. T.; MESQUITA, C. C.. Participação em banca de Naara Fontinele dos Santos.Rumo ao norte. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema) - Universidade Federal de Santa Catarina.

33.
POMMER, M. E.; SCANSANI, A. C.; SALVATTI, F. G.. Participação em banca de Halina Hardman, Fernando T. Tomaz e Natalia P. Petrechen.Procura-se uma secretária. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema) - Universidade Federal de Santa Catarina.

34.
POMMER, M. E.; SCANSANI, A. C.; MESQUITA, C. C.. Participação em banca de Felipe Mendonça Moraes, Francisco Orlandi Neto, Karina Kopko.O trabalho final. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema) - Universidade Federal de Santa Catarina.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
SCANSANI, A. C.; GARCEZ, R.; VIDIGAL, L.. Concurso para Professor Auxiliar I na Área de Montagem Cinematográfica. 2014. Universidade Federal de Santa Catarina.

2.
SCANSANI, A. C.; GARCEZ, R.; IUVA, P.. Concurso para Professor Substituto. 2014. Universidade Federal de Santa Catarina.

3.
SCANSANI, A. C.; GARCEZ, R.; LIRA, R.. Concurso para Professor Auxiliar I na Área de Montagem Cinematográfica. 2013. Universidade Federal de Santa Catarina.

Outras participações
1.
SCANSANI, A. C.; DIAS, A. F.; CASTILHO, P. V.. 28o. Seminário de Iniciação Científica - Curso de Arquitetura - UDESC. 2018. Universidade do Estado de Santa Catarina.

2.
SCANSANI, A. C.; GEHLEN, J.. Comissão Julgadora da Banca de Audiovisual de Edital de Apoio à Cultura de Joinville. 2013. Fundação Cultural de Joinville.

3.
SCANSANI, A. C.. FAM - Florianópolis Audiovisual Mercosul. 2010. Associação Cultural Panvision.

4.
SCANSANI, A. C.; ROCHA, M.; ESCOREL, E.. Forumdoc Festival do filme documentário e etnográfico. 2008. Filmes de Quintal.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Ciência em diálogo: física e arte. 2018. (Encontro).

2.
XXII Socine - 50 anos do maio de 68. A natureza do gesto do [no] cinema: corpos e instrumentos conjugados. 2018. (Congresso).

3.
VII Encontro anual da AIM - Associação de Investigadores da Imagem em Movimento. Gestualidades em convívio: um prelúdio às conexões recíprocas entre corpos e câmeras. 2017. (Congresso).

4.
XXI Encontro Socine: o estado da crítica. O gesto químico: uma subversão da forma no cinema. 2017. (Congresso).

5.
Colóquio Internacional e Retrospectiva dos Ateliers Varan.mediação da mesa: A prática cinematográfica coletiva com André Van In e Chantal Roussel. 2016. (Seminário).

6.
Mostra Cinema Brasileiro Contemporâneo.O verso e reverso do cinema em Já visto jamais visto: uma introdução. 2016. (Encontro).

7.
V Jornada Discente PPGMPAV ECA-USP.Gestos, corpos e câmera: um diálogo com Gilbert Simondon. 2016. (Seminário).

8.
XX SOCINE - Convergêcia do/no cinema. Corpos acolhidos, retocados e revelados: os gestos da câmera e o ator. 2016. (Congresso).

9.
A Vida Secreta dos Objetos: Ecologias da Mídia. 2015. (Simpósio).

10.
Besides the Screen. 2015. (Seminário).

11.
Encontro de Fotolivros - a impressão não morreu. 2015. (Encontro).

12.
Encontro de Fotolivros - escrevendo com fotos. 2015. (Encontro).

13.
Encontro de Fotolivros - Mundo BR. 2015. (Encontro).

14.
Godard e as representações do mundo. 2015. (Simpósio).

15.
I Congreso Internacional en Geofilosofía del Cine. La frontera ilusoria: un estudio sobre las paradojas fotográficas de la imagen en movimiento. 2015. (Congresso).

16.
Múltipla Dança: Festival Internacional de Dança Contemporânea.Pensamentos sobre dança e cinema. 2015. (Encontro).

17.
Sixth International Conference on the Image. The illusory frontier: a study on the photographic basis of the moving image. 2015. (Congresso).

18.
V Coloquio Universitario de Análisis Cinematográfico: Cine, técnica y tecnología. Esculturas de luz. 2015. (Congresso).

19.
XIX Socine - Cinemas em Rede. Os alquimistas do cinema: a materialidade da imagem dos cine-artesãos. 2015. (Congresso).

20.
Besides the Screen - cinema apesar da imagem. 2014. (Congresso).

21.
Conferência de Bernd Stiegler, François Albera e Mikhail Iampolski. 2014. (Seminário).

22.
Forum brasileiro de ensino de cinema e audiovisual.Apresentação do curso de Cinema da Universidade Federal de Santa Catarina. 2014. (Outra).

23.
III Coloquio Merleau-Ponty. 2014. (Seminário).

24.
II SEMINÁRIO INTERNACIONAL ARTE E NATUREZA. 2014. (Seminário).

25.
I Seminário de Pesquisa e Extensão do Departamento de Artes e Libras Es.Fotocrias - a imagem viva. 2014. (Seminário).

26.
IV Jornada Discente PPGMPAV ECA-USP.As transubstanciações do corpo-câmera. 2014. (Seminário).

27.
IX Jornada de Psicologia.Imagens táteis. 2014. (Seminário).

28.
XVIII SOCINE - Novíssimo Cinema Latino-Americano. 2014. (Congresso).

29.
Aula Magna de Philippe Dubois - pós-graduação ECA-USP. 2013. (Encontro).

30.
Cinema de Exposição - Philippe Dubois. 2013. (Encontro).

31.
IV Conferência Internacional SMALL CINEMAS. 2013. (Seminário).

32.
IV Conferência Internacional SMALL CINEMAS ? CROSSING BORDERS.Adriana A. Silva (UNICAMP) ? Estética e poéticas do cinema latino-americano; Flávia Neves (UFF) ? Imagens fronteiriças da América Latina; Florencia Varela Gadea (Universidad Católica del Uruguay) ? Cine autorreferencial en latinoamérica. 2013. (Seminário).

33.
IV Conferência Internacional SMALL CINEMAS - CROSSING BORDERS.Zaira Zarza (Queen?s University) ? Cuban diasporic cinema: the non-national condition; Lenuta Gilkin (SUNY Oswego) ? Romanian Cinema: From Local to Global ; Alex Vailati. 2013. (Seminário).

34.
XVII SOCINE - a sobrevivência das imagens. O Tigre e a Gazela a fotografia que fala: homenagem a Aloysio Raulino. 2013. (Congresso).

35.
Semana das Profissões.Formação em Cinema. 2012. (Seminário).

36.
Conferência Nacional de Educação. 2009. (Outra).

37.
Forumdoc Festival do filme documentário e etnográfico.Juri Internacional. 2008. (Outra).

38.
I Colóquio Internacional de Educação Libertária. 2007. (Outra).

39.
Tendências e Perspectivas do Documentário. 2001. (Congresso).

40.
A Imagem e a Provação do Real: a questão do documentário nas suas interseções (fotografia, vídeo, cinema e novas tecnologias). 2000. (Oficina).

41.
Seminário Diante da Imagem. 2000. (Seminário).

42.
Cinema Cultural Paulista.da dor e do mar - curta metragem pb, 16mm. 1998. (Outra).

43.
Fest Cine Vídeo.Cabo Polonio entre o céu e o mar, de Gabriel Varalla - documentário 35mm - direção de fotografia. 1998. (Outra).

44.
Festival de Cinema Universitário - UFF.da dor e do mar - curta metragem pb, 16mm. 1998. (Outra).

45.
Festival Internacional de Cinema da Amazônia.da dor e do mar - curta metragem pb, 16mm. 1998. (Outra).

46.
Mostra do Audiovisual Paulista.da dor e do mar - curta metragem pb, 16mm. 1998. (Outra).

47.
XXI Salão de Arte Contemporânea de Santo André.Domingo - ensaio fotográfico sobre a praia do Gonzaga em Santos - SP. 1993. (Outra).

48.
IX Salão Nacional de Fotografia.Eu me Vendo - um ensaio sobre a prostituição na estação da Luz, São Paulo.. 1992. (Outra).

49.
Exposição do V Núcleo Permanente de Formação em Linguagem Fotográfica.Eu me Vendo - um ensaio sobre a prostituição na estação da Luz, São Paulo.. 1991. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SCANSANI, A. C.; PIGOZZO, I. . Fotocrias e os processos artesanais: fotografia Lambe-lambe. 2018. (Outro).

2.
SCANSANI, A. C.; PIGOZZO, I. . Fotocrias e os processos artesanais: cianotipia. 2018. (Outro).

3.
SCANSANI, A. C.; PIGOZZO, I. . Fotocrias e os processos artesanais: fotografia pinhole. 2018. (Outro).

4.
SCANSANI, A. C.; PIGOZZO, I. . Fotocrias e os processos artesanais: marron Van Dyke. 2018. (Outro).

5.
SCANSANI, A. C.; IUVA, P. ; CASTANHEIRA, J. C. S. . Colóquio Internacional e Retrospectiva dos Ateliers Varan. 2016. (Congresso).

6.
SCANSANI, A. C.; CASTANHEIRA, J. C. S. ; IUVA, P. . Análise de filmes hoje por Michel Marie (aula magna). 2016. (Outro).

7.
SCANSANI, A. C.. Fotocrias - Dia Mundial da Pinhole II. 2014. (Exposição).

8.
SCANSANI, A. C.. Seminário Internacional Fazendo Gênero 10. 2013. (Exposição).

9.
SCANSANI, A. C.. Semana de Cinema da UFSC. 2013. (Congresso).

10.
SCANSANI, A. C.. Fotocrias - Dia Mundial da Pinhole. 2013. (Exposição).

11.
SCANSANI, A. C.. Semana de Cinema. 2012. (Congresso).

12.
Varalla, G. ; SCANSANI, A. C. . intercâmbio de saberes através da pedagogia libertária (II Oficina de Serigrafia). 2009. (Outro).

13.
SCANSANI, A. C.. intercâmbio de saberes através da pedagogia libertária. 2009. (Outro).

14.
SCANSANI, A. C.. intercâmbio de saberes através da pedagogia libertária (Oficina de Levantamento Planialtimétrico). 2009. (Outro).

15.
SCANSANI, A. C.. intercâmbio de saberes através da pedagogia libertária (Oficina de Produção de Sabão de Óleo). 2009. (Outro).

16.
SCANSANI, A. C.. intercâmbio de saberes através da pedagogia libertária (Oficina). 2009. (Outro).

17.
SCANSANI, A. C.. intercâmbio de saberes através da pedagogia libertária (Festival). 2009. (Festival).

18.
SCANSANI, A. C.. intercâmbio de saberes através da pedagogia libertária (Oficina de Tingimento Artesanal). 2009. (Outro).

19.
SCANSANI, A. C.. intercâmbio de saberes através da pedagogia libertária (Grupo de Choro Pente de Macaco). 2009. (Concerto).

20.
SCANSANI, A. C.. III Encontro de Pedagogia Libertária. 2008. (Congresso).

21.
SCANSANI, A. C.. intercâmbio de saberes através da pedagogia libertária (I Oficina de Serigrafia). 2008. (Outro).

22.
SCANSANI, A. C.. intercâmbio de saberes através da pedagogia libertária (Oficina de Papel Reciclado). 2008. (Outro).

23.
SCANSANI, A. C.. intercâmbio de saberes através da pedagogia libertária (Oficina de Modelagem em Argila). 2006. (Outro).

24.
SCANSANI, A. C.. II Encontro de Pedagogia Libertária. 2005. (Congresso).

25.
SCANSANI, A. C.; CORREA, G. . intercâmbio de saberes através da pedagogia libertária (Oficina de Experimentos Ópticos). 2005. (Outro).

26.
SCANSANI, A. C.; CORREA, G. . intercâmbio de saberes através da pedagogia libertária (Oficina de Experimentos Químicos). 2005. (Outro).

27.
SCANSANI, A. C.. I Encontro de Pedagogia Libertária. 2004. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Luiz Carlos João Filho. Um ano sem morada. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Cinema) - Universidade Federal de Santa Catarina. Orientador: Andréa Carla Scansani.

2.
Gustavo Bô Setsuo. Sangue dourado. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Cinema) - Universidade Federal de Santa Catarina. Orientador: Andréa Carla Scansani.

3.
Gabriel Stella. O olhar do abismo. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Cinema) - Universidade Federal de Santa Catarina. Orientador: Andréa Carla Scansani.

4.
Matias Cherem Dala Stella. Cinco Estações no Casulo do Tempo. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Cinema) - Universidade Federal de Santa Catarina. Orientador: Andréa Carla Scansani.

5.
Maria Cristina Vierio de Oliveira. Innersive. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Cinema) - Universidade Federal de Santa Catarina. Orientador: Andréa Carla Scansani.

6.
Luara Gonzales Pereira. Passos e tintas: uma reflexão fotográfica. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Cinema) - Universidade Federal de Santa Catarina. Orientador: Andréa Carla Scansani.

7.
Vanessa Camassola Sandre. Nuvem. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Cinema) - Universidade Federal de Santa Catarina. Orientador: Andréa Carla Scansani.

8.
Alex Brandão Ribeiro. Película. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Cinema) - Universidade Federal de Santa Catarina. Orientador: Andréa Carla Scansani.

9.
Ana Carolina von Hertwig. Unfinished Business. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Cinema) - UFSC e Ecole nationale supérieure Louis-Lumière. Orientador: Andréa Carla Scansani.

10.
Vinícius Leyser da Rosa. Vento Sul. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Cinema) - Universidade Federal de Santa Catarina. Orientador: Andréa Carla Scansani.

11.
Rhaíssa Monteiro Pinto. Soir de Première (Noite de Estreia). 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Cinema) - UFSC e Ecole nationale supérieure Louis-Lumière. Orientador: Andréa Carla Scansani.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 18/02/2019 às 16:49:50