Juliano Pinheiro de Almeida

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/0655986169213243
  • Última atualização do currículo em 11/01/2018


Atualmente é Médico Assistente na Unidade de Terapia Intensiva do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo - ICESP e Médico Anestesiologista no Hospital Sepaco. Graduado pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Especialização em Anestesiologia com Pós-Graduação Senso Lato e Residência Médica pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo-FMUSP. Doutor em ciências pelo Programa de Pós-Graduação Senso Estrito da Disciplina de Anestesiologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo-FMUSP. Possui título de especialista em Anestesiologia pela Sociedade Brasileira de Anestesiologia (SBA) e título de especialista em Terapia Intensiva pela Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB). (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Juliano Pinheiro de Almeida
Nome em citações bibliográficas
ALMEIDA, J. P.;ALMEIDA, JULIANO P;JULIANO PINHEIRO DE ALMEIDA;PINHEIRO DE ALMEIDA, J;DE ALMEIDA, J P;ALMEIDA, JULIANO PINHEIRO DE;ALMEIDA, JP;PINHEIRO DE ALMEIDA, JULIANO;DE ALMEIDA, JULIANO PINHEIRO;ALMEIDA, JULIANO;ALMEIDA, JULIANO P.

Endereço


Endereço Profissional
INSTITUTO DO CÂNCER DO ESTADO DE SÃO PAULO, INSTITUTO DO CÂNCER DO ESTADO DE SÃO PAULO.
AV. DR ARNALDO
CERQUEIRA CESAR
01246-903 - Sao Paulo, SP - Brasil
Telefone: (11) 38932000


Formação acadêmica/titulação


2012 - 2014
Doutorado em Anestesiologia.
Faculdade de Medicina da USP, FMUSP, Brasil.
Título: ESTRATÉGIA LIBERAL DE TRANSFUSÃO DE HEMÁCIAS VERSUS ESTRATÉGIA RESTRITIVA EM PACIENTES SUBMETIDOS A CIRURGIA ONCOLÓGICA: ESTUDO CONTROLADO E RANDOMIZADO, Ano de obtenção: 2014.
Orientador: Ludhmila Abrahão Hajjar.
2005 - 2008
Especialização - Residência médica.
Faculdade de Medicina da USP, FMUSP, Brasil. Residência médica em: ANESTESIOLOGIA
Número do registro: .
Bolsista do(a): Fundação do Desenvolvimento Administrativo, FUNDAP, Brasil.
2008 - 2009
Aperfeiçoamento em UTI CIRÚRGICA DO INCOR FMUSP.
Faculdade de Medicina da USP, FMUSP, Brasil.
Título: .. Ano de finalização: 2009.
Orientador: ..
Bolsista do(a): FUNDAÇÃO ZERBINI, FUNDAÇÃO ZERBINI, Brasil.
1999 - 2005
Graduação em MEDICINA.
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.




Atuação Profissional



INSTITUTO DO CÂNCER DO ESTADO DE SÃO PAULO, ICESP, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Médico Assistente UTI, Carga horária: 40

Atividades

2012 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , INSTITUTO DO CÂNCER DO ESTADO DE SÃO PAULO, .

2009 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , INSTITUTO DO CÂNCER DO ESTADO DE SÃO PAULO, .


Instituto do Coração, Faculdade de medicina da USP, INCOR, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2008
Vínculo: Residência, Enquadramento Funcional: Médico


Hospital e Maternidade SEPACO, SEPACO, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Médico Anestesiologista, Carga horária: 20



Linhas de pesquisa


1.
Métodos de avaliação e manejo na unidade de terapia intensiva de pacientes oncológicos

Objetivo: Identificar fatores preditores de morbi-mortalidade em pacientes oncológicos na unidade de terapia intensiva..
2.
Transfusão sanguínea no perioperatório de cirurgia oncológica

Objetivo: Avaliar o impacto de estratégias distintas de transfusão de sanguínea na evolução dos pacientes submetidos à cirurgia oncológica..


Projetos de pesquisa


2017 - Atual
Infusão Contínua versus Infusão Intermitente de Vancomicina em pacientes críticos: ensaio clínico multicêntrico randomizado e controlado
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Juliano Pinheiro de Almeida - Coordenador / HAJJAR, LUDHMILA - Integrante / Estela Maris de Oliveira - Integrante.
2017 - Atual
Estudo Randomizado e controlado para o manejo da síndrome de realimentação em pacientes com câncer internados na Unidade de Terapia Intensiva.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Juliano Pinheiro de Almeida - Coordenador / HAJJAR, LUDHMILA - Integrante / Ilana Roitman - Integrante.
2017 - Atual
Vasopressina ou Norepinefrina no Choque Vasoplégico em Pacientes Submetidos a Cirurgia Não-Cardíaca (Vancs III)
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Juliano Pinheiro de Almeida - Integrante / HAJJAR, LUDHMILA ABRAHAO - Coordenador / Tais Felix Szeles - Integrante.
2015 - Atual
Oxigenação por Membrana Extracorpórea (ECMO) em Pacientes com Neoplasia e Síndrome do Desconforto Respiratório Agudo (SDRA): estudo clínico randomizado
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Juliano Pinheiro de Almeida - Integrante / FERNANDES, FELIPE LOURENCO - Integrante / HAJJAR, LUDHMILA - Coordenador.
2013 - 2016
Estudo prospectivo e randomizado da transfusão de hemácias em pacientes críticos com câncer: estratégia liberal vs. Restritiva
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Juliano Pinheiro de Almeida - Integrante / BERGAMIN, FABRICIO - Integrante / HAJJAR, LUDHMILA - Coordenador.
2013 - 2015
Efeito de um Programa Pós Operatório de Mobilização Precoce na Recuperação Funcional e nas Complicações Clínicas de Pacientes Críticos Submetidos a Cirurgia Oncológica de Grande Porte
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Juliano Pinheiro de Almeida - Integrante / PINTO MARINHO DE ALMEIDA, ELISANGELA - Integrante / HAJJAR, LUDHMILA - Coordenador.
2011 - 2017
Balão de Contrapulsão intra-aórtico eletivo em pacientes de alto risco submetidos à cirurgia cardíaca: estudo prospectivo e randomizado
Descrição: O objetivo do presente estudo é avaliar, através de um estudo clínico prospectivo e randomizado, a efetividade e segurança do BIA eletivo pré-operatório em pacientes de alto risco submetidos à cirurgia cardíaca. Primário: Comparar a mortalidade em 30 dias entre os grupos ou a incidência de complicações cardíacas graves ou a incidência de insuficiência renal aguda com necessidade de diálise. Secundário: Comparar os dias livres de drogas vasopressoras, dias livres de inotrópicos, dias livres de ventilação mecânica, incidência de infecção, níveis de BNP, marcadores de injúria renal, tempo de permanência na UTI e tempo de permanência hospitalar, complicações relacionadas ao balão intra-aórtico e análise de custos...
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Juliano Pinheiro de Almeida - Integrante / HAJJAR, L. A. - Coordenador / AULER, J. O. C. - Integrante / GALAS, F. R. B. G. - Integrante / NAKAMURA, R. E. - Integrante / JATENE, F. B. - Integrante / STOLF, N. A. G. - Integrante / FUKUSHIMA, J. - Integrante / OSAWA, EDUARDO - Integrante.
2011 - 2016
NGAL como marcador de Injúria Renal Aguda em pacientes oncológicos criticamente enfermos
Descrição: Atualmente, a proporção de pacientes com câncer admitidos nas Unidades de Terapia Intensiva vem aumentando gradativamente. Em função das características específicas de cada neoplasia em particular, os pacientes oncológicos representam uma população que merece especial atenção, principalmente em relação à incidência, prognóstico e tratamento da Injúria Renal Aguda (IRA). Nesse contexto, destaca-se um biomarcador denominado NGAL (neutrophil gelatinase- associated lipocalin), que inicialmente foi descrito como eficaz no diagnóstico precoce da IRA pós-cirurgia cardíaca e, recentemente, vem sendo utilizado como preditor de IRA em diversas situações clínicas, como nefrotoxicidade por cisplatina, pacientes politraumatizados e até no momento da admissão dos pacientes na UTI, o NGAL foi capaz de predizer o desenvolvimento da IRA 48h antes da dosagem dos níveis séricos de creatininina, além de antecipar a necessidade de terapia de substituição renal nesses pacientes. Dessa maneira, podemos concluir que é importante determinar a eficácia do NGAL como preditor do desenvolvimento de IRA na UTI em pacientes críticos com câncer, na tentativa de identificar precocemente esses pacientes para facilitar a implementação de medidas terapêuticas eficazes e minimizar o desenvolvimento de complicações sistêmicas associadas com a falência renal aguda.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Juliano Pinheiro de Almeida - Integrante / HAJJAR, L. A. - Coordenador / AULER, J. O. C. - Integrante / GALAS, F. R. B. G. - Integrante / PALOMBA, H. - Integrante / TORRES, V. - Integrante / YU, L. - Integrante / FUKUSHIMA, J. - Integrante / OSAWA, EDUARDO - Integrante / HOFF, P. M. - Integrante / Clarice H. Lee Park - Integrante.
2011 - 2016
Estudo randomizado para avaliação da terapia guiada por metas em cirurgia cardíaca de alto risco
Descrição: Pacientes submetidos a cirurgia cardíaca de alto risco apresentam elevada morbidade e mortalidade. A terapia guiada por metas constitui uma estratégia bem sucedida aplicada em muitos cenários da medicina intensiva, porém pouco estudada no contexto perioperatório de cirurgia cardíaca.Objetivos: Avaliar se a implantação de um protocolo de terapia hemodinâmica guiada por metas, em pacientes submetidos à cirurgia cardíaca de alto risco, pode reduzir o tempo de internação em unidade de terapia intensiva. Os objetivos secundários são determinação e comparação das disfunções orgânicas através do SOFA evolutivo, incidência de choque cardiogênico, isquemia miocárdica, insuficiência renal aguda com necessidade de diálise, síndrome do desconforto respiratório agudo, infecção, evolução dos marcadores de hipoperfusão tecidual, comparação de dias livre de ventilação mecânica, dias livre de inotrópico e de vasopressores, dias livres de diálise e análise de custos.Casuística: Serão incluídos 126 pacientes adultos no pré-operatório de cirurgia cardíaca internados na Unidade de Terapia Intensiva Cirúrgica do Instituto do Coração com EuroSCORE superior a 6 pontos, que serão submetidos à cirurgia de revascularização do miocárdio e/ou troca valvar.Metodologia: Estudo prospectivo e randomizado. Após preenchimento dos critérios de inclusão, serão randomizados para protocolo terapia guiada por metas.O grupo terapia guiada por metas será monitorizado por cateter venoso central, pressão arterial invasiva e monitor LiDCO Rapid. O protocolo iniciará no intraoperatório e será mantido durante as primeiras 8 horas de pós-operatório na Unidade Intensiva Cirúrgica. A meta principal será a manutenção do índice cardíaco (IC) superior a 3,0 L/min/m2. Após exclusão de causas mecânicas e correção de bradicardia absoluta ou relativa com ativação do marcapasso temporário, o passo inicial será prova de volume com alíquotas de 500 mL de Ringer lactato sempre que o IC estiver igual ou inferior a 3,0 L/min/m2.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Juliano Pinheiro de Almeida - Integrante / HAJJAR, L. A. - Coordenador / AULER, J. O. C. - Integrante / GALAS, F. R. B. G. - Integrante / JATENE, F. B. - Integrante / SUNDIN, M. R. - Integrante / STOLF, N. A. G. - Integrante / FUKUSHIMA, J. - Integrante / OSAWA, EDUARDO - Integrante.
2011 - Atual
Variabilidade da frequência cardíaca como prognóstico da sepse em pacientes críticos com câncer
Descrição: Nos últimos anos, o avanço no cuidado de pacientes oncológicos fez possível o controle e a cura desta doença. Porém, devido a este avanço, a utilização de tratamentos cada vez mais agressivos resulta em um maior risco de sepsemia. Na tentativa de desenvolver estratégias mais rápidas e eficazes para o diagnóstico e prognóstico da sepse a análise da variabilidade da freqüência cardíaca (VFC) tem sido utilizada como um meio para melhor caracterizar o sistema. Monitoriza a variação batimento a batimento do ritmo cardíaco e através da análise espectral de potência e permite o conhecimento do grau de modulação simpática e parasimpática do coração. De longa data estudos mostram que a baixa VFC está associada a aumento da susceptibilidade a arritimias malignas e mortalidade. Porém, até a atualidade não há estudos publicados a respeito da análise da VFC durante o processo de sepse em pacientes de UTI oncológica. O objetivo deste estudo é avaliar, de maneira observacional, a evolução clínica e se a variabilidade RR é preditor de eventos em pacientes durante as primeiras 24 horas de admissão na unidade de terapia intensiva (UTI) oncológica. Serão incluídos 200 pacientes admitidos na UTI do Instituto do Câncer HC-FMUSP no período de novembro 2011 a abril de 2012, com diagnóstico de sepse. No momento da admissão e após 24 horas serão obtidos dados clínicos e demográficos. Eletrocardiogramas (ECG) serão obtidos através de monitores a beira leito e medidas contínuas dos parâmetros VFC serão obtidas. Os sinais de ECG serão recolhidos através de algoritmo baseado em Matlab para aferir intervalos normal- para- normal (NN). O poder espectral destes intervalos NN será obtido através da transformação rápida de Fourier. Os dados serão submetidos á análise utilizando o The Statistical Package for Social Sciences para Windows, versão 17..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Juliano Pinheiro de Almeida - Integrante / HAJJAR, L. A. - Coordenador / AULER, J. O. C. - Integrante / GALAS, F. R. B. G. - Integrante / FUKUSHIMA, J. - Integrante / Cristiane Zambolim - Integrante.
2011 - Atual
Estudo prospectivo e randomizado de reposição volêmica na fase aguda do choque séptico em pacientes com câncer: Albumina 4% vs. Ringer Lactato
Descrição: As soluções colóides apresentam propriedades benéficas na fisiologia respiratória em pacientes com injúria pulmonar grave, além de maior eficácia para atingir metas hemodinâmicas em pacientes hipovolêmicos quando comparados com soluções cristalóides. Essas características, teoricamente poderiam apresentar um efeito positivo na evolução do paciente crítico com câncer na UTI. Porém não existem estudos prospectivos em pacientes críticos com câncer comparando os efeitos da solução colóide com a solução cristalóide. Este estudo visa comparar os efeitos da reposição volêmica com albumina 4% versus Ringer lactato na fase aguda do choque séptico em pacientes com câncer. O estudo será prospectivo e randomizado. Incluiremos pacientes com idade maior que 18 anos, admitidos na Unidade de Terapia Intensiva do Instituto do Câncer de São Paulo que não preenchem os critérios de exclusão. Após inclusão, serão avaliados a mortalidade, incidência de disfunções orgânicas e necessidade de hemodiálise e ventilação mecânica durante 28 dias. A análise estatística será realiza com software SPSS versão 8.0 utilizando. Variáveis categóricas serão analisadas pelo teste qui-quadrado ou teste exato de Fisher e as variáveis contínuas pelo t-student bi-caudal ou teste U de Mann-Whitney.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Juliano Pinheiro de Almeida - Integrante / HAJJAR, L. A. - Coordenador / AULER, J. O. C. - Integrante / NAGAOKA, D. - Integrante / GALAS, F. R. B. G. - Integrante / PALOMBA, H. - Integrante / VINCENT, J.-L. - Integrante / NAKAMURA, R. E. - Integrante / FUKUSHIMA, J. - Integrante / OSAWA, EDUARDO - Integrante / HOFF, P. M. - Integrante / Clarice H. Lee Park - Integrante.
2010 - 2016
Estudo prospectivo e randomizado da transfusão de hemácias em pacientes com câncer: Estratégia liberal vs. restritiva
Descrição: Estudos prospectivos tem demonstrado que a transfusão de hemácias devem ser cada vez mais criteriosas, levando-se em consideração o tipo de doente e o contexto clínico em que se encontra. Já foi provado que em pacientes críticos, tanto cirúrgicos como clínicos, uma estratégia restritiva de transfusão é tão segura quanto uma liberal. Porém não existem estudos prospectivos em pacientes críticos com câncer, uma vez que esses doentes são os que mais apresentam anemia e vem apresentado taxas de sobrevida cada vez mais elevadas. Este estudo visa realizar uma estratégia liberal ou restritiva em pacientes críticos com câncer. O estudo será prospectivo e randomizado. Incluiremos pacientes >18 anos, admitidos na Unidade de Terapia Intensiva do Instituto do Câncer de São Paulo que não preenchem os critérios de exclusão. Após a inclusão serão relizadas avaliações no 1º, 3º e 7º dia de internação associada com uma avaliação de escore de qualidade de vida. A análise estatística será realiza com software SPSS versão 8.0 utilizando. Variáveis categóricas serão analisadas pelo teste qui-quadrado e as variáveis contínuas pelo t-student.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Juliano Pinheiro de Almeida - Integrante / HAJJAR, L. A. - Coordenador / AULER, J. O. C. - Integrante / GALAS, F. R. B. G. - Integrante / VINCENT, J.-L. - Integrante / NAKAMURA, R. E. - Integrante / FUKUSHIMA, J. - Integrante / OSAWA, EDUARDO - Integrante / HOFF, P. M. - Integrante / Clarice H. Lee Park - Integrante.
2008 - 2014
Terapia guiada por índice cardíaco derivado da análise da curva da pressão arterial vs. terapia padrão de ressucitação hemodinâmica em pacientes com sepse grave ou choque séptico
Descrição: A Sepse grave e o choque séptico são complicações comuns em pacientes com câncer. O tratamento precoce baseado em metas hemodinâmicas é fundamental para reduzir o desenvolvimento de disfunções orgânicas, reduzir o tempo de internação na UTI e reduzir a mortalidade. Não há estudos até o momento que compare a eficácia da terapia de ressucitação hemodinâmica guiada pelo IC medido através da análise do contorno da onda de pressão arterial (Flo Trac/Vigileo) e a terapia de ressucitação padrão em pacientes em sepse grave ou choque séptico. Objetivamos comparar o tempo de permanência na UTI dos pacientes tratados com a terapia de otimização hemodinâmica baseado no índice cardíaco, obtido pela análise da curva de pressão invasiva com os pacientes do grupo controle. Como objetivo secundário, comparar o tempo de desmame de drogas vasopressoras, inotrópicos, a incidência e a duração de novas disfunções orgânicas através do escore SOFA, tempo de permanência hospitalar e óbito entre os grupos. O estudo será prospectivo e randomizado. Incluiremos pacientes com idade maior que 18 anos, admitidos na Unidade de Terapia Intensiva do Instituto do Câncer de São Paulo que não preenchem os critérios de exclusão...
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Juliano Pinheiro de Almeida - Integrante / HAJJAR, L. A. - Coordenador / AULER, J. O. C. - Integrante / GALAS, F. R. B. G. - Integrante / FILHO, R. K. - Integrante / FUKUSHIMA, J. - Integrante / OSAWA, EDUARDO - Integrante.


Revisor de periódico


2011 - Atual
Periódico: Clinics


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Medicina / Subárea: MEDICINA INTENSIVA.
2.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Medicina / Subárea: Cirurgia/Especialidade: Anestesiologia.


Idiomas


Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2016
Prêmio Capes de Tese - Área de Medicina III, CAPES.
2015
Menção Honrosa no Prêmio Capes de Tese, CAPES.
2015
VI Prêmio Octavio Frias de Oliveira, Instituto do Câncer do Estado de São Paulo.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
CALDAS, J. R.2017CALDAS, J. R. ; PANERAI, R. B. ; HAUNTON, V. J. ; ALMEIDA, J. P. ; FERREIRA, G. S. R. ; CAMARA, L. ; NOGUEIRA, R. C. ; BOR-SENG-SHU, E. ; OLIVEIRA, M. L. ; GROEHS, R. R. V. ; FERREIRA-SANTOS, L. ; TEIXEIRA, M. J. ; GALAS, F. R. B. G. ; ROBINSON, T. G. ; JATENE, F. B. ; HAJJAR, L. A. . Cerebral blood flow autoregulation in ischemic heart failure. AMERICAN JOURNAL OF PHYSIOLOGY-REGULATORY INTEGRATIVE AND COMPARATIVE PHYSIOLOGY, v. 312, p. R108-R113, 2017.

2.
CALDAS, JULIANA2017CALDAS, JULIANA ; PANERAI, RONNEY B ; BOR-SENG-SHU, EDSON ; ALMEIDA, JULIANO ; FERREIRA, GRAZIELA ; CUNHA, LIGIA ; NOGUEIRA, RICARDO ; OLIVEIRA, MARCELO ; JATENE, FABIO ; ROBINSON, THOMPSON ; HAJJAR, LUDHMILA . Cerebral hemodynamic with intra-aortic balloon pump: business as usual?. PHYSIOLOGICAL MEASUREMENT, v. 1, p. 1, 2017.

3.
COSTA LEME, ALCINO2017COSTA LEME, ALCINO ; HAJJAR, LUDHMILA ABRAHAO ; VOLPE, MARCIA S. ; FUKUSHIMA, JULIA TIZUE ; DE SANTIS SANTIAGO, ROBERTA RIBEIRO ; OSAWA, EDUARDO A. ; PINHEIRO DE ALMEIDA, JULIANO ; GERENT, ALINE MULLER ; FRANCO, RAFAEL ALVES ; ZANETTI FELTRIM, MARIA IGNEZ ; NOZAWA, EMÍLIA ; DE MORAES COIMBRA, VERA REGINA ; DE MORAES IANOTTI, RAFAEL ; HASHIZUME, CLARICE SHIGUEMI ; KALIL FILHO, ROBERTO ; AULER, JOSE OTAVIO COSTA ; JATENE, FABIO BISCEGLI ; GOMES GALAS, FILOMENA REGINA BARBOSA ; AMATO, MARCELO BRITTO PASSOS . Effect of Intensive vs Moderate Alveolar Recruitment Strategies Added to Lung-Protective Ventilation on Postoperative Pulmonary Complications. JAMA-JOURNAL OF THE AMERICAN MEDICAL ASSOCIATION, v. 317, p. 1422, 2017.

4.
BERGAMIN, FABRICIO S.2017BERGAMIN, FABRICIO S. ; ALMEIDA, JULIANO P. ; LANDONI, GIOVANNI ; GALAS, FILOMENA R. B. G. ; FUKUSHIMA, JULIA T. ; FOMINSKIY, EVGENY ; PARK, CLARICE H. L. ; OSAWA, EDUARDO A. ; DIZ, MARIA P. E. ; OLIVEIRA, GISELE Q. ; FRANCO, RAFAEL A. ; NAKAMURA, ROSANA E. ; ALMEIDA, ELISANGELA M. ; ABDALA, EDSON ; FREIRE, MARISTELA P. ; FILHO, ROBERTO K. ; AULER, JOSE OTAVIO C. ; HAJJAR, LUDHMILA A. . Liberal Versus Restrictive Transfusion Strategy in Critically Ill Oncologic Patients. CRITICAL CARE MEDICINE, v. 45, p. 766-773, 2017.

5.
CALDAS, J. R.2017CALDAS, J. R. ; PANERAI, R. B. ; HAUNTON, V. J. ; ALMEIDA, J. P. ; FERREIRA, G. S. R. ; CAMARA, L. ; NOGUEIRA, R. C. ; BOR-SENG-SHU, E. ; OLIVEIRA, M. L. ; GROEHS, R. R. V. ; FERREIRA-SANTOS, L. ; TEIXEIRA, M. J. ; GALAS, F. R. B. G. ; ROBINSON, T. G. ; Jatene, F. B. ; Hajjar, L. A. . Cerebral blood flow autoregulation in ischemic heart failure. AMERICAN JOURNAL OF PHYSIOLOGY-REGULATORY INTEGRATIVE AND COMPARATIVE PHYSIOLOGY, v. 312, p. R108-R113, 2017.

6.
DOCHERTY, ANNEMARIE B2016DOCHERTY, ANNEMARIE B ; O?DONNELL, ROB ; BRUNSKILL, SUSAN ; TRIVELLA, MARIALENA ; DOREE, CAROLYN ; HOLST, LARS B ; PARKER, MARTYN ; GREGERSEN, MERETE ; PINHEIRO DE ALMEIDA, JULIANO ; WALSH, TIMOTHY S ; STANWORTH, SIMON J . Effect of restrictive versus liberal transfusion strategies on outcomes in patients with cardiovascular disease in a non-cardiac surgery setting: systematic review and meta-analysis. BMJ-British Medical Journal, v. 352, p. i1351-11, 2016.

7.
HAJJAR, LUDHMILA ABRAHAO2016HAJJAR, LUDHMILA ABRAHAO VINCENT, JEAN LOUIS GOMES GALAS, FILOMENA REGINA BARBOSA RHODES, ANDREW LANDONI, GIOVANNI OSAWA, EDUARDO ATSUSHI MELO, RENATO ROSA SUNDIN, MARCIA RODRIGUES GRANDE, SOLIMAR MIRANDA GAIOTTO, FABIO A. POMERANTZEFF, PABLO MARIA DALLAN, LUIS OLIVEIRA FRANCO, RAFAEL ALVES NAKAMURA, ROSANA ELY LISBOA, LUIZ AUGUSTO DE ALMEIDA, JULIANO PINHEIRO GERENT, ALINE MULLER SOUZA, DAYENNE HIANAE GAIANE, MARIA ALICE FUKUSHIMA, JULIA TIZUE PARK, CLARICE LEE ZAMBOLIM, CRISTIANE ROCHA FERREIRA, GRAZIELA SANTOS STRABELLI, TÂNIA MARA FERNANDES, FELIPE LOURENCO , et al.CAMARA, LIGIA ZEFERINO, SUELY SANTOS, VALTER GARCIA PICCIONI, MARILDE ALBUQUERQUE JATENE, FABIO BISCEGLI COSTA AULER, JOSE OTAVIO FILHO, ROBERTO KALIL ; Vasopressin versus Norepinephrine in Patients with Vasoplegic Shock After Cardiac Surgery. ANESTHESIOLOGY, v. 126, p. 85-93, 2016.

8.
OSAWA, EDUARDO A.2016OSAWA, EDUARDO A. RHODES, ANDREW LANDONI, GIOVANNI GALAS, FILOMENA R. B. G. FUKUSHIMA, JULIA T. PARK, CLARICE H. L. ALMEIDA, JULIANO P. NAKAMURA, ROSANA E. STRABELLI, TANIA M. V. PILEGGI, BRUNNA LEME, ALCINO C. FOMINSKIY, EVGENY SAKR, YASSER LIMA, MARTA FRANCO, RAFAEL A. CHAN, RAQUEL P. C. PICCIONI, MARILDE A. MENDES, PRISCILLA MENEZES, SUÉLLEN R. BRUNO, TATIANA GAIOTTO, FABIO A. LISBOA, LUIZ A. DALLAN, LUIZ A. O. HUEB, ALEXANDRE C. POMERANTZEFF, PABLO M. , et al.KALIL FILHO, ROBERTO JATENE, FABIO B. AULER JUNIOR, JOSE OTAVIO COSTA HAJJAR, LUDHMILA A. ; Effect of Perioperative Goal-Directed Hemodynamic Resuscitation Therapy on Outcomes Following Cardiac Surgery. CRITICAL CARE MEDICINE, v. 1, p. 1, 2016.

9.
NAKAMURA, ROSANA ELY2015NAKAMURA, ROSANA ELY ; VINCENT, JEAN-LOUIS ; FUKUSHIMA, JULIA TIZUE ; ALMEIDA, JULIANO PINHEIRO DE ; FRANCO, RAFAEL ALVES ; LEE PARK, CLARICE ; OSAWA, EDUARDO ATSUSHI ; PINTO SILVA, CAROLINA MARIA ; COSTA AULER, JOSE OTAVIO ; LANDONI, GIOVANNI ; BARBOSA GOMES GALAS, FILOMENA REGINA ; FILHO, ROBERTO KALIL ; HAJJAR, LUDHMILA ABRAHAO . A liberal strategy of red blood cell transfusion reduces cardiogenic shock in elderly patients undergoing cardiac surgery. Journal of Thoracic and Cardiovascular Surgery (Print), v. 150, p. 1314-1320, 2015.

10.
HAJJAR, LUDHMILA ABRAHÃO2015HAJJAR, LUDHMILA ABRAHÃO ; FUKUSHIMA, JULIA TIZUE ; ALMEIDA, JULIANO PINHEIRO DE ; OSAWA, EDUARDO ATSUSHI ; GALAS, FILOMENA REGINA BARBOSA GOMES . Strategies to reduce blood transfusion. Current Opinion in Anesthesiology, v. 28, p. 81-88, 2015.

11.
PINHEIRO DE ALMEIDA, JULIANO2015PINHEIRO DE ALMEIDA, JULIANO; VINCENT, JEAN-LOUIS ; BARBOSA GOMES GALAS, FILOMENA REGINA ; PINTO MARINHO DE ALMEIDA, ELISANGELA ; FUKUSHIMA, JULIA T. ; OSAWA, EDUARDO A. ; BERGAMIN, FABRICIO ; LEE PARK, CLARICE ; NAKAMURA, ROSANA ELY ; FONSECA, SILVIA M. R. ; CUTAIT, GUILHERME ; INACIO ALVES, JOSEANE ; BAZAN, MELLIK ; VIEIRA, SILVIA ; VIEIRA SANDRINI, ANA C. ; PALOMBA, HENRIQUE ; RIBEIRO, ULYSSES ; CRIPPA, ALEXANDRE ; DALLOGLIO, MARCOS ; DEL PILAR ESTEVEZ DIZ, MARIA ; KALIL FILHO, ROBERTO ; COSTA AULER, JOSE OTAVIO ; RHODES, ANDREW ; HAJJAR, LUDHMILA ABRAHAO . Transfusion Requirements in Surgical Oncology Patients. Anesthesiology (Philadelphia), v. 122, p. 29-38, 2015.

12.
GERENT, A2015GERENT, A ; ALMEIDA, JP ; GALAS, F ; FUKUSHIMA, JT ; OSAWA, E ; PARK, C ; FRANCO, R ; SAKR, Y ; HAJJAR, LA . GOAL-DIRECTED THERAPY IN CANCER SURGERY: A RANDOMISED AND CONTROLLED TRIAL (GRICS II). INTENSIVE CARE MEDICINE EXPERIMENTAL, v. 3, p. A819, 2015.

13.
Nakamura, Rosana Ely2015Nakamura, Rosana Ely ; Vincent, Jean-Louis ; FUKUSHIMA, JULIA TIZUE ; ALMEIDA, J. P. ; FRANCO, RAFAEL ALVES ; LEE PARK, CLARICE ; OSAWA, EDUARDO ATSUSHI ; PINTO SILVA, CAROLINA MARIA ; COSTA AULER, JOSE OTAVIO ; LANDONI, GIOVANNI ; GALAS, F. R. B. G. ; FILHO, ROBERTO KALIL ; HAJJAR, LUDHMILA ABRAHAO . A liberal strategy of red blood cell transfusion reduces cardiogenic shock in elderly patients undergoing cardiac surgery. Journal of Thoracic and Cardiovascular Surgery (Print), v. 150, p. 1314-1320, 2015.

14.
VINCENT, JEAN-LOUIS2015VINCENT, JEAN-LOUIS ; HAJJAR, LUDHMILA A. ; DE ALMEIDA, JULIANO PINHEIRO . In Reply. ANESTHESIOLOGY, v. 123, p. 973-974, 2015.

15.
LARA, TM2013LARA, TM ; HAJJAR, LA ; ALMEIDA, JP ; FUKUSHIMA, JT ; BARBAS, CS ; RODRIGUES, AR ; NOZAWA, E ; FELTRIM, MI ; ALMEIDA, E ; COIMBRA, V ; OSAWA, E ; IANOTTI, RM ; LEME, AC ; JATENE, FB ; AULER-JR, JO ; GALAS, FR . High levels of B-type natriuretic peptide predict weaning failure from mechanical ventilation in adult patients after cardiac surgery. Clinics, v. 68, p. 33-38, 2013.

16.
ALMEIDA, J. P.2012 ALMEIDA, J. P.; AULER, J. O. C. ; NAGAOKA, D. ; GALAS, F. R. B. G. ; DUARTE, F. A. ; FUKUSHIMA, J. T. ; PALOMBA, H. ; TORRES, V. ; VINCENT, J.-L. ; YU, L. . Positive fluid balance is associated with reduced survival in critically ill patients with cancer. Acta Anaesthesiologica Scandinavica, v. May, p. n/a-n/a, 2012.

17.
SANTANA, A. J.2012 SANTANA, A. J. ; OTSUKI, D. A. ; NOEL-MORGAN, J. ; LEITE, V. F. ; FANTONI, D. T. ; HAJJAR, L. A. ; GALAS, F. R. B. G. ; PINHEIRO DE ALMEIDA, J ; FUKUSHIMA, J. ; AULER, J. O. C. . Use of pulse pressure variation to estimate changes in preload during experimental acute normovolemic hemodilution. Minerva Anestesiologica (Testo stampato), v. 78, p. 426-433, 2012.

18.
TEDDE, ML2012TEDDE, ML ; VASCONCELOS FILHO, P ; HAJJAR, LA ; ALMEIDA, JP ; FLORA, GF ; OKUMURA, EM ; OSAWA, EA ; FUKUSHIMA, JT ; TEIXEIRA, MJ ; GALAS, FR ; JATENE, FB ; AULER JUNIOR, JOC . Diaphragmatic pacing stimulation in spinal cord injury: anesthetic and perioperative management. Clinics (USP. Impresso), v. 67, p. 1265-1269, 2012.

19.
ALMEIDA, J. P.;ALMEIDA, JULIANO P;JULIANO PINHEIRO DE ALMEIDA;PINHEIRO DE ALMEIDA, J;DE ALMEIDA, J P;ALMEIDA, JULIANO PINHEIRO DE;ALMEIDA, JP;PINHEIRO DE ALMEIDA, JULIANO;DE ALMEIDA, JULIANO PINHEIRO;ALMEIDA, JULIANO;ALMEIDA, JULIANO P.2012ALMEIDA, J. P.; PALOMBA, H. ; GALAS, F. R. B. G. ; FUKUSHIMA, J. T. ; DUARTE, F. A. ; NAGAOKA, D. ; TORRES, V. ; YU, L. ; Vincent, J.-L. ; Auler, J. O. C. ; Hajjar, L. A. . Positive fluid balance is associated with reduced survival in critically ill patients with cancer. Acta Anaesthesiologica Scandinavica, v. 56, p. 712-717, 2012.

20.
HAJJAR, LUDHMILA A2011HAJJAR, LUDHMILA A ; OSAWA, EDUARDO ; ALMEIDA, JULIANO P ; FUKUSHIMA, JULIA T ; GALAS, FILOMENA RBG . Dobutamine administration in patients after cardiac surgery: beneficial or harmful?. Critical Care (London. Print), v. 15, p. 444, 2011.

21.
ALMEIDA, JULIANO PINHEIRO DE2011ALMEIDA, JULIANO PINHEIRO DE; GALAS, FILOMENA REGINA BARBOSA GOMES ; KALIL FILHO, ROBERTO ; NAKAMURA, ROSANA ELY ; NAGAOKA, DANIELE ; HAJJAR, LUDHMILA ABRAHÃO . Thrombolysis treatment for submassive pulmonary thromboembolism in patients with cancer: a safe therapeutic tool. Clinics (USP. Impresso), v. 66, p. 1283-1286, 2011.

22.
HAJJAR, LUDHMILA ABRAHÃO2011HAJJAR, LUDHMILA ABRAHÃO ; NAKAMURA, ROSANA ELY ; ALMEIDA, JULIANO PINHEIRO DE ; FUKUSHIMA, JULIA T. ; HOFF, PAULO MARCELO GEHM ; VINCENT, JEAN-LOUIS ; AULER JÚNIOR, JOSÉ OTÁVIO COSTA ; GALAS, FILOMENA REGINA BARBOSA GOMES . Lactate and base deficit are predictors of mortality in critically ill patients with cancer. Clinics (USP. Impresso), v. 66, p. 2037-2042, 2011.

23.
FILHO, R. K.2011 FILHO, R. K. HAJJAR, L. A. BACAL, F. HOFF, P. M. DIZ, M. P. S. GALAS, F. R. B. G. ALMEIDA, J. P. FUKUSHIMA, J. T. NAKAMURA, R. E. TRIELLI, T. BITTAR, C. S. GALDEANO, F. G. AULER, J. O. C. SILVESTRINI, A. A. SANTOS, M. H. ALENCAR, A. MOTA, A. C. A. GUSMAO, C. A. B. ALMEIDA, D. R. SIMOES, C. BOCCHI, E. A. LIMA, E. M. FERNANDES, F. SILVEIRA, F. S. PINTO, F. V. , et al.SILVA NETO, L. B. ROHDE, L. E. P. MONTERA, M. W. BARBOSA, M. MANO, M. S. RIECHELMANN, R. S. ARAI, R. J. MARTINS, J. R. FERREIRA, S. M. A. SANTOS, V. ; I Diretriz Brasileira de Cardio-Oncologia da Sociedade Brasileira de Cardiologia. Arquivos Brasileiros de Cardiologia. Arquivos Brasileiros de Cardiologia (Impresso), v. 96, p. 1-52, 2011.

24.
HAJJAR, L. A.2010 HAJJAR, L. A. ; DALLAN, L. O. ; NAKAMURA, R. E. ; JATENE, F. B. ; FILHO, R. K. ; SILVA, C. M. P. ; AULER, J. O. C. ; ALMEIDA, J. P. ; MAUAD, T. ; SUNDIN, M. R. ; GALAS, F. R. B. G. ; STOLF, N. A. G. ; FUKUSHIMA, J. ; SIERRA, D. B. ; LOPES, N. H. ; SANTOS, M. H. ; LEAO, W. C. ; POMERANTZEFF, P. M. ; ROQUIM, A. C. ; VINCENT, J.-L. . Transfusion Requirements After Cardiac Surgery: The TRACS Randomized Controlled Trial. JAMA (Chicago, Ill.), v. 304, p. 1559-1567, 2010.

25.
HAJJAR, L. A.2010 HAJJAR, L. A. ; ALMEIDA, J. P. ; KALIL FILHO, R. ; AULER, J. O. C. ; PIERROT, L. ; ABDALLA, E. ; DA SILVA, L. F. F. ; KUMAR, A. ; HOFF, P. M. ; BORSATO, M. R. L. ; SALDIVA, P. H. N. ; TRIELLI, T. ; GALAS, F. R. B. G. ; MAUAD, T. ; DOLHNIKOFF, M. . Severe novel influenza A (H1N1) infection in cancer patients. Annals of Oncology, v. 21, p. 2333-2341, 2010.

Capítulos de livros publicados
1.
CANGIANI, L. M. ; CARMONA, M. J. C. ; TORRES, M. L. A. ; BASTOS, C. O. ; FEREZ, D. ; SILVA, E. D. ; DUARTE, L. T. D. ; TARDELLI, M. A. ; HAJJAR, LUDHMILA ; ALMEIDA, JULIANO P . Técnicas para Minimização de Transfusão Sanguínea. TRATADO DE ANESTESIOLOGIA SAESP. 8ed.São Paulo: Atheneu, 2017, v. 1, p. 1-4454.

2.
HAJJAR, LUDHMILA ; KALIL FILHO, R. ; HOFF, P. M. ; ALMEIDA, JULIANO PINHEIRO DE . Amiloidose cardíaca. Manual de Condutas em Cardio-Oncologia. 1ed.São Paulo: Atheneu, 2017, v. 1, p. 1-322.

3.
CANGIANI, L. M. ; CARMONA, M. J. C. ; TORRES, M. L. A. ; BASTOS, C. O. ; FEREZ, D. ; SILVA, E. D. ; DUARTE, L. T. D. ; TARDELLI, M. A. ; HAJJAR, LUDHMILA ; ALMEIDA, JULIANO P . Indicações de Hemocomponentes e Hemoderivados. TRATADO DE ANESTESIOLOGIA SAESP. 8ed.São Paulo: Atheneu, 2017, v. 2, p. 2-4154.



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Teses de doutorado
1.
ALMEIDA, JULIANO P. Participação em banca de Fabrício Sanchez Bergamin. Estratégia liberal de transfusão de hemácias versus estratégia restritiva em pacientes oncológicos com choque séptico: Estudo controlado e randomizado.. 2017. Tese (Doutorado em Anestesiologia) - Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

2.
ALMEIDA, JULIANO P. Participação em banca de Aline Rejane Miller Gerent. Terapia Hemodinâmica Guiada pelo Índice Cardíaco comparada a Estratégia Padrão no Pós-operatório de cirurgia oncológica de alto risco: Estudo clínico randomizado. 2017. Tese (Doutorado em Anestesiologia) - Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

3.
ALMEIDA, JULIANO P. Participação em banca de Alcino Costa Leme. Estudo comparativo entre duas estartégias de ventilação mecânica, protetora e convencional, no pós-operatório imediato de cirurgia cardíaca. 2016. Tese (Doutorado em Anestesiologia) - Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

Qualificações de Doutorado
1.
HAJJAR, LUDHMILA; ALMEIDA, JULIANO PINHEIRO DE; ROCHA FERREIRA, GRAZIELA SANTOS. Participação em banca de Ligia Cristina Câmara Cunha. Estudo Clínico Prospectivo de Reposição Volêmica no Pós-Operatório de Cirurgia Cardíaca. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Anestesiologia) - Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

2.
DE ALMEIDA, J P. Participação em banca de Rosana Ely Nakamura. A liberal strategy of red blood cell transfusion reduces cardiogenic shock in elderly patients undergoing cardiac surgery.. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Cardiologia) - Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

3.
DE ALMEIDA, J P. Participação em banca de Fabrício Sanches Bergamin. Estratégia liberal de transfusão de hemácias versus estratégia restritiva em pacientes oncológicos com choque séptico: Estudo controlado e randomizado.. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Anestesiologia) - Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

4.
DE ALMEIDA, J P. Participação em banca de Patricia Camargo Marques. Estudo Randomizado Comparativo entre Nutrição Precoce e Tardia em Pacientes com Câncer Submetidos a Cirurgia Abdominal Eletiva.. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Anestesiologia) - Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

5.
DE ALMEIDA, J P. Participação em banca de Juliana Caldas Ribeiro. Avaliação da autoregulação cerebral em pacientes submetidos ao uso de balão de contrapulsão intra-aortico em cirurgias cardíacas. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Cardiologia) - Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

6.
DE ALMEIDA, J P. Participação em banca de Carolina Maria Pinto Domingues de Carvalho e Silva. Associação entre níveis de Troponina pós-operatórios e complicações cardiovasculares em pacientes cirúrgicos oncológicos de alto risco.. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Cardiologia) - Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

7.
DE ALMEIDA, J P. Participação em banca de Alcino Costa Leme. Estudo comparativo entre duas estratégias de ventilação mecânica, protetora e convencional, no pós-operatório imediato de cirurgia cardíaca. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Anestesiologia) - Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

8.
DE ALMEIDA, J P. Participação em banca de Cristiane Maciel Zambolim. Vasopressina versus noradrenalina no manejo do choque em pacientes com câncer: estudo duplo cego, controlado e randomizado.. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Cardiologia) - Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.




Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Tese de doutorado
1.
Ilana Roitman. Estudo randomizado e controlado para o manejo da síndrome de realimentação em pacientes com câncer internados na Unidade de Terapia Intensiva. Início: 2017. Tese (Doutorado em Anestesiologia) - Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. (Coorientador).

2.
Tais Felix. Vasopressina ou norepinefrina no choque vasoplégico em pacientes submetidos a cirurgia não cardíaca (VANCS III). Início: 2017. Tese (Doutorado em Anestesiologia) - Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. (Orientador).

3.
Estela Maris de Oliveira. Infusão Contínua versus Infusão Intermitente de Vancomicina em pacientes críticos: ensaio clínico multicêntrico randomizado e controlado. Início: 2017. Tese (Doutorado em Anestesiologia) - Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. (Orientador).

4.
Patrícia Camargo Marques. Estudo Randomizado Comparativo entre Nutrição Precoce e Tardia em Pacientes com Câncer Submetidos a Cirurgia Abdominal Eletiva.. Início: 2016. Tese (Doutorado em Anestesiologia) - Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. (Coorientador).

5.
Felipe Lourenço Fernandes. Vasopressin versus Norepinephrine in patients with vasoplegic shock after cardiac surgery.. Início: 2016. Tese (Doutorado em Cardiologia) - Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. (Coorientador).


Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Felipe Lourenço Fernandes. Vasopressin versus norepinephrine in patients with vasoplegic shock after cardiac surgery. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em UTI CIRÚRGICA DO INCOR FMUSP) - Faculdade de Medicina da USP. Orientador: Juliano Pinheiro de Almeida.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 19/02/2019 às 17:11:41