Marcelo Gimenes

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/7721194881159898
  • Última atualização do currículo em 15/03/2016


Possui Mestrado em Artes pela Universidade Estadual de Campinas (2003) e Doutorado pela University of Plymouth (Reino Unido - 2008). Atualmente é Pesquisador na Universidade de Plymouth, Reino Unido. A carreira musical abrange um vasto leque de atividades nas áreas de performance (piano) e composição em diferentes estilos. Participa regularmente em eventos de música clássica, contemporânea e jazz, com o uso de instrumentos acústicos e eletrônicos em diversos grupos instrumentais e vocais. Os interesses na atividade acadêmica de pesquisa e ensino incluem música popular, cognição musical, musicalidade de máquina, inteligência artificial e evolução musical. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Marcelo Gimenes
Nome em citações bibliográficas
GIMENES, Marcelo

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Estadual de Campinas, Reitoria, Núcleo Interdisciplinar de Comunicação Sonora.
Rua da Reitoria, 165 - Cidade Universitária
Barão Geraldo
13083-872 - Campinas, SP - Brasil
Telefone: (19) 37887770
URL da Homepage: http://www.computermusiclab.com/


Formação acadêmica/titulação


2004 - 2008
Doutorado em Computer Science.
Plymouth University, PLYMOUTH, Inglaterra.
Título: An Approach to Machine Development of Musical Ontogeny, Ano de obtenção: 2009.
Orientador: Eduardo Reck Miranda.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
2000 - 2003
Mestrado em Artes.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Título: Aspectos estilísticos do jazz através da identificação de estruturas verticais encontradas na obra de Bill Evans,Ano de Obtenção: 2003.
Orientador: Antonio Rafael de Carvalho dos Santos.
2014 - 2015
Especialização em Postgraduate Certificate in Academic Practice.
Plymouth University, PLYMOUTH, Inglaterra.
Título: Pedagogy and Academic Practice: Aiming at Excellence in Higher Education.
1995 - 1995
Especialização em Cambio e Operacoes Financeiras Com o Exterior. (Carga Horária: 201h).
Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.
1989 - 1989
Aperfeiçoamento em Diplôme de Fin D'etudes En Piano.
Conservatoire National de Musique Danse Et Art Dramatique de Cergy Pontoise, CNMDADCP, França. Ano de finalização: 1989.
Orientador: Odile Robert.
1983 - 1987
Graduação em Direito.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
1979 - 1981
Curso técnico/profissionalizante.
Conservatório Musical Carlos Gomes de Campinas, CMCG, Brasil.


Pós-doutorado


2010 - 2013
Pós-Doutorado.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música / Especialidade: Evolução Musical.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música / Especialidade: Computacao Musical.


Formação Complementar


2006 - 2006
International Summer School Systematic Musicology. (Carga horária: 80h).
Ghent University, UGENT, Bélgica.
2006 - 2006
Developing Desktop Applications With Cocoa. (Carga horária: 40h).
P L Software, P&L, Inglaterra.
2005 - 2005
Extensão universitária em Going Global - Presenting a Conference paper.
Plymouth University, PLYMOUTH, Inglaterra.
2005 - 2005
Extensão universitária em EndNote - Beginners.
Plymouth University, PLYMOUTH, Inglaterra.
2005 - 2005
Extensão universitária em Managing your supervisor.
Plymouth University, PLYMOUTH, Inglaterra.
2005 - 2005
Extensão universitária em Introduction to Electronic Resources.
Plymouth University, PLYMOUTH, Inglaterra.
2005 - 2005
Extensão universitária em Rapid Reading.
Plymouth University, PLYMOUTH, Inglaterra.
2005 - 2005
Extensão universitária em The Transfer Process.
Plymouth University, PLYMOUTH, Inglaterra.
2005 - 2005
Extensão universitária em European Summer School in Information Retrieval.
Dublin City University, DCU, Irlanda.
2005 - 2005
Extensão universitária em The General Teaching Associate's Course - GTA.
Plymouth University, PLYMOUTH, Inglaterra.
2005 - 2005
Extensão universitária em An introduction to Career Planning.
Plymouth University, PLYMOUTH, Inglaterra.
2004 - 2004
Extensão universitária em Working with Long Documents.
Plymouth University, PLYMOUTH, Inglaterra.
2001 - 2001
Extensão universitária em Metodologia de Pesquisa Em Música. (Carga horária: 16h).
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
1998 - 1999
Improvisação no Jazz. (Carga horária: 60h).
Dario Galante, DG, Brasil.
1997 - 1997
Seminário de D. Int. União Européia e Mercosul. (Carga horária: 16h).
Universidade Salgado de Oliveira, UNIVERSO, Brasil.
1995 - 1995
Controle da Qualidade Total Para Gerentes Serviços. (Carga horária: 38h).
Fundação Christiano Ottoni, OTTONI, Brasil.
1994 - 1994
Extensão universitária em Direito e Economia na Integração: Mercosul e UE. (Carga horária: 160h).
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
1987 - 1987
Master Class Com o Pianista Gilberto Tinetti. (Carga horária: 8h).
Conservatório Musical Carlos Gomes de Campinas, CMCG, Brasil.
1987 - 1987
Introdução à Interpretação de J S Bach. (Carga horária: 40h).
Teatro Cultura Artística de São Paulo, TCASP, Brasil.
1985 - 1985
Obra Para Piano de Claude Debussy. (Carga horária: 40h).
Faculdades Integradas de Uberaba, FIUBE, Brasil.
1979 - 1979
Curso de Interpretação Pianística com A. Bezzan. (Carga horária: 40h).
Conservatório Musical Carlos Gomes de Campinas, CMCG, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - Atual
Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Professor Visitante
Outras informações
Professor credenciado pelo Programa de Pós-Graduação em Música da Unicamp Disciplinas lecionadas: 2012/01 (Pós-Graduação): Música, Memória e Emoção 2011/01 (Graduação): Introdução à Programação Computacional para Músicos 2010/02 (Pós-Graduação): Modelos aplicados à evolução musical

Vínculo institucional

2010 - 2013
Vínculo: Pesquisador Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisador Colaborador
Outras informações
Pesquisador Colaborador do Núcleo Interdisciplinar de Comunicação Sonora - NICS

Vínculo institucional

2002 - 2002
Vínculo: Programa Estagio Docente - PED, Enquadramento Funcional: Estagiário

Atividades

08/2010 - Atual
Ensino, Doutorado em Música, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Modelos Aplicados à Evolução Musical
3/2002 - 6/2002
Ensino, Música, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Introdução à Programação Computacional para Músicos
Improvisação

University Of Huddersfield, HUD, Inglaterra.
Vínculo institucional

2008 - 2014
Vínculo: Pesquisador, Enquadramento Funcional: Visiting Research Fellow

Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Research Assistant


Bueno Magano Advocacia, BMA, Brasil.
Vínculo institucional

1992 - 1994
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Advogado, Carga horária: 40

Atividades

9/1992 - 5/1994
Serviços técnicos especializados , Bueno Magano Advocacia, .

Serviço realizado
Advogado.

Ensino Musical Mg, EMMG, Brasil.
Vínculo institucional

1982 - Atual
Vínculo: Direcao, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20

Atividades

1/1982 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
Piano
Teoria da Musica
Harmonia
Computacao Musical

Plymouth University, PLYMOUTH, Inglaterra.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 40


Ibm Brasil, IBM, Brasil.
Vínculo institucional

1980 - 1985
Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Contratado, Carga horária: 3
Outras informações
Pianista ensaiador do Coral IBM

Atividades

5/1983 - 5/1985
Serviços técnicos especializados , Ibm Brasil, .

Serviço realizado
Pianista do Coral IBM.

Orquestra Adventista de Campinas, OAC, Brasil.
Vínculo institucional

1977 - 1981
Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: , Carga horária: 0

Atividades

1/1977 - 12/1981
Serviços técnicos especializados , Orquestra Adventista de Campinas, .

Serviço realizado
Flautista da Orquestra.

Petróleo Brasileiro - Rio de Janeiro - Matriz, PETROBRAS, Brasil.
Vínculo institucional

1994 - 2004
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Advogado, Carga horária: 40

Atividades

5/1994 - 8/2004
Serviços técnicos especializados , Serviço Jurídico, .

Serviço realizado
Advogado.


Membro de corpo editorial


2015 - Atual
Periódico: Journal of Creative Music Systems
2011 - Atual
Periódico: Música Popular em Revista


Revisor de periódico


2015 - Atual
Periódico: Journal of Creative Music Systems


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música/Especialidade: Música Popular.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música/Especialidade: Cognição Musical.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música/Especialidade: Computacao Musical.
4.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música/Especialidade: Composição Musical.
5.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música/Especialidade: Execução Musical.


Idiomas


Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Italiano
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2010
Aprovação em Concurso Público para Professor Doutor, Universidade de São Paulo, Escola de Comunicações e Artes.
2010
Aprovacao em Concurso Publico para Professor Adjunto, Universidade Federal do Parana, Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes.
2002
Aprovação em Concurso Público para Professor Assistente, Universidade Estadual de Campinas, Departamento de Música do Instituto de Artes.
1989
Diplôme de Fin d'Etudes en Piano (Mention Bien), Conservatoire National de Musique, Danse et Art Dramatique de Cergy-Pontoise, França.
1987
Aprovação em Concurso Público para Cantor da Orquestra e Coral do Estado de São Paulo, Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo.
1982
1o. lugar no Concurso Vestibular para ingresso na Faculdade de Música da Unicamp, Unicamp (Instituto de Artes).
1981
Medalha Ordem do Coreto, Conservatório Musical Carlos Gomes.
1980
Festival Interno do Conservatório Musical Carlos Gomes (1o. lugar), Conservatório Musical Carlos Gomes de Campinas.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
MARTINS, J. P. M.2005MARTINS, J. P. M. ; GIMENES, Marcelo ; ZHANG, Q. . Music Query. Methods, Models and User Studies (Book Review). Computing in Musicology, 2005.

2.
GIMENES, Marcelo2004GIMENES, Marcelo. O registro sonoro do piano acustico: possibilidades e dificuldades. Revista Eletronica Sonora, v. 1, n.1, 2004.

Capítulos de livros publicados
1.
GIMENES, Marcelo; MIRANDA, Eduardo Reck . An Ontomemetic Approach to Musical Intelligence. In: Eduardo Reck Miranda. (Org.). A-Life for Music: Music and Computer Models of Living Systems. Middleton, Wisconsin: A-R Editions, Inc., 2011, v. 24, p. 261-286.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
GIMENES, Marcelo. Virtual musician learns any playing style. EETimes, New York, 03 set. 2008.

2.
GIMENES, Marcelo. The one man jam is here. The Evening Herald, Plymouth, 21 jun. 2008.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
GIMENES, Marcelo. Crossing Musical Frontiers With Audience Participation And Smartphones. In: Porto International Conference on Musical Gesture as Creative Interface, 2016, Porto. Proceedings of the Porto International Conference on Musical Gesture as Creative Interface, 2016.

2.
GIMENES, Marcelo. Improved Believability in Agent-Based Computer Musical Systems Designed to Study Music Evolution. In: International Symposium on Computer Music Multidisciplinary Research, 2013, Marseille. Proceedings of the International Symposium on Computer Music Multidisciplinary Research, 2013.

3.
Liedke, C.C. ; GIMENES, Marcelo . Educação Musical e Texturas - Uma abordagem Multissensorial. In: Symposium on Cognition and Musical Arts, 2013, Pará. Proceedings of the Symposium on Cognition and Musical Arts, 2013.

4.
Tenório, A.C. ; SANTOS, R. M. R. ; GIMENES, Marcelo . Emoção e Ansiedade na Performance Musical. In: Symposium on Cognition and Musical Arts, 2013, Belém. Proceedings of the Symposium on Cognition and Musical Arts, 2013.

5.
Silva, R. ; Goldemberg, R. ; GIMENES, Marcelo . Em Busca de um Modelo de Memória Aplicável à Audiação Notacional. In: Symposium on Cognition and Musical Arts, 2013, Belém. Proceedings of the Symposium on Cognition and Musical Arts, 2013.

6.
GIMENES, Marcelo. Compreendendo os estados motivacionais e suas relações com a evolução musical. In: VIII Simpósio de Cognição e Artes Musicais, 2012, Florianópolis. Anais do VIII Simpósio de Cognição e Artes Musicais, 2012.

7.
GIMENES, Marcelo. Do carater transdisciplinar dos sistemas interativos musicais. In: Simposio Internacional de Cognicao e Artes Musicais (SIMCAM), 2011, Brasília/DF. A mente musical em uma perspectiva transdisciplinar, 2011.

8.
GIMENES, Marcelo; MANZOLLI, Jonatas . Crítica ao Design de Interfaces Musicais: dos Instrumentos Tradicionais aos Novos Dispositivos com Suporte Tecnológico. In: XX Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música (ANPPOM), 2010, Florianópolis. Anais do XX Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música (ANPPOM), 2010.

9.
GIMENES, Marcelo. A Ontomemetica e a Evolução Musical. In: VI Simposio de Cognicao e Artes Musicais (SIMCAM 6), 2010, Rio de Janeiro. Anais do VI Simpósio de Cognição e Artes Musicais (SIMCAM 6), 2010.

10.
GIMENES, Marcelo; MIRANDA, Eduardo Reck . An A-Life Approach to Machine Learning of Musical Worldviews for Improvisation Systems. In: 5th Sound and Music Computing Conference, 2008, Berlin. Proceedings of the 5th Sound and Music Computing Conference, 2008.

11.
GIMENES, Marcelo; MIRANDA, Eduardo Reck ; JOHNSON, Chris . Musicianship for Robots with Style. In: Conference on New Interfaces for Musical Expression - Nime, 2007, Nova York, 2007.

12.
GIMENES, Marcelo; MIRANDA, Eduardo Reck ; JOHNSON, Chris . The Emergent Musical Environments: An Artificial Life Approach. In: Workshop on Music and Artificial Life (ECAL), 2007, Lisboa. Proceedings of the Workshop on Music and Artificial Life (ECAL), 2007.

13.
GIMENES, Marcelo; MIRANDA, Eduardo Reck ; JOHNSON, Chris . The development of musical styles in a society of software agents. In: International Conference on Music Perception and Cognition, 2006, Bolonha, 2006.

14.
GIMENES, Marcelo; MANZOLLI, Jonatas . Técnicas e 'affordances'instrumentais: um modelo para a performance e a criação na música contemporânea. In: XVI Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música (ANPPOM), 2006, Brasilia, 2006.

15.
GIMENES, Marcelo; MIRANDA, Eduardo Reck ; JOHNSON, Chris . A Memetic Approach to the Evolution of Rhythms in a Society of Software Agents. In: 10th Brazilian Symposium on Computer Music, 2005, Belo Horizonte, 2005.

16.
GIMENES, Marcelo; MIRANDA, Eduardo Reck ; JOHNSON, Chris . Towards an intelligent rhythmic generator based on given examples: a memetic approach. In: Digital Music Research Network Summer Conference, 2005, Glasgow, 2005.

17.
MARTINS, J. P. M. ; GIMENES, Marcelo ; MANZOLLI, J. ; MAIA JR., A. . Similarity Measures for Rhythmic Sequences. In: 10th Brazilian Symposium on Computer Music, 2005, Belo Horizonte, 2005.

18.
COUTINHO, Eduardo ; GIMENES, Marcelo ; MARTINS, Joao Pedro ; MIRANDA, Eduardo Reck . Computational Musicology: An Artificial Life Approach. In: 2nd Portuguese Workshop on Artificial Life and Evolutionary Algorithms, 2005, Covilha.

19.
GIMENES, Marcelo; MIRANDA, Eduardo Reck ; JOHNSON, Chris . Musical Ontogenesis and the computer modelling of musical influence (Poster). In: Digital Music Research Network (DMRN) One-day Workshop and Roadmap Launch, 2005, London, 2005.

20.
GIMENES, Marcelo; MIRANDA, Eduardo Reck ; JOHNSON, Chris . On the Learning Stages of an Intelligent Rhythmic Generator. In: Sound and Music Computing 05, 2005, Salerno, 2005.

21.
GIMENES, Marcelo. As Estruturas Verticais na Improvisação de Bill Evans. In: XIV Congresso da ANPPOM, 2003, Porto Alegre, 2003.

22.
GIMENES, Marcelo. As Estruturas Verticais na Improvisação de Bill Evans. In: IX Simpósio Brasileiro em Computação Musical, 2003, Campinas, 2003.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
GIMENES, Marcelo. Simulating music evolution in artificial worlds. In: Study Day on Computer Simulation of Musical Creativity, 2015, Huddersfield. Proceedings of the Study Day on Computer Simulation of Musical Creativity, 2015.

2.
GIMENES, Marcelo; MANZOLLI, Jonatas . Chronicling the development of musical styles: a computer-based approach. In: Conference on Interdisciplinary Musicology, 2012, Goettingen. Proceedings of the Conference on Interdisciplinary Musicology, 2012.

3.
GIMENES, Marcelo; SANTOS, Antonio Rafael Carvalho dos . Improvisation and the use of interactive systems in musicology. In: Seventh International Conference on Interdisciplinary Musicology (CIM11), 2011, Glasgow/UK. Proceedings of the Seventh International Conference on Interdisciplinary Musicology, 2011.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
GIMENES, Marcelo; MIRANDA, Eduardo Reck ; JOHNSON, Chris . Musicianship in real and artificial worlds. In: 8th Conference of The Society for Music Perception and Cognition, 2007, Concordia. Proceedings of the 8th Conference of The SMPC, 2007.

Artigos aceitos para publicação
1.
GIMENES, Marcelo. Panorama dos modelos computacionais aplicados à musicologia cognitiva. Cognição & Artes Musicais, 2011.

Apresentações de Trabalho
1.
GIMENES, Marcelo. Do caráter transdisciplinar dos sistemas interativos musicais. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
GIMENES, Marcelo. Improvisation and the use of interactive systems in musicology. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
GIMENES, Marcelo. Crítica ao Design de Interfaces Musicais: dos Instrumentos Tradicionais aos Novos Dispositivos com Suporte Tecnológico. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
GIMENES, Marcelo. Artificial Intelligence and Music: An Ontomemetic Model. 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

5.
GIMENES, Marcelo. Artificial Intelligence and Music: An Ontomemetic Model. 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

6.
GIMENES, Marcelo. An A-Life Approach to Machine Learning of Musical Worldviews for Improvisation Systems. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

7.
GIMENES, Marcelo. BCI got Rhythm: Improvisation for Two Pianos and Brain-Computer Music Interface. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

8.
GIMENES, Marcelo. The development of musical styles in a society of software agents. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

9.
GIMENES, Marcelo. Musical Ontogenesis and the computer modelling of musical influence. 2005. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

10.
GIMENES, Marcelo. A Simulação da Ontogênese Musical em Uma Sociedade Artificial. 2005. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

11.
GIMENES, Marcelo. Computer-Aided Analysis of Musical Improvisation. 2005. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

12.
GIMENES, Marcelo. Towards an intelligent rhythmic generator based on given examples: a memetic approach. 2005. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

13.
GIMENES, Marcelo. As Estruturas Verticais na Improvisação de Bill Evans. 2003. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

14.
GIMENES, Marcelo. Vida e Obra de Bill Evans. 2002. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

15.
GIMENES, Marcelo. Análise musical assistida por computador. 2001. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

Outras produções bibliográficas
1.
GIMENES, Marcelo. Uma Trajetória Reflexiva sobre os Desafios da Musicologia Cognitiva 2004 (Monografia).

2.
GIMENES, Marcelo. MusEvo: Simulando um ambiente evolutivo de aprendizagem musical através de um sistema multi-agentes 2004 (Monografia).

3.
GIMENES, Marcelo. A musica popular brasileira e os processos de mundializacao da cultura 2004 (Monografia).


Produção técnica
Programas de computador sem registro
1.
GIMENES, Marcelo. BeaTRIZ. 2016.

2.
GIMENES, Marcelo. Levinsky Music. 2015.

3.
GIMENES, Marcelo. Sherwell. 2015.

4.
GIMENES, Marcelo. RealME. 2014.

5.
GIMENES, Marcelo. Translator. 2008.

6.
GIMENES, Marcelo. iMe: Interactive Musical Environments. 2007.

7.
GIMENES, Marcelo. RGeme - Rhythmic Meme Generator. 2005.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
GIMENES, Marcelo. Programa Primeiro Movimento. 1987. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).


Demais tipos de produção técnica
1.
GIMENES, Marcelo. Introdução à Programação Computacional para Músicos. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material para o curso de Graduação).

2.
GIMENES, Marcelo. Modelos aplicados à evolução musical. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material para o curso de Pós Graduação).

3.
GIMENES, Marcelo. Quarteto de cordas de Henrique Oswald. 1991. (Editoração/Outra).

4.
GIMENES, Marcelo. Pequena Suite Brasileira. 1991. (Editoração/Outra).

5.
GIMENES, Marcelo. 9 Peças Fáceis a 4 mãos. 1990. (Editoração/Outra).


Produção artística/cultural
Artes Cênicas
1.
GIMENES, Marcelo. Ballet de Mme. Micheline Beauhaire. 1990. Coreográfica.

2.
GIMENES, Marcelo. XI Festival Internacional de Teatro de Expressão Ibérica. 1988. Teatral.

3.
GIMENES, Marcelo. XI Festival de Música de Prados. 1987. Teatral.

4.
GIMENES, Marcelo. The Man's statutes. 1985. Teatral.

Música
1.
GIMENES, Marcelo. Embodied iSound. 2016. Composição (estréia).

2.
Kirke, A. ; GIMENES, Marcelo . Bat Wars. 2016. Interpretação.

3.
Largeron, P. ; GIMENES, Marcelo . Performance without borders. 2016. Interpretação.

4.
GIMENES, Marcelo. Peninsula Arts Contemporary Music Festival 2008. 2008. Apresentação de Obra (para compositores).

5.
GIMENES, Marcelo; MIRANDA, Eduardo Reck . Edinburgh's Sonic Fusion Festival. 2006. Interpretação.

6.
GIMENES, Marcelo. Peninsula Arts Contemporary Music Festival 2006. 2006. Interpretação.

7.
GIMENES, Marcelo. Contemporary Music Weekend. 2005. Interpretação.

8.
GIMENES, Marcelo. Segunda Musical (Unibanda). 2002. Interpretação.

9.
GIMENES, Marcelo. Garota de Ipanema. 2001. Arranjo.

10.
GIMENES, Marcelo. Marcelo Gimenes Trio. 2001. Apresentação de Obra (para compositores).

11.
GIMENES, Marcelo. Espetáculo de Dança MAAT (1). 2000. Interpretação.

12.
GIMENES, Marcelo. O Beijo da Mulher Aranha. 2000. Interpretação.

13.
GIMENES, Marcelo. Espetáculo de Dança MAAT (2). 2000. Interpretação.

14.
GIMENES, Marcelo. Valentini, Hashimoto & Amigos. 2000. Interpretação.

15.
GIMENES, Marcelo. Nobody Knows. 1999. Arranjo.

16.
GIMENES, Marcelo. Prata da Casa. 1997. Interpretação.

17.
GIMENES, Marcelo. Auberge L'Escale. 1989. Interpretação.

18.
GIMENES, Marcelo. Recital na Maison du Brésil. 1988. Interpretação.

19.
GIMENES, Marcelo. Exposição Industrial Expocor '87. 1987. Interpretação.

20.
GIMENES, Marcelo. Recital no Clube Recreativo em Mogi Mirim. 1987. Interpretação.

21.
GIMENES, Marcelo. Recital na Escola de Música Nabor Pires Camargo. 1987. Interpretação.

22.
GIMENES, Marcelo. 23o. Concertos do Meio Dia - Unicamp. 1987. Interpretação.

23.
GIMENES, Marcelo. Recital no Instituto Musical Paulo Rezende. 1987. Interpretação.

24.
GIMENES, Marcelo. Recital na Sala Cecília Meireles. 1987. Interpretação.

25.
GIMENES, Marcelo. VI Festival da Primavera. 1987. Interpretação.

26.
GIMENES, Marcelo. Recital no Centro de Convivência Cultural. 1987. Interpretação.

27.
GIMENES, Marcelo. Nada Será como Antes. 1986. Arranjo.

28.
GIMENES, Marcelo. Clareira. 1986. Arranjo.

29.
GIMENES, Marcelo. Concerto nas Arcadas. 1986. Interpretação.

30.
GIMENES, Marcelo. Concerto nas Arcadas. 1985. Interpretação.

31.
GIMENES, Marcelo. Recital na Sala Aylton Escobar - 1. 1985. Interpretação.

32.
GIMENES, Marcelo. Recital na Sala Aylton Escobar - 2. 1985. Interpretação.

33.
GIMENES, Marcelo. Coral Madrigal Pró-Arte - 3. 1985. Interpretação.

34.
GIMENES, Marcelo. Grupo de Danças Folclóricas de Olímpia. 1984. Interpretação.

35.
GIMENES, Marcelo. Recital na Fadusp. 1984. Interpretação.

36.
GIMENES, Marcelo. Concerto nas Arcadas. 1984. Interpretação.

37.
GIMENES, Marcelo. Recital no Notre Dame. 1984. Interpretação.

38.
GIMENES, Marcelo. 3º Painel Nacional de Música (Projeto Villa Lobos - FUNARTE). 1983. Interpretação.

39.
GIMENES, Marcelo. 422o. Salão Semanal de Concertos. 1983. Interpretação.

40.
GIMENES, Marcelo. Conjunto de Câmara Resonare. 1982. Interpretação.

41.
GIMENES, Marcelo. Coral Madrigal Pró-Arte de Atibaia - 2. 1982. Interpretação.

42.
GIMENES, Marcelo. Coral Madrigal Pró-Arte de Atibaia - 1. 1982. Interpretação.

43.
GIMENES, Marcelo. 374º Salão Semanal de Concertos. 1981. Interpretação.

44.
GIMENES, Marcelo. Audição dos alunos da professora Célia Maria Chagas Nitack. 1981. Interpretação.

45.
GIMENES, Marcelo. Formatura do Conservatório Musical Carlos Gomes de Campinas. 1981. Interpretação.

46.
GIMENES, Marcelo. 350º Salão Semanal de Concertos. 1980. Interpretação.

47.
GIMENES, Marcelo. Audição dos alunos da professora Célia Maria Chagas Nitack. 1980. Interpretação.

48.
GIMENES, Marcelo. Conjunto vocal Renascer. 1979. Interpretação.

49.
GIMENES, Marcelo. Flautista Orquestra e Coral Adventistas de Campinas. 1977. Interpretação.

Outras produções artísticas/culturais
1.
GIMENES, Marcelo; MIRANDA, Eduardo Reck . BCI Got Rhythm. 2006.

2.
GIMENES, Marcelo. Adagio. 1991.

3.
GIMENES, Marcelo. Clarinha. 1990.

4.
GIMENES, Marcelo. Paris, 9.4.1989. 1989.

5.
GIMENES, Marcelo. Cecile. 1989.

6.
GIMENES, Marcelo. Outono. 1989.

7.
GIMENES, Marcelo. Isso é loucura?. 1989.

8.
GIMENES, Marcelo. L'été. 1989.

9.
GIMENES, Marcelo. L'hiver. 1989.

10.
GIMENES, Marcelo; MANZOLLI, J. . Vitral. 1988.

11.
GIMENES, Marcelo. Cima. 1988.

12.
GIMENES, Marcelo; MANZOLLI, J. . Poesia. 1987.

13.
GIMENES, Marcelo; MANZOLLI, J. . Caminho nas Estrelas. 1987.

14.
GIMENES, Marcelo; MANZOLLI, J. . Catedral das Manhãs. 1987.

15.
GIMENES, Marcelo. Hino ao Colégio Notre Dame. 1981.



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
GIMENES, Marcelo. Participação em banca de Adriano Claro Monteiro. Sistemas de Improvisação Assistida por Computador Contextualizados à Criação Musical (Qualificação). 2011. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Música) - Universidade Estadual de Campinas.

Qualificações de Doutorado
1.
GIMENES, Marcelo. Participação em banca de Waldir de Amorim Pinto. O Pagode do Fundo de Quintal e o seu Registro em Disco: O Processo de Mediação e Transformação. 2011. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Multimeios) - Universidade Estadual de Campinas.

2.
GIMENES, Marcelo. Participação em banca de Cleber da Silveira Campos. Improvisação com Suporte Tecnológico Utilizando-se Modelos de Recursividade. 2011. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Música) - Universidade Estadual de Campinas.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
XX Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música (ANPPOM). Crítica ao Design de Interfaces Musicais: dos Instrumentos Tradicionais aos Novos Dispositivos com Suporte Tecnológico. 2010. (Congresso).

2.
5th Sound and Music Computing. An A-Life Approach to Machine Learning of Musical Worldviews for Improvisation Systems. 2008. (Congresso).

3.
International Music Computing Research Workshop.Emergent worldviews: An ontomemetical approach to musical intelligence. 2008. (Simpósio).

4.
Music Research Fora 2008-9.Artificial Intelligence and Music: An Ontomemetic Model. 2008. (Simpósio).

5.
Research Institute Seminars.An Approach to Machine Musicianship. 2008. (Seminário).

6.
Workshop on Artificial Intelligence Systems for Composition.Interactive Composition with Learned Ontogenesis. 2008. (Encontro).

7.
2007 International Conference on New Interfaces for Musical Expression. NIME 2007. 2007. (Congresso).

8.
Apple Worldwide Developers Conference. 2007. (Congresso).

9.
ICCMR Research Seminars.Cultural Influences & Cognitive Processes in Music. 2007. (Seminário).

10.
Seminarios do Nics.Emergência e desenvolvimento de estilos musicais em mundos artificiais. 2007. (Seminário).

11.
Workshop on Music and Artificial Life (ECAL).The Emergent Musical Environments: An Artificial Life Approach. 2007. (Oficina).

12.
2006 International Conference on New Interfaces for Musical Expression. NIME 2006. 2006. (Congresso).

13.
2006 International Conference on New Interfaces for Musical Expression.Workshop Improvisation and Computers. 2006. (Oficina).

14.
9th International Conference on Music Perception and Cognition. The development of musical styles in a society of software agents. 2006. (Congresso).

15.
Contemporary Music Weekend.Peninsula Arts Contemporary Music Weekend. 2006. (Outra).

16.
International Summer School in Systematic Musicology.The development of musical styles in a society of software agents. 2006. (Oficina).

17.
Sonic Fusion Festival.Edinburgh's Sonic Fusion Festival. 2006. (Outra).

18.
6th International Conference on Music Information Retrieval. 2005. (Congresso).

19.
Digital Music Research Network Summer Conference. DMRN Summer Conference. 2005. (Congresso).

20.
DMRN One-day Workshop and Roadmap Launch.Musical Ontogenesis and the computer modelling of musical influence. 2005. (Oficina).

21.
Second Research Workshop. 2005. (Encontro).

22.
Seminarios do Nics.A Simulação da Ontogênese Musical em Uma Sociedade Artificial. 2005. (Seminário).

23.
Seminars of the ICCMR.Simulating Musical Ontogenesis in an Artificial Society. 2005. (Seminário).

24.
Seminars of the ICCMR.Computer-Aided Analysis of Musical Improvisation. 2005. (Seminário).

25.
Third Research Workshop. 2005. (Encontro).

26.
Colóquio Internacional Michel Debrun. 2003. (Encontro).

27.
Ircam no Brasil. 2003. (Oficina).

28.
IX Simpósio Brasileiro em Computação Musical (IX SBCM). As Estruturas Verticais na Improvisação de Bill Evans. 2003. (Congresso).

29.
XIV Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música. 2003. (Congresso).

30.
XXIII Congresso da Sociedade Brasileira de Computação. 2003. (Congresso).

31.
Seminários do Meio Dia.Vida e Obra de Bill Evans. 2002. (Seminário).

32.
Feia.2 - Festival do Instituto de Artes da Unicamp.Análise musical assistida por computador. 2001. (Seminário).

33.
Seminário Metodologia de Pesquisa em Música. 2001. (Seminário).

34.
III Congresso Petrobrás de Informática e Telecomunicações. 1996. (Congresso).

35.
Inftel '96. 1996. (Congresso).

36.
II Congresso Petrobrás de Informática e Telecomunicações - INFTEL'94. 1994. (Congresso).

37.
Débat à la Maison du Brésil.La politique culturelle brésilienne et la formation de l'artiste. 1988. (Encontro).

38.
XI Festival de Música de Prados - MG.XI Festival de Música de Prados. 1987. (Oficina).

39.
Encontro de Corais do Município de São Paulo.Encontro de Corais do Município de São Paulo. 1985. (Encontro).

40.
Encontro de Corais de Campinas.Encontro de Corais de Campinas. 1983. (Encontro).

41.
Encontro de Regentes de Corais FUNART - IBM.Encontro de Regentes de Corais FUNART - IBM. 1983. (Encontro).

42.
Festival de Inverno de Campos do Jordão. Festival de Inverno de Campos do Jordão. 1980. (Congresso).

43.
Festival Interno do Conservatório Musical Carlos Gomes.Recital de piano. 1980. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
GIMENES, Marcelo; MANZOLLI, Jonatas . Concerto Interativo Multimodal. 2011. (Concerto).

2.
GIMENES, Marcelo. XIII Simpósio Brasileiro de Computação Musical. 2011. (Congresso).

3.
MANZOLLI, J. ; GIMENES, Marcelo . IX Simpósio Brasileiro em Computação Musical. 2003. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Tese de doutorado
1.
Raphael Ferreira da Silva. Improvisacao coletiva: sistemas de interacao e protocolos de comunicacao. Início: 2012. Tese (Doutorado em Música) - Universidade Estadual de Campinas. (Coorientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Claudia Coutinho Liedke. O Ensino das texturas Musicais: Uma Abordagem Multissensorial. 2015. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Estadual de Campinas, . Orientador: Marcelo Gimenes.

2.
Sergio Lyra. A salsa como identidade e resistencia cultural em Nova York. 2014. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Estadual de Campinas, . Orientador: Marcelo Gimenes.

3.
Daniel Ribeiro Campos. O Baixo de Luis Chaves: a Condução do Baixo na Bossa Nova e no Samba Jazz. 2014. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Estadual de Campinas, . Orientador: Marcelo Gimenes.



Inovação



Programa de computador sem registro
1.
GIMENES, Marcelo. RealME. 2014.

2.
GIMENES, Marcelo. Levinsky Music. 2015.

3.
GIMENES, Marcelo. Sherwell. 2015.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 23/01/2019 às 21:30:08