Sonia Tramujas Vasconcellos

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/7124035497111005
  • Última atualização do currículo em 11/07/2018


Mestre e Doutora em EDUCAÇÃO na linha de pesquisa Cultura, Escola e Ensino da Universidade Federal do Paraná/UFPR (2007/mestrado e 2015/doutorado) com realização de estágio de doutoramento (fomento CAPES) na Northern Illinois University (NIU), nos Estados Unidos, de setembro de 2013 a junho de 2014. Graduada em EDUCAÇÃO ARTÍSTICA pela UFPR (1982) e bacharel em PINTURA pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná/EMBAP (1987), com especialização em FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná/PUCPR (1988). Professora concursada da Faculdade de Artes do Paraná (FAP), campus II da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR), atuando no Curso de Licenciatura em Artes Visuais. Lider do grupo de pesquisa Arte, Educação e Formação Continuada (GAEFO) da FAP/UNESPAR e integrante do Grupo ARTEVERSA, grupo de estudo e pesquisa em arte e docência da UFRGS. É membro da Associação Nacional de Pesquisa em Artes Plásticas (ANPAP), da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação (ANPED) e da Federação de Arte Educadores do Brasil (FAEB) com participação na gestão 2015-2016. O foco das pesquisas abrange a área de ensino das artes visuais, com ênfase na formação de professores de artes visuais, no professor pesquisador, poética na docência e, de modo geral, nas investigações que relacionam práticas artísticas, educação e produção de conhecimento como a Pesquisa Baseada em Arte na Educação (PEBA). (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Sonia Tramujas Vasconcellos
Nome em citações bibliográficas
VASCONCELLOS, S. T.

Endereço


Endereço Profissional
UNESPAR - Faculdade de Artes do Paraná.
RUA DOS FUNCIONÁRIOS, 1357
JUVEVÊ
80035-050 - Curitiba, PR - Brasil
Telefone: (41) 32507300
Fax: (41) 32507301
URL da Homepage: www.fap.pr.gov.br


Formação acadêmica/titulação


2011 - 2015
Doutorado em Educação.
Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
com período sanduíche em Northern Illinois University (Orientador: Richard Siegesmund).
Título: Entre{dobras}lugares da pesquisa na formação de professores de artes visuais: as contribuições da Pesquisa Baseada em Arte na Educação para ampliação de relações entre visualidade e conhecimento, Ano de obtenção: 2015.
Orientador: Tania Maria Baibich.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: arte-educação; artes - artes visuais; docência; formação do professor; ensino da arte; art-based research.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: formação de professor.
2005 - 2007
Mestrado em Educação.
Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
Título: A experiência do estágio: análise do estágio curricular no processo de formação do professor de Artes Visuais,Ano de Obtenção: 2007.
Orientador: Geraldo Balduino Horn.
Palavras-chave: estágio; formação inicial; ensino da arte; trabalho docente.
1988 - 1988
Especialização em FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO. (Carga Horária: 360h).
Pontifícia Universidade Católica do Paraná, PUC/PR, Brasil.
1984 - 1987
Graduação em PINTURA.
Escola de Música e Belas Artes do Paraná, EMBAP, Brasil.
1981 - 1982
Graduação em EDUCAÇÃO ARTÍSTICA.
Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.




Formação Complementar


2014 - 2014
Philosophies of Art and Aesthetics. (Carga horária: 48h).
Northern Illinois University, NIU, Estados Unidos.
2014 - 2014
Advanced 2d Figure Study. (Carga horária: 60h).
Northern Illinois University, NIU, Estados Unidos.
2013 - 2013
History and philosophy or art education. (Carga horária: 60h).
Northern Illinois University, NIU, Estados Unidos.
2013 - 2013
Introduction to Art and Design Education. (Carga horária: 48h).
Northern Illinois University, NIU, Estados Unidos.
2013 - 2013
Critical theories of art, culture and pedagogy. (Carga horária: 60h).
Northern Illinois University, NIU, Estados Unidos.


Atuação Profissional



UNESPAR - Faculdade de Artes do Paraná, FAP, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenadora do PDE no Campus II da UNESPAR, Carga horária: 8
Outras informações
Designada pela Portaria n. 001/2016 do Campus de Curitiba II e publicada em D.O. em 19/02/2016.

Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora Adjunta, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Desde 2013 a Faculdade de Artes do Paraná integra oficialmente a Universidade Estadual do Paraná, sendo o Camus II desta UNESPAR

Atividades

10/2015 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , UFRGS, .

01/2014 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , UNESPAR - CAMPUS CURITIBA II, .

09/2015 - 09/2015
Serviços técnicos especializados , Pos-graudação em Educação da UFPR, .

Serviço realizado
membro titular da banca de qualificação do projeto de dissertação de Jacyara Batista Santini.

FACULDADE DE ARTES DO PARANÁ, FAP, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2015
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
A partir de 2013 a FAP tornou-se o campus II da Universidade Estadual do Paraná, UNESPAR

Vínculo institucional

2005 - 2007
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Auxiliar, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

1999 - 2005
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Auxiliar, Carga horária: 40

Atividades

2006 - Atual
Ensino, Licenciatura em Artes Visuais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio Supervisionado
Pesquisa no Ensino da Arte
Fundamentos do Ensino das Artes Visuais
08/2010 - 12/2013
Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Artes do Paraná, .

04/2007 - 12/2011
Direção e administração, Coordenadoria de Ensino, .

Cargo ou função
Coordenadora do curso de licenciatura em Artes Visuais.
04/2009 - 12/2010
Extensão universitária , Faculdade de Artes do Paraná, .

Atividade de extensão realizada
projeto de extensão vinculado ao programa universidade sem fronteiras, sub programa apoio ás licenciaturas ,da SETI/PR, envolvendo 03 professores orientadores, 05 alunos e 01 egresso.
05/2007 - 12/2009
Outras atividades técnico-científicas , Faculdade de Artes do Paraná, Faculdade de Artes do Paraná.

Atividade realizada
Coordenadora do Projeto Escola & Universidade.
08/2007 - 09/2007
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Artes do Paraná, .

Cargo ou função
membro da Comissão para revisão das atribuições dos Colegiados de Curso.
04/2007 - 06/2007
Conselhos, Comissões e Consultoria, Universidade Federal de Santa Maria, .

Cargo ou função
membro da comissão científica do I Congresso de Educação, Arte e Cultura.
02/2007 - 04/2007
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Artes do Paraná, .

Cargo ou função
membro da comissão para regulamentar o ingresso na classe de professor associado.
12/2004 - 06/2006
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Artes do Paraná, .

Cargo ou função
Presidente da Comissão Própria de Avaliação.
2003 - 2005
Ensino, Licenciatura em Artes Visuais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio Supervisionado
03/2004 - 12/2004
Conselhos, Comissões e Consultoria, Secretaria de Estado da Educação, .

Cargo ou função
assessoria pedagógica da disciplina de educação artística.
02/2001 - 06/2004
Direção e administração, Faculdade de Artes do Paraná, .

Cargo ou função
Chefe do departamento de Educação.
02/2003 - 05/2003
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Artes do Paraná, .

Cargo ou função
presidente da comissão de coordenação da eleição para coordenadores de curso.
1999 - 2002
Ensino, Educação Artística habilitação em Artes Plásticas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Didática Específica
Fundamentos do Ensino da Arte
Prática de Ensino

Universidade Tuiuti do Paraná, UTP, Brasil.
Vínculo institucional

1999 - 2004
Vínculo: PROFESSORA HORISTA, Enquadramento Funcional: ASSISTENTE D, Carga horária: 20

Atividades

03/1999 - 01/2004
Ensino, Artes Visuais con Ênfase em Computação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
prática de ensino
psicologia da educação
fundamentos do ensino da arte
03/2002 - 10/2003
Outras atividades técnico-científicas , Conselho de Ensino Pesquisa e Extensão, Conselho de Ensino Pesquisa e Extensão.

Atividade realizada
Coordenadora do espaço PARANGOLÉ de apoio aos alunos de licenciatura em artes visuais.

Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
Vínculo institucional

1995 - 1996
Vínculo: Professor substituto, Enquadramento Funcional: Professor substituto, Carga horária: 20


Prefeitura Municipal de Curitiba, P/CURITIBA, Brasil.
Vínculo institucional

1991 - 1993
Vínculo: sem vínculo empregadício, Enquadramento Funcional: prestação de serviço, Carga horária: 40

Atividades

04/1991 - 10/1993
Serviços técnicos especializados , Centro Cultural Portão, .

Serviço realizado
atendimento na secretaria, supervisão de oficinas ,monitorias de exposições, realizações de oficinas de arte para crianças, jovens e adultos.

Secretaria de Estado da Cultura, SEC, Brasil.
Vínculo institucional

1987 - 1989
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: assistente de assuntos culturais, Carga horária: 40
Outras informações
integrante do Núcleo de Arte Educação do Museu de Arte Contemporânea do Paraná



Linhas de pesquisa


1.
Arte, educação e formação continuada
2.
ARTEVERSA grupo de estudo e pesquisa em arte e docência
3.
GAEFO - Grupo de pesquisa Arte, Educação e Formação Continuada


Projetos de pesquisa


2017 - Atual
AS CONTRIBUIÇÕES DE METODOLOGIAS MISTAS DE INVESTIGAÇÃO PARA ANÁLISE DAS RELAÇÕES ENTRE PESQUISA, FORMAÇÃO E DOCÊNCIA EM ARTES VISUAIS DO PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL DO PARANÁ ? PDE
Descrição: O objeto de análise é o Programa de Desenvolvimento Educacional, o PDE, as orientações realizadas por docentes da Licenciatura em Artes Visuais da UNESPAR/FAP, e o impacto dessa formação continuada na docência em artes visuais de um grupo de professores de artes visuais da educação básica do PDE. Pretende-se analisar os objetivos e a abrangência do programa, artigos elaborados por professores participantes e as percepções de um grupo de professores de Artes Visuais sobre as relações estabelecidas entre essa formação continuada e a prática docente..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Sonia Tramujas Vasconcellos - Coordenador.Número de orientações: 1
2015 - Atual
AS POSSIBILIDADES METODOLÓGICAS E DE ELABORAÇÃO DE SABERES NO USO E NA PRODUÇÃO DE VISUALIDADES NA PESQUISA E NO ENSINO DAS ARTES VISUAIS
Descrição: O presente estudo analisa a inserção de imagens em trabalhos acadêmicos do curso de Licenciatura em Artes Visuais da UNESPAR/FAP e na regência de aulas de arte de um grupo de egressos e de professores de artes visuais da rede de ensino com o intuito de evidenciar modos de uso, de leitura e de seleção/construção de imagens. A indagação norteadora vincula-se à produção visual realizada por professores e estudantes. De que modo expressam pontos de vista e/ou formulam conhecimentos? Como transformá-la em argumentos visuais, em discurso autônomo, autoral, crítico? Com base em autores que discutem metodologias visuais e critérios de análise (BANKS, 2009; ROSE, 2012; SAMAIN, 2012; ROLDAN; MARÍN VIADEL, 2012; FREEDMAN; SIEGESMUND, 2013, 2015), objetiva-se propiciar, com um grupo de estudantes do curso de licenciatura de Artes Visuais da UNESPAR/FAP, egressos e professores de arte vinculados ao Projeto Arte na Escola, a realização de discussões e exercícios sobre como lidamos com os artefatos visuais em nossas pesquisas e práticas educativas e as possibilidades metodológicas, envolvendo a criação e o deslocamento de saberes, no uso e na construção de imagens..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) .
Integrantes: Sonia Tramujas Vasconcellos - Coordenador.
2011 - 2015
A pesquisa na formação inicial do professor de artes visuais: contribuições da Investigação Baseada nas Artes - Arts Based Research - para instauração de trânsitos entre experiências visuais, ensino de arte e produção acadêmica
Descrição: Trata-se de uma pesquisa vinculada ao Doutorado em Educação da Universidade Federal do Paraná que objetiva investigar as relações do exercício da pesquisa na graduação, foco na disciplina de Metodologia da Pesquisa, com a formação da identidade profissional e o aprofundamento da linguagem artística escolhida, artes visuais..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2015 - 2015
1 Colóquio de Práticas de Pesquisa Baseada em Arte na Educação: provocar experiências, vivenciar pensamentos, criar métodos
Descrição: Projeto de extensão envolvendo palestras, mesas redondas e oficinas.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (20) / Especialização: (8) / Mestrado acadêmico: (10) / Mestrado profissional: (4) / Doutorado: (4) .
Integrantes: Sonia Tramujas Vasconcellos - Coordenador / Scheila Mara Maçaneiro - Integrante.Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro.
2009 - 2010
Cultura juvenil e ensino de arte: aproximações entre o Hio Hop e os conteúdos de arte do ensino médio
Descrição: Projeto de extensão vinculado ao Programa Universidade Sem Fronteiras, sub-programa Apoio às Licenciaturas, envolvendo 5 bolsistas da graduação e uma bolsista recém-formada para realização de estudos e práticas sobre o Hip Hop envolvendo professores da rede estadual pública da cidade de Guaratuba, Paraná..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) .
Integrantes: Sonia Tramujas Vasconcellos - Coordenador / Solange Maranho Gomes - Integrante / Scheila Mara Maçaneiro - Integrante.Financiador(es): Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 1


Membro de corpo editorial


2015 - Atual
Periódico: Revista Científica/FAP (Curitiba. Online)


Membro de comitê de assessoramento


2015 - 2015
Agência de fomento: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul


Revisor de periódico


2015 - 2015
Periódico: Palíndromo (Online)
2015 - Atual
Periódico: REVISTA EDUCAÇÃO, ARTES E INCLUSÃO


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Educação Artística.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Artes Visuais.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: formação de professor.


Idiomas


Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.
Italiano
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Pouco.
Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


1991
PRÊMIO EXPOSIÇÃO COLETIVA, SECRETARIA DE ESTADO DA CULTURA.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
VASCONCELLOS, S. T.2015VASCONCELLOS, S. T.; BAIBICH, T. M. . Enredamentos entre leitura de imagens, produção de sentidos e politicidade. Revista GEARTE, v. 2, p. 162-172, 2015.

2.
VASCONCELLOS, S. T.2008VASCONCELLOS, S. T.. Estágio, formação e docência em arte:as marcas presentes nos relatos de um grupo de alunas. Revista Científica/FAP (Curitiba. Impresso), v. 3, p. 101-112, 2008.

Capítulos de livros publicados
1.
VASCONCELLOS, S. T.. Educação, cultura e artes visuais: entre escolhas e invisibilidades. In: Claudia Priori; Fabiane Freire França. (Org.). Educação, diversidade e cultura. 1ed.Curitiba: Primas, 2018, v. 1, p. 183-212.

2.
VASCONCELLOS, S. T.. Práticas artísticas na pesquisa: as marcas das dobras na formação do professor de artes visuais. In: Gabriela Di Donato Salvador Santinho; Marcos Antônio Bessa-Oliveira; Patrícia Alves Carvalho. (Org.). Diversidade e arte na formação docente. 1ed.Campo Grande: Life, 2017, v. 1, p. 81-96.

3.
VASCONCELLOS, S. T.. Qual o (entre) lugar da pesquisa+arte+educação na academia e na escola?. In: Carla Juliana Galvão Alves; Elke Pereira Coelho Santana; Maria Irene P. de Oliveira Souza. (Org.). Visualidades Poéticas. 1ed.Lodrina: Eduel, 2016, v. 1, p. 12-24.

4.
BAIBICH-FARIA, T. M. ; CARVALHO, C. ; VASCONCELLOS, S. T. . Método como conteúdo: uma experiência de ensino de pós-graduação. In: Tânia Maria Braga Garcia; Leilah Santiago Bufren; Tânia Maria Baibich-Faria. (Org.). Saberes e práticas no ensino superior. 1ed.Ijuí: Editora Unijuí, 2008, v. 2, p. 95-106.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
VASCONCELLOS, S. T.. Por que as flores não desabrocham? Distinções entre processos artísticos e educativos na Licenciatura. In: 24 Encontro da ANPAP - Compartilhamentos na Arte: redes e conexões, 2015, Santa Maria, RS. Anais [recurso eletrônico] do 24o Encontro da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas, setembro de 2015, Santa Maria, RS ; Nara Cristina Santos ... [et al.] (orgs.). ? Santa Maria : Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas ;. Santa Maria: Associação Nacional de Pesquisadores de Artes Plástcias, 2015. p. 1-15.

2.
VASCONCELLOS, S. T.; BAIBICH, T. M. . A pesquisa baseada em artes visuais na educação: novos modos de investigar e conhecer. In: 37 Reunião Nacional da ANPEd, 2015, Florianópolis. Anais da 37 anped. Rio de Janeiro: Associação Nacional de Pesquisadores em Educação, 2015. p. 1-11.

3.
VASCONCELLOS, S. T.; SIEGESMUND, R. . What can a work of ABER teach?. In: 3rd Conference on Arts-Based Research and Artistic Research, 2015, Porto. http://3c.nea.fba.up.pt/programa. Porto: Arts Education Research Group, i2ADS, 2015.

4.
LOPONTE, Luciana G. ; CAPRA, Carmen L. ; VASCONCELLOS, S. T. ; CHARRÉU, Leonardo ; OLIVEIRA, Marilda O. . Painel - Práticas de formação docente em artes visuais: estágios, PIBID, escolas e arte. In: XVII ENDIPE: a Didática e a Prática de Ensino nas relações entre escola, formação de professores e sociedade, 2014, Fortaleza. anais do XVII ENDIPE. Fortaleza: Universidade Estadual do Ceará, 2014.

5.
VASCONCELLOS, S. T.; SUTTERS, Justin P. . Marcas visuais como modo de leitura e investigação do espaço escolar. In: II Congresso Internacional e XXIV Congresso Nacional da Federação de Arte/Educadores do Brasil, 2014, Ponta Grossa. Anais do CONFAEB 2014. Ponta Grossa: Universidade Estadual de Ponta Grossa, 2014.

6.
VASCONCELLOS, S. T.; BUCHMANN, Luciano ; SOUZA, Vilma de . Mesa redonda - Associação regional de arte educadores e a rede Arte na Escola da UNESPAR/FAP: narrativas de professores. In: II Congresso Internacional e XXIV Congresso Nacional da Federação de Arte/Educadores do Brasil, 2014, Ponta Grossa. Anais do CONFAEB 2014. Ponta Grossa: Universidade Estadual de Ponta Grossa, 2014.

7.
VASCONCELLOS, S. T.. Por que pesquisar? Analisando a opinião de acadêmicos da licenciatura em Artes Visuais da Faculdade de Artes do Paraná sobre as relações entre pesquisa e formação docente. In: III Congresso Internacional Ciencias, Tecnologias y Culturas. Dialogos entre las disciplinas del conocimiento. Mirando al futuro de América Latina y el Caribe hacia una internacional del conocimiento, 2013, Santiago. Anais do III Congresso Intternacional Ciencias, Tecnologias y Culturas. Santiago: Univerdidade de Santiago do Chile, 2013.

8.
VASCONCELLOS, S. T.. Percepções de alunos ingressantes na licenciatura em artes visuais da FAP sobre a pesquisa. In: 21º Encontro Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas, 2012, Rio de Janeiro. Anais do ... Encontro Nacional da ANPAP (Online). Rio de Janeiro: Editora da UERJ, 2012. p. 1073-1083.

9.
VASCONCELLOS, S. T.. As políticas de formação de professores e as repercussões na docência em arte. In: 35ª Reunião Anual da ANPED, 2012, Porto de Galinhas. Anais da 35ª Reunião Anual da ANPED, 2012.

10.
VASCONCELLOS, S. T.. Formação do professor pesquisador de artes visuais: discursos e contextos. In: ARTE_PESQUISA: INTER-RELAÇÕES, 2012, São Paulo. Anais do ARTE_PESQUISA: INTER-RELAÇÕES. São Paulo: INSTITUTO DE ARTES DA UNESP, 2012.

11.
VASCONCELLOS, S. T.. O espaço da pesquisa na docência em arte. In: 20º Encontro nacional de pesquisadores em arts plásticas: subjetividades, utopias e fabulações, 2011, Rio de Janeiro. Anais do ... Encontro Nacional da ANPAP (Online). Rio de Janeiro: Editora da UERJ, 2011. p. 1137-1145.

12.
SANTINI, Jacyara Batista ; VASCONCELLOS, S. T. . Educação estética como percepção de si, do outro e da arte na educação infantil. In: X Congresso Nacional de Educação - EDUCERE, 2011, Curitiba. Anais do ... Congresso Nacional de Educação, 2011.

13.
VASCONCELLOS, S. T.. As mudanças nos cursos de formação de professores de artes visuais: entre claridades e sombras. In: I Encontro do grupo de pesquisa Arte, Educação e Formação Continuada, 2010, Curitiba. Anais do I Encontro do grupo de pesquisa Arte, Educação e Formação Continuada. Curitiba, 2010.

14.
VASCONCELLOS, S. T.. Um estudo das categorias aluno e jovem como subsídio á formação do professor de arte. In: 18º Encontro Nacional da Associação nacional de pesquisadores em Artes Plásticas, 2009, Salvador. Anais do ... Encontro Nacional da ANPAP (Cd-Rom), 2009. v. 01.

15.
VASCONCELLOS, S. T.. Formação, docência e ensino de arte: situações percebidas no estágio curricular. In: 17 Encontro Nacional da ANPAP, 2008, Florianópolis. Panorama da Pesquisa em Artes Visuais. Florianópolis: UDESC, 2008. v. 2.

16.
VASCONCELLOS, S. T.. O estágio curricular na formação do professor de Artes Visuais: a percepção dos licenciandos. In: 1o Congresso de Educação, Arte e Cultura, 2007, Santa Maria/ RS. Anais do 1o CEAC - Congresso de Educação, Arte e Cultura. Santa Maria: Ed. da UFSM, 2007.

17.
VASCONCELLOS, S. T.. A diversidade cultural e o ensino da arte. In: IV Fórum de Pesquisa Científica em Arte, 2006, Curitiba. Anais - Fórum de Pesquisa Científica em Arte (Online). Curitiba: Editora Embap, 2006. v. 4.

18.
VASCONCELLOS, S. T.. Arte, imagem e aprendizagem significativa. In: I Fórum de Pesquisa Científica em Arte, 2003, Curitiba. Anais I Fórum de Pesquisa Científica em Arte. Curitiba: ArtEMBAP, 2003. v. 01. p. 251-258.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
VASCONCELLOS, S. T.. Textual and visual narratives about research made by a freshmen group from Art Education undergraduate program. In: Tenth Congress of Qualitative Inquiry, 2014, Urbana-Champaign. 10 Congress of Qualitative Inquiry. Urbana-Champaign: University of Illinois at Urbana-Champaign, 2014.

2.
VASCONCELLOS, S. T.. Mudanças na formação inicial do professor de arte e a investigação educacional baseada nas artes. In: Congresso Latinoamericano de Educacion por el Arte: qué Arte para qué Educación - - 30 aniversário, 2014, Buenos Aires. anais do CLEA 30 anos. Buenos Aires: CLEA Argentina, 2014.

3.
BAIBICH-FARIA, T. M. ; CARVALHO, C. ; VASCONCELLOS, S. T. . Método como conteúdo: uma experiência de ensino de pós-graduação. In: VI ANPED SUL, 2006, Santa Maria. anais do VI ANPED SUL, 2006. v. 1. p. 1-9.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
VASCONCELLOS, S. T.; OLIVEIRA, M. O. ; MARTINS, M. C. . Research in Education and Artistic Methodologies: Across Borders, Connections and Shares. In: ECQI-2017, 2017, Leuven. Book of Abstracts - ECQI 2017. Leuven: KU Leuven - Network Qualitative Research, 2017. v. 1. p. 11-11.

2.
VASCONCELLOS, S. T.. Relações e reações de acadêmicos da licenciatura em artes visuais da Faculdade de Artes do Paraná com a pesquisa. In: I Simpósio Internacional sobre desenvolvimento profissional docente, 2013, Curitiba. Anais do I Simpósio Internacional sobre desenvolvimento profissional docente. Curitiba: editora da UTFPR, 2013.

3.
VASCONCELLOS, S. T.; MAÇANEIRO, S. M. ; GOMES, S. M. ; BENETOR, Silvia Regina D. N. . Youth culture and art education: approaches between hip hop and the contents of art of high school. In: 4th Global Summit of the World Alliance for Arts Education - WAAE, 2012, Lapland. Cultural Encounters and Northern Reflections - WAAE Summit 2012. Lapland, Finland: Faculty of Arte and Design, University of Lapland, 2012. p. 49-50.

4.
VASCONCELLOS, S. T.; MAÇANEIRO, S. M. ; GOMES, S. M. ; BENETOR, Silvia Regina D. N. . Formação, escola e cultura juvenis: aproximações entre o hip hop , conteúdos curriculares e práticas pedagógicas. In: 2º Simpósio Internacional de Educaçao Estética, 2010, Campinas. Anais do 2º Seminário de Educação Estética. Campinas: Ed. da Universidade de Campinas, 2010.

5.
VASCONCELLOS, S. T.. Aproximações entre pesquisa, formação inicial e docência em arte. In: VII Seminário de Teoria e Prática de Ensino, 2010, Curitiba. Anais do VII Seminário de Teoria e Prática de Ensino. Curitiba, 2010. p. 167-167.

6.
VASCONCELLOS, S. T.. A experiência do estágio: análise do estágio curricular no processo de formação do professor de Artes Visuais. In: II Seminário de Pesquisa em Artes da Faculdade de Artes do Paraná, 2007, Curitiba. Anais do II Seminário de Pesquisa em Artes da Faculdade de Artes do Paraná. Curitiba, 2007. v. 1.

7.
VASCONCELLOS, S. T.. O estágio na formação do professor de artes visuais: conflitos e diálogos entre teoria e prática. In: 30a reunião anual da ANPEd, 2007, Caxambu, MG. ANPEd: 30 anos de pesquisa e compromisso social. Rio de Janeiro: ANPEd, 2007. v. 1. p. 44-44.

Apresentações de Trabalho
1.
VASCONCELLOS, S. T.. Textual and Visual narratives about research made by students from Visual Art Education. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
VASCONCELLOS, S. T.; SCHLICHTA, C. ; ABRAHAMIAN, A. P. ; VELLOZO, M. A. . Base Nacional Comum Curricular de Arte. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

3.
VASCONCELLOS, S. T.; BELLO, O. ; RITTER, T. . Práticas artísticas e modos de investigar: relações com a formação do professor e o ensino de artes visuais. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
VASCONCELLOS, S. T.. Qual o (entre) lugar da pesquisa educacional baseada em arte na academia e na escola?. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

5.
VASCONCELLOS, S. T.. What are we teaching in art class?. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
VASCONCELLOS, S. T.. My Memories of Teaching Art at School. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
VASCONCELLOS, S. T.. Aesthetic Experiences in Early Childhood Education. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
VASCONCELLOS, S. T.. Paulo Freire's Method. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
VASCONCELLOS, S. T.. Mediação: diversidade e multiplicidade. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

10.
VASCONCELLOS, S. T.. Materiais educativos sobre arte e a deflagração de novos modos de se relacionar com o objeto/conteúdo arte. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
VASCONCELLOS, S. T.; MAC-DOWEL, Jacqueline ; HORN, Maria Lucia . A política da FAEB e das associações regionais para apoio ao arte educador. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
VASCONCELLOS, S. T.. O jovem na escola: um estudo da questão sob a ótica de um grupo de professores de arte e seus alunos. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
VASCONCELLOS, S. T.. O jovem aluno: um estudo das categorias aluno e jovem como subsídio à formação do professor de arte. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
VASCONCELLOS, S. T.. Educação e Ensino da Arte: uma reflexão. Curitiba: Imprensa Oficial, 2005 (Artigo para versão preliminar das diretrizes curriculares estaduais de educação Artística/Ens.Fund.).

2.
VASCONCELLOS, S. T.. Leila Alberti. Curitiba: Café Design, 2005 (texto de apresentação em catálogo de artista).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
VASCONCELLOS, S. T.. Revista Científica da FAP. 2016.

2.
VASCONCELLOS, S. T.. Revista Palíndromo. 2015.

3.
VASCONCELLOS, S. T.. Revista Educação, Artes e Inclusão. 2015.

4.
VASCONCELLOS, S. T.. Projetos de Iniciação Científica e Iniciação Artística e Cultural 2012-13 da FAP. 2012.

5.
BANDEIRA, D. A. ; VASCONCELLOS, S. T. . Curadoria do Projeto Educativo da 6ª Bienal VentoSul de Curitiba. 2011.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
VASCONCELLOS, S. T.; FERREIRA, M. L. . As Instituições e a Questão Política. 2012. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

2.
VASCONCELLOS, S. T.; MARTINS, Z. . A Pesquisa em Artes. 2012. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Demais tipos de produção técnica
1.
HANNES, K. ; SIEGESMUND, R. ; VASCONCELLOS, S. T. . Seminar: Photo voice and the fragile balance between image in text in the representation of qualitative research findings. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
VASCONCELLOS, S. T.. Ação Lúdica e Educação da Infância. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

3.
VASCONCELLOS, S. T.; MARTINS, Z. . 7º Seminário de Pesquisa em Artes da FAP. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

4.
VASCONCELLOS, S. T.; BANDEIRA, D. A. ; SCHLICHTA, C. ; DA SILVA, Maria Cristina R. F. . Qualificação da Rede Paranaense de Professores do Projeto Laptop na Escola. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

5.
VASCONCELLOS, S. T.; TEIXEIRA, Rosanny M. M. . Metodologia do Ensino de Arte. 2012. .

6.
VASCONCELLOS, S. T.. Módulo de Artes Visuais. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

7.
VASCONCELLOS, S. T.; MARTINS, G. S. L. . I Encontro do Grupo de Pesquisa Arte, Educação e Formação Continuada. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

8.
VASCONCELLOS, S. T.. Abordagens contemporâneas do ensino de arte. 2009. .

9.
VASCONCELLOS, S. T.. I Seminário Estadual Diretrizes em Arte. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

10.
BANDEIRA, D. A. ; VASCONCELLOS, S. T. ; MORAES, R. M. . Workshop de Ensino de Arte. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

11.
VASCONCELLOS, S. T.. Fundamentos da Arte Educação. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

12.
BANDEIRA, D. A. ; VASCONCELLOS, S. T. ; MORAES, R. M. . Caderno de Arte - 1a a 4a série. 2004. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático).

13.
VASCONCELLOS, S. T.; BUCHMANN, Luciano Parreira . Módulo de Artes Visuais. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

14.
VASCONCELLOS, S. T.. Jogos de Arte- licenciatura. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

15.
VASCONCELLOS, S. T.. Fundamentos da Arte e Educação. 2000. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

16.
VASCONCELLOS, S. T.. Festival de Inverno. 1995. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).


Produção artística/cultural
Artes Visuais
1.
ALBERTI, Leila ; VASCONCELLOS, S. T. . Sem Título. 2016. Instalação.

2.
ALBERTI, Leila ; VASCONCELLOS, S. T. . As três Marias. 2016. Gravura.

3.
VASCONCELLOS, S. T.. sem título. 1995. Pintura.

4.
VASCONCELLOS, S. T.. sem título. 1994. Pintura.



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
BENCOSTTA, M. L.; GONCALVES, N. G.; VASCONCELLOS, S. T.. Participação em banca de Jacyara Batista Santini. Do canto orfeônico às artes plásticas: a constituição da Licenciatura em Educação Artística na FEMP (década de 1970). 2016. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Paraná.

Teses de doutorado
1.
OLIVEIRA, M. O.; BAIBICH, T. M.; VASCONCELLOS, S. T.; ROMANELLI, G. G. B.. Participação em banca de Mauren Teuber. Relações entre ensino, práticas artísticas e pesquisa: princípios didáticos para a formação de professores e professoras de artes visuais. 2016. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Paraná.

Qualificações de Doutorado
1.
VASCONCELLOS, S. T.. Participação em banca de Maria Cristina Diederichsen. PESQUISA BASEADA EM ARTE: educação, infância e criação poética desviante. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Federal de Santa Catarina.

2.
VASCONCELLOS, S. T.. Participação em banca de Mauren Teuber. Relações entre ensino, práticas artísticas e pesquisa: princípios didáticos para a formação do professor de artes visuais. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Federal do Paraná.

Qualificações de Mestrado
1.
VASCONCELLOS, S. T.. Participação em banca de Jacyara Batista Santini. Do canto orfeônico às artes plásticas: a constituição da Licenciatura em Educação Artística na FEMP (década de 1970). 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Federal do Paraná.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
GRACA, R. O.; BERTOLETTI, A.; VASCONCELLOS, S. T.. Participação em banca de Veridiany Debner dos Santos Luiz. A avaliação da aprendizagem em Artes Visuais no Ensino Fundamental. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Fundamentos do Ensino da Arte) - FACULDADE DE ARTES DO PARANÁ.

2.
GRACA, R. O.; BUCHMANN, Luciano Parreira; VASCONCELLOS, S. T.. Participação em banca de Marisa Rielli Vieira. O Museu e o Idoso: a experiência do Museu Paranaense. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Fundamentos do Ensino da Arte) - FACULDADE DE ARTES DO PARANÁ.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
SILVA, C. R. V.; SIMÃO, G. T.; VASCONCELLOS, S. T.. Participação em banca de Luana Hauptman Cardoso de Oliveira.Mediação em museus e a formação docente em artes visuais: aquisição de capital cultural. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Artes Visuais) - UNESPAR - Faculdade de Artes do Paraná.

2.
VASCONCELLOS, S. T.; TEIXEIRA, Rosanny M. M.; SIMÃO, G. T.. Participação em banca de Luciane da Costa Leite.O significado da Igreja do Redentor e seus vitrais para a comunidade Luterana de Curitiba. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Artes Visuais) - UNESPAR - Faculdade de Artes do Paraná.

3.
VASCONCELLOS, S. T.; GALLIANO, D.. Participação em banca de Solange do Rocio Perachi.material didático e o ensino da arte: o material educativo da 29ª Bienal de São Paulo. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Artes Visuais) - UNESPAR - Faculdade de Artes do Paraná.

4.
TEUBER, Mauren; SPANHOL, Carmen I.; VASCONCELLOS, S. T.. Participação em banca de Vanessa dos Santos Rodrigues.Educação estética e ensino de arte: análise dos documentos curriculares do Estado de São Paulo. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Artes Visuais) - FACULDADE DE ARTES DO PARANÁ.

5.
BUCHMANN, Luciano Parreira; TEUBER, Mauren; VASCONCELLOS, S. T.. Participação em banca de Fabiana Stolf.A caminho do museu: a preparação na escola de visitas a espaços expositivos. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Artes Visuais) - FACULDADE DE ARTES DO PARANÁ.

6.
TEIXEIRA, Rosanny M. M.; KLEIN, P.; SPANHOL, Carmen I.; VASCONCELLOS, S. T.. Participação em banca de Suema Maria Zanetti.Experiências artísticas no lar dos idosos do Recanto do Tarumã. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Artes Visuais) - FACULDADE DE ARTES DO PARANÁ.

7.
VASCONCELLOS, S. T.; ANDRIOLLI, A. A.; KLEIN, P.. Participação em banca de Emanuele Assini.Reflexões sobre a cultura jovem: as vozes de um grupo de adolescentes do município de Quatro Barras, PR. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Artes Visuais) - FACULDADE DE ARTES DO PARANÁ.

8.
SILVA, S. M.; SANGIOVANI, A.; VASCONCELLOS, S. T.. Participação em banca de jacyara Batista Santini.Educação Estética no ensino de arte: uma necessidade?. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Artes Visuais) - FACULDADE DE ARTES DO PARANÁ.

9.
BANDEIRA, D. A.; BUCHMANN, Luciano Parreira; VASCONCELLOS, S. T.. Participação em banca de Patrícia Maciel.O centro juvenil de artes do Museu Alfredo Andersen: mudanças e continuidades. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Artes Visuais) - FACULDADE DE ARTES DO PARANÁ.

10.
BANDEIRA, D. A.; VASCONCELLOS, S. T.. Participação em banca de Eliseu Raphael Venturi.VideoArte e educação: estudo de caso: Tempos Transversais de Guita Soifer. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Artes Visuais) - FACULDADE DE ARTES DO PARANÁ.

11.
BANDEIRA, D. A.; VASCONCELLOS, S. T.. Participação em banca de Jairo Alfredo Santos.O ensino do desenho na escolinha de arte do Colégio Estadual do Paraná. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Artes Visuais) - FACULDADE DE ARTES DO PARANÁ.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
VASCONCELLOS, S. T.. Ensino da arte e linguagem do desenho. 2016. Universidade Federal do Paraná.

2.
VASCONCELLOS, S. T.. Expressão Bidimensional. 2016. Universidade Federal do Paraná.

3.
VASCONCELLOS, S. T.. Processo Seletivo Simplificado para professor colaborador na área de Linguagens Artísticas/Gravura. 2010. FACULDADE DE ARTES DO PARANÁ.

4.
VASCONCELLOS, S. T.; TEUBER, Mauren; SILVA, C. R. V.. Concurso público objeto do edital nº 67/DDPP/2010. 2010. Universidade Federal de Santa Catarina.

5.
VASCONCELLOS, S. T.. área Ensino das Artes Visuais. 2009. FACULDADE DE ARTES DO PARANÁ.

6.
VASCONCELLOS, S. T.. área de metodologia visual aplicada ao design. 2008. Universidade Federal do Paraná.

7.
MAES, Pedro Felício; DIAZ, Marília; VASCONCELLOS, S. T.. Estágio supervisionado em Artes Visuais. 2007. FACULDADE DE ARTES DO PARANÁ.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
ECQI 2017. Research in Education and Artistic Methodologies: Across Borders, Connections and Shares. 2017. (Congresso).

2.
Pesquisas sobre o conteúdo dos livros didáticos: dimensões e abordagens. 2016. (Encontro).

3.
37 Reunião Nacional da Asssociação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação. A pesquisa baseada em artes visuais na educação: novos modos de investigar e conhecer. 2015. (Congresso).

4.
Imagens, experiência e educação: e quando a linguagem falta?. 2015. (Oficina).

5.
10 International Congress of Qualitative Inquiry. Narrativas textuais e visuais sobre pesquisa de um grupo de calouros da licenciatura em Artes Visuais. 2014. (Congresso).

6.
2014 Annual Meeting of the American Educational Research Assossociation. 2014. (Congresso).

7.
2014 NAEA National Convention. 2014. (Congresso).

8.
Congresso Latinoamericano de Educación por el Arte - 30 aniversário. Mudanças na formação inicial do professor de arte e a investigação educacional baseada nas artes. 2014. (Congresso).

9.
II Congresso Internacional e XXIV Congresso Nacional da Federação de Arte/Educadores do Brasil. Mesa redonda - Associação regional de arte educadores e a rede Arte na Escola da UNESPAR/FAP: narrativas de professores. 2014. (Congresso).

10.
XVII ENDIPE: a Didática e a Prática de Ensino nas relações entre escola, formação de professor e sociedade. Painel - Práticas de formação docente em artes visuais: estágios, PIBID, escolas e arte. 2014. (Congresso).

11.
1º Seminário dos grupos de pesquisa da FAP.A formação do professor de artes visuais: foco na pesquisa artístico-científica. 2013. (Seminário).

12.
35a Reunião Anual da ANPED. As políticas de formação de professores e as repercussões na docência em arte. 2012. (Congresso).

13.
7º Seminário de Pesquisa em Artes da FAP.Criação como processo de pesquisa. 2012. (Seminário).

14.
II Encontro Rede Sul na Escola e II Encontro de Grupos de Estudo Arte na Escola da Região Sul.As instituições e a questão política. 2012. (Encontro).

15.
Redes de Criação. 2012. (Oficina).

16.
Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão dos cursos de Educação Artística e Artes Visuais da UFPR.Professor generalista para o ensino das artes?. 2009. (Encontro).

17.
Curso de Extensão Aprendizagem em Arte. 2005. (Oficina).

18.
I Colóquio Internacional - Educação, Cidadania e Inclusão Social. 2005. (Oficina).

19.
Seminário sobre Profissionalização e Formação do Professor. 2005. (Seminário).

20.
XIX Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão (XIX SEPE).Cultura, Educação e Ensino da Arte. 2005. (Outra).

21.
FERA - festival estudantil de arte.Ensino de arte: um olhar sobre as imagens. 2004. (Oficina).

22.
XII ENDIPE Conhecimento Local e Conhecimento Universal. 2004. (Encontro).

23.
1o Encontro Regional de Museologia. 2002. (Encontro).

24.
Curso de Extensão Metodologia de Pesquisa em Artes: Artes Plásticas. 2001. (Outra).

25.
Museu e Educação: conceitos e métodos. 2001. (Simpósio).

26.
Encontro Internacional de Arte e Ensino. 1999. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
MAÇANEIRO, S. M. ; VASCONCELLOS, S. T. . 1o Colóquio de Práticas de Pesquisa baseada em Arte na Educação. 2015. (Outro).

2.
BANDEIRA, D. A. ; DA SILVA, M. C. F. ; SCHLICHTA, C. ; NUNES, A. L. R. ; VASCONCELLOS, S. T. . Qualificação da rede paranaense de professores ligados ao ProUCA. 2012. (Outro).

3.
VASCONCELLOS, S. T.; MARTINS, Z. . 7º Seminário de Pesquisa em Artes da FAP. 2012. (Outro).

4.
TEUBER, Mauren ; BANDEIRA, D. A. ; VASCONCELLOS, S. T. . V Simpósio da Licenciatura em Artes Visuais da FAP. 2012. (Outro).

5.
VASCONCELLOS, S. T.; TEUBER, Mauren ; SALATTA, Luhanna . 4º Simpósio da licenciatura em Artes Visuais da FAP. 2011. (Outro).

6.
VASCONCELLOS, S. T.; DA SILVA, Maria Cristina R. F. . 3º Simpósio da licenciatura em Artes Visuais da FAP e II Encontro Regional da Federação de Arte Educadores da região sul. 2010. (Outro).

7.
VASCONCELLOS, S. T.; BUCHMANN, Luciano Parreira ; SAUTIER, H. ; BANDEIRA, D. A. . 2º Simpósio de Licenciatura em Artes Visuais da FAP. 2009. (Outro).

8.
VASCONCELLOS, S. T.; SAUTIER, H. ; ETCHEVERRY, M. C. . 1º Simpósio da licenciatura em Artes Visuais da FAP. 2008. (Outro).

9.
BUCHMANN, Luciano Parreira ; GOMES, S. M. ; MORAES, R. M. ; VASCONCELLOS, S. T. . 2º Simpósio de Ensino da Arte. 2008. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Hanna Andrade Torquato. OS SENTIDOS NA ARTE E NA EDUCAÇÃO: REFLEXÕES E POSSIBILIDADES PARA O ENSINO DAS ARTES VISUAIS. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Artes Visuais) - UNESPAR - Faculdade de Artes do Paraná. (Orientador).

2.
Sonia Mara Samsel Geraldo. A EDUCAÇÃO AMBIENTAL E SUAS REPERCUSSÕES NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES E NAS ARTES VISUAIS. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Artes Visuais) - UNESPAR - Faculdade de Artes do Paraná. (Orientador).

Iniciação científica
1.
Karin Christina Gonçalves. USO DE ABORDAGEM MULTIMÉTODO PARA ANÁLISE DO PROGRAMA ESTADUAL DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES (PDE) NO ÂMBITO DAS ARTES VISUAIS E COM ORIENTAÇÃO NA FAP. Início: 2017. Iniciação científica (Graduando em Licenciatura em Artes Visuais) - UNESPAR - Faculdade de Artes do Paraná, Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Felipe Sicuro Stürmer. Arte contemporânea na sala de aula: novas possibilidades para a experiência estética. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em CURSO DE PÓS GRADUAÇÃO LATO SENSU EM ARTE/EDUCAÇÃO) - Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de União da Vitória. Orientador: Sonia Tramujas Vasconcellos.

2.
Kelly Cordeiro Ribeiro. A ação lúdica e o ensino das artes visuais. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em CURSO DE PÓS GRADUAÇÃO LATO SENSU EM ARTE/EDUCAÇÃO) - Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de União da Vitória. Orientador: Sonia Tramujas Vasconcellos.

3.
Jacyara Batista Santini. A educação estética no processo de ensino-aprendizagem da arte nas séries iniciais. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em História da Arte Moderna e Conte) - Escola de Música e Belas Artes do Paraná. Orientador: Sonia Tramujas Vasconcellos.

4.
Anderson Rosa Gonçalves. As percepções de um grupo de professores de arte sobre o uso da leitura e da releitura de imagens. 2008. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Fundamentos do Ensino da Arte) - UNESPAR - Faculdade de Artes do Paraná. Orientador: Sonia Tramujas Vasconcellos.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Lais Francisconi. O artista professor Ronald Simon: história de vida. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Artes Visuais) - UNESPAR - Faculdade de Artes do Paraná. Orientador: Sonia Tramujas Vasconcellos.

2.
Camila Miranda Suckow. Material didático para alunos de baixa visão. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Artes Visuais) - UNESPAR - Faculdade de Artes do Paraná. Orientador: Sonia Tramujas Vasconcellos.

3.
Giulia Silva Stefanuto. Ensino como aprendizagem: exercícios de docência de uma aluna da Licenciatura em Artes Visuais. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Artes Visuais) - UNESPAR - Faculdade de Artes do Paraná. Orientador: Sonia Tramujas Vasconcellos.

4.
GERSON CARLOS MARCHIORI. EXPECTATIVAS DE UM GRUPO DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE OS CONTEÚDOS E METODOLOGIA DAS AULAS DE ARTES VISUAIS. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Artes Visuais) - UNESPAR - Faculdade de Artes do Paraná. Orientador: Sonia Tramujas Vasconcellos.

5.
LUCIANE K. T. WIEZORKOWSKI. O TRABALHO COM O ARTESANATO LOCAL EM SALA DE AULA: UM ESTUDO DE CASO. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Artes Visuais) - UNESPAR - Faculdade de Artes do Paraná. Orientador: Sonia Tramujas Vasconcellos.

6.
Andréa Zanon Marioto. Paço da Liberdade de Curitiba: um exercício de mediação em patrimônio cultural para os alunos do ensino médio do Colégio Estadual do Paraná. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Artes Visuais) - Universidade Estadual do Paraná. Orientador: Sonia Tramujas Vasconcellos.

7.
Roseli Correia Gonçalves. Cildo Meireles e a arte contemporânea brasileira nos anos 1960/70: uma proposta de leitura de imagens. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Artes Visuais) - UNESPAR - Faculdade de Artes do Paraná. Orientador: Sonia Tramujas Vasconcellos.

8.
Eliana Emylla Pavone. Processos de criação em arte como modo de apropriação de conhecimento. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Artes Visuais) - FACULDADE DE ARTES DO PARANÁ. Orientador: Sonia Tramujas Vasconcellos.

9.
Claudia Bilek. A cultura visual do grafite em Curitiba e aproximações com a escola. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Artes Visuais) - FACULDADE DE ARTES DO PARANÁ. Orientador: Sonia Tramujas Vasconcellos.

10.
Paula Cristina Witoslawski. A cultura juvenil do Hip Hop e as relações com o ensino da arte na rede pública estadual de Curitiba. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Artes Visuais) - FACULDADE DE ARTES DO PARANÁ. Orientador: Sonia Tramujas Vasconcellos.

11.
Elisangela Regina Coelho. Os desafios do professor de arte em início de carreira docente. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Artes Visuais) - FACULDADE DE ARTES DO PARANÁ. Orientador: Sonia Tramujas Vasconcellos.

12.
Maria Helena Dionisio. A relação arte, educação e trabalho nas aulas de artes: as percepções da arte educadora Ana Luiza Nunes. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Artes Visuais) - FACULDADE DE ARTES DO PARANÁ. Orientador: Sonia Tramujas Vasconcellos.

13.
Samanta Bertelli. As abordagens contemporâneas de ensino de arte e as apropriações dos professores de arte. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Artes Visuais) - FACULDADE DE ARTES DO PARANÁ. Orientador: Sonia Tramujas Vasconcellos.

14.
Daniela Regina Zorze Rossetto. A curadoria educativa no Museu de Arte Contemporânea de Niterói, RJ. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Artes Visuais) - UNESPAR - Faculdade de Artes do Paraná. Orientador: Sonia Tramujas Vasconcellos.

15.
Emanuele Assini. Reflexões sobre a cultura jovem: as vozes de um grupo de adolescentes do município de Quatro Barras, PR. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Artes Visuais) - UNESPAR - Faculdade de Artes do Paraná. Orientador: Sonia Tramujas Vasconcellos.

16.
Mariana Manelli. A percepção da cor nas salas cromáticas do Espaço Perfume. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Artes Visuais) - UNESPAR - Faculdade de Artes do Paraná. Orientador: Sonia Tramujas Vasconcellos.

17.
Maristela Jantsch Ribeiro. As aulas de arte nas escolas: relatos e observações em escolas públicas e privadas. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Artes Visuais) - UNESPAR - Faculdade de Artes do Paraná. Orientador: Sonia Tramujas Vasconcellos.

18.
Enides Maria Rinaldi Fogaça. Formação e atuação: as percepções de um grupo de egressas do curso de licenciatura em Artes Visuais da FAP. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Artes Visuais) - UNESPAR - Faculdade de Artes do Paraná. Orientador: Sonia Tramujas Vasconcellos.

19.
Liane Barreto. A relação museu-escolas: análise das visitas monitoradas no Museu de Arte Contemporânea do Paraná. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Artes Visuais) - UNESPAR - Faculdade de Artes do Paraná. Orientador: Sonia Tramujas Vasconcellos.

20.
Zuleica Faria de Medeiros. As práticas pedagógicas em uma oficina de gravura no Hospital Pequeno Príncipe. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Artes Visuais) - UNESPAR - Faculdade de Artes do Paraná. Orientador: Sonia Tramujas Vasconcellos.

21.
Allan Cesar Dourado Ledo. Relação da história em quadrinhos com o ensino de arte: recurso, conteúdo e criação. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Artes Visuais) - FACULDADE DE ARTES DO PARANÁ. Orientador: Sonia Tramujas Vasconcellos.

22.
Viviane Cristina Carmo. Significado de bom professor de arte na visão de três professores da rede municipal de Curitiba. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Artes Visuais) - FACULDADE DE ARTES DO PARANÁ. Orientador: Sonia Tramujas Vasconcellos.

23.
Rosângela Maria Redzimski de Camargo. A arte na Escola com Jean Baptiste Debret e Cândido Portinari. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Artes Visuais con Ênfase em Computação) - Universidade Tuiuti do Paraná. Orientador: Sonia Tramujas Vasconcellos.

Orientações de outra natureza
1.
Vera Lucia Ruzenente. Leitura e produção de imagens por alunos do 6o ano do ensino fundamental: modos de sensibilização do olhar. 2016. Orientação de outra natureza. (PDE - Programa de Desenvolvimento Educacional) - UNESPAR - Faculdade de Artes do Paraná, Secretaria de Estado da Educação do Paraná. Orientador: Sonia Tramujas Vasconcellos.

2.
Luciana Estevam Barone Bueno. A inclusão do movimento paranista no ensino das artes visuais. 2009. Orientação de outra natureza. (PDE - Programa de Desenvolvimento Educacional) - UNESPAR - Faculdade de Artes do Paraná, Secretaria de Estado da Educação do Paraná. Orientador: Sonia Tramujas Vasconcellos.

3.
Gisele Cecília Durat. A avaliação em arte no enfoque da educação estética. 2008. Orientação de outra natureza. (PDE - Programa de Desenvolvimento Educacional) - UNESPAR - Faculdade de Artes do Paraná. Orientador: Sonia Tramujas Vasconcellos.

4.
Valdirene Martins Dias Batista. Leitura de imagens: experiências estéticas subsidiadas pela arte oriental chinesa e japonesa. 2008. Orientação de outra natureza. (PDE - Programa de Desenvolvimento Educacional) - UNESPAR - Faculdade de Artes do Paraná, Secretaria de Estado da Educação do Paraná. Orientador: Sonia Tramujas Vasconcellos.

5.
Elaine Cristina F. de Oliveira; Elaine Cordeiro Mariano; Roz. Imigração Japonesa: 100 anos de história despertando a curiosidade de crianças de 5. 2008. Orientação de outra natureza. (Projeto Escola & Universidade) - UNESPAR - Faculdade de Artes do Paraná, Secretaria Municipal de Educação. Orientador: Sonia Tramujas Vasconcellos.

6.
Lucia Ines Marcos; Leopoldina Ribas Kuss. EJA - Leitura de obras, leitura de mundo. 2007. Orientação de outra natureza. (Projeto Escola & Universidade) - UNESPAR - Faculdade de Artes do Paraná, Secretaria Municipal de Educação. Orientador: Sonia Tramujas Vasconcellos.

7.
Rosane Paul Alves, Silmara Jardim Carta. A cultura visual dos rótulos como meio de conhecimento e aprendizagem. 2003. Orientação de outra natureza. (Programa Fazendo Escola) - Secretaria Municipal de Educação, Secretaria Municipal de Educação. Orientador: Sonia Tramujas Vasconcellos.

8.
Adriane Albach Stange, Michele Figueroa. Usando o mouse na reinvenção da arte. 2003. Orientação de outra natureza. (Programa Fazendo Escola) - Secretaria Municipal de Educação, Secretaria Municipal de Educação. Orientador: Sonia Tramujas Vasconcellos.

9.
Claudia Ativo Costa, Ineida Gantzel, Irene Beger. A arte fazendo arte com as demais disciplinas: uma visão interdisciplinar da arte na educação de jovens e adultos. 2002. Orientação de outra natureza. (Programa Fazendo Escola) - Secretaria Municipal de Educação, Secretaria Municipal de Educação. Orientador: Sonia Tramujas Vasconcellos.

10.
Maria Povorosnik. Arte, tecnologia e sociedade. 2002. Orientação de outra natureza. (Programa Fazendo Escola) - Secretaria Municipal de Educação, Secretaria Municipal de Educação. Orientador: Sonia Tramujas Vasconcellos.

11.
Célia Azevedo, Marli Rosa Cardoso, Solange Domiciano de Souz. A produção humana e a visão filosófica nas obras de arte dos pintores paranaenses. 2001. Orientação de outra natureza. (Programa Fazendo Escola) - Secretaria Municipal de Educação, Secretaria Municipal de Educação. Orientador: Sonia Tramujas Vasconcellos.

12.
Carina Goossen. Criatividade: fazendo da imaginação uma possibilidade de transformação. 2001. Orientação de outra natureza. (Programa Fazendo Escola) - Secretaria Municipal de Educação, Secretaria Municipal de Educação. Orientador: Sonia Tramujas Vasconcellos.

13.
Vilma Silvino, Avani de Oliveira, Edna Martins Fernandes. Arte uma releitura de vida. 2000. Orientação de outra natureza. (Programa Fazendo Escola) - Secretaria Municipal de Educação, Secretaria Municipal de Educação. Orientador: Sonia Tramujas Vasconcellos.

14.
Márcia Regina Lemes, Maria do Carmo Mossato, Marisol Roza. O meio ambiente em foco. 2000. Orientação de outra natureza. (Programa Fazendo Escola) - Secretaria Municipal de Educação, Secretaria Municipal de Educação. Orientador: Sonia Tramujas Vasconcellos.



Inovação



Projetos de pesquisa


Outras informações relevantes


Lider (co-lider) do grupo de pesquisa da FAP "Arte, educação e formação continuada", integrante da linha de pesquisa Arte e ensino.

Membro suplente (representante da comunidade externa) do Conselho Deliberativo do MusA - Museu de Arte da Universidade Federal do Paraná/UFPR (2010- )

Estágio de doutoramento na Northern Illinois University, School of Art + Education, de setembro de 2013 a junho de 2014 com apoio da CAPES (processo BEX 4412/13-3)

Integrante da diretoria da Federação de Arte Educadores do Brasil, FAEB, para o biênio 2015-16



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 15/10/2018 às 21:26:20