Georgia de Andrade Quintas

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/9192002769178702
  • Última atualização do currículo em 20/09/2015


Antropóloga, professora e pesquisadora no campo da teoria, filosofia e crítica da imagem fotográfica. Pós-doutoranda em Comunicação e Semiótica, PUC, São Paulo, Doutora em Antropologia pela Universidade de Salamanca, Espanha (2007), Mestre em Antropologia pela Universidade Federal de Pernambuco (2002) com Pós-graduação em História da Arte pela FAAP/SP e possui graduação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Católica de Pernambuco (1995). É autora dos livros: Abismo da carne (2014), Inquietações fotográficas Narrativas poéticas e crítica visual (2014), Olhavê Entrevista (2012) e Man Ray e a Imagem da Mulher A vanguarda do olhar e das técnicas fotográficas (2008). É curadora independente e escreve sobre fotografia no blog Olhavê. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Georgia de Andrade Quintas
Nome em citações bibliográficas
QUINTAS, G. A.


Formação acadêmica/titulação


2002 - 2007
Doutorado em Antropologia de Iberoamérica.
Universidade de Salamanca.
Título: Imágenes del Pasado: Un Análisis Interpretativo desde la Perspectiva de la Antropología Visual. Los Retratos de la Sociedad Agraria Aristocrática de Pernambuco., Ano de obtenção: 2007.
Orientador: Angel-Baldomero Espina Barrio.
Palavras-chave: Antropologia; Brasil; Fotografia; História; Pernambuco; Visual.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Antropologia.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Antropologia / Subárea: Antropologia Visual.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Artes Plásticas / Especialidade: Fotografia.
2000 - 2002
Mestrado em Antropologia.
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Título: A Visão da Alteridade em Albert Eckhout: Fragmentos Visuais do Brasil Holandês,Ano de Obtenção: 2002.
Orientador: Maria do Carmo Tinôco Brandão.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.
Palavras-chave: Antropologia; Visual; Arte; Eckhout; Holanda.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Antropologia / Subárea: Antropologia Visual.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Artes Plásticas / Especialidade: Pintura.
1996 - 1998
Especialização em História da Arte.
Fundação Armando Álvares Penteado, FAAP, Brasil.
Título: Man Ray: A Vanguarda do Olhar e das Técnicas Fotográficas sobre a Imagem da Mulher.
Orientador: Mariela Mielzynska Kantor.
1991 - 1995
Graduação em Comunicação Social - Jornalismo.
Universidade Católica de Pernambuco, UNICAP, Brasil.


Pós-doutorado


2014
Pós-Doutorado.
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação.


Atuação Profissional



Fundação Armando Álvares Penteado, FAAP, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2013
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Coordenadora da Pós-graduação em Fotografia

Atividades

01/2011 - 05/2014
Direção e administração, Faculdade de Comunicação e Marketing da Fundação Armando Álvares Penteado, Pós-Graduação em Fotografia.

Cargo ou função
Coordenador de Curso.
01/2011 - 05/2014
Ensino, Pós-Graduação em Fotografia, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Crítica fotográfica
Portfólio
Teorias da Imagem I

Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães, MAMAM, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Curador
Outras informações
Curadora da primeira edição do Clube de Colecionadores de Fotografia do Mamam.


Universidade Católica de Pernambuco, UNICAP, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professora Assistente I, Carga horária: 72

Atividades

08/2010 - 12/2010
Ensino, Curso Tecnológico em Fotografia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Semiótica da Mídia

Faculdades Integradas Barros Melo - Aeso, AESO, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Coordenadora do Bacharelado em Fotografia

Vínculo institucional

2008 - 2010
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professora
Outras informações
Leciona as disciplinas de Antropologia Visual, Filosofia da Imagem Fotográfica, Teoria da Imagem e Crítica Fotográfica.

Atividades

08/2009 - 12/2009
Ensino, Fotografia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Crítica Fotográfica
Filosofia da Imagem Fotográfica
Antropologia Visual
08/2009 - 12/2009
Ensino, Artes Plásticas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Antropologia Visual
08/2009 - 12/2009
Ensino, Cinema de Animação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Antropologia Visual
01/2009 - 06/2009
Ensino, Fotografia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Crítica Fotográfica
Filosofia da Imagem Fotográfica
Antropologia Visual
Teorias da Imagem
01/2009 - 06/2009
Ensino, Artes Plásticas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Antropologia Visual
08/2008 - 12/2008
Ensino, Fotografia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Filosofia da Imagem Fotográfica
Antropologia Visual
Teorias da Imagem
08/2008 - 12/2008
Ensino, Cinema de Animação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Antropologia Visual
01/2008 - 06/2008
Ensino, Cinema de Animação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Teorias da Imagem
01/2008 - 06/2008
Ensino, Fotografia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Antropologia Visual
Teorias da Imagem
01/2008 - 06/2008
Ensino, Produção Fonográfica, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Teorias da Imagem

Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2011
Vínculo: Pesquisador, Enquadramento Funcional: Livre
Outras informações
Grupo de Pesquisa: NI&SCH - Núcleo de Imagem & Som em Ciências Humanas (UFPE) do Programa de Pós Graduação em Antropologia. LINHAS DE PESQUISA Antropologia Visual - Objetivo: Aprofundar as análises em antropologia visual buscando entender as produções imagéticas sobre o outro. Arte, Patrimônio e Imagens - Objetivo: Relação entre Patrimônio Cultural Material e Imaterial e as Imagens.



Projetos de pesquisa


2008 - 2010
Coleção Etnográfica Carlos Estevão - Memória, Documentção e Pesquisa
Descrição: Este projeto de pesquisa foi elaborado tendo em vista a restauração, conservação e a divulgação das 3.224 peças da Coleção Etnográfica Carlos Estevão de Oliveira do Museu do Estado de Pernambuco..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Georgia de Andrade Quintas - Integrante / Renato Monteiro Athias - Coordenador.Financiador(es): Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco - Auxílio financeiro.


Membro de corpo editorial


2011 - Atual
Periódico: Revista Sans Soleil - Estudios de la Imagen
2009 - 2010
Periódico: Revista Anthropológicas


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Antropologia / Subárea: Antropologia Visual.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: História da Arte.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Antropologia / Subárea: Antropologia da Arte.
4.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Fotografia.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Italiano
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
QUINTAS, G. A.2009QUINTAS, G. A.. Amas-de-Leite e suas representações visuais: símbolos sócioculturais e narrativos da vida privada do Nordeste patriarcal-escrevacrata na imagem fotográfica. Revista Brasileira de Sociologia da Emoção, v. 8, p. 11-44, 2009.

2.
QUINTAS, G. A.2008QUINTAS, G. A.. Antropofagia: As Várias Dimensões Antropológicas. Fênix (Uberlândia), v. 5, p. 1-20, 2008.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
QUINTAS, G. A.. Inquietações fotográficas Narrativas poéticas e crítica visual. 1. ed. Recife: Olhavê, 2014. v. 1. 216p .

2.
QUINTAS, G. A.; LABASTIER, R. . Abismo da carne. 1. ed. Recife: Olhavê, 2014. v. 1. 64p .

3.
QUINTAS, G. A.; SOUZA, A. J. B. . Olhavê Entrevista. 1. ed. Recife: Olhavê, 2012. v. 1. 200p .

4.
QUINTAS, G. A.. Man Ray e a Imagem da Mulher: a vanguarda do olhar e das técnicas fotográficas. Recife: CEPE, 2008. 178p .

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
QUINTAS, G. A.. Por que enxergamos as fotografias?. Eita!, Recife, 01 dez. 2010.

2.
QUINTAS, G. A.. A Crueza dos Vestígios. Pernambuco Suplemento Cultural, Recife, 01 jul. 2010.

3.
QUINTAS, G. A.. A Fotografia Pernambucana em Paraty. Revista Algo Mais, Recife, p. 26, 01 set. 2009.

4.
QUINTAS, G. A.. A estética do olhar vazio. Pernambuco - Suplemento Cultural, Recife, 01 dez. 2008.

5.
QUINTAS, G. A.. O que mais fotografar. Jornal do Commercio, Recife, 13 nov. 2008.

6.
QUINTAS, G. A.. Vilela flagra momento mágico. Jornal do Commercio, Recife/PE, 04 out. 2008.

7.
QUINTAS, G. A.. O pensar fotográfico. Jornal do Commercio, Recife/PE, 23 set. 2008.

8.
QUINTAS, G. A.. O nascimento de uma mulher. Pernambuco - Suplemento Cultural, Recife/PE, 01 set. 2008.

9.
QUINTAS, G. A.. O caminho da memória. Pernambuco - Suplemento Cultural, Recife/PE, 01 ago. 2008.

10.
QUINTAS, G. A.. A difícil tradução da fotografia. Jornal do Commercio, Recife/PE, 12 jul. 2008.

11.
QUINTAS, G. A.. Além de uma simples barba. Pernambuco - Suplemento Cultural, Recife/PE, 01 abr. 2008.

12.
QUINTAS, G. A.. O que não é espelho. Pernambuco - Suplemento Cultural, Recife/PE, 30 jan. 2008.

13.
QUINTAS, G. A.. Fotografia e memória. Jornal do Commercio, Recife/PE, 20 jan. 2008.

14.
QUINTAS, G. A.. Os Sentidos da Fotografia. Jornal do Commercio, Recife/PE, 22 set. 2007.

15.
QUINTAS, G. A.. Pablo Picasso. Jornal do Commercio, Recife/PE, 21 nov. 2003.

16.
QUINTAS, G. A.. O Museu do Estado. Jornal do Commercio, Recife/PE, 11 nov. 2003.

17.
QUINTAS, G. A.. Barroco Pernambucano (final). Jornal do Commercio, Recife/PE, 03 jun. 2003.

18.
QUINTAS, G. A.. Barroco Pernambucano (2). Jornal do Commercio, Recife/PE, 27 maio 2003.

19.
QUINTAS, G. A.. Barroco Pernambucano (1). Jornal do Commercio, Recife/PE, 20 maio 2003.

20.
QUINTAS, G. A.. Guernica. Jornal do Commercio, Recife/PE, 09 abr. 2003.

21.
QUINTAS, G. A.. O Interior do Olhar Holandês. Jornal do Commercio, Recife/PE, 01 abr. 2003.

22.
QUINTAS, G. A.. Museus: A Educação Fundamental. Jornal do Commercio, Recife/PE, 08 fev. 2003.

23.
QUINTAS, G. A.. A Europa de Cartier-Bresson. Jornal do Commercio, Recife/PE, 23 jan. 2003.

24.
QUINTAS, G. A.. Belas Artes e Memória. Jornal do Commercio, Recife/PE, 11 out. 2002.

25.
QUINTAS, G. A.. Arte e Metrópole. Jornal do Commercio, Recife/PE, 28 set. 2002.

26.
QUINTAS, G. A.. Recriação da realidade. Continente Multicultural, Recife/PE, , v. 21, p. 22 - 23, 21 set. 2002.

27.
QUINTAS, G. A.. Ploeg e Eckhout: diálogo possível. Jornal do Commercio, Recife/PE, 27 ago. 2002.

28.
QUINTAS, G. A.. Convivendo com Eckhout. Jornal do Commercio, Recife/PE, 14 mar. 2002.

29.
QUINTAS, G. A.. O Tesouro de Albert Eckhout. Jornal do Commercio, Recife/PE, 19 fev. 2002.

30.
QUINTAS, G. A.. Celebração Italiana. Jornal do Commercio, Recife/PE, 01 jun. 2001.

31.
QUINTAS, G. A.. Visões do Brasil Holandês. Jornal do Commercio, Recife/PE, 30 mar. 2000.

32.
QUINTAS, G. A.. Mirella subjuga o aço com rigor. Jornal do Commercio, Recife/PE, 14 jun. 1999.

33.
QUINTAS, G. A.. Manolo Valdés e a cênica percepção da realidade. Jornal do Commercio, Recife/PE, 16 maio 1999.

34.
QUINTAS, G. A.. Inquietação de Basquiat no Mamam. Jornal do Commercio, Recife/PE, 01 abr. 1998.

35.
QUINTAS, G. A.. Esculturas de Mirella Andreotti evidenciam sensibilidade no aço. Jornal do Commercio, Recife/PE, 25 jan. 1998.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
QUINTAS, G. A.. Albert Eckhout: o percurso de um olhar sobre a imagem etnográfica. In: XXVI Encontro Anual da ANPOCS, 2002, Caxambu/MG. CD-ROM XXVI Encontro Anual da ANPOCS, 2002.

2.
QUINTAS, G. A.. A Iconografia de Albert Eckhout: Uma Hermenêutica da Antropologia Visual. In: VII Encontro de Antropólogos do Norte Nordeste, 2001, Recife. VII Encontro de Antropólogos do Norte Nordeste, 2001.

Apresentações de Trabalho
1.
QUINTAS, G. A.. Imagens do Passado - Os Retratos da Sociedade Agrária e Aristocrática de Pernambuco. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Outras produções bibliográficas
1.
QUINTAS, G. A.. Imágenes del Pasado: Un análisis interpretativo desde la perspectiva de la Antropología Visual. Los retratos de la sociedad agraria aristocrática de Pernambuco 2007 (Tese).

2.
QUINTAS, G. A.. La Construcción de la Imagen del Indio Americano: Representación Cultural en la Iconografía del Nuevo Mundo Bajo la Mirada Europea. 2004 (Monografia).

3.
QUINTAS, G. A.. Imágenes del Pasado: Un Análisis a través de la Antropología Visual acerca los Retratos de la Aristocracia Azucarera en Pernambuco. 2004 (Monografia).

4.
QUINTAS, G. A.. A Visão de Alteridade em Albert Eckhout: Fragmentos Visuais do Brasil Holandês 2002 (Dissertação).

5.
QUINTAS, G. A.. Man Ray: A Vanguarda do Olhar e das Técnicas Fotográficas sobre a Imagem da Mulher 1998 (Monografia).


Demais tipos de produção técnica
1.
QUINTAS, G. A.. Revista Ícone, volume 14, número 1. 2012. (Parecerista).

2.
QUINTAS, G. A.. X Encontro dos Grupos de Pesquisas em Comunicação da INTERCOM. 2010. (Parecerista).

3.
QUINTAS, G. A.. Grupo de Pesquisa em Fotografia da Intercom. 2010. (Parecerista).

4.
QUINTAS, G. A.. 3º Congresso Nacional de Extensão Universitária / 12º Encontro de Atividades Científicas da Unopar. 2009. (Consultor "ad hoc").

5.
QUINTAS, G. A.. Após o Banho: Arte e Gênero Algumas Relações Possíveis. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

6.
QUINTAS, G. A.. Albert Eckhout e a Visão do Outro. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

7.
QUINTAS, G. A.. Barroco Pernambucano. 1998. (Curso de curta duração ministrado/Outra).


Produção artística/cultural
Outras produções artísticas/culturais
1.
QUINTAS, G. A.. Blog do Fórum Latino-Americano de Fotografia de São Paulo. 2010 (Conselho curador).

2.
QUINTAS, G. A.. Natureza diluída: por um jogo de percepção. 2010 (Texto de apresentação da exposição Meu Caminho da artista plástica Claudia Jaguaribe).

3.
QUINTAS, G. A.. Através de um corpo. 2010 (Texto de apresentação da exposição Autodesconstrução da fotógrafa Priscilla Buhr).

4.
QUINTAS, G. A.. As facetas de um sorriso. 2009 (Texto de apresentação da exposição Sorrisos de Carmen).

5.
QUINTAS, G. A.. Perspectiva. 2009 (Site).

6.
QUINTAS, G. A.. Extraquadro. 2008 (Blog).

7.
Álvaro Cavalcanti ; QUINTAS, G. A. . O Artista e o Conde de Nassau. 2003.



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
QUINTAS, G. A.; SALES, C. A.; GUARALDO, L.. Participação em banca de Cassiano Cordeiro Mendes. Coletivos fotográficos e processos de criação: processos e interação na construção da imagem fotográfica. 2014. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Semiótica) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

2.
BISCALQUIN, J. M. N.; QUINTAS, G. A.. Participação em banca de Juliana Maria Nascimento Biscalquin. Alex Flemming. Questões para nosso tempo.. 2013. Dissertação (Mestrado em Multimeios) - Universidade Estadual de Campinas.

Teses de doutorado
1.
QUINTAS, G. A.; BRAGA, M. L. S.; MALUFE, A. C.; DROGUETT, J. G. D.. Participação em banca de Juliana Porto Chacon Humphreys. Forjado em sangue: a ancestralidade do vampiro cinematográfico. 2014. Tese (Doutorado em Comunicação e Semiótica) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Qualificações de Doutorado
1.
SALES, C. A.; BRAGA, M. L. S.; QUINTAS, G. A.. Participação em banca de Camila Mangueira Soares. O pensamento fotográfico: a construção da trama fotográfica a partir da complexidade. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Comunicação e Semiótica) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Qualificações de Mestrado
1.
QUINTAS, G. A.; SALES, C. A.; GUARALDO, L.. Participação em banca de Cassiano Cordeiro Mendes. Coletivos fotográficos e processos de criação: processos e interação na construção da imagem fotográfica. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Comunicação e Semiótica) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
QUINTAS, G. A.. Participação em banca de Cristiane Borges Farhat de Carvalho. Nós. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Fotografia) - Fundação Armando Álvares Penteado.

2.
QUINTAS, G. A.. Participação em banca de Sabrina Meira Natividade. Fragmentos autobiográficos. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Fotografia) - Fundação Armando Álvares Penteado.

3.
QUINTAS, G. A.. Participação em banca de Maria Augusta Vilela Galli. Laburê. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Fotografia) - Fundação Armando Álvares Penteado.

4.
QUINTAS, G. A.; CHIQUITI, P. A.. Participação em banca de Paulo Alexandre Chiquiti. Les Champs Magnétiques et Déliceux: A Ilusão do Encontro com o Simulacro.. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Fotografia) - Fundação Armando Álvares Penteado.

5.
GUIMARAES, J. C.; QUINTAS, G. A.. Participação em banca de Jonia Correa Guimarães. Coreografia Visual. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Fotografia) - Fundação Armando Álvares Penteado.

6.
CAOBELLI, L. F.; QUINTAS, G. A.. Participação em banca de Leandro Fontoura Caobelli. Las Cosas por su Nombre. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Fotografia) - Fundação Armando Álvares Penteado.

7.
STAUT, T. R.; QUINTAS, G. A.. Participação em banca de Thais Renganeschi Staut. Breve Estudo do Processo Curatorial em Fotografia. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Fotografia) - Fundação Armando Álvares Penteado.

8.
QUINTAS, G. A.. Participação em banca de Viviane Azevedo Vilela. Para além da imagem: influências e experimentações nas fotografias feitas por Mário de Andrade. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Fotografia) - Fundação Armando Álvares Penteado.

9.
QUINTAS, G. A.. Participação em banca de Thelma Eliza Gatuzzo. Fragmentos de um sonho esquecido: e as metáforas do imaginário na fotografia. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Fotografia) - Fundação Armando Álvares Penteado.

10.
QUINTAS, G. A.. Participação em banca de Marcelo Aflalo. Histórias reais. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Fotografia) - Fundação Armando Álvares Penteado.

11.
QUINTAS, G. A.. Participação em banca de Karen Neme Mendes Caetano. Fotografia de celular. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Fotografia) - Fundação Armando Álvares Penteado.

12.
QUINTAS, G. A.. Participação em banca de Ana Beatriz Cavalcante Elorza. Alegoria da ausência. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Fotografia) - Fundação Armando Álvares Penteado.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
QUINTAS, G. A.. Participação em banca de Vários.Banca Examinadora em Fotojornalismo. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade Católica de Pernambuco.

2.
QUINTAS, G. A.. Participação em banca de Vários.Banca Examinadora em Fotojornalismo . 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade Católica de Pernambuco.

3.
QUINTAS, G. A.. Participação em banca de Vários.Banca Examinadora em Fotojornalismo . 1998. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade Católica de Pernambuco.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
QUINTAS, G. A.. Prêmio Brasil Fotografia. 2012. Porto Seguro.

2.
QUINTAS, G. A.. Projeto Amplificadores. 2009. Museu Murillo La Greca.

3.
QUINTAS, G. A.. Parecerista do Funcultura - Editais na categoria de fotografia. 2008. Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco.

4.
QUINTAS, G. A.. Comissão do Concurso de Fotografia Pernambuco Nação Cultural. 2008. Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
EN CMYK Encuentro de Fotolibros.Expositor. 2015. (Encontro).

2.
Poéticas da Criação. 2014. (Seminário).

3.
CDF Jornadas:8. Retratos de Familia: el camino de la memoria y su dimensión simbólica. 2012. (Congresso).

4.
Café Cultural sobre Marc Riboud.Palestra "Marc Riboud: a expansão da imagem". 2010. (Encontro).

5.
Da Fotografia, Dos Conceitos, com Georgia Quintas.Palestra "Da Fotografia, Dos Conceitos". 2010. (Encontro).

6.
Exposição "Marc Riboud Fotógrafo".Marc Riboud: a expansão da imagem. 2010. (Encontro).

7.
Exposição "Marc Riboud Fotógrafo".Marc Riboud: a expansão da imagem. 2010. (Encontro).

8.
Theória - II Mostra de fotografias e vídeos.Palestra "Modos de sentir a paisagem imaginada do Sertão: por uma revisão da indicialidade na representação fotográfica". 2010. (Simpósio).

9.
VI Semana de Jornalismo da Unicap: Jornalismo Profissional: Um campo com muitas possibilidades.Palestra "Fotografia como inclusão social e suas trocas simbólicas". 2010. (Seminário).

10.
Theória - I Mostra de fotografias e vídeos - O olhar imagético e a museologia na representação do Homem do Nordeste.Olhares que nos constróem - Identidades imagéticas: fluxo de significados e memória. 2009. (Simpósio).

11.
VII Semana de História da UFRPE.Amas de leite e suas representações visuais: Símbolos sócio-culturais e narrativas da vida privada do nordeste patriarcal canavieiro através dos retratos de família. 2009. (Seminário).

12.
V Semana de Jornalismo da Unicap: Leituras Contemporâneas.A Fotografia Hoje. 2009. (Seminário).

13.
Papo 60 | Edição Rodrigo Braga.Debatedora do encontro "Papo 60 | Edição Rodrigo Braga". 2008. (Outra).

14.
Seminário Fontes & Pesquisa - Fotografia, memória e pesquisa: impressões e realidade.Retratos de família: o caminho da memória e sua dimensão simbólica. 2008. (Seminário).

15.
El Conocimiento del Pasado: El Poder de la Imagen Femenina desde una Perspectiva de Género.. 2003. (Seminário).

16.
Seminarios de Folklore y Cultura Tradicional "Las Raíces: Culturas Tradicionales de España e Iberoamérica". 2003. (Seminário).

17.
VIII Congreso Internacional y Castellano-Leonés de Antropología Iberoamericana: Familia, Educación y Diversidad Cultural. 2003. (Congresso).

18.
V Reunião de Antropologia do Mercosul (V RAM). Mostra de fotografias "A Nação Feminina no Maracatu". 2003. (Congresso).

19.
Simpósio Internacional de Especialistas: Albert Eckhout Volta ao Brasil 1644-2002. 2002. (Simpósio).

20.
XXVI Encontro Anual da ANPOCS.Albert Eckhout: o percurso de um olhar sobre a imagem etnográfica. 2002. (Encontro).

21.
VII Encontro de Antropólogos do Norte e Nordeste - ABANNE.A iconografia de Albert Eckhout: uma hermenêutica da antropologia visual. 2001. (Encontro).

22.
A História da Arte Hoje (coordenação de Annatereza Fabris). 2000. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
QUINTAS, G. A.; SOUZA, A. J. B. . Ciclo de Ideias. 2015. (Festival).

2.
QUINTAS, G. A.; SOUZA, A. J. B. . Ciclo de Ideias. 2014. (Festival).

3.
QUINTAS, G. A.. Abismo da carne. 2013. (Exposição).

4.
QUINTAS, G. A.. Operárias da guerra Razões e encenações. 2013. (Exposição).

5.
QUINTAS, G. A.; SOUZA, A. J. B. . 2º Encontro Pensamento e Reflexão na Fotografia. 2013. (Congresso).

6.
QUINTAS, G. A.; SOUZA, A. J. B. . Ciclo de Ideias. 2013. (Festival).

7.
QUINTAS, G. A.; BARRETO, G. . Arqueologia de ficções. 2013. (Exposição).

8.
QUINTAS, G. A.. Distâncias ausente. 2012. (Exposição).

9.
QUINTAS, G. A.. Ecos híbridos. 2012. (Exposição).

10.
QUINTAS, G. A.. Fábulas e Encontros. 2012. (Exposição).

11.
QUINTAS, G. A.; SOUZA, A. J. B. . 1º Encontro Pensamento e Reflexão na Fotografia. 2012. (Congresso).

12.
QUINTAS, G. A.; SOUZA, A. J. B. . Ciclo de Ideias. 2012. (Festival).

13.
QUINTAS, G. A.. Da Fotografia, Dos Conceitos 2º recorte. (Curadoria da exposição com o segundo recorte do acervo de fotografias do Mamam). 2011. (Exposição).

14.
QUINTAS, G. A.; SOUZA, A. J. B. . Ciclo de Ideias. 2011. (Festival).

15.
QUINTAS, G. A.. Da Fotografia, Dos Conceitos (Curadoria da exposição com o acervo de fotografias do Mamam). 2010. (Exposição).

16.
QUINTAS, G. A.. Olhar Guardado Fotografias de Lula Cardoso Ayres (Curadoria da exposição de fotografias com o acervo do artista Lula Cardoso Ayres no Mamam). 2010. (Exposição).

17.
QUINTAS, G. A.. Georgia Quintas Convida - Seminários de Fotografia na UNICAP. 2010. (Outro).

18.
QUINTAS, G. A.. Colóquio de Fotografia Barros Melo. 2009. (Outro).

19.
QUINTAS, G. A.. 1º Festival do Filme Etnográfico do Recife. 2009. (Festival).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 12/12/2018 às 10:52:39