Rita Margarida Toler Russo

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3506925890316836
  • Última atualização do currículo em 27/07/2018


Graduação em Psicologia pela Universidade Metodista de São Paulo e Graduação em Letras e Pedagogia pela Faculdade de Educação e Cultura do ABC. Mestrado em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo (1993) e Doutorado em Letras pela Universidade de São Paulo (2003). Especializações: Psicopedagogia/FEC e Neuropsicologia/FMUSP-2007. Especialização em Terapia Cognitiva pelo Instituto de Terapia Cognitiva (2010). Neuropsicopedagogia Clínica e Educação Inclusiva pelo Censupeg (2012). Experiência em Coordenação de Cursos de Graduação, Pós-Graduação e Livres (Terceira Idade). Coordenação de Projetos de Pesquisa e Extensão nas áreas de Psicologia, Pedagogia, Letras e Comunidade. Na área clínica tem experiência no atendimento de crianças, adolescentes e adultos (psicologia (terapia cognitiva), neuropsicologia, neuropsicopedagogia e psicopedagogia). Experiência docente nas áreas de Psicologia ,Letras e Pedagogia, Neuropsicologia, Terapia Cognitiva, Neuropsicopedagogia, Psicopedagogia, atuando nos seguintes temas: psicologia da educação, educação especial, psicodiagnóstico, TCC em TDAH;literatura infantil e infanto-juvenil; disciplinas pedagógicas e psicopedagógicas. Na área pedagógica tem experiência em administração escolar, orientação educacional, psicopedagogia institucional, além da docência e coordenação de cursos de graduação e pós-graduação. Experiência de 10 anos em ONGs, desenvolvendo e coordenando projetos sociais nas seguintes áreas: psicologia, psicopedagogia, arte-educação e medidas sócioeducativas. Integra a equipe do PRIMEIRO PASSOS Grupo de Estudos, Apoio à Adoção e Espaço de Convivência Familiar e Comunitária. Professora nos cursos de especialização em Terapia Cognitiva Comportamental, Reabilitação Cognitiva, Neuropsicologia e Neuropsicopedagogia. Coordenadora de Cursos de Pós-Graduação de Terapia Cognitiva Comportamental e Reabilitação Cognitiva da Faculdade de Ciências, Educação, Saúde, Pesquisa e Gestão. Faculdade CENSUPEG. Professora Convidada no Curso de Especialização em Neuropsicologia com formação em Reabilitação Cognitiva "Prof. Dr. Fernando Gomes Pinto - IPQ - Hospital das Clínicas - FMUSP. . (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Rita Margarida Toler Russo
Nome em citações bibliográficas
RUSSO, R. M. T.

Endereço


Endereço Profissional
Clínica Psicológica.
Rua Goitacazes 45
Centro
09510300 - São Caetano do Sul, SP - Brasil
Telefone: (11) 42218254
Fax: (11) 42218254


Formação acadêmica/titulação


1998 - 2003
Doutorado em Letras (Letras Clássicas).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: O negro na ficção de Coelho Netto, Ano de obtenção: 2003.
Orientador: Flávio Wolff de Aguiar.
Palavras-chave: negro-estereótipo-ficção.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
1989 - 1993
Mestrado em Comunicação Social.
Universidade Metodista de São Paulo, UMESP, Brasil.
Título: Coelho Netto o abolicionismo na sua obra como literato e jornalista,Ano de Obtenção: 1993.
Orientador: Jacques Vigneron.
Palavras-chave: Coelho Netto-literato-jornalista.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Brasileira.
2011 - 2013
Especialização em Neuropsicopedagogia Clínica. (Carga Horária: 600h).
Faculdade Estadual de Educação, Ciências e Letras de Paranavaí, FAFIPA, Brasil.
Título: Neuropsicopedagogia.
2009 - 2010
Especialização em Terapia Cognitiva. (Carga Horária: 560h).
ITC - Dra. Ana Maria Serra, ITC, Brasil.
Título: Estudo de caso de um paciente ansioso.
Orientador: Regina Dominoni.
2005 - 2007
Especialização em Neuropsicologia. (Carga Horária: 500h).
Faculdade de Medicina - Hospital das Clínicas-USP, USP, Brasil.
Título: Desempenho de sujeitos idosos no teste Color Trails Test.
Orientador: Renata Ávila.
2004 - 2004
Especialização em Violência Doméstica e Sexual. (Carga Horária: 360h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: Violência sexual e doméstica.
Orientador: Dra. Maria Amélia Nogueira de Azevedo.
1981 - 1983
Especialização em Especialização Em Psicopedagogia. (Carga Horária: 360h).
Faculdade de Educação e Cultura do Abc, FEC, Brasil.
Título: Dificuldade de aprendizagem do adolescente diabético.
2005 - 2005
Aperfeiçoamento em Violência Doméstica e Sexual. (Carga Horária: 108h).
Fac.Medicina- Hospital das Clínicas-USP, USP, Brasil.
Título: Repercussão do abuso em diferentes níveis institucionais. Ano de finalização: 2005.
Orientador: Centro de Saúde Escola Geraldo de Paula Souza - USP.
1994 - 1997
Graduação em Psicologia.
Universidade Metodista de São Paulo, UMESP, Brasil.
1979 - 1981
Graduação em Pedagogia.
Faculdade de Educação e Cultura do Abc, FEC, Brasil.
1974 - 1977
Graduação em Letras Português Inglês.
Faculdade de Educação e Cultura do Abc, FEC, Brasil.




Formação Complementar


2012 - 2012
Depressão, Demência e Avaliação Geriátrica-Mod.I. (Carga horária: 10h).
Centro de Atualização e Ensino Médico a Distância, VÍDEO LINE, Brasil.
2012 - 2012
Reabilitação Neuropsicológica. (Carga horária: 90h).
Centro de Estudos Avançados de Psicologia, CICLO CEAP, Brasil.
2012 - 2012
Treinamento para aplicação do WISC-IV. (Carga horária: 9h).
Casa do Psicólogo Livraria e Editora, CPLE, Brasil.
2011 - 2011
Reabilitação Neuropsicológica. (Carga horária: 72h).
Centro Paulista de Neuropsicologia, CPN, Brasil.
2011 - 2011
O Cérebro e a Matemática. (Carga horária: 9h).
FMUSP - HC - Instituto das Crianças, CAEPP, Brasil.
2010 - 2010
Hipnoterapia Cognitiva- Dr.E.Thomas Dowd. (Carga horária: 16h).
Instituto de Terapia Cognitiva São Paulo, ITC, Brasil.
2010 - 2010
Elaboração de Laudos. (Carga horária: 9h).
Vetor Editora Psico Pedagógica, VETOR, Brasil.
2010 - 2010
Terapia Cognitiva - Dr.Arthur Freeman. (Carga horária: 24h).
Instituto de Terapia Cognitiva São Paulo, ITC, Brasil.
2009 - 2009
Capacitação em TDAH. (Carga horária: 2009h).
Faculdade de Medicina ABC - ABDA - Fund.ABC, FM ABC, Brasil.
2009 - 2009
Terapia Cognitivo Comportamental. (Carga horária: 60h).
Portal Educação, PE, Brasil.
2009 - 2009
Cognitive Therapy - Dr.Arthur Freeman. (Carga horária: 24h).
Instituto de Terapia Cognitiva São Paulo, ITC, Brasil.
2008 - 2008
Convivência Familiar e Comunitária. (Carga horária: 4h).
Associação de Pesq.Núcleo Est. e Pesq.Crianças e Adolescente, NECA, Brasil.
2008 - 2008
Distúrbios de Aprendizagem. (Carga horária: 60h).
Portal Educação, PE, Brasil.
2007 - 2008
Libras. (Carga horária: 500h).
Escola de Ed.Especial Anne Sullivan, ANNE SULLIVAN, Brasil.
2007 - 2007
Dislexia. (Carga horária: 60h).
Portal Educação, PE, Brasil.
2007 - 2007
Organizações e Redes Sociais. (Carga horária: 32h).
Rede das Entidades Assistenciais do Grande ABC, ENT.AS.ABC, Brasil.
2007 - 2007
Avaliador de Cursos de Graduação - SINAES (BASis). (Carga horária: 24h).
Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior, SINAES, Brasil.
2006 - 2007
Neuropsicologia. (Carga horária: 600h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2006 - 2006
Conselheiro em Dir.Hum. Crianças e Adolescentes. (Carga horária: 60h).
Secretaria dos Direitos Humanos, SEDH, Brasil.
2006 - 2006
Construção de Políticas Sociais p/Inf.Adolescência. (Carga horária: 8h).
Centro de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente, CECECA, Brasil.
2005 - 2005
Novas Tecnologias e Didática para o Ens.Sup.. (Carga horária: 28h).
Universidade Metodista de São Paulo, USP, Brasil.
2005 - 2005
Violência e Abuso Sexual. (Carga horária: 100h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2004 - 2004
Gestão Acadêmica. (Carga horária: 4h).
Universidade Metodista de São Paulo, USP, Brasil.
2004 - 2004
Violência Doméstica e Sexual. (Carga horária: 160h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2003 - 2003
Formação de Tutores para a Educação a Distância. (Carga horária: 5h).
Universidade Metodista de São Paulo, USP, Brasil.
2003 - 2003
Introdução a Docência em Educação a Distância. (Carga horária: 60h).
Universidade Metodista de São Paulo, USP, Brasil.
2000 - 2000
Recepção estética na escola: o caso da literatura.. (Carga horária: 20h).
Associação Nacional de Pós Graduação e Pesquisa em Educação, ANPEd, Brasil.
1999 - 1999
Construção Coletiva dos Proj.Ped.Acad.Cursos Grad.. (Carga horária: 20h).
Universidade Metodista de São Paulo, USP, Brasil.
1998 - 1998
Sensibilização Docente. (Carga horária: 20h).
Universidade Metodista de São Paulo, USP, Brasil.
1998 - 1998
Emoção, Subj e Implicações Sociais-H.Wallon. (Carga horária: 9h).
Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, ANPED, Brasil.
1997 - 1997
Oralidade, Escrita e Poder. (Carga horária: 9h).
Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, ANPED, Brasil.
1994 - 1994
Adolescência e Drogadição. (Carga horária: 10h).
Universidade Metodista de São Paulo, USP, Brasil.
1992 - 1992
Programa P.A.D.. (Carga horária: 20h).
Dep.Est. de Investigações sobre Narcóticos, DENARC, Brasil.
1990 - 1990
Alfabetização sem cartilha. (Carga horária: 30h).
Centro de Est.Ped. Galileu Galilei, CEPEGG, Brasil.
1989 - 1989
Formação do Ed. para a Esc.Básica-com Paulo Freire. (Carga horária: 16h).
Projeto Roda Viva - Construção da Cidadania da Criança, RODA VIVA, Brasil.
1989 - 1989
Técn.Criação e Ident.Ilustração Livro Inf.. (Carga horária: 60h).
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
1988 - 1988
Política e Cultura no ABC. (Carga horária: 60h).
Universidade Metodista de São Paulo, USP, Brasil.
1987 - 1987
Projeto Ipê - Isto se Aprende com o Ciclo Básico. (Carga horária: 30h).
Secretaria de Estado de Educação, GOV.EST.SP, Brasil.
1987 - 1987
Projeto Ipê - Quem quiser que conte outra. (Carga horária: 30h).
Secretaria de Estado da Educação, GOV DO EST.SP, Brasil.
1987 - 1987
Produção de Leitura e Escrita na Escola. (Carga horária: 30h).
Secretaria de Estado de Educação, GOV.EST.SP, Brasil.


Atuação Profissional



Faculdade de Ciências, Educação, Saúde, Pesquisa e Gestão, CENSUPEG, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Coordenação de Curso de Pós Graduação, Carga horária: 8


Faculdade de Ciências, Educação, Saúde, Pesquisa e Gestão, CENSUPEG, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora nos cursos de especialização, Carga horária: 10


Neuropsicologia com formação em Reab Cognitiva Dr.Fernando Gomes Pinto, HC FMUSP, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Professor Convidado, Enquadramento Funcional: Professora nos cursos de especialização


CEAM - Centro de Estudos Avançados Multidisciplinar, CEAM, Brasil.
Vínculo institucional

1998 - Atual
Vínculo: PROPRIETÁRIA DA CLÍNICA, Enquadramento Funcional: Psicóloga - Neuropsicóloga - Neuropsicopedaga, Carga horária: 30


PRIMEIRO PASSOS Grupo de Estudos, Apoio à Adoção e Espaço de Convivência Fa, PRIMEIROS PASSOS, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - Atual
Vínculo: Outro - Voluntária, Enquadramento Funcional: Diretora Social, Carga horária: 5


Universidade Metodista de São Paulo, UMESP, Brasil.
Vínculo institucional

1989 - 2005
Vínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Professora nos cursos de Jornalismo, Relações Públicas e Publicidade e Propaganda. Disciplina: Comunicação Oral e Escrita. Período: 1989-1998 Professora nos cursos de Letras, Pedagogia, Psicologia, Filosofia e Educação Física. No curso de Letras - Disciplinas: Literatura Brasileira, Prática de Ensino, Didática e Estágio Supervisionado. Nos cursos de Psicologia, Filosofia e Educação Física - Disciplinas: Didática No curso de Pedagogia: Disciplinas: Metodologia da Língua Portuguesa, Lingüística e Alfabetização, Educação Especial e Literatura Infantil/Juvenil. Atualmente Professora no curso de Letras. Disciplinas: Literatura Brasileira, Prática de Ensino e Estágio Supervisionado.

Atividades

3/2002 - Atual
Ensino, Especialização Em Literatura Infantil e Juvenil, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Literatura em sala de aula
2/2002 - Atual
Direção e administração, Umesp, Coordenação.

Cargo ou função
Coordenador de Curso.
08/2000 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento .

1998 - Atual
Ensino, Especialização Em Língua e Literatura Brasileira, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Literatura em sala de aula
1997 - Atual
Ensino, Especialização Em Língua e Literatura Brasileira, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Redação: atividade participativa
2/1989 - 12/1998
Ensino, Jornalismo Relações Públicas e Publicidade e Propa, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Disciplina: Comunicação Oral e Escrita

Casa da Amizade de São Caetano do Sul-Sociedade Civil, CA DE SCS, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2007
Vínculo: Outro - Autônoma, Enquadramento Funcional: Coordenadora Técnica, Carga horária: 10


Centro Universitário Fundação Santo André, CUFSA, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2004
Vínculo: Professor Contratato, Enquadramento Funcional: Professor Doutor, Carga horária: 12
Outras informações
Docente do Curso de Formação de Professores. Convênio entre o Centro Universitário e as Prefeituras do ABCD.


Faculdade Editora Nacional, FAENAC, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2005
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Doutor, Carga horária: 12


Faculdade Octógono, FOCO, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2004
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Doutor, Carga horária: 12
Outras informações
Docente - Cursos: Turismo e Administração



Linhas de pesquisa


1.
Linguagem, Comunicação e Sociedade


Projetos de pesquisa


2004 - 2005
Monteiro Lobato e as Múltiplas Linguagens
Descrição: Áreas: Literatura, Cinema e Educação.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (15) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Rita Margarida Toler Russo - Coordenador.
2001 - 2005
Literatura Infanto-Juvenil: leituras intersemióticas
Descrição: Áreas Literatura - Cinema e TV.
Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2007 - Atual
Família e Escola:tecendo relações de sentido
Descrição: Projeto desenvolvido nas escolas por meio de rodas de conversa com pais. Registrado no CMDCA - Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente - Registro 004/007.
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
2002 - 2003
Cora Coralina - Univ.Terceira Idade
Descrição: Parceria entre a UMESP/SBC e Prefeitura de Diadema.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2001 - 2005
Universidade Livre da Terceira Idade
Descrição: Curso Livre.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.


Outros Projetos


2009 - 2009
Orientação Vocacional e Profissional para Adolescentes Abrigados em SCS
Descrição: Parceria entre o PRIMEIRO PASSOS Grupo de Estudos, Apoio à Adoção e Espaço de Convivência Familiar e Comunitária e a UNIABC.
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
2009 - Atual
Projeto Apadrinhamento
Descrição: Apadrinhamento (afetivo e financeiro) Público Alvo: Crianças e adolescentes abrigados em SCS sem perspectiva de adoção..
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.
2005 - 2007
Projeto IntegrAção
Descrição: Medida socioeducativa Parceria Fundação Casa e Casa da Amizade de São Caetano do Sul.
Situação: Concluído; Natureza: Outra.


Membro de corpo editorial


1998 - 2004
Periódico: Educação & Linguagem


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2000
Top 2000 - Projeto Semear (projeto destinado às crianças carentes da região de São André). O projeto foi subsidiado pelo IGM (Inst.General Motors) e UMESP. Terminou em dezembro/2001., Itau Cultural.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
RUSSO, R. M. T.2002RUSSO, R. M. T.. Linguagens da Inclusão. Educação & Linguagem, v. 6, p. 111-128, 2002.

2.
RUSSO, R. M. T.2001RUSSO, R. M. T.. História em Quadrinhos. Revista Educação Linguagem, Revista Educação e Linguagem, v. 05, p. 203-221, 2001.

3.
RUSSO, R. M. T.2000 RUSSO, R. M. T.. O espaço da poesia infantil. Educação & Linguagem, Revista Educação e Linguagem, v. 2, p. 209-222, 2000.

4.
RUSSO, R. M. T.1998RUSSO, R. M. T.; INFANTIL, O. E. P. . Literatura infantil: uma fantasia sem idade. Educação & Linguagem, Revista Educação e Linguagem, v. 02, p. 131-138, 1998.

5.
Rita M. Toller Russo1998Rita M. Toller Russo; RUSSO, R. M. T. . Escolher a profissão....tarefa fácil?. Educação & Linguagem, v. 1, p. 57-60, 1998.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
RUSSO, R. M. T.. Neuropsicopedagogia Clínica - Introdução, Conceitos, Teoria e Prática. 1. ed. Curitiba: Juruá Editora, 2015. v. 01. 142p .

2.
RUSSO, R. M. T.. O Banquete de Caliban. , 1993.



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
RUSSO, R. M. T.. Participação em banca de Rilma Bento. A história de vida de crianças e adolescentes como mediadora da reintegração no contexto familiar. 2010. Dissertação (Mestrado em Programa de Estudos Pós-Graduados em Serviço Social PUC/SP) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

2.
RUSSO, R. M. T.. Participação em banca de Margaret Presser. A recepção das mensagens televisivas e a construção do sentido: uma experiência. 2007. Dissertação (Mestrado em Jornalismo) - Universidade de São Paulo.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
RUSSO, R. M. T.. Participação em banca de Simone Penteado Silva de Jesus.Os olhos que ouvem - a inclusão social para pessoas com deficiência áudio-comunicação. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Editora Nacional.

2.
RUSSO, R. M. T.. Participação em banca de Débora Pichineli.Estudo comparativo da imagem corporal em homens idosos institucionalizados e não-institucionalizados por meio do teste do desenho da figura humana. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Metodista de São Paulo.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
O Cérebro e a Matemática. 2011. (Outra).

2.
V Congresso Internacional da ABDA. 2011. (Congresso).

3.
IV Jornada de Capacitação Docente.A arte de formar-se: o processo educativo como maiêutica histórica. 2005. (Outra).

4.
Justiça Restaurativa.Justiça Restaurativa - Modelo Nova Zelândia. 2005. (Outra).

5.
7º Congresso de Produção Científica - 6º Sem. de Ext. da Universidade Metodista. Leituras Intersemióticas em sala de aula. 2004. (Congresso).

6.
Congresso Científico. 7º Congresso de Produção Científica e 6º Seminário de Extensão da Universidade. 2004. (Congresso).

7.
Encontro de Atualização oferecido pela Reitoria e Vice Reitorias Adm. e Acadêmica.Atualização e Informação de Gestão Acadêmica. 2004. (Encontro).

8.
III Jornada de Capacitação Docente - FAENAC.Modernidade, Educação e Interdisciplinaridade. 2004. (Outra).

9.
II Semana da Educação FAENAC.Brincando com a Literatura. 2004. (Outra).

10.
Prática no escritório de tradução.Global Media Monitoring Project (GMMP) 2005.. 2004. (Oficina).

11.
Semana de Letras.Organização da Semana de Letras. 2004. (Outra).

12.
Semana de Letras Licenciaturas e Bacharelados.Brincando com a Literatura. 2004. (Outra).

13.
V Encontro Científico de Fonoaudiologia e XXVII Semana de Pedagogia.Conto de fadas, Sopa de Letrinhas e as Histórias em Quadrinhos. 2004. (Encontro).

14.
Semana de Letras.Semana de Letras. 2003. (Outra).

15.
Encontro de Tradutores.IV Encontro de Tradutores. 2002. (Encontro).

16.
Seminários de Literatura e Cinema.Literatura e Cinema. 2002. (Seminário).

17.
VI Semana Cultural do Curso de Letras.Interlocuções da Arte e Violência. 2002. (Outra).

18.
II Mostra de Poesia.Comissão 0rganizadora. II Mostra de Poesia. 2001. (Outra).

19.
Literatura Infantil/|Juvenil em um espaço não-formal..Palestra. 2001. (Outra).

20.
A conjuntura Educacional e as Políticas Governamentais. Evento-Comissão Organizadora. 2000. (Congresso).

21.
Avaliação no Ensino.Evento - Comissão Organizadora. 2000. (Outra).

22.
O papel do professor na sociedade contemporânea.Evento - Comissão Organizadora. 2000. (Outra).

23.
V Congresso de Iniciação Cientítica. V Congresso de Iniciação Cientítica. 2000. (Congresso).

24.
V Congresso de Produção Cientítica. V Congresso de Iniciação Cientítica - Literatura na escola. 2000. (Congresso).

25.
Arte e Cultura na UMESP.Comissão 0rganizadora. 1998. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
RUSSO, R. M. T.. VII Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. 2007. (Outro).

2.
RUSSO, R. M. T.. Abrigos - Adoção. 2007. (Outro).

3.
RUSSO, R. M. T.. TDAH - uma experiência com jogos educativos. 2006. (Outro).

4.
RUSSO, R. M. T.. Projetos Sociais: uma atividade participativa. 2006. (Outro).

5.
RUSSO, R. M. T.; MELO, D. R. ; FERRAZ, D. . Dia Nacional da Violência e Exploração Sexual. 2006. (Outro).

6.
RUSSO, R. M. T.; MELO, D. R. ; FERRAZ, D. . Justiça Restaurativa e Educação. 2005. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Flávia Helena De Marchi da Silva. As ideologias dos temas presentes na Literatura de Cordel. 2004. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Língua e Literatura Brasileira) - Universidade Metodista de São Paulo. Orientador: Rita Margarida Toler Russo.

2.
Elisabeth Caravaggi. A biblioteca infantil é uma caixinha de livros. Que tal abri-la juntos.... 2004. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Literatura Infantil e Juvenil) - Universidade Metodista de São Paulo. Orientador: Rita Margarida Toler Russo.

3.
Marciano M. Pereira. Costurando os fios da meada. 2004. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Literatura Infantil e Juvenil) - Universidade Metodista de São Paulo. Orientador: Rita Margarida Toler Russo.

4.
Angelita V. Scottá. Descobrindo o prazer pela Leitura. 2004. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Infantil) - Instituto Metodista - Passo Fundo. Orientador: Rita Margarida Toler Russo.

5.
Matilde Ap. da S.F. e Valquíria L. Ribeiro. Literatura para brincar. 2004. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Infantil) - Universidade Metodista de São Paulo. Orientador: Rita Margarida Toler Russo.

6.
Sandra Cavalho Ferreira. O dia seguinte....... 2003. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Língua e Literatura Brasileira) - Universidade Metodista de São Paulo. Orientador: Rita Margarida Toler Russo.

7.
Larissa Silveira Leite e Edirlene B. de Souza. A linha do tempo da educação. 2003. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Universidade Metodista de São Paulo. Orientador: Rita Margarida Toler Russo.

8.
Edirlene B. de Sousa e Larissa S.Leite. A linha do tempo da Educação Infantil. 2003. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Universidade Metodista de São Paulo. Orientador: Rita Margarida Toler Russo.

9.
Cássia S. Moretti. Educação infantil: experiência de uma escola paulista para a formação do pré-leitor. 2003. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Infantil) - Universidade Metodista de São Paulo. Orientador: Rita Margarida Toler Russo.

10.
Andréia N. Negri. Aprender brincando, é possível.. 2003. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Infantil) - Universidade Metodista de São Paulo. Orientador: Rita Margarida Toler Russo.

11.
Virgínia Maria da S. Tafarunas. Folclore infantil: garantia dessa transmissão e o papel do professor frente a esse diálogo. 2001. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Infantil) - Universidade Metodista de São Paulo. Orientador: Rita Margarida Toler Russo.

12.
Fabiana F. Frias. A educação infantil e o conto de fadas. 2001. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Infantil) - Universidade Metodista de São Paulo. Orientador: Rita Margarida Toler Russo.

13.
Jucelene de C. Antunes. As conseqüências do gosto de ler adquirido desde a primeira infância. 2001. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Infantil) - Universidade Metodista de São Paulo. Orientador: Rita Margarida Toler Russo.

14.
Nanci A. Z. Boaratti. O papel do livro e do contar histórias na educação infantil. 2001. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Infantil) - Universidade Metodista de São Paulo. Orientador: Rita Margarida Toler Russo.

15.
Denise Aparecida Trinca. Valores "bem e mal" na Literatura Infantil. 2000. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Infantil) - Universidade Metodista de São Paulo. Orientador: Rita Margarida Toler Russo.

16.
Maria Rita de S. Carvalho. Estimulação de crianças de 4 a 11 meses através da música. 2000. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Infantil) - Universidade Metodista de São Paulo. Orientador: Rita Margarida Toler Russo.

17.
Ivete Aparecida Henrique. A importância de trabalhar a inteligência emocional na educação infantil. 2000. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Infantil) - Universidade Metodista de São Paulo. Orientador: Rita Margarida Toler Russo.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Teresa C. da S. Fernandes. Brincadeiras para crianças de 3 a 4 anos. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Formação Pedagógica Superior) - Centro Universitário Fundação Santo André. Orientador: Rita Margarida Toler Russo.

2.
Roseneide Ap. dos Santos Rodrigues. A importância do vínculo afetivo na relação professor-aluno. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Formação Pedagógica Superior) - Centro Universitário Fundação Santo André. Orientador: Rita Margarida Toler Russo.

3.
Flávia D.S.Gomes. A importância do brincar para o desenvolvimento infantil. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Formação Pedagógica Superior) - Centro Universitário Fundação Santo André. Orientador: Rita Margarida Toler Russo.

4.
Marlene de A. Oliveira. Corpo e Movimento. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Formação Pedagógica Superior) - Centro Universitário Fundação Santo André. Orientador: Rita Margarida Toler Russo.

5.
Sônia H. da S.Melo. A socialização da criança de 0 a 2 anos na creche. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Formação Pedagógica Superior) - Centro Universitário Fundação Santo André. Orientador: Rita Margarida Toler Russo.

6.
Silvana A. Cunha. A importância do brinquedo no desenvolvimento infantil. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Formação Pedagógica Superior) - Centro Universitário Fundação Santo André. Orientador: Rita Margarida Toler Russo.

7.
Aparecida da S. dos Santos. Inclusão na educação infantil: 0 a 6 anos. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Formação Pedagógica Superior) - Centro Universitário Fundação Santo André. Orientador: Rita Margarida Toler Russo.

8.
Meire C. Simões. Aprender brincando. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Formação Pedagógica Superior) - Centro Universitário Fundação Santo André. Orientador: Rita Margarida Toler Russo.

9.
Solange N. Rocha. Como o professor pode intervir para que os pais participem da vida escolar de seus filhos: 0 a 6 anos. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Formação Pedagógica Superior) - Centro Universitário Fundação Santo André. Orientador: Rita Margarida Toler Russo.

10.
Edinéia dos Santos. Amor e aprendizagem significativa na educação infantil. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Formação Pedagógica Superior) - Centro Universitário Fundação Santo André. Orientador: Rita Margarida Toler Russo.

11.
Clara M.B. dos Santos. Professor reflexivo. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Formação Pedagógica Superior) - Centro Universitário Fundação Santo André. Orientador: Rita Margarida Toler Russo.

12.
Vânia Ap. V. Ballardie. O espaço da sala de aula e a autonomia da criança. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Formação Pedagógica Superior) - Centro Universitário Fundação Santo André. Orientador: Rita Margarida Toler Russo.

13.
Paula Miosato. Tradição oral: história e cultura na educação infantil. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Formação Pedagógica Superior) - Centro Universitário Fundação Santo André. Orientador: Rita Margarida Toler Russo.

14.
Maria do Rosário P. da S. Nascimento. A importância dos jogos e brincadeiras no desenvolvimento infantil de 04 a 06 anos. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Formação Pedagógica Superior) - Centro Universitário Fundação Santo André. Orientador: Rita Margarida Toler Russo.

15.
Renata R. Ribeiro Orsoli. Brincadeira:uma reflexão sobre a importância no ambiente escolar para o desenvolvimento infantil. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Formação Pedagógica Superior) - Centro Universitário Fundação Santo André. Orientador: Rita Margarida Toler Russo.

16.
Aparecida S. Saltão. A música e sua importância no desenvolvimento infantil. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Formação Pedagógica Superior) - Centro Universitário Fundação Santo André. Orientador: Rita Margarida Toler Russo.

17.
Maria Raquel D.P. Dourado. Literatura infantil: o prazer de ler. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Formação Pedagógica Superior) - Centro Universitário Fundação Santo André. Orientador: Rita Margarida Toler Russo.

18.
Sueli B. da Costa. Brincar na escola: uma reflexão sobre a importância do brincar na educação infantil. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Formação Pedagógica Superior) - Centro Universitário Fundação Santo André. Orientador: Rita Margarida Toler Russo.

19.
Maria Cândida G. Santana. Brincar na educação infantil. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Formação Pedagógica Superior) - Centro Universitário Fundação Santo André. Orientador: Rita Margarida Toler Russo.

20.
Alexandra V. da Silva. O ensino de um segundo idioma na educação infantil: uma prática possível. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Especialização em Educação Infantil) - Universidade Metodista de São Paulo. Orientador: Rita Margarida Toler Russo.

Iniciação científica
1.
Janaína dos Santos Moreira e Ana Cristina Doca da Silva. ´Linguagen dos fóruns da internet. 2004. Iniciação Científica. (Graduando em Letras e Pedagogia) - Universidade Metodista de São Paulo. Orientador: Rita Margarida Toler Russo.

2.
Yukari Yakamoto. Literatura Infantil em sala de aula. 2004. Iniciação Científica. (Graduando em Letras e Pedagogia) - Universidade Metodista de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Rita Margarida Toler Russo.

3.
Janaína dos Santos Moreira. Literatura Infanto-Juvenil: leituras intersemióticas. 2004. Iniciação Científica. (Graduando em Letras e Pedagogia) - Universidade Metodista de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Rita Margarida Toler Russo.

Orientações de outra natureza
1.
Giselle B. Fevereiro. Análise Reflexiva sobre a História da Inclusão no ambiente escolar. 2015. Orientação de outra natureza. (Neuropsicopedagogia) - Centro Sul Brasileiro de Pesquisa Extensão e Pós-Graduação LTDA. Orientador: Rita Margarida Toler Russo.

2.
Mariluci do Carmo e Andrade. A Neuropsicopedagogia e a Interdisciplinariade de Equoterapia: uma intervenção nos casos de disgrafia. 2014. Orientação de outra natureza. (Neuropsicopedagogia Clínica) - Centro Sul-Brasileiro de Pesquisa, Extensão e Pós-Graduação. Orientador: Rita Margarida Toler Russo.

3.
Sandra Cássia de F. Rosa. O Analfabetismo Funcional. 2014. Orientação de outra natureza. (Neuropsicopedagogia) - Centro Sul Brasileiro de Pesquisa Extensão e Pós-Graduação LTDA. Orientador: Rita Margarida Toler Russo.

4.
Valkíria Venâncio. A prática da linguagem computacional junto aos alunos da Universidade Livre da Terceira Idade. 2003. Orientação de outra natureza. (Letras e Pedagogia) - Universidade Metodista de São Paulo. Orientador: Rita Margarida Toler Russo.



Outras informações relevantes


Atual coordenadora do projeto de pesquisa: Literatura Infanto-Juvenil: leituras intersemióticas - Profª Rita M.T.Russo
Professora colaboradora: Edna M.B.Perrotti
Coordenação anterior: Helena Bonito C.Pereira
Colaboradoras: Rita M.T.Russo
        Sônia Gatto

Projeto de Extensão; IniciAção - Ensino de Língua Materna e Estrangeira à comunidade carente do município de São Bernardo do Campo. Parceria entre a Universidade Metodista e a Secretaria de Desenvolvimento Social -SEDESC/PEAT.
Coordenação: Ensino de Língua Materna

Projeto IntegrAção - Medidas Sócioeducativa
Casa da Amizade de São Caetano do Sul - 2005-2007 

Projeto Apadrinhamento (2008 - em exercício)
Primeiros Passos - Grupo de Estudos, Apoio à Adoção e Espaço de Convivência Familiar e Comunitária.

Projeto Orientação Vocacional para Adolescentes Abrigados sem perspectivas de Adoção
Primeiros Passos - Grupo de Estudos, Apoio à Adoção e Espaço de Convivência Familiar e Comunitária

Coordenadora do Curso de Especialização em Terapia Cognitiva Comportamental 
Faculdade Censupeg

Coordenadora do Curso de Especialização em Reabilitação Cognitiva
Faculdade Censupeg



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 13/11/2018 às 21:11:14