Leonardo Rogério Miguel

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  • Última atualização do currículo em 27/08/2018


Professor associado da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF), lotado no Laboratório de Cognição e Linguagem do Centro de Ciências do Homem (desde 2013). Editor-chefe da EdUENF (2016-2019). Possui graduação em Filosofia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2003), mestrado (2006) e doutorado (2011) em Filosofia pela mesma instituição. Realizou pós-doutorado no Instituto de Medicina Social da UERJ (2012). Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase Epistemologia e Filosofia da Ciência, atuando principalmente nos seguintes temas: filosofia da ciência inglesa do século XIX, William Whewell, William K. Clifford. Outros interesses específicos: estudos sobre Universidade; "Science Studies"; Ciência, Tecnologia e Sociedade; história e historiografia da ciência; axiologia da ciência; relações entre ciência e sociedade; estudos sobre universidade. Faz parte do grupo de pesquisa "Estudos Sociais e Conceituais de Ciência, Sociedade e Tecnologia" (CNPq). (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Leonardo Rogério Miguel
Nome em citações bibliográficas
MIGUEL, L. R.;MIGUEL, LEONARDO ROGÉRIO

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, Centro de Ciências do Homem, Laboratório de Cognição e Linguagem.
Avenida Alberto Lamego - de 960 ao fim - lado par
Parque Califórnia
28013602 - Campos dos Goytacazes, RJ - Brasil
URL da Homepage: http://uenf.br/cch/lcl/


Formação acadêmica/titulação


2007 - 2011
Doutorado em Filosofia.
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
Título: Pensamento Científico, Integridade de Caráter e Coletividade: uma leitura sobre a ética da crença de William Kingdon Clifford, Ano de obtenção: 2011.
Orientador: Antonio Augusto Passos Videira.
Bolsista do(a): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ, FAPERJ, Brasil.
Palavras-chave: Epistemologia/Filosofia da Ciência; Filosofia da Ciência do século XIX; William K. Clifford; ética da crença.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História das Ciências.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Epistemologia / Especialidade: Filosofia da Ciência.
Setores de atividade: Educação.
2004 - 2006
Mestrado em Filosofia.
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
Título: A Legitimação da Ciência na Inglaterra Vitoriana: William Whewell, Filosofia da Ciência, e a Distinção entre o Contexto da Descoberta e o Contexto da Justificação.,Ano de Obtenção: 2006.
Orientador: Antonio Augusto Passos Videira.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: Filosofia da Ciência; História da filosofia da ciência; Historiografia da ciência; William Whewell; Contexto da Descoberta/Contexto da Justificação.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Epistemologia.
Setores de atividade: Educação Superior.
1999 - 2003
Graduação em Filosofia.
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.


Pós-doutorado


2011 - 2012
Pós-Doutorado.
Instituto de Medicina Social (UERJ), IMS-UERJ, Brasil.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Ética.


Formação Complementar


2013 - 2013
TEORIA E PRÁTICA DA DOCENTE ONLINE. (Carga horária: 60h).
Livre Docência - Tecnologia educacional, LIVREDOCÊNCIA, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, UENF, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Associado IV, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

08/2018 - Atual
Ensino, Ciências Sociais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Filosofia
08/2018 - Atual
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Tópicos Especiais em Filosofia: o Estudo da Universidade
03/2018 - Atual
Direção e administração, Centro de Ciências do Homem, .

Cargo ou função
Chefe de Laboratório.
2016 - Atual
Direção e administração, EdUENF Editora da Universidade estadual do Norte Fluminense, .

Cargo ou função
Editor-chefe.
2015 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências do Homem, .

Cargo ou função
Representante de Centro no Colegiado Acadêmico.
2015 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências do Homem, .

Cargo ou função
Membro Colegiado do Curso de Ciências Sociais.
03/2018 - 07/2018
Ensino, Agronomia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fundamentos do Conhecimento
2018 - 2018
Ensino, Ciências Sociais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Tópicos Especiais em Filosofia: o Estudo na Universidade
03/2017 - 07/2017
Ensino, Ciências Sociais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Filosofia
2016 - 2016
Ensino, Zootecnia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fundamentos do Conhecimento
2016 - 2016
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Filosofia
2015 - 2015
Ensino, Cognição e Linguagem, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Tópicos Especiais de Metodologia: construção do argumento oral e escrito
2015 - 2015
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Filosofia
2015 - 2015
Ensino, Administração Pública, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Filosofia
2015 - 2015
Ensino, Ciências Sociais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Tópicos Especiais em Filosofia:Leituras Sobre Universidade II
2014 - 2014
Ensino, Agronomia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fundamentos do Conhecimento
2014 - 2014
Ensino, Ciências Biológicas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Ciência e Sociedade
2014 - 2014
Ensino, Ciências Sociais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Tópicos Especiais em Filosofia: construção do argumento e lógica informal
2014 - 2014
Ensino, Administração Pública, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Filosofia
2014 - 2014
Ensino, Ciências Sociais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Tópicos Especiais em Filosofia:Leituras Sobre Universidade
2013 - 2013
Ensino, Administração Pública, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Filosofia

Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2002
Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação Científica, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.


Fundação Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do Estado do RJ, CECIERJ, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2017
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutor, Carga horária: 4
Outras informações
Disciplina: Fundamentos da Eucação I



Projetos de pesquisa


2015 - 2017
Elementos teórico-conceituais para uma investigação interdisciplinar sobre o ideal de ?formação científica com base humanística? na Universidade brasileira.
Descrição: Aceitando o desafio de Darcy Ribeiro, este projeto defende que filósofos ainda podem ser ?úteis? à Universidade através da retomada do ideal daquele célebre antropólogo: oferecer uma ?formação científica com base humanística?. O objetivo central deste projeto é repensar esse ideal, encaminhando um exame sobre as noções de ?ciência?, ?universidade? e ?cientista?. Cumpre atingir alguma compreensão instrutiva e profícua sobre os valores sociais, epistêmicos, éticos, políticos preconcebidos e atribuídos à ciência, à prática da pesquisa, às consequências de seus resultados, à transmissão, à sua contrapartida social e à participação pública. Penso em valores que vão além das utilidades técnicas imediatas, da tecnologia ?de ponta?, da tão falada ?inovação?, e do emprego instrumental da ciência como ?motor do desenvolvimento e do progresso?. O que está em jogo são as antigas perguntas sobre os significados da Ciência e da Universidade, da integridade da formação acadêmico-científica no século XXI e das relações entre ciência, política e sociedade em tempos de ?administração/indústria do conhecimento? e domínio do mercado. A intenção última é proporcionar aos estudantes da UENF elementos teórico-conceituais suficientes para que sejam capazes de compreender o sentido de sua formação universitária, além de refletir a respeito da mesma, criticá-la e aprimorá-la, incorporar o sentido disso em seu desempenho cotidiano e transmiti-lo não apenas para a comunidade científica (seus pares), como também para a sociedade em geral. Pretendo que isto possa valer tanto para os estudantes das ciências naturais e tecnológicas, quanto para os que se dedicam às ciências humanas. Leituras analíticas sistemáticas e revisões bibliográficas são os procedimentos metodológicos básicos. Referencial teórico-metodológico inspirado na perspectiva interdisciplinar dos Science Studies, cujos eixos são abordagens filosóficas, históricas e sociológicas dedicadas às ciências naturais..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2014 - 2018
O Efeito Dunning-Kruger na Administração Pública: competência e gestão de pessoas
Descrição: ?Competência? é uma das palavras-chave dos modelos de gestão mais recentes no âmbito da Administração Pública brasileira, especialmente na área da gestão estratégica de pessoas. Um dos temas centrais dessa área é a aprendizagem e o desenvolvimento de novos perfis e competências profissionais. De modo geral, a assim chamada ?abordagem da competência? aparece em contraposição aos modelos de organização em que os funcionários são submetidos a uma rígida hierarquia que não observa seus conhecimentos, habilidades e capacidades, mas apenas o tempo de serviço acumulado numa função. Estão sujeitos também ao paternalismo, ao individualismo, ao comodismo, e não são estimulados a pensar em suas operações e missões. Eis um dos motivos de termos pessoas ocupando cargos no setor público para os quais não estão capacitados. Um dos objetivos da gestão de pessoas é melhorar os resultados das missões daquele setor, tornando-o mais eficiente, eficaz e efetivo, com foco no cidadão como destinatário do serviço. Os programas de educação e de gestão das relações de trabalho buscam identificar e aprimorar as competências consideradas imprescindíveis para o desempenho profissional de um administrador numa função gerencial. A elaboração dessa aprendizagem para o trabalho tem entre seus fundamentos teóricos a articulação da epistemologia com a psicologia cognitiva (incluindo a área da Educação). Acreditamos que esses fundamentos devam ser ensinados aos estudantes de Administração Pública. Além de justificar essa afirmação, nossa pesquisa pretende ser uma contribuição à Psicologia Organizacional e à Gestão de Pessoas. Para tanto, investigamos o chamado ?Efeito Dunning-Kruger?. Este enquadra-se na categoria das tendências cognitivas e é o termo empregado para designar a falta de habilidade ou incapacidade para reconhecer nossos próprios erros, para avaliar nossa própria incompetência e a dificuldade de determinadas tarefas. O curso de Administração Pública dedica-se ao estudo das atividades relacionadas à gerência de instituições públicas, sendo o administrador o responsável por gerir os serviços como, por exemplo, Educação, Saúde e Cultura. Sendo assim, quaisquer erros provocados pela presença de tendências cognitivas nas negociações e tomadas de decisão dos gestores podem ter impactos sociais negativos. A metodologia utilizada na pesquisa consistiu na análise da bibliografia selecionada..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Leonardo Rogério Miguel - Coordenador / Rejane Almeida Alves - Integrante / Júlia Vieita Sarruf Alhanati - Integrante.
2014 - 2017
Esclarecimentos para a resistência: noções para entendermos a ?Crise da Universidade?
Descrição: O sentido da formação intelectual e ética diante da ?Crise da Universidade? é o tema geral de nossa pesquisa. As universidades passam, há anos, por séries de dificuldades, desvalorizações e desvios em relação às suas missões fundamentais. Planos e reformas universitários vigentes continuarão insatisfatórios enquanto as comunidades acadêmicas e os governos carecerem de maior compreensão sobre ?Universidade?, ?Formação? e Crise?. Os objetivos da pesquisa são: (1) compreender o sentido da formação universitária e o sentido, sintomas e causas da ?crise da universidade?; (2) apresentar a percepção dos estudantes sobre esse fenômeno; e, (3) a partir dos resultados, elaborar material didático e apresentá-los à comunidade acadêmica. A intenção é conceber um diagnóstico da crise e oferecer condições para compreendê-la, pensá-la e especular a respeito de soluções para a mesma, fazendo resistência aos que dela se beneficiam. Para proceder ao objetivo (1), a pesquisa tem se apoiado em leituras analíticas, revisão e discussão das fontes bibliográficas. A metodologia para realização do objetivo (2) é de natureza qualitativa e lança mão de entrevistas individuais semiestruturadas e grupo focal, sendo os estudantes UENF os objetos de estudo. Algumas das percepções dos alunos sobre a Universidade, enquanto conceito e instituição, foram relativas ao seu estado atual, a saber: perda do nexo entre Universidade, Cultura e Formação (Bildung); perda de integração entre Humanidades e Ciências; desvalorização do ensino das Humanidades; foco equivocado sobre a mera profissionalização, levando à perda do sentido da formação universitária integral. É preciso destacar que uma crise pode se instaurar através do encobrimento de condições que nos permitiriam encontrar possibilidades e considerar opções e decisões alternativas. O nível de dedicação (docente e administrativa) à pesquisa parece superar a atenção dada ao ensino e à extensão universitária. É inviável sustentar qualquer universidade baseada em ensino, pesquisa e extensão sem considerar a gestão. Os estudantes que nunca tiveram acesso ao termo ?crise da universidade?, seja por base teórica ou experiência universitária, relacionaram o termo diretamente à crise financeira. Os alunos alheios às atividades extracurriculares também demonstraram menor compreensão sobre crise da universidade. A ausência do sentimento de pertencimento à universidade é um dos fatores de incompreensão e alheamento em relação aos problemas institucionais..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Leonardo Rogério Miguel - Coordenador / Laira Thamys de Araujo Silva - Integrante.


Projetos de extensão


2016 - Atual
EdUENF: Vínculos editoriais entre a extensão e a ciência
Descrição: O projeto visa criar uma área comum que reúna as iniciativas de divulgação e popularização da ciência, ou mesmo uma prática de letramento científico, considerando a crescente demanda de publicações especializadas, online e impressa, além da própria editora da UENF na sua atividade-fim. Os princípios fundantes do Projeto respousam na idéia segundo a qual ?cada vez mais a universidade brasileira se dá conta de que a atividade editorial acadêmica é, antes de mais nada, parte constitutiva da maturidade intelectual da instituição?, de acordo com estudo exploratório conduzido por Marques Neto (2003). E, com isso, ao criar subsídios e infraestrutura técnica, a Editora poderá propor ações e encaminhar políticas de dinamização e de divulgação da ciência, albergando outros projetos afins além daqueles que subscrevem o Programa a ser proposto A EdUENF DIFUNDINDO A CIÊNCIA. A EdUENF é uma editora universitária, nascida de uma experiência nova de Universidade, caso da UENF, que tem como finalidade a publicação de livros científicos a partir de uma política que apoie o ensino, a pesquisa e a extensão norteada pelo critério de qualidade. No entanto, sua atuação não se restringe apenas à publicação de livros, mas na transformação do evento de lançamento de um livro numa atividade científica de discussão, debate e reflexões sobre o papel da ciência, da extensão e da pesquisa, de forma a sensibilizar a comunidade para o vasto papel da academia no desenvolvimento da região..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Leonardo Rogério Miguel - Coordenador / Wilker Nogueira Macedo - Integrante / Vanessa do Nascimento Corrêa - Integrante / Clara Mara Gonçalves Chaves - Integrante.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Epistemologia/Especialidade: Filosofia da Ciência.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Epistemologia.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.


Idiomas


Espanhol
Compreende BemLê Bem.
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Pouco.
Francês
Compreende RazoavelmenteLê Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2002
Menção Honrosa por trabalho apresentado na 11a. Semana de Inciação Científica PIBIC/UERJ, UERJ/PIBIC.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
MIGUEL, LEONARDO ROGÉRIO2017MIGUEL, LEONARDO ROGÉRIO. Ensino superior na América Latina: além das crises, mas aquém dos desafios?. Em Construção, v. 1, p. 165-178, 2017.

2.
MIGUEL, LEONARDO ROGÉRIO2017MIGUEL, LEONARDO ROGÉRIO. Conservar e amar o básico: um relato sobre a -inutilidade- fundamental da universidade. Em Construção, v. 2, p. 270-298, 2017.

3.
MIGUEL, L. R.;MIGUEL, LEONARDO ROGÉRIO2011 MIGUEL, L. R.; Antonio Augusto Passos Videira . A distinção entre os "contextos" da descoberta e da justificação à luz da interação entre a unidade da ciência e a integridade do cientista: o exemplo de William Whewell. Revista Brasileira de História da Ciência, v. 4, p. 33-48, 2011.

4.
MIGUEL, L. R.;MIGUEL, LEONARDO ROGÉRIO2008MIGUEL, L. R.; Antonio Augusto Passos Videira . A Idéia de Evolução como Ponte entre Ciência, História e Filosofia. Ciência & Ambiente, v. 36, p. 71-85, 2008.

Capítulos de livros publicados
1.
MIGUEL, L. R.. William Whewell: as motivações e os objetivos de um filósofo da ciência. In: Antonio Augusto Passos Videira. (Org.). Perspectivas Contemporâneas em Filosofia da Ciência. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2012, v. , p. 13-43.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
MIGUEL, L. R.. 'Pensamento científico' e 'ética da crença' em William Kingdon Clifford. In: 7o. Encontro da Associação de Filosofia e História da Ciência do Cone Sul, 2012, Canela, RS. Seleção de Trabalhos do 7o. Encontro da AFHIC. Porto Alegre, RS: Entrementes Editorial, 2010. p. 231-237.

2.
MIGUEL, L. R.. William Whewell e a relação entre filosofia da ciência e história da ciência.. In: 10o. Seminário Nacional de História da Ciência e da Tecnologia, 2005, Rio de Janeiro. Anais do 10 Seminário Nacional de História da Ciência e da Tecnologia, 2005.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
MIGUEL, L. R.. Notas sobre os escritos evolucionistas do jovem matemático William Kingdon Clifford. In: X Encontro da Associação de Filosofia e História da Ciência do Cone Sul, 2016, Aguás de Lindoia. Resumos Extendidos do X Encontro da Associação de Filosofia e História da Ciência do Cone Sul, 2016.

2.
MIGUEL, L. R.. William Clifford e a Ciência enquanto 'Craftmanship'. In: X Encontro da Associação de Filosofia e História da Ciência do Cone Sul, 2016, Aguás de Lindoia, SP. Resumos Expandidos do X Encontro da Associação de Filosofia e História da Ciência do Cone Sul, 2016. p. 119-120.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
MIGUEL, L. R.. "Caráter é poder": William Clifford e a autoridade moral-epistêmica dos cientistas.. In: III Congresso Iberoamericano de Filosofia de la Ciencia y la Tecnologia, 2010, Buenos Aires, AR. Libro de Abstracts e Resúmenes.. Buenos Aires, AR: EDUNTREF, 2010.

2.
MIGUEL, L. R.. "O peso da autoridade: W.K. Clifford e o caráter do cientista.. In: XIV Encontro da Associação Nacional da Pós-graduação em Filosofia, 2010, Águas de Lindóia, SP. Livro de Atas do XIV Encontro Nacional de Filosofia, 2010. p. 321-321.

3.
MIGUEL, L. R.. Uma breve apresentação das idéias filosófico-científicas de William K. Clifford (1845-1879). In: XIII Encontro Nacional de Filosofia, 2008, Canela, RS. Livro de Atas do XIII Encontro Nacional de Filosofia. Porto Alegre: Editora Unisinos, 2008. p. 408-409.

4.
MIGUEL, L. R.. Uma análise histórico-filosófica do conceito de tempo absoluto na obra "Philosophie Naturalis Principia Mathematica" de Isaac Newton.. In: 11a. Semana de Iniciação Científica da Universidade do Estado do Rio de Janeiro., 2002, Rio de Janeiro. Livro de Resumos da 11a. Semana de Iniciação Científica da UERJ, 2002. p. 174-174.

Artigos aceitos para publicação
1.
Antonio Augusto Passos Videira ; MIGUEL, L. R. . A Idéia de Evolução como Ponte entre a Ciência, a História e a Filosofia: os Exemplos de Mach e Boltzmann. Ciência & Ambiente, 2008.

Apresentações de Trabalho
1.
MIGUEL, L. R.. 'O papel das Humanidades na UENF: breve reflexão crítica sobre a segunda década da 'Universidade do Terceiro Milênio'. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
MIGUEL, L. R.. Koselleck, Jonas, Rossi e Gray: críticas à ideia de progresso. 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

3.
MIGUEL, L. R.. Conhecimento, virtudes, valores e formação integral no campo biomédico. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
MIGUEL, L. R.. "Pensamento científico", "ética da crença" e "evolucionismo" em William Kingdon Clifford (1845-1879). 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
MIGUEL, L. R.. "Caráter é poder": William Clifford e a autoridade moral-epistêmica dos cientistas.. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
MIGUEL, L. R.. "O peso da autoridade: W.K. Clifford e o caráter do cientista.. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
MIGUEL, L. R.. As relações entre pensamento científico e vida ética em comunidade segundo William Kingdon Clifford. 2009. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

8.
MIGUEL, L. R.. Uma breve apresentação das idéias filosófico-científicas de William K. Clifford (1845-1879). 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

9.
MIGUEL, L. R.. A relação entre moral e religião na concepção de filosofia da ciência de William Whewell. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

10.
MIGUEL, L. R.. William Whewell e a relação entre filosofia da ciência e história da ciência.. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
MIGUEL, L. R.. Uma análise histórico-filosófica do conceito de tempo absoluto na obra "Principia Mathematica Philosophie Naturalis" de Isaac Newton. 2002. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
MIGUEL, L. R.; Antonio Augusto Passos Videira . Da ciência descontextualizada à ciência no contexto social e histórico. Rio de Janeiro: Revista Brasileira de História da Ciência, 2014. (Tradução/Artigo).

2.
MIGUEL, L. R.; Antonio Augusto Passos Videira ; MENDONCA, André. L. O. . Pluralismo metodológico, incomensurabilidade e o status científico do conhecimento tradicional. São Paulo, SP: USP, 2012. (Tradução/Artigo).

3.
MIGUEL, L. R.. A legitimação da ciência na Inglaterra vitoriana: William Whewell, filosofia da ciência e a distinção entre o contexto da descoberta e o contexto da justificação 2006 (Resumo de dissertação).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
MIGUEL, L. R.. Revista Brasileira de História da Ciência. 2013.

2.
MIGUEL, L. R.. Parecer para a Physis: Revista de Saúde Coletiva. 2012.

3.
MIGUEL, L. R.. Parecer para a "Revista Princípios" do programa de Pós-graduação em Filosofia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. 2011.

4.
Antonio Augusto Passos Videira ; MIGUEL, L. R. . 25 anos de MCT: raízes históricas da criação de um ministério. 2010.

5.
Antonio Augusto Passos Videira ; MIGUEL, L. R. . História do Observatório Nacional: A persistente construção de uma identidade científica. 2007.


Demais tipos de produção técnica
1.
MIGUEL, L. R.; Antonio Augusto Passos Videira . A nova historiografia da ciência segundo os Science Studies. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
MIGUEL, L. R.; Teodoro, R.; Rios, C. M.M.; Medina Filho, A.L.. Participação em banca de Pedro Henrique Gomes Cavalcante. Por uma "nova aliança" entre ciência e esoeritualidade: as terapias de regressçao no contexto das MACs. 2018. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva) - Instituto de Medicina Social (UERJ).

2.
Dos Reis, Verusca M. S.; MIGUEL, L. R.; Molina-Palma, Manuel Antonio. Participação em banca de Rachel Ferreira Klem de Mattos. A Universidade empreendedora no novo modo de produção da ciência contemporânea: um estudo de caso da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro - UENF. 2016. Dissertação (Mestrado em Cognição e Linguagem) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

3.
Dos Reis, Verusca M. S.; MIGUEL, L. R.; Gomes, J.S.. Participação em banca de Raquel Veggi Moreira. Maternidade Construída: implicação filosófico-jurídico do útero de substituição. 2016. Dissertação (Mestrado em Cognição e Linguagem) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

4.
Antonio Augusto Passos Videira; MENDONCA, André. L. O.; Da Silva Neto, Thompson Lemos; MIGUEL, L. R.. Participação em banca de Camila Claudino Lantiman. A interação entre ciência e valores segundo Hugh Lacey: estratégias, controvérsias e a garantia do bem-estar de todos. 2015. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

5.
MARTINS, P. M.; Carneiro, Auner P.; Lyra, Pedro; MIGUEL, L. R.. Participação em banca de Danyele Barrons Bomfim. A relação homem-mundo antes dos conceitos "sujeito" e "objeto": uma perspectiva metafísica e ontológica do "entre-lugar". 2014. Dissertação (Mestrado em Cognição e Linguagem) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

Teses de doutorado
1.
Garcia, E. M.; MIGUEL, L. R.; Chediak, K.A.; Solis, Dirce Eleonora Nigro; Carrara, O.V.. Participação em banca de André Luiz Pinto da Rocha. Fenomenologia da Biologia. Uma proposta metodológica para analisar filosoficamente a biologia. 2015. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Filosofia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

2.
Antonio Augusto Passos Videira; Dos Reis, Verusca M. S.; MENDONCA, André. L. O.; Minhot, Letícia; MIGUEL, L. R.. Participação em banca de Priscila Silva Araujo. A conciliação entre realismo e relativismo à luz dos pensamentos filosóficos de Paul Feyerabend e Richard Rorty.. 2013. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Filosofia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Qualificações de Doutorado
1.
MIGUEL, L. R.; ROQUE, T.; Antonio Augusto Passos Videira. Participação em banca de Fábio Ferreira de Araújo. A contribuição de Lélio Itapuambira Gama para o processo de institucionalização da ciência no Brasil. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em História das Ciências e das Técnicas e Epistemologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Qualificações de Mestrado
1.
MACHADO, C. A.; MIGUEL, L. R.; Antonio Augusto Passos Videira. Participação em banca de Pedro Henrique Gomes Cavalcante. Viver o "não-lugar", contar o "inefável": Regreção e epistemologia não-hegemônicas no encontro da ciência com a metafísica. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Saúde Coletiva) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

2.
MIGUEL, L. R.. Participação em banca de Rachel Ferreira Klem de Mattos Morgades. A universidade contemporânea no novo modo de produção da ciência: um estudo de caso das universidades do Estado do Rio de Janeiro. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Cognição e Linguagem) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

3.
MIGUEL, L. R.. Participação em banca de Raquel Veggi Moreira. "Barriga de Aluguel": implicações filosófico-jurídicas. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Cognição e Linguagem) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

4.
MENDONCA, André. L. O.; MIGUEL, L. R.; HASSELMANN, M. H.. Participação em banca de Liv Katyuska. " Perfil de egressos dos Programas de Pós-Graduação em Alimentação e Nutrição do Brasil". 2012. Exame de qualificação (Mestrando em PPG Alimentação, Nutrição e Saúde) - Instituto de Nutrição UERJ.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
MIGUEL, L. R.; NOBREGA, R. A. A.; CAETANO, R. C.. Participação em banca de Anna Clara Souza dos Santos.A sociabilização do cão pet: da domesticação à humanização. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

2.
Antonio Augusto Passos Videira; GLEIZER, M. A.; MIGUEL, L. R.. Participação em banca de Maria Helena Silva Soares.As origens da Filosofia da Ciência Francesa: a epistemologia de Gaston Bachelard à luz das obras de Henri Pincaré e Pierre Duhem.. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Duhem and Mach: Science, Philosophy and History.William Whewell e W. K. Clifford: sobre o sentido da vida científica. 2016. (Simpósio).

2.
X Encontro de Filosofia e História da Ciência do Cone Sul.Notas sobre os escritos evolucionistas do jovem matemático William Kingdon Clifford. 2016. (Simpósio).

3.
X Encontro de Filosofia e História da Ciência do Cone Sul.William K. Clifford e a Ciência enquanto "craftsmanship". 2016. (Encontro).

4.
Minicurso "Experimento e Filosofia da Ciência."Experimentos e Virtudes: o que há de tão importante com relação ao cientista?". 2015. (Outra).

5.
VII Congresso Fluminense de Inovação Científica e Tecnológica. "A universidade frente aos desafios da Inovação Tecnológica - uma visão crítica". 2015. (Congresso).

6.
10 Congresso da Associação Brasileira de Saúde Coletiva. SOBRE O ?MÉDICO VIRTUOSO? DE JAMES A. MARCUM: FILOSOFIA DA MEDICINA E "VIRTUE EPISTEMOLOGY". 2012. (Congresso).

7.
13o. Seminário Nacional de História da Ciência e da Tecnologia.Koselleck, Rossi, Jonas e Gray: críticas à ideia de progresso. 2012. (Seminário).

8.
XV Encontro da ANPOF.Conhecimento, virtudes, valores e formação integral no campo biomédico. 2012. (Encontro).

9.
III Congresso Iberoamericano de Filosofia de la Ciencia y la Tecnologia. "Caráter é poder": William Clifford e a autoridade moral-epistêmica dos cientistas.. 2010. (Congresso).

10.
VII Encontro da Associação de Filosofia e História da Ciência do Cone Sul."Pensamento científico", "ética da crença" e "evolucionismo" em William Kingdon Clifford (1845-1879). 2010. (Encontro).

11.
XIV Encontro da Associação Nacional da Pós-graduação em Filosofia."O peso da autoridade: W.K. Clifford e o caráter do cientista.. 2010. (Encontro).

12.
IV Simpósio Internacional Representação na Ciência e na Arte (SIRCA).As relações entre pensamento científico e vida ética em comunidade segundo William Kingdon Clifford. 2009. (Simpósio).

13.
IX Seminário dos Alunos de Pós-graduação em Filosofia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.Pensamento científico, ateísmo e "fé na humanidade": sobre a crítica de W. K. Clifford à religião. 2009. (Seminário).

14.
VI Encontro da Associação de Filosofia e História da Ciência do Cone Sul."A relação entre ciência , moral e religião na concepção de filosofia da ciência de William Whewell". 2008. (Encontro).

15.
VIII Seminário dos Alunos de Pós-graduação em Filosofia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.William Kingdon Clifford e a moral da investigação científica. 2008. (Seminário).

16.
XIII Encontro Nacional de Filosofia."Uma breve apresentação das idéias filosófico-científicas de William K. Clifford (1845-1879). 2008. (Encontro).

17.
VII Seminário dos Alunos de Pós-graduação em Filosofia da UERJ.O papel, os valores e os compromissos da filosofia da ciência de William Whewell: uma abordagem histórico-filosófica. 2007. (Seminário).

18.
VI Seminário dos Alunos do Programa de Pós-graduação em Filosofia da UERJ."A Supersticious and self-destructive spirit of speculation: William Whewell e a concepção newtoniana de hipótese.. 2006. (Seminário).

19.
10o. Seminário Nacional de História da Ciência e da Tecnologia.Título da comunicação: William Whewell e a relação entre a filosofia da ciência e a história da ciência. Participação como mediador e expositor.. 2005. (Seminário).

20.
V Seminário dos Alunos de Pós-Graduação em Filosofia da UERJ..Título da comunicação: William Whewell e a relação entre a filosofia da ciência e a história da ciência. Participação como organizador, expositor e mediador.. 2005. (Seminário).

21.
IV Seminário dos Alunos de Pós-graduação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.Título da comunicação: Apresentando William Whewell.. 2004. (Seminário).

22.
9o. Seminário Nacional de História da Ciência e da Tecnologia. 2003. (Seminário).

23.
11a. Semana de Iniciação Científica da Universidade do Estado do Rio de Janeiro..Iniciação científica. Título do trabalho: Uma análise histórico-filosófica do conceito de tempo absoluto na obra Philosophie Naturalis Principia Mathematica de Isaac Newton.. 2002. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Dos Reis, Verusca M. S. ; De SOUZA, C.E.B. ; MIGUEL, L. R. . Minicurso "Experimento e Filosofia da Ciência". 2015. (Outro).

2.
MIGUEL, L. R.; Da Rocha, André Luiz P. ; PEREIRA, Daniel Siqueira ; Villafán, Isabelle V. B. ; PENSABEM, Marcos Aurélio ; GAMBOA, M. A. ; Ridolfi, Renato ; FLORES, J. M. . X Seminário dos Alunos de Pós-graduação em Filosofia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. 2010. (Outro).

3.
MIGUEL, L. R.; PEREIRA, Daniel Siqueira ; Villafán, Isabelle V. B. ; Da Rocha, André Luiz P. ; Domar, Cristiane ; BRANDAO, Marcelly ; PENSABEM, Marcos Aurélio ; XAVIER, Vilma ; MACEDO, Fabrício Borges ; SOUZA, Rodolfo da Silva de . IX Seminário dos Alunos de Pós-graduação em Filosofia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. 2009. (Outro).

4.
MIGUEL, L. R.; BARBOSA, Rommel Luz Figueira ; BARROS, Tiago da Mota ; Costa, Fabio Antonio da ; CAVALCANTE NETO, Carlos Bezerra . VIII Seminário dos Alunos da Pós-graduação em Filosofia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. 2008. (Outro).

5.
MIGUEL, L. R.; BARBOSA, Rommel Luz Figueira ; BARROS, Tiago da Mota ; Costa, Fabio Antonio da ; PEREIRA, Daniel Siqueira ; PEREIRA, Tais Silva ; TOMAZELLA, Marlon ; COSTA, Agnes D'Alegria . VII Seminário dos Alunos de Pós-graduação em Filosofia da UERJ. 2007. (Outro).

6.
MIGUEL, L. R.. IV Seminário dos Alunos de Pós-graduação em Filosofia da UERJ. 2004. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Iniciação científica
1.
Rejane Almeida Alves. O Efeito Dunning-Kruger na Administração Pública: Competência e Gestão de Pessoas.. Início: 2015. Iniciação científica (Graduando em Administração Pública) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, Universidade Estadual do Norte Fluminense. (Orientador).

2.
Laira Thamys de Araujo Silva. ?O que todo estudante universitário brasileiro precisa saber sobre a Universidade??: primeiro passo ? Entendendo a ?crise da Universidade?. Início: 2014. Iniciação científica (Graduando em Administração Pública) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, Universidade Estadual do Norte Fluminense. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Laira Thamys de Araujo Silva. Análise situacional sobre o funcionamento dos serviços de atendimento clínico do Hospital Veterinário da UENF durante a crise financeira estadual.. 2018. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Administração Pública) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro. Orientador: Leonardo Rogério Miguel.

2.
Bruno Feliz da Silva. A cannabis como um axioma econômico para o desenvolvimento do Brasil. 2018. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ciências Sociais) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro. Orientador: Leonardo Rogério Miguel.

Iniciação científica
1.
Rejane Almeida Alves. Tendências Cognitivas e a Gestão de Pessoas: uma análise sobre a prática em Avaliação de Desempemnho nas Universidades. 2018. Iniciação Científica. (Graduando em Administração Pública) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro. Orientador: Leonardo Rogério Miguel.

2.
Laira Thamys de Araujo Silva. O que todo estudante universitário brasileiro precisa saber sobre a Universidade?. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Administração Pública) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, Universidade Estadual do Norte Fluminense. Orientador: Leonardo Rogério Miguel.

3.
Júlia Vieitas Sarruf Alhanati. Tendências cognitivas na formação e nas relações acadêmicas: uma análise teórico-conceitual preliminar. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Administração Pública) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, Universidade Estadual do Norte Fluminense. Orientador: Leonardo Rogério Miguel.



Inovação



Projetos de pesquisa


Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
MIGUEL, L. R.. 'O papel das Humanidades na UENF: breve reflexão crítica sobre a segunda década da 'Universidade do Terceiro Milênio'. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Dos Reis, Verusca M. S. ; De SOUZA, C.E.B. ; MIGUEL, L. R. . Minicurso "Experimento e Filosofia da Ciência". 2015. (Outro).



Outras informações relevantes


1) Estudos Sociais e Conceituais de Ciência, Sociedade e Tecnologia (UERJ)
http://dgp.cnpq.br/buscaoperacional/detalhegrupo.jsp?grupo=0326701QX7JSZ9
Lider: Antonio Augusto Passos Videira

2) Aprovado em 2o lugar no Concurso Público de Provas e Títulos para Professor Associado, na Área de História da Filosofia da Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF), em 2012.

3) Título projeto pós-doutorado: "Unindo epistemologia e virtudes no campo biomédico: proposta de abordagem teórico-conceitual em prol de uma formação integral." 
Objetivo: ?O objetivo da pesquisa é introduzir ferramentas teórico-conceituais oriundas da virtue epistemology [...] para abordar e, quiçá, desenvolver uma compreensão alternativa das inter-relações entre epistemologia, ética e axiologia na formação e na prática dos profissionais da área da saúde. Especificamente, o que está em jogo é a integridade da formação do caráter (intelectual e ético) dos médicos, levando-se em conta, sobretudo, as relações destes com os usuários do serviço de saúde, bem como com a produção, transmissão, apropriação e aplicação do conhecimento em Medicina.?

Participou do curso online TEORIA E PRÁTICA DA DOCÊNCIA ONLINE (carga horária 60h) ministrado por Renata Kurtz e oferecido pelo curso "Livre Docência - Tecnologia Educacional".



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