Daniel Scherer

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  • Última atualização do currículo em 18/05/2018


Possui graduação em Bacharel Em Ciência da Computação pelo Centro Universitário Feevale(2001), mestrado em Informática pela Universidade Federal de Campina Grande(2004), doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Campina Grande(2010) e curso-tecnico-profissionalizante em Técnico Em Química pelo Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha(1996). Atualmente é Professor da Universidade Estadual da Paraíba. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Interface Homem Máquina. Atuando principalmente nos seguintes temas:Interface Homem-Máquina, Erro Humano, Inclusão digital, Taxonomia. (Texto gerado automaticamente pela aplicação CVLattes)


Identificação


Nome
Daniel Scherer
Nome em citações bibliográficas
SCHERER, D.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências e Tecnologia, Departamento de Computação.
R. Juvêncio Arruda, s/n - Campus Universitário
Bodocongo
58109790 - Campina Grande, PB - Brasil
Telefone: (83) 33153352
URL da Homepage: www.uepb.edu.br


Formação acadêmica/titulação


2005 - 2010
Doutorado em Engenharia Elétrica.
Universidade Federal de Campina Grande, UFCG, Brasil.
Título: Investigação da relação entre o contexto de trabalho, o comportamento do operador e a ocorrência do erro em ambientes de automação de subestações elétricas, Ano de obtenção: 2010.
Orientador: Maria de Fátima Queiroz Vieira.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: Interface Homem-Máquina; Erro Humano; Inclusão digital; Taxonomia.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
2002 - 2004
Mestrado em Informática.
Universidade Federal de Campina Grande, UFCG, Brasil.
Título: Proposta de Suporte Computacional ao Método MCI,Ano de Obtenção: 2004.
Orientador: Maria de Fatima Queiroz Vieira Turnell.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Interface Homem-Máquina; Métodos de Concepção de Interfaces; Suportes Computacionais para Concepção de Interfac.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Setores de atividade: Informática.
1997 - 2001
Graduação em Bacharel Em Ciência da Computação.
Centro Universitário Feevale, FEEVALE, Brasil.
Título: Ferramenta de auxílio na criação de sites para cursos on-line.
Orientador: Letícia Silva Garcia.
1992 - 1996
Curso técnico/profissionalizante em Técnico Em Química.
Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha, FETLSVC, Brasil.




Formação Complementar


2014 - 2014
Engenharia de Fatores Humanos. (Carga horária: 80h).
Universidade Federal de Itajubá, UNIFEI, Brasil.
2000 - 2000
Mód.Bás.Cap. Coord. Lab. de Infor. Educativa. (Carga horária: 120h).
Secretaria da Educação - Central de Apoio Tecnológico à Educação, SE - CATE, Brasil.
1999 - 1999
Documentação Para ISO 9000. (Carga horária: 12h).
Fonte Consultoria Treinamento, FONTE, Brasil.
1999 - 1999
Aquisição e Avaliação de Subfornecedores ISO 9000. (Carga horária: 16h).
Qualitas Engenharia de Sistemas S C Ltda, QUALITAS, Brasil.
1998 - 1998
Qualificação de Auditores Internos - ISO9000/94. (Carga horária: 28h).
Qualitas Engenharia de Sistemas S C Ltda, QUALITAS, Brasil.
1996 - 1996
Clipper 5.2. (Carga horária: 90h).
Laser Informática, LASER, Brasil.
1994 - 1994
MS-DOS 6.2. (Carga horária: 24h).
Laser Informática, LASER, Brasil.
1991 - 1992
Datilografia. (Carga horária: 140h).
Escola Ávila de Cursos Livres, ÁVILA, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Estadual da Paraíba, UEPB, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

08/2015 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Ciências e Tecnologia, Departamento de Computação.

06/2014 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências e Tecnologia, Departamento de Computação.

Cargo ou função
Comissão de Avaliação de Desempenho de Docentes em Estágio Probatório.
01/2014 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Ciências e Tecnologia, Departamento de Computação.

01/2014 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Ciências e Tecnologia, Departamento de Computação.

02/2010 - Atual
Ensino, Licenciatura em Computação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Introdução a Microinformática
Planejamento e Gerência de Projeto
Projeto de Interfaces
Software Educacional
08/2014 - 07/2015
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Ciências e Tecnologia, Departamento de Computação.

08/2014 - 07/2015
Extensão universitária , Centro de Ciências e Tecnologia, Departamento de Computação.

Atividade de extensão realizada
Robótica: desenvolvimento de materiais para uso educacional.
10/2013 - 10/2014
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências e Tecnologia, Coordenação do Bacharelado em Computação.

Cargo ou função
Colegiado do Curso.
07/2014 - 07/2014
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências e Tecnologia, Departamento de Computação.

Cargo ou função
Banca Examinadora do desempenho docente.
07/2014 - 07/2014
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências e Tecnologia, Departamento de Computação.

Cargo ou função
Banca Examinadora do desempenho docente.
08/2013 - 07/2014
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Ciências e Tecnologia, Departamento de Computação.

02/2013 - 08/2013
Direção e administração, Centro de Ciências e Tecnologia, Bacharelado em Computação.

Cargo ou função
Coordenador de Curso.
07/2011 - 08/2013
Direção e administração, Centro de Ciências e Tecnologia, Licenciatura em Computação.

Cargo ou função
Coordenador de Curso.
08/2012 - 07/2013
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Ciências e Tecnologia, Departamento de Computação.

07/2012 - 07/2013
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências e Tecnologia, Coordenação de Licenciatura em Computação.

Cargo ou função
Colegiado do Curso.
10/2011 - 10/2012
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências e Tecnologia, Coordenação de Licenciatura em Computação.

Cargo ou função
Colegiado do Curso.
08/2011 - 07/2012
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Ciências e Tecnologia, Departamento de Computação.

08/2010 - 07/2011
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Ciências e Tecnologia, Departamento de Matemática e Computação.


Centro de Ensino Superior e Desenvolvimento Faculdade de Ciências Sociais A, CESED FACISA, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2005
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 18
Outras informações
Disciplinas ministradas: - Introdução a Informática - Introdução a Informática para Fisioterapia - Sistemas de Informação I - Estruturas de Dados e Algoritmos

Atividades

08/2004 - 03/2005
Ensino, Sistemas de Informação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Sistemas de Informação I
Introdução a Informática
Estrutura de Dados e Algoritmos

Prefeitura Municipal de Dois Irmãos, PMDI, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2002
Vínculo: Cargo de Confiança, Enquadramento Funcional: Chefe do Setor de Informática e Pesquisa Técn, Carga horária: 34, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Atividades de coordenação da equipe de professores e estagiários de informática. Atividades de suporte aos núcleos de informática da rede municipal de educação.

Vínculo institucional

2000 - 2000
Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 20
Outras informações
Chefia do Setor de Informática da Secretaria de Educação e Cultura. Proposta de uso de software livre pelos computadores da rede municipal de educação.

Vínculo institucional

1999 - 1999
Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Professor Estagiário, Carga horária: 20
Outras informações
Ministrar aulas de Informática para alunos do Ensino Fundamental. Proposta de informatização da confeção dos históricos escolares.

Atividades

1/2001 - 2/2002
Direção e administração, Secretaria de Educação e Cultura, Setor de Informática e Pesquisa Técnica.

Cargo ou função
Chefe do setor.
1/2000 - 12/2000
Estágios , Secretaria de Educação e Cultura, Setor de Informática e Pesquisa Técnica.

Estágio realizado
Chefia do Setor de Informática.
4/1999 - 12/1999
Estágios , Secretaria de Educação e Cultura, Escola Municipal de Ensino Fundamental Professor Matheus Grimm.

Estágio realizado
Professor de Informática.

Centro Universitário Feevale, FEEVALE, Brasil.
Vínculo institucional

1999 - 2001
Vínculo: bolsista, Enquadramento Funcional: pesquisador, Carga horária: 20

Atividades

11/1999 - 12/2001
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas, Curso de Ciência da Computação.


Calçados Dilly Ltda, DILLY, Brasil.
Vínculo institucional

1996 - 1999
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Auxiliar de Laboratório, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

1995 - 1996
Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiário de Técnico Químico, Carga horária: 44

Atividades

12/1996 - 3/1999
Serviços técnicos especializados , Unidade Matriz, Laboratório de Controle de Qualidade.

Serviço realizado
Análises Químicas e Físicas em componentes para calçado.
12/1996 - 3/1999
Serviços técnicos especializados , Unidade Matriz, Laboratório de Controle de Qualidade.

Serviço realizado
Acompanhamento e apoio das unidades produtivas da empresa.
12/1996 - 3/1999
Serviços técnicos especializados , Unidade Matriz, Laboratório de Controle de Qualidade.

Serviço realizado
Controle de Qualidade de produtos acabados.
12/1995 - 5/1996
Estágios , Unidade Matriz, Laboratório de Controle de Qualidade.

Estágio realizado
Laboratório de Controle de Qualidade.


Linhas de pesquisa


1.
Projeto Educação a Distância
2.
Projeto e Desenvolvimento de Material Educacional
3.
Usabilidade e Fatores Humanos em sistemas

Objetivo: Os sistemas computacionais funcionam perfeitamente, desde que o usuário esteja plenamente adaptado as exigências dos sistemas. Entretanto, com a variedade cada vez maior de pessoas utilizando sistemas informatizados, fica cada vez mais inviável exigir do usuário esta adaptação. Neste sentido, a linha de Usabilidade em Sistemas busca: - o projeto/desenvolvimento/avaliação dos softwares objetivando a busca por um maior grau de usabilidade nas interfaces usuário-sistema; - a identificação/análise dos fatores humanos na operação de sistemas e a proposição de estratégias de prevenção dos acidentes e incidentes..
Setores de atividade: Atividades dos serviços de tecnologia da informação.
Palavras-chave: Usabilidade; Human Factors; Human-Machine Interfaces.
4.
Usabilidade em Sistemas Computacionais
5.
Usabilidade em Sistemas Computacionais
6.
Usabilidade e Fatores Humanos em Sistemas

Objetivo: Os sistemas computacionais funcionam perfeitamente, desde que o usuário esteja plenamente adaptado as exigências dos sistemas. Entretanto, com a variedade cada vez maior de pessoas utilizando sistemas informatizados, fica cada vez mais inviável exigir do usuário esta adaptação. Neste sentido, a linha de Usabilidade em Sistemas busca: - o projeto/desenvolvimento/avaliação dos softwares objetivando a busca por um maior grau de usabilidade nas interfaces usuário-sistema; - a identificação/análise dos fatores humanos na operação de sistemas e a proposição de estratégias de prevenção dos acidentes e incidentes..
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Interface Homem Máquina.
Palavras-chave: Usabilidade; Human Factors; Interface Homem-Sistema.
7.
Uso de Realidade Aumentada e QR Code no apoio a visitação de Museus de Arte

Objetivo: O projeto Uso de Realidade Aumentada e QR Code no apoio a visitação de Museus de Arte busca aprimorar a visitação do Museu de Arte Assis Chateaubriand e do Museu do Artista Popular da Paraiba. Diversos museus pelo mundo já começaram a utilizar as tecnologias em prol de uma visitação mais significativa. Porém, de modo geral, buscam a utilização de dispositivos proprietários (ex. nintendo 3DS) ou com a simples reprodução de conteúdos já expostos, mas agora utilizando a tecnologia. Este projeto irá inter-relacionar estudantes da área de tecnologia e de humanas de modo a desenvolver materiais significativos sobre as obras para diferentes públicos (estudantes de ensino fundamental, médio e público em geral). Além disto, o uso das tecnologias possibilitará inclusão de pessoas com deficiência, uma vez que permitirá acesso a informações em diversos formatos. Espera-se que o resultado deste projeto possibilite maior percepção das coleções e exposições temporárias, bem como que auxilie o corpo docente em uma abordagem mais inclusiva e interativa, resultando em uma ação educativa nos museus, gerando a ampliação do ensino. Por outro lado, a implantação do projeto facilitará o manejo e controle sobre os materiais de apoio a visitação dos museus, uma vez que possibilitará uma simplificação no manuseio dos catálogos, livretos, etiquetas das obras e material de apoio. O projeto em parceria com dois dos museus de Campina Grande receberá tanto escolas públicas e privadas quanto escolas que atendem crianças especiais. Igualmente beneficiará o público adulto com a possibilidade de ampliar o seu universo cultural..
Palavras-chave: Inteface Homem-Sistema; Realidade Virtual e Aumentada.
8.
Robótica: desenvolvimento de materiais para uso educacional

Objetivo: A presente proposta tem duplo objetivo. O primeiro é identificar e gerar material para explorar o potencial educacional da robótica dentro dos cursos superiores de Licenciatura e Bacharelado da área de tecnologia da UEPB, buscando abrir espaço para alunos dos cursos terem acesso a esta tecnologia e fomentar a difusão deste conhecimento na região, através da formação destes alunos que serão futuros professores nas escolas públicas e privadas. O segundo objetivo é possibilitar um espaço para que alunos dos cursos de Licenciatura da área de Tecnologia da UEPB possam aplicar conhecimentos adquiridos durante o curso, bem como fomentar a iniciação à pesquisa e docência destes alunos..
Palavras-chave: Robótica Educacional; Robótica de baixo custo; Tecnologia Educacional; Materiais Instrucionais.
9.
Realidade Virtual Aumentada: um estudo para o desenvolvimento de aplicações educacionais

Objetivo: Investigar os recursos tecnológicos de Realidade Virtual Aumentada através da proposição de alternativas para o projeto e desenvolvimento de interfaces, softwares e materiais educacionais. Estudo e projeto de aplicações de cunho educacional para apoio lúdico e visitação de museus..
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Interface Homem Máquina.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação / Especialidade: Tecnologia Educacional.
Setores de atividade: Pesquisa e desenvolvimento científico.
Palavras-chave: Engenharia de Software; Informática Educativa; Interface Homem-Máquina; Tecnologia Educacional; Usabilidade; Interface Homem-Sistema.
10.
Ensino Mediado por Tecnologia

Objetivo: Investigar tecnologias educacionais voltadas para educação à distância (EaD) e ambientes de aprendizagem. Propor estratégias para o projeto e desenvolvimento de ambientes para EaD. Investigar ambientes educacionais informatizados disponíveis e propor ambientes educacionais informatizados mais adequados para os espaços existentes. Investigar softwares e propor conjuntos para uso na composição curricular do ensino fundamental, médio e técnico..
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Sistemas de Computação / Especialidade: Engenharia de Software.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação / Especialidade: Tecnologia Educacional.
Setores de atividade: Pesquisa e desenvolvimento científico.
Palavras-chave: Ambientes Virtuais; Educação a Distância; Engenharia de Software; Informática Educativa; Tecnologia Educacional.


Projetos de pesquisa


2014 - Atual
Fatores Humanos na operação de sistemas médicos
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado profissional: (1) .
Integrantes: Daniel Scherer - Coordenador / Franciso Ioneiton da Silva - Integrante / Lucas Miranda Dourado Nunes - Integrante / Sidney Pimentel Eleuterio - Integrante / Maria Gloria Vicente - Integrante.
2013 - Atual
Usabilidade em Sistemas Computacionais
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) .
Integrantes: Daniel Scherer - Coordenador / Lucas Miranda Dourado Nunes - Integrante / Marcos Artur Pires Xavier Junior - Integrante / Sidney Pimentel Eleuterio - Integrante / Bianca Layse Soares Furtado - Integrante.
2012 - 2015
Projeto EAD - estudo do Moodle como suporte ao ensino presencial
Descrição: A proposta deste trabalho visa abordar uma nova forma de interação que possibilite o uso de informações na forma presencial ou a distância. Objetivo especifico: estudo do Moodle para os discentes e docentes do componente curricular Matemática Básica e projeto de um curso piloto para a disciplina..
Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Daniel Scherer - Coordenador / Thiciany Matsudo Iwano - Integrante.Número de orientações: 1
2012 - Atual
Robótica Educacional
Descrição: O projeto Robótica: desenvolvimento de materiais para uso educacional busca aprimorar a metodologia e os métodos para o ensino da matemática para alunos das escolas de ensino fundamental e médio das redes públicas estaduais e municipais. Sabendo que a robótica pode ser um atrativo para interessar o estudante, existem diversas iniciativas no uso de robótica em sala de aula. Porém, tendem a utilizar materiais de alto custo aquisitivo ou que não possuem uma coerente adequação a realidade de escolas, principalmente da rede pública. Neste sentido, a equipe de pesquisa desenvolverá métodos de baixo custo que possibilitem ao professor usar a robótica tanto para fortalecer o processo cognitivo de aprendizado quanto possibilitar a integração desta tecnologia no dia a ­dia do aluno. A aplicação da robótica no ensino superior, possibilitará aos discentes dos cursos de Licenciatura e Bacharelado do Centro de Ciências e Tecnologia da UEPB o fomento da criatividade e ludicidade na aplicação da tecnologia no ensino. Além disto, espera-­se que em segunda etapa, os docentes das redes estadual e municipal do ensino público, recebam treinamento e materiais de apoio adequados às práticas e conteúdos ensinados; por conseguinte, espera-­se que os alunos das redes estadual e municipal de ensino público se beneficiem com a ampliação dos horizontes de ensino, pois através do projeto eles poderão melhorar seu raciocínio lógico-­matemático e aumentar o interesse pela área científico/­tecnológica..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2010 - Atual
Projeto de Pesquisa em Realidade Aumentada e QR Code
Descrição: Dado a característica de que não há a necessidade de extensos conhecimentos em programação para se desenvolver aplicações em Realidade Virtual Aumentada, um dos objetivos principais deste projeto é oferecer um espaço para alunos iniciantes do curso de Licenciatura em Computação terem contato com a dinâmica de pesquisa acadêmica, bem como o desenvolvimento de aplicações de cunho educacional devidamente projetadas para o ambiente educacional..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) .
Integrantes: Daniel Scherer - Coordenador / Robson Ferreira Braga - Integrante / Thiciany Matsudo Iwano - Integrante / Andre Luis Macedo de Sousa - Integrante / Nariel de Sousa Andrade - Integrante / Luciellen Souza Lima - Integrante / Fábio Dantas Guimarães - Integrante / Hipolito de Sousa Lucena - Integrante / Jonatha Lisboa Galvão do Nascimento - Integrante.


Projetos de extensão


2014 - Atual
Robótica: desenvolvimento de materiais para uso educacional
Descrição: O projeto Robótica: desenvolvimento de materiais para uso educacional busca aprimorar a metodologia e os métodos para o ensino da matemática para alunos das escolas de ensino fundamental e médio das redes públicas estaduais e municipais. Sabendo que a robótica pode ser um atrativo para interessar o estudante, existem diversas iniciativas no uso de robótica em sala de aula. Porém, tendem a utilizar materiais de alto custo aquisitivo ou que não possuem uma coerente adequação a realidade de escolas, principalmente da rede pública. Neste sentido, a equipe de pesquisa desenvolverá métodos de baixo custo que possibilitem ao professor usar a robótica tanto para fortalecer o processo cognitivo de aprendizado quanto possibilitar a integração desta tecnologia no dia­ a ­dia do aluno. A aplicação da robótica no ensino superior, possibilitará aos discentes dos cursos de Licenciatura e Bacharelado do Centro de Ciências e Tecnologia da UEPB o fomento da criatividade e ludicidade na aplicação da tecnologia no ensino. Além disto, espera­-se que em segunda etapa, os docentes das redes estadual e municipal do ensino público, recebam treinamento e materiais de apoio adequados às práticas e conteúdos ensinados; por conseguinte, espera-­se que os alunos das redes estadual e municipal de ensino público se beneficiem com a ampliação dos horizontes de ensino, pois através do projeto eles poderão melhorar seu raciocínio lógico-­matemático e aumentar o interesse pela área científico/­tecnológica..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado profissional: (1) .
Integrantes: Daniel Scherer - Integrante / Thiciany Matsudo Iwano - Integrante / Davis Matias de Oliveira - Coordenador / Joselma Soares dos Santos - Integrante.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Interface Homem Máquina.
2.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Fatores Humanos.
3.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Engenharia de Software.
4.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Erro Humano.
5.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Informática Educativa.


Idiomas


Alemão
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2000
Prêmio Micromega/Feevale de Inovação em Gestão e Tecnologia, Centro Universitário Feevale.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
SILVA, F. I.2013SILVA, F. I. ; SCHERER, D. . Praxedes: Protótipo de Um Kit Educacional de Robótica Baseado na Plataforma Arduino. EaD & Tecnologias Digitais na Educação, v. 01, p. 44-56, 2013.

2.
SILVA, U. L.2012 SILVA, U. L. ; BRAGA, R. F. ; SCHERER, D. . Uso de QR Code e Realidade Aumentada como suporte a visitação de museu. RENOTE. Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 10, p. 21-31, 2012.

3.
GARCIA, Luis Fernando Fortes2002 GARCIA, Luis Fernando Fortes ; GARCIA, Letícia Silva ; SCHERER, D. ; FREITAS, Alexandre . Construtor de websites on-line. Cadernos de Informática (UFRGS), v. 2, p. 89-94, 2002.

4.
GARCIA, Luis Fernando Fortes2002 GARCIA, Luis Fernando Fortes ; GARCIA, Letícia Silva ; Débora Nice Ferrari ; Patrícia B. Scherer Basan ; Marine T. S. B. Flores ; César Sarmento ; Carla Weber ; SCHERER, D. ; FREITAS, Alexandre ; Carlos Fischer ; Cibele Willke ; Natanael Willrich . Organização e Gerência de Cursos a Distância: conhecendo o WideLearner. Cadernos de Informática (UFRGS), v. 2, p. 95-102, 2002.

5.
SARMENTO, C. F.2001SARMENTO, C. F. ; BASSANI, P. B. S. ; FLORES, M. T. S. B. ; GARCIA, L. F. F. ; GARCIA, L. S. ; FERRARI, D. N. ; SCHERER, D. ; WILLKE, C. ; FREITAS, A. ; WEBER, C. . Organização e Gerência de Cursos a Distância: Conhecendo o Widelearner.. Organização e Gerência de Cursos a Distância: Conhecendo o Widelearner., 2001.

6.
SARMENTO, C. F.2001SARMENTO, C. F. ; GARCIA, L. S. ; GARCIA, L. F. F. ; FLORES, M. T. S. B. ; BASSANI, P. B. S. ; FERRARI, D. N. ; WEBER, C. ; FREITAS, A. ; SCHERER, D. ; WILLRICH, N. . Widelearner: Organização e Gerência de Cursos a Distância.. Widelearner: Organização e Gerência de Cursos a Distância., 2001.

7.
SARMENTO, C. F.2001SARMENTO, C. F. ; FREITAS, A. ; WEBER, C. ; FISCHER, C. ; SCHERER, D. ; FERRARI, D. N. ; GARCIA, L. S. ; GARCIA, L. F. F. ; FLORES, M. T. S. B. ; WILLKE, C. . Widelearner: organização e gerência de cursos a distância. TISE 2001 - Taller Internacional de Software Educativo, 2001.

Capítulos de livros publicados
1.
SCHERER, D.; Ademar V. S. Netto ; Yuska P. Aguiar ; VIEIRA, M. F. Q. . Programming a User Model with Data Gathered from a User Profile. Cognitively Informed Intelligent Interfaces: Systems Design and Development. Pennsylvania: IGI Global, 2012, v. , p. 235-257.

2.
SCHERER, D.; VIEIRA, M. F. Q. ; José Alves do Nascimento Neto . Human Error Categorization: An Extension to Classical Proposals Applied to Electrical Systems Operations. In: Peter Forbrig; Fabio Paternó; Annelise Mark Pejtersen. (Org.). Human-Computer Interaction. : Springer Boston, 2010, v. 332, p. 234-245.

3.
José Alves do Nascimento Neto ; VIEIRA, M. F. Q. ; Santoni, Charles ; SCHERER, D. . Proposing Strategies to Prevent the Human Error in Automated Industrial Environments. In: Schmorrow, Dylan; Estabrooke, Ivy; Grootjen, Marc. (Org.). Foundations of Augmented Cognition. Neuroergonomics and Operational Neuroscience. Heidelberb: Springer Berlin, 2009, v. 5638, p. 279-288.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
Yuska P. Aguiar ; SCHERER, D. . Da teoria à prática: uma abordagem de ensino de IHC baseado em papéis. In: Workshop sobre Educação em IHC (WEIHC), 2016, São Paulo. Anais do VII Workshop sobre Educação em IHC - XV Simpósio Brasileiro sobre Fatores Humanos em Sistemas Computacionais, 2016. p. 25-30.

2.
BRAGA, R. F. ; SILVA, U. L. ; IWANO, T. M. ; SCHERER, D. . Estudo comparativo de toolkits de Realidade Virtual e Aumentada visando aplicação educacional. In: XXXII Congresso da Sociedade Brasileira de Computação - Desafie!, 2012, Curitiba. XXX Congresso da Sociedade Brasileira de Computação, 2012.

3.
SILVA, F. I. ; SCHERER, D. . A Study About Materials For Use In Educational Robotics. In: IX Latin American Robotics Simposium - I Simposio Brasileiro de Robotica - III Workshop de Robotica Educacional, 2012, Fortaleza. Anais do IX Latin American Robotics Symposium e Workshop de Robótica Educacional, 2012.

4.
SILVA, U. L. ; BRAGA, R. F. ; SCHERER, D. . Uso de QR Code e Realidade Aumentada como suporte a visitação de museu. In: CBIE 2012 - Workshop Ambientes Imersivo para Educação, 2012, Rio de Janeiro. Anais dos Workshops do Congresso Brasileiro de Informática na Educação, 2012.

5.
SCHERER, D.; Costa, Raffael C. da ; VIEIRA, M. F. Q. . Taxonomy proposal for the description of accidents and incidents in the electrical systems operation. In: ACM SIGCHI symposium on Engineering interactive computing systems, 2010, Berlin. Proceedings of the 2nd ACM SIGCHI symposium on Engineering interactive computing systems (EICS'10). New York: Association for Computing Machinery (ACM), 2010. v. 01. p. 155-164.

6.
SCHERER, D.; Ademar V. S. Netto ; VIEIRA, M. F. Q. ; Yuska P. Aguiar . Programming a user model with data gathered from a user profile. In: ADIS Multi Conference on Computer Science and Information Systems, 2010, Freiburg. Proceedings of the IADIS International Conferences Interfaces and Human Computer Interaction 2010 and Game and Entertainment Technologies 2010, 2010. p. 139-146.

7.
Ademar V. S. Netto ; SCHERER, D. ; José Alves do Nascimento Neto ; VIEIRA, M. F. Q. . Ferramenta para Construção de Cenários de Treinamento em Rede de Petri Coloridas. In: XVIII Congresso Brasileiro de Automática (CBA), 2010, Bonito. Anais do XVIII Congresso Brasileiro de Automática, 2010.

8.
VIEIRA, M. F. Q. ; SCHERER, D. ; Ademar V. S. Netto ; Yuska P. Aguiar . MODELAGEM DO COMPORTAMENTO DE OPERADORES DE SISTEMAS INDUSTRIAIS CRÍTICOS DURANTE A REALIZAÇÃO DE MANOBRAS EM SUBESTAÇÕES DA CHESF. In: IX Simpósio Brasileiro de Automação Inteligente, 2009, Brasília-DF. Anais do IX SBAI, 2009.

9.
Ademar V. S. Netto ; Yuska P. Aguiar ; SCHERER, D. ; VIEIRA, M. F. Q. . Context analysis during task execution: an operator model. In: IADIS Multi Conference On Computer Science and Information Systems, 2009, Algarve. Proceedings of Interfaces and Human Computer Interaction 2009 and Game and Entertainment Technologies 2009, 2010. p. 113-120.

10.
Yuska P. Aguiar ; Ademar V. S. Netto ; SCHERER, D. ; VIEIRA, M. F. Q. . Modelagem do comportamento de operadores de subestação durante a realização da tarefa. In: IX Simpósio Brasileiro de Automação Inteligente (SBAI), 2009, Brasília. Anais do IX SBAI, 2009.

11.
SCHERER, D.; VIEIRA, M. F. Q. . Accounting for the Human Error when Building the User Profile. In: Third IASTED International Conference Human-Computer Interaction, 2008, Innsbruck. Proceedings of Third IASTED Internationala Conference Human-Computer Interaction. Zurich: ACTA Press, 2008. v. 1. p. 132-137.

12.
Ademar V. S. Netto ; Philipe F.A. Patrício ; Ricardo R. Souza ; Thiago D. Araújo ; SCHERER, D. ; VIEIRA, M. F. Q. . A PERVASIVIDADE DE DISPOSITIVOS DE OPERAÇÃO EM AMBIENTES DE AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL. In: XVII Congresso Brasileiro de Automática (CBA 2008), 2008, Juiz de Fora. Anais do XVII Congresso Brasileiro de Automática, 2008., 2008. v. V1.

13.
SCHERER, D.; GARCIA, Letícia Silva ; GARCIA, Luis Fernando Fortes . Organização e Gerência de Cursos à Distância: Conhecendo o Widelearner. In: SEMINC 2001 - Semana Acadêmica de Informática de Cascavel, 2001, Cascavel. Anais da Semana Acadêmica de Informática Industrial de Cascavel, 2001.

14.
GARCIA, Luis Fernando Fortes ; GARCIA, Letícia Silva ; Débora Nice Ferrari ; Patrícia B. Scherer Basan ; Marine T. S. B. Flores ; César Sarmento ; Carla Weber ; SCHERER, D. ; FREITAS, Alexandre ; Carlos Fischer ; Cibele Willke ; Natanael Willrich . Widelearner: organização e gerência de cursos a distância. In: Taller Internacional De Software Educativo, TISE '01, 2001, Santiago. Proceedings of TISE 01 - Taller Internacional de Software Educativo, 2001.

Apresentações de Trabalho
1.
NUNES, L. M. D. ; XAVIER JUNIOR, M. A. P. ; SCHERER, D. . Estudo da relação entre usabilidade do moodle e complexidades de desenvolvimento. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

2.
SCHERER, D.; Costa, Raffael C. da ; Barbosa, Joálison G. ; VIEIRA, M. F. Q. . Taxonomy proposal for the description of accidents and incidents in electrical systems operation. 2010. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

3.
SCHERER, D.. A Importância do TCC na Construção da Carreira. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
SCHERER, D.; VIEIRA, M. F. Q. . Accounting for the human error when building the user profile. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
SCHERER, D.. II Seminário de Desenvolvimento de Sistemas Aplicativos Administrativo - Financeiro. 2000. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

6.
SCHERER, D.. O uso de pó de pneu em massa asfáltica. 1994. (Apresentação de Trabalho/Outra).


Produção técnica
Programas de computador sem registro
1.
SCHERER, D.; FREITAS, Alexandre ; GARCIA, Letícia Silva . Construtor de websites. 2001.

Trabalhos técnicos
1.
SCHERER, D.; MEDEIROS, N. ; ELEUTERIO, S. P. . Relatório 0001/2014 - Avaliação Heurística do SIGEM. 2014.


Demais tipos de produção técnica
1.
SCHERER, D.; IWANO, T. M. . Introdução a robótica LEGO. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
SCHERER, D.. Realidade Virtual, realidade aumentada e QR Code aplicada em sala de aula. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
SCHERER, D.. Robotica Educaional. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
SCHERER, D.. Robótica em sala de aula, um passeio pela história, conceitos e equipamentos. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

5.
SCHERER, D.. A importancia do TCC na construção da carreira. 2010. (Palestra).

6.
SCHERER, D.. Uso de Freeware na Informática Educativa do Ensino Fundamental. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

7.
SCHERER, D.. Informática Educativa. 2000. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
Lopes, A.G.; Coutinho, G.F.; SCHERER, D.. Participação em banca de Washington Almeida Reis. Manual de orientação para uma plataforma de força experimental por meio de identificação de fatores críticos de usabilidade. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ciência e Tecnolgia em Saúde) - Universidade Estadual da Paraíba.

2.
Siebra, C.de A.; Lino, N.C.Q.; SCHERER, D.. Participação em banca de Wanderson Gomes de Souza. Um estudo de casos para auxílio à definição de um modelo de portabilidade na implementação de algoritmos simulados em robôs reais. 2014. Dissertação (Mestrado em INFORMÁTICA) - Universidade Federal da Paraíba.

Qualificações de Mestrado
1.
BUBLITZ, F. M.; SCHERER, D.; Lopes, A.G.. Participação em banca de Tulio Henriques Costa. Framework para o auxílio a profissionais de saúde no acompanhamento de pessosas. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Ciência e Tecnolgia em Saúde) - Universidade Estadual da Paraíba.

2.
Lopes, A.G.; SCHERER, D.; Coutinho, G.F.. Participação em banca de Washington Almeida Reis. Manual de orientação para uma plataforma de força experimental por meio de identificação de fatores criticos de usabilidade. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Ciência e Tecnolgia em Saúde) - Universidade Estadual da Paraíba.

3.
Silva, A.P.B. da; SCHERER, D.; Germano, M.G.. Participação em banca de Ana Paula de Souza do Ó. M-Learning: o uso de dispositivos móveis e a sua influência no ensino das ciências para uma formação científica e tecnológica. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Formação de Professores) - Universidade Estadual da Paraíba.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
BUBLITZ, F. M.; Sousa, R.P.; SCHERER, D.. Participação em banca de Marinalva Bezerra Vilar de Carvalho. Possibilidade do uso de inteligências múltiplas para a escolha profissional: um estudo em três escolas públicas estaduais em Campina Grande-PB. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Novas Tecnologias na Educação) - Universidade Estadual da Paraíba.

2.
Sousa, R.P.; BUBLITZ, F. M.; SCHERER, D.. Participação em banca de Izabel Fernandes Barros Montenegro. O trabalho de professores de lingua portuguesa em escolas públicas que adotaram o programa proinfo. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Novas Tecnologias na Educação) - Universidade Estadual da Paraíba.

3.
SCHERER, D.; BUBLITZ, F. M.; Sousa, R.P.. Participação em banca de Francisleide da Silva Gomes. Um estudo comparativo do aprendizado de circuitos logicos digitais com e sem o uso do Digital Works. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Novas Tecnologias na Educação) - Universidade Estadual da Paraíba.

4.
SCHERER, D.; BUBLITZ, F. M.; Sousa, R.P.. Participação em banca de Paulo Alberto Marques. Tradutores online: uma analise sobre o processo de tradução do google tradutor, referente a tradução inglês-portugues. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Novas Tecnologias na Educação) - Universidade Estadual da Paraíba.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
SCHERER, D.; DEOLIVEIRA NETO, J. A.; ALBUQUERQUE, A.C.. Participação em banca de Rodolpho Salles da Silva.ANATOMIA-RA: Aplicativo para Android destinado ao Ensino dos Sistemas do Corpo Humano com a utilização da Realidade Aumentada. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Computação) - Universidade Estadual da Paraíba.

2.
SCHERER, D.. Participação em banca de Laerty Santos da Silva.Ferramentas computacionais à distância como auxílio à aprendizagem matemática. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Computação) - Universidade Estadual da Paraíba.

3.
Gomes, L. de Q. L.; SCHERER, D.. Participação em banca de Maelson Marques de Lima.PREÁ - um processo de desenvolvimento de software educacional baseado em métodos ágeis. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Computação) - Universidade Estadual da Paraíba.

4.
Sousa, R.P.; SCHERER, D.; Lima, M.A.de T.. Participação em banca de Gilmar da Silva Oliveira.FLEXVIG: um software educativo para auxiliar no ensino de flexão de viga. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Computação) - Universidade Estadual da Paraíba.

5.
SCHERER, D.; Sousa, R.P.; MORAIS, M. E.. Participação em banca de Francisco Ioneiton da Silva.Analise de kits de Robótica Educacional e elaboração de um kit protótipo de custo acessível baseado na plataforma Arduino. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Computação) - Universidade Estadual da Paraíba.

6.
MORAIS, M. E.; SCHERER, D.; Sousa, R.P.. Participação em banca de Saulo Soares de Toledo.Proposta de Personal Health Recorde (PHR) para o NUTES: um sistema de informações sobre saúde voltado ao projeto. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Computação) - Universidade Estadual da Paraíba.

7.
SCHERER, D.. Participação em banca de Mateus Almeida de Oliveira.Desenvolvimento de um sistema de informação na gestão de academia de ginástica. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Computação) - Universidade Estadual da Paraíba.

8.
SCHERER, D.; CAVALCANTE JUNIOR, E. H.; Sousa, R.P.. Participação em banca de Luis Amilcar Dias Neves Tavares.Estudo de Ambientes de Educação a Distância visando relacionar os mais adequados em função do uso. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Computação) - Universidade Estadual da Paraíba.

9.
SCHERER, D.. Participação em banca de Moisés Roberto de Araujo Mota.Desenvolvimento de sistema de auxilio ao diagnostico medico via redes neural artificial aplicada a sinais audiometricos. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Computação) - Universidade Estadual da Paraíba.

10.
José Alves do Nascimento Neto; Isabel Dilmann Nunes; SCHERER, D.. Participação em banca de André Luiz Sodré Lacerda.Inspeção de conformidade usando a norma ISO 9241. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas de Informação) - Centro de Ensino Superior e Desenvolvimento.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
SCHERER, D.; BARBOSA, P. E. E. S.; Motta, J.C.. Banca de Concurso Publico para Professor Substituto. 2015. Universidade Estadual da Paraíba.

2.
SCHERER, D.; CARVALHO FILHO, D. M.; Motta, J.C.. Banca de Concurso Público para Professor Substituto. 2013. Universidade Estadual da Paraíba.

3.
SCHERER, D.. Concurso Público para Docentes. 2012. Universidade Estadual da Paraíba.

4.
SCHERER, D.; CAVALCANTE JUNIOR, E. H.; Ana Emília Victor Barbosa. Concurso para professor substituto na área de Informática. 2011. Universidade Estadual da Paraíba.

5.
SCHERER, D.; Eanes Torres Pereira; BUBLITZ, F. M.. Banca de Seleção Pública para Professor Substituto. 2011. Universidade Estadual da Paraíba.

6.
CATAO, V. S.; FECHINE, J. M.; SCHERER, D.. Concurso Público para Professor Auxiliar na área de Informática. 2010. Universidade Federal de Campina Grande.

Outras participações
1.
SCHERER, D.; SOUZA, J. D.; Motta, J.C.. Comissão de Avaliação de Desempenho de Docentes em Estágio Probatório. 2016. Universidade Estadual da Paraíba.

2.
SCHERER, D.; SOUZA, J. D.; Motta, J.C.. Comissão de Avaliação de Desempenho de Docentes em Estágio Probatório. 2015. Universidade Estadual da Paraíba.

3.
Galdino, K. E..; SCHERER, D.; Sousa, R.P.. Banca examinadora do desempenho docente de Djalma de Melo Carvalho Filho. 2014. Universidade Estadual da Paraíba.

4.
Galdino, K. E..; SCHERER, D.; Sousa, R.P.. Banca examinadora do desempenho docente de Paulo Eduardo e Silva Barbosa. 2014. Universidade Estadual da Paraíba.

5.
SCHERER, D.; SOUZA, J. D.; Motta, J.C.. Comissão de Avaliação de Desempenho de Docentes em Estágio Probatório. 2014. Universidade Estadual da Paraíba.

6.
SCHERER, D.; CARVALHO FILHO, D. M.; BUBLITZ, F. M.. Banca de análise de revisão de prova. 2013. Universidade Estadual da Paraíba.

7.
Galdino, K. E..; MORAIS, M. E.; SCHERER, D.. Banca de avaliação do processo de progressão funcional. 2012. Universidade Estadual da Paraíba.

8.
Sousa, R.P.; SCHERER, D.; Galdino, K. E... Banca de avaliação do processo de progressão funcional. 2012. Universidade Estadual da Paraíba.

9.
Sousa, R.P.; SCHERER, D.; Galdino, K. E... Banca de avaliação do processo de progressão funcional. 2012. Universidade Estadual da Paraíba.

10.
Sousa, R.P.; SCHERER, D.; MORAIS, M. E.. Banca de avaliação do processo de progressão funcional. 2012. Universidade Estadual da Paraíba.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
13 FETECh. Apresentação dos projetos de Robótica Educacional e de Realidade Aumentada e QR Code. 2015. (Feira).

2.
II Encontro de Educação, Ciência e Tecnologia da UEPB.Estudo da relação entre usabilidade do moodle e complexidades de desenvolvimento. 2015. (Encontro).

3.
IV Congresso de Pós-Graduação e Pesquisa - XIX Encontro de Iniciação Científica. REALIDADE VIRTUAL E AUMENTADA: UM ESTUDO PARA O DESENVOLVIMENTO DE APLICAÇÕES EDUCACIONAIS. 2012. (Congresso).

4.
IX Latin American Robotics Simposium - I Simposio Brasileiro de Robotica - III Workshop de Robotica Educacional.A Study About Materials For Use In Educational Robotics. 2012. (Simpósio).

5.
XXXII Congresso da Sociedade Brasileira de Computação. 2012. (Congresso).

6.
XXXII Congresso da Sociedade Brasileira de Computação - Desafie!. Estudo comparativo de toolkits de Realidade Virtual e Aumentada visando aplicação educacional. 2012. (Congresso).

7.
ACM SIGCHI Symposium on Engeneering Interactive Computing Systems.Taxonomy proposal for the description of accidents and incidents in the electrical systems operation. 2010. (Simpósio).

8.
Human Computer Interaction.Accounting for the Human Error when Building the User Profile. 2008. (Outra).

9.
Multimedia, Semantic Web and Documents Engineering applied to Ubiquitous Computation. 2007. (Outra).

10.
XIII Brazilian Symposium on Multimedia and Web - WebMedia2007. 2007. (Simpósio).

11.
XVIII Brazilian Symposium on Computer Graphics and Image Processing. 2005. (Simpósio).

12.
IMIGRA2002. 2002. (Simpósio).

13.
III Encontro Municipal de Informática Educativa de Ivoti. 2001. (Encontro).

14.
Seminários sobre Tecnologias de Informática para Ensino a Distância - Projeto e implementação de interfaces em EAD.Organizaçáo e Gerência de Cursos a Distância: conhecendo o WideLearner. 2001. (Seminário).

15.
Seminários sobre Tecnologias de Informática para Ensino a Distância - Projeto e implementação de interfaces em EAD.Construtor de Websites on-line. 2001. (Seminário).

16.
II Seminário de Desenvolvimento de Sistemas Aplicativos Administrativo - Financeiros.PCP Calçadista. 2000. (Seminário).

17.
Inteligência coletiva e a construção de uma nova sociedade. 2000. (Outra).

18.
V Seminário Municipal de Educação. 2000. (Seminário).

19.
IV Seminário Municipal de Educação. 1999. (Seminário).

20.
IV Jornada de Informática. 1997. (Outra).

21.
IV Seminário de Estagiários. 1994. (Seminário).

22.
IX Mostratec e I Febratec.Uso de pó de pneu na massa asfáltica. 1994. (Outra).

23.
XIV Encontro de Debates sobre o Ensino de Química. 1994. (Encontro).

24.
XXXIV Congresso Brasileiro de Química. 1994. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SCHERER, D.. Olimpiada Brasileira de Robotica. 2014. .

2.
SCHERER, D.. Olimpiada Brasileira de Robotica. 2013. .



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Francisco Ioneiton da Silva. Ferramenta para auxliar a investigação da relação entre contexto de trabalho, fatores humanos e a ocorrência de erro na operação de sistemas médicos. Início: 2015. Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado em Ciência e Tecnolgia em Saúde) - Universidade Estadual da Paraíba. (Orientador).

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Sidney Pimentel Eleuterio. Taxonomia para análise de acidentes e incidentes na operação de sistemas médicos. Início: 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências da Computação) - Universidade Estadual da Paraíba. (Orientador).

2.
Lucas Miranda Dourado Nunes. Ferramental para avaliação de usabilidade. Início: 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências da Computação) - Universidade Estadual da Paraíba. (Orientador).

3.
Robson Ferreira Braga. Modelo de tutorial para uso de Realidade Aumentada em sala de aula. Início: 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências da Computação) - Universidade Estadual da Paraíba. (Orientador).

Iniciação científica
1.
Marcos Artur Pires Xavier. Usabilidade em Sistemas Computacionais. Início: 2016. Iniciação científica (Graduando em Ciências da Computação) - Universidade Estadual da Paraíba. (Orientador).

2.
Bianca Layse Soares Furtado. Usabilidade em Sistemas Computacionais. Início: 2016. Iniciação científica (Graduando em Ciências da Computação) - Universidade Estadual da Paraíba, Universidade Estadual da Paraiba. (Orientador).

Orientações de outra natureza
1.
Fábio Dantas Guimarães. Uso de Realidade Aumentada e QR Code no apoio a visitação do Museu de Artes Assis Chateaubriand. Início: 2016. Orientação de outra natureza. Universidade Estadual da Paraíba. (Orientador).

2.
Nariel de Sousa Andrade. Uso de Realidade Aumenta e QR Code no apoio a visitação do Museu de Artes Assis Chateaubriand. Início: 2016. Orientação de outra natureza. Universidade Estadual da Paraíba. (Orientador).

3.
Luciellen Souza Lima. Uso de Realidade Aumenta e QR Code no apoio a visitação do Museu de Artes Assis Chateaubriand. Início: 2016. Orientação de outra natureza. Universidade Estadual da Paraíba. (Orientador).

4.
Andre Luis Macedo de Sousa. Uso de Realidade Aumenta e QR Code no apoio a visitação do Museu de Artes Assis Chateaubriand. Início: 2016. Orientação de outra natureza. Universidade Estadual da Paraíba. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Francisleide da Silva Gomes. Um estudo comparativo do aprendizado de circuitos lógicos digitais com e sem o uso do Digital Works. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Novas Tecnologias na Educação) - Universidade Estadual da Paraíba. Orientador: Daniel Scherer.

2.
Paulo Alberto Marques. Tradutores online: uma analise sobre o processo de tradução do google tradutor, referente à tradução inglês-português. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Novas Tecnologias na Educação) - Universidade Estadual da Paraíba. Orientador: Daniel Scherer.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Rodolpho Salles da Silva. ANATOMIA-RA: Aplicativo para Android destinado ao Ensino dos Sistemas do Corpo Humano com a utilização da Realidade Aumentada. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Computação) - Universidade Estadual da Paraíba. Orientador: Daniel Scherer.

2.
Laerty Santos da Silva. Ferramentas computacionais a distancia como auxilio a aprendizagem matemática. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências da Computação) - Universidade Estadual da Paraíba. Orientador: Daniel Scherer.

3.
Mateus Almeida de Oliveira. Desenvolvimento de um sistema de informação na gestão de academia de ginástica. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Computação) - Universidade Estadual da Paraíba. Orientador: Daniel Scherer.

4.
Francisco Ioneiton da Silva. Analise de kits de Robótica Educacional e elaboração de um kit protótipo de custo acessível baseado na plataforma Arduino. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Computação) - Universidade Estadual da Paraíba. Orientador: Daniel Scherer.

5.
Luis Amilcar Dias Neves Tavares. Estudo de ambientes de educação a distância visando relacionar os mais adequados em função do uso. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Computação) - Universidade Estadual da Paraíba. Orientador: Daniel Scherer.

Iniciação científica
1.
Lucas Miranda Dourado Nunes. Usabilidade em Sistemas Computacionais. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Ciências da Computação) - Universidade Estadual da Paraíba, Universidade Estadual da Paraiba. Orientador: Daniel Scherer.

2.
Fabio Dantas Guimaraes. Usabilidade em Sistemas Computacionais. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Ciências da Computação) - Universidade Estadual da Paraíba. Orientador: Daniel Scherer.

3.
Lucas Miranda Dourado Nunes. Usabilidade em Sistemas Computacionais. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Ciências da Computação) - Universidade Estadual da Paraíba, Universidade Estadual da Paraiba. Orientador: Daniel Scherer.

4.
Robson Ferreira Braga. Usabilidade em Sistemas Computacionais. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Ciências da Computação) - Universidade Estadual da Paraíba. Orientador: Daniel Scherer.

5.
Lucas Miranda Dourado Nunes. Estudo dos plug-ins para expressão matemática no Moodle para os discentes e docentes do componente curricular Matemática Básica. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Ciências da Computação) - Universidade Estadual da Paraíba. Orientador: Daniel Scherer.

6.
Uellisson Lopes da Silva. REALIDADE VIRTUAL E AUMENTADA: UM ESTUDO PARA O DESENVOLVIMENTO DE APLICAÇÕES EDUCACIONAIS. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em Computação) - Universidade Estadual da Paraíba, Universidade Estadual da Paraiba. Orientador: Daniel Scherer.

7.
Robson Ferreira Braga. REALIDADE VIRTUAL E AUMENTADA: UM ESTUDO PARA O DESENVOLVIMENTO DE APLICAÇÕES EDUCACIONAIS. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em Computação) - Universidade Estadual da Paraíba. Orientador: Daniel Scherer.

8.
Lucas Miranda Dourado Nunes. Estudo dos plug-ins para expressão matemática no Moodle para os discentes e docentes do componente curricular Matemática Básica. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em Computação) - Universidade Estadual da Paraíba, Universidade Estadual da Paraiba. Orientador: Daniel Scherer.

9.
Robson Ferreira Braga. REALIDADE VIRTUAL E AUMENTADA: UM ESTUDO PARA O DESENVOLVIMENTO DE APLICAÇÕES EDUCACIONAIS. 2011. Iniciação Científica. (Graduando em Licenciatura em Computação) - Universidade Estadual da Paraíba, Universidade Estadual da Paraiba. Orientador: Daniel Scherer.

10.
Uellisson Lopes da Silva. REALIDADE VIRTUAL E AUMENTADA: UM ESTUDO PARA O DESENVOLVIMENTO DE APLICAÇÕES EDUCACIONAIS. 2011. Iniciação Científica. (Graduando em Computação) - Universidade Estadual da Paraíba, Universidade Estadual da Paraiba. Orientador: Daniel Scherer.

Orientações de outra natureza
1.
Nariel de Sousa Andrade. Uso de Realidade Aumenta e QR Code no apoio a visitação do Museu de Artes Assis Chateaubriand. 2015. Orientação de outra natureza. (Ciências da Computação) - Universidade Estadual da Paraíba, Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba. Orientador: Daniel Scherer.

2.
Andre Luis Macedo de Sousa. Uso de Realidade Aumenta e QR Code no apoio a visitação do Museu de Artes Assis Chateaubriand. 2015. Orientação de outra natureza. (Comunicação Social) - Universidade Estadual da Paraíba, Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba. Orientador: Daniel Scherer.

3.
Luciellen Souza Lima. Uso de Realidade Aumenta e QR Code no apoio a visitação do Museu de Artes Assis Chateaubriand. 2015. Orientação de outra natureza. (Comunicação Social) - Universidade Estadual da Paraíba, Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba. Orientador: Daniel Scherer.

4.
Marcos Artur Pires Xavier Junior. Uso de Realidade Aumenta e QR Code no apoio a visitação do Museu de Artes Assis Chateaubriand. 2015. Orientação de outra natureza. (Ciências da Computação) - Universidade Estadual da Paraíba, Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba. Orientador: Daniel Scherer.

5.
Jonatha Lisboa Galvão do Nascimento. Uso de Realidade Aumenta e QR Code no apoio a visitação do Museu de Artes Assis Chateaubriand. 2015. Orientação de outra natureza. (Ciências da Computação) - Universidade Estadual da Paraíba. Orientador: Daniel Scherer.

6.
Andre Macedo Luis de Sousa. Uso de Realidade Aumentada e QR Code no apoio à visitação de Museu de Artes Assis Chateaubriand. 2014. Orientação de outra natureza. (Comunicação Social) - Universidade Estadual da Paraíba, Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba. Orientador: Daniel Scherer.

7.
Luciellen Souza Lima. Uso de Realidade Aumentada e QR Code no apoio a visitação do Museu de Artes Assis Chateaubriand. 2014. Orientação de outra natureza. (Comunicação Social) - Universidade Estadual da Paraíba. Orientador: Daniel Scherer.

8.
Marcos Artur Pires Xavier. Uso de Realidade Aumenta e QR Code no apoio a visitação do Museu de Artes Assis Chateaubriand. 2014. Orientação de outra natureza. (Ciências da Computação) - Universidade Estadual da Paraíba, Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba. Orientador: Daniel Scherer.

9.
Robson Ferreira Braga. Uso de Realidade Aumenta e QR Code no apoio a visitação do Museu de Artes Assis Chateaubriand. 2014. Orientação de outra natureza. (Ciências da Computação) - Universidade Estadual da Paraíba, Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba. Orientador: Daniel Scherer.

10.
Nariel de Sousa Andrade. Uso de Realidade Aumenta e QR Code no apoio a visitação do Museu de Artes Assis Chateaubriand. 2014. Orientação de outra natureza. (Ciências da Computação) - Universidade Estadual da Paraíba, Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba. Orientador: Daniel Scherer.

11.
Jose Adeilmo Nunes Barbosa Junior. Robótica: desenvolvimento de materiais para uso educacional. 2014. Orientação de outra natureza. (Ciências da Computação) - Universidade Estadual da Paraíba. Orientador: Daniel Scherer.



Inovação



Projetos de pesquisa

Projeto de extensão


Educação e Popularização de C & T



Cursos de curta duração ministrados
1.
SCHERER, D.; IWANO, T. M. . Introdução a robótica LEGO. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).




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