Víctor César da Silva Nunes

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3063301173725524
  • Última atualização do currículo em 06/11/2017


É Mestre em Educação pela Universidade do Vale do Itajaí -UNIVALI- (2002), licenciado em Letras pela Universidade do Vale do Itajaí -UNIVALI- (1994) e Especialista em Educação a Distância -SENAC- e também em Qualidade na Comunicação -FURB-. Atualmente, é professor titular tempo integral da Universidade Regional de Blumenau-FURB e Coordenador do Curso de Letras da FURB. Tem experiência na área de Educação básica e superior, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, estágio, letras, gramática, linguagem. Ainda, além de atuar em gestão superior, tem estudos na área das tecnologias da informação e da comunicação voltadas à Educação. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Víctor César da Silva Nunes
Nome em citações bibliográficas
NUNES, Víctor C. S.

Endereço


Endereço Profissional
Fundação Universidade Regional de Blumenau, Pró-Reitoria de Ensino - PROEN, Curso de Letras.
FURB - Fundação Universidade Regional de Blumenau
Victor Konder
89012900 - Blumenau, SC - Brasil - Caixa-postal: 1507
Telefone: (47) 33210251
Ramal: 251
URL da Homepage: http://www.furb.br


Formação acadêmica/titulação


2000 - 2002
Mestrado em Educação.
Universidade do Vale do Itajaí, UNIVALI, Brasil.
Título: Gramática ou gramáticas: refletindo sobre concepções reais ou ideais,Ano de Obtenção: 2002.
Orientador: Osmar de Souza.
Palavras-chave: educação; gramática; linguística.
Grande área: Ciências Humanas
2007 - 2008
Especialização em Especialização em Educação a Distância. (Carga Horária: 360h).
Faculdade de Tecnologia SENAC Florianópolis, FATEC Fpolis, Brasil.
Título: "Produção de Texto" a distância: desafiando espaços e tempos.
Orientador: Patrícia França Alborguetti.
1996 - 1998
Especialização em Qualidade na Comunicação. (Carga Horária: 390h).
Fundação Universidade Regional de Blumenau, FURB, Brasil.
Título: A importância da Língua Portuguesa na Formação do Cidadão.
Orientador: José Ademir Pereira.
1990 - 1994
Graduação em Letras.
Universidade do Vale do Itajaí, UNIVALI, Brasil.




Formação Complementar


2014 - 2014
English as a Second Language. (Carga horária: 80h).
Vancouver English Centre, VEC, Canadá.
2013 - 2013
Extensão universitária em Curso para Avaliadores das Redações do ENEM 2013. (Carga horária: 120h).
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
2012 - 2012
Extensão universitária em Curso para Avaliadores das Redações do ENEM 2012. (Carga horária: 100h).
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
2011 - 2011
Extensão universitária em Formação Continuada 2011. (Carga horária: 16h).
Escola Técnica do Vale do Itajaí, ETEVI, Brasil.
2011 - 2011
Planejamento e Organ. de Atividades a Distância. (Carga horária: 30h).
Fundação Universidade Regional de Blumenau, FURB, Brasil.
2011 - 2011
O planejamento como ato político da ação docente. (Carga horária: 3h).
Fundação Universidade Regional de Blumenau, FURB, Brasil.
2011 - 2011
Avaliar e Verificar: que relações são estas?. (Carga horária: 3h).
Fundação Universidade Regional de Blumenau, FURB, Brasil.
2010 - 2010
Desafiando Limites- Treinamento Experimental. (Carga horária: 8h).
Fundação Universidade Regional de Blumenau, FURB, Brasil.
2010 - 2010
Formação Docente 2010. (Carga horária: 28h).
Fundação Universidade Regional de Blumenau, FURB, Brasil.
2009 - 2009
Gerência Transformadora II. (Carga horária: 8h).
Fundação Universidade Regional de Blumenau, FURB, Brasil.
2009 - 2009
O compromisso da univers. frente à educ. inclusiva. (Carga horária: 4h).
Fundação Universidade Regional de Blumenau, FURB, Brasil.
2009 - 2009
Curso de Formação de Docente de Ensino Médio. (Carga horária: 64h).
Fundação Universidade Regional de Blumenau, FURB, Brasil.
2009 - 2009
Desenv. de equipe: foco no feedback. (Carga horária: 6h).
Fundação Universidade Regional de Blumenau, FURB, Brasil.
2009 - 2009
Comunicação com Qualidade e Assertividade. (Carga horária: 8h).
Fundação Universidade Regional de Blumenau, FURB, Brasil.
2009 - 2009
Convivência X Comprometimento: foco na autoestima. (Carga horária: 1h).
Fundação Universidade Regional de Blumenau, FURB, Brasil.
2009 - 2009
Educação Superior e Aprendizagem. (Carga horária: 3h).
Fundação Universidade Regional de Blumenau, FURB, Brasil.
2009 - 2009
As TICs e EAD ma Ed. Superior - limites e desafios. (Carga horária: 3h).
Fundação Universidade Regional de Blumenau, FURB, Brasil.
2009 - 2009
Planejamento e avaliação na Ed. Superior. (Carga horária: 3h).
Fundação Universidade Regional de Blumenau, FURB, Brasil.
2008 - 2008
Extensão universitária em Programa de Formação Institucional. (Carga horária: 13h).
Fundação Universidade Regional de Blumenau, FURB, Brasil.
2008 - 2008
Gramáticas da primeira metade do século XX. (Carga horária: 9h).
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
2008 - 2008
Docência Independente On-line - Competências. (Carga horária: 2h).
Aula Vox - Educação e Negócios, AULA VOX, Brasil.
2007 - 2007
Espaços de reflexão sobre o cotidiano docente. (Carga horária: 4h).
Fundação Universidade Regional de Blumenau, FURB, Brasil.
2006 - 2006
Oficina: Atividades lúdicas nas aula de LP. (Carga horária: 6h).
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
2006 - 2006
Espaços de reflexão sobre o cotidiano docente. (Carga horária: 3h).
Fundação Universidade Regional de Blumenau, FURB, Brasil.
2005 - 2005
Introdução à Modalidade Semiprencial de Educação. (Carga horária: 18h).
Fundação Universidade Regional de Blumenau, FURB, Brasil.
2005 - 2005
Curso de Formação. (Carga horária: 32h).
Escola Técnica do Vale do Itajaí, ETEVI, Brasil.
2004 - 2004
Conversão de Conteúdo para Mídia Digital. (Carga horária: 8h).
Fundação Universidade Regional de Blumenau, FURB, Brasil.
2004 - 2004
Práticas de Avaliação. (Carga horária: 12h).
Fundação Universidade Regional de Blumenau, FURB, Brasil.
2004 - 2004
Curso de Formação de Professores. (Carga horária: 32h).
Fundação Universidade Regional de Blumenau, FURB, Brasil.
2004 - 2004
A Organização do Trab. Pedagógico mediado p/ TICs. (Carga horária: 16h).
Fundação Universidade Regional de Blumenau, FURB, Brasil.
2003 - 2003
Curso de Formação para Professores. (Carga horária: 28h).
Escola Técnica do Vale do Itajaí, ETEVI, Brasil.
2002 - 2002
Práticas de Ensino por Competência. (Carga horária: 12h).
SENAI - Departamento Regional de Santa Catarina, SENAI/DR/SC, Brasil.
2002 - 2002
Curso de Português Informatizado. (Carga horária: 20h).
Instituto Pró-Universidade Canoense, IPUC, Brasil.
2002 - 2002
Ensino Superior: Novos Desafios. (Carga horária: 16h).
Fundação Universidade Regional de Blumenau, FURB, Brasil.
2002 - 2002
Planos de ensino-aprendizagem: reflexão da ação. (Carga horária: 12h).
Fundação Universidade Regional de Blumenau, FURB, Brasil.
2002 - 2002
Práticas de Ensino por Competência. (Carga horária: 12h).
Serviço nacional de Aprendizagem Industrial, SENAI, Brasil.
2002 - 2002
Curso de Formação de Professores. (Carga horária: 24h).
Fundação Universidade Regional de Blumenau, FURB, Brasil.
2001 - 2001
Curso de Retórica aplicada ao Direito. (Carga horária: 20h).
Fundação Universidade Regional de Blumenau, FURB, Brasil.
2001 - 2001
Curso de Formação para Professores. (Carga horária: 40h).
Escola Técnica do Vale do Itajaí, ETEVI, Brasil.
1998 - 1998
O profissional de Letras como empreendedor. (Carga horária: 8h).
Fundação Universidade Regional de Blumenau, FURB, Brasil.
1993 - 1993
Extensão universitária em Curso de Educação Fundamental - Português. (Carga horária: 40h).
Fundação Universidade Regional de Blumenau, FURB, Brasil.


Atuação Profissional



Fundação Universidade Regional de Blumenau, FURB, Brasil.
Vínculo institucional

1998 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40

Atividades

08/2014 - Atual
Direção e administração, Pró-Reitoria de Ensino - PROEN, .

Cargo ou função
Coordenador do Curso de Letras.
08/2007 - Atual
Estágios , Departamento de Letras, .

Estágio realizado
Estágio Supervisionado em Língua Portuguesa.
02/2001 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
Academia de Oratória
Oficina de redação
10/1998 - Atual
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Comunicação Empresarial: Escrita
Comunicação Empresarial: Oral
Língua Portuguesa
Português
Produção de Texto
Técnicas de Redação
10/2008 - 07/2014
Direção e administração, Pró-Reitoria de Ensino - PROEN, ETEVI - Unidade de Ensino Médio e Profissional.

Cargo ou função
Diretor de Unidade.
02/2001 - 12/2008
Extensão universitária , Reitoria, Núcleo de Rádio e Televisão Educativa Vale do Itajaí.

Atividade de extensão realizada
Programa de tevê: Em dia com a Língua Portuguesa.
07/2006 - 06/2008
Direção e administração, Departamento de Letras, .

Cargo ou função
Chefe de Departamento.
02/2006 - 07/2007
Direção e administração, Departamento de Letras, .

Cargo ou função
Coordenador de Curso de Pós-Graduação em LP.
02/2002 - 02/2006
Extensão universitária , Reitoria, Pró-Reitoria de Extensão e Relações Comunitárias.

Atividade de extensão realizada
Programa de Formação Continuada para Profissionais da Educação.
10/2003 - 12/2003
Extensão universitária , Pró-Reitoria de Ensino - PROEN, .

Atividade de extensão realizada
Seletiva para o Mestrado em Educação.
03/2003 - 07/2003
Extensão universitária , Reitoria, Coordenadoria de Relações Internacionais.

Atividade de extensão realizada
Aula de Língua Portuguesa na Universidade Nacional de Tucuman, conforme Convênio de Intercâmbio..
11/2002 - 12/2002
Ensino, Direito, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Linguagem do Trabalho Acadêmico

Colégio Franciscano Santo Antônio, CFSA, Brasil.
Vínculo institucional

1994 - 2000
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor

Atividades

02/1994 - 12/2000
Ensino,

Disciplinas ministradas
Oficina de Redação
Língua Portuguesa

Prefeitura Municipal de Blumenau, PMB, Brasil.
Vínculo institucional

1993 - 1993
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor

Atividades

03/1995 - 12/1995
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa
02/1993 - 12/1993
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa

Serviço nacional de Aprendizagem Industrial, SENAI, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2003
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor

Atividades

09/2002 - 02/2003
Ensino, Tecnologia em Eletrônica de Acionamento, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Comunicação
03/2002 - 10/2002
Ensino,

Disciplinas ministradas
Comunicação e Expressão para Curso Técnico

Sociedade Educacional Blumenauense Ltda., SEB, Brasil.
Vínculo institucional

1994 - 1995
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor

Atividades

09/1994 - 08/1995
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa

Secretaria de Estado da Educação e do Desporto de Santa Catarina, SEEDSC, Brasil.
Vínculo institucional

1992 - 1992
Vínculo: ACT, Enquadramento Funcional: Professor

Vínculo institucional

1992 - 1992
Vínculo: ACT, Enquadramento Funcional: Professor

Atividades

05/1992 - 12/1992
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa
02/1992 - 03/1992
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa


Projetos de extensão


2016 - Atual
Assessoria Linguística: práticas de leitura e escrita na Universidade
Descrição: O projeto Assessoria Linguística na área da Língua Portuguesa na FURB, em funcionamento há quatro semestres, tem o intuito de ampliar os usos linguísticos de gêneros acadêmicos necessários aos mais diversos desafios na Universidade. O projeto é uma parceria entre o Programa NEL - Núcleo de Estudos Linguísticos do Departamento de Letras, que promove a formação complementar aos acadêmicos(as) da FURB que apresentam problemas/dificuldades de leitura, escrita e produção dos textos acadêmicos, por meio de acompanhamento de professores do Curso e professores em formação da licenciatura em Letras, com práticas específicas de leitura e escrita e a CAE - Coordenadoria de Assuntos Estudantis, cujo projeto faz parte das ações do Programa de Inclusão e Permanência Acadêmica - PIPA, com o escopo de instituir e garantir ações integradas de apoio às demandas e necessidades estudantis que representem riscos potenciais ou efetivos à sua inclusão e ou permanência na Universidade. Devido aos altos números de reprovação e à demanda de atendimento de acadêmicos atendidos pela CAE e encaminhados pelos coordenadores dos mais diversos cursos, depois do atendimento da equipe técnica do setor e reconhecidos problemas nos campos da leitura, interpretação e produção de textos da esfera acadêmica, os acadêmicos(as) são acompanhados durante esse processo pelo setor e encaminhados ao NEL. Diante disso, espera-se que com o conhecimento da Língua Portuguesa, respeitando e atendendo às especificidades dos acadêmicos(as), cada vez mais, pode e tem se mostrado como fundamental e imprescindível para garantir-lhes sua permanência na FURB. Com essas assessorias semanais, o projeto pretende atender de forma direta a aproximadamente 50 acadêmicos e, com as assessorias ocasionais, pretende-se atingir, em torno de 100 acadêmicos, no intuito de ajudar-lhes a obter o êxito acadêmico. Este projeto, portanto, busca a melhoria da língua escrita, dos conhecimentos da norma do português e da inserção no cotidiano da educação. É um espaço para o estudo de aspectos da Língua Portuguesa necessários à interação com os diversos textos da academia. Oferece, pois, assessoria por meio de práticas específicas de leitura e escrita, ampliando a competência linguística na produção/revisão de textos da esfera acadêmica dentro das dificuldades e necessidades de cada acadêmico(a). O Programa, para seu funcionamento, contará constantemente com a participação dos professores de Letras, do Mestrado em Educação, em sua linha específica, dos bolsistas e estagiários de Letras que, num movimento interlocutivo, agem como fonte para produção de material e cursos afins na área da linguagem. Além disso, objetiva-se uma aproximação com os cursos de graduação da FURB para se estabelecer parcerias no que concerne às necessidades quanto ao ensino da língua portuguesa, à elaboração de materiais didáticos e pedagógicos alternativos e à formação dos acadêmicos e de seus professores..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
2014 - 2017
Laboratório de Produção de Texto
Descrição: Pensar no papel e nos desafios postos para extensão pelo Plano Nacional de Extensão remete-nos ao papel e aos desafios colocados aos profissionais que atuam na área da linguagem na universidade. O Laboratório de Produção de Textos, em sua quinta edição, em parceria com o projeto Assessoria Linguística, tem como objetivo principal promover a reflexão sobre os diferentes aspectos que envolvem os usos da linguagem, o aprimoramento das competências linguísticas relativas à norma padrão e o estudo de aspectos da Língua Portuguesa relevantes à produção e à revisão de textos, buscando, por meio de uma interação dialógica, alcançar as comunidades interna e externa. Na metodologia estão previstos os eventos de cunho permanente como os Ciclos de Estudo sobre os Gêneros Acadêmicos, Gêneros Digitais, Curso de Formação de Revisores, assessorias e encaminhamento de revisões. Outras ações serão organizadas a partir das demandas interna e externa. A parceria com o PIBID e com a disciplina de Estágio no curso de Letras auxiliará nas interações com as Escolas da Educação Básica. Os diálogos que surgem nestes espaços de interação normalmente orientam as ações do projeto. Outros diálogos necessários para a realização do projeto ocorrem dentro do Curso de Letras, por meio dos órgãos colegiados e com o CCE. Com estas ações, o Laboratório pretende atender de forma direta e indireta, em torno de 500 pessoas, envolvendo-as em reflexões sobre a linguagem, de ordem técnica ou pedagógica, fomentando novas possibilidades de ação na área..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2012 - 2015
Redes: integrando universidade e educação básica
Descrição: Recentemente, tem-se produzido, nas esferas oficiais da educação no Brasil, importantes documentos que norteiam os processos de ensinar e aprender na educação básica. Os desafios que se impõem aos professores passam pela qualificação profissional, que envolvem formação específica, pedagógica e humana, mas também uma formação para a compreensão da complexidade das sociedades contemporâneas e dos atores sociais que delas fazem parte, com vistas a intervir, de forma crítica, responsável e interdisciplinar, na educação de crianças, jovens e adultos. Para dar conta desses desafios, a necessidade de constante reflexão, discussão e atualização no campo educacional torna-se inquestionável hoje. Nesse sentido, o papel da Universidade não está apenas na oferta de licenciaturas e cursos de pós-graduação lato e stricto sensu que visem atender à demanda das escolas da região, mas na criação de oportunidades para a discussão e reflexão sobre temas atuais do campo educacional por meio de projetos permanentes. Considerando que um dos princípios básicos da Universidade é fomentar ações que integrem ensino, pesquisa e extensão, o Projeto "Redes: integrando universidade e educação básica" vem preencher uma lacuna entre a universidade, como formadora de professores da educação básica, e as escolas de educação básica, visando promover a efetiva interlocução entre a Instituição e os professores da rede pública, em especial das escolas campo de estágio e escolas que participam do PIBID. Essa interlocução pode ser promovida por meio de ações integradas e integradoras, isto é, por meio de ações que integrem teorias, conhecimentos construídos na esfera acadêmica e princípios que regem os documentos de parametrização com a prática educativa da sala de aula na educação básica. Esse exercício reflexivo contínuo entre docentes, acadêmicos e professores permitiria a revisão das práticas e apropriação crítica dos referenciais teóricos abordados nos documentos oficiais (Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica, Orientações Curriculares Nacionais para o Ensino Médio, Parâmetros Curriculares Nacionais, Proposta Curricular de Santa Catarina, entre outros). Para efetivar ações dessa natureza, o projeto Redes se propõe a criar espaços que ofereçam suporte à ação pedagógica do professor por meio de (i) encontros periódicos de formação contínua; (ii) oficinas, semanas de estudos; (iii) encontros de formação interdisciplinar; (iv) confecção e disponibilização de materiais didático-pedagógicos; (v) encontros de grupos de pesquisa, que incentivem o desenvolvimento de projetos de pesquisa e sua discussão metodológica e teórica; (vi) atendimento especializado a alunos da educação básica com dificuldades de aprendizagem, entre outras ações que poderão vir a ser implementadas. Por meio dessas ações, o Projeto Redes poderia criar contextos de construção de novos saberes e de reflexão crítica dos atores sociais envolvidos no processo educacional: acadêmicos, estagiários, professores da educação básica e docentes da FURB e outras IES. Pretende-se, portanto, por meio deste projeto, dar continuidade aos trabalhos iniciados no Programa do NEL, em parceria com o Projeto "Laboratório de Produção de Textos", levando em conta ações já realizadas, bem como necessidades atuais e perspectivas futuras..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2008 - 2010
"Em dia com a Língua Portuguesa"
Descrição: Este projeto tem como foco o conhecimento da norma padrão culta da Língua Portuguesa. Sua forma de ação dá-se, especialmente, por meio de um interprograma de tevê chamado "Em dia com a Língua Portuguesa". Desde a sua criação, em 2001, já foram gravados mais de mil e cem programas. O público telespectador é composto pelas comunidades acadêmica e externa, que envia dúvidas, sugestões e críticas, servindo de pauta para os encontros, pelo endereço eletrônico: linguaportuguesa@furb.br, por telefone ou diretamente com a equipe deste projeto. O objetivo principal deste projeto é passar ao telespectador conhecimentos relativos à norma padrão culta e à língua em uso, quer falada, quer escrita. Assim, trata de vários aspectos, como fonética, fonologia, sintaxe, morfologia, semântica, estilística. Como segundo objetivo, ainda que a título de curiosidade, aprofunda o conhecimento do significado das palavras, de expressões, apresentando sua origem, o contexto cultural que as envolve, para que o uso da língua se torne mais eficiente, mais prazeroso. A pesquisa, a elaboração e a redação dos programas diários, hoje, são de responsabilidade do professor de Língua Portuguesa Víctor César da Silva Nunes. Este projeto tem se mostrado relevante, na medida em que atende às solicitações de muitos telespectadores, vem se consolidando e dando visibilidade ao Curso de Letras e ao Centro de Ciências da Educação. O projeto está vinculado ao Departamento de Letras, que custeia as horas do professor coordenador, e, especificamente, o programa de tevê é produzido pela FURB-TV, a primeira tevê educativa universitária do Estado, que custeia as horas da equipe de produção. Atender às dúvidas quanto à norma padrão culta é uma forma de promover a educação contínua. Para tal, este projeto não se limita a redigir as pautas para serem gravadas. Diariamente, responde-se a e-mails, a ligações feitas à FURB TV, ao CCE ou ao Departamento, e realizam-se atendimentos diretos, possibilitando a ampliação do conhecimento dos consulentes que precisam de uma resposta imediata para uma situação real de comunicação. Essas dúvidas servem como material concreto e ponto de partida para a produção dos programas de tevê cuja veiculação acontece de segunda a sexta-feira, às 19h30min, antes do Edição Local, telejornal produzido e veiculado também pela FURB TV, parceira do Canal Futura, que transmite a programação por sinal aberto no canal 13 e via cabo no canal 10, NET e 11, BTV, ainda, pelos canais 15 NET e 42 BTV, em parceria com a STV São Paulo (televisão vinculada ao SENAC e SESC São Paulo). Por tudo isso, o programa tem sido de grande alcance e valia para a comunidade acadêmica e externa, uma vez que o conhecimento e aperfeiçoamento sobre a língua portuguesa é um tema de interesse permanente. Para concluir, este projeto continua tendo em vista os seus dois objetivos gerais: estimular a integração entre a Universidade e a comunidade externa, objetivando dar visibilidade ao departamento de Letras; promover educação continuada além da formação recebida na graduação ou no sistema de ensino básico. Além de ir ao encontro dos objetivos da FURB TV, a saber: "Democratizar o conhecimento, com uma linguagem dinâmica e acessível, para atingir todas as classes sociais, ajudando a formar um cidadão com uma visão mais crítica sobre o que acontece no mundo, no país, na cidade e no seu próprio lar.".
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2006 - Atual
NEL - Núcleo de Estudos Linguísticos
Descrição: O Programa de Extensão Núcleo de Estudos Linguísticos (NEL) é um canal para a aproximação da comunidade externa e interna com a Universidade a fim de aprimorar os conhecimentos relativos à linguagem. Prioriza o papel múltiplo da universidade no que tange à educação linguística, buscando desenvolver a competência comunicativa pela aquisição e aperfeiçoamento do uso de mais recursos da língua. Leva em conta que a extensão, por ser considerada um processo educativo, cultural e científico, é um espaço interessante na articulação entre ensino e pesquisa, pois aproxima a Universidade e a Sociedade. São objetivos principais: promover a integração da comunidade com a universidade, socializando o conhecimento desenvolvido nesta; prestar assessoria na área da língua portuguesa à comunidade interna e externa a fim de que possa ter conhecimentos sobre a linguagem adequada em cada texto e ocasião; envolver corpo docente e discente nos programas de extensão da Universidade a fim de articular ensino, pesquisa e extensão no que concerne à educação linguística na Educação..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.


Revisor de periódico


2005 - 2008
Periódico: Revista Universo Contábil (Online)


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Língua Portuguesa.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação a Distância.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2010
Mênção Honrosa, ETEVI - Escola Técnica do Vale do Itajaí.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
NUNES, Víctor C. S.2002 NUNES, Víctor C. S.. Leitura em Discussão. Revista de Divulgação Cultural, Blumenau, v. 76, p. 1-134, 2002.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
NUNES, Víctor C. S.. Em dia com a Língua Portuguesa. 1. ed. Blumenau: EDIFURB, 2008. v. 500. 95p .

2.
NUNES, Víctor C. S.. Poesia gramatical: poemas sintáticos e morfológicos. 1. ed. Blumenau - SC: Nova Letra, 2007. v. 500. 80p .

Capítulos de livros publicados
1.
RAUSCH, Rita Buzzi ; ANGIONI, M. ; Schramm, Marilene de L. K. ; CABRAL, Rozenei M. W. ; HEINIG, O. L. O. ; ZITSKE, B. ; FRITZEN, M. P. ; NUNES, Víctor C. S. ; SCHROEDER, Edson ; SILVA, Neide M. A. ; BUDAG, E. R. ; FISCHER, J. ; SOUZA, Osmar ; CAMPEGHER, Jeice ; ABBIATI, Carolina ; KEIM, Ernesto J. ; RIBEIRO, Maria José ; BONA, M. ; BELLI, P. ; KOHLER, E. ; SOUZA, M. A. C. ; ROSSBACH, R. F. ; LENZI, L. ; MOR, R. . Em dia com a Língua Portuguesa: a extensão pela tevê. In: Neide de Melo Aguiar Silva; Rita Buzzi Rausch. (Org.). Extensão Universitária: movimentos de aproximação entre sociedade e universidade. 1ed.Blumenau: EDIFURB, 2010, v. 1, p. 55-69.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
NUNES, Víctor C. S.. Conexão 14. Conexão 14, Brasil, , v. 35, p. 01 - 43, 01 abr. 2004.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
NUNES, Víctor C. S.. Gramática ou gramáticas: refletindo sobre concepções reais e ideais. In: IV COLL - Congresso de Língua e Literatura e I ECLIJ - Encontro Catarinense de Literatura Infanto-Juvenil, 2004, Joaçaba - SC. Anais do IV COLL - Congresso de Língua e Literatura e I ECLIJ - Encontro Catarinense de Literatura Infanto-Juvenil. Joaçaba - SC: UNOESC, 2004. v. 1. p. 163-167.

2.
NUNES, Víctor C. S.. GRAMÁTICA OU GRAMÁTICAS: REFLETINDO SOBRE CONCEPÇÕES REAIS E IDEAIS. In: XVI SEMINÁRIO DO CELLIP, 2003, LONDRINA - PR. ANAIS DO XVI SEMINÁRIO DO CELLIP, 2003. v. 1.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
NUNES, Víctor C. S.. Avaliação da disciplina semipresencial de língua portuguesa do curso de Letras da FURB. In: II Encontro de Estudos e Pesquisa em Língua e Literatura, 2007, Blumenau - SC. Avaliação da disciplina semipresencial de língua portuguesa do curso de Letras da FURB, 2007.

2.
NUNES, Víctor C. S.. A tevê e a língua portuguesa: espaço de interação. In: 3º. Congresso Brasileiro de Extensão Universitária, 2006, Florianópolis - SC. Anais do 3º Congresso Brasileiro de Extensão Universitária, 2006.

3.
NUNES, Víctor C. S.. Do início ao fim: uma visão redutora e excludente de gramática, língua e erro.. In: XVII Seminário do CELLIP, 2005, Guarapuava - Paraná. Caderno de Resumos do XVII Seminário do CELLIP. Guarapuava - Paraná: UNICENTRO - Editora, 2005. v. 1. p. 243-243.

4.
NUNES, Víctor C. S.. O Gênero do Discurso no Livro Didático de Língua Portuguesa do Ensino Médio: Análise da Clareza e Coerência Conceituais. In: III SIGET - Simpósio Internacional de Estudos de Gêneros Textuais/ II Simpósio Internacional, 2005, Santa Maria - RS. Caderno de Resumos do III SIGET - Simpósio Internacional de Estudos de Gêneros Textuais/ II Simpósio Internacional, 2005. v. 1. p. 52-52.

5.
NUNES, Víctor C. S.. GRAMÁTICA OU GRAMÁTICAS: REFLETINDO SOBRE CONCEPÇÕES REAIS E IDEAIS. In: IV COLL - Congresso de Língua e Literatura e I ECLIJ - Encontro Catarinense de Literatura Infanto-Juvenil, 2004, Joaçaba - SC. Caderno de Programação e Resumos. Joaçaba -SC: Unoesc, 2004. v. 1. p. 55-55.

6.
NUNES, Víctor C. S.; HEINIG, O. L. O. . Em dia com a Língua Portuguesa. In: 5º. Fórum de Extensão Universitária da ACAFE, 2004, Blumenau. Anais do 5º. Fórum de Extensão Universitária da ACAFE. Blumenau: FURB, 2004. v. 1. p. 134-134.

7.
NUNES, Víctor C. S.; FERREIRA, M. G. C. ; GROSCH, M. S. . A Formação Continuada dos Profissionais da Educação: Um Programa de Extensão Universitária. In: 5º. Fórum de Extensão Universitária da ACAFE, 2004, Blumenau. Anais do 5º. Fórum de Extensão Universitária da ACAFE. Blumenau: FURB, 2004. v. 1. p. 141-142.

8.
NUNES, Víctor C. S.. A Concepção de Erro: Refletindo sobre o Real e o Ideal. In: 52º. Seminário de Grupo de Estudos Lingüísticos do Estado de São Paulo, 2004, Campinas. Programação e Resumos do 52º. Seminário de Grupo de Estudos Lingüísticos do Estado de São Paulo - GEL. Campinas - SP: Mercado de Letras, 2004. v. 1. p. 190-190.

9.
NUNES, Víctor C. S.. "Gramática ou Gramáticas: Refletindo sobre Concepções Reais e Ideais". In: XVI SEMINÁRIO DO CELLIP, 2003, Londrina - PR. Caderno de programação e Resumos, 2003. v. 1. p. 364-364.

10.
NUNES, Víctor C. S.. Leitura em discussão. In: L Seminário do Grupo de Estudos Lingüísticos do estado de São Paulo - GEL, 2002, São Paulo - SP. Anais do L Seminário do Grupo de Estudos Lingüísticos do Estado de São Paulo - GEL, 2002.

Apresentações de Trabalho
1.
NUNES, Víctor C. S.. Os elementos da narrativa: um relato de experiência do estágio de Língua Portuguesa no Ensino Médio em uma escola estadual de Blumenau-SC. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
NUNES, Víctor C. S.. Formação Continuada 2011. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

3.
NUNES, Víctor C. S.. Avaliação das Atividades Pedagógicas. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
NUNES, Víctor C. S.. Ensino Semipresencial: reflexões a partir de uma experiência no Curso de Letras. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
NUNES, Víctor C. S.. "A disciplina 'Produção de Texto' a distância: desafiando espaços e tempos na FURB". 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
NUNES, Víctor C. S.. Aprendizagem Significativa - Linguagem. 2003. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
NUNES, Víctor C. S.. Linguagem e Transdisciplinaridade. 2003. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
NUNES, Víctor C. S.. Linguagem e Transdisciplinaridade. 2003. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
NUNES, Víctor C. S.. Linguagem e Transdisciplinaridade. 2003. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

10.
NUNES, Víctor C. S.. Novas Tecnologias da Educação. 2003. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

11.
NUNES, Víctor C. S.. Linguagem e Transdisciplinaridade. 2003. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

12.
NUNES, Víctor C. S.. Linguagem e Transdisciplinaridade. 2003. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

13.
NUNES, Víctor C. S.. Linguagem e Transdisciplinaridade. 2003. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

14.
NUNES, Víctor C. S.. Aprendizagem Significativa - Linguagem. 2003. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

15.
NUNES, Víctor C. S.. Linguagem e Propostas Curriculares. 2002. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

16.
NUNES, Víctor C. S.. Linguagem e Propostas Curriculares. 2002. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

17.
NUNES, Víctor C. S.. Recursos Tecnológicos. 2002. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

18.
NUNES, Víctor C. S.. Linguagem e Propostas Curriculares. 2002. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

19.
NUNES, Víctor C. S.. Tecnologias da Comunicação e Informação. 2002. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

20.
NUNES, Víctor C. S.. Linguagem e Propostas Curriculares. 2002. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

21.
NUNES, Víctor C. S.. Tecnologias da Comunicação e Informação. 2002. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

22.
NUNES, Víctor C. S.. Produção de Texto. 2002. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

23.
NUNES, Víctor C. S.. Recursos Tecnológicos e Tecnologias no Ensino. 2002. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

24.
NUNES, Víctor C. S.. Linguagem e Propostas Curriculares. 2002. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Demais tipos de produção técnica
1.
NUNES, Víctor C. S.. Curso de Letramento e o Novo Acordo Ortográfico para Séries Iniciais do Ensino Fundamental. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
NUNES, Víctor C. S.. Curso sobre Currículo e Letramento no Anos Iniciais do Ensino Fundamental; Oficina Projetos de Letramento para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
NUNES, Víctor C. S.. Formação Continuada 2011. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

4.
NUNES, Víctor C. S.; JUNGE, L. A. R. . Curso de Corel Draw I. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

5.
NUNES, Víctor C. S.. Curso de Comunicação Escrita. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

6.
NUNES, Víctor C. S.. Workshops do Curso de Letras. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

7.
GROSCH, M. S. ; SILVA, Neide M. A. ; NUNES, Víctor C. S. . Proposta Curricular da Rede Municipal de Ensino de Timbó. 2008. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Instrucional).

8.
NUNES, Víctor C. S.; OTTE, Rafaela L. V. . Workshop: Jogos para o ensino de línguas. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

9.
NUNES, Víctor C. S.. Oficina: Dicas de redação para Vestibular. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

10.
NUNES, Víctor C. S.. A organização de projetos conceituais na área das linguagens, códigos e suas tecnologias a partir da Teoria da Atividade. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

11.
NUNES, Víctor C. S.. Oficina de Leitura e produção de Textos. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

12.
NUNES, Víctor C. S.. Curso de Formação Continuada Descentralizado sobre Linguagem e Leitura. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

13.
NUNES, Víctor C. S.. Curso de Produção de Textos. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

14.
NUNES, Víctor C. S.. Linguagem e Propostas Curriculares. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

15.
NUNES, Víctor C. S.. Curso de Redação Empresarial e Português Empresarial. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

16.
NUNES, Víctor C. S.. Oficina de Redação. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Outra).


Produção artística/cultural
Outras produções artísticas/culturais
1.
HEINIG, O. L. O. ; NUNES, Víctor C. S. ; OTTE, Rafaela L. V. . Programa Motivo de Conversa. 2007.

2.
NUNES, Víctor C. S.; HEINIG, O. L. O. ; ZITSKE, B. . Programa Extensão Universitária. 2004.

3.
NUNES, Víctor C. S.. Programa Em dia com a Língua Portuguesa. 2001.

Demais trabalhos
1.
NUNES, Víctor C. S.. "Comunicação Escrita". 2008 (Curso) .

2.
NUNES, Víctor C. S.. Workshop: Jogos para o ensino de línguas. 2007 (Curso de Formação Continuada) .

3.
NUNES, Víctor C. S.. O Curso de Letras. 2006 (Palestra) .

4.
NUNES, Víctor C. S.. A organização de projetos conceituais na área de linguagens, códigos e suas tecnologias a partir da teoria da atividade. 2006 (Curso de Formação Continuada) .

5.
NUNES, Víctor C. S.. Tecnologia e Ensino de Língua Portuguesa. 2005 (Oficina) .

6.
NUNES, Víctor C. S.. Programa Em dia com a Língua Portuguesa. 2004 (Curso) .

7.
NUNES, Víctor C. S.. Oficina de Leitura e Produção de Textos. 2004 (Oficina) .

8.
NUNES, Víctor C. S.. Linguagem e Transdisciplinaridade. 2003 (Curso de Formação Continuada) .

9.
NUNES, Víctor C. S.. Linguagem e Transdisciplinaridade. 2003 (Curso de Formação Continuada) .

10.
NUNES, Víctor C. S.. Linguagem e Transdiciplinaridade. 2003 (Curso de Formação Continuada) .

11.
NUNES, Víctor C. S.. Linguagem e Transdisciplinaridade. 2003 (Curso de Formação Continuada) .

12.
NUNES, Víctor C. S.. Aprendizagem significativa - Linguagem. 2003 (Curso de Formação Continuada) .

13.
NUNES, Víctor C. S.. Novas Tecnologias da Educação. 2003 (Curso de Formação Continuada) .

14.
NUNES, Víctor C. S.. Linguagem e Transdisciplinaridade. 2003 (Curso de Formação Continuada) .

15.
NUNES, Víctor C. S.. Aprendizagem significativa - Linguagem. 2003 (Curso de Formação Continuada) .

16.
NUNES, Víctor C. S.. Produção de Textos. 2003 (Curso) .

17.
NUNES, Víctor C. S.. Programa Em dia com a Língua Portuguesa. 2003 (Curso) .

18.
NUNES, Víctor C. S.. Linguagem e Transdisciplinaridade. 2003 (Curso de Formação Continuada) .

19.
NUNES, Víctor C. S.. Reflexões sobre interdisciplinaridade: atitudes e projetos interdisciplinares. 2002 (Oficina) .

20.
NUNES, Víctor C. S.. Redação Empresarial e Português Empresarial. 2002 (Curso) .

21.
NUNES, Víctor C. S.. Jogos para o Ensino de Português. 2002 (Oficina) .

22.
NUNES, Víctor C. S.. Leitura em discussão. 2002 (Mesa-redonda) .

23.
NUNES, Víctor C. S.. Linguagem e Propostas Curriculares. 2002 (Curso de Formação Continuada) .

24.
NUNES, Víctor C. S.. Linguagem e Propostas Curriculares. 2002 (Palestra) .

25.
NUNES, Víctor C. S.. Recursos Tecnológicos. 2002 (Palestra) .

26.
NUNES, Víctor C. S.. Linguagem e Propostas Curriculares. 2002 (Palestra) .

27.
NUNES, Víctor C. S.. Tecnologias da Comunicação e Informação. 2002 (Palestra) .

28.
NUNES, Víctor C. S.. Linguagem e Propostas Curriculares. 2002 (Palestra) .

29.
NUNES, Víctor C. S.. Tecnologias da Comunicação e Informação. 2002 (Palestra) .

30.
NUNES, Víctor C. S.. Produção de Texto. 2002 (Curso) .

31.
NUNES, Víctor C. S.. Recursos Pedagógicos e Tecnologias no Ensino. 2002 (Palestra) .

32.
NUNES, Víctor C. S.. Linguagem e Propostas Curriculares. 2002 (Palestra) .

33.
NUNES, Víctor C. S.. Produção de Textos para Ensino Médio - ETEVI. 2002 (Curso) .

34.
NUNES, Víctor C. S.. O Curso de Letras. 2002 (Palestra) .

35.
NUNES, Víctor C. S.. A Leitura em Santa Catarina. 2002 (Mesa-redonda) .

36.
NUNES, Víctor C. S.. O Curso de Letras. 2002 (Palestra) .

37.
NUNES, Víctor C. S.. O Curso Secretariado Executivo Bilíngüe. 2002 (Palestra) .

38.
NUNES, Víctor C. S.. Oficina de Redação para o Ensino Médio. 2002 (Oficina) .

39.
NUNES, Víctor C. S.. Academia de Oratória. 2002 (Curso) .

40.
NUNES, Víctor C. S.. Oficina de redação para o Ensino Médio. 2002 (Oficina) .

41.
NUNES, Víctor C. S.. Oficina de redação para o Ensino Médio. 2002 (Oficina) .

42.
NUNES, Víctor C. S.. Jogos na Língua Portuguesa. 2001 (Oficina) .

43.
NUNES, Víctor C. S.. Oficina de Redação - ETEVI - Primeira série do Ensino Médio. 2001 (Oficina) .

44.
NUNES, Víctor C. S.. Oficina de Redação - ETEVI - Segunda série do Ensino Médio. 2001 (Oficina) .

45.
NUNES, Víctor C. S.. Oficina de Redação - ETEVI - Terceira série do Ensino Médio. 2001 (Oficina) .

46.
NUNES, Víctor C. S.. O Curso Secretariado Executivo Bilíngüe. 2001 (Palestra) .

47.
NUNES, Víctor C. S.. O Curso de Letras. 2001 (Palestra) .

48.
NUNES, Víctor C. S.. O Curso de Letras. 2001 (Palestra) .

49.
NUNES, Víctor C. S.. Jogos para o Ensino de Português. 2000 (Oficina) .

50.
NUNES, Víctor C. S.. O Curso de Letras. 2000 (Palestra) .

51.
NUNES, Víctor C. S.. Jogos para o Ensino de Português. 1999 (Oficina) .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
NUNES, Víctor C. S.. Participação em banca de Mayara Krieger e Mayara Caroline dos Santos.O Ensino de Língua Materna: Construção e Desconstrução de Concepções. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Inglês) - Fundação Universidade Regional de Blumenau.

2.
NUNES, Víctor C. S.. Participação em banca de Bruna Geske e Eliziane Schembach Valim.A Realidade do Ensino e a Prática de Língua Portuguesa em Salas de Aulas no Ensino Fundamental e Ensino Médio em Escolas Públicas de Blumenau. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Inglês) - Fundação Universidade Regional de Blumenau.

3.
NUNES, Víctor C. S.; OTTE, Rafaela L. V.. Participação em banca de Laís Bhring e Juliana Fusinato Hobus.Uma Abordagem Analítica do Ensino de Língua Portuguesa. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Inglês) - Fundação Universidade Regional de Blumenau.

4.
NUNES, Víctor C. S.; ZITSKE, B.. Participação em banca de Daniela Cristofolini e Elis Regina Kosloski.Um Olhar Voltado à Língua Portuguesa no Ensino Fundamental e Médio. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Inglês) - Fundação Universidade Regional de Blumenau.

5.
NUNES, Víctor C. S.; RIBEIRO, Maria José. Participação em banca de Belisa dos Santos.Da Universidade à Escola, da Teoria à Prática: Uma Caminhada, Vários Caminhos. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Inglês) - Fundação Universidade Regional de Blumenau.

6.
NUNES, Víctor C. S.. Participação em banca de Aline Fernanda Felix da Silva e Caroline Maurer.Língua Portuguesa na Escola: Uma Visão da Teoria à Prática. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Inglês) - Fundação Universidade Regional de Blumenau.

7.
NUNES, Víctor C. S.; HEINIG, O. L. O.. Participação em banca de Andressa Beatriz Gotzinger e José Augusto Simões de Miranda.A Leitura e Análise de Textos em Sala de Aula: Experiências de Estágio. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Inglês) - Fundação Universidade Regional de Blumenau.

8.
NUNES, Víctor C. S.; SILVEIRA, A. C.. Participação em banca de Jaqueline Ristau e Luana Ewald.Ensino de Língua Portuguesa: Experiências Vivenciadas Durante o Estágio Curricular Obrigatório. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Inglês) - Fundação Universidade Regional de Blumenau.

9.
NUNES, Víctor C. S.; TENFEN, Maicon.. Participação em banca de Paula dos Santos.A Língua Portuguesa na Vida do Aluno. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Inglês) - Fundação Universidade Regional de Blumenau.

10.
NUNES, Víctor C. S.; HEINIG, O. L. O.. Participação em banca de Bruna Alexandra Franzen e Kátia Regina Silveira.Estamos na escola, e agora?:um olhar entre a teoria e a prática. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Fundação Universidade Regional de Blumenau.

11.
NUNES, Víctor C. S.; FRITZEN, M. P.. Participação em banca de Adriana CAMPESTRINI e Liliam WISNIEWSKI.Conhecendo a sala de aula: uma experiência para os estagiários do Curso de Letras. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Fundação Universidade Regional de Blumenau.

12.
NUNES, Víctor C. S.; TENFEN, Maicon.. Participação em banca de Flávia Sechini e Janaina Crispim da Veiga.Oralidade, escrita e literatura: processo de aprendizagem no ensino fundamental e médio. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Fundação Universidade Regional de Blumenau.

13.
NUNES, Víctor C. S.; FRITZEN, M. P.. Participação em banca de Jonas Nunes e Sandra Delsoquio.Língua portuguesa na sala de aula :uma visão diferente sobre o ensino de língua materna. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Fundação Universidade Regional de Blumenau.

14.
NUNES, Víctor C. S.; SILVEIRA, A. C.. Participação em banca de Nádia Cristina de Souza LOPES e Sandro Batista da SILVA.O gênero textual como prática pedagógica. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Fundação Universidade Regional de Blumenau.

15.
NUNES, Víctor C. S.; FRITZEN, M. P.. Participação em banca de Andreza ANTUNES e Michele CORRÊA.De volta à sala de aula no papel de professoras. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Fundação Universidade Regional de Blumenau.

16.
NUNES, Víctor C. S.; RIBEIRO, Maria José. Participação em banca de Erwin Jonathan ROMMEL e Guilherme Pereira PACHECO.Reflexão sobre o ensino de língua portuguesa em escolas da rede pública de Blumenau.. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Fundação Universidade Regional de Blumenau.

17.
NUNES, Víctor C. S.; RIBEIRO, Maria José. Participação em banca de Volchane Maiara PAUL.A prática docente em língua materna em unidades escolares de Blumenau. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Fundação Universidade Regional de Blumenau.

18.
NUNES, Víctor C. S.; FRITZEN, M. P.. Participação em banca de Ana Paula CERUTTI e Fabiola Nicole BERRI.A língua portuguesa no ensino fundamental e médio: relatos de aulas observadas e aplicadas. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Fundação Universidade Regional de Blumenau.

19.
NUNES, Víctor C. S.; HEINIG, O. L. O.. Participação em banca de Andrea SEZARIO e Isadora Prates COSTA.Ensino-aprendizagem de língua portuguesa: relato e análise de experiências na sala de aula. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Fundação Universidade Regional de Blumenau.

20.
NUNES, Víctor C. S.; HELMANN, Waldir Luiz. Participação em banca de Cristiane Lisandra Danna e Marina Luciani Garcia.Estudando a charge e o texto dissertativo nas aulas de língua portuguesa.. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Fundação Universidade Regional de Blumenau.

21.
NUNES, Víctor C. S.; RIBEIRO, Maria José. Participação em banca de Débora Sofia S. Hackbarth e Luciane Katheryne Lourenço Trigo.Da História da escrita ao registro de uma história. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Fundação Universidade Regional de Blumenau.

22.
NUNES, Víctor C. S.; HEINIG, O. L. O.. Participação em banca de Henriette Luise Steuck.Interpretação: Caminhando por entrelinhas. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Fundação Universidade Regional de Blumenau.

23.
NUNES, Víctor C. S.; LEVEN, Ângela. Participação em banca de Ana Paula Berri.Conscientização Ortográfica. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Fundação Universidade Regional de Blumenau.

24.
NUNES, Víctor C. S.; GARCIA, Tania Mikaela. Participação em banca de Camila Forgachi e Letícia Mayra Welinski.A importância da ortografia. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Fundação Universidade Regional de Blumenau.

25.
NUNES, Víctor C. S.; TENFEN, Maicon.. Participação em banca de Andréa Kramer e Shirlei Kricinski.Aperfeiçoando a Ortografia. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Fundação Universidade Regional de Blumenau.

26.
NUNES, Víctor C. S.; LEVEN, Ângela. Participação em banca de Christiane Martina Pellin e Katherine Minela Pellin."Conhecendo os Verbos". 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Fundação Universidade Regional de Blumenau.

27.
NUNES, Víctor C. S.; GARCIA, Tania Mikaela. Participação em banca de Lucia Etelvina Garcia.Compatilhando Experiências. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Fundação Universidade Regional de Blumenau.

28.
NUNES, Víctor C. S.; SILVA, Tânia Maria. Participação em banca de Fernanda Fachini e Talita Mathies.Critérios de escolha de livros infantis de crianças de 4 e 5 anos. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Fundação Universidade Regional de Blumenau.

29.
NUNES, Víctor C. S.. Participação em banca de Analu Melo e Raquel H. K. Borba.Livro amado e odiado: voz da criança. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Fundação Universidade Regional de Blumenau.

30.
NUNES, Víctor C. S.. Participação em banca de Patrícia Trapp.A Contribuição do Uso de Diversas Tipologias Textuais na Fase de Alfabetização. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Fundação Universidade Regional de Blumenau.

31.
NUNES, Víctor C. S.. Participação em banca de Áurea Teresinha Trierweiler e Zelanda Inês Lohn Zoz.A Leitura nas Séries Iniciais: Desvendar Caminhos para a Formação de Leitores. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Fundação Universidade Regional de Blumenau.

32.
NUNES, Víctor C. S.. Participação em banca de Daniela Raulino e Rosane Alves de Souza.A importância das conditas lúdicas na educação infantil. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Fundação Universidade Regional de Blumenau.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
NUNES, Víctor C. S.; TENFEN, Maicon.; RIBEIRO, Maria José. Comissão Julgadora para Contratação de Professor Substituto. 2012. Fundação Universidade Regional de Blumenau.

2.
NUNES, Víctor C. S.; TENFEN, Maicon.; LEVEN, Ângela. Língua Portuguesa. 2007. Fundação Universidade Regional de Blumenau.

3.
NUNES, Víctor C. S.; TOMASI, Rosely; DALRI, Vera Regina. Professor Substituto para Língua Portuguesa na ETEVI. 2007. Fundação Universidade Regional de Blumenau.

4.
NUNES, Víctor C. S.; Sandra Patrícia Sierbet; Adriana Correa. Comissão Julgadora para Contratação de Professor Substituto ETEVI. 2006. Fundação Universidade Regional de Blumenau.

5.
NUNES, Víctor C. S.; TENFEN, Maicon.; LEVEN, Ângela. Língua Portuguesa. 2004. Fundação Universidade Regional de Blumenau.

6.
NUNES, Víctor C. S.; LEVEN, Ângela; TENFEN, Maicon.. Comissão Julgadora para Contratação de Professor Substituto. 2003. Fundação Universidade Regional de Blumenau.

Outras participações
1.
NUNES, Víctor C. S.. 5a. Mostra Integrada de Ensino, Pesquisa e Extensão. 2011. Fundação Universidade Regional de Blumenau.

2.
NUNES, Víctor C. S.. Avaliação trabalhos apresentados na 2a. Mostra Integrada de Ensino, Pesquisa e Extensão. 2008.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
X Seminário Integrado das Licenciaturas, Seminário em Educação e o III Encontro do PARFOR.Os elementos da narrativa: um relato de experiência do estágio de Língua Portuguesa no Ensino Médio em uma escola estadual de Blumenau-SC. 2014. (Seminário).

2.
Congresso EDUCASUL 2013 - Ensino Médio em foco: interfaces com a Educação Integral e Profissional. 2013. (Congresso).

3.
VIII Seminário das Licenciaturas - PIBID, PARFOR, FINALIZARTE, PPGE e PPGCIM.O Gênero Textual Autobiografia/Biografia na Aplicação de Uma Sequência Didática no Estágio Curricular Supervisionado de Língua Portuguesa II. 2013. (Seminário).

4.
Formação Continuada para Avaliadores das Redações do ENEM 2012. 2012. (Outra).

5.
GEduc - X Congresso Brasileiro de Gestão Educacional & II Congresso Internacional de Gestão Educacional. 2012. (Congresso).

6.
I Colóquio Nacional: Diálogos entre Linguagem e Educação &. 2012. (Encontro).

7.
Seminário das Licenciaturas e dos Estágios, I Seminário PIBID, PARFOR e FINALIZARTE.O Ensino da Língua Portuguesa. 2012. (Seminário).

8.
VII Seminário das Licenciaturas e dos Estágios, I Seminário do PIBID, PARFOR e FINALIZARTE,EP.O Ensino da língua portuguesa. 2012. (Seminário).

9.
X Congresso Brasileiro e II Congresso Internacional de Gestão Educacional. 2012. (Congresso).

10.
Encontro Internacional de Educação - SalaMUndo. 2011. (Encontro).

11.
GEduc - iX Congresso Brasileiro de Gestão Educacional & I Congresso Internacional de Gestão Educacional. 2011. (Congresso).

12.
IX Congresso Brasileiro de Gestão Educacional & I Congresso Internacional de Gestão Educacional. 2011. (Congresso).

13.
Congresso Nacional de Diretores. 2010. (Congresso).

14.
GEduc - VIII Congresso Brasileiro de Gestão Educacional. 2010. (Congresso).

15.
IV Seminário das Licenciaturas. 2010. (Seminário).

16.
Jornada Pedagógica: construindo uma escola interdisciplinar. 2010. (Outra).

17.
VI Seminário Regional de Educação Profissional. 2010. (Seminário).

18.
3a. MIPE - Mostra Integrada de Ensino, Pesquisa e Extensão.Em Dia com a Língua Portuguesa: em Dia com o Acordo Ortográfico. 2009. (Outra).

19.
3o. Ciclo de Seminários Internacionais Educação no Séc. XXI. 2009. (Seminário).

20.
Seminário em Educação: Gestão Escolar em tempos de globalização. 2009. (Seminário).

21.
12º. CONGRESSO BRASILEIRO DE LÍNGUA PORTUGUESA E 3º. CONGRESSO INTERNACIONAL DE LUSOFONIA do IP -PUC-SP. Ensino Semipresencial: reflexões a partir de uma experiência no Curso de Letras. 2008. (Congresso).

22.
1o. Encontro de Leitura e Arte de SC e 3o. Fórum Brasileiro de Literatura de Blumenau. 2008. (Encontro).

23.
I Fórum de Leitura Ler e Ser. 2008. (Outra).

24.
I Fórum Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão ACAFE.A disciplina "Produção de texto" a distância: desafiando espaços e tempos na FURB. 2008. (Outra).

25.
III Encontro de Estudos e Pesquisa em Língua e Literatura. 2008. (Encontro).

26.
IV Seminário das Licenciaturas e II Seminário de Estágio das Licenciaturas. 2008. (Seminário).

27.
VIII Encontro do Círculo de Estudos Linguísticos do Sul.Os Gêneros do Discurso na Modalidade de Educação a Distância: a Disciplina Produção de Texto. 2008. (Encontro).

28.
5º. Congresso Internacional sobre Avaliação na Educação. 2007. (Congresso).

29.
7@ Jornada Catarinense de Tecnologia Educacional. 2007. (Outra).

30.
II Encontro de Estudos e Pesquisa em Língua e Literatura.Avaliação da disciplina semipresencial de língua portuguesa do curso de Letras da FURB. 2007. (Encontro).

31.
MIPE - Mostra Integrada de Pesquisa e Extensão.Sessão de Comunicação Coordenada de Extensão do MIPE. 2007. (Outra).

32.
11º. Congresso brasileiro de língua portuguesa/ 2º. Congresso Internacional de Lusofonia do IP-PUS/SP. 2006. (Congresso).

33.
3º. Congresso Brasileiro de Extensão Universitária. A tevê e a língua portuguesa: espaço de interação. 2006. (Congresso).

34.
1º. Fórum de Estágios - Estágios: desafios e perspectivas. 2005. (Outra).

35.
Congresso Internacional Linguagem e Interação/ III Colóquio Nacional de Filosofia da Linguagem: Linguagem e Interação. O Livro Didático de Língua Portuguesa do Ensino Médio: Análise da abordagem sobre Gêneros do Discurso. 2005. (Congresso).

36.
III SIGET - Simpósio Internacional de Estudos de Gêneros Textuais/ II Simpósio Internacional.O Gênero do Discurso no Livro Didático de Língua Portuguesa do Ensino Médio: Análise da Clareza e Coerência Conceituais. 2005. (Simpósio).

37.
I Seminário das Licenciaturas. 2005. (Seminário).

38.
Semana da Educação.Afinal, o que é erro em língua?. 2005. (Outra).

39.
Semana da Educação.Oficina: Tecnologia e Ensino de Língua Portuguesa. 2005. (Outra).

40.
Seminário em Educação "Alfabetismo e participação - considerações em torno dos resultados do INAF 2005". 2005. (Seminário).

41.
XVII Seminário do CELLIP.Do início ao fim: uma visão redutora e excludente de gramática, língua e erro.. 2005. (Seminário).

42.
52º. Seminário de Grupo de Estudos Lingüísticos do Estado de São Paulo.A Concepção de Erro: Refletindo sobre o Real e o Ideal. 2004. (Seminário).

43.
5º. Fórum de Extensão Universitária da ACAFE.Em Dia com a Língua Portuguesa. 2004. (Outra).

44.
II Semana de Letras. 2004. (Outra).

45.
IV COLL - Congresso de Língua e Literatura e I ECLIJ - Encontro Catarinense de Literatura Infanto-Juvenil. Gramática ou Gramáticas: Refletindo sobre Concepções Reais e Ideais. 2004. (Congresso).

46.
Semana da Pedagogia. 2004. (Outra).

47.
Universidade Aberta.Programa Em Dia com a Língua Portuguesa. 2004. (Outra).

48.
X Congresso Sul-Brasileiro da Qualidade da Educação. 2004. (Congresso).

49.
Congresso Internacional de Educação. 2003. (Congresso).

50.
III Seminário Internacional de Educação sobre Desenvolvimento de Competências, Pedagogia de projetos e Organização do Trabalho Escolar. 2003. (Seminário).

51.
I Seminário de Educação de Camboriú. 2003. (Seminário).

52.
Semana de Letras. 2003. (Outra).

53.
Seminário de Avaliação Institucional. 2003. (Seminário).

54.
Seminário em Educação "Podem ser produtivos os Discursos Pedagógicos: algumas questões sobre educação e subjetividade". 2003. (Seminário).

55.
V Jornada Catarinense de Tecnologia Educacional. 2003. (Outra).

56.
XVI CELLIP.Gramática ou gramáticas: Refletindo sobre Concepções Reais e Ideais. 2003. (Seminário).

57.
II Selin - Semana da Comunicação e Linguagem. 2002. (Outra).

58.
IV Congresso Catarinense de Língua e Literatura. 2002. (Congresso).

59.
L Seminário do Grupo de Estudos Lingüísticos do estado de São Paulo - GEL.Leitura em discussão. 2002. (Seminário).

60.
Universidade Aberta.Academia de Oratória da ETEVI. 2002. (Outra).

61.
Universidade Aberta.Programa de TV Em Dia com a Língua Portuguesa. 2002. (Outra).

62.
3º. Congresso Nacional de Educação. 2001. (Congresso).

63.
I FÓRUM DE LETRAS: OFICINAS PEDAGÓGICAS.Oficina Jogos na Língua Portuguesa. 2001. (Oficina).

64.
III Congresso Catarinense de Língua e Literatura: 500 anos de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira. Oficina Jogos para o Ensino de Português. 2001. (Congresso).

65.
Seminário em Educação - A noção de sujeito do discurso e a sua implicação no fazer pedagógico. 2001. (Seminário).

66.
Seminário em Educação - Psicologia histórico-cultural e prática pedagógica: a contribuição de Vygotsky. 2001. (Seminário).

67.
XLIX Seminário do Grupo de Estudos Lingüísticos do Estado de São Paulo - GEL. 2001. (Seminário).

68.
Jogos para o Ensino de Português.Jogos para o Ensino de Português. 2000. (Oficina).

69.
Semana de Educação.Jogos para o Ensino de Português. 1999. (Oficina).

70.
Artes Cênicas na Escola. 1998. (Oficina).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Elizabete Terezinha Compiani. Em dia com a Língua Portuguesa: mais um comando paragramatical. 2007. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Língua Portuguesa) - Fundação Universidade Regional de Blumenau. Orientador: Víctor César da Silva Nunes.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Andressa Regiane Gesser e Larissa Patrícia Theiss. A prática docente integrada ao contexto do ensino de Língua Portuguesa na perspectiva da interculturalidade.. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Português/Inglês) - Fundação Universidade Regional de Blumenau. Orientador: Víctor César da Silva Nunes.

2.
Aline Fernanda Guse. Estágio Supervisionado de Língua Portuguesa: reflexões a partir da docência. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Português/Inglês) - Fundação Universidade Regional de Blumenau. Orientador: Víctor César da Silva Nunes.

3.
Karina Spengler Schramm e Yolanda Helena Hoffmann. Prática Docente: experiências, desafios e reflexões - uma análise sobre a observação e a aplicação de aulas no Ensino Fundamental e no Ensino Médio.. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Português/Inglês) - Fundação Universidade Regional de Blumenau. Orientador: Víctor César da Silva Nunes.

4.
Tamires Noriller e Nicole Huber de Souza. O ensino da Língua Portuguesa por meio de Gêneros da Educação Básica: Análises e Discussões.. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Português/Inglês) - Fundação Universidade Regional de Blumenau. Orientador: Víctor César da Silva Nunes.

5.
Erica Suzana Pedrozzo Soeth e Manuelle Reichert. O ensino da Língua Materna: Teoria e Prática. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Português/Inglês) - Fundação Universidade Regional de Blumenau. Orientador: Víctor César da Silva Nunes.

6.
Ana Carolina de Souza Nazaro e Rafaela Sieves. O ensino-aprendizagem da Língua Portuguesa e seus desafios no Ensino Fundamental e Médio. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Português/Inglês) - Fundação Universidade Regional de Blumenau. Orientador: Víctor César da Silva Nunes.

7.
Carmem Lúcia da Silva Vargas e Carol Cristine dos Santos. Prática docente no Estágio Curricular Supervisionado: Desafios e Possibilidades. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Português/Inglês) - Fundação Universidade Regional de Blumenau. Orientador: Víctor César da Silva Nunes.

8.
Lara Lenzi e Marina Erthal. Para que damos aulas de Português para falantes nativos dessa língua?. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Português/Inglês) - Fundação Universidade Regional de Blumenau. Orientador: Víctor César da Silva Nunes.

9.
Francisco Bugmann Neto. Vivência e análise do ensino de Língua Portuguesa por meio do estágio. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Português/Inglês) - Fundação Universidade Regional de Blumenau. Orientador: Víctor César da Silva Nunes.

10.
Braian Felipe Hochsprung. Trabalho com gêneros nas aulas de Língua Portuguesa. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Português/Inglês) - Fundação Universidade Regional de Blumenau. Orientador: Víctor César da Silva Nunes.

11.
Flávia Sechini e Janaína Crispin da Veiga. Oralidade, escrita e literatura: processo de aprendizagem no ensino fundamental e médio. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Fundação Universidade Regional de Blumenau. Orientador: Víctor César da Silva Nunes.

12.
Adriana Campestrini e Liliam Wisniewski. Conhecendo a sala de aula: uma experiência para os estagiários do Curso de Letras. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Fundação Universidade Regional de Blumenau. Orientador: Víctor César da Silva Nunes.

13.
Bruna Alexandra Franzen e Kátia Regina Silveira. Estamos na escola, e agora?:um olhar entre a teoria e a prática. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Fundação Universidade Regional de Blumenau. Orientador: Víctor César da Silva Nunes.

14.
Jonas Nunes e Sandra Delsoquio. Língua portuguesa na sala de aula :uma visão diferente sobre o ensino de língua materna. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Fundação Universidade Regional de Blumenau. Orientador: Víctor César da Silva Nunes.

15.
Nádia Cristina de Souza LOPES e Sandro Batista da SILVA. O gênero textual como prática pedagógica. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Fundação Universidade Regional de Blumenau. Orientador: Víctor César da Silva Nunes.

16.
Andreza ANTUNES e Michele CORRÊA. De volta à sala de aula no papel de professoras. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Fundação Universidade Regional de Blumenau. Orientador: Víctor César da Silva Nunes.

17.
Erwin Jonathan ROMMEL e Guilherme Pereira PACHECO. Reflexão sobre o ensino de língua portuguesa em escolas da rede pública de Blumenau.. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Fundação Universidade Regional de Blumenau. Orientador: Víctor César da Silva Nunes.

18.
Volchane Maiara PAUL. A prática docente em língua materna em unidades escolares de Blumenau. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Fundação Universidade Regional de Blumenau. Orientador: Víctor César da Silva Nunes.

19.
Ana Paula CERUTTI e Fabiola Nicole BERRI. A língua portuguesa no ensino fundamental e médio: relatos de aulas observadas e aplicadas. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Fundação Universidade Regional de Blumenau. Orientador: Víctor César da Silva Nunes.

20.
Andrea SEZARIO e Isadora Prates COSTA. Ensino-aprendizagem de língua portuguesa: relato e análise de experiências na sala de aula. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Fundação Universidade Regional de Blumenau. Orientador: Víctor César da Silva Nunes.

21.
Cristiane Lisandra Danna e Marina Luciani Garcia. Estudando a Charge e o Texto Dissertativo nas Aulas de Língua Portuguesa. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Fundação Universidade Regional de Blumenau. Orientador: Víctor César da Silva Nunes.

22.
Débora Sofia S. Hackbarth e Luciane K. Lourenço Trigo. Da História da escrita ao registro de uma história. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Fundação Universidade Regional de Blumenau. Orientador: Víctor César da Silva Nunes.

23.
Henriette Luise Steuck. Interpretação: Caminhando por entrelinhas. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Fundação Universidade Regional de Blumenau. Orientador: Víctor César da Silva Nunes.

24.
Ana Paula Berri. Conscientização Ortográfica. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Fundação Universidade Regional de Blumenau. Orientador: Víctor César da Silva Nunes.

25.
Camila Forgachi e Letícia Mayra Welinski. A importância da ortografia. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Fundação Universidade Regional de Blumenau. Orientador: Víctor César da Silva Nunes.

26.
Andréa Kramer e Shirlei Kricinski. Aperfeiçoando a ortografia. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Fundação Universidade Regional de Blumenau. Orientador: Víctor César da Silva Nunes.

27.
Christiane Martina Pellin e Katherine Minela Pellin. "Conhecendo os Verbos". 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Fundação Universidade Regional de Blumenau. Orientador: Víctor César da Silva Nunes.

28.
Lucia Etelvina Garcia. Compartilhando Experiências. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Fundação Universidade Regional de Blumenau. Orientador: Víctor César da Silva Nunes.



Outras informações relevantes


Atualmente, faço parte do grupo de pesquisa: Escrita e constituição de sujeito, coordenado pelo Prof. Dr. Osmar de Sousa. 
Por último, é preciso saber que minha caminhada aos estudos mais aprofundados, ou seja, ao doutoramento, já começou em 2004, quando fiz a primeira disciplina do Programa de Pós-Graduação em Lingüística da UFSC: ?S.E. em Lingüística Aplicada: Como a escola trabalha os gêneros do discurso??, com a professora Dra. Rosângela Hammes Rodrigues. Em 2005, fiz mais uma disciplina, agora no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSC, ?S.E. letramento na Cibercultura: o uso da informática no ensino de língua portuguesa?, com a professora Dra. Nilcéa Lemos Pelandré. Em 2008, fiz mais uma disciplina, também como aluno especial no PPGL da UFSC: ?S.E. em Semântica?, com o professor Dr. Heronides M. de Melo Moura.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 11/12/2018 às 5:49:53