Geraldo Tadeu Souza

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3516168011612531
  • Última atualização do currículo em 12/12/2018


possui graduação em Lingüística pela Universidade de São Paulo (1992), mestrado em Lingüística pela Universidade de São Paulo (1997) e doutorado em Lingüística pela Universidade de São Paulo (2002). Tem experiência na área de Lingüística, com ênfase em Teoria Dialógica da Linguagem do Círculo de Bakhtin. Foi professor contratado do Departamento de Lingüística da Universidade de São Paulo durante o período de 2002 a 2003. Deu assessoria para coleções de Livro Didático de Língua Portuguesa de Ensino Fundamental e Médio para a Editora Scipione. Trabalhou no Projeto Bairro Escola do município de Nova Iguaçu. Foi assessor curricular da EMEF Desembargador Amorim Lima, no município de São Paulo, onde desenvolveu um projeto de reestruturação curricular baseado em Roteiros de Pesquisa. Atualmente, é professor associado da Universidade Federal de São Carlos - campus Sorocaba. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Geraldo Tadeu Souza
Nome em citações bibliográficas
SOUZA, G. T.;SOUZA, GERALDO TADEU;SOUZA, GERALDO TADEU DE

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal de São Carlos, Universidade Federal de São Carlos - Campus Sorocaba.
Rod. João Leme dos Santos, km 110 - SP-264
Itinga
18052-780 - Sorocaba, SP - Brasil
Telefone: (15) 32296000
URL da Homepage: www.ufscar.br


Formação acadêmica/titulação


1997 - 2002
Doutorado em Lingüística.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: A construção da Metalingüística (Fragmentos de uma ciência da linguagem na obra de Bakhtin e seu Círculo), Ano de obtenção: 2002.
Orientador: Elisabeth Brait.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.
Palavras-chave: Bakhtin; Metalingüística; dialogismo; marxismo; sociologia.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Setores de atividade: Educação Superior.
1994 - 1997
Mestrado em Lingüística.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: Introdução à teoria do enunciado concreto do Círculo Bakhtin-Volochinov-Medvedev,Ano de Obtenção: 1997.
Orientador: Elisabeth Brait.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Bakhtin; Metalingüística; enunciado concreto; gêneros do discurso; Lingüística.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Setores de atividade: Educação Superior.
1989 - 1992
Graduação em Lingüística.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.




Formação Complementar


1998 - 1998
El Discurso Cristiano En dos Textos Del Barroco Me. (Carga horária: 20h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
1998 - 1998
La Parole Comme Image L'image Comme Parole. (Carga horária: 20h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

03/2011 - Atual
Ensino, Licenciatura em Física, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Leitura, Interpretação e Produção de Textos
03/2009 - Atual
Ensino, Licenciatura em Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa nas séries iniciais
Pensamento, linguagem e desenvolvimento humano
Pesquisas e Práticas Pedagógicas I
Pesquisas e Práticas Pedagógicas II
Pesquisas e Práticas Pedagógicas III
Pesquisas e Práticas Pedagógicas V
03/2009 - Atual
Ensino, Licenciatura em Ciências Biológicas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Leitura, Interpretação e produção de textos
03/2009 - Atual
Ensino, Licenciatura em Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Leitura, Interpretação e produção de textos
03/2009 - Atual
Ensino, Bacharelado em Administração, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Comunicação, Semiótica e Retórica para Administração
08/2009 - 12/2010
Ensino, Bacharelado em Turismo, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Turismo e educação
03/2009 - 07/2010
Ensino, Licenciatura em Geografia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Leitura, Interpretação e produção de textos

EMEF Desembargador Amorim Lima, AMORIM LIMA, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2009
Vínculo: Assessor Curricular, Enquadramento Funcional: Assessor, Carga horária: 32
Outras informações
Assessoria para construção do currículo da escola


Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 6
Outras informações
Ministrei, em parceira com a Profa. Dra. Maria Inês Batista Campos, a Disciplina "Projeto do Círculo de Bakhtin para os estudos da linguagem!" junto ao Programa de Pós-graduação em Filologia e Língua Portuguesa junto ao Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas.

Vínculo institucional

2002 - 2003
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Doutor, Carga horária: 12

Atividades

11/2002 - 12/2003
Ensino, Lingüística, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Elementos de Lingüística II
Elementos de Lingüística I


Projetos de pesquisa


2017 - Atual
Comunicação pública em Sorocaba: legislação e narrativas
Descrição: O projeto pretende analisar a presença da comunicação pública de radiodifusão no município de Sorocaba a partir das concessões de rádios e TV comunitárias presentes na cidade. Pretende-se, além de mapear essas emissoras e entender a situação legal de cada uma delas à luz da legislação específica, analisar sua atuação junto à população enquanto difusores de informação e formadores de opinião. Interessa saber, também, os modos de produção e distribuição dos conteúdos produzidos. Para tanto, serão realizadas entrevistas abertas com responsáveis e trabalhadores nos veículos, gravação e sistematização das grades de programação, observação e análise de temas e conteúdos que constroem as narrativas de cada um. Os fundamentos conceituais, além das legislações pertinentes, passam por estudiosos do direito à comunicação, comunicação pública e comunitária como Venício de Lima, José Marques de Melo, Cicilia Peruzzo e Margarida Kunsch'; além de estudos das narrativas (midiáticas ou não) como Barthes, Chomsky e Jésus-Barbero..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2017 - Atual
Ciências Humanas e Interdisciplinaridade: perspectivas epistemológicas e metodológicas do Círculo de Bakhtin
Descrição: Mikhail Bakhtin é o criador de uma ciência dialógica da linguagem que nomeou Metalinguística, que foi construída a partir de investigações realizadas na fronteira de disciplinas como a Teoria da Literatura, Filologia, Linguística, Semiótica, Sociologia, História e Antropologia. Embora a ciência por ele criada, como desenvolvimento das pesquisas de seu Círculo (Volochinov e Medviédev, principalmente), não tenha conseguido assento entre o conjunto de ciências estabelecidas, o processo de construção epistemológico e metodológico da Metalinguística pode indicar um caminho poderoso para a compreensão das novas ciências interdisciplinares que vem sendo criadas no mundo contemporâneo. Considerando que as relações dialógicas que se estabelecem entre enunciados de diferentes autores são o objeto principal dessa ciência, esse projeto de pesquisa procurará investigar dialogicamente a construção de novas ciências interdisciplinares e as relações entre seus pesquisadores e seus objetos. Acreditamos que estes estudos poderão contribuir com o desenvolvimento de pesquisas interdisciplinares, bem como no modo de formulação de problemas interdisciplinares e novas metodologias para nos relacionarmos com o mundo contemporâneo, o que poderá nos aproximar de uma cultura colaborativa e interdisciplinar entre várias áreas do conhecimento..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2017 - Atual
Humor 2.0 - o discurso humorístico na Web
Descrição: O projeto pretende analisar a circulação do discurso humorístico pela Internet, tendo em vista a participação cada vez mais efetiva dos indivíduos nos ambientes virtuais. Pretende-se, além de analisar a configuração desse discurso nos ambientes virtuais: oferecer mapeamento das atividades humorísticas em redes sociais, blogs e sites; analisar as novas formas (e a persistência das antigas) do discurso humorístico no meio digital; analisar a atuação dos sujeitos (a produção, a recepção, as polêmicas) em relação ao discurso humorístico na Web; contribuir teoricamente, analisar e reformular conceitos-chave dos estudos do discurso, como autoria, tipo e gênero do discurso, medium, ethos. Dada a relevância do estereótipo no discurso humorístico, consideram-se importantes tanto a análise do seu funcionamento com sua teorização. Trata-se, pois, de elemento central de investigação do projeto. Observando o primado do interdiscurso sobre os discursos, insere-se o projeto em um tradição francesa de estudos do discurso e da subjetividade em articulação com a tradição russa de estudos do riso e do humor na teoria dialógica da linguagem..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2016 - 2016
Assessoria técnica para coleção de Livro didático de Ensino Médio
Descrição: O trabalho de assessoria à uma coleção de Livro Didático para o Ensino Médio do componente curricular Língua Portuguesa permitirá ao proponente por um lado, atualizar os conhecimentos sobre as tendências do novo edital e seu enfoque na interdisciplinaridade e nas culturas juvenis e, por outro, contribuir com a formação dos estudantes das diversas licenciaturas em que o proponente atua pelo acompanhamento e pesquisa da produção do livro didático em todo o seu complexo processo de produção, circulação e recepção..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.


Membro de corpo editorial


2009 - Atual
Periódico: Bakhtiniana: Revista de Estudos do Discurso


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Teoria e Análise Lingüística/Especialidade: Teoria Dialógica da Linguagem do Círculo de Bakhtin.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Teoria e Análise Lingüística.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.


Idiomas


Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Citações

Outras
Total de trabalhos:5
Total de citações:127
GT Souza  Data: 25/09/2015

Artigos completos publicados em periódicos

1.
MENDON?A, VIVIANE MELO DE2017MENDON?A, VIVIANE MELO DE ; SOUZA, GERALDO TADEU DE . ESCRITA EMANCIPAT?RIA, A EXPERI?NCIA SENS?VEL E A CORPOREIDADE EM TRABALHOS ACAD?MICOS. LAPLAGE EM REVISTA, v. 3, p. 170, 2017.

2.
SOUZA, GERALDO TADEU2016SOUZA, GERALDO TADEU. Boris Schnaiderman e Mikahïl M. Bakhtin. Bakhtiniana: Revista de Estudos do Discurso, v. 11, p. 233-247, 2016.

3.
SOUZA, G. T.;SOUZA, GERALDO TADEU;SOUZA, GERALDO TADEU DE2003SOUZA, G. T.. Gêneros discursivos em Marxismo e Filosofia da Linguagem. The Especialist, São Paulo, v. 24, p. 185-202, 2003.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
Campos, Maria Inês Batista (Org.) ; SOUZA, GERALDO TADEU (Org.) . Mídia, discurso e ensino. 1. ed. São Paulo: Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, 2018. 264p .

2.
SOUZA, G. T.. Introdução à Teoria do Enunciado Concreto do Círculo Bakhtin/Volochinov/Medvedev. 2a.. ed. São Paulo: Humanitas/FFLCH/USP, 2002. 149p .

3.
SOUZA, G. T.. Introdução à teoria do enunciado concreto do círculo Bakhtin-Volochinov-Medvedev. São Paulo: Humanitas-FFLCH-USP, 1999. 149p .

Capítulos de livros publicados
1.
CAMPOS, M. I. B. ; SOUZA, G. T. . Fronteiras entre mídia, discurso e ensino. In: Maria Inês Batista Campos; Geraldo Tadeu Souza. (Org.). Mídia, discurso e ensino. 1ed.São Paulo: FFLCH/USP, 2018, v. 1, p. 7-19.

2.
SOUZA, G. T.. Uma tacada de bilhar no jardim polifônico de Tchécov. In: Fabíola Nóbrega Silva; Manassés Morais Xavier; Maria de Fátima Almeida; Pedro Farias Francelino. (Org.). Relações dialógicas e(m) campos da comunicação discursiva: teoria, análise e questões de ensino. 1ed.João Pessoa: Ideia Editora, 2017, v. , p. 163-174.

3.
SOUZA, G. T.. As metamorfoses de Rosa na orientação de Bakhtin. In: Osorio, Ester Myriam Rojas. (Org.). Mikhail Bakhtin e os gêneros do discurso na educação. 1aed.São Carlos: Pedro & João Editores, 2011, v. , p. 27-40.

4.
SOUZA, G. T.. Boris Schnaiderman e Mikhail Bakhtin. In: Beth Brait. (Org.). Bakhtin, dialogismo e polifonia. São Paulo: Contexto, 2009, v. , p. 225-239.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SOUZA, G. T.. O percurso teórico do Círculo de Bakhtin-Volochinov-Medvedev:1919-1929. In: Seminário do Grupo de Estudos Lingüísticos do Estado de São Paulo, 1999, São José do Rio Preto. Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978). Bauru: Universidade do Sagrado Coração, 1998. v. 28. p. 232-237.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
SOUZA, G. T.. Contrapondo signos ideológicos na esfera jornalística. In: 13o. InPla, 2003, São Paulo. Caderno de Resumos, 2003.

2.
SOUZA, G. T.; SOBRAL, A. U. ; PEREIRA, G. L. R. ; CAMPOS, M. I. B. ; ÉBOLI, M. ; PADILHA, S. J. . O Círculo de Bakhtin: alguns conceitos e aplicações (Grupo de Trabalho). In: 51o. Seminário do GEL, 2003, Taubaté. Caderno de Resumos, 2003. p. 79-79.

3.
SOUZA, G. T.. No princípio era o ato. In: 50o. Seminário do GEL, 2002, São Paulo. 50O. Seminário do GEL - Resumos. São Paulo: Editora Contexto, 2002. p. 360-360.

4.
SOUZA, G. T.. Bakhtin e seu Círculo: Tradutores e Comentadores. In: II Congresso Internacional da ABRALIN, 2001, Fortaleza. Programas e Resumos - II Congresso Internacional da ABRALIN, 2001. p. 351-352.

5.
SOUZA, G. T.. Em busca da noção de 'gênero em 'Marxismo e Filosofia da Linguagem'. In: III Encontro dos alunos da pós-graduação em Lingüística da Universidade de São Paulo, 2000, São Paulo. III ENAPOL - Resumos e Programa, 2000. p. 18-18.

6.
SOUZA, G. T.. Estudos da linguagem do Círculo de Bakhtin: Valentim Nikolaevitch Volochinov. In: 10o. Intercâmbio de Pesquisas em Lingüística Aplicada (10o. InPLA), 2000, São Paulo. Caderno de Resumos - 10o. InPLA, 2000.

7.
SOUZA, G. T.. O problema do tema na obra do Círculo de Bakhtin. In: II Congresso Nacional da ABRALIN, 1999, Florianópolis. Caderno de Resumos II Congresso Nacional ABRALIN, 1999. p. 157-157.

8.
SOUZA, G. T.. O problema do gênero na obra do Círculo de Bakhtin. In: 9o. Intercâmbio de Pesquisas em Lingüística Aplicada (9o. InPLA), 1999, São Paulo. Caderno de Resumos do 9o InPLA, 1999. p. 31-31.

9.
SOUZA, G. T.. As contribuições de Pavel Medvedev para os Estudos da linguagem do Círculo de Bakhtin. In: II Encontro dos alunos da pós-graduação em Lingüística da Universidade de São Paulo, 1999, São Paulo. II ENAPOL Resumos e Programa, 1999. p. 28-29.

10.
SOUZA, G. T.. A construção da Metalingüística do Círculo de Bakhtin. In: XLVII Seminário do Grupo de Estudos Lingüísticos do Estado de São Paulo - GEL, 1999, Bauru. XLVII Seminário GEL - Programação e Resumos, 1999. p. 142-142.

11.
SOUZA, G. T.. O problema do gênero na obra do Círculo de Bakhtin. In: I Encontro dos alunos de pós-graduação em Lingüística da Universidade de São Paulo, 1998, São Paulo. Resumos e Programa do I Encontro dos alunos de pós-graduação em Lingüistica da Universidade de São Paulo. São Paulo: Humanitas Publicações FFLCH-USP, 1998. p. 42-42.

12.
SOUZA, G. T.; ANTUNES, R. ; MACIEL, S. ; ORNELLAS, C. ; SANTOS, E. . Em torno de Bakhtin II: Teoria, recepção e análises. In: XLVI Seminário do Grupo de Estudos Lingüísticos do Estado de São Paulo - GEL, 1998, São José do Rio Preto. XLVI Seminário GEL - Programação e Resumos, 1998. p. 41-41.

13.
SOUZA, G. T.; ANTUNES, R. ; ORNELLAS, C. ; SANTOS, E. . Em torno de Bakhtin: Teoria, divulgação e análisis. In: XLV Seminário do Grupo de Estudos Lingüísticos do Estado De São Paulo - GEL, 1997, Campinas. XLV Seminário GEL - Programação e Resumos, 1997. p. CC30.

Apresentações de Trabalho
1.
SOUZA, G. T.. Das filosofias do ato responsável e do signo ideológico: pressupostos para uma ciência dialógica da linguagem. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
SOUZA, G. T.. O problema dos gêneros discursivos e do enunciado concreto como totalidade em Marxismo e Filosofia da Linguagem. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
SOUZA, G. T.; CAMPOS, M. I. B. . Mesa redonda: Uma abordagem discursiva do Livro Didático de Português. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

4.
SOUZA, G. T.. Diálogos Projeto Pontes. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
SOUZA, G. T.. Do ato responsável ao enunciado concreto: uma arquitetônica da orientação filosófico-científica do Circulo de Bakhtin. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
SOUZA, G. T.. Em busca da unidade e da unicidade da comunicação dialógica na obra plurilingue do Círculo de Bakhtin. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
SOUZA, G. T.. A teoria do enunciado concreto do Círculo Bakhtin/Volochinov/Medvedev. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
SOUZA, G. T.. Do ato ao enunciado concreto: uma arquitetônica da orientação filosófico-científica do Círculo de Bakhtin. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
SOUZA, G. T.. Bakhtin e a autoria e estilo, Bakhtin e o Círculo de Bakhtin, e Bakhtin e Grupos Sociais. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
SOUZA, G. T.; Siqueira, A. E. . Projeto Pedagógico EMEF - Amorim Lima. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

11.
SOUZA, G. T.. O livro didático em Roteiros de Pesquisa. Uma escola sem paredes.. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

12.
SOUZA, G. T.. Contrapondo signos ideológicos na esfera jornalística. 2003. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

13.
SOUZA, G. T.; SOBRAL, A. U. ; PEREIRA, G. L. R. ; CAMPOS, M. I. B. ; ÉBOLI, M. ; PADILHA, S. J. . O Círculo de Bakhtin: alguns conceitos e aplicações. 2003. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

14.
SOUZA, G. T.. Por que não Metalingüística?. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
SOUZA, G. T.. Mesa-redonda: O sujeito no discurso. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
SOUZA, G. T.. Estudos da linguagem do Círculo de Bakhtin: Valentim Nikolaevitch Volochinov. 2000. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
SOUZA, G. T.. Em busca da noção de gênero em 'Marxismo e Filosofia da Linguagem'. 2000. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

18.
SOUZA, G. T.. Contextos de Estudos da linguagem do Círculo de Bakhtin. 2000. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

19.
SOUZA, G. T.. O problema do tema na obra do Círculo de Bakhtin. 1999. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

20.
SOUZA, G. T.. O problema do gênero na obra do Círculo de Bakhtin. 1999. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

21.
SOUZA, G. T.. As contribuições de Pavel Medvedev para os Estudos da Linguagem do Círculo de Bakhtin. 1999. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

22.
SOUZA, G. T.. A construção da Metalingüística do Círculo de Bakhtin. 1999. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

23.
SOUZA, G. T.; CAMARGO, S. V. ; MACIEL, S. . Discurso, empresa e universidade: cenografia discursiva e reconstrução de sentido em situação de entrevista. 1998. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

24.
SOUZA, G. T.; ANTUNES, R. ; MACIEL, S. ; ORNELLAS, C. ; SANTOS, E. . Em torno de Bakhtin II: teoria, recepção e análise. 1998. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

25.
SOUZA, G. T.. O problema do gênero na obra do Círculo de Bakhtin. 1998. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

26.
SOUZA, G. T.. O enunciado concreto como base material da Metalingüística: o dialogismo. 1998. (Apresentação de Trabalho/Outra).

27.
SOUZA, G. T.. Uma tacada de bilhar no jardim polifônico de Tchékhov. 1998. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

28.
SOUZA, G. T.. Contextos de Estudos da linguagem do Círculo Bakhtin-Volochinov-Medvedev. 1998. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

29.
SOUZA, G. T.. O enunciado concreto como base material da Metalingüística. 1998. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

30.
SOUZA, G. T.; SANTOS, E. ; ANTUNES, R. ; ORNELLAS, C. ; ANJOS, A. . Em torno de Bakhtin: teoria, divulgação e análises. 1997. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
SOUZA, G. T.. A polifonia do Círculo. Sao Paulo: Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem /LAEL-PUCSP, 2015. (Tradução/Artigo).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
CAMPOS, M. I. B. ; ASSUMPCAO, N. ; SOUZA, G. T. . Coleção 360o (Livro do Professor). 2017.

2.
CAMPOS, M. I. B. ; ASSUMPCAO, N. ; SOUZA, G. T. . Coleção Esferas da Linguagem. 2016.

3.
CAMPOS, M. I. B. ; Assumpcao, Nivia ; SOUZA, G. T. . Tantas linguagens. 2007.

4.
SOUZA, G. T.; BANZATO, M. A. F. ; GODINHO, M. C. P. ; KADRI, R. P. E. . Coleção Paratodos, Editora Scipione. 2004.

Trabalhos técnicos
1.
SOUZA, G. T.. Bakhtiniana. Revista de Estudos do Discurso vol. 13 n.3. 2018.

2.
SOUZA, G. T.. Crítica Educativa. 2018.

3.
SOUZA, G. T.. Bakhtiniana. Revista de Estudos do Discurso. 2o. semestre 2018. 2018.

4.
SOUZA, G. T.. Calidoscópio Unisinos. 2018.

5.
SOUZA, G. T.. Estudos Linguísticos, São Paulo, 47(1). 2018.

6.
SOUZA, G. T.. BAkhtiniana. REvista de Estudos do Discurso vol. 12, n. 3. 2017.

7.
SOUZA, G. T.. Avaliador ad hoc de projeto de pesquisa Universidade Federal da Fronteira Sul. 2017.

8.
SOUZA, G. T.. Revista Educação & Realidade. 2017.

9.
SOUZA, G. T.. Revista Calidoscópio. Unisinos. 2017.

10.
SOUZA, G. T.. Bakhtiniana. Revista de Estudos do Discurso vol. 13 n. 2 (terceiro quadrimestre 2017). 2017.

11.
SOUZA, G. T.. Bakhtiniana. Revista de Estudos do Discurso, volume 11, n. 3 (terceiro quadrimestre 2016). 2016.

12.
SOUZA, G. T.. Bakhtiniana. Revista de Estudos do Discurso, volume 12, n. 2 (segundo quadrimestre de 2017). 2016.

13.
SOUZA, G. T.. Revista Estudos Linguiísticos, 45 (1). 2016.

14.
SOUZA, G. T.. Revista Estudos Linguísticos 45 (2). 2016.

15.
SOUZA, G. T.. Revista Estudos Linguísticos 45 (3). 2016.

16.
SOUZA, G. T.. livro Texto, discurso e multimodalidade: perspectivas atuais do VIII EPED. 2016.

17.
SOUZA, G. T.. Bakhtiniana. REvista de Estudos do Discurso, vol. 10, n. 2, 2o. semestre de 2015. 2015.

18.
SOUZA, G. T.. Bakhtiniana. Revista de Estudos do Discurso. 2015.

19.
SOUZA, G. T.. Bakhtiniana. Revista de Estudos do Discurso. 2015.

20.
SOUZA, G. T.. Revista Estudos Linguísticos. 2015.

21.
SOUZA, G. T.. Comissão Científica do 63o. Seminário do GEL. 2015.

22.
SOUZA, G. T.. Bakhtiniana. Revista de Estudos do Discurso. 2015.

23.
SOUZA, G. T.. Bakhtiniana. REvista de Estudos do Discurso, vol.9, n. 1, 1o. sem. 2014. 2014.

24.
SOUZA, G. T.. Artigos dos números 48(1) e 48 (2) da Alfa: Revista de Lingüística. 2004.



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
TREVISAN, M. D.; RODRIGUES, S. F. P.; SOUZA, G. T.. Participação em banca de Clotildes de Souza Farias. Rondon e a catequese dos povos indígenas: uma análise dialógica dos enunciados do jornal mato-grossense A Cruz (1910-1920). 2018. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso.

2.
CAMPOS, M. I. B.; PUZZO, M. B.; GOLDSTEIN, N. S.; SOUZA, G. T.. Participação em banca de Carolina Fernandez Achutti. Memórias do outro e sua singularidade: narrativa autobiográfica no ensino fundamental - anos finais. 2018. Dissertação (Mestrado em Filologia e Língua Portuguesa) - Universidade de São Paulo.

3.
PEREIRA, D. F. F.; LEITE, K. C.; MELO, T. M. P. C.; SOUZA, G. T.; WUNDER, A.. Participação em banca de Marco Aurélio Nunes de Oliveira. Cantinho Girassol: um espaço cultural na periferia da cidade de Sorocaba. 2018. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos.

4.
PEREIRA, D. F. F.; MENDONCA, V. M.; SOUZA, G. T.. Participação em banca de Vanessa Soares dos Santos. O brincar como religião: o movo de vida brincante. 2018. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos.

5.
PADILHA, S. J.; MARQUES, A. M.; SOUZA, G. T.. Participação em banca de Giselle Marques Ramos de Oliveira. Ecos do feminismo no ENEM 2015: uma análise dialógica do discurso. 2017. Dissertação (Mestrado em Estudos de Linguagem) - Universidade Federal de Mato Grosso.

6.
CAMPOS, M. I. B.; SOUZA, G. T.; CABRAL, A. L. T.; GOLDSTEIN, N. S.. Participação em banca de Ana Carolina Cuofano Gomes da Silva. O funcionamento dialógico em artigos de opinião dos anos finais do ensino fundamental. 2017. Dissertação (Mestrado em PROFLETRAS) - Universidade de São Paulo.

7.
SANTOS, I. M. S.; SFORNI, M. S. F.; SOUZA, G. T.. Participação em banca de Agatha Fernandes da Cunha Mendes. Mediação pedagógica: um estudo de caso sobre a intervenção docente e a produção de texto. 2016. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos.

8.
LEITE, K. C.; MEDEIROS, R. H. G.; SOUZA, G. T.. Participação em banca de Claudia Priscila Pires. Economia Solidária e Educação: possibilidades, limites e desafios. 2016. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos.

9.
SOUZA, G. T.; MARTIN, V. L. R.; PUZZO, M. B.. Participação em banca de Daniel Carvalho de Almeida. Poesia de resistência na escola pública: compromisso ético e formação de identidade. 2016. Dissertação (Mestrado em PROFLETRAS) - Universidade de São Paulo.

10.
MUNGIOLI, M. C. P.; CITELLI, A. O.; SOUZA, G. T.. Participação em banca de Marco Polo Ribeiro Henriques. De Horgwarts a Paraisópolis: discurso e recepção da obra Harry Potter em um contexto de capitalismo periférico. 2015. Dissertação (Mestrado em Ciências da Comunicação) - Universidade de São Paulo.

11.
SOUZA, G. T.; MENDONCA, M. C.; REZENDE, L. M.. Participação em banca de Carlos Eduardo da Silva Ferreira. O discurso sobre a aula de matemática: articulando vozes na revista nova escola. 2015. Dissertação (Mestrado em Pós-graduação em Linguística e Língua Portuguesa) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

12.
CAMPOS, M. I. B.; SOUZA, G. T.; MARTIN, V. L. R.. Participação em banca de Daniel Carvalho de Almeida. O poema no processo escolar: veiculador de valores e formador de identidade. 2015. Dissertação (Mestrado em Filologia e Língua Portuguesa) - Universidade de São Paulo.

13.
PADILHA, S. J.; PEDROSO, S. F.; SOUZA, G. T.. Participação em banca de Diego Pinto de Sousa. Aquisição Dialógica da Linguagem: Palavra Bakhtiniana. 2014. Dissertação (Mestrado em Estudos de Linguagem) - Universidade Federal de Mato Grosso.

14.
SOUZA, G. T.; CAMPOS, M. I. B.; CORREA, M. L. G.. Participação em banca de Nathália Rodrighero Salinas Polachini. Redações do ENEM/2012: réplicas ativas nas múltiplas vozes. 2014. Dissertação (Mestrado em Filologia e Língua Portuguesa) - Universidade de São Paulo.

15.
CAMPOS, M. I. B.; AQUINO, Z. G. O.; SOUZA, G. T.. Participação em banca de Patrícia Souza da Silva. Ensino de argumentação em apostilados da rede pública paulista: entre o prescrito e o real. 2013. Dissertação (Mestrado em Filologia e Língua Portuguesa) - Universidade de São Paulo.

16.
VIDON, Luciano Novais; CARVALHO, José Augusto; SOUZA, G. T.. Participação em banca de Gisele de Freitas Paula Oliveira. A Função de Orientador Argumentativo dos Rotulos em Artigo de Opinião: uma Questão de Entonação de Valores Sociais. 2011. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade Federal do Espírito Santo.

Teses de doutorado
1.
MIOTELLO, V.; SOUZA, G. T.; OSORIO, M. R.; SOUZA, F. M.. Participação em banca de Ivo de Camargo Junior. Mikhail Bakhtin na linguagem cinematográficas. 2018. Tese (Doutorado em Programa de Pós-graduação em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos.

2.
CAMPOS, M. I. B.; GRILLO, S. V. C.; MELO, R.; MIGLIORANCA, C. R.; SOUZA, G. T.. Participação em banca de Andréa Gomes de Alencar. O gênero debate nos livros didáticos de português no ensino médio: vozes em diálogo. 2017. Tese (Doutorado em Letras Clássicas e Vernáculas) - Universidade de São Paulo.

3.
FERREIRA, L. C.; PAJEU, H. M.; CARVALHO, P. H. V.; SOUZA, G. T.. Participação em banca de Nanci Moreira BRanco. Memórias do samba carioca - uma história da constituição do samba como cultura popular. 2016. Tese (Doutorado em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos.

4.
SOUZA, G. T.; MIOTELLO, V.; KUIAVA, J.; CAMARGOS, M. L.; PAJEU, H. M.. Participação em banca de Camila Caracelli Scherma. A palavra como concretude do espírito de uma época: o nascer-já-caminhando da ideologia da competitividade e a agricultura globalizada. 2015. Tese (Doutorado em Programa de Pós-graduação em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos.

5.
SOUZA, G. T.; CORREA, M. L. G.; ZANDWAIS, A.; SILVA, A. P. P. F. E.; CAMPOS, M. I. B.. Participação em banca de Elaine Hernandez de Souza. Diálogo entre diferentes temporalidades refratadas e textos verbo-visuais de periódicos brasileiros contemporâneos. 2015. Tese (Doutorado em Filologia e Língua Portuguesa) - Universidade de São Paulo.

6.
SOUZA, G. T.; BRAIT, B.; FARACO, C. A.; LIBERALI, F. C.; BASTOS, N. M. O. B.. Participação em banca de Regina Braz da Silva Santos Rocha. Um olhar dialógico para o ensino-aprendizagem da língua em uso. 2015. Tese (Doutorado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

7.
SILVA, A. C. B.; GERALDI, J. W.; RIBEIRO, A. E. F.; BARBOSA, M. V.; SOUZA, G. T.. Participação em banca de André Luiz Covre. A reinvenção do humano. Uma tese sobre a reemergência dos sujeitos na contemporaneidade midiática. 2014. Tese (Doutorado em Doutorado em Lingüística) - Universidade Estadual de Campinas.

8.
SOUZA, G. T.; MIOTELLO, V.; PAULA, L.; MACHADO, I. A.; MANFRIN, A. M. P.. Participação em banca de Hélio Márcio Pajeú. A estética da cultura popular na folia de Momo do Recife: questões de alteridade, corporeidade e transgressão. 2014. Tese (Doutorado em Programa de Pós-graduação em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos.

9.
MARCHESAN, Renata M. F. C.; POSSENTI, S.; SENA, O. T.; PIOVEZANI FILHO, C. F.; SOUZA, G. T.. Participação em banca de Claudiana Nair Pothin Narzetti Costa. O percurso das ideias do Círculo de Bakhtin na análise do discurso francesa. 2012. Tese (Doutorado em Linguistica e Lingua Portuguesa) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

10.
BRAIT, E.; SILVA, L. A.; SOUZA, G. T.; OLIVEIRA, M. B. F.; SOUZA, G. T.. Participação em banca de Simone Ribeiro de Ávila Veloso. Polêmicas discursivas na perspectiva bakhtiniana: embates entre vozes de cientistas e outras vozes na arena do Roda Viva. 2011. Tese (Doutorado em Letras Clássicas e Vernáculas) - Universidade de São Paulo.

Qualificações de Doutorado
1.
CAMPOS, M. I. B.; SOUZA, G. T.. Participação em banca de Agildo Santos Silva de Oliveira. Implicações Culturais das Antologias escolares: percursos discursivos da leitura no ensino de língua portuguesa do Segundo Reinado e da República Velha. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Filologia e Língua Portuguesa) - Universidade de São Paulo.

2.
CAMPOS, M. I. B.; GRILLO, S. V. C.; SOUZA, G. T.. Participação em banca de Cristiane Dominiqui Vieira Burlamaqui. Entre as margens dos rios e o ensino de língua portuguesa nas escolas públicas da periferia de Belém do Pará. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Filologia e Língua Portuguesa) - Universidade de São Paulo.

3.
SILVA, F. K. M.; VIVEIRO, A. A.; ARNT, A. M.; SOUZA, G. T.. Participação em banca de Valdete Ramos de Oliveira. Narrativas geocientíficas verbo-visuais: a produção de saberes e conhecimentos interdisciplinares com alunos do ensino fundamental anos finais. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Ensino de Ciências e Matemática Multiunidades) - Universidade Estadual de Campinas.

4.
PAULA, L.; MENDONCA, M. C.; SOUZA, G. T.. Participação em banca de José Radamés Benevides de Melo. Vozes em construção: dialogismo, bivocalidade polêmica e autoria no diálogo entre Diário do Hospício e o Cemitério dos Vivos, de Lima Barreto. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Linguistica e Lingua Portuguesa) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

5.
BRAIT, B.; MAGALHAES, M. C. C.; SOUZA, G. T.. Participação em banca de Maria Tereza Rangel Arruda Campos. TEias do tempo: o jovem do ensino médio como sujeito na gestação do futuro. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

6.
PAJEU, H. M.; FERREIRA, L. C.; GORSKY, C. S.; CARVALHO, P. H. V.; SOUZA, G. T.. Participação em banca de Nanci Moreira Branco. Memóbrias do samba carioca - uma história da constituição do samba como cultura popular. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-graduação em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos.

7.
SOUZA, G. T.; BRAIT, E.; LIBERALI, F. C.. Participação em banca de Regina Braz da Silva Santos Rocha. Gramática e estilo: proposta dialógica de ensino-aprendizagem de língua portuguesa. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

8.
SOUZA, G. T.; FERREIRA, L. C.; MIOTELLO, V.; PAJEU, H. M.; PEREIRA, J. V.. Participação em banca de Nanci Moreira Branco. Memórias do samba carioca: representações discursivas do diálogo entre a tradição e a indústria cultural em depoimentos de compositores do samba carioca. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-graduação em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos.

9.
CAMPOS, M. I. B.; SOUZA, G. T.; AQUINO, Z. G. O.. Participação em banca de Andrea Gomes de Alencar. Oralidade no Ensino Médio: Temas sociais/polêmicos no Livro Didático de Português. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Filologia e Língua Portuguesa) - Universidade de São Paulo.

10.
MIOTELLO, V.; PAULA, L.; SOUZA, G. T.. Participação em banca de Hélio Márcio Pajeú. A estética da cultura popular na folia de Momo do Recife: questões de alteridade, corporeidade e transgressão. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos.

11.
BRAIT, B.; BASTOS, N. M. O. B.; SOUZA, G. T.. Participação em banca de Regina Braz da Silva Santos Rocha. Pedagogia dialógica da gramática: o ensino da língua viva. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

12.
MIOTELLO, V.; KUIAVA, J.; SOUZA, G. T.. Participação em banca de Camila Caracelli Scherma. Discurso e Arquitetura: o nascer-já-caminhar das ideologias da competitividade no período da globalização. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos.

13.
MARCHESAN, Renata M. F. C.; POSSENTI, Sírio; SOUZA, G. T.. Participação em banca de Claudiana Nair Pothin Narzetti Costa. O percurso das ideias do Círculo de Bakhtin na Análise do discurso francesa. 2011. Exame de qualificação (Doutorando em Linguistica e Lingua Portuguesa) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

14.
SOUZA, G. T.; Tatit, Luiz; Rojo, R.. Participação em banca de Simone de Jesus Padilha. Os gêneros poéticos em livros didáticos de língua portuguesa. 2004. Exame de qualificação (Doutorando em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Qualificações de Mestrado
1.
TREVISAN, M. D.; SOUZA, G. T.; RODRIGUES, S. F. P.. Participação em banca de Clotildes de Souza Farias. A figura de Rondon analisada sob o viés da catequese indígena: o embate entre católicos e positivistas no período de 1910 a 1920. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso.

2.
PEREIRA, D. F. F.; LEITE, K. C.; SOUZA, G. T.; MELO, T. M. P. C.. Participação em banca de Marco Aurélio Nunes de Oliveira. Cantinho Girassol - A resistência cultural na periferia de Sorocaba. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos.

3.
MENDONCA, V. M.; MARTINS, C. J.; SOUZA, G. T.. Participação em banca de Silmara Silveira Lourenço. Limites e possibilidades da educadora e do educador de ciências e biologia no ensino de sexualidade e gênero. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos.

4.
MENDONCA, V. M.; SILVA, V. A.; SOUZA, G. T.. Participação em banca de Cileide Luz Soares Inácio. Trilhando o mesmo caminho: a experiência diaspórica de mulheres negras "refugiadas" na cidade de São Paulo e seus desdobramentos identitários. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos.

5.
SOUZA, G. T.. Participação em banca de Marcia REgina Pires Bracciali. A universidade como Território de Conflitos Socioculturais entre as comunidades indígenas e não indígena. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Sustentabilidade na Gestão Ambiental) - Universidade Federal de São Carlos.

6.
MELO, T. M. P. C.; SOUZA, G. T.; SILVA, J. F. T.. Participação em banca de José Otávio Pinheiro Lari. Cultura digital e a questão geracional. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos.

7.
CAMPOS, M. I. B.; AQUINO, Z. G. O.; SOUZA, G. T.. Participação em banca de Carolina Fernandez Achutti. Texto autobiográfico no Ensino Fundamental II: questão de identidade. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Filologia e Língua Portuguesa) - Universidade de São Paulo.

8.
CAMPOS, M. I. B.; SOUZA, G. T.; AQUINO, Z. G. O.. Participação em banca de Ana Carolina Cuofano Gomes da Silva. Produção de artigos de opinião de alunos de 9º ano do ensino fundamental de uma escola da Rede Municipal Paulistana. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em PROFLETRAS) - Universidade de São Paulo.

9.
PADILHA, S. J.; SOUZA, G. T.; MARQUES, A. M.. Participação em banca de Giselle Marques Ramos de Oliveira. Ecos do feminismo no ENem: análise dialógica do discurso. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Estudos de Linguagem) - Universidade Federal de Mato Grosso.

10.
SANTANA, I. M.; VARANI, A.; SOUZA, G. T.. Participação em banca de Aghata Fernandes da Cunha Mendes. Mediação Pedagógica: um estudo de caso sobre a intervenção docente e a produção de texto. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos.

11.
LEITE, K. C.; MELO, T. M. P. C.; SOUZA, G. T.. Participação em banca de Cláudia Priscila Pires. Economia Solidária e Educação: limites, solidariedades e desafios. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos.

12.
CAMPOS, M. I. B.; CORREA, M. L. G.; SOUZA, G. T.. Participação em banca de Nathália Rodrighero Salinas Polachini. Letramento verbo-visual nas redações do Enem.. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Filologia e Língua Portuguesa) - Universidade de São Paulo.

13.
BRAIT, E.; DIAS, A. R. F.; SOUZA, G. T.. Participação em banca de Maria Isabel Fernandes Bezerra. O gênero artigo de opinião no Ensino Médio: uma análise dialógica. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
SILVA, A. F. G.; MARTINS, M. F.; SOUZA, G. T.. Participação em banca de Lenna Nascimento Borges.Currículo do ensino de língua portuguesa no Estado de São Paulo: uma análise dos fundamentos teóricos à luz de Bakhtin e Paulo Freire. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos.

2.
PEREIRA, D. F. F.; SANTOS, M. W.; SOUZA, G. T.. Participação em banca de Laerte Rupré Tsimbaran'Ô.Pedagogia A'uwe: processos educativos, conhecimentos e tradições do povo Xavante. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos.

3.
MARIANO, N. F.; GOMES, M. F.; SOUZA, G. T.. Participação em banca de Eriane Taís de Almeida Santos.Centro de Tradições Campeiras de Pilar do Sul (SP): a busca pela manutenção de uma cultura tradicional. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal de São Carlos.

4.
PEREIRA, D. F. F.; RALA, R. P. B.; SOUZA, G. T.. Participação em banca de Ariely Ferreira Tavares.Educação de Jovens e Adultos e Educação Popular: entre vivências, saberes e movimentos de deslocamento. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos.

5.
GATTI, M. A.; MONTEIRO, R. B.; SOUZA, G. T.. Participação em banca de Julie Fernanda Ferrari.Estratégia "Leo, pienso y aprendo: relatos do intercâmbio". 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos.

6.
SOUZA, G. T.; MELO, T. M. P. C.; MENDONCA, V. M.. Participação em banca de Ana Carolina Boareto Marangon.Oralidae e interação no ensino/aprendizagem de língua inglesa na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos.

7.
MELO, T. M. P. C.; SILVA, V. A.; SOUZA, G. T.. Participação em banca de Camila Mattos dos Santos.Tiny Tap e suas possibilidades: uso dos tablets em sala de aula. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos.

8.
MARIANO, N. F.; SOUZA, G. T.; GOMES, M. F.. Participação em banca de Anísio Alves da Rocha Júnior.Geografia e Literatura Marginal: contra-racionalidades a partir da periferia. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal de São Carlos.

9.
STAVIS, J. C.; SANTOS, M. W.; SOUZA, G. T.. Participação em banca de Juliana Oliveira.Contar e encantar: o ensino de Matemática por meio da literatura infantil - práticas docentes e relatos de experiências. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos.

10.
PEREIRA, D. F. F.; CAMPOS, A. M.; SOUZA, G. T.. Participação em banca de Luana da Laqua Garcia.Memória, história e experiência na educação de jovens e adultos: um encontre entre o estágio supervisionado, a pesquisa e a formação de educadores. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Fundação de Apoio Institucional ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico.

11.
PEREIRA, D. F. F.; FERNANDES, H. L.; SOUZA, G. T.. Participação em banca de José Robri Umnhate.A construção do livro Wedehu Podo em língua materna Xavante. Diálogo, Alfabetização, Saberes e Cultura. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos.

12.
MELO, T. M. P. C.; MARTINS, D. L.; CORROCHANO, M. C.; SOUZA, G. T.. Participação em banca de Paulo Bruno Pistili Rodrigues.Experiências: impactos da extensão universitária na formação do estudante. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos.

13.
NASCIMENTO, F.; LIMA, P. G.; SOUZA, G. T.. Participação em banca de Aline Aparecida Crusado.A inclusão de alunos com necessidades especiais no sistema municipal de ensino de Sorocaba (SP): algumas reflexões. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos.

14.
MENDONCA, V. M.; GARCIA, M. R. V.; SOUZA, G. T.. Participação em banca de Daniela Felder Pelentir.Educação Estética e Pedagogia: uma contribuição de Lev Vigotski. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos.

15.
BURGOS, R.; CARON, M. F.; SOUZA, G. T.. Participação em banca de Gedeão Tewaté Butsé.O protagonismo do estudante indígena "A´uwe uptabi": da aldeia para a escola urbana. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal de São Carlos.

16.
SOUZA, G. T.; GATTI, M. A.; MENDONCA, V. M.. Participação em banca de Débora de Paula Sanches Melo.O uso de celular em sala de aula. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos.

17.
PEREIRA, D. F. F.; SOUZA, G. T.; FRANCO, P. C.. Participação em banca de Elisa Carolina de Campos Machado.Educação e Cultura Popular: a experiência do Fandango de Chilenas de Capela do Alto interior de São Paulo. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos.

18.
SOUZA, G. T.; PEREIRA, D. F. F.; GATTI, M. A.. Participação em banca de Camila Cristina Vioto.A importância da construção do conhecimento sobre alfabetização na formação inicial do Pedagogo. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos.

19.
PEREIRA, D. F. F.; SOUZA, G. T.; MONTEIRO, R. B.. Participação em banca de Ana Lúcia de Castro Oliveira.Ancestralidade e contemporaneidade: o Jongo como experiência de encontro e transformação social. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de São Carlos.

20.
SOUZA, G. T.; PEREIRA, D. F. F.; GATTI, M. A.. Participação em banca de João Aparecido Almeida do Nascimento.Produção de textos nos anos iniciais do Ensino Fundamental: reflexões sobre práticas docentes. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos.

21.
SOUZA, G. T.; MONTEIRO, R. B.; FERRAZ, M. C. C.. Participação em banca de Emerson Chaves de Oliveira.Políticas públicas indígenas: Território Etnoeducacional Rio Negro. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos.

22.
GATTI, M. A.; PEREIRA, D. F. F.; SOUZA, G. T.. Participação em banca de Clarissa Bianca Oliveira Fernandes.Ecos de uma educação sem voz: vestígios das práticas cartilhescas na educação. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos.

23.
LEITE, K. C.; MELO, T. M. P. C.; SOUZA, G. T.. Participação em banca de Pablo Eduardo de Camargo.Ensino Médio Integrado: contradições na proposta de formação para emancipação da classe trabalhadora. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos.

24.
PEREIRA, D. F. F.; LOMBARDI, L. M. S. S.; SOUZA, G. T.. Participação em banca de Elifaz Candido.Educação Musical e Paulo Freire: aproximações pedagógicas. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos.

25.
MENDONCA, V. M.; MELO, T. M. P. C.; SOUZA, G. T.. Participação em banca de Maisa Penha de Campos.Adolescência e o Corpo: Análise das práticas discursivas de reportagens da Revista Capricho Online. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos.

26.
SOUZA, G. T.; PEREIRA, D. F. F.; OLIVEIRA, A. R. C.. Participação em banca de Rebecca Helena Cherri.A instituição escolar e a produção da invisibilidade dos corpos: Inquietações em um espaço de exclusão. Por uma educação como possibilidade de liberdade. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos.

27.
VARANI, A.; BRITO, A. P. S.; SOUZA, G. T.. Participação em banca de Camila de Fátima Vieira Rosa.Registro do cotidiano escolar e a prática docente nas séries iniciais do Ensino Fundamental. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos.

28.
SOUZA, G. T.; NASCIMENTO, F.; SOARES, T. C. L.. Participação em banca de Patrícia Carvalho Araújo.As prãticas educativas no ensino de ciências para a educação dos surdos. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de São Carlos.

29.
SOUZA, G. T.; NASCIMENTO, F.; FERNANDES, H. L.. Participação em banca de Alberto Lopo Montalvão Neto.Os conteúdos de Genética nos Livros Didáticos de Biologia entre as décadas de 1970 e 1990. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de São Carlos.

30.
SOUZA, G. T.; MENDONCA, V. M.; LOMBARDI, L. M. S. S.. Participação em banca de Renata Bertotti Guedes.Infância na Mídia: Gênero e Relações étnico-raciais nas Propagandas Televisivas Brasileiras. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos.

31.
SOUZA, G. T.; MARIANO, N. F.; CAVALHEIRO, C. C.. Participação em banca de Amanda Alves Gomes.As Manifestações da Cultura Popular Nordestina em Sorocaba-SP. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Geografia) - Universidade Federal de São Carlos.

32.
SOUZA, G. T.; NASCIMENTO, F.; LIMA, P. G.. Participação em banca de Luciane de Oliveira Castanho.Alfabetização Lúdica e Ensino Aprendizagem da Escola de Nove Anos. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos.

33.
PALLAMIN, V.; SOUZA, G. T.. Participação em banca de Talita Camacho Barão.Projeto Amorim Lima: investigações espaciais para uma escola em transformação. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade de São Paulo.

34.
SOUZA, G. T.; MENDONCA, V. M.; NASCIMENTO, Fabrício do. Participação em banca de Tânia Cristina Vasconcelos Barela.Ensino de ciências e pedagogia nova. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de São Carlos.

35.
SOUZA, G. T.. Participação em banca de Livia Maria Sant´Ana Sousa.Vamos cuidar do planeta: como?. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de São Carlos.

36.
SOUZA, G. T.; NASCIMENTO, Fabrício do; Duarte, Iolanda Cristina Silveira. Participação em banca de Jamaira Aparecida Victório.Diferentes percepções sobre o papel do estágio na formação e atuação do professor de ciências e biologia da UFSCar - Sorocaba. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de São Carlos.

37.
MENDONCA, V. M.; NASCIMENTO, Fabrício do; SOUZA, G. T.. Participação em banca de Marina Macedo.Entre imagens, sons e palavras: a escola como um ambiente interdisciplinar para o ensino de ciências. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de São Carlos.

38.
MARTINS, M. R.; SOUZA, G. T.; MENDONCA, V. M.. Participação em banca de Mayara Roberta Martins.Turismo e Juventude em Assentamentos Rurais do Estado de São Paulo. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Turismo) - Universidade Federal de São Carlos.

39.
PATRICIO, R. F.; MENDONCA, V. M.; SOUZA, G. T.. Participação em banca de Raquel Formaggio Patrício.Discurso de Jovens, Discursos de Idosos: Estudo Intergeracional sobre os significados do Turismo e Lazer. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Turismo) - Universidade Federal de São Carlos.

40.
OKAWACHII, F. M.; MENDONCA, V. M.; SOUZA, G. T.. Participação em banca de Fernanda Miyuki Okawachi.Discurso de Professores de Biologia sobre o ensino de biotecnologia. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de São Carlos.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
GATTI, M. A.; SILVA, V. A.; SOUZA, G. T.. Processo seletivo simplificado de Provas e Títulos, edital 120/16. 2016. Universidade Federal de São Carlos.

2.
SOUZA, G. T.; CAMPOS, M. I. B.; MENDONCA, M. C.. Concurso de Provas e Títulos para contratação de docente, edital 168/13. 2013. Universidade Federal de São Carlos.

3.
SOUZA, G. T.. Processo Seletivo Simplificado de Professor Temporário. 2012. Universidade Federal de São Carlos.

4.
SOUZA, G. T.. Processo Seletivo Simplificado de Professor Temporário. 2012. Universidade Federal de São Carlos.

5.
SOUZA, G. T.. Concurso de Provas e Títulos para contratação de docente. 2012. Universidade Federal de São Carlos.

6.
SOUZA, G. T.. Concurso Público de Provas e Títulos para Professor Substituto do Campus Sorocaba. 2011. Universidade Federal de São Carlos.

7.
SOUZA, G. T.. Concurso Público de Provas e Títulos para Professor Substituto do Campus Sorocaba. 2011. Universidade Federal de São Carlos.

8.
SOUZA, G. T.. Concurso Público de Provas e Títulos para Professor Substituto do Campus Sorocaba. 2011. Universidade Federal de São Carlos.

9.
SOUZA, G. T.. Processo Seletivo para contratação de Professores para disciplina Português Instrumental. 2004. Centro Universitário Fundação Santo André.

10.
SOUZA, G. T.; FONTES, M. C. M.. Processo Seletivo Externo para contratação de Docente. 2003. Centro Universitário Fundação Santo André.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
III Ciclo de Conferências Discurso, Sujeito, História UNIFESP Guarulhos.Teoria do enunciado concreto e teoria de gêneros do discurso na obra do círculo de Bakhtin. 2018. (Outra).

2.
IV Simpósio Internacional de Estudos Discursivos.O cotidiano contemporâneo e as relações dialógicas entre enunciados carnavalescos do gênero marchinha de carnaval. 2018. (Simpósio).

3.
IX SELINFRAN ‐ Seminário de Pesquisa em Linguística da UNIFRAN ‐ Nas malhas do discurso, nas trilhas do texto.Bakhtin e a perenidade do romance. 2018. (Seminário).

4.
IX SELINFRAN ‐ Seminário de Pesquisa em Linguística da UNIFRAN ‐ Nas malhas do discurso, nas trilhas do texto.arguidor de trabalhos em andamento. 2018. (Seminário).

5.
V Colóquio Internacional de Análise do discurso.Fake news ou True news? Em busca de uma análise dialógica de algorítmos para construção "da verdade" de enunciados ca cultura digital. 2018. (Simpósio).

6.
X Semana da Pedagogia, VI Seminário de Pesquisa e V Encontro de Egressos do PPGEd-So.X Semana da Pedagogia, VI Seminário de Pesquisa. 2018. (Encontro).

7.
24o Congresso de Iniciação científica da UFSCar. Debatedor de paineis. 2017. (Congresso).

8.
Seminário Ciência, Políticas e Metodologias de pesquisa: diálogos Brasil e Portugal o.Discursos e Culturas Digitais. 2017. (Seminário).

9.
Seminário Plural da Cultura.A cultura e a escola. 2017. (Seminário).

10.
Seminário Plural da Cultura. 2017. (Seminário).

11.
VII Seminário de Ensino de Graduação da UFSCAR.Roda de conversa: Diversidade étnico-racial na universidade. 2017. (Seminário).

12.
VI Círculo - Rodas de Conversa Bakhtiniana.O orbe estético como materialização da ética. 2016. (Encontro).

13.
VIII SELin.Debatedor de trabalhos de pós-graduação. 2016. (Seminário).

14.
VIII SELin.Das Linguísticas do CLG à Metalinguística: contribuições do Círculo de Bakhtin. 2016. (Seminário).

15.
III EEBa - Encontro de Estudos Bakhtinianos.Amorização e as festas da renovação. 2015. (Encontro).

16.
VII Ciclo de Estudos Discursivos - CED.A construção da ciência dialógica da linguagem e suas orientações filosófico-linguísticas. O projeto do Círculo de Bakhtin?. 2015. (Simpósio).

17.
X Jornada Linguagem, Identidade e Memória.Em busca da unidade e da unicidade da comunicação dialógica na obra plurilingue do Círculo de Bakhtin. 2015. (Encontro).

18.
Jornada do Grupo de Estudos dos Discursos Bakhtinianos.Perspectivas filosóficas da ética em Bakhtin. 2014. (Encontro).

19.
Seminário de Orientação e Pesquisa-Metodologia em Teoria Bakhtiniana.Seminário de Orientação e Pesquisa-Metodologia em Teoria Bakhtiniana. 2014. (Seminário).

20.
Seminário de Orientação e Pesquisa-Metodologia em Teoria Bakhtiniana.Seminário de Orientação e Pesquisa-Metodologia em Teoria Bakhtiniana. 2014. (Seminário).

21.
Seminário de Orientação e Pesquisa-Metodologia em Teoria Bakhtiniana.Seminário de Orientação e Pesquisa-Metodologia em Teoria Bakhtiniana. 2014. (Seminário).

22.
Seminário Pressupostos Filosóficos para a pesquisa cartográfica. 2014. (Seminário).

23.
VI SELIN - Seminário de Estudos Linguísticos da UNESP.Novas práticas em pesquisa: rompendo fronteiras. 2014. (Seminário).

24.
1o Circuito de Releituras Bakhtinianas.Contribuições dos estudos bakhtinianos para o ensino de Língua Materna. 2013. (Encontro).

25.
1o Circuito de Releituras Bakhtinianas.A Teoria do Enunciado Concreto do Círculo de Bakhtin. 2013. (Encontro).

26.
Jornada do Grupo de Estudos dos Discursos Bakhtinianos.Perspectivas filosóficas da ética em Bakhtin. 2013. (Encontro).

27.
Programa de Pós-graduação em Filologia e Língua Portuguesa.O enunciado concreto e o princípio dialógico. 2013. (Encontro).

28.
Ciclo Bakhtiniano: conversas com Bakhtin e o Círculo.As contribuições do Círculo de Bakhtin para as ciências da linguagem. 2012. (Encontro).

29.
Ciclo Segundas do LAEL.A Ciência das Ideologias e o problema do gênero na obra de Pavel Medevedev. 2012. (Encontro).

30.
Encontro do Grupo de Estudos do Discurso - GEDUSP.Por que uma "ciência" dialógica da linguagem de Bakhtin e seu Círculo?. 2012. (Encontro).

31.
I Jornada de Estudos Estilísticos: conceitos e ideias.Dialogismo e Polifonia. 2012. (Encontro).

32.
XVII Colóquio bakhtiniano: enfrentando questões metodológicas com Bakhtin.Enfrentando questões metodológicas com Bakhtin. 2012. (Encontro).

33.
I Encontro de estudos bakhtinianos.Política como ação responsiva. 2011. (Encontro).

34.
I Encontro de estudos bakhtinianos. 2011. (Encontro).

35.
I Simpósio sobre Estágio Curricular nos Cursos de Licenciatura - UFSCar Sorocaba.Parceria Universidade-Escola no planejamento, desenvolvimento e avaliação do estágio curricular. 2011. (Simpósio).

36.
III Círculo - Rodas de conversa bakhtiniana 2010.A estética contemporânea sob o signo das imagens; a corporeidade e as exigências estéticas nas relações no contemporâneo. 2010. (Outra).

37.
II Semana da Pedagogia, Desafios contemporâneos em educação.Políticas públicas para o ensino fundamental de 09 anos. 2010. (Outra).

38.
V Jornada do Grupo de Pesquisa/CNPQ Linguagem, Identidade e Memória.Da análise do enunciado concreto à construção de uma ciência dialógica da linguagem. 2010. (Outra).

39.
4o. Encontro Regional da Ação Griô Nacional (I Encontro de Educação e Tradição Oral da Regional da Terra - SC/RS/SP). 2007. (Encontro).

40.
Conferência do Prfo. Dr. Bernard Schneuwly "Análise do objeto ensinado através do trabalho do professor. 2005. (Outra).

41.
9a. Conferência Internacional de História das Ciências da Linguagem. 9a. Conferência Internacional de História das Ciências da Linguagem. 2002. (Congresso).

42.
IV ENAPOL - Encontro dos alunos da pós-graduação em Lingüística da Universidade de São Paulo.IV ENAPOL - Encontro dos alunos de pós-graduação em Lingüística da Universidade de São Paulo. 2001. (Encontro).

43.
Encontro de Lingüísticas: Epistemologia da Lingüística. Problemas e Métodos.Encontro de Lingüistas: Epistemologia da Lingüística. Problemas e Métodos. 2000. (Encontro).

44.
Mini-Enapol de Geolingüística - 2000.Mini-Enapol de Geolingüística. 2000. (Encontro).

45.
3o. Mini-Enapol: Teoria da Gramática.3o. Mini-enapol: Teoria da Gramática. 1999. (Encontro).

46.
Colóquio Internacional DIALOGISMO: CEM ANOS DE BAKHTIN.Colóquio Internacional DIALOGISMO: CEM ANOS DE BAKHTIN. 1995. (Outra).

47.
Unidade e pluralidade. Em torno da obra de Algirdas Julien Greimas.Colóquio UNIDADE E PLURALIDADE. EM TORNO DA OBRA DE ALGIRDAS JULIEN GREIMAS. 1994. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SOUZA, G. T.. V Semana da Pedagogia "Educação e Capital: processos educativos na Sociedade de Consumo". 2013. (Outro).

2.
SOUZA, G. T.; CHAVES, T. R. A. P. . II Encontro dos alunos da pós-graduação em Lingüística da Universidade de São Paulo. 1999. (Congresso).

3.
SOUZA, G. T.; CHAVES, T. R. A. P. . I Encontro dos alunos da pós-graduação em Lingüistica da Universidade de São Paulo. 1998. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Ana Carolina Boareto Marangon. Oralidae e interação no ensino/aprendizagem de língua inglesa na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos. Orientador: Geraldo Tadeu Souza.

2.
José Robri Umnhate. A construção do livro Wedehu Podo em língua materna Xavante. Diálogo, Alfabetização, Saberes e Cultura. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos. Orientador: Geraldo Tadeu Souza.

3.
Daniela Felder Pelentir. Educação Estética e Pedagogia: uma contribuição de Lev Vigotski. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos. Orientador: Geraldo Tadeu Souza.

4.
Camila Cristina Vioto. A importância da construção do conhecimento sobre alfabetização na formação inicial do Pedagogo. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos. Orientador: Geraldo Tadeu Souza.

5.
João Aparecido Almeida do Nascimento. Produção de textos nos anos iniciais do Ensino Fundamental: reflexões sobre práticas docentes. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos. Orientador: Geraldo Tadeu Souza.

6.
Emerson Chaves de Oliveira. Políticas públicas indígenas: Território Etnoeducacional Rio Negro. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos. Orientador: Geraldo Tadeu Souza.

7.
José Étori de Conti Junior. O turismo como ferramenta de ensino. A realidade das escolas particulares de ensino fundamental da cidade de São José dos Campos. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Bacharelado em Turismo) - Universidade Federal de São Carlos. Orientador: Geraldo Tadeu Souza.

8.
Juliana de Carvalho Neves. A influência da dislexia do desenvolvimento no processo de ensino-aprendizagem de ciências nas séries iniciais do ensino fundamental. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de São Carlos. Orientador: Geraldo Tadeu Souza.

Orientações de outra natureza
1.
Bruna Mozaro Rizzo. Parceria colaborativa entre Universidade e escola: contribuições para a formação de professores. 2011. Orientação de outra natureza. (Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Geraldo Tadeu Souza.

2.
Bruno Vieira de Carvalho. Parceria colaborativa entre Universidade e escola: contribuições para a formação de professores. 2011. Orientação de outra natureza. (Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Geraldo Tadeu Souza.

3.
Camila Kupper de Oliveira Barros. Parceria colaborativa entre Universidade e escola: contribuições para a formação de professores. 2011. Orientação de outra natureza. (Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Geraldo Tadeu Souza.

4.
José Guilherme Pereira da Rocha Neto. Parceria colaborativa entre Universidade e escola: contribuições para a formação de professores. 2011. Orientação de outra natureza. (Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Geraldo Tadeu Souza.

5.
Juan Simas Esteves de Albergaria Lomardo. Parceria colaborativa entre Universidade e escola: contribuições para a formação de professores. 2011. Orientação de outra natureza. (Licenciatura em Geografia) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Geraldo Tadeu Souza.

6.
Júlio Cesar Francisco. Parceria colaborativa entre Universidade e escola: contribuições para a formação de professores. 2011. Orientação de outra natureza. (Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Geraldo Tadeu Souza.

7.
Lucas Luis Carneiro. Parceria colaborativa entre Universidade e escola: contribuições para a formação de professores. 2011. Orientação de outra natureza. (Licenciatura em Geografia) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Geraldo Tadeu Souza.

8.
Maeli Rosangela dos Santos. Parceria colaborativa entre Universidade e escola: contribuições para a formação de professores. 2011. Orientação de outra natureza. (Licenciatura em Geografia) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Geraldo Tadeu Souza.

9.
Marcela Ferraz Nascimento. Parceria colaborativa entre Universidade e escola: contribuições para a formação de professores. 2011. Orientação de outra natureza. (Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Geraldo Tadeu Souza.

10.
Maria Alice de Paula Souza. Parceria colaborativa entre Universidade e escola: contribuições para a formação de professores. 2011. Orientação de outra natureza. (Licenciatura em Geografia) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Geraldo Tadeu Souza.

11.
Niviane Damaceno Noel Silva. Parceria colaborativa entre Universidade e escola: contribuições para a formação de professores. 2011. Orientação de outra natureza. (Licenciatura em Geografia) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Geraldo Tadeu Souza.

12.
Renata Guedes. Parceria colaborativa entre Universidade e escola: contribuições para a formação de professores. 2011. Orientação de outra natureza. (Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Geraldo Tadeu Souza.

13.
Samuel Penteado Urban. Parceria colaborativa entre Universidade e escola: contribuições para a formação de professores. 2011. Orientação de outra natureza. (Licenciatura em Geografia) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Geraldo Tadeu Souza.

14.
Tania Weudja Paes da Silva Magalhaes. Parceria colaborativa entre Universidade e escola: contribuições para a formação de professores. 2011. Orientação de outra natureza. (Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Geraldo Tadeu Souza.

15.
Thais Helena Q. Ramos. Parceria colaborativa entre Universidade e escola: contribuições para a formação de professores. 2011. Orientação de outra natureza. (Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Geraldo Tadeu Souza.

16.
Otávio Macarrio dos Santos Neto. Parceria colaborativa entre Universidade e escola: contribuições para a formação de professores. 2011. Orientação de outra natureza. (Licenciatura em Geografia) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Geraldo Tadeu Souza.



Inovação



Projetos de pesquisa


Educação e Popularização de C & T



Livros e capítulos
1.
SOUZA, G. T.. Uma tacada de bilhar no jardim polifônico de Tchécov. In: Fabíola Nóbrega Silva; Manassés Morais Xavier; Maria de Fátima Almeida; Pedro Farias Francelino. (Org.). Relações dialógicas e(m) campos da comunicação discursiva: teoria, análise e questões de ensino. 1ed.João Pessoa: Ideia Editora, 2017, v. , p. 163-174.


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SOUZA, G. T.. V Semana da Pedagogia "Educação e Capital: processos educativos na Sociedade de Consumo". 2013. (Outro).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 16/01/2019 às 13:26:47