Célia Regina da Silva

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/4224301455603546
  • Última atualização do currículo em 15/01/2019


Possui licenciatura plena em psicologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2001), Bacharelado em Psicologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2002), mestrado em Educação (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2006) e doutorado pelo Programa de Pós-graduação em Educação Escolar da UNESP/Araraquara (2017). De 2005 a 2010 atuou na Secretaria Municipal de Educação do município de Guarulhos/SP. Atuou, também, como professora assistente - Faculdades Integradas de Ciências Humanas, Saúde e Educação de Guarulhos, ministrando as disciplinas Psicologia Social e Psicologia Institucional para o curso de graduação em psicologia, Psicologia do Desenvolvimento para o curso de graduação em pedagogia, Psicologia da Educação para cursos de licenciatura e Ministrou disciplina sobre desenvolvimento e aprendizagem para o curso de Especialização em Gestão Escolar. No mesmo período foi professora colaboradora do curso de especialização em Educação Especial da Fundação Educacional de Penápolis. Atuou como professora substituta da Universidade Federal de Mato Grosso de Sul no campus de Paranaíba/MS, atuando, também, como formadora em projeto de formação junto aos Professores de Educação infantil do mesmo município. Atualmente é professora do curso de pedagogia da Universidade de Mogi das Cruzes.Tem experiência na área de Psicologia Educacional, com ênfase em Programação de Condições de Ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: Políticas públicas, desenvolvimento infantil, educação infantil, formação de professores . É membro do GEPCO (Grupo de Estudos em Psicologia Concreta - UEPG/PR) e do Laboratório Interinstitucional de Ensino e Pesquisa em Psicologia Escolar (LIEPPE) Usp. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Célia Regina da Silva
Nome em citações bibliográficas
SILVA, C. R.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade de Mogi das Cruzes, Centro de Ciências Humanas.
Universidade Mogi das Cruzes
Vila Partenio
08780911 - Mogi das Cruzes, SP - Brasil
Telefone: (11) 47987000
URL da Homepage: www.umc.br


Formação acadêmica/titulação


2013 - 2017
Doutorado em Educação Escolar.
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Título: Análise da dinâmica de formação do caráter e a produção da queixa escolar na educação infantil à luz da psicologia histórico-cultural e da pedagogia histórico-crítica, Ano de obtenção: 2017.
Orientador: Lígia Marcia Martins.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Dinâmica de formação do caráter; educação infantil; Psicologia Histórico-Cultural; Pedagogia Histórico-Crítica; Materialismo histórico-dialético; Dialética conteúdo-forma.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Ensino e da Aprendizagem.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Desenvolvimento Humano / Especialidade: Desenvolvimento Social e da Personalidade.
Setores de atividade: Educação.
2004 - 2006
Mestrado em Educação (Psicologia da Educação).
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
Título: Relação Creches Públicas/Classes Populares: A implementação do Programa Educriança nas creches da Rede Municipal de Guarulhos,Ano de Obtenção: 2009.
Orientador: Mitsuko Aparecida Makino Antunes.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: classes populares; creches públicas; politicas públicas para Educação Infantil; primeira infancia; relação família-escola.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia.
Setores de atividade: Educação.
1997 - 2002
Graduação em Psicologia.
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Bolsista do(a): Pró-reitoria de extensão, PROEX, Brasil.
1997 - 2001
Graduação em Licenciatura Plena em psicologia.
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Bolsista do(a): Pró-reitoria de extensão, PROEX, Brasil.




Formação Complementar


2016
capacitação de tutores.
Universidade de Mogi das Cruzes, UMC, Brasil.
2015 - 2016
professor conteudista de ensino à distância.
Universidade de Mogi das Cruzes, UMC, Brasil.
2015 - 2015
capacitação de autor. (Carga horária: 5h).
Universidade de Mogi das Cruzes, UMC, Brasil.
2000 - 2002
Extensão universitária em psicologia. (Carga horária: 5h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
1997 - 2002
Extensão universitária em psicologia. (Carga horária: 8h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
1998 - 1999
Extensão universitária em Educação infantil- Proposta Sócio-histórica. (Carga horária: 30h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade de Mogi das Cruzes, UMC, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Conteúdista

Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor assistente, Carga horária: 12


Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Substituto III, Carga horária: 40


Secretaria Municipal de Educação de Guarulhos, SME, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: DIRETORA DE ESCOLA, Carga horária: 40

Vínculo institucional

2008 - 2011
Vínculo: Educador Social III, Enquadramento Funcional: chefe seção técnica departamento pedagógico, Carga horária: 40
Outras informações
Atuou na coordenação de equipe pedagógica

Vínculo institucional

2005 - 2008
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Assessora de Educação Infantil, Carga horária: 40
Outras informações
Atuou na coordenação do nucleo de educação Infantil da Secretaria Municipal de Educação de Guarulhos, junto a equipe técnica responsável por prestar serviços de acompanhamento pedagógico para as escolas da Rede Municipal.

Atividades

01/2011 - Atual
Serviços técnicos especializados , Secretaria Municipal de Assistência Social de Cidadania de Guarulhos, .

Serviço realizado
Acompanhamento pedagógico do serviço de Acolhimento Institucional para crianças e adolescentes.

Faculdades Integradas de Ciências Humanas, Saúde e Educação de Guarulhos, FG, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2013
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor assistente, Carga horária: 12
Outras informações
Ministrou as disciplinas Psicologia social I e II, e psicologia institucional I e II no curso de psicologia; psicologia do desenvolvimento I e II para o curso de pedagogia e psicologia da Educação para os cursos de licenciatura.


Fundação Educacional de Penápolis, FUNEPE, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2013
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Colaborador
Outras informações
Ministrou as disciplinas: Dificuldade de aprendizagem e na escolarização; diagnóstico psicopedagógico e métodos de intervenção na clínica psicopedagógica, no curso de especialização em psicopedagogia


Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania de Guarulhos, SASC, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Educador Social III, Carga horária: 40
Outras informações
Acompanhamento pedagógico ao serviço de acolhimento institucional para crianças e adolescentes


Centro de Convivência Infantil (Unesp/Bauru), CCI, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2004
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Coordenador, Carga horária: 40
Outras informações
Prestação de serviços subsidiada pela Fundepe conforme necessidade da instituição

Vínculo institucional

2000 - 2002
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 20

Vínculo institucional

1998 - 1999
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Auxiliar de Recreacionista, Carga horária: 40

Vínculo institucional

1997 - 1998
Vínculo: bolsista graduando, Enquadramento Funcional: estagiário, Carga horária: 10
Outras informações
trabalho desenvolvido como bolsista PAE-PROEX

Atividades

09/2002 - Atual
Direção e administração, .

Cargo ou função
Coordenadora: Coordena e orienta rpojetos junto aos educadores e trabalha com orientação aos pais das crianças matriculadas na isntituição.

Sociedade de reabilitação e reintegração do incapacitado, SORRI, Brasil.
Vínculo institucional

1999 - 2001
Vínculo: acadêmico, Enquadramento Funcional: estagiário, Carga horária: 10
Outras informações
Estágio extra curricular

Atividades

10/1999 - 02/2001
Estágios .

Estágio realizado
trabalho na área de desenvolvimento cognitivo e aprendizagem humana.

Creche Municipal "Prof. Hubert Hademakers", HR, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - 2002
Vínculo: Acadêmico, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 8
Outras informações
Trabalho referente a projeto de extensão

Atividades

09/2000 - Atual
Estágios , Secretaria do Bem Estar Social-Bauru-SP, .

Estágio realizado
Trabalho relacionado a área de psicologia da educação, mais especificamente no que diz respeito a formação do professor.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Desenvolvimento Humano.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Ensino e da Aprendizagem/Especialidade: Programação de Condições de Ensino.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Ensino e da Aprendizagem.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Ensino e da Aprendizagem/Especialidade: Ensino e Aprendizagem na Sala de Aula.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Ensino e da Aprendizagem/Especialidade: Planejamento Institucional.
6.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Social.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Capítulos de livros publicados
1.
PASQUALINI, J. C. ; SILVA, C. R. . Cuidar e Educar na Escola de Educação Infantil. In: Juliana Campregher Pasqualini; Yaeko Nakadakari Tsuhako. (Org.). Proposta Pedagógica para a Educação Infantil. 1ed.Bauru: Secretaria Municipal de Educação, 2016, v. 1, p. 567-573.

2.
Arroyo, Miguel Gonzales ; Cardoso, Lindabel Delgado ; Lima, Eneide Maria Moreira de ; SILVA, C. R. . O lugar da criança pequena na sociedade e o atendimento institucional à primeira infância: do asilo à creche. In: Eneide Maria Moreira de Lima; Lindabel Delgado Cardoso; Mitsuko Aparecida Makino Antunes; Adriana Missae Momma; Miguel Gonzales Arroyo; Manoel Rodrigues Portugues; Newton Antonio Paciulli Bryan. (Org.). Rede Integrada de Educação Infantil: O que aprender com o Educriança?. Campinas: Alínea, 2009, v. , p. 11-107.

3.
GARBULHO ; PASQUALINI, J. C. ; SILVA, C. R. . Reorientação Profissional na creche: uma contribuição à formação do educador. In: Maria Célia Pacheco Lassance; Angela Carina Paradiso; Marúcia Patta Bardagi; Monica Sparta; Sandra Laura Frischenbruder. (Org.). Intervenção e compromisso social. São Paulo: , 2005, v. 2, p. 381-396.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SILVA, C. R.; MARTINS, L. M. . Desenvolvimento Humano, brincadeira e ensino na Educação Infantil. In: Congresso pedagogia histórico-crítica: Educação e desenvolvimento humano, 2016, Bauru. Anais do Congresso pedagogia histórico-crítica: Educação e desenvolvimento humano. Bauru: Unesp, 2016. v. 1.

2.
FERRACIOLLI, M. U. ; MESQUITA, A. M. ; SILVA, C. R. ; TRINDADE, R. G. . Desenvolvimento da atenção voluntária na Educação Escolar: Elementos para uma proposta pedagógica crítica e não medicalizante. In: 2º congresso Internacional sobre a Teoria Histórico-Cultural e 13ª jornada do núcleo de Ensino de Marília, 2014, Marília. 2º Congresso Internacional sobre a teoria histórico-cultural e 13ª Jornada do Núcleo de Ensino de Marília, 2014.

3.
SILVA, C. R.. O papel da Educação Escolar na dinâmica de formação do caráter da 'criança difícil' na Educação Infantil. In: 11º Encontro de Pesquisa em Educação da região Sudeste, 2014, São João Del Rey. Culturas políticas e práticas educacionais e suas relações com a pesquisa, 2014.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
MARTINS, L. M. ; SILVA, C. R. . A relação forma-conteúdo na atuação do diretor de escola: Reflexões sobre uma experiencia em uma escola municipal de educação infantil. In: Congresso Pedagogia histórico-crítica: educação e desenvolvimento humano, 2015, Bauru. Anais do Congresso Pedagogia Histórico-Crítica: educação e desenvolvimento humano. Bauru: unesp, 2015. v. 1.

2.
FERNANDES, L. V. ; MARCOLINO, S. ; MARTINS, E. F. ; SILVA, C. R. . A violência nas escolas: reflexões a partir da Psicologia Histórico Cultural. In: Congresso Nacional de Psicologia Escolar e Educacional, 2011, Maringá. X Congresso Nacional de Psicologia Escolar e Educacional: caminhos trilhados, caminhos a percorrer, 2011.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
CRISPIN, C. S. ; SILVA, C. R. . Psicologia e a Educação do Trabalhador: A reorientação profissional como estratégia educativa para trabalhadores das classes populares. In: 2º Congresso Internacional da Teoria Histórico-Cultural e 13ª Jornada do Núcleo de Ensino de Marília, 2014, Marília. 2º Congresso Internacional da Teoria Histórico-Cultural e 13ª Jornada do Núcleo de Ensino de Marília, 2014.

2.
FERRACIOLLI, M. U. ; PANDITA - PEREIRA, A. ; TERRA, B. M. ; SILVA, C. R. . A atuação do psicólogo escolar frente ao comprometimento do desenvolvimento de sistemas psicológicos. In: XI Congresso Nacional de Psicologia Escolar e Educacional, 2013, Uberlândia. Psicologia Escolar e Educacional: Caminhos Trilhados Caminhos a Percorrer, 2013.

3.
FERRACIOLLI, M. U. ; PANDITA - PEREIRA, A. ; TERRA, B. M. ; SILVA, C. R. . Contribuições da teoria histórico-cultural para a compreensão do processo de desenvolvimento das funções psicológicas complexas. In: III Seminário internacional do fórum sobre a medicalização da educação e da sociedade, 2013, São Paulo. III Seminário Internacional Educação Medicalizada: reconhecer e acolher as diferenças, 2013.

4.
SILVA, C. R.. orientação profissinal com crianças: uma contribuição para a transformação do trabalho em educação infantil. In: III Encontro mineiro de Orientadores Profissionais: trabalho, profissão, carreira ou ocupação?, 2002, Belo Horizonte. III encontro mineiro de Orientadores Profissionais, 2002. v. 1. p. 36-36.

5.
SILVA, C. R.; TANAMACHI, E. R. . Atendimento às demandas de queixa escolar: transformando as intervenções por meio do trabalho com grupos de pais e crianças. In: Vl encontro de Psicologia Social Comunitária, 2002, Bauru. transformação: para que?, para quem?, 2002.

6.
SILVA, C. R.. Da produção do saber ao produtivismo: avaliação institucional e ordem neoliberal , 2001.. In: Econtro de psiscologia escolar, 2001, Bauru. Anais do encontro de psiscologia escolar, 2001.

7.
SILVA, C. R.. O trabalho e sua influência sobre o processo de construção do projeto de vida/profissional de trabalhadoras que trabalham numa creche pública. In: V Econtro de Psicologia Social Comunitária ABRAPSO-BAURU, 2001, Bauru. O Método Materialista Histórico Dialético, 2001. p. 78-79.

8.
SILVA, C. R.; LOURO, A. ; MEIJERINK, A. ; FERNANDES, A. P. ; ABRANTES, A. A. ; LUZ, C. P. ; HUNGER, D. ; TANAMACHI, E. R. ; MARTINS, S. T. ; SILVA, L. F. . Cidadania e Direitos Humanos: Projeto Interdisciplinar de Pesquisa e Intervenção. In: VIII Encontro Regional de Psicologia Social, 2000, Piracicaba. O Século XXI: Os dilemas e perspectivas para a Psicologia Social, 2000.

Apresentações de Trabalho
1.
SILVA, C. R.. A educação infantil e a Dinãmica de formação do caráter à luz da psicologia Histórico Cultural. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
SILVA, C. R.; LIMA, C. P. ; AMARAL, T. P. . Para além da surdez histórica: em defesa do processo de humanização dos envolvidos na relação psicologia e educação. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
SILVA, C. R.. Relação forna-conteúdo na atuação do diretor de escola: Reflexões sobre uma eperien. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
SILVA, C. R.; RABATINI, V. R. . Desenvolvimento humano, brincadeira e ensino na Educação Infantil. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
SILVA, C. R.. O papel da Educação Escolar na dinâmica de formação do caráter da 'criança difícil' na Educação Infantil. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

6.
FERRACIOLLI, M. U. ; MESQUITA, A. M. ; SILVA, C. R. ; TRINDADE, R. G. . Desenvolvimento da atenção voluntária na Educação Escolar: Elementos para uma proposta pedagógica crítica e não medicalizante. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
SILVA, C. R.. A dinamica de formação do caráter da criança difícil na Educação Infantil. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

8.
FERRACIOLLI, M. U. ; PANDITA - PEREIRA, A. ; TERRA, B. M. ; SILVA, C. R. . Contribuições da teoria histórico-cultural para a compreensão do processo de desenvolvimento das funções psicológicas complexas. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

9.
MESQUITA, A. M. ; FERRACIOLLI, M. U. ; PANDITA - PEREIRA, A. ; SILVA, C. R. ; TERRA, B. M. ; DELARI JUNIOR, A. . A Música nunca parou: contribuições da teoria histórico-cultural para a compreensão do processo de desenvolvimento das funções psicológicas complexas. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

10.
FERRACIOLLI, M. U. ; PANDITA - PEREIRA, A. ; SILVA, C. R. ; TERRA, B. M. . A atuação do psicólogo escolar frente ao comprometimento do desenvolvimento de sistemas psicológicos. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

11.
MARCOLINO, S. ; Martins, Eni de Fátima ; SILVA, C. R. ; FERNANDES, L. V. . A violência nas escolas: reflexões a partir da psicologia Histórico-Cultural. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

12.
SILVA, C. R.; TANAMACHI, E. R. . A psicologia sócio hitórica e o atendimento à demanda de queixa escolar. 2002. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

13.
ASBAHR, F. S. F. ; MARCOLINO, S. ; LOURO, A. ; SILVA, C. R. ; TANAMACHI, E. R. . A queixa escolar na perspectiva da Abordagem Sócio-Histórica. 2002. (Apresentação de Trabalho/Outra).

14.
SILVA, C. R.. Educação infantil: aspéctos históricos. 2001. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

15.
SILVA, C. R.. Formação de empreendedores. 2001. (Apresentação de Trabalho/Outra).

16.
SILVA, C. R.. Prevenção às deficiências. 2000. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
SILVA, C. R.. estruturação da Rede Municipal de Educação Infantil. 2005.

Trabalhos técnicos

Demais tipos de produção técnica
1.
SILVA, C. R.. Psicologia da Educação II. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Disciplina).

2.
SILVA, C. R.. Fundamentos da Prática Docente em Educação Infantil. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Disciplina).

3.
SILVA, C. R.. A constituição do psiquismo para a Psicologia Histórico-Cultural. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
SILVA, C. R.. Educação, Desenvolvimento e gestão escolar. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

5.
SILVA, C. R.. Classes Populares e Universidade Pública: indissociabilidade ensino pesquisa e extensão. 2002. (oficina).

6.
SILVA, C. R.. Universidade Pública e Participação Popular. 2001. (oficina).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
SILVA, C. R.; PARANHOS, Lidia Raquel Louback. Participação em banca de Ana Cristina Leandro Ramires de Souza. Ser docente: persperctiva de professores do ensino Fundamental. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em psicopedagogia) - Fundação Educacional de Penápolis.

2.
PARANHOS, Lidia Raquel Louback; SILVA, C. R.. Participação em banca de Flávio Eduardo Waldemarin. Alfabetização e Letramento: concepções de professores e práticas metodológicas. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em psicopedagogia) - Fundação Educacional de Penápolis.

3.
PARANHOS, Lidia Raquel Louback; SILVA, C. R.. Participação em banca de Renata Palácio dos Santos Salomão. Abordagens teóricas e intervenção pedagógica no ensino da Leitura e escrita: um estudo com professores das séries iniciais. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em psicopedagogia) - Fundação Educacional de Penápolis.

4.
PARANHOS, Lidia Raquel Louback; SILVA, C. R.. Participação em banca de Ana Paula Domingos. Concepções teóricas Sobre o processo ensino aprendizagem: um estudo com professores a partir da pedagogia histórico-cultural. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em psicopedagogia) - Fundação Educacional de Penápolis.

5.
SILVA, C. R.; PARANHOS, Lidia Raquel Louback. Participação em banca de Maria Cecília da Mota. Inclusão educacional de pessoas com deficiência motora: estudo de caso. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em psicopedagogia) - Fundação Educacional de Penápolis.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
SILVA, S. M. M.; SILVA, C. R.. Participação em banca de Soraia Aparecida Sousa Macedo.Inclusão escolar do aluno com síndrome de Down. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdades Integradas de Ciências Humanas, Saúde e Educação de Guarulhos.

2.
MARTINS, M. S.; SILVA, C. R.. Participação em banca de Michele Cardozo.Luto e aborto espontâneo. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdades Integradas de Ciências Humanas, Saúde e Educação de Guarulhos.

3.
SILVA, S. M. M.; SILVA, C. R.. Participação em banca de Patricia Luisa dos Santos.Bullyng: marcas da violência. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdades Integradas de Ciências Humanas, Saúde e Educação de Guarulhos.

4.
SILVA, S. M. M.; SILVA, C. R.. Participação em banca de Camila Cantante Santos.As influências das relações líquido modernas na transformação do homem em seu contexto psicossocial. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdades Integradas de Ciências Humanas, Saúde e Educação de Guarulhos.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
III Encontro de Educação e psicologia histórico cultural.A pesquisa ação nas políticas públicas a partir de pressupostos do materialismo Histórico Dialético: indissociabilidade entre a promoção do desenvolvimento humano e a qualificação dos processos educativos. 2017. (Encontro).

2.
III Encontro de Educação e Psicologia Histórico Cultural.Educação e Pressupostos do materialismo histórico dialético. 2017. (Encontro).

3.
I Encontro local do Núcleo Paranaíba da ABRAPSO: Consciência e transgressão.O papel da brincadeira no desenvolvimento infantil. 2015. (Oficina).

4.
La alfabetizacion de los escolares des del enfoque histórico-cultural. 2015. (Simpósio).

5.
Pedagogia 2015: un encuentro por la union de los educadores. A educação Infantil e a formação do caráter à luz da psicologia histórico-cultural. 2015. (Congresso).

6.
I encontro do núcleo Paranaíba da Abrapso.O papel da brincadeira no desenvolvimento infantil. 2014. (Oficina).

7.
I encontro do núcleo Paranaíba da ABRAPSO.A constituição do psiquismo para a psicologia Histórico-Cultural. 2014. (Oficina).

8.
IX Semana de psicologia da UFMS/CPAR.Educação, desenvolvimento e gestão escolar. 2013. (Oficina).

9.
XI Congresso Nacional de Psicologia Escolar e Educacional: caminhos trilhados, caminhos a percorrer. Atuação do psicólogo frente a comprometimentos no desenvolvimento de sistemas psicológicos. 2013. (Congresso).

10.
Mini-curso - Teoria Histórico Cultural: dos continuadores e das suas elaborações. 2012. (Outra).

11.
Seminário de pesquisa: Análise de práticas de pesquisa e intervenção na perspectiva Histórico-Cultural. 2012. (Seminário).

12.
XIII Seminário de Pesquisa do LIEPPE e III seminário conjunto LIEPPE/GEPAPe. 2012. (Seminário).

13.
Congresso Nacional de Psicologia Escolar e Educacional: caminhos trilhados, caminhos a percorrer. 2011. (Congresso).

14.
I Congresso de Psicologia da Prefeitura de Guarulhos: "A psicologia, as Políticas Públicas e as interfaces do cuidado.". Percursos da Psicologia no contexto sócio-histórico. 2011. (Congresso).

15.
Núcleo ABRAPSO São Paulo - "Violencia de Estado e os desafios para a Psicologia Social". 2011. (Encontro).

16.
Oficina: Adolescência, sexo, drogas e hip-hop. 2011. (Oficina).

17.
Oficina: O brincar e suas possibilidades. 2011. (Oficina).

18.
oficina: o papel dos educadores no serviço de acolhimento. 2011. (Oficina).

19.
Seminário Implementando o SUAS - Sistema Único de Assistência Social - Histórico e Perspectivas. 2011. (Seminário).

20.
V seminário do NEPPEM: Psicologia histórico-cultural e Marxismo. 2011. (Seminário).

21.
X Congresso Nacional de Psicologia Escolar e Educacional: caminhos trilhados, caminhos a percorrer.Violência nas escolas: reflexões a partir da psicologia Histórico-Cultural. 2011. (Simpósio).

22.
IX Encontro Local de Psicologia Social e Comunitária ABRAPSO-BAURU e I encontro local de Psicologia Social ABRAPSO Cuesta de Botucatu " Movimentos sociais e políticas públicas: Desafios da psicologia social".A relação creches públicas /classes populares: A implementação do Programa Educriança nas creches da Rede Municipal de Educação de Guarulhos. 2010. (Encontro).

23.
Semana de Pedagogia 2010 - Formação de professores no século XXI: demandas e desafios.As políticas públicas de Educação Infantil e o direito de todos: Reflexões sobre o ECA. 2010. (Outra).

24.
Seminário Núcleo São Paulo ABRAPSO - Psicologian Social: desafios para a pesquisa, formação e intervenção. 2010. (Seminário).

25.
7º Conferencia Municipal da Criança e do Adolescente de Guarulhos. 2009. (Outra).

26.
Vídeo clube CRP/SP Ciclo: Magia, imaginação e cultura nas histórias infantis - filme: Príncipes e princesas.Análise do filme. 2009. (Outra).

27.
Semana de Psicologia 2007 - UNIBAN.O papel da Educação Infantil no Desenvolvimento Humano. 2007. (Outra).

28.
I Simpósio sobre Formação em Psicologia. 2003. (Simpósio).

29.
5 Encontro de psicologia escolar-.Da Produção do saber ao produtivismo: Ordem neoliberal e Avaliação institucional. 2001. (Encontro).

30.
V Encontro de Psicologia escolar. 2001. (Encontro).

31.
1 Mostra Nacional de Práticas em Psicologia. 2000. (Outra).

32.
VIII Encontro Regional da Associação Brasileira de Psicologia Social. 2000. (Encontro).

33.
X Encontro Nacional da Associação Brasileira de Psicologia Social. 1999. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SILVA, C. R.; Nascimento, Zilma ; BROIDE, Emília . I Congresso de Psicologia da Prefeitura de Guarulhos. 2011. (Congresso).

2.
MARTINS, S. T. ; SANTANA, A. S. ; ABRANTES, A. A. ; SILVA, C. R. ; GAION, C. P. ; COMBINATO, D. S. ; CAMARGO, D. M. ; BÈRGAMO, G. ; TOASSA, G. ; MARIANI, J. M. ; PASQUALINI, J. C. ; SILVA, L. F. ; VECCHIA, M. D. ; SILVA, N. M. ; NETTO, N. B. ; NETO, N. C. C. ; BARROS, R. D. S. ; MARIUZZO, T. . Encontro Brasileiro de Educação e Marxismo. 2004. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Juliana Paschoal Soler. uso ou abuso da medicação na solução do fracasso escolar. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em psicopedagogia) - Fundação Educacional de Penápolis. Orientador: Célia Regina da Silva.

2.
Tatyana Aparecida Smerdel Ribeiro. Diagnóstico psicopedagógico: Como é realizada a avaliação diagnóstica e a devolutiva de queixas escolares que chegam ao núcleo interdisciplinar da Secretaria da educação de um município do interior de SP. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em psicopedagogia) - Fundação Educacional de Penápolis. Orientador: Célia Regina da Silva.

3.
Marci Meire Ferreira Gomes. Análise da ocorrência do Bullying no contexto escolar segundo pesquisas recentes. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em psicopedagogia) - Fundação Educacional de Penápolis. Orientador: Célia Regina da Silva.

4.
Helen Benedict de Fátima Crevelaro Lopes. Transtornos de déficit de atenção e hiperatividade TDHA no âmbito escolar. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em psicopedagogia) - Fundação Educacional de Penápolis. Orientador: Célia Regina da Silva.

5.
Ilda Candida Gallinari Montanari. O uso da linguagem do desenho na prática pedagógica de uma professora de Educação Infantil. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em psicopedagogia) - Fundação Educacional de Penápolis. Orientador: Célia Regina da Silva.

6.
Márcia da Silva Gomes Franzo. Encaminhamento de queixas escolares: uma análise do processo. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em psicopedagogia) - Fundação Educacional de Penápolis. Orientador: Célia Regina da Silva.

7.
Edna Aparecida Soares Douradinho. Avaliação do desempenho escolar de crianças do ensino fundamental com dificuldades de aprendizagem atribuída pelo professor. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em psicopedagogia) - Fundação Educacional de Penápolis. Orientador: Célia Regina da Silva.

8.
Vanessa Paulino da Silva. Afetividade e processo ensino-aprendizagem: contribuições de Henry Wallon. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em psicopedagogia) - Fundação Educacional de Penápolis. Orientador: Célia Regina da Silva.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Daiane Aparecida Couto Andrades. O processo de formação da identidade na adolescência: uma análise do filme "A praia". 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Faculdades Integradas de Ciências Humanas, Saúde e Educação de Guarulhos. Orientador: Célia Regina da Silva.

2.
Amanda Marques de Souza. A criança na sociedade contemporânea: uma visão sobre o stress infantil. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Faculdades Integradas de Ciências Humanas, Saúde e Educação de Guarulhos. Orientador: Célia Regina da Silva.

3.
Joseleide Soares Pereira. O uso de drogas por moradores de rua: uma análise do livro "Porque não dancei?". 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Faculdades Integradas de Ciências Humanas, Saúde e Educação de Guarulhos. Orientador: Célia Regina da Silva.

4.
Rosane Aparecida Garcia. O processo de inclusão dos portadores de autismo no cotidiano escolar : Uma análise do filme "Missão Especial". 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Faculdades Integradas de Ciências Humanas, Saúde e Educação de Guarulhos. Orientador: Célia Regina da Silva.

5.
Ricardo Rocha Lima. Percurso histórico da beleza humana: uma análise do filme "Morte em Veneza". 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Faculdades Integradas de Ciências Humanas, Saúde e Educação de Guarulhos. Orientador: Célia Regina da Silva.

6.
Noeli de Oliveira Silva. Alcoolismo na família: influências para o desenvolvimento infantil. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Faculdades Integradas de Ciências Humanas, Saúde e Educação de Guarulhos. Orientador: Célia Regina da Silva.

7.
Juliana Alves de Carvalho. Diagnóstico de crianças com TDAH segundo pesquisas recentes. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Faculdades Integradas de Ciências Humanas, Saúde e Educação de Guarulhos. Orientador: Célia Regina da Silva.

8.
Alecsander Andrei Geres Karpuk. Efeitos da obesidade na sociedade americana: uma análise do filme "Wall E". 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Faculdades Integradas de Ciências Humanas, Saúde e Educação de Guarulhos. Orientador: Célia Regina da Silva.

9.
Roberta Cipriano de Almeida. Principais fatores de risco de suicídio na adolescência: análise do livro "A queda para o Alto". 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Faculdades Integradas de Ciências Humanas, Saúde e Educação de Guarulhos. Orientador: Célia Regina da Silva.

10.
Flaviere Santos. Relações entre a vivência de traumas psicológicos e o desenvolvimento de psicopatologias: uma análise do filme "K Pax - A caminho da Luz". 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Faculdades Integradas de Ciências Humanas, Saúde e Educação de Guarulhos. Orientador: Célia Regina da Silva.

11.
Jean de Oliveira. Os Simpsons e a análise do uso das tecnologias da informação no processo de ensino-aprendizagem na Educação Fundamental. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Faculdades Integradas de Ciências Humanas, Saúde e Educação de Guarulhos. Orientador: Célia Regina da Silva.

12.
Patrícia Cristina Clímaco de Souza. Participação da família na vida escolar dos filhos. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Faculdades Integradas de Ciências Humanas, Saúde e Educação de Guarulhos. Orientador: Célia Regina da Silva.

13.
Sieber Junior Jesus. O processo de superação do modelo tradicional de atendimkento em saúde mental e algumas contribuições da clínica psicanalítica. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Faculdades Integradas de Ciências Humanas, Saúde e Educação de Guarulhos. Orientador: Célia Regina da Silva.

14.
Valdeci Laurindo do Nascimento. Abuso sexual na Infancia e adolescencia. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Faculdades Integradas de Ciências Humanas, Saúde e Educação de Guarulhos. Orientador: Célia Regina da Silva.

15.
Sheyla Antunes Rodrigues. A tragetória de uma MADA (Mulheres que Amam demais Anônimas). 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Faculdades Integradas de Ciências Humanas, Saúde e Educação de Guarulhos. Orientador: Célia Regina da Silva.

16.
Gabriela Longo de Oliveira. Metodologias pedagógicas utilizadas na Fundação Casa. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Faculdades Integradas de Ciências Humanas, Saúde e Educação de Guarulhos. Orientador: Célia Regina da Silva.

17.
Thalita Souza Buono. O tratamento da fobia social. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Faculdades Integradas de Ciências Humanas, Saúde e Educação de Guarulhos. Orientador: Célia Regina da Silva.

18.
Elisa Maria Coelho Silva. TDHA na idade adulta. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Faculdades Integradas de Ciências Humanas, Saúde e Educação de Guarulhos. Orientador: Célia Regina da Silva.

19.
Bárbara Zampoli Garcia. O cotidiano de uma pessoa com deficiência visual (baixa visão) em seu processo de inclusão social. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Faculdades Integradas de Ciências Humanas, Saúde e Educação de Guarulhos. Orientador: Célia Regina da Silva.

20.
Sylvia Santos de Azevedo. O papel do brincar na infancia para uma psicóloga winnicottiana. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Faculdades Integradas de Ciências Humanas, Saúde e Educação de Guarulhos. Orientador: Célia Regina da Silva.



Educação e Popularização de C & T



Desenvolvimento de material didático ou instrucional
1.
SILVA, C. R.. Psicologia da Educação II. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Disciplina).

2.
SILVA, C. R.. Fundamentos da Prática Docente em Educação Infantil. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Disciplina).



Outras informações relevantes


Integrante dos seguintes núcleos
Teatro do Oprimido: núcleo de Pesquisa e Intervenção cultural
Núcleo Universidade Pública e Participação Popular
Núcleo de estudos e pequisas " Psicologia Social e Educação: Contribuições do Marxismo



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 20/01/2019 às 1:45:30