Márcia Santos da Rocha

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/5108198158703075
  • Última atualização do currículo em 28/08/2014


Doutora em Educação pela UNICAMP (2009) e mestre em Educação pela Universidade Estadual de Londrina (2002). Possui graduação em Psicologia pela Universidade Estadual de Londrina (1994). Atualmente é docente na graduação e pós-graduação nas Faculdades Oswaldo Cruz. Foi coordenadora de curso no período de 2004 a 2009. Tem experiência em Filosofia e Metodologia da Ciência e na área de Formação de professores, Psicologia Escolar e Educacional, com ênfase na Auto-eficácia Docente, Ensino e Aprendizagem na Sala de Aula, atuando, principalmente, nos seguintes temas: Psicologia e ensino superior, Psicologia escolar e da educação, processos cognitivos, dificuldades de aprendizagem, contexto escolar e aprendizagem. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Márcia Santos da Rocha
Nome em citações bibliográficas
ROCHA, M. S.


Formação acadêmica/titulação


2003 - 2009
Doutorado em Educação.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Título: As Crenças de Auto-eficácia do Professor no Ensino Superior, Ano de obtenção: 2009.
Orientador: Roberta Gurgel Azzi.
Palavras-chave: Crenças docentes; Formação de professores; Psicologia da educação.
2000 - 2002
Mestrado em Educação.
Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.
Título: Cognições de Futuros e Atuais Professores sobre como Motivar Alunos,Ano de Obtenção: 2002.
Orientador: José Aloyseo Bzuneck.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.
Palavras-chave: Crenças; motivação, cognições, conhecimentos.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino Superior / Especialidade: Psicologia da Educação.
Setores de atividade: Formação Permanente e Outras Atividades de Ensino, Inclusive Educação À Distância e Educação Especial.
1998 - 2000
Especialização em Pós Graduação Em Nível de Especialização Em Educaç. (Carga Horária: 435h).
Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.
Título: O Processo de Inclusão na Percepção do Docente do Ensino Regular e Especial.
Orientador: Maria Cristina Marquezine.
1996 - 1997
Especialização em Comportamento Organizacional Ênfase Em Administraç. (Carga Horária: 366h).
Centro de Estudos Superiores de Londrina.
1988 - 1994
Graduação em Psicologia.
Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.




Formação Complementar


2009 - 2009
Filosofia e Educação. (Carga horária: 4h).
Universidade Presbiteriana Mackenzie.
2005 - 2005
Jogos e grupo e atividades de conhecimento físico. (Carga horária: 3h).
Universidade de São Paulo.
2002 - 2002
Psicologia da Leitura e da Escrita.
Sociedade Brasileira de Neuropsicologia.
1999 - 1999
Avaliação Psicoeducacional. (Carga horária: 16h).
Secretaria de Estado da Educação do Paraná.
1999 - 1999
Psicopatologia Infantil. (Carga horária: 24h).
Conselho Regional de Psicologia 8º Região.
1998 - 1998
Uma Nova Visão do Sofrimento Mental. (Carga horária: 16h).
Secretatia da Saúde do Paraná.
1998 - 1998
Programa Teacch. (Carga horária: 8h).
Escola Especial Avelino Antonio Vieira.
1997 - 1997
Qualidade no Atendimento. (Carga horária: 12h).
Sebrae Pr.
1997 - 1997
Serviços de Pessoal. (Carga horária: 310h).
Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial Londrina.
1995 - 1995
Wartegg Básico. (Carga horária: 16h).
Sala 84 Clínica Psicológica e Consultoria Em R H.
1995 - 1995
Laudo Parecer e Atestado Psicológico.
Centro de Atendimento Psicológio e Clínica de Atend Psicoterápico.
1995 - 1995
Psicoterapia Familiar no Enfoque Psicanalítico. (Carga horária: 4h).
Núcleo de Terapia Familiar de Londrina.
1994 - 1994
Teste Palográfico. (Carga horária: 15h).
Sala 84 Clínica Psicológica e Consultoria Em R H.
1994 - 1994
Best Practices In School Consultation.
Pontifícia Universidade Católica de Campinas.
1994 - 1994
O Ensino de Leitura Em Crianças Atípicas.
Pontifícia Universidade Católica de Campinas.
1993 - 1993
Narcisismo e Filicídio na Psicose. (Carga horária: 12h).
Fundação Ribeirão Esperança.
1993 - 1993
Grupo de Trabalho Estudos Psicossomáticos.
Conselho Regional de Psicologia de Goiás.
1991 - 1991
Psicologia Médica. (Carga horária: 64h).
Associação Médica de Londrina.
1990 - 1990
As Doenças Mentais na Infância e Juventude o Psicó.
Conselho Regional de Psicologia 8º Região.
1990 - 1990
Creches.
Conselho Regional de Psicologia 8º Região.
1990 - 1990
Vivência Em Terapia Comportamental de Grupo.
Conselho Regional de Psicologia 8º Região.


Atuação Profissional



Centro Universitário Senac, SENAC/SP, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: conteudista, Enquadramento Funcional: contratada
Outras informações
Conteudista


Faculdades Oswaldo Cruz, FOC, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Titular, Carga horária: 6

Vínculo institucional

2006 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Titular, Carga horária: 4
Outras informações
Programa de Pós Graduação Lato Sensu Metodologia do Trabalho Científico Desenvolvimento e Aprendizagem: bases neurológicas

Vínculo institucional

2009 - 2011
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 8


Faculdade Albert Einstein de São Paulo, FAESP, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2009
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Coordenadora de Curso, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2004 - 2009
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: docente, Carga horária: 16
Outras informações
Docente das disciplas de Psicologia da Educaçao, Estágio Supervisionado e Estudos Independentes.

Atividades

02/2004 - 02/2009
Direção e administração, Departamento de Pedagogia, .

Cargo ou função
Coordenadora de Pós-graduação.

Universidade Norte do Paraná, UNOPAR, Brasil.
Vínculo institucional

1998 - 2006
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 26

Vínculo institucional

1998 - 2006
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 26

Atividades

3/2003 - 08/2006
Ensino, Psicopedagogia Institucional, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Metodologia Científica
Necessidades Educacionais Especiais
7/2001 - 08/2006
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Ciências Humanas e da Saúde, Pedagogia.

3/1998 - 08/2006
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fundamentos da Educação Especial
Psicologia da Educação I
Psicologia da Educação II

Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2004
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 20

Atividades

1/2003 - 2/2004
Ensino, Psicologia Aplicada a Educação, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Relações Interpessoais no contexto Escolar
8/2002 - 2/2004
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio Supervisionado em Psicologia Escolar
Tópicos Avançados em Psicologia Intitucional

Faculdade Estadual de Ciências Econômicas de Apucarana, FECEA, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2003
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor colaborador, Carga horária: 12

Atividades

3/2002 - 4/2003
Ensino, Administração de Empresas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Psicologia
Metodologia Científica

Faculdade de Educação, Administração e Tecnologia de Ibaiti, FEATI, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2002
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor do ensino superior, Carga horária: 8
Outras informações
Disciplinas de Administração e Recursos Humanos e Qualidade de Vida, no curso de Administração de Empresas.


Prefeitura Municipal de São Bernardo do Campo/Sec. da Educação, SEC 131, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: contrato temporário, Enquadramento Funcional: Formadora, Carga horária: 6
Outras informações
Curso de desenvolvimento infantil ministrado aos educadores da rede municipal de ensino.


Prefeitura Municipal de Figueira, PMF, Brasil.
Vínculo institucional

1999 - 2000
Vínculo: Cargo em comissão, Enquadramento Funcional: Psicóloga Escolar, Carga horária: 8


Prefeitura Municipal de São Sebastião da Amoreira, PMSSA, Brasil.
Vínculo institucional

1999 - 2000
Vínculo: contrato temporário, Enquadramento Funcional: Psicóloga, Carga horária: 4


Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais - APAE Londrina, APAE, Brasil.
Vínculo institucional

1999 - 2000
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Psicóloga, Carga horária: 16


Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais - APAE Figueira, APAE, Brasil.
Vínculo institucional

1998 - 2000
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Psicóloga, Carga horária: 8


Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais - São Sebastião da Amoreira, APAE, Brasil.
Vínculo institucional

1998 - 2000
Vínculo: Contrato, Enquadramento Funcional: Psicóloga



Linhas de pesquisa


1.
Ensino e Formação de Professores - Ressignificando o contexto Escolar para a Construção de Alternativas que Atendam os alunos com dificuldades de Aprendizagem


Revisor de periódico


2009 - 2009
Periódico: Extensão em Foco


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Escolar.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Cognitiva.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação Especial/Especialidade: Educação Especial Def Mental.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Desenvolvimento Humano/Especialidade: Processos Perceptuais e Cognitivos; Desenvolvimento.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Trabalho e Organizacional/Especialidade: Fatores Humanos no Trabalho.
6.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino Superior.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Prêmios e títulos


2003
Menção Honrosa, Universidade Norte do Paraná.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
ROCHA, M. S.2000ROCHA, M. S. ; BERTAN, L. ; BECHARA, Z. T. . Sala de aula: espaço de libertação ou domesticação?. UNOPAR Científica. Ciências Humanas e Educação, Londrina, v. 1, n.1, p. 123-131, 2000.

Capítulos de livros publicados
1.
ROCHA, M. S. ; MARQUEZINE, M. C. ; SANCHE, Samuel Fabre . A Inclusão do Aluno Portador de Deficiência Mental no ensino Regular: percepções de docentes do ensino regular e especial frente a esse processo. In: Maria Cristina Marquezine; Maria Amélia Almeida; Eliza Dieko Oshiro Tanaka; Rosangela Masques Busto; Silvia Regina de Souza; Silvia Márcia Ferreira Meletti; Dirce Shizuco Fujisawa. (Org.). Inclusão. 1ºed.Londrina: Eduel, 2003, v. , p. 311-322.

2.
ROCHA, M. S. ; FIGUEIRÓL, Mônica Maria Teixeira ; OLIVEIRA, D. E. M. B. . Ressignificando o Contexto Escolar para a Construção de Alternativas que Atendam Alunos com Dificuldades de Aprendizagem . In: Maria Cristina Marquezine; Maria Amelia Almeida; Eliza Dieko Oshiro Tanaka; Rosangela Marques Busto; Silvia Regina de Souza; Silvia Márcia Ferreira Meletti; Dirce Shizuco Fujisawa. (Org.). Inclusão. 1ªed.Londrina: Eduel, 2003, v. , p. 235-245.

3.
ROCHA, M. S. ; BERTAN, L. ; BECHARA, Z. T. . A Infância e a Globalização. In: Diene Eire Mello Bortotti de Oliveira; Emanuel Angelo da Rocha Fragoso; Soraia Chafic El Kfouri Salerno. (Org.). Educação: identidades e contextos. 1ed.Londrina: UNOPAR editora, 2001, v. , p. 119-132.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
AZZI, R. G. ; ROCHA, M. S. . A coordenação de curso e a auto-eficácia docente. In: IV Congresso Luso-Brasileiro de Política e Administração da Educação/ III Congresso Nacional do Fórum Português de Administração Escolar, 2007, Lisboa. Anais do IV Congresso Luso-Brasileiro de Política e Adm. da Educação/ III Congresso Nacional do Fórum P, 2007, Lisboa. Anais do IV Congresso Luso-Brasileiro de Política e Administração da Educação/ III Congresso Nacional do Fórum Português de Adm. Escolar. Lisboa: Editora da Universidade de Lisboa. Lisboa, 2007. p. 11-20.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
SILVA, M. N. ; FIGUEIRÓL, Mônica Maria Teixeira ; ROCHA, M. S. . A Sala de Aula como Espaço Comunicativo: refltindo a linguagem oral, a leitura e a escrita no cotidiano. In: VI Encontro de Atividades Científicas da UNOPAR, 2003, Londrina. Anais do VI Encontro de Atividades Científicas da UNOPAR. Londrina: Ed. Unopar, 2003.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
ROCHA, M. S. ; AZZI, R. G. . Destaque sobre a autoeficácia docente de professores universitários brasileiros. In: VII Congresso Iberoamericano de Docência Universitária: Ensino Superior Inovação e Qualidade na Docência, 2012, Porto. Livro de resumos do VII Congresso Iberoamericano. Porto, 2012. p. 571-572.

2.
AZZI, R. G. ; ROCHA, M. S. . A Coordenação de Curso e a Auto-Eficácia Docente. In: IV Congresso Luso-Brasileiro de Política e Administração da Educação/ 3º Congresso Nacional do Fórum Português de Administração Educacional, 2007, Lisboa. O Governo das Escolas: Os Novos Referenciais, As Práticas e a Formação, 2007. p. 27.

3.
Pereira, M. A. L. ; ROCHA, M. S. ; Oliveira, G. A. P. . Crenças de auto-eficácia de professores: localizando a produção de estudos (1977 2004).. In: IX CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 2007, Águas de Lindóia. A articulação dos saberes na sociedade atual: o papel do educador e sua formação. Águas de Lindóia, 2007. p. 225-225.

4.
ROCHA, M. S. ; BZUNECK, José Aloyseo . Orientações Motivacionais de Alunos de Licenciaturas quanto à Disciplina de Psicologia da Educação. In: VI Congresso Nacional de Psicologia Escolar e Educacional, 2003, Salvador, 2003.

5.
ROCHA, M. S. ; SADALLA, Ana Maria Falcão de Aragão . Crenças de Estudantes de Pedagogia sobre as Características de um Bom Professor. In: VI Congresso Nacional de Psicologia Escolar e Educacional, 2003, Salvador, 2003.

6.
ROCHA, M. S. ; VICENTINI, Flávia Figueiredo ; REBEIRO, Graziele Bueno de Farias ; MALAQUIAS, Tatiane Sbizera . A Percepção de Alunos e Professores de 1ª a 8ª série do Ensino Fundamental sobre o Processo de Avaliação: um estudo exploratório. In: VI Congresso Nacional de Psicologia Escolar e Educacional, 2003, Salvador, 2003.

7.
ROCHA, M. S. ; SADALLA, Ana Maria Falcão de Aragão ; NARDI, Maristela . Indisciplina Escolar: crenças de professores e alunos de ensino fundamental e médio. In: XXXIII Reunião Anual Sociedade Brasileira de Psicologia, 2003, Belo Horizonte. Anais da XXXIII Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia, 2003. p. 190-191.

8.
ROCHA, M. S. ; SADALLA, Ana Maria Falcão de Aragão ; FIGUEIRÓL, Mônica Maria Teixeira ; SARETTA, Paula . Lição de Casa: crenças de licenciandos. In: XXXIII Reunião Anual Sociedade Brasileira de Psicologia, 2003, Belo Horizonte. Anais da XXXIII Reunião Anual Sociedade Brasileira de Psicologia, 2003. p. 191-191.

9.
ROCHA, M. S. ; ZANCOPÉ, Milena ; PELEGE, Paula Roberta Baptista ; DUPONT, Souzanne Langner . A Relação Professor-Aluno: construindo alternativas para a resolução de conflitos. In: I Congresso Internacional de Psicologia e V Semana de Psicologia da UEM, 2003, Maringá. Anais CIPsi (Congresso Internacional de Psicologia), 2003.

10.
ROCHA, M. S. ; COSTA, Ana Elisa Sandoval ; RIBEIRO, Marina Dal Poggetto . Psicologia do Esporte: melhorando o desempenho de atletas de ginástica artística. In: I Congresso Internacional de Psicologia e V Semana de Psicologia da UEM, 2003, Maringá. Anais CIPsi (Congresso Internacional de Psicologia), 2003.

11.
ROCHA, M. S. ; STECANELLI, Luciana Cristina ; ZACARIN, Andressa ; FIGUEIRÓL, Mônica Maria Teixeira . Indisciplina e Dificuldades de Aprendizagem no Ensino Fundamental: construindo relações favoráveis ao aprendizado. In: XII Encontro de Iniciação Científica PIBIC/CNPq, 2003, Foz do Iguaçu. Anais do XII EAIC, 2003.

12.
ROCHA, M. S. ; FRANÇA, Creuza Martins ; FIGUEIRÓL, Mônica Maria Teixeira . Trabalhando a Diversidade no contexto Escolar: construindo alternativas para atender o aluno com necessidades educacionais especiais. In: XII Encontro de Iniciação Científica PIBIC/CNPq, 2003, Foz do Iguaçu. Anais do XII EAIC, 2003.

13.
ROCHA, M. S. ; DUARTE, Érica Vieira ; FIGUEIRÓL, Mônica Maria Teixeira . Trabalhando Textos Significativos na Intervenção Pedagógica com Alunos do Ensino Fundamental que Apresentam Dificuldades de Aprendizagem. In: XII Encontro de Iniciação Científica PIBIC/CNPq, 2003, Foz do Iguaçu. Anais do XII EAIC, 2003.

14.
ROCHA, M. S. ; FIGUEIRÓL, Mônica Maria Teixeira ; SILVA, Margarida Cândida da . A Utilização de Textos na Recontextualização de Aprendizagens - intervindo junto a alunos do ensino fundamental. In: XII Encontro de Iniciação Científica PIBIC/CNPq, 2003, Foz do Iguaçu. Anais do XII EAIC, 2003.

15.
ROCHA, M. S. ; YURACK, Daliane Aparecida ; FIGUEIRÓL, Mônica Maria Teixeira . A Tecnologia na Educação como um Recurso Estratégico Voltado para uma Ação Pedagógica Diferenciada. In: XII Encontro de Iniciação Científica PIBIC/CNPq, 2003, Foz do Iguaçu. Anais do XII EAIC, 2003.

16.
ROCHA, M. S. ; DURÃES, Débora Janaina ; FIGUEIRÓL, Mônica Maria Teixeira . A Utilização do Origami como Estratégia para a Superação de Dificuldades de Aprendizagem no Ensino Fundamental. In: XII Encontro de Iniciação Científica PIBIC/CNPq, 2003, Foz do Iguaçu. Anais do XII EAIC, 2003.

17.
ROCHA, M. S. ; JANUÁRIO, Maria Aparecida ; MOURA, Maria Ester de ; FIGUEIRÓL, Mônica Maria Teixeira . A Valorização das Vivências dos Alunos como Meio que Favoreça a Superação das Dificuldades de Aprendizagem. In: XII Encontro de Iniciação Científica PIBIC/CNPq, 2003, Foz do Iguaçu. Anais do XII EAIC, 2003.

18.
ROCHA, M. S. ; FIGUEIRÓL, Mônica Maria Teixeira ; TIRANI, Vilma Aparecida Martins ; PRUDENCIANO, Silvia Cristina . A Importância da Reflexão sobre a Escrita no Processo de Ensino e Aprendizagem. In: XII Encontro de Iniciação Científica PIBIC/CNPq, 2003, Foz do Iguaçu. Anais do XII EAIC, 2003.

19.
ROCHA, M. S. ; LOPES, Vanilda ; FIGUEIRÓL, Mônica Maria Teixeira . A Utilização da História em Quadrinhos como Recurso para a Intervenção Pedagógica com Alunos de 5ª e 6ª séries que Apresentam Dificuldades de Aprendizagem. In: XII Encontro de Iniciação Científica PIBIC/CNPq, 2003, Foz do Iguaçu. Anais do XII EAIC, 2003.

20.
ROCHA, M. S. ; DUPONT, Souzanne Langer ; PELEGE, Paula Robertya B ; ZANCOPÉ, Milena . Relação Professor-aluno:formas para resolução de conflitos. In: XII Encontro nacional da ABRAPSO, 2003, Porto Alegre. Anais do XII Encontro Nacional da ABRAPSO. Porto Alegre: PUCRS, 2003. v. 1.

21.
ROCHA, M. S. ; FIGUEIRÓL, Mônica Maria Teixeira ; STECANELLI, Luciana Cristina . O Jornal como Recurso Pedagógico no Atendimento de Alunos com Dificuldades de Aprendizagem. In: VI Encontro de Atividades Científicas da UNOPAR, 2003, Londrina. Anais do VI Encontro de Atividades Científicas da UNOPAR. Londrina: Ed. Unopar, 2003.

22.
ROCHA, M. S. ; FIGUEIRÓL, Mônica Maria Teixeira ; DUARTE, Érica Vieira . O Desenvolvimento da Lingugem: proposta de intervenção através de diferentes tipologias textuais. In: VI Encontro de Atividades Científicas da UNOPAR, 2003, Londrina. Anais do VI Encontro de Atividades Científicas da UNOPAR. Londrina: Ed. Unopar, 2002.

23.
ROCHA, M. S. ; FIGUEIRÓL, Mônica Maria Teixeira ; SILVA, Margarida Cândida da . Metodologia de Projetos como Proposa de Intervenção para Alunos com Dificuldade de Apredizagem. In: VI Encontro de Atividades Científicas da UNOPAR, 2003. Anais do VI Encontro de Atividades Científicas da UNOPAR. Londrina: Ed. Unopar, 2003.

24.
ROCHA, M. S. ; FIGUEIRÓL, Mônica Maria Teixeira ; COUTINHO, V. J. . Leitura e Rleitur de Obras de Arte como Recurso no Pocesso de Ensino-Aprendizagem. In: VI Encontro de Atividades Científicas da UNOPAR, 2003, Londrina. Anais do VI Encontro de Atividades Científicas da UNOPAR. Londrina: Ed. Unopar, 2003.

25.
ROCHA, M. S. ; FIGUEIRÓL, Mônica Maria Teixeira ; SILVA, Lindsei Fernanda da . Leitura e Leituras como Alternativa para o desenvolvimento de competências comunicacionais orais e esritas. In: VI Encontro de Atividades Científicas da UNOPAR, 2003, Londrina. Anais do VI Encontro de Atividades Científicas da UNOPAR. Londrina: Ed. Unopar, 2003.

26.
ROCHA, M. S. ; FIGUEIRÓL, Mônica Maria Teixeira ; MENEZES, A. P. T. N. . Intervenção Psicomotra e Psicopedagógica em adolesentes com Síndrome de Elher-Danlos: estudo de caso. In: VI Encontro de Atividades Científicas da UNOPAR, 2003, Londrna. Anais do VI Encontro de Atividades Científicas da UNOPAR. Lonrina: Ed. Unopar, 2003.

27.
ROCHA, M. S. ; FIGUEIRÓL, Mônica Maria Teixeira ; LOPES, Vanilda . Explorando diversas formas e linguagem para a intervenção com alunos que apresentam dificuldade de aprendizagem. In: VI Encontro de Atividades Científicas da UNOPAR, 2003, Londrina. Anais do VI Encontro de Atividades Científicas da UNOPAR. Londrina: Ed. Unopar, 2003.

28.
ROCHA, M. S. ; FRANÇA, Creuza Martins ; FIGUEIRÓL, Mônica Maria Teixeira . Estabelecendo Parecerias para a Implantção do Ensino Inclusivo: um desafio. In: VI Encontro de Atividades Científicas da UNOPAR, 2003, Londrina. Anais do VI Encontro de Atividades Científicas da UNOPAR. Londrina: Ed. Unopar, 2003.

29.
SILVA, L. F. ; ROCHA, M. S. ; FIGUEIRÓL, Mônica Maria Teixeira . Ensino/Aprendizagem de Língua Inglesa em Instituto de Línguas - uma Intervenção Psicopedagógica: realidade ou utopia?. In: VI Encontro de Atividades Científicas da UNOPAR, 2003, Londrina. Anais do VI Encontro de Atividades Científicas da UNOPAR. Londrina: Ed. Unopar, 2003.

30.
YURACK, Daliane Aparecida ; FIGUEIRÓL, Mônica Maria Teixeira ; ROCHA, M. S. . A Tecnologia Educacional no Contexto Escolar Voltado para Intervenção com Crianças que Apresentam Dificuldade de Aprendizagem. In: VI Encontro de Atividades Científicas da UNOPAR, 2003, Londrina. Anais do VI Encontro de Atividades Científicas da UNOPAR. Londrina: Ed. Unopar, 2003.

31.
SILVA, Patrícia Souza da ; ROCHA, M. S. ; FIGUEIRÓL, Mônica Maria Teixeira . A Contribuição da Correspondência como Recuso no Processo de Ensino-aprendizagem. In: VI Encontro de Atividades Científicas da UNOPAR, 2003, Londrina. Anais do VI Encontro de Atividades Científicas da UNOPAR. Londrina: Ed. Unopar, 2003.

32.
DURÃES, Débora Janaina ; ROCHA, M. S. ; FIGUEIRÓL, Mônica Maria Teixeira . A Arte Origami como Elemento Ariculador das Áreas do Conhecimento. In: VI Encontro de Atividades Científicas da UNOPAR, 2003, Londrina. Anais do VI Encontro de Atividades Científicas da UNOPAR. Londrina: Ed. Unopar, 2003.

33.
ROCHA, M. S. ; FIGUEIRÓL, Mônica Maria Teixeira . O Contexto Escolar e o Aluno com Dificuldade de Aprendizagem: repensando o papel do educador. In: I Congresso Multidisciplinar de Neuropsicologia e Aprendizagem em Poços de Caldas, 2002, Poços de Caldas. I Congresso Multidisciplinar de Neuropsicologia e Aprendizagem, 2002.

34.
ROCHA, M. S. ; FIGUEIRÓL, Mônica Maria Teixeira ; OLIVEIRA, D. E. M. B. ; ALMEIDA, N. S. O. ; CURTI, A. L. M. . Ressignificando o Contexto Escolar para a Construção de Alternativas que Atendam os alunos com Dificuldades de Aprendizagem. In: III Congresso Brasileiro Multidisciplinar de Educação Especial, 2002, Londrina. Novos Rumos da Educação Especial, 2002.

35.
ROCHA, M. S. ; MARQUEZINE, M. C. . A Inclusão do Aluno Portador de Deficiência Mental no Ensino Regular: percepções de docentes do ensino regular e especial frente a esse processo.. In: III Congresso Brasileiro Multidisciplinar de Educação Especial, 2002, Londrina. Novos Rumos da Educação Especial. Londrina: Editora UEL, 2002. p. 345-349.

36.
ROCHA, M. S. ; FIGUEIRÓL, Mônica Maria Teixeira ; SALOMÃO, L. R. . Resgate da Motivação do Educando do ensino Fundamental Portador de Dificuldades de Aprendizagem. In: X Simpósio de Iniciação Científica da UNIFIL, 2002, Londrina. Anais do X Simpósio de Iniciação Científica da UNIFIL, 2002.

37.
ROCHA, M. S. ; FIGUEIRÓL, Mônica Maria Teixeira ; ALEXANDRE, A. O. . Alfabetização: uma intervenção com crianças que apresentam dificuldades de aprendizagem. In: XI Encontro Anual de Iniciação Científica, 2002, Maringá. Encontro Anual de Iniciação Científica ... Encontro de Pesquisa da UEPG (CD-Rom), 2002.

38.
ROCHA, M. S. ; FIGUEIRÓL, Mônica Maria Teixeira ; SILVA, G. . As Controvérsias da Dificuldade na Aprendizagem. In: XI Encontro Anual de Iniciação Científica, 2002, Maringá. Encontro Anual de Iniciação Científica ... Encontro de Pesquisa da UEPG (CD-Rom), 2002.

39.
ROCHA, M. S. ; FIGUEIRÓL, Mônica Maria Teixeira ; DUARTE, Érica Vieira ; PEREIRA, M. V. S. ; MENCK, A. L. . Construindo Alternativas que Atendam Alunos com Dificuldades de Aprendizagem. In: XI Encontro Anual de Iniciação Científica, 2002, Maringá. Encontro Anual de Iniciação Científica ... Encontro de Pesquisa da UEPG (CD-Rom), 2002.

40.
ROCHA, M. S. ; FIGUEIRÓL, Mônica Maria Teixeira ; RUIZ, J. A. . Ressignificando a Avaliação Escolar do Aluno com Dificuldade de Aprendizagem na Alfabetização. In: XI Encontro Anual de Iniciação Científica, 2002, Maringá. Encontro Anual de Iniciação Científica ... Encontro de Pesquisa da UEPG (CD-Rom), 2002.

41.
ROCHA, M. S. ; FIGUEIRÓL, Mônica Maria Teixeira ; OIO, M. F. M. . Reflexão sobre a Identidade: procedimentos que favoreçam a organização de intervenções para atender alunos com dificuldade de aprendizagem. In: XI Encontro Anual de Iniciação Científica, 2002, Maringá. Encontro Anual de Iniciação Científica ... Encontro de Pesquisa da UEPG (CD-Rom), 2002.

42.
ROCHA, M. S. ; FIGUEIRÓL, Mônica Maria Teixeira ; SPOSITO, S. A. . Desafio no Contexto da Aprendizagem. In: XI Encontro Anual de Iniciação Científica, 2002, Maringá. Encontro Anual de Iniciação Científica ... Encontro de Pesquisa da UEPG (CD-Rom), 2002.

43.
ROCHA, M. S. ; FIGUEIRÓL, Mônica Maria Teixeira ; JERONYMO, C. A. M. . A Importância da Contextualização no Processo de Aprendizagem de Alunos com Dificuldades. In: XI Encontro Anual de Iniciação Científica, 2002, Maringá. Encontro Anual de Iniciação Científica ... Encontro de Pesquisa da UEPG (CD-Rom), 2002.

44.
ROCHA, M. S. ; FIGUEIRÓL, Mônica Maria Teixeira ; RODRIGUES, G. M. . Um Novo Contexto Escolar para Atuar com Alunos que Apresentam Dificuldades de Aprendizagem. In: XI Encontro Anual de Iniciação Científica, 2002, Maringá. Encontro Anual de Iniciação Científica ... Encontro de Pesquisa da UEPG (CD-Rom), 2002.

45.
ROCHA, M. S. ; FIGUEIRÓL, Mônica Maria Teixeira ; SACHI, R. F. . A Importância da Interação entre Alunos que Apresentam Dificuldades de Aprendizagem. In: XI Encontro Anual de Iniciação Científica, 2002, Maringá. Encontro Anual de Iniciação Científica ... Encontro de Pesquisa da UEPG (CD-Rom), 2002.

46.
ROCHA, M. S. ; FIGUEIRÓL, Mônica Maria Teixeira ; GARCIA, S. A. S. ; ALVARES, D. M. . Transformando Práticas Pedagógicas Usuais: desafios para motivar o aluno na aprendizagem. In: XI Encontro Anual de Iniciação Científica, 2002, Maringá. Encontro Anual de Iniciação Científica ... Encontro de Pesquisa da UEPG (CD-Rom), 2002.

47.
ROCHA, M. S. ; MARQUEZINE, M. C. ; SANCHES, S. F. . A Inclusão do Aluno Portador de Deficiência Mental no Ensino Regular: percepções de docentes do ensino regular e especial frente a esse processo. In: III Congresso Brasileiro Multidisciplinar de Educação Especial, 2002, Londrina. Novos Rumos da Educação Especial. Londina: Editora UEL, 2002. p. 345-349.

48.
ROCHA, M. S. ; FIGUEIRÓL, Mônica Maria Teixeira ; TAZIMA, D. B. ; MORENO, P. C. . Resgatando Valores do Educando com Difculdades de Aprendizagem. In: V Encontro de Atividades Científicas da UNOPAR, 2002, Londrina. Anais do V Encontro de Atividades Científicas da UNOPAR. Londrina: Ed. Unopar, 2002.

49.
ROCHA, M. S. ; FIGUEIRÓL, Mônica Maria Teixeira ; ALVARES, D. M. ; GARCIA, S. A. S. . Inovano Práticas Pedagógica para Motivar o Aluno na Aprendizagem da Leitura e a Escrita. In: V Encontro de Atividades Científicas da UNOPAR, 2002, Londrina. Anais do V Encontro de Atividades Científicas da UNOPAR. Londrina: Ed. Unopar, 2002.

50.
ROCHA, M. S. ; FIGUEIRÓL, Mônica Maria Teixeira ; ANDRADE, M. I. . O Auto-conhecimento como Estratégia para Superar a Dificuldade de Aprendizagem. In: V Encontro de Atividades Científicas da UNOPAR, 2002, Londrina. Anais do V Encontro de Atividades Científicas da UNOPAR. Londrina: Ed. Unopar, 2002.

51.
FIGUEIRÓL, Mônica Maria Teixeira ; ROCHA, M. S. ; DEFASSIO, G. C. . Geometria: a descoberta da simetria em vivências significativas. In: V Encontro de Atividades Científicas da UNOPAR, 2002, Londrina. Anais do V Encontro de Atividades Científicas da UNOPAR. Londrina: Ed. Unopar, 2002.

52.
DUARTE, Érica Vieira ; PRUDENCIANO, Silvia Cristina ; ROCHA, M. S. ; FIGUEIRÓL, Mônica Maria Teixeira . Construindo Alternativas para Atender Alunos com Dificuldades de Aprendizagem. In: V Encontro de Atividades Científicas da UNOPAR, 2002, Londrina. Anais do V Encontro de Atividades Científicas da UNOPAR. Londrina: Ed. Unopar, 2002.

53.
FIGUEIRÓL, Mônica Maria Teixeira ; ROCHA, M. S. ; SPOSITO, S. A. . Ato de Provocação na Aprendizagem. In: V Encontro de Atividades Científicas da UNOPAR, 2002, Londrina. Anais do V Encontro de Atividades Científicas da UNOPAR. Londrina: Ed. Unopar, 2002.

54.
ROCHA, M. S. ; FIGUEIRÓL, Mônica Maria Teixeira ; LIBERATTI, E. A. S. . A Importância da Contxtualização no Processo de Construção do Conhecimento para Crianças com Dificuldades de Aprendizagem. In: V Encontro de Atividades Científicas da UNOPAR, 2002, Londrina. Anais do V Encontro de Atividades Científicas da UNOPAR. Londrina: Ed. Unopar, 2002.

55.
ROCHA, M. S. ; FIGUEIRÓL, Mônica Maria Teixeira ; CARVALHO, C. P. . A Contribuição da Música na Construção de um Novo Paradigma Educacional, Ressignificando o Processo de Ensino-Aprendizagem. In: V Encontro de Atividades Científicas da UNOPAR, 2002, Londrina. Anais do V Encontro de Atividades Científicas da UNOPAR. Londrina: Ed. Unopar, 2002.

56.
ROCHA, M. S. ; FIGUEIRÓL, Mônica Maria Teixeira ; RUIZ, J. A. . A Avaliação como Subsídio para a Intervenção Pedagógica. In: V Encontro de Atividades Científicas da UNOPAR, 2002, Londrina. Anais do V Encontro de Atividades Científicas da UNOPAR. Londrina: Ed. Unopar, 2002.

57.
ROCHA, M. S. ; MARQUEZINE, M. C. ; SANCHES, S. F. . O processo de inclusão na percepção do docente de ensino regular e especial. In: III Encontro de Atividades Científicas - UNOPAR, 2000, Londrina / Arapongas. Anais do III Encontro de Atividades Científicas - UNOPAR. Londrina - PR: UNOPAR, 2000. p. 374-374.

58.
ROCHA, M. S. ; PASCUALINI, M. R. G. ; MOREIRA, R. M. ; QUEIROZ, A. A. ; CILIÃO, D. G. ; DONADON, V. . A Inclusão do aluno deficiente auditivo no ensino superior. In: III Encontro de Atividades Científicas - UNOPAR, 2000, Londrina. Anais do III Encontro de Atividades Científicas - UNOPAR. Londrina - PR: UNOPAR, 2000. p. 376-376.

59.
ROCHA, M. S. ; BERTAN, L. ; BECHARA, Z. T. . Sala de aula: espaço de libertação ou domesticação?. In: III Encontro de Atividades Científicas - UNOPAR, 2000, Londrina / Arapongas. Anais do III Encontro de Atividades Científicas da UNOPAR. Londrina: UNOPAR, 2000. p. 373-373.

60.
ROCHA, M. S. ; RUSSO, A. P. ; DÁRIO, C. R. ; BURILLI, E. M. ; TONDATO, E. F. A. ; NONIS, J. ; PINCETTA, J. A. . Universidade Norte do Paraná rumo à inclusão do portador de necessidade educativa especial (DA) no ensino superior. In: III Encontro de Atividades Científicas - UNOPAR, 2000, Londrina / Arapongas. Anais do III Encontro de Atividades Científicas da UNOPAR. Londrina - PR: UNOPAR, 2000. p. 380-380.

61.
ROCHA, M. S. ; GASPARETTO, A. S. T. ; SILVEIRA, E. M. ; PELZ, L. D. M. ; SILVA, S. R. N. ; SANTOS, S. A. . Conceitualização e Legislação da Pessoa Portadora de Necessidades Especiais: um espaço para reflexão. In: III Encontro de Atividades Científicas - UNOPAR, 2000, Londrina / Arapongas. Anais do III encontro de Atividades Científicas da UNOPAR. Londrina - PR: UNOPAR, 2000. p. 380-380.

62.
ROCHA, M. S. ; BIANCO, A. A. S. ; GODINHO, A. I. F. ; VIDOTTI, G. ; TOSTES, I. N. S. ; SUZUKI, J. T. F. ; CALDINI, T. R. . A Univesidade Norte do Paraná como espaço de inclusão para o discente portador de deficiência visual. In: III Encontro de Atividades Científicas - UNOPAR, 2000, Londrina / Arapongas. Anais do III Encontro de Atividades científicas - UNOPAR. Londrina - PR: UNOPAR, 2000. p. 384-384.

63.
ROCHA, M. S. ; SELLA, S. R. L. ; MAICHAKI, S. G. ; RIBEIRO, A. P. . Intervenção no processo de ensino-aprendizagem de alunos de segunda-série com dificuldades de aprendizagem.. In: XVII International School Psychology Colloquium / II Congresso Nacional sde Psicologia Escolar, 1994, Campinas. Abstracts/Resumos do XII ISPA Coll. e II CONPE. Campinas - SP: Átomo Ltda, 1994. p. 135-137.

64.
ROCHA, M. S. ; SELLA, S. R. L. . Meninos de Rua: delineando uma proposta de trabalho em Psicologia Escolar. In: XVII International School Psychology Colloquium / II Congresso Nacional sde Psicologia Escolar, 1994, Campinas. Abstracts/Resumos do XVII ISPA Coll. e II CONPE. Campinas - SP: Átomo Ltda, 1994. p. 143-143.

65.
ROCHA, M. S. ; VIOTTO, M. E. B. T. ; RUZZANTE, F. . Levantamento da Frequência de Nascimentos de Gêmeos na Cidade de Londrina em 1993.. In: 3º Encontro Estadual de Iniciação Científica CNPq/UEPG/UEL/UEM, 1994, Ponta Grossa. Anais do 3º Encontro de Iniciação Científica CNPq/UEPG/UEL/UEM. Ponta Grossa: Editora UEPG, 1994. p. 180-180.

66.
ROCHA, M. S. ; VIOTTO, M. E. B. T. ; RUZZANTE, F. . Significado de Nomes de pares de Irmãos Gêmeos e Não-gêmeos: uma tentativa de análise. In: 3º Encontro Estadual de Iniciação Científica CNPq/UEPG/UEL/UEM, 1994, Ponta Grossa. Anais do 3º Encontro Estadual de Iniciação Científica CNPq/UEPG/UEL/UEM, 1994. p. 178-178.

67.
ROCHA, M. S. ; VIOTTO, M. E. B. T. ; RUZZANTE, F. . Práticas Educativas Adotadas por Pais/Professores e Possíveis Efeitos na Personalidade de Irmãos Gêmeos e Não-gêmeos: um estudo exploratório. In: 3º Encontro Estadual de Iniciação Científica CNPq/UEPG/UEL/UEM, 1994, Ponta Grossa. Anais do 3º Encontro Estadual de Iniciação Científica CNPq/UEPG/UEL/UEM. Ponta Grossa: Editora UEPG, 1994. p. 179-179.

Apresentações de Trabalho
1.
AZZI, R. G. ; ROCHA, M. S. . A Coordenação de Curso e a Auto-Eficácia Docente. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
ROCHA, M. S. ; SADALLA, Ana Maria Falcão de Aragão ; NARDI, Maristela . Indisciplina Escolar: Crenças de Professores e Alunos de Ensino Fundamental e Médio. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
ROCHA, M. S. ; SADALLA, Ana Maria Falcão de Aragão ; FIGUEIRÓL, Mônica Maria Teixeira ; SARETTA, Paula . Lição de Casa: Crenças de Licenciandos. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
ROCHA, M. S. ; BZUNECK, José Aloydeo . Orientações Motivacionais de Alunos de Licenciaturas quanto a disciplina de Psicologia da Educação. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
ROCHA, M. S. ; VICENTINI, Flávia Figueiredo ; REBEIRO, Graziele Bueno de Farias ; MALAQUIAS, Tatiane Sbizera . A Percepção de Alunos e Professores de 1ª a 8ª série do Ensino fundamental sobre o Processo de Avaliação: um estudo exploratório. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
ROCHA, M. S. ; SADALLA, Ana Maria Falcão de Aragão . Crenças de Estudantes de Pedagogia sobre as Características de um Bom Professor. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
ROCHA, M. S. ; COSTA, Ana Elisa Sandoval ; RIBEIRO, Marina Dal Poggetto . Psicologia do Esporte: melhorando o desempenho de atletas de ginástica artística. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
ROCHA, M. S. ; ZANCOPÉ, Milena ; PELEGE, Paula Roberta Baptista ; DUPONT, Souzanne Langner . A Relação Professor-aluno: Construindo Alternativas para a Resolução de Conflitos. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
ROCHA, M. S. ; DOMINGOS, Maísa ; YUMI, Priscilla ; GIANECHINNI, Claudia . A Importância do Esporte no Processo de Desenvolvimento Infantil: apoio psicológico. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
ROCHA, M. S. . O Processo de diagnóstico e intervenção em uma Creche na Perspectiva da Psicologia Escolar. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
ROCHA, M. S. . Grupos de Relações Interpessoais com Adolescentes: uma experiência na escola. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
ROCHA, M. S. ; ZANCOPÉ, Milena ; PELEGE, Paula Roberta B ; DUPONT, Souzanne Langner . Relação Professor-aluno: formas para resoluçãp de conflitos. 2003. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

13.
ROCHA, M. S. ; ZANCOPÉ, Milena ; PELEGE, Paula Robertya B ; DUPONT, Souzanne Langner . Relação Professor-aluno: formas para resolução de conflitos. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
ROCHA, M. S. ; OLIVEIRA, D. E. M. B. ; FIGUEIRÓL, Mônica Maria Teixeira ; ALMEIDA, N. S. O. ; CURTI, A. M. . Ressignificando o Contexto Escolar para a Construção de Alternativas que Atendam os Alunos com Dificuldades de Aprendizagem. 2002. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
ROCHA, M. S. ; MARQUEZINE, M. C. . A Inclusão do Aluno Portador de Deficiência Mental no Ensino Regular: percepções de docentes do ensino regular e especial frente a esse processo. 2002. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
ROCHA, M. S. . Psicologia das Relações Humanas e Aprendizagem. 2002. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

17.
ROCHA, M. S. . Psicologia das Relações Humanas e Aprendizagem. 2002. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

18.
ROCHA, M. S. ; FIGUEIRÓL, Mônica Maria Teixeira . O Contexto Escolar e o Aluno com Dificuldade de Aprendizagem: repensando o papel do educador. 2002. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

19.
ROCHA, M. S. ; FIGUEIRÓL, Mônica Maria Teixeira ; SALOMÃO, L. R. . Resgate da Motivação do Educando do Ensino Fundamental Portador de Dificuldades de Aprendizagem. 2002. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

20.
ROCHA, M. S. ; FIGUEIRÓL, Mônica Maria Teixeira ; GARCIA, S. A. S. ; ALVARES, D. M. . Transformando Práticas Pedagógicas Usuais: desafios para motivar o aluno na aprendizagem. 2002. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

21.
ROCHA, M. S. ; FIGUEIRÓL, Mônica Maria Teixeira ; ALEXANDRE, A. O. . Alfabetização: uma intervenção com crianças que apresentam dificuldades de aprendizagem. 2002. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

22.
ROCHA, M. S. ; FIGUEIRÓL, Mônica Maria Teixeira ; JERONYMO, C. A. M. . A Importância da Contextualização no Processo de Aprendizagem de Alunos com Dificuldades. 2002. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

23.
ROCHA, M. S. ; FIGUEIRÓL, Mônica Maria Teixeira ; RUIZ, J. A. . Ressignificando a Avaliação Escolar do Aluno com Dificuldade de Aprendizagem na Alfabetização. 2002. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

24.
ROCHA, M. S. ; FIGUEIRÓL, Mônica Maria Teixeira ; RODRIGUES, G. M. . Um Novo Contexto Escolar para Atuar com Alunos que Apresentam Dificuldades de Aprendizagem. 2002. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

25.
ROCHA, M. S. ; FIGUEIRÓL, Mônica Maria Teixeira ; SILVA, G. . As Controvérsias da Dificuldade de Aprendizagem. 2002. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

26.
ROCHA, M. S. ; FIGUEIRÓL, Mônica Maria Teixeira ; OIO, M. F. M. . Reflexão sobre Identidade: procedimentos que favoreçam a organização de intervenções para atender alunos com dificuldade de aprendizagem. 2002. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

27.
ROCHA, M. S. ; FIGUEIRÓL, Mônica Maria Teixeira ; PEREIRA, M. V. S. ; DUARTE, Érica Vieira . Construindo Alternativas para Atender Alunos com Dificuldades de Aprendizagem. 2002. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

28.
ROCHA, M. S. ; FIGUEIRÓL, Mônica Maria Teixeira ; SPOSITO, S. A. . Desafio no Contexto da Aprendizagem. 2002. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

29.
ROCHA, M. S. ; FIGUEIRÓL, Mônica Maria Teixeira ; SACHI, R. F. . A Importância da Interação entre Alunos que Apresentam Dificuldades de Aprendizagem. 2002. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

30.
ROCHA, M. S. . Psicologia das Relações Humanas e Aprendizagem. 2001. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

31.
ROCHA, M. S. . Psicologia das Relações Humanas e Aprendizagem. 2001. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

32.
ROCHA, M. S. ; BIANCO, A. A. S. ; GODINHO, A. I. F. ; VIDOTTI, G. ; TOSTES, I. N. S. ; SUZUKI, J. T. F. ; CALDINI, T. R. . A Universidade Norte do Paraná como Espaço de Inclusão para o Discente Portador de Deficiência Visual. 2000. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

33.
ROCHA, M. S. . Oficina para Trabalhar a Auto-estima do Professor. 2000. (Apresentação de Trabalho/Outra).

34.
ROCHA, M. S. . Auto-estima do Educador: um bem a reconstruir. 2000. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

35.
ROCHA, M. S. . Diferença entre Doença Mental e Deficiência Mental. 2000. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

36.
ROCHA, M. S. ; PASCUALINI, M. R. G. ; MOREIRA, R. M. ; QUEIROZ, A. A. ; CILIÃO, D. G. ; DONADON, V. . A Inclusão do Aluno Deficiente Auditivo no Ensino Superior. 2000. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

37.
ROCHA, M. S. ; GASPARETTO, A. S. T. ; SILVEIRA, E. M. ; PELZ, L. D. M. ; SILVA, S. R. N. ; SANTOS, S. A. . Conceitualização e Legislação da Pessoa Portadora de Necessidades Especiais: um espaço para reflexão. 2000. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

38.
ROCHA, M. S. ; BERTAN, L. ; BECHARA, Z. T. . Sala de Aula: espaço de libertação ou domesticação?. 2000. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

39.
ROCHA, M. S. ; RUSSO, A. P. ; DÁRIO, C. R. ; BURILLI, E. M. ; TONDATO, E. F. A. ; NONIS, J. ; PINCETTA, J. A. . Universidade Norte do Paraná Rumo à Inclusão do Portador de Necessidade Educativa Especial (DA) no Ensino Superior. 2000. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

40.
ROCHA, M. S. ; MARQUEZINE, M. C. ; SANCHES, S. F. . O Processo de Inclusão na Percepção do Docente de Ensino Regular e Especial. 2000. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

41.
ROCHA, M. S. . Aprendizagem Mitos e Realidade. 1999. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

42.
ROCHA, M. S. . Mitos e Realidade no Contexto de Aprendizagem. 1999. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

43.
ROCHA, M. S. . Educação Especial. 1999. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

44.
ROCHA, M. S. ; LIBONI, M. T. L. . Conversando sobre Stress e Qualidade de Vida. 1995. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

45.
ROCHA, M. S. . STRESS. 1995. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

46.
ROCHA, M. S. ; VIOTTO, M. E. B. T. . Significado de Nomes de Pares de Irmãos Gêmeos e Não-gêmeos: uma tentativa de análise. 1994. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

47.
ROCHA, M. S. ; SELLA, S. R. L. ; MAICHAKI, S. G. ; RIBEIRO, A. P. . Intervenção no Processo de Ensino-Aprendizagem em Alunos de Segunda Série com Dificuldades de Aprendizagem. 1994. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

48.
ROCHA, M. S. ; VIOTTO, M. E. B. T. . Práticas Educativas Adotadas por Pais/Professores e Possíveis Efeitos na Personalidade de Irmãos Gêmeos e Não-gêmeos: um estudo exploratório. 1994. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

49.
ROCHA, M. S. ; SELLA, S. R. L. . Meninos de Rua: delineando uma proposta de Trabalho em Psicologia Escolar. 1994. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

50.
ROCHA, M. S. ; VIOTTO, M. E. B. T. ; RUZZANTE, F. P. . Levantamento da Frequência de Nascimentos de Gêmeos na Cidade de Londrina/PR em 1993. 1993. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

51.
ROCHA, M. S. ; VIOTTO, M. E. B. T. . Levantamento da Freqüência de Nascimento de Gêmeos na cidade de Londrina em 1993. 1993. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

52.
ROCHA, M. S. . Programa Estadual de Assistência ao Apenado e Egresso - Pró-egresso. 1992. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
ROCHA, M. S. . As Crenças de Auto-eficácia do Professor no Ensino Superior. 2009.

2.
ROCHA, M. S. ; FIGUEIRÓL, Mônica Maria Teixeira ; ALMEIDA, N. S. O. ; CURTI, A. M. . Ressignificando o Contexto Escolar para a Construção de Alternativas que Atendam os Alunos com Dificuldades de Aprendizagem. 2001.

3.
ROCHA, M. S. ; BZUNECK, José Aloydeo . Crenças educacionais de professores alunos de licenciaturas sobre como motivar alunos. 2000.


Demais tipos de produção técnica
1.
ROCHA, M. S. . Desenvolvimento Infantil. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
ROCHA, M. S. . Desenvolvimento Infantil II. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
ROCHA, M. S. . O Desenvolvimento da Criança e o Papel da Afetividade. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
ROCHA, M. S. . As Crenças de Auto-eficácia do Professor no Ensino Superior. 2009. (Tese de Doutorado).

5.
ROCHA, M. S. . Desenvolvimento Infantil. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

6.
ROCHA, M. S. . Desenvolvimento Infantil. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

7.
ROCHA, M. S. . Desenvolvimento Infantil. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

8.
ROCHA, M. S. . Desenvolvimento Infantil. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

9.
ROCHA, M. S. . Desenvolvimento Infantil. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

10.
ROCHA, M. S. . Cognições de Futuros e Atuais Professores sobre como Motivar Alunos. 2002. (Dissertação de Mestrado).

11.
ROCHA, M. S. . Aprendizagem: mitos e realidade. 2000. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

12.
ROCHA, M. S. . O Processo de Inclusão na Percepção do Docente de Ensino Regular e Especial. 2000. (Monografia).

13.
ROCHA, M. S. . Aprendizagem: mitos e realidade. 1999. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Demais trabalhos
1.
ROCHA, M. S. . Consultora do PROPAE/UNOPAR - Programa Permanente de Atendimento a Alunos com Necessidades Especiais - Representante do Curso de Pedagogia - Campus Arapongas. 2002 (Consultoria) .

2.
ROCHA, M. S. . Consultora do PROPAE/UNOPAR - Programa Permanente de Atendimento a Alunos com Necessidades Especiais - Representante do Cuso de Pedagogia - Campus Arapongas. 2001 (Consultoria) .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
ROCHA, M. S.; ALVAREZ, S. C.; SABBAG, S. P.. Participação em banca de Marcio Necho da Silva. A Síndrome de Burnout na polícia militar do Estado de São Paulo: consequência para o Programa de Policiamento 190. 2013. Dissertação (Mestrado em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública) - Centro de Altos Estudos de Segurança "Cel PM Nelson Freire Terra".

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
ROCHA, M. S.. Participação em banca de Raquel de Araújo Gomes.A importância das artes visuais no desenvolvimento da criança. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Albert Einstein de São Paulo.

2.
ROCHA, M. S.; BUCCINI, I. C.. Participação em banca de Regina Aparecida Fernandes.Gestão Democrática: pensando no Projeto Político Pedagógico. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Albert Einstein de São Paulo.

3.
ROCHA, M. S.; SABBAG, S. P.. Participação em banca de Ana Carolina Nunes da Silva.Relação Professor X Aluno: a contrução de uma relação dialógica. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Albert Einstein de São Paulo.

4.
ROCHA, M. S.. Participação em banca de Rosemeire Toledo.É possível uma educação moral?. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Albert Einstein de São Paulo.

5.
ROCHA, M. S.. Participação em banca de Maria Cristina Pinto Costa.Educação e Cidadanina no Ensino e Desenvolvimento nas disciplinas de História e Geografia para o Ensino Fundametal I. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Albert Einstein de São Paulo.

6.
ROCHA, M. S.. Participação em banca de Tatiana Reis Sales.As representções infantis sobre a transição da educação infantil para o ensino fundamental. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Albert Einstein de São Paulo.

7.
ROCHA, M. S.. Participação em banca de Diogo da Costa Pereira.A música como instrumento pedagógico e formador de valores humanos. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Albert Einstein de São Paulo.

8.
ROCHA, M. S.; LIMA, J. J. T.. Participação em banca de José Gomes da Silva.A Ocupação Humana em área de Mananciais e a Degradação do Meio Ambiente. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Albert Einstein de São Paulo.

9.
ROCHA, M. S.. Participação em banca de Sálvia Ferreira Pereira.Internet e Educação: a importância do uso da internet na Educação Fundamental. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Albert Einstein de São Paulo.

10.
ROCHA, M. S.. Participação em banca de Maria Helena Silvério.Preconceito racial: preconceito contra a criança negra no Ensino Fundamental, Ciclo I. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Albert Einstein de São Paulo.

11.
ROCHA, M. S.. Participação em banca de Edjane Helena Freire.A importância da Educação e orientação sexual para os portadores de Síndrome de Down. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Albert Einstein de São Paulo.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
II Congresso Nacional das Licenciaturas: Ciência, Ensino e Aprendizagem na Formação de Professores. 2009. (Congresso).

2.
Seminários Integrados Núcleo de Estudos Avançados em Psicologia Cognitiva e Comportamental (NEAPSI-UNICAMP) e Núcleo de Estudos de Motivação Acadêmica (NEMA-UFSCar). 2009. (Seminário).

3.
Promoção da auto-regulação em alunos ingressantes no Ensino Superior. 2009. (Outra).

4.
Enfoques de Aprendizagem e variáveis cognitivas e contextuais associadas ao desempenho no Ensino Superior. 2009. (Outra).

5.
XI Congresso e Feira de Educação Saber. 2007. (Congresso).

6.
I Seminário Internacional sobre Atenção, Proteção e Prevenção a Crianças e Adolescentes Vulneráveis à Violência Doméstica e Sexual. 2007. (Seminário).

7.
Curso de Pedagogia, o que fazer? - SEMESP. 2006. (Seminário).

8.
1o Encontro CIEE - ABED de Educação a Distância. 2006. (Encontro).

9.
IX Congresso e Feira de Educação Saber. 2005. (Congresso).

10.
VIII Congresso de Educação Saber. 2004. (Congresso).

11.
VI Congresso Nacional de Psicologia Escolar e Educacional. VI Congresso de Psicologia Escolar e Educacional. 2003. (Congresso).

12.
XXXIII Reunião Anual de Psicologia. XXXIII Reunião Anual de Psicologia. 2003. (Congresso).

13.
XII Encontro de Iniciação Científica.XII Encontro Anual de Iniciação científica PIBIC/CNPq. 2003. (Encontro).

14.
III Congresso Brasileiro Multidisciplinar de Educação Especial. III Congresso Brasileiro Multidisciplinar de Educação Especial. 2002. (Congresso).

15.
I Congresso Multidisciplinar de Neuropsicologia e Aprendizagem em Poços de Caldas. I Congresso Multidisciplinar de Neuropsicologia e Aprendizagem em Poços de Caldas. 2002. (Congresso).

16.
IV Jornada de Psicologia do HURNP. 2002. (Outra).

17.
Seminário de Educação Inclusiva.Seminário de Educação Inclusiva. 2001. (Seminário).

18.
I Simpósio de Pesquisa e Pós-Graduação dos Programas das IES Públicas do Paraná.I Simpósio de Pesquisa e Pós-graduação dos Programas das IES Públicas do Paraná. 2001. (Simpósio).

19.
Educação Especial para Ser e Compreender.39º Encontro das APAEs do Paraná. 2000. (Encontro).

20.
"Educação e Compromisso: novas perspectivas na formação do educador".IV Semana de Educação. 2000. (Outra).

21.
Semana de Psicologia.Semana de Psicologia. 1996. (Outra).

22.
"A Psicologia em Destaque".Semana de Ágoras A Psicologia em Destaque. 1996. (Outra).

23.
O Desafio da Psicologia Escolar: o futuro da criança na escola, família e sociedade. XVII Congresso Internacional de Psicologia Escolar / II Congresso Nacional de Psicologia Escolar. 1994. (Congresso).

24.
"100 anos de Psicanálise".I Encontro de Psicanálise de Curitiba. 1994. (Encontro).

25.
V Encontro Nacional dos Psicólogos da Área de Hospitalar.V Encontro Nacional dos Psicólogos da Área de Hospitalar. 1993. (Encontro).

26.
Clico de Palestras sobre o Medo.Ciclo de Palestras sobre o Medo. 1993. (Outra).

27.
"Processo Constituinte em Londrina".I Ciclo de Palestras e Mesa Redonda Processo Constituinte em Londrina. 1993. (Outra).

28.
Ciclo de Palestras Psicoterapia em Diferentes Fases do Desenvolvimento Humano. 1992. (Outra).

29.
IX Simpósio de Estagiários do CCB e II Simpósio de Estagiários da UEL. 1991. (Simpósio).

30.
II Encontro Nacional de Formas Alternativas de Assistência ao Apenado.II Encontro Nacional de Formas Alternativas de Assistência ao Apenado. 1991. (Encontro).

31.
IV Encontro Paranaense de Psicologia. 1990. (Encontro).

32.
IV Ciclo de Palestras do Núcleo de Estudos do Desenvolvimento Humano. 1990. (Outra).

33.
VII Simpósio de Estagiários do Centro de Ciências Biológicas.VII Simpósio de Estagiários do Centro de Ciências Biológicas. 1988. (Simpósio).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
RUSSO, M. H. ; ROCHA, M. S. . XI Seminário Estadual da Associação Nacional de Polítca e Administração da Educação - ANPAE - SP - Políticas Educacionais e Relações Federativas. 2009. (Outro).

2.
ROCHA, M. S. ; NOBRE, C. D. . IV Encontro de Iniciação Científica FAESP / FAETEC. 2008. (Outro).

3.
ROCHA, M. S. ; SABBAG, S. P. ; NOBRE, C. D. . III Encontro de Iniciação Científica FAES/FAETEC. 2007. (Outro).

4.
ROCHA, M. S. ; NOBRE, C. D. ; SABBAG, S. P. . II Encontro de Iniciação Científica da FAESP/FAETEC. 2006. (Outro).

5.
ROCHA, M. S. ; SABBAG, S. P. ; NOBRE, C. D. . I Encontro de Iniciação Científica da Faculdade Albert Einstein. 2005. (Outro).

6.
ROCHA, M. S. . I Simpósio de Pesquisa e Pós-graduação dos Programas das IES Públicas do Paraná. 2001. (Outro).

7.
ROCHA, M. S. . Influência Familiar no Desenvolvimento e Saúde Mental da infância e Adolescência. 1995. (Outro).

8.
ROCHA, M. S. . Psicoterapia Familiar no Enfoque Psicanalítico. 1995. (Outro).

9.
ROCHA, M. S. . Psicoterapia Familiar no enfoque Psicanalítico - 2º módulo. 1995. (Outro).

10.
ROCHA, M. S. . IV Encontro Paranaense de Psicologia. 1990. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Alessandra Negreli. O líder perfeito... isto é possível?. 2011. Dissertação (Mestrado em MBA em Gestão de Recursos Humanos) - Faculdades Oswaldo Cruz, . Orientador: Márcia Santos da Rocha.

Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Paulo Victor Mastrorocco Junior. Explorando os domínios da perícia e da auditoria. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Perícia, auditoria e Gestão Ambiental) - Faculdades Oswaldo Cruz. Orientador: Márcia Santos da Rocha.

2.
Gisele Cristina Mazo Nogueron. O uso de ferramentas estatísticas para melhorias do processo de validação de comprimidos. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Industrial Farmacêutica) - Faculdades Oswaldo Cruz. Orientador: Márcia Santos da Rocha.

3.
Geano Coelho de Macedo. O uso de analogias como ferramenta didática no processo ensino-aprendizagem. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em LATO SENSU EM QUÍMICA) - Faculdades Oswaldo Cruz. Orientador: Márcia Santos da Rocha.

4.
Maristela dos Santos Silva. A importância das aulas práticas na promoção da interdisciplinariedade entre o ensino de química e biologia. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em LATO SENSU EM QUÍMICA) - Faculdades Oswaldo Cruz. Orientador: Márcia Santos da Rocha.

5.
Daoud Alfredo Attuy. Estatística: sua história e importância. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação matemática) - Faculdades Oswaldo Cruz. Orientador: Márcia Santos da Rocha.

6.
Rafael Henrique Trindade. O Desenvolvimento de competências e habilidades nas escolas paulistas - novo currículo, sistemas de avaliação e formação do cidadão. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em LATO SENSU EM QUÍMICA) - Faculdades Oswaldo Cruz. Orientador: Márcia Santos da Rocha.

7.
José Ricardo Corrêa. Estudo de caso da melhoria do conforto em uma indústria de embalagens: homem em situação de trabalho. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho) - Faculdades Oswaldo Cruz. Orientador: Márcia Santos da Rocha.

8.
Gabriela Fernandes Torisselli. Avaliação do Potencial de contaminação em imóveis do bairro Morada das Vinhas - Jundiaí - SP. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Perícia, auditoria e Gestão Ambiental) - Faculdades Oswaldo Cruz. Orientador: Márcia Santos da Rocha.

9.
Marcio Gledson da Silva. A Avaliação como ferramenta motivacional no ensino Médio. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em LATO SENSU EM QUÍMICA) - Faculdades Oswaldo Cruz. Orientador: Márcia Santos da Rocha.

10.
Tatiane Queli dos Santos. Formação de Professores de Química: uma reflexão sobre o ensino-aprendizagem dos licenciandos. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em LATO SENSU EM QUÍMICA) - Faculdades Oswaldo Cruz. Orientador: Márcia Santos da Rocha.

11.
Daniela Roberta do Carmo. O Incentivo à leitura na escolarização. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Faculdades Oswaldo Cruz. Orientador: Márcia Santos da Rocha.

12.
Adriano José de araujo. Agrotóxicos e educação química: ensinar para conscientizar. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em LATO SENSU EM QUÍMICA) - Faculdades Oswaldo Cruz. Orientador: Márcia Santos da Rocha.

13.
Julio Jeronimo dos Santos. Fabricação de queijos com ênfase no aspecto microbiológico de produção. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em LATO SENSU EM QUÍMICA) - Faculdades Oswaldo Cruz. Orientador: Márcia Santos da Rocha.

14.
Fabiana Pereira Moreira Rodrigues. O Olhar do Psicopedagogo sobre a Utilização de Jogos e Brincadeiras no Cotidiano Institucional (Abrigo). 2007. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - União Cultural e Educacional Magister. Orientador: Márcia Santos da Rocha.

15.
Tânia Regina Caldini. A Sala de Recursos como Possibilidade de Intervenção Psicopedagógica e de Inclusão: um estudo de caso. 2003. 60 f. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Universidade Estadual de Londrina. Orientador: Márcia Santos da Rocha.

16.
Glaucilene Gonçalves Lopes. O Lúdico no contexto Hospitalar. 2003. 72 f. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicologia Aplicada a Educação) - Universidade Estadual de Londrina. Orientador: Márcia Santos da Rocha.

17.
Josiane Medina Papst. Perfil Motor de Crianças com Dificuldades de Aprendizagem Escolar. 2003. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia Institucional) - Universidade Norte do Paraná. Orientador: Márcia Santos da Rocha.

Iniciação científica
1.
Andressa Zacarin. Ressignificando o Contexto Escolar para Atender Alunos que Apresentam Dificuldades de Aprendizagem. 2003. 0 f. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Universidade Norte do Paraná. Orientador: Márcia Santos da Rocha.

2.
Creuza Martins França. Ressignificando o Contexto Escolar para Atender Alunos que Apresentam Dificuldades de Aprendizagem. 2003. 0 f. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Universidade Norte do Paraná. Orientador: Márcia Santos da Rocha.

3.
Érica Vieira Duarte. Ressignificando o Contexto Escolar para Atender Alunos que Apresentam Dificuldades de Aprendizagem. 2003. 0 f. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Universidade Norte do Paraná. Orientador: Márcia Santos da Rocha.

4.
Jenifer Roberta Guirado. Ressignificando o Contexto Escolar para Atender Alunos que Apresentam Dificuldades de Aprendizagem. 2003. 0 f. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Universidade Norte do Paraná. Orientador: Márcia Santos da Rocha.

5.
Joice siqueira da Silva Baldassare. Ressignificando o Contexto Escolar para Atender Alunos que Apresentam Dificuldades de Aprendizagem. 2003. 0 f. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Universidade Norte do Paraná. Orientador: Márcia Santos da Rocha.

6.
Lindsei Fernanda da Silva. Ressignificando o Contexto Escolar para Atender Alunos que Apresentam Dificuldades de Aprendizagem. 2003. 0 f. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Universidade Norte do Paraná. Orientador: Márcia Santos da Rocha.

7.
Luciana Cristina Stecanelli. Ressignificando o Contexto Escolar para Atender Alunos que Apresentam Dificuldades de Aprendizagem. 2003. 0 f. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Universidade Norte do Paraná. Orientador: Márcia Santos da Rocha.

8.
Margarida Cândida da Silva. Ressignificando o Contexto Escolar para Atender Alunos que Apresentam Dificuldades de Aprendizagem. 2003. 0 f. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Universidade Norte do Paraná. Orientador: Márcia Santos da Rocha.

9.
Maria Aparecida Januário. Ressignificando o Contexto Escolar para Atender Alunos que Apresentam Dificuldades de Aprendizagem. 2003. 0 f. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Universidade Norte do Paraná. Orientador: Márcia Santos da Rocha.

10.
Maria Ester de Moura. Ressignificando o Contexto Escolar para Atender Alunos que Apresentam Dificuldades de Aprendizagem. 2003. 0 f. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Universidade Norte do Paraná. Orientador: Márcia Santos da Rocha.

11.
Patrícia Souza da Silva. Ressignificando o Contexto Escolar para Atender Alunos que Apresentam Dificuldades de Aprendizagem. 2003. 0 f. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Universidade Norte do Paraná. Orientador: Márcia Santos da Rocha.

12.
Silvia Cristina Prudenciano. Ressignificando o Contexto Escolar para Atender Alunos que Apresentam Dificuldades de Aprendizagem. 2003. 0 f. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Universidade Norte do Paraná. Orientador: Márcia Santos da Rocha.

13.
Vanilda Lopes. Ressignificando o Contexto Escolar para Atender Alunos que Apresentam Dificuldades de Aprendizagem. 2003. 0 f. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Universidade Norte do Paraná. Orientador: Márcia Santos da Rocha.

14.
Vilma Aparecida Martins Tirani. Ressignificando o Contexto Escolar para Atender Alunos que Apresentam Dificuldades de Aprendizagem. 2003. 0 f. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Universidade Norte do Paraná. Orientador: Márcia Santos da Rocha.

15.
Giliane Marques Rodrigues. Ressignificando o Contexto Escolar para a Construção de Alternativas que Atendam os alunos com Dificuldades de Aprendizagem. 2002. 0 f. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Universidade Norte do Paraná. Orientador: Márcia Santos da Rocha.

16.
Micheli Lopes Ramires Bravo. Ressignificando o Contexto Escolar para a Construção de Alternativas que Atendam os alunos com Dificuldades de Aprendizagem. 2002. 0 f. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Universidade Norte do Paraná. Orientador: Márcia Santos da Rocha.

17.
Silvio Aparecido Sposito. Ressignificando o Contexto Escolar para a Construção de Alternativas que Atendam os Alunos com Dificuldades de Aprendizagem. 2002. 0 f. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Universidade Norte do Paraná. Orientador: Márcia Santos da Rocha.

18.
Emilia Aparecida Silva Liberatti. Ressignificando o contexto Escolar para a Construção de Alternativas que Atendam os Alunos com Dificuldades de Aprendizagem. 2002. 0 f. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Universidade Norte do Paraná. Orientador: Márcia Santos da Rocha.

19.
Gislaine da Silva. Ressignificando o Contexto Escolar para a Construção de Alternativas que Atendam os Alunos com Dificuldades de Aprendizagem. 2002. 0 f. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Universidade Norte do Paraná. Orientador: Márcia Santos da Rocha.

20.
Paula Cristina Moreno. Ressignificando o Contexto Escolar para a Construção de Alternativas que Atendam os Alunos com Dificuldades de Aprendizagem. 2002. 0 f. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Universidade Norte do Paraná. Orientador: Márcia Santos da Rocha.

21.
Dirley Basilio Tazima. Ressignificando o contexto Escolar para a Construção de Alternativas que Atendam os Alunos com Dificuldades de Aprendizagem. 2002. 0 f. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Universidade Norte do Paraná. Orientador: Márcia Santos da Rocha.

22.
Paula Cristine de Mello. Ressignificando o Contexto Escolar para a Construção de Alternativas que Atendam os Alunos com Dificuldades de Aprendizagem. 2002. 0 f. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Universidade Norte do Paraná. Orientador: Márcia Santos da Rocha.

23.
Maria Isabel Andrade. Ressignificando o contexto Escolar para a Construção de Alternativas que Atendam os Alunos com Dificuldades de Aprendizagem. 2002. 0 f. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Universidade Norte do Paraná. Orientador: Márcia Santos da Rocha.

24.
Antonia de Oliveira Alexandre. Ressignificando o Contexto Escolar para a Construção de Alternativas que Atendam os Alunos com Dificuldades de Aprendizagem. 2002. 0 f. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Universidade Norte do Paraná. Orientador: Márcia Santos da Rocha.

25.
Marali Fabiana Messias Oio. Ressignificando o Contexto Escolar para a Construção de Alternativas que Atendam os Alunos com Dificuldades de Aprendizagem. 2002. 0 f. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Universidade Norte do Paraná. Orientador: Márcia Santos da Rocha.

26.
Aletéia Ribeiro Ribas. Ressignificando o Contexto Escolar para a Construção de Alternativas que Atendam os Alunos com Dificuldades de Aprendizagem. 2002. 0 f. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Universidade Norte do Paraná. Orientador: Márcia Santos da Rocha.

27.
Simone Aparecida dos Santos Garcia. Ressignificando o Contexto Escolar para a Construção de Alternativas que Atendam os Alunos com Dificuldades de Aprendizagem. 2002. 0 f. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Universidade Norte do Paraná. Orientador: Márcia Santos da Rocha.

28.
Dionicléia Machado Alvares. Ressignificando o Contexto Escolar para a Construção de Alternativas que Atendam os Alunos com Dificuldades de Aprendizagem. 2002. 0 f. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Universidade Norte do Paraná. Orientador: Márcia Santos da Rocha.

29.
José Aparecido Ruiz. Ressignificando o contexto Escolar para a Construção de Alternativas que Atendam os Alunos com Dificuldades de Aprendizagem. 2002. 0 f. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Universidade Norte do Paraná. Orientador: Márcia Santos da Rocha.

30.
Conceição Aparecida de Melo Jeronymo. Ressignificando o contexto Escolar para a Construção de Alternativas que Atendam os Alunos com Dificuldades de Aprendizagem. 2002. 0 f. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Universidade Norte do Paraná. Orientador: Márcia Santos da Rocha.

Orientações de outra natureza
1.
Cristina Yumi Hirama. Proposta de Intervenção em Educação Precoce em Situação de Creche. 1999. 0 f. Orientação de outra natureza - Centro Comunitário de São Sebastião da Amoreira. Orientador: Márcia Santos da Rocha.

2.
Sônia Maria Baroni Cornélio. Proposta de Intervenção em Educação Precoce em Situação de Creche. 1999. 0 f. Orientação de outra natureza - Centro Comunitário de São Sebastião da Amoreira. Orientador: Márcia Santos da Rocha.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 18/09/2014 às 20:43:03