Elisabeth Silva Lopes

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/2064546348730824
  • Última atualização do currículo em 17/01/2019


Licenciada em Artes Cênicas pela Universidade Federal de Santa Maria (1979), Mestrado em Artes Cênicas pela Universidade de São Paulo (1992), orientação de Renata Pallotini; Doutorado em Artes Cênicas pela USP (2001), orientação de Jacó Guinsburg; Pós-doc no Programa de Pós-Graduação em Linguística da UFSM na linha de pesquisa de Análise do Discurso, sobre a memória do ator (2006), supervisão de Amanda Scherer. Um segundo Pós-doc sobre performance foi realizado na Tisch School of the Arts, na New York University (2009-2010), supervisão de Richard Schechner. É professora e pesquisadora do Departamento de Artes Cênicas, onde também, exerceu a função administrativa de Coordenadora do curso de Graduação e do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas, da Escola de Comunicações e Artes, na USP. Foi também Vice-diretora do TUSP- Teatro da Universidade de São Paulo. É associada e membro da diretoria do Hemispheric Institute of Peformance and Politics e do International Federation for Theatre Research (IFTR). Como encenadora desenvolve, desde o final dos anos 80, a sua pesquisa artística com a Companhia de Teatro em Quadrinhos, como convidada de grupos teatrais e com os alunos do Curso de Artes Cênicas. Sua pesquisa científica e produção artística e pedagógica está direcionada para os seguintes temas: bufão, ator-performer, treinamento (corpo e voz), memória e performance. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Elisabeth Silva Lopes
Nome em citações bibliográficas
LOPES, Elisabeth Silva;Lopes, Beth

Endereço


Endereço Profissional
Universidade de São Paulo, Escola de Comunicações e Artes, Departamento de Artes Cênicas.
Av. Prof. Lucio Martins Rodrigues, 443
Cidade Universitária
05508-020 - Sao Paulo, SP - Brasil
Telefone: (11) 30914345
Fax: (11) 30914127
URL da Homepage: http://


Formação acadêmica/titulação


1997 - 2001
Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: Ainda é Tempo de Bufões, Ano de obtenção: 2001.
Orientador: Jacó Guinsburg.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Ator.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Setores de atividade: Outros Setores.
1988 - 1992
Mestrado em Artes.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: A Linguagem Experimental d Teatro Brasileiro-Anos 80,Ano de Obtenção: 1992.
Orientador: Renata Pallottini.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Direção Teatral.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Setores de atividade: Produtos e Serviços Recreativos, Culturais, Artísticos e Desportivos.
1987 - 1987
Especialização em Arte Educação.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
1975 - 1979
Graduação em Educação Artística Licenciatura Plena Em Artes Cên.
Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.


Pós-doutorado


2009
Pós-Doutorado.
New York University, NYU, Estados Unidos.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
2006 - 2006
Pós-Doutorado.
Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes


Formação Complementar


2011 - 2011
Performance. (Carga horária: 20h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2011 - 2011
Art and Resistance. (Carga horária: 120h).
Hemispheric Institute of Performance and Politics, HIPP, Estados Unidos.
2010 - 2010
Greek Drama Now: a composition workshop with Anne. (Carga horária: 20h).
SITI Company, SITI, Estados Unidos.
2010 - 2010
Viewpoints e Suzuki. (Carga horária: 80h).
SITI Company, SITI, Estados Unidos.
2010 - 2010
Workshop with T. Richards and M. Biagini. (Carga horária: 20h).
New York University, NYU, Estados Unidos.


Atuação Profissional



Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Vínculo institucional

1998 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Outro (especifique)PROFESSOR DOUTOR, Carga horária: 40

Atividades

3/2003 - Atual
Ensino, Artes, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
O Ator Bufão
3/2002 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Escola de Comunicações e Artes, Departamento de Artes Cênicas.

Cargo ou função
Membro de comissão permanente.
3/1998 - Atual
Ensino, Artes Cênicas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Interpretação III e IV
3/2000 - 10/2000
Conselhos, Comissões e Consultoria, Escola de Comunicações e Artes, Departamento de Artes Cênicas.

Cargo ou função
Membro de comissão temporária.
3/1998 - 10/2000
Pesquisa e desenvolvimento , Escola de Comunicações e Artes, Departamento de Artes Cênicas.


Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
Vínculo institucional

1980 - 1998
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40

Atividades

10/1997 - 10/1998
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Artes e Letras, Departamento de Artes Cênicas.

Cargo ou função
Membro de conselho editorial.
3/1980 - 3/1998
Ensino, Educação Artística Licenciatura Plena Em Artes Cên, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Interpretação Teatral
Direção
Cenografia
Prática do Ensino de Teatro 1 e 2 graus
Laboratório de Pesquisas Dramáticas
Evolução do Teatro
3/1996 - 3/1997
Direção e administração, Centro de Artes e Letras, Departamento de Artes Cênicas.

Cargo ou função
Coordenador de Curso.
3/1996 - 3/1997
Direção e administração, Universidade Federal de Santa Maria, .

Cargo ou função
Coordenador de Curso.
3/1996 - 3/1997
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Artes e Letras, Departamento de Artes Cênicas.

Cargo ou função
Membro de conselho de centro.
3/1995 - 3/1996
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Artes e Letras, Departamento de Artes Cênicas.

Cargo ou função
Membro de comissão temporária.
3/1993 - 3/1996
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Artes e Letras, Departamento de Artes Cênicas.

Cargo ou função
Membro de comissão permanente.
3/1992 - 3/1995
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Artes e Letras, Departamento de Artes Cênicas.

Cargo ou função
Membro de comissão permanente.
3/1992 - 3/1995
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Artes e Letras, Departamento de Artes Cênicas.

Cargo ou função
Membro de conselho de centro.
3/1992 - 3/1995
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Artes e Letras, Departamento de Artes Cênicas.

Cargo ou função
Membro de comissão permanente.

New York University, NYU, Estados Unidos.
Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: bolsita capes, Carga horária: 40



Linhas de pesquisa


1.
Formação do Artista Teatral

Objetivo: Pesquisar possibilidades técnicas e perceptivas, de caráter teórico-prática, voltadas para a produção de diferentes qualidades expressivas do ator contemporâneo..


Projetos de pesquisa


2014 - Atual
Performance, teatro e desidentificação
Descrição: Performance, Teatro e Desindentificação Resumo O foco desta pesquisa trata do agenciamento do teatro com a performance, tendo em vista a desidentificação, conceito que fala das estratégias de sobrevivência que o sujeito pertencente à minoria põe em prática a fim de negociar com a esfera pública. A pesquisa tem como objeto o mapeamento, a análise do corpus e a criação de uma plataforma digital que gira em torno das relações contemporâneas da performance e do teatro, cujas noções são vistas de modo ampliado, do domínio artístico para o domínio da cultura, política e sociedade. Nesta abordagem a noção de identidade é desconstruída para abrigar outros modos de pensar e agir. A relação com o sentido de político, assim, tem uma abordagem singular, que se amplia para assim conter o estético, o histórico, o ideológico, mas também para carregar as marcas de gênero, de origem, de identidade e memória, dando reconhecimento assim, ao poder da performance na transmissão de significados e conhecimentos. A performance é colocada no centro do debate, permitindo construir relações, articulações, conexões entra as diversas culturas, assim como, entre a minha e a do outro. Esta construção não visa apenas a performance como um procedimento estético, mas a emergência do corpo em performance trazendo na sua presença diferentes formas de ética e resistência, constituindo assim, um repertório multicultural e interdisciplinar..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (1) .
Integrantes: Elisabeth Silva Lopes - Coordenador.
2011 - 2013
Performance: religião e política no Brasil
Descrição: Esta pesquisa esta sendo desenvolvida com o apoio do Hemispheric Institute of Performance and Politics/NYU, da USP, UFMG e UNIRIO. O Objeto de pesquisa trata sobre o crescimento de poder e opressão da Assembléia de Deus ( religiões capitalizadas) sobre Candomblé (religiões não capitalizadas)..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (3) .
Integrantes: Elisabeth Silva Lopes - Coordenador / Leda Martins - Integrante / José Ligiéro - Integrante / Diana Taylor - Integrante.
2010 - 2014
Performance: entre corpos e mundo, fluxos e representações
Descrição: O presente relatório tem o objetivo de apresentar, descrever e comentar as atividades realizadas no Estágio Pós-doutoral realizadas no período de agosto de 2009 a julho de 2010 para o qual contei com o apoio inestimável da CAPES. Na primeira parte, descreveremos os avanços obtidos no desenvolvimento da pesquisa. Na segunda parte, incluiremos as atividades realizadas que, em sua totalidade, contribuiram para o desenvolvimento da pesquisa, a bibliografia ampliada em anexo a produção intelectual realizada durante este período. A motivação inicial do projeto era ampliar e consolidar a compreensão sobre os traços da performatividade que marcam a cena e o trabalho do ator/performer contemporâneo. Compreendido como um fenômeno que marca a cena mundial e no Brasil, tem sido assunto de vasta problematização. Não se trata de um tema nunca antes examinado, mas que retorna com intensidade as discussões teóricas, nesta primeira década do século 21, como uma possibilidade de entendimento do hibridismo artístico que imprimi a cena atual. A performance e a performatividade têm sido temas recorrentes de muitos estudos teatrais e como envolvem uma miríade de disciplinas o campo de conhecimento torna-se excitante, mas ao mesmo tempo confuso. No Brasil, na singularidade deste recorte, são bastante conhecidas as contribuições teóricas de Renato Cohen , com extraordinário vanguardismo e coerência, já que também marcou o terreno da experimentação situada na fronteira entre o teatral e o performático visto no espetáculo ? Magritte, Espelho Vivo?. Ainda no final dos anos 80, a Editora Perspectiva, do professor da USP, Jacó Guinsburg já trazia o interesse pelo tema inscrito em alguns títulos publicados na coleção Debates . Certamente tais abordagens trouxeram `a reflexão algo que se sucedia no mundo todo, mas tal repercussão passava, fortemente, pela vertente norte-america liderada por Richard Schechner, na New York University, na área de Performance Studies, do departamento.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2007 - Atual
Práticas Improvisacionais na criação teatral
Descrição: Projeto de pesquisa inscrito no Cnpq..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2005 - 2006
Corpo, espaço da memória. O projeto desenvolve uma pesquisa de pós-doutorado tendo como objeto a prática teatral desenvolvida ao longo de sete anos no curso de graduação em Artes Cênicas e no Programa de Artes da Escola de Comunicações e Artes da USP
Descrição: Com este projeto proponho o desenvolvimento de uma pesquisa de pós-doutoramento cujo objeto é o estudo decorrente de uma prática teatral que venho desenvolvendo, ao longo de sete anos, em minhas atividades artístico-pedagógicas na graduação e pós-graduação do curso de Artes Cênicas, da ECA/USP. Devo acrescentar outros dezoito anos, entre os quais também me debrucei sobre a mesma experiência no curso de Artes Cênicas, na UFSM, lugar onde iniciei minha carreira acadêmica. A maior parte deste tempo foi dedicada à memória do ator. Para isso tive que estudar e exercitar os procedimentos dos grandes mestres do Teatro; Constantin Stanislavski, Vselovod Meierhold, Bertold Brecht, Jersey Grotovski, Eugenio Barba, Tadeuz Kantor, Richard Schechner e Pina Bausch. Pude perceber a importância da mnemotecnia e as várias formas de abordagens experimentadas por eles, desde o início do século XX e, de modo particular, se estendendo pelo XXI com investigações cada vez mais interessantes. O trabalho com a memória tornou-se, hoje, uma das principais linhas da linguagem do ator e constituem a cena do Zeitgeist[1] contemporâneo. ________________________________________ [1] Espírito da época..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2013 - 2013
8º Encontro do Instituto Hemisférico. Cidade/Corpo/Ação. A Política da Paixões nas Américas
Descrição: O referido Encontro fez parte dos Programas Especiais e Editais 2012 da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária, do Intercâmbio de Atividades de Cultura e Extensão, da USP, do qual fui coordenadora do evento em parceria com o Hemispheric Institute of Performance and Politics, da NYU..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.


Membro de corpo editorial


2014 - Atual
Periódico: Revista Rascunhos - Caminhos da Pesquisa em Artes Cênicas
2013 - Atual
Periódico: Sala Preta (USP)
2013 - Atual
Periódico: aParte XXI


Membro de comitê de assessoramento


2013 - Atual
Agência de fomento: Hemispheric Institute Of Performance and Politics
2013 - Atual
Agência de fomento: Hemispheric Institute Of Performance and Politics


Revisor de periódico


2012 - Atual
Periódico: OuvirOUver (Uberlândia. Impresso)
2013 - Atual
Periódico: Revista Brasileira de Estudos da Presença [Eperiodico]
2009 - Atual
Periódico: Sala Preta (USP)


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Teatro/Especialidade: Interpretação Teatral.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Teatro/Especialidade: Direção Teatral.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Performance/Especialidade: Estudos sobre a performance.
4.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Educação Artística.


Idiomas


Francês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Italiano
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2004
1 Lugar do festival de teatro Físico Cultura Inglêsa, Cultura Inglêsa.
2004
melhor espetáculo, Cultura Inglêsa.
2003
Melhor espetáculo Juvenil, Pananco/Coca-Cola.
2000
1lugar Festival deTeatro Físico, Cultura Inglêsa de São Paulo.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
1LOPES, Elisabeth Silva2014LOPES, Elisabeth Silva. Silêncio: um contraponto entre a norma e a transgressão. Rascunhos - Caminhos da pesquisa em Artes Cênicas 2358, v. 1, p. 13-31, 2014.

2.
FISCHER, STELA2014FISCHER, STELA ; Lopes, Beth . Cidade, corpo e performance nas Américas: subjetividades como zonas de confronto. Sala Preta (USP), v. 14, p. 39-53, 2014.

3.
4LOPES, Elisabeth Silva2010LOPES, Elisabeth Silva. Nossa Experiência com Viewpoints- O Treinamento: o dorso e a face.. O Percevejo (UNIRIO), v. 2, p. 4, 2010.

4.
3LOPES, Elisabeth Silva2010LOPES, Elisabeth Silva. Anne Bogart- Interview. O Percevejo (UNIRIO), v. 2, p. 4-8, 2010.

5.
2LOPES, Elisabeth Silva2010LOPES, Elisabeth Silva. A performance da memória. Sala Preta (USP), v. 9, p. 135-145, 2010.

6.
5LOPES, Elisabeth Silva2005LOPES, Elisabeth Silva. A Blasfêmia, o prazer, o incorreto. Sala Preta (USP), v. 5, p. 9-21, 2005.

7.
6LOPES, Elisabeth Silva2001LOPES, Elisabeth Silva. Corpo do Ator: metamorfoses e simulacros. Revista Sala Preta, São Paulo, v. 1, p. 237-240, 2001.

8.
7LOPES, Elisabeth Silva1997LOPES, Elisabeth Silva. Uma Linguagem para o Teatro Brasileiro. Urdimento, Florianópolis, v. 1, p. 61-71, 1997.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
LOPES, Elisabeth Silva; BOLONHESI, M. ; TONEZZI, J. ; BRAGA, B. . O Bufão e suas Artes: Artesania, Disfunção e soberania. 1. ed. São Paulo: Paco Editorial, 2017. 2264p .

2.
LOPES, Elisabeth Silva; Leal, Mara ; Aleixo, Fernando ; Buendía, jorge . Teatro Ensino Teoria e Prática. 1. ed. Uberlândia: EDUFU, 2016. v. 3. 300p .

3.
LOPES, Elisabeth Silva; Cabral, Ivam (Org.) ; Gama, Joaquim (Org.) ; Gentile, Luciano (Org.) ; Dias, kenia (Org.) . Projeto Estação SP: Pedagogias da Experiência. 1. ed. São Paulo: Associação dos Artistas Amigos da Praça (Adaap), 2016. v. 1. 140p .

4.
Bastos, Helena ; LOPES, Elisabeth Silva ; SALZSTEIN, S. ; José Batista Dal Farra ; COSTA, R. L. M. . Corpo e Cidade: moveres entre aproximações e distanciamentos. 1. ed. São Paulo: Helena Bastos, 2015. v. 1. 152p .

Capítulos de livros publicados
1.
Telles, Narciso ; LOPES, Elisabeth Silva ; Carrera, André ; Sagaseta, Julia ; Webbi, Emilio Garcia . Potestade: a fala dos anjos e dos monstros. In: Narciso Telles. (Org.). Cena Conteporânea: Estudos de Encenação e Atuação (em Potestade). 1ed.Jundiaí: Paco Edotorial, 2016, v. 1, p. 1-288.

2.
Bastos, Helena ; LOPES, Elisabeth Silva ; José Batista Dal Farra ; SALZSTEIN, S. ; COSTA, R. L. M. . Geometrias inertes, geometrias dançantes. In: Helena Bastos; Raul Rachou. (Org.). Corpo e Cidade: Moveres entre aproximações e distanciamentos. 1ed.São Paulo: Elisabeth, 2015, v. 1, p. 29-36.

3.
LOPES, Elisabeth Silva; VASSINA, E ; Arlete Cavaliere . O Grotesco na Cena Contemporênea: A encenação dos Pecados. In: Arlete cavaliere Elena Vássina. (Org.). Teatro Russo: Literatura e Espetáculo. 1ed.São Paulo: Ateliê Editorial, 2011, v. 1, p. 9-429.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
LOPES, Elisabeth Silva. Experimento do módulo Amarelo por Beth Lopes. Portal da SP Escola de Teatro, São Paulo, 10 dez. 2013.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
LOPES, Elisabeth Silva. O corpo re-apresentado pela memória. In: V Abrace, 2011, são Paulo. Memória Abrace Digital, 2010.

2.
LOPES, Elisabeth Silva. O Ator eo Texto: uma composição. In: I Encontro de Pós-graduação em Artes Cênicas, 2002, São Paulo. O Ator e o Texto: uma composição. São Paulo/Salvador: Editora da USP/UFBA, 2002. v. 1. p. 25-29.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
LOPES, Elisabeth Silva. À propos de la grammaire et pragmatique dans les processus créatifs de l?acteur proposés par Grotowski. In: IFRT-FIRT Conference 2014 Warwick, 2014, Warwick. Book of Abstracts. Warwick: University of Warwick, 2014. v. 1.

2.
LOPES, Elisabeth Silva; Christopher Balme . L'espace de la ville comme champ d'expérimentation artistique. In: IFRT-FIRT Conference 2013 Re-Routing Performance, 2013, Barcelona. Book of Abstracts. Barcelona: Institut del Teatre, 2013. v. 1. p. 7-484.

3.
LOPES, Elisabeth Silva; Grass, Milena . Memory as vanishing point of the creation. In: Mediating Performance : Scène, Média et Médiation, 2012, Santiago. Book of Abstracts. Santiago: Pontificia Universidad Católica de Chile., 2012. v. 1. p. 6-450.

4.
LOPES, Elisabeth Silva. O sujeito que ri. In: Colóquio Internacional de Análise do Discurso, 2006, São Carlos. Caderno de Resumos- I Colóquio Internacional de Análise do Discurso. São carlos: UFSCAR, 2006.

Resumos publicados em anais de congressos (artigos)
1.
LOPES, Elisabeth Silva1999LOPES, Elisabeth Silva. Ator e Texto: Um Processo de Composição Cênica. Revista da Abrace, São Paulo, p. 158-163, 1999.

Artigos aceitos para publicação
1.
LOPES, Elisabeth Silva. Sinal dos tempos: performance nas universidades brasileiras. aParte XXI, 2016.

Apresentações de Trabalho
1.
LOPES, Elisabeth Silva. L'écrit de soi et le processus de création. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
LOPES, Elisabeth Silva; Ruiz, Giselle ; Diana Taylor . Danças que escapam do controle: 'Vestígios' de Marta Soares e 'Deslugares' de Helena Bastos e Raul Rachou.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
LOPES, Elisabeth Silva; Stalpaert, C ; Carpenter, Faedra ; Heinicke, Julius ; Fleishman, Mark ; Wagner, Meike . Dramaturgies of Cultural Translation. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
LOPES, Elisabeth Silva; Carpenter, Faedra ; Fleishman, Mark ; Bala, Sruti . Dramaturgies of whitness. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
LOPES, Elisabeth Silva; Cabral, Ivam ; Santos, Maria Thaís . Um projeto-teatro-pedagógico-em-obra. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
LOPES, Elisabeth Silva; MAUCH, M. . O lugar das artes cênicas na contemporaneidade. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
Matteo Bonfitto ; Renato Ferracini ; LOPES, Elisabeth Silva ; Motta-Lima, tatiana ; fernando Mencarelli ; Cassiano Quilici . I Encontro Internacional - Repensando Mitos Contemporâneos - Simpósio Grotowski. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

8.
LOPES, Elisabeth Silva. Graduate School Weekend 2015 Panel Discussions NYU Abu Dhabi. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

9.
LOPES, Elisabeth Silva; Agra, Lúcio . O que não é performance? realização do Coletivo sem título - Maria Antônia-USP. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

10.
LOPES, Elisabeth Silva. Performance e encenação contemporânea. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

11.
LOPES, Elisabeth Silva; ESPINOSA, M. ; AZEVEDO, J. F. . Escuelas de teatro: visión y futuro de la educación teatral. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

12.
LOPES, Elisabeth Silva; KOUDELA, I. D. . A performance e a pedagogia do teatro. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

13.
LOPES, Elisabeth Silva; KOUDELA, I. D. . A performance e a pedagogia do teatro. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

14.
LOPES, Elisabeth Silva; Féral, Josette ; Proust, Sophie . L'espace de la ville comme champ d'expérimentation artistique. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
LOPES, Elisabeth Silva; Féral, Josette ; Proust, Sophie . FIRT- Re-routing Performance. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

16.
LOPES, Elisabeth Silva. Sobre Performatividade. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

17.
LOPES, Elisabeth Silva. Beth Lopes, Caetano Vilela, Cássio Santiago e a Performatividade. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

18.
LOPES, Elisabeth Silva; Féral, Josette ; Proust, Sophie . La mémoire comme le point de fuite pour la création du spectacle.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

19.
LOPES, Elisabeth Silva; Fernando Vilares ; Inês Marocco ; Patricia Fagundes ; Marta Isaacsson . O espaço da encenação: direções possíveis. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

20.
LOPES, Elisabeth Silva; ALEIXO, F. M. . Criação e subjetividade. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

21.
LOPES, Elisabeth Silva; SMITH, S. ; SALOMAO, M. . Dramaturgia e sociedade. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

22.
LOPES, Elisabeth Silva; Patricia Fagundes . O espaco da encenação. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

23.
LOPES, Elisabeth Silva; Féral, Josette ; Proust, Sophie . FIRT-Mediating Performance - Scène, Média and Médiation. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

24.
LOPES, Elisabeth Silva; Agra, Lúcio . Miscelânea Performática. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

25.
LOPES, Elisabeth Silva. Teatro e Ritual: uma performance profanável?. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

26.
LOPES, Elisabeth Silva. o corpo re-apresentado pela memória. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

27.
LOPES, Elisabeth Silva. A performance e a memória do eu. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

28.
LOPES, Elisabeth Silva. Sobre a performance. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Outras produções bibliográficas
1.
LOPES, Elisabeth Silva. A performance do espectador. São Paulo: Sescsp, 2013 (programa).

2.
LOPES, Elisabeth Silva; GUINSBURG, J. . A Composição do Ator. São Paulo, 2005. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
LOPES, Elisabeth Silva. A USP e as Profissões. 2011.

2.
LOPES, Elisabeth Silva. Parecer proposta de curso. 2011.

3.
LOPES, Elisabeth Silva. Parecer para projeto de pesquisa de professor contratado. 2011.

4.
LOPES, Elisabeth Silva. Parecer de relatório de viagem. 2011.

5.
LOPES, Elisabeth Silva. Parecer para bolsa de mestrado. 2011.

6.
LOPES, Elisabeth Silva. Parecer para bolsa de mestrado. 2011.

7.
LOPES, Elisabeth Silva. Parecer para bolsa de mestrado. 2011.

8.
LOPES, Elisabeth Silva. Parecer para bolsa de mestrado. 2011.

9.
LOPES, Elisabeth Silva. Parecer para projeto de pesquisa de professor contratado. 2011.

10.
LOPES, Elisabeth Silva; Marcos Steuernagel ; leda Martins . Módulo Brasileiro. 2010.

11.
LOPES, Elisabeth Silva. Parecer para bolsa de mestrado. 2010.

12.
LOPES, Elisabeth Silva. Parecer para edição de livro. 2010.

13.
LOPES, Elisabeth Silva. Parecer para bolsa de mestrado. 2010.

14.
LOPES, Elisabeth Silva. Parecer para bolsa de mestrado. 2010.

15.
LOPES, Elisabeth Silva. Parecer para bolsa de mestrado. 2010.

16.
LOPES, Elisabeth Silva. Parecer para bolsa de mestrado. 2010.

17.
LOPES, Elisabeth Silva. Parecer para projeto de pesquisa de professor contratado. 2009.

18.
LOPES, Elisabeth Silva. Parecer para edição de livro. 2008.

19.
LOPES, Elisabeth Silva. Parecer para edição de livro. 2007.

20.
LOPES, Elisabeth Silva. Parecer para bolsa de mestrado. 2005.

21.
LOPES, Elisabeth Silva. Parecer para bolsa de mestrado. 2003.

22.
LOPES, Elisabeth Silva. Renovação de contrato de professor. 2003.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
LOPES, Elisabeth Silva. Direções- Duas Histórias. 2007. (Programa de rádio ou TV/Outra).


Demais tipos de produção técnica
1.
LOPES, Elisabeth Silva; Cabral, Ivam ; Gentile, Luciano ; Dias, kenia ; Gama, Joaquim . Pedagogias da experiência. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - livro).

2.
LOPES, Elisabeth Silva. Perfromance e Encenação. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
LOPES, Elisabeth Silva. Performance e Dramaturgia. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

4.
LOPES, Elisabeth Silva. Experiências Performáticas. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

5.
LOPES, Elisabeth Silva. Bufão. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

6.
LOPES, Elisabeth Silva. Teatro e os HQs. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

7.
LOPES, Elisabeth Silva; Yedda Chaves ; Matteo Bonfitto . Mostra Performa. 2011. (Manutenção de obra artística/Outro).

8.
LOPES, Elisabeth Silva. Bufão. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

9.
LOPES, Elisabeth Silva. Performance: Between worlds and bodys. fluxus and representations. 2010. (Relatório de pesquisa).

10.
LOPES, Elisabeth Silva; Marcos Steuernagel . Produção de performance brasileira contemporânea. 2010. (Inserção de documentação em site).

11.
LOPES, Elisabeth Silva; wellington Nogueira . Bufões. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

12.
LOPES, Elisabeth Silva. Bufões. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

13.
LOPES, Elisabeth Silva. Bufões. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

14.
LOPES, Elisabeth Silva. Bufões. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

15.
LOPES, Elisabeth Silva. Bufões. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

16.
LOPES, Elisabeth Silva; MOREIRA, L. F. . Anônimos. 2008. (Manutenção de obra artística/Outro).

17.
LOPES, Elisabeth Silva; Martin Crimp . (a)tentados. 2008. (Manutenção de obra artística/Outro).

18.
LOPES, Elisabeth Silva. Na Pele de Josefh K. 2008. (Manutenção de obra artística/Outro).

19.
LOPES, Elisabeth Silva. Teatro Performático. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

20.
LOPES, Elisabeth Silva. A encenação e a atuação contemporâneas. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

21.
LOPES, Elisabeth Silva. O sujeito que ri. 2007. (Relatório de pesquisa).

22.
LOPES, Elisabeth Silva. Corpos Grotescos. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

23.
LOPES, Elisabeth Silva. O Ator Bufão. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

24.
LOPES, Elisabeth Silva. A arte dos bufões. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

25.
LOPES, Elisabeth Silva. O Jogo dos Bufões. 2000. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

26.
LOPES, Elisabeth Silva. Preparação de atores para teatro. 1996. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

27.
LOPES, Elisabeth Silva. Novas propostas para o desenvolvimento da linguagem. 1996. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

28.
LOPES, Elisabeth Silva. arte na educação. 1996. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

29.
LOPES, Elisabeth Silva. O Bufão. 1996. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

30.
LOPES, Elisabeth Silva. Teatro. 1996. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

31.
LOPES, Elisabeth Silva. A criança e a apreciação artística. 1996. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

32.
LOPES, Elisabeth Silva. Workshop de teatro. 1995. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

33.
LOPES, Elisabeth Silva. O jogo cênico dos bufões. 1994. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

34.
LOPES, Elisabeth Silva. A energia do ator. 1994. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

35.
LOPES, Elisabeth Silva. Dois dias de Comunicação Social. 1994. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

36.
LOPES, Elisabeth Silva. Workeshop para atores. 1994. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

37.
LOPES, Elisabeth Silva. Criação e técnica em teatro. 1994. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

38.
LOPES, Elisabeth Silva. Adaptácion del comic a la escena teatral. 1992. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

39.
LOPES, Elisabeth Silva. Antropologia Teatral e a cultura brasileira. 1992. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

40.
LOPES, Elisabeth Silva. Espaco cênico - Palco e acesórios. 1989. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

41.
LOPES, Elisabeth Silva. treinamento em metodologia do ensino da Educação Artística. 1983. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

42.
LOPES, Elisabeth Silva. Estágio de professores de séries iniciais. 1982. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

43.
LOPES, Elisabeth Silva. Estágio de professores de séries iniciais - segunda edição. 1982. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

44.
LOPES, Elisabeth Silva. atualização de profesores de segundo grau. 1979. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

45.
LOPES, Elisabeth Silva. Ataualização para professores de Educação Arística. 1978. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).


Produção artística/cultural
Artes Cênicas
1.
LOPES, Elisabeth Silva. Noite antes da Floresta. 2016. Teatral.

2.
LOPES, Elisabeth Silva. Gozo Eterno. 2013. Performática.

3.
LOPES, Elisabeth Silva. Rio Vermelho. 2013. Performática.

4.
LOPES, Elisabeth Silva. Máquina de Escrever reticências. 2012. Teatral.

5.
LOPES, Elisabeth Silva; Matteo Bonfitto ; Yedda Chaves . Silêncio. 2011. Teatral.

6.
LOPES, Elisabeth Silva; Matteo Bonfitto . Descartes. 2011. Teatral.

7.
LOPES, Elisabeth Silva; Matteo Bonfitto . What does it means to be a native?. 2010. Performática.

8.
LOPES, Elisabeth Silva. A Tempestade. 2008. Teatral.

9.
LOPES, Elisabeth Silva. Anônimos. 2007. Teatral.

10.
LOPES, Elisabeth Silva. (A) Tentados. 2007. Teatral.

11.
LOPES, Elisabeth Silva. Programa "Direções": As Duas Histórias. 2007. Teatral.

12.
LOPES, Elisabeth Silva. Na pele de Josefh K.. 2006. Teatral.

13.
LOPES, Elisabeth Silva. Mil e Uma Noites. 2005. Teatral.

14.
LOPES, Elisabeth Silva; Lícia Moraes . Cuidado frágil. 2005. Teatral.

15.
LOPES, Elisabeth Silva. São Paulo é uma festa!. 2005. Teatral.

16.
LOPES, Elisabeth Silva. Mal secreto: os segredos amorosos de Ofélia. 2004. Teatral.

17.
LOPES, Elisabeth Silva. 4 estações. 2004. Teatral.

18.
LOPES, Elisabeth Silva. Violeta Vita. 2004. Teatral.

19.
LOPES, Elisabeth Silva. O Imperador da China. 2004. Teatral.

20.
LOPES, Elisabeth Silva. Merlin. 2003. Teatral.

21.
LOPES, Elisabeth Silva. Quarteto em Diagonal. 2003. Teatral.

22.
LOPES, Elisabeth Silva. Plano B. 2002. Teatral.

23.
LOPES, Elisabeth Silva. Piratas do Tietê. 2002. Teatral.

24.
LOPES, Elisabeth Silva. Silêncio. 2001. Teatral.

25.
LOPES, Elisabeth Silva. Silêncio. 2001. Teatral.

26.
LOPES, Elisabeth Silva. Correspondências. 2001. Coreográfica.

27.
LOPES, Elisabeth Silva. Em Lugar Algum. 2000. Teatral.

28.
LOPES, Elisabeth Silva. Silêncio. 2000. Teatral.

29.
LOPES, Elisabeth Silva. Plano B. 2000. Teatral.

30.
LOPES, Elisabeth Silva. o Balcão. 2000. Teatral.

31.
LOPES, Elisabeth Silva. Emm Lugar Algum. 1999. Teatral.

32.
LOPES, Elisabeth Silva. O Jantar. 1999. Teatral.

33.
LOPES, Elisabeth Silva. Lear e Outros Bufões- Fragmentos de Shakespeare. 1999. Coreográfica.

34.
LOPES, Elisabeth Silva. Bonitinha, mas Ordinária. 1999. Teatral.

35.
LOPES, Elisabeth Silva. Em Lugar Algum. 1998. Teatral.

36.
LOPES, Elisabeth Silva. À Margem da Vida. 1998. Teatral.

37.
LOPES, Elisabeth Silva. Doces Lembranças. 1998. Teatral.

38.
LOPES, Elisabeth Silva. Jogo Marscarado. 1996. Teatral.

39.
LOPES, Elisabeth Silva. O Cobrador. 1989. Teatral.

Outras produções artísticas/culturais
1.
LOPES, Elisabeth Silva; Matteo Bonfitto ; Yedda Chaves . Nativo. 2011.

2.
LOPES, Elisabeth Silva. Anônimos. 2007 (Espetáculo Teatral).

3.
LOPES, Elisabeth Silva. Auto de natal. 1995.

Demais trabalhos
1.
LOPES, Elisabeth Silva. A arte dos Bufões. 2005 (Curso) .

2.
LOPES, Elisabeth Silva. Bufões: Corpos grotescos. 2005 (Curso ministrado em Festival) .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
LOPES, Elisabeth Silva; Cassiano Quilici; Matteo Bonfitto. Participação em banca de Mariana Conde Rhormens Lopes.. BONFITTO, M.; QUILICI, C. S.; LOPES, E. S.. Participação em banca de Um olhar sobre as máscaras de Mapiko: apropriação técnica, simbólica e criativa das máscaras. 2015. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas) - Universidade Estadual de Campinas.

2.
BULHOES, M.; LOPES, Elisabeth Silva. Participação em banca de Viviane Costa Dias. Frida Kahlo, calor & frio - a escrita antropofágica e performativa do texto como ponto de partida de um experimento de criação e circulção. 2015. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas) - Universidade de São Paulo.

3.
MARTINS, M. A. B.; LOPES, Elisabeth Silva; RAMIREZ, J. M. L. O.. Participação em banca de Rodrigo Severo dos Santos. A presença cênicas nos processos de preparação e criação do ator desenvolvidos por Antonio Januzelli. 2015. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas) - Universidade de São Paulo.

4.
LOPES, Elisabeth Silva; Cassiano Quilici; OKAMOTO, E.. Participação em banca de Aline de Almeida Olmos. O oriente imaginário no Thêatre du Soleil: un estudo sobre o espetáculoTambour sur la Digue. 2015. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas) - Universidade Estadual de Campinas.

5.
LOPES, Elisabeth Silva; LIMA, Maria Thaís dos Santos; Motta-Lima, tatiana. Participação em banca de Natacha Dias. As relações entre corpo e memória de Stanislavski a Grotowski. 2013. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas) - Universidade de São Paulo.

6.
LOPES, Elisabeth Silva; Cassiano Quilici; Matteo Bonfitto. Participação em banca de Andrea Justino dos Santos. Um estudo sobre a influência de eugenio Barba e o terceiro teatro na América Latina: Limite, alteridade, invenção. 2011. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Estadual de Campinas.

7.
LOPES, Elisabeth Silva; MOSTAÇO, Edélcio; Sandra Meyer. Participação em banca de Giselly Brasil. Lígia Clark e Pina Bauch. 2011. Dissertação (Mestrado em Teatro) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

8.
LOPES, Elisabeth Silva; Matteo Bonfitto; Cassiano Quilici. Participação em banca de Andréa Paula Justino dos Santos. Um estudo sobre a influência de Eugenio Barba e o terceiro teatro na América Latina : limite, alteridade, invenção : Yuyachkani, Teatro de los Andes e Lume. 2011. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas) - Universidade Estadual de Campinas.

9.
LOPES, Elisabeth Silva; AZEVEDO, E.. Participação em banca de Deise Santos de Brito. Otelo, o grande revisteiro - um estudo sobre a trajetória artística do ator Grande Otelo no Teatro de Revista. 2011.. 2011. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas) - Universidade de São Paulo.

10.
LOPES, Elisabeth Silva; Silvia Fernandes; Christiane Riera. Participação em banca de leonardo faria Moreira. A escrita cúmplice. 2010. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Universidade de São Paulo.

11.
LOPES, Elisabeth Silva; Silvia Fernandes; Verônica Fabrini. Participação em banca de Maria Helena espanhol Chira. Variações sobre o mesmo tema: a improvisação do ator performativo. 2010 - Universidade de São Paulo.

12.
LOPES, Elisabeth Silva; Silvia Fernandes; Renato Ferracini. Participação em banca de Aura Cunha. O Ator na cena contemporânea: copro, imagem e ação. 2010. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Universidade de São Paulo.

13.
LIMA, Maria Thaís dos Santos; ALMEIDA, M. A. P.; LOPES, Elisabeth Silva. Participação em banca de Carolina Hamanaka Mandell. Meyerhold: Hijikata e os corpos que dançam. 2009. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Universidade de São Paulo.

14.
JANUZELLI, A.; LOPES, Elisabeth Silva; ALMEIDA, M. A. P.. Participação em banca de Patrícia de Azevedo Noronha. Seis espaços: possível referência para o estudo e a construção do corpo cênico. 2009. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Universidade de São Paulo.

15.
LOPES, Elisabeth Silva; JANUZELLI, A.; ALMEIDA, M. A. P.. Participação em banca de Patricia de Azevedo Noronha. Seis Espaços: possível referência para o estudo e a construção do corpo cênico. 2009. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Universidade de São Paulo.

16.
LOPES, Elisabeth Silva; José Batista Dal Farra. Participação em banca de Carlos Alberto Silva. Vozes, Música, Ação: Dalcroze em Cena. 2008. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Universidade de São Paulo.

17.
LOPES, Elisabeth Silva; José ronaldo faleiro; Nini Beltrame; Vera Collaço. Participação em banca de Débora de Matos. Processos Criativos e princípios Técnicos na Linguagem do Palhaço. 2008. Dissertação (Mestrado em Teatro) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

18.
LOPES, Elisabeth Silva; Cassiano Quilici; Silvia Fernandes. Participação em banca de Roberto Carlos Moretto. Ensaio Hamlet: ruptura da linearidade dramática e corpos em rede na cena de Enrique Diaz. 2008. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Universidade de São Paulo.

19.
LOPES, Elisabeth Silva; fernando Mencarelli. Participação em banca de Alexander Evaristo Araujo de Moraes. Entre a Precisão e Espontaneidade: grotovski e os princípois pragmáticos do trabalho do ator.. 2007. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Artes) - Universidade Federal de Minas Gerais.

20.
AMARAL, Ana Maria; LOPES, Elisabeth Silva. Participação em banca de José Teotônio Sobrinho. O ator no teatro de imagens. 2005. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Universidade de São Paulo.

21.
LOPES, Elisabeth Silva; MOSTAÇO, Edélcio. Participação em banca de Cláudia Muller Sachs. A metodologia de Jacques lecoq: umestudo conceitual. 2004. Dissertação (Mestrado em Centro de artes teatrais) - Universidade Estadual de Santa Catarina.

22.
LOPES, Elisabeth Silva; KOUDELA, I. D.; COSTA, I. C.. Participação em banca de samir Signeu Porto Oliveira. peter Handke, o Teatro da Palavra e o Jogo de Linguagem. 2004. Dissertação (Mestrado em Artes Cenicas) - Universidade de São Paulo.

23.
LOPES, Elisabeth Silva; AVELINO, Yvone Dia; GONÇALVES, Adilson José. Participação em banca de Máricia Sanches Garcia. A Cidade e o Teatro: Dinâmica e Multiplicidade de Olhares. São Paulo 1930-1940. 2002. Dissertação (Mestrado em Educação: História, Política, Sociedade) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Teses de doutorado
1.
Carrera, André; LOPES, Elisabeth Silva; STAMBAUGH, A. P.; FRANZONI, T. M.; LEAL JUNIOR, M. A.. Participação em banca de Pedro Diniz Bennaton. Modus Operante - Estratégia e Atuação urbana: Jogo e Preparação de um teatro de Situações. 2017. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Teatro/ CEART) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

2.
LOPES, Elisabeth Silva; Matteo Bonfitto; Gama, Joaquim; MARTINS, F.. Participação em banca de Ivam Cabral. O Importante é (não) estar pronto. 2017. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas) - Universidade de São Paulo.

3.
LOPES, Elisabeth Silva; RAMOS, L. F.. Participação em banca de Gustavo Garcia da Palma. Estados de presenças poéticas mapeadas pela técnica de Eletroencefalografia (EEG) e pela frequência cardíaca (BPM) e uma proposta de criação performativa por meio do sensoriamento neurofisiológico ao vivo.. 2017. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas) - Universidade de São Paulo.

4.
LOPES, Elisabeth Silva; MOSTAÇO, Edélcio; Bastos, Helena; RAMOS, L. F.. Participação em banca de Giselly Brasil. Paisagens Frágeis. 2016. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas) - Universidade de São Paulo.

5.
LOPES, Elisabeth Silva; José Batista Dal Farra. Participação em banca de Carlos Alberto Silva. Operacionalidade do gesto poético: do cotidiano à cena. 2015. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas) - Universidade de São Paulo.

6.
LOPES, Elisabeth Silva; SILVA, Armando Sérgio da. Participação em banca de José eduardo de Paula. Jogo de memória: essências - cena contempoânea e o jogo do Círculo neutro como anteparos para os processos de preparação e criação do ator. 2015. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas) - Universidade de São Paulo.

7.
LOPES, Elisabeth Silva. Participação em banca de Maíra Leme de Andrade. Ação relacional: a ação como experiência de interação sob a perspectiva do agente implicado pelo sensível. 2015. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Artes) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

8.
LOPES, Elisabeth Silva; MARTINS, M. A. B.. Participação em banca de Miriam Aby Cohen. O desenho da cena como experiência: intersecções na prática artística contemporânea entre cenografia - instalação -expografia. 2015. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas) - Universidade de São Paulo.

9.
LOPES, Elisabeth Silva; Cassiano Quilici; Silvia Fernandes; Matteo Bonfitto. Participação em banca de Márcia Prado Abujamra. A Alma, o olho, a voz - as autoperformances de Spalding Gray. 2015. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas) - Universidade de São Paulo.

10.
LOPES, Elisabeth Silva; José Batista Dal Farra. Participação em banca de Thomas William Holesgrove. Organicidade e liberação da voz natural: princípios de uma técnica corporal de transmissão. 2014. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas) - Universidade de São Paulo.

11.
LOPES, Elisabeth Silva; Desgrandes, Flávio. Participação em banca de Almir Ribeiro da Silva Filho. Edward Gordon-Craig e o Uber-marionette - A pedagogia da morte do ator com o teatro da índia. 2014. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas) - Universidade de São Paulo.

12.
Amanda Scherer; Monica Zoppi Fontana; Lucilia Romão; LOPES, Elisabeth Silva. Participação em banca de Larissa Montagner Cervo. Língua, Patrimônio nosso. 2012.

13.
LOPES, Elisabeth Silva; fernando Passos; SILVA, D. M.; Wlamira de Albuquerque; Maria Gleber. Participação em banca de Mara Lucia Leal. Memória e(m) Performance: Material autobiográfico na composição da cena. 2011. Tese (Doutorado em Artes Cênicas) - Universidade Federal da Bahia.

14.
GUINSBURG, J.; LOPES, Elisabeth Silva. Participação em banca de Lícia Maria Sanches de Moraes. A dramaturgia da memória na cena contemporânea. 2006. Tese (Doutorado em Artes Cênicas) - Universidade de São Paulo.

15.
LOPES, Elisabeth Silva. Participação em banca de Maria Eugênia de Araújo Rodrigues Cruz. Oficinas de Vivência Teatral: Uma proposta para o trabalho com atores e não-atores. 2005.

16.
LOPES, Elisabeth Silva. Participação em banca de Maria Helena Franco de Araújo Bastos. Variâncias: O Corpo Processando Identidades Provisórias. 2003. Tese (Doutorado em Comunicação e Semiótica) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

17.
LOPES, Elisabeth Silva; COHEN, Renato; AMARAL, Ana Maria. Participação em banca de Wagner Francisco Araújo Cintra. O Circo da Morte - A Espeficidade do Jogo entre O humano eo Inanimado no Teatro de Tdeuz Kantor. 2003. Tese (Doutorado em Artes) - Universidade de São Paulo.

Qualificações de Doutorado
1.
LOPES, Elisabeth Silva; ROMANO, L.; Bastos, Helena. Participação em banca de Maria Marta Baião Sepa. Mal-Amadas: Uma poética do desmonte. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas) - Universidade de São Paulo.

2.
LOPES, Elisabeth Silva; LIMA, Maria Thaís dos Santos. Participação em banca de Luciana Giannini canton. O Método meisner: quando Stanislavski desembarca nas Américas. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas) - Universidade de São Paulo.

3.
LOPES, Elisabeth Silva; GUINSBURG, J.. Participação em banca de Lícia Maria Sanches Moraes. A dramaturgia da memória na dramaturgia contemporânea do teatro-dança.. 2005. Exame de qualificação (Doutorando em Artes Cênicas) - Universidade de São Paulo.

4.
LOPES, Elisabeth Silva; MOSTAÇO, Edélcio. Participação em banca de Claúdia Müller Sachs. Metodologia de Jacques Lecoq - Estudo Conceitual e Aplicação no Brasil. 2003. Exame de qualificação (Doutorando em Teatro) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

5.
LOPES, Elisabeth Silva. Participação em banca de José teotônio Sobrinho. O Ator Sensitivo - Uma proposta de treinamento do ator para a cena contemporânea.. 2003. Exame de qualificação (Doutorando em Artes) - Universidade de São Paulo.

6.
LOPES, Elisabeth Silva. Participação em banca de Fátima Costa de Lima. Espaços de Encontros e de Espetáculos no Teatro e no Carnaval. 2002. Exame de qualificação (Doutorando em Mestrado Em Educação e Cultura) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

7.
LOPES, Elisabeth Silva. Participação em banca de Sandro Piancentini. O treinamento do Ator: Abordagens Contemporâneos no Brasil. 2002. Exame de qualificação (Doutorando em Mestrado Em Educação e Cultura) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

Qualificações de Mestrado
1.
LOPES, Elisabeth Silva; LIMA, Maria Thaís dos Santos; BOLONHESI, M.. Participação em banca de Thaís Caroline Póvoa Balaton. Escola de palhaços: Estudo sobre a prática pedagógica do programa de formação de palhaços para jovens dos doutores da alegria. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas) - Universidade de São Paulo.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
LOPES, Elisabeth Silva. Participação em banca de Eduardo Albegarria.Vazantes. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Cênicas) - Universidade de São Paulo.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
LOPES, Elisabeth Silva. Professor assistente doutor: Práticas de teatro e performance. 2016. Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

2.
LOPES, Elisabeth Silva. Professor assistente doutor: Laboratório do corpo e da voz I a VIII. 2015. Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

3.
LOPES, Elisabeth Silva; VERGANS, M.; CINTRA, W.. professor assistente. 2011. universidade estadual de são paulo.

4.
LOPES, Elisabeth Silva; Silvia Fernandes. dança Contemporânea. 2008. Universidade de São Paulo.

5.
LOPES, Elisabeth Silva; Silvia Fernandes. professor assistente. 2007. Universidade Estadual Paulista.

6.
LOPES, Elisabeth Silva. professor assistente. 2007. Universidade de São Paulo.

7.
LOPES, Elisabeth Silva; SILVA, Armando Sérgio da; LIMA, Maria Thaís dos Santos; CANDEIAS, Maria Lúcia; CARVALHO, Sérgio de. Professor Assistente. 2001. Universidade Estadual de Campinas.

Outras participações
1.
LOPES, Elisabeth Silva; Bastos, Helena; José Batista Dal Farra. vestibular. 2017.

2.
LOPES, Elisabeth Silva; Bastos, Helena; KOUDELA, I. D.. Vestibular. 2016. Universidade de São Paulo.

3.
LOPES, Elisabeth Silva; Bastos, Helena; José Batista Dal Farra. vestibular. 2016. Universidade de São Paulo.

4.
LOPES, Elisabeth Silva. vestibular. 2015. Universidade de São Paulo.

5.
LOPES, Elisabeth Silva; MARTINS, F.; Bastos, Helena. Vestibular. 2014.

6.
LOPES, Elisabeth Silva; Bastos, Helena; José Batista Dal Farra. Vestibular. 2013.

7.
LOPES, Elisabeth Silva; KOUDELA, I. D.; José Batista Dal Farra. Vestibular. 2012. Universidade de São Paulo.

8.
LOPES, Elisabeth Silva. vestibular. 2011. Universidade de São Paulo.

9.
LOPES, Elisabeth Silva. vestibular. 2009. Instituto de Estudos Avançados - USP.

10.
LOPES, Elisabeth Silva. vestibular. 2008. Instituto de Estudos Avançados - USP.

11.
LOPES, Elisabeth Silva. vestibular. 2007. Universidade de São Paulo.

12.
LOPES, Elisabeth Silva. vestibular. 2006. Universidade de São Paulo.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Encontros sobre Performance.O contexto da performance hoje. 2014. (Encontro).

2.
Colóquio "O que é pedagogia do teatro?'.Performance e Pedagogia. 2013. (Simpósio).

3.
FIRT- Re-routing Performance. L'espace de la ville comme champ d'expérimentation artistique. 2013. (Congresso).

4.
FIRT. La mémoire comme le point de fuite pour la création du spectacle.. 2012. (Congresso).

5.
Palco Giratório SESC 2012 Porto Alegre.O espaço da encenação: direções possíveis. 2012. (Seminário).

6.
A Nova Conquista Espiritual nas Américas.Amor, violência e aporias. 2011. (Simpósio).

7.
Encontro Internacional de Antropologia e Performance.Teatro e Ritual: uma performance profanável?. 2011. (Encontro).

8.
ABRACE. O corpo re-apresentado pela memória. 2010. (Congresso).

9.
Anne Bogart sits down with Thomas Richards and Mario Biagini. 2010. (Outra).

10.
How can you remember: the bees and the beats?. 2010. (Outra).

11.
PS Lecture Series/dramaturgies of the spectator in Post-Dramatic Theater. 2010. (Outra).

12.
PS Lecture Series/Richard Move and André Lepecki. 2010. (Outra).

13.
SITI Company Mondays. 2010. (Outra).

14.
The traffic in policy; religion, sexuality and the state. 2010. (Simpósio).

15.
Workcenter of J. Grotovski an T. Richards. 2010. (Seminário).

16.
Workcenter of jerzy Grotowski and Thomas Richards Films Presentation. 2010. (Outra).

17.
Siti Company Mondays. 2009. (Outra).

18.
Teatro Russo: Liteartura e espetáculo.O grotesco na cena contemporânea. 2008. (Outra).

19.
Pós-Graduação em Artes/UNESP.A análise do discurso. 2007. (Seminário).

20.
Pós-Graduação em Artes/UNESP.O treinamento do ator. 2007. (Seminário).

21.
I Colóquio Internacional de Análise do Discurso.O Sujeito que Ri. 2006. (Outra).

22.
RioCena Contemporânea.Na Pele de Josefh K. 2006. (Outra).

23.
37 Festival de Inverno da UFMG.Pedagogia Teatral-Artes Cênicas. 2005. (Seminário).

24.
I Encontro de Territórios e Fronteiras da Cena.Cuidado, Frágil!. 2005. (Encontro).

25.
17 Festival Universitário de Teatro de Blumenau.Festival Universitário. 2003. (Outra).

26.
Encontro de Pesquisadores de Teatro.Encontro de Pesquisadores. 2003. (Encontro).

27.
Unibersidade em Cena.Festival Universitário. 2003. (Outra).

28.
Festival de Teatro Internacional.Festival de Teatro Internacional. 2002. (Outra).

29.
Festival de Théâtre Iberique e Latino-Americane. Festiva de Teatro lnternacional. 2002. (Congresso).

30.
Festival de Internacional de Teatro de Edimburg.festival de Teatro Internacional. 2001. (Outra).

31.
Festival de Teatro Universitário Internacional de Santiago de Compostela.festival de Teatro Universitário Internacional. 2001. (Outra).

32.
7 Festival du ètudiant de Thèâtre a Nanterre.Festival de Teatro Universitário Internacional. 2000. (Outra).

33.
FRINGE- Festival de Teatro de Curitiba.Bonitinha, mas ordinária. 2000. (Outra).

34.
I Congresso Brasileiro dos Programas de Pós-Graduação em Artes Cênicas. I Congresso Brasileiro dos Programas de Pós-Graduação em Artes Cênicas. 1999. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
LOPES, Elisabeth Silva; CESAROLI JR, U. . 6 SPA-PPGAC. 2016. (Outro).

2.
LOPES, Elisabeth Silva; MARTINS, F. . Bienal de teatro do TUSP. 2015. (Festival).

3.
LOPES, Elisabeth Silva; CESAROLI JR, U. . 5 SPA USP PPGAC. 2015. (Outro).

4.
LOPES, Elisabeth Silva; Gama, Joaquim ; Cabral, Ivam . Encontros sobre Performance. 2014. (Outro).

5.
Diana Taylor ; LOPES, Elisabeth Silva . 8o Encontro do Instituto Hemisférico de Performance e Política. 2013. (Outro).

6.
Yedda Chaves ; LOPES, Elisabeth Silva . Corpo, voz e ciência. 2010. (Outro).

7.
LOPES, Elisabeth Silva. A subjetividade do Ator Contemporâneo. 2008. (Outro).

8.
LOPES, Elisabeth Silva. I Seminário Internacional Interdisciplinar. 1993. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Ismar André Smith Raschmann. A preparação do ato criativo: Práticas de formação de um ator emancipado. Início: 2016. Dissertação (Mestrado profissional em Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas) - Universidade de São Paulo. (Orientador).

Tese de doutorado
1.
Viviane Costa Dias. Uma avalanche sobre si mesmo: princípios éticos e estéticos de Jurij Alschitz na criação de treinamentos para o ator-performer brasileiro.. Início: 2016. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas) - Universidade de São Paulo. (Orientador).

2.
Claudia Pinto de Ben. A luz e o performer. Início: 2015. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas) - Universidade de São Paulo. (Orientador).

3.
Cristiane Madeira Motta. Os Cantos da Tradição afro-brasileira (Bantu). Início: 2015. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas) - Universidade de São Paulo. (Orientador).

4.
Vanessa Bordin. ẼÃWAEGÜ NGOBÜ. Uma experiência amazônica de teatro a partir do olhar Magüta. Início: 2015. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas) - Universidade de São Paulo. (Orientador).

5.
Maria Marta Baião Sepa. Malamadas, uma poética do desmonte. Início: 2015. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas) - Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

6.
Mônica de Almeida Prado Montenegro. O Teatro das vozes. Início: 2014. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas) - Universidade de São Paulo. (Orientador).

Supervisão de pós-doutorado
1.
Carolina Berger. Início: 2018. Universidade de São Paulo.


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Patricia de Almeida Zuppi. Título: Ñembojera- como uma flor que se desdobra à luz do Sol: rastros entre-poéticas.. 2013. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Universidade de São Paulo, . Orientador: Elisabeth Silva Lopes.

2.
João Dias Turchi. O dramaturgo como etnógrafo. 2013. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas) - Universidade de São Paulo, . Orientador: Elisabeth Silva Lopes.

3.
Maria Amélia Bethovem Farah. O ator e a emoção em Escuro. 2012. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Universidade de São Paulo, . Orientador: Elisabeth Silva Lopes.

4.
Michel Mauch Rosa. O DESDOBRAMENTO DO MONÓLOGO INTERIOR, DE STANISLAVSKI À KNÉBEL.. 2012. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas) - Universidade de São Paulo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Elisabeth Silva Lopes.

5.
Lívia Piccolo. NO INTERIOR DA PALAVRA: reflexões sobre voz, som e silêncio a partir da Cia.. 2011. Dissertação (Mestrado em Artes Cenicas) - Universidade de São Paulo, . Orientador: Elisabeth Silva Lopes.

6.
Christiane Madeira. KUBANA NJILA DIA ANGOLA OU OS POSSÍVEIS CAMINHOS PARA O TRABALHO DO ATOR ATRAVÉS DAS DIVINDADES BANTU. 2011. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Universidade de São Paulo, . Orientador: Elisabeth Silva Lopes.

7.
Fernando Marcos Pereira Rodrigues. Do gesto `a cena: A Partitura de ação como eixo do processo criativo-pedagógico. 2011. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Elisabeth Silva Lopes.

8.
Vanessa Benites Bordin. As contribuições do trabalho com o bufão para o teatro Popular. 2011. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Universidade de São Paulo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Elisabeth Silva Lopes.

9.
Aura Cunha. O Ator na cena contemporânea: copro, imagem e ação. 2010. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Universidade de São Paulo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Elisabeth Silva Lopes.

10.
Maria Helena espanhol Chira. Improvisação: variações sobre o mesmo tema. 2010. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Universidade de São Paulo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Elisabeth Silva Lopes.

11.
Roberto Carlos Moretto. Ensaio.hamlet: Ruptura da Linearidade dramàtica e Corpos em Rede na cna de Enrique Diaz. 2009. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Universidade de São Paulo, . Orientador: Elisabeth Silva Lopes.

12.
Leonardo Faria Moreira. a Escrita Cúmplice: a criação do hipertexto dramático através da corporeidade do ator-dramaturgo. 2008. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Universidade de São Paulo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Elisabeth Silva Lopes.

Tese de doutorado
1.
Giselly Brasil. William Forsythe, uma abordagem performativa na formação do artista cênico. 2016. Tese (Doutorado em Artes Cênicas) - Universidade de São Paulo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Elisabeth Silva Lopes.

2.
Manon de Salles Ferreira. A roupa depois da cena: acervos têxteis de moda e de teatro. 2015. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas) - Universidade de São Paulo, . Orientador: Elisabeth Silva Lopes.

3.
Miriam Aby Cohen. O desenho da cena como experiência: intersecções na prática artística contemporânea entre cenografia, instalação e expografia. 2015. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas) - Universidade de São Paulo, . Orientador: Elisabeth Silva Lopes.

4.
Márcia Prado Abujamra. A alma, o olho, a voz: as autoperformances de Spalding Gray. 2015. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas) - Universidade de São Paulo, . Orientador: Elisabeth Silva Lopes.

5.
Stenio José Paulino Soares. O corpo-testemunha na encruzilhada poética. 2014. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas) - Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Elisabeth Silva Lopes.

6.
Stela Fischer. CENA E GÊNERO: a resignificação do feminismo na formação e nos processos criativos de performers e artistas teatrais na atualidade. 2013. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas) - Universidade de São Paulo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Elisabeth Silva Lopes.

7.
Ivam Cabral. Pedagogia da SP Escola de Teatro. 2013. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas) - Universidade de São Paulo, . Orientador: Elisabeth Silva Lopes.

8.
Manon de Salles Ferreira. A ROUPA DEPOIS DA CENA:ACERVOS TÊXTEIS DE MODA E TEATRO.. 2012. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas) - Universidade de São Paulo, . Orientador: Elisabeth Silva Lopes.

9.
Marcia Abujamra. Auto performance-thoughts-in-action. 2011. Tese (Doutorado em Artes Cênicas) - Universidade de São Paulo, . Orientador: Elisabeth Silva Lopes.

10.
Ramiro Silveira. Teatro Playground - O jogo cênico na construção de um processo de ensaio.. 2010. Tese (Doutorado em Artes Cênicas) - Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Elisabeth Silva Lopes.

Supervisão de pós-doutorado
1.
Joaquim gama. 2016. Universidade de São Paulo, . Elisabeth Silva Lopes.

2.
Patrícia Prado. 2016. Universidade de São Paulo, . Elisabeth Silva Lopes.

3.
Almir Ribeiro. 2015. Universidade de São Paulo, . Elisabeth Silva Lopes.

Iniciação científica
1.
Natália Borcilho. O treinamento do ator. 2011. Iniciação Científica. (Graduando em Artes Cênicas) - Universidade de São Paulo. Orientador: Elisabeth Silva Lopes.

2.
Maria Amelia Bethovam Farah. A dança do ventre como treinamento para o ator. 2005. Iniciação Científica. (Graduando em Artes Cênicas) - Universidade de São Paulo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Elisabeth Silva Lopes.



Inovação



Projeto de extensão


Outras informações relevantes


Em 2005 foi contemplada com uma bolsa de pós-doutorado, pelo CNPq.
Título do projeto de pesquisa: Corpo, espaço da memória

Em 2009 Foi contemplada com uma bolsa de pós-doutorado da CAPES.
Título do projeto: Performance: entre corpos e mundos, fluxos e representações.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 19/01/2019 às 11:29:03