Bruno Freitas Gadelha

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/4987487225451219
  • Última atualização do currículo em 10/11/2018


Possui graduação em Bacharelado Em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Amazonas (2003), mestrado em Informática pela Universidade Federal do Amazonas (2006) e doutorado em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2012). Atualmente é professor na Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Engenharia de Software, atuando principalmente nos seguintes temas: acompanhamento em ambientes virtuais de aprendizagem, objetos de aprendizagem funcionais, linhas de produto de software, sistemas colaborativos e redes sociais. Tem atuação também na área de Computação Musical onde atua em conjunto com o Departamento de Artes da UFAM. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Bruno Freitas Gadelha
Nome em citações bibliográficas
GADELHA, Bruno;GADELHA, BRUNO;Gadelha, Bruno F.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal do Amazonas, Instituto de Computação.
Av. Rodrigo Otávio, 6200
Campus Universitário
69036110 - Manaus, AM - Brasil
Telefone: (92) 33051193
URL da Homepage: http://icomp.ufam.edu.br/


Formação acadêmica/titulação


2008 - 2012
Doutorado em Informática.
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.
Título: Uma Abordagem de Desenvolvimento de Groupware Baseada em Linha de Produto de Software e Modelo 3C de Colaboração, Ano de obtenção: 2012.
Orientador: Hugo Fuks.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
2004 - 2006
Mestrado em Informática.
Universidade Federal do Amazonas, UFAM, Brasil.
Título: Um Modelo de Acompanhamento para Ambientes de Apoio a Comunidades Virtuais,Ano de Obtenção: 2006.
Orientador: Alberto Nogueira de Castro Jr..
Palavras-chave: acompanhamento; awareness; ambientes virtuais.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Setores de atividade: Formação Permanente e Outras Atividades de Ensino, Inclusive Educação À Distância e Educação Especial.
1999 - 2003
Graduação em Bacharelado Em Ciência da Computação.
Universidade Federal do Amazonas, UFAM, Brasil.
Título: Trabalhando com Objetos de Aprendizagem na Construção de Cursos on-line.
Orientador: Rosiane de Freitas Rodrigues.
1995 - 1998
Curso técnico/profissionalizante em Técnico Em Processamento de Dados.
Fundação de Ensino e Pesquisa Matias Machline, FMM, Brasil.




Formação Complementar


2009 - 2009
Desenvolvimento Web orientado a modelos. (Carga horária: 6h).
Simpósio Brasileiro de Sistemas Multimídia e Web 2009, WEBMEDIA 2009, Brasil.
2005 - 2007
Língua inglesa. (Carga horária: 200h).
Yázigi Internexus, YÁZIGI, Brasil.
2003 - 2003
Tecnologia de Serviços Web. (Carga horária: 4h).
Sociedade Brasileira da Computação XVIII Simpósio Brasileiro de Banco de Da, SBC/SBBD/SBES, Brasil.
2003 - 2003
Desenvolvimento Baseado Em Componentes. (Carga horária: 4h).
Sociedade Brasileira da Computação XVIII Simpósio Brasileiro de Banco de Da, SBC/SBBD/SBES, Brasil.
2000 - 2001
Curso de Língua Espanhola. (Carga horária: 192h).
Planeta Idiomas, PLANETA, Brasil.
1990 - 1996
Curso de Língua Inglesa.
Instituto Cultural Brasil Estados Unidos, ICBEU, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal do Amazonas, UFAM, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor 3 grau, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.


Universidade do Estado do Amazonas, UEA, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor Mestre, Carga horária: 20
Outras informações
Ministrando as seguintes disciplinas: - Engenharia de Software II - Linguagem de Programação II - Tópicos Especiais em Informática - Projeto de Interface - Paradigmas de Programação

Atividades

01/2013 - Atual
Ensino, Engenharia de Computação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Engenharia de Software II
Paradigmas de Programação
Projeto de Interface
08/2012 - 12/2012
Ensino, Engenharia de Computação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Engenharia de Software II
Linguagem de Programação II
Estrutura de Arquivos
Análise de Sistemas
Computação Básica
9/2012 - 10/2012
Ensino, Informática Aplicada à Educação, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Informática na educação
06/2012 - 07/2012
Ensino, Licenciatura em Informática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Tópicos Especiais em Informática

Faculdade Martha Falcão, FMF/IESA, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2008
Vínculo: Prestação de serviço, Enquadramento Funcional: Coordenador, Carga horária: 10

Atividades

02/2007 - 01/2008
Direção e administração, NEAD - Núcleo de Educação a Distância, .

Cargo ou função
Coordenador do Núcleo de Educação a Distância.
07/2007 - 08/2007
Treinamentos ministrados , NEAD - Núcleo de Educação a Distância, .

Treinamentos ministrados
Treinamento de alunos para uso da Internet e uso do ambiente virtual de aprendizagem WebAula.

Centro Universitário Nilton Líns, UNI NILTON LÍNS, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2007
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20

Atividades

8/2006 - 2/2007
Ensino, Sistemas de Informação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Organização e Arquitetura de Computadores
Sistemas Multimídia
Tópicos Especiais em Análise e Projeto de Sistemas
02/2006 - 7/2006
Ensino, Sistemas de Informação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Organização e Arquitetura de Computadores
Sistemas Multimídia
Conceitos de Linguagem de Programação
08/2005 - 12/2005
Ensino, Sistemas de Informação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Tópicos Especiais em Análise e Projeto de Sistemas
2/2005 - 7/2005
Ensino, Sistemas de Informação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Tópicos Especiais em Análise e Projeto de Sistemas

Universidade Federal do Amazonas, UFAM, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2004
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Outro, Carga horária: 40

Atividades

10/2003 - 2/2004
Ensino, Engenharia Civil, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Computação Básica
Cálculo Numérico
10/2003 - 2/2004
Ensino, Engenharia Elétrica, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Computação Básica

Prefeitura Municipal de Manaus, PMM, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2013
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Programador, Carga horária: 30

Atividades

2/2001 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Secretaria Municipal de Economia e Finanças, Centro de Tecnologia da Informação.


Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, INPA, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - 2000
Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: , Carga horária: 20

Atividades

2/2000 - 8/2000
Estágios , Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, .

Estágio realizado
Webmaster da home page do INPA.

Argo Informática Ltda, ARGO, Brasil.
Vínculo institucional

1997 - 2000
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Programador, Carga horária: 24
Outras informações
Programador de aplicações para Web utilizando HTML, PHP e MySql.

Atividades

8/1998 - 2/2000
Pesquisa e desenvolvimento , Argo Informática Ltda, .

12/1997 - 8/1998
Estágios , Argo Informática Ltda, .

Estágio realizado
Suporte Técnico.


Linhas de pesquisa


1.
Desenvolvimento de Aplicações Web
2.
Desenvolvimento de Aplicações de Comércio Eletrônico
3.
Desenvolvimento de Aplicações de Governo Eletrônico
4.
Linguagens de programação para Web (Java, JSP, PHP, ASP)
5.
Bancos de dados (ORACE e MySQL)


Projetos de pesquisa


2018 - Atual
Uma Plataforma Tecnológica para Aumento do Engajamento de Multidões em Eventos Culturais na Região Amazônica
Descrição: O projeto apresenta uma pesquisa envolvendo teorias das multidões, mais especificamente a teoria das dinâmicas das multidões (Crowd Dynamics) e computação das multidões (Crowd Computing). Tais teorias serão analisadas sob o cenário do entretenimento cultural, baseado nas expressões artísticas e folclóricas da região amazônica. Atualmente os trabalhos nessas áreas tratam, em sua maioria, de situações de emergência e segurança em casos de evacuação por desastres naturais, por exemplo. Explorar os conceitos sob o olhar dos eventos culturais da região Norte, por si só, além de um desafio, apresenta-se como um aspecto de inovação na pesquisa na área. Como resultados da pesquisa, espera-se o desenvolvimento de tecnologias e novos serviços voltados ao engajamento e interação tecnológica de audiências em espetáculos de entretenimento..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Bruno Freitas Gadelha - Coordenador / CASTRO, THAIS - Integrante / Mauro Amazonas - Integrante / Victor Vasconcelos - Integrante / FREITAS, ROSIANE - Integrante / Edna Cardoso - Integrante.Financiador(es): Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas - Auxílio financeiro.
2016 - Atual
Uma abordagem colaborativa na composição dinâmica de música.
Descrição: A possibilidade de manipulação de fontes sonora não acústicas permitiu no repertório denominado de música contemporânea uma nova rede de possibilidades estéticas e funcionais. Considerando os caminhos trilhados na perspectiva da música eletroacústica, acusmática, soundscapes, ubiquidade de design oportunista. Este projeto se presta a contribuir com a ampliação dos horizontes das possibilidades estéticas da composição colaborativa enunciada por meios tecnológicos. Os caminhos que culminarão na construção de composições aleatórias com características ecológico-dinâmico e colaborativa são a construção de ferramenta embarcada que promoverá a interação de usuários a banco de dados de sonoridades disponíveis. A interação espacial dos usuários construirá padrões aleatórios de acesso aos pacotes de sons e interações nos padrões métricos de intensidade, espacialidade, densidade e forma. Os dados registrados no servidor e promovidos pelos usuários em ambiente delimitado gerarão no mínimo três composições musical irrepetíveis devido as relações temporais de opção de controle dos colaboradores.A comunidade sensibilizada a participar das culminâncias estética serão qualificados como compositores colaborativos, não é necessário nenhum conhecimento tradicional sobre música para esta participação. No primeiro ano as atividades de desenvolvimento tecnológico, estético e artística serão disciplinadas a experiência colaborativa a partir de coleção de sonoridades a priori. No segundo ano os compositores ecológico-dinâmicos captarão gravações em app específico do projeto em servidor e desta construção coletiva a obra emergirá na ação temporal dos usuários por mediações espaço-temporal e redes de opções. O terceira agregará os dois bancos com coleção de videoarte culminando na experiência de imersão audiovisual por meio de projeções de vídeos e áudios em ambiente controlado por sensoreamento. A execução até a culminância carece de extenso trabalho teórico e metodológico da perspectiva da informática, da estética e da música afim de que toda processualidade epistêmica da proposta seja preservada e o trabalho alcance a visibilidade acadêmica cabível, em especial nos grupos de informática e música e sonologia..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Bruno Freitas Gadelha - Coordenador / Thaís Helena Chaves de Castro - Integrante / João Gustavo Kienen - Integrante / Lucyanne de Melo Afonso - Integrante / Valter Frank de Mesquita Lopes - Integrante / Horacio Antonio Braga Fernandes de Oliveira - Integrante / Jackson Colares da Silva - Integrante.
2016 - Atual
Aplicando técnicas de aprendizagem colaborativa em ambientes virtuais de aprendizagem para o ensino de programação de computadores
Descrição: Disciplinas de introdução à programação são usualmente ministradas para cursos de graduação em Engenharia e Ciências Exatas com o propósito de desenvolver nos aprendizes algumas habilidades e competências, tais como: raciocínio lógico, capacidade de resolver problemas utilizando associação, generalização, modularização, entre outras. Muitos dos alunos desses cursos costumam não ter motivação para se aplicar à disciplina, já que a programação não será sua atividade profissional fim. Para trabalhar essa dificuldade, uma equipe de professores concebeu uma metodologia de ensino-aprendizagem que mescla aulas presenciais com atividades baseadas em ambientes virtuais de aprendizagem e em um sistema de juiz online. Embora dados iniciais pareçam promissores, a metodologia ainda repete o estilo tradicional de ensino individual, onde os alunos não são encorajados a interagir entre si na construção do conhecimento. Assim, essa pesquisa tem como objetivo definir uma abordagem que integra técnicas de aprendizagem colaborativas e gamificação na metodologia de ensino adotada na disciplina de Introdução à Programação de Computadores. Uma vez implementada, a abordagem será avaliada através de um estudo de caso em um curso real oferecido pelo Instituto de Computação da Universidade Federal do Amazonas (IComp/UFAM). Os resultados parciais e finais do projeto serão submetidos para conferências e periódicos qualificados, contribuindo com a disseminação do conhecimento gerado e com a consolidação do Grupo de Pesquisa de Sistemas Inteligentes (GSI) da UFAM..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (2) .
Integrantes: Bruno Freitas Gadelha - Coordenador / Leandro S. G. Carvalho - Integrante / David B. F. Oliveira - Integrante / Denise Del Rei Filippo - Integrante.Financiador(es): Universidade Federal do Amazonas - Auxílio financeiro.
2015 - Atual
CARECO - Sistemas de Recomendação para Manutenção Colaborativa de Software
Descrição: O objetivo deste projeto entitulado CAReCo: Cooperação Acadêmica em Sistemas de Recomendação para Manutenção Colaborativa de Software é investigar como sistemas de recomendação podem apoiar efetivamente as tarefas de manutenção de software e contornar as limitações mencionadas anteriormente. Este objetivo será alcançado através de cooperações entre especialistas com atuação destacada em cada uma das áreas relevantes e que fazem parte das instituições integrantes: PUC-Rio, UFAL, UFCG e UFAM. A equipe do projeto é formada por pesquisadores de Programas de Pós-graduação nestas quatro instituições, localizadas em três diferentes regiões do país: Sudeste, Nordeste e Norte. Além disso, cada um dos Programas possuem diferentes níveis de maturidade, tanto com relação aos seus cursos de Mestrado, como os de Doutorado. O coordenador geral é o Prof. Carlos José Pereira de Lucena (bolsista produtividade nível 1A do CNPq), que possui ampla experiência na coordenação de projetos multi-institucionais. Os coordenadores das três equipes de IES associadas são pesquisadores de excelente produtividade, com reconhecimento nacional e internacional em suas áreas de atuação bem como ampla experiência na condução de projetos. As contribuições técnicas esperadas do projeto CAReCo são: (i) sistemas de recomendação para auxiliar manutenção colaborativa de sistemas de software, (ii) métodos que apóiem avaliação da qualidade de uso de sistemas de recomendação, (iii) novos mecanismos de colaboração, integrados a ambientes de desenvolvimento, para agilizar atividades de manutenção de software, (iv) aplicação de técnicas avançadas de inteligência artificial e banco de dados para desenvolvimento de sistemas de recomendação que apoiem a manutenção colaborativa de software e (v) projeto e avaliação de sistemas de recomendação para apoio ao ensino e aprendizagem de manutenção de software. As contribuições acadêmicas esperadas deste projeto são: (i) fortalecimento da cooperação existente entre pesquisadores dos Programas de Pós-Graduação emergentes da Computação: UFAL, UFCG e UFAM e pesquisadores de um Programa de Pós-Graduação mais maduro: PUC-Rio; (ii) fortalecimento destes Programas de Pós-Graduação emergentes; (iii) promoção do intercâmbio regional de pesquisa em diferentes áreas importantes da Ciência da Computação, a serem envolvidas no projeto, tais como: Engenharia de Software, Interação Humano-Computador, Inteligência Artificial, Bancos de Dados e Sistemas Colaborativos; (iv) atração de candidatos em potencial para concursos nas instituições de pesquisa e ensino dos Programas de Pós-Graduação emergentes envolvidos; (v) aumento da produtividade de todos os Programas envolvidos; (vi) construção de uma rede cooperativa de pesquisa para alavancar o ensino, a pesquisa e o desenvolvimento nas áreas citadas acima em regiões fora do eixo RJ-SP. Esta rede cooperativa deve promover uma maior interação e mobilização de pesquisadores e estudantes de Graduação e Pós-Graduação para a solução de novos desafios científico-tecnológicos. A histórica inserção internacional do Programa da PUC-Rio também contribuirá para o aumento da internacionalização dos outros Programas participantes do projeto CAReCo.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2014 - Atual
Framework Inteligente para Apoiar a Colaboração
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (2) .
Integrantes: Bruno Freitas Gadelha - Integrante / Thaís Helena Chaves de Castro - Integrante / Alberto Castro - Coordenador / Crediné Silva de Menezes - Integrante / Leonardo Nascimento dos Santos - Integrante / Rallyson dos Santos Ferreira - Integrante / Liz da Silva Nunes - Integrante / Francisco Araujo de Almeida Neto - Integrante.Financiador(es): Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas - Outra.
2009 - 2011
Integrando técnicas de mineração de dados e texto em groupware
Descrição: A compreensão e a formalização dos aspectos envolvidos na produção e recuperação de artefatos digitais requerem uma fundamentação teórico-metodológica e um conjunto de ferramentas para elicitação, organização e manuseio do conhecimento. Neste projeto, propõe-se a investigação e utilização de técnicas de mineração de dados e textos aplicadas a groupware. Edital MCT/CNPq/CT-Amazônia 2008 Proc.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Bruno Freitas Gadelha - Integrante / Thaís Helena Chaves de Castro - Integrante / Alberto Nogueira de Castro Junior - Integrante / Hugo Fuks - Integrante / Crediné Silva de Menezes - Integrante / Marcos Spósito - Integrante / Altigran Soares da Silva - Coordenador.
2009 - 2011
ColabWeb - Ferramentas baseadas na Web para Apoio ao Trabalho Colaborativo
Descrição: (Proc.553329/2005-7, Edital CT-AMAZONIA/MCT/CNPq nº 27/2005). O objetivo geral do projeto é a investigação da concepção e desenvolvimento de ferramentas de software para apoio ao trabalho colaborativo utilizando a Web como plataforma de comunicação e desenvolvimento..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Bruno Freitas Gadelha - Integrante / Thaís Helena Chaves de Castro - Integrante / Alberto Nogueira de Castro Junior - Coordenador / Sionise Gomes Rocha - Integrante / José Francisco de Magalhães Netto - Integrante / Leonardo Nascimento dos Santos - Integrante / Elaine Harada Teixeira de Oliveira - Integrante.
2001 - 2002
Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica. Título: "Tecnologias Computacionais para Educação à Distância: Proposta de um Curso via Web". Orientadora: Profa. M.Sc. Rosiane de Freitas Rodrigues. Departamento de Ciência da Computação.
Descrição: O projeto consiste na elaboração de um curso via Web através da utilização de um ambiente virtual de aprendizagem já existente, porém os resultados conseguidos durante o projeto foram além dos propostos com a elaboração de um curso de informática básica em duas vertentes: utilizando serviços gratuitos da Internet e utilizando ambientes virtuais de aprendizagem (Aulanet e TelEduc), além da construção de um gerador de questionários via Web para ajudar na avaliação de estudantes de cursos on-line..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Bruno Freitas Gadelha - Integrante / Rosiane de Freitas Rodrigues - Coordenador.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
2000 - 2001
Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica. Título: "Iniciação Científica em Estruturas Algébricas e Análise Real". Orientador: Prof. M.Sc. Ruy Pinto Oliveira. Departamento de Matemática.
Descrição: PIBIC realizado pelo Departamento de Matemática que consistiu no aprofundamento do estudo das estruturas algébricas e da análise real..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Bruno Freitas Gadelha - Integrante / Ruy Pinto Oliveira - Coordenador.Financiador(es): Universidade Federal do Amazonas - Bolsa.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação/Especialidade: Engenharia de Software.
2.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Sistemas de Computação/Especialidade: Aplicações Para Web.
3.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Sistemas Inteligentes/Especialidade: Informática na Educação.
4.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Computação Musical.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Prêmios e títulos


2014
Terceiro Melhor Trabalho em Andamento do XI Simpósio Brasileiro de Sistemas Colaborativos SBSC 2014, SBSC 2014.


Produções



Produção bibliográfica
Livros publicados/organizados ou edições
1.
KRONBAUER, A. H. (Org.) ; MATTOS, E. (Org.) ; GADELHA, BRUNO (Org.) ; PIMENTEL, M. (Org.) . Anais do XII Simpósio Brasileiro de Sistemas Colaborativos (SBSC 2015). 12. ed. Porto Alegre: SBC, 2015. v. 1. 229p .

Capítulos de livros publicados
1.
Oliveira, Elaine H. T. ; Carvalho, José R. H. ; Oliveira, Horácio A. B. F. ; Gadelha, Bruno F. ; Lucena, Ketlen T. ; Ramos, David B. ; Ramos, Ilmara M. M. ; Nascimento, Priscilla B. ; Carvalho, Irene Andrea V. A. . Higher Education in the Amazon: Challenges and Initiatives. In: Alexandra Ioana Cristea; Ig Ibert Bittencourt; Fernanda Lima. (Org.). Communications in Computer and Information Science. 1ed.Cham: Springer International Publishing, 2018, v. 832, p. 17-31.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
ALMEIDA, T. ; ANDRADE, M. ; SANTOS, J. ; GADELHA, BRUNO . SuperQuiz: Um Jogo Colaborativo baseado em Quiz para Dispositivos Móveis. In: IX Computer on the Beach, 2018, Florianópolis. Anais do Computer on the Beach, 2018. p. 100-109.

2.
AMAZONAS, M. ; VASCONCELOS, V. ; BRANDAO, A. ; KIENEM, G. ; CASTRO, THAIS ; GADELHA, Bruno ; FUKS, H. . Collaborative Music Composition Based on Sonic Interaction Design. In: 20th International Conference on Human-Computer Interaction, 2018, Las Vegas. Lecture Notes in Computer Science. Cham: Springer, 2018. v. 10921. p. 335-346.

3.
VASCONCELOS, VICTOR ; AMAZONAS, MAURO ; CASTRO, THAIS ; FREITAS, ROSIANE ; GADELHA, BRUNO . Watch or Immerse?. In: the 17th Brazilian Symposium, 2018, Belem. Proceedings of the 17th Brazilian Symposium on Human Factors in Computing Systems - IHC 2018, 2018. p. 1.

4.
VIEIRA, VICTOR ; GADELHA, BRUNO . Desenvolvimento de um Instrumento para o Registro da Experiência Docente no Uso de Laboratórios Virtuais. In: XXIX Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (Brazilian Symposium on Computers in Education), 2018, Fortaleza, 2018. p. 148.

5.
BAHIA, CARLOS ; GADELHA, BRUNO . CD2Sys: Um Framework para a Aprendizagem Experiencial de Modelagem de Sistemas com UML. In: XXIX Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (Brazilian Symposium on Computers in Education), 2018, Fortaleza, 2018. p. 408.

6.
VIANA, LUCAS ; CASTRO, THAIS ; GADELHA, BRUNO . Em Busca de Perfis Cognitivos de Alunos em Blended Learning. In: XXIX Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (Brazilian Symposium on Computers in Education), 2018, Fortaleza. org.crossref.xschema._1.Title@67882528, 2018. p. 1203.

7.
MONTEVERDE, ILMARA ; RAMOS, DAVID ; AMARAL, GEOVANA ; GADELHA, BRUNO ; OLIVEIRA, ELAINE . Framework Conceitual para Formação de Grupos de Alunos utilizando Trilhas de Aprendizagem em um Ambiente Virtual de Aprendizagem. In: XXIX Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (Brazilian Symposium on Computers in Education), 2018, Fortaleza, 2018. p. 1673.

8.
VIEIRA, VICTOR ; SANTOS, ANTONIO REGE LOPES DOS ; LIMA, DIRCEU DE ; GADELHA, BRUNO . Experiências na adoção de Laboratórios Virtuais para o ensino de Montagem e Manutenção de Computadores. In: XXIV Workshop de Informática na Escola, 2018, Fortaleza, 2018. p. 11.

9.
VIEIRA, VICTOR ; COSTA, ALBERT ; GADELHA, BRUNO . Comparando as opiniões do professor e seus alunos sobre o uso de um laboratório virtual de robótica: um relato de experiência. In: XXIV Workshop de Informática na Escola, 2018, Fortaleza, 2018. p. 343.

10.
Silva, Williamson ; GADELHA, BRUNO ; STEINMACHER, IGOR ; Conte, Tayana . What are the differences between group and individual modeling when learning UML?. In: the XXXII Brazilian Symposium, 2018, Sao Carlos. Proceedings of the XXXII Brazilian Symposium on Software Engineering - SBES '18. New York: ACM Press, 2018. p. 308.

11.
GADELHA, BRUNO; CASTRO, ALBERTO . A Reference Model for Teaching Collaborative Mobile Systems. In: the 31st Brazilian Symposium, 2017, Fortaleza. Proceedings of the 31st Brazilian Symposium on Software Engineering - SBES'17. New York: ACM Press, 2017. p. 374-383.

12.
NASCIMENTO, E. ; SILVA, W. ; FRANCA, B. B. N. ; GADELHA, BRUNO ; CONTE, T. . Um Modelo sobre as Dificuldades para Especificar Casos de Uso. In: XX Ibero-American Conference on Software Engineering: Software Engineering Track (CIbSE-SET 2017), 2017, Buenos Aires. Proceedings of the XX Ibero-American Conference on Software Engineering: Software Engineering Track (CIbSE-SET 2017), 2017. p. 264-277.

13.
QUEIROZ, J. ; CORREA, S. ; FEITOSA, E. ; GADELHA, BRUNO . Coordenando permissões de postagem em blogs por meio de Web fingerprinting. In: XIV Simpósio Brasileiro de Sistemas Colaborativos, 2017, São Paulo. XXXVII Congresso da Sociedade Brasileira de Computação. Porto Alegre: SBC, 2017. p. 1516-1525.

14.
MONTEVERDE, ILMARA ; AMARAL, G. ; RAMOS, D. ; NASCIMENTO, P. B. ; GADELHA, BRUNO ; OLIVEIRA, Elaine Harada Teixeira . M-Cluster: Uma ferramenta de Recomendação para Formação de Grupos em Ambientes Virtuais de Aprendizagem. In: Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 2017, Recife. Anais do XXVIII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE 2017). Porto Alegre - RS: Sociedade Brasileira de Computação ? SBC, 2017. p. 1657-1666.

15.
ALMEIDA, G. ; CRUZ, A. ; CASTRO, THAIS ; GADELHA, Bruno . Done: Uma ferramenta de suporte à aprendizagem colaborativa de programação utilizando técnicas do Coding Dojo. In: Conferência Internacional sobre Informática na Educação, 2017, Fortaleza. Nuevas Ideas en Informática Educativa. Santiago de Chile, 2017. v. 13. p. 77-86.

16.
Xavier, D. ; Viana, D. ; GADELHA, Bruno . Um estudo sobre a relação entre Processo e Motivação em Equipes de Desenvolvimento de Software. In: Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação, 2016, Florianópolis. Proceedings of the XII Brazilian Symposium on Information Systems: Information Systems in the Cloud Computing Era. Porto Alegre: Brazilian Computer Society ? SBC, 2016. p. 76-83.

17.
NASCIMENTO, I. ; SILVA, W. ; LOPES, A. ; RIVERO, L. ; GADELHA, Bruno ; OLIVEIRA, Elaine Harada Teixeira ; CONTE, T. U. . An Empirical Study to Evaluate the Feasibility of a UX and Usability Inspection Technique for Mobile Applications. In: The 28th International Conference on Software Engineering & Knowledge Engineering, 2016, San Francisco Bay. Proceedings of the Twenty-Eighth International Conference on Software Engineering & Knowledge Engineering. Pittsburgh: KSI Research Inc. and Knowledge Systems Institute Graduate School, 2016. p. 595-599.

18.
CARVALHO, L. S. G. ; GADELHA, Bruno ; NAKAMURA, F. G. ; OLIVEIRA, D. B. F. ; OLIVEIRA, Elaine Harada Teixeira . Ensino de programação para futuros não-programadores: contextualizando os exercícios com as demais disciplinas de mesmo período letivo. In: WEI - 24º Workshop sobre Educação em Computação, 2016, Porto Alegre. Anais do XXXVI Congresso da Sociedade Brasileira de Computação : #Computaçãoeinterdisciplinaridade. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2016. p. 2116-2125.

19.
GALVÃO, LEANDRO ; FERNANDES, DAVID ; GADELHA, BRUNO . Juiz online como ferramenta de apoio a uma metodologia de ensino híbrido em programação. In: XXVII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 2016, Uberlandia. p. 140-149.

20.
CASTRO, LILIANE ; SOBRINHO, HELEN ; OLIVEIRA, ELAINE ; JÚNIOR, ALBERTO NOGUEIRA CASTRO ; GADELHA, BRUNO . Um Sistema de Recomendac a o de Te cnicas de Aprendizagem Colaborativa. In: XXVII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 2016, Uberlandia. p. 260-269.

21.
MONTEVERDE, ILMARA ; RAMOS, DAVID ; GADELHA, BRUNO ; OLIVEIRA, ELAINE ; NASCIMENTO, PRISCILLA DO . Formação de Grupos em Ambientes Virtuais de Aprendizagem: Uma Revisão Sistemática da Literatura. In: XXVII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 2016, Uberlandia, 2016. p. 310-319.

22.
CASTRO, THAIS ; CASTRO, ALBERTO ; CASTRO, LILIANE ; SOARES, MARCOS ; GADELHA, BRUNO . A Two-Level Problem Solving Practicing Approach using a Location Based App. In: XXVII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 2016, Uberlandia, 2016. p. 540-548.

23.
COSTA, INGRID ; GASPAR, WAGNER ; Conte, Tayana ; GADELHA, BRUNO ; OLIVEIRA, ELAINE . Melhor prevenir do que remediar: Avaliando usabilidade e UX de software antes de levá-lo para a sala de aula. In: XXVII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 2016, Uberlandia. org.crossref.xschema._1.Title@3892875a, 2016. p. 806-815.

24.
ONODI, LAJOS ; COSTA, INGRID ; GADELHA, BRUNO . Universia: Um Aplicativo Colaborativo de Suporte a Grupos Acadêmicos. In: XXVII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 2016, Uberlandia. p. 1245-1254.

25.
RAMOS, DAVID ; RAMOS, I. M. M. ; NASCIMENTO, P. B. ; GADELHA, Bruno ; OLIVEIRA, ELAINE . Sistema de Combinação Social em um Ambiente Virtual de Aprendizagem. In: XXI Congreso Internacional de Informática Educativa, 2016, Santiago. Nuevas Ideas en Informática Educativa, 2016. v. 12. p. 325-332.

26.
SOBRINHO, H. ; CASTRO, LILIANE ; CASTRO, A. ; OLIVEIRA, Elaine Harada Teixeira ; GADELHA, Bruno . Organizando O Conhecimento Sobre Técnicas De Aprendizagem Colaborativas. In: XXI Congreso Internacional de Informática Educativa, 2016, Santiago. Nuevas Ideas en Informática Educativa, 2016. v. 12. p. 152-156.

27.
TEIXEIRA, A. ; GADELHA, BRUNO . As Possibilidades de Uso das Mídias Sociais como uma Estratégia de Comunicação do Programa de Pré-Natal em Lábrea-AM. In: XII Simpósio Brasileiro de Sistemas Colaborativos, 2015, Salvador. XII Simpósio Brasileiro de Sistemas Colaborativos. Porto Alegre: SBC, 2015. v. 1. p. 160-167.

28.
SOBRINHO, R. ; GADELHA, Bruno . Um modelo de interação como estratégia para o aumento de popularidade de marcas em redes sociais. In: XI Simpósio Brasileiro de Sistemas Colaborativos, 2014, Curitiba. Anais do XI Simpósio Brasileiro de Sistemas Colaborativos ? SBSC 2014. Curitiba: Sociedade Brasileira de Computação ? SBC, 2014. p. 1-9.

29.
Lima, Dhanielly ; GADELHA, Bruno ; NETTO, José Francisco de Magalhães ; Bremgartner, Vitor . MoodleGroups: Um Aplicativo para Identificar as Relações Sociais entre Alunos em Ambientes Virtuais de Aprendizagem. In: XI Simpósio Brasileiro de Sistemas Colaborativos, 2014, Curitiba. Anais do XI Simpósio Brasileiro de Sistemas Colaborativos ? SBSC 2014. Curitiba: Sociedade Brasileira de Computação ? SBC, 2014. p. 142-148.

30.
LUCENA, K. K. T. ; SILVA, J. S. E. ; Bremgartner, Vitor ; OLIVEIRA, Elaine Harada Teixeira ; GADELHA, Bruno . MobiMonitor: a Mobile App for Monitoring Distance Courses in the Amazon Region. In: IEEE Frontiers in Education Conference, 2014, Madrid. 2014 IEEE Frontiers in Education Conference Proceedings. Madrid: IEEE, 2014. p. 2126-2133.

31.
RAPOSO, NATACSHA ; RIOS, HÉLIO ; LIMA, DAVID ; GADELHA, BRUNO ; CASTRO, THAIS . An application of mobility aids for the visually impaired. In: the 13th International Conference, 2014, Melbourne. Proceedings of the 13th International Conference on Mobile and Ubiquitous Multimedia - MUM '14. New York: ACM Press, 2014. p. 180-189.

32.
LUCENA, K. K. T. ; SILVA, J. S. E. ; OLIVEIRA, Elaine Harada Teixeira ; GADELHA, Bruno ; LUCENA, W. . Um Sistema Multiagente para Suporte a Mobile Learning em Educação a Distância. In: XIX Conferência Internacional sobre Informática na Educação - TISE 2014., 2014, Fortaleza. TISE 2014 - Nuevas Ideas en Informática Educativa, 2014. v. 10.

33.
MATOS, J. ; GADELHA, Bruno . MIS-Prototyping: Um Processo de Prototipação Baseado no Modelo de Inspeção Semiótica. In: Encontro Regional de Computação e Sistemas de Informação, 2013, Manaus. Anais do Encontro Regional de Computação e Sistemas de Informação. Manaus, 2013.

34.
GADELHA, Bruno; CIRILO, E. ; FUKS, H. ; GEROSA, M. A. ; CASTRO, A. ; LUCENA, C. J. P. . Uma Abordagem para o Desenvolvimento de Linhas de Produto de Groupware Baseados em Componentes Utilizando o Groupware Workbench. In: VII Simpósio Brasileiro de Sistemas Colaborativos, 2010, Belo Horizonte. 2010 Brazilian Symposium on Collaborative Systems - Simpósio Brasileiro de Sistemas Colaborativos, 2010. p. 32-38.

35.
ROCHA, Sionise Gomes ; GADELHA, Bruno ; CASTRO, A. . Compartilhamento de Experiências Docentes no Metadados para Objetos de Aprendizagem Funcionais. In: Latin American Conference on Learning Objects - LACLO, 2010, São Paulo. Fifth Latin American Conference on Learning Objects - LACLO, 2010.

36.
GADELHA, Bruno; NUNES, I. ; FUKS, H. ; LUCENA, C. J. P. . An approach for developing groupware product lines based on the 3C collaboration model. In: 15th international conference on Groupware, 2009, Peso da Régua. Groupware: design, implementation, and use. Berlin: Springer-Verlag, 2009. v. 5784. p. 328-343.

37.
ROCHA, Sionise Gomes ; GADELHA, Bruno ; CASTRO, A. . Objetos de Aprendizagem Funcionais: Uma Abordagem Prática. In: Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 2009, Florianópolis. Anais do XX Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 2009.

38.
GADELHA, Bruno; ROCHA, Sionise Gomes ; FUKS, H. ; CASTRO JR, Alberto Nogueira de . FLOCOS: Sistema Colaborativo à Construção de Objetos de Aprendizagem Funcionais. In: V Simpósio Brasileiro de Sistemas Colaborativos, 2008, Vila Velha. Anais do V Simpósio Brasileiro de Sistemas Colaborativos, 2008.

39.
GADELHA, Bruno; CASTRO JUNIOR, Alberto Nogueira de . Um modelo de acompanhamento para ambientes virtuais baseados em Objetos de Aprendizagem. In: XVI SBIE - Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 2005, Juiz de Fora. Anais do XVI Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 2005.

40.
ROCHA, Sionise Gomes ; GADELHA, Bruno ; MENDONÇA, Andrea Pereira ; AMORETTI, Maria Suzana Marc . Objetos de Aprendizagem Funcionais e as Limitações dos Metadados Atuais. In: XVI SBIE - Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 2005, Juiz de Fora. XVI SBIE - Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 2005.

41.
MACÊDO, Gretchen Torres de ; GADELHA, Bruno ; MENDONÇA, Andréa Pereira ; MARTINS, Gilbert Breves ; CASTRO JR, Alberto Nogueira de . Objetos de Aprendizagem: Uma Experiência de Integração com um Ambiente Telemático. In: XV SBIE - Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 2004, Manaus. Anais do XV Simpósio Brasileiro de Informática na Educação. Manaus: Editora da Universidade Federal do Amazonas, 2004. v. 1. p. 398-407.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
GADELHA, BRUNO; CASTRO, THAIS ; FREITAS, ROSIANE ; CARDOSO, E. ; FUKS, H. . Colaboração e Interação em Contextos Não Convencionais: aplicações e instalações artísticas e de entretenimento. In: XVII Simpósio Brasileiro sobre Fatores Humanos em Sistemas Computacionais, 2018, Belém. Anais Estendidos do XVII Simpósio Brasileiro sobre Fatores Humanos em Sistemas Computacionais, 2018.

2.
SOBRINHO, R. ; GADELHA, Bruno . Um modelo de interação em redes sociais para o aumento da visibilidade de marcas. In: Simpósio Brasileiro de Sistemas Colaborativos, 2013, Manaus. Anais do X Simpósio Brasileiro de Sistemas Colaborativos ? SBSC 2013. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação ? SBC, 2013. v. 1. p. 164-167.

3.
GADELHA, Bruno; CIRILO, E. ; GEROSA, M. A. ; CASTRO, A. ; FUKS, H. ; LUCENA, C. J. P. . An approach for developing component-based groupware product lines using the groupware workbench. In: 14th International Software Product Line Conference, 2010, Jeju Island. SPLC'10 Proceedings of the 14th international conference on Software product lines: going beyond. Berlin: Springer-Verlag, 2010. p. 446-450.

4.
GADELHA, Bruno; CASTRO JR, Alberto Nogueira de . Um modelo de acompanhamento para ambientes de apoio a comunidades virtuais. In: Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 2006, Brasília. Anais do XVII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação. Brasília, 2006.

5.
GADELHA, Bruno; CASTRO JR, Alberto Nogueira de . Suporte ao Controle de Atividades de Usuários em Ambientes Virtuais baseados em Objetos de Aprendizagem. In: XV SBIE - Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 2004, Manaus. XV SBIE - Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 2004.

6.
CASTRO JR, Alberto Nogueira de ; CASTRO, Thaís Helena Chaves de ; RODRIGUES, Rosiane de Freitas ; MEDEIROS, Ville Caribas Lima de ; BARATA, Carlos Alberto da Costa ; GADELHA, Bruno . Construção de ambientes telemáticos para apoio a educação ? uma investigação em múltiplas perspectivas. In: Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 2003. Anais do XIV Simpósio Brasileiro de Informática na Educação. Rio de Janeiro, 2003.

Apresentações de Trabalho
1.
GADELHA, Bruno; CASTRO JR, Alberto Nogueira de ; FUKS, H. . Representando objetos de aprendizagem funcionais para a TVDI. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
CONTE, T. U.; PRIKLADNICKI, Rafael; GADELHA, Bruno. Participação em banca de Daniel Tadeu Martínez Castello Branco. Um Estudo Sobre a Influência de Fatores Psicológicos de Gerentes de Projeto no Desvio de Esforço de Projetos de Software. 2015. Dissertação (Mestrado em Informática) - Universidade Federal do Amazonas.

2.
NETTO, José Francisco de Magalhães; CASTRO JR, Alberto Nogueira de; GADELHA, Bruno; THOMÉ, Z. R. C.. Participação em banca de Neila Batista Xavier. Um Sistema Multiagente de Apoio à Gerstão de Cursos EaD em um Ambiente Virtual de Aprendizagem. 2015. Dissertação (Mestrado em Informática) - Universidade Federal do Amazonas.

3.
CASTRO, Thaís Helena Chaves de; FUKS, H.; GADELHA, Bruno; CASTRO, A.. Participação em banca de David Washington Freitas Lima. Music Spectrum: Imersão Musical para Crianças com TEA. 2013. Dissertação (Mestrado em Informática) - Universidade Federal do Amazonas.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
GADELHA, Bruno; MARTINS, Gilbert Breves. Participação em banca de Gretchen Torres de Macedo. Desenvolvimento de uma Ferramenta de Suporte ao Trabalho em Grupo para Utilização na Construção em Ambientes de Apoio a Comunidades Virtuais. 2004. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Sistemas de Informação e Aplicações Web) - Centro de Ensino Superior Fucapi.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
SILVA, Fábio Santos; SOARES, André Luiz do Vale; GADELHA, Bruno. Participação em banca de Afonso Gonçalves de Souza Neto.T-Recycle: um objeto de aprendizagem sobre sustentabilidade e reciclagem para TV digital. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Processamento de Dados) - Universidade do Estado do Amazonas.

2.
GADELHA, Bruno; CASTRO JUNIOR, Alberto Nogueira de; NETTO, José Francisco de Magalhães. Participação em banca de Valeriana Paes Pinheiro.Desenvolvimento de um Módulo de Acompanhamento para o UFAMVirtual. 2007.

3.
GADELHA, Bruno; MENDONÇA, Andrea Pereira; PEREIRA, Vivian Lane Souto; SANTANA FILHO, Antônio Ferreira. Participação em banca de Sionise Rocha Gomes.Uma proposta de metadado para objetos de aprendizagem funcionais. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Desenvolvimento de Software) - Centro Federal de Educação Tecnológica do Amazonas.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Simpósio Brasileiro de Sistemas Colaborativos. 2013. (Congresso).

2.
Congresso Brasileiro de Informática na Educação. 2012. (Congresso).

3.
XV International Software Product Line Conference. 2011. (Congresso).

4.
VII Simpósio Brasileiro de Sistemas Colaborativos.Uma Abordagem para o Desenvolvimento de Linhas de Produto de Groupware Baseados em Componentes Utilizando o Groupware Workbench. 2010. (Simpósio).

5.
Collaboration Researchers' International Workshop on Groupwareare.An Approach for Developing Groupware Product Lines (GPL) based on the 3C Collaboration Model. 2009. (Seminário).

6.
VIII Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital. 2009. (Simpósio).

7.
VI Simpósio Brasileiro de Sistemas Colaborativos. 2009. (Simpósio).

8.
XV Simpósio Brasileiro de Sistemas Multimedia e Web. 2009. (Simpósio).

9.
V Simpósio Brasileiro de Sistemas Colaborativos.FLOCOS: Sistema Colaborativo à Construção de Objetos de Aprendizagem Funcionais. 2008. (Simpósio).

10.
XIV Simpósio Brasileiro de Sistemas Multimídia e Web. 2008. (Simpósio).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Tese de doutorado
1.
Marcia Sampaio Lima. Suporte a identificação de requisitos e/ou decisões de projetos de software em artefatos informais não estruturados.. Início: 2018. Tese (Doutorado em Informática) - Universidade Federal do Amazonas. (Orientador).

2.
Mauro Júnior Batista Amazonas. Identificação do Nível de Engajamento de Multidões em Eventos de Entretenimento Baseado em Sensoriamento Participativo e Redes Complexas. Início: 2018. Tese (Doutorado em Informática) - Universidade Federal do Amazonas. (Orientador).

3.
Patricia Chourio. Um método para o ensino/aprendizagem de modelagem de software baseado em aprendizagem colaborativa. Início: 2017. Tese (Doutorado em Informática) - Universidade Federal do Amazonas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Victor Antunes Vieira. Uma infraestrutura tecnológica de suporte aos docentes na adoção de laboratórios virtuais baseada em experiências de uso. 2018. Dissertação (Mestrado em Informática) - Universidade Federal do Amazonas, . Orientador: Bruno Freitas Gadelha.

2.
Ilmara Monteverde Martins. RECOMENDAÇÃO PARA FORMAÇÃO DE GRUPOS PARA ATIVIDADES COLABORATIVAS UTILIZANDO A CARACTERIZAÇÃO DOS APRENDIZES BASEADA EM TRILHAS DE APRENDIZAGEM. 2017. Dissertação (Mestrado em Informática) - Universidade Federal do Amazonas, . Coorientador: Bruno Freitas Gadelha.

3.
Mauro Júnior Batista Amazonas. Composição Musical Colaborativa Baseada em Espacialização Sonora em Tempo Real. 2017. Dissertação (Mestrado em Informática) - Universidade Federal do Amazonas, . Orientador: Bruno Freitas Gadelha.

4.
Ingrid Nascimento da Costa. USERBILITY: Uma Técnica Para Avaliação da Experiência do Usuário e Usabilidade e em Aplicativos Móveis. 2016. Dissertação (Mestrado em Informática) - Universidade Federal do Amazonas, Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas. Coorientador: Bruno Freitas Gadelha.

5.
Sionise Rocha Gomes. Anotação Semântica de Objetos de Aprendizagem Funcionais. 2010. Dissertação (Mestrado em Informática) - Universidade Federal do Amazonas, . Coorientador: Bruno Freitas Gadelha.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Priscila Saldanha Barros. Nova Terra: Um jogo de aventura colaborativo para aprendizagem de programação. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Sistema de Informação) - Universidade Federal do Amazonas. Orientador: Bruno Freitas Gadelha.

2.
Daniel Godinho Pinto. Mapeamento Sistemático Sobre o Uso de Jogos para o Ensino/Aprendizagem de Programação. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Sistema de Informação) - Universidade Federal do Amazonas. Orientador: Bruno Freitas Gadelha.

3.
Giselle de Almeida Costa. Done: Uma ferramenta de suporte à aprendizagem colaborativa de programação utilizando técnicas do Coding Dojo. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Sistema de Informação) - Universidade Federal do Amazonas. Orientador: Bruno Freitas Gadelha.

4.
Daniel Xavier. Um estudo acerca da motivação de desenvolvedores de software em diferentes organizações. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Sistema de Informação) - Universidade Federal do Amazonas. Orientador: Bruno Freitas Gadelha.

5.
Guilherme Kenji Kodama. Uma abordagem baseada em linha de produto de software e geração de código para desenvolvimento de aplicativos colaborativos móveis. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Sistema de Informação) - Universidade Federal do Amazonas. Orientador: Bruno Freitas Gadelha.

6.
Rosimar Monique Dos Santos Valéria Sobrinho. Um Modelo de Interação para o Aumento da Popularidade de Marcas em Redes Sociais. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Tecnologia em Processamento de Dados) - Universidade do Estado do Amazonas. Orientador: Bruno Freitas Gadelha.

7.
Sionise Rocha Gomes. Uma Proposta de Metadado para Objetos de Aprendizagem Funcionais. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Tecnologia em Desenvolvimento de Software) - Centro Federal de Educação Tecnológica do Amazonas. Orientador: Bruno Freitas Gadelha.

8.
José Muniz de Lima Neto. Uma Ferramenta para Acompanhamento de Participantes de Fóruns de Discussão Virtual. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Sistemas de Informação) - Universidade Nilton Lins. Orientador: Bruno Freitas Gadelha.

9.
Larissa Kischenah Costa Magalhães. Acompanhamento do Desenvolvimento Cooperativo de Projetos Através da Análise de Registros de uma Ferramenta de Controle de Versões. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Sistemas de Informação) - Universidade Nilton Lins. Orientador: Bruno Freitas Gadelha.

Iniciação científica
1.
Thiago Moreira de Almeida. O ensino do pensamento computacional na rede básica de ensino e suas aplicações.. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Sistema de Informação) - Universidade Federal do Amazonas. Orientador: Bruno Freitas Gadelha.

2.
Cleywert Thiago da Silva Rayol. Um jogo para a aprendizagem do paradigma de orientação a objetos. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Sistema de Informação) - Universidade Federal do Amazonas, Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas. Orientador: Bruno Freitas Gadelha.

3.
Victor Freitas Vasconcelos. Uma plataforma tecnológica para o engajamento de multidões no contexto de entretenimento. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Ciência da Computação) - Universidade Federal do Amazonas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Bruno Freitas Gadelha.

4.
Liliane Castro Silva. Uma ferramenta de suporte à análise de redes sociais digitais. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Sistema de Informação) - Universidade Federal do Amazonas, Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas. Orientador: Bruno Freitas Gadelha.

5.
Arthur Veloso Gouveia de Melo. Uma ferramenta para configuração e registro de trilhas de aprendizagem colaborativa em ambientes virtuais de aprendizagem. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Ciência da Computação) - Universidade Federal do Amazonas, Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas. Orientador: Bruno Freitas Gadelha.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 10/12/2018 às 16:21:38