Isa Etel Kopelman

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/0733268110773493
  • Última atualização do currículo em 19/01/2019


Atriz, diretora e dramaturga, formada pela Escola de Arte Dramática (EAD) de São Paulo. Possui graduação em Letras pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1969), mestrado em Artes pela Universidade Estadual de Campinas (2004) e doutorado em Artes pela Universidade Estadual de Campinas (2009). Atualmente é professora associada MAII E, com dedicação exclusiva atuando na graduação e pós graduação da Universidade Estadual de Campinas. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Isa Etel Kopelman
Nome em citações bibliográficas
KOPELMAN, Isa;KOPELMAN, ISA

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes.
Rua Pitágoras, 500
Cidade Universitária
13083-970 - Campinas, SP - Brasil - Caixa-postal: 6159
Telefone: (019) 35212444


Formação acadêmica/titulação


2005 - 2009
Doutorado em Artes.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Título: As Vespas de Aristófanes e as questões da dramaturgia, Ano de obtenção: 2009.
Orientador: Verônica Fabrini Machado de Almeida.
Palavras-chave: Comédia Antiga; Processo de Criação.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Teatro / Especialidade: Dramaturgia.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Teatro / Especialidade: Direção Teatral.
Setores de atividade: Atividades artísticas, criativas e de espetáculos.
2000 - 2004
Mestrado em Artes.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Título: As Suplicantes, de Ésquilo, ecos da tragédia grega na cena contemporânea,Ano de Obtenção: 2004.
Orientador: Ernesto Giovanni Boccara.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: Tragédia; Processo de Criação; Improvisação.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Teatro / Especialidade: Dramaturgia.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Teatro / Especialidade: Direção Teatral.
Setores de atividade: Atividades artísticas, criativas e de espetáculos.
1966 - 1969
Graduação em Letras.
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
1965 - 1967
Curso técnico/profissionalizante.
Escola de Arte Dramática de São Paulo, EAD, Brasil.




Formação Complementar


2019
Fasta Lane. (Carga horária: 100h).
Cultura Inglesa - São Paulo, CULTURA INGLESA, Brasil.
2018 - 2018
Dramaturgias, Performance e Processos Criativos. (Carga horária: 30h).
SIM! Cultura, SIM!, Brasil.
2017 - 2017
Shakespeare, mitos e contemporaneidade brasileira. (Carga horária: 8h).
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
2017 - 2017
Jogos de ensamble e estrutura, os princípios teatrais de Michael Chekhov. (Carga horária: 28h).
SIM! Cultura, SIM!, Brasil.
1983 - 1984
Performance. (Carga horária: 1920h).
New York University - Experimental Theater Wing, NYU, Estados Unidos.


Atuação Profissional



Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor MA II E, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Disciplinas ministradas, pós-graduação: AC -100 A - Seminário de Pesquisa em Artes "Caminhos e reflexões na investigação das artes da cena" AC - 300 A - Dramaturgias "Escritas cênicas do barroco: das figuras de linguagem e de suas traduções na cena" AC - 300 B - Dramaturgias "Rescrituras Dramatúrgicas" AC - 301 B - Escritas da Cena "Fabulação e Epicidade" AC - 302 A - Tópicos Especiais em Encenação "Da Palavra à ação: a pela As Aves, de Aristófanes"

Atividades

03/2012 - Atual
Ensino, Artes da Cena, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
AC-300-A - Dramaturgias "Escritas cênicas do barroco: das figuras de linguagem e de suas traduções na cena." 2º Semestre 2013
AC-300-A ? Dramaturgias "Questões de identidade, de gêneros sexuais e dramáticos em Aristófanes e Eurípides". 2º semestre 2012
AC -100 A - Seminário de Pesquisa em Artes "Caminhos e reflexões na investigação das artes da cena"
AC - 300 A - Dramaturgias "Escritas cênicas do barroco: das figuras de linguagem e de suas traduções na cena"
AC - 300 B - Dramaturgias "Rescrituras Dramatúrgicas"
AC - 301 B - Escritas da Cena "Fabulação e Epicidade"
AC - 302 A - Tópicos Especiais em Encenação "Da Palavra à ação: a pela As Aves, de Aristófanes"
08/2005 - Atual
Ensino, Artes Cênicas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estudos de Direção Teatral - AC318
Estudos de Dramaturgia - AC316
Estudos Teatrais III - A Questão do Personagem - AC778
Estudos Teatrais IV - Poéticas Cênicas - AC889
Formas do Teatro Trágico no Ocidente - AC319
Memorial - AC887
Tópicos em Estética Teatral - AC120
03/2005 - 03/2006
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Artes, Departamento de Artes Cênicas.

Cargo ou função
Membro Temporário de Comissão de Graduação - Curso: Artes Cênicas.

Prefeitura Municipal de Diadema, PMD, Brasil.
Vínculo institucional

1996 - 1997
Vínculo: Contrato Temporário, Enquadramento Funcional: Arte-Educador, Carga horária: 20

Atividades

03/1996 - 03/1997
Ensino, Oficina de Jovens Atores de Diadema, Nível: Aperfeiçoamento

Disciplinas ministradas
Encenação
Improvisação


Projetos de pesquisa


2018 - Atual
Dramaturgia brasileira: o popular, a sacralidade, o contemporâneo
Descrição: A pesquisa tem como objetivo trabalhar com a dramaturgia brasileira de modo a pensar em sua constituição formal no decorrer do tempo, forjada na relação com a teatralidade popular nacional. Serão explorados três vetores de investigação: o popular, a sacralidade e o contemporâneo. Desse modo, o objetivo do projeto consiste em produzir uma reflexão ampliada sobre a dramaturgia brasileira por meio desse viés de entendimento: o épico enquanto forma explodida, fragmentada, das grandes narrativas, e forma expandida da teatralidade popular. Será selecionado um grupo de peças a serem analisadas por esse viés. Além disso, o projeto inclui, de modo a auxiliar a pesquisa teórica, uma série de atividades a serem realizadas no recém-fundado Laboratório de Dramaturgia do Departamento de Artes Cênicas, da Unicamp.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Isa Etel Kopelman - Integrante / Grácia Navarro - Integrante / Larissa de Oliveira Neves Catalão - Coordenador.
Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
2016 - 2016
Pedagogias em Diálogo:Pedagogias em diálogo - Michael Chekhov e formação do Artista Cênico - Projeto Professor Especialista Visitante em Graduação
Descrição: Pedagogias vindas de diversas correntes teatrais compõem nosso conceito de uma formação sensível, criativa e crítica. Apostamos numa formação que coloque em diálogo diferentes pontos de vista, diversas aproximações do trabalho do ator, sempre visando a formação de um profissional capaz de fazer e pensar o teatro em sua dimensão humana, tanto ética quanto poética. Nesse sentido, esse diálogo com a Pedagogia de Michael Chekhov ? uma pedagogia centrada na imaginação do ator, sua criatividade e seu compromisso ético com a arte ? teve como objetivo o contato e a prática não apenas com um determinado método ou uma determinada técnica, mas com os princípios, os fundamentos dessa ?forma de conduzir? (pensando no sentido primeiro da palavra pedagogia) pelos caminhos da formação do ator. Os fundamentos dessa pedagogia, amparados pela antroposofia goethiana e steineriana nos ajudaram a repensar e re-avaliar nossa atuação enquanto professores e pesquisadores em Artes. O convite que fiz ao professor Hugo Moss para compartilhar conosco, seu ?saber chekhoviano? por meio do Projeto Professor Especialista Visitante, nasceu da observação de que a imaginação ? vital para o ator - embora vastamente mencionada não era suficientemente explorada pelas ferramentas pedagógicas do curso...
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (2) .

Integrantes: Isa Etel Kopelman - Integrante / Verônica Fabrini - Coordenador / Luciana Mitkiewicz - Integrante / Eduardo Okamoto - Integrante / Hugo Moss - Integrante / Vitor Luvizzoto Rodrigues - Integrante / Gabriel Pangonis Fernandes - Integrante / Talitha Borges Silva - Integrante.
Financiador(es): Universidade Estadual de Campinas - Bolsa.
2010 - Atual
PESQUISA DOCENTE E ORIENTAÇÕES: DRAMATURGIAS CLÁSSICAS E ESTRATÉGIAS DA PERFORMAÇÃO
Descrição: Minha pesquisa é voltada para questões das tradições dramatúrgicas, as matrizes clássicas, e suas traduções/leituras na cena do contemporâneo. As formas matriciais da dramaturgia clássica, seus temas e as intensas imagens poéticas de sua linguagem desafiam as leituras contemporâneas com novas perspectivas de encenação e recepção. Nesse campo, parto da análise textual e trato de mapear poéticas da produção dramatúrgica consagrada e os procedimentos referentes às dramaturgias da encenação, da atuação, examinando as relações entre mito, fabulação e mitologização. Nessa direção procedemos tanto ao mapeamento das pistas significativas apontadas na poética textual do drama ?clássico?, quanto à verificação de um teatro autônomo que tende apenas a justificar o próprio fato de sua existência na esfera de ação da realização cênica. Nessa direção tratamos de investigar e questionar a inserção do texto clássico na dinâmica autônoma da cena. Portanto, nossos estudos pautam-se em duas vertentes distintas: a) vertente textual ? que considera que todo texto teatral é parte do grande texto do mundo; b) a do ?teatro zero? (Tadeusz Kantor) e que se refere a uma cena cujo grau de representação mimética é bastante enfraquecido, mas onde a existência da ação é muito intensificada. Nossa investigação de caráter teórico/prático teve início com a encenação de As Suplicantes de Ésquilo com os alunos do curso de Graduação de Artes Cênicas da Unicamp, como parte de minha dissertação de Mestrado, ?As Suplicantes de Ésquilo, ecos da tragédia grega na encenação contemporânea?, em que examino as questões referentes às relações texto/cena, tomando como objeto a referida tragédia. Na continuidade dessa pesquisa ? tematizações, poéticas, e as novas perspectivas de encenação e recepção das formas matriciais da dramaturgia clássica ? investiguei duas produções da comédia Antiga, As Rãs e As Vespas de Aristófanes encenando essas duas peças com duas turmas distintas do curso de Graduação de Artes Cênicas da Unicamp, em 2006-07 e em 2009 respectivamente. Trabalhos estes, objeto de minha Tese de Doutorado: ?As Vespas de Aristófanes e as Questões de Dramaturgia?..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) .

Integrantes: Isa Etel Kopelman - Coordenador.
Número de orientações: 3
2005 - 2016
Encenação teatral: dinâmicas Possíveis entre Estrutura e Acontecimento
Descrição: O Projeto está vinculado a linha de pesquisa Poéticas da Cena (PPGAC-UNICAMP) e dedica-se a investigação de processos criativos , nos trânsitos entre materiais de referencia e sua materialização cênica. Investiga diferentes linguagens e poéticas cênicas, examinando os trânsitos entre as estruturas (mais ou menos evidentes) dos "materiais de saída" (tema, texto dramático ou literário, vivência de campo, etc) e sua passagem para a cena...
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (50) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (2) .

Integrantes: Isa Etel Kopelman - Integrante / Marcelo Ramos Lazzaratto - Integrante / Verônica Fabrini - Coordenador / Lígia Tourinho - Integrante / Luciana Mitkiewicz - Integrante / Grácia Navarro - Integrante / Alexandre Caetano - Integrante / Daves Otani - Integrante / Eduardo Osório - Integrante / Cláudia Echenique - Integrante / Melissa Lopes - Integrante / Alice Possani - Integrante / Christine Rörhig - Integrante / Erika Cunha - Integrante / Cassiane Tomilhero - Integrante / Andreas Simma - Integrante.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Teatro.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Teatro/Especialidade: Dramaturgia.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Teatro/Especialidade: Direção Teatral.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Lê Bem.
Italiano
Compreende Razoavelmente, Lê Razoavelmente.


Prêmios e títulos


1994
Melhor Roteiro, em parceria com Sérgio Bianchi e Kate Lyra - Prêmio APETESP - Filme: A Causa Secreta, de Sérgio Bianchi, Associação de Produtores de Espetáculos Teatrais do Estado de São Paulo - APETESP.
1988
Melhor Atriz - Prêmio Festival de Brasília - Filme: Cronicamente Inviável, Festival de Brasília.
1983
Melhor Atriz - Prêmio APETESP - Espetáculo: Um Dibuk para duas pessoas, Associação de Produtores de Espetáculos Teatrais do Estado de São Paulo - APETESP.
1979
Melhor Atriz - Troféu Mambembe - Espetáculo: No Natal a gente vem te buscar, de Naum Alves de Souza, Ministério da Educação e Cultura - MEC.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
KOPELMAN, ISA2018KOPELMAN, ISA. Barrela e os condenados da terra. CADERNOS LETRA E ATO, v. 8, p. 40-49, 2018.

2.
PINHEIRO, LUCAS2016PINHEIRO, LUCAS ; KOPELMAN, ISA ; D'ABRONZO, THAIS . Questão de tempo: o fluxo dos sentidos influenciado pelo ritmo, na ótica de Bob Wilson, Andrei Tarkovsky e Oliver Sacks. Urdimento (UDESC), v. 2, p. 350-363, 2016.

3.
KOPELMAN, Isa;KOPELMAN, ISA2012KOPELMAN, Isa; OLIVEIRA, F. R. ; LAZZARATTO, M. R. . O trágico e seu imaginário. Sobe?, v. 2, p. 26-34, 2012.

4.
KOPELMAN, Isa;KOPELMAN, ISA2011KOPELMAN, Isa. Homenagem ao Mestre Jacó. Revista USP, v. 89, p. 286-291, 2011.

5.
KOPELMAN, Isa;KOPELMAN, ISA2011KOPELMAN, Isa. Questões de texto e cena. Pitágoras 500 - Revista de Estudos Teatrais, v. 1, p. 62-71, 2011.

6.
KOPELMAN, Isa;KOPELMAN, ISA1997KOPELMAN, Isa. Porque Macunaíma. O Percevejo (UNIRIO), v. 5, p. 10-12, 1997.

Capítulos de livros publicados
1.
KOPELMAN, Isa. Tragicidade e Barbárie em Bonecas Quebradas. In: Lígia Tourinho; Luciana Mitkiewicz. (Org.). Bonecas Quebradas: ensaios de um processo criativo em teatro documental. 1ed.Rio de Janeiro, RJ: Azougue Editorial, 2016, v. 1, p. 1-24.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
GOMES, A. M. ; KOPELMAN, Isa . GIORGIO STREHLER: PERCURSO E FORMAÇÃO DE UM ENCENADOR. In: II Seminário de Pesquisa do programa de Pós Graduação em Artes da Cena, 2014, Campinas - SP. II Seminário de Pesquisa do programa de Pós Graduação em Artes da Cena. Campinas - SP: Instituto de Artes da Unicamp, 2014. v. 2. p. 1-4.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
ORMACHEA, C. B. P ; KOPELMAN, Isa . O RISO TRANSFORMA: O PALHAÇO NO PÚBLICO ADVERSO. In: VIII Congresso da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas, 2014, Belo Horizonte - MG. Anais do VIII Congresso da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduaçãoem Artes Cênicas, 2014. v. VIII. p. 1-4.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
PRUDENTE, A. V. L. E. S. ; KOPELMAN, Isa . DRAMATURGIA: TEXTO E ENCENAÇÃO - TECENDO A COMPOSIÇÃO DE UM DRAMA. In: XXII Congresso de Iniciação Científica da UNICAMP - PIBIC 2014, 2014, Campinas - SP. Caderno de Resumos do XXII Congresso de Iniciação Científica da UNICAMP. Campinas - SP: UNICAMP/Pró-Reitoria de Pesquisa, 2014. v. 22. p. 12-12.

2.
SOUZA, J. G. M. ; KOPELMAN, Isa . AS NOVAS MÍDIAS NA DRAMATURGIA ESPETACULAR DA CENA E SUA RELAÇÃO COM O TRABALHO CRIATIVO DO ATOR. In: XXII Congresso de Iniciação Científica da UNICAMP - PIBIC 2014, 2014, Campinas - SP. Caderno de Resumos do XXII Congresso de Iniciação Científica da UNICAMP. Campinas - SP: UNICAMP/Pró-Reitoria de Pesquisa, 2014. v. 22. p. 11-11.

3.
ORMACHEA, C. B. P ; KOPELMAN, Isa . 'O JOGO DO ATOR CÔMICO: A ESTRUTURAÇÃO DA COMICIDADE DO PALHAÇO'. In: XX Congresso Interno de Iniciação Científica da Unicamp, 2012, Campinas. Resumos do XX Congresso Interno de Iniciação Científica da Unicamp. Campinas: PIBIC-CNPq / Universidade Estadual de Campinas, 2012. v. 1. p. 1-1.

4.
KOPELMAN, Isa. Ésquilo e eurípedes, em rãs de aristófanes - um debate no inferno da paródia. In: VII Congresso da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas (ABRACE), 2012, Porto Alegre. VII Congresso da ABRACE, 2012. v. 1. p. 1-1.

Apresentações de Trabalho
1.
KOPELMAN, Isa. Simpósio Grotowski. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
KOPELMAN, Isa. Por onde anda a personagem dramática?. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

3.
KOPELMAN, Isa. Encontros e Diálogos. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
KOPELMAN, Isa. Exú: da investigação da teatralidade na oralidade popular brasileira à tecedura dramatúrgica contemporâena. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

5.
KOPELMAN, Isa; MALLLET, R. . Processos Criativos e Pedagógicos em Arte. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
KOPELMAN, Isa. Ésquilo e Eurípides, em rãs de Aristófanes - um debate no inferno da paródia. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

7.
KOPELMAN, Isa. O Teatro da Morte - Tadeusz Kantor. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
KOPELMAN, Isa. A Comédia Aristofânica e o Teatro Popular. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
KOPELMAN, Isa. Antiga Comédia e o Teatro Popular. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Outras produções bibliográficas
1.
KOPELMAN, Isa. Grotowski & Companhia - Origens e Legado. São Paulo - SP: É Realizações, 2015. (Tradução/Livro).

2.
KOPELMAN, Isa. Giorgio Strehler: A Cena Viva. São Paulo - SP: Editora Perspectiva, 2015. (Tradução/Livro).

3.
KOPELMAN, Isa; GUINSBURG, Jacó . Eis Antonin Artaud. São Paulo, 2011. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

4.
KOPELMAN, Isa. Eis Antonin Artaud. São Paulo: Perspectiva, 2011. (Tradução/Livro).

5.
KOPELMAN, Isa; GUINSBURG, Jacó . Teatro da Morte. São Paulo, 2008. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

6.
KOPELMAN, Isa. Teatro da Morte. São Paulo: Perspectiva, 2008. (Tradução/Livro).

7.
KOPELMAN, Isa; GUINSBURG, Jacó . A Morte da Tragédia. São Paulo, 2006. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

8.
KOPELMAN, Isa. A Morte da Tragédia. São Paulo: Perspectiva, 2006. (Tradução/Livro).

9.
KOPELMAN, Isa. Tolstói ou Dostoiévski. Sâo Paulo: Perspectiva, 2006. (Tradução/Livro).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
KOPELMAN, Isa. Parecerista do Comitê de Avaliação do Programa de Estágio Docente - PED. 2017.

2.
KOPELMAN, Isa. Membro da Comissão Docente Parecerista da edição 2012-2013 do programa Aluno-Artista promovido pelo Serviço de Apoio ao Estudante (SAE) e pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PRPG) UNICAMP.. 2012.

3.
KOPELMAN, Isa. Parecerista na Seleção dos Projetos da 3ª Edição do Programa Aluno-Artista. 2012.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
KOPELMAN, Isa; GOMEZ, S. ; SOUZA, V. . Mediação de Mesa Redonda com os Dramaturgos Silvia Gomez e Vinicius Souza - I Colóquio Internacional de Dramaturgia Letra e Ato. 2016. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

2.
KOPELMAN, Isa; LIMA, T. M. ; QUILICI, C. S. ; MENCARELLI, F. A. ; PLA, D. R. ; GOMES, R. ; BONFITTO, Matteo ; FLASZEN, L. . ENTREVISTA PÚBLICA / PUBLIC INTERVIEW: Ludwik Flaszen. 2015. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

3.
KOPELMAN, Isa; NAVARRO, G. ; ALEXANDRE SOBRINHO, G. ; SILVA, J. R. . Debate aberto sobre o processo investigativo da peça ?Exus e do processo criativo do documentário Diário de Exus?. 2014. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Demais tipos de produção técnica
1.
KOPELMAN, Isa. Editoria do Periódico 'Revista Pitágoras 500', Vol. 2. 2012. (Editoração/Periódico).


Produção artística/cultural
Artes Cênicas
1.
KOPELMAN, ISA. direção do espetáculo Ö Coração dos Homens'. 2018. Teatral.

2.
KOPELMAN, ISA. Orientação da dramaturgia 'O Coração dos Homens. 2018. Teatral.

3.
KOPELMAN, ISA; OKAMOTO, E. . Noites Árabes. 2017. Teatral.

4.
KOPELMAN, Isa; OKAMOTO, E. . Dramaturga do espetáculo 'Noites Árabes'. 2017. Teatral.

5.
KOPELMAN, ISA; SOARES, I. A. ; YAGYU, Alice Kiyomi . Toca de Cupins. 2017. Teatral.

6.
KOPELMAN, Isa. Direção do Espetáculo Teatral 'A PROCURA DE UM EMPREGO', com a Cia. Histriônica - apresentação no I Colóquio Internacional de Dramaturgia Letra e Ato, Instituto de Artes da Unicamp, Campinas-SP (convite). 2016. Teatral.

7.
KOPELMAN, Isa. Dramaturgia do espetáculo 'NOITES ÁRABES', com Direção de Eduardo Okamoto, em apresentações com o Grupo Vila 8, Circulação em Campinas, SP (Edital Aluno-Artista Unicamp). 2016. Teatral.

8.
KOPELMAN, Isa; SANTANA, Mario Alberto ; LAZZARATTO, M. R. ; AGUILAR, G. M. M. ; SUN, A. . Laboratório de práticas corporais para montagem do espetáculo 'AGRESTE ADENTRO', com o Grupo Trezencena, direção de Mário Santana, apresentações no I Colóquio Internacional Letra e Ato, e temporada em Campinas,SP (convite). 2016. Teatral.

9.
KOPELMAN, ISA. Noites Árabes. 2016. Teatral.

10.
KOPELMAN, ISA; OKAMOTO, E. . Noites Árabes. 2016. Teatral.

11.
KOPELMAN, Isa; FABRINI, V. ; CABALLERO, I. D. ; NEVES, J. ; OLIVEIRA, S. ; COHEN, R. ; TOURINHO, L. ; MITKIEWICZ, L. . Atriz em Apresentação da Primeira Etapa do projeto colaborativo Bonecas Quebradas- ?Muñecas Rotas?- na Faculdade de Bellas Artes da UNAM da Cidade do México - projeto selecionado por RUMOS/Itaú Cultural. 2015. Teatral.

12.
KOPELMAN, Isa; FABRINI, V. . Atriz no Espetáculo Bonecas Quebradas. 2015. Teatral.

13.
KOPELMAN, Isa. Diretora do espetáculo 'Assim é (se lhe parece)'. 2013. Teatral.

14.
KOPELMAN, Isa. Direção da Montagem Cênica 'Manifesto' do 3º Ano do Curso de Artes Cênicas UNICAMP, apresentações durante o 1º semestre 2009 no Instituto de Artes Unicamp (abrangência local, organização própria).. 2009. Teatral.

15.
KOPELMAN, Isa. Direção do espetáculo Manifesto - Há um salão com mil janelas, apresentado durante a Mostra Semestral de Artes Cênicas, Instituto de Artes da Unicamp, Campinas-SP (convidado, abrangência local).. 2009. Teatral.

16.
KOPELMAN, Isa. Diretora do Espetáculo As Rãs. 2005. Teatral.

17.
KOPELMAN, Isa. Diretora do Espetáculo A Gaivota. 2004. Teatral.

18.
KOPELMAN, Isa. Diretora do Espetáculo As Suplicantes. 2003. Teatral.

19.
KOPELMAN, Isa. Diretora do Espetáculo As Suplicantes. 2002. Teatral.

20.
KOPELMAN, Isa; YAGYU, Alice Kiyomi . Diretora do Espetáculo Hagoromo. 1994. Teatral.

21.
KOPELMAN, Isa; YAGYU, Alice Kiyomi . Diretora do Espetáculo Quioguém. 1992. Teatral.

22.
KOPELMAN, Isa. Diretora do Espetáculo O Marinheiro. 1989. Teatral.

23.
KOPELMAN, Isa. Diretora do Espetáculo As Desgraças de uma Criança. 1988. Teatral.

24.
KOPELMAN, Isa; HILLEL, Iacov . Atriz do Espetáculo Um Dibuk para Duas Pessoas. 1983. Teatral.

25.
KOPELMAN, Isa; DE SOUZA, Naum Alves . Atriz do Espetáculo A Aurora da Minha Vida. 1981. Teatral.

26.
KOPELMAN, Isa. Diretora do Espetáculo Kantan. 1980. Teatral.

27.
KOPELMAN, Isa; DE SOUZA, Naum Alves . Atriz do Espetáculo No Natal a Gente Vem te Buscar. 1979. Teatral.

28.
KOPELMAN, Isa; ANTUNES FILHO, José Alves . Atriz e Assistente de Direção do Espetáculo Macunaíma. 1978. Teatral.

29.
KOPELMAN, Isa; NUNES, C. . Atriz do Espetáculo Os Icks. 1976. Teatral.

30.
KOPELMAN, Isa; NUNES, C. . Atriz do Espetáculo Victor, ou As Crianças no Poder. 1975. Teatral.

31.
KOPELMAN, Isa; ANTUNES FILHO, José Alves . Atriz do Espetáculo Peer Gynt. 1971. Teatral.

Artes Visuais
1.
KOPELMAN, Isa; LYRA, Kate ; BIANCHI, Sérgio . Roteirista do Filme A Causa Secreta. 1994. Filme.

2.
KOPELMAN, Isa; BIANCHI, Sérgio . Atriz do Filme Romance. 1988. Filme.

3.
KOPELMAN, Isa; DE ANDRADE, Joaquim Pedro . Atriz do Filme Homem do Pau-Brasil. 1982. Filme.

4.
KOPELMAN, Isa; CAROLINA, Ana . Atriz do Filme Das Tripas, Coração. 1982. Filme.

Outras produções artísticas/culturais
1.
KOPELMAN, Isa. O Teatro de Tadeusz Kantor. 2009 (Palestra).

2.
KOPELMAN, Isa. Performance - a obra em processo. 2004 (Oficina de Performance).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
KOPELMAN, ISA; PINHEIRO, L. A.. Participação em banca de Lucas de Almeida Pinheiro. POR TRÁS DO OLHAR DE UM SURDO E DA VOZ-PENSAMENTO DE UM AUTISTA. 2017. Dissertação (Mestrado em ARTES DA CENA) - Universidade Estadual de Campinas.

2.
KOPELMAN, Isa. Participação em banca de Cassandra Batista Peixoto Ormachea. DE PALHAÇA E VELHOS: VOZES DRAMÁTICAS NO CONTEXTO ASILAR. 2017. Dissertação (Mestrado em ARTES DA CENA) - Universidade Estadual de Campinas.

3.
RIMOLI, A. P. C.; KOPELMAN, Isa; CAMARGO, V. R. T.. Participação em banca de Fernando Navarro. A construção da fala do ator segundo o Grupo TAPA [recurso eletrônico] : reflexões sobre um processo de aprendizagem. 2017. Dissertação (Mestrado em ARTES DA CENA) - Universidade Estadual de Campinas.

4.
NAVARRO, G.; KOPELMAN, Isa; ANDRE, C. M.. Participação em banca de Paulo Eduardo Cecconello. Da dramaturgia de Zora Seljan a Yabadé [recurso eletrônico] : a travestilidade sagrada e profana como tensão criativa. 2017. Dissertação (Mestrado em ARTES DA CENA) - Universidade Estadual de Campinas.

5.
KOPELMAN, ISA; LAZZARATTO, M. R.; STRAZZACAPPA HERNANDEZ, M. M.. Participação em banca de Flora Gussonato. Movimento-Livre: procedimentos para a permanencia. 2016. Dissertação (Mestrado em ARTES DA CENA) - Universidade Estadual de Campinas.

6.
FABRINI, V.; KOPELMAN, ISA. Participação em banca de Oriana del Mar Salcedo Jiménez. MULHER EM LUTA, MULHER EM GUERRA: UM ESTUDO DE CASO DA CONSTRUÇÃO DA IMAGEM POÉTICA NA PERFORMANCE. 2015. Dissertação (Mestrado em ARTES DA CENA) - Universidade Estadual de Campinas.

7.
CATALAO, L. O. N.; KOPELMAN, ISA. Participação em banca de Bianca de Cássia Almeida. O teatro moderno no começo do século XX no Brasil: Roberto Gomes, texto e cena. 2015. Dissertação (Mestrado em ARTES DA CENA) - Universidade Estadual de Campinas.

8.
NAVARRO, G.; KOPELMAN, Isa. Participação em banca de Paulo Eduardo Cecconello. SOBRE A ESCRITA DOS DEUSES: A DANÇA DOS ORIXÁS COMO TECEDURA PARA ANALISE DA DRAMATURGIA DE ZORA SELJAN. 2014. Dissertação (Mestrado em ARTES DA CENA) - Universidade Estadual de Campinas.

9.
KOPELMAN, Isa; FABRINI, V.. Participação em banca de Pamella de Caprio Villanova. Feminilidade dissonante em cena: uma exploração andrógina do mito de Helena de Tróia. 2013. Dissertação (Mestrado em ARTES DA CENA) - Universidade Estadual de Campinas.

10.
CATALAO, L. O. N.; KOPELMAN, ISA. Participação em banca de Bianca de Cássia Almeida.. O teatro moderno no começo do século XX no Brasil: Roberto Gomes, texto e cena. 2013. Dissertação (Mestrado em ARTES DA CENA) - Universidade Estadual de Campinas.

11.
KOPELMAN, ISA; CATALAO, L. O. N.; Zan, J. R.. Participação em banca de Romina Quadros Borba. O Arlequim Nordestino: as personagens-palhaço de Ariano Suassuna. 2012. Dissertação (Mestrado em ARTES DA CENA) - Universidade Estadual de Campinas.

12.
KOPELMAN, Isa; MONTEIRO, Marianna. F. M.; BOLOGNESI, Mario Fernando. Participação em banca de Cláudia Funchal Valente de Souza. O corpo cômico em jogo: um estudo acerca da improvisação do palhaço. 2011. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Universidade Estadual Paulista.

13.
KOPELMAN, Isa; SANTANA, Mario Alberto. Participação em banca de Gedivânio Feitosa Mateus Melo. Enquanto Godot não vem: a poética do silêncio na cena contemporânea. 2011. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Estadual de Campinas.

14.
KOPELMAN, Isa; STRAZZACAPPA HERNANDEZ, M. M.; BONFITTO, Matteo. Participação em banca de Fabio Caniatto. Pia Fraus: o processo de criação do espetáculo "100 Shakespeare" e suas contribuições na formação do ator/manipulador. 2011. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Estadual de Campinas.

Teses de doutorado
1.
CATALAO, L. O. N.; QUILICI, C. S.; TAKEDA, C. L.; Betti, M. S.; KOPELMAN, Isa. Participação em banca de Carolina Martins Delduque. Tchekhov e o ator brasileiro: do texto à cena. 2018. Tese (Doutorado em ARTES DA CENA) - Universidade Estadual de Campinas.

2.
LAZZARATTO, M. R.; KOPELMAN, ISA. Participação em banca de Francisco Egydio de Carvalho. A moldura como formadora da personagem: shakespeare, Machado de Assis e Fernando Pessoa, poetas do disfarce e da mascara.. 2018. Tese (Doutorado em ARTES DA CENA) - Universidade Estadual de Campinas.

3.
COLLA, A. C.; KOPELMAN, ISA. Participação em banca de Luciana Mitkiewicz de Souza. Habitar a imagem e provocar a matéria. A imaginação colaborativa no processo de criação dos espetáculos Banho & Tosa e Bonecas Quebradas.. 2018. Tese (Doutorado em ARTES DA CENA) - Universidade Estadual de Campinas.

4.
KOPELMAN, Isa; LAZZARATTO, M. R.; Hirson, R.; DAGOSTINI, N.; MAROCCO, I.. Participação em banca de Adriane Maciel Gomes. Giorgio Strehler: apropriação e ressignificação de elementos da tradição teatral na formação do encenador. 2017. Tese (Doutorado em ARTES DA CENA) - Universidade Estadual de Campinas.

5.
CATALAO, L. O. N.; KOPELMAN, ISA. Participação em banca de Rafael de Souza Villares. Realismo crítico à brasileira: a dramaturgia de Oduvaldo Vianna Filho pós-1968. 2017. Tese (Doutorado em ARTES DA CENA) - Universidade Estadual de Campinas.

6.
FABRINI, V.; KOPELMAN, ISA. Participação em banca de Erika Carolina Cunha Rizza de Oliveira. FRONT(EIRAS) DRAMATURGIAS ENTRE O DOCUMENTAL E O IMAGINÁRIO. 2016. Tese (Doutorado em ARTES DA CENA) - Universidade Estadual de Campinas.

7.
LAZZARATTO, M. R.; FABRINI, V.; KOPELMAN, ISA; OTANI, D.. Participação em banca de Claudia Carla Echenique Saavedra. Shakespeare alem do espaço-tempo: uma conversa com os direitos humanos nas tragedias Tito Andronico, Ricardo III e Macbeth. 2014. Tese (Doutorado em ARTES DA CENA) - Universidade Estadual de Campinas.

8.
LAZZARATTO, M. R.; KOPELMAN, ISA; MONTEIRO, Marianna. F. M.. Participação em banca de Manoel Levy Candeias. Comedia do Desajuste: as dramaturgias der Martins Pena e Arthur Azevedo como expressao de especificidades sociais brasileiras.. 2013. Tese (Doutorado em Artes) - Universidade Estadual de Campinas.

9.
FABRINI, V.; KOPELMAN, ISA. Participação em banca de Cláudia Echenique Saavedra. Shakespeare e Direitos Humanos. 2010. Tese (Doutorado em ARTES DA CENA) - Universidade Estadual de Campinas.

Qualificações de Doutorado
1.
KOPELMAN, ISA; LAZZARATTO, M. R.; Hirson, R.. Participação em banca de Adriane Maciel Gomes. Giorgio Strehler - apropriação e ressignificação de elementos da tradição teatral na formaçnao do encenador. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em ARTES DA CENA) - Universidade Estadual de Campinas.

2.
LAZZARATTO, M. R.; KOPELMAN, ISA; FABRINI, V.; COLLA, A. C.; BARRENECHEA, M. A.. Participação em banca de Luciane de Campos Olendzki. Afirmação de vida na poetica do palhaço: o tragico e o grotesco em exercicios e composições clownescas. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Artes) - Universidade Estadual de Campinas.

Qualificações de Mestrado
1.
FABRINI, V.; KOPELMAN, ISA. Participação em banca de Lis Nasser Marques. [Miss]cis.genada (recriação mitológica da mulher brasileira): uma investigação em linguagem performativa. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Artes da Cena) - Universidade Estadual de Campinas.

2.
KOPELMAN, Isa; PINHEIRO, L. A.. Participação em banca de Lucas de Almeida Pinheiro. Bob Wilson: por trás do olhar de um surdo e da voz-pensamento de um autista. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em ARTES DA CENA) - Universidade Estadual de Campinas.

3.
KOPELMAN, ISA; LAZZARATTO, M. R.; OKAMOTO, E.. Participação em banca de Bruna Luiza Elias Munhoz. O Teatro Fragmentado de Michel Vinaver: um estudo de Caso: Dissidente. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em ARTES DA CENA) - Universidade Estadual de Campinas.

4.
LAZZARATTO, M. R.; KOPELMAN, ISA. Participação em banca de Flora Gussonato. Movimento Livre - Procedimentos Praticos para Permanencia. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Artes da Cena) - Universidade Estadual de Campinas.

5.
KOPELMAN, Isa; FABRINI, V.; LAZZARATTO, M. R.. Participação em banca de Paula Mathenhauer Guerreiro. Entre a pena de Shakespeare e o teatro contemporâneo ? As tensões do novo lugar da dramaturgia clássica. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em ARTES DA CENA) - Universidade Estadual de Campinas.

6.
LAZZARATTO, M. R.; FABRINI, V.; KOPELMAN, ISA. Participação em banca de Vivian Cristina Cardozo Razera. Os incompreendidos: uma investigação cine-teatral. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em ARTES DA CENA) - Universidade Estadual de Campinas.

7.
FABRINI, V.; KOPELMAN, Isa; LYRA, L.. Participação em banca de Pamella de Caprio Villanova. Feminilidade dissonante em cena: uma exploração andrógina do mito Helena de Tróia. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em ARTES DA CENA) - Universidade Estadual de Campinas.

8.
LAZZARATTO, M. R.; KOPELMAN, ISA. Participação em banca de Bruno de Assis Garcia. Sobre Adaptações de Historias em Quadrinhos para Teatro. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em ARTES DA CENA) - Universidade Estadual de Campinas.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Professor titular
1.
KOPELMAN, Isa. Membro de Comissão Julgadora de Processo Seletivo para Contratação de Professor Doutor junto ao Departamento de Artes Cênicas da USP. 2016. Universidade de São Paulo.

2.
KOPELMAN, Isa. Concurso Público de Provas e Títulos para provimento de cargo de Professor Doutor I, na Área de Fundamentos Teóricos das Artes, nas disciplinas AC-128 História do Teatro ? Formas Espetaculares no Brasil I e AC-228 História do Teatro ? Formas Espetaculares no Brasil II, do Departamento de Artes Cênicas, do Instituto de Artes, da UNICAMP.. 2012. Universidade Estadual de Campinas.

3.
KOPELMAN, Isa. Concurso para provimento de Cargo de Professor Doutor para Área de Processos em Composição Artística, nas disciplinas AC-509 Interpretação III e AC-609 Interpretação IV (23-24/04/2012).. 2012. Universidade Estadual de Campinas.

Concurso público
1.
KOPELMAN, Isa; YAGYU, Alice Kiyomi; CAMARGO, R.. Membro da Comissão de Seleção para contratação de docente por prazo determinado como Professor Contrato III, na área de Interpretação. 2016. Universidade de São Paulo.

Outras participações
1.
KOPELMAN, ISA. Presidente da Comissão Julgadora do Processo Seletivo para admissão de docente em caráter emergencial, nível MS-3.1 - Professor Doutor I. 2018. Universidade Estadual de Campinas.

2.
KOPELMAN, Isa. Banca Avaliadora do Exame de Seleção de Estudantes Regulares de Pós-Graduação em Artes da Cena / Unicamp. 2016. Universidade Estadual de Campinas.

3.
LAZZARATTO, M. R.; KOPELMAN, ISA; BONFITTO, Matteo; OKAMOTO, E.. Membro da Banca Examinadora de Artes Cenicas Vestibular 2015. 2015. Universidade Estadual de Campinas.

4.
KOPELMAN, ISA; LAZZARATTO, M. R.; CATALAO, L. O. N.; OKAMOTO, E.; NAVARRO, G.. Membro da Banca examinadora do exame de aptidao do Vestibular 2013 dpto de artes cenicas da Unicamp.. 2013. Universidade Estadual de Campinas.

5.
KOPELMAN, Isa. Revalidação de Diploma de Tese de Doutorado de Paulo Sergio de Brito, trabalho "Genesis de la expressividad del cuerpo del ator em el teatro del oprimido", da Universidade de Alcalá, ESPANHA.. 2012. Universidade Estadual de Campinas.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
VI Seminário Interno de Pesquisas Mario Santana - Artes da Cena - IA - UNICAMP.Pesquisas Docentes. 2018. (Seminário).

2.
X Congresso ABRACE. IMORTAIS de Newton Moreno ? mito e rito nos confrontos da contemporaneidade. 2018. (Congresso).

3.
II SIMPÓSIO INTERNACIONAL REPENSANDO MITOS CONTEMPORÂNEOS ? Babel: tradições, traduções e traições. 2017. (Simpósio).

4.
I Colóquio Internacional de Dramaturgia Letra e Ato.Mesa Redonda com os dramaturgos Silvia Gomez e Vinicius Souza. 2016. (Simpósio).

5.
I Colóquio Internacional de Dramaturgia Letra e Ato.Criação Dramatúrgica. 2016. (Simpósio).

6.
III Seminário interno do Programa de Pós-Graduação em Artes da Cena "Encontros e diálogos".Seminário Interno IA. 2015. (Seminário).

7.
I INTERNATIONAL MEETING RETHINKING CONTEMPORARY MYTHS.ENTREVISTA PÚBLICA: Ludwik Flaszen. 2015. (Simpósio).

8.
I Seminário Brasileiro de Escrita Dramática: Reflexão e Prática.Por onde anda a personagem dramática?. 2015. (Seminário).

9.
I Simpósio Internacional Repensando Mitos Contemporâneos - Simpósio Grotowski.Simpósio Grotowski. 2015. (Simpósio).

10.
II Seminário do Programa Programa de Pós-Graduação em Artes da Cena da Unicamp: ENCONTROS E DIÁLOGOS.Bloco Poéticas da Cena - Comunicações Orais. 2014. (Seminário).

11.
Palestra: A urgência das ruas - integrando o ?Itinerância Sesc - Bienal Internacional do Livro de São Paulo". 2014. (Outra).

12.
PROCESSOS CRIATIVOS EM TEATRO E CINEMA.Debate aberto sobre o processo investigativo da peça ?Exus e do processo criativo do documentário Diário de Exus?. 2014. (Seminário).

13.
XXI Congresso de Iniciação Científica da UNICAMP. Orientadora do trabalho Dramaturgia: Texto e encenação - tecendo a composição de um drama. 2014. (Congresso).

14.
XXII Congresso de Iniciação Científica da UNICAMP. Orientadora do trabalho "As novas mídias na dramaturgia espetacular da cena e sua relação com o trabalho criativo do ator". 2014. (Congresso).

15.
VII Reunião Científica da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas - ABRACE.Exú: da investigação da teatralidade na oralidade popular brasileira à tecedura dramatúrgica contemporâena. 2013. (Outra).

16.
VII Congresso da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas (ABRACE). Ésquilo e eurípedes, em rãs de aristófanes - um debate no inferno da paródia. 2012. (Congresso).

17.
XX Congresso de Iniciação Científica da UNICAMP. Orientadora do trabalho "O Jogo do ator cômico: a estruturação da comicidade do palhaço". 2012. (Congresso).

18.
O Trágico.O trágico e seu imaginário. 2011. (Encontro).

19.
A obra de Tadeusz Kantor.O Teatro da Morte. 2009. (Encontro).

20.
Workshop - Multiguiismo e Identidade Cultural Judaica e Brasileira.Multilinguismo e Identidade Cultural. 2004. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
KOPELMAN, ISA. Mostra de Inverno Artes Cênicas 2017. 2017. (Outro).

2.
CATALAO, L. O. N. ; KOPELMAN, Isa ; SANTANA, Mario Alberto ; MEDEIROS, E. ; PUPO, M. L. ; SUN, A. ; MUNHOZ, B. L. E. ; DELDUQUE, C. M. ; ORMACHEA, C. B. P ; TAGUCHI, C. M. ; PINHEIRO, L. A. ; PINTO, M. E. T. N. . I Colóquio Internacional de Dramaturgia Letra e Ato - Apoio: FAPESP e FAEPEX/UNICAMP. 2016. (Outro).

3.
KOPELMAN, Isa. Debate. 2012. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Diego Batista Leal. Investigação cênica sobre a representação erótica do corpo na obra visual de Terezinha Soares e na literatura ficcional de Pericles Frade. Início: 2018. Dissertação (Mestrado em ARTES DA CENA) - Universidade Estadual de Campinas. (Orientador).

2.
Ana Laís Azanha. Lírica em Cena: um estudo dos fragmentos líricos de Safo de Lesbos. Início: 2018. Dissertação (Mestrado em ARTES DA CENA) - Universidade Estadual de Campinas. (Orientador).

3.
Isabella Amaral Soares. A HORA QUE ELA PAROU: CORRESPONDÊNCIAS DA MEMÓRIA DO ALZHEIMER E CADEIRA DE BALANÇO DE SAMUEL BECKETT. Início: 2017. Dissertação (Mestrado em ARTES DA CENA) - Universidade Estadual de Campinas. (Orientador).

Tese de doutorado
1.
Lucas de Almeida Pinheiro. Da disfunção à cena: o fazer artístico com corpos singulares. Início: 2018. Tese (Doutorado em ARTES DA CENA) - Universidade Estadual de Campinas. (Orientador).

2.
Igor Fernando de Jesus Nascimento. UNINDO COSTURAS: MONTAGEM CINEMATOGRÁFICA COMO FERRAMENTA PARA CONFECÇÃO DE TEXTO PARA TEATRO EM ATELIÊS DE CRIAÇÃO DE DRAMATURGIA. Início: 2017. Tese (Doutorado em ARTES DA CENA) - Universidade Estadual de Campinas, Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolv. Científico e Tecnológico - MA. (Orientador).

3.
Paula Mathenhauer Guerreiro. A BUSCA DE UMA POÉTICA CRÍTICA como forma de aproximação entre criadores e espectadores. Início: 2017. Tese (Doutorado em ARTES DA CENA) - Universidade Estadual de Campinas. (Orientador).

Iniciação científica
1.
Juliana Camargo Leite. A Mãe: Uma investigação de construção da desconstrução em prol da criação de uma nova dramaturgia poética. Início: 2018 - Universidade Estadual de Campinas. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Bruna Luiza Munhoz.. O Teatro Fragmentado de Michel Vinaver.. 2018. Dissertação (Mestrado em ARTES DA CENA) - Universidade Estadual de Campinas, . Orientador: Isa Etel Kopelman.

2.
Cassandra Batista Peixoto Ormachea. De palhaça e velhos: vozes dramáticas no contexto asilar. 2017. Dissertação (Mestrado em ARTES DA CENA) - Universidade Estadual de Campinas, . Orientador: Isa Etel Kopelman.

3.
Lucas de Almeida Pinheiro. Bob Wilson: por trás do olhar de um surdo e da voz-pensamento de um autista. 2017. Dissertação (Mestrado em Artes da Cena) - Universidade Estadual de Campinas, . Orientador: Isa Etel Kopelman.

4.
Paula Mathenhauer Guerreiro. ENTRE A PENA DE SHAKESPEARE E O TEATRO CONTEMPORÂNEO ? As tensões do novo lugar da dramaturgia clássica. 2016. Dissertação (Mestrado em Artes da Cena) - Universidade Estadual de Campinas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Isa Etel Kopelman.

5.
Paula Mathenhauer Guerreiro. Entre a pena de Shakespeare e a cena contemporânea, o novo lugar da dramaturgia clássica. 2013. Dissertação (Mestrado em ARTES DA CENA) - Universidade Estadual de Campinas, . Orientador: Isa Etel Kopelman.

6.
Felipe Aidar da Silva. Criação de uma dramaturgia narrativa a partir de um processo colaborativo. 2012. Dissertação (Mestrado em ARTES DA CENA) - Universidade Estadual de Campinas, . Orientador: Isa Etel Kopelman.

Tese de doutorado
1.
Adriane Maciel Gomes. Giorgio Strehler = apropriação e ressignificação de elemento. 2017. Tese (Doutorado em ARTES DA CENA) - Universidade Estadual de Campinas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Isa Etel Kopelman.

Iniciação científica
1.
Dandara Lequi Martins. Do romance gráfico a cena- uma dramaturgia de Persépolis, de Mariane Satrapi. 2018. Iniciação Científica. (Graduando em Artes Cênicas) - Universidade Estadual de Campinas, Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica. Orientador: Isa Etel Kopelman.

2.
Victor Bazzin Branco.. Concepção de um Topos Experimental e Performático a partir de preceitos da Live Art e da dramaturgia de Thornton Wilder. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Artes Cênicas) - Universidade Estadual de Campinas, Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica. Orientador: Isa Etel Kopelman.

3.
Lucas Moreira Marcolino. Da Coralidade da Oresteia às Intervenções na Cidade. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Artes Cênicas) - Universidade Estadual de Campinas, Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica. Orientador: Isa Etel Kopelman.

4.
ANA VITORIA LUIZ E SILVA PRUDENTE. DRAMATURGIA: TEXTO E ENCENAÇÃO - TECENDO A COMPOSIÇÃO DE UM DRAMA. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Artes Cênicas) - Universidade Estadual de Campinas. Orientador: Isa Etel Kopelman.

5.
João Guilherme Mello de Souza. AS NOVAS MÍDIAS NA DRAMATURGIA ESPETACULAR DA CENA E SUA RELAÇÃO COM O TRABALHO CRIATIVO DO ATOR. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Artes Cênicas) - Universidade Estadual de Campinas, Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica. Orientador: Isa Etel Kopelman.

6.
Vítor Biazzin Branco. Um convite para o público - A inserção do espectador dentro do espetáculo cênico com base nadramaturgia de Tenesse Williams e Thornton Wilder. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Artes Cênicas) - Universidade Estadual de Campinas, Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica. Orientador: Isa Etel Kopelman.

7.
Cassandra Batista Peixoto Ormachea. O jogo do ator cômico - A estruturação da comicidade do palhaço. 2011. Iniciação Científica. (Graduando em Artes Cênicas) - Universidade Estadual de Campinas, Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica. Orientador: Isa Etel Kopelman.

8.
Fábio Henrique Suave do Vale. O Feminino no Trágico. 2007. Iniciação Científica. (Graduando em Artes Cênicas) - Universidade Estadual de Campinas, Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica. Orientador: Isa Etel Kopelman.



Inovação



Projetos de pesquisa



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 23/01/2019 às 21:27:40