Igor Monteiro Moraes

Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2 (***)

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1342924024681635
  • Última atualização do currículo em 05/10/2018


Igor Monteiro Moraes é Professor Associado do Departamento de Ciência da Computação do Instituto de Computação da Universidade Federal Fluminense (UFF) desde 2010. Igor recebeu o título "cum laude" de Engenheiro Eletrônico e de Computação em 2003 e os títulos de Mestre e Doutor em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), respectivamente, em 2006 e 2009. Durante a graduação, o mestrado e o doutorado, participou de projetos de pesquisa nas áreas de diferenciação de serviços, redes ópticas, TV digital, negação de serviços, sistemas par-a-par e Internet do Futuro. Seus temas de interesse são as redes orientadas a conteúdo, as redes oportunistas, as arquiteturas para a Internet do Futuro, os sistemas par-a-par, as redes sem fio e a segurança em redes de computadores. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Igor Monteiro Moraes
Nome em citações bibliográficas
MORAES, I. M.;Moraes, Igor;Moraes, Igor M.;Moraes, I.M.;MONTEIRO MORAES, IGOR;MORAES, IGOR MONTEIRO

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal Fluminense, Centro Tecnológico, Instituto de Computação.
Avenida General Milton Tavares de Souza
Gragoatá
24210346 - Niterói, RJ - Brasil
Telefone: (21) 36747302
URL da Homepage: http://www.ic.uff.br/~igor


Formação acadêmica/titulação


2006 - 2009
Doutorado em Engenharia Elétrica.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Título: Distribuição de Vídeo sobre Redes Par-a-Par, Ano de obtenção: 2009.
Orientador: Otto Carlos Muniz Bandeira Duarte.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: distribuição de vídeo; sistemas par-a-par.
2004 - 2006
Mestrado em Engenharia Elétrica.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Título: Diferenciação de Serviços em Redes de Comutação de Rajadas Ópticas,Ano de Obtenção: 2006.
Orientador: Otto Carlos Muniz Bandeira Duarte.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Redes de Comutação de Rajadas Ópticas; Diferenciação de serviços; OBS; Qualidade de Serviço.
1999 - 2003
Graduação em Engenharia Eletrônica e de Computação.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Título: Um Protótipo de Canal de TV Usando um Serviço de Difusão IP com Fonte Específica.
Orientador: Otto Carlos Muniz Bandeira Duarte.
1996 - 1998
Ensino Médio (2º grau).
Colégio Salesiano Santa Rosa, CSSR, Brasil.
1992 - 1995
Ensino Fundamental (1º grau).
Aldeia Escola de Niterói, -, Brasil.




Atuação Profissional



Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.


Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2009
Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Aluno de Doutorado, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Bolsista CNPq

Vínculo institucional

2004 - 2006
Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Aluno de Mestrado, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Bolsista Capes

Vínculo institucional

2002 - 2003
Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Aluno de Iniciação Científica, Carga horária: 20
Outras informações
Bolsista PIBIC/UFRJ

Vínculo institucional

1999 - 2003
Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Aluno de Graduação



Projetos de pesquisa


2017 - Atual
Ícarus - Internet das Coisas: Autenticação, Redes Ubíquas e Sensoriamento
Descrição: A Internet das Coisas ou IoT (Internet of Things) é uma visão de futuro da Internet onde a parcela dominante do tráfego é gerada e consumida por máquinas e não por humanos. Essa nova e revolucionária fase trará um aumento explosivo dos dados coletados e armazenados sobre o mundo físico, e o processamento desses dados permitirá o controle automatizado de processos e a tomada de decisões inteligentes, beneficiando a economia e a sociedade. O presente projeto visa o avanço das tecnologias que suportarão a Internet das Coisas, contribuindo para a inserção da academia brasileira nesta revolução tecnológica. Especificamente, serão investigados os principais padrões de comunicação sem fio que suportam a IoT, através de modelações, simulações e também pela criação de um ambiente de testes que, inclusive, poderá beneficiar outras instituições acadêmicas do Brasil. Questões importantes como a gestão de identidade no contexto dos ambientes de testes e a coexistência de padrões que operam na mesma faixa do espectro serão abordadas e aplicações específicas, como o aperfeiçoamento de técnicas de radiolocalização para ambientes internos, serão também contempladas.O projeto contará com a participação de sete pesquisadores do Instituto de Computação e do Departamento de Engenharia de Telecomunicações da Universidade Federal Fluminense. Nos últimos anos, este grupo, através do Laboratório MídiaCom, pesquisou e contribuiu para o avanço das comunicações em rede sem fio em geral, redes em malha sem fio, redes tolerantes a atrasos e desconexões, telemedicina, sistemas de comunicação multimídia, redes de sensores, redes definidas por software, smart grids, cidades inteligentes, e outros temas relevantes, tendo produzido 38 artigos em periódicos internacionais apenas nos últimos 5 anos..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2016 - 2017
CNPq - SBSeg16
Descrição: O Simpósio Brasileiro em Segurança da Informação e de Sistemas Computacionais (SBSeg) envolve cerca de 250 participantes, entre professores, pesquisadores, estudantes de pós-graduação e profissionais especialistas do Brasil e do exterior, que apresentam e discutem os últimos avanços científicos e tecnológicos em segurança da informação e de sistemas computacionais. A décima sexta edição do SBSeg será realizada na cidade de Niterói, RJ, de 7 a 10 de novembro de 2016, sob a responsabilidade do Instituto de Computação da Universidade Federal Fluminense (UFF). Projeto selecionado na Chamada MCTI/CNPq/FINEP Nº 03/2016 Linha: 1 ? Eventos Nacionais ou Internacionais tradicionais da área.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2016 - 2016
PAEP - SBSeg16
Descrição: O Simpósio Brasileiro em Segurança da Informação e de Sistemas Computacionais (SBSeg), realizado anualmente desde 2001, é o maior evento acadêmico brasileiro na área de Segurança Computacional. O SBSeg envolve cerca de 300 participantes, entre professores, pesquisadores, estudantes de pós-graduação e profissionais especialistas do Brasil e do exterior, que apresentam e discutem os últimos avanços científicos e tecnológicos em segurança da informação e de sistemas computacionais. O SBSeg desfruta de excelente reputação devido à seriedade da sua organização, à diversidade e à abrangência das atividades propostas, à atualidade dos temas abordados e ao rigor do processo de seleção de artigos. Projeto selecionado no Edital PAEP 2016 - Programa de Apoio a Eventos no País da CAPES.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2016 - 2016
APQ2 - SBSeg16
Descrição: O SBSeg 2016 proporcionará uma ampla e rica variedade de atividades, a saber: sessões técnicas, com apresentação de artigos completos e de artigos curtos selecionados por avaliadores conceituados; minicursos, ministrados por pesquisadores da área, cobrindo temas normalmente não abordados nas grades curriculares ou que despertem interesse entre acadêmicos e profissionais; palestras técnicas sobre temas de pesquisa avançados, apresentadas por especialistas internacionais e nacionais; workshops específicos, agregando profissionais do setor acadêmico, empresarial, governamental e policial com o objetivo de discutir e apresentar suas experiências; reuniões de trabalho, em particular da Comissão Especial em Segurança da Informação e de Sistemas Computacionais. Projeto submetido ao Edital APQ2 2016 da FAPERJ..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2016 - Atual
REI - Redes Elétricas Inteligentes
Descrição: Uma rede elétrica inteligente (smart grid) traz propostas inovadoras que mudam a forma como a energia é provida desde a geração até os consumidores finais. Dentre as novas propostas para smart grids, destacam-se a geração de energia de forma distribuída, o amplo uso de fontes renováveis, o uso de carros elétricos, um intenso monitoramento da rede elétrica e o uso de medidores inteligentes. Um importante desafio no desenvolvimento de smart grids é a criação de uma infraestrutura de comunicação que permita a troca de informações entre todos os componentes da rede elétrica. Este projeto tem por objetivo principal projetar e desenvolver soluções para comunicação em redes elétricas inteligentes, considerando a geração distribuída e a troca de dados bidirecional entre a concessionária e os clientes. O projeto tem quatro grandes objetivos, sendo eles: (i) o desenvolvimento de um laboratório de pesquisa inteligente; (ii) o desenvolvimento de técnicas de comunicação e controle para geração distribuída; (iii) o desenvolvimento de aplicações para controle pelo lado da demanda; e (iv) o desenvolvimento de redes de comunicação para infraestrutura de medição avançada. Como resultados esperados, esse projeto almeja um conjunto de mecanismos e ferramentas que permitam um controle mais eficiente das redes elétricas inteligentes, permitindo a rápida e eficiente implantação das smart grids em residências, empresas e serviços públicos no Estado do Rio de Janeiro e no país. Como outros resultados, esperam-se orientações de alunos de pós-graduação e de graduação no Instituto de Computação e na Escola de Engenharia da UFF e no CEFET-RJ, publicações de artigos em periódicos e congressos científicos internacionais e nacionais e publicações de registros de softwares ou patentes..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2016 - Atual
Bolsa de produtividade em pesquisa - ROPE: Redes oportunistas para grandes eventos
Descrição: A provisão de serviços de comunicação para grandes eventos é um desafio em virtude do número de usuários envolvidos, das características temporais e até mesmo do local de realização do evento. Neste contexto, dezenas de milhares de usuários desejam acessar a rede ao mesmo tempo e, em geral, em um local em que a infraestrutura de rede foi projetada para uma demanda muito menor do que a necessária para o evento. Atualmente, a alternativa empregada para atender a demanda de usuários em grandes eventos é uso de redes sem-fio infraestruturadas, em particular, as redes celulares 3G e 4G. Neste cenário, aumentar permanentemente a infraestrutura de rede não é uma solução viável do ponto de vista das operadoras de telecomunicações, pois isso gera desperdício econômico e de recursos para elas após a realização do evento. A criação de uma infraestrutura temporária também é custosa em termos financeiros e pode não atender satisfatoriamente a demanda dos usuários. Portanto, este projeto propõe o uso de redes oportunistas como canal de comunicação alternativo para descarregar o tráfego de redes sem-fio infrasestruturadas. Redes oportunistas são redes baseadas em contatos entre dispositivos móveis que podem se comunicar diretamente sem auxílio de uma infraestrutura de comunicação. Em particular, este projeto estuda a viabilidade de redes oportunistas baseadas no novo paradigma de redes orientadas a conteúdo (Information-Centric Networks - ICNs). Neste paradigma, os nós da rede participam ativamente do armazenamento e da distribuição dos conteúdos e, assim, podem aumentar a eficiência da recuperação de conteúdo por empregarem múltiplas fontes e reduzir o impacto da mobilidade, uma vez que não há associação entre os identificadores de conteúdo e sua localização. Avaliam-se, principalmente, aspectos relacionados à mobilidade dos usuários e à segurança. Projeto selecionado no Edital CNPQ PQ 2015.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (5) .
Integrantes: Igor Monteiro Moraes - Coordenador.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
2015 - Atual
Jovem Cientista do Nosso Estado - ROPE: Redes Oportunistas para Grandes Eventos
Descrição: A provisão de serviços de comunicação para grandes eventos é um desafio em virtude do número de usuários envolvidos, das características temporais e até mesmo do local de realização do evento. Neste contexto, dezenas de milhares de usuários desejam acessar a rede ao mesmo tempo e, em geral, em um local em que a infraestrutura de rede foi projetada para uma demanda muito menor do que a necessária para o evento. Atualmente, a alternativa empregada para atender a demanda de usuários em grandes eventos é uso de redes sem-fio infraestruturadas, em particular, as redes celulares 3G e 4G. Neste cenário, aumentar permanentemente a infraestrutura de rede não é uma solução viável do ponto de vista das operadoras de telecomunicações, pois isso gera desperdício econômico e de recursos para elas após a realização do evento. A criação de uma infraestrutura temporária também é custosa em termos financeiros e pode não atender satisfatoriamente a demanda dos usuários. Portanto, este projeto propõe o uso de redes oportunistas como canal de comunicação alternativo para descarregar o tráfego de redes sem-fio infrasestruturadas. Redes oportunistas são redes baseadas em contatos entre dispositivos móveis que podem se comunicar diretamente sem auxílio de uma infraestrutura de comunicação. Em particular, este projeto estuda a viabilidade de redes oportunistas baseadas no novo paradigma de redes orientadas a conteúdo (Information-Centric Networks - ICNs). Neste paradigma, os nós da rede participam ativamente do armazenamento e da distribuição dos conteúdos e, assim, podem aumentar a eficiência da recuperação de conteúdo por empregarem múltiplas fontes e reduzir o impacto da mobilidade, uma vez que não há associação entre os identificadores de conteúdo e sua localização. Avaliam-se, principalmente, aspectos relacionados à mobilidade dos usuários e à segurança. Projeto selecionado no Edital Faperj JCNE 2015.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (5) .
Integrantes: Igor Monteiro Moraes - Coordenador.Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Bolsa.
2015 - Atual
CroMo: Crowd Data in the Mobile Cloud

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Luis Henrique Maciel Kosmalski Costa em 15/09/2017.
Descrição: O objetivo principal do projeto CroMo é investigar alternativas para descarregar eficientemente múltiplos dados coletados de usuários móveis para a nuvem. Para alcançar este objetivo, o projeto CroMo foca em três objetivos complementares: aquisição de dados, transmissão dos dados e processamento dos dados. Em um ambiente sem-fio, os dados podem ser originados de uma enorme variedade de dispositivos sem-fio. Assim, o primeiro objetivo deste projeto é de identificar a informação mais relevante entre todos os dados disponíveis, utilizando critérios locais. A noção de localidade pode estar relacionada com um único dispositivo sem-fio ou com um conjunto de dispositivos em uma determinada vizinhança. A ideia é de enviar para a nuvem apenas dados relevantes ou de associar maior prioridade a estes. Um sistema de sensoriamento de larga escala causa transmissões massivas para a nuvem. Assim, a transmissão confiável e tempestiva dos dados é o segundo objetivo do projeto. Nuvens móveis precisam estar disponíveis para receber e processar dados dos usuários sem-fio. O terceiro objetivo deste projeto é avaliar a disponibilidade da nuvem e propor melhorias de desempenho para o processamento dos dados. Estas melhorias estão relacionadas com a adaptação da infraestrutura de nuvem de acordo com as demandas dos usuários. Neste contexto, o projeto é original e ambicioso. Comparado a outros estudos em redes sem-fio, o CroMo foca em uma solução global desde a aquisição de dados brutos até a criação de informação na infraestrutura de nuvem móvel. Edital Capes/Cofecub no. 19/2014..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2015 - Atual
SLAN: Software Local Area Networks

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Otto Carlos Muniz Bandeira Duarte em 15/09/2017.
Descrição: Networks have significantly evolved over the last few years. Derived from the cloud computing paradigm, new network virtualization technologies are emerging. These technologies bring agility to the management and the control of infrastructures and services while rationalizing expenditures. They also enable network providers to improve the value-added of their networks and datacenters by offering new services. In complementarity to Software-Defined Networking (SDN), which aims at decoupling the control plane from the data plane and providing network programmability, Network Functions Virtualization (NFV) focuses on implementing network functions in software and deploying them on standard servers or shared infrastructures. NFV thus represents a disruptive change in the way networks are architected and operated. The SLAN project is a research project that leans on the technical expertise of the partners to bring a new paradigm with SLANs (Software Local Area Networks) and concretization impact (inverse of virtualization) to increase performance. The project will provide methods to design the placement of the different virtual machines within the femto-datacenters that form the backbone of future Software Virtual Local Area Networks (SVLAN). Moreover, the project will study how to secure these SVLANs and will show how useful is this paradigm for e-health and mobile networks (e.g., VANET -Vehicular Ad hoc NETworks and MANET ? Mobile Ad hoc NETworks). The project will also address NFV performance and dynamicity. Indeed, it is crucial to measure the utilization of resources and the performance of the services in a software environment. As a summary, the project will investigate, at the local area network level, urbanization techniques to dynamically allocate virtualized network functions. SLAN is an appealing software LAN-oriented project with a strong potential for future networking operations. We expect SLAN results to impact standards and NFV-SDN communities...
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2014 - 2017
SACI - Sistemas de rede Avançados para Cidades Inteligentes

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Debora Christina Muchaluat Saade em 06/06/2014.
Descrição: Este projeto visa à pesquisa e à inovação em redes avançadas aplicadas na construção de cidades inteligentes, abordando os principais desafios para as redes de nova geração. Duas linhas principais serão abordadas, sendo elas o desenvolvimento de aplicações e mecanismos para controle das redes de sensores, as quais são elementos essenciais das cidades inteligentes, e o desenvolvimento de uma rede de nova geração que permita a interconexão ubíqua de todos os usuários. Na linha de redes de sensores, mecanismos que permitam um melhor uso dos recursos dos sensores, assim como aplicações para monitoramento urbano serão analisados. Na linha de interconexão de diferentes áreas da cidade, serão analisadas novas arquiteturas de rede, as quais permitam um encaminhamento de pacotes mais eficiente e confiável, utilizando tecnologias como as redes centradas em conteúdo e as redes definidas por software. Nessa linha, as novas tecnologias serão estudadas e novos mecanismos para controle, qualidade de serviço, mobilidade e segurança de rede serão propostos e desenvolvidos..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2013 - 2016
TELE-SIRIS
Descrição: O Projeto TELE-SIRIS tem como objetivo o desenvolvimento de um módulo de telecomunicações para o simulador de redes elétricas inteligentes SIRIS. Código P&D-ANEEL: 5697-1413/2013..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2013 - 2016
RAV - Pesquisas em Redes Avançadas

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Célio Vinicius Neves de Albuquerque em 06/06/2014.
Descrição: Esse projeto visa à pesquisa e à inovação em redes avançadas, abordando os principais desafios para as redes de nova geração. Os trabalhos de pesquisa propostos neste projeto estão agrupados em dois temas principais: redes verdes e Internet do Futuro. O primeiro tema está relacionado a redes energeticamente eficientes. Redes sem fio que utilizam técnicas de conservação de energia e técnicas de redução de emissão de CO2 são consideradas redes energeticamente eficientes, ou redes verdes. Relacionados a redes verdes, os objetivos principais deste projeto são: (1) propor técnicas que proporcionem a economia de energia em redes sem fio, tais como novas métricas e protocolos de roteamento visando a aumentar o tempo de vida da rede; (2) propor técnicas de roteamento ciente de codificação de rede para redução da autointerferência e do número de pacotes transmitidos por dispositivos sem fio, com consequente economia de energia e aumento da vazão agregada; (3) propor mecanismos de escalonamento assíncronos em redes de sensores sem fio capazes de operar em esquemas assimétricos. O segundo tema a ser investigado neste projeto está relacionado à Internet do Futuro. Existe, atualmente, um consenso que a Internet possui limitações que impedem o desenvolvimento de novas aplicações..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2013 - 2016
RECEEF: Redes Cognitivas Energeticamente Eficientes

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Célio Vinicius Neves de Albuquerque em 27/05/2015.
Descrição: Propomos investigar: (1) técnicas dinâmicas de adaptação do padrão de atividade dos nós visando a aumentar o tempo de vida da rede evitando o problema do nó solitário; (2) técnicas para otimização do uso dos recursos da rede e maximização da taxa de entrega de pacotes em cenários com conectividade intermitente; (3) técnicas de codificação de rede para redução do número de pacotes transmitidos por dispositivos móveis; e (4) mecanismos de sensoriamento espectral, de alocação de canais de frequência e de ajuste dinâmico de potências de transmissão visando a coexistência de redes sem fio com compartilhamento eficiente do espectro..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2012 - 2015
ROC-SE - Redes Orientadas a Conteúdo: Segurança e Encaminhamento Eficiente
Descrição: As Redes Orientadas a Conteúdo (Content-Oriented Networks) representam um novo paradigma de comunicação para a Internet. O foco desse novo paradigma é a entrega de um dado conteúdo para os usuários independentemente da localização desse conteúdo. Por outro lado, na Internet atual, o foco é a comunicação entre sistemas finais. As redes orientadas a conteúdo se baseiam no fato de que, atualmente, em muitas das aplicações de sucesso na Internet o importante para os usuários é receber o conteúdo, não importa quem o envie ou onde ele está armazenado. Outra diferença fundamental entre a arquitetura atual e o novo paradigma orientado a conteúdo é que a infraestrutura da rede participa ativamente do armazenamento e da distribuição dos conteúdos. Com isso, aumenta-se a eficiência da localização e da entrega e a disponibilidade de conteúdos. Outra vantagem é que as redes orientadas de conteúdo simplificam soluções para problemas tradicionais da Internet atual, como a mobilidade e a segurança dos conteúdos. Entretanto, existem diferentes desafios para o desenvolvimento das redes orientadas a conteúdo. Neste projeto, dois desses desafios são abordados: a segurança dos usuários e dos conteúdos e o encaminhamento eficiente do conteúdo em diferentes cenários. Avalia-se o emprego de mecanismos de anonimização para garantir a privacidade dos usuários, uma vez que os elementos intermediários da rede usam informações dos próprios conteúdos solicitados pelos usuários para encaminhá-los. Investiga-se também como o uso de múltiplas fontes e múltiplos caminhos pode aumentar a eficiência e a robustez do encaminhamento de conteúdos. Avaliam-se ainda a necessidade da adoção de políticas de cache e de diferenciação de requisições para prover qualidade de serviço e o impacto da adoção das ROCs em redes móveis sem-fio..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Igor Monteiro Moraes - Coordenador / Pedro Braconnot Velloso - Integrante / Juliano Fischer Naves - Integrante / Gabriel Marçal de Brito - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
2012 - 2015
VINCI: Virtualização Integrando Nuvens às Cidades Inteligentes
Descrição: Os sistemas de comunicação do futuro caminham para um modelo centrado em dados formado por nuvens computacionais. Usuários são agora fontes de dados; empresas armazenam enormes quantidades de informações de clientes; milhões de sensores monitoram o mundo real, possibilitando as Cidades Inteligentes e criando a necessidade da Internet das coisas. A inovação em todos os setores da economia depende de um sistema de comunicação eficiente e também da captura, da transferência e da análise de grandes massas de dados. Isto faz com que o número de centros de dados se multiplique rapidamente para constituir as nuvens. Além disso, a demanda por mobilidade faz com que o número de dispositivos sem fio ultrapasse o número de dispositivos fixos. O objetivo deste projeto é integrar diversas funcionalidades de redes em uma única infraestrutura ubíqua a fim de viabilizar a criação e o desenvolvimento de novas aplicações para o auxílio e solução de problemas relacionados com as cidades inteligentes. As principais funcionalidades integradas são o poder de processamento e compartilhamento de recursos em nuvens, o monitoramento e coleta de informações através de sensoriamento participativo e, por fim, a mobilidade e ubiquidade proporcionada pelas redes móveis e tolerantes a atrasos e desconexões. Portanto, a infraestrutura proposta permite a criação de uma nova gama de aplicações que podem usufruir das diferentes funcionalidades. Entre as aplicações possíveis podem ser citadas as que procuram atenuar os problemas de enchentes, poluição, energia, queimadas, congestionamentos e segurança pública. O projeto envolve quatro instituições de renome (UFRJ, UFF, UERJ e LNCC) com pesquisadores de excelência consorciados com pesquisadores emergentes. A formação de recursos humanos de alto nível tecnológico e científico é a principal meta deste projeto..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2011 - 2013
ReVir: Redes Virtuais na Internet do Futuro
Descrição: O paradigma de redes virtuais é uma base importante para a Internet do Futuro, pois provê mais flexibilidade ao núcleo da rede. Assim, é possível atender diferentes requisitos de aplicações e avaliar novas propostas de protocolos e arquiteturas no núcleo da rede. Esse paradigma possibilita que inúmeros elementos de redes virtuais possam coexistir em um único equipamento físico, mas possui ainda enormes desafios a serem vencidos para que a nova rede seja uma realidade. Este projeto aborda diversos aspectos em diferentes áreas de pesquisa sobre redes virtuais para a Internet do Futuro e propõe sistemas, mecanismos, serviços e aplicações para solucionar importantes desafios. O projeto atua em diferentes camadas da arquitetura de redes virtuais e visa oferecer: uma infraestrutura de rede programável; ferramentas de virtualização de redes com diferentes características em diferentes camadas de acordo com os requisitos das aplicações; uma infraestrutura de rede segura com garantia de isolamento entre as redes virtuais; e ferramentas de controle e gerenciamento que garantam qualidade de serviço nas redes virtualizadas. Projeto selecionado na chamada de projetos em Virtualização de Redes e Serviços do CTIC/2010..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2011 - 2013
INFRAS: Internet do Futuro: Nuvens, Mobilidade e Segurança
Descrição: A Internet não consegue atender os requisitos das aplicações atuais de maneira satisfatória. O modelo atual, de núcleo simples e inteligência nas extremidades, facilitou e acelerou o crescimento da Internet, uma vez que não é necessário modificar o núcleo da rede para a criação de novas aplicações. Por outro lado, a simplicidade desse modelo praticamente ?ossifica? a Internet, tornando difícil resolver problemas estruturais importantes que não foram previstos pelo projeto inicial da Internet. A evolução da Internet tem se dado através de ?remendos? e uma ?Nova Internet? se faz necessária para que os requisitos atuais e também das futuras aplicações sejam atendidos plenamente. Os desafios são enormes e as propostas de soluções, antes de serem adotadas, devem ser avaliadas, simuladas e testadas em um ambiente de escala compatível com a Internet atual. Diversos projetos de pesquisa estão em andamento para estudar os problemas, propor soluções e avaliá-las em plataformas de testes em larga escala. As principais iniciativas para a elaboração da Internet do Futuro defendem que o projeto da nova arquitetura deve prever ações que explicitamente preservem a capacidade de mudar e evoluir das tecnologias de rede. O projeto INFRAS se propõe a desenvolver novas técnicas que respondam aos mais diversos problemas ligados a três tópicos fundamentais para que a Internet do Futuro seja realidade: segurança, mobilidade e virtualização de recursos. Projeto selecionado no Edital CNPq n.º 53/2010 ? Cooperação Internacional - Convênios Bilaterais..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2010 - 2017
REMOTE: Framework para Monitoramento de Linhas de Transmissão de Energia sobre Redes em Malha Sem Fio

Projeto certificado pela empresa Empresa Amazonense de Transmissão de Energia em 15/03/2013.
Descrição: Projeto em parceria com a EATE (Empresa Amazonense de Transmissão de Energia S.A). Infraestrutura de comunicação em malha sem fio para supervisão e controle de sistemas de transmissão de energia. Programa de P&D da ANEEL em cooperação com a empresa TBE (Transmissoras Brasileiras de Energia). Este projeto é registrado na ANEEL sob códigos: PD-2651-0010/2013, PD-2651-0002/2009..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2010 - 2014
REEF: Redes Energeticamente Eficientes
Descrição: Este projeto define como redes energeticamente eficientes, ou Redes Verdes, toda rede de comunicação que utiliza técnicas de conservação de energia e técnicas de redução de emissão de CO2, seja através do uso de fontes de energia renováveis, seja no escalonamento da atividade dos nós, seja na operação em modo desconectado, ou ainda através da redução de transmissões de pacotes proporcionando economia de energia. A equipe deste projeto reúne pesquisadores do Instituto de Computação e do Departamento de Engenharia de Telecomunicações da UFF. A equipe possui vasta experiência na pesquisa e desenvolvimento de redes sem fio de múltiplos saltos alimentadas por energia solar e de redes tolerantes a atrasos e interrupções. Ao longo de mais de uma década de pesquisas na área, uma grande variedade de técnicas tem sido proposta visando a aumentar a eficiência energética das redes sem fio. Especificamente neste projeto, consideramos redes sem fio comumente formadas por nós móveis ou fixos alimentados por baterias carregadas ciclicamente por energia renovável. Nestes cenários propomos investigar: (1) técnicas dinâmicas de adaptação do padrão de atividade dos nós visando a aumentar o tempo de vida da rede evitando o problema do nó solitário; (2) técnicas para otimização do uso dos recursos da rede e maximização da taxa de entrega de pacotes em cenários com conectividade intermitente; e (3) técnicas de codificação de rede para redução do número de pacotes transmitidos por dispositivos móveis. Projeto selecionado no Edital MCT/CNPq n° 09/2010 ? PDI de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação em Áreas Estratégicas..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2010 - 2012
AGITO: Aplicações e Gerenciamento para a InTernet do futurO
Descrição: Este projeto aborda propostas de novas arquiteturas e aplicações para a Internet do Futuro. Atualmente, o sucesso da Internet é indiscutível e pode ser comprovado pelo número de usuários da rede. Entretanto, muitas das aplicações desenvolvidas recentemente exigem adaptações da rede que contrariam os seus dois pilares fundamentais: a arquitetura com núcleo simples e inteligência nas extremidades da rede e o perfil de protocolos TCP/IP (Transmission Control Protocol/Internet Protocol). Assim, é consenso entre os pesquisadores que um novo projeto para a Internet é necessário para que a rede possa continuar crescendo e atendendo aos requisitos das novas aplicações. Dentre as propostas de novas arquiteturas para a Internet, a arquitetura pluralista é uma das mais desafiadoras. Nessa arquitetura, permite-se a criação de múltiplas redes virtuais que operam simultaneamente sobre um mesmo substrato físico. Cada uma dessas redes virtuais pode ser configurada com uma pilha de protocolos diferente, de acordo com os requisitos das aplicações e dos usuários. Portanto, um objetivo deste projeto é propor mecanismos de gerenciamento e controle de recursos entre as diferentes redes virtuais. Dentre as novas aplicações, se destaca o uso dos sistemas par-a-par para compartilhar arquivos, fazer audioconferências e até mesmo distribuir vídeo na Internet. A distribuição de vídeo é um grande desafio devido ao número de usuários envolvidos, que pode chegar a milhões, e à banda passante exigida dos provedores de serviço. Sendo assim, um dos objetivos deste projeto é desenvolver e avaliar mecanismos para aumentar a eficiência da distribuição de vídeo usando sistemas par-a-par. Projeto selecionado no Edital MCT/CNPq N º 14/2010 - Universal..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2010 - 2011
Faperj-INST - Internet do Futuro: Novas Arquiteturas e Aplicações Avançadas
Descrição: Este projeto aborda propostas de novas arquiteturas e aplicações para a Internet do Futuro. Atualmente, o sucesso da Internet é indiscutível e pode ser comprovado pelo número de usuários da rede. Entretanto, muitas das aplicações desenvolvidas recentemente exigem adaptações da rede que contrariam os seus dois pilares fundamentais: a arquitetura com núcleo simples e inteligência nas extremidades da rede e o perfil de protocolos TCP/IP (Transmission Control Protocol/Internet Protocol). Assim, é consenso entre os pesquisadores que um novo projeto para a Internet é necessário para que a rede possa continuar crescendo e atendendo aos requisitos das novas aplicações. Dentre as propostas de novas arquiteturas para a Internet, a arquitetura pluralista é uma das mais desafiadoras. Nessa arquitetura, permite-se a criação de múltiplas redes virtuais que operam simultaneamente sobre um mesmo substrato físico. Cada uma dessas redes virtuais pode ser configurada com uma pilha de protocolos diferente, de acordo com os requisitos das aplicações e dos usuários. Portanto, um objetivo deste projeto é propor mecanismos de gerenciamento e controle de recursos entre as diferentes redes virtuais. Dentre as novas aplicações, se destaca o uso dos sistemas par-a-par para compartilhar arquivos, fazer audioconferências e até mesmo distribuir vídeo na Internet. A distribuição de vídeo é um grande desafio devido ao número de usuários envolvidos, que pode chegar a milhões, e à banda passante exigida dos provedores de serviço. Sendo assim, um dos objetivos deste projeto é desenvolver e avaliar mecanismos para aumentar a eficiência da distribuição de vídeo usando sistemas par-a-par. Projeto selecionado no Edital INST - Auxílio Instalação - 2010/2..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2010 - 2011
GT-ReBUS: Redes de Acesso em Ônibus Universitários
Descrição: O objetivo do GT-ReBUS é implementar um protótipo de rede móvel de acesso à Internet por meio de redes veiculares interconectadas a uma rede em malha sem fio. Através de celulares ou computadores portáteis equipados com interfaces IEEE 802.11, os usuários terão acesso à Internet dentro dos ônibus de circulação interna que frequentemente servem os alunos e professores nos campi universitários. Projeto selecionado na chamada de Grupos de Trabalho 2010-2011 da RNP..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2010 - 2011
JPq-UFF 2010 - Internet do Futuro: Novas Arquiteturas e Aplicações Avançadas
Descrição: Este projeto aborda as aplicações e propostas de novas arquiteturas para a Internet do Futuro. Atualmente, o sucesso da Internet é indiscutível e pode ser comprovado pelo número de usuários da rede. Entretanto, muitas das aplicações desenvolvidas recentemente exigem adaptações da rede que contrariam os seus dois pilares fundamentais: a arquitetura com núcleo simples e inteligência nas extremidades da rede e o perfil de protocolos TCP/IP (Transmission Control Protocol/Internet Protocol). Assim, é consenso entre os pesquisadores que um novo projeto para a Internet é necessário para que a rede possa continuar crescendo e atendendo aos requisitos das novas aplicações. Dentre essas novas aplicações, se destaca o uso dos sistemas par-a-par para compartilhar arquivos, fazer audioconferências e até mesmo distribuir vídeo na Internet. A distribuição de vídeo é um grande desafio devido ao número de usuários envolvidos, que pode chegar a milhões, a banda passante exigida dos provedores de serviço. Sendo assim, um dos objetivos deste projeto é desenvolver e avaliar mecanismos para aumentar a eficiência da distribuição de vídeo usando sistemas par-a-par. Dentre as propostas de novas arquiteturas para Internet, a arquitetura pluralista é uma das mais desafiadoras. Nessa arquitetura, permite-se a criação de múltiplas redes virtuais que operam simultaneamente sobre um mesmo substrato físico. Cada uma dessas redes virtuais pode ser configurada com uma pilha de protocolos diferente, de acordo com os requisitos das aplicações dos usuários. Portanto, outro objetivo deste projeto é propor mecanismos de gerenciamento e controle de recursos entre as diferentes redes virtuais. Projeto selecionado no Edital JPq UFF 2010..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2009 - 2014
Horizon - Um Novo Horizonte para a Internet
Descrição: O projeto Horizon é uma iniciativa franco-brasileira com participação do Grupo de Teleinformática e Automação que visa desenvolver uma nova arquitetura para a Internet baseada em pluralismo e inteligência. No projeto Horizon é investigado um novo sistema automático de pilotagem que inclui mecanismos inteligentes prontos para compreender o contexto e para adaptar o protocolo à situação corrente. Para dar suporte ao pluralismo, é introduzida uma arquitetura inteligente adaptada para redes virtuais. A seleção da rede virtual a ser usada é decidida dependendo do contexto e do serviço a ser oferecido. O Horizon é um Projeto Binacional França-Brasil selecionado pelo Ministério das Comunicações Brasileiro e pela Agence Nationale de la Recherche envolvendo a UFRJ, a Unicamp, a PUC-Rio e a empresa Netcenter Informática LTDA e, pelo lado francês, o LIP6/UPMC, Telecom Sud, Ginkgo Networks, Devoteam Group e Virtuor..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2007 - 2010
SAMBA - Segurança, Autonomia, Mobilidade, uBiqüidade em redes Avançadas
Descrição: Este projeto visa consolidar um ambiente de pesquisa colaborativo nas áreas de segurança, redes autônomas, redes sem fio e redes avançadas, entre equipes brasileiras e francesas propiciando pesquisas conjuntas e o aperfeiçoamento de professores, pesquisadores e alunos. Este projeto tem como instituições participantes, pelo lado brasileiro, A Universidade Federal do Rio de Janeiro, a Universidade do Estado do Rio de Janeiro e o Laboratório Nacional de Computação Científica e, pelo lado francês, a Université Pierre et Marie Curie (Paris6), Université de Lille I, o Institut National de Recherche en Informatique et en Automatique (INRIA) Rhône-Alpes e o Centre National de la Recherche Scientifique (LAAS-CNRS). Projeto de Cooperação Internacional CAPES/COFECUB 549/07..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2007 - 2009
RedesNG - Redes de Nova Geração: Tecnologias Estratégicas de Comunicação
Descrição: Este projeto objetiva pesquisas em Redes de Nova Geração focando em redes sem fio ad hoc e em malha, redes tolerantes a atrasos e desconexões, distribuição de vídeo em redes P2P e segurança. Propõe-se novas métricas para o roteamento eficiente em redes em malha e para redes ad hoc com enlaces cooperativos. As novas tecnologia de redes tolerantes a atrasos e desconexões e ad hoc veiculares, ou VANETs (Vehicular Ad Hoc NETworks), onde os nós são veículos automotores com interfaces de rede sem fio embarcadas, são abordadas. Propõe-se um modelo para redes em malha em ambientes fechados mais realista que leva em conta as interferências entre os canais, a captura do canal e a discretização das taxas de transmissão usadas nas redes IEEE 802.11. Estuda-se também a tecnologia de rádios cognitivos de forma a aumentar a eficiência do uso do escasso espectro de freqüência ao se detectar e utilizar oportunidades de freqüências ociosas no espectro. Em segurança são estudados os problemas de rastreamento de pacotes, de spam e de controle de acesso descentralizado e a detecção de intrusão em redes sem fio. Projeto selecionado no Edital FAPERJ N.º 09/2007, processo Faperj E-26/110.372/2007..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2007 - 2009
INGRESSOS - Internet de Nova GeRação: acESSO e Segurança
Descrição: Este projeto aborda um conjunto de linhas de pesquisas relacionadas às redes de nova geração que correspondem aos temas de teses de doutorado, teses de mestrado e projetos de fim de curso que estão sendo desenvolvidos no Grupo de Teleinformática e Automação. Os temas de pesquisa estudados são: Redes sem Fio em Malha, Comunicações Cooperativas, Sistema de Segurança baseado em Confiança, Sistema de Detecção de Intrusão, Controle de Acesso, Distribuição de Chaves Criptográficas, Redes Tolerantes a Atrasos e Desconexões, Combate ao SPAM, Qualidade de Serviço em Redes Ópticas e Sistemas de Distribuição de Vídeo Par-a-Par. Projeto selecionado no Edital MCT/CNPq Universal 15/2007, processo CNPq 482158/2007-7..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2007 - 2009
REBU - Sistemas de REdes RoBUstos: Modelos e Ferramentas
Descrição: Este projeto objetiva o estabelecimento e a consolidação de uma rede de pesquisa colaborativa e temática envolvendo um grupo de pesquisa multiinstitucional para investigação de problemas desafiadores relacionados à robustez de sistemas de redes. Diversas pesquisas sobre uma nova Internet estão sendo realizadas, pois se acredita que a Internet atual não conseguirá se adaptar, mantendo sua robustez, ao crescimento acelerado e de forma descentralizada de seus usuários e suas aplicações. A Internet deve ser escalável, tolerante a falhas (intencionais ou não) e confiável frente aos diferentes padrões de comportamento de seus usuários. Muitos dos esforços até hoje realizados são isolados e independentes, resultando em soluções com eficácia restrita. Este projeto tem por objetivo desenvolver um arcabouço unificado de modelos e ferramentas integradas para dotar sistemas de rede, e em especial a Internet, de robustez frente às variações tecnológicas e aos diferentes padrões de comportamento de seus usuários mais comumente observados, particularmente os considerados maliciosos, oportunistas e, em última instância, anti-sociais. Os resultados esperados devem romper com paradigmas atuais e contribuir em áreas como inclusão digital, telemedicina, educação a distância, suporte a aplicações de e-ciência, entre outras. Projeto selecionado no Edital Grandes Desafios da Computação no Brasil: 2006-2016 MCT/CNPq/CT-INFO nº 07/2007, processo CNPq 550995/2007-2..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2006 - 2008
SUA-Rede: Segurança, Ubiqüidade e Autonomia na Rede
Descrição: Este projeto aborda um conjunto de linhas de pesquisas que têm como áreas principais a segurança, a ubiqüidade e a autonomia em redes. Projeto selecionado no Edital MCT/CNPq 02/2006 ? Universal, processo CNPq 486186/2006-7..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2005 - 2006
CISBTVD - Canal de Interatividade do Sistema Brasileiro de TeleVisão Digital
Descrição: O projeto CISBTVD tem por objetivos analisar e propor alternativas tecnológicas para a implementação do canal de interatividade do Sistema Brasileiro de Televisão Digital, em especial, a utilização de um canal de rádio-freqüência e outro utilizando redes sem fio ad hoc. Projeto selecionado na chamada chamada MC/MCT/FINEP/FUNTTEL ? Nº 01/2004..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2004 - 2007
GigaBOT - Laboratórios de Acesso Remoto Sobre Redes Avançadas
Descrição: Este projeto tem como objetivo desenvolver uma plataforma para aplicações em tempo real, a fim de permitir o acesso remoto a robôs em laboratórios virtuais para fins educativos e de pesquisa. Esse projeto é multinstitucional e foi selecionado na chamada do Projeto GIGA da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) - chamada RNP 01/2004..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2004 - 2007
TAQUARA - Tecnologia, Aplicações e QUAlidade de serviço em Redes Avançadas
Descrição: O Projeto TAQUARA tem por objeto a pesquisa, desenvolvimento e suporte de aplicações em redes ópticas avançadas. Os principais temas de pesquisa do projeto TAQUARA são: Distribuição de Vídeo, Transporte e Rastreamento de Pacotes, Modelagem e Segurança de Grades Computacionais, Comunicação Multicast Baseada em Rótulos, Gerência de Qualidade de Serviço e Protocolos para Redes de Acesso Óptico. Esse projeto é multinstitucional e foi selecionado na chamada do Projeto GIGA da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) - chamada RNP 01/2004. Envolve a UFRJ, Unicamp, USP, UERJ, UFPA, Cobra Tecnologia, PRODERJ e Netcenter Informática..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2002 - 2004
VIMOS - Vídeo, Mobilidade e Segurança
Descrição: O rápido desenvolvimento de novas tecnologias para redes de alta banda, comunicação sem fio, técnicas de compressão, etc, tornou possível o desenvolvimento de sofisticadas infra-estruturas de comunicação para suportar uma variedade de aplicações multimídia. Dentre essas podemos distinguir, por exemplo, a transmissão de áudio e vídeo em tempo real. Entretanto, um ambiente sem fio traz desafios adicionais a essas aplicações devido a taxas mais altas de erro em comparação a redes interligadas por fibra ótica, limitações de banda e mobilidade dos usuários. O projeto VIMOS tem como objetivo principal estudar, conceber e avaliar o desempenho de um conjunto de mecanismos e protocolos capazes de lidar com esses aspectos para permitir a transmissão de vídeo com qualidade e segurança. Dentre os aspectos abordados neste projeto pode-se citar protocolos e mecanismos de provisão de QoS e segurança em redes sem fio, caracterização do tráfego de vídeo, middleware para o gerenciamento da QoS nestas redes e aplicações de vídeo adaptativas. Projeto financiado pelo CNPq - Chamada Conjunta MCT/SEPIN-CNPq-FINEP 01/ 2002 ? Programa de Apoio à Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação em Tecnologia da Informação - PD&I-TI..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2002 - 2004
MIDAS - MobilIDade, Alta velocidade e Segurança
Descrição: Projeto selecionado no Edital Universal 01/2002 do CNPq..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2001 - 2004
QUARESMA - QUAlidade de Serviço em REdes ? Segurança, Mobilidade e Aplicações
Descrição: Projeto multinstitucional selecionadao no edital do CNPq para projeto em redes avançadas (processo CNPq 552521/2001-0)..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Revisor de periódico


2008 - 2008
Periódico: Journal of Lightwave Technology (Print)
2009 - 2009
Periódico: Peer-to-Peer Networking and Applications
2010 - 2010
Periódico: IEEE/OSA Journal of Optical Communications and Networking
2010 - 2010
Periódico: Applied Optics
2012 - 2012
Periódico: IEEE Journal on Selected Areas in Communications (Print)
2012 - 2012
Periódico: IEEE Communications Letters (Print)
2012 - 2012
Periódico: Revista Controle & Automação da Sociedade Brasileira de Automação
2011 - 2013
Periódico: Multimedia Tools and Applications
2013 - 2013
Periódico: Computer Networks (1999)
2013 - 2014
Periódico: KSII T INTERNET INF
2014 - 2014
Periódico: Computer Communications
2013 - Atual
Periódico: Journal of Network and Computer Applications
2015 - Atual
Periódico: Ad Hoc Networks
2015 - Atual
Periódico: Annales des Telecommunications
2018 - 2018
Periódico: IEEE Transactions on Dependable and Secure Computing
2017 - 2017
Periódico: INTERNATIONAL JOURNAL OF COMMUNICATION SYSTEMS


Revisor de projeto de fomento


2016 - Atual
Agência de fomento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
2015 - 2016
Agência de fomento: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Acre
2010 - 2010
Agência de fomento: (FINEP) Financiadora de Estudos e Projetos


Áreas de atuação


1.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Elétrica / Subárea: ELETRÔNICA/Especialidade: Redes de computadores.
2.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Sistemas de Computação/Especialidade: Teleinformática.
3.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação/Especialidade: Sistemas de Informação.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2016
Bolsa de Produtividade em Pesquisa (Nível PQ-2), CNPq.
2015
Jovem Cientista do Nosso Estado, Faperj.
2014
Trabalho orientado vencedor da competição de estudantes da conferência IEEE SmartGridComm 2014. Autoria de Guilherme Rolim e Souza, IEEE.
2014
Trabalho orientado classificado em 2o lugar no Concurso Acadêmico Búzios Cidade Digital. Autoria de Guilherme Rolim e Souza, AMPLA.
2014
Menção honrosa pela orientação do trabalho classificado em 3o. lugar XXIV Seminário de Iniciação Científica e Prêmio UFF Vasconcellos Torres de Ciência e Tecnologia, UFF.
2013
Tese orientada classificada em 3o. lugar no IV Prêmio Marechal-do-Ar Casimiro Montenegro Filho, no tema Cibernético, Secretaria de Assuntos Estratégicos.
2010
Aprovação em segundo lugar em concurso público para Professor Adjunto do Departamento de Ciência da Computação da UFF, Universidade Federal Fluminense.
2010
Tese de Doutorado indicada pelo Programa de Engenharia Elétrica da COPPE/UFRJ ao Prêmio Capes de Teses 2010, PEE/COPPE/UFRJ.
2007
Melhor artigo do SBRC 2007, "Uma Avaliação Multienlace do Mecanismo de Controle de Admissão Baseado no Grau de Ocupação em Redes Ópticas", Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores/Sociedade Brasileira de Computação.
2006
Bolsa de Doutorado no País, CNPq.
2005
Menção honrosa pela autoria do artigo 'Um Mecanismo de Controle de Admissão para Provisão de Serviços Diferenciados em Redes de Rajadas Ópticas', classificado entre os seis melhores do SBRC'05, Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores/Sociedade Brasileira de Computação.
2004
Bolsa de Mestrado no País, CAPES.
2004
Diploma CUM LAUDE, Universidade Federal do Rio de Janeiro.


Produções



Produção bibliográfica
Citações

Web of Science
Total de trabalhos:6
Total de citações:25
Fator H:2
Subject Heading=(MULTIDISCIPLINARY SCIENCE TECHNOLOGY) AND Author=(MORAES IM)  Data: 13/08/2010

SCOPUS

Artigos completos publicados em periódicos

1.
MASCARENHAS, D. M.2018MASCARENHAS, D. M. ; MORAES, I. M. . PIF and ReCiF: Efficient Interest-Packet Forwarding Mechanisms for Named-Data Wireless Mesh Networks. INFORMATION, v. 9, p. 1-25, 2018.

2.
ROLIM, G.2017ROLIM, G. ; PASSOS, D. G. ; ALBUQUERQUE, C. V. N. ; MORAES, I. M. . MOSKOU: A Heuristic for Data Aggregator Positioning in Smart Grids. IEEE Transactions on Smart Grid, v. PP, p. 1-11, 2017.

3.
DE OLIVEIRA, ETIENNE C. R.2016DE OLIVEIRA, ETIENNE C. R. ; SILVA, EDELBERTO FRANCO ; Passos, Diego ; NAVES, JULIANO ; MUCHALUAT-SAADE, DÉBORA CHRISTINA ; Moraes, Igor M. ; ALBUQUERQUE, CÉLIO . Context-Aware Routing in Delay and Disruption Tolerant Networks. International Journal of Wireless Information Networks, v. 23, p. 231-245, 2016.

4.
LUIZ NASSERALA PIRES, ANDRE2016LUIZ NASSERALA PIRES, ANDRE ; MONTEIRO MORAES, IGOR . The Producer-Consumer Collusion Attack in Content-Centric Networks. Revista IEEE América Latina, v. 14, p. 3003-3010, 2016.

5.
KAZIENKO, J. F.2015KAZIENKO, J. F. ; SILVA FILHO, P. R. S. E. ; MORAES, I. M. ; ALBUQUERQUE, C. V. N. . On the Performance of a Secure Storage Mechanism for Key Distribution Architectures in Wireless Sensor Networks. International Journal of Distributed Sensor Networks (Online), v. 2015, p. 1-14, 2015.

6.
NASSERALA, A.2015NASSERALA, A. ; MORAES, I. M. . The Producer-Consumer Collusion Attack in Content-Centric Networks. ENIGMA - Brazilian Journal of Information Security and Cryptography, v. 2, p. 48-55, 2015.

7.
CAMPISTA, M. E. M.2014CAMPISTA, M. E. M. ; RUBINSTEIN, M. G. ; MORAES, I. M. ; COSTA, L. H. M. K. ; DUARTE, O. C. M. B . Challenges and Research Directions for the Future Internetworking. IEEE Communications Surveys and Tutorials, v. 16, p. 1050-1079, 2014.

8.
Moraes, Igor M.2014Moraes, Igor M.; MATTOS, DIOGO M.F. ; FERRAZ, LYNO HENRIQUE G. ; CAMPISTA, MIGUEL ELIAS M. ; RUBINSTEIN, MARCELO G. ; COSTA, LUÍS HENRIQUE M.K. ; DE AMORIM, MARCELO D. ; VELLOSO, PEDRO B. ; DUARTE, OTTO CARLOS M.B. ; PUJOLLE, GUY . FITS: A flexible virtual network testbed architecture. Computer Networks, v. 63, p. 221-237, 2014.

9.
KAZIENKO, J. F.2013KAZIENKO, J. F. ; RIBEIRO, I. C. G ; MORAES, I. M. ; ALBUQUERQUE, C. V. N. . SENSORLock: A Lightweight Key Management Scheme for Wireless Sensor Networks. Security and Communication Networks, v. 6, p. 1198-1210, 2013.

10.
FERNANDES; N.C.2011FERNANDES ; MOREIRA, M. D. D. ; MORAES, I. M. ; FERRAZ, L. H. G. ; COUTO, R. S. ; CARVALHO, H. E. T. ; CAMPISTA, M. E. M. ; COSTA, L. H. M. K. ; DUARTE, O. C. M. B . Virtual Networks: Isolation, Performance, and Trends. Annales des Télécommunications (Cessou em 2007), v. 66, p. 339-355, 2011.

11.
KAZIENKO, J. F.2011KAZIENKO, J. F. ; RIBEIRO, I. C. G ; MORAES, I. M. ; ALBUQUERQUE, C. V. N. . Practical Evaluation of a Secure Key-Distribution and Storage Scheme for Wireless Sensor Networks Using TinyOS. CLEI Electronic Journal, v. 14, p. 8, 2011.

12.
MORAES, I. M.2010 MORAES, I. M.; DUARTE, O. C. M. B . Using the Network Load for Admission Control in OBS Networks: a Multilink Approach. Journal of Optical Communications and Networking (Print), v. 2, p. 137-147, 2010.

13.
MORAES, I. M.2009 MORAES, I. M.; LAUFER, R. P. ; CUNHA, D. O. ; DUARTE, O. C. M. B . An efficient admission control mechanism for optical burst-switched networks. Photonic Network Communications, v. 18, p. 65-76, 2009.

14.
MORAES, I. M.;Moraes, Igor;Moraes, Igor M.;Moraes, I.M.;MONTEIRO MORAES, IGOR;MORAES, IGOR MONTEIRO2008MORAES, I. M.; DUARTE, O. C. M. B . Um Mecanismo de Controle de Admissão Baseado no Grau de Ocupação para Redes Ópticas. Revista Brasileira de Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos, v. 01, p. 37-50, 2008.

15.
CAMPISTA, M. E. M.2008CAMPISTA, M. E. M. ; PASSOS, D. G. ; ESPOSITO, P. M. ; MORAES, I. M. ; SAADE, D. C. M. ; ALBUQUERQUE, C. V. N. ; COSTA, L. H. M. K. ; RUBINSTEIN, M. G. ; DUARTE, O. C. M. B . Routing Metrics and Protocols for Wireless Mesh Networks. IEEE Network, v. 22, p. 6-12, 2008.

16.
MORAES, I. M.2008 MORAES, I. M.; CAMPISTA, M. E. M. ; DUARTE, J. L. ; PASSOS, D. G. ; RUBINSTEIN, M. G. ; ALBUQUERQUE, C. V. N. ; COSTA, L. H. M. K. ; DUARTE, O. C. M. B . On the impact of user mobility on peer-to-peer video streaming. IEEE Wireless Communications, v. 15, p. 54-62, 2008.

17.
CAMPISTA, M. E. M.2007CAMPISTA, M. E. M. ; MORAES, I. M. ; ESPOSITO, P. M. ; AMODEI JR., A. ; CUNHA, D. O. ; COSTA, L. H. M. K. ; DUARTE, O. C. M. B . The ad hoc return channel: a low-cost solution for Brazilian interactive digital TV. IEEE Communications Magazine (Print), v. 45, p. 136-143, 2007.

18.
CUNHA, D. O.2005CUNHA, D. O. ; LAUFER, R. P. ; MORAES, I. M. ; BICUDO, M. D. D. ; VELLOSO, P. B. ; DUARTE, O. C. M. B . A Bio-Inspired Field Estimation Scheme for Wireless Sensor Networks. Annales des Télécommunications, v. 60, p. 806-818, 2005.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
BRITO, G. M. ; VELLOSO, P. B. ; MORAES, I. M. . Information-Centric Networks: A new paradigm for the Internet. 1. ed. Londres: ISTE/Wiley, 2013. v. 1. 122p .

Capítulos de livros publicados
1.
PASSOS, D. G. ; ROLIM, G. ; RIBEIRO, I. C. G ; MORAES, I. M. ; ALBUQUERQUE, C. V. N. . Robust Advanced Metering Infrastructures and Networks for Smart Grid. In: E. Kabalci; Y. Kabalci. (Org.). Smart Grids and Their Communications Systems. Energy Systems in Electrical Engineering. 1ed.Cingapura: Springer, 2018, v. , p. 551-605.

2.
MORAES, I. M.. Amélioration des performances et contrôle des n?uds du réseau virtuel. In: Otto Carlos M. B. Duarte; Guy Pujolle. (Org.). Réseaux virtuels. 1ed.Paris: Hermès/Lavoisier, 2014, v. , p. 1-298.

3.
MORAES, I. M.. Performance Improvement and Control of Virtual Network Elements. In: Otto Carlos M. B. Duarte, Guy Pujolle. (Org.). Virtual Networks: Pluralistic Approach for the Next Generation of Internet. 1ed.Londres: Wiley-ISTE, 2013, v. 1, p. 83-108.

4.
RIBEIRO, I. C. G ; GUIMARAES, F. Q. ; KAZIENKO, J. F. ; ROCHA, A. A. A. ; VELLOSO, P. B. ; MORAES, I. M. ; ALBUQUERQUE, C. V. N. . Segurança em Redes Centradas em Conteúdo: Vulnerabilidades, Ataques e Contramedidas. In: Aldri dos Santos. (Org.). Simpósio Brasileiro de Segurança da Informação e de Sistemas Computacionais - SBSeg. 1ed.Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2012, v. 1, p. 101-150.

5.
BRITO, G. M. ; VELLOSO, P. B. ; MORAES, I. M. . Redes Orientadas a Conteúdo: Um Novo Paradigma para a Internet. In: Antônio Jorge Gomes Abelém; Dorgival Olavo Guedes Neto; Jussara Marques de Almeida. (Org.). Livro de Minicursos do SBRC 2012. 1ed.Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação - SBC, 2012, v. 1, p. 211-264.

6.
CAMPISTA, M. E. M. ; FERRAZ, L. H. G. ; MORAES, I. M. ; LANZA, M. L. D. ; COSTA, L. H. M. K. ; DUARTE, O. C. M. B . Interconexão de Redes na Internet do Futuro: Desafios e Soluções. In: Luciano Paschoal Gaspary; Marinho Pilla Barcellos; Carlos Alberto Kamienski. (Org.). Livro Texto dos Minicursos do XXVIII Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores e Sistemas Distríbuidos. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2010, v. , p. -.

7.
ALVES, R. S. ; CAMPBELL, I. V. ; COUTO, R. S. ; CAMPISTA, M. E. M. ; MORAES, I. M. ; RUBINSTEIN, M. G. ; COSTA, L. H. M. K. ; DUARTE, O. C. M. B ; ABDALLA, M. . Redes Veiculares: Princípios, Aplicações e Desafios. In: Artur Ziviani; Paulo André da Silva Gonçalves; Carlos André Guimarães Ferraz. (Org.). Minicursos do SBRC 2009. 1ed.Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2009, v. 1, p. 199-254.

8.
MORAES, I. M.; CAMPISTA, M. E. M. ; MOREIRA, M. D. D. ; RUBINSTEIN, M. G. ; COSTA, L. H. M. K. ; DUARTE, O. C. M. B . Distribuição de Vídeo sobre Redes Par-a-Par: Arquiteturas, Mecanismos e Desafios. Livro Texto dos Minicursos do SBRC 2008. : Sociedade Brasileira de Computação - SBC, 2008, v. , p. 115-171.

9.
CARRANO, R. ; SAADE, D. C. M. ; CAMPISTA, M. E. M. ; MORAES, I. M. ; ALBUQUERQUE, C. V. N. ; MAGALHÃES, L. C. S. ; COSTA, L. H. M. K. ; RUBINSTEIN, M. G. ; DUARTE, O. C. M. B . Multihop MAC: IEEE 802.11s Wireless Mesh Networks. In: AGRAWAL, D. P.; XIE B.. (Org.). Encyclopedia on Ad Hoc and Ubiquitous Computing. : World Scientific Publishing Co, 2008, v. 1, p. -.

10.
CAMPISTA, M. E. M. ; MORAES, I. M. ; ESPOSITO, P. M. ; AMODEI JR., A. ; CUNHA, D. O. ; COSTA, L. H. M. K. ; DUARTE, O. C. M. B . Wireless Ad Hoc Networks on Underserved Communities: An Efficient Solution for Interactive Digital TV. In: Guy Pujolle. (Org.). Mobile and Wireless Communication Networks. 1ed.Boston: Springer Science, 2006, v. 211, p. 187-198.

11.
TAVEIRA, D. M. ; MORAES, I. M. ; RUBINSTEIN, M. G. ; DUARTE, O. C. M. B . Técnicas de Defesa Contra Spam. In: Lau Cheuk Lung. (Org.). Livro Texto dos Minicursos/VI Simpósio Brasileiro de Segurança da Informação e de Sistemas Computacionais. : Sociedade Brasileira de Computação, 2006, v. , p. 202-250.

12.
RUBINSTEIN, M. G. ; MORAES, I. M. ; CAMPISTA, M. E. M. ; COSTA, L. H. M. K. ; DUARTE, O. C. M. B . A Survey on Wireless Ad Hoc Networks. In: Guy Pujolle. (Org.). Mobile and Wireless Communication Networks. 1ed.Boston: Springer Science, 2006, v. 211, p. 1-33.

13.
LAUFER, R. P. ; MORAES, I. M. ; VELLOSO, P. B. ; BICUDO, M. D. D. ; CAMPISTA, M. E. M. ; CUNHA, D. O. ; COSTA, L. H. M. K. ; DUARTE, O. C. M. B . Negação de Serviço: Ataques e Contramedidas. In: Luciano Paschoal Gaspary; Frank Siqueira. (Org.). Livro Texto dos Minicursos do V Simpósio Brasileiro de Segurança da Informação e de Sistemas Computacionais - SBSeg'2005. : , 2005, v. , p. 1-63.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
NAVES, JULIANO FISCHER ; MORAES, IGOR MONTEIRO . Mitigating the ACK counterfeiting attack in Delay and Disruption Tolerant Networks. In: 2017 IEEE Symposium on Computers and Communications (ISCC), 2017, Heraklion. 2017 IEEE Symposium on Computers and Communications (ISCC), 2017. v. 1. p. 1015-1020.

2.
NASSERALA, A. ; MORAES, I. M. . Cache nFace: uma Contramedida Simples para o Ataque em Conluio Produtor-Consumidor em Redes Centradas em Conteúdo. In: Simpósio Brasileiro em Segurança da Informação e de Sistemas Computacionais, 2017, Brasília. Anais do SBSeg 2017, 2017. v. 1.

3.
NAVES, J. F. ; Moraes, I.M. . Um Mecanismo Eficiente de Controle de Congestionamento para Redes Tolerantes a Atrasos e Desconexões. In: Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos (SBRC), 2017, Bélem. Anais do SBRC 2017, 2017. v. 1.

4.
NASSERALA, A. ; MORAES, I. M. . Analyzing the Producer-Consumer Collusion Attack in Content-Centric Networks. In: IEEE Consumer Communications and Networking Conference (CCNC), 2016, Las Vegas. IEEE Consumer Communications and Networking Conference (CCNC), 2016.

5.
ROLIM, G. ; PASSOS, D. G. ; ALBUQUERQUE, C. V. N. ; MORAES, I. M. ; CARRANO, R. C. ; SOUSA, C. ; BETTIOL, A. L. ; PASSOS, L. F. ; HOMMA, R. ; ANDRADE, R. ; MOLINA, F. . Scalability Evaluation of the Data Aggregator Positioning Problem in Smart Grids. In: IEEE PES Transmission and Distribution Conference and Exposition Latin America, 2016, Morelia. IEEE PES T&D LA, 2016. p. 1-6.

6.
BASTOS, I. V. ; MORAES, I. M. . DIVER: A Diversity-based Search-and-Routing Approach for Named-Data Networking. In: IEEE Global Telecommunications Conference (GLOBECOM), 2016, Washington. IEEE GLOBECOM, 2016.

7.
SOARES, C. L. ; MORAES, I. M. . Sobre a Influencia dos Nós Egoístas no Descarregamento de Tráfego com Redes Oportunistas. In: Simpósio Brasileiro em Segurança da Informação e de Sistemas Computacionais (SBSeg), 2016, Niterói. Anais do SBSeg16, 2016. p. 338-351.

8.
BASTOS, I. V. ; MORAES, I. M. . A Forwarding Strategy based on Reinforcement Learning for Content-Centric Networking. In: International Conference on Network of the Future (NoF), 2016, Búzios. Proceedings of NoF 2016, 2016.

9.
FIORINI, S. T. ; SOUSA, L. ; CEDRIM, D. ; GARCIA, A. ; SAADE, D. C. M. ; MORAES, I. M. ; FRAJHOF, L. . Vigilância Entomológica da Dengue, Zika e Chikunguya: Uma Solução Baseada em Redes Sociais e Dispositivos Móveis. In: Workshop de Informática Médica (WIM), 2016. 16o. Workshop de Informática Médica, 2016. p. 2567-2576.

10.
NASSERALA, A. ; MORAES, I. M. . Uma Avaliação do Ataque de Negação de Serviço em Conluio Consumidor-Produtor em Redes Orientadas a Conteúdo. In: Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos (SBRC), 2015, Vitória. Anais do 33o. SBRC, 2015. p. 641-654.

11.
BASTOS, I. V. ; MORAES, I. M. . Uma Estratégia de Encaminhamento de Pacotes Baseada em Aprendizado por Reforço para Redes Orientadas a Conteúdo. In: Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos (SBRC), 2015, Vitória. Anais do 33o. SBRC, 2015. p. 753-766.

12.
ROLIM, G. ; MORAES, I. M. ; ALBUQUERQUE, C. V. N. . Modelo e Solução para o Problema de Posicionamento de Agregadores em Redes Elétricas Inteligentes. In: Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos (SBRC), 2015, Vitória. Anais do 33o. SBRC, 2015. p. 487-500.

13.
ROLIM, G. ; ALBUQUERQUE, C. V. N. ; MORAES, I. M. . Smart Planner: Uma Ferramenta de Planejamento para Smart Grids. In: Salão de Ferramentas do Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos, 2015, Vitória. Anais do 33o. SBRC, 2015. p. 1-8.

14.
ROLIM, G. ; PASSOS, D. G. ; MORAES, I. M. ; ALBUQUERQUE, C. V. N. . Modelling the Data Aggregator Positioning Problem in Smart Grids. In: International Conference on Computer and Information Technology (CIT), 2015, Liverpool. International Conference on Computer and Information Technology (CIT), 2015. p. 632-639.

15.
ROLIM, G. ; SOUSA, C. ; CARRANO, R. C. ; MORAES, I. M. ; ALBUQUERQUE, C. V. N. ; BETTIOL, A. L. ; CARNIATO, A. ; PASSOS, L. F. ; HOMMA, R. ; ANDRADE, R. ; MOLINA, F. . Smart Grid Deployment Planning: Case Study Covering a Brazilian Feeder in Automation Process. In: International Conference on Electricity Distribution (CIRED), 2015, Lyon. 23rd International Conference on Electricity Distribution (CIRED), 2015. p. 1-5.

16.
ROLIM, G. ; ALBUQUERQUE, C. V. N. ; MORAES, I. M. ; BETTIOL, A. L. ; CARNIATO, A. ; PASSOS, L. F. ; HOMMA, R. ; MOLINA, F. . Sistema de posicionamento de agregadores de dados em redes elétricas inteligentes. In: Encuentro Regional Iberoamericano de Cigré (Cigré-ERIAC), 2015, Puerto Iguazú. XVI Cigré-ERIAC, 2015. p. 1-8.

17.
CIEZA, E. G. ; MORAES, I. M. ; VELLOSO, P. B. . Uma Análise do Impacto do Ataque de Poluição de Cache em Redes Orientadas a Conteúdo Sem-Fio. In: Simpósio Brasileiro em Segurança da Informação e de Sistemas Computacionais (SBSeg), 2015, Florianópolis. SBSeg 2015, 2015. p. 281-294.

18.
NAVES, J. F. ; MORAES, I. M. . Uma Avaliação do Ataque de Falsificação de Reconhecimentos Positivos em Redes Tolerantes a Atrasos e Desconexões. In: Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos, 2014, Florianópolis. Anais do 32o. Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos ? SBRC 2014, 2014. p. 105-118.

19.
PRATES, A. A. ; MORAES, I. M. . GeoZone: Um Framework Eficiente de Difusão de Interesses em Redes Veiculares Orientadas a Conteúdo. In: Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos, 2014, Florianópolis. Anais do 32o. Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos ? SBRC 2014, 2014. p. 163-176.

20.
BRITO, G. M. ; VELLOSO, P. B. ; MORAES, I. M. . Uma análise do desempenho de redes orientadas a conteúdo sem-fio. In: Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos, 2014, Florianópolis. Anais do 32o. Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos ? SBRC 2014, 2014. p. 149-162.

21.
MASCARENHAS, D. M. ; MORAES, I. M. . Mecanismos de Difusão Limitada de Interesses em Redes em Malha Sem-Fio Orientadas a Conteúdo. In: Workshop em Desempenho de Sistemas Computacionais e de Comunicação, 2014, Brasília. Anais do WPerformance 2014, 2014.

22.
MASCARENHAS, D. M. ; MORAES, I. M. . Limiting the Interest-packet Forwarding in Information-Centric Wireless Mesh Networks. In: Wireless Days, 2014, Rio de Janeiro. Wireless Days, 2014. p. 1-6.

23.
MIRANDA, E. S. ; NAVES, J. F. ; MORAES, I. M. ; VELLOSO, P. B. . Uma avaliação do uso de mecanismos de custódia compartilhada em redes tolerantes a atrasos e desconexões. In: Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos, 2013, Brasília. Anais do SBRC 2013, 2013.

24.
NAVES, J. F. ; ALBUQUERQUE, C. V. N. ; MORAES, I. M. . LPS e LRF: Políticas de Gerenciamento de Buffer Eficientes para Redes Tolerantes a Atrasos e Desconexões. In: XXX Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos - SBRC, 2012, Ouro Preto. Anais do XXX SBRC, 2012.

25.
ALVES ; CARRANO, R. ; MORAES, I. M. ; ALBUQUERQUE, C. V. N. . PORT: Persistência de Tabelas de Roteamento em Redes em Malha Sem Fio Verdes. In: XVII Workshop de Gerência e Operação de Redes e Serviços - WGRS, 2012, Ouro Preto. Anais do XVII WGRS, 2012.

26.
NAVES, J. F. ; MORAES, I. M. ; ALBUQUERQUE, C. V. N. . LPS and LRF: Efficient Buffer Management Policies for Delay and Disruption Tolerant Networks. In: IEEE Conference on Local Computer Networks (LCN), 2012, Clearwater. 37th Annual IEEE Conference on Local Computer Networks, 2012. p. 154-161.

27.
MIRANDA, E. S. ; NAVES, J. F. ; MORAES, I. M. ; VELLOSO, P. B. . A joint custody-based forwarding policy for Delay-Tolerant Networks. In: Global Information Infrastructure and Networking Symposium - GIIS, 2012, Choroni, Venezuela. GIIS 2012, 2012.

28.
ALVES ; CARRANO, R. ; MORAES, I. M. ; ALBUQUERQUE, C. V. N. . Persistence of Routing Tables in Wireless Mesh Networks with Duty Cycling. In: IFIP Wireless Days, 2012, Dublin, Irlanda. 2012 IFIP Wireless Days, 2012.

29.
MORAES, I. M.; PISA ; CARVALHO, H. E. T. ; ALVES, R. S. ; FERRAZ, L. H. G. ; FERREIRA ; COUTO, R. S. ; SILVA NETO ; COSTA ; LAGE ; SANTOS ; FERNANDES ; CAMPISTA, M. E. M. ; COSTA, L. H. M. K. ; DUARTE, O. C. M. B . VNEXT: Uma Ferramenta de Controle e Gerenciamento para Redes Virtuais Baseadas em Xen. In: Salão de Ferramentas do Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos, 2011, Campo Grande. Anais do XXIX Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos (SBRC 2011). Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2011. p. 981-988.

30.
MATTOS ; FERNANDES ; CARDOSO ; COSTA ; MAURICIO ; BARRETTO ; PORTELLA ; MORAES, I. M. ; CAMPISTA, M. E. M. ; COSTA, L. H. M. K. ; DUARTE, O. C. M. B . OMNI: Uma Ferramenta para Gerenciamento Autônomo de Redes OpenFlow. In: Salão de Ferramentas do Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos, 2011, Campo Grande. Anais do XXIX Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos (SBRC 2011), 2011. p. 957-964.

31.
SILVA, C. R. ; PASSOS, D. G. ; MORAES, I. M. ; ALBUQUERQUE, C. V. N. . QuAGS: Um Mecanismo de Seleção de Gateways Eficiente Baseado na Qualidade dos Enlaces. In: XXIX Simpósio Brasileiro de Telecomunicações (SBrT'11), 2011, Curitiba. Anais do XXIX Simpósio Brasileiro de Telecomunicações (SBrT'11). Rio de Janeiro: Sociedade Brasileira de Telecomunicações, 2011.

32.
MORAES, I. M.; DUARTE, O. C. M. B . A Lifetime-Based Peer Selection Mechanism for Peer-to-Peer Video-on-Demand Systems. In: IEEE International Conference on Communications, 2010, Cidade do Cabo. Proceedings of ICC'2010, 2010. p. 1-5.

33.
MORAES, I. M.; DUARTE, O. C. M. B . Seleção de Parceiros em Sistemas Par-a-Par de Vídeo sob Demanda. In: XXVIII Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos, 2010, Gramado, RS. Anais do SBRC 2010. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2010.

34.
SILVA, C. R. ; PASSOS, D. G. ; DUARTE, J. L. ; MORAES, I. M. ; ALBUQUERQUE, C. V. N. . DynTun: A Tool for Providing Multihoming Support in Wireless Mesh Networks. In: International Information and Telecommunication Technologies Symposium (I2TS), 2010, Rio de Janeiro. Proceedings of the 9th International Information and Telecommunication Technologies Symposium (I2TS'2010), 2010.

35.
MORAES, I. M.; DUARTE, O. C. M. B . Um Mecanismo de Seleção de Pares Baseado no Tempo de Vida dos Participantes em Sistemas de Vídeo Par-a-Par. In: XXVII Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos, 2009, Recife, PE. Anais do SBRC 2009. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2009. v. 1. p. 715-728.

36.
MORAES, I. M.; DUARTE, O. C. M. B . Multilink Performance of the Load-Level-Based Admission Control Mechanism for OBS Networks. In: IEEE International Conference on Communications 2008, 2008, Pequim. Proceedings of ICC'2008, 2008. p. 40-44.

37.
ESPOSITO, P. M. ; CAMPISTA, M. E. M. ; MORAES, I. M. ; RUBINSTEIN, M. G. ; COSTA, L. H. M. K. ; DUARTE, O. C. M. B . Implementing the Expected Transmission Time Metric for OLSR Wireless Mesh Networks. In: IFIP Wireless Days Conference, 2008, Dubai. Proceeding of IFIP Wireless Days Conference, 2008. p. 1-5.

38.
MORAES, I. M.; DUARTE, O. C. M. B . Uma Avaliação Multienlace do Mecanismo de Controle de Admissão Baseado no Grau de Ocupação em Redes Ópticas. In: XXV Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores - SBRC 2007, 2007, Belém. Anais do XXV Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos - SBRC 2007, 2007. v. 1. p. 147-160.

39.
ESPOSITO, P. M. ; SCHILLER, F. O. S. B. ; CAMPISTA, M. E. M. ; MORAES, I. M. ; RUBINSTEIN, M. G. ; COSTA, L. H. M. K. ; DUARTE, O. C. M. B . Implementação da Métrica de Roteamento Tempo Esperado de Transmissão em Redes em Malha Sem Fio. In: XII Workshop de Gerência e Operação de Redes e Serviços, 2007, Belém. Anais do XII Workshop de Gerência e Operação de Redes e Serviços - WGRS 2007, 2007. p. 25-36.

40.
LAUFER, R. P. ; VELLOSO, P. B. ; CUNHA, D. O. ; MORAES, I. M. ; BICUDO, M. D. D. ; MOREIRA, M. D. D. ; DUARTE, O. C. M. B . Towards Stateless Single-Packet IP Traceback. In: 32nd IEEE Conference on Local Computer Networks - LCN'2007, 2007, Dublin. 32nd IEEE Conference on Local Computer Networks - LCN'2007, 2007.

41.
MOREIRA, M. D. D. ; COUTINHO, G. L. ; MORAES, I. M. ; LAUFER, R. P. ; DUARTE, O. C. M. B . RAT: Implementação de um Serviço de Rastreamento de Pacotes. In: XI Workshop de Gerência e Operação de Redes e Serviços - WGRS'2006, 2006, Curitiba. Anais do XI Workshop de Gerência e Operação de Redes e Serviços - WGRS 2006, 2006.

42.
MORAES, I. M.; CUNHA, D. O. ; BICUDO, M. D. D. ; LAUFER, R. P. ; DUARTE, O. C. M. B . An Admission Control Mechanism for Providing Service Differentiation in Optical Burst-Switching Networks. In: 12th International Conference on Telecommunications - ICT'2005, 2005, Cidade do Cabo. Conference Proceedings: ICT2005, 2005.

43.
LAUFER, R. P. ; VELLOSO, P. B. ; CUNHA, D. O. ; MORAES, I. M. ; BICUDO, M. D. D. ; DUARTE, O. C. M. B . A New IP Traceback System against Denial-of-Service Attacks. In: 12th International Conference on Telecommunications - ICT'2005, 2005, Cidade de Cabo. Conference Proceedings: ICT2005, 2005.

44.
BICUDO, M. D. D. ; MORAES, I. M. ; LAUFER, R. P. ; CUNHA, D. O. ; VELLOSO, P. B. ; DUARTE, O. C. M. B . Protection and Minimal Interference in WDM Mesh Networks. In: 12th International Conference on Telecommunications - ICT'2005, 2005, Cidade do Cabo. Conference Proceedings: ICT2005, 2005.

45.
CUNHA, D. O. ; LAUFER, R. P. ; MORAES, I. M. ; BICUDO, M. D. D. ; VELLOSO, P. B. ; DUARTE, O. C. M. B . Bio-Inspired Field Estimation with Wireless Sensor Networks. In: 12th International Conference on Telecommunications - ICT'2005, 2005, Cidade do Cabo. Conference Proceedings: ICT2005, 2005.

46.
MORAES, I. M.; DUARTE, O. C. M. B . Um Mecanismo de Controle de Admissão para Provisão de Serviços Diferenciados em Redes de Rajadas Ópticas. In: XXIII Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores - SBRC'2005, 2005, Fortaleza. Anais do XIII Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores - SBRC'2005, 2005.

47.
MORAES, I. M.; DUARTE, O. C. M. B . A Multiclass Admission Control Mechanism for Optical Burst-Switched Networks. In: 19th International Teletraffic Congress - ITC19, 2005, Pequim. Proceedings of the 19th International Teletraffic Congress - ITC19, 2005. p. 1937-1946.

48.
AMODEI JR., A. ; MORAES, I. M. ; CUNHA, D. O. ; CAMPISTA, M. E. M. ; ESPOSITO, P. M. ; COSTA, L. H. M. K. ; DUARTE, O. C. M. B . Uma Análise da Conectividade do Canal de Interatividade Ad Hoc para a TV Digital. In: XXII Simpósio Brasileiro de Telecomunicações - SBrT''2005, 2005, Campinas. Anais do XXII Simpósio Brasileiro de Telecomunicações - SBrT''2005, 2005. p. 1147-1152.

49.
MORAES, I. M.; DUARTE, O. C. M. B . An Efficient Multiclass Mechanism for Optical Burst-Switching Networks. In: 5th IEEE/CreateNet International Workshop on Optical Burst/Packet Switching - WOBS'05, 2005, Boston. Proceedings of 2nd International Conference on Broadband Networks, 2005. v. 2. p. 1083-1092.

50.
MORAES, I. M.; DUARTE, O. C. M. B . Uma Comparação entre Protocolos de Roteamento Multicast para Distribuição de TV na Internet. In: XXI Simpósio Brasileiro de Telecomunicações - SBT, 2004, Belém. Anais do XXI Simpósio Brasileiro de Telecomunicações - SBT'04, 2004.

51.
MORAES, I. M.; BICUDO, M. D. D. ; CARDOSO, K. V. ; VASCONCELLOS, S. V. ; REZENDE, J. F. ; DUARTE, O. C. M. B . Desenvolvimento de um Ambiente de Testes com Suporte à Qualidade de Serviço para Transmissão de Vídeo Digital. In: IV Workshop RNP2 - WRNP2, 2003, Natal. IV Workshop RNP2 - WRNP2, 2003.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
SOUSA, C. ; ROLIM, G. ; MORAES, I. M. ; CARRANO, R. C. ; ALBUQUERQUE, C. V. N. ; PASSOS, L. F. ; CARNIATO, A. ; BETTIOL, A. L. ; HOMMA, R. ; ANDRADE, R. ; MOLINA, F. . Link Quality Estimation for AMI. In: IEEE PES Innovative Smart Grid Technologies Latin America (ISGT LATAM), 2015, Montevidéu. ISGT-LA 2015, 2015. p. 682-685.

2.
CAMPISTA, M. E. M. ; MORAES, I. M. ; ESPOSITO, P. M. ; AMODEI JR., A. ; CUNHA, D. O. ; COSTA, L. H. M. K. ; DUARTE, O. C. M. B . Capacidade do Canal de Interatividade Ad Hoc para a TV Digital. In: XXIV Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores - SBRC'2006, 2006, Curitiba. Anais do XXIV Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores - SBRC'2006, 2006. p. 1065-1068.

3.
MORAES, I. M.; DUARTE, O. C. M. B . Differentiated Services in Optical Burst-Switched Networks. In: IEEE Infocom 2005 - Student Workshop, 2005, Miami. Proceedings of IEEE Infocom 2005, 2005.

4.
TAVEIRA, D. M. ; MORAES, I. M. ; CUNHA, D. O. ; LAUFER, R. P. ; BICUDO, M. D. D. ; CAMPISTA, M. E. M. ; AMODEI JR., A. ; DUARTE, O. C. M. B . Comunicação Fim-a-Fim a Alta Velocidade em Redes Gigabit. In: VI Workshop de Testes e Tolerância a Falhas - WTF'2005, 2005, Fortaleza. Anais do VI Workshop de Testes e Tolerância a Falhas - WTF'2005, 2005.

Artigos aceitos para publicação
1.
NASSERALA, A. ; BASTOS, I. V. ; MORAES, I. M. . Cache nFace: a Simple Countermeasure for the Producer-Consumer Collusion Attack in Named Data Networking. Annals of Telecommunications, 2018.

Outras produções bibliográficas
1.
MORAES, I. M.. Uma Análise de Serviços de Comunicação de Grupo para Distribuição de TV na Internet 2004 (Jornada de Iniciação Científica).

2.
MORAES, I. M.. Um Protótipo de Canal de TV Usando um Serviço de Difusão IP com Fonte Específica 2004 (Projeto de fim de curso).

3.
MORAES, I. M.; BICUDO, M. D. D. . Uma Análise da Transmissão de Vídeo Digital em um Ambiente de Serviços Diferenciados 2003 (Jornada de Iniciação Científica).

4.
MORAES, I. M.; MORAES, R. B. . Videoconferência e Transmissão de Vídeo em Camadas 2002 (Jornada de Iniciação Científica).


Produção técnica
Programas de computador sem registro
1.
MORAES, I. M.; DUARTE, O. C. M. B . Simulador de eventos discretos para sistemas par-a-par de distribuiçao de video sob demanda. 2009.

2.
MORAES, I. M.; DUARTE, O. C. M. B . Simulador de eventos discretos para redes de comutação de rajadas ópticas. 2006.

Trabalhos técnicos
1.
MORAES, I. M.. Revisão crítica para o XXXIV Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos. 2016.

2.
MORAES, I. M.. Revisão crítica para XXVIII Concurso de Teses e Dissertações (CSBC 2015 - CTD). 2015.

3.
MORAES, I. M.. Revisão crítica para o XXXIII Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos. 2015.

4.
MORAES, I. M.. Revisão crítica para os mincursos do SBRC 2015. 2015.

5.
MORAES, I. M.. Revisão crítica para o Global Information Infrastructure and Networking Symposium - GIIS 2015. 2015.

6.
MORAES, I. M.. Revisão crítica para o IEEE Globecom 2015. 2015.

7.
MORAES, I. M.. Revisão crítica para o Salão de Ferramentas do SBRC 2014. 2014.

8.
MORAES, I. M.. Revisão crítica para o XIX Workshop de Gerência e Operação de Redes e Serviços (WGRS). 2014.

9.
MORAES, I. M.. Revisão crítica para o XXXII Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos. 2014.

10.
MORAES, I. M.. Revisão crítica para o Wireless Days 2014. 2014.

11.
MORAES, I. M.. Revisão crítica para o Global Information Infrastructure and Networking Symposium - GIIS 2014. 2014.

12.
MORAES, I. M.. Revisão crítica para o XXXI Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos - SBRC 2013. 2013.

13.
MORAES, I. M.. Revisão crítica para o Wireless Days 2013. 2013.

14.
MORAES, I. M.. Revisão crítica para o Global Information Infrastructure and Networking Symposium - GIIS 2013. 2013.

15.
MORAES, I. M.. Revisão crítica para o Salão de Ferramentas do SBRC 2013. 2013.

16.
MORAES, I. M.. Revisão crítica para o XVIII Workshop de Gerência e Operação de Redes e Serviços (WGRS). 2013.

17.
MORAES, I. M.. Revisão críítica para o Workshop de Redes P2P, Dinâmicas, Sociais e Orientadas a Conteúdo (WP2P+). 2013.

18.
MORAES, I. M.. Revisão crítica para o XXX Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos - SBRC 2012. 2012.

19.
MORAES, I. M.. Revisão crítica para o Global Information Infrastructure and Networking Symposium - GIIS 2012. 2012.

20.
MORAES, I. M.. Revisão crítica para o Wireless Days 2012. 2012.

21.
MORAES, I. M.. Revisão crítica para o Salão de Ferramentas do SBRC 2012. 2012.

22.
MORAES, I. M.. Revisão crítica para o IEEE Communications Letters. 2011.

23.
MORAES, I. M.. Revisão crítica para o XXXVIII Seminário Integrado de Software e Hardware (SEMISH). 2011.

24.
MORAES, I. M.. Revisão crítica para o International Green Computing Conference (IGCC). 2011.

25.
MORAES, I. M.; NAVES, J. F. . Revisão crítica para o XI Workshop de Informática Médica (WIM). 2011.

26.
MORAES, I. M.. Revisão crítica para o X Workshop sobre Desempenho de Sistemas Computacionais e de Comunicação (WPerformance). 2011.

27.
MORAES, I. M.. Revisão crítica para o XXVI Simpósio Brasileiro de Telecomunicações (SBrT). 2011.

28.
MORAES, I. M.. Revisão crítica para a revista IEEE/OSA Journal of Optical Communications and Networking. 2010.

29.
MORAES, I. M.. Revisão crítica para a revista OSA Applied Optics. 2010.

30.
MORAES, I. M.. Revisão crítica para a revista Peer-to-Peer Networking and Applications. 2009.

31.
MORAES, I. M.. Revisão crítica para o IEEE International Conference on Communications (Communications QoS, Reliability and Modelling Symposium). 2009.

32.
MORAES, I. M.. Revisão crítica para o XXVII Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos - SBRC 2009. 2009.

33.
MORAES, I. M.. Revisão crítica para o XXVI Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos - SBRC 2008. 2008.

34.
MORAES, I. M.. Revisão crítica para a revista IEEE/OSA Journal of Lightwave Technology. 2008.

35.
MORAES, I. M.. Revisão crítica para o 20th International Teletraffic Congress - ITC20. 2007.

36.
MORAES, I. M.. Revisão crítica para o XXV Simpósio Brasileiro de Telecomunicações - SBrT'07. 2007.

37.
MORAES, I. M.. Revisão crítica para o VII Simpósio Brasileiro em Segurança da Informação e de Sistemas Computacionais - SBSeg'07. 2007.

38.
MORAES, I. M.. Revisão crítica para o Colloque Francophone sur l'Ingénierie des Protocoles - CFIP'2006. 2006.

39.
MORAES, I. M.. Revisão crítica para o XXIV Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores - SBRC'2006. 2006.

40.
MORAES, I. M.. Revisão crítica para o V Simpósio Brasileiro de Segurança da Informação e de Sistemas Computacionais - SBSeg'2005. 2005.

41.
MORAES, I. M.. Revisão crítica para o XXI Simpósio Brasileiro de Telecomunicações - SBrT'2005. 2005.

42.
MORAES, I. M.. Revisão crítica para o 1st Conference on Future Networking Technologies - CoNEXT'2005. 2005.

43.
MORAES, I. M.. Revisão crítica para o IV Workshop em Segurança de Sistemas Computacionais. 2004.

44.
MORAES, I. M.. Revisão crítica para o 6th IEEE International Conference on Mobile and Wireless Communications Networks (MWCN 2004). 2004.

45.
MORAES, I. M.. Revisão crítica para o 47th IEEE Global Telecommunications Conference (GLOBECOM 2004). 2004.

46.
MORAES, I. M.. Revisão crítica para o 1st International Workshop on Mobility Aware Technologies and Applications (MATA 2004). 2004.


Demais tipos de produção técnica
1.
MORAES, I. M.. Parecer para o Programa PROCIÊNCIA da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ). 2012. (Parecer).

2.
MORAES, I. M.; CAMPISTA, M. E. M. ; Ziviani, A. ; ALBUQUERQUE, C. V. N. ; COSTA, L. H. M. K. ; RUBINSTEIN, M. G. . Livro Texto dos Minicursos do SBRC 2008. 2008. (Editoração/Livro).

3.
MORAES, I. M.; CAMPISTA, M. E. M. ; Ziviani, A. ; ALBUQUERQUE, C. V. N. ; COSTA, L. H. M. K. ; RUBINSTEIN, M. G. . Anais do 26o. Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos. 2008. (Editoração/Anais).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
COSTA, L. H. M. K.; COUTO, R. S.; CAMPISTA, M. E. M.; MORAES, I. M.. Participação em banca de Fábio Affonso Portela. Posicionamento de Servidores com Minimização de Latência em Redes de Operadoras de Telecomunicações. 2017. Dissertação (Mestrado em UFRJ COPPE-PEE Programa de Engenharia Elétrica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

2.
MORAES, I. M.; DUARTE, O. C. M. B; ALBUQUERQUE, C. V. N.. Participação em banca de Ian Vilar Bastos. Roteamento em Redes Orientadas a Conteúdo. 2017. Dissertação (Mestrado em Computação) - Universidade Federal Fluminense.

3.
RUBINSTEIN, M. G.; COUTO, R. S.; VELLOSO, P. B.; MORAES, I. M.. Participação em banca de Felipe Arruda Fernandes da Silva. Justiça de Aplicações em Redes Definidas por Software. 2017. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Engenharia Eletrônica) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

4.
LUCENA, S. C.; CAMPOS, C. A. V.; REZENDE, J. F.; MORAES, I. M.. Participação em banca de Rodrigo Soares e Silva. Havox: uma arquitetura para orquestração de tráfego em redes OpenFlow. 2017. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Informática) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

5.
CAMPISTA, M. E. M.; COSTA, L. H. M. K.; MORAES, I. M.. Participação em banca de Victor Ribeiro Neto. Análise de Comportamento do Usuário em Redes Sociais Veiculares. 2017. Dissertação (Mestrado em UFRJ COPPE-PEE Programa de Engenharia Elétrica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

6.
Campista, M.E.M.; Costa, L.H.M.; RIBEIRO JUNIOR, J. G.; MORAES, I. M.; Saade, D.C.M.. Participação em banca de Eduardo Gomes de Oliveira. Uma Biblioteca de Auxílio ao Desenvolvimento de Aplicações de Redes Móveis. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

7.
CAMPISTA, M. E. M.; PEDROZA, A. C. P.; ALBUQUERQUE, C. V. N.; MORAES, I. M.. Participação em banca de Dayro Augusto Barahona Hernandez. Uma Avaliação da Influência da Velocidade dos Nós no Estabelecimento de Caminhos em Redes Ad Hoc Veiculares. 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

8.
PEDROZA, A. C. P.; CAMPISTA, M. E. M.; MORAES, I. M.; RUBINSTEIN, M. G.. Participação em banca de Margarida Maria Bastos Vieira de Souza. Análise de uma Rede Sem Fio Ad Hoc em um Cenário de Missão Militar Tática. 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

9.
CAMPISTA, M. E. M.; MORAES, I. M.; ALBUQUERQUE, C. V. N.. Participação em banca de Paulo Rogério de Souza e Silva Filho. Avaliação de um Protocolo de Gerenciamento de Chaves Criptográficas para Redes Elétricas Inteligentes Residenciais. 2015. Dissertação (Mestrado em Computação) - Universidade Federal Fluminense.

10.
MACEDO, D. F.; MORAES, I. M.; COSTA, L. H. M. K.; CAMPISTA, M. E. M.. Participação em banca de Vitor Borges Coutinho da Silva. Distribuição de Conteúdo Orientada à Trajetória em Redes Veiculares. 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

11.
MORAES, I. M.; VELLOSO, P. B.; COUTO, R. S.; RUBINSTEIN, M. G.. Participação em banca de Marco Antonio D'Alessandro Costa. Análise de Desempenho de um Protocolo BitTorrent Ciente de Localização em Redes Corporativas. 2015. Dissertação (Mestrado em Engenharia Eletrônica) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

12.
COUTO, R. S.; PASSOS, D. G.; VELLOSO, P. B.; MORAES, I. M.. Participação em banca de Elise García Cieza. Poluição de Cache em Redes Orientadas a Conteúdo Sem-Fio. 2015. Dissertação (Mestrado em Computação) - Universidade Federal Fluminense.

13.
COSTA, L. H. M. K.; ALBUQUERQUE, C. V. N.; VELLOSO, P. B.; MORAES, I. M.. Participação em banca de Gabriel Marçal de Brito. Uma Análise de Desempenho de Redes Orientadas a Conteúdo Sem-Fio. 2014. Dissertação (Mestrado em Computação) - Universidade Federal Fluminense.

14.
MORAES, I. M.; CAMPISTA, M. E. M.; DUARTE, O. C. M. B. Participação em banca de Martín Esteban Andreoni Lopez. Uma Arquitetura de Detecção e Prevenção de Intrusão para Redes Definidas por Software. 2014. Dissertação (Mestrado em UFRJ COPPE-PEE Programa de Engenharia Elétrica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

15.
RUBINSTEIN, M. G.; CAMPISTA, M. E. M.; MORAES, I. M.; DUARTE, O. C. M. B. Participação em banca de Andrés Felipe Murillo Piedrahita. Ferramenta de Avaliação de Ataques de Negação de Serviço em uma Plataforma de Testes. 2014. Dissertação (Mestrado em UFRJ COPPE-PEE Programa de Engenharia Elétrica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

16.
ROTHENBERG, C. R. E.; CAMPISTA, M. E. M.; ALBUQUERQUE, C. V. N.; MORAES, I. M.. Participação em banca de Adriano Antunes Prates. Um Framework para Difusão Eficiente de Interesses em Redes Veiculares Orientadas a Conteúdo. 2014. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Computação da UFF) - Universidade Federal Fluminense.

17.
SAADE, D. C. M.; ALBUQUERQUE, C. V. N.; GOMES, A. T. A.; MORAES, I. M.. Participação em banca de Bruno Barros de Siqueira. Protocolo de Roteamento Baseado em ID para Redes Sem Fio em Malha com Topologia Linear. 2014. Dissertação (Mestrado em Computação) - Universidade Federal Fluminense.

18.
ALBUQUERQUE, C. V. N.; RUBINSTEIN, M. G.; MORAES, I. M.; PASSOS, D. G.. Participação em banca de Victor Hugo Okabayashi. Seleção Dinâmica de Gateway para Redes Elétricas Inteligentes. 2014. Dissertação (Mestrado em Computação) - Universidade Federal Fluminense.

19.
Campista, M.E.M.; ALBUQUERQUE, C. V. N.; MORAES, I. M.; VELLOSO, P. B.. Participação em banca de Ely da Silva Miranda. Mecanismos de custódia compartilhada em redes tolerantes a atrasos e desconexões. 2013. Dissertação (Mestrado em Computação Aplicada e Automação) - Universidade Federal Fluminense.

20.
DELICATO, F. C.; MORAES, I. M.; ROCHA, A. A. A.; ALBUQUERQUE, C. V. N.. Participação em banca de Igor Cesar Gonzalez Ribeiro. Verificação Probabilística de Assinaturas para a Mitigação de Ataques de Poluição em Redes Centradas em Conteúdo. 2013. Dissertação (Mestrado em Computação) - Universidade Federal Fluminense.

21.
MORAES, I. M.; LUCENA, S. C.; CAMPOS, C. A. V.. Participação em banca de Elenilson da Nóbrega Gomes. Uso de mecanismo de remoção de mensagens obsoletas e gerência de buffer em redes tolerantes a atrasos e interrupções. 2013. Dissertação (Mestrado em Informática) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

22.
CAMPISTA, M. E. M.; MORAES, I. M.; ALBUQUERQUE, C. V. N.. Participação em banca de Luiz Felipe Oliveira. Avaliação de redes sem fio com rádios full duplex. 2013. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Computação da UFF) - Universidade Federal Fluminense.

23.
FONSECA, M. S. P.; VELLOSO, P. B.; MORAES, I. M.; ALBUQUERQUE, C. V. N.. Participação em banca de Clayton Reis da Silva. Seleção de gateways em redes em malha sem fio. 2012. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Computação da UFF) - Universidade Federal Fluminense.

24.
GOLDMAN, A.; Rubinstein, M.G.; ALBUQUERQUE, C. V. N.; MORAES, I. M.. Participação em banca de Juliano Fischer Naves. Políticas de Encaminhamento de Mensagens e de Gerenciamento de Buffer para Redes Tolerantes a Atrasos e Desconexões. 2012. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Computação da UFF) - Universidade Federal Fluminense.

25.
RUBINSTEIN, M. G.; SAADE, D. C. M.; MORAES, I. M.; ALBUQUERQUE, C. V. N.. Participação em banca de Rafael Ladislau Alves. PORT - Persistência de Tabelas de Roteamento em Redes em Malha Sem Fio com Ciclos de Operação. 2012. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Computação da UFF) - Universidade Federal Fluminense.

26.
ZIVIANI, N.; MORAES, I. M.; COSTA, L. H. M. K.; DUARTE, O. C. M. B. Participação em banca de Diogo Menezes Ferrazani Mattos. Uma Arquitetura de Virtualização de Redes Orientada à Migração com Qualidade de Serviço. 2012. Dissertação (Mestrado em PPE-COPPE/UFRJ) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

27.
SZTAJNBERG, A.; RUBINSTEIN, M. G.; MORAES, I. M.. Participação em banca de Flávia Marinho de Lima. Análise de desempenho de redes P2P com protocolo "push/pull" para distribuição de vídeo na presença de nós não-cooperativos. 2010. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Engenharia Eletrônica) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Teses de doutorado
1.
PUJOLLE, GUY; FIORE, M.; FONSECA, A. M.; LI, S.; MORAES, I. M.; PAN, G.; JAKUBOWICZ, J.; NGUYEN, T.. Participação em banca de Longbiao Chen. Big Data-Driven Optimization in Transportation and Communication Networks. 2018 - Sorbonne Université.

2.
CHEMOUIL, P.; AIT SAADI, N.; FESTOR, O.; BOUTABA, R.; MORAES, I. M.; LANGAR, R.; NGUYEN, T.; PUJOLLE, GUY. Participação em banca de Abdelhadi Azzouni. Smart and Secure Network Softwarization. 2018 - Sorbonne Université.

3.
Duarte, O.C.M.; Ziviani, A.; CERQUEIRA, E. C.; MORAES, I. M.; CUNHA, I.; CAMPISTA, M. E. M.. Participação em banca de Diogo Menezes Ferrazani Mattos. Segurança em Redes Definidas por Software: Autenticação, Controle de Acesso e Consistência com Plano de Controle Eficientemente Distribuído. 2017. Tese (Doutorado em Doutorado em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

4.
CAMPISTA, M. E. M.; Pujolle, G.; COSTA, L. H. M. K.; BITTENCOURT, L. F.; MORAES, I. M.. Participação em banca de Dianne Scherly Varela de Medeiros. The Power of Quasi-Shortest Paths and the Impact of Node Mobility on Dynamic Networks. 2017. Tese (Doutorado em UFRJ COPPE-PEE Programa de Engenharia Elétrica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

5.
MORAES, I. M.; COSTA, L. H. M. K.; RUBINSTEIN, M. G.; SAADE, D. C. M.; ALBUQUERQUE, C. V. N.. Participação em banca de André Luiz Nasserala Pires. Negação de Serviço por Conluio Produtor-Consumidor em Redes orientadas a Conteúdo. 2017. Tese (Doutorado em Computação) - Universidade Federal Fluminense.

6.
MORAES, I. M.; CAMPISTA, M. E. M.; VELLOSO, P. B.; ALBUQUERQUE, C. V. N.; SAADE, D. C. M.. Participação em banca de Juliano Fischer Naves. Contramedidas ao ataque de falsificação de reconhecimentos positivos em redes tolerantes a atrasos e desconexões. 2017. Tese (Doutorado em Computação) - Universidade Federal Fluminense.

7.
MORAES, I. M.; Ziviani, A.; RUBINSTEIN, M. G.; SAADE, D. C. M.; ALBUQUERQUE, C. V. N.. Participação em banca de Dalbert Matos Mascarenhas. Limiting Interest-Packet Forwarding In Content-Centric Wireless Mesh Networks. 2017. Tese (Doutorado em Comunicação) - Universidade Federal Fluminense.

8.
Ziviani, A.; MORAES, I. M.; CAMPISTA, M. E. M.; VELLOSO, P. B.; COSTA, L. H. M. K.. Participação em banca de Alyson de Jesus dos Santos. Caracterização de Redes Tolerantes a Atrasos e Desconexões na Bacia Hidrográfica Amazônica. 2016. Tese (Doutorado em Doutorado em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

9.
ALBUQUERQUE, C. V. N.; MORAES, I. M.; VELLOSO, P. B.; COSTA, L. H. M. K.; PEDROZA, A. C. P.. Participação em banca de Marcus de Lima Braga. Anáilse e Planejamento de Rotas em Redes Viárias. 2016. Tese (Doutorado em Doutorado em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

10.
NOGUEIRA, J. M. S.; MORAES, I. M.; HUBNER, J. F.; WILLRICH, R.; SOBRAL, M.; SILVEIRA, E.; FARINES, J.. Participação em banca de Fabio Rafael Segundo. Roteamento em redes tolerantes a atrasos e interrupções: uma abordagem baseada em redes neurais. 2015. Tese (Doutorado em Pós Graduação em Engenharia de Automação e Sistemas) - Universidade Federal de Santa Catarina.

11.
BARCELLOS, A. M. P.; Ziviani, A.; MORAES, I. M.; CAMPISTA, M. E. M.; VELLOSO, P. B.; DUARTE, O. C. M. B. Participação em banca de Lyno Henrique Gonçalves Ferraz. A High-Performance Two-Phase Multipath Scheme for Data-Center Networks. 2015. Tese (Doutorado em Doutorado em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

12.
CUSTÓDIO; COSTA, L. H. M. K.; SAADE, D. C. M.; REBELLO, E. F. V.; MORAES, I. M.; ALBUQUERQUE, C. V. N.. Participação em banca de Juliano Fontoura Kazienko. Armazenamento Seguro de Chaves Criptográficas em Redes de Sensores Sem Fio. 2013. Tese (Doutorado em Computação) - Universidade Federal Fluminense.

13.
LOQUES; ALBUQUERQUE, C. V. N.; REZENDE, J. F.; RUBINSTEIN, M. G.; MORAES, I. M.. Participação em banca de Janine Kniess. Descoberta de Serviço em Redes Ad Hoc Móveis. 2011. Tese (Doutorado em Pós-Graduação em Computação da UFF) - Universidade Federal Fluminense.

Qualificações de Doutorado
1.
COSTA, L. H. M. K.; VELLOSO, P. B.; MORAES, I. M.. Participação em banca de João Batista Pinto Neto. Aplicações de controle de velocidade baseadas em redes veiculares e posicionamento por satélite. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em UFRJ COPPE-PEE Programa de Engenharia Elétrica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

2.
REBELLO, E. F. V.; BOERES, M. C. S.; SZTAJNBERG, A.; MORAES, I. M.. Participação em banca de Carlos Henrique Zilves Nicodemus. Promovendo Infraestruturas Definidas por Software Usando Contêineres em Ambientes Compartilhados. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Computação) - Universidade Federal Fluminense.

3.
COSTA, L. H. M. K.; MORAES, I. M.; CAMPISTA, M. E. M.. Participação em banca de Daniel de Souza Dias. Análise da Capacidade de Dados em uma Rede Formada por Veículos Públicos Urbanos. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

4.
MORAES, I. M.; CAMPISTA, M. E. M.; ALBUQUERQUE, C. V. N.. Participação em banca de Claiton Luiz Soares. Comportamento Egoísta de Nós no Descarregamento de Tráfego com Redes Oportunistas. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Computação) - Universidade Federal Fluminense.

5.
DUARTE, O. C. M. B; Pujolle, G.; BATISTA, D. M.; MORAES, I. M.; CAMPISTA, M. E. M.. Participação em banca de Martin Esteban Andreoni Lopez. An Approach to Real-time Stream Monitoring for Threat Detection: Machine Learning Algorithms, Stream Processing Platforms and Virtual Network Functions. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

6.
ALBUQUERQUE, C. V. N.; MAGALHÃES, L. C. S.; PASSOS, D. G.; MORAES, I. M.; CAMPISTA, M. E. M.. Participação em banca de Helga Dolorico Balbi. Instabilidade de Associação e de Desempenho em Redes sem Fio Densas. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Computação) - Universidade Federal Fluminense.

7.
MORAES, I. M.; COSTA, L. H. M. K.; SCHAEFFER-FILHO, A. E.; BARCELLOS, A. M. P.. Participação em banca de Rodolfo Stoffel Antunes. Leveraging Relations among Objects to Improve the Performance of Information-Centric Networks. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Computação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

8.
CERQUEIRA, E. C.; CUNHA, I.; Ziviani, A.; MORAES, I. M.; DUARTE, O. C. M. B. Participação em banca de Diogo Menezes Ferrazani Mattos. Segurança em Redes Definidas por Software: Autenticação, Controle de Acesso e Consistência com Plano de Controle Eficientemente Distribuído. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

9.
RUBINSTEIN, M. G.; SAADE, D. C. M.; MORAES, I. M.. Participação em banca de Dalbert Matos Mascarenhas. Forwarding in Information-Centric Wireless Mesh Networks. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Computação) - Universidade Federal Fluminense.

10.
CAMPISTA, M. E. M.; ALBUQUERQUE, C. V. N.; MORAES, I. M.. Participação em banca de Juliano Fischer Naves. Ataques contra o Roteamento e Contramedidas em Redes Tolerantes a Atrasos e Desconexões. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Computação) - Universidade Federal Fluminense.

11.
COSTA, L. H. M. K.; ALBUQUERQUE, C. V. N.; MORAES, I. M.. Participação em banca de Wilker Luiz Gadelha Maia. Reputação e Confiança em Redes Orientadas a Conteúdo. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Computação) - Universidade Federal Fluminense.

12.
COSTA, L. H. M. K.; ALBUQUERQUE, C. V. N.; MORAES, I. M.. Participação em banca de André Luiz Nasserala Pires. Negação de Serviço por Conluio Produtor-Consumidor em Redes orientadas a Conteúdo. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Computação) - Universidade Federal Fluminense.

13.
GRANVILLE, L. Z.; Ziviani, A.; MORAES, I. M.; CAMPISTA, M. E. M.; DUARTE, O. C. M. B. Participação em banca de João Vitor Torres. Uma Estratégia Rápida e Eficiente de Localização e Encaminhamento em Redes Orientadas a Conteúdo. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em UFRJ COPPE-PEE Programa de Engenharia Elétrica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

14.
COSTA, L. H. M. K.; Ziviani, A.; MORAES, I. M.; VELLOSO, P. B.; JELASSI, S.. Participação em banca de Lyno Henrique Gonçalves Ferraz. Redes Inteligentes para Centros de Dados. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

15.
SAADE, D. C. M.; CLUA, E. W. G.; MORENO, M. F.; MORAES, I. M.. Participação em banca de Diego Cordeiro Barboza. Uma Proposta de Arquitetura para Streaming de Vídeo Multicamada e Multirresolução em Tempo Real para Jogos em Nuvem. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Computação) - Universidade Federal Fluminense.

16.
ALBUQUERQUE, C. V. N.; COSTA, L. H. M. K.; MORAES, I. M.; CARRANO, R. C.. Participação em banca de Eduardo Pagani Júlio. Alocação de canais e controle de potência aplicados à coexistência em redes cognitivas sem fio. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Computação) - Universidade Federal Fluminense.

17.
SOUZA, M. J. F.; MORAES, I. M.; OCHI, L. S.; DRUMMOND, L. M. A.. Participação em banca de Pablo Luiz Araújo Munhoz. Algoritmos Heurísticos e Distribuídos para o Problema de Sequenciamento de Mula de Dados em Redes Ad Hoc Esparsas. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Computação) - Universidade Federal Fluminense.

18.
BECKER, L. B.; MORAES, I. M.; SOBRAL, M. M.; WILLRICH, R.. Participação em banca de Fábio Rafael Segundo. Roteamento baseado em predição para rede DTN híbrida com agendamento. 2012. Exame de qualificação (Doutorando em Engenharia de Automação e Sistemas) - Universidade Federal de Santa Catarina.

19.
ALBUQUERQUE, C. V. N.; CUSTÓDIO; ROSSETO; SAADE, D. C. M.; MORAES, I. M.. Participação em banca de Juliano Fontoura Kazienko. Gerência de Chaves Criptográficas em Redes de Sensores Sem Fio. 2011. Exame de qualificação (Doutorando em Pós-Graduação em Computação da UFF) - Universidade Federal Fluminense.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
DRUMMOND, L. M. A.; BOERES, M. C. S.; MORAES, I. M.. Participação em banca de Clarissa Bruno Tuxen.A parallel simulation approach for scaling in socially driven computer networks. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal Fluminense.

2.
ALBUQUERQUE, C. V. N.; PASSOS, D. G.; MORAES, I. M.. Participação em banca de Jefferson Marins Lessa.Implementação de um controlador em redes definidas por software. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal Fluminense.

3.
MORAES, I. M.; MASCARENHAS, D. M.; ALBUQUERQUE, C. V. N.. Participação em banca de Mayara Tesch Carreiro.Uma análise do ataque do buraco negro em redes tolerantes a atrasos e desconexões. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal Fluminense.

4.
MORAES, I. M.; PASSOS, D. G.; PAES, A. M.. Participação em banca de Ian Vilar Bastos e Victor Costa Macedo Sousa.Encaminhamento de Pacotes em Redes Orientadas a Conteúdo. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal Fluminense.

5.
ALBUQUERQUE, C. V. N.; MORAES, I. M.; ROCHA, A. A. A.. Participação em banca de Wladimir Livolis de Alcantara Cabral.Desenvolvimento de uma Técnica de Medição Ativa e Não-Cooperativa para Aferir Qualidade de Banda Larga Fixa. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal Fluminense.

6.
MORAES, I. M.; RIBEIRO, I. C. G; ALBUQUERQUE, C. V. N.. Participação em banca de Lucas de Azevedo Vaccari Simão.Ataques de negação de serviço em redes orientadas a conteúdo. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal Fluminense.

7.
MORAES, I. M.; CAMPISTA, M. E. M.; FERRAZ, L. H. G.; DUARTE, O. C. M. B; COSTA, L. H. M. K.. Participação em banca de Leonardo Pais Cardoso.Migra ção de M áquinas Virtuais para Economia de Energia. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Computação e Informação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

8.
MORAES, I. M.; FERREIRA, T. N.; CARRANO, R. C.. Participação em banca de Thiago Guerra Rosado Cruz.Análise de infraestrutura de um data center e projeto de adequação da sala de computadores. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Telecomunicações) - Universidade Federal Fluminense.

9.
ALBUQUERQUE, C. V. N.; PASSOS, D. G.; MORAES, I. M.. Participação em banca de Rodrigo Soares e Silva.Negação de serviço na nuvem. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal Fluminense.

10.
ROCHA, A. A. A.; MORAES, I. M.; LAGE, M.. Participação em banca de Abel Pinto Coelho de Souza.Uma Arquitetura para Experimentações em Larga Escala de Redes P2P. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal Fluminense.

11.
MORAES, I. M.; VELLOSO, P. B.; ROCHA, A. A. A.; PASSOS, D. G.. Participação em banca de Guilherme Rolim e Souza.Um Aplicativo para Distribuição Oportunista de Informativos. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal Fluminense.

12.
MURTA, L. G. P.; MORAES, I. M.; SAADE, D. C. M.. Participação em banca de Douglas Paulo de Mattos.Exbição da visão temporal de aplicações NCL para TV Digital. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal Fluminense.

13.
SAADE, D. C. M.; VELLOSO, P. B.; MORAES, I. M.. Participação em banca de Antonio Jorge Sapage da Canhota Júnior.Uma aplicação para denunciar focos de Dengue usando telefones celulares. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal Fluminense.

14.
ALBUQUERQUE, C. V. N.; ROCHA, A. A. A.; VELLOSO, P. B.; MORAES, I. M.. Participação em banca de Elise Garcia Cieza.Segurança em Redes Orientadas a Conteúdo. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal Fluminense.

15.
ALBUQUERQUE, C. V. N.; CARRANO, R.; MORAES, I. M.. Participação em banca de Jorge Thiago Peregrino de Oliveira.BusUff: Um sistema de localização dos ônibus da UFF. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal Fluminense.

16.
MORAES, I. M.; VELLOSO, P. B.; ROCHA, A. A. A.. Participação em banca de Ronald Chiesse.Um estudo sobre disseminação de epidemias em redes sociais. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal Fluminense.

17.
MORAES, I. M.; ALBUQUERQUE, C. V. N.; ROCHA, A. A. A.. Participação em banca de Gabriel Almeida de Oliveira e João Marcos de Souza Carvalho.Privacidade em Redes Sociais. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Computação) - Universidade Federal Fluminense.

18.
DUARTE, O. C. M. B; FERNANDES; RUBINSTEIN, M. G.; CAMPISTA, M. E. M.; VELLOSO, P. B.; MORAES, I. M.. Participação em banca de Hugo Eiji Tibana Carvalho.Controle de Acordos de Nível de Serviço em Redes Virtuais Baseado em Lógica Nebulosa. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Computação e Informação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

19.
DUARTE, O. C. M. B; FERNANDES; RUBINSTEIN, M. G.; CAMPISTA, M. E. M.; VELLOSO, P. B.; MORAES, I. M.. Participação em banca de Pedro Silveira Pisa.ADAGA: sistemA de Detecção de Anomalias para o Gerenciamento Autônomo de redes virtuais. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Computação e Informação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

20.
DUARTE, O. C. M. B; FERNANDES; RUBINSTEIN, M. G.; CAMPISTA, M. E. M.; VELLOSO, P. B.; MORAES, I. M.. Participação em banca de Diogo Menezes Ferrazani Mattos.XenFlow: Um Sistema de Processamento de Fluxos Robusto e Eficiente para Redes Virtuais. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Computação e Informação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

21.
ALBUQUERQUE, C. V. N.; VELLOSO, P. B.; MORAES, I. M.. Participação em banca de André Guimarães Coelho e Rennan Maciel de Oliveira.Um Sistema para Rastreamento de Ônibus usando Redes Veiculares. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal Fluminense.

22.
COSTA, L. H. M. K.; CAMPISTA, M. E. M.; MORAES, I. M.; LANZA, M. L. D.. Participação em banca de Rafael dos Santos Alves.Um Servidor de Máquinas Virtuais Adaptado a Múltiplas Pilhas de Protocolos. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Computação e Informação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

23.
ALBUQUERQUE, C. V. N.; KAZIENKO, J. F.; REBELLO, E. F. V.; MORAES, I. M.. Participação em banca de Igor Cesar Gonzalez Ribeiro.Implementação de um Sistema Seguro de Distribuição e Armazenamento de Chaves Criptográficas em uma Rede de Sensores Sem Fio. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal Fluminense.

24.
COSTA, L. H. M. K.; GOMES, J. G. R. C.; RUBINSTEIN, M. G.; CAMPISTA, M. E. M.; MORAES, I. M.. Participação em banca de Felipe Ortigão Sampaio Buarque Schiller.Estudo, Implementação e Análise de Métricas Baseadas na Qualidade do Enlace para o Protocolo OLSR. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Eletrônica e de Computação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
NAMEN, A. A.; MATHIAS FILHO, I.; MORAES, I. M.. Concurso para Professor Adjunto na área de Metodologia e Técnicas de Computação. 2015. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Outras participações
1.
MORAES, I. M.. Membro do Comitê de Programa do XXXVI Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos - SBRC'2018. 2018.

2.
MORAES, I. M.. Membro do comitê de programa do IEEE Globecom 2018. 2018.

3.
MORAES, I. M.. Membro do comitê de programa do Global Information Infrastructure and Networking Symposium. 2018.

4.
MORAES, I. M.. Membro do Comitê de Programa do XIII Simpósio Brasileiro em Segurança da Informação e de Sistemas Computacionais - SBSeg 2018. 2018.

5.
MORAES, I. M.. Membro do comitê de programa do WPerformance 2018. 2018.

6.
MORAES, I. M.. Membro do comitê de programa do II Salão de Ferramentas do SBSeg. 2018.

7.
MORAES, I. M.. Membro do comitê de programa do IEEE 5G World Forum. 2018.

8.
MORAES, I. M.. Membro do comitê de programa do Workshop de Trabalhos de Iniciação Científica e de Graduação (WTICG) do SBSeg. 2018.

9.
MORAES, I. M.. Membro do Comitê de Programa do XXXV Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos - SBRC'2017. 2017.

10.
MORAES, I. M.. Membro do comitê de programa do IEEE Globecom 2017. 2017.

11.
MORAES, I. M.. Membro do comitê de programa do Global Information Infrastructure and Networking Symposium. 2017.

12.
MORAES, I. M.. Membro do comitê de programa do I Salão de Ferramentas do SBSeg. 2017.

13.
MORAES, I. M.. Membro do Comitê de Programa do XXXIV Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos - SBRC'2016. 2016.

14.
MORAES, I. M.. Membro do comitê de programa do IEEE Globecom 2016. 2016.

15.
MORAES, I. M.. Membro do comitê de programa do Global Information Infrastructure and Networking Symposium. 2016.

16.
MORAES, I. M.. Membro do Comitê de Programa do XXXIII Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos - SBRC'2015. 2015.

17.
MORAES, I. M.. Membro do Comitê de Programa dos Minicursos do SBRC 2015. 2015.

18.
MORAES, I. M.. Membro do comitê de programa do IEEE Globecom 2015. 2015. IEEE Communications Society.

19.
MORAES, I. M.. Membro do comitê de programa do Global Information Infrastructure and Networking Symposium. 2015.

20.
MORAES, I. M.. Membro do comitê de programa do International Workshop Software Networks. 2015.

21.
MORAES, I. M.. Membro do Comitê de Programa do Salão de Ferramentas do SBRC 2014. 2014.

22.
MORAES, I. M.. Membro do Comitê de Programa do XXXII Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos - SBRC'2014. 2014.

23.
MORAES, I. M.. Membro do Comitê de Programa do XIX Workshop de Gerência e Operação de Redes e Serviços (WGRS). 2014.

24.
MORAES, I. M.. Membro do Comitê de Programa do Global Information Infrastructure and Networking Symposium 2014. 2014.

25.
MORAES, I. M.. Membro do Comitê de Programa do Workshop on Smart Cloud Networks & Systems. 2014.

26.
MORAES, I. M.. Membro do Comitê de Programa do Wireless Days 2014. 2014.

27.
MORAES, I. M.. Membro do Comitê de Programa do XXXI Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos - SBRC'2013. 2013. Sociedade Brasileira de Computação - Porto Alegre.

28.
MORAES, I. M.. Membro do Comitê de Programa do Global Information Infrastructure and Networking Symposium 2013. 2013. IEEE Communications Society.

29.
MORAES, I. M.. Membro do Comitê de Programa do Salão de Ferramentas do SBRC 2013. 2013. Sociedade Brasileira de Computação - Porto Alegre.

30.
MORAES, I. M.. Membro do Comitê de Programa do XVIII Workshop de Gerência e Operação de Redes e Serviços (WGRS). 2013. Sociedade Brasileira de Computação - Porto Alegre.

31.
MORAES, I. M.. Membro do Comitê de Programa do Workshop de Redes P2P, Dinâmicas, Sociais e Orientadas a Conteúdo (WP2P+). 2013. Sociedade Brasileira de Computação - Porto Alegre.

32.
MORAES, I. M.. Membro do Comitê de Programa do Wireless Days 2013. 2013. International Federation For Information Processing.

33.
MORAES, I. M.. XXIII Prêmio Vasconcellos Torres (Seminário PIBIC). 2013.

34.
MORAES, I. M.. Membro do Comitê de Programa do XXX Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos - SBRC'2012. 2012. Sociedade Brasileira de Computação - Porto Alegre.

35.
MORAES, I. M.. Membro do Comitê de Programa do Wireless Days 2012. 2012. International Federation For Information Processing.

36.
MORAES, I. M.. Membro do Comitê de Programa do 4th Global Information Infrastructure and Networking Symposium - GIIS 2012. 2012. IEEE Communications Society.

37.
MORAES, I. M.. XX Seminário de Iniciação Científica e Prêmio Vasconcellos Torres 2009/2010. 2010. Universidade Federal Fluminense.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos (SBRC).Uma Avaliação do Ataque de Negação de Serviço em Conluio Consumidor-Produtor em Redes Orientadas a Conteúdo. 2015. (Simpósio).

2.
Simpósio Brasileiro em Segurança da Informação e de Sistemas Computacionais (SBSeg). 2015. (Simpósio).

3.
Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos. 2014. (Simpósio).

4.
Wireless Days. 2014. (Congresso).

5.
XXXI Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos (SBRC). 2013. (Simpósio).

6.
Global Information Infrastructure and Networking Symposium - GIIS.A joint custody-based forwarding policy for Delay-Tolerant Networks. 2012. (Simpósio).

7.
IEEE Conference on Local Computer Networks (LCN). 2012. (Congresso).

8.
Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos.Redes Orientadas a Conteúdo: Um Novo Paradigma para a Internet. 2012. (Simpósio).

9.
Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos. VNEXT: Uma Ferramenta de Controle e Gerenciamento para Redes Virtuais Baseadas em Xen. 2011. (Congresso).

10.
IEEE International Conference on Communications. Participaçao e apresentação do artigo "A Lifetime-Based Peer Selection Mechanism for Peer-to-Peer Video-on-Demand Systems". 2010. (Congresso).

11.
IEEE Conference on Computer Communications - INFOCOM 2009. 2009. (Congresso).

12.
XXVII Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos - SBRC 2009.Participaçao e apresentação do artigo "Um Mecanismo de Seleção de Pares Baseado no Tempo de Vida dos Participantes em Sistemas de Vídeo Par-a-Par". 2009. (Simpósio).

13.
International Conference on Communications - ICC 2008. Participaçao e apresentação do artigo ""Multilink Performance of the Load-Level-Based Admission Control Mechanism for OBS Networks"". 2008. (Congresso).

14.
XXVI Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos - SBRC 2008.Participação e apresentação do minicurso "Distribuição de Vídeo sobre Redes Par-a-Par: Arquiteturas, Mecanismos e Desafios". 2008. (Simpósio).

15.
VII Simpósio Brasileiro de Segurança da Informação e de Sistemas Computacionais - SBSeg'2007. 2007. (Simpósio).

16.
XXV Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores - SBRC 2007."Uma Avaliação Multienlace do Mecanismo de Controle de Admissão Baseado no Grau de Ocupação em Redes Ópticas". 2007. (Simpósio).

17.
IFIP World Computer Congress - WCC'2006/8th IFIP IEEE International Conference on Mobile and Wireless Communication Networks - MWCN'2006. 2006. (Congresso).

18.
VI Simpósio Brasileiro de Segurança da Informação e de Sistemas Computacionais - SBSeg'2006.Participação e apresentação do minicurso ``Técnicas de Defesa contra Spam´´ no VI Simpósio Brasileiro de Segurança da Informação e de Sistemas Computacionais - SBSeg'2006. 2006. (Simpósio).

19.
XXIV Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores - SBRC'2006. 2006. (Simpósio).

20.
12th International Conference on Telecommunications - ICT'2005.Apresentação dos trabalhos ``An Admission Control Mechanism for Providing Service Differentiation in Optical Burst-Switching Networks´´ e ``A New IP Traceback System against Denial-of-Service Attacks´´ no ICT'2005. 2005. (Outra).

21.
19th International Teletraffic Congress - ITC19. Participação e apresentação do trabalho ``A Multiclass Admission Control Mechanism for Optical Burst-Switched Networks´´ no ``19th International Teletraffic Congress - ITC19´´. 2005. (Congresso).

22.
V Simpósio Brasileiro de Segurança da Informação e de Sistemas Computacionais - SBSeg'2005.Participação e apresentação do minicurso ``Negação de Serviço: Ataques e Contramedidadas´´ no V Simpósio Brasileiro de Segurança da Informação e de Sistemas Computacionais - SBSeg'2005. 2005. (Outra).

23.
XIII Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores - SBRC'2005.Participação e apresentação do trabalho ``Um Mecanismo de Controle de Admissão para Provisão de Serviços Diferenciados em Redes de Rajadas Ópticas´´ no ``XXIII Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores - SBRC'2005´´. 2005. (Simpósio).

24.
XXII Simpósio Brasileiro de Telecomunicações - SBrT''2005.Participação e apresentação do trabalho ``Uma Análise da Conectividade do Canal de Interatividade Ad Hoc para a TV Digital´´ no ``XXII Simpósio Brasileiro de Telecomunicações - SBrT'2005´´. 2005. (Simpósio).

25.
XXI Simpósio Brasileiro de Telecomunicações - SBT.Participação e apresentação do trabalho `Uma Comparação entre Protocolos de Roteamento Multicast para Distribuição de Tv na Internet´´ no XXI Simpósio Brasileiro de Telecomunicações - SBT2004. 2004. (Simpósio).

26.
XXVI Jornada de Iniciação Científica - JIC 2004.Participação e apresentação do trabalho ``Uma Análise de Serviços de Comunicação de Grupo para Distribuição de TV na Internet´´ na XXVI Jornada de Iniciação Científica - UFRJ. 2004. (Outra).

27.
IV Workshop RNP2 - WRNP2.Apresentação do trabalho ``Desenvolvimento de um Ambiente de Testes com Suporte à Qualidade de Serviço para Transmissão de Vídeo Digital´´ no IV WRNP2. 2003. (Oficina).

28.
XXI Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores - SBRC'2003. 2003. (Simpósio).

29.
XXV Jornada de Iniciação Científica - JIC 2003.Apresentação do trabalho ``Uma Análise da Transmissão de Vídeo Digital em um Ambiente de Serviços Diferenciados´´ na XXV Jornada de Iniciação Científica - UFRJ. 2003. (Outra).

30.
XXIV Jornada de Iniciação Científica - JIC 2002.Participação e apresentação do trabalho ``Videoconferência e Transmissão de Vídeo em Camadas´´ na XXIV Jornada de Iniciação Científica - UFRJ. 2002. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Moraes, I.M.; VIEIRA JUNIOR, I. F. . Coordenador do Workshop de Trabalhos de Iniciação Científica e de Graduação (WTICG) do SBSeg 2018. 2018. (Congresso).

2.
Moraes, I.M.; ROCHA, A. A. A. . Coordenador geral do XVI Simpósio Brasileiro em Segurança da Informação e de Sistemas Computacionais (SBSeg 2016). 2016. (Congresso).

3.
MORAES, I. M.; VELLOSO, P. B. ; GHAMRI-DOUDANE, Y. . Coordenador local do Wireless Days 2014. 2014. (Congresso).

4.
MORAES, I. M.; RICARDO, M. A. P. . Coordenador do Programa Técnico da Trilha "Wireless Models and Simulations" do Wireless Days. 2014. (Congresso).

5.
MORAES, I. M.; Pujolle, G. . Coordenador geral do 2nd. Workshop on Network Virtualization and Intelligence for the Future Internet (WNetVirt). 2013. (Congresso).

6.
MORAES, I. M.; Ziviani, A. ; ALBUQUERQUE, C. V. N. ; COSTA, L. H. M. K. ; RUBINSTEIN, M. G. . 26o. Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos. 2008. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Mayara Tesch Carreiro. Contramedidas ao ataque do buraco negro em redes tolerantes a atrasos e desconexões. Início: 2018. Dissertação (Mestrado em Computação) - Universidade Federal Fluminense, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ. (Orientador).

2.
Joelias Silva Pinto Junior. Seleção de nós em redes celulares com comunicação dispositivo a dispositivo. Início: 2017. Dissertação (Mestrado profissional em Computação) - Universidade Federal Fluminense. (Orientador).

3.
Rafael Bezerra Scarselli. Segurança em redes de comunicação para subestações de transmissão de energia. Início: 2017. Dissertação (Mestrado profissional em Computação) - Universidade Federal Fluminense. (Orientador).

4.
Ricardo George Bhering. Aplicações para agricultura inteligente com redes tolerantes a atrasos e desconexões. Início: 2017. Dissertação (Mestrado profissional em Computação) - Universidade Federal Fluminense. (Orientador).

Tese de doutorado
1.
Cleomar Márcio Marques de Oliveira. Roteamento e segurança em redes oportunistas. Início: 2017. Tese (Doutorado em Computação) - Universidade Federal Fluminense. (Orientador).

2.
Ian Vilar Bastos. Controle de acesso ao meio em redes ultradensas. Início: 2017. Tese (Doutorado em Computação) - Universidade Federal Fluminense, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

3.
Claiton Luiz Soares. Descarregamento de tráfego com redes oportunistas. Início: 2013. Tese (Doutorado em Computação) - Universidade Federal Fluminense. (Orientador).

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Matheus Corrêa Mussel Tavares do Prado. Qualidade de serviço em redes orientadas a conteúdo. Início: 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal Fluminense. (Orientador).

2.
Marcos Antonio Almeida Paulino. Simuladores para Redes Orientadas a Conteúdo. Início: 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal Fluminense. (Orientador).

Iniciação científica
1.
Leonardo Fiorio Soares. Segurança em redes sem-fio. Início: 2017. Iniciação científica (Graduando em Ciência da Computação) - Universidade Federal Fluminense, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Ian Vilar Bastos. Roteamento em redes orientadas a conteúdo. 2017. Dissertação (Mestrado em Computação) - Universidade Federal Fluminense, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Igor Monteiro Moraes.

2.
Guilherme Rolim e Souza. Model and Solution for the Data Aggregator Positioning Problem in Smart Grids. 2016. Dissertação (Mestrado em Computação) - Universidade Federal Fluminense, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Coorientador: Igor Monteiro Moraes.

3.
Elise Garcia Cieza. Poluição de cache em redes orientadas a conteúdo sem-fio. 2015. Dissertação (Mestrado em Computação) - Universidade Federal Fluminense, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Igor Monteiro Moraes.

4.
Gabriel Marçal de Brito. Uma Análise de Desempenho de Redes Orientadas a Conteúdo Sem-Fio. 2014. Dissertação (Mestrado em Computação) - Universidade Federal Fluminense, . Orientador: Igor Monteiro Moraes.

5.
Adriano Antunes Prates. Um Framework para Difusão Eficiente de Interesses em Redes Veiculares Orientadas a Conteúdo. 2014. Dissertação (Mestrado em Computação) - Universidade Federal Fluminense, . Orientador: Igor Monteiro Moraes.

6.
Ely da Silva Miranda. Mecanismos de custódia compartilhada em redes tolerantes a atrasos e desconexões. 2013. Dissertação (Mestrado em Computação) - Universidade Federal Fluminense, . Coorientador: Igor Monteiro Moraes.

7.
Juliano Fischer Naves. Políticas de Encaminhamento de Mensagens e de Gerenciamento de Buffer para Redes Tolerantes a Atrasos e Desconexões. 2012. Dissertação (Mestrado em Computação) - Universidade Federal Fluminense, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Igor Monteiro Moraes.

8.
Clayton Reis da Silva. Seleção de gateways em redes em malha sem fio. 2012. Dissertação (Mestrado em Computação) - Universidade Federal Fluminense, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Coorientador: Igor Monteiro Moraes.

9.
Rafael Ladislau Alves. Persistência de Tabelas de Roteamento em Redes em Malha Sem-Fio Verdes. 2012. Dissertação (Mestrado em Computação) - Universidade Federal Fluminense, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Coorientador: Igor Monteiro Moraes.

Tese de doutorado
1.
Juliano Fischer Naves. Contramedidas ao ataque de falsificação de reconhecimentos positivos em redes tolerantes a atrasos e desconexões. 2017. Tese (Doutorado em Computação) - Universidade Federal Fluminense, . Orientador: Igor Monteiro Moraes.

2.
Dalbert Matos Mascarenhas. Limiting interest-packet forwarding in content-centric wireless mesh networks. 2017. Tese (Doutorado em Computação) - Universidade Federal Fluminense, . Orientador: Igor Monteiro Moraes.

3.
André Luiz Nasserala Pires. Negação de Serviço em Redes Orientadas a Conteúdo. 2017. Tese (Doutorado em Computação) - Universidade Federal Fluminense, . Orientador: Igor Monteiro Moraes.

4.
Juliano Fontoura Kazienko. Gerência de Chaves Criptográficas em Redes de Sensores Sem-Fio. 2013. Tese (Doutorado em Computação) - Universidade Federal Fluminense, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Coorientador: Igor Monteiro Moraes.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Leonardo Fiorio Soares. Uma Avaliação de Vulnerabilidades em Protocolos de Autenticação para Redes Sem Fio IEEE 802.11. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal Fluminense. Orientador: Igor Monteiro Moraes.

2.
Leandro Silva Azevedo de Almeida. Qualidade de Serviço com Redes Definidas por Software. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal Fluminense. Orientador: Igor Monteiro Moraes.

3.
Mayara Tesch Carreiro. Uma análise do ataque do buraco negro em redes tolerantes a atrasos e desconexões. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal Fluminense. Orientador: Igor Monteiro Moraes.

4.
Daniel Augusto Valença da Silva. Um estudo de caso de uma metodologia de análise de redes de zumbis para investigação criminal. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal Fluminense. Orientador: Igor Monteiro Moraes.

5.
Erick Alexim Guedes. Um estudo de caso de uma metodologia de análise de redes de zumbis para investigação criminal. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal Fluminense. Orientador: Igor Monteiro Moraes.

6.
Ian Freze Cypriano Pires. Uma Avaliação do Uso de Reconhecimentos Positivos em Redes Tolerantes a Atrasos e Desconexões. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal Fluminense. Orientador: Igor Monteiro Moraes.

7.
Rodrigo Soares e Silva. Negação de serviço na nuvem. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal Fluminense. Orientador: Igor Monteiro Moraes.

8.
Ian Vilar Bastos. Encaminhamento de Pacotes em Redes Orientadas a Conteúdo. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal Fluminense. Orientador: Igor Monteiro Moraes.

9.
Victor Costa Macedo Sousa. Encaminhamento de Pacotes em Redes Orientadas a Conteúdo. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal Fluminense. Orientador: Igor Monteiro Moraes.

10.
Antônio Jorge Sapage da Canhota Júnior. Uma aplicação para denunciar focos de Dengue usando telefones celulares. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal Fluminense. Orientador: Igor Monteiro Moraes.

11.
Jorge Thiago Peregrino de Oliveira. BusUff: Um sistema de localização dos ônibus da UFF. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal Fluminense. Orientador: Igor Monteiro Moraes.

12.
Guilherme Rolim e Souza. Um aplicativo para distribuição oportunista de informativos. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal Fluminense. Orientador: Igor Monteiro Moraes.

13.
Elise Garcia Cieza. Segurança em Redes Orientadas a Conteúdo. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal Fluminense. Orientador: Igor Monteiro Moraes.

14.
Rennan Maciel de Oliveira. Um Sistema de Gerenciamento de Ônibus Usando Redes Veiculares. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal Fluminense. Orientador: Igor Monteiro Moraes.

15.
André Guimarães Coelho. Um Sistema de Gerenciamento de Ônibus Usando Redes Veiculares. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal Fluminense. Orientador: Igor Monteiro Moraes.

Iniciação científica
1.
Matheus Corrêa Mussel Tavares do Prado. Qualidade de Serviço em Redes Orientadas a Conteúdo. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Ciência da Computação) - Universidade Federal Fluminense, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Igor Monteiro Moraes.

2.
Ian Vilar Bastos. Segurança em Redes Orientadas a Conteúdo. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Ciência da Computação) - Universidade Federal Fluminense, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Igor Monteiro Moraes.

3.
Guilherme Rolim e Souza. Redes em Malha Sem-Fio para Cidades Inteligentes. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Ciência da Computação) - Universidade Federal Fluminense, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Igor Monteiro Moraes.

4.
Elise Garcia Cieza. Segurança em Redes Orientadas a Conteúdo. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Ciência da Computação) - Universidade Federal Fluminense, Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica. Orientador: Igor Monteiro Moraes.

5.
Carlos Filipe Marques Teixeira Júnior. Segurança em Redes Orientadas a Conteúdo. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em Ciência da Computação) - Universidade Federal Fluminense. Orientador: Igor Monteiro Moraes.

6.
João Paulo de Freitas Ramirez. Redes de Sensores para Cidades Inteligentes. 2011. Iniciação Científica. (Graduando em Ciência da Computação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ. Orientador: Igor Monteiro Moraes.

7.
Victor Pinto de Almeida. Distribuição Eficiente e Robustez em Redes Orientadas a Conteúdo. 2011. Iniciação Científica. (Graduando em Engenharia de Telecomunicações) - Universidade Federal Fluminense. Orientador: Igor Monteiro Moraes.

8.
Pedro Silveira Pisa. Análise de Desempenho de Sistemas de Distribuição de Vídeo Par-a-par. 2008. Iniciação Científica - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica. Orientador: Igor Monteiro Moraes.

9.
Pedro Miguel Esposito. Análise e Implementação de Protocolos de Roteamento para Redes em Malha Sem Fio. 2007. Iniciação Científica - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Igor Monteiro Moraes.

10.
Pedro Silveira Pisa. Implementação de um serviço de TV na Internet para ensino a distância. 2007. Iniciação Científica. (Graduando em Engenharia de Computação e Informação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica. Orientador: Igor Monteiro Moraes.



Inovação



Projetos de pesquisa



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 19/10/2018 às 8:44:13