Lucas Vanini

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3544414849576037
  • Última atualização do currículo em 06/02/2019


Doutor em Ensino de Ciências e Matemática na Universidade Luterana do Brasil (2015). Mestre em Engenharia Oceânica na Universidade Federal do Rio Grande (2008). Licenciatura Plena em Matemática na Universidade Federal de Pelotas (2003). Professor de ensino básico, técnico e tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense (IFsul) - Campus Passo Fundo, Rs. Atuou como Coordenador do Programa Profuncionário do Ifsul - Campus Passo Fundo (2013-2014). Atuou como Tutor em Várias Disciplinas do Curso Técnico em Infraestrutura Escolar do Programa Profuncionário do Ifsul - Campus Passo Fundo (2012-2013). Atuou como Orientador de trabalhos finais do Curso de Especialização em Mídias na Educação na Modalidade de Educação a Distância, promovido pelo IFSul (2009-2010-2012). Atua nos seguintes temas na Pesquisa em Educação Matemática: Educação à Distância Online (EaD Online); Cyberformação (formação continuada de professores de matemática com Tecnologias Digitais); Sociologia (Principalmente conceitos envolvendo o sociólogo Pierre Bourdieu); Ensino e Aprendizagem em matemática. Participa do Grupo de Pesquisa @+ (AMAIIS- Ambientes-Matemáticos de Aprendizagem com a Inclusão da Informática na Sociedade). Foi Secretário da SBEM - RS - Sociedade Brasileira de Educação Matemática - Regional do Rio Grande do Sul de 2012 a 2015. Atuou como Coordenador dos Professores da Cultura Geral do Ifsul - Campus Passo Fundo (2017-2018). E-mail: lucas.vanini@passofundo.ifsul.edu.br (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Lucas Vanini
Nome em citações bibliográficas
VANINI, L.

Endereço


Endereço Profissional
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense.
Estrada Perimetral Leste, 150
São Cristovão
99064440 - Passo Fundo, RS - Brasil
Telefone: (54) 33112916
URL da Homepage: http://www.passofundo.ifsul.edu.br


Formação acadêmica/titulação


2011 - 2015
Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática.
Universidade Luterana do Brasil, ULBRA, Brasil.
Título: A Construção da Concepção da Cyberformação por Professores e Tutores de Matemática Online na Formação Continuada e na sua Prática: uma análise bourdieana, Ano de obtenção: 2015.
Orientador: Maurício Rosa.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação a Distância.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Outras Sociologias Específicas.
Setores de atividade: Educação.
2005 - 2008
Mestrado em Engenharia Oceânica.
Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Brasil.
Título: Adaptação De Um Código Computacional De Escoamentos Incompressíveis Tridimensionais Para Problemas Com Superfície Livre,Ano de Obtenção: 2008.
Orientador: Paulo Roberto de Freitas Teixeira.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Simulação Numérica; Dinâmica dos Fluidos Computacional; Método dos Elementos Finitos; Escoamentos Incompressíveis; Superfície Livre.
Grande área: Engenharias
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática / Subárea: Matemática Aplicada.
1999 - 2003
Graduação em Licenciatura Plena em Matemática.
Universidade Federal de Pelotas, UFPEL, Brasil.
1996 - 1998
Ensino Médio (2º grau).
Escola Estadual de I e II Graus Cônego Josué Bardin, EECJB, Brasil.
1992 - 1995
Ensino Fundamental (1º grau).
Escola Estadual de I e II Graus Cônego Josué Bardin, EECJB, Brasil.




Atuação Profissional



Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense, IFSUL, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Prof. de ens. básico, técnico e tecnológico, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

08/2011 - 12/2011
Ensino, Tecnologia em Sistemas para Internet, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Lógica e Algoritmos
Estatística Aplicada à Computação
Cálculo Diferencial e Integral
02/2011 - 08/2011
Ensino, Tecnologia em Sistemas para Internet, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estatística Aplicada à Computação
Cálculo Diferencial e Integral
02/2011 - 07/2011
Ensino,

Disciplinas ministradas
Fundamentos Matemáticos da Computação I (Técnico em informática)
Matemática Aplicada II (Técnico em Mecânica)
08/2010 - 12/2010
Ensino, Tecnologia em Sistemas para Internet, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estatística Aplicada à Computação
Cálculo Diferencial e Integral
08/2010 - 12/2010
Ensino,

Disciplinas ministradas
Matemática Aplicada II (Técnico em Mecânica)
02/2010 - 08/2010
Ensino,

Disciplinas ministradas
Fundamentos Matemáticos da Computação I (Técnico em Informática)
02/2010 - 07/2010
Ensino, Tecnologia em Sistemas para Internet, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estatística Aplicada à Computação
Cálculo Diferencial e Integral
08/2009 - 12/2009
Ensino, Tecnologia em Sistemas para Internet, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Cálculo Diferencial e Integral
08/2009 - 12/2009
Ensino,

Disciplinas ministradas
Matemática Aplicada I (Técnico em Informática)
02/2009 - 07/2009
Ensino,

Disciplinas ministradas
Fundamentos da Matemática (Técnico em Eletrônica)
Matemática Alicada I (Técnico em Edificações)
8/2008 - 12/2008
Ensino, Tecnologia em Sistemas para Internet, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Cálculo Diferencial e Integral
Estatística Aplicada à Computação
08/2008 - 12/2008
Ensino,

Disciplinas ministradas
Fundamentos Matemáticos da Computação I (Técnico em Informática)
Matemática Aplicada I (Técnico em Informática para Internet)
Matemática Aplicada I (Técnico em Mecânica)
Matemática Aplicada II (Técnico em Informática para Internet)
Matemática Aplicada II (Técnico em Mecânica)
02/2008 - 07/2008
Ensino,

Disciplinas ministradas
Matemática (Curso de Eletrônica Integrado)
Matemática I (Curso Técnico em Edificações)
Matemática I (Curso Técnico em Eletrônica)
Matemática I (Curso Técnico em Química)
Matemática II (Curso Técnico em Eletrônica)
Matemática III (Curso Técnico em Edificações)
Matemática III (Curso Técnico em Eletrônica)
Matemática IV (Curso Técnico em Eletrônica)
02/2008 - 07/2008
Ensino, Engenharia Ambiental, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Álgebra Linear
Cálculo I

Instituto Federal Sul-Rio-Grandense, IFSUL, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2008
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor substituto, Carga horária: 40

Atividades

02/2007 - 12/2008
Ensino,

Disciplinas ministradas
Matemática III (Curso Técnico em Eletrônica)
Matemática III (Curso Técnico em Edificações)
Matemática I (Curso Técnico em Eletrotécnica)
Matemática II (Curso Técnico em Eletrônica)
Matemática I (Curso Técnico em Eletrônica)
Matemática II (Curso Integrado de Química)
Matemática I (Curso Integrado de Química)
02/2007 - 12/2007
Ensino, Engenharia Elétrica, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Geometria Analítica
Cálculo I

Universidade Federal de Pelotas, UFPEL, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2005
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 40

Vínculo institucional

2002 - 2002
Vínculo: Bolsista CNPq/UFPEL, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 12
Outras informações
Bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - CNPq/UFPel, Atuando no projeto aplicação de projeções conformes na Previsão Numérica do Tempo em Área Limitada.

Vínculo institucional

2002 - 2002
Vínculo: Bolsista UFPEL, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 12
Outras informações
Projeto de Extensão "Professor: desafios para o trabalho"

Vínculo institucional

2001 - 2001
Vínculo: Bolsista UFPEL, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 12
Outras informações
Bolsista do Projeto de Ensino " Projeto Piloto para a disciplina de Cálculo A/I e Álgebra Linear usando Software

Atividades

5/2003 - 5/2005
Ensino, Licenciatura em Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Análise Real
Cálculo e Diferencial e Integral
Calculo I
Cálculo II
Geometria Euclidiana
Matemática Comercial e Financeira
Matemática Computacional
Matemática Discreta I
1/2003 - 12/2003
Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Física e Matemática, .

3/2001 - 12/2001
Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Física e Matemática, .


Sociedade Brasileira de Educação Matemática, SBEM, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2015
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Secretário
Outras informações
Secretário da SBEM-RS (Regional Rio Grande do Sul)



Linhas de pesquisa


1.
Tecnologias do Ensino
2.
Cálculo
3.
Tecnologias no ensino da Matemática


Projetos de pesquisa


2003 - 2003
Projeto Piloto para as Disciplinas de Cálculo A/I e Álgebra Linear usando Software
Descrição: Este trabalho tem como objetivos principais a execução e a avaliação geral de um processo de ensino de Cálculo Diferencial e de Álgebra Linear usando softwares de matemática. Além disso, o projeto visa elaboração de material didático sobre o uso do MAPLE nas disciplinas de Cálculo I e Álgebra Linear. Também tem como meta o acessoramento dos alunos das disciplinas de Cálculo I, Álgebra Linear e Matemática Computacional no uso do MAPLE..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Lucas Vanini - Integrante / Gertrudes Aparecida Dandolini - Coordenador / João Artur de Souza - Integrante.
2003 - 2003
MATEC: Laboratório de Matemática e Novas Tecnologias
Descrição: Este projeto busca uma análise e discussão sobre as tecnologias no ensino de matemática. Além disso, tem por objetivo o desenvolvimento de material didático das disciplinas de Álgebra Linear, Lógica Matemática e Funções Elementares..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Lucas Vanini - Integrante / Gertrudes Aparecida Dandolini - Integrante / João Artur de Souza - Coordenador.
2002 - 2002
Aplicação de Projeções Conformes na Previsão Numérica do Tempo em Área Limitada
Descrição: Projeto de Iniciação Científica (CNPQ/UFPEL).
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Lucas Vanini - Integrante / Andrei Bourchtein - Coordenador.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
2001 - 2001
Projeto Piloto para as Disciplinas de Cálculo A/I e Álgebra Linear usando Software
Descrição: Elaboração de material didático sobre o uso do Maple nas disciplinas de Cálculo I e Álgebra Linear. Assessoramento dos alunos das disciplinas de Cálculo I e Álgebra Linear no uso do Maple..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Lucas Vanini - Integrante / Gertrudes Aparecida Dandolini - Coordenador / João Artur de Souza - Integrante.


Projetos de extensão


2002 - 2002
Professor: Desafios Para o Trabalho
Descrição: Este projeto tem por objetivo principal dar um assessoramento e monitoria a alunos de escolas municipais e estaduais abordando conteúdos de Matemática e de Física do Ensino Fundamental e Médio..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.

Integrantes: Lucas Vanini - Coordenador / Gertrudes Aparecida Dandolini - Integrante / João Artur de Souza - Integrante.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática / Subárea: Tópicos específicos de Educação, Tecnologias do Ensino.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Métodos e Técnicas de Ensino.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem.
5.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática / Subárea: Matemática Aplicada/Especialidade: Matemática Discreta e Combinatória.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Italiano
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
VANINI, L.2018VANINI, L.; PAULA, A.G. . Utilização do recurso celular em sala de aula: realidades, aspectos e possibilidades. Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Matemática (RBECM), v. V1 - N2, p. 182-197, 2018.

2.
VANINI, L.2014VANINI, L.. A construção de identidades online por meio do Role Playing Game: relações com o ensino e aprendizagem de matemática em um curso a distância.. BOLEMA : Boletim de Educação Matemática (Online), v. 28, p. 1567-1573, 2014.

3.
VANINI, L.2013VANINI, L.; ROSA, M. ; JUSTO, J. C. R. ; PAZUCH, V. . Cyberformação de Professores de Matemática: olhares para a dimensão tecnológica. Acta Scientiae (ULBRA), v. 15, p. 153-171, 2013.

4.
VANINI, L.2011VANINI, L.; ROSA, M. . Investigando a Concepção de Uso de Tecnologias de Informação e Comunicação nas Aulas de Matemática no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense, Campus Passo Fundo. Educação Matemática em Revista-RS, v. 1, p. 51-59, 2011.

5.
ROSA, M.2011 ROSA, M. ; VANINI, L. ; SEIDEL, D. J. . Produção do Conhecimento Matemático Online: a resolução de um problema com o Ciberespaço. Boletim GEPEM, v. 58, p. 89-114, 2011.

6.
VANINI, L.2010VANINI, L.; SEIDEL, D. J. ; VARA, S. S. . Práticas Interdisciplinares de Matemática na Educação Profissional. AR Ação e Reflexão: Escrevendo a Educação Profissional, v. 1, p. 39-42, 2010.

Capítulos de livros publicados
1.
SAÚGO, C. ; VANINI, L. ; SANTOS, S. M. . ENSINO DE GEOMETRIA PLANA E O USO DAS TECNOLOGIAS NO ENSINO FUNDAMENTAL.. In: In: Adriano Canabarro Teixeira; Valéria Espíndola Lessa. (Org.). (Org.). Processos educativos interdisciplinares e tecnologias digitais: aproximações teóricas e práticas. 1eded.Pelotas: EDUCAT, 2017, v. v. 1, p. 160-175.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
LUDWIG, P. I. ; VANINI, L. ; VANINI, L. . O Uso de Questões Lógicas e Jogos Matemáticos nos Processos de Ensino e Aprendizagem do Ensino Fundamental. In: XIII Encontro Gaúcho de Educação Matemática (XIII EGEM), 2018, Santa Maria - Rs. Anais da 5a Escola de Inverno de Educação Matemática 3o Encontro Nacional PIBID-Matemática, 2018.

2.
LUDWIG, P. I. ; VANINI, L. . Processos de Ensino e Aprendizagem como Articuladores do Raciocínio Lógico e Dos Jogos Matemáticos no Ensino Fundamental. In: VII Jornada Nacional de Educação Matemática e XX Jornada Regional de Educação Matemática, 2018, Passo Fundo - RS. Anais EIXOS TEMÁTICOS E1 ? Políticas Educacionais E2 ? Formação e Desenvolvimento Profissional de Professores de Matemática E3 ? Pesquisa em Educação Matemática E4 ? Práticas e Intervenções na Educação Básica e Superior E5 ? Tendências em Edu. Mat, 2018.

3.
VANINI, L.; PAULA, A.G. . UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE O USO DE APLICATIVOS DE CELULAR EM SALAS DE AULA NO ENSINO FUNDAMENTAL: REALIDADE E PERSPECTIVAS. In: XIII Encontro Gaúcho de Educação Matemática (XIII EGEM), 2018, Santa Maria - RS. Escola de Inverno de Educação Matemática Encontro Nacional PIBID-MATEMÁTICA, 2018.

4.
VANINI, L.; ROSA, M. ; VANINI, S. S. V. . O uso de tecnologias na educação a distância online: receitas para o ensino da matemática?. In: XI Encontro Nacional de Educação Matemática, 2013, Curitiba-PR. Anais do XI Encontro Nacional de Educação Matemática. Guarapuava-PR: SBEM-PR, 2013. p. 1-7.

5.
VANINI, L.; ROSA, M. . De que forma usar tecnologias na educação a distância online para o ensino da matemática?. In: VI Congresso Internacional de Ensino da Matemática - VI CIEM, 2013, Canoas. VI CIEM, 2013.

6.
VANINI, L.; ROSA, M. ; PAZUCH, V. . Tecnologias no Ensino de Matemática: a Cyberformação como norteadora do processo educacional. In: XI EGEM - Encontro Gaúcho de Educação Matemática, 2012, Lajeado. Anais do XI EGEM, 2012. v. 1. p. 89-108.

7.
VANINI, L.; ROSA, M. . A Presentificação da Cyberformação na Prática do Professor de Matemática Online: aspectos teóricos. In: XVI Encontro Brasileiro de Estudantes Pós-Graduação em Educação Matemática, 2012, Canoas. Anais do XVI EBRAPEM, 2012. p. 1-13.

8.
VANINI, L.; PAZUCH, V. . A formação inicial e a práxis docente: conceitos que constituem o processo de formação do professor de matemática. In: IV Jornada Nacional de Educação Matemática e XVII Jornada Regional de Educação Matemática, 2012, Passo Fundo. Anais da IV Jornada Nacional de Educação Matemática e XVII Jornada Regional de Educação Matemática, 2012. v. 1. p. 1-10.

9.
VANINI, L.; ROSA, M. . O papel da educação matemática na vida de um professor de matemática. In: XIII CIAEM - Conferência Interamericana de Educação Matemática, 2011, Recife-PE. Anais da XIII CIAEM - Conferência Interamericana de Educação Matemática, 2011. p. 1-1.

10.
VANINI, L.; ROSA, M. . A Presentificação da Cyberformação na Práxis do Professor de Matemática Online. In: XV EBRAPEM - Educação Matemática: diversidades e particularidades no cenário nacional., 2011, Campina Grande - Paraíba. XV EBRAPEM - Educação Matemática: diversidades e particularidades no cenário nacional., 2011.

11.
VANINI, L.; VARA, S. S. ; SEIDEL, D. J. . Interdisciplinaridade: elo entre o Ensino de Matemática e a Construção Civil. In: XIII CIAEM - Conferência Interamericana de Educação Matemática, 2011, Recife - Pe. XIII CIAEM - Conferência Interamericana de Educação Matemática, 2011.

12.
ROSA, M. ; SEIDEL, D. J. ; VANINI, L. ; PAZUCH, V. . Cyberformação de Professores de Matemática: Múltiplas Dimensões. In: Congreso Uruguayo de Educación Matematica, 2011, Montivideo. Anais do 3 Congreso Uruguayo de Educación Matematica. Montivideo: Editora da SEMUR, 2011. p. 85-92.

13.
VANINI, L.; ROSA, M. . A Práxis do Professor de Matemática Online e a Cyberformação: aspectos teóricos e metodológicos. In: Seminário Estadual de Pesquisa em Ensino de Ciências e Matemática, 2011, Canoas. Anais do Seminário Estadual de Pesquisa em Ensino de Ciências e Matemática. Canoas: Editora da ULBRA, 2011. p. 1-9.

14.
VANINI, L.; SEIDEL, D. J. ; VARA, S. S. . Matemática no ensino tecnológico: um tratamento interdisciplinar. In: X - Encontro Nacional de Educação Matemática, 2010, Salvador. Anais do X Encontro Nacional de Educação Matemática, 2010.

15.
VANINI, L.; TEIXEIRA, P. R. F. . Simulação numérica da ação de uma onda sobre um pilar vertical de seção quadrada através de um modelo baseado nas equações de Navier-Stokes. In: VI Congresso Nacional de Engenharia Mecânica, 2010, Campina Grande. CONEM 2010, 2010.

16.
TEIXEIRA, P. R. F. ; POPIOLEK, T. L. ; VANINI, L. . Numerical analysis of three-dimensional Numerical analysis of three-dimensional free surface flows using adaptive meshes. In: Iberian Latin American Congress on Computational Methods in Engineering - XXVIII CILAMCE, 2007, Porto - Portugal. XXVIII CILAMCE - Métodos Numéricos e Computacionais em Engenharia - CMNE, 2007.

17.
DANDOLINI, G. A. ; VANINI, L. ; SOUZA, J. A. . A utilização de software no ensino de cálculo. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENSINO DE ENGENHARIA (COBENGE), 2004, Brasília. XXXII COBENGE2004, 2004.

18.
GERALDO, A. P. ; SOUZA, J. A. ; VANINI, L. ; DANDOLINI, G. A. . Utilizando Applets e Java Servert Pages Para Geração de Gráficos Bidimensionais no Ensino de Funções.. In: XIII CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 2004, Pelotas. XIII Congresso de Iniciação, 2004.

19.
DANDOLINI, G. A. ; VANINI, L. ; SOUZA, J. A. . Ensino integrado nas aulas cálculo de várias variáveis. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENSINO DE ENGENHARIA, 2003, Rio de Janeiro. XXXI COBENGE, 2003.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
VANINI, L.; ROSA, M. . The best class I have ever given, was when I did not give class.. In: 36th Conference of the Internacional Group for the Psychology of Mathematics Education - PME 36, 2012, Taipei. 36th Conference of the Internacional Group for the Psychology of Mathematics Education - PME 36, 2012. v. 1. p. 1-1.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
VANINI, L.; ROSA, M. . Aspectos da Cyberformação que se Presentificam na Prática dos Professores de Matemática da Educação a Distância Online: um olhar investigativo. In: I Fórum Educação Matemática, Tecnologias Informáticas e Educação à Distância, 2012, Canoas. Anais do I Fórum Educação Matemática, Tecnologias Informáticas e Educação à Distância, 2012. v. 1. p. 1-1.

2.
VANINI, L.; TEIXEIRA, P. R. F. . Adaptação de Código Computacional de Escoamentos Incompressiveis 3D para problemas de superficie Livre. In: II Seminário e Workshop em Engenharia Oceânica, 2006, Rio Grande. Anais do II Seminário e Workshop em Engenharia Oceânica. Rio Grande: FURG, 2006. v. 1. p. 12-12.

Apresentações de Trabalho
1.
LUDWIG, P. I. ; VANINI, L. . O USO DE QUESTÕES LÓGICAS E JOGOS MATEMÁTICOS NOS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
VANINI, L.; PAULA, A.G. . UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE O USO DE APLICATIVOS DE CELULAR EM SALAS DE AULA NO ENSINO FUNDAMENTAL: REALIDADE E PERSPECTIVAS. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
LUDWIG, P. I. ; VANINI, L. . PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM COMO ARTICULADORES DO RACIOCÍNIO LÓGICO E DOS JOGOS MATEMÁTICOS NO ENSINO FUNDAMENTAL. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
VANINI, L.. A Construção da Concepção da Cyberformação por Professores e Tutores de Matemática Online na Formação Continuada e na sua Prática: uma análise bourdieana. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
VANINI, L.. Formação continuada de professores com uso de tecnologias: modelos, receitas?. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
VANINI, L.. Formação continuada de professores de matemática com uso de tecnologias: modelos, receitas?. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
VANINI, L.; ROSA, M. ; VANINI, S. S. V. . O uso de tecnologias na educação a distância online: receitas para o ensino da matemática?. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

8.
VANINI, L.; ROSA, M. . De que forma usar tecnologias na educação a distância online para o ensino da matemática?. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

9.
VANINI, L.; ROSA, M. . A Presentificação da Cyberformação na Prática do Professor de Matemática Online: aspectos teóricos. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
VANINI, L.; ROSA, M. . A formação inicial e a práxis docente: conceitos que constituem o processo de formação do professor de matemática. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
VANINI, L.; ROSA, M. . Aspectos da Cyberformação que se Presentificam na Prática dos Professores de Matemática da Educação a Distância Online: um olhar investigativo. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
VANINI, L.; ROSA, M. . O papel da educação matemática na vida de um professor de matemática. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
VANINI, L.; VARA, S. S. ; ROSA, M. . Interdisciplinaridade: elo entre o Ensino de Matemática e a Construção Civil. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
SEIDEL, D. J. ; VANINI, L. ; VARA, S. S. . A Interdisciplinaridade No Ensino Tecnológico Em Matemática. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
SEIDEL, D. J. ; VANINI, L. ; VARA, S. S. . A Matemática no Ensino Tecnológico: um Tratamento Interdisciplinar. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Demais tipos de produção técnica
1.
VANINI, L.. Matemática Financeira. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
VANINI, L.; SANTOS, R. P.; GELLER, M.; GROENWALD, C. L. O.. Participação em banca de Gerry Sanchez. O Uso do Construcionismo e da Robótica Lego Mindstorms em um Curso de Mecatrônica: proposta e análise de nove fatores para a construção da aprendizagem. 2017. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Luterana do Brasil.

2.
VANINI, L.; VECCHIA, R. D.; ROSA, M.. Participação em banca de DOUGLAS MARTINS DANTAS. A CRIATIVIDADE TECNOLÓGICA NA CONSTRUÇÃO DE ATIVIDADES COM PROFESSORES DE MATEMÁTICA EM CYBERFORMAÇÃO. 2016. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Luterana do Brasil.

3.
VANINI, L.; TEIXEIRA, A. C.; ROSA, C. T. W.; TRENTIN, M. A. S.. Participação em banca de Caroline Saúgo. Explorando a informática educativa como alternativa de ensino da Geometria Plana na educação Básica. 2016. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade de Passo Fundo.

4.
SPALDING, L. E. S.; VANINI, L.; ROSA, C. T. W.; TRENTIN, M. A. S.. Participação em banca de Vildomar Luiz Tartari. Planilhas eletrônicas no ensino de Matemática: análise de uma proposta didática para o Ensino Médio. 2016. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade de Passo Fundo.

5.
VECCHIA, R. D.; VANINI, L.; KAIBER, C. T.; JUSTO, J. C. R.. Participação em banca de Alex da Silva. Reflexões acerca do planejamento de aulas de matemática em vivência de estágio curricular supervisionado com tecnologias digitais: uma investigação na licenciatura em matemática do parfor. 2016. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Luterana do Brasil.

6.
VANINI, L.; SILVA, J. T.; ROSA, C. T. W.; SPALDING, L. E. S.. Participação em banca de Maria Tereza Rodrigues Mileo. Ensino de Estatística Descritiva no Ensino Médio, através de uma UEPS. 2016. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade de Passo Fundo.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
VANINI, L.; KAIBER, C. T.. Participação em banca de Greice Fior. O livro didático nas aulas de educação física do Rio Grande do Sul. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Linguagens e Tecnologias na Educação) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense.

2.
VANINI, L.; SARTORI, E.. Participação em banca de Paulo Henrique Simon. Percepções de Interatividade no Ensino de Língua Estrangeira. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Linguagens e Tecnologias na Educação) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense.

3.
VANINI, L.; SARTORI, E.. Participação em banca de Adriana Filippi. Aprendizagens Significativas e tecnologias: um estudo prático. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Formação Continuada em Mídias na Educação) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense.

4.
VANINI, L.; FORTES, M. C.. Participação em banca de Ana Paula Carminatti. A Construção do gosto pela leitura: uma pesquisa baseada nas mídias impressas e audiovisuais. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Formação Continuada em Mídias na Educação) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense.

5.
VANINI, L.; FORTES, M. C.. Participação em banca de Francine da Costa. A produção textual utilizando o computador. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Formação Continuada em Mídias na Educação) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense.

6.
VANINI, L.; SARTORI, E.. Participação em banca de Ivete de Carli Furlani. O rádio e a internet na conscientização dos jovens sobre as consequências geradas à saúde pelo consumo de bebidas alcoólicas. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Formação Continuada em Mídias na Educação) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense.

7.
VANINI, L.; SARTORI, E.. Participação em banca de Lediane Castoldi. A utilização das mídias informática e material impresso como instrumento de aprendizagem na educação infantil. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Formação Continuada em Mídias na Educação) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense.

8.
FORTES, M. C.; VANINI, L.. Participação em banca de Enoir Santana. A Interdisciplinaridade na EJA: uma Possibilidade de Ressignificar a Formação para o Mundo do Trabalho. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Esp. em Educação Profissional na Modalidade EJA) - Instituto Federal Sul-Rio-Grandense.

9.
VANINI, L.; VARA, S. S.; SEIDEL, D. J.. Participação em banca de ALEX KANOFF PARECY. UTILIZAÇÃO DE SOFTWARES E VÍDEOS NA CONTRIBUIÇÃO DA APRENDIZAGEM MATEMÁTICA. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Mídias Integradas à Educação) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense.

10.
VANINI, L.; SEIDEL, D. J.. Participação em banca de IRACI VIEIRA AVILA. INFLUÊNCIA DO USO DA INFORMÁTICA E DO AUDIOVISUAL NO ENSINO APRENDIZAGEM NA MATEMÁTICA.. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Mídias Integradas à Educação) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense.

11.
VANINI, L.; SEIDEL, D. J.; VARA, S. S.. Participação em banca de JOÃO ELIÉZER TRENTIN. CONFECCIONANDO OBJETOS ECOLÓGICOS.. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Mídias Integradas à Educação.) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense.

12.
VANINI, L.; ROEBER, A. M. M. (Ana Maria Martins Roeber). Participação em banca de ANGELA MÁRCIA MALICHESKI. O APRENDIZADO PARA UTILIZAÇÃO DAS MÍDIAS NO CURSO NORMAL. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Mídias Integradas à Educação) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
VANINI, L.. II Mostra Gaúcha de Validação de Produtos Educacionais e I Encontro do Pibid Física-RS. 2016. Universidade de Passo Fundo.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
III Mostra Gaúcha de Produtos Educacionais. 2018. (Outra).

2.
II Mostra Gaúcha de Validação de Produtos Educacionais e I Encontro do Pibid Física-RS. Formação continuada de professores com uso de tecnologias: modelos, receitas?. 2016. (Congresso).

3.
Seminário de Pesquisa do Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universalidade Luterana do Brasil.A Construção da Concepção da Cyberformação por Professores e Tutores de Matemática Online em Formação Continuada e na Sua Prática: uma análise Bourdieana. 2016. (Seminário).

4.
VI Congresso Internacional de Ensino da Matemática - VI CIEM. De que forma usar tecnologias na educação a distância online para o ensino da matemática?. 2013. (Congresso).

5.
XI Encontro Nacional de Educação Matemática - XI ENEM..O uso de tecnologias na educação a distância online: receitas para o ensino da matemática?. 2013. (Encontro).

6.
36th Conference of the Internacional Group for the Psychology of Mathematics Education. The best class I have ever given, was when I did not give class.. 2012. (Congresso).

7.
I Fórum Educação Matemática, Tecnologias Informáticas e Educação à Distância.Aspectos da Cyberformação que se Presentificam na Prática dos Professores de Matemática da Educação a Distância Online: um olhar investigativo. 2012. (Outra).

8.
IV Jornada Nacional de Educação Matemática e XVII Jornada Regional de Educação Matemática.A formação inicial e a práxis docente: conceitos que constituem o processo de formação do professor de matemática. 2012. (Outra).

9.
XI EGEM - Encontro Gaúcho de Educação Matemática.Tecnologias no Ensino de Matemática: a Cyberformação como norteadora do processo educacional. 2012. (Encontro).

10.
XVI Encontro Brasileiro de Estudantes Pós-Graduação em Educação Matemática.A Presentificação da Cyberformação na Prática do Professor de Matemática Online: aspectos teóricos. 2012. (Encontro).

11.
Congreso Uruguayo de Educación Matematica. Cyberformação de Professores de Matemática: Múltiplas Dimensões. 2011. (Congresso).

12.
Seminário Estadual de Pesquisa em Ensino de Ciências e Matemática.A PRÁXIS DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA ONLINE E A CYBERFORMAÇÃO: ASPECTOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS. 2011. (Seminário).

13.
XIII CIAEM - Conferência Interamericana de Educação Matemática.O papel da educação matemática na vida de um professor de matemática. 2011. (Outra).

14.
III Jornada Nacional de Educação Matemática e XVI Jornada Regional de Educação Matemática.A Interdisciplinaridade No Ensino Tecnológico Em Matemática. 2010. (Outra).

15.
III Jornada Nacional de Educação Matemática e XVI Jornada Regional de Educação Matemática.A Matemática no Ensino Tecnológico: um Tratamento Interdisciplinar.. 2010. (Outra).

16.
V Congresso Internacional de Ensino de Matemática. 2010. (Congresso).

17.
X - Encontro Nacional de Educação Matemática.Matemática no ensino tecnológico: um tratamento interdisciplinar. 2010. (Encontro).

18.
III Seminário e Workshop em Engenharia Oceânica. 2008. (Seminário).

19.
II Seminário e Workshop em Engenharia Oceânica.Adaptação de Código Computacional de Escoamentos Incompressiveis 3D para problemas de superficie Livre. 2006. (Seminário).

20.
VI Semana Acadêmica de Matemática. 2002. (Outra).

21.
III Encontro de Matemática - NEMat. 2001. (Encontro).

22.
MATHEMA 2001: Ciclos de Estudos sobre Assuntos Educacionais. 2001. (Outra).

23.
V Semana Acadêmica de Matemática. 2001. (Outra).

24.
A Formação do Professor de Matemática: Realidades e Perspectivas. 2000. (Encontro).

25.
A Multiplicidade do Ensino de Matemática. 2000. (Outra).

26.
MATHEMA 2000. 2000. (Outra).

27.
Quebrando a Cabeça com as Novas Teorias Matemáticas. 1999. (Outra).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Paula Isabel Luwig. Raciocínio Lógico e Jogos Matemática no Ensino Fundamental como Articuladores de Processos de Ensino e Aprendizagem. 2017. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Linguagens e Tecnologias na Educação) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense. Orientador: Lucas Vanini.

2.
Edemar da Silva. Educação Financeira no Processo Formativo dos Alunos. 2017. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Linguagens e Tecnologias na Educação) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense. Orientador: Lucas Vanini.

3.
Andressa Gomes Paula. Aplicativos de Celular em Salas de Aula no Ensino Fundamental. 2017. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Linguagens e Tecnologias na Educação) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense. Orientador: Lucas Vanini.

4.
Claudete Pecatti. Informática: diferentes metodologias de ensino e aprendizagem publicadas em blog.. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Formação Continuada em Mídias na Educação) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense. Orientador: Lucas Vanini.

5.
Claudiane Ribeiro. Educação Ambiental desenvolvida com auxílio das mídias.. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Formação Continuada em Mídias na Educação) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense. Orientador: Lucas Vanini.

6.
Cleusa Maria Poloni Binda. O ensino e a aprendizagem da geografia com o uso da mídia computador e internet pelos professores do ensino médio.. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Formação Continuada em Mídias na Educação) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense. Orientador: Lucas Vanini.

7.
Cleusa Margarete Werner. A utilização da Internet e do rádio como condicionantes de mudanças de hábitos e atitudes dos alunos nas aulas e no espaço do recreio.. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Formação Continuada em Mídias na Educação) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense. Orientador: Lucas Vanini.

8.
Eliane Aguirre. A influência da televisão e da leitura na aprendizagem das crianças de educação infantil.. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Formação Continuada em Mídias na Educação) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense. Orientador: Lucas Vanini.

9.
Elis Regina Albano. O professor e as mídias Software educacionais e TV nos processos de ensino e de aprendizagem de matemática.. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Formação Continuada em Mídias na Educação) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense. Orientador: Lucas Vanini.

10.
Eloisa Hammel. O uso do Computador e da internet como recurso pedagógico.. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Formação Continuada em Mídias na Educação) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense. Orientador: Lucas Vanini.

11.
Fabrício Colombo de Aguiar. Os alunos, o professor, o ensino de história e as mídias.. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Formação Continuada em Mídias na Educação) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense. Orientador: Lucas Vanini.

12.
Francieli Piccini Casanova. As Mídias e a literatura infantil.. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Formação Continuada em Mídias na Educação) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense. Orientador: Lucas Vanini.

13.
Maria Ely Ferreira Netto Argenton. O papel exercido pela mídia frente a atual propagação da agressividade em âmbito escolar.. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Formação Continuada em Mídias na Educação) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense. Orientador: Lucas Vanini.

14.
Marilange Duarte Fioravanço. Mídias e Comunicações nas Interações Humanas.. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Formação Continuada em Mídias na Educação) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense. Orientador: Lucas Vanini.

15.
Marilúcia Colet Pizzi. A importância de aprender brincando nas séries iniciais.. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Formação Continuada em Mídias na Educação) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense. Orientador: Lucas Vanini.

16.
Marisa de Quadros Molsato. O Uso do Vídeo e a Internet nas aulas de Matemática.. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Formação Continuada em Mídias na Educação) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense. Orientador: Lucas Vanini.

17.
Marta Ramos da Cunha. Educação na Era Digital. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Formação Continuada em Mídias na Educação) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense. Orientador: Lucas Vanini.

18.
Carina Borba Bruch. Como as Mídias rádio e imprensa contribuem para o ensino e aprendizagem da criança e no desenvolvimento dos sentidos. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Formação Continuada em Mídias na Educação) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense. Orientador: Lucas Vanini.

19.
Adriana Silva da Silveira Nunes Vieira. Jogos Educativos no Ensino da Matemática. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Mídias Integradas à Educação) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense. Orientador: Lucas Vanini.

20.
Denise Lopes da Silva. O Lúdico Interagindo Com o Vídeo e a Informática nas Aulas de História.. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Mídias Integradas à Educação) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense. Orientador: Lucas Vanini.

21.
Simone da Silva Bastos Silveira. Desenvolvimento do Conhecimento Matemático: Contribuições das Mídias em Sala de Aula. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Mídias Integradas à Educação) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense. Orientador: Lucas Vanini.

22.
Vera Lucia Selister Gomes. Comunidades Virtuais: Uma Experiência Como Construção e Promoção da Autonomia dos Alunos. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Mídias Integradas à Educação) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense. Orientador: Lucas Vanini.



Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
VANINI, L.. A Construção da Concepção da Cyberformação por Professores e Tutores de Matemática Online na Formação Continuada e na sua Prática: uma análise bourdieana. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 19/02/2019 às 21:15:02