Alex Bellucco do Carmo

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  • Última atualização do currículo em 08/11/2018


Possui graduação em Física Licenciatura pela Universidade de São Paulo (2003), mestrado pelo Programa de Pós-Graduação Interunidades em Ensino pela Universidade de São Paulo (2006) e doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Educação pela Universidade de São Paulo (2015). Atualmente é professor adjunto da Universidade do Estado de Santa Catarina. Tem experiência na área de Física, com ênfase em Física, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de física, linguagens, ensino de ciências, argumentação e matemática. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Alex Bellucco do Carmo
Nome em citações bibliográficas
BELLUCCO, A.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade do Estado de Santa Catarina, Centro de Ciências Tecnológicas.
Rua Paulo Malschitzki, s/ número - Campus Universitário Prof. Avelino Marcante
Bairro Zona Industrial Norte
89219-710 - Joinville, SC - Brasil
Telefone: (47) 40097720
URL da Homepage: http://www.joinville.udesc.br/portal/


Formação acadêmica/titulação


2011 - 2015
Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Educação.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: Argumentação Matemática em Aulas Investigativas de Física, Ano de obtenção: 2015.
Orientador: Anna Maria Pessoa de Carvalho.
Palavras-chave: Argumentação; Ensino por Investigação; Matemática; Cultura Científica; Ensino de Física.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Setores de atividade: Educação.
2004 - 2006
Mestrado em Programa de Pós-Graduação Interunidades em Ensino.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: A linguagem matemática em uma aula experimental de física,Ano de Obtenção: 2006.
Orientador: Anna Maria Pessoa de Carvalho.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.
Palavras-chave: Ensino de Física; Experimentação; Linguagens; Matemática.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Setores de atividade: Educação.
2000 - 2003
Graduação em Física Licenciatura.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.




Formação Complementar


2014 - 2014
Curso Básico de Introdução à Plataforma MOODLE. (Carga horária: 3h).
Universidade do Estado de Santa Catarina, UDESC, Brasil.
2012 - 2012
Escola de Formação - Editoria de Revistas Científi. (Carga horária: 8h).
Sociedade Brasileira de Física, SBF, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade do Estado de Santa Catarina, UDESC, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: Outro (especifique): efetivo, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Disciplinas ministradas: Didática (DDA e DID0001) Estágio Curricular Supervisionado III (ESC-III) Estágio Curricular Supervisionado IV (ESC-IV) Estratégias para o Ensino de Física (TEO-12) Instrumentação para o Ensino de Física I (INS-I) MEN0001 - Metodologia de Ensino Prática de Ensino de Física A (PEFA001) Prática de Ensino de Física C (PFI-C)

Atividades

07/2013 - Atual
Estágios , Centro de Ciências Tecnológicas, Departamento de Física.

Estágio realizado
Estágio Curricular IV.
01/2013 - Atual
Ensino, Física, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
MEN0001 - Metodologia de Ensino
07/2012 - 07/2013
Estágios , Centro de Ciências Tecnológicas, .

Estágio realizado
Estágio Curricular III (ESC-III).
07/2012 - 12/2012
Ensino, Física, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estratégias para o Ensino de Física (TEO-12)
02/2012 - 07/2012
Ensino, Física, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Prática de Ensino de Física C (PFI-C)
Prática de Ensino de Física A (PEFA001)
Instrumentação para o Ensino de Física I (INS-I)
Didática (DDA e DID0001)

Coordenadoria de Gestão da Educação Básica, CGEB, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Membro da equipe técnica de Física, Carga horária: 40
Outras informações
Antiga Coordenadoria de Normas e Estudos Pedagógicos (CENP).


Fundação de Apoio à Universidade de São Paulo, FUSP, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2012
Vínculo: Bolsa Treinamento Técnico TT4, Enquadramento Funcional: Tutor, Carga horária: 40
Outras informações
Tutor do Curso Rede São Paulo de Formação Docente (REDEFOR) - Ensino de Ciências. Orientador dos trabalhos de conclusão de curso do REDEFOR.


Fundação Padre Anchieta - Centro Paulista de Rádio e TV Educativas, FPA, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Coordenação de conteúdos de física, Carga horária: 40
Outras informações
Coordenação de conteúdos da disciplina física da primeira edição do Curso de Formação do Concurso Público para Provimento de Cargo Efetivo de Professor de Educação Básica II, PEB II, da Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Professores "Paulo Renato Costa Souza" da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo.


Instituto Federal de São Paulo, IFSP, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2011
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor Supervisor, Carga horária: 20
Outras informações
Supervisão dos Licenciados do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo na E.E. Prof. Augusto Meirelles Reis Filho.


Governo do Estado de São Paulo, GOVERNO/SP, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2011
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor da Educação Básica II, Carga horária: 40



Projetos de pesquisa


2018 - Atual
Argumentação, raciocínio crítico e ensino por investigação: introduzindo os estudantes na cultura científica
Descrição: O presente projeto se insere numa perspectiva de aprendizagem de ciências como enculturação (DRIVER et al., 1999), ou seja, aprender ciências envolve ser introduzido na cultura científica, ou ainda, iniciado em suas regras, valores, práticas e linguagens. Nessa situação, não há a substituição da cultura do estudante pela científica (aculturação), mas há uma ampliação de sua bagagem cultural ? o que põe em foco o raciocínio crítico. Temos por hipótese de ensino que o processo de enculturação se dá em sequências de ensino investigativas. Dessa forma, verificaremos o processo de imersão na cultura científica, tendo como foco a argumentação baseada na linguagem matemática, em sequências de ensino inseridas em uma metodologia de ensino por investigação, que aproxima a pesquisa científica da sala de aula, colocando os estudantes em contato com as práticas dos cientistas, levando-os a construir uma linguagem especializada e interpretativa, o que é fundamental para a aprendizagem. Para que isso se realize é necessária uma revisão crítica dessa metodologia de ensino (o que coloca em foco as estratégias de ensino), visto que em pesquisa anterior verificamos a dificuldade dos alunos compreenderem o papel da matemática na estruturação e interpretação das situações físicas, à medida que se distanciavam das atividades experimentais de uma sequência de ensino investigativa (BELLUCCO, 2015), além de aperfeiçoar a ferramenta para análise da argumentação que desenvolvemos no referido estudo, com o intuito de verificar os desafios enfrentados pelos estudantes ao se apropriarem do conhecimento científico nessas aulas..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Alex Bellucco do Carmo - Coordenador / Alexandre Mannes - Integrante / Bruno Isidoro Pereira - Integrante.
2012 - Atual
Argumentação e Matemática em Aulas Investigativas de Física
Descrição: O presente projeto se insere em uma perspectiva de aprendizagem de ciências como enculturação, ou seja, aprender ciências é saber a utilizar as linguagens científicas e os métodos científicos de forma aproximada ao que os pesquisadores fazem em seus laboratórios. Verificaremos o processo de aquisição e uso dessa cultura científica, tendo como foco a argumentação baseada na linguagem matemática, em uma turma de Física Geral I da licenciatura em Física da UDESC-CCT, ao longo de uma sequência de ensino investigativa sobre o princípio de conservação da quantidade de movimento. Posteriormente, colocaremos estes acadêmicos para resolver um problema aberto com o intuito de observá-los usando os conhecimentos matemáticos apreendidos. Analisaremos aulas inseridas em uma metodologia de ensino por investigação, que aproxima a pesquisa científica da sala de aula, colocando os licenciandos em contato com algumas das práticas dos cientistas, levando-os a construir uma linguagem especializada e interpretativa, o que é fundamental para a aprendizagem. Além disso, nestas aulas, a participação dos envolvidos é intensa, constituindo assim uma rica fonte de dados. Para alcançar nossos objetivos, usaremos como instrumento de análise o padrão de argumento de Toulmin, além da cooperação e especialização de linguagens (Márquez et. al., 2003) com seus recursos tipológicos e topológicos (Lemke, 1998a)..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2018 - Atual
Com Ciência
Descrição: O programa de extensão Com Ciência é dividido nas seguintes ações: Show da Física e LABDEF A principal função do Show da Física e do Laboratório de Demonstrações e Ensino de Física (LABDEF) será tornar o conhecimento científico acessível a todos, explorando o lado lúdico do ensino de física para torná-lo mais agradável e atrativo, despertando assim o interesse do público em aprender. O Show da Física será uma ação itinerante que visa apresentar conceitos físicos de forma lúdica, ainda com rigor. O LABDEF é um laboratório de construção de materiais que serve tanto para a catalogação e empréstimo de materiais como para a realização de visitações e assessoria em feiras de ciências ou elaboração de projetos envolvendo práticas experimentais. As ações ligadas ao Show da Física e ao LABDEF serão planejadas no espaço laboratorial já existente no Departamento de Física. As apresentações do Show da Física ocorrerão através de exibições em escolas, auditórios ou espaços públicos, enquanto o LABDEF será prioritariamente executado nas dependências da universidade. Não se descarta, no entanto, que experimentos do LABDEF possam ser levados para apresentações em feiras de ciências ou outros eventos. Há, também, uma integração intracurricular do LABDEF com as disciplinas específicas e didáticas do curso de Licenciatura em Física, através da oferta de suporte teórico-prático, necessário aos licenciandos, para consecução de experimentos que contribuam para eficácia da dinâmica ensino-aprendizagem, tanto em suas atividades curriculares quanto profissionais. Café com Leitura Nos cursos de licenciatura em física, há pouco espaço para discussão de textos originais tanto da área específica quanto da bibliografia referente ao ensino de física. Em uma busca por referenciais importantes da área nas ementas e planos de ensino das disciplinas do curso, verifica-se a quase ausência de tais textos, além do pouco espaço para a necessária discussão sobre esses trabalhos. Dessa forma, a ação Café com Leitura visa preencher essa lacuna na formação do(a) licenciando(a) e/ou professores(as) do ensino básico. Ressaltamos que tais bibliografias são essenciais para uma formação completa do licenciando, evitando visões compartimentadas e distorcidas dos conteúdos necessários para a formação do professor. Além disso, fazemos a discussão de textos clássicos de divulgação científica com o público externo, em especial estudantes das escolas públicas, com o intuito de estimular o interesse pelas ciências. Drops Música Com Ciência A ação Drops Música Com Ciência vai ao encontro de uma urgência em nossa sociedade que é a aproximação da ciência com fenômenos e materiais do cotidiano. A música é algo presente na maior parte da vida das pessoas, desde os primeiros estágios de desenvolvimento cognitivo, influenciando comportamento social e relações interpessoais (Ilari, 2006). Desta forma, a veiculação na Rádio UDESC de um curto programa que aborde a relação entre ciência e algo presente no cotidiano pode ser entendida como uma tentativa da comunidade acadêmica de aproximar conteúdos relevantes para a promoção da cidadania com algo prazeroso para o indivíduo. Colóquios de Física Os Colóquios de Física são um ingrediente fundamental para a difusão das pesquisas realizadas no Departamento de Física junto aos Professores do Ensino Médio e seus alunos, que serão convidados a participar. Espera-se, com isso, aumentar o interesse dos alunos da UDESC pelos projetos de pesquisa aqui desenvolvidos, bem como o interesse de alunos do Ensino Médio e da comunidade em geral pelos cursos oferecidos na UDESC..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (10) .
Integrantes: Alex Bellucco do Carmo - Integrante / Carlos Raphael Rocha - Coordenador / Ricardo Zanon - Integrante.Financiador(es): Universidade do Estado de Santa Catarina - Auxílio financeiro.
2012 - Atual
Laboratório de demonstrações e ensino de física
Descrição: - Prestar atendimento aos alunos das disciplinas de Prática do Ensino de Física A (PEFA001); Prática do Ensino de Física B (PEFB001); Prática do Ensino de Física C (PEFC001); Estágio Curricular II (ESC2003) e Introdução à Física (IFI0001), auxiliando-os na preparação de atividades didáticas, planos de aula e projetos de ensino. - Criar um espaço propício para análise, discussão e preparação de materiais e recursos didáticos..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Alex Bellucco do Carmo - Integrante / Carlos Raphael Rocha - Coordenador.


Revisor de periódico


2012 - Atual
Periódico: Dynamis (FURB. Online)
2013 - Atual
Periódico: A Física na Escola (Impresso)
2014 - Atual
Periódico: Ensaio: Pesquisa em Educação em Ciências (Online)
2015 - Atual
Periódico: Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online)
2015 - Atual
Periódico: Alexandria (UFSC)


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Física.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente.
Italiano
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
BELLUCCO, A.2016BELLUCCO, A.; WILLIAN, D. . 1, 2, 3 Gravando: registrando o áudio com qualidade em sala de aula. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 33, p. 641-666, 2016.

2.
BELLUCCO, A.2014BELLUCCO, A.; CARVALHO, A.M.P. . Uma proposta de sequência de ensino investigativa sobre quantidade de movimento, sua conservação e as leis de Newton. Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online), v. 31, p. 30-59, 2014.

3.
ROCHA, C. R.2014ROCHA, C. R. ; BELLUCCO, A. ; ULBRICH, K. F. . O Laboratório de demonstração e ensino de física como instrumento de divulgação da ciência. Udesc em Ação, v. 8, p. 228-239, 2014.

4.
BELLUCCO, A.2012 BELLUCCO, A.; CARVALHO, A.M.P. . MÚLTIPLAS LINGUAGENS E A MATEMÁTICA NO PROCESSO DE ARGUMENTAÇÃO EM UMA AULA DE FÍSICA: ANÁLISE DOS DADOS DE UM LABORATÓRIO ABERTO. Investigações em Ensino de Ciências (Online), v. 17, p. 209-226, 2012.

5.
BELLUCCO, A.2012BELLUCCO, A.. Ensinando quantidade de movimento: como conciliar o tempo restrito com as atividades de ensino investigativas na sala de aula?. Ciência em Tela, v. 5, p. 1-9, 2012.

6.
BELLUCCO, A.2009 BELLUCCO, A.; CARVALHO, A.M.P. . CONSTRUINDO A LINGUAGEM GRÁFICA EM UMA AULA EXPERIMENTAL DE FÍSICA. Ciência e Educação (UNESP), v. 15, p. 61-84, 2009.

Capítulos de livros publicados
1.
BELLUCCO, A.; ROCHA, C. R. ; AGUIAR, C. ; LAWALL, I. T. ; DEVEGILI, K.L. ; CLEMENT, L. . Estágio curricular supervisionado no curso de licenciatura em física da UDESC: reestruturação, impactos e desafios. In: Ivani Teresinha Lawall; Luiz Clement. (Org.). Relatos e reflexões sobre estágio curricular supervisionado: cursos de licenciatura da UDESC. 1ed.Goiânia: C&A Alfa Comunicação, 2016, v. 1, p. 43-61.

2.
BELLUCCO, A.; CARVALHO, A.M.P. . Construindo linguagem matemática em uma aula de física. In: Slvania Sousa do Nascimento; Christian Plantin. (Org.). Angumentação e Ensino de Ciências. 1ed.Curitiba: CRV, 2009, v. 1, p. 93-117.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
ISIDORO, B. ; BELLUCCO, A. ; GOULART, M. Z. . ARGUMENTAÇÃO MATEMÁTICA EM UMA SEQUÊNCIA DE ENSINO INVESTIGATIVA NO ENSINO SUPERIOR. In: XVII Encontro de Pesquisa em Ensino de Física, 2018, Campos de Jordão. Atas do XVII Encontro de Pesquisa em Ensino de Física, 2018.

2.
LOPES, E. V. ; GAULKE, A. M. ; CALEGARI, M. H. ; BELLUCCO, A. . COMO SE APROXIMAR DO INVISÍVEL: O USO DOS MODELOS NO ENSINO DA FÍSICA MODERNA PARA ALUNOS DE ENSINO MÉDIO. In: XXII Simpósio Nacional de Ensino de Física, 2017, São Carlo. Anais do XXII Simpósio Nacional de Ensino de Física, 2017.

3.
GOULART, M. Z. ; BELLUCCO, A. . ARGUMENTAÇÃO MATEMÁTICA EM AULAS INVESTIGATIVAS DE FÍSICA NO ENSINO SUPERIOR. In: XXII Simpósio Nacional de Ensino de Física, 2017, São Carlos. Anais do XXII Simpósio Nacional de Ensino de Física, 2017.

4.
MANNES, A. ; MANNRICH, P. R. ; BELLUCCO, A. . ANÁLISE DAS INTERAÇÕES DISCURSIVAS DURANTE A APLICAÇÃO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA DE FÍSICA MODERNA. In: XXI Simpósio Nacional de Ensino de Física, 2017, São Carlos. Anais do XXI Simpósio Nacional de Ensino de Física, 2017.

5.
Mafra, D.T.P. ; Karnopp, J. ; BELLUCCO, A. ; CALEGARI, M. H. . Interações discursivas em aulas de Física Moderna e Contemporânea. In: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2017, Florianópolis. Anais do XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2017.

6.
WILLIAN, D. ; BRUGNAGO, E. ; CARMINATTI, N. L. ; BAUMER, A. L. ; BELLUCCO, A. ; FLORES, T. C. . UMA PROPOSTA EXPERIMENTAL DEMONSTRATIVA PARA EXPLICAR O MODELO DE DRUDE EM SALA DE AULA DO ENSINO MÉDIO. In: XXI Simpósio Nacional de Ensino de Física, 2015, Uberlândia. Atas do XXI Simpósio Nacional de Ensino de Física, 2015.

7.
GAULKE, A. M. ; MELLO, J. F. V. ; FORSTER, O. ; ZANCAN, P. H. ; CALEGARI, M. H. ; BELLUCCO, A. . EMPUXO: UMA EXPERIÊNCIA DO PIBID COM OS ALUNOS DA PRIMEIRA SÉRIE DO ENSINO MÉDIO. In: XXI Simpósio Nacional de Ensino de Física, 2015, Uberlândia. Atas do XXI Simpósio Nacional de Ensino de Física, 2015.

8.
FACHINI, C. M. ; SEGUNDO, E. H. ; FLORES, T. C. ; LAWALL, I. T. ; BELLUCCO, A. . Termoscópio de Galileu: uma experiência do PIBID com os alunos da 2a. série do Ensino Médio. In: XX Simpósio Nacional de Ensino de Física, 2013, São Paulo. Atas do XX Simpósio Nacional de Ensino de Física, 2013.

9.
GARZILLO, M. W. ; DUARTE, G. M. ; LAWALL, I. T. ; BELLUCCO, A. ; FLORES, T. C. . UM RELATO DE UMA ATIVIDADE EXPERIMENTAL, SOBRE FORÇA ELÁSTICA APLICADO PELAS BOLSISTAS DO PIBID. In: XX Simpósio Nacional de Ensino de Física, 2013, São Paulo. Atas do XX Simpósio Nacional de Ensino de Física, 2013.

10.
BELLUCCO, A.; CARVALHO, A.M.P. . Uma Sequência Didática Investigativa sobre Quantidade de Movimento e sua Conservação. In: Simpósio Nacional de Ensino de Física, 2013, São Paulo. Atas do Simpósio Nacional de Ensino de Física, 2013.

11.
BELLUCCO, A.; CARVALHO, A.M.P. . Uma ferramenta para análise multimodal da argumentação em uma aula de física. In: XIV Encontro de Pesquisa em Ensino de Física, 2012, Maresias. Anais do XIV Encontro de Pesquisa em Ensino de Física, 2012.

12.
SCHUTT, K. R. ; CROCHIK, L. ; BELLUCCO, A. . CIÊNCIA, ARTE E EDUCAÇÃO: UMA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR ENTRE AS ARTES E A FÍSICA DO SÉCULO XVI AO XVII. In: XIX Simpósio Nacional de Ensino de Física, 2011, Manaus. Atas do XIX Simpósio Nacional de Ensino de Física, 2011.

13.
BELLUCCO, A.; CARVALHO, A.M.P. . Visualizando os fenômenos físicos na linguagem gráfica: uma análise de um laboratório investigativo no ensino médio. In: III simpósio internacional sobre análise do discurso, 2008, Belo Horizonte. Anais do III simpósio internacional sobre análise do discurso, 2008.

14.
BELLUCCO, A.; CARVALHO, A.M.P. . Iniciando os estudantes na matemática da física através de aulas experimentais. In: X Encontro de Pesquisa de Ensino de Física, 2006, Londrina. Atas do X EPEF: EPEF 20 anos, 2006.

15.
BELLUCCO, A.; CARVALHO, A.M.P. . A matemática numa aula experimental. In: V Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2005, Bauru. Atas do V ENPEC, 2005.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
BELLUCCO, A.; CARVALHO, A.M.P. . Contemplando a cultura científica na sala de aula: Um olhar sobre os alunos. In: XVI Simpósio Nacional de Ensino de Física, 2005, Rio de Janeiro. Atas do XVI Simpósio Nacional de Ensino de Física, 2005.

Artigos aceitos para publicação
1.
Parma, M. ; BRUGNAGO, E. ; BELLUCCO, A. . Replanejando uma sequência de ensino investigativa sobre conservação da energia. EXPERIÊNCIAS EM ENSINO DE CIÊNCIAS (UFRGS), 2018.

Apresentações de Trabalho
1.
BELLUCCO, A.; CARVALHO, A.M.P. . Uma sequência de ensino investigativa sobre momento e sua conservação. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

2.
CALEGARI, M. H. ; LAWALL, I. T. ; BELLUCCO, A. . O engajamento dos alunos em uma atividade investigativa sobre umidade do ar. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

3.
BELLUCCO, A.; CARVALHO, A.M.P. . Mathematical argumentation in inquiring physics classes. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
BELLUCCO, A.; CARVALHO, A.M.P. . Uma ferramenta para análise multimodal da argumentação em uma aula de física. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
BELLUCCO, A.; CARVALHO, A.M.P. . Interpretando fenômenos físicos a partir da matematização: generalizando dados de um laboratório aberto. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
BELLUCCO, A.; CARVALHO, A.M.P. . Visualizando os fenômenos físicos na linguagem gráfica: uma análise de um laboratório investigativo no ensino médio. 2008. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

7.
BELLUCCO, A.; CARVALHO, A.M.P. . A linguagem matemática em uma aula experimental de física. 2007. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

8.
BELLUCCO, A.; CARVALHO, A.M.P. . Iniciando os estudantes na matemática da física através de aulas experimentais investigativas. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).

9.
BELLUCCO, A.; CARVALHO, A.M.P. . A Linguagem Matemática em uma Aula Experimental de Física. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
BELLUCCO, A.; CARVALHO, A.M.P. . A Linguagem Matemática em uma Aula Experimental. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

11.
BELLUCCO, A.; CARVALHO, A.M.P. . Contemplando a Cultura Científica na Sala de Aula: um Olhar sobre os Aluno. 2005. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

12.
BELLUCCO, A.; CARVALHO, A.M.P. . Como é Definido o Termo Enculturação nas Pesquisas de Ensino de Ciências. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
BELLUCCO, A.; CARVALHO, A.M.P. . O que é Proposto para o Ensino de Óptica. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
BELLUCCO, A.; CARVALHO, A.M.P. . O que Propõem os Pesquisadore para o Ensino de Óptica na Virada do Milênio. 2003. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

15.
BELLUCCO, A.; CARVALHO, A.M.P. . O que Propõem os Pesquisadores para o Ensino de Óptica na Virada do Milênio. 2002. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
CALEGARI, M. H. ; LAWALL, I. T. ; BELLUCCO, A. . Será que vai chover?. 2017.


Demais tipos de produção técnica
1.
BELLUCCO, A.. Ciências no Ensino Fundamental - investigando o conhecimento físico. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
BELLUCCO, A.. Ciências no Ensino Fundamental - investigando o conhecimento físico. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
BELLUCCO, A.. Videoanálise em Aulas de Cinemática com o Software Livre Tracker. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

4.
BELLUCCO, A.. Física com Tracker. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

5.
BELLUCCO, A.. Experimentação em Ensino de Ciências: Atividade do Tatuzinho? Uma Sequência de Ensino Investigativa. 2015. .

6.
BELLUCCO, A.; Locatelli, R.J. ; PADILHA, J. N. ; CARVALHO, A.M.P. . O conhecimento físico no Ensino Fundamental. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
CLEMENT, L.; CUSTODIO FILHO, J. F.; BELLUCCO, A.. Participação em banca de Anaximandro Dalri Merizio. Ensino por investigação e tecnologias móveis: suportes para o ensino de ondas sonoras. 2018. Dissertação (Mestrado em Programa de pós-graduação em ensino de ciências, matemática e tecnologias) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

2.
CUSTODIO FILHO, J. F.; CLEMENT, L.; BELLUCCO, A.. Participação em banca de George Luis Azevedo. Modelização, experimentação e recursos computacionais: possíveis articulações para o estudo de movimentos em aulas de física. 2017. Dissertação (Mestrado em Programa de pós-graduação em ensino de ciências, matemática e tecnologias) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

3.
Andrade, V. R. M.; MARTIN, M. G. M. B.; BELLUCCO, A.. Participação em banca de Elaine Neves de Gasperi. Cosméticos como temática central para a instrumentalização do ensino dos conceitos químicos de polaridade e solubilidade. 2017. Dissertação (Mestrado em Programa de pós-graduação em ensino de ciências, matemática e tecnologias) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

4.
TRIVELATO, S. L. F.; BELLUCCO, A.; SILVA, J. R. S.. Participação em banca de Denise Ferreira Diniz Resende. Análise das ações de uma professora na leitura e interpretação de gráficos em uma sequência de ensino investigativa de biologia. 2015. Dissertação (Mestrado em Interunidades Ensino de Ciências) - Universidade de São Paulo.

Qualificações de Mestrado
1.
LAWALL, I. T.; SASSERON, L. H.; BELLUCCO, A.. Participação em banca de Juliana Cristine Hubl. Atividades investigativas no ensino de ciências: uma análise das práticas em sala de aula nos anos iniciais. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de pós-graduação em ensino de ciências, matemática e tecnologias) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

2.
MARTIN, M. G. M. B.; Silva, C.S.; BELLUCCO, A.. Participação em banca de Ana Paula Martins. Oficinas pedagógicas de ensino de ciências para os professores dos anos iniciais do ensino fundamental. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de pós-graduação em ensino de ciências, matemática e tecnologias) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

3.
CLEMENT, L.; BELLUCCO, A.; COMIOTTO, T.. Participação em banca de Odirlei Forster. Estudos de cinemática sob uma pespectiva investigava dos anos finais do ensino fundamental: foguetes de garrafas PET. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de pós-graduação em ensino de ciências, matemática e tecnologias) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

4.
SASSERON, L. H.; BATISTONI, M.; BELLUCCO, A.. Participação em banca de Renato Balarini Ferreira. O ensino por investigação e o engajamento dos estudantes: práticas docentes no ensino de física moderna. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Programa interunidades ensino de ciências) - Universidade de São Paulo.

5.
CLEMENT, L.; CUSTODIO FILHO, J. F.; BELLUCCO, A.. Participação em banca de Anaximandro Darli Merizio. Tecnologias móveis e ensino por investigação: suportes para o ensino de ondas sonoras. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de pós-graduação em ensino de ciências, matemática e tecnologias) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

6.
BELLUCCO, A.; CUSTODIO FILHO, J. F.; CLEMENT, L.. Participação em banca de George Luis Azevedo. Modelização, Experimentação e Simulação: possíveis articulações para o ensino-aprendizagem de Física. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de pós-graduação em ensino de ciências, matemática e tecnologias) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

7.
BELLUCCO, A.; LAWALL, I. T.. Participação em banca de Ana Luiza Baumer. Física Moderna e Contemporânea no Ensino Médio sob uma perspectiva investigativa: a irradiação de alimentos. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de pós-graduação em ensino de ciências, matemática e tecnologias) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

8.
BELLUCCO, A.; MEIER, M. M.; MARTIN, M. G. M. B.. Participação em banca de Elaine Neves de Gasperi. Cosméticos como temática central para instrumentalização do ensino dos conceitos químicos de polaridade e solubilidade. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de pós-graduação em ensino de ciências, matemática e tecnologias) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

9.
BELLUCCO, A.; ZOMPERO, A. F.; LAWALL, I. T.. Participação em banca de Carla Maria Fachini Baptista. Gravitação no Ensino Média sob uma perspectiva investigativa. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de pós-graduação em ensino de ciências, matemática e tecnologias) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
BELLUCCO, A.. Participação em banca de Maria Elsa Daniel. Planeta Terra e sua Atmosfera. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Rede São Paulo de Formação Docente) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.

2.
BELLUCCO, A.. Participação em banca de Marise Gaspar Fabiano Ribeiro. Validação de uma seqüência didática sobre fenômenos naturais. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Rede São Paulo de Formação Docente) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.

3.
BELLUCCO, A.. Participação em banca de Mercedes Fernandes Capela. Origem da Vida. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Rede São Paulo de Formação Docente) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.

4.
BELLUCCO, A.. Participação em banca de Denise Martins. Sexo seguro- uma sequência didática sobre sexualidade e adolescência. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Rede São Paulo de Formação Docente) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.

5.
BELLUCCO, A.. Participação em banca de Nilza Rodrigues. A preservação do nosso corpo. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Rede São Paulo de Formação Docente) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.

6.
BELLUCCO, A.. Participação em banca de Adimara Aparecida Martins de Souza. Hábitos alimentares saudáveis, melhor qualidade de vida. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Rede São Paulo de Formação Docente) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.

7.
BELLUCCO, A.. Participação em banca de Angela Maria Zanini Carvalho. Nutrição: Alimentação saudável na vida escolar. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Rede São Paulo de Formação Docente) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
XVII Encontro de Pesquisa em Ensino de Física.ARGUMENTAÇÃO MATEMÁTICA EM UMA SEQUÊNCIA DE ENSINO INVESTIGATIVA NO ENSINO SUPERIOR. 2018. (Encontro).

2.
Encontro de Ensino de Ciências por Investigação.O ENGAJAMENTO DOS ALUNOS EM UMA ATIVIDADE INVESTIGATIVA SOBRE UMIDADE DO AR. 2017. (Encontro).

3.
Encontro de Ensino de Ciências por Investigação.UMA SEQUÊNCIA DE ENSINO INVESTIGATIVA SOBRE MOMENTO E SUA CONSERVAÇÃO. 2017. (Encontro).

4.
Encontro de Ensino de Ciências por Investigação.Fundamentos teóricos e metodológicos do ensino por investigação. 2017. (Encontro).

5.
III Semana da Licenciatura em Física do Instituto Federal Catarinense. Videoanálise em aulas de cinemática com o software livre Tracker. 2017. (Congresso).

6.
XXII Simpósio Nacional de Ensino de Física.ARGUMENTAÇÃO MATEMÁTICA EM AULAS INVESTIGATIVAS DE FÍSICA NO ENSINO SUPERIOR. 2017. (Simpósio).

7.
XXII Simpósio Nacional de Ensino de Física.COMO SE APROXIMAR DO INVISÍVEL: O USO DOS MODELOS NO ENSINO DA FÍSICA MODERNA PARA ALUNOS DE ENSINO MÉDIO. 2017. (Simpósio).

8.
XXII Simpósio Nacional de Ensino de Física.ANÁLISE DAS INTERAÇÕES DISCURSIVAS DURANTE A APLICAÇÃO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA DE FÍSICA MODERNA. 2017. (Simpósio).

9.
2nd World Conference on Physics Education. Mathematical argumentation in inquiring physics classes. 2016. (Congresso).

10.
Encontro de Estágios de Docência do CCT.Perfis dos Estágios de Docência do CCT. 2015. (Encontro).

11.
III Seminário de Iniciação à Docência e III Encontro das Licenciaturas: "In.Luz e Cores. 2015. (Seminário).

12.
XXI Simpósio Nacional de Ensino de Física.Uma proposta experimental demonstrativa para explicar o modelo de Drude em sala de aula do ensino médio. 2015. (Simpósio).

13.
XXI Simpósio Nacional de Ensino de Física.EMPUXO: UMA EXPERIÊNCIA DO PIBID COM OS ALUNOS DA PRIMEIRA SÉRIE DO ENSINO MÉDIO. 2015. (Simpósio).

14.
II Encontro Catarinense do PIBID. 2014. (Encontro).

15.
II Seminário de Iniciação à Docência da UDESC.Grupos de Discussão sobre as práticas de Iniciação à docência. 2014. (Seminário).

16.
Conferência Nacional de Educação.Ensino Superior Joinville. 2013. (Outra).

17.
Conferência Nacional de Educação. 2013. (Outra).

18.
I Seminário de Iniciação à Docência da UDESC.Coordenação de Física. 2013. (Seminário).

19.
XX Simpósio Nacional de Ensino de Física.Uma sequência didática investigativa sobre quantidade de movimento e sua conservação. 2013. (Simpósio).

20.
XIV Encontro de Pesquisa em Ensino de Física.Uma ferramenta para análise multimodal da argumentação em uma aula de física. 2012. (Encontro).

21.
II Simpósio de Ciências da Natureza e suas Tecnologias. 2011. (Seminário).

22.
VIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências e I CIEC Congreso Iberoamericano de Investigación en Enseñanza de las Ciencias. Interpretando fenômenos físicos a partir da matematização: generalizando dados de um laboratório investigativo. 2011. (Congresso).

23.
III Simpósio Internacional sobre Análise do Discurso.Visualizando os fenômenos físicos na linguagem gráfica: uma análise de um laboratório investigativo no ensino médio. 2008. (Seminário).

24.
I Encontro da Pós-Graduação Interunidades em Ensino de Ciências.A linguagem matemática numa aula experimental de física. 2006. (Encontro).

25.
X Encontro de Pesquisa em Ensino de Física.Iniciando os estudantes na matemática da física através de aulas experimentais. 2006. (Encontro).

26.
I Escola de Formação de Pesquisadores em Ensino de Ciências e Matemática. 2005. (Outra).

27.
V Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências.A matemática numa aula experimental. 2005. (Encontro).

28.
XVI Simpósio Nacional de Ensino de Física.Contemplando a cultura científica na sala de aula: um olhar sobre os alunos. 2005. (Simpósio).

29.
11 Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP.Como é definido o termo enculturação nas pesquisas de ensino de ciências. 2003. (Simpósio).

30.
Semana da Educação 2003.O que é proposto para o ensino de ótica. 2003. (Outra).

31.
XV Simpósio Nacional de Ensino de Física.O que propõem os pesquisadores para o ensino de óptica na virada do milênio. 2003. (Simpósio).

32.
10 Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP.O que propõem os pesquisadores para o ensino de óptica na virada do milênio. 2002. (Simpósio).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Odirlei Forster. Estudo de Cinemática Sob uma Perspectiva Investigativa nos Anos Finais do Ensino Fundamental: foguetes de garrafas pet. Início: 2018. Dissertação (Mestrado profissional em Programa de pós-graduação em ensino de ciências, matemática e tecnologias) - Universidade do Estado de Santa Catarina. (Coorientador).

Iniciação científica
1.
Bruno Isidoro Pereira. Ensino por Investigação: o que propõem os pesquisadores brasileiros?. Início: 2018. Iniciação científica (Graduando em Física) - Universidade do Estado de Santa Catarina, Programa de Bolsa de Iniciação Científica - UDESC. (Orientador).

2.
William Spiess. Ensino por Investigação: panorama brasileiro. Início: 2018. Iniciação científica (Graduando em Física) - Universidade do Estado de Santa Catarina. (Orientador).

3.
Alexandre Mannes. Um panorama das pesquisas sobre práticas epistêmicas no ensino de física brasileiro. Início: 2018. Iniciação científica (Graduando em Física) - Universidade do Estado de Santa Catarina, Programa de Bolsa de Iniciação Científica - UDESC. (Orientador).

Orientações de outra natureza
1.
EDUARDO SCHNEIDER IGNACZUK. Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência. Início: 2018. Orientação de outra natureza. Universidade do Estado de Santa Catarina. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

2.
ANDERSON SOARES LIMA. Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência. Início: 2018. Orientação de outra natureza. Universidade do Estado de Santa Catarina. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

3.
JEAN CARLO BERNARDES. Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência. Início: 2018. Orientação de outra natureza. Universidade do Estado de Santa Catarina. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

4.
ALEXANDRE MANNES. Estágio Curricular Supervisionado IV. Início: 2018. Orientação de outra natureza. Universidade do Estado de Santa Catarina. (Orientador).

5.
NICOLE CARDOSO BILESIMO. Estágio Curricular Supervisionado IV. Início: 2018. Orientação de outra natureza. Universidade do Estado de Santa Catarina. (Orientador).

6.
Bruna Beatriz Tizoni Francisco. Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência. Início: 2018. Orientação de outra natureza. Universidade do Estado de Santa Catarina. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

7.
GABRIEL AMÂNCIO HOERNING. Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência. Início: 2018. Orientação de outra natureza. Universidade do Estado de Santa Catarina. (Orientador).

8.
William Spiess. Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência. Início: 2018. Orientação de outra natureza. Universidade do Estado de Santa Catarina. (Orientador).

9.
JOÃO FELIPE TAVARES FREIRA. Estágio Curricular Supervisionado IV. Início: 2018. Orientação de outra natureza. Universidade do Estado de Santa Catarina. (Orientador).

10.
MILENE FRAINER DE LIZ. Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência. Início: 2018. Orientação de outra natureza. Universidade do Estado de Santa Catarina. (Orientador).

11.
RENAN PEREZ CARDOSO ALMEIDA. Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência. Início: 2018. Orientação de outra natureza. Universidade do Estado de Santa Catarina. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

12.
Alexandre Mannes. Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência. Início: 2018. Orientação de outra natureza. Universidade do Estado de Santa Catarina. (Orientador).

13.
PIERRE ALEXANDRE GOMES. Estágio Curricular Supervisionado IV. Início: 2018. Orientação de outra natureza. Universidade do Estado de Santa Catarina. (Orientador).

14.
LUCIANO DE OLIVEIRA JUNIOR. Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência. Início: 2018. Orientação de outra natureza. Universidade do Estado de Santa Catarina. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

15.
THAIS MACEDO VIEIRA. Estágio Curricular Supervisionado IV. Início: 2018. Orientação de outra natureza. Universidade do Estado de Santa Catarina. (Orientador).

16.
Renan Perez Cardoso Almeida. Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência. Início: 2017. Orientação de outra natureza. Universidade do Estado de Santa Catarina. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

17.
Anna Paula Meneghelli de Oliveira. Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência. Início: 2017. Orientação de outra natureza. Universidade do Estado de Santa Catarina. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Mario Heleno Calegari. SERÁ QUE VAI CHOVER?. 2017. Dissertação (Mestrado em Programa de pós-graduação em ensino de ciências, matemática e tecnologias) - Universidade do Estado de Santa Catarina, . Coorientador: Alex Bellucco do Carmo.

Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Alessandra Leopoldo Conte Pereira. Sorriso! Meu cartão de Visitas: estudo sobre o consumo de chicletes e a importância da saúde bucal para o corpo como um todo.. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Rede São Paulo de Formação Docente) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Orientador: Alex Bellucco do Carmo.

2.
Joice dos Santos. Problemática do Lixo: Ambiente e Sociedade, um Enfoque em Sala de Aula. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Rede São Paulo de Formação Docente) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Orientador: Alex Bellucco do Carmo.

3.
Maria Lúcia Vomeiro Buzatto. O Estudo de Saúde nas Escolas: Análise da Construção da Aprendizagem do Aluno. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Rede São Paulo de Formação Docente) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Orientador: Alex Bellucco do Carmo.

4.
Miriam Dal Bello Barbosa. O lixo e o homem: A eficácia de uma sequência didática contextualizada no ensino de Ciências. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Rede São Paulo de Formação Docente) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Orientador: Alex Bellucco do Carmo.

5.
Telma Cristina Sanches Andrade. AAnálise da metodologia de ensino propostas em Sequências didáticas desenvolvidas no curso REDEFOR para uma aprendizagem contextualizadora. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Rede São Paulo de Formação Docente) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Orientador: Alex Bellucco do Carmo.

6.
Paulo Donizeti Mariano. Ensino de Astronomia no Ensino Fundamental da Escola Pública. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Rede São Paulo de Formação Docente) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Orientador: Alex Bellucco do Carmo.

7.
Rosângela Dalla Pria Baptistella. Dengue e os aspectos socioeconômicos. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Rede São Paulo de Formação Docente) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Orientador: Alex Bellucco do Carmo.

8.
WILTON RIBEIRO DIAS. A Importância da Tecnologia na Reciclagem. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Rede São Paulo de Formação Docente) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Orientador: Alex Bellucco do Carmo.

9.
Sandra Maria de Morais Zago. Viver melhor para viver mais. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Rede São Paulo de Formação Docente) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Orientador: Alex Bellucco do Carmo.

Iniciação científica
1.
Bruno Isidoro Pereira. Argumentação e Matemática em Aulas Investigativas de Física no Ensino Superior. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Física) - Universidade do Estado de Santa Catarina, Programa de Bolsa de Iniciação Científica - UDESC. Orientador: Alex Bellucco do Carmo.

2.
Matheus Zermiani Goulart. Argumentação matemática em aulas do ensino superior. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Física) - Universidade do Estado de Santa Catarina, Programa de Bolsa de Iniciação Científica - UDESC. Orientador: Alex Bellucco do Carmo.

3.
Sara Luiza Albano. UMA SEQUENCIA DIDATICO INVESTIGATIVA SOBRE CONSERVAÇÃO DA QUANTIDADE DE MOVIMENTO. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Física) - Universidade do Estado de Santa Catarina. Orientador: Alex Bellucco do Carmo.

Orientações de outra natureza
1.
Luciano de Oliveira Junior. Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência. 2018. Orientação de outra natureza. (Física) - Universidade do Estado de Santa Catarina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Alex Bellucco do Carmo.

2.
ANA PAULA JAROSESKI. ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO IV. 2018. Orientação de outra natureza. (Física) - Universidade do Estado de Santa Catarina. Orientador: Alex Bellucco do Carmo.

3.
ANGELA MARY GAULKE. ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO IV. 2018. Orientação de outra natureza. (Física) - Universidade do Estado de Santa Catarina. Orientador: Alex Bellucco do Carmo.

4.
DANIEL FELIPE MEURER. ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO IV. 2018. Orientação de outra natureza. (Física) - Universidade do Estado de Santa Catarina. Orientador: Alex Bellucco do Carmo.

5.
KESSIA GUIMARÃES DE MACEDO. ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO IV. 2018. Orientação de outra natureza. (Física) - Universidade do Estado de Santa Catarina. Orientador: Alex Bellucco do Carmo.

6.
Sarah Helem Tschá. Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência. 2017. Orientação de outra natureza. (Física) - Universidade do Estado de Santa Catarina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Alex Bellucco do Carmo.

7.
ANA KARINE OHLWEILER. Estágio Curricular Supervisionado IV. 2017. Orientação de outra natureza. (Licenciatura em Física) - Universidade do Estado de Santa Catarina. Orientador: Alex Bellucco do Carmo.

8.
BRUNA GABRIELA PEDRO. ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO IV. 2017. Orientação de outra natureza. (Licenciatura em Física) - Universidade do Estado de Santa Catarina. Orientador: Alex Bellucco do Carmo.

9.
EDSON VAZ LOPES. ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO IV. 2017. Orientação de outra natureza. (Física) - Universidade do Estado de Santa Catarina. Orientador: Alex Bellucco do Carmo.

10.
MATEUS BAZAN PETERS QUERNE. ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO IV. 2017. Orientação de outra natureza. (Física) - Universidade do Estado de Santa Catarina. Orientador: Alex Bellucco do Carmo.

11.
FILLIPE GROSS MORAES. ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO IV. 2017. Orientação de outra natureza. (Física) - Universidade do Estado de Santa Catarina. Orientador: Alex Bellucco do Carmo.

12.
JOSIAS CARVALHO. ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO IV. 2017. Orientação de outra natureza. (Física) - Universidade do Estado de Santa Catarina. Orientador: Alex Bellucco do Carmo.

13.
JÚLIA KARNOPP. ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO IV. 2017. Orientação de outra natureza. (Física) - Universidade do Estado de Santa Catarina. Orientador: Alex Bellucco do Carmo.

14.
TULIO MENEGHELLI DE OLIVEIRA. ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO IV. 2017. Orientação de outra natureza. (Física) - Universidade do Estado de Santa Catarina. Orientador: Alex Bellucco do Carmo.

15.
VINÍCIUS WIGGERS. ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO IV. 2017. Orientação de outra natureza. (Física) - Universidade do Estado de Santa Catarina. Orientador: Alex Bellucco do Carmo.

16.
André Luiz Sartori Gomes. Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência. 2017. Orientação de outra natureza. (Física) - Universidade do Estado de Santa Catarina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Alex Bellucco do Carmo.

17.
Bruno Isidoro Pereira. Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência. 2017. Orientação de outra natureza. (Física) - Universidade do Estado de Santa Catarina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Alex Bellucco do Carmo.

18.
Kleber Alexandre Petroski. Estágio Curricular Supervisionado IV. 2016. Orientação de outra natureza. (Física) - Universidade do Estado de Santa Catarina. Orientador: Alex Bellucco do Carmo.

19.
Eliton Popovicz Seidel. Estágio Curricular Supervisionado IV. 2016. Orientação de outra natureza. (Física) - Universidade do Estado de Santa Catarina. Orientador: Alex Bellucco do Carmo.

20.
Lucas Alexandre Souza Rosa. Estágio Curricular Supervisionado IV. 2016. Orientação de outra natureza. (Física) - Universidade do Estado de Santa Catarina. Orientador: Alex Bellucco do Carmo.

21.
Marcos da Maio Vicente Junior. Estágio Curricular Supervisionado IV. 2016. Orientação de outra natureza. (Física) - Universidade do Estado de Santa Catarina. Orientador: Alex Bellucco do Carmo.

22.
Ana Paula Jaroseski. Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência. 2016. Orientação de outra natureza. (Física) - Universidade do Estado de Santa Catarina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Alex Bellucco do Carmo.

23.
Ana Maria Bojarski. Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência. 2016. Orientação de outra natureza. (Física) - Universidade do Estado de Santa Catarina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Alex Bellucco do Carmo.

24.
Caroline Meurer de Liz. Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência. 2016. Orientação de outra natureza. (Física) - Universidade do Estado de Santa Catarina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Alex Bellucco do Carmo.

25.
Larissa Slomski. Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência. 2016. Orientação de outra natureza. (Física) - Universidade do Estado de Santa Catarina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Alex Bellucco do Carmo.

26.
Lucas Alexandre Souza Rosa. Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência. 2016. Orientação de outra natureza. (Física) - Universidade do Estado de Santa Catarina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Alex Bellucco do Carmo.

27.
William Spiess. Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência. 2016. Orientação de outra natureza. (Física) - Universidade do Estado de Santa Catarina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Alex Bellucco do Carmo.

28.
Juliane Cavalheiro Ramos. Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência. 2016. Orientação de outra natureza. (Física) - Universidade do Estado de Santa Catarina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Alex Bellucco do Carmo.

29.
Alexandre Mannes. Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência. 2016. Orientação de outra natureza. (Física) - Universidade do Estado de Santa Catarina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Alex Bellucco do Carmo.

30.
Guilherme Augusto Schreiber. Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência. 2016. Orientação de outra natureza. (Física) - Universidade do Estado de Santa Catarina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Alex Bellucco do Carmo.

31.
Alana Caroline Lopes. PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO A DOCÊNCIA. 2016. Orientação de outra natureza. (Física) - Universidade do Estado de Santa Catarina. Orientador: Alex Bellucco do Carmo.

32.
Daniel Armênio. PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO A DOCÊNCIA. 2016. Orientação de outra natureza. (Física) - Universidade do Estado de Santa Catarina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Alex Bellucco do Carmo.

33.
Eduardo Luís Brugnago. PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO A DOCÊNCIA. 2016. Orientação de outra natureza. (Física) - Universidade do Estado de Santa Catarina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Alex Bellucco do Carmo.

34.
Edson Vaz Lopes. PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO A DOCÊNCIA. 2016. Orientação de outra natureza. (Física) - Universidade do Estado de Santa Catarina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Alex Bellucco do Carmo.

35.
Odirlei Forster. PIBID. 2015. Orientação de outra natureza. (Física) - Universidade do Estado de Santa Catarina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Alex Bellucco do Carmo.

36.
Geovana da Costa Narloch. PIBID. 2015. Orientação de outra natureza. (Física) - Universidade do Estado de Santa Catarina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Alex Bellucco do Carmo.

37.
Vinícius Wiggers. PIBID. 2015. Orientação de outra natureza. (Física) - Universidade do Estado de Santa Catarina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Alex Bellucco do Carmo.

38.
Angela Mary Gaulke. PIBID. 2015. Orientação de outra natureza. (Física) - Universidade do Estado de Santa Catarina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Alex Bellucco do Carmo.

39.
Daiane Teresinha Pereira Mafra. PIBID. 2015. Orientação de outra natureza. (Física) - Universidade do Estado de Santa Catarina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Alex Bellucco do Carmo.

40.
Edson Vaz Lopes. PIBID. 2015. Orientação de outra natureza. (Física) - Universidade do Estado de Santa Catarina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Alex Bellucco do Carmo.

41.
Eduardo Luís Brugnago. PIBID. 2015. Orientação de outra natureza. (Física) - Universidade do Estado de Santa Catarina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Alex Bellucco do Carmo.

42.
Giovanni Furlanetto. PIBID. 2015. Orientação de outra natureza. (Física) - Universidade do Estado de Santa Catarina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Alex Bellucco do Carmo.

43.
Jefferson Cesconetto. PIBID. 2015. Orientação de outra natureza. (Física) - Universidade do Estado de Santa Catarina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Alex Bellucco do Carmo.

44.
Joyce Franciele Veiga de Mello. PIBID. 2015. Orientação de outra natureza. (Física) - Universidade do Estado de Santa Catarina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Alex Bellucco do Carmo.

45.
Júlia Karnopp. PIBID. 2015. Orientação de outra natureza. (Física) - Universidade do Estado de Santa Catarina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Alex Bellucco do Carmo.

46.
Renan Filipi de Carvalho. PIBID. 2015. Orientação de outra natureza. (Física) - Universidade do Estado de Santa Catarina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Alex Bellucco do Carmo.

47.
Paulo Renato Mannrich Lucia. PIBID. 2015. Orientação de outra natureza. (Física) - Universidade do Estado de Santa Catarina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Alex Bellucco do Carmo.

48.
Pierre Gomes. PIBID. 2015. Orientação de outra natureza. (Física) - Universidade do Estado de Santa Catarina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Alex Bellucco do Carmo.

49.
CAROLINI COSTA FELICIO. Estágio Curricular Supervisionado III. 2015. Orientação de outra natureza. (Física) - Universidade do Estado de Santa Catarina. Orientador: Alex Bellucco do Carmo.

50.
CEZAR AUGUSTO BENTO. Estágio Curricular Supervisionado III. 2015. Orientação de outra natureza. (Física) - Universidade do Estado de Santa Catarina. Orientador: Alex Bellucco do Carmo.

51.
DAIANE TEREZINHA PEREIRA MAFRA. Estágio Curricular Supervisionado III. 2015. Orientação de outra natureza. (Física) - Universidade do Estado de Santa Catarina. Orientador: Alex Bellucco do Carmo.

52.
EDUARDO LUIS BRUGNAGO. Estágio Curricular Supervisionado III. 2015. Orientação de outra natureza. (Física) - Universidade do Estado de Santa Catarina. Orientador: Alex Bellucco do Carmo.

53.
KARINA MARIA DABROWSKI MATOS. Estágio Curricular Supervisionado III. 2015. Orientação de outra natureza. (Física) - Universidade do Estado de Santa Catarina. Orientador: Alex Bellucco do Carmo.

54.
MATEUS BAZAN PETERS QUERNE. Estágio Curricular Supervisionado III. 2015. Orientação de outra natureza. (Física) - Universidade do Estado de Santa Catarina. Orientador: Alex Bellucco do Carmo.

55.
PIETRA RAFAELA FORNASA. Estágio Curricular Supervisionado III. 2015. Orientação de outra natureza. (Física) - Universidade do Estado de Santa Catarina. Orientador: Alex Bellucco do Carmo.

56.
CAROLINI COSTA FELICIO. Estágio Curricular Supervisionado IV. 2015. Orientação de outra natureza. (Física) - Universidade do Estado de Santa Catarina. Orientador: Alex Bellucco do Carmo.

57.
CEZAR AUGUSTO BENTO. Estágio Curricular Supervisionado IV. 2015. Orientação de outra natureza. (Física) - Universidade do Estado de Santa Catarina. Orientador: Alex Bellucco do Carmo.

58.
DAIANE TEREZINHA PEREIRA MAFRA. Estágio Curricular Supervisionado IV. 2015. Orientação de outra natureza. (Física) - Universidade do Estado de Santa Catarina. Orientador: Alex Bellucco do Carmo.

59.
EDUARDO LUIS BRUGNAGO. Estágio Curricular Supervisionado IV. 2015. Orientação de outra natureza. (Física) - Universidade do Estado de Santa Catarina. Orientador: Alex Bellucco do Carmo.

60.
FERNANDA JAIARA DELLAJUSTINA. Estágio Curricular Supervisionado IV. 2015. Orientação de outra natureza. (Física) - Universidade do Estado de Santa Catarina. Orientador: Alex Bellucco do Carmo.

61.
KARINA MARIA DABROWSKI MATOS. Estágio Curricular Supervisionado IV. 2015. Orientação de outra natureza. (Física) - Universidade do Estado de Santa Catarina. Orientador: Alex Bellucco do Carmo.

62.
LIANA GRACIELA HEINIG. Estágio Curricular Supervisionado IV. 2015. Orientação de outra natureza. (Física) - Universidade do Estado de Santa Catarina. Orientador: Alex Bellucco do Carmo.

63.
PIETRA RAFAELA FORNASA. Estágio Curricular Supervisionado IV. 2015. Orientação de outra natureza. (Física) - Universidade do Estado de Santa Catarina. Orientador: Alex Bellucco do Carmo.

64.
Ana Luiza Baumer. Estágio Curricular Supervisionado IV. 2014. Orientação de outra natureza. (Física) - Universidade do Estado de Santa Catarina. Orientador: Alex Bellucco do Carmo.

65.
Guilherme Luiz Zanin. Estágio Curricular Supervisionado IV. 2014. Orientação de outra natureza. (Física) - Universidade do Estado de Santa Catarina. Orientador: Alex Bellucco do Carmo.

66.
Kelli de Fátima Ulbrich. Estágio Curricular Supervisionado IV. 2014. Orientação de outra natureza. (Física) - Universidade do Estado de Santa Catarina. Orientador: Alex Bellucco do Carmo.

67.
David William Cordeiro Marcôndes. Estágio Curricular Supervisionado IV. 2014. Orientação de outra natureza. (Física) - Universidade do Estado de Santa Catarina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Alex Bellucco do Carmo.

68.
Marcus Vinícius Florência Schroeder. Estágio Curricular Supervisionado IV. 2014. Orientação de outra natureza. (Física) - Universidade do Estado de Santa Catarina. Orientador: Alex Bellucco do Carmo.

69.
Paulo Henrique Zancan. Estágio Curricular Supervisionado IV. 2014. Orientação de outra natureza. (Física) - Universidade do Estado de Santa Catarina. Orientador: Alex Bellucco do Carmo.

70.
Luiz Alberto Rainiak. Estágio Curricular Supervisionado IV. 2014. Orientação de outra natureza. (Física) - Universidade do Estado de Santa Catarina. Orientador: Alex Bellucco do Carmo.

71.
Odirlei Foster. Estágio Curricular Supervisionado IV. 2014. Orientação de outra natureza. (Física) - Universidade do Estado de Santa Catarina. Orientador: Alex Bellucco do Carmo.

72.
Ana Luiza Baumer. PIBID. 2014. Orientação de outra natureza. (Física) - Universidade do Estado de Santa Catarina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Alex Bellucco do Carmo.

73.
David William Cordeiro Marcôndes. PIBID. 2014. Orientação de outra natureza. (Física) - Universidade do Estado de Santa Catarina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Alex Bellucco do Carmo.

74.
Dilson Schuz Junior. PIBID. 2014. Orientação de outra natureza. (Física) - Universidade do Estado de Santa Catarina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Alex Bellucco do Carmo.

75.
Andrea Amaral. PIBID. 2014. Orientação de outra natureza. (Física) - Universidade do Estado de Santa Catarina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Alex Bellucco do Carmo.

76.
Jorge Michael Stefan Lima. PIBID. 2014. Orientação de outra natureza. (Física) - Universidade do Estado de Santa Catarina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Alex Bellucco do Carmo.

77.
Nayra Luiza Carminatti. PIBID. 2014. Orientação de outra natureza. (Física) - Universidade do Estado de Santa Catarina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Alex Bellucco do Carmo.

78.
Paulo Henrique Zancan. PIBID. 2014. Orientação de outra natureza. (Física) - Universidade do Estado de Santa Catarina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Alex Bellucco do Carmo.

79.
Carla Maria Fachini. Estágio Curricular Supervisionado III. 2013. Orientação de outra natureza. (Física) - Universidade do Estado de Santa Catarina. Orientador: Alex Bellucco do Carmo.

80.
Liana Graciela Heinig. Estágio Curricular Supervisionado III. 2013. Orientação de outra natureza. (Física) - Universidade do Estado de Santa Catarina. Orientador: Alex Bellucco do Carmo.

81.
Jaison Rodrigo da Costa. Estágio Curricular Supervisionado III. 2013. Orientação de outra natureza. (Física) - Universidade do Estado de Santa Catarina. Orientador: Alex Bellucco do Carmo.

82.
Jéssica Hoff. Estágio Curricular III. 2013. Orientação de outra natureza. (Física) - Universidade do Estado de Santa Catarina. Orientador: Alex Bellucco do Carmo.

83.
Flávio Roberto Rusch. Estágio Curricular Supervisionado III. 2013. Orientação de outra natureza. (Física) - Universidade do Estado de Santa Catarina. Orientador: Alex Bellucco do Carmo.

84.
Monique Witt Garzillo. Estágio Curricular Supervisionado III. 2013. Orientação de outra natureza. (Física) - Universidade do Estado de Santa Catarina. Orientador: Alex Bellucco do Carmo.

85.
Carla Maria Fachini. Estágio Curricular IV. 2013. Orientação de outra natureza. (Física) - Universidade do Estado de Santa Catarina. Orientador: Alex Bellucco do Carmo.

86.
Flávio Roberto Rusch. Estágio Curricular IV. 2013. Orientação de outra natureza. (Física) - Universidade do Estado de Santa Catarina. Orientador: Alex Bellucco do Carmo.

87.
Jaison Rodrigo da Costa. Estágio Curricular IV. 2013. Orientação de outra natureza. (Física) - Universidade do Estado de Santa Catarina. Orientador: Alex Bellucco do Carmo.

88.
Jayme Ehler Villela. Estágio Curricular IV. 2013. Orientação de outra natureza. (Física) - Universidade do Estado de Santa Catarina. Orientador: Alex Bellucco do Carmo.

89.
Jéssica Hoff. Estágio Curricular IV. 2013. Orientação de outra natureza. (Física) - Universidade do Estado de Santa Catarina. Orientador: Alex Bellucco do Carmo.

90.
Monique Witt Garzillo. Estágio Curricular IV. 2013. Orientação de outra natureza. (Física) - Universidade do Estado de Santa Catarina. Orientador: Alex Bellucco do Carmo.

91.
Susan Aparecida Laufer. Estágio Curricular IV. 2013. Orientação de outra natureza. (Física) - Universidade do Estado de Santa Catarina. Orientador: Alex Bellucco do Carmo.

92.
Liana Graciela Heinig. PIBID. 2013. Orientação de outra natureza. (Física) - Universidade do Estado de Santa Catarina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Alex Bellucco do Carmo.

93.
Rodrigo Wiggers. PIBID. 2013. Orientação de outra natureza. (Física) - Universidade do Estado de Santa Catarina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Alex Bellucco do Carmo.

94.
Jaison Rodrigo da Costa. PIBID. 2013. Orientação de outra natureza. (Física) - Universidade do Estado de Santa Catarina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Alex Bellucco do Carmo.

95.
Susan Aparecida Laufer. PIBID. 2013. Orientação de outra natureza. (Física) - Universidade do Estado de Santa Catarina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Alex Bellucco do Carmo.

96.
Gislena Maria Duarte. PIBID. 2013. Orientação de outra natureza. (Física) - Universidade do Estado de Santa Catarina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Alex Bellucco do Carmo.

97.
Carla Maria Fachini. Monitoria. 2013. Orientação de outra natureza. (Física) - Universidade do Estado de Santa Catarina. Orientador: Alex Bellucco do Carmo.

98.
Flavia Passarela de Farias Guarezi. Estágio Curricular Supervisionado III. 2012. Orientação de outra natureza. (Física) - Universidade do Estado de Santa Catarina. Orientador: Alex Bellucco do Carmo.

99.
Rafael Marques da Silva. Estágio Curricular Supervisionado III. 2012. Orientação de outra natureza. (Física) - Universidade do Estado de Santa Catarina. Orientador: Alex Bellucco do Carmo.

100.
Marcio José Particheli. Estágio Curricular Supervisionado III. 2012. Orientação de outra natureza. (Física) - Universidade do Estado de Santa Catarina. Orientador: Alex Bellucco do Carmo.

101.
Márcia Luzia Gesser De March. Monitoria. 2012. Orientação de outra natureza. (Física) - Universidade do Estado de Santa Catarina. Orientador: Alex Bellucco do Carmo.



Inovação



Projetos de pesquisa

Projeto de extensão


Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
BELLUCCO, A.2012BELLUCCO, A.. Ensinando quantidade de movimento: como conciliar o tempo restrito com as atividades de ensino investigativas na sala de aula?. Ciência em Tela, v. 5, p. 1-9, 2012.


Apresentações de Trabalho
1.
BELLUCCO, A.; CARVALHO, A.M.P. . Uma ferramenta para análise multimodal da argumentação em uma aula de física. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Cursos de curta duração ministrados
1.
BELLUCCO, A.. Experimentação em Ensino de Ciências: Atividade do Tatuzinho? Uma Sequência de Ensino Investigativa. 2015. .




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