Catharina Edna Rodriguez Alves

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/5356298040865487
  • Última atualização do currículo em 04/02/2018


Doutora e Mestre em Educação pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" . Possui graduação em Pedagogia pela instituição acima citada (2000) e Letras pela Universidade de Marília (1999) ). Atua como docente de Pós-graduação e Graduação na Faculdade de Ensino Superior do Interior Paulista ( FAIP) desde 2014. Atuando principalmente nos seguintes temas: literatura, história da educação, filosofia da educação, avaliação escolar, gramática, produção de textual, gestão de sala de aula e comunicação. Trabalha na rede estadual de ensino como professora de Língua Portuguesa (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Catharina Edna Rodriguez Alves
Nome em citações bibliográficas
ALVES, C. E. R.


Formação acadêmica/titulação


2007 - 2011
Doutorado em Educação.
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Título: O processo civilizador e o estudo do humanismo como objetivos contemporâneos, Ano de obtenção: 2011.
Orientador: Carlos da Fonseca Brandão.
Palavras-chave: Filosofia; História da educação; Humanismo; Literatura; Cultura; Concepções e Bases Filosóficas.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Filosofia.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: História.
Setores de atividade: Educação.
2002 - 2004
Mestrado em Educação.
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Título: Fernando de Azevedo: Na Batalha do Humanismo,Ano de Obtenção: 2004.
Orientador: Pedro Ângelo Pagni.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: Humanismo; História da educação; Concepções e Bases Filosóficas; Movimento escolanovista; Política educacional; Proposta educacional.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Administração Educacional / Especialidade: Administração de Sistemas Educacionais.
Setores de atividade: Educação Superior.
1997 - 2000
Graduação em Pedagogia.
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Orientador: l.
1997 - 1999
Graduação em Letras.
Universidade de Marília, UNIMAR, Brasil.




Formação Complementar


2016 - 2016
Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle e WAE-APP's. (Carga horária: 100h).
Faculdade de Ensino Superior do Interior Paulista, FAIP, Brasil.
2016 - 2016
Tutor e Conteudista e seus papeis no EAD. (Carga horária: 100h).
Faculdade de Ensino Superior do Interior Paulista, FAIP, Brasil.
2015 - 2015
Programas Institucionais-SIOE, Nivelamento e Atend. Psic. no contexto EAD. (Carga horária: 60h).
Faculdade de Ensino Superior do Interior Paulista, FAIP, Brasil.
2015 - 2015
WAE Módulo- Gestor@net - Conteúdo Repositório e Apoio ao Aluno. (Carga horária: 60h).
Faculdade de Ensino Superior do Interior Paulista, FAIP, Brasil.
2014 - 2014
Legislação do Ensino a Distância e suas aplicações no ensino superior. (Carga horária: 60h).
Faculdade de Ensino Superior do Interior Paulista, FAIP, Brasil.
2014 - 2014
Educação Inclusiva. (Carga horária: 3h).
Secretaria de Estado da Educação, SEE, Brasil.
2014 - 2014
Sistema WAE-Módulos professor@net - aluno@net. (Carga horária: 60h).
Faculdade de Ensino Superior do Interior Paulista, FAIP, Brasil.
2013 - 2013
Extensão universitária em Melhor Gestão, melhor ensino. (Carga horária: 60h).
Secretaria de Estado da Educação, SEE, Brasil.
2006 - 2007
Italiano.
Fundepe, FUNDEPE, Brasil.
2006 - 2006
Teia do saber.
Governo do Estado de São Paulo, GOVERNO/SP, Brasil.
2005 - 2006
Ler e viver. (Carga horária: 100h).
Centro de Estudos e Pesquisa em Educação Cultura e Ação Comunitária, CENPEC, Brasil.
2001 - 2001
Orientação Educaional.
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2000 - 2000
Extensão universitária em Supervisão Escolar. (Carga horária: 80h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
1994 - 1999
Inglês. (Carga horária: 200h).
Fisk, FISK, Brasil.
1992 - 1992
Francês. (Carga horária: 100h).
CELC-CENTRO EST.S/LIC. CONT. S/C LTDA, CECS_FORN, Brasil.


Atuação Profissional



Faculdade de Ensino Superior do Interior Paulista, FAIP, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 12
Outras informações
Atuou nas disciplinas de Língua Portuguesa , Introdução ao processo de comunicação, Fundamentos teóricos e metodológicos de Geografia e Gestão de sala de aula (EAD- Moodle)

Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Docente do pós graduação, Carga horária: 32

Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 4
Outras informações
Docente nos cursos de Educação Física, com a disciplina de Comunicação e Expressão. Curso de Pedagogia, em Fundamentos Teóricos e Metodológicos de Geografia e Planejamento e Avaliação Escolar

Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 12
Outras informações
Membro do Núcleo de desenvolvimento educacional (NDE)

Atividades

05/2014 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Ensino Superior do Interior Paulista, .

Cargo ou função
Membro da Comissão Científica.
04/2014 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Ensino Superior do Interior Paulista, .

Cargo ou função
Membro do núcleo de desenvolvimento e pesquisa em educação.
03/2014 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Ensino Superior do Interior Paulista, .

Linhas de pesquisa
Avaliação escolar
03/2014 - Atual
Serviços técnicos especializados , Faculdade de Ensino Superior do Interior Paulista, .

Serviço realizado
Orientações e acompanhamentos das pesquisas dos graduandos.
07/2013 - 08/2013
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Ciências e Tecnologia-FCT/ UNESP, .

Cargo ou função
Comissão Cieníifica do Simpósio.

Secretaria de Estado da Educação, SEE, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Diretora, Carga horária: 40


Faculdade de Ensino Superior e Formação Integral, FAEF, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - 2017
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 4


Faculdade de Educação de Assis, IEDA, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2013
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20

Atividades

02/2010 - 01/2013
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Professora nas disciplinas: Organização da educação brasileira:bases legais e filosóficas, Política educacional, Políticas públicas de atendimento a 1ª infancia, Gestão de currículos, Princípios e Métodos de Gestão escolar e Avaliação educacional.
10/2012 - 12/2012
Ensino, Gestão escolar, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Lei de Diretrizes e Bases: concepções legais e filosóficas

Faculdade de Filosofia Ciências e Letras "Carlos Queiroz", FAFIL, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2011
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 12

Atividades

08/2008 - 09/2010
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Porfessora de História da educação e Organização da educação: bases legais e filosóficas

Faculdade de Filosofia Ciencias e Letras de Piraju, FAFIP, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 4

Atividades

03/2008 - Atual
Ensino, pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fundamentos Teóricos de Administração e Gestão Escolar
Professora da disciplina: Organização da educação básica: fundamentos legais e filosóficos.

Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: Bolsista recém-doutor, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 12
Outras informações
Ministra a disciplina, Estrutura e Funcionamento do Ensino Fundamental e Médio, para o curso de Filosofia

Atividades

08/2007 - 12/2007
Ensino, Filosofia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estrutura e Funcionamento do Ensino Fundamental e médio

Escola Estadual José Augusto Bartholo, E.E. BARTHOLO, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 40

Atividades

02/2006 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
Português

Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa, FUNDEP, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2006
Vínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 10

Atividades

03/2006 - 12/2006
Ensino,

Disciplinas ministradas
Literatura
Redação

EE do bairro Monjolada, EE MONJOLADA, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2005
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 22
Outras informações
Professora de Português

Atividades

02/2005 - 12/2005
Ensino,

Disciplinas ministradas
Português

Universidade estadual Paulista "Julio de Mesqita Filho", UNESP, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2004
Vínculo: Pesquisadora, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
O respectivo período de pesquisa resultou na elaboração de minha dissertação de Mestrado; Na Batalha do Humanismo: Bases e Concepções Filosóficas.


Colégio Sagrado Coração de Jesus, SCJ, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2002
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 15
Outras informações
Professora de Português

Atividades

2/2002 - 6/2002
Ensino,

Disciplinas ministradas
Português

Escola Complemento, ECOMPL, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2002
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora titular, Carga horária: 15

Atividades

8/2001 - 3/2002
Ensino,

Disciplinas ministradas
Inglês
8/2001 - 3/2002
Ensino,

Disciplinas ministradas
Inglês

Escolas Estaduais, EE, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2001
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20

Atividades

3/2001 - 7/2001
Ensino,

Disciplinas ministradas
Inglês
Português

Unesp- Marília, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2012
Vínculo: Aluna, Enquadramento Funcional: Aluna, Carga horária: 4

Atividades

09/2007 - 09/2007
Outras atividades técnico-científicas , unesp, unesp.

Atividade realizada
I Encontro dos grupos de pesquisa em educação e filosofia.

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Pesquisadora, Enquadramento Funcional: Membro do grupo de pesquisa COPPE, Carga horária: 4
Outras informações
Pesquisadora na área de Política Educacionais


Micro Marília Edições Culturais, MICROCAMP, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2002
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenadora, Carga horária: 40


Faculdade de Ciências e Tecnologia-FCT/ UNESP, FCT, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 5



Linhas de pesquisa


1.
Avaliação escolar


Projetos de pesquisa


2015 - 2016
Nova Escola e a Política Educacional
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (3) .
Integrantes: Catharina Edna Rodriguez Alves - Integrante / Brandão Carlos - Coordenador / Ana Laura urel - Integrante.
2007 - 2011
O PROCESSO CIVILIZADOR E O ESTUDO DO HUMANISMO COMO OBJETIVOS CONTEMPORÃNEOS
Descrição: A obra de Norbert Elias comporta numerosas análises e interpretações e os autores costumam analisá-la e aprofundá-la com base em pontos de referencia teóricos distintos. Assim, escolho um entre muitos caminhos possíveis, ou seja, o objetivo deste trabalho é analisar as características humanísticas e as concepções e bases filosóficas presentes no sistema de pensamento de Norbert Elias. Isto ocorreu por meio de pesquisa bibliográfica, com obras que relatam o modo de seu pensamento e ,por fim, pelos interpretes que servem de auxilio, fonte de confronto de informações e ideias para compreender a teoria e o sistema de pensamento de Elias. O percurso que será seguido é o de discorrer sobre o tipo de humanismo presente nas obras de Elias. A seguir, encontrar as bases e concepções filosóficas tentando contrapor, comparar e legitimar utilizando as leituras realizadas pelos interpretes com o intuito de decodificar o sistema do pensamento de Elias e, por conseguinte, buscar as características humanísticas presentes em suas obras. Em suma, este trabalho pretende mostrar que o pensamento do sociólogo alemão Norbert Elias possui características humanísticas que permeiam as suas obras e consequentemente o seu modo de pensar, podendo assim afirmar que ele é um humanista na concepção filosófica. Embora aderimos a concepção de que, no limite, a Filosofia da Educação é uma antropologia filosófica e nos remetamos ao humanismo, não tomamos essa definição e esse tema como um meios de identificar, de antemão, a concepção de Elias, ou de pré-concebê-la; ao contrário, tencionamos priorizar, como objeto, a própria obra do autor, produzida entre 1930 e 1990. Por meio da interpretação dos textos selecionados, reconstituiremos sua concepção humanística, identificando as suas fontes filosóficas..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2002 - 2004
Essa pesquisa propô-se a analisar o humanismo presente nas obras de Fernando de Azevedo, um sociólogo, filososfo e educador. O objetivo deste estudo era o de compreender e analisar o pensamento azevediano, pois, este enfluenciou o sistema educacional
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Membro de corpo editorial


2012 - 2013
Periódico: Pedagogia (UNOESTE)


Revisor de projeto de fomento


2014 - Atual
Agência de fomento: Instituto nacional de estudos e pesquisas educacionais Anísio Teixeira


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Língua Portuguesa/Especialidade: ANÁLISE REDACIONAL.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Italiano
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2011
Doutora em Educação, Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho".
2004
Mestre em educação, Universidade Julio de Mesquita Filho.


Produções



Produção bibliográfica
Citações

Outras
Total de trabalhos:6
Total de citações:6
Alves, Catharina  Data: 14/07/2014

Artigos completos publicados em periódicos

1.
ALVES, C. E. R.2011ALVES, C. E. R.. O esboço de uma teoria pedagógica para as condições da educação brasileira. Educação em Revista (UNESP. Marília), v. 11, p. 37-52, 2011.

2.
ALVES, C. E. R.2009ALVES, C. E. R.. O processo civilizador e o estudo do desenvolvimento humano como objetivos contemporâneos. Escritos (Curitiba), v. 5, p. 69-88, 2009.

3.
ALVES, C. E. R.2008ALVES, C. E. R.. Propostas pedagogicas de Fernando de Azevedo sobre o processo educacional. Revista de Educação PUC-Campinas, v. 1, p. 65-72, 2008.

4.
ALVES, C. E. R.2004ALVES, C. E. R.. Fernando de Azevedo: o delineamento de um humanismo pedagógico para fundamentar uma proposta político educacional. Educação em Revista (UNESP. Marília), v. 1, p. 23-34, 2004.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
ALVES, C. E. R.. Humanismo: Definições e Interpretações Histórico-Filosóficas. Ser: Saber, educação e Reflexão, p. 45 - 55, 10 jun. 2008.

2.
ALVES, C. E. R.. Movimento e Surgimento do Humanismo. Revista Ser: Saber, Educação e Reflexão, www.faag.com.br/ser, p. 1 - 20, 29 fev. 2008.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
MARTINS, S. P. ; ALVES, C. E. R. . O fracasso dentro da escola: implicações diretas na produção dos alunos. In: VII Simpósio de Ciências Aplicadas da FAIP, 2016, Marília. Anais do VII Simpósio de Ciências Aplicadas da FAIP, 2016. p. 271-278.

2.
SANTOS, A. C. G. ; ALVES, C. E. R. . Pedagogia - Valores Humanos. In: VII Simpósio de Ciências Aplicadas da FAIP, 2016, Marília. Anais do VII Simpósio de Ciências Aplicadas da FAIP, 2016. p. 403-408.

3.
SOARES, B. C. ; ALVES, C. E. R. . Análise das concepções teorico-metodológicas de avaliação na educação infantil. In: VII Simpósio de Ciências Aplicadas da FAIP, 2016, marília. Anais do VII Simpósio de Ciências Aplicadas da FAIP, 2016. p. 461-472.

4.
ALVES, C. E. R.. Análise do processo educacional de uma sociedade nas obras de Norbert Elias. In: VII Simpósio de Ciências Aplicadas da FAIP, 2016, Marília. Anais do VII Simpósio de Ciências Aplicadas da FAIP, 2016. p. 533-554.

5.
PEREIRA, M. A. ; ALVES, C. E. R. . Progressão continuada e a proposta nas escolas de ensino fundamental. In: VI Simpósio de Ciências Aplicadas da FAIP, 2015, Marília. Anais do VI Simpósio de Ciências Aplicadas da FAIP, 2015. p. 225-231.

6.
ALVES, C. E. R.. Norbert Elias: Um judeu-alemão, eclético, excêntrico e polêmico. In: V Simpósio de Ciências Aplicadas da FAIP, 2014, Marília. Anais do V Simpósio de Ciências Aplicadas da FAIP, 2014. p. 219-232.

7.
MOTA, V. A. ; ALVES, C. E. R. . A importância do lúdico no desenvolvimento das crianças da educação infantil - Maternal I. In: V Simpósio de Ciências Aplicadas da FAIP, 2014, Marilia. Anais do V Simpósio de Ciências Aplicadas da FAIP, 2014. p. 341-348.

8.
ALVES, C. E. R.; Brandão Carlos . O humanismo filosófico presente na trajetória intelectual de Norbert Elias. In: IISimpósio Internacional em Educação e Filosofia:experiência, educação e contemporaneidade., 2008, Marília. Experiência, educação e contemporaneidade.. Marília: Fundepe, 2008. v. 1. p. 105-115.

9.
ALVES, C. E. R.. O sonho. In: II Ciclo de Histórias de Professores: Experiências vividas em sala de aula, 2007, Assis. Literatura, 2007.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
ALVES, C. E. R.. O processo civilizador e o estudo do desenvolvimento humano como objetivos contemporâneos. In: 7ª Jornada do Nucleo de Ensino de Marília-, 2008, Marília. Teoria Histórico-Cultural: objetivações contemporâneas para o ensino, a aprendizagem e o desenvolvimento humano.. Marília, 2008. v. 7. p. 08-09.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
ALVES, C. E. R.. A Teoria Pedagógica Elaborada por Fernando de Azevedo: na Batalha do Humanismo ou da Constituição de um Saber Pedagógico sobre a Educação. In: I Seminário Nacional de Filosofia e Educação- Confluências, 2004, Santa Maria. Seminário Nacional de Filosofia e Educação- Confluências. Santa Maria: FACO/UFSM, 2004. v. I. p. 01-07.

2.
ALVES, C. E. R.; Pedro Pagni. . FERNANDO DE AZEVEDO E O HUMANISMO: ALGUMAS INDICAÇÕES SOBRE A FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO DO MOVIMENTO DE RENOVAÇÃO EDUCACIONAL BRASILEIRO. In: V Simpósio em Filosofia e Ciência, 2003, Marilia. V Simpósio de Filosofia e Ciência:Trabalho e conhecimento; desafios e responsabilidades das ciências. Marilia: Unesp, 2003. v. V. p. 306-309.

3.
ALVES, C. E. R.; Pedro Pagni. . O Humanismo de Fernando de Azevedo. In: III Seminário de Pesquisa, 2002, Marília. Cadernos de àrea. Marília: Unesp, 2002. v. 3. p. 125-128.

Apresentações de Trabalho
1.
ALVES, C. E. R.. O fracasso dentro da escola: Implicações diretas na produção dos alunos. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

2.
ALVES, C. E. R.; COLOMBANI, C. . O discurso em sala de aula e a formação do individuo. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

3.
SOARES, B. C. ; ALVES, C. E. R. . Análise das concepções teórico metodológicos de avaliação na educação infantil. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

4.
KRISTY, A. ; ALVES, C. E. R. . Valores humanos. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

5.
KRISTY, A. ; ALVES, C. E. R. . Valores humanos. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

6.
KRISTY, A. ; ALVES, C. E. R. . Valores humanos. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

7.
KRISTY, A. ; ALVES, C. E. R. . Valores humanos. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

8.
KRISTY, A. ; ALVES, C. E. R. . Valores humanos. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

9.
ALVES, C. E. R.. Análise do processo educacional de uma sociedade nas obras de Norbert Elias. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

10.
ALVES, C. E. R.; PEREIRA, M. A. . PROGRESSÃO CONTINUADA E A PROPOSTA DE CICLOS NAS ESCOLAS DE ENSINO FUNDAMENTAL. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

11.
Felix, Edneia ; ALVES, C. E. R. . QUESTÕES ÉTNICO-RACIAIS: COMO SÃO TRABALHADAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

12.
MOTA, V. A. ; ALVES, C. E. R. . IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NO DESENVOLVIMENTO DAS CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL ? MATERNAL I. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

13.
ALVES, C. E. R.. NORBERT ELIAS: UM JUDEU-ALEMÃO, ECLÉTICO, EXCÊNTRICO E POLÊMICO. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

14.
ALVES, C. E. R.. O processo civilizador e o estudo do desenvolvimento humano como objetivos contemporâneos. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
ALVES, C. E. R.; Brandão Carlos . O Humanismo Filosófico presente na trajetória intelectual de Norbert Elias. 2008. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

16.
ALVES, C. E. R.. IISimpósio Internacional em Educação e Filosofia:experiência, educação e contemporaneidade.. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
ALVES, C. E. R.. Histórias de vida. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

18.
ALVES, C. E. R.. Norbert Elias um Humanista: Bases e concepções. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

19.
ALVES, C. E. R.. O sonho. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

20.
ALVES, C. E. R.. Bases e Concepções do Humanismo Filosófico. 2003. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

21.
ALVES, C. E. R.. FERNANDO DE AZEVEDO E O HUMANISMO: ALGUMAS INDICAÇÕES SOBRE A FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO DO MOVIMENTO DE RENOVAÇÃO EDUCACIONAL BRASILEIRO. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

22.
ALVES, C. E. R.. O humanismo de |Fernando de Azevedo. 2002. (Apresentação de Trabalho/Seminário).


Produção técnica
Redes sociais, websites e blogs
1.
ALVES, C. E. R.. clube dos autores. 2014; Tema: Revisora técnica. (Site).

2.
ALVES, C. E. R.. Cantinho do saber. 2013; Tema: Analise de textos narrativos e trocas de informações. (Blog).


Demais tipos de produção técnica
1.
ALVES, C. E. R.. Língua Portuguesa. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Desenvolvimento de Conteúdo de Disciplina).

2.
ALVES, Catharina Edna Rodriguez; ALVES, C. E. R. . Gestão de sala de aula. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
ALVES, C. E. R.. Gestão de sala de aula. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Ensino a distância).

4.
ALVES, C. E. R.. Língua Portuguesa. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Desenvolvimento do Conteúdo de Disciplina).

5.
ALVES, C. E. R.; LIBRA, M. . O espantalho e o gambá. 2015. (Corretora).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
ALVES, C. E. R.. Participação em banca de Mônica Porto. S. Minami. Análise cognitiva do desenho na educação infantil. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação em educação) - Faculdade de Ensino Superior do Interior Paulista.

2.
ALVES, C. E. R.. Participação em banca de Maíra M.. F. S. de Campos. Álbum: Uma Técnica Freinet que contribui para o desenvolvimento da linguagem escrita em crianças de 3 anos.. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação em educação) - Faculdade de Ensino Superior do Interior Paulista.

3.
ALVES, C. E. R.. Participação em banca de Maíse G. Martins Lopes. Indisciplina na sala de aula no ensino Fundamental I: novas perspectivas para a atuação docente. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação em educação) - Faculdade de Ensino Superior do Interior Paulista.

4.
ALVES, C. E. R.. Participação em banca de Graciele Novais. Leitura literária para bebês: pontuações. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação em educação) - Faculdade de Ensino Superior do Interior Paulista.

5.
ALVES, C. E. R.. Participação em banca de Natália P. Bertolucci. Avaliação formativa aplicada ao curso de moda. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação em educação) - Faculdade de Ensino Superior do Interior Paulista.

6.
ALVES, C. E. R.. Participação em banca de Sueli de Fátima faxina. TDHA: dificuldades dos professores no processo de aprendizagem e possíveis estratégias. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação em educação) - Faculdade de Ensino Superior do Interior Paulista.

7.
ORIANI, A. P.; UREL, A. L.; ALVES, C. E. R.. Participação em banca de Luciana Aparecida de Lima. A atuação da(o) psicóloga no suas/cras: reflexões e desafios para a atualidade. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação em educação) - Faculdade de Ensino Superior do Interior Paulista.

8.
ORIANI, A. P.; UREL, A. L.; ALVES, C. E. R.. Participação em banca de Suellen moreira Zamora. Relações o cotidiano com o ensino da matemática no Brasil. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação em educação) - Faculdade de Ensino Superior do Interior Paulista.

9.
UREL, A. L.; ORIANI, A. P.; ALVES, C. E. R.. Participação em banca de Ana Lucia dos Santos. Gestão democrática da escola pública: plano de gestão de uma escola estadual de Marília-SP. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação em educação) - Faculdade de Ensino Superior do Interior Paulista.

10.
UREL, A. L.; ALVES, C. E. R.; ORIANI, A. P.. Participação em banca de Andréia Jorge do Carmo Sant'Ana. Indisciplina escolar: uma perspectiva relacional aos fatores contribuintes no contexto escolar. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação em educação) - Faculdade de Ensino Superior do Interior Paulista.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
SMANIOTTO, E. I.; ALVES, C. E. R.. Participação em banca de Aline Tatiana lima Lopes.Um olhar sobre a prática de contar histórias na educação infantil. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Ensino Superior do Interior Paulista.

2.
UREL, A. L.; ALVES, C. E. R.; ORIANI, A. P.. Participação em banca de Janaina Aparecida carvalho.A importância da disciplina de História nos anos finais do ensino fundamntal. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Ensino Superior do Interior Paulista.

3.
ALVES, C. E. R.; SMANIOTTO, E. I.; REIS, V. C. T.. Participação em banca de Suele de Almeida Martins.Desafios da liderança na gestão. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Ensino Superior do Interior Paulista.

4.
ALVES, C. E. R.. Participação em banca de Marília Soares Pereira.Ensino Fundamental de nove (9) anos: reflexões para a educação. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Ensino Superior do Interior Paulista.

5.
UREL, A. L.; ALVES, C. E. R.; ORIANI, A. P.. Participação em banca de Amana maria Teixeira Lopes.A integração do programa escola da família na comunidade. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Ensino Superior do Interior Paulista.

6.
ALVES, C. E. R.. Participação em banca de LIlian Tank e Mirian de Fátima Fortunato.A concepção de pais e professores com relação a como tratar a sexualidade na infância. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Filosofia Ciências e Letras "Carlos Queiroz".

7.
ALVES, C. E. R.. Participação em banca de Tailise da Silva.A importancia dos jogos nas aulas de matemática no ensino fundamental. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Filosofia Ciências e Letras "Carlos Queiroz".

8.
ALVES, C. E. R.. Participação em banca de Daniele Maria Pinhable e Kamila Teixeira.Educação ambiental com crianças das séries iniciais do ensino fundamental. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Filosofia Ciências e Letras "Carlos Queiroz".

9.
ALVES, C. E. R.. Participação em banca de Mariangela Buzolin Pegorer e Rita de Cassia Souza.Atividade prazerosa no ensino aprendizagem de matemática. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Filosofia Ciências e Letras "Carlos Queiroz".




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
I Semana Básica da Língua Portuguesa.Problemas da língua culta. 2017. (Encontro).

2.
VII.Norbert Elias concepções humanistas. 2016. (Simpósio).

3.
VII.Norbert Elias concepções humanistas. 2016. (Simpósio).

4.
VII Simpósio de Ciências Aplicadas.Análise do processo educacional de uma sociedade nas obras de Norbert Elias. 2016. (Simpósio).

5.
VII Simpósio de Ciências Aplicadas da Faip.Norbert Elias: concepções humanistas. 2016. (Simpósio).

6.
VII Simpósio de Ciências Aplicadas da FAIP.O fracasso dentro da escola. 2016. (Simpósio).

7.
VII Simpósio de Ciências Aplicadas da FAIP.O discurso em sala de aula e a formação do individuo. 2016. (Simpósio).

8.
VII Simpósio de Ciências Aplicadas da FAIP.Valores humanos. 2016. (Simpósio).

9.
VII Simpósio de Ciências Aplicadas da FAIP.Análise das concepções teórico-metodológicas de avaliação na educação infantil. 2016. (Simpósio).

10.
4º Festival da Cultura. 2015. (Feira).

11.
Encontro Ibero Americano de Educação.A EDUCAÇÃO INFANTIL NO MUNICÍPIO DE MARÍLIA (SP): A OFERTA, O ATENDIMENTO E A INFRAESTRUTURA E O PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. 2015. (Encontro).

12.
Encontro Ibero Americano de Educação:. 2015. (Encontro).

13.
VI Simpósio de Ciências Aplicadas da FAIP. 2015. (Simpósio).

14.
Educação inclusiva:. Educação inclusiva. 2014. (Exposição).

15.
Formação de professores. Políticas públicas para a Educação de Jovens e Adultos e a Formação de professores. 2014. (Exposição).

16.
Formação de Professores de Língua Portuguesa e Matemática?.Melhor Gestão, Melhor Ensino. 2014. (Outra).

17.
V Simpósio de Ciências Aplicadas. 2014. (Simpósio).

18.
V Simpósio de Ciências Aplicadas.Norbert Elias: Um judeu alemão, eclético, excêntrico e polêmico. 2014. (Simpósio).

19.
V Simpósio de Ciências Aplicadas. 2014. (Simpósio).

20.
V Simpósio de Ciências Aplicadas. 2014. (Simpósio).

21.
Melhor Gestão Melhor Ensino.Melhorias no ensino e aprendizado. 2013. (Oficina).

22.
Olimpíada de Língua Portuguesa.Crônica: O barro vermelho. 2012. (Oficina).

23.
Nova ortografia no cotidiano escolar. 2009. (Encontro).

24.
Nova ortografia no cotidiano escolar. 2009. (Encontro).

25.
Nova ortografia no cotidiano escolar. 2009. (Encontro).

26.
XII Simpósio Internacional Processo Civilizador.O processo civilizador e o estudo do desenvolvimento humano como objetivos contemporâneos. 2009. (Simpósio).

27.
7ªJornada do Núcleo de Ensino de marília.A (des)construção de (pré)conceitos na educação de Jovens e Adultos. 2008. (Seminário).

28.
7ª Jornada do Núcleo de Ensino de Marília.O processo civilizador e o estudo do desenvolvimento humano como objetivos contemporâneos. 2008. (Seminário).

29.
II Simpósio Internacional em Educação e Filosofia:experiência, educação e contemporaneidade. 2008. (Simpósio).

30.
Olimpíada de Língua Portuguesa.Crônica: Memórias de um adolescente. 2008. (Oficina).

31.
Olimpíada de Língua Portuguesa.Histórias de vida. 2008. (Oficina).

32.
VI Encontro do PEJA & IV Encontro Regional de EJA. 2008. (Encontro).

33.
Vi Seminário do Trabalho: Trabalho, Economia e Educação no Século XXI. 2008. (Seminário).

34.
XII Jornada Pedagógica. Tecnologia e Educação: Um olhar critico. 2008. (Seminário).

35.
Colóquio da Filosofia Contemporânea de Habermas. 2007. (Simpósio).

36.
I Encontro de Grupos de Pesquisa em Filosofia da Educação.Norbert Elias um Humanista: Bases e Concepções Filosóficas. 2007. (Encontro).

37.
II Ciclo de Historias dos Professores: Experiências vividas en sala de aula.O sonho. 2007. (Seminário).

38.
V EDUCA-FAFIP.Autonomia intelectual. 2007. (Seminário).

39.
Formação Continuda: Teia do saber.Formação de professores. 2006. (Encontro).

40.
I Seminário Nacional de Filosofia e Educação.I Seminário Nacional de Filosofia e Educação-Confluências. 2004. (Seminário).

41.
I Seminário Nacional de Filosofia e Educação- Confluências.A teoria pedagógica elaborada por Fernando de Azevedo: Na Batalha do Humanismo ou da constituição de um saber pedagógico sobre a educação. 2004. (Seminário).

42.
Seminário de Pesquisa.Bases e concepções do humanismo filosófico. 2003. (Seminário).

43.
V Simpósio em Filosofia da Educação.V Simpósio em Filosofia da Educação. 2003. (Simpósio).

44.
XXVII Jornada de Filosofia e Teoria das Ciências Humanas: História da Filosofia Antiga e medieval. 2003. (Congresso).

45.
Seminario de Pesquisa.O humanismo de Fernando de Azevedo. 2002. (Seminário).

46.
Seminários de Pesquisa.O Humanismo de Fernando de Azevedo. 2002. (Seminário).

47.
III Semana Cultural de Lêtras. 1999. (Congresso).

48.
II Semana Cultural de Lêtras. 1998. (Congresso).

49.
Inauguração do Nuclêo de Ciência e Cultura de Marília. 1998. (Oficina).

50.
I Semana Cultural de Letras-Habilitação Português e Inglês. 1997. (Congresso).

51.
Simpósio sobre Maurício Tratemberg. 1997. (Simpósio).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
ALVES, C. E. R.. Saresp. 2015. (Outro).

2.
ALVES, C. E. R.. V Simpósio de Ciências Aplicadas da FAIP. 2014. (Outro).

3.
ALVES, C. E. R.. Viagem Técnica ao Museu da Língua Portuguesa. 2014. (Outro).

4.
ALVES, C. E. R.. Simpósio Paulo Freire: A atualidade do pensamento de Paulo Freire aos desafios do século XXI. 2013. (Outro).

5.
ALVES, C. E. R.; ALVES, Catharina Edna Rodriguez . Aplicador SARESP, SAEB e ANA. 2013. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Bruna Carolina Soares. UMA ANÁLISE TEÓRICO- CONCEITUAL DE AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Ensino Superior do Interior Paulista. Orientador: Catharina Edna Rodriguez Alves.

2.
Sandra Pereira Martins. O FRACASSO DENTRO DA ESCOLA: IMPLICAÇÕES DIRETAS NA PRODUÇÃO DOS ALUNOS. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Ensino Superior do Interior Paulista. Orientador: Catharina Edna Rodriguez Alves.

3.
Cibele Colambani Silva. O DISCURSO EM SALA DE AULA E A FORMAÇÃO DO INDIVÍDUO. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Ensino Superior do Interior Paulista. Orientador: Catharina Edna Rodriguez Alves.

Orientações de outra natureza
1.
Maria Aparecida Pereira. Políticas de progressão continuada nas escolas estaduais de São Paulo. 2015. Orientação de outra natureza. (Pedagogia) - Faculdade de Ensino Superior do Interior Paulista. Orientador: Catharina Edna Rodriguez Alves.



Educação e Popularização de C & T



Desenvolvimento de material didático ou instrucional
1.
ALVES, C. E. R.. Gestão de sala de aula. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Ensino a distância).


Redes sociais, websites e blogs
1.
ALVES, C. E. R.. Cantinho do saber. 2013; Tema: Analise de textos narrativos e trocas de informações. (Blog).

2.
ALVES, C. E. R.. clube dos autores. 2014; Tema: Revisora técnica. (Site).



Outras informações relevantes


Membro do grupo de pesquisa , Coletivo de Pesquisadores em Políticas Educacionais - COPPE , cujo, objetivo é pesquisar, estudar e investigar as propostas de políticas educacionais promovidas pelas esferas governamentais para os seus respectivos sistemas de ensino (federal, estaduais e municipais), bem como as questões relativas à gestão da educação e seu financiamento. Pesquisar, estudar e analisar as propostas para a Educação, em todos os níveis (Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio e Educação Superior) e modalidades (Educação a Distância, Educação Especial, Educação Indígena, Educação de Jovens e Adultos, Educação Profissional e Tecnológica), sejam elas provenientes do Poder Público ou da sociedade civil.
Membro do Núcleo Docente Estruturante (NDE)do curso de Pedagogia pela Faculdade de Ensino Superior do Interior Paulista.
Aprovada no concurso de diretor de escola em nível estadual (2017)
Aprovada no concurso do SESI (Serviço social da industria) no cargo de professor(a) tutor(a) do ensino fundamental e médio a distância (2017).



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 19/01/2019 às 7:23:46