Luciano Guimarães Mendes

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/4974703101215208
  • Última atualização do currículo em 08/06/2018


Graduado duplamente em Engenharia Elétrica pelo INATEL: na ênfase em Eletrônica e na ênfase em Telecomunicações. Pós-graduado "Lato sensu" em Engenharia de Redes e Sistemas de Telecomunicações também pelo INATEL. Atuou por 21 anos com Telecomunicações Corporativa no segmento de 'utilities': em estatal e, após a privatização, em multinacional. Paralelamente, foi proprietário de empresa de serviços de telecomunicações e energia solar além de projetos com SPDA (descargas atmosféricas e proteção contra seus efeitos). Palestrante em universidades, escolas técnicas e de formação geral. Lecionou física em cursos pré-vestibulares além de cursos de aperfeiçoamento "in company". É docente concursado no IFSP - Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia de São Paulo, aonde leciona eletrônica analógica, digital, circuitos elétricos e telecomunicações nos cursos superiores e médio. Coordenador de Áreas da Indústria (eletrônica e mecânica) no IFsp - Campus Bragança Paulista. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Luciano Guimarães Mendes
Nome em citações bibliográficas
MENDES, L. G.

Endereço


Endereço Profissional
Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia de SP- (Bragança Pta).
Av. Francisco Samuel Lucchesi Filho, 770
Penha
12929600 - Bragança Paulista, SP - Brasil
Telefone: (11) 40358110
URL da Homepage: http://bra.ifsp.edu.br


Formação acadêmica/titulação


2017
Mestrado profissional em andamento em Engenharia de Automação e Controle.
Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia de São Paulo, IF, Brasil.
Título: Analisador dos Limites Elástico e Plástico em EIXOS Mecânicos de Triciclos SUBMETIDOS À TORÇÃO em regime estático., Ano de Obtenção: .
Orientador: Prof. Eng. Dr. Ricardo Pires.
Coorientador: Prof. Eng. Dr. Edilson Rosa Barbosa de Jesus.
Palavras-chave: Conjunto eixo-diferencial; Medição estática de torque.
Grande área: Engenharias
2000 - 2002
Especialização em Engenharia de Redes de Computadores e Sistemas Dig. (Carga Horária: 508h).
Inatel Instituto Nacional de Telecomunicações de Santa Rita do Sapucaí, INATEL, Brasil.
Título: PMD - Polarization Mode Dispersion.
Orientador: Dra. Maria Regina Campos Caputo.
Bolsista do(a): Bandeirante Energia S A, BANDEIRANTE, Brasil.
1979 - 1984
Graduação em Engenharia Elétrica Com Ênfase à Eletrônica.
Inatel Instituto Nacional de Telecomunicações de Santa Rita do Sapucaí, INATEL, Brasil.
1979 - 1984
Graduação em Engenharia Elétrica Com Ênfase Em Telecomunicações.
Inatel Instituto Nacional de Telecomunicações de Santa Rita do Sapucaí, INATEL, Brasil.
1976 - 1977
Curso técnico/profissionalizante em Técnico Em Edificações.
Colégio João Xxiii, JOÃOXXIII, Brasil.




Atuação Profissional



Instituto Federal de São Paulo, IFSP, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Docente de nível superior e médio (técnico), Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Ministra aulas de Eletrônica Analógica, Eletrônica Digital e Fundamentos de Circuitos para o nível superior assim como para o nível técnico, tanto teóricas quanto as de laboratório.


Bandeirante Energia S A, BANDEIRANTE, Brasil.
Vínculo institucional

1998 - 2006
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Engenheiro de Telecomuniações, Carga horária: 40
Outras informações
Leciona Eletrônica Analógica e Eletrônica Digital no CEFETSP, Uned de Bragança Paulista.

Vínculo institucional

1999 - 2005
Vínculo: CLT, Enquadramento Funcional: Engenheiro III (Telecomunicações), Carga horária: 8, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Atuação: Planejamento e Projetos de sistemas de telecomunicações da Bandeirante Energia; Coordenação das equipes regionais (URAT's) de manutenção de telecomunicações nas regiões Alto Tietê e Vale do Paraíba. Projetos de ERB´s. Projetos de SIPDAS (aterramento e Proteções contra descargas atmosféricas e seus efeitos). Responsável junto a Anatel pelas mais de 400 Estações de Rádiocomunicação da Bandeirante Energia. Coordenador do Projeto de atendimento a Resolução 303 (CEM) junto a Anatel. Coordenador do Projeto de Regularização de todas as Estações de Radiocomunicação da Bandeirante Energia junto a Anatel (SITAR), anteriormente todas sem Licença. Projeto de modernização do sitema de radiocomunicação da Bandeirante. Projeto de centralização do citado sistema no COS da Banderante.

Vínculo institucional

1990 - 1999
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Engenheiro III (Telecomunicações), Carga horária: 8, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Atuação: Coordenação das equipes de telecomunicações da unidade regional de atendimento de telecomunicações (URAT) do Vale do Paraíba e Litoral Norte.

Vínculo institucional

1988 - 1990
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Engenheiro I (Telecomunicações), Carga horária: 8, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Atuação: Coordenador de equipes de instalação e manutenção de telecomunicações.

Vínculo institucional

1986 - 1988
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Engenheiro Jr (Telecomunicações), Carga horária: 8, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Atuação: No sistema de supervisão e controle da operação.


Eletropaulo Metropolitana, ELETROPAULO, Brasil.
Vínculo institucional

1986 - 1998
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Engenheiro de Telecomunicações, Carga horária: 40
Outras informações
Atuou em telecomunicações corportativa em utility, em O&M, inicialmente como Coordenador dos Setores de UHF e SHF multicanal além de Fontes de Alimentação. Em 1990, transferiu-se e passou a Coordenar a equipe de telecomunicações do Vale do Paraíba e Litoral Norte.



Projetos de desenvolvimento


2003 - 2004
WEB-RAIAOS
Descrição: Participou como representante de Bandeirante Energia (financiadora) neste trabalho conjunto de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) com o INPE - Inst. Nacional de Pesquisas Espaciais, o qual visa o detalhamento das Descargas Atmosféricas dentro de sua área de concessão, dados tais como: identificar locais aonde ocorreram e quais as suas respecitivas intensidades, visando estabelecer uma Base de Dados estatística que possibilite adoções de medidas de proteção que minimizem os danos e as interrupções de energia..
Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Elétrica / Subárea: Telecomunicações/Especialidade: Sistemas de Telecomunicações.
2.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Elétrica / Subárea: Telecomunicações/Especialidade: Teoria Eletromagnetica, Microondas, Propagação de Ondas, Antenas.
3.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Elétrica / Subárea: Circuitos Elétricos, Magnéticos e Eletrônicos.
4.
Grande área: Outros / Área: Robótica, Mecatrônica e Automação.
5.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Física.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2010
Orientador da Equipe Vencedora do 4ª Grande Desafio - Solução mais Criativa., Unicamp - Museu Exploratório de Ciências.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
DUARTE, E. N.2018DUARTE, E. N. ; MENDES, L. G. . 'ESTUDO DA SENSIBILIDADE PARAMÉTRICA DE MATERIAIS NA CRIMPAGEM DE TERMINAIS ELÉTRICOS. POSGERE - Pós graduação em Revista, v. 2, p. 98-116, 2018.

Apresentações de Trabalho
1.
MENDES, L. G.. USO DE TÉCNICAS DE EAD (MOODLE) NAS PROVAS E TAREFAS DOS CURSOS PRESENCIAIS DE TECNOLOGIA (ELETRÔNICA, ELETRICIDADE E TELECOMUNICAÇÕES) ? RELATO DE CASO. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).


Produção técnica
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
MENDES, L. G.. Telecomunicações, Ráios e Proteções.. 2010. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).


Demais tipos de produção técnica
1.
MENDES, L. G.; MENDES, E. G. . Eletricidade Básica. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
MENDES, L. G.. TDG - Técnicas Digitais I. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila de Eletrônica Digital).

3.
MENDES, L. G.. Apostila de Eletrônica Analógica. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila).

4.
MENDES, L. G.. Apostila de Fundamentos de Circuitos Elétricos. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila).

5.
MENDES, L. G.. Descargas Atmosféricas, efeitos diretos e indiretos e proteções. 2005. .

6.
MENDES, L. G.. DPS (Dispositivos de Proteção contra Surtos) - técnicas de instalação. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

7.
MENDES, L. G.. Palestra - Importância das Telecomunicações dentro de companhias de Energia (Utilities). 2004. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
PACHECO, S. R.; KURAHASSI, L. F. T.; SODRE, M.; MENDES, L. G.. Participação em banca de Maicon Samuel Lopes.Desenvolvimento de um Sistema Supervisório para Medição de Energia Elétrica Trifásica Equilibrada. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Mecatrônica Industrial) - Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia de São Paulo.

2.
MENDES, L. G.; FONSECA, A. J.; C. FILHO, R. S.. Participação em banca de ROGÉRIO GONÇALVES DE FREITAS.MONTAGEM DE UM HEADEND DIGITAL/HD E SWAP DOS CLIENTES ANALÓGICOS DE UMA EMPRESA DE TV A CABO.. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Eletrônica Industrial (superior)) - Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia de SP- (Bragança Pta).

3.
KURAHASSI, L. F. T.; SOUZA, A. C.; MENDES, L. G.; PACHECO, S. R.. Participação em banca de Róbson Camargo da Silva.Estudo da Aplicação de Motores de Indução trifásico em Sistemas de Desbobinadores de Máquinas de Processo Contínuo. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Eletrônica Industrial (superior)) - Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia de SP- (Bragança Pta).



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
BALASTRERO JUNIOR, J. O.; MENDES, L. G.; ROBERTO, E. B.. Docentes candidatos a Professores Temporários. 2011. Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia de SP- (Bragança Pta).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
II CONPEX - Congresso de Pesquisa e Extensão do IFRO. Empreendedorismo e Encubação de Empresas dentro do IFsp. 2014. (Congresso).

2.
SENEPT - Seminário Nacional de Educação Profissional e Tecnolóogica.USO DE TÉCNICAS DE EAD (MOODLE) NAS PROVAS E TAREFAS DOS CURSOS PRESENCIAIS DE TECNOLOGIA (ELETRÔNICA, ELETRICIDADE E TELECOMUNICAÇÕES) ? RELATO DE CASO. 2014. (Seminário).

3.
SEMTEC - Semana Tecnológica do IFsp - Instituto Federal de Brag. Pta..Ráios, Efeitos e Proteções.. 2010. (Simpósio).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Tatiane Aparecida Vieira. PROTEÇÃO CONTRA DESCARGAS ATMOSFÉRICAS E SURTOS ELÉTRICOS EM UMA RESIDÊNCIA POPULAR URBANA. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Tecnologia em Mecatrônica Industrial) - Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia de SP- (Bragança Pta). Orientador: Luciano Guimarães Mendes.

2.
Rogério Gonçalves de Freitas. MONTAGEM DE UM HEADEND DIGITAL/HD E SWAP DOS CLIENTES ANALÓGICOS DE UMA EMPRESA DE TV A CABO. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Tecnologia em Eletrônica Industrial (superior)) - Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia de SP- (Bragança Pta). Orientador: Luciano Guimarães Mendes.

3.
Alexsandre Junior Cabral. Headend, Redes Híbridas e Conceitos de Transmissão via Cabo em Sistemas de Telecomunicações. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Tecnologia em Eletrônica Industrial (superior)) - Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia de SP- (Bragança Pta). Orientador: Luciano Guimarães Mendes.

Iniciação científica
1.
Rayssa Helena Vaz da Rosa e Greiciele de Jesus Ximenes Lopes. Reaproveitamento Energético da Água que abastacem às Residências. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Técnico Integrado de Mecânica) - Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia de SP- (Bragança Pta). Orientador: Luciano Guimarães Mendes.

2.
Equipe Hexatécnicos (6 alunos do Técnico Automação do IFsp). 4ª Grande Desafio - Museu de Ciências da Unicamp - Prospecçao Pré-sal (alunos de Escolas nível Médio).. 2010. Iniciação Científica. (Graduando em Curso Técnico Automação Industrial (nível médio)) - Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia de SP- (Bragança Pta). Orientador: Luciano Guimarães Mendes.



Outras informações relevantes


Atuação nos SIPDA da Eletropaulo e Bandeirante Energia, envolvendo malhas e dispositivos de Proteção contra surtos (DPS) das ERB's. Ministrou cursos sobre tais temas relevantes aos critérios de instalação dos DPS. 
Projetos e instalações de sites de telecomunicações, abertura e coordenação de Concursos, convites à empresas, elaboração de especificações técnicas detalhadas sobre DPS, energia solar, equipamentos e instrumentos de telecomunicações, PDH, SDH, trunking, sites em turnkee, etc. 
Paralelamente, proprietário de empresa de representação e serviços de telecomunicações e energia solar. Ministrou Palestras em universidades, faculdades e escolas técnicas. Lecionou física nos cursos Anglo e Objetivo em 2007. 
Aprovado em Concurso Público Federal em 2007, ingressou no IF (Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia de São Paulo) aonde ministra Eletrônica Analógica, Digital e Fundamentos de Circuitos.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 16/11/2018 às 8:34:46