Flávio Vieira Pontes

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/6627238369198912
  • Última atualização do currículo em 12/11/2018


Doutor pelo pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da UFMG (2013). Mestre em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2002). Bacharel em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Viçosa (1995). Atua como Analista de Tecnologia da Informação na Universidade Federal de Viçosa, e também como professor do ensino superior na Faculdade de Viçosa. Tem experiência nas áreas de Ciência da Computação, com ênfase em Bancos de Dados, Engenharia de Software e Programação Web. Atua também nas áreas de pesquisa relacionadas a Organização e Uso da informação, Bibliotecas e Repositórios Digitais, Classificações Facetadas e Taxonomias. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Flávio Vieira Pontes
Nome em citações bibliográficas
PONTES, F. V.;PONTES, Flávio Vieira

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal de Viçosa, Diretoria de Tecnologia da Informação.
Av P H Rolfs, S/N
Campus Universitário
36570900 - Viçosa, MG - Brasil
Telefone: (31) 38992039
URL da Homepage: http://www.ufv.br


Formação acadêmica/titulação


2009 - 2013
Doutorado em Ciências da Informação.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Título: ORGANIZAÇÃO DO CONHECIMENTO EM BIBLIOTECAS DIGITAIS DE TESES E DISSERTAÇÕES: uma abordagem baseada na classificação facetada e taxonomias dinâmicas, Ano de obtenção: 2013.
Orientador: Gercina Ângela Borém de Oliveira Lima.
Palavras-chave: bibliotecas digitais; representação da informação; organização da informação; teoria da classificação facetada; taxonomias dinâmicas; sistemas de recuperação da informação.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Ciência da Informação / Subárea: Teoria da Informação / Especialidade: Representação da Informação.
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Ciência da Informação / Subárea: Biblioteconomia / Especialidade: Técnicas de Recuperação de Informação.
Setores de atividade: Atividades de prestação de serviços de informação; Atividades dos serviços de tecnologia da informação.
2000 - 2002
Mestrado em Ciências da Computação.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Título: GESTÃO DE CONHECIMENTO APOIADA POR ONTOLOGIAS,Ano de Obtenção: 2002.
Orientador: José Luis Braga.
Palavras-chave: Gestão do Conhecimento; Ontologias; Busca Semântica.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Setores de atividade: Atividades dos serviços de tecnologia da informação.
1990 - 1995
Graduação em Bacharelado em Ciência da Computação.
Universidade Federal de Viçosa, UFV, Brasil.




Formação Complementar


2014 - 2014
Capacitação em EaD. (Carga horária: 200h).
Universidade Federal de Viçosa, UFV, Brasil.


Atuação Profissional



Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, SECTES, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Consultor, Enquadramento Funcional: Consultor, Carga horária: 10


Universidade Federal de Viçosa, UFV, Brasil.
Vínculo institucional

1996 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Analista de Tecnologia da Informação, Carga horária: 40

Vínculo institucional

1995 - 1996
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Programador de Computador, Carga horária: 40

Atividades

01/2000 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Diretoria de Tecnologia da Informação, .

06/1996 - Atual
Serviços técnicos especializados , Diretoria de Tecnologia da Informação, .

Serviço realizado
Análise, Projeto e Desenvolvimento de Sistemas de Informação.

Faculdade de Viçosa, FDV, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Ensino Superior, Carga horária: 20

Atividades

03/2001 - Atual
Ensino, Sistemas de Informação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Banco de Dados I
Banco de Dados II
Introdução a Sistemas de Informação
Programação de Computadores III
Sistemas de Apoio a Decisão
03/2001 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho de Ensino Pesquisa e Extensão, .

Cargo ou função
Membro do Conselho de Ensino Pesquisa e Extensão - CEPE.


Linhas de pesquisa


1.
organização e uso da informação
2.
bibliotecas e repositórios digitais
3.
sistemas de recuperação da informação
4.
comunicação científica


Projetos de pesquisa


2014 - Atual
SBICafé: captação, gestão e disseminação da produção técnica e científica no âmbito do Consórcio Pesquisa Café
Descrição: Observa­-se que as atividades de pesquisa e desenvolvimento, mais especificamente aquelas realizadas no âmbito do Consórcio Pesquisa Café, carecem de uma melhor visibilidade dos seus resultados, assim como das instituições envolvidas e de seus pesquisadores. Por outro lado, as instituições responsáveis pelo fomento, direcionamento e gestão da pesquisa necessitam de mecanismos mais eficientes para avaliar os resultados dos investimentos realizados, assim como justificar a captação de novos recursos. É notória a necessidade de se rastrear os resultados dos investimentos em projetos e programas de pesquisa. Nesse sentido, a disponibilização da produção técnico científica, como output direto da atividade de pesquisa, constitui­se em uma forma de avaliação dos resultados. Entre os objetivos do projeto estão: aumentar o impacto dos resultados das pesquisas desenvolvidas, evidenciando a produção científica e intelectual da comunidade; aumentar a visibilidade e o prestígio das instituições envolvidas; contribuir para atividades de avaliação da pesquisa; facilitar o acesso ao conhecimento produzido; estabelecer novos canais para divulgação de materiais ao público de interesse e usuários finais das metodologias e tecnologias desenvolvidas pela pesquisa; resgatar a história do café no Brasil, evidenciando a importante contribuição desta cultura para a economia e sociedade. Como resultado das ações propostas, espera­-se o estabelecimento de canais para captação, organização e divulgação ampla da produção técnico científica das instituições consorciadas, nos temas que se relacionam ao agronegócio café e no contexto do Programa de Pesquisa e Desenvolvimento do Café. Com isso haverá um aumento na visibilidade, impacto e recompensa nas atividades de pesquisa. Outro resultado esperado se refere ao estabelecimento de canais de comunicação voltados para a divulgação de materiais ao público de interesse e usuários finais das metodologias e tecnologias desenvolvidas pela pesquisa, de modo a contribuir e facilitar a aplicação e difusão das tecnologias e metodologias desenvolvidas. Finalmente espera-­se poder resgatar e divulgar a história relacionada à implantação e evolução da cultura do café no Brasil, destacando a sua contribuição para a economia e sociedade..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Flávio Vieira Pontes - Coordenador / Márcio Lívio Pereira Pinto - Integrante / Jonas Marçal de Queiroz - Integrante / Rubens José Guimarães - Integrante.
2008 - Atual
Biblioteca Florestal Digital
Descrição: A Biblioteca Florestal integra um repositório digital temático da produção bibliográfica no campo das Ciências Florestais. Desde suas origens no ano de 2008, esteve sempre alinhada aos princípios do acesso amplo e irrestrito à informação. A partir de 2012, este alinhamento se consolida com a sua configuração como um repositório temático da produção bibliográfica no campo das Ciências Florestais. Neste sentido pretende-se ampliar e facilitar o acesso à produção bibliográfica no que se refere a temas relacionados às Ciências Florestais; aumentar a visibilidade, o uso e o impacto dos resultados das pesquisas depositadas; potencializar e acelerar o impacto das pesquisas desenvolvidas, contribuindo para aumentar a sua produtividade, progresso e recompensas; divulgar e disseminar materiais de interesse para os agentes da cadeia agroindustrial de base florestal, a partir de coleções específicas voltadas para esse público..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Flávio Vieira Pontes - Coordenador / Márcio Lopes da Silva - Integrante / Altair Dias de Moura - Integrante / Antônio de Pádua Nacif - Integrante.


Projetos de desenvolvimento


2009 - 2010
Observatório da Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Superior do Estado de Minas Gerais
Descrição: O projeto teve sua origem na necessidade de se institucionalizar uma ferramenta para criação e manutenção de uma grande base de dados analíticos, que permita o fornecimento e monitoramento de indicadores críticos para tomada de decisões em ciência, tecnologia e inovação no estado de Minas Gerais. Como principal resultado deste projeto almeja-se a construção de um repositório (Observatório) que deverá abrigar os resultados do desenvolvimento de estudos prospectivos, os dados da evolução do estado da arte em diversos campos do conhecimento, os estudos setoriais, análises e avaliações com vistas à orientação e monitoramento de programas e diretrizes governamentais do Sistema Estadual de Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Superior..
Situação: Desativado; Natureza: Desenvolvimento.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação.
2.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Ciência da Informação.
3.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação/Especialidade: Engenharia de Software.
4.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação/Especialidade: Banco de Dados.
5.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Ciência da Informação / Subárea: Teoria da Informação/Especialidade: Representação da Informação.
6.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Ciência da Informação / Subárea: Biblioteconomia/Especialidade: Técnicas de Recuperação de Informação.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
2PONTES, Flávio Vieira2013PONTES, Flávio Vieira; LIMA, G. Â. B. O. . Modelos Conceituais para Bibliotecas Digitais. Datagramazero (Rio de Janeiro), v. 14, p. on-line, 2013.

2.
1PONTES, Flávio Vieira2012PONTES, Flávio Vieira; LIMA, G. Â. B. O. . A organização do conhecimento em ambientes digitais: aplicação da teoria da classificação facetada. Perspectivas em Ciência da Informação (Impresso), v. 17, p. 18-40, 2012.

Capítulos de livros publicados
1.
PONTES, F. V.. Classificações Facetadas e Taxonomias Dinâmicas. In: LIMA, G. A. B. O.. (Org.). Biblioteca Digital Hipertextual: Caminhos Para A Navegação Em Contexto. 1ed.Rio de Janeiro: Interciência, 2016, v. 1, p. 89-109.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
MACULAN, B. C. M. S. ; LIMA, G. Â. B. O. ; PONTES, F. V. . Análise qualitativa de dados bibliométricos: uma visão da produção acadêmica do PPGCI/UFMG. In: IV Encontro Brasileiro de Bibliometria e Cientometria, 2014, Recife. EBBC - PEC - Periódicos Científicos. Recife: Universidade Federal de Pernambuco. v. 4.

2.
PONTES, Flávio Vieira; LIMA, G. Â. B. O. . Organização do conhecimento em bibliotecas digitais de tese e dissertações: uma abordagem baseada na classificação facetada e taxonomias dinâmicas. In: XIII Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação, 2012, Rio de Janeiro. XIII Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação - Anais Digitais, 2012.

3.
PONTES, F. V.. Gestão de Conhecimento Apoiada por Ontologias. In: I Congresso Anual da Sociedade Brasileira de Gestão do Conhecimento, 2002, São Paulo. Congresso Anual da Sociedade Brasileira de Gestão do Conhecimento, 1., 2002, são paulo. Anais., 2002.

4.
PONTES, F. V.. SBICafé: Uma Ferramenta de Gestão do Conhecimento para a Comunidade de Pesquisa do Café. In: II Simposio de Pesquisa dos Cafes do Brasil, 2001, Vitória. Anais do II Simposio de Pesquisa dos Cafes do Brasil, 2001.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
ALMEIDA, J. C. ; PONTES, Flávio Vieira . Produção bibliográfica digital da Ciência Florestal. In: Simpósio de Integração Acadêmica, 2013, Viçosa. Simpósio de Integração Acadêmica 2013. Viçosa: Universidade Federal de Viçosa, 2013.

2.
GRAVINA, J. D. P. ; PONTES, Flávio Vieira . Criação de uma biblioteca especializada: a biblioteca florestal digital. In: Simpósio de Integração Acadêmica, 2013, Viçosa. Simpósio de Integração Acadêmica 2013. Viçosa: Universidade Federal de Viçosa, 2013.

Outras produções bibliográficas
1.
PONTES, Flávio Vieira. Organização do conhecimento em bibliotecas digitais de teses e dissertações: uma abordagem baseada na classificação facetada e taxonomias dinâmicas. Belo Horizonte: UFMG, 2013 (Tese de Doutorado).

2.
PONTES, F. V.. Gestão de Conhecimento Apoiada por Ontologias. Belo Horizonte: Universidade Federal de Minas Gerais, 2002 (Dissertação de Mestrado).


Produção técnica
Programas de computador sem registro
1.
DUARTE, M. M. ; PONTES, F. V. . Sistema de Controle de Atividades de Extensão - RAEX. 2008.

2.
RAMALHO, B. J. A. ; PONTES, F. V. ; PINHEIRO, R. V. C. . Sistema de Controle Acadêmico e de Atividades de Pós-Graduação - SisPPG. 2007.

3.
PONTES, F. V.. Sistema de Controle Administrativo-Financeiro. 2006.

4.
PONTES, F. V.. Sistema de Controle Acadêmico. 2005.

5.
PONTES, F. V.. Sistema de Controle de Processos Administrativos - SisProcesso. 2004.

6.
PONTES, F. V.. Sistema de Controle do Organograma e Siglas da Intituição. 2004.

7.
PONTES, F. V.. Sistema de Controle Acadêmico. 2003.

8.
PONTES, F. V.. Sistema Brasileiro de Informação sobre o Café - SBICafé. 2002.

9.
PONTES, F. V.. Sistema de Controle de Férias. 2001.

10.
PONTES, F. V.. Sistema de Processamento do Vestibular. 2001.

11.
PONTES, F. V.. Sistema de Cadastro de Inscrições para o Vestibular. 2000.

12.
PONTES, F. V.. Sistema de Controle de Acesso - Guardião. 2000.

13.
PONTES, F. V.. Sistema de Controle e Publicação de Revistas Eletrônicas. 2000.

14.
PONTES, F. V.. Sistema de Cadastro de Especialistas - DicTec. 1999.

15.
PONTES, F. V.. Sistema de Controle de Veículos. 1999.

16.
PONTES, F. V.. Sistema de Controle da Ouvidoria. 1999.

17.
PONTES, F. V.. Sistema de Controle de Pesquisa e Pós-Graduação. 1999.

18.
PONTES, F. V.. Sistema para Digitação de Tratamento de Questionários de Pesquisa - SisQuest. 1999.

19.
PONTES, F. V.. Sistema de Controle de Publicações. 1998.

20.
PONTES, F. V.. Sistema de Controle de Abertura e Atendimento de Ordens de Serviço - SisOrd. 1998.

21.
PONTES, F. V.. Sistema de Controle Patrimonial. 1998.

22.
PONTES, F. V.. Sistema de Controle de Secretarias. 1997.

23.
PONTES, F. V.. Sistema de Gerenciamento de Congressos e Eventos. 1996.



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
LISBOA FILHO, J.; PONTES, F. V.; OLIVEIRA, A. P.. Participação em banca de Rubens Moraes Torres. Especificação das perspectivas engenharia e tecnologia com base no modelo da Associação Cartográfica Internacional para a IDE-Cemig. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Viçosa.

2.
BRAGA, J. L.; PONTES, Flávio Vieira; LISBOA FILHO, J.. Participação em banca de Denis Rocha de Carvalho. Avaliação de ferramentas de apoio a melhoria de processos de software. 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Viçosa.

3.
LISBOA FILHO, J.; PONTES, F. V.; BRAGA, J. L.; OLIVEIRA, A. P.. Participação em banca de Angélica Aparecida de Almeida Ribeiro. Aprimora: uma infraestrutura semântica para reuso de artefatos computacionais. 2014. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Viçosa.

4.
LISBOA FILHO, J.; PONTES, Flávio Vieira; BRAGA, J. L.. Participação em banca de Glauber Luiz da Silva Costa. Avaliação do framework conceitual FEDORA como repositório de padrões de análise para uma infraestrutura de reuso de artefatos computacionais. 2013. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Viçosa.




Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Edmar Soares Ramos. Estudo e Desenvolvimento de Nova Versão para o Processo de Desenvolvimento de Software ? CientecPro. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Sistemas de Informação) - Faculdade de Viçosa. Orientador: Flávio Vieira Pontes.

2.
Fabiano Mario Rodrigues Fialho. Data warehouse como ferramenta de apoio ao processo de tomada de decisão. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Sistemas de Informação) - Faculdade de Viçosa. Orientador: Flávio Vieira Pontes.

3.
Ader Assis Vieira. Desenvolvimento de um Sistema para Reserva de Equipamentos. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Sistemas de Informação) - Faculdade de Viçosa. Orientador: Flávio Vieira Pontes.

4.
Thiago Franklin Miranda Reis. Desenvolvimento de um Sistema de Controle de Processos. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Sistemas de Informação) - Faculdade de Viçosa. Orientador: Flávio Vieira Pontes.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 21/01/2019 às 10:44:33