Flávia Zanutto

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/4748729030053039
  • Última atualização do currículo em 14/11/2018


É professora e pesquisadora da Universidade Estadual de Maringá (UEM), onde cursou graduação em Letras Português Francês (1999) e mestrado em Linguística Aplicada (2003) e atua na Educação a Distância (UEM/UAB). É também pesquisadora da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP/CAr). Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Linguística Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino, leitura, vestibular, produção escrita e gêneros textuais. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Flávia Zanutto
Nome em citações bibliográficas
ZANUTTO, F.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Estadual de Maringá, Centro de Ciências Humanas Letras e Artes, Departamento de Letras.
AV. Colombo
Zona 7
87100000 - Maringá, PR - Brasil
Telefone: (44) 30114889
URL da Homepage: http://www.dle.uem.br


Formação acadêmica/titulação


2006 - 2010
Doutorado em Linguística e Língua Portuguesa.
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Título: Discurso, resistência e identidade: o rock brasileiro dos anos 1980, Ano de obtenção: 2010.
Orientador: Maria do Rosário Gregolin.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: discurso; identidade; memória; poder; rock nacional; resistência.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
2000 - 2003
Mestrado em Lingüística Aplicada.
Fundação Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.
Título: A coerência nas narrativas produzidas no vestibular da UEM: critérios de avaliação,Ano de Obtenção: 2003.
Orientador: Renilson José Menegassi.
Palavras-chave: coerência; texto narrativo; vestibular; UEM; ensino.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
1995 - 1999
Graduação em Letras Português Francês.
Fundação Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.
1987 - 1989
Ensino Médio (2º grau).
Colégio Santa Cruz, CSC, Brasil.
1983 - 1986
Ensino Fundamental (1º grau).
Colégio Santa Cruz, CSC, Brasil.
1981 - 1982
Ensino Fundamental (1º grau).
Escola Estadual São João da Escócia, EESJE, Brasil.
1979 - 1980
Ensino Fundamental (1º grau).
Colégio Paraná, CP, Brasil.




Formação Complementar


2005 - 2005
Extensão universitária em Interação e Escrita Pressupostos Características e. (Carga horária: 40h).
Fundação Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.
2004 - 2004
Extensão universitária em Interação e Escrita Em Situação de Ensino. (Carga horária: 40h).
Fundação Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.
1998 - 1998
Leitura e Ensino da Narrativa. (Carga horária: 20h).
Fundação Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.
1995 - 1996
Extensão universitária em Curso de Língua Latina. (Carga horária: 136h).
Fundação Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora Associada, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

03/2009 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Ciências Humanas Letras e Artes, Departamento de Teorias Linguísticas e Literárias.

Linhas de pesquisa
Teorias Linguísticas
07/2016 - 06/2018
Direção e administração, Centro de Ciências Humanas Letras e Artes, Departamento de Teorias Linguísticas e Literárias.

Cargo ou função
Chefe.
08/2017 - 12/2017
Serviços técnicos especializados , Comissão Central do Vestibular Unificado, .

Serviço realizado
Elaboração da Prova de Redação do Concurso Vestibular de Verão 2017.
04/2017 - 07/2017
Serviços técnicos especializados , Comissão Central do Vestibular Unificado, .

Serviço realizado
Elaboração da Prova de Redação do Concurso Vestibular de Inverno de 2017.
08/2016 - 12/2016
Serviços técnicos especializados , Comissão Central do Vestibular Unificado, .

Serviço realizado
Elaboração da Prova de Redação do Concurso Vestibular de Verão 2016.
06/2016 - 12/2016
Serviços técnicos especializados , Comissão Central do Vestibular Unificado, .

Serviço realizado
Elaboração das provas de Redação do Processo de Avaliação Seriada - PAS/UEM 2016 - Etapas 1, 2 e 3.
04/2016 - 07/2016
Serviços técnicos especializados , Comissão Central do Vestibular Unificado, .

Serviço realizado
Elaboração da Prova de Redação do Concurso Vestibular de Inverno 2016.
07/2014 - 06/2016
Direção e administração, Centro de Ciências Humanas Letras e Artes, Departamento de Teorias Linguísticas e Literárias.

Cargo ou função
Chefe.
08/2015 - 12/2015
Serviços técnicos especializados , Comissão Central do Vestibular Unificado, .

Serviço realizado
Elaboração das provas de Redação do Processo de Avaliação Seriada - PAS/UEM 2015 - etapas 1, 2 e 3.
08/2015 - 12/2015
Serviços técnicos especializados , Comissão Central do Vestibular Unificado, .

Serviço realizado
Elaboração da Prova de Redação do Vestibular de Verão 2015.
04/2014 - 09/2015
Estágios , Centro de Ciências Humanas Letras e Artes, .

Estágio realizado
Coordenadora de Estágio não obrigatório.
03/2015 - 08/2015
Serviços técnicos especializados , Comissão Central do Vestibular Unificado, .

Serviço realizado
Elaboração da Prova de Redação do Vestibular de Inverno 2015.
05/2013 - 06/2014
Direção e administração, Centro de Ciências Humanas Letras e Artes, Departamento de Teorias Linguísticas e Literárias.

Cargo ou função
Chefe Adjunta.

Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão, FECILCAM, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2009
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora Assistente, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.


Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - Atual
Vínculo: Pesquisadora, Enquadramento Funcional: Pesquisadora, Carga horária: 20
Outras informações
Os trabalhos do grupo têm, em primeiro lugar, o objetivo de discutir as bases epistemológicas e teórico-metodológicas da Análise do Discurso. A essa reflexão acopla-se a reflexão sobre as inter-relações entre o discurso, a história, a memória e a constituição da identidade brasileira. Com esses objetivos, analisam-se textos produzidos em diferentes momentos históricos - do "descobrimento" até os dias atuais - a fim de analisar os processos discursivos que constróem a identidade brasileira. Por estarem fortemente relacionados com a história brasileira, nossos trabalhos têm relevância social, na medida em que auxiliam na tarefa de pensar o papel do discurso na construção da nacionalidade, focalizando fontes históricas, textos que circulam no meio escolar e textos da mídia. Ao mesmo tempo, eles têm relevância teórica pois propoem discutir as bases teórico-metodológicas da análise do discurso e seus dispositivos analíticos. Por isso, as investigações do grupo têm repercussão na produção de conhecimentos da área de Lingüística e em sua aplicação na compreensão dos mecanismos discursivos de produção de sentidos na História.


Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Jandaia do Sul, FAFI, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2006
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 36

Vínculo institucional

2004 - 2004
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 36

Vínculo institucional

2003 - 2003
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 36

Vínculo institucional

2002 - 2002
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2001 - 2001
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 12

Atividades

1/2005 - Atual
Direção e administração, Especialização Em Língua Portuguesa Leitura e Produção Textual, .

Cargo ou função
coordenadora de curso.
1/2005 - Atual
Direção e administração, Especialização Em Língua Portuguesa Leitura e Produção Textual, .

Cargo ou função
Coordenadora de curso.
1/2005 - Atual
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Lingüística I
Leitura e Produção Textual
1/2005 - Atual
Ensino, Língua Portuguesa Leitura e Produção Textual, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Letramento e Ensino de Língua Materna
9/2004 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
Grupo de Estudos GÊNESE - Gêneros Textuais em situação de escrita
1/2004 - Atual
Direção e administração, Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Jandaia do Sul, .

Cargo ou função
Coordenadora de curso.
5/2004 - 3/2005
Direção e administração, Capplli, .

Cargo ou função
Coordenadora.
5/2004 - 3/2005
Direção e administração, Departamento de Letras, Capplli Centro de Apoio Pedagógico e Pesquisa Em Línguas e Literaturas.

Cargo ou função
Coordenadora do CAPPLLI.
1/2004 - 12/2004
Direção e administração, Especialização Em Língua Portuguesa Leitura e Produção Textual, .

Cargo ou função
coordenadora de curso.
1/2004 - 12/2004
Direção e administração, Especialização Em Língua Portuguesa Leitura e Produção Textual, .

Cargo ou função
Coordenadora de curso.
1/2004 - 12/2004
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Leitura e Produção Textual
Lingüística Aplicada
1/2004 - 12/2004
Ensino, Língua Portuguesa Leitura e Produção Textual, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Formação de Professores
Letramento e Ensino de Língua Materna
5/2003 - 1/2004
Direção e administração, Celijan, .

Cargo ou função
Coordenadora.
5/2003 - 1/2004
Direção e administração, Departamento de Letras, Celijan Centro de Ensino de Línguas de Jandaia do Sul.

Cargo ou função
Coordenadora do CELIJAN.
1/2003 - 12/2003
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Lingüística I
Lingüística Aplicada
4/2001 - 12/2003
Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Letras, .

Cargo ou função
Comissão de estudos da alteração da grade curricular do curso de Letras.
1/2002 - 8/2003
Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Letras, Letras Português Espanhol.

Cargo ou função
Comissão de trabalho para o reconhecimento do curso Letras Português/Espanhol.
1/2002 - 12/2002
Direção e administração, Departamento de Letras, .

Cargo ou função
sub-chefia de departamento.
1/2002 - 12/2002
Direção e administração, Departamento de Letras, .

Cargo ou função
Vice-Coordenadora.
1/2002 - 12/2002
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Lingüística Aplicada
Língua Portuguesa
1/2002 - 12/2002
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Jandaia do Sul, .

Cargo ou função
Comissão do PDI - Programa de Desenvolvimento Institucional.
1/2002 - 2/2002
Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Letras, .

Cargo ou função
Comissão organizadora de concurso para docente.
2/2001 - 12/2001
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Lingüística Aplicada
Língua Portuguesa
1/2001 - 12/2001
Conselhos, Comissões e Consultoria, Fafijan, Fafijan.

Cargo ou função
Comissão para estabelecimento de normas para eleição de diretor e vice-diretor.

Fundação Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - Atual
Vínculo: Pesquisadora, Enquadramento Funcional: Pesquisadora, Carga horária: 0

Atividades

05/2016 - Atual
Ensino, PROFLETRAS, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Gramática, Variação e Ensino
08/2015 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Ciências Humanas Letras e Artes, DTL - Departamento de Teorias Linguísticas e Literárias.

07/2014 - Atual
Direção e administração, DTL - Departamento de Teorias Linguísticas e Literárias, .

Cargo ou função
Chefe Adjunto pro tempore.
03/2011 - 09/2015
Estágios , Pró Reitoria de Ensino, .

Estágio realizado
Coordenação de Estágio Não Obrigatório do curso de Letras.
1/2003 - 12/2003
Conselhos, Comissões e Consultoria, Pró Reitoria de Pesquisa e Pós Graduação, .

Cargo ou função
Consultora da Revista Acta Scientiarum.
4/2000 - 4/2001
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências Humanas Letras e Artes, Programa de Pós Graduação Em Lingüística Aplicada Mestrado.

Cargo ou função
Representante Discente no Colegiado do Programa.
1/2000 - 12/2000
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências Humanas Letras e Artes, Programa de Pós Graduação Em Lingüística Aplicada Mestrado.

Cargo ou função
Comissão de Bolsas de Estudos da CAPES/DS.
2000 - 2000
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências Humanas Letras e Artes, Programa de Pós Graduação Em Lingüística Aplicada Mestrado.

Cargo ou função
Comissão Eleitoral do Programa.
2000 - 2000
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências Humanas Letras e Artes, Programa de Pós Graduação Em Lingüística Aplicada Mestrado.

Cargo ou função
Comissão de Elaboração de Normas para Concessão de Auxílio Financeiro a Professores.


Linhas de pesquisa


1.
Teoria e Análise Linguística

Objetivo: Nossa pesquisa busca a inserção de discussões atualizadas sobre o outro Saussure, o redescoberto nos novos manuscritos e seu impacto na Linguística Contemporânea..
Palavras-chave: Saussure; Manuscritos; Linguística Contemporânea.
2.
Teorias Linguísticas

Objetivo: Nossa pesquisa busca a inserção de discussões atualizadas sobre o outro Saussure, o redescoberto nos novos manuscritos e seu impacto na Linguística Contemporânea..
Palavras-chave: Saussure; Manuscritos; Linguística Contemporânea.


Projetos de pesquisa


2015 - Atual
O OUTRO SAUSSURE: A IMPLICAÇÃO DA DESCOBERTA DE NOVOS MANUSCRITOS NA LINGUÍSTICA CONTEMPORÂNEA
Descrição: Tradicionalmente, os estudos linguísticos têm um espaço um tanto quanto pequeno nos cursos de Letras. Na Universidade Estadual de Maringá esse espaço não é diferente. As disciplinas de Linguística ocupam um percentual muito pequeno da grade curricular, o que nos obriga a uma seleção de conteúdos bastante restrita para compor seu conteúdo programático. Mas, diante da necessidade de discussão de tão importante descoberta - os novos manuscritos saussurianos, nossa pesquisa busca a inserção de discussões atualizadas sobre esse outro Saussure: o redescoberto..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) .
Integrantes: Flávia Zanutto - Coordenador / Pedro Navarro - Integrante / Jefferson Gustavo dos Santos Campos - Integrante / Gabriele Pecuch Pinto - Integrante / Leonardo Vinicius Sfordi da Silva - Integrante / Isabela Bortolassi Bertoni - Integrante / Claudio Alves de Souza Junior - Integrante / Kaique Henrique da Silva Araujo - Integrante / Myrian Novais da Silva - Integrante.Número de orientações: 1
2006 - Atual
Grupo de Estudos em Análise do Discurso de Araraquara
Descrição: Os trabalhos do grupo têm, em primeiro lugar, o objetivo de discutir as bases epistemológicas e teórico-metodológicas da Análise do Discurso. A essa reflexão acopla-se a reflexão sobre as inter-relações entre o discurso, a história, a memória e a constituição da identidade brasileira. Com esses objetivos, analisam-se textos produzidos em diferentes momentos históricos - do "descobrimento" até os dias atuais - a fim de analisar os processos discursivos que constróem a identidade brasileira. Por estarem fortemente relacionados com a história brasileira, nossos trabalhos têm relevância social, na medida em que auxiliam na tarefa de pensar o papel do discurso na construção da nacionalidade, focalizando fontes históricas, textos que circulam no meio escolar e textos da mídia. Ao mesmo tempo, eles têm relevância teórica pois propoem discutir as bases teórico-metodológicas da análise do discurso e seus dispositivos analíticos. Por isso, as investigações do grupo têm repercussão na produção de conhecimentos da área de Lingüística e em sua aplicação na compreensão dos mecanismos discursivos de produção de sentidos na História..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Flávia Zanutto - Coordenador / Maria do Rosário Gregolin - Integrante.
2005 - Atual
Discurso, Memória e Identidade: diálogos entre a imagem, a palavra e o som
Descrição: O objetivo primordial deste Grupo de Pesquisa é o de estudar as teorias da Análise do Discurso, tal como se configuram na atualidade. Mediante essa direção, o Grupo almeja aplicar as possibilidades de análises teóricas, direcionando-as a três visibilidades e materialidades veiculadas por meio da comunicação social: os filmes, a mídia jornalística e televisiva e as músicas. Com esses objetivos (teóricos e práticos), espera-se encontrar pronunciamentos discursivos que forjam e formam, na história, grupos culturais identitários (discursos de cunho educacional, político, científico, etc.), buscando-se, assim, oferecer subsídios para se pensar o resgate da memória. O Grupo de Pesquisa, sediado na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), reúne pesquisadores que há anos trabalham juntos, os quais advém de diversas áreas como a Ciência da Informação, a Lingüística e a Imagem e Som, e de diferentes instituições universitárias. Além disso, já há vários resultados de pesquisa do Grupo, publicados em anais de congressos, revistas, jornais e livros como: Análise do discurso: as materialidades do sentido (2001); Discurso e Mídia: a cultura do espetáculo (2003); M. Foucault e os domínios da linguagem: discurso, poder, subjetividade (2004), entre outros livros. Nesse sentido, a consolidação deste Grupo está pautada na direção de uma continuidade para participação em congressos, encontros científicos, publicações, bem como para a realização de eventos, minicursos, palestras e atendimento a instituições de ensino e de cultura..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Flávia Zanutto - Integrante / Neil Armstrong Franco de Oliveira - Integrante / Pedro Luis Navarro Barbosa - Integrante / Nádea Regina gaspar - Coordenador / Ismara Eliane Vidal de Souza Tasso - Integrante.
2004 - Atual
Grupo de Estudos "GÊNESE - Gêneros Textuais em Situação de Escrita"
Descrição: Os objetivos do grupo de estudos GÊNESE são: a) estudar gênero textual, refletindo sobre as relações e diferenças com os gêneros do discurso; b) discutir a presença dos gêneros textuais e gêneros do discurso no ensino e aprendizagem da leitura e escrita na escola básica e no ensino superior; c) subsidiar projetos de pesquisa que tenham como objeto de trabalho os gêneros textuais; d) refletir sobre a prática de produção escrita na escola via gêneros textuais e interação.Resumo.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (13) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Flávia Zanutto - Coordenador / Neil Armstrong Franco de Oliveira - Integrante / Braz Donizete Fernandes - Integrante / Ana Paula Santana - Integrante / Edelise Lucielen Gabardo - Integrante / Eliane Aparecida Silva Frese - Integrante / Elisangela Cristiane Francisco Murakami - Integrante / Elza Brioni - Integrante / Érika Rodrigues dos Santos - Integrante / Geane Aparecida Poteriko da Silva - Integrante / Josielle Batista de Moraes Guedes - Integrante / Juliana Priscilla Rodrigues - Integrante / Naiara Fernanda Moura da Silva - Integrante / Pamela Susan Lemes da Silva - Integrante / Rita de Cássia Pereira da Luz - Integrante / Suzana Furukawa - Integrante.
2003 - Atual
Grupo de Pesquisa "Interação e escrita no ensino e aprendizagem" - CNPq/UEM
Descrição: As pesquisas desenvolvidas no grupo apresentam uma base comum que é o interacionismo lingüístico, a partir de uma perspectiva bakhtiniana e toda a literatura dela decorrente, no Brasil. São interesses temáticos: o ensino, a aquisição e o desenvolvimento da escrita, envolvendo-se aqui a leitura, a produção de textos e a análise lingüística, como eixos norteadores, primários e pertinentes, no ensino básico e no ensino superior, especificamente na formação de professores de língua materna e língua estrangeira, incluindo-se o material didático e as abordagens e metodologias empregadas. Além disso, são desenvolvidas pesquisas que estudam a utilização e a posição da escrita em situações sociais definidas..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Flávia Zanutto - Integrante / Renilson José Menegassi - Coordenador / Neil Armstrong Franco de Oliveira - Integrante / Cláudia Valéria Dona Hila - Integrante / Marilurdes Zanini - Integrante / Ruth Ceccon Barreiros - Integrante / Marilice Pompeu da Silva - Integrante / Margarida da Silveira Corsi - Integrante / Lilian Cristina Buzato Ritter - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Outra.


Membro de corpo editorial


2015 - 2015
Periódico: REVISTA EDUCAÇÃO E LINGUAGENS
2012 - Atual
Periódico: Caderno de Estudo do Discurso e do Corpo


Revisor de projeto de fomento


2016 - 2016
Agência de fomento: Fundação Araucária


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Aplicada.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Análise do Discurso.


Idiomas


Francês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
NAVARRO, Pedro2018NAVARRO, Pedro ; ZANUTTO, F. ; JORDÃO, I. F. L. . Um alívio, um dilúvio, um delírio: o processo de subjetivação nas canções de estúdio e acústicas do Engenheiros do Hawaii. LINGUASAGEM (SÃO PAULO), v. 29, p. 45-68, 2018.

2.
CAMPOS, J. G. S.2015 CAMPOS, J. G. S. ; SILVEIRA, E. L. ; ZANUTTO, F. . (RE)LER SAUSSURE HOJE OU A ESCUTA DE ECOS DISCURSIVOS NA CONCEPÇÃO DA CIÊNCIA LINGUÍSTICA. Intersecções. Revista de Estudos sobre Práticas Discursivas e Textuais, v. 3, p. 04-21, 2015.

3.
ZANUTTO, F.2004ZANUTTO, F.; OLIVEIRA, Neil Armstrong Franco de . O Gênero redação de vestibular: o que prova essa (re)produção textual?. Máthesis (Viseu), FAFIJAN, v. 5, n.1, p. 83-103, 2004.

Capítulos de livros publicados
1.
OLIVEIRA, Neil Armstrong Franco de ; ZANUTTO, F. . O gênero Carta Aberta: da interlocução marcada à interlocução esperada. In: Juliano Desiderato Antonio; Pedro Navarro. (Org.). Gêneros textuais em contexto de vestibular. únied.Maringá: Eduem, 2017, v. único, p. 133-151.

2.
OLIVEIRA, Neil Armstrong Franco de ; ZANUTTO, F. . Gêneros do jornal em contexto de vestibular: condições de produção para notícia, artigo de opinião e carta do leitor. In: Eliana Merlin Deganutti de Barros; Letícia Jovelina Storto. (Org.). Gêneros do jornal e ensino: práticas de letramento na contemporaneidade. únied.São Paulo: Pontes Editores, 2017, v. único, p. 265-295.

3.
OLIVEIRA, Neil Armstrong Franco de ; ZANUTTO, F. . Charge eletônica e produção de identidade: desconstruindo sentidos. In: Nádea Regina Gaspara; Lucília Maria Sousa Romão. (Org.). Discurso e texto: multiplicidade de sentidos na ciência da informação. 1ed.São Carlos, SP: Edufscar, 2008, v. , p. 223-233.

4.
ZANUTTO, F.; OLIVEIRA, Neil Armstrong Franco de . A Análise lingüística nos anos iniciais do ensino fundamental. In: Annie Rose dos Santos; Lílian Cristina Buzato Ritter. (Org.). O trabalho com a escrita no ensino fundamental. 1ed.Maringá-PR: EDUEM, 2005, v. 20, p. 91-120.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
PINTO, G. P. ; ZANUTTO, F. ; NAVARRO, Pedro . A dicotomia langue e parole nas obras Curso de Linguística Geral e Escritos de Linguística Geral, de Ferdinand de Saussure. In: V CONALI ? Congresso Nacional de Linguagens em Interação, 2017, Maringá. V CONALI ? Congresso Nacional de Linguagens em Interação. Maringá: DTL-UEM, 2017. p. 1357-1368.

2.
SILVA, L. V. S. ; ZANUTTO, F. ; NAVARRO, Pedro . A noção de valor do Signo Linguístico nas obras Curso de Linguística Geral e Escritos de Linguística Geral, de Ferdinand de Saussure. In: V CONALI ? Congresso Nacional de Linguagens em Interação, 2017, Maringá. V CONALI ? Congresso Nacional de Linguagens em Interação. Maringá: DTL-UEM, 2017. p. 1345-1356.

3.
ZANUTTO, F.; FERREIRA, B. P. . A ARGUMENTATIVIDADE EM DUCROT. In: XIV Semana de Letras da Fafijan, 2011, Jandaia do Sul, PR. Anais ... Semana de Letras (Jandaia do Sul. CD-Rom). Jandaia do Sul, PR: Fafijan, 2011.

4.
ZANUTTO, F.; CALLEFI, F. . AS HETEROGENEIDADES DE AUTHIER-REVUZ NO DISCURSO MIDIÁTICO. In: XIV Semana de Letras da Fafijan, 2011, Jandaia do Sul, PR. Anais ... Semana de Letras (Jandaia do Sul. CD-Rom). Jandaia do Sul, PR: Fafijan, 2011.

5.
ZANUTTO, F.; CAMPOS, J. G. S. . ENUNCIAÇÃO, SUJEITO E SENTIDO NA TEORIA BAKHTINIANA: DISPOSITIVOS PARA ANÁLISE DA MÍDIA CONTEMPORÂNEA. In: XIV Semana de Letras da Fafijan, 2011, Jandaia do Sul, PR. Anais ... Semana de Letras (Jandaia do Sul. CD-Rom). Jandaia do Sul, PR: Fafijan, 2011.

6.
ZANUTTO, F.; OLIVEIRA, Neil Armstrong Franco de . Gêneros textuais: a produção de textos nas aulas de língua portuguesa. In: 6º CELSUL, 2006, Florianópolis-SC. 6º CELSUL. Florianópolis-SC: UFSC, 2004. p. s/p-s/p.

7.
ZANUTTO, F.; OLIVEIRA, Neil Armstrong Franco de . A produção escrita no ensino superior: interação e gêneros do discurso acadêmico. In: Congresso Internacional Linguagem e Interação / III Colóquio Nacional de Filosofia da LInguagem: Linguagem e Interação, 2005, São Leopoldo - RS. ANAIS do Congresso Internacional Linguagem e Interação / III Colóquio Nacional de Filosofia da LInguagem: Linguagem e Interação, 2005. p. 1-11.

8.
ZANUTTO, F.. Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino de Língua Portuguesa: Reflexões sobre a Escola e a Proposta de Ensino de Língua Materna Centrado na Interlocução. In: I Congresso Internacional de Educação e Desenvolvimento Humano, 2004, Maringá - PR. Anais do I Congresso Internacional de Educação e Desenvolvimento Humano. Maringá - PR: UEM, 2004. v. 1. p. 1-15.

9.
ZANUTTO, F.. A democratização do saber através da Educação a Distância. In: I Seminário Internacional de Educação, 2001, Cianorte, PR. Anais - Seminário Internacional de Educação. Maringá, PR: Universidade Estadual de Maringá, 2001. v. 1. p. 119-123.

10.
ZANUTTO, F.. A leitura nas provas de língua portuguesa do vestibular da UEM. In: 4º Encontro do CelSul, 2001, Curitiba. 4º Encontro do CelSul. Curitiba: UFPR, 2000.

11.
ZANUTTO, F.. A escola como ponto de partida da humanização do homem pela literatura. In: V Semana de Letras - A Formação do Professor de Língua e Literatura, 2001, Jandaia do Sul - PR. Anais da V Semana de Letras da FAFIJAN - A formação do Professor de Língua e Literatura. Jandaia do Sul - PR: FAFIJAN, 2001. v. 1. p. 171-181.

12.
ZANUTTO, F.; MENEGASSI, Renilson José . A leitura e a informatividade em redações produzidas no vestibular da UEM. In: V Semana de Letras - A Formação do Professor de Língua e Literatura, 2001, Jandaia do Sul - PR. Anais da V Semana de Letras - A Formação do Professor de Língua e Literatura. Jandaia do Sul - PR: FAFIJAN, 2001. v. 1. p. 193-206.

13.
ZANUTTO, F.; MENEGASSI, Renilson José . A Leitura e a informatividade em redações produzidas no vestibular da UEM. In: V Semana de Letras - A Formação do Professor de Língua e Literatura, 2001, Jandaia do Sul. V Semana de Letras - A Formação do Professor de Língua e Literatura. Jandaia do Sul: FAFIJAN, 2001. p. 193-207.

14.
ZANUTTO, F.; SILVA, A. G. . A questão da pragmática nos PCN. In: O pedagogo e o III milênio - VI Semana de Educação de Cianorte, 2000, Cianorte - PR. O pedagogo e o III milênio. Maringá - PR: Universidade Estadual de Maringá, 2000. p. 191-197.

15.
ZANUTTO, F.. A visão feminina nas obras de Vigny e Molière. In: Outras Palavras - XII Semana de Letras, 1999, Maringá - PR. Outras Palavras - XII Semana de Letras. Maringá: Universidade Estadual de Maringá, 1999. p. 261-264.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
ALVES, R. V. ; ZANUTTO, F. . Educação a distância: uma reflexão acerca da relação entre professores e tutores nas disciplinas de estágio curricular supervisionado. In: XXV EAIC e V EAICjr, 2016, Maringá. XXV EAIC e V EAICjr. Maringá: UEM, 2016. p. 1-4.

2.
ALVES, R. V. ; ZANUTTO, F. . Educação a distância: uma reflexão acerca da relação entre professores e tutores nas disciplinas de estágio curricular supervisionado.. In: XXV EAIC, 2016, Maringá. Caderno de resumos do XXV EAIC e VEAICjr. Maringá: Universidade Estadual de Maringá, 2016.

3.
ZANUTTO, F.. Anos 80: você tem memória de quê?. In: II SEMAD - Seminário de Pesquisa em Análise do Discurso: percursos de Análise do Discurso no Brasil, 2006, Uberlândia-MG. II Seminério de Pesquisa em Análise do Discurso: percursos de Análise do Discurso no Brasil. Uberlândia-MG: Universidade Federal de Uberlândia, 2006. p. 92-92.

4.
ZANUTTO, F.. ANOS 80: O RESGATE DA MEMÓRIA E A PRODUÇÃO DE IDENTIDADE. In: XXI ANPOLL - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Letras e Lingüística, 2006, São Paulo. Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem, 2006. p. s/p-s/p.

5.
ZANUTTO, F.. A Coerência nas narrativas produzidas no vestibular da UEM: critérios de avaliação. In: 3º SPLA - Seminário de Pesquisa em Lingüística Aplicada, 2003, Maringá, PR. 3º SPLA - Seminário de Pesquisa em Lingüística Aplicada. Maringá, PR: Universidade Estadual de Maringá, 2003. p. 22-23.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
POLITTE, C. C. ; ZANUTTO, F. ; NAVARRO, Pedro . O efeito Saussure nos cursos de Letras. In: 5º CIELLI ? Colóquio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários, 2018, Maringá. Caderno de Resumos do 5º CIELLI ? Colóquio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários, 2018. p. 14.

2.
ZANUTTO, F.. Cartas: das práticas sociais ao contexto de vestibular. In: IX SIGET - Simpósio Internacional de Estudos de Gêneros Textuais, 2017, Campo Grande. Caderno de Resumos do IX SIGET - Simpósio Internacional de Estudos de Gêneros Textuais, 2017.

3.
PINTO, G. P. ; ZANUTTO, F. ; NAVARRO, Pedro . A dicotomia langue e parole nas obras Curso de Linguística Geral e Escritos de Linguística Geral, de Ferdinand de Saussure. In: V CONALI - Congresso Nacional de Linguagens em Interação, 2017, Maringá. Caderno de Resumos do V CONALI - Congresso Nacional de Linguagens em Interação. Maringá: DTL/DLM/DLP, 2017. p. 472-473.

4.
SILVA, L. V. S. ; ZANUTTO, F. ; NAVARRO, Pedro . A dicotomia do Signo Linguístico nas obras Curso de Linguística Geral e Escritos de Linguística Geral, de Ferdinand de Saussure. In: V CONALI - Congresso Nacional de Linguagens em Interação, 2017, Maringá. Caderno de Resumos do V CONALI - Congresso Nacional de Linguagens em Interação. Maringá: DTL/DLM/DLP, 2017. p. 473-474.

5.
ZANUTTO, F.; CAMPOS, J. G. S. . O Saussure dos manuscritos e algumas (re)visões da Linguística Contemporânea em cursos de Letras. In: V CONALI - Congresso Nacional de Linguagens em Interação, 2017, Maringá. Caderno de Resumos do V CONALI - Congresso Nacional de Linguagens em Interação. Maringá: DTL/DLM/DLP, 2017.

6.
ZANUTTO, F.. O gênero Carta Aberta: das práticas sociais ao contexto de vestibular. In: 4º CIELLI ? Colóquio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários, 2016, Maringá. Anais do 4º CIELLI ? Colóquio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários, 2016. p. 156-156.

7.
OLIVEIRA, Neil Armstrong Franco de ; ZANUTTO, F. . Charge eletrônica e produção de identidade: desconstruindo sentidos. In: V Seminário de Estudos sobre Linguagem e Significação e VI Simpósio de Leitura da UEL, 2006, Londrina-PR. V Seminário de Estudos sobre Linguagem e Significação e VI Simpósio de Leitura da UEL. Londrina-PR: Gráfica UEL, 2006. p. 70-70.

8.
ZANUTTO, F.; OLIVEIRA, Neil Armstrong Franco de . Gêneros textuais no ensino-aprendizagem de língua portuguesa: uma proposta do interacionismo sócio-discursivo. In: : I CONALI - I Congresso Nacional de Linguagens em Interação, 2006, Maringá-PR. : I CONALI - I Congresso Nacional de Linguagens em Interação. Maringá-PR: UEM, 2006. p. 29-29.

9.
ZANUTTO, F.; OLIVEIRA, Neil Armstrong Franco de . O gênero crônica no desenvolvimento da escrita do aluno. In: IV Congresso Internacional da ABRALIN, 2005, Brasília - DF. Livro de Resumos do IV Congresso Internacional da ABRALIN, 2005. v. 1. p. 220-221.

10.
OLIVEIRA, Neil Armstrong Franco de ; ZANUTTO, F. . Gêneros textuais: a diversidade de textos na prática de escrita do aluno. In: II Simpósio Nacional de Estudo dos Gêneros Textuais (SIGET), 2004, União da Vitória, PR. II Simpósio Nacional de Estudo dos Gêneros Textuais (SIGET). União da Vitória, PR: Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de União da Vitória, 2004. p. 53-53.

11.
IMPOSSETTO, Andréia Aparecida ; RODRIGUES, Cirene ; ZANUTTO, F. . Leitura e poder. In: VIII Semana de Letras - por entre os espaços das Letras, 2004, Jandaia do Sul, PR. VIII Semana de Letras - por entre os espaços das Letras. Jandaia do Sul, PR: FAFIJAN, 2004. p. 37-37.

12.
ZANUTTO, F.; OLIVEIRA, Neil Armstrong Franco de . Os Gêneros textuais em sala de aula no 1º e 2º ciclos: aprendizagem da escrita com textos do cotidiano. In: VIII Semana de Letras - por entre os espaços das Letras, 2004, Jandaia do Sul, PR. VIII Semana de Letras - por entre os espaços das Letras. Jandaia do Sul, PR: FAFIJAN, 2004. p. 46-46.

13.
ZANUTTO, F.; OLIVEIRA, Neil Armstrong Franco de . Gêneros textuais: a produção de textos nas aulas de língua portuguesa. In: 6º Encontro CelSul, 2004, Florianópolis, SC. 6º Encontro CelSul. Florianópolis: UFSC, 2004. p. 94-94.

14.
ZANUTTO, F.; PEREIRA, Adriana Vargas ; OLIVEIRA, Andréa de . The super mãe: uma breve análise de quadrinhos sobre a transformação da concepção de mulher. In: Outras Palavras - XV Semana de Letras, 2004, Maringá - PR. Caderno de Resumos: Outras Palavras - XV Semana de Letras, 2004. v. 1. p. 112-112.

15.
OLIVEIRA, Neil Armstrong Franco de ; ZANUTTO, F. . Gênero discursivo no processo ensino/aprendizagem: a redação escolar em pauta. In: I Simpósio Internacional de Lingüística Constrativa e Gêneros Textuais, 2003, Londrina, PR. I Simpósio Internacional de Lingüística Constrativa e Gêneros Textuais. Londrina, PR: Universidade Estadual de Londrina, 2003. p. 70-70.

16.
ZANUTTO, F.. O Francês jurídico através da leitura. In: IX Journée d'études françaises, 2003, Maringá, PR. IX Journée d'études françaises. Maringá, PR: UEM, 2003. p. 6-6.

17.
PEREIRA, Adriana Vargas ; OLIVEIRA, Andréa de ; HIGUTI, Mariene Álvares ; PICHELLI, Meri Ângela ; ZANUTTO, F. . A mulher dos anos setenta aos dias de hoje: uma breve análise de quadrinhos sobre o universo feminino. In: VII Semana de Letras - Na esquina do verbo, na ladeira do mundo, 2003, Jandaia do Sul, PR. VII Semana de Letras - Na esquina do verbo, na ladeira do mundo. Jandaia do Sul, PR: FAFIJAN, 2003. p. 9-9.

18.
GOUVEIA, Rubiane Polycarpo de ; OLIVEIRA, Salete Sangali de ; ZANUTTO, F. . Estratégias de leitura e produção textual. In: VII Semana de Letras - Na esquina do verbo, na ladeira do mundo, 2003, Jandaia do Sul, PR. VII Semana de Letras - Na esquina do verbo, na ladeira do mundo. Jandaia do Sul, PR: FAFIJAN, 2003. p. 11-11.

19.
FIGUEIRA, Alessandra ; CEOLA, Ana Paula ; GROSSI, Ana Paula ; LIMA, Luciano Magno de ; ZANUTTO, F. . Práticas de leitura: um caminho para o letramento ou pretexto para alfabetização. In: VII Semana de Letras - Na esquina do verbo, na ladeira do mundo, 2003, Jandaia do Sul, PR. VII Semana de Letras - Na esquina do verbo, na ladeira do mundo. Jandaia do Sul, PR: FAFIJAN, 2003. p. 13-14.

20.
ZANUTTO, F.. A Coerência em práticas de escrita produzidas em situação de avaliação. In: XVI CELLIP, 2003, Londrina, PR. XVI CELLIP. Londrina, PR: UEL, 2003. p. 51-51.

21.
MENEGASSI, Renilson José ; SILVA, A. G. ; ZANUTTO, F. ; BERALDO, S. . Textos sociais na escola: estratégias de abordagens. In: II SELISIGNO e III Simpósio de Leitura da UEL, 2001, Londrina, PR. II SELISIGNO e III Simpósio de Leitura da UEL. Londrina, PR: Universidade Estadual de Londrina, 2001. p. 12.

22.
ZANUTTO, F.; MENEGASSI, Renilson José . A leitura e a informatividade em redações produzidas no vestibular da UEM. In: A formação do professor de língua e literatura - V Semana de Letras, 2001, Jandaia do Sul, PR. A formação do professor de língua e literatura. Jandaia do Sul, PR: Faculdade de Filosofia, Cências e Letras de Jandaia do Sul, 2001. p. 20.

23.
ZANUTTO, F.. A escola como ponto de partida da humanização do homem pela literatura. In: A formação do professor de língua e literatura - V Semana de Letras, 2001, Jandaia do Sul, PR. A formação do professor de língua e literatura. Jandaia do Sul, PR: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Jandaia do Sul, 2001. p. 27.

24.
ZANUTTO, F.; MENEGASSI, Renilson José . Gramática e interação no vestibular: é possível?. In: Políticas de linguagem para o Brasil: o que querem e o que podem os profissionais de Letras - XV CELLIP, 2001, Curitiba. Políticas de linguagem para o Brasil: o que querem e o que podem os profissionais de Letras - XV CELLIP. Curitiba: Universidade Federal do Paraná, 2001. p. 161-162.

25.
ZANUTTO, F.. As etapas do processo de leitura no ensino do francês jurídico. In: Brasil: 500 anos! - XIV CELLIP, 2000, Maringá. Brasil: 500 anos! - XIV CELLIP. Maringá - PR: Universidade Estadual de Maringá, 2000. p. 157.

26.
ZANUTTO, F.. A leitura nas provas de língua portuguesa no vestibular da UEM. In: 4º Encontro do CelSul, 2000, Curitiba - PR. 4º Encontro do CelSul. Curitiba - PR: Universidade Federal do Paraná, 2000. p. 52.

27.
ZANUTTO, F.. A gramática nas provas de língua portuguesa no vestibular da UEM. In: XLVIII do Grupo de Estudos Lingüísticos do Estado de São Paulo - GEL, 2000, Assis - SP. XLVIII do Grupo de Estudos Lingüísticos do Estado de São Paulo - GEL. Assis - SP: Faculdade de Ciências e Letras da UNESP, 2000. p. 42.

28.
ZANUTTO, F.. A linguagem nas provas de língua portuguesa do vestibular da UEM. In: Linguagem, Literatura e Humanização do Homem - IV Semana de Letras, 2000, Jandaia do Sul - PR. Linguagem, Literatura e Humanização do Homem - IV Semana de Letras. Jandaia do Sul - PR: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Jandaia do Sul, 2000. p. 16.

Apresentações de Trabalho
1.
ALVES, R. V. ; ZANUTTO, F. . Educação a distância: uma reflexão acerca da relação entre professores e tutores nas disciplinas de estágio curricular supervisionado. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
ZANUTTO, F.. Cartas: das práticas sociais ao contexto de vestibular. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

3.
ZANUTTO, F.. O gênero Carta Aberta: das práticas sociais ao contexto de vestibular. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

4.
OLIVEIRA, Neil Armstrong Franco de ; ZANUTTO, F. . Charge eletrônica e produção de identidade: desconstruindo sentidos. 2006. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

5.
ZANUTTO, F.. Anos 80: o resgate da memória e a produção de identidade. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
ZANUTTO, F.. Anos 80: você tem memória de quê?. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
ZANUTTO, F.; OLIVEIRA, Neil Armstrong Franco de . Gêneros textuais no ensino-aprendizagem de língua portuguesa: uma proposta do interacionismo sócio-discursivo. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).

8.
ZANUTTO, F.; OLIVEIRA, Neil Armstrong Franco de . A produção escrita no ensino superior: interação e gêneros do discurso acadêmico. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
ZANUTTO, F.. Professor e escrita: gêneros do discurso como subsídios para a realização da escrita escolar. 2005. (Apresentação de Trabalho/Outra).

10.
ZANUTTO, F.; OLIVEIRA, Neil Armstrong Franco de . A Aprendizagem da escrita nos 1º e 2º ciclos: os gêneros textuais em sala de aula. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
IMPOSSETTO, Andréia Aparecida ; RODRIGUES, Cirene ; ZANUTTO, F. . Leitura e poder. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
ZANUTTO, F.; OLIVEIRA, Neil Armstrong Franco de . Gêneros textuais: a produção de textos nas aulas de língua portuguesa. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
ZANUTTO, F.. A Coerência em práticas de escrita produzidas em situação de vestibular. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
ZANUTTO, F.. Alguins problemas freqüentes numa produção textual. 2002. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
ZANUTTO, F.. Educação a Distância. 2001. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

16.
ZANUTTO, F.. Educação a Distância. 2001. (Apresentação de Trabalho/Outra).

17.
ZANUTTO, F.; MENEGASSI, Renilson José . A leitura e a informatividade em redações produzidas no vestibular da UEM. 2001. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

18.
ZANUTTO, F.. A escola como ponto de partida da humanização do homem pela literatura. 2001. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

19.
ZANUTTO, F.. A democratização do saber através da Educação a Distância. 2001. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

20.
ZANUTTO, F.. A coerência nas narrativas produzidas no vestibular da UEM: critérios de avaliação. 2001. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

21.
ZANUTTO, F.; MENEGASSI, Renilson José . Gramática e interação no vestibular: é possível?. 2001. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

22.
ZANUTTO, F.. A gramática nas provas de língua portuguesa no vestilular da UEM. 2000. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

23.
ZANUTTO, F.; SILVA, A. G. . A questão da pragmática nos PCN. 2000. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

24.
ZANUTTO, F.; MENEGASSI, Renilson José . A linguagem nas provas de língua portuguesa do vestibular da UEM. 2000. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

25.
ZANUTTO, F.; AMORIN, A. R. . Huis Clos: o inferno de Sartre. 1999. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

26.
ZANUTTO, F.; CALVO, R. M. ; KLOSTER, N. . A visão feminina nas obras de Vigny e Molière. 1998. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

27.
ZANUTTO, F.; CALVO, R. M. ; KLOSTER, N. . A visão feminina nas obras de Vigny e Molière. 1995. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
GUILHAUMOU, J. ; BARONAS, Roberto Leiser ; MONTANHEIRO, Fábio César ; GREGOLIN, Maria Do Rosário ; MILANEZ, Nílton ; ZOPPI-FONTANA, M. G. ; ZANUTTO, F. ; SARGENTINI, Vanice Maria Oliveira . Lingüística e História: percursos analíticos de acontecimentos discursivos. São Carlos, SP: Pedro & João Editores, 2009. (Tradução/Livro).

2.
POSSENTI, Sírio ; GREGOLIN, Maria Do Rosário ; CRUZ, Dilson Ferreira da ; KOMESU, Fabiana Cristina ; MILANEZ, Nílton ; MONTANHEIRO, Fábio César ; NAVARRO, Pedro ; BARONAS, Roberto Leiser ; COITO, Roselene de Fátima ; GOMESSANTOS, Sandoval Nonato ; SARGENTINI, Vanice Maria Oliveira ; SARIAN, Maristela Cury ; ZANUTTO, F. . Dicionário de análise do discurso. São paulo: Contexto, 2004. (Tradução/Livro).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
ZANUTTO, F.. Revista Educação e Linguagens. 2015.

2.
ZANUTTO, F.. Revista Domínios da Imagem. 2015.

3.
ZANUTTO, F.. Revista Nupem - Núcleo de Pesquisa Multidisciplinar. 2010.

4.
ZANUTTO, F.. Revista Acta Scientiarum. 2003.

Trabalhos técnicos
1.
ZANUTTO, F.; NAVARRO, Pedro ; GREGOLIN, Maria Do Rosário ; SARGENTINI, Vanice Maria Oliveira ; GASPAR, Nádea Regina ; POSSENTI, Sírio ; LONARDONI, Marinês ; TASSO, Ismara Eliane Vidal de Souza ; MILANEZ, Nílton ; ROMUALDO, Edson Carlos ; PASSETTI, Maria Célia Cortez ; BARONAS, Roberto Leise ; KOSCIURESKI, Mônica Barbosa Silva ; PIOVEZANI FILHO, Carlos ; CORTEZ, Clarice Zamonaro ; MUSSALIN, Fernanda ; FERNANDES, Cleudemar Alvez . Estudos do texto e do discurso. 2006.


Demais tipos de produção técnica
1.
ZANUTTO, F.. Abordagens de avaliação de texto da prova de redação - Carta Pessoal - do Vestibular de Inverno 2018. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
ZANUTTO, F.; OLIVEIRA, Neil Armstrong Franco de . Leitura e escrita a partir dos gêneros textuais: o ensino-aprendizagem de língua portuguesa numa abordagem interacionista sócio-discursiva. 2006. .

3.
ZANUTTO, F.; OLIVEIRA, Neil Armstrong Franco de . Análise Lingüística. 2005. .

4.
ZANUTTO, F.. Gêneros Textuais e sua implicação no ensino/aprendizagem de língua portuguesa nas séries iniciais. 2005. .

5.
ZANUTTO, F.. Importância da leitura. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

6.
ZANUTTO, F.; OLIVEIRA, Neil Armstrong Franco de . Gêneros Textuais: a diversidade de textos no ensino/aprendizagem da Língua Portuguesa. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

7.
ZANUTTO, F.; OLIVEIRA, Neil Armstrong Franco de . Leitura, escrita e raciocínio lógico no cotidiano escolar dos 1º e 2º ciclos do Ensino Fundamental. 2004. (Curso).

8.
ZANUTTO, F.. Treinamento para monitores de língua estrangeira. 2003. (Curso).

9.
ZANUTTO, F.. A democratização do saber através da Educação a Disância. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

10.
ZANUTTO, F.; MENEGASSI, Renilson José ; PERES, A. F. ; RAGIOTO, L. C. . Estratégias de abordagens para o trabalho com textos sociais na escola. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

11.
MENEGASSI, Renilson José ; ZANUTTO, F. . Textos sociais na escola: estratégias de abordagens. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

12.
MENEGASSI, Renilson José ; ZANUTTO, F. ; PERES, A. F. ; RAGIOTO, L. C. . Estratégias de abordagens para o trabalho com textos sociais na escola. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

13.
MENEGASSI, Renilson José ; SILVA, A. G. ; ZANUTTO, F. . Leitura de textos sociais na sala de aula: estratégias de abordagens. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

14.
ZANUTTO, F.; MENEGASSI, Renilson José . Texto sociais na escola: estratégias de abordagens. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

15.
ZANUTTO, F.; MENEGASSI, Renilson José ; SILVA, A. G. . Leitura de textos sociais na sala de aula: estratégias de abordagens. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

16.
ZANUTTO, F.. A Democratização do Saber através da Educação a Distância. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

17.
ZANUTTO, F.. Francês Jurídico. 2000. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

18.
ZANUTTO, F.. Ensino de Línguas e Fenômenos Midiáticos. 2000. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

19.
ZANUTTO, F.. Estratégias de Leitura em Língua Francesa Direcionadas aos Alunos do Ensino Médio. 1999. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

20.
ZANUTTO, F.. Monitoria na disciplina Língua Francesa I. 1999. (Monitoria).

21.
ZANUTTO, F.. Monitoria na disciplina Língua Francesa I. 1998. (Monitoria).

22.
ZANUTTO, F.. Monitoria da disciplina Lingüística II. 1997. (Monitoria).

23.
ZANUTTO, F.. Monitoria da disciplina Lingüística I. 1996. (Monitoria).


Produção artística/cultural
Artes Cênicas
1.
ZANUTTO, F.. Le Petit Chaperon Rouge. 1999. Teatral.

2.
ZANUTTO, F.. Psicanálise de Prévert. 1998. Teatral.

3.
ZANUTTO, F.. Le Bourgeois Gentilhomme. 1997. Teatral.

Música
1.
ZANUTTO, F.. Diálogo entre poetas. 1998. Audiovisual.

Outras produções artísticas/culturais
1.
ZANUTTO, F.. Manuel de instrussão. 1999 (Teatro).

2.
ZANUTTO, F.. Élève Hamlet. 1998.

3.
ZANUTTO, F.. As Criadas. 1998.

4.
ZANUTTO, F.. Le mort joyeux. 1997 (recital).

5.
ZANUTTO, F.. O Barcomucho. 1998. .

6.
ZANUTTO, F.. Veneno nas Alcachofras. 1996. .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
NAVARRO, Pedro; ZANUTTO, F.; FRANCESCHINI, B.. Participação em banca de Juliana Hortelã Pedrone Valério. Análise arquegenealógica em discursos sobre o saber secretarial em formação. 2017. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Letras) - Universidade Estadual de Maringá.

Teses de doutorado
1.
ROMUALDO, Edson Carlos; COSTA-HUBES, T. C.; PAULA, L.; ZANUTTO, F.; FRANCO, N.. Participação em banca de Juliane Ferreira Vieira. Identidade de Acadêmicos sem terra do Mato Grosso do Sul: uma análise bakhtiniana das vozes constituintes de seus relatos pessoais. 2018. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Letras) - Universidade Estadual de Maringá.

Qualificações de Mestrado
1.
MINCOFF, L. B. P.; FELDMAN, A. K. T.; ZANUTTO, F.. Participação em banca de Sérgio Vesco. Retextualizando da fala para a escrita: trajetória histórico-biográfica e escolar. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Letras) - Universidade Estadual de Maringá.

2.
NAVARRO, Pedro; FRANCESCHINI, B.; ZANUTTO, F.. Participação em banca de Juliana Hortelã Pedrone Valério. Análise arquegenealógica sobre as produções discursivas de um saber em formação do Secretariado. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Letras) - Universidade Estadual de Maringá.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
ZANUTTO, F.. Participação em banca de Elivete Zanutto Gomes Rodrigues. A leitura sensorial em textos sociais. 2005. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Língua Portuguesa Leitura e Produção Textual) - Faculdade de Jandaia do Sul.

2.
ZANUTTO, F.. Participação em banca de Nair Krause Taucher. Os mecanismos de coesão textual em redações de vestibular. 2005. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Língua Portuguesa Leitura e Produção Textual) - Faculdade de Jandaia do Sul.

3.
ZANUTTO, F.. Participação em banca de Janete Cavalaro Ricciardi. Competência profissional do professor, da educação básica na leitura, um compromisso de todas as áreas. 2005. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Língua Portuguesa Leitura e Produção Textual) - Faculdade de Jandaia do Sul.

4.
ZANUTTO, F.. Participação em banca de Regilândia da Rocha Felipe. Como se lê fora da sala de aula. 2005. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Língua Portuguesa Leitura e Produção Textual) - Faculdade de Jandaia do Sul.

5.
ZANUTTO, F.. Participação em banca de Marineiva Aparecida dos Santos. Genero discursivo editorial. 2005. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Língua Portuguesa Leitura e Produção Textual) - Faculdade de Jandaia do Sul.

6.
JUNG, Neiva Maria; ZANUTTO, F.; HONÓRIO, Maria Aparecida. Participação em banca de Fabiana de Sousa Linares. Livro didático de língua portuguesa: uma análise de sua proposta em termos de letramento. 2005. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Língua Portuguesa) - Fundação Universidade Estadual de Maringá.

7.
JUNG, Neiva Maria; ZANUTTO, F.; HONÓRIO, Maria Aparecida. Participação em banca de Ana Carolina Vidal Cezar. Análise da interação em uma sala de aula de 3a. série do ensino fundamental. 2005. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Língua Portuguesa) - Fundação Universidade Estadual de Maringá.

8.
JUNG, Neiva Maria; ZANUTTO, F.; HONÓRIO, Maria Aparecida. Participação em banca de Roberta Ambrosio Boscolo. O reparo e a correção na sala de aula. 2005. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Língua Portuguesa) - Fundação Universidade Estadual de Maringá.

9.
MENEGASSI, Renilson José; ZANUTTO, F.; NAVARRO, Pedro. Participação em banca de Rita de Fátima Carvalho Biazetto. A leitura de deficientes visuais e alunos videntes: um estudo comparativo. 2005. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Língua Portuguesa) - Fundação Universidade Estadual de Maringá.

10.
ZANUTTO, F.. Participação em banca de Aparecida Cláudia Cheroni. A Poesia na escola: alternativas para a formação de leitores. 2004. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Língua Portuguesa Leitura e Produção Textual) - Faculdade de Jandaia do Sul.

11.
ZANUTTO, F.. Participação em banca de Janete Cavalaro Ricciardi. Competência profissional do professor da educação básica na leitura: um compromisso de todas as áreas. 2004. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Língua Portuguesa Leitura e Produção Textual) - Faculdade de Jandaia do Sul.

12.
ZANUTTO, F.. Participação em banca de Aparecida de Cássia Souza Paulino. O Texto letra de música no livro didático: leituras e atividades. 2004. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Língua Portuguesa Leitura e Produção Textual) - Faculdade de Jandaia do Sul.

13.
ZANUTTO, F.. Participação em banca de Gracieli Cristina dos Santos Michelin Matos. A alternância do sujeito-enunciador na tipologia textual dissertação. 2004. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Língua Portuguesa Leitura e Produção Textual) - Faculdade de Jandaia do Sul.

14.
ZANUTTO, F.. Participação em banca de Sônia Aparecida de Aquino. O romantismo de José de Alencar na obra Ubirajara. 2003. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Língua Portuguesa Leitura e Produção Textual) - Faculdade de Jandaia do Sul.

15.
ZANUTTO, F.. Participação em banca de Maria Sartori Uzeloto. A leitura e a escrita na alfabetização. 2003. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Língua Portuguesa Leitura e Produção Textual) - Faculdade de Jandaia do Sul.

16.
ZANUTTO, F.. Participação em banca de Andréia Fabiani Prado Moreno. Emília: a transformação da literatura infanto-juvenil brasileira representada pela personagem lobateana. 2002. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Língua Portuguesa Leitura e Produção Textual) - Faculdade de Jandaia do Sul.

17.
ZANUTTO, F.. Participação em banca de Renata Pereira Alves. A apropriação do discurso religioso nos textos de vestibulandos. 2002. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Língua Portuguesa Leitura e Produção Textual) - Faculdade de Jandaia do Sul.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
ZANUTTO, F.; GASPAR, Nádea Regina. Participação em banca de Jaqueline Coutinho Costa.Análise discursiva sobre o início do rock no Brasil. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Federal de São Carlos.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
ZANUTTO, F.. Banca de Avaliação da Prova de Redação do Vestibular de Verão de 2017. 2018. Universidade Estadual de Maringá.

2.
ZANUTTO, F.. Banca de Reexame da Prova de Redação do Concurso Vestibular de Verão 2017. 2018. Universidade Estadual de Maringá.

3.
ZANUTTO, F.. Banca de Avaliação da Prova de Redação do Processo de Avaliação Seriada - PAS/UEM 2017 (Etapa 1). 2018. Universidade Estadual de Maringá.

4.
ZANUTTO, F.. Banca de Avaliação da Prova de Redação do Concurso Vestibular de Verão 2016. 2017. Universidade Estadual de Maringá.

5.
ZANUTTO, F.. Banca de Reexame da Prova de Redação do Concurso Vestibular de Verão 2016. 2017. Universidade Estadual de Maringá.

6.
ZANUTTO, F.. Banca de Avaliação da Prova de Redação do Processo de Avaliação Seriada - PAS/UEM 2016 (Etapa 3). 2017. Universidade Estadual de Maringá.

7.
ZANUTTO, F.. Banca de Reexame da Prova de Redação do Processo de Avaliação Seriada - PAS/UEM 2016 (Etapa 3). 2017. Universidade Estadual de Maringá.

8.
ZANUTTO, F.. Banca de Avaliação da Prova de Redação do Processo de Avaliação Seriada - PAS/UEM 2016 (Etapa 2). 2017. Universidade Estadual de Maringá.

9.
ZANUTTO, F.. Banca de Avaliação da Prova de Redação do Processo de Avaliação Seriada - PAS/UEM 2016 (Etapa 1). 2017. Universidade Estadual de Maringá.

10.
ZANUTTO, F.. Banca de Reexame da Prova de Redação do Processo de Avaliação Seriada - PAS/UEM 2016 (Etapas 1 e 2). 2017. Universidade Estadual de Maringá.

11.
ZANUTTO, F.. Banca de Avaliação da Prova de Redação do Vestibular de Inverno 2017. 2017. Universidade Estadual de Maringá.

12.
ZANUTTO, F.. Banca de Reexame da Prova de Redação do Concurso Vestibular de Inverno 2017. 2017. Universidade Estadual de Maringá.

13.
ZANUTTO, F.. Banca de Avaliação da Prova de Redação do Processo de Avaliação Seriada - PAS/UEM 2017 (Etapa 2). 2017. Universidade Estadual de Maringá.

14.
ZANUTTO, F.. Banca de Avaliação da Prova de Redação do Processo de Avaliação Seriada - PAS/UEM 2017 (Etapa 3). 2017. Universidade Estadual de Maringá.

15.
ZANUTTO, F.. Banca de Avaliação da Prova de Redação do Vestibular de Verão de 2015. 2016. Universidade Estadual de Maringá.

16.
ZANUTTO, F.. Banca de reavaliação de Provas de Redação do Processo de Avaliação Seriada - PAS/UEM 2014 e Concurso Vestibular de Verão 2014. 2016. Universidade Estadual de Maringá.

17.
ZANUTTO, F.. Banca de Avaliação da Prova de Redação do Concurso Vestibular de Inverno 2016. 2016. Universidade Estadual de Maringá.

18.
ZANUTTO, F.. Banca de Reexame da Prova de Redação do Concurso Vestibular de Inverno 2016. 2016. Universidade Estadual de Maringá.

19.
ZANUTTO, F.. Banca de Avaliação da Prova de Redação do Vestibular EAD 2015. 2015. Universidade Estadual de Maringá.

20.
ZANUTTO, F.. Banca de Avaliação da Prova de Redação da Etapa 3 do Processo de Avaliação Seriada - PAS/UEM 2015. 2015. Universidade Estadual de Maringá.

21.
ZANUTTO, F.. Banca de Avaliação de Redação do Concurso Vestibular de Inverno 2014. 2014. Universidade Estadual de Maringá.

22.
ZANUTTO, F.. Coordenadora da Banca de Avaliação da Prova de Redação do Concurso Vestibular de Verão de 2014. 2014. Universidade Estadual de Maringá.

23.
ZANUTTO, F.. Banca de Avaliação. 2012. Universidade Estadual de Maringá.

24.
ZANUTTO, F.. Banca de Avaliação. 2012. Universidade Estadual de Maringá.

25.
ZANUTTO, F.; BENITES, S.A.L.; CAPRISTANO, C. C.. Teste Seletivo para Professor Temporário. 2012. Universidade Estadual de Maringá.

26.
ZANUTTO, F.. Banca de Avaliação da prova de Redação do Concurso Vestibular de Verão 2010. 2010. Universidade Estadual de Maringá.

27.
ZANUTTO, F.. Banca de Avaliação da prova de Redação do Concurso Vestibular de Educação a Distância 2010. 2010. Universidade Estadual de Maringá.

28.
ZANUTTO, F.. Banca de Redação. 2009. Universidade Estadual de Maringá.

29.
ZANUTTO, F.. Banca de Avaliação da Prova de Redação do Concurso Vestibular de Inverno de 2006. 2006. Fundação Universidade Estadual de Maringá.

30.
ZANUTTO, F.. Banca de Avaliação da Redação do Primeiro Concurso Vestibular de 2006. 2005. Fundação Universidade Estadual de Maringá.

31.
ZANUTTO, F.. Banca de Avaliação da Redação do Segundo Concurso Vestibular de 2005. 2005. Fundação Universidade Estadual de Maringá.

32.
ZANUTTO, F.. Banca de avaliação da Redação do segundo Concurso Vestibular de 2004. 2004. Fundação Universidade Estadual de Maringá.

33.
ZANUTTO, F.. Banca de Avaliação de Redação do Primeiro Concurso Vestibular de 2004 da UEM. 2004. Fundação Universidade Estadual de Maringá.

34.
ZANUTTO, F.. Avaliação da Redação do Segundo concurso Vestibular de 2003. 2003. Fundação Universidade Estadual de Maringá.

35.
ZANUTTO, F.. Banca de avaliação de redação de concurso vestibular. 2001. Fundação Universidade Estadual de Maringá.

36.
ZANUTTO, F.. Banca de avaliação de redação do concurso vestibular da UEM. 2001. Fundação Universidade Estadual de Maringá.

37.
ZANUTTO, F.. Banca de avaliação de redação do concurso vestibular de inverno/2000. 2000. Fundação Universidade Estadual de Maringá.

38.
ZANUTTO, F.. Banca de avaliação de redação do concurso vestibular de inverno/2000. 2000. Fundação Universidade Estadual de Maringá.

Outras participações
1.
ZANUTTO, F.. Banca de seleção de monitor para a disciplina de Linguística I. 2016. Universidade Estadual de Maringá.

2.
ZANUTTO, F.. Banca de seleção de monitor para a disciplina de Linguística II. 2016. Universidade Estadual de Maringá.

3.
ZANUTTO, F.; PASSETTI, Maria Célia Cortez; ALVES, R. J.. Prova de Língua Portuguesa. 2013. Universidade Estadual de Maringá.

4.
ZANUTTO, F.. Seleção de monitor da disciplina Linguística I. 2013. Universidade Estadual de Maringá.

5.
ZANUTTO, F.; OLIVEIRA, Neil Armstrong Franco de; VISIOLI, Angela Cristina Calciolari. Banca examinadora de aproveitamento de estudos do aluno André Jorge Catalan Casagrande. 2005. Faculdade de Jandaia do Sul.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
IX SIGET - Simpósio Internacional de Estudos de Gêneros Textuais.Cartas: das práticas sociais ao contexto de vestibular. 2017. (Simpósio).

2.
V CONALI ? Congresso Nacional de Linguagens em Interação. O Saussure dos Manuscritos e algumas (re)visões da linguística contemporânea em cursos de Letras. 2017. (Congresso).

3.
4º CIELLI ? Colóquio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários.O gênero Carta Aberta: das práticas sociais ao contexto de vestibular. 2016. (Outra).

4.
I Fórum PIBID do Curso de Letras.Discutindo o Curso de Letras UEM - Habilitação Inglês-Única. 2013. (Outra).

5.
III CONALI - Conguesso Nacional de Linguagens em Interação. A ANÁLISE DO DISCURSO EMBALADA NO SOM E NA IMAGEM: O SUJEITO E A HISTÓRIA. 2011. (Congresso).

6.
IV Encontro Interdisciplinar de Educação (ENIEDUC) - A formação de professores na atualidade: novos caminhos a serem percorridos.Diálogos sobre o discurso midiático. 2011. (Encontro).

7.
13ª Jornada Regional e 3ª Jornada Nacional de Estudos Linguísticos e Literários.O DISCURSO DE RESISTÊNCIA NO ROCK BRASILEIRO DOS ANOS 1980. 2010. (Outra).

8.
Gêneros textuais: das práticas de linguagem aos objetos de ensino. 2006. (Outra).

9.
I CONALI - I Congresso Nacional de Linguagens em Interação. I CONALI - I Congresso Nacional de Linguagens em Interação. 2006. (Congresso).

10.
II SEMAD - Seminário de Pesquisa em Análise do Discurso: percursos de Análise do Discurso no Brasil.II SEMAD - Seminário de Pesquisa em Análise do Discurso: percursos de Análise do Discurso no Brasil. 2006. (Seminário).

11.
V Seminário de Estudos sobre Linguagem e Significação e VI Simpósio de Leitura da UEL.V Seminário de Estudos sobre Linguagem e Significação e VI Simpósio de Leitura da UEL. 2006. (Seminário).

12.
X Semana de Letras: A hora e a vez da palavra.X Semana de Letras: ahora e a vez da palavra. 2006. (Outra).

13.
XXI Encontro Nacional da ANPOLL - domínios do saber: história, instituições, práticas..XXI Encontro Nacional da ANPOLL - domínios do saber: história, instituições, práticas.. 2006. (Encontro).

14.
2a CALL - Conferências de aperfeiçoamento em línguas e literaturas.2a CALL - Conferências de aperfeiçoamento em línguas e literaturas. 2005. (Outra).

15.
2º CELLI - Colóquio de Estudos Lingüísticos e Literários.2º CELLI - Colóquio de Estudos Lingüísticos e Literários. 2005. (Outra).

16.
Congresso Internacional Linguagem e Interação / III Colóquio Nacional de Filosofia da Linguagem: Linguagem e Interação. Congresso Internacional Linguagem e Interação / III Colóquio Nacional de Filosofia da Linguagem: Linguagem e Interação. 2005. (Congresso).

17.
I Semana Cultural.I Semana Cultural. 2005. (Outra).

18.
IX Semana de Letras: a hora e a vez da palavra.IX Semana de Letras: a hora e a vez da palavra. 2005. (Outra).

19.
A Questão do outro e a obssessão pelo outro.A Questão do outro e a obssessão pelo outro. 2004. (Outra).

20.
I CALL - Conferências de aperfeiçoamento em línguas e literaturas.I CALL - Conferências de aperfeiçoamento em línguas e literaturas. 2004. (Outra).

21.
I Congresso Internacional de Educação e Desenvolvimento Humano. I Congresso Internacional de Educação e Desenvolvimento Humano. 2004. (Congresso).

22.
I Encontro de Gestores da Educação Pública (Ensino Médio).I Encontro de Gestores da Educação Pública (Ensino Médio). 2004. (Encontro).

23.
VI Encontro do CÍrculo de Estudos Lingüísticos do Su. VI Encontro do CÍrculo de Estudos Lingüísticos do Sul. 2004. (Congresso).

24.
VIII Semana de Letras: por entre os espaços das Letras.VIII Semana de Letras: por entre os espaços das Letras. 2004. (Outra).

25.
3º SPLA - Seminário de Pesquisa em Lingüística Aplicada.3º SPLA - Seminário de Pesquisa em Lingüística Aplicada. 2003. (Seminário).

26.
Tendências atuais da análise do discurso francesa.Tendências atuais da análise do discurso francesa. 2003. (Outra).

27.
Tendências atuais da Análise do Discurso francesa.palestra. 2003. (Outra).

28.
VIII REVEL - no circo mágico da arte!.VIII REVEL - no circo mágico da arte!. 2003. (Outra).

29.
VII Semana de Letras - Na esquina do verbo, na ladeira do mundo.VII Semana de Letras - Na esquina do verbo, na ladeira do mundo. 2003. (Outra).

30.
XVI CELLIP.XVI CELLIP. 2003. (Outra).

31.
I Jornada de Estudos do CAPPLLI - Centro de Apoio Pedagógico e Pesquisa em Línguas e Literaturas.I Jornada de Estudos do CAPPLLI - Centro de Apoio Pedagógico e Pesquisa em Línguas e Literaturas. 2002. (Outra).

32.
VI Semana de Letras.VI Semana de Letras. 2002. (Outra).

33.
.I Seminário Internacional de Educação. 2001. (Seminário).

34.
.V Semana de Letras da FAFIJAN. 2001. (Outra).

35.
Políticas de linguagem para o Brasil: o que querem e o que podem os profissionais de Letras. XV CELLIP. 2001. (Congresso).

36.
.XLVIII GEL. 2000. (Seminário).

37.
.XIV CELLIP. 2000. (Seminário).

38.
.Sociologia da Leitura. 2000. (Outra).

39.
.A Comunicação sem Imagem, Cor ou Movimento: o rádio em perspectiva. 2000. (Outra).

40.
Linguagem e Indústria Cultural.Linguagem e Indústria Cultural. 2000. (Outra).

41.
.Gramática Funcional. 1999. (Outra).

42.
.VII Jornada de Estudos Franceses. 1999. (Outra).

43.
Parâmetros Curriculares, Livro Didático e Oralidade na Sala de Aula.Parâmetros Curriculares, Livro Didático e Oralidade na Sala de Aula. 1999. (Outra).

44.
XII Semana de Letras.XII Semana de Letras. 1999. (Outra).

45.
.VI Jornada de Estudos Franceses. 1998. (Outra).

46.
.XI Semana de Letras. 1998. (Outra).

47.
Leitura e ensino da narrativa.Leitura e ensino da narrativa. 1998. (Outra).

48.
Uma Gramática que funciona.Uma Gramática que funciona. 1998. (Outra).

49.
XII CELLIP.XII CELLIP. 1998. (Seminário).

50.
.O Sistema Verbal da Língua Francesa. 1997. (Outra).

51.
.X Semana de Letras. 1997. (Outra).

52.
.V Jornada de Estudos Franceses. 1997. (Outra).

53.
.Curso de Língua Latina. 1996. (Outra).

54.
.IV Jornada de Estudos Franceses. 1996. (Outra).

55.
.IX Semana de Letras. 1996. (Outra).

56.
.III Jornada de Estudos Franceses. 1995. (Outra).

57.
VIII Semana de Letras.VIII Semana de Letras. 1995. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
CAPRISTANO, C. C. ; PIERINI, F. L. ; ZANUTTO, F. ; NOVELLI, J. ; MARINS, L. C. ; SILVA, M. M. A. ; FRANCO, N. ; RAMOS, W. C. ; RODRIGUES, L. L. ; CONCEIÇÃO, M. C. ; OBERST, L. C. ; MARQUES, A. C. . 5º CIELLI ? Colóquio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários. 2018. (Congresso).

2.
FRANCESCHINI, M. A. ; SILVA, A. C. A. ; ROMUALDO, Edson Carlos ; ZANUTTO, F. ; PRADO, M. R. ; BARTH, P. A. ; LIMA, R. A. ; MARINS, L. C. ; WIELEWICKI, V. H. G. ; RAIMO, L. D. ; CAMPOS, J. G. S. . V CONALI ? Congresso Nacional de Linguagens em Interação. 2017. (Congresso).

3.
ZANUTTO, F.. Celebração dos 50 anos do Curso de Letras e dos 20 anos do Programa de Pós-Graduação em Letras. 2017. (Outro).

4.
ZANUTTO, F.. III Seminário do PROFLETRAS - SEPPROLE. 2017. (Outro).

5.
ZANUTTO, F.. O Gauche. 2017. (Outro).

6.
MARTHA, A. A. P. ; Rechou, B-A. R. ; ROMUALDO, Edson Carlos ; PIERINI, F. L. ; ZANUTTO, F. ; GUADARRAMA, L. G. ; TOFALINI, L. A. B. ; PRADO, M. R. ; BISPO, L. F. B. . 4º CIELLI ? Colóquio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários. 2016. (Congresso).

7.
ZANUTTO, F.. I CLLIJ - Congresso Internacional de Leitura e Literatura Infantil e Juvenil da Rede Paranaense de Leitura e II Congresso Internacional do Grupo de Pesquisa "Leitura e Literatura na Escola". 2015. (Congresso).

8.
ZANUTTO, F.. I CLLIJ - Congresso Internacional de Leitura e Literatura Infantil e Juvenil da Rede Paranaense de Leitura e II Congresso Internacional do Grupo de Pesquisa. 2015. (Congresso).

9.
MARTHA, A. A. P. ; ANTONIO, J. D. ; PRADO, M. R. ; ZANINI, M. ; ZANUTTO, F. ; FLORY, A. V. ; TOFALINI, L. A. B. ; CAMPOS, J. G. S. . 3o. Cielli - Colóquio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários. 2014. (Outro).

10.
ZANUTTO, F.. IV CONALI - Congresso Nacional de Linguagens em Interação. 2013. (Congresso).

11.
ZANUTTO, F.. 2ª Jornada Internacional de Estudos do Discurso e 1° Encontro Internacional da Imagem em Discurso. 2012. (Outro).

12.
ZANUTTO, F.. 2º CIELLI - Colóquio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários e 5º CELLI - Colóquio de Estudos Linguísticos e Literários. 2012. (Congresso).

13.
ZANUTTO, F.. I Semana Cultural do Curso de Letras. 2005. (Outro).

14.
ZANUTTO, F.. I Semana Cultural. 2005. (Outro).

15.
ZANUTTO, F.. 2a CALL - Conferências de aperfeiçoamento em línguas e literaturas. 2005. (Outro).

16.
ZANUTTO, F.. IX Semana de Letras - A hora e a vez da palavra. 2005. (Outro).

17.
ZANUTTO, F.. I Encontro de Egressos do Curso de Letras. 2004. (Outro).

18.
ZANUTTO, F.. IX REVEL - Revelação de talendos do Curso de Letras. 2004. (Outro).

19.
ZANUTTO, F.. 1ª CALL - Conferências de Aperfeiçoamento em Línguas e Literaturas. 2004. (Outro).

20.
ZANUTTO, F.. VII OLIMPO - Olimpíada de Português. 2004. (Outro).

21.
ZANUTTO, F.. VIII Semana de Letras - Por entre os espaços das Letras. 2004. (Outro).

22.
ZANUTTO, F.. VII Semana de Letras - na esquina do verbo, na ladeira do mundo. 2003. (Outro).

23.
ZANUTTO, F.. VIII REVEL - no circo mágico da arte!. 2003. (Outro).

24.
ZANUTTO, F.. I Jornada de Estudos CAPPLLI. 2002. (Outro).

25.
ZANUTTO, F.. VI Semana de Letras - A Hora e a vez da palavra. 2002. (Outro).

26.
ZANUTTO, F.. 2º Seminário de Pesquisa em Lingüística Aplicada. 2001. (Outro).

27.
CONDE, D. C. ; ZULIM, L. F. ; ZANUTTO, F. . A formação do professor de língua e literatura - V Semana de Letras. 2001. (Outro).

28.
ZANUTTO, F.. V Semana de Letras. 2001. (Outro).

29.
ZANUTTO, F.. V Olimpo (Equipe de Apoio). 2001. (Outro).

30.
ZANUTTO, F.. Outras Palavras - XII Semana de Letras (Monitor). 1999. (Outro).

31.
ZANUTTO, F.. Outras Palavras - XI Semana de Letras (monitor). 1998. (Outro).

32.
ZANUTTO, F.. V Jornada de Estudos Franceses. 1997. (Outro).

33.
ZANUTTO, F.. IV Jornada de Estudos Franceses. 1996. (Outro).

34.
ZANUTTO, F.. III Jornada de Estudos Franceses. 1995. (Outro).

35.
ZANUTTO, F.. Outras Palavras - VIII Semana de Letras (Equipe de Apoio). 1995. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Solange Diva Valentini. Estratégias colaborativas para a compreensão de enunciados de livros didáticos. Início: 2018. Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Profissional em Letras) - Universidade Estadual de Maringá. (Orientador).

2.
Regiane Cavalcanti Caldeira Rocha. Gênero discursivo Meme: leitura e análise textual na concepção interacionista. Início: 2018. Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Profissional em Letras) - Universidade Estadual de Maringá, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

3.
Iara Cristiane Leal da Silva. Projeto didático de gêneros textuais: a variação de estilo em alguns tipos de carta. Início: 2017. Dissertação (Mestrado profissional em Letras) - Universidade Estadual de Maringá. (Orientador).

Iniciação científica
1.
Victor Hugo dos Santos Gabriel. A recepção dos manuscritos de Saussure e o paradigma humanista na ciência da linguagem. Início: 2018. Iniciação científica (Graduando em Letras - Português e Inglês) - Universidade Estadual de Maringá, Fundação Araucária. (Orientador).

2.
Claudine Delgado. Matéria poética: o elementar e o infantil em Manoel de Barros. Início: 2018. Iniciação científica (Graduando em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Estadual de Maringá. (Orientador).

3.
Sara Fernandes Pereira. Oralidade e carnavalização nos contos de fadas de Marina Colasanti. Início: 2018. Iniciação científica (Graduando em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Estadual de Maringá. (Orientador).

4.
Ana Carolina Ribeiro. Rios que falam: a água na construção do sujeito do Norte. Início: 2018. Iniciação científica (Graduando em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Estadual de Maringá. (Orientador).

5.
Carolina Castellani Politte. O efeito Saussure nos cursos de Letras. Início: 2017. Iniciação científica (Graduando em Letras - Português e Inglês) - Universidade Estadual de Maringá. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Adriana Vargas Prudêncio. Leitura de músicas em sala de aula: uma grande idéia para a interação. 2005. 21 f. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Língua Portuguesa Leitura e Produção Textual) - Faculdade de Jandaia do Sul. Orientador: Flávia Zanutto.

2.
Vera Lúcia Pereira Mello. O poder da leitura na capacidade de letramento. 2005. 17 f. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Língua Portuguesa Leitura e Produção Textual) - Faculdade de Jandaia do Sul. Orientador: Flávia Zanutto.

3.
Cleonice Rodrigues Alves. Renato Russo: no ensino da leitura no ensino médio. 2005. 32 f. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Língua Portuguesa Leitura e Produção Textual) - Faculdade de Jandaia do Sul. Orientador: Flávia Zanutto.

4.
Maísa Alencar Romancini. Análise e reflexão sobre as dificuldades de aprendizagem: a leitura e escrita de 1ª a 4ª série. 2005. 76 f. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Língua Portuguesa Leitura e Produção Textual) - Faculdade de Jandaia do Sul. Orientador: Flávia Zanutto.

5.
Regina Miyeko Okumoto. O dialogismo e outras artimanhas do texto chárgico. 2005. 27 f. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Língua Portuguesa Leitura e Produção Textual) - Faculdade de Jandaia do Sul. Orientador: Flávia Zanutto.

6.
Ana Maria Cermidi. Gêneros textuais: uma prática no livro didático. 2005. 18 f. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Língua Portuguesa Leitura e Produção Textual) - Faculdade de Jandaia do Sul. Orientador: Flávia Zanutto.

7.
Maria Eunice de Souza. Análise Crítica - São Bernardo. 2005. 31 f. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Língua Portuguesa Leitura e Produção Textual) - Faculdade de Jandaia do Sul. Orientador: Flávia Zanutto.

8.
Maria Regina de Abreu Farias. A leitura em sala de aula: da teoria à prática. 2005. 21 f. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Língua Portuguesa Leitura e Produção Textual) - Faculdade de Jandaia do Sul. Orientador: Flávia Zanutto.

9.
Joaquina Aparecida Vieira Martins e Vanessa Carla Bonfim Ben. Letramento e cidadania: a formação humana através de práticas de leitura. 2004. 24 f. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Letras) - Faculdade de Jandaia do Sul. Orientador: Flávia Zanutto.

10.
Adriana Cristine Miranda Campos e Andréa Schuindt Estefani. Estratégias de leitura: ler buscando significados. 2004. 28 f. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Letras) - Faculdade de Jandaia do Sul. Orientador: Flávia Zanutto.

11.
Cléia Mara Diniz da Silveira. A dificuldade dos alunos de Ensino Médio em produção de texto. 2003. 0 f. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Língua Portuguesa Leitura e Produção Textual) - Faculdade de Jandaia do Sul. Orientador: Flávia Zanutto.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Emily Yoko Kavano. A importância da leitura na formação do senso crítico. 2005. 11 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Faculdade de Jandaia do Sul. Orientador: Flávia Zanutto.

2.
Márcia Solim Tavares. O vestibular e a polêmica da redação. 2005. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Faculdade de Jandaia do Sul. Orientador: Flávia Zanutto.

3.
Débora de Souza Dias. O vestibular e a polêmica da redação. 2005. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Faculdade de Jandaia do Sul. Orientador: Flávia Zanutto.

4.
Joyce Regina da Silva Magalhães. A linguagem como mediação social e emancipação. 2004. 17 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Faculdade de Jandaia do Sul. Orientador: Flávia Zanutto.

5.
Adriele Cristina de Freitas e Sonia Aparecida de Souza Rocha. Leitura e interpretação. 2003. 17 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Faculdade de Jandaia do Sul. Orientador: Flávia Zanutto.

6.
Maisa Alencar Romancini e Regina Maria Silva Barbosa. Letramento e leitura. 2003. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Faculdade de Jandaia do Sul. Orientador: Flávia Zanutto.

7.
Dircelene Diniz de Jesus e Maria da Silva Machado. Leitura escolar de contos e fábulas. 2003. 19 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Faculdade de Jandaia do Sul. Orientador: Flávia Zanutto.

8.
Andréa Frugério e Gislaine Macella. A leitura e a linguagem. 2003. 16 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Faculdade de Jandaia do Sul. Orientador: Flávia Zanutto.

9.
Adriana Vargas Pereira e Mariene Alves Higuti. Leitura e atualidade: a formação do leitor em tempos de influência midiática. 2003. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Faculdade de Jandaia do Sul. Orientador: Flávia Zanutto.

10.
Rosângela Lazarin e Rose Souza Freire. Leitura e interpretação: estratégias que levam à compreensão. 2003. 14 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Faculdade de Jandaia do Sul. Orientador: Flávia Zanutto.

11.
Edilene Aparecida Rodrigues e Márcia Vitorino. O que dizem os autores sobre a produção de textos no Ensino Médio. 2003. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Faculdade de Jandaia do Sul. Orientador: Flávia Zanutto.

12.
Rubiane Policarpo de Gouveia e Salete Sangali de Oliveira. Estratégias de leitura e produção textual. 2003. 15 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Faculdade de Jandaia do Sul. Orientador: Flávia Zanutto.

Iniciação científica
1.
Ingrid Francine Livero Jordão. Processos discursivos de subjetivação na contraposição de versões estúdio e acústico de canções dos Engenheiros do Hawaii. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Letras - Português e Inglês) - Universidade Estadual de Maringá, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Flávia Zanutto.

2.
Bruna Cristina Almeida Faria. Heteronormatividade, dispositivo de poder e a subjetivação feminina em discursos midiáticos. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Letras - Francês) - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Flávia Zanutto.

3.
Leonardo Vinicius Sfordi da Silva. A noção de valor do signo linguístico nas obras curso de linguística geral e escritos de linguística geral, de ferdinand de saussure. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Letras - Português e Inglês) - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Flávia Zanutto.

4.
Gabriele Pecuch Pinto. A dicotomia langue e parole nas obras curso de linguística geral e escritos de linguística geral, de Ferdinand de Saussure. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Letras - Francês) - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Flávia Zanutto.

5.
Rafael Vitória Alves. Educação a distância: uma reflexão acerca da relação entre professores e tutores nas disciplinas de estágio curricular supervisionado. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Letras - Português e Inglês) - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Flávia Zanutto.

6.
Adenor Leonardo Terra. Pablo Neruda: além de tudo, romântico. 2004. 16 f. Iniciação Científica. (Graduando em Letras) - Faculdade de Jandaia do Sul. Orientador: Flávia Zanutto.

7.
André Catalan Casagrande e Marcela Torres Lopes Casagrande. Descobrindo a literatura: o texto infanto-juvenil na escola básica. 2004. 0 f. Iniciação Científica. (Graduando em Letras) - Faculdade de Jandaia do Sul. Orientador: Flávia Zanutto.



Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
CAMPOS, J. G. S.2015 CAMPOS, J. G. S. ; SILVEIRA, E. L. ; ZANUTTO, F. . (RE)LER SAUSSURE HOJE OU A ESCUTA DE ECOS DISCURSIVOS NA CONCEPÇÃO DA CIÊNCIA LINGUÍSTICA. Intersecções. Revista de Estudos sobre Práticas Discursivas e Textuais, v. 3, p. 04-21, 2015.


Cursos de curta duração ministrados
1.
ZANUTTO, F.. Abordagens de avaliação de texto da prova de redação - Carta Pessoal - do Vestibular de Inverno 2018. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 20/01/2019 às 18:39:27