Luciane de Castro Quintiliano

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/4150797866554328
  • Última atualização do currículo em 13/12/2017


Pós-Doutora em Psicologia da Educação Matemática pelo Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência da UNESP, Câmpus Bauru, sob supervisão do Prof. Dr. Nelson Antonio Pirola. Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul de Minas, campus Avançado Três Corações. Coordenadora e professora do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Ensino de Ciências Naturais e Matemática do IFSULDEMINAS, Campus Avançado de Três Corações/MG. Licenciada em Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2000). Mestre em Educação, na área de concentração Educação Matemática (2005) pela Universidade Estadual de Campinas. Concluiu Doutorado em Educação na área de concentração Psicologia, Desenvolvimento Humano e Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2011). Membro do grupo de pesquisa em Psicologia da Educação Matemática (PSIEM), da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), desde 2001. Membro do Grupo de Pesquisa em Psicologia da Educação Matemática (GPPEM), da Unesp, campus Bauru, onde realizou pós doutoramento na área. Tem experiência na área de Educação Matemática, com ênfase em Psicologia da Educação Matemática, principalmente, nos seguintes temas: conhecimento declarativo e de procedimento, solução de problemas, formação de conceitos, estilos cognitivos, estratégias de solução de problemas e formação de professores. É vice-líder do grupo de pesquisa Grupo Colaborativo em Educação Matemática e Científica certificado pelo CNPQ, desde 2014. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Luciane de Castro Quintiliano
Nome em citações bibliográficas
QUINTILIANO, L. C.

Endereço


Endereço Profissional
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais, Campus Avançado Três Corações.
R. Edgar Cavalcanti de Albuquerque
Chácara das Rosas
37410000 - Três Corações, MG - Brasil
Telefone: (35) 32329494
URL da Homepage: http://tco.ifsuldeminas.edu.br/


Formação acadêmica/titulação


2006 - 2011
Doutorado em Educação.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Título: Relações entre os estilos cognitivos, as estratégias de solução e o desempenho dos estudantes na solução de problemas aritméticos e algébricos, Ano de obtenção: 2012.
Orientador: Márcia Regina Ferreira de Brito.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Álgebra; Aritmética; Estilos Cognitivos; Estratégias de Solução.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação Matemática.
Setores de atividade: Educação.
2002 - 2005
Mestrado em Educação.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Título: Conhecimento Declarativo e de Procedimento na Solução de Problemas Algébricos,Ano de Obtenção: 2005.
Orientador: Márcia Regina Ferreira de Brito.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: Conhecimento Declarativo; Conhecimento de Procedimento; Álgebra; Desempenho.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Psicologia da Educação Matemática.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação Matemática.
Setores de atividade: Educação.
1995 - 2001
Graduação em Licenciatura Plena em Matemática.
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.


Pós-doutorado


2016 - 2017
Pós-Doutorado.
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação Matemática.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem.


Formação Complementar


2014 - 2014
Curso deQualificação Profissional - Interna. (Carga horária: 15h).
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, IFSP, Brasil.
2011 - 2011
Extensão universitária em Autorregulação da aprendizagem e suas implicações. (Carga horária: 4h).
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
2006 - 2006
Extensão universitária em Censo da Educação Superior ENADE. (Carga horária: 4h).
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
2006 - 2006
Projetos de Pesquisa Científica Fundamentos Lógico. (Carga horária: 16h).
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
2005 - 2005
Ensino e Aprendizagem de Análise Combinatória. (Carga horária: 3h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2003 - 2003
Jogo e solução de problemas no ensino de Matemátic. (Carga horária: 3h).
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
2001 - 2001
Extensão universitária em Aprender com jogos e situações problemas. (Carga horária: 2h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2001 - 2001
Extensão universitária em Grandes Momentos da História da Matemática. (Carga horária: 2h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2001 - 2001
Alternativa para o ensino de Análise Combinatória. (Carga horária: 12h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2001 - 2001
A Ética nos Parâmetros Curriculares Nacionais. (Carga horária: 3h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2001 - 2001
Resolvendo Problemas com Cabri-Géomètre II no EM. (Carga horária: 8h).
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
2001 - 2001
A geometria do globo terrestre. (Carga horária: 9h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2001 - 2001
Pode cancelar esse 2 professora?. (Carga horária: 9h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2001 - 2001
Informática: mais uma ferramenta matemática. (Carga horária: 12h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2001 - 2001
Resolvendo Problemas com Cabri-Géomètre no Ens Fun. (Carga horária: 8h).
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.


Atuação Profissional



Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais, IFSULDEMINAS, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor EBTT, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

07/2017 - Atual
Ensino, Técnico Comércio Subsequente, Nível: Aperfeiçoamento

Disciplinas ministradas
Fundamentos da Matemática
02/2017 - Atual
Ensino, Especialização em Ensino de Ciências Naturais e Matemática, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Psicologia da Educação
01/2017 - Atual
Direção e administração, Campus Avançado Três Corações, .

Cargo ou função
Coordenadora Curso Pós-Graduação Lato Sensu em Ensino de Ciências Naturais e Matemática.
01/2017 - Atual
Ensino, Técnico em Informática, Nível: Ensino Médio

Disciplinas ministradas
Matemática
01/2017 - Atual
Ensino, Técnico em Administração - Ensino Médio Integrado, Nível: Ensino Médio

Disciplinas ministradas
Matemática
02/2016 - Atual
Ensino, Técnico em Administração Subsequente, Nível: Aperfeiçoamento

Disciplinas ministradas
Fundamentos da Matemática
02/2016 - Atual
Ensino, Técnico em Mecânica Subsequente, Nível: Aperfeiçoamento

Disciplinas ministradas
Fundamentos da Matemática

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, IFSP, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2015
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

02/2015 - 07/2015
Ensino, Licenciatura em Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Cultura das Ciências Exatas
Laboratório de Educação Matemática
Orientação Estágio Supervisionado
Prática de Ensino de Matemática I
Prática de Ensino de Matemática IV
07/2014 - 12/2014
Ensino, Licenciatura em Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Cultura das Ciências Exatas
Didática
Filosofia da Educação
Laboratório de Educação Matemática
Orientação Estágio Supervisionado
02/2014 - 06/2014
Ensino, Licenciatura em Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Cultura das Ciências Exatas
Didática
Pática Pedagógica
Prática de Ensino da Matemática II
Psicologia da Educação
Orientação Estágio Supervisionado
07/2013 - 12/2013
Ensino, Licenciatura em Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Cultura das Ciências Exatas
Filosofia da Educação
Prática de Ensino da Matemática II
Prática de Ensino da Matemática III
Psicologia da Educação
Orientação Estágio Supervisionado

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 12

Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 12

Vínculo institucional

2006 - 2006
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 12

Vínculo institucional

2003 - 2003
Vínculo: Professor Conferencista, Enquadramento Funcional: Professor Conferencista, Carga horária: 10

Atividades

03/2008 - 12/2008
Ensino, Licenciatura Plena em Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Atividade de Complementação Teórica de Prática de Ensino de Matemática III
Atividades de Complementação Teorica de Prática de Ensino de Matemática IV
Estágio Curricular Supervisionado I
Prática de Ensino de Matemática III
Prática de Ensino de Matemática IV
02/2007 - 12/2007
Ensino, Licenciatura Plena em Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Prática de ensino de Matemática II
Atividades de Complementação Teórica de Prática de Matemática II
Prática de Ensino de Matemática III
Atividades de Complementação Teórica de Prática de Matemática III
Prática de Ensino de Matemática IV
Atividades de Complementação Teórica de Prática de Matemática IV
03/2006 - 12/2006
Ensino, Licenciatura Plena em Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fundamentos da Educação Matemática
Prática de Ensino de Matemática II
Atividades de Complementação Teórica de Prática de Matemática II
Prática de Ensino de Matemática III
Atividades de Complementação Teórica de Prática de Matemática III
Prática de Ensino de Matemática IV
Didática da Matemática
02/2003 - 05/2003
Ensino, Licenciatura Plena em Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Prática de Ensino de Matemática III
Atividades de Complementação Teórica de Prática de Matemática III
Prática de Ensino de Matemática IV
Atividades de Complementação Teórica de Prática de Matemática IV

Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - Atual
Vínculo: Participante Grupo de Pesquisa, Enquadramento Funcional: Participante Grupo de Pesquisa, Carga horária: 4

Vínculo institucional

2003 - 2003
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estágio, Carga horária: 6
Outras informações
A referida aluna participou do Programa de Estágio Docente - PED da disciplina EL 413 - Psicologia Educacional -

Atividades

01/2002 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Educação, .

08/2003 - 12/2003
Estágios , Faculdade de Educação, .

Estágio realizado
Programa de Estágio Docente - da disciplina EL 413- Psicologia Educacional , no 2º semestre de 2003..

Escola Estadual Stela Machado, E. E. STELA MACH, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2001
Vínculo: Professora Eventual, Enquadramento Funcional: Professora Eventual

Atividades

04/2001 - 07/2001
Ensino,

Disciplinas ministradas
Matemática

Escola Estadual Moraers Pacheco, EE, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2001
Vínculo: Professor Eventual, Enquadramento Funcional: Professor Eventual

Atividades

04/2001 - 06/2001
Ensino,

Disciplinas ministradas
Matemática


Linhas de pesquisa


1.
Psicologia da Educação Matemática


Projetos de pesquisa


2016 - Atual
UM ESTUDO COMPARATIVO SOBRE A IMPLEMENTAÇÃO DE PROGRAMAS DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES E O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO ALGÉBRICO DESDE AS SÉRIES NO BRASIL E EM PORTUGAL
Descrição: A falta de articulação no ensino da aritmética e da álgebra, que tem sido apontada em várias investigações (WONG, 1997; KIERAN, 1990), pode estar relacionado com as dificuldades apresentadas pelos estudantes na transição da aritmética para a álgebra, pois as várias dificuldades para aprender álgebra são encontradas não só em estudantes que estão iniciando a pré-álgebra, mas também em estudantes de séries mais avançadas como indicam os estudos sobre este tema. Dessa forma, enfatiza-se a necessidade e a importância dos professores tanto dos anos iniciais quanto dos níveis posteriores, estejam sempre engajados em cursos de formação continuada que proporcionem a eles o contato com atividades envolvendo os conteúdos pedagógicos, e que os incentivem efetivamente a buscar ferramentas para lidarem não só com suas próprias dificuldades, mas também com as dificuldades de seus alunos. E os programas governamentais, como por exemplo, o PNAIC realizado no Brasil e o Programa de Formação Contínua em Matemática (PFCM) de Portugal revelam ser um caminho importante. Neste sentido, o presente projeto terá como foco a análise dos programas Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) no Brasil, o qual é constituído por um conjunto integrado de ações, materiais e referências curriculares e pedagógicas disponibilizados pelo Ministério da Educação (MEC) do país, tendo como eixo principal a formação continuada de professores das séries inicias. E do Programa de Formação Contínua em Matemática (PFCM) que foi uma iniciativa do Ministério da Educação de Portugal, o qual o objetivo também era o de contribuir para a melhoria das aprendizagens em Matemática dos estudantes das referidas séries com o intuito de responder às necessidades dos professores participantes do programa, partindo de questões relativas à concretização do currículo de Matemática na sala de aula para os professores das séries iniciais. Em face disso, ressalta-se a relevância do presente projeto de pós-doutorado como forma de contribuir para a melhoria do processo de ensino e aprendizagem dos conceitos matemáticos, especificamente dos conceitos algébricos..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2014 - Atual
Grupo Colaborativo de Educação Matemática e Científica
Descrição: Produção coletiva de artigos científicos; contribuição para a melhoria da qualidade de ensino-aprendizagem dos alunos na disciplina Matemática das unidades escolares envolvidas na pesquisa, promovendo ações inovadoras na prática docente para o ensino dos conceitos matemáticos do currículo escolar buscando atuar tanto na formação inicial quanto na formação continuada de professores de Matemática; Coletar através de diferentes registros (observações, filmagens, relatos, fotos, etc.) informações para a reflexão da prática docente com tematizações entre os professores envolvidos, analisando as condições didáticas oferecidas, as intervenções necessárias, as variações possíveis de uma mesma atividade a fim de atender diferentes saberes..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Luciane de Castro Quintiliano - Coordenador / Zionice Gaberlini Martos Rodrigues - Integrante / Helen de Freitas Santos - Integrante / Jeanne Maira Guidotti Cavalaro - Integrante / Camila Lacerda - Integrante / Luana Grassi Francisco - Integrante / Roseli Regina Fernandes Santana - Integrante / Anderson Cangane Pinheiro - Integrante / Luciana da Silva Leal - Integrante.


Projetos de extensão


2016 - 2016
Curso Básico de utilização da Calculadora Financeira HP-12C
Descrição: Este projeto teve como objetivo contribuir para a aprendizagem de alguns conceitos da Matemática Financeira através da utilização da calculadora financeira HP12C, de modo a capacitar cidadãos tanto para a administração das finanças pessoais quanto para finanças corporativas..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.


Outros Projetos


2013 - Atual
PIBID - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência
Descrição: Professora Colaboradora do Projeto Pibid - Campus Birigui.
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.


Membro de corpo editorial


2015 - Atual
Periódico: Revista de Educação Matemática regional São Paulo


Revisor de periódico


2017 - Atual
Periódico: REMAT: REVISTA ELETRÔNICA DA MATEMÁTICA


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Psicologia da Educação Matemática.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: EDUCAÇÃO MATEMÁTICA.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2015
Certificado de Honra ao Mérito, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de São Paulo - Campus Birigui.


Produções



Produção bibliográfica
Capítulos de livros publicados
1.
QUINTILIANO, L. C.; SANTANA, R. R. F. ; RODRIGUES, Z. G. M. . RELATO DE EXPERIÊNCIAS COM OFICINAS ENVOLVENDO CONCEITOS ALGÉBRICOS NO ENSINO FUNDAMENTAL ANOS FINAIS PROJETO PILOTO - GECEMC. In: KLINGER TEODORO CIRÍACO; IONICE GARBELINE MARTOS RODRIGUES. (Org.). PRÁTICAS DE COLABORAÇÃO EM CONTEXTOS DE FORMAÇÃO COM PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA. 1/1ed.Curitiba: CRV, 2016, v. 1, p. 119-204.

2.
RODRIGUES, Z. G. M. ; QUINTILIANO, L. C. ; SANTOS, H. F. ; PINHEIRO, A. C. ; GARCIA, F. T. . GRUPO COLABORATIVO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E CIENTÍFICA. In: KLINGER TEODORO CIRÍACO; IONICE GARBELINE MARTOS RODRIGUES. (Org.). PRÁTICAS DE COLABORAÇÃO EM CONTEXTOS DE FORMAÇÃO COM PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA. 1/1ed.Curitiba: CRV, 2016, v. 1, p. 45-61.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SANTANA, R. R. F. ; QUINTILIANO, L. C. . DISCUSSÃO TEÓRICA DO ENSINO DA ÁLGEBRA NOS ANOS INICIAIS: DO ANONIMATO A DIREITO DE APRENDIZAGEM.. In: VI CBE - Congresso Brasileiro de Educação, 2017, BAURU. Educação e formação humana: práxis e transformação social, 2017. v. 3. p. 188.

2.
QUINTILIANO, L. C.; SANTANA, R. R. F. . O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO ALGÉBRICO COM ALUNOS DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM.. In: XIII ENCONTRO PAULISTA DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 2017, São Paulo. CONEXÕES ENTRE A PRÁTICA DOCENTE E A PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. SÃO PAULO: SBEM, 2017. p. 1-2111.

3.
QUINTILIANO, L. C.; SANTANA, R. R. F. ; RODRIGUES, Z. G. M. . RELATO DE EXPERIÊNCIAS COM OFICINAS ENVOLVENDO CONCEITOS ALGÉBRICOS NO ENSINO FUNDAMENTAL ANOS FINAIS - PROJETO PILOTO.. In: XII ENEM - ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 2016, São Paulo. A Educação Matemática na Contemporaneidade: desafios e possibilidades, 2016.

4.
CAVALARO, J. M. G. ; DUTRA, J. P. Q. ; QUINTILIANO, L. C. ; RODRIGUES, Z. G. M. . Jogos didáticos: possibilidades no ensino de conteúdos curriculares de Matemática. In: 3º Fórum Nacional sobre Currículos de Matemática, 2015, Ilha Solteira. Investigações, Políticas e Práticas Curriculares, 2015. p. 1-423.

5.
QUINTILIANO, L. C.; RODRIGUES, Z. G. M. . A construção da história de um grupo de estudos e pesquisa e uma de suas ações. In: III Simpósio Nacional de Grupos Colaborativos e de Aprendizagem do Professor que ensina Matemática, 2015, São Paulo. III Simpósio Nacional de Grupos Colaborativos e de Aprendizagem do Professor que ensina Matemática. São Paulo: Sbem, 2015. p. 1.

6.
RODRIGUES, Z. G. M. ; QUINTILIANO, L. C. ; CAVALARO, J. M. G. . As Geometrias Não-Euclidianas: Um estudo de caso numa escola pública de Birigui/SP. In: III Simpósio Nacional de Grupos Colaborativos e de Aprendizagem do Professor que Ensina Matemática, 2015, São Paulo. III Simpósio Nacional de Grupos Colaborativos e de Aprendizagem do Professor que Ensina Matemática. São Paulo: Sbem, 2015. p. 1.

7.
QUINTILIANO, L. C.; ARQUILINI, C. ; RODRIGUES, Z. G. M. . O Blog e suas potencialidades para o aprendizado da matemática e sua importância no currículo. In: 3º Fórum Nacional sobre Currículos de Matemática: Investigações, Políticas e Práticas Curriculares, 2015, Ilha Solteira. 3º Fórum Nacional sobre Currículos de Matemática: Investigações, Políticas e Práticas Curriculares. Ilha Solteira: Unesp, 2015.

8.
RIBEIRO, A. V. ; QUINTILIANO, L. C. ; RODRIGUES, Z. G. M. ; SOUZA FILHO, M. P. . PERSPECTIVAS SOBRE UM CURSO DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DO IFSP - CAMPUS BIRIGUI NA CARREIRA DOCENTE. In: V CBE - CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO, 2015, BAURU. PESQUISA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: POLÍTICAS E PROGRAMAS, 2015.

9.
RODRIGUES, Z. G. M. ; QUINTILIANO, L. C. ; RIBEIRO, A. V. ; SOUZA FILHO, M. P. . Pibid e a formação de saberes docente: Percepções dos licenciandos sobre o uso de jogos educativos como estratégias para o ensino da matemática. In: II Congresso Nacional de Formação de Professores e XII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores, 2014, Águas de Lindóia - SP. POR UMA REVOLUÇÃO NO CAMPO DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2014.

10.
RODRIGUES, Z. G. M. ; QUINTILIANO, L. C. ; RIBEIRO, A. V. ; SOUZA FILHO, M. P. . O processo de formação de professores e as contribuições de um programa institucional para a Licenciatura em Matemática. In: Anais do XII EPEM - Educação Matemática no contexto das propostas do ensino integrado: projetos e ploíticas, 2014, Birigui. Anais do XII EPEM - Educação Matemática no contexto das propostas do ensino integrado: projetos e políticas. Birigui, 2014. v. 1. p. 1-1047.

11.
AMARANTE, L. C. V. ; ARQUILINI, C. ; RODRIGUES, Z. G. M. ; QUINTILIANO, L. C. . Avaliação do Pibid pela perspectiva do Egresso. In: V Congresso de Iniciação Científica e Tecnológica do IFSP, 2014, São Paulo. V Congresso de Iniciação Científica e Tecnológica do IFSP, 2014.

12.
QUINTILIANO, L. C.; RODRIGUES, Z. G. M. ; ARQUILINI, C. ; AMARANTE, L. C. V. . Investigação das contribuições de um programa Pibid na perspectiva do egresso. In: IV EIEMAT - 2° Encontro Nacional Pibid Matemática, 2014, Santa Maria/RS. Educação Matemática para o Século XXI: tragetória e perspectivas, 2014.

13.
QUINTILIANO, L. C.; Brito, M. R. F. . UM ESTUDO SOBRE OS ESTILOS COGNITIVOS, AS ESTRATÉGIAS DE SOLUÇÃO E O DESEMPENHO DOS ESTUDANTES NA SOLUÇÃO DE PROBLEMAS ARITMÉTICOS E ALGÉBRICOS. In: XI ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 2013, CURITIBA. Educação Matemática: Retrospectivas e Perspectivas, 2013.

14.
QUINTILIANO, L. C.; Brito, M. R. F. . Conhecimento Declarativo e Conhecimento de Procedimento como componentes fundamentais para a solução de problemas algébricos. In: IX Encontro Nacional de Educação Matemática, 2007, Belo Horizonte. Diálogos entre a Pesquisa e a Prática Pedagógica, 2007.

15.
QUINTILIANO, L. C.; JUSTULIN, A. M. ; CAETANO, R. S. ; NARDI, R. . Pesquisas em Educação Matemática no Brasil: Análise de Resumos em Anais de Congressos e Periódicos de 2000 a 2007. In: VI ENPEC- Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2007, Florianópolis. VI ENPEC- Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2007. p. 1-12.

16.
QUINTILIANO, L. C.; Brito, M. R. F. . Equações e Expressões: Uma análise dos fatores envolvidos na solução de atividades algébricas. In: VIII Encontro Nacional de Educação Matemática - VIII ENEM, 2004, Recife. Educação Matemática: Um compromisso social, 2004.

17.
QUINTILIANO, L. C.; PROENCA, M. C. ; Nelson Antonio Pirola . Um estudo sobre o desempenho de alunos do ensino médio em tarefas envolvendo o conceito de polígono e poliedro. In: II Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, 2003, Santos. II Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, 2003.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
QUINTILIANO, L. C.; Brito, M. R. F. . Aspectos envolvidos no desenvolvimento do pensamento algébrico. In: Tercera Conferencia Argentina de Educación Matemática, 2003, Salta. El educador en Matemática: Calidad - Responsabilidad - Ética - Libro de Resúmenes. Universidad Nacional de Salta: Impreso en los talleres gráficos de la Faculdad de Ciencias Economicas, Jurídicas y Sociales, 2003. v. 1. p. 107-107.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
QUINTILIANO, L. C.; Brito, M. R. F. . UM ESTUDO SOBRE OS ESTILOS COGNITIVOS, AS ESTRATÉGIAS DE SOLUÇÃO E O DESEMPENHO DOS ESTUDANTES NA SOLUÇÃO DE PROBLEMAS ARITMÉTICOS E ALGÉBRICOS SOLUÇÃO DE PROBLEMAS ARITMÉTICOS E ALGÉBRICOS. In: XI ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA - XI ENEM, 2013, Curitiba. Educação Matemática: Retrospectivas e Perspectivas, 2013.

2.
QUINTILIANO, L. C.; Brito, M. R. F. . Conhecimento Declarativo e Conhecimento de Procedimento como componentes fundamentais para a solução de problemas algébricos. In: IX Encontro Nacional de Educação Matemática - IX Enem, 2007, Belo Horizonte. Educação Matemática: Diálogos entre a pesquisa e a prática educativa, 2007. v. 1. p. 1-180.

3.
QUINTILIANO, L. C.; JUSTULIN, A. M. ; CAETANO, R. S. ; NARDI, R. . Pesquisas em Educação Matemática no Brasil: Análise de Resumos em Anais de Congressos e Periódicos de 2000 a 200. In: VI ENPEC - Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2007, Florianópolis. VI ENPEC - Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2007. v. 1. p. 1-432.

4.
QUINTILIANO, L. C.; Brito, M. R. F. . Um estudo sobre o desempenho de alunos do Ensino Fundamental envolvendo os conceitos de Equações e Expressões Algébricas. In: XVIII Semana da Licenciatura em Matemática e II Ebrem- Encontro de Bauru e Região de Educação Matemática, 2006, Bauru. Inclusão e Educação Matemática, 2006.

5.
QUINTILIANO, L. C.; PROENCA, M. C. ; Nelson Antonio Pirola . Um estudo sobre o desempenho de alunos do ensino médio em tarefas envolvendo o conceito de polígono e poliedro. In: XVI Semana da Licenciatura em Matemática e I Reunião Científica da Licenciatura, 2005, Bauru. Bases Científico-Pedagógicas da Formação do Professor. Unesp Bauru: Curso de Licenciatura em Matemática, 2005.

6.
QUINTILIANO, L. C.; PROENCA, M. C. ; Nelson Antonio Pirola . Polígonos e poliedros: um estudo sobre exemplos e não-exemplos. In: XVIII Encontro Regional de Professores de Matemática, 2005, Campinas. O ensino da Matemática e suas práticas, 2005.

7.
QUINTILIANO, L. C.; Brito, M. R. F. . A importância dos exemplos e não-exemplos na aprendizagem de equações e expressões algébricas. In: Quinta Conferencia Argentina de Educación Matemática, 2005, Buenos Aires. Quinta Conferencia Argentina de Educación Matemática. Buenos Aires, 2005.

8.
QUINTILIANO, L. C.. Equações e expressões: uma análise dos fatores envolvidos na solução de atividades algébricas. In: VII Encontro Nacional de Educação Matemática, 2004, Recife. Educação Matemática: Um compromisso social, 2004. v. 1.

9.
QUINTILIANO, L. C.; PROENCA, M. C. ; Nelson Antonio Pirola . Um estudo sobre o desempenho de alunos do ensino médio em tarefas envolvendo o conceito de polígono e poliedro. In: II Sipem - Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, 2003, Santos. II Sipem - Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, 2003.

Apresentações de Trabalho
1.
QUINTILIANO, L. C.. Desenvolvimento do Pensamento Algébrico. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
QUINTILIANO, L. C.; RODRIGUES, Z. G. M. . A construção da história de um grupo de estudos e pesquisa e uma de suas ações. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

3.
QUINTILIANO, L. C.; RODRIGUES, Z. G. M. . Narrativas de sala de aula - Uma possibilidade de reflexão com alunos do quarto semestre de Licenciatura em Matemática do IFSP campus Birigui/SP. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

4.
FRANCISCO, L. G. ; QUINTILIANO, L. C. ; RODRIGUES, Z. G. M. . Uma nova perspectiva de ensino e aprendizagem. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

5.
CAVALARO, J. M. G. ; DUTRA, J. P. Q. ; RODRIGUES, Z. G. M. ; QUINTILIANO, L. C. . Jogos didáticos: possibilidades no ensino de conteúdos curriculares de Matemática. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

6.
ARQUILINI, C. ; RODRIGUES, Z. G. M. ; QUINTILIANO, L. C. . O Blog e suas potencialidades para o aprendizado da Matemática e sua importância no currículo. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

7.
CAVALARO, J. M. G. ; RODRIGUES, Z. G. M. ; QUINTILIANO, L. C. . As geometrias não-euclidianas: Um estudo de caso numa escola pública de Birigui/SP. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

8.
RIBEIRO, A. V. ; QUINTILIANO, L. C. ; RODRIGUES, Z. G. M. ; SOUZA FILHO, M. P. . P ERSPECTIVAS SOBRE UM CURSO DE FORMAÇÃO P EDAGÓGICA DO IFSP ? CAMPUS BIRIGUI NA CARREIRA DOCENTE. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

9.
RODRIGUES, Z. G. M. ; QUINTILIANO, L. C. ; RIBEIRO, A. V. ; SOUZA FILHO, M. P. . II CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E XII CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE PROFESSORES. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

10.
RODRIGUES, Z. G. M. ; QUINTILIANO, L. C. ; RIBEIRO, A. V. ; SOUZA FILHO, M. P. . XII EPEM - ENCONTRO PAULISTA DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

11.
QUINTILIANO, L. C.; Brito, M. R. F. . Conhecimento Declarativo e Conhecimento de Procedimento como componentes fundamentais para a solução de problemas algébricos. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

12.
QUINTILIANO, L. C.; Brito, M. R. F. . Um estudo sobre o desempenho de alunos do ensino fundamental em tarefas envolvendo os conceitos de equações e expressões algébricas. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
QUINTILIANO, L. C.. A Importância do Conhecimento Declarativo e de Procedimento na Solução de Problemas Algébricos. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

14.
QUINTILIANO, L. C.; PROENCA, M. C. ; Nelson Antonio Pirola . Um estudo sobre o desempenho de alunos do ensino médio em tarefas envolvendo o conceito de polígono e poliedro. 2005. (Apresentação de Trabalho/Outra).

15.
QUINTILIANO, L. C.; Brito, M. R. F. . A importância do exemplos e não-exemplos na aprendizagem de equações e expressões algébricas. 2005. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

16.
QUINTILIANO, L. C.; PROENCA, M. C. ; Nelson Antonio Pirola . Polígonos e poliedros: um estudo sobre exemplos e não-exemplos. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
QUINTILIANO, L. C.. Equações e expressões: Uma análise dos fatores envolvidos na solução de atividades algébricas. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

18.
QUINTILIANO, L. C.. A Formação do Professor de Matemática: perspectivas acadêmicas e profissionais. e o Estágio Supervisionado.. 2003. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

19.
QUINTILIANO, L. C.; Brito, M. R. F. . Aspectos envolvidos no desenvolvimento do pensamento algébrico. 2003. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

20.
QUINTILIANO, L. C.; PROENCA, M. C. ; Nelson Antonio Pirola . II Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática. 2003. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

21.
QUINTILIANO, L. C.. A Formação do Professor de Matemática e o Estágio Supervisionado. 2001. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
QUINTILIANO, L. C.. XIII ENCONTRO PAULISTA DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. 2017.

2.
QUINTILIANO, L. C.. Consultora 'ad hoc' da Editora da Universidade Estadual de Maringá - Eduem. 2017.

3.
QUINTILIANO, L. C.. VI CBE - Congresso Brasileiro de Educação. 2017.

4.
QUINTILIANO, L. C.. XII ENEM - ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. 2016.

5.
QUINTILIANO, L. C.. Comissão avaliadora do XII Encontro Paulista de Educação Matemática. 2014.

6.
QUINTILIANO, L. C.; RODRIGUES, Z. G. M. ; Nelson Antonio Pirola . Anais do XII Encontro Paulista de Educação Matemática - Ebook. 2014.

7.
QUINTILIANO, L. C.. Leitor de Memorial de Conclusão de Curso. 2008.


Demais tipos de produção técnica
1.
QUINTILIANO, L. C.. Concepções e Obstáculos Cognitivos envolvidos na formação do Pensamento Algébrico. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
QUINTILIANO, L. C.. Componentes necessários para a formação do pensamento algébrico. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Teses de doutorado
1.
PIROLA, N. A.; MIGUEL, J. C.; QUINTILIANO, L. C.. Participação em banca de ROSANA CRISTINA MACELLONI ALVARENGA. UM ESTUDO SOBRE OS COMPONENTES DA CRIATIVIDADE NA SOLUÇÃO DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS. 2016. Tese (Doutorado em Educação Para a Ciência) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Qualificações de Doutorado
1.
Brito, M. R. F.; QUINTILIANO, L. C.; FINI, L. D. T.. Participação em banca de Telma Assad Mello. Estratégias de pensamento, atitudes em relação à matemática e desempenho na prova Brasil. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Educação) - Universidade Estadual de Campinas.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
TORREZAN, B. A.; RODRIGUES, Z. G. M.; QUINTILIANO, L. C.; SANTOS, H. F.. Participação em banca de Bruna de Aguiar Torrezan.O Uso de A.V.A. Para o Ensino de Matemática. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo.

2.
Salla, A. G.; Nelson Antonio Pirola; QUINTILIANO, L. C.. Participação em banca de Anaí Garcia Salla.Atitudes em relação a Matemática apresentadas por Alunos de 4ª série e as Semelhanças com o Desempenho na Solução de Problemas. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
VI CBE - Congresso Brasileiro de Educação. DISCUSSÃO TEÓRICA DO ENSINO DA ÁLGEBRA NOS ANOS INICIAIS: DO ANONIMATO A DIREITO DE APRENDIZAGEM. 2017. (Congresso).

2.
XIII ENCONTRO PAULISTA DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA..O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO ALGÉBRICO COM ALUNOS DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM. 2017. (Encontro).

3.
XII ENEM - ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA.RE.RELATO DE EXPERIÊNCIAS COM OFICINAS ENVOLVENDO CONCEITOS ALGÉBRICOS NO ENSINO FUNDAMENTAL ANOS FINAIS. 2016. (Encontro).

4.
3º Fórum Nacional sobre Currículos de Matemática.Narrativas de saula de aula - Uma possibilidade de reflexão com alunos do quarto semestre de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo- campus Birigui/SP. 2015. (Outra).

5.
III Simpósio Nacional de Grupos Colaborativos e de Aprendizagem do Professor que Ensina Matemática Ens.A construção da História de um Grupo de Estudos e Pesquisa e uma de suas ações. 2015. (Simpósio).

6.
V CBE - Congresso Brasileiro de Educação - "Pesquisa e Formação de Professores: políticas e programas". P ERSPECTIVAS SOBRE UM CURSO DE FORMAÇÃO P EDAGÓGICA DO IFSP ? CAMPUS BIRIGUI NA CARREIRA DOCENTE. 2015. (Congresso).

7.
II Congresso Nacional de Formação de Professores e XII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores. Pibid e a formação de saberes docente: Percepções dos licenciandos sobre o uso de jogos educativos como estratégias para o ensino da matemática. 2014. (Congresso).

8.
III Semana da Matemática.O uso de jogos nas aulas de matemática Relato de experiência com alunos do 9º ano do Ensino Fundamental. 2014. (Outra).

9.
V Congresso de Iniciação Científica e Tecnológica do IFSP. Avaliação do Pibid pela perspectiva do Egresso. 2014. (Congresso).

10.
V Fórum Paulista de Licenciaturas em Matemática e XII Encontro de Educação Matemática - EPEMde. O PROCESSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E AS CONTRIBUIÇÕES DE UM PROGRAMA INSTITUCIONAL PARA A LICENCIATURA EM MATEMÁTICA. 2014. (Congresso).

11.
IV Congresso de Iniciação Científica e Tecnológica do IFSP. 2013. (Congresso).

12.
IX Encontro Nacional de Educação Matemática.Conhecimento Declarativo e Conhecimento de Procedimento como componentes fundamentais para a solução de problemas algébricos. 2007. (Encontro).

13.
VI ENPEC - Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências.Pesquisas em Educação Matemática no Brasil: Análise de Resumos em Anais de Congressos e Periódicos de 2000 a 2007. 2007. (Encontro).

14.
XVIII Semana da Licenciatura em Matemática e do II Ebrem- Encontro de Bauru e Região de Educação Matemática.Um estudo sobre odesempenho de alunos do ensino fundamental em tarefas envolvendo os conceitos de equações e expressões algébricas. 2006. (Encontro).

15.
I Ebrem- Encontro de Bauru e Região de Educação Matemática e XVII Semana da Licenciatura em Matemática. 2005. (Encontro).

16.
Quinta Conferencia Argentina de Educación Matemática. A importância do exemplos e não-exemplos na aprendizagem de equações e expressões algébricas. 2005. (Congresso).

17.
XVIII Encontro Regional de Professores de Matemática.Polígonos e poliedros: um estudo sobre exemplos e não-exemplos. 2005. (Encontro).

18.
XVI Semana da Licenciatura em Matemática e I Reunião Científica da Licenciatura.Um estudo sobre o desempenho de alunos de ensino médio em tarefas envolvendo o conceito de polígono e poliedro. 2005. (Outra).

19.
4º Seminário Internacional de Educação. 2004. (Seminário).

20.
VIII Encontro Nacional de Educação Matemática.Equações e expressões: Uma análise dos fatores envolvidos na solução de atividades algébricas. 2004. (Encontro).

21.
II Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática.Um estudo sobre o desempenho de alunos do ensino médio em tarefas envolvendo o conceito de polígono e poliedro. 2003. (Seminário).

22.
Tercera Conferencia Argentina de Educación Matemática. Aspectos envolvidos no desenvolvimento do pensamento algébrico. 2003. (Congresso).

23.
II Semana da Educação - "O sentido da Profissão Docente". 2001. (Outra).

24.
VII Encontro Nacional de Educação Matemática. 2001. (Encontro).

25.
XII Semana da Licenciatura em Matemática. 2000. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
QUINTILIANO, L. C.. IV Congresso Nacional de Avaliação em Educação ? IV CONAVE: Avaliação e currículo: relações e especificidades,. 2016. (Congresso).

2.
Nelson Antonio Pirola ; RODRIGUES, Z. G. M. ; QUINTILIANO, L. C. . XII EPEM - ENCONTRO PAULISTA DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA e V FÓRUM PAULISTA DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA. 2014. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Iniciação científica
1.
Camila Lacerda, Jeanne Maira Guidotti. As geometrias não-euclidianas: Um estudo de caso numa escola pública de Birigui/SP. Início: 2015. Iniciação científica (Graduando em Licenciatura em Matemática) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo. (Orientador).



Outras informações relevantes


Membro da Comissão Científica da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM- Regional São Paulo) do triênio 2014/2016. 
Professora Colaboradora do Programa de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID - do Curso de Licenciatura em Matemática do IFSP - Campus Birigui.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 17/11/2018 às 11:56:22