Renato Moreira Varoni de Castro

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/0614500374093938
  • Última atualização do currículo em 05/12/2017


Concluiu doutorado pleno (PhD) em Etnomusicologia pela Queen's University Belfast (QUB, 2014) com bolsa integral da CAPES, obteve o mestrado em Musicologia Histórica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ, 2007) e o Bacharelado em Música com habilitação em Música Popular Brasileira pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO, 2004). Tem experiência na área de música popular brasileira como músico, professor e pesquisador. Se dedica desde 2003 à investigação dos cordofones luso-brasileiros, sendo especialista na viola de arame. Interessa-se tanto pela pesquisa etnográfica das músicas de tradição oral e aural no Brasil, assim como pelo estudo transdisciplinar da música. De 2015 à 2017 trabalhou como professor do curso de Licenciatura em Música da Universidade Federal do Maranhão. Desde 2015 vem pesquisando a Dança do Tambor de Crioula em São Luís - MA. Em 2017 iniciou pós-doutorado na interface das áreas de educação musical e etnomusicologia no PGCULT-UFMA. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Renato Moreira Varoni de Castro
Nome em citações bibliográficas
CASTRO, R. M. V.;CASTRO, R. M. V. D.;VARONI DE CASTRO, R. M.


Formação acadêmica/titulação


2009 - 2014
Doutorado em PhD in Ethnomusicology.
Queen's University of Belfast, QUB, Irlanda do Norte.
Título: TUNING IN TO THE PAST: THE VIOLA AND ITS REPRESENTATIONS IN 19TH CENTURY RIO DE JANEIRO, Ano de obtenção: 2014.
Orientador: Professor Fiona Magowan and Dr. Suzel Reily.
Coorientador: Dr. Maruska Svasek.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: VIOLA; Violão; Etnomusicologia histórica; Organologia; Rio de Janeiro (século XIX).
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Etnomusicologia.
2005 - 2007
Mestrado em Música.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Título: OS CAMINHOS DA 'VIOLA' NO RIO DE JANEIRO DO SÉCULO XIX,Ano de Obtenção: 2007.
Orientador: HARLEI APARECIDA ELBERT RAYMUNDO.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: VIOLA; Violão; Rio de Janeiro (século XIX); MUSICA BRASILEIRA.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Musicologia histórica.
2007 interrompida
Graduação interrompida em 2009 em LICENCIATURA PLENA EM MÚSICA.
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, UNIRIO, Brasil.
Ano de interrupção: 2009
1999 - 2004
Graduação em Bacharelado em Música Popular Brasileira.
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, UNIRIO, Brasil.
1996 interrompida
Graduação interrompida em 1997 em Música.
Universidade Estadual do Ceará, UECE, Brasil.
Ano de interrupção: 1997


Pós-doutorado


2017
Pós-Doutorado.
Universidade Federal do Maranhão, UFMA, Brasil.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Etnomusicologia.


Formação Complementar


2000 - 2001
HARMONIA FUNCIONAL I, II, III, I V. (Carga horária: 192h).
CENTRO IAN GUET DE APERFEIÇOAMENTO MUSICAL, CIGAM, Brasil.


Atuação Profissional



Queen's University Belfast, QUB, Irlanda do Norte.
Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Teacher Assistent, Carga horária: 20
Outras informações
Ministrei aulas em duas disciplinas sobre música e cultura brasileira: "Singing Brazil" e "Playing Brazil". Os cursos aconteceram na "School of History and Anthropology" e contaram com a participação de alunos dos cursos de antropologia, história, música, e cognição e cultura. Ao final foi realizada uma apresentação em conjunto aberta à comunidade universitária.


Catsapá Escola de Musicais, CATSAPA, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2009
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor de canto, Carga horária: 10


Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular, IPHAN, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2005
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Consultor, Carga horária: 20
Outras informações
inventário da Viola de 10 cordas no Baixo-Médio São Francisco - MG.


Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, UNIRIO, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2002
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: MONITOR DE FOLCLORE MUSICAL BRASILEIRO, Carga horária: 20
Outras informações
RECEBI BOLSA DE MONITORIA DA UNIRIO


Universidade Federal do Maranhão, UFMA, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2017
Vínculo: Professor temporário, Enquadramento Funcional: Professor temporário, Carga horária: 40

Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Voluntário, Carga horária: 3
Outras informações
O projeto Flor da Samaumeira promoveu performance e ensino colaborativo da Dança do Tambor de Crioula na Universidade Federal do Maranhão.



Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Etnomusicologia.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Musicologia histórica.
4.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Organologia cultural.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
3CASTRO, R. M. V.2016 CASTRO, R. M. V.. Performance and Autoethnography in Historical Ethnomusicology: Differentiating the Viola and the Violão. Per Musi, v. 2016, p. 181-207, 2016.

2.
4CASTRO, R. M. V.2016CASTRO, R. M. V.. Towards a classificatory organology of the viola and the violão in nineteenth-century Rio de Janeiro. Revista Brasileira de Musica (Rio de Janeiro. 1934), v. 29, p. 125-147, 2016.

3.
2CASTRO, R. M. V.2015 CASTRO, R. M. V.. Musical Artefacts in Literary Texts: the Viola in Nineteenth Century Rio de Janeiro. Opus (Belo Horizonte. Online), v. 21, p. 9-42, 2015.

4.
1CASTRO, R. M. V.2015 CASTRO, R. M. V.. Musical iconography by travel artists in nineteenth century Brazil. Visualidades (UFG), v. 13, p. 10-39, 2015.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
CASTRO, R. M. V.. O VIOLÃO SUBSTITUI A VIOLA DE ARAME NA CIDADE DO RIO DE JANEIRO NO SÉCULO XIX. In: XV CONGRSSO DA ANPPOM, 2005, RIO DE JANEIRO. ANAIS DO DÉCIMO QUINTO CONGRESSO DA ANPPOM, 2005.

Apresentações de Trabalho
1.
VARONI DE CASTRO, R. M.. NASCE UM TAMBOR CRIOULO PÓS-COTAS NA UFMA. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
CASTRO, R. M. V.. Os Caminhos da Viola no Mundo Urbano: Rio de Janeiro - Século XIX. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
CASTRO, R. M. V.. The art of the viola: the multiple interactions in a eighteenth century tutor. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
CASTRO, R. M. V.. Connecting communities in a nineteenth century novel in Rio de Janeiro. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
CASTRO, R. M. V.. Tuning in to the Past: an analysis of nineteenth century representations of music making in Rio de Janeiro. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
CASTRO, R. M. V.. Picturing the Past: technologies of musical knowledge in 19th century Rio de Janeiro. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
CASTRO, R. M. V.. Picturing the Past: technologies of musical knowledge in 19th century Rio de Janeiro. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

8.
CASTRO, R. M. V. D.. O Problema das Fontes Históricas na Pesquisa Musical Brasileira. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
CASTRO, R. M. V.. BELFAST CARNIVAL. 2010.

Trabalhos técnicos
Redes sociais, websites e blogs
1.
CASTRO, R. M. V.. O Jongo da Galinha - The Chicken Dance. 2012; Tema: Ensino do Jongo nas escolas públicas de Belfast - Irlanda do Norte. (Site).


Demais tipos de produção técnica
1.
CASTRO, R. M. V.; REILY, S. . O Jongo da Galinha - The Chicken Dance. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Educacional).

2.
CASTRO, R. M. V.; REILY, S. . Jongo da Galinha (The Chicken Dance). 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Website).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
CASTRO, R. M. V.; FERRETTI, Sérgio Figueiredo; PIRES, A. R.; CASTRO, R. M. V.. Participação em banca de João Paulo Guedes. O tambor que fala: antropologia musical da linguagem do tambor de crioula em São Luís (MA). 2016. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Maranhão.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
CASTRO, R. M. V.; PIRES, A. R.; AHLERT, M.. Participação em banca de Marcos Carvalho Lamy.Força e criatividade a partir da música no Terecô em Codó (Maranhão). 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Maranhão.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
CASTRO, R. M. V.. Teste de Habilidades Específicas em Música. 2017. Universidade Federal do Maranhão.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Encontro Nacional da Associação Brasileira de Etnomusicologia. NASCE UM TAMBOR CRIOULO PÓS-COTAS NA UFMA. 2017. (Congresso).

2.
XXVIII Colóquio do PPGM-UNIRIO.Encontros Etnomusicológicos nas Portas da Amazônia. 2017. (Simpósio).

3.
Viola em Concerto.Os caminhos da viola no mundo urbano: Rio de Janeiro - Século XIX. 2015. (Outra).

4.
BFE/ICTM - Ethnomusicology in the Digital Age (Queen's University Belfast). 2013. (Congresso).

5.
BFE - Mediation, Writing and Performance (University College Falmouth). 2011. (Congresso).

6.
ICTM - Listening (University of Ulster). 2011. (Congresso).

7.
ICTM - Ensemble: Playing Together (University of Limerick). 2010. (Congresso).

8.
XVIII FORUM DE PEDAGOGIA DA MUSICA. 2008. (Seminário).

9.
Curso de reciclagem para músicos e mestres de Banda/"Técnicas Básicas da Produção Musical". 1998. (Oficina).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
CASTRO, R. M. V.. ?Connected Memories, Connected Communities?. 2012. (Congresso).



Educação e Popularização de C & T



Desenvolvimento de material didático ou instrucional
1.
CASTRO, R. M. V.; REILY, S. . O Jongo da Galinha - The Chicken Dance. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Educacional).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 13/12/2018 às 21:30:03