Renata da Silva de Barcellos

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/0314933761062584
  • Última atualização do currículo em 22/11/2018


Possui graduação Letras / Francês pela Universidade Federal Fluminense (1996), mestrado em Letras pela Universidade Federal Fluminense (2003), doutorado em ESTUDOS DE LINGUAGEM pela Universidade Federal Fluminense (2008) e Pós-doutorado em Língua Portuguesa pela UFRJ (2015). Atualmente é professora na UNICARIOCA de Comunicação e expressão e de Oficina e no Colégio Estadual José Leite Lopes de Língua Portuguesa e de Produção textual. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em produção textual e gramática. Autora das obras Gramática contextualizada e Itens do Novo Enem, coautora de Antologias poéticas e autora de diversos artigos sobre o ensino da Língua Portuguesa. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Renata da Silva de Barcellos
Nome em citações bibliográficas
BARCELLOS, R. S.

Endereço


Endereço Profissional
Colégio Estadual José Leite Lopes, SEE.
rua Uruguai, 204
Tijuca
20510060 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil
Telefone: (021) 25758883
URL da Homepage: estudosdelinguagem.blogspot.com


Formação acadêmica/titulação


2005 - 2008
Doutorado em ESTUDOS DE LINGUAGEM.
Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
Título: Gafe:uma análise, Ano de obtenção: 2008.
Orientador: Fernando Afonso de Almeida.
2000 - 2003
Mestrado em Letras.
Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
Título: Os atos de linguagem na sala de aula de FLE,Ano de Obtenção: 2003.
Orientador: Fernando Afonso de Almeida.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
1998 - 1999
Especialização em Especialização em Língua Francesa - Tradução. (Carga Horária: 360h).
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
Título: A importância da tradução.
Orientador: Claudia Maria Pereira de Almeida.
1992 - 1996
Graduação em Abi - Letras Francês.
Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.


Pós-doutorado


2014 - 2014
Pós-Doutorado.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes


Formação Complementar


2004 - 2004
Extensão universitária em Curso de extensão a distância: "TV na escola". (Carga horária: 180h).
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
1999 - 1999
Extensão universitária em Aperfeiçoamento em Língua Francesa. (Carga horária: 180h).
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2015
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Faculdade Gama e Souza, FGS, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Coordenadora e professora, Enquadramento Funcional: CLT, Carga horária: 20
Outras informações
Atuei como coordenadora do ISE (das licenciaturas de Letras / Matemática e Pedagogia) e de Letras. E professora de Latim I, Fonética e fonologia, Prática de ensino e Português VI.


UNICARIOCA, UNICARIOCA, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - Atual
Vínculo: Professora, Enquadramento Funcional: CLT


Universidade Estadual do Maranhão, UEMA, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: tutora, Enquadramento Funcional: contratado, Carga horária: 20


Colégio Estadual José Leite Lopes, CEJLL, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Estatutária, Carga horária: 16


Universidade do Grande Rio, UNIGRANRIO, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2006
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Assalariado, Carga horária: 20


Colégio Estadual Tenente Otávio Pinheiro, CETOP, Brasil.
Vínculo institucional

1998 - 2008
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor docente I, Carga horária: 16



Projetos de pesquisa


2014 - 2015
Itens de análise linguística no Novo Enem e no Saerjinho
Descrição: Temos o prazer de apresentar a um p�blico maior mais uma obra fruto de pesquisas realizadas no �mbito da P�s- Gradua��o da UFRJ. Trata-se de um trabalho desenvolvido pela Profa. Dra. Renata da Silva de Barcellos, durante est�gio de P�s Doutorado, em L�ngua Portuguesa, sob minha supervis�o, no Programa de P�s-Gradua��o de Letras Vern�culas da Faculdade de Letras da UFRJ, durante parte do ano de 2014 e de 2015.O trabalho tem como objetivo a abordagem da an�lise lingu�stica, a partir das avalia��es externas de provas do Novo ENEM e do SAERJ/SAEB, com foco nas compet�ncias e habilidades em L�ngua portuguesa. Com este novo enfoque, n�o s� docentes que preparam seus alunos para as provas nacionais, como tamb�m todos aqueles interessados na problem�tica das avalia��es poder�o usufruir das an�lises criteriosas, que contribuem para uma maior conscientiza��o a respeito do ensino da leitura e da produ��o textual..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de desenvolvimento


2008 - Atual
O uso das redes sociais no ensino de Português
Descrição: O projeto é uma pesquisa desenvolvida no Colégio Estadual José Leite Lopes - NAVE (Núcleo avançado em educação) com alunos do ensino médio..
Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento.


Outros Projetos


2008 - 2009
O material midiático e o conhecimento de mundo na sala de aula
Descrição: O objetivo do projeto era promover a Interdisciplinaridade e a integração do conteúdo com o conhecimento de mundo. Foram feitas assinaturas de jornais e de revistas..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.


Idiomas


Francês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2018
Embaixadora internacional, Academia virtual de letras, artes e cultura.
2018
Diretora de Concurso, AJEB/RJ.
2018
Diretora cultural, APALA.
2017
Medalha de homenagem especial - X Salão de Artes Plásticas, ABD.
2016
Prêmio Literarte Melhores do Ano - 2016, Literarte - Associação Internacional de Escritores e Artistas, Litterarte.
2016
Medalha de ouro do 1 Concurso de Literatura do Forte de Copacabana, ABD e Centro de Literatura do Forte de Copacabana.
2016
Medalha de ouro em poesia sobre Petrópolis, VI Salão de Artes visuais ABD.
2016
Mérito literário, Museu Conde de Linhares.
2016
Diploma de Doutora Honoris causa, Associação Brasileira de desenho e artes visuais - ABD.
2016
Membro da Academia de Letras de Fortaleza - ALAF, ALAF.
2016
Membro da Academia de Letras e Artes Paranapuã ALAP - cadeira 26 - Raul Pompeia, ALAP.
2016
Membro do Núcleo academico de Letras e Artes de Lisboa, NALAL.
2016
Embassadeur de la Divine Academie Française des Arts letttres et culture, DIVINE.
2016
Diploma destaque em poesia, VII Salão de Artes Plásticas ABD e Museu Naval.
2016
I Concurso de poesia Café com poemas, 1 Antologia poética.
2015
Professores destaque da Unicarioca, Unicarioca.
1999
Curso de especialização em língua francesa-tradução, UERJ.
1999
Curso de atualização em língua francesa: discurso e leitura, UFRJ.


Produções



Produção bibliográfica
Livros publicados/organizados ou edições
1.
BARCELLOS, R. S.. Barcellos: prosa e verso com participação de Lucien Gilbert. 1. ed. Rio de Janeiro: Autografia, 2018. v. 1. 206p .

2.
BARCELLOS, R. S.; luciano viana . Barcellos e Viana: um encontro. 1. ed. Rio de Janeiro: Autografia, 2018. v. 100. 160p .

3.
BARCELLOS, R. S.. Alma dilacerada. 1. ed. Rio de Janeiro: Autografia, 2017. v. 1. 100p .

4.
BARCELLOS, R. S.. Gramática contextualizada. 1. ed. rio de janeiro: autografia, 2016. v. 1. 353p .

5.
BARCELLOS, R. S.. Itens de análise linguística no novo enem e no saerjinho. 1. ed. Rio de Janeiro: autografia, 2016. v. 100. 186p .

6.
BARCELLOS, R. S.. Itens de análise linguística no novo ENEM e no Saerjinho. 1. ed. Rio de Janeiro: Maria Aparecida Lino Pauliukonis (UFRJ), 2015. v. 1. 119p .

Capítulos de livros publicados
1.
BARCELLOS, R. S.; Janini Rosa . A arte de ser mãe. O dom de ser mãe. 1ed.Rio de Janeiro: Helvitia, 2017, v. 1, p. 61-63.

2.
BARCELLOS, R. S.. Tempo. In: Alda Afonso e Izabelle Valadares. (Org.). Palavras sem fronteiras. 1ed.Rio de Janeiro: Litterarte, 2016, v. 1, p. 131-134.

3.
BARCELLOS, R. S.. Texto. In: Janini Rosa. (Org.). Alquimia literária. 1ed.Rio de Janeiro: Helvetia, 2016, v. 1, p. 33-34.

4.
BARCELLOS, R. S.. Novas práticas pedagógicas para o ensino de Língua Portuguesa no Ensino Médio. In: Wania Coutinho Gonzalez. (Org.). Práticas pedagógicas e a educação para além da escola. 1ed.sao paulo: IGLU, 2013, v. 1, p. 59-90.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
BARCELLOS, R. S.. Revista Philologus. COMO É A ABORDAGEM DA GRAMÁTICA NAS PROVAS DA CESPE, Rio de Janeiro, p. 409 - 421, 09 mar. 2016.

2.
BARCELLOS, R. S.. O jornal na aula de Língua Portuguesa. O jornal na sala de aula, r.

3.
BARCELLOS, R. S.. ITENS DE ?ANÁLISE LINGUÍSTICA? NO SAERJINHO: UMA REFLEXÃO. Revista Philologus, Rio de janeiro, p. 570 - 598.

4.
BARCELLOS, R. S.. O USO DAS REDES SOCIAIS NA SALA DE AULA. Revista Philologus, Rio de Janeiro, p. 1 - 10.

5.
BARCELLOS, R. S.. Portal Jornal Sem Fronteira. Literando no teatro, Rio de Janeiro.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
BARCELLOS, R. S.. As influências das práticas avaliativas dos educandos do CEJLL/NAVE. In: XIX CONGRESSO NACIONAL DE LINGUÍSTICA E FILOLOGIIA, 2015, RIO de janeiro. XIX CONGRESSO NACIONAL DE LINGUÍSTICA E FILOLOGIIA, 2015.

2.
BARCELLOS, R. S.. Projetos integrados de Língua Portuguesa. In: XIX CONGRESSO DE LINGUÍSTICA E FILOLOGIA, 2015, RIO DE JANEIRO. XIX CNLF, 2015.

3.
BARCELLOS, R. S.. Itens de análise linguística no Novo Enem. In: XIX CNLF, 2015, RIO DE JANEIRO. XIX CNLF, 2015.

4.
BARCELLOS, R. S.. O uso de tecnologia na aula de Língua Portuguesa. In: XIX CONGRESSO DE LINGUÍSTICA E FILOLOGIA, 2015, RIO DE JANEIRO. XIX CNLF, 2015.

5.
BARCELLOS, R. S.. O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA EM UMA INSTITUIÇÃO TECNOLÓGICA: UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA INTEGRADA. In: VI SIMPÓSIO nacional de estudos filológicos e lingUísticos, 2014, Rio de Janeiro. VI SINEFIL.. Rio de Janeiro: CNFL, 2014. v. I. p. 577-588.

6.
BARCELLOS, R. S.. O USO DAS REDES SOCIAIS NA SALA DE AULA. In: VI SINEFIL, 2014, Rio de Janeiro. VI SIMPÓSIO nacional de estudos filológicos e lingUísticos, 2014.

7.
BARCELLOS, R. S.. O uso de descritores na aula de Língua Portuguesa. In: VIII JNLFLP, 2013, Rio de Janeiro. VIII JNLFLP. Rio de Janeiro: CNFL, 2013. v. I. p. 523-536.

8.
BARCELLOS, R. S.. AS TEORIAS DE LINGUAGEM, AS CONCEPÇÕES DE LÍNGUA E A METODOLOGIA ADOTADA DE ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA. In: XVII CONGRESSO NACIONAL DE, 2013, Rio de Janeiro. Cadernos do CNLF, Vol. XVII, Nº 03. Rio de Janeiro: CNFL, 2013. v. XVII. p. 43-51.

9.
BARCELLOS, R. S.. A produção textual de graduandos. In: CIFEFIL, 2012, Rio de Janeiro. CIFEFIL, 2012.

10.
BARCELLOS, R. S.. O jovem do mundo contemporâneo e as redes sociais. In: XV Congresso Nacional de Linguística e Filologia, 2011, Rio de Janeiro. XV Congresso Nacional de Linguística e Filologia, 2011.

11.
BARCELLOS, R. S.. Ensino reflexivo de Língua Portuguesa na era digital: a importância do CM. In: XV Congresso Nacional de Linguística e Filologia, 2011, Rio de Janeiro. XV Congresso Nacional de Linguística e Filologia, 2011.

12.
BARCELLOS, R. S.. O ensino de Português na era digital. In: XIII Congresso Nacional de Linguística e Filologia, 2009, Rio de Janeiro. Círculo de Estudos Filológicos e Línguísticos, 2009.

13.
BARCELLOS, R. S.. O lugar do conhecimento de mundo na aula de línguas. In: XII Congresso Nacional de Linguística e Filologia, 2008, Rio de Janeiro. Círculo de Estudos Filológicos e Línguísticos, 2009.

14.
BARCELLOS, R. S.. Pontuação. In: XII Congresso Nacional de Linguística e Filologia, 2008, Rio de Janeiro. Círculo de Estudos Filológicos e Línguísticos, 2008.

15.
BARCELLOS, R. S.. Análise de gafes. In: XII Congresso Nacional de Linguística e Filologia, 2008. Círculo de Estudos Filológicos e Línguísticos, 2008.

16.
BARCELLOS, R. S.. O lugar do conhecimento de mundo na aula de línguas.. In: XII Congresso Nacional de Linguística e Filologia, 2008. XII Congresso Nacional de Linguística e Filologia, 2008.

17.
BARCELLOS, R. S.. Desvios cometidos na interação verbal. In: XI Congresso Nacional de Linguística e Filologia, 2007, Rio de Janeiro. Círculo de Estudos Filológicos e Línguísticos, 2007.

18.
BARCELLOS, R. S.. Anúncios publicitários e o ponto de interrogação. In: X Congresso Nacional de Linguística e Filologia, 2006, Rio de Janeiro. Círculo de Estudos Filológicos e Línguísticos, 2006.

19.
BARCELLOS, R. S.. O jornal na aula de Língua Portuguesa. In: X Congresso Nacional de Linguística e Filologia, 2006, Rio de Janeiro. Círculo de Estudos Filológicos e Línguísticos, 2006.

20.
BARCELLOS, R. S.. Discurso e interação. In: IX Congresso Nacional de Linguística e Filologia, 2005, Rio de Janeiro. Círculo de Estudos Filológicos e Línguísticos, 2005.

21.
BARCELLOS, R. S.. Língua e cultura. In: VIII Fórum de Estudos Linguísticos, 2005, Rio de Janeiro. VIII Fórum de Estudos Linguísticos, 2005.

22.
BARCELLOS, R. S.. O ponto de interrogação na publicidade. In: VIII Fórum de Estudos Linguísticos, 2005, Rio de Janeiro. VIII Fórum de Estudos Linguísticos, 2005.

23.
BARCELLOS, R. S.. O desvio e a língua. In: VIII Congresso Nacional de Linguística e Filologia, 2004, Rio de Janeiro. Círculo de Estudos Filológicos e Línguísticos, 2004.

24.
BARCELLOS, R. S.. A intertextualidade e o ensino da língua portuguesa. In: VIII Congresso Nacional de Linguística e Filologia, 2004, Rio de Janeiro. Círculo de Estudos Filológicos e Línguísticos, 2004.

25.
BARCELLOS, R. S.. Os atos de linguagem na aula de FLE. In: VII Congresso Nacional de Linguística e Filologia, 2003, Rio de Janeiro. VII Congresso Nacional de Linguística e Filologia, 2003.

Apresentações de Trabalho
1.
BARCELLOS, R. S.. Prática de leitura e de escrita no CECA / NAVE / UNICARIOCA. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

2.
BARCELLOS, R. S.. Prática de leitura e de escrita. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

3.
BARCELLOS, R. S. ; BARCELLOS, R. S. . Prática de leitura e de escrita no CECA / NAVE / UNICARIOCA. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
BARCELLOS, R. S.. A influência da cultura francesa na brasileira. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
BARCELLOS, R. S. ; BARCELLOS, R. S. . Primeiro Congresso internacional de Literatura Brasileira. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
BARCELLOS, R. S. ; BARCELLOS, R. S. . A literatura brasileira contemporânea. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

7.
BARCELLOS, R. S.. Ligia Fagundes Telles. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
BARCELLOS, R. S.. Caio Fernando de Abreu. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
BARCELLOS, R. S.. A Língua Portuguesa na reforma do Ensino Médio: uma reflexão. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
BARCELLOS, R. S.. Análise de texto midiático. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
BARCELLOS, R. S.. Itens de análise linguística no Novo Enem e no Saerjinho: perspectivas. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

12.
BARCELLOS, R. S.. O ensino de língua portuguesa em uma instituição tecnológica. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

13.
BARCELLOS, R. S.. O Uso das Redes Sociais na Aula de Língua Portuguesa. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

14.
BARCELLOS, R. S.. O Uso das Redes Sociais na sala de aula. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

15.
BARCELLOS, R. S.. AS TEORIAS DE LINGUAGEM, AS CONCEPÇÕES DE LÍNGUA E A METODOLOGIA ADOTADA DE ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

16.
BARCELLOS, R. S.. UMA BREVE TRAJETÓRIA DO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

17.
BARCELLOS, R. S.. A produção textual de graduandos. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

18.
BARCELLOS, R. S.; Barcellos, Fernanda de Melo . Processo avaliativo de Língua Portuguesa na era tecnológica: uma proposta no NAVE. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

19.
BARCELLOS, R. S.. Como estudar e ler?. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

20.
BARCELLOS, R. S.; Barcellos, Fernanda de Melo . Multiculturalismo. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

21.
BARCELLOS, R. S.; Barcellos, Fernanda de Melo . Novo acordo ortográfico. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

22.
BARCELLOS, R. S.. O processo de aquisição da linguagem. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

23.
BARCELLOS, R. S.. A história da avaliação brasileira. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

24.
BARCELLOS, R. S.. Elaborando questões estilo ENEM. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

25.
BARCELLOS, R. S.. Mudanças nas avaliações brasileiras. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

26.
BARCELLOS, R. S.. A produção textual. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

27.
BARCELLOS, R. S.. Desvios cometidos na interação verbal. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

28.
BARCELLOS, R. S.. O ensino de Português na era digital. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

29.
BARCELLOS, R. S.. O uso de recursos tecnológicos na aula de Português. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

30.
BARCELLOS, R. S.. O uso de diversas linguagens na era digital. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

31.
BARCELLOS, R. S.. O uso de diversas linguagens na era digital. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

32.
BARCELLOS, R. S.. Análise de gafes. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

33.
BARCELLOS, R. S.. Pontuação. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

34.
BARCELLOS, R. S.. O lugar do conhecimento de mundo na aula de línguas. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

35.
BARCELLOS, R. S.. Função da pontuação nos textos midiáticos. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

36.
BARCELLOS, R. S.. O que é projeto pedagógico interdisciplinar. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

37.
BARCELLOS, R. S.. Gafe & riso. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

38.
BARCELLOS, R. S.. Qual a reação das pessoas ao "enfiarem o pé na jaca". 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

39.
BARCELLOS, R. S.. Práticas de ensino de LM e LE. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

40.
BARCELLOS, R. S.. Projeto pedagógico interdisciplinar. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

41.
BARCELLOS, R. S.. As múltiplas linguagens e a construção do conhecimento. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

42.
BARCELLOS, R. S.. Anúncios publicitários e o ponto de interrogação. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

43.
BARCELLOS, R. S.. O jornal na aula de Língua Portuguesa. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).

44.
BARCELLOS, R. S.. A dificuldade na aprendizagem. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

45.
BARCELLOS, R. S.. Língua e cultura. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

46.
BARCELLOS, R. S.. O ponto de interrogação na publicidade. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

47.
BARCELLOS, R. S.. Leituras do quotidiano. 2005. (Apresentação de Trabalho/Outra).

48.
BARCELLOS, R. S.. O material midiático na sala de aula. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

49.
BARCELLOS, R. S.. Gafe: um acidente de percurso. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

50.
BARCELLOS, R. S.. O texto da mídia na aula de Liíngua Portuguesa. 2005. (Apresentação de Trabalho/Outra).

51.
BARCELLOS, R. S.. A linguagem icônica e verbal. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

52.
BARCELLOS, R. S.. A mídia e o ensino de LP. 2004. (Apresentação de Trabalho/Outra).

53.
BARCELLOS, R. S.. A negociação na aula de LE. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

54.
BARCELLOS, R. S.. A complexidade do discurso da aula de LE. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

55.
BARCELLOS, R. S.. Os atos de linguagem na aula de FLE. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

56.
BARCELLOS, R. S.. Analyse Du language iconique ET verbal dês bandes dessinées. 2001. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
BARCELLOS, R. S.. Itens de análise linguística no Novo Enem e no Saerjinho: perspectivas 2015 (Ebook).


Produção técnica
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
BARCELLOS, R. S.. Avaliação educacional. 2015. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

2.
BARCELLOS, R. S.. Sala debate. 2015. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

3.
BARCELLOS, R. S.. Avaliação educacional. 2015. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

Redes sociais, websites e blogs
1.
BARCELLOS, R. S.. Programa Encontro Marcado Com A Cultura -BAND RIO e WEB. 2018; Tema: EDUCAÇÃO. (Rede social).

2.
BARCELLOS, R. S.. Aluno alienado, Brasil retardado. 2009; Tema: Aluno alienado, Brasil retardado. (Blog).


Demais tipos de produção técnica
1.
BARCELLOS, R. S.. Produção textual. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
BARCELLOS, R. S.. História da Língua Portuguesa. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).


Produção artística/cultural
Outras produções artísticas/culturais
1.
BARCELLOS, R. S.. Projeto Novo Enem. 2010.

2.
VILELA, F. M. R. ; BARCELLOS, R. S. . Hino do Colégio Estadual José Leite Lopes. 2009.

3.
BARCELLOS, R. S.. Videoconferência - O jornal na sala de aula. 2005.

Demais trabalhos
1.
BARCELLOS, R. S.. Hino do Colégio Estadual José Leite Lopes. 2010 (Hino do colégio) .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
BARCELLOS, R. S.; Patricia Maneschy Duarte.. Participação em banca de Maria Madalena Lourenço Almeida.Cultura popular - folclore brasileiro. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Gama e Souza.

2.
BARCELLOS, R. S.. Participação em banca de Cosme Martins dos Reis.O surgimento da Língua Portuguesa. A contribuição lexical dos povos habitantes e invasores da Península Ibérica. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Faculdade Gamna e Souza.

3.
BARCELLOS, R. S.. Participação em banca de Glaucea NepomucenoMoraes.Dificulades de aprendizagem na Língua Portuguesa. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Faculdade Gama e Souza.

4.
BARCELLOS, R. S.. Participação em banca de Daniella Souza.Etimologia dos homônimos perfeitos um estudo de casos. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Faculdade Gama e Sousa.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
4 Concurso Literário da ABRAMMIL.Diploma de participação. 2016. (Outra).

2.
Intercambio cultural lusófono.Intercambio cultural lusófono. 2016. (Encontro).

3.
As literaturas africanas e seus contadores de história. 2014. (Outra).

4.
Canais literários (Youtube): uma nova forma de estímulo à leitura. 2014. (Oficina).

5.
Curso básico sobre ferramentas do Google para a educação. 2014. (Encontro).

6.
Pensar hoje I e II. 2014. (Outra).

7.
VI Simpósio Nacional de estudos filológicos e linguísticos.O ensino de Língua Portuguesa em uma instituição tecnológica. 2014. (Simpósio).

8.
A alfabetização nas cidades. 2013. (Encontro).

9.
Ciclo de conferências "Entre a gramática e a linguística". 2013. (Outra).

10.
Letramento e Alfabetização numa perspectiva etnográfica. 2013. (Outra).

11.
XI FELIN.O ensino da Literatura na era tecnológica. 2012. (Outra).

12.
XI FELIN. 2012. (Outra).

13.
Curso: A palavra como limite: uma introdução à leitura. 2011. (Outra).

14.
Curso de extensão: Capacitação de professores para EAD. 2009. (Outra).

15.
Jovens em rede. 2009. (Encontro).

16.
Tecnologia: um manual para os novos tempos. 2009. (Encontro).

17.
Treinamento: Lousa HetchBoard. 2009. (Outra).

18.
Minicurso: A história da gramática no Brasil - XI Congresso Nacional de Linguística e Filologia. 2007. (Outra).

19.
III Encontro de professores de Francês da Rede Pública de ensino. 2004. (Encontro).

20.
Minicurso: L' analyse du discours en interaction: la notion de négociation conversationnelle. 2004. (Outra).

21.
Curso de extensão: Língua Portuguesa e seu ensino. 2003. (Outra).

22.
Língua Portuguesa e Linguística. 2003. (Simpósio).

23.
Minicurso: Discurso e interação. 2003. (Outra).

24.
Capacitação: Contextualizando as grandes áreas do conhecimento. 2001. (Outra).

25.
Stage d' été de perfectionnement pour professeur de FLE. 2001. (Outra).

26.
Curso: Sociolinguística: discurso, cultura e interação. 2000. (Outra).

27.
Minicurso: O estatuto da Linguística como ciência. 2000. (Outra).

28.
Minicurso: Processos linguísticos de construção de sentido. 2000. (Outra).

29.
Comprendre, interpreter et produire en Français Langue Etrangere. 1999. (Seminário).

30.
Curso de Português para concurso. Universidade Estácio de Sá. 1999. (Outra).

31.
Curso de Tradução do Francês para o Português. 1999. (Outra).

32.
Seminário de Língua Francesa. Aliança Francesa. 1999. (Seminário).

33.
Teorias da leitura. 1999. (Outra).

34.
Curso de Língua Portuguesa. 1998. (Outra).

35.
Estágio de Francês. Paris Langues. 1998. (Outra).

36.
Estágio pedagógico. 1997. (Outra).

37.
Minicurso: Texto e criatividade nas aulas de Língua Portuguesa. 1996. (Outra).

38.
Minicurso: Tradução e prática. 1995. (Outra).

39.
Oficina - Preparação de trabalhos de conclusão de curso. 1995. (Oficina).

40.
III Jornada de Letras. UFF. 1994. (Outra).

41.
Minicurso: Sociolingüística. 1994. (Outra).

42.
Oficina - Língua de Sinais. 1994. (Oficina).

43.
Seminário de Português. 1994. (Seminário).

44.
III Jornada em Educação Especial. 1993. (Outra).

45.
III Jornada sobre Educação Popular. 1993. (Outra).

46.
II Jornada em Educação Especial. 1992. (Outra).

47.
I Jornada em Educação Popula. 1992. (Outra).

48.
O Construtivismo. 1992. (Outra).

49.
Programa de Alfabetização e leitura. 1992. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
BARCELLOS, R. S.; Barcellos, Fernanda de Melo ; Tchello d' barros . Projeto Cultura Plural. 2018. (Outro).

2.
BARCELLOS, R. S.. XI Jornada Nacional de Linguística e Filologia da Língua Portuguesa. 2016. (Outro).

3.
BARCELLOS, R. S.. Semana de Letras. 2011. (Outro).

4.
BARCELLOS, R. S.; Barcellos, Fernanda de Melo . Projeto Escola Modelo. 2011. (Outro).

5.
BARCELLOS, R. S.. E/LE: o conceito de intertextualidade e a elaboração de compreensão leitora. 2005. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Cosme Martins dos Reis. O surgimento da Língua Portuguesa. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Faculdade Gama e Souza. Orientador: Renata da Silva de Barcellos.

2.
Fernanda Michael. Quando a leitura e a escrita é um problema refletindo sobre o ensino de Língua Portuguesa e dislexia. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Faculdade Gama e Sousa. Orientador: Renata da Silva de Barcellos.

3.
Bruna. A importância da fala e da escrita. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Faculdade Gama e Sousa. Orientador: Renata da Silva de Barcellos.



Inovação



Projetos de pesquisa


Educação e Popularização de C & T



Textos em jornais de notícias/revistas
1.
BARCELLOS, R. S.. Portal Jornal Sem Fronteira. Literando no teatro, Rio de Janeiro.


Apresentações de Trabalho
1.
BARCELLOS, R. S.. AS TEORIAS DE LINGUAGEM, AS CONCEPÇÕES DE LÍNGUA E A METODOLOGIA ADOTADA DE ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

2.
BARCELLOS, R. S.. Itens de análise linguística no Novo Enem e no Saerjinho: perspectivas. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).


Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
BARCELLOS, R. S.. Avaliação educacional. 2015. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

2.
BARCELLOS, R. S.. Avaliação educacional. 2015. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).


Redes sociais, websites e blogs
1.
BARCELLOS, R. S.. Aluno alienado, Brasil retardado. 2009; Tema: Aluno alienado, Brasil retardado. (Blog).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 10/12/2018 às 9:42:11