Gabriel Sperandio Milan
Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2
- Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1063672354605352
- Última atualização do currículo em 06/02/2019
FORMAÇÃO: Pós-Doutor em Administração na área de Marketing pela UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2016). Doutor em Engenharia de Produção na área de Sistemas de Qualidade pela UFRGS (2006). Mestre em Engenharia de Produção na área de Qualidade e Gerência de Serviços pela UFRGS (2000). Especialista em Planejamento Econômico: Gestão Econômica da Empresa pela UCS - Universidade de Caxias do Sul (1998). Especialista em Administração de Marketing pela UCS (1996). Bacharel em Administração de Empresas pela UCS (1994). ATUAÇÃO ACADÊMICA: Bolsista de Produtividade em Pesquisa pelo CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Coordenador do GPEM - Grupo de Pesquisa em Estratégia e Mercado (cadastrado junto ao CNPq). Avaliador para Agências de Fomento (CAPES, CNPq e FAPERGS). Professor e pesquisador no CESF - Centro de Ensino Superior Cenecista de Farroupilha (atual Faculdade CNEC Farroupilha). PRODUÇÃO CIENTÍFICA: 187 artigos publicados em periódicos (ou revistas nacionais e internacionais). 170 artigos completos, 10 resumos expandidos e 15 resumos publicados em anais de congressos. 05 livros organizados e 28 capítulos de livros publicados. ORIENTAÇÕES CONCLUÍDAS: 923 orientações concluídas, sendo: 01 de Apoio Técnico em nível superior (AP-NS), 25 de Iniciação Científica, 326 de Graduação, 530 de Pós-Graduação Lato Sensu (Especializações e MBAs), 21 de Mestrado, 06 de Doutorado, 02 de Pós-Doutorado Voluntário e 12 de Estágio Docência. PARTICIPAÇÃO EM BANCAS: 323 participações em Bancas, sendo: 243 em Graduação, 22 em Qualificações de Mestrado, 47 de Mestrado, 07 Qualificações de Doutorado e 04 de Doutorado. OUTRAS INFORMAÇÕES: Associado ao CRA RS - Conselho Regional de Administração do Estado do Rio Grande do Sul, à AANERGS - Associação dos Administradores da Região Nordeste do Rio Grande do Sul e à ANPAD - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração. Ex-Editor Científico (de 12/2017 a 10/2018) e Ex-Editor Chefe (de 10/2018 a 12/2018) da RBGI - Revista Brasileira de Gestão e Inovação. Experiência na área de Administração, com ênfase em Estratégia Corporativa, Estratégias de Marketing, Marketing de Relacionamento, Retenção e Lealdade de Clientes e Comportamento do Consumidor. Publicações internacionais em periódicos como, por exemplo: Journal of Relationship Marketing, Journal of Marketing Communications, Journal of Retailing and Consumer Services, Benchmarking: An International Journal, Environmental Quality Management e International Journal of Quality and Service Sciences. ATUAÇÃO NO MERCADO PROFISSIONAL: Diretor Presidente do SAMAE - Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Caxias do Sul (RS). Consultor de empresas nas áreas de estratégia e mercado há mais de 20 anos. PRINCIPAIS PRÊMIOS: Ganhador dos Prêmios Mérito em Administração no Setor de Ensino, em 2010, concedido pelo CRA RS, e Pesquisador Gaúcho, em 2013, concedido pela FAPERGS. CRA RS: 32.661 (Texto informado pelo autor)
Identificação
Endereço
Rua: 14 de Julho, 339
Centro
93900000 - Farroupilha, RS - Brasil
Telefone: (54) 32682288
URL da Homepage: http://faculdadefarroupilha.cnec.br/
Formação acadêmica/titulação
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
Título: A Prática do Marketing de Relacionamento e a Retenção de Clientes: Um Estudo Aplicado em um Ambiente de Serviços, Ano de obtenção: 2006.
Orientador:

Palavras-chave: Marketing de Relacionamento; Serviços; Retenção de Clientes; Modelagem de Equações Estruturais.
Grande área: Engenharias
Grande Área: Engenharias / Área: Engenharia de Produção.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
Título: A Estratégia de Retenção de Clientes e o Estabelecimento de Relacionamentos como Vantagem Competitiva: Um Plano de Ações Aplicado a uma Empresa de Medicina de Grupo, Ano de Obtenção: 2002.
Orientador: Dra Carla Schwengber ten Caten.
Palavras-chave: Serviços; Retenção de Clientes; Relacionamentos; Medicina de Grupo.
Grande área: Engenharias
Grande Área: Engenharias / Área: Engenharia de Produção / Subárea: Engenharia de Produção.
Setores de atividade: Políticas, Planejamento e Gestão em Saúde.
Universidade de Caxias do Sul, UCS, Brasil.
Universidade de Caxias do Sul, UCS, Brasil.
Universidade de Caxias do Sul, UCS, Brasil.
Título: Planejamento de Vendas.
Orientador: Júlio Paulo Duso.
Pós-doutorado
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Empresas / Especialidade: Mercadologia.
Formação Complementar
Universidade de Caxias do Sul, UCS, Brasil.
Universidade de Caxias do Sul, UCS, Brasil.
Universidade de Caxias do Sul, UCS, Brasil.
Universidade de Caxias do Sul, UCS, Brasil.
Universidade de Caxias do Sul, UCS, Brasil.
Universidade de Caxias do Sul, UCS, Brasil.
Universidade de Caxias do Sul, UCS, Brasil.
Universidade de Caxias do Sul, UCS, Brasil.
Universidade de Caxias do Sul, UCS, Brasil.
Universidade de Caxias do Sul, UCS, Brasil.
Universidade de Caxias do Sul, UCS, Brasil.
Universidade de Caxias do Sul, UCS, Brasil.
Universidade de Caxias do Sul, UCS, Brasil.
Universidade de Caxias do Sul, UCS, Brasil.
Universidade de Caxias do Sul, UCS, Brasil.
Associação dos Administradores da Região Nordeste do Rio Grande do Sul, AANERGS, Brasil.
Associação dos Administradores da Região Nordeste do Rio Grande do Sul, AANERGS, Brasil.
Universidade de Caxias do Sul, UCS, Brasil.
Universidade de Caxias do Sul, UCS, Brasil.
Fundação Getúlio Vargas / Escola de Administração de Empresas de São Paulo, FGV / EAESP, Brasil.
Universidade de Caxias do Sul, UCS, Brasil.
Universidade de Caxias do Sul, UCS, Brasil.
Universidade de Caxias do Sul, UCS, Brasil.
Universidade de Caxias do Sul, UCS, Brasil.
Universidade de Caxias do Sul, UCS, Brasil.
Universidade de Caxias do Sul, UCS, Brasil.
Universidade de Caxias do Sul, UCS, Brasil.
Universidade de Caxias do Sul, UCS, Brasil.
Universidade de Caxias do Sul, UCS, Brasil.
Escola de Idiomas Caxias Ltda. (MINSKY), MINSKY, Brasil.
Instituto de Idiomas Yázigi S.C., YÁZIGI, Brasil.
Atuação Profissional
Assessor Administrativo.
Coordenação de Curso
Participação na Comissão de Vestibular.
Apresentação e defesa do Projeto Pedagógico do Curso de Graduação em Administração com Habilitação Gestão em Serviços junto à Comissão do MEC (Portaria 3495 de 24/11/2003).
Consultor.
Estratégias Empresariais
Pesquisa Mercadológica
Arquitetura Organizacional
Produção Mais Limpa e Gestão Ambiental
Logística Empresarial
Membro do Colegiado do Curso de Bacharelado em Administração.
Membro do Núcleo Docente Estruturante do Curso de Bacharelado em Administração.
Membro do Colegiado do Curso Superior de Tecnologia em Processos Gerenciais.
Membro do Colegiado do Curso de Bacharelado em Engenharia de Produção.
Membro do Colegiado do Curso de Bacharelado em Engenharia Civil.
Membro do Núcleo Docente Estruturante do Curso de Bacharelado em Engenharia Civil.
Membro do Núcleo Docente Estruturante do Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos.
Membro do Núcleo Docente Estruturante do Curso Superior de Tecnologia em Processos Gerenciais.
Membro do Núcleo Docente Estruturante do Curso de Bacharelado em Engenharia de Produção.
Orientação de Estágio III na Área de Marketing e de Produção
Estratégias de Marketing
Curso Preparatório ao ENADE - Exame Nacional de Desempenho de Estudantes 2018.
Coordenação Pedagógica de curso de Especialização (Gestão Empresarial - 6ª edição).
Orientação de Estágio II na Área de Marketing e de Produção
Projeto Aplicativo
Sistemas de Compras, Vendas e Negociação
Logística Empresarial
T.C.C.: Artigo Científico
Metodologia da Pesquisa
Logística Empresarial
Orientação de Estágio III na Área de Marketing
Projeto Aplicativo
Gestão Mercadológica
Planejamento Estratégico
Coordenação de curso de Especialização (Marketing Estratégico - 8ª edição).
Relação entre Economia, Aspectos Jurídicos e Desenvolvimento Econômico.
Inovação e Empreendedorismo.
Orientação de Estágio II na Área de Marketing
Fundamentos da Logística
Projeto Aplicativo (Turma 1)
Projeto Aplicativo (Turma 2)
O Consumo e o Comportamento do Consumidor.
T.C.C.: Artigo Científico
Fundamentos da Qualidade
Alta Performance em Liderança e Gestão de Equipes.
Metodologia da Pesquisa
Alta Performance em Liderança e Gestão de Equipes.
Orientação de Estágio III na Área de Marketing
Metodologia e Pesquisa Científica
Projeto Aplicativo (Turma 1)
Projeto Aplicativo (Turma 2)
Marketing de Relacionamento
Coordenação Pedagógica de curso de Especialização (Gestão Empresarial - 5ª edição).
Arquitetura Organizacional e Competitividade.
Administração de Vendas
Alta Performance em Liderança e Gestão de Equipes.
Alta Performance em Liderança e Gestão de Equipes.
Orientação de Estágio II na Área de Marketing
Orientação de Estágio III na Área de Marketing
Inovação e Empreendedorismo.
Palestra: A Importância da Pós-Graduação na Formação Continuada dos Profissionais da Área de Marketing.
T.C.C.: Artigo Científico
Metodologia da Pesquisa
Orientação de Estágio III na Área de Novos Negócios
Orientação de Estágio II na Área de Marketing
Orientação de Estágio III na Área de Marketing
Planejamento Estratégico
Coordenação de curso de Especialização (Marketing Estratégico - 7ª edição).
Orientação de Estágio II na Área de Marketing
Orientação de Estágio III na Área de Marketing
Orientação de Estágio II na Área de Novos Negócios
TCC: Artigo Científico
Metodologia da Pesquisa
Fundamentos da Qualidade
Orientação de Estágio III na Área de Marketing
Orientação de Estágio II na Área de Marketing
Orientação de Estágio III na Área de Novos Negócios
Marketing de Relacionamento
Coordenação Pedagógica de curso de Especialização (Gestão Empresarial - 4ª edição).
Organização e mediação da palestra: Estratégia Comercial e Inteligência de Mercado - Palestrante: Luiz Antonio Moroni - Diretor da empresa Grendene S/A..
Organização e mediação da palestra: O Papel do CFO (Chief Financial Officer) e do CMO (Chief Marketing Officer) em Organizações Modernas - Palestrante: Edeni Malta da Silva - Diretor das empresas Crediare S/A. e Lojas Colombo S/A..
Administração de Vendas
Orientação de Estágio II na Área de Marketing
Direito, Administração e Desenvolvimento Econômico
Orientação Metodológica para o T.C.C.
Planejamento Estratégico
Orientação de Estágio III na Área de Marketing
Coordenação de curso de Especialização (Marketing Estratégico - 6ª edição).
Elaboração de Projetos
Fundamentos da Qualidade
Orientação de Estágio II na Área de Marketing
Orientação Metodológica para o T.C.C.
Marketing de Relacionamento
Marketing de Relacionamento
Orientação de Estágio III na Área de Marketing
Coordenação Pedagógica de curso de Especialização (Gestão Empresarial - 3ª edição).
Administração de Vendas
Orientação de Estágio II na Área de Marketing
Orientação Metodológica para o T.C.C.
Planejamento Estratégico
Orientação de Estágio III na Área de Marketing
Coordenação de curso de Especialização (Marketing Estratégico - 5ª edição).
Orientação de Estágio II na Área de Marketing
Marketing de Relacionamento
Fundamentos da Qualidade
Orientação Metodológica para o T.C.C.
Orientação de Estágio III na Área de Marketing
Administração de Vendas
Orientação de Estágio II na Área de Marketing
Orientação de Estágio III na Área de Marketing
Coordenação de Curso de Especialização (Marketing Estratégico - 4ª edição).
Coordenação Pedagógica de curso de Especialização (Gestão da Produção - 2ª edição).
Orientação de Estágio II na Área de Marketing
Metodologia da Pesquisa
Orientação Metodológica para o T.C.C.
Marketing de Serviços
Administração Mercadológica I
Orientação de Estágio III na Área de Marketing
Marketing de Relacionamento
Coordenação Pedagógica de curso de Especialização (Gestão Empresarial - 2ª edição).
Logística: Estratégia e Operações
Orientação Metodológica para o T.C.C.
Administração Mercadológica I
Orientação de Estágio II na Área de Marketing
Orientação de Estágio III na Área de Marketing
Administração Mercadológica I
Coordenação de curso de Especialização (Marketing Estratégico - 3ª edição).
Planejamento Estratégico
Administração de Serviços
Empreendedorismo
Administração Mercadológica I
Administração Mercadológica II
Orientação de Estágio II na Área de Marketing
Administração de Serviços
Fundamentos da Qualidade
Orientação Metodológica para o T.C.C.
Administração Mercadológica II
Administração Mercadológica I
Administração de Serviços
Orientação de Estágio III na Área de Marketing
Marketing de Serviços
Coordenação Pedagógica de curso de Especialização (Gestão Empresarial - 1ª edição).
Orientação de Estágio II na Área de Marketing
Administração Mercadológica I
Orientação Metodológica para o T.C.C.
Administração de Serviços
Administração Mercadológica II
Administração Mercadológica I
Administração de Serviços
Orientação de Estágio III na Área de Marketing
Orientação Metodológica para o T.C.C.
Coordenação de curso de Especialização (Marketing Estratégico - 2ª edição).
Planejamento Estratégico
Administração Mercadológica II
Administração de Serviços
Orientação de Estágio II na Área de Marketing
Fundamentos da Qualidade
Orientação Metodológica para o T.C.C.
Administração de Serviços
Orientação de Estágio III na Área de Marketing
Administração Mercadológica I
Marketing de Serviços
Coordenação Pedagógica de curso de Especialização (Gestão da Produção - 1ª edição).
Logística: Estratégia e Operações
Orientação de Estágio II na Área de Marketing
Administração Mercadológica II
Orientação Metodológica para o T.C.C.
Administração de Serviços
Administração de Serviços
Orientação de Estágio III na Área de Marketing
Coordenação de curso de Especialização (Marketing Estratégico - 1ª edição).
Orientação de Estágio II na Área de Marketing
Administração Mercadológica II
Orientação de Estágio III na Área de Marketing
Administração Mercadológica I
Marketing de Serviços
Orientação de Estágio II na Área de Marketing
Administração Mercadológica II
Elaboração e implementação da disciplina Administração de Serviços para o curso de Administração de Empresas.
Orientação de Estágio III na Área de Marketing
Administração Mercadológica I
Orientação de Estágio II na Área de Marketing
Administração Mercadológica II
Orientação de Estágio III na Área de Marketing
Administração Mercadológica II
Orientação de Estágio II na Área de Marketing
Administração Mercadológica II
Administração de Marketing (Administração Mercadológica I)
Políticas de Marketing (Administração Mercadológica II)
Sócio-Gerente.
Administração e Marketing de Serviços
Planejamento Estratégico de Marketing
Planejamento Estratégico de Marketing
Planejamento Estratégico de Marketing
Planejamento Estratégico de Marketing
Gestão de Relacionamento com o Mercado
Marketing de Relacionamento
Marketing Estratégico
Comportamento do Consumidor
Marketing de Relacionamento
Marketing de Relacionamento
Inteligência Estratégica e Marketing Estratégico
Planejamento Estratégico de Marketing
Planejamento em Marketing
Inteligência Estratégica e Marketing Estratégico
Marketing de Relacionamento
Métodos e Técnicas de Pesquisa II
Oficina de Produção Textual
Marketing de Relacionamento
Marketing de Relacionamento e CRM
Métodos e Técnicas de Pesquisa II
Oficina de Produção Textual
Planejamento em Marketing
Marketing de Relacionamento
Planejamento em Marketing
Métodos e Técnicas de Pesquisa I
Métodos e Técnicas de Pesquisa I
Marketing de Relacionamento
Planejamento em Marketing
Gestão dos Canais de Distribuição
Marketing de Relacionamento
Marketing de Relacionamento
Marketing de Relacionamento e CRM
Marketing Estratégico
Marketing de Serviços
Marketing de Relacionamento e CRM
Gestão Estratégica de Marketing de Relacionamento
Estratégias de Posicionamento de Marca
Marketing de Relacionamento e CRM
Marketing Estratégico Aplicado à Logística
Estratégias de Posicionamento de Marca
Marketing de Relacionamento e CRM
Marketing Estratégico e SIM - Sistemas de Informações em Marketing
Fundamentos de Marketing e Estratégias Competitivas
Estratégias de Posicionamento de Marca
Marketing de Relacionamento
Marketing Estratégico Aplicado à Logística
Estratégias de Posicionamento de Marca
Marketing Estratégico
Fundamentos de Marketing e Estratégias Competitivas
Módulo: Marketing - Curso de Gestão Estratégica de Negócios - Rede de Distribuidores Randon - 32 h/a.
Estratégia de Posicionamento de Marca
Marketing e Mercado em Serviços de Saúde
Marketing e Mercado em Serviços de Saúde
Marketing e Mercado em Serviços de Saúde
Gestão da Inovação e Empreendedorismo
Assessor Administrativo.
Implementação e acompanhamento do Departamento de Pós-Vendas.
Metodologia Científica
Metodologia Científica
Metodologia Científica
Prática do Marketing de Relacionamento: Antecedentes e Consequentes Desejados.
Marketing
Representante Docente na Categoria Adjunto, como Suplente, no CONSUNI - Conselho Universitário.
Membro do Colegiado do Curso Doutorado em Administração em Associação Ampla entre a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e a Universidade de Caxias do Sul.
Presidente da Comissão de Bolsas do Programa de Pós-Graduação em Administração.
Presidente da Comissão de Seleção de Alunos do Mestrado e do Doutorado do PPGA - Programa de Pós-Graduação em Administração.
Coordenador do PPGA - Programa de Pós-Graduação em Administração (Mestrado e Doutorado em Administração).
Membro do NDE - Núcleo Docente Estruturante do Curso Superior de Tecnologia em Marketing, do Centro de Ciências da Administração, do Campus Sede.
Membro do Núcleo Docente Estruturante do Curso de Bacharelado em Administração (Graduação), do Centro de Ciências da Administração, do Campus Sede.
Membro do Comitê Interno PROBIC / FAPERGS - Área de Ciências Humanas e Sociais.
Membro do Comitê Interno PIBIC / CNPq - Área de Ciências Humanas e Sociais.
Integrante de Comissão Especial do PPGA - Programa de Pós-Graduação em Administração para Atualizações no Regulamento do Programa.
Integrante de Comissão Especial do PPGA.
Professor Permanente, Orientador e Pesquisador do PPGA - Programa de Pós-Graduação em Administração
Professor permanente, orientador e pesquisador do PPGA - Programa de Pós-Graduação em Administração.
Metodologia de Pesquisa
Estratégias Organizacionais
Metodologia de Pesquisa
Palestra (Campus Universitário de Nova Prata): A Inovação e sua Relação com o Desenvolvimento Econômico e Social.
Seminário: A Construção de Artigos Científicos
Inteligência Estratégica e Competitiva
A Pesquisa como Caminho Didático e Investigativo.
Trabalho de Conclusão de Curso II (Administração Mercadológica)
Marketing II
Inteligência Estratégica e Competitiva
Estratégias de Posicionamento de Marca
Metodologia de Pesquisa
Marketing de Relacionamento
Estudos Avançados em Estratégia e Mercado
Qualidade em Serviços
Metodologia de Pesquisa
Qualidade em Serviços
Trabalho de Conclusão de Curso II (Administração Mercadológica)
Marketing I
Seminário: A Construção de Artigos Científicos
Vendas: Definição, Elementos e Processo
Trabalho de Conclusão de Curso II (Administração Mercadológica)
Trabalho de Conclusão de Curso I (Tópicos Especiais)
Marketing II
Marketing de Relacionamento
Marketing I
Trabalho de Conclusão de Curso II (Administração Mercadológica)
Metodologia da Pesquisa
Minicurso: Elaboração de Artigos Científicos junto ao XI SIPAD - Seminário Interinstitucional de Pesquisa em Administração, sediado na UCS - Universidade de Caxias do Sul.
Marketing de Relacionamento
Estratégias Empresariais
Seminário: A Construção de Artigos Científicos
Administração de Serviços
Logística: Estratégia e Operações Enxutas
Estudos Avançados em Estratégia e Mercado
Gestão de Serviços
Metodologia de Pesquisa
Seminário: A Construção de Artigos Científicos
Administração de Serviços
Gestão de Serviços
Trabalho de Conclusão de Curso II (Administração Mercadológica)
Administração de Serviços
Metodologia da Pesquisa
Seminário: A Construção de Artigos Científicos
Palesta: Economia Comportamental Operante Aplicada ao Marketing juntamente com o Prof. Dr. Rafael Barreiros Porto (UnB).
Metodologia de Pesquisa
Vendas: Definição, Elementos e Processo
Metodologia de Pesquisa
Palestra para a CDL - Câmara de Dirigentes Logistas de Caxias do Sul (RS): Fidelização e Relacionamento com Clientes.
Metodologia de Pesquisa
Estratégias de Posicionamento de Marca
Trabalho de Conclusão de Curso II (Administração Mercadológica)
Marketing de Relacionamento
Metodologia de Pesquisa
Metodologia da Pesquisa
Seminário: A Construção de Artigos Científicos
Metodologia da Pesquisa
Metodologia da Pesquisa
Administração de Serviços
Marketing de Relacionamento
Minicurso: Elaboração de Artigos Científicos.
Trabalho de Conclusão de Curso II (Administração Mercadológica)
Metodologia da Pesquisa
Seminário: A Construção de Artigos Científicos
Vendas: Definição, Elementos e Processo
Logística: Estratégia e Operações
Trabalho de Conclusão de Curso II (Administração Mercadológica)
Trabalho de Conclusão de Curso II (Administração Mercadológica)
Marketing de Relacionamento
Marketing de Relacionamento
Seminário: A Construção de Artigos Científicos
Metodologia da Pesquisa
Metodologia da Pesquisa
Membro Efetivo do Colegiado do Curso de Mestrado em Administração.
Administração de Serviços
Metodologia de Pesquisa em Gestão de Pessoas
Metodologia da Pesquisa
Administração de Serviços
Trabalho de Conclusão de Curso II (Administração Mercadológica)
Trabalho de Conclusão de Curso II (Administração Mercadológica)
Administração de Serviços
Metodologia da Pesquisa
Minicurso: Elaboração de Artigos Científicos.
Módulo: Marketing (24h) para curso in Company (Unicasa / Dell'Anno) de Capacitação em Gestão Estratégica de Negócios - Turma 2.
Seminário: A Construção de Artigos Científicos
Módulo: Marketing (24h) para curso in Company (Unicasa / Dell'Anno) de Capacitação em Gestão Estratégica de Negócios - Turma 1.
O Comportamento do Consumidor e Estratégias de Marketing em Serviços da Saúde
Metodologia da Pesquisa
Metodologia da Pesquisa
Metodologia da Pesquisa
Estratégias de Posicionamento de Marca
Trabalho de Conclusão de Curso II (Administração Mercadológica)
Administração de Serviços
Metodologia da Pesquisa
Logística: Estratégia e Operações
Metodologia da Pesquisa
Marketing de Relacionamento
Vendas: Definição, Elementos e Processo
Metodologia da Pesquisa
Metodologia da Pesquisa
Políticas de Marketing
Marketing de Relacionamento
Logística: Estratégia e Operações
Módulo: Marketing (24h) para curso in Company (Unicasa / Dell'Anno) de Capacitação em Gestão Estratégica de Negócios - Turma 2.
Módulo: Marketing (24h) para curso in Company (Unicasa / Dell'Anno) de Capacitação em Gestão Estratégica de Negócios - Turma 1.
Metodologia da Pesquisa
Logística: Estratégia e Operações
Trabalho de Conclusão de Curso II (Administração Mercadológica)
Administração de Serviços
O Comportamento do Consumidor e Estratégias de Marketing em Serviços da Saúde
Metodologia de Pesquisa em Gestão de Pessoas
Marketing de Relacionamento
Metodologia da Pesquisa
Módulo: Marketing (24h) para o curso Gestor Master (Guerra S/A. e UNIGUE).
Metodologia da Pesquisa
Metodologia da Pesquisa
Módulo: Gestão Estratégica de Serviços (16h) para o curso Gestor Master (Guerra S/A. e UNIGUE).
Administração de Serviços
Trabalho de Conclusão de Curso II (Administração Mercadológica)
Marketing de Relacionamento
Minicurso: Estratégias de Construção de Artigos Científicos no VI SIPAD (UCS).
Marketing de Relacionamento
Consumo e Comportamento do Consumidor
Metodologia da Pesquisa
Vendas: Definição, Elementos e Processo
Apresentação do painel A Configuração da Imagem de um Shopping Center na Percepção de Consumidores Locais, como resultado de Projeto de Pesquisa financiado pelo CNPq (apresentação: Gabriel Sperandio Milan e Francieli Montanari Gasparin), dentro da pr.
O Comportamento do Consumidor e Estratégias de Marketing em Serviços da Saúde
Logística: Estratégia e Operações
O Comportamento do Consumidor e Estratégias de Marketing em Serviços da Saúde
Orientação de Estágio III ? Área: Mercadológica (manhã)
Orientação de Estágio III ? Área: Mercadológica (vespertino)
Administração de Serviços
Metodologia da Pesquisa
Metodologia da Pesquisa
Metodologia da Pesquisa
Administração de Serviços
Orientação de Estágio III - Área: Mercadológica
Marketing de Relacionamento
O Processo e o Projeto em Serviços
Orientação ao Trabalho de Conclusão de Curso
Metodologia da Pesquisa
Orientação Metodológica para o T.C.C.
Metodologia da Pesquisa
Metodologia da Pesquisa em Gestão de Pessoas
O Processo de Desenvolvimento de Novos Produtos na Perspectiva Mercadológica
Metodologia da Pesquisa
Logística: Estratégia e Operações
Marketing de Relacionamento
Orientação de Estágio III - Área: Mercadológica
Membro do Colegiado de Pós-Graduação Lato Sensu.
Metodologia da Pesquisa
Metodologia da Pesquisa
Gestão de Serviços
Metodologia da Pesquisa Científica
O Processo e o Projeto em Serviços
O Comportamento do Consumidor e Estratégias de Marketing em Serviços da Saúde
Palestra para o Grupo Voges: O Papel dos Líderes em Tempos Difíceis.
Metodologia de Pesquisa em Gestão de Pessoas
Orientação de Estágio III - Área: Mercadológica
Marketing de Relacionamento
Estratégias de Marketing e Comunicação com o Mercado
Metodologia da Pesquisa
Marketing de Relacionamento
Marketing de Relacionamento
Logística: Estratégia e Operações
Coordenação Pedagógica de curso de Especialização (Gestão da Produção - 1ª edição).
Coordenação de curso de Especialização (Administração Estratégica de Serviços - 5ª edição).
Coordenação Pedagógica de curso de Especialização (Planejamento e Gestão de Vendas - 1ª edição).
Metodologia de Pesquisa em Gestão de Pessoas
Metodologia da Pesquisa
Metodologia de Pesquisa em Gestão de Pessoas
Vendas: Definição, Elementos e Processo
Administração de Serviços
Orientação de Estágio III - Área: Mercadológica
Metodologia da Pesquisa em Marketing
Metodologia da Pesquisa
Metodologia da Pesquisa
0 Processo e o Projeto em Serviços
Serviços Aplicados à Logística
Aula Inaugural do Curso de Administração (Carga horária: 3 horas).
O Processo de Desenvolvimento de Novos Produtos na Perspectiva Mercadológica
Orientação de Estágio III - Área: Mercadológica
Administração de Serviços
Metodologia da Pesquisa
Metodologia da Pesquisa
Coordenação de curso de Especialização (Administração Estratégica de Serviços - 4ª edição).
Marketing de Relacionamento
Coordenação do MBA Executivo In Company em Gestão de Negócios - Medabil Sistemas Construtivos S.A..
Logística: Estratégia e Operações
Vendas: Definição, Elementos e Processo
Orientação de Estágio III - Área: Mercadológica
Metodologia da Pesquisa em Marketing
Marketing de Relacionamento
Orientação Metodológica ao T.C.C.
Metodologia de Pesquisa em Gestão de Pessoas
O Processo e o Projeto em Serviços
Orientação Metodológica para o T.C.C.
Logística e Competitividade
Metodologia da Pesquisa
Orientação para o T.C.C.
Orientação de Estágio III - Área: Mercadológica
Coordenação do curso MBA em Gestão Estratégica da Produção - 2ª Edição.
Metodologia da Pesquisa
Logística: Estratégia e Operações
Marketing de Relacionamento
Orientação Metodológica para o T.C.C.
Coordenação de curso de Especialização (Administração Estratégica de Serviços - 3ª edição).
Diretrizes e Planejamento Empresarial (Vespertino)
Orientação de Estágio III - Área: Mercadológica
Metodologia da Pesquisa em Marketing
Orientação Metodológica para o T.C.C.
O Processo e o Projeto em Serviços
Orientação Metodológica para o T.C.C.
Marketing de Serviços
Diretrizes e Planejamento Empresarial (Vespertino)
Diretrizes e Planejamento Empresarial
Marketing de Relacionamento
Orientação de Estágio III - Área: Novos Negócios
Marketing de Relacionamento
Logística: Estratégia e Operações
Logística: Estratégia e Operações
Coordenação do curso MBA em Gestão Estratégica da Produção - 1ª Edição.
Serviços Aplicados à Logística
Orientação Metodológica ao T.C.C.
Marketing de Serviços
Orientação Metodológica para o T.C.C.
Orientação Metodológica para o T.C.C.
Metodologia da Pesquisa em Marketing
Metodologia da Pesquisa em Marketing
Marketing de Relacionamento (Manhã)
Diretrizes e Planejamento Empresarial
Diretrizes e Planejamento Empresarial - NUFAR
Marketing de Serviços
Orientação de Estágio III - Área: Novos Negócios
Diretrizes e Planejamento Empresarial (Vespertino)
Metodologia da Pesquisa em Marketing
Elaboração e implementação da disciplina Marketing de Relacionamento para o curso de Administração de Empresas.
Marketing de Serviços
Diretrizes e Planejamento Empresarial
Orientação de Estágio III - Área: Novos Negócios
Orientação Metodológica para o T.C.C.
Orientação Metodológica para o T.C.C.
Orientação Metodológica ao T.C.C.
Metodologia da Pesquisa em Marketing (Canela)
Logística: Estratégia e Operações
Marketing de Serviços
Diretrizes e Planejamento Empresarial
Marketing de Serviços
Metodologia da Pesquisa em Marketing
Metodologia da Pesquisa
Metodologia da Pesquisa em Marketing
Diretrizes e Planejamento Empresarial
Orientação de Estágio III - Área: Mercadológica
Marketing de Serviços
Diretrizes e Planejamento Empresarial
Metodologia Orientativa para o T.C.C.
Coordenação de curso de Especialização (Administração Estratégica de Serviços - 2ª edição).
O Processo e o Projeto em Serviços
Marketing de Serviços
Diretrizes e Planejamento Empresarial
Orientação ao Trabalho de Conclusão de Curso
Orientação de Estágio III - Área: Mercadológica
Marketing de Serviços
Diretrizes e Planejamento Empresarial
Marketing de Serviços
Coordenação de curso de Especialização (Administração Estratégica de Serviços - 1ª edição).
O Processo e O Projeto em Serviços
Elaboração e implementação da disciplina Administração e Marketing de Serviços para o curso de Administração de Empresas.
Linhas de pesquisa
Palavras-chave: Aquisição de Empresas; Fusão de Empresas; Lealdade de Clientes; Marketing de Relacionamento; Retenção de Clientes; Satisfação de Clientes.
Palavras-chave: Composto Mercadológico; DNP - Desenvolvimento de Novos Produtos; Estratégia; Estratégias de Marketing; Gestão de Produtos; Gestão de Serviços.
Projetos de pesquisa
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Integrantes: Gabriel Sperandio Milan - Coordenador / Giancarlo Dal Bó - Integrante.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Integrantes: Gabriel Sperandio Milan - Coordenador / Lasier Gorziza de Souza - Integrante.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (1) .
Integrantes: Gabriel Sperandio Milan - Coordenador / Pelayo Munhoz Olea - Integrante / Rafael Barreiros Porto - Integrante / Vinicius Zanchet de Lima - Integrante / Deonir De Toni - Integrante / Luciene Eberle - Integrante / Antonio Jorge Fernandes - Integrante.
Financiador(es): Cesf Centro de Ensino Superior Cenecista de Farroupilha - Auxílio financeiro.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Integrantes: Gabriel Sperandio Milan - Integrante / Luiz Antônio Slongo - Integrante / Deonir De Toni - Integrante / Fernanda Lazzari - Integrante / Luciene Eberle - Coordenador.
Integrantes: Gabriel Sperandio Milan - Integrante / Alex Eckert - Coordenador / Marlei Salete Mecca - Integrante / Diego Luis Bertollo - Integrante / Sinara Jaroseski - Integrante / Joel Borges Domingues - Integrante.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (3) .
Integrantes: Gabriel Sperandio Milan - Integrante / Pelayo Munhoz Olea - Coordenador / Paula Patricia Ganzer - Integrante / Eric Charles Henri Dorion - Integrante / Cassiane Chais - Integrante / Cleber Cristiano Prodanov - Integrante / Antonio Jorge Fernandes - Integrante / Jefferson Marçal da Rocha - Integrante / Juliana Matte - Integrante / Vandoir Welchen - Integrante.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (2) .
Integrantes: Gabriel Sperandio Milan - Coordenador / Fábio Verruck - Integrante / Rodrigo Eduardo Bampi - Integrante / Marcelo Benetti Correa da Silva - Integrante / Fernanda Lazzari - Integrante / Luciene Eberle - Integrante / Gabriel Benato Tonietto - Integrante / Felippe de Farias - Integrante / Gabriele Spader - Integrante / Priscila de Moura - Integrante / Tatiana Piccin - Integrante / Carmila Noele Gialdi - Integrante / Gabriela Gazzi - Integrante.
Número de produções C, T & A: 3
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Gabriel Sperandio Milan - Coordenador / Luiz Antônio Slongo - Integrante / Suélen Bebber - Integrante / Deonir De Toni - Integrante / Luciene Eberle - Integrante / Gabriel Benato Tonietto - Integrante.
Número de produções C, T & A: 1
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Gabriel Sperandio Milan - Integrante / Deise Taiana de Ávila Dias - Integrante / Ana Paula Graciola - Integrante / Deonir De Toni - Coordenador / Fernanda Rizzon - Integrante / Aline Weste Procópio - Integrante.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Gabriel Sperandio Milan - Integrante / Deonir De Toni - Coordenador / Fabiano Larentis - Integrante / Luciene Eberle - Integrante / Aline Weste Procópio - Integrante.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (5) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Gabriel Sperandio Milan - Coordenador / Valter Marcos Monteiro Fortes - Integrante / Giancarlo Dal Bó - Integrante / Renato Breitenbach - Integrante / Alex Eckert - Integrante / Daniele Nespolo - Integrante / Vinicius Zanchet de Lima - Integrante / Ana Paula Graciola - Integrante / Cassiane Mazzochi Molin - Integrante / Júlia Gomes Bridi Magrin - Integrante / Suélen Bebber - Integrante / Deonir De Toni - Integrante / Fabiano Larentis - Integrante / Fernanda Lazzari - Integrante / Luciene Eberle - Integrante / Guilherme Coelho Nunes - Integrante / Lidiane Campos da Cunha - Integrante / Caroline Barbieri - Integrante / Eliane Clemente Ramos - Integrante / Kelin Vargas da Silva - Integrante.
Número de produções C, T & A: 17 / Número de orientações: 5
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Gabriel Sperandio Milan - Integrante / Ana Paula Graciola - Integrante / Deonir De Toni - Coordenador.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 1
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Gabriel Sperandio Milan - Coordenador / Guilherme Bergmann Borges Vieira - Integrante / Roberto Birch Gonçalves - Integrante / Clarissa Braun Teixeira - Integrante.
Número de produções C, T & A: 2
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Gabriel Sperandio Milan - Coordenador / Luiz Antônio Slongo - Integrante / Sulivan Boschetti - Integrante / Cassiane Mazzochi Molin - Integrante / Michel Gehlen Bassani - Integrante / Kátia Cardoso Nostrane - Integrante / Deonir De Toni - Integrante / Fernanda Lazzari - Integrante / Kenny Basso - Integrante / Luciene Eberle - Integrante / Andréa Fanton - Integrante / Gabriel Benato Tonietto - Integrante / Fernanda Rizzon - Integrante / Gabriel de Melo Borges - Integrante.
Número de produções C, T & A: 12 / Número de orientações: 1
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Gabriel Sperandio Milan - Coordenador / Marcelo Gattermann Perin - Integrante / Cláudio Hoffmann Sampaio - Integrante / Pelayo Munhoz Olea - Integrante / Mateus Panizzon - Integrante / Patrícia Sambaquy Ritter - Integrante / Paula Sartor - Integrante / Hector Ricardo da Silva Alves - Integrante / Deonir De Toni - Integrante / Fabiano Larentis - Integrante.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 6 / Número de orientações: 1
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Gabriel Sperandio Milan - Integrante / Rafael Barreiros Porto - Coordenador / Gerlando Augusto Sampaio Franco de Lima - Integrante / Pedro Henrique Melo Albuquerque - Integrante / Carlos Denner dos Santos Júnior - Integrante / Delane Botelho - Integrante / Sionara Ioco Okada - Integrante / Daiana Paula Pimenta - Integrante / Marcos Inacio Severo de Almeida - Integrante / Patricia Sá de Roure - Integrante / Tatiana Ferraz de Sá Mendonça - Integrante / Gabriel Porto Carvalho - Integrante.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Gabriel Sperandio Milan - Coordenador / Renato Breitenbach - Integrante / Pedro Selbach Goulart - Integrante / Sulivan Boschetti - Integrante / Lasier Gorziza de Souza - Integrante / Luciene Eberle - Integrante.
Número de produções C, T & A: 3
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Gabriel Sperandio Milan - Coordenador / Juliana Raquel de Souza Luchesi - Integrante / Gabriela Bacim - Integrante / Franciele de Gasperi - Integrante / Deonir De Toni - Integrante.
Número de produções C, T & A: 4
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (1) .
Integrantes: Gabriel Sperandio Milan - Coordenador / Zaida Cristiane dos Reis - Integrante / Carlos Alberto Costa - Integrante.
Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 3
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (4) .
Integrantes: Gabriel Sperandio Milan - Integrante / Taisson Toigo - Integrante / Mateus Panizzon - Integrante / Francieli Montanari Gasparin - Integrante / Maria Schuler - Integrante / Deonir De Toni - Coordenador / Ricardo Antônio Reche - Integrante.
Financiador(es): Universidade de Caxias do Sul - Outra.
Número de produções C, T & A: 5
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (0) .
Integrantes: Gabriel Sperandio Milan - Coordenador / Claudia Simone Antonello - Integrante / Franciele de Gasperi - Integrante / Lasier Gorziza de Souza - Integrante / Deonir De Toni - Integrante / Fabiano Larentis - Integrante.
Financiador(es): Universidade de Caxias do Sul - Outra.
Número de produções C, T & A: 3
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) .
Integrantes: Gabriel Sperandio Milan - Coordenador / Diego Echevenguá Borges - Integrante / Francieli Montanari Gasparin - Integrante / Anderson Corso - Integrante / Deonir De Toni - Integrante.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 7
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Gabriel Sperandio Milan - Coordenador / Guilherme Bergmann Borges Vieira - Integrante / Magda Medianeira Reginato Bassanesi - Integrante / Giovana Savitri Pasa - Integrante / Norma Pontet Ubal - Integrante / Arturo Monfort Mulinas - Integrante / Rafael Sapiña García - Integrante / Sergio Luis Alves Rodrigues - Integrante / Tânia Craco - Integrante.
Financiador(es): Universidade de Caxias do Sul - Outra.
Número de produções C, T & A: 5
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Gabriel Sperandio Milan - Integrante / Vinícius Sittoni Brasil - Coordenador / Carolina Rosado dos Santos - Integrante / André Pasquali - Integrante.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Gabriel Sperandio Milan - Coordenador / Diego Echevenguá Borges - Integrante / Eric Dorion - Integrante / Deonir De Toni - Integrante.
Número de produções C, T & A: 11
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Gabriel Sperandio Milan - Coordenador / Jaqueline Maria Michelon Milan - Integrante / Valter Marcos Monteiro Fortes - Integrante / Diego Echevenguá Borges - Integrante / Deonir De Toni - Integrante.
Número de produções C, T & A: 12
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Gabriel Sperandio Milan - Coordenador / Dirk Michael Boehe - Integrante / Diego Echevenguá Borges - Integrante / Deonir De Toni - Integrante.
Número de produções C, T & A: 7
Projetos de extensão
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (8) / Doutorado: (6) .
Integrantes: Gabriel Sperandio Milan - Coordenador / Pelayo Munhoz Olea - Integrante / Diego Luis Bertollo - Integrante.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (15) Doutorado: (10) .
Integrantes: Gabriel Sperandio Milan - Coordenador / Pelayo Munhoz Olea - Integrante / Cassiane Chais - Integrante / Alex Niche Teixeira - Integrante / Adriana Locatelli Bertolini - Integrante.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (2) .
Integrantes: Gabriel Sperandio Milan - Coordenador / Pelayo Munhoz Olea - Integrante / Enor José Tonolli Jr. - Integrante.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Integrantes: Gabriel Sperandio Milan - Coordenador.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Integrantes: Gabriel Sperandio Milan - Coordenador.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Integrantes: Gabriel Sperandio Milan - Coordenador.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Integrantes: Gabriel Sperandio Milan - Coordenador.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Integrantes: Gabriel Sperandio Milan - Coordenador.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Integrantes: Gabriel Sperandio Milan - Coordenador.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Integrantes: Gabriel Sperandio Milan - Coordenador.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Integrantes: Gabriel Sperandio Milan - Coordenador.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Integrantes: Gabriel Sperandio Milan - Coordenador.
Outros Projetos
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.
Integrantes: Gabriel Sperandio Milan - Coordenador / Pelayo Munhoz Olea - Integrante / Carlos Alberto Costa - Integrante / Deonir De Toni - Integrante / Fabiano Larentis - Integrante / Fernanda Lazzari - Integrante / Luciene Eberle - Integrante / Marcia Maria Cappellano dos Santos - Integrante.
Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul - Auxílio financeiro.
Membro de corpo editorial
Membro de comitê de assessoramento
Revisor de periódico
Revisor de projeto de fomento
Áreas de atuação
Idiomas
Prêmios e títulos
Produções



