Carlos Enrique Pico Ortiz

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/2270421469566646
  • Última atualização do currículo em 10/01/2019


Possui graduação em Engenharia Mecânica na Escuela de Ingenieria Mecanica da Universidad Industrial de Santander, Colômbia (1999), mestrado em Engenharia Mecânica na Universidade Federal de Uberlândia (2002) e doutorado em Engenharia Mecânica na Universidade Federal de Santa Catarina (2007). Atualmente é professor associado da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro. Tem experiência na área de mecânica dos fluidos e transferência de calor, com ênfase em métodos numéricos e teoria cinética dos gases, atuando principalmente nos seguintes temas: simulação de escoamentos turbulentos usando modelos sub-malha, simulação de escoamentos de fluidos multicomponentes usando formas discretas da equação de Boltzmann, escoamento em meios porosos e engenharia de reservatórios de petróleo. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Carlos Enrique Pico Ortiz
Nome em citações bibliográficas
PICO, C. E.;Pico Ortiz, C. E.;PICO, CARLOS ENRIQUE

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, Centro de Ciências Exatas e Tecnologia, Laboratório de Engenharia e Exploração de Petróleo.
Avenida Brenand
Imboassica
27925535 - Macaé, RJ - Brasil
Telefone: (22) 27656549
URL da Homepage: http://www.lenep.uenf.br


Formação acadêmica/titulação


2002 - 2007
Doutorado em Engenharia Mecânica.
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Título: Aplicação das formas discretas da equação de Boltzmann à termohidrodinâmica de misturas, Ano de obtenção: 2007.
Orientador: Paulo Cesar Philippi.
Bolsista do(a): Agencia Nacional do Petroleo, ANP, Brasil.
Palavras-chave: Método de Boltzmann para gases em rede; Teoria cinética de misturas; Equação de Boltzmann discreta.
Grande área: Engenharias
Grande Área: Engenharias / Área: Engenharia Mecânica / Subárea: Fenômenos de Transporte / Especialidade: Mecânica dos Fluídos.
Grande Área: Engenharias / Área: Engenharia Mecânica / Subárea: Fenômenos de Transporte / Especialidade: Transferência de Calor.
1999 - 2001
Mestrado em Engenharia Mecânica.
Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Brasil.
Título: SIMULAÇÃO NUMÉRICA DE ESCOAMENTOS COM TROCA DE CALOR NO INTERIOR DE TUBOS COM NERVURAS PERIÓDICAS,Ano de Obtenção: 2002.
Orientador: Oscar Saul Hernandez Mendoza.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Convecção forçada; Volumes finitos; Modelo Submalha.
Grande área: Engenharias
Grande Área: Engenharias / Área: Engenharia Mecânica / Subárea: Fenômenos de Transporte / Especialidade: Mecânica dos Fluídos.
1993 - 1999
Graduação em Escuela de Ingenieria Mecanica.
Universidad Industrial de Santander, UIS, Colômbia.
Título: Control de Caudal y Temperatura de Agua a la Salida de un Condensador.
Orientador: Omar Armando Gelves Arocha.


Pós-doutorado


2015 - 2016
Pós-Doutorado.
University of Tulsa, TU, Estados Unidos.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Grande área: Engenharias


Atuação Profissional



Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, UENF, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Associado, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2008 - 2011
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor Visitante


Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2007
Vínculo: , Enquadramento Funcional:



Projetos de pesquisa


2013 - Atual
Modelagem do Acoplamento Poço-Reservatório com Variação de Propriedades Termodinâmicas em Reservatórios com Alto Teor de CO2
Descrição: Este projeto tem como objetivos: 1) Ajustar modelos termodinâmicos para calcular o flash bi- e trifásico de sistemas contendo o fluido do reservatório alvo. 2) Desenvolver um modelo numérico para o escoamento multifásico / multicomponente transiente em poços, considerando os efeitos de troca de calor com o reservatório e variação de temperatura, pressão e composição das fases, 3) Integrar os simuladores de reservatório, poço e termodinâmico em um único programa que permita simular testes de formação convencionais em poços (períodos de fluxo e de crescimento de pressão) bem como testes de injetividade e fall-off em reservatórios contendo hidrocarbonetos e contaminantes, com comportamento de fases complexo..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Carlos Enrique Pico Ortiz - Integrante / Pires, A. P. - Integrante / Santos Alberto Enriquez Remigio - Integrante / André Duarte Bueno - Coordenador.
2007 - 2013
Análise de testes em poços de geometria complexa em reservatórios de baixa permeabilidade portadores de gás

Projeto certificado pela empresa Petróleo Brasileiro - Rio de Janeiro - Matriz em 05/08/2014.
Descrição: O gerenciamento das jazidas de hidrocarbonetos depende da obtenção periódica de dados confiáveis que permitam validar e corrigir os modelos adotados para determinado reservatório. Uma das principais ferramentas para a coleta dessas informações são os testes de pressão em poços. Os modelos atualmente existentes na literatura não são adequados à interpretação de testes em poços de geometria complexa em reservatórios portadores de gás natural. Esses modelos não são capazes de descrever de forma satisfatória os diferentes regimes de fluxo que ocorrem nos tempos iniciais de produção de um poço nem representam o acoplamento poço-reservatório quando a geometria do poço foge do tradicional. O principal objetivo desse projeto é e desenvolver soluções analíticas para o escoamento de gás em meios porosos e identificar os parâmetros críticos nestas soluções e a sua influência nos regimes de fluxo, para interpretação de testes em poços de geometria complexa em reservatórios de baixa permeabilidade portadores de gás..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Carlos Enrique Pico Ortiz - Integrante / Pires, A. P. - Coordenador.
2007 - 2010
Tratamento de Dados de Registradores Permanentes de Pressão
Descrição: O projeto tem por objetivo desenvolver uma metodologia e um programa de pré-processamento para dados de pressão e temperatura, oriundos de sensores permanentes no fundo dos poços, PDGs. As dificuldades de manipulação e tratamento destes dados devem-se ao seu grande volume, presença de pontos anômalos, provocados pela dinâmica intrínseca à explotação de uma jazida de hidrocarbonetos, e outros relacionados com a precisão e freqüência do armazenamento de dados, ruído, interferências externas, perda de sinal ou até mesmo dos dados por alguns períodos..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Carlos Enrique Pico Ortiz - Integrante / Aguiar, R. B. - Integrante / adolfo puime pires - Coordenador.
2004 - 2007
MICROPETRO- Caracterização da microestrutura e modelos microscópicos de propriedades petrofísicas de rochas-reservatório.

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Paulo Cesar Philippi em 22/08/2014.
Descrição: O conhecimento dos processos físicos que controlam o deslocamento da interface entre dois fluidos na escala do poro é, presentemente, de grande interesse devido a basicamente dois fatores: i) à possibilidade crescente da simulação direta de deslocamentos imiscíveis em geometrias complexas, oferecida pelo grande desenvolvimento atual dos computadores e dos métodos numéricos; ii) à precisão crescente das representações tridimensionais da microestrutura porosa, promovida pelo desenvolvimento de métodos de reconstrução tridimensional e pelo aumento da resolução espacial, que é, atualmente, possível de se obter com métodos baseados na microtomografia. No que se refere aos métodos numéricos, o desenvolvimento, a partir de 1986 dos modelos de Boltzmann (lattice Boltzmann) está permitindo a análise de processos físicos, anteriormente muito complexos e/ou, mesmo, inacessíveis aos métodos convencionais. Desse modo, é, atualmente, possível de se resolver através da simulação direta, com modelos de gás em rede: a) O problema da simulação de escoamentos monofásicos através de representações 3D da microestrutura porosa com modelos booleanos, e de Boltzmann a um custo computacional significativamente baixo. b) O problema da simulação de escoamentos de fluidos imiscíveis, sem a necessidade de se capturar a interface a cada passo de simulação. c) O problema do deslocamento de interfaces fluídicas ao longo de fronteiras sólidas, através da modelagem dos potenciais de interação rs e bs entre os fluidos r e b e a superfície sólida s. Desse modo, o ângulo de contato dinâmico não precisa ser prescrito com base em limitadas observações experimentais e equações empíricas, mas aparece como uma consequência natural dos potenciais rb, rs e bs , das viscosidades e dos estados dinâmicos dos fluidos r e b ..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Carlos Enrique Pico Ortiz - Integrante / Alysson Nunes Diógenes - Integrante / Celso Peres Fernandes - Integrante / Wolf, Fabiano Gilberto - Integrante / Surmas, R. - Integrante / Philippi, P. C. - Coordenador / Emerich Dos Santos, L. O. - Integrante / Hegele, L. A. - Integrante.
2003 - 2006
Deslocamentos Imiscíveis em Estruturas Porosas Reconstruídas. Aplicação à Caracterização Física de Rochas-Reservatório de Petróleo

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Paulo Cesar Philippi em 22/08/2014.
Descrição: O deslocamento imiscível de uma fase por outra em uma estrutura porosa é influenciado por forças capilares e viscosas. Essa influência está relacionada com as condições de contorno impostas ao escoamento de ambas as fases, além de outros fatores, como a variabilidade espacial da geometria porosa, as propriedades físicas e químicas das fases e as interações fluido-sólido. Quando a análise dos processos de deslocamento ocorre em uma escala mesoscópica ou microscópica (ao nível de poro), diversos mecanismos físicos podem ser observados, dentre os quais: deslocamentos tipo pistão, deslocamento de bolhas, diferentes dinâmicas de molhamento, a ruptura de interfaces frente a regiões sólidas, a coalescência de bolhas e de filmes finos precursores. Uma análise detalhada de tais fenômenos pode fornecer um melhor entendimento dos mecanismos de aprisionamento que ocorrem em meios porosos e resultar em informações importantes em relação ao escoamento numa escala macroscópica, de grande importância para várias áreas do conhecimento científico e setores tecnológicos, especificamente para a indústria do petróleo..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Carlos Enrique Pico Ortiz - Integrante / Alysson Nunes Diógenes - Integrante / Celso Peres Fernandes - Integrante / Wolf, Fabiano Gilberto - Integrante / Siebert, Diogo Nardeli - Integrante / Surmas, R. - Integrante / Philippi, P. C. - Coordenador / Emerich Dos Santos, L. O. - Integrante / Hegele, L. A. - Integrante.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Mecânica.


Idiomas


Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
Philippi, P. C.2011Philippi, P. C. ; Emerich Dos Santos, L. O. ; Hegele, L. A. ; Pico Ortiz, C. E. ; Siebert, D. N. ; Surmas, R. . Thermodynamic consistency in deriving lattice Boltzmann models for describing segregation in non-ideal mixtures. Philosophical Transactions - Royal Society. Mathematical, Physical and Engineering Sciences (Print), v. 369, p. 2292-2300, 2011.

2.
Surmas, R.2009 Surmas, R. ; PICO, C. E. ; Philippi, P. C. . Simulating thermohydrodynamics by finite difference solutions of the Boltzmann equation. European Physical Journal. Special Topics, v. 171, p. 81-90, 2009.

3.
PICO, CARLOS ENRIQUE2007 PICO, CARLOS ENRIQUE; DOS SANTOS, LUÍS ORLANDO EMERICH ; PHILIPPI, PAULO CESAR . A TWO-FLUID BGK LATTICE BOLTZMANN MODEL FOR IDEAL MIXTURES. International Journal of Modern Physics C, v. 18, p. 566-575, 2007.

4.
SURMAS, RODRIGO2007SURMAS, RODRIGO ; PICO, CARLOS ENRIQUE ; DOS SANTOS, LUÍS ORLANDO EMERICH ; PHILIPPI, PAULO CESAR . VOLUME EXCLUSION FOR REDUCING COMPRESSIBILITY EFFECTS IN LATTICE BOLTZMANN MODELS. International Journal of Modern Physics C, v. 18, p. 576-584, 2007.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
Junqueira, Cecília Pinheiro ; Pico Ortiz, C. E. . Reservoir parameters estimation and flowrate history reconstruction using downhole pressure data. In: 22nd International Congress of Mechanical Engineering (COBEM 2013), 2013, Ribeirão Preto. Annals of the 22nd International Congress of Mechanical Engineering (COBEM 2013), 2013.

2.
Pico Ortiz, C. E.; Aguiar, R. B. ; Pires, A. P. . Wavelet Filtering of Permanent Downhole Gauge Data. In: 2009 SPE Latin American and Caribbean Petroleum Engineering Conference, 2009, Cartagena, Colombia. Proceedings of the 2009 SPE Latin American and Caribbean Petroleum Engineering Conference, 2009.

3.
Marotti, Luciana Pinto ; Junqueira, Cecília Pinheiro ; PICO, CARLOS ENRIQUE . DENOISING OF PERMANENT DOWNHOLE PRESSURE DATA USING THE DISCRETE WAVELET TRANSFORM. In: 20th International Congress of Mechanical Engineering COBEM 2009, 2009, Gramado, Brasil. Proceedings of the 20th International Congress of Mechanical Engineering COBEM 2009, 2009. p. COB09-2387.

4.
PICO, C. E.; Luís Orlando Emerich dos Santos ; Paulo Cesar Philippi . THERMAL LATTICE BOLTZMANN BGK MODEL FOR IDEAL BINARY MIXTURES. In: 19th International Congress of Mechanical Engineering - COBEM 2007, 2007, Brasilia. Proceedings of the 19th International Congress of Mechanical Engineering - COBEM 2007, 2007.

5.
DIOGENES, A. N. ; PICO, C. E. ; NALIN, D. ; FERNANDES, C. P. ; Luís Orlando Emerich dos Santos ; Paulo Cesar Philippi . DETERMINATION OF THE INTRINSIC PERMEABILITY OF MICROTOMOGRAPHIC IMAGES BY THE LATTICE BOLTZMANN METHOD. In: 19th International Congress of Mechanical Engineering - COBEM 2007, 2007, Brasilia. Proceedings of the 19th International Congress of Mechanical Engineering - COBEM 2007, 2007.

6.
Paulo Cesar Philippi ; Luís Orlando Emerich dos Santos ; PICO, C. E. ; Wolf, Fabiano Gilberto ; Hegele, Luiz Adolfo ; Rodrigo Surmas ; Siebert, Diogo Nardeli . Discrete methods in microhydrodynamics (invited lecture). In: 11 Brazilian Congress of Thermal Sciences and Engineering, 2006, Curitiba. Proceedings of 11 Brazilian Congress of Thermal Sciences and Engineering (CD-ROM), 2006. p. 1-50.

7.
Pico Ortiz, C. E.; Emerich Dos Santos, L. O. ; Philippi, P. C. . A two-fluid lattice Boltzmann model for ideal mixtures. In: 15th Discrete Simulation of Fluid Dynamics, DSFD 2006, 2006, Genebra. Proceedings of 15th Discrete Simulation of Fluid Dynamics, DSFD 2006, 2006.

8.
PICO, C. E.; Luís Orlando Emerich dos Santos ; Paulo Cesar Philippi . Lattice-Boltzmann simulation of two-phase fluid flow through porous media. In: 18th International Congress of Mechanical Engineering - COBEM 2005, 2005, Ouro Preto. Proceedings of the 18th International Congress of Mechanical Engineering - COBEM 2005, 2005.

9.
Luís Orlando Emerich dos Santos ; PICO, C. E. ; GASPARI, H. C. ; Haverroth, G. E. ; Paulo Cesar Philippi . Prediction of intrinsic permeabilities with lattice Boltzmann method. In: 18th International Congress of Mechanical Engineering - COBEM 2005, 2005, Ouro Preto. Proceedings of the 18th International Congress of Mechanical Engineering - COBEM 2005, 2005.

10.
PICO, C. E.; HERNANDEZ, Oscar Saul ; SILVEIRA NETO, Aristeu da ; RESENDE, Jaime Vilela . SIMULAÇÃO NUMÉRICA DO ESCOAMENTO COM TROCA DE CALOR NO INTERIOR DE TUBOS COM NERVURAS PERIÓDICAS. In: IX CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA E CIÊNCIAS TÉRMICAS, 2002, Caxambu - MG, 2002.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
SOUZA JR, B. G. ; Pico Ortiz, C. E. . Comparação de modelos para representação de poços na simulação numérica de reservatórios de petróleo. In: I Congresso de Matemática Aplicada e Computacional - CMAC Sudeste, 2011, Uberlândia -MG. Anais do I Congresso de Matemática Aplicada e Computacional, CMAC Sudeste, 2011.

Apresentações de Trabalho
1.
Junqueira, Cecília Pinheiro ; PICO, CARLOS ENRIQUE . Reservoir parameters estimation and flowrate history reconstruction using downhole pressure data. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
PICO, CARLOS ENRIQUE; Emerich Dos Santos, L. O. ; Philippi, P. C. . A comparison between immiscible Lattice Boltzmann models. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
PICO, CARLOS ENRIQUE; Aguiar, R. B. ; Pires, A. P. . Wavelet Filtering of Permanent Downhole Gauge Data. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
PICO, C. E.; Luís Orlando Emerich dos Santos ; Paulo Cesar Philippi . Lattice Boltzmann models for gas mixtures with dissimilar mass components. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
PICO, CARLOS ENRIQUE; Emerich Dos Santos, L. O. ; Philippi, P. C. . Lattice-Boltzmann simulation of two-phase fluid flow through porous media. 2005. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
PICO, CARLOS ENRIQUE; HERNANDEZ, Oscar Saul ; SILVEIRA NETO, Aristeu da ; RESENDE, J. V. . Simulação numérica do escoamento com troca de calor no interior de tubos com nervuras periódicas. 2002. (Apresentação de Trabalho/Congresso).


Produção técnica
Programas de computador sem registro
1.
Aguiar, R. B. ; Pico Ortiz, C. E. ; Pires, A. P. . PDG Wavelet Studio. 2009.



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
PICO, C. E.. Participação em banca de Wagner Queiroz Barros. Modelos de Mistura Aplicados na Simulação Numérica Composicional do Escoamento Multifásico em Poços de Petróleo. 2015. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Reservatório e de Exploração) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

2.
PICO, C. E.. Participação em banca de Bismarck Gomes Souza Junior. Modelagem e simulação numérica do escoamento multifásico transiente composicional com transferência de calor em poços verticais. 2015. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Reservatório e de Exploração) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

3.
PICO, CARLOS ENRIQUE. Participação em banca de Felipe Reinoldo Schramm. Simulação Numérica de Transientes Rápidos no Escoamento Compressível de Gás Natural em Dutos. 2014. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Reservatorio e de Exploracao) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

4.
PICO, CARLOS ENRIQUE; SIQUEIRA, J. R.. Participação em banca de Tatiane Silva Vieira. Modelagem Numérica de Perdas de Carga no Escoamento Monofásico em BCS. 2014. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Reservatorio e de Exploracao) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

5.
PICO, C. E.; PERES, A. M.; Priimenko, V. I.; PIRES, A. P.. Participação em banca de Emílio Paulo dos Santos Sousa. Aplicação das funções de Green no estudo do comportamento de testes de pressão em reservatórios de gás: poço vertical com efeitos de estocagem e dano de formação. 2014. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Reservatorio e de Exploracao) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

6.
PIRES, A. P.; PERES, A. M.; PICO, C. E.; Priimenko, V. I.. Participação em banca de Fabrício D'Azevedo Alves de Miranda. Aplicação das funções de Green no estudo do comportamento de testes de pressão em reservatórios de gás: canhoneio parcial em um meio anisotrópico. 2014. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Reservatorio e de Exploracao) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

7.
PICO, C. E.. Participação em banca de André Pinto Coelho Muniz Vinhal. Estudo do equilíbrio de fases de sistemas bifásicos compostos por água e um hidrocarboneto através de equações de estado incorporando um modelo de associação. 2014. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Reservatório e de Exploração) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

8.
PICO, CARLOS ENRIQUE; CRUZ, G. F.; SOUZA, E.. Participação em banca de Laércio Lopes Martins. Correlação entre Faciologia e Biodegradação dos Arenitos Asfálticos da Formação Pirambóia, Bacia do Paraná. 2013. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Reservatorio e de Exploracao) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

9.
PICO, CARLOS ENRIQUE. Participação em banca de Rodrigo da Silva Rosa. Previsão do Comportamento de Cone de Água em Reservatórios Homogêneos e Naturalmente Fraturados. 2013. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Reservatorio e de Exploracao) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

10.
Pico Ortiz, C. E.. Participação em banca de Cecília Junqueira Pinheiro. Estimativa de Parâmetros de Reservatórios e Reconstrução do Histórico de Vazão a partir de Dados de Pressão de Fundo. 2011. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Reservatório e de Exploração) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

11.
Pico Ortiz, C. E.; Pires, A. P.. Participação em banca de Anália Santos de Paula. Modelagem 1-D da Injeção de Bancos de Água Contendo Produtos Químicos em Meios Porosos. 2011. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Reservatório e de Exploração) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

12.
Pico Ortiz, C. E.. Participação em banca de Bruno José Vicente. Simulação por Linhas de Corrente da Injeção de Bancos de Polímeros. 2011. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Reservatório e de Exploração) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

13.
BUENO, A. D.; Pico Ortiz, C. E.. Participação em banca de Leandro Puerari. Determinação de Permeabilidade Relativa de Rochas Reservatório com Uso de Métodos da Análise de Imagens. 2010. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Reservatório e de Exploração) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

14.
PICO, CARLOS ENRIQUE. Participação em banca de Antônio Luiz Zacchi Junior. Simulação Numérica De Reservatórios Naturalmente Fraturados Incluindo Efeitos Não-Darcy. 2010. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Reservatório e de Exploração) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

15.
Pico Ortiz, C. E.. Participação em banca de Eneida Arendt Rego. Desenvolvimento e um método de binarização de imagens via redes neurais: Um estudo comparativo na análise de imagens de rochas reservatório. 2010. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Reservatório e de Exploração) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

16.
Pico Ortiz, C. E.. Participação em banca de Johann Motta Lacerda. Inversão de Dados de Produção e Mapas de Saturação para Caracterização de Modelos de Fluxo de Reservatórios de Petróleo. 2010. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Reservatório e de Exploração) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

17.
Pico Ortiz, C. E.. Participação em banca de Emílio José Rocha Coutinho. Assimilação de dados de teste de formação e perfilagem de produção utilizando filtro de Kalman por conjunto. 2010. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Reservatório e de Exploração) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

18.
Pires, A. P.; BUENO, A. D.; PERES, A. M.; REMIGIO, S. A. E.; Pico Ortiz, C. E.. Participação em banca de João Paulo Corguinha Gripp. Análise de Testes em Poços Horizontais em Reservatórios de Baixa Permeabilidade Portadores de Gás. 2009. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Reservatório e de Exploração) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

19.
Pico Ortiz, C. E.. Participação em banca de Fred Júlio Calixto. Modelagem do Escoamento Multifásico Através de Chokes. 2009. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Reservatório e de Exploração) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

20.
Pico Ortiz, C. E.. Participação em banca de Fernando Diogo de Siqueira. Teoria Alternativa de Perda de Injetividade. 2009. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Reservatório e de Exploração) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

21.
Pico Ortiz, C. E.. Participação em banca de Orlandemberg Pereira Silva. Qualidade de Água Injetada em Contato com Linhas de Aço Carbono Comum, em Poços da Bacia de Campos-RJ. 2009. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Reservatório e de Exploração) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

Teses de doutorado
1.
Pico Ortiz, C. E.. Participação em banca de Júlio César Santos Nascimento. Modelagem Numérica do Escoamento Multifásico Transiente Composicional em Poços de Petróleo Usando Modelo de Dois Fluidos. 2017. Tese (Doutorado em Ciência e Engenharia de Petróleo) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

2.
Pires, A. P.; PICO, CARLOS ENRIQUE. Participação em banca de Grazione de Souza Boy. Acoplamento Poço-Reservatório na Simulação Numérica de Reservatórios de Gás. 2013. Tese (Doutorado em Engenharia de Reservatório e de Exploração) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

3.
Pico Ortiz, C. E.; Ozkan, E.; Reynolds, A.; Priimenko, V. I.; MARCHESIN, D.. Participação em banca de Abelardo Borges Barreto Junior. Solução da Equação da Difusividade Hidráulica Não-linear do Gás Através de Funções de Green. 2011. Tese (Doutorado em Engenharia de Reservatório e de Exploração) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

4.
PICO, CARLOS ENRIQUE; Bedrikovetsky, P.. Participação em banca de Alexandre Sérvulo Lima Vaz Junior. Modelos Semianalíticos Não-lineares da Filtração Profunda de Suspensões em Rochas com Aplicação em Poços Injetores de Água. 2009. Tese (Doutorado em Engenharia de Reservatório e de Exploração) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

Qualificações de Doutorado
1.
EMERICK, A. A.; PIRES, A. P.; PICO, CARLOS ENRIQUE. Participação em banca de Johann Motta Lacerda. ?Methods to Mitigate Loss of Variance Due to Sampling Errors in Ensemble Data Assimilation with Non-local Model Parameters. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Engenharia de Reservatório e de Exploração) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

2.
PICO, CARLOS ENRIQUE; Pires, A. P.; PERES, A. M.. Participação em banca de Bruno José Vicente. "Funções de Green Aplicadas à Modelagem Matemática de Testes de Pressão em Poços Horizontais em Reservatórios de Óleo" e "Modelagem Matemática de Processos de Recuperação Avançada de Petróleo". 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Engenharia de Reservatório e de Exploração) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

3.
BUENO, A. D.; PICO, CARLOS ENRIQUE; Surmas, R.. Participação em banca de Eneida Arendt Rego. Revisão das Técnicas de Caracterização de Rochas Reservatório por Microtomografia e Estimativa de Fluxo Preferencial Através da Tortuosidade e Conectividade em Grafos de Conexão Serial de Imagenes Microtomográficas de Rochas. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Engenharia de Reservatório e de Exploração) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

4.
Pico Ortiz, C. E.. Participação em banca de Leandro Puerari. Teoria da Percolação - Criação de Redes de Percolação Através da Análise de Imagens de Meios Porosos. 2012. Exame de qualificação (Doutorando em Engenharia de Reservatório e de Exploração) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

5.
Pico Ortiz, C. E.. Participação em banca de Fernando Diogo de Siqueira. Filtração Profunda - Injeção de Água de Baixa Salinidade em Meios Porosos. 2012. Exame de qualificação (Doutorando em Engenharia de Reservatório e de Exploração) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

6.
Pires, A. P.; Pico Ortiz, C. E.. Participação em banca de Abelardo Borges Barreto Junior. Estudo do Dano por Efeito do Escoamento Não-Darcyano em Testes de Formação Para Poços de Gás. 2009. Exame de qualificação (Doutorando em Engenharia de Reservatório e de Exploração) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

7.
Pires, A. P.; Pico Ortiz, C. E.. Participação em banca de Grazione de Souza Boy. "Efeitos de Turbulência em Escoamento em Meios Porosos Acoplamento Poço-reservatório" e "Acoplamento Poço-reservatório". 2009. Exame de qualificação (Doutorando em Engenharia de Reservatório e de Exploração) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

8.
PICO, CARLOS ENRIQUE; Bedrikovetsky, P.. Participação em banca de Alexandre Sérvulo Lima Vaz Junior. Modelos Semianalíticos Não-Lineares da Filtração Profunda de Suspensões em Rochas com Aplicação em Poços Injetores de Água. 2008. Exame de qualificação (Doutorando em Engenharia de Reservatório e de Exploração) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
PIRES, A. P.; FERREIRA, N. S.; PICO, C. E.. Participação em banca de Thômas Augusto Stempkowski Menegazzo.?Application of an Equation of State Incorporating Association to Alcohols up to Methanol. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Exploração e Produção de Petróleo) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

2.
Pico Ortiz, C. E.. Participação em banca de Maurício Laurindo de Matos.?Biblioteca de correlações PVT para a estimativa de propriedades físicas de hidrocarbonetos de composição desconhecida. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Petróleo) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

3.
SIQUEIRA, J. R.; BUENO, A. D.; Pico Ortiz, C. E.. Participação em banca de Fernando Henrique Moreira Braga Fernandes.Estudo das perdas de carga no escoamento de fluido de alta viscosidade no estágio de bomba centrífuga submersa utilizada na elevação de petróleo. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ENGENHARIA DE EXPLORAÇÃO E PRODUÇÃO DE PETRÓLEO) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

4.
PIRES, A. P.; PICO, C. E.; SIQUEIRA, F. D.. Participação em banca de Maximiano Kanda Ferraz.Interpretação de Testes de Pressão Assistida por Computador para Estimativa de Parâmetros de Reservatórios de Gás. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ENGENHARIA DE EXPLORAÇÃO E PRODUÇÃO DE PETRÓLEO) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

5.
PICO, C. E.. Participação em banca de Fernando Veloso de Magalhães.Migração de Finos em Reservatórios de Hidrocarbonetos. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ENGENHARIA DE EXPLORAÇÃO E PRODUÇÃO DE PETRÓLEO) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

6.
PICO, CARLOS ENRIQUE. Participação em banca de Henrique Mageste Rocha Pereira.Algorítmo Computacional para Gerar Redes de Percolação Bidimensionais Regulares a partir das Distribuições de Sítios e Ligações Medidas em Imagens de Rochas Reservatório: Análise da Variação do Número de Coordenação e Tamanho da Rede. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ENGENHARIA DE EXPLORAÇÃO E PRODUÇÃO DE PETRÓLEO) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

7.
PICO, CARLOS ENRIQUE. Participação em banca de Felipe Bruno Mesquita da Silva.Fraturamento Simultâneo de Vários Intervalos Através da Técnica de Entrada Limitada - Fundamentos Teóricos e Empíricos e Procedimentos de Aplicação. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ENGENHARIA DE EXPLORAÇÃO E PRODUÇÃO DE PETRÓLEO) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

8.
PICO, CARLOS ENRIQUE; BUENO, A. D.; Pires, A. P.. Participação em banca de Stella de Carvalho Fonseca.Análise de testes de pressão em reservatórios portadores de gás. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ENGENHARIA DE EXPLORAÇÃO E PRODUÇÃO DE PETRÓLEO) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

9.
PICO, CARLOS ENRIQUE. Participação em banca de Matheus Cabral Ribeiro.Sistema de instrumentação e controle de fluxo: Aplicações. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ENGENHARIA DE EXPLORAÇÃO E PRODUÇÃO DE PETRÓLEO) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

10.
Priimenko, V. I.; PICO, CARLOS ENRIQUE; Pires, A. P.. Participação em banca de Carlos Vinicius Maranhão Costa.Análise de testes de pressão em poços horizontais em reservatórios naturalmente fraturados portadores de gás. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ENGENHARIA DE EXPLORAÇÃO E PRODUÇÃO DE PETRÓLEO) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

11.
PICO, CARLOS ENRIQUE. Participação em banca de Delaynne Terezinha Grillo de Freitas Garcia.Recuperação Avançada de Petróleo Pela Injeção de Glicerina Bruta em Reservatório de Múltiplas Camadas. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ENGENHARIA DE EXPLORAÇÃO E PRODUÇÃO DE PETRÓLEO) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

12.
PICO, CARLOS ENRIQUE. Participação em banca de Luiz Antonio de Souza Portilho Varella.A Utilização de Gravel Leve Para Ampliar a Janela Operacional em Gravel Pack Horizontal. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ENGENHARIA DE EXPLORAÇÃO E PRODUÇÃO DE PETRÓLEO) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

13.
PICO, CARLOS ENRIQUE. Participação em banca de Rodrigo Lima Oliveira.Estudo de Confiabilidade de Preventores de Erupção (BOP) Sumarinos. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ENGENHARIA DE EXPLORAÇÃO E PRODUÇÃO DE PETRÓLEO) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

14.
PICO, CARLOS ENRIQUE. Participação em banca de Chafic Chartuni Cabral da Cruz.Simulação Numérica de Reservatórios Incluindo Efeitos Não-Darcy. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ENGENHARIA DE EXPLORAÇÃO E PRODUÇÃO DE PETRÓLEO) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

15.
PICO, CARLOS ENRIQUE. Participação em banca de Henrique Mageste Rocha Pereira.Incrustação: Conceitos, Prevenção, Acompanhamento e Tratamento. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ENGENHARIA DE EXPLORAÇÃO E PRODUÇÃO DE PETRÓLEO) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

16.
PICO, CARLOS ENRIQUE. Participação em banca de Stephan Marques Carvalho Thomé dos Santos.Considerações Operacionais da Instalação de Completações Inteligentes. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ENGENHARIA DE EXPLORAÇÃO E PRODUÇÃO DE PETRÓLEO) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

17.
PICO, CARLOS ENRIQUE. Participação em banca de Carlos Alexandre Pedrosa.Recuperação Avançada de Petróleo Pela Injeção de Glicerina Bruta em Reservatórios Estratificados. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ENGENHARIA DE EXPLORAÇÃO E PRODUÇÃO DE PETRÓLEO) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

18.
PICO, CARLOS ENRIQUE. Participação em banca de Natã Miranda Franco.Simulação Numérica de Fluxo Unidimensional de Gás em Reservatórios em Geometria Cartesiana. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ENGENHARIA DE EXPLORAÇÃO E PRODUÇÃO DE PETRÓLEO) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

19.
PICO, CARLOS ENRIQUE. Participação em banca de Gustavo dos Reis Feijó.Modelagem do Equilíbrio Líquido-Vapor de Sistemas Binários Hidrocarbonetos-Nitrogênio. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ENGENHARIA DE EXPLORAÇÃO E PRODUÇÃO DE PETRÓLEO) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

20.
PICO, CARLOS ENRIQUE. Participação em banca de João Paulo Gomes de Souza.Modelagem do Comportamento Termodinâmico de Sistemas Binários CO2-Hidrocarbonetos. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ENGENHARIA DE EXPLORAÇÃO E PRODUÇÃO DE PETRÓLEO) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

21.
PICO, CARLOS ENRIQUE. Participação em banca de Hadassa Cabral Ribeiro.Fluxo de Fluidos Compressíveis em Meios Porosos. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ENGENHARIA DE EXPLORAÇÃO E PRODUÇÃO DE PETRÓLEO) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

22.
PICO, CARLOS ENRIQUE; PERES, A. M.. Participação em banca de Bismarck Gomes Souza Junior.Simulador Numérico Bidimensional Para Escoamento Monofásico em Meios Porosos. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ENGENHARIA DE EXPLORAÇÃO E PRODUÇÃO DE PETRÓLEO) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

23.
PICO, CARLOS ENRIQUE. Participação em banca de Rony Fonseca Nunes da Silva.Correlações PVT para Estimar as Propriedades de Óleos de Composição Desconhecida. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ENGENHARIA DE EXPLORAÇÃO E PRODUÇÃO DE PETRÓLEO) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

24.
PICO, CARLOS ENRIQUE. Participação em banca de Jefferson Barreto Falcão.Implementação Computacional de Correlações Empíricas para Escoamento Multifásico em Tubos Verticais: Validação com Dados da Bacia de Campos e Dados Bibliográficos. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ENGENHARIA DE EXPLORAÇÃO E PRODUÇÃO DE PETRÓLEO) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

25.
PICO, CARLOS ENRIQUE. Participação em banca de Amanda Santos Silva.Estudo Comparativo dos Sistemas de Gás Combustível Entre Dois FPOS. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ENGENHARIA DE EXPLORAÇÃO E PRODUÇÃO DE PETRÓLEO) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

26.
Pico Ortiz, C. E.. Participação em banca de Aliel Faria Riente.Modelagem Laboratorial e Matemática da Perda de Injetividade em Poços Devido à Filtração Profunda. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ENGENHARIA DE EXPLORAÇÃO E PRODUÇÃO DE PETRÓLEO) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

27.
Pico Ortiz, C. E.. Participação em banca de Jonathan Dias Nascimento.Estudo da Perfuração de Poços de Petróleo através de Rochas Evaporíticas na Bacia de Santos. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ENGENHARIA DE EXPLORAÇÃO E PRODUÇÃO DE PETRÓLEO) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

28.
Pico Ortiz, C. E.. Participação em banca de Érica Coelho Guimarães.Principais Limitações Durante a Perfuração de Poços Direcionais de Grande Afastamento em Águas Profundas. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ENGENHARIA DE EXPLORAÇÃO E PRODUÇÃO DE PETRÓLEO) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

29.
Pico Ortiz, C. E.. Participação em banca de Luiz Afonso Pessoa Rego.Teoria Cinética para Fluxo de Suspensões/Colóides em Meio Poroso. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ENGENHARIA DE EXPLORAÇÃO E PRODUÇÃO DE PETRÓLEO) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

30.
Pico Ortiz, C. E.. Participação em banca de Dayvison Teixeira dos Santos.Desenvolvimento do Sistema Submarino de Produção. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ENGENHARIA DE EXPLORAÇÃO E PRODUÇÃO DE PETRÓLEO) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
PICO, CARLOS ENRIQUE. Concurso público para Professor do quadro de pessoal permanente na área de Engenharias B. 2018. Universidade do Estado de Santa Catarina.

2.
PICO, CARLOS ENRIQUE. Concurso público para professor do quadro de pessoal permanente na área de Engenharia de Reservatórios do curso de Engenharia de Petróleo. 2014. Universidade do Estado de Santa Catarina.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
22nd International Congress of Mechanical Engineering - COBEM 2013. Reservoir parameters estimation and flowrate history reconstruction using downhole pressure data. 2013. (Congresso).

2.
SPE Latin American and Caribbean Petroleum Engineering Conference, LACPEC 2012. 2012. (Congresso).

3.
19th International Conference on the Discrete Simulation of Fluid Dynamics DSFD 2010. A comparison between immiscible Lattice Boltzmann models. 2010. (Congresso).

4.
20th International Congress of Mechanical Engineering COBEM 2009. DENOISING OF PERMANENT DOWNHOLE PRESSURE DATA USING THE DISCRETE WAVELET TRANSFORM. 2009. (Congresso).

5.
SPE Latin American and Caribbean Petroleum Engineering Conference. Wavelet Filtering of Permanent Downhole Gauge Data. 2009. (Congresso).

6.
17th International Conference on the Discrete Simulation of Fluid Dynamics DSFD 2008. Lattice Boltzmann models for gas mixtures with dissimilar mass components. 2008. (Congresso).

7.
18th International Congress of Mechanical Engineering - COBEM 2005. Lattice-Boltzmann simulation of two-phase fluid flow through porous media. 2005. (Congresso).

8.
IX CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA E CIÊNCIAS TÉRMICAS. SIMULAÇÃO NUMÉRICA DO ESCOAMENTO COM TROCA DE CALOR NO INTERIOR DE TUBOS COM NERVURAS PERIÓDICAS. 2002. (Congresso).

9.
II Escola Brasileira de Primavera - ETT 2000. 2000. (Outra).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Mateus Martins de Lima. Métodos de Predição Probabilística Baseados em Dados de Histórico. Início: 2019. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Reservatorio e de Exploracao) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro. (Orientador).

Tese de doutorado
1.
Philippe Leboeuf. Simulação de fenômenos de transporte em meios porosos na escala do poro. Início: 2011. Tese (Doutorado em Engenharia de Reservatório e de Exploração) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Hadassa Cabral Ribeiro. Estudo dos efeitos da heterogeneidade da condutividade de fraturas hidráulicas na interpretação de testes de pressão em poços. 2015. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Reservatorio e de Exploracao) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, . Orientador: Carlos Enrique Pico Ortiz.

2.
WAGNER QUEIROZ BARROS. MODELOS DE MISTURA APLICADOS NA SIMULAÇÃO NUMÉRICA COMPOSICIONAL DO ESCOAMENTO MULTIFÁSICO EM POÇOS DE PETRÓLEO. 2015. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Reservatório e de Exploração) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Carlos Enrique Pico Ortiz.

3.
BISMARCK GOMES SOUZA JÚNIOR. MODELAGEM E SIMULAÇÃO DO ESCOAMENTO MULTIFÁSICO TRANSIENTE COMPOSICIONAL COM TRANSFERÊNCIA DE CALOR EM POÇOS VERTICAIS. 2015. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Reservatório e de Exploração) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, . Orientador: Carlos Enrique Pico Ortiz.

4.
Felipe Reinoldo Schramm. Simulação Numérica de Transientes Rápidos no Escoamento Compressível de Gás Natural em Dutos. 2014. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Reservatorio e de Exploracao) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, . Orientador: Carlos Enrique Pico Ortiz.

5.
Rodrigo da Silva Rosa. Previsão do Comportamento de Cone de Água em Reservatórios Homogêneos e Naturalmente Fraturados. 2013. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Reservatorio e de Exploracao) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, . Orientador: Carlos Enrique Pico Ortiz.

6.
Cecília Pinheiro Junqueira. ESTIMATIVA DE PARÂMETROS DE RESERVATÓRIOS E RECOSNTRUÇÃO DO HISTÓRICO DE VAZÃO A PARTIR DE DADOS DE PRESSÃO DE FUNDO. 2011. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Reservatório e de Exploração) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ. Orientador: Carlos Enrique Pico Ortiz.

7.
Fernando Diogo de Siqueira. Teoria Alternativa de Perda de Injetividade. 2010. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Reservatorio e de Exploracao) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, Agencia Nacional do Petroleo. Coorientador: Carlos Enrique Pico Ortiz.

8.
ORLANDEMBERG PEREIRA SILVA. QUALIDADE DE ÁGUA INJETADA EM CONTATO COM LINHAS DE AÇO CARBONO COMUM, EM POÇOS DA BACIA DE CAMPOS-RJ. 2009. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Reservatorio e de Exploracao) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, . Orientador: Carlos Enrique Pico Ortiz.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Maurício Laurindo de Matos. Biblioteca de correlações PVT para a estimativa de propriedades físicas de hidrocarbonetos de composição desconhecida. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia de Petróleo) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, Agencia Nacional do Petroleo. Orientador: Carlos Enrique Pico Ortiz.

2.
Maximiano Kanda Ferraz. Interpretação de testes de pressão assistida por computador para estimativa de parâmetros de poço/reservatório. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em ENGENHARIA DE EXPLORAÇÃO E PRODUÇÃO DE PETRÓLEO) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, Agencia Nacional do Petroleo. Orientador: Carlos Enrique Pico Ortiz.

3.
Bismarck Gomes Souza Junior. Simulador Numérico Bidimensional Para Escoamento Monofásico em Meios Porosos. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em ENGENHARIA DE EXPLORAÇÃO E PRODUÇÃO DE PETRÓLEO) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, Agencia Nacional do Petroleo. Orientador: Carlos Enrique Pico Ortiz.

4.
Rony Fonseca Nunes da Silva. Correlações PVT para Estimar as Propriedades de Óleos de Composição Desconhecida. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em ENGENHARIA DE EXPLORAÇÃO E PRODUÇÃO DE PETRÓLEO) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, Agencia Nacional do Petroleo. Orientador: Carlos Enrique Pico Ortiz.

Iniciação científica
1.
Maurício Laurindo de Matos. Biblioteca de correlações PVT para a estimativa de propriedades físicas de hidrocarbonetos de composição desconhecida. 2018. Iniciação Científica. (Graduando em Engenharia de Petróleo) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, Agencia Nacional do Petroleo. Orientador: Carlos Enrique Pico Ortiz.

2.
Maximiano Kanda Ferraz. Interpretação de testes de pressão assistida por computador para estimativa de parâmetros de poço/reservatório. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em ENGENHARIA DE EXPLORAÇÃO E PRODUÇÃO DE PETRÓLEO) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, Agencia Nacional do Petroleo. Orientador: Carlos Enrique Pico Ortiz.

3.
Bismarck Gomes Souza Junior. Simulador Numérico Bidimensional Para Escoamento Monofásico em Meios Porosos. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em ENGENHARIA DE EXPLORAÇÃO E PRODUÇÃO DE PETRÓLEO) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, Agencia Nacional do Petroleo. Orientador: Carlos Enrique Pico Ortiz.

4.
Rony Fonseca Nunes da Silva. Correlações PVT para Estimar as Propriedades de Óleos de Composição Desconhecida. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em ENGENHARIA DE EXPLORAÇÃO E PRODUÇÃO DE PETRÓLEO) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, Agencia Nacional do Petroleo. Orientador: Carlos Enrique Pico Ortiz.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 23/01/2019 às 14:50:08