Karen Izumi Takeda de Sá

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/8800620342706569
  • Última atualização do currículo em 21/12/2017


Bióloga Molecular graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Maringá (2004). Mestre em Genética e Melhoramento (2009). Tem experiência na área de Bioquímica, com ênfase em Biologia Molecular, atuando principalmente nos seguintes temas: dna bent, gene ampd2, origem de replicação e matriz nuclear (mar). Participou da padronização do exame de PCR qualitativa do BCR-ABL aprovado pelo edital RHAE-CNPq/2010. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Karen Izumi Takeda de Sá
Nome em citações bibliográficas
DE SÁ, Karen Izumi Takeda

Endereço


Endereço Profissional
Aliança Biotecnologia.
Avenida Carlos Correia Borges, 851
Zona 05
87015-170 - Maringa, PR - Brasil
Telefone: (44) 30299660
URL da Homepage: http://www.laboratoriosaocamilo.com.br/biotecnologia


Formação acadêmica/titulação


2007 - 2009
Mestrado em Genética e Melhoramento.
Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.
Título: Obtenção de seqüências expressas em túbulos de Malpighi de híbiridos de bicho-da-seda infectados pelo Bombyx mori nucleopoliedrovírus múltiplo,Ano de Obtenção: 2009.
Orientador: Maria Aparecida Fernandez.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: ORESTES; Bombyx mori.
Grande área: Ciências Biológicas
Grande Área: Ciências Biológicas / Área: Bioquímica / Subárea: Biologia Molecular.
2001 - 2004
Graduação em Ciências Biológicas.
Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.
Título: Sítios Intrínsecos de DNA bent na Região de Associação à Matriz Nuclear (MAR) no Segmento à Jusante do Gene Amplificado AMPD2.
Orientador: Maria Aparecida Fernandez.




Formação Complementar


2009 - 2009
Aplicações da PCR Quantitativa em Tempo Real. (Carga horária: 30h).
Life Tecnologies, LIFE TEC, Brasil.
2008 - 2008
Biologia do Desenvolvimento de Drosophila. (Carga horária: 12h).
Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.
2003 - 2003
Genoma Estrutural e Funcional. (Carga horária: 8h).
Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.
2003 - 2003
Genética do Câncer. (Carga horária: 8h).
Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.
2002 - 2002
Introdução Ao Cultivo de Células de Mamíferos. (Carga horária: 8h).
Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.
2002 - 2002
Seqüências de Dna Mitocondrial Como Marcadores Gen. (Carga horária: 8h).
Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.
2001 - 2001
Extensão universitária em Ciência, Arte e Política Estudantil. (Carga horária: 28h).
Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.
2001 - 2001
Biologia Molecular. (Carga horária: 8h).
Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.
2001 - 2001
Compostos Fenólicos na Alimentação. (Carga horária: 8h).
Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.
2001 - 2001
Análise Genética Com Marcadores Moleculares Basead. (Carga horária: 16h).
Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.
2001 - 2001
Ecossistemas. (Carga horária: 1h).
Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.


Atuação Profissional



Aliança Biotecnologia, ALIANÇA, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - Atual
Vínculo: Aluna de pós-graduação, Enquadramento Funcional: Aluna regular de pós-graduação, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2001 - 2004
Vínculo: Graduação, Enquadramento Funcional: Graduanda, Carga horária: 0

Atividades

03/2007 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Ciências Biológicas, .

03/2002 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Ciências Biológicas, .



Linhas de pesquisa


1.
Estruturas alternativas de DNA em origens de replicação e regiões promotoras
2.
Biologia molecular e biotecnologia em Bombyx mori (bicho-da-seda).


Projetos de pesquisa


2010 - Atual
Implantação das Técnicas de Bandamento G e Hibridação in situ Fluorescente (FISH) como Ferramentas Diagnósticas

Projeto certificado pela empresa Aliança Biotecnologia em 19/09/2012.
Descrição: A partir dos anos 70 foram desenvolvidas técnicas baseadas no bandamento cromossômico que tornaram possível a identificação de alterações cromossômicas. Na década seguinte foram desenvolvidas técnicas baseadas na hibridação in situ fluorescente que tem sido utilizadas como ferramentas na identificação de alterações cromossômicas crípticas associadas a microdeleções e microduplicações. No final dos anos 80 a técnica de FISH foi incluída na prática clínica e tornou-se indispensável em vários campos do diagnóstico. Uma das importantes alterações já identificadas foi uma translocação recíproca t(9;22)(q34;q11) entre os braços longos dos cromossomos 9 e 22 (denominada cromossomo Philadelphia) presente em 95% dos pacientes com LMC. A técnica de FISH tem sido utilizada com sucesso na identificação desta alteração e propicia a administração de uma droga alvo molecular inibidor tirosina quinase, denominada mesilato de Imatinib (Gleevec, Imatinib), que tem sido estabelecido como tratamento de escolha para LMC. Em adição, esta metodologia tem sido empregada na prática clínica para identificação da amplificação do oncogene Her-2 em carcinomas de mama. Aproximadamente 30% dos tumores de mama (e outros tumores) tem amplificação deste gene, que pode ser alvo do anticorpo monoclonal anti-Her-2 trastuzumab (Herceptin). No Brasil, o INCA pretende realizar uma pesquisa para avaliar a incorporação no SUS do medicamento Herceptin, no tratamento de câncer de mama. No ano de 2009 foi decretada uma portaria que acrescenta exames e aconselhamento genético à rede de saúde pública no Brasil, o que representa um avanço no sistema de saúde brasileiro, entretanto para que tenha funcionalidade ainda é necessária a formação de um número maior de especialistas em genética clínica. Dados estes fatos, propomos a implantação dos testes de bandamento GTG para rastreamento de alterações cromossômicas e FISH para cromossomo Philadelphia e Her-2 no Grupo São Camilo..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Karen Izumi Takeda de Sá - Integrante / Valério Américo Balani - Coordenador / Valter Augusto Dellla-Rosa - Integrante / Eliane Papa Ambrósio - Integrante / Lígia Maria Crubelati Bulla - Integrante / Tais Susane Pereira - Integrante / Alignéia Guedes - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 1
2007 - 2009
Genes diferencialmente expressos em matrizes de Bombyx mori (bicho-da-seda) em resposta a infecção pelo Nucleopolyhedrovirus subgrupo múltiplo, BmMNPV, isolado geográfico do Paraná.
Descrição: A sericicultura é uma atividade econômica de significativa relevância para o agronegócio brasileiro, tanto pela geração de riqueza quanto pela inclusão social. O Paraná é o maior produtor, com 89,59% do total de casulos verdes, sendo que essa produção está concentrada no município de Nova Esperança (40 km de Maringá). Em Maringá, a COCAMAR Cooperativa Agroindustrial, se retirou do setor e realizou a doação à UEM de uma banco de germoplasma composto de 16 matrizes de B. mori. A identificação das melhores matrizes, as quais irão direcionar futuros cruzamentos para obtenção de híbridos com patente UEM, depende de projetos que analisem a sua alta variabilidade genética, e, sobretudo, às características consideradas de importância econômica. Atualmente, a infecção pelo Nucleopolyhedrovirus subgrupo múltiplo, o BmMNPV, isolado geográfico do Paraná, causador da amarelidão, e responsável por significativas perdas da produção de casulos. Nessa área de atuação, os objetivos dessa proposta são: gerar, analisar e validar in silico cêrca de 2.000 seqüências tipo ORESTES derivadas de bibliotecas de cDNA de tecido gorduroso de lagartas na 5a idade de matrizes C24A e M11A, identificadas, respectivamente, como a mais resistente e a mais sensível à infecção pelo BmMNPV. Essas seqüências de expressão diferencial contribuirão na determinação do transcriptoma de Bombyx mori , bem como poderão contribuir para direcionar a criação racional do bicho da seda na produção de casulos e fios de seda. Fundação Araucária convenio 025/2007..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Karen Izumi Takeda de Sá - Integrante / Maria Aparecida Fernandez - Coordenador.Financiador(es): Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
2007 - 2009
Diagnóstico molecular do banco de germoplasma de bicho-da-seda (Bombyx mori) do acervo UEM-ACESP para obtenção de híbridos comerciais
Descrição: A sericicultura é uma atividade econômica de significativa relevância para o agronegócio brasileiro, tanto pela geração de riqueza quanto pela inclusão social. Essa produção está concentrada no norte central do Estado do Paraná, sendo que o município de Nova Esperança é considerado a capital nacional da seda. As empresas sericícolas são a BRATAC Silk do Brasil e a Fujimura do Brasil. Em Maringá, a COCAMAR - Cooperativa Agroindustrial, atuava no setor, não só no fornecimento de híbridos, mas na manutenção de um banco de germoplasma composto de 16 matrizes com origens genéticas distintas (chinesa e japonesa). Com a saída da COCAMAR da atividade sericícola esse banco de germoplasma foi doado para a Universidade Estadual de Maringá, UEM. Visando a importância da manutenção do acervo biológico, a Associação dos Sericicultores de Nova Esperança e regiões sericícolas do Paraná (ACESP), a Prefeitura de Nova Esperança, a UEM, a Universidade Estadual do Centro Oeste, UNIOESTE e a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI) do Estado do Paraná assinaram um termo de convênio para a reestruturação da ACESP para dar continuidade à manutenção desse banco genético. A identificação das melhores matrizes de B. mori, as quais irão direcionar futuros cruzamentos para obtenção de híbridos com patente UEM-ACESP, depende de projetos que analisem a sua alta variabilidade genética, a qual afeta os aspectos morfológicos do organismo, correlacionada ao desenvolvimento e comportamento e, sobretudo, às características consideradas de importância econômica. A proposta apresentada para o Prêmio Santander Banespa de Ciência e Inovação - Categoria Serviços, tem como objetivo desenvolver projeto na área biotecnológica para a otimização do processo de obtenção de híbridos comerciais do bicho-da-seda. Para alcançar esse objetivos propomos o diagnóstico molecular das matrizes do banco de germoplasma - integridade do gene para a cadeia leve da fibroína e obtenção de marcadores m.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (3) Doutorado: (3) .
Integrantes: Karen Izumi Takeda de Sá - Integrante / Maria Aparecida Fernandez - Coordenador / Joice Felipes - Integrante / Juliana Pereira Bravo - Integrante / Roxelle Ethienne Munhoz - Integrante / Simone Aparecida dos Santos - Integrante / Celina Inês Heidemann - Integrante.Financiador(es): Banco Santander - Auxílio financeiro.
2003 - 2007
Origens de replicação em eucariotos: mapeamento de DNA curvo em regiões de iniciação da replicação
Descrição: Este projeto é realizado em colaboração com a Dra. Michelle Debatisse do Institut Curie de Paris, França. Os objetivos desse projeto estão centrados na verificação de DNA curvo nas regiões de associação à matriz nuclear e de sítios de iniciação de replicação no segmento amplificado do gene AMPD2 em hamster Chinês. Esses resultados permitirão a futura análise funcional dos putativos sítios bent nessa região cromossômica. DNA curvo em origens de replicação em sistemas com amplificação gênica, como na região do gene C3-22 em Rhynchosciara americana também foi estudado nesse projeto..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Karen Izumi Takeda de Sá - Integrante / Adriana Fiorini - Integrante / Maria Aparecida Fernandez - Coordenador / Valério Américo Balani - Integrante / Fabiana de Souza Gouveia - Integrante / Maria Albertina de Miranda Soares - Integrante / Thaila Fernanda dos Reis - Integrante / Ricardo Rodrigues Ciferri - Integrante / Ann Jacob Stocker - Integrante / Michelle Debatisse - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro / Institut Curie - Cooperação / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
2003 - 2004
Estruturas alternativas de DNA nas regiões de iniciação da replicação em mamíferos.
Descrição: Identificar e caracterizar formas alternativas de DNA, mais precisamente DNa bent intrínsecos nas regiões de iniciação da replicação em mamíferos..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Karen Izumi Takeda de Sá - Integrante / Adriana Fiorini - Integrante / Maria Aparecida Fernandez - Coordenador.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
2003 - 2004
Sítios intrínsecos de DNA bent na região de associação à matriz nuclear (MAR) no segmento a jusante do gene amplificado AMPD2: isolamento e clonagem em pBendBlue
Descrição: Isolar e clonar formas alternativas de DNA, mais precisamente sítios de DNA bent intrínsecos no segmento amplificado contendo a região 3´ do gene AMPD2 de hamster Chinês..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Karen Izumi Takeda de Sá - Integrante / Adriana Fiorini - Integrante / Maria Aparecida Fernandez - Coordenador.
2002 - 2003
Mapeamento de sítios intrínsecos de DNA bent na região de associação à matriz nuclear (MAR) no segmento 3' do gene amplificado AMPD2
Descrição: Isolar e clonar formas alternativas de DNA, mais precisamente sítios de DNA bent intrínsecos no segmento amplificado contendo a região 3' do gene AMPD2 de hamster Chinês..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Karen Izumi Takeda de Sá - Integrante / Adriana Fiorini - Integrante / Maria Aparecida Fernandez - Coordenador.
2001 - Atual
Mapeamento de sítios intrínsecos de DNA bent na região amplificada do gene AMPD2 em hamster Chinês
Descrição: Este projeto é realizado em colaboração com a Dra. Michelle Debatisse do Institut Curie de Paris, França. Os objetivos desse projeto estão centrados na verificação de DNA curvo nas regiões de associação à matriz nuclear e de sítios de iniciação de replicação no segmento amplificado do gene AMPD2 em hamster Chinês. Esses resultados permitirão a futura análise funcional dos putativos sítios bent nessa região cromossômica..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Karen Izumi Takeda de Sá - Integrante / Adriana Fiorini - Integrante / Maria Aparecida Fernandez - Coordenador / Valério Balani - Integrante.Financiador(es): Institut Curie - Cooperação.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Bioquímica / Subárea: Biologia Molecular.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
GIMENES, F.2008GIMENES, F. ; DE SÁ, Karen Izumi Takeda ; GOUVEIA, Fabiana de Souza ; FIORINI, Adriana . Intrinsically bent DNA in replication origins and gene promoters. Genetics and Molecular Research, v. 7, p. 549-558, 2008.

2.
BARBOSA, J. F.2008BARBOSA, J. F. ; BRAVO, J. P. ; DE SÁ, Karen Izumi Takeda ; ZANATTA, Daniela Bertolini ; SILVA, J. L. C. ; BALANI, Valério Américo ; FIORINI, Adriana ; FERNANDEZ, Maria Aparecida . Intrinsic bent DNA colocalizes with the sequence involved in the Nd-sD mutation in Fibroin light chain gene of the Bombyx mori.. Journal of Biochemistry and Molecular Biology, v. 41, p. 394-399, 2008.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
SILVA, E. J. ; DE SÁ, Karen Izumi Takeda ; BALANI, Valério Américo ; FIORINI, Adriana ; FERNANDEZ, Maria Aparecida . Sítios de DNA Curvo Intrínsecos em Íntrons do Gene GNAT2 da Região Amplificada do Gene AMPD2 de Hamster Chinês. In: XV Encontro Anual de Iniciação Científica, 2006, Foz do Iguaçú, PR. Livro de Resumos, 2006.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
DE SÁ, Karen Izumi Takeda; GUEDES, A. ; BALANI, Valério Américo ; COELHO, R. F. ; AMBROSIO, E. P. . Frequência dos Transcritos Decorrentes da Fusão dos Genes BCR-ABL em Pacientes com LMC no Norte do Paraná. In: 39° Congresso Brasileiro de Análises Clínicas e 12° Congresso Brasileiro de Citologia Clínica, 2012, Rio de Janeiro. Anais do 39° Congresso Brasileiro de Análises Clínicas e 12° Congresso Brasileiro de Citologia Clínica, 2012.

2.
Tavares, J ; BRAVO, J. P. ; DE SÁ, Karen Izumi Takeda ; FERNANDEZ, Maria Aparecida . Cytoplasmic A3 Actin Gene Intronic Promoter Structure in Susceptible and Resistant Silkworms Strains to Multiple Bombyx mori Nucleopolyhedrovirus. In: XXXVIII Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular, 2009, Águas de Lindóia. Abstracts - XXXVIII Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular, 2009.

3.
FASSINA, V. A. ; SANTOS, S. A. ; DE SÁ, Karen Izumi Takeda ; MUNHOZ, R. E. ; FERNANDEZ, Maria Aparecida . Caracterização do Desempenho Produtivo de Raças de Origem Indiana e Japonesa do Bicho-da-Seda (Bombyx mori L.). In: X Encontro Maringaense de Biologia - XXIII Semana da Biologia, 2008, Maringá. Arquivos do MUDI. Maringá: EDUEM, 2008. v. 12. p. 14-14.

4.
SILVA, E. J. ; DE SÁ, Karen Izumi Takeda ; FIORINI, Adriana ; BALANI, Valério Américo ; FERNANDEZ, Maria Aparecida . Mapeamento de Sítios de DNA Curvo no Gene GNAT2 em Segmento Amplificado de Hamster Chinês. In: VIII Encontro Paranaense de Genética, 2006, Maringá, PR. Livro de Resumos. Maringá: Clichetec Gráfica e Editora, 2006. p. 03-119.

5.
SILVA, E. J. ; FIORINI, Adriana ; DE SÁ, Karen Izumi Takeda ; BALANI, Valério Américo ; FERNANDEZ, Maria Aparecida . Bent DNA Sites in Partial GNAT2 Gene Sequence from Chinese Hamster AMPD2 Amplicon. In: XXXV Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular, 2006, Águas de Lindóia, SP. XXXV Reunião Anual - Programas e Índices, 2006.

6.
BALANI, Valério Américo ; DE SÁ, Karen Izumi Takeda ; FIORINI, Adriana ; FERNANDEZ, Maria Aparecida . Bent DNA sites in Mammalian Replication Origins. In: XXXV Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular, 2006, Águas de Lindóia, SP. XXXV Reunião Anual Programa e Índices, 2006.

7.
BALANI, Valério Américo ; DE SÁ, Karen Izumi Takeda ; FIORINI, Adriana ; FERNANDEZ, Maria Aparecida . Mapping of intrinsic bent DNA in AMPD2 gene amplified region. In: XXXIV Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular - SBBq, 2005, Águas de Lindóia, SP. XXXIV Reunião Anual - Programas e Índices, 2005.

8.
DE SÁ, Karen Izumi Takeda; FIORINI, Adriana ; FERNANDEZ, Maria Aparecida . Sítitos intrínsecos de DNA bent na região de associação à matriz nuclear (MAR) no segmento a jusante do gene amplificado AMPD2: isolamento e clonagem em pBendBlue.. In: XIII Encontro Anual de Iniciação Científica - XIII EAIC, 2004, Londrina, PR, 2004.

9.
HARA, Letícia Sayuri ; TOLEDO, Fabiana de ; FARIA, Juliana Sala de ; DE SÁ, Karen Izumi Takeda ; RUBIN FILHO, João Celso . Estudos fenológicos em Melia azedarach e Persea americana do câmpus da Universidade Estadual de Maringá. In: VII Semana de Artes, IV Mostra do Museu Dinâmico Interdisciplinar, II Mostra Integrada de Ensino Pesquisa e Extensão e V Simpósio da APADEC, 2004, Maringá, 2004.

10.
DE SÁ, Karen Izumi Takeda; FIORINI, Adriana ; FERNANDEZ, Maria Aparecida . Sítios de DNA bent intrínsecos em região iniciadora de replicação no segmento amplificado do gene AMPD2. In: 50º Congressso Brasileiro de Genética, 2004, Florianópolis, SC, 2004.

11.
DE SÁ, Karen Izumi Takeda; BIAZIO, Gleison Ricardo de ; FIORINI, Adriana ; FERNANDEZ, Maria Aparecida . Bent DNA sites in a Polygenic Locus of Mammalian. In: XXXII Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular - SBBq, 2003, Caxambu, MG. XXXII Reunião Anual - Programas e Resumos, 2003.

12.
DE SÁ, Karen Izumi Takeda; FIORINI, Adriana ; FERNANDEZ, Maria Aparecida . Mapeamento de sítios intrínsecos de DNA bent na região 3'do gene amplificado AMPD2 de hamster Chinês. In: XII Encontro Anual de Iniciação Científica - XII EAIC, 2003, Foz do Iguaçu, PR, 2003.

13.
DE SÁ, Karen Izumi Takeda; FIORINI, Adriana ; FERNANDEZ, Maria Aparecida . Sítio intrínsecos de DNA bent na região 3` do gene amplificado adenilato desaminase 2 (AMPD2) de fibroblastos em cultura de hamster Chinês. In: VI Encontro Paranaense de Genética, 2002, Curitiba, PR, 2002.

14.
DE SÁ, Karen Izumi Takeda; FIORINI, Adriana ; FERNANDEZ, Maria Aparecida . Mapeamento de sítios iIntrínsecos de DNA bent na regiãao 3` do gene amplificado (AMPD2) de fibroblastos em cultura de hamster Chinês. In: XI Encontro Anual de Iniciação Científica - XI EAIC, 2002, Maringá, PR, 2002.

Apresentações de Trabalho
1.
SILVA, E. J. ; DE SÁ, Karen Izumi Takeda ; FIORINI, Adriana ; BALANI, Valério Américo ; FERNANDEZ, Maria Aparecida . Mapeamento de Sítios de DNA Curvo no Gene GNAT2 em Segmento Amplificado de Hamster Chinês. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).

2.
SILVA, E. J. ; FIORINI, Adriana ; DE SÁ, Karen Izumi Takeda ; BALANI, Valério Américo ; FERNANDEZ, Maria Aparecida . Bent DNA Sites in Partial GNAT2 Gene Sequence from Chinese Hamster AMPD2 Amplicon. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).

3.
BALANI, Valério Américo ; DE SÁ, Karen Izumi Takeda ; FIORINI, Adriana ; FERNANDEZ, Maria Aparecida . Bent DNA Stes in Mammalian Replication Origins. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).

4.
SILVA, E. J. ; DE SÁ, Karen Izumi Takeda ; BALANI, Valério Américo ; FIORINI, Adriana ; FERNANDEZ, Maria Aparecida . Sítios de DNA Curvo Intrínsecos em Íntrons do Gene GNAT2 da Região Amplificada do Gene AMPD2 de Hamster Chinês. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).

5.
BALANI, Valério Américo ; DE SÁ, Karen Izumi Takeda ; FIORINI, Adriana ; FERNANDEZ, Maria Aparecida . Mapping of Intrinsic Bent DNA Sites in AMPD2 Gene Amplified Region. 2005. (Apresentação de Trabalho/Outra).

6.
DE SÁ, Karen Izumi Takeda; FIORINI, Adriana ; FERNANDEZ, Maria Aparecida . Sítios de DNA bent intrínsecos em região iniciadora de replicação no segmento amplificado do gene AMPD2. 2004. (Apresentação de Trabalho/Outra).

7.
DE SÁ, Karen Izumi Takeda; FIORINI, Adriana ; FERNANDEZ, Maria Aparecida . Sítios intrínsecos de DNA bent na região de associação à matriz nuclear (MAR) no segmetno a jusante do gene amplificado AMPD2: isolamento e clonagem em pBendblue. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
DE SÁ, Karen Izumi Takeda; FIORINI, Adriana ; FERNANDEZ, Maria Aparecida . Bent DNA sites in a polygenic locus of mammalian. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
DE SÁ, Karen Izumi Takeda; FIORINI, Adriana ; FERNANDEZ, Maria Aparecida . Mapeamento de sítios intrínsecos de DNA bent na região 3'do gene amplificado AMPD2 de hamster Chinês. 2003. (Apresentação de Trabalho/Outra).

10.
DE SÁ, Karen Izumi Takeda; FIORINI, Adriana ; FERNANDEZ, Maria Aparecida . Mapeamento de sítios intrínsecos de DNA bent na região 3'do gene amplificado (AMPD2) de fibroblastos em cultura de hamster Chinês. 2002. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
DE SÁ, Karen Izumi Takeda; FIORINI, Adriana ; FERNANDEZ, Maria Aparecida . Sítios intrínsecos de DNA bent na região 3'do gene amplificado adenilato desaminase 2 (AMPD2) de fibroblasto em cultura de hamster Chinês. 2002. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Outras produções bibliográficas
1.
DE SÁ, Karen Izumi Takeda. DNA Forense e Sorologia, 2007. (Tradução/Outra).


Demais tipos de produção técnica
1.
DE SÁ, Karen Izumi Takeda. Ferramentas Básicas para Análise de mRNA em Eucariotos. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
DE SÁ, Karen Izumi Takeda; FELIPES, Joice ; ZANATTA, Daniela Bertolini . Ferrramentas Biotecnológicas para a Sexagem de Aves. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
I Simpósio de Ciências Aplicadas à Sericicultura - I SICAS. 2007. (Simpósio).

2.
50º Congresso Brasileiro de Genética. 50º Congresso Brasileiro de Genética. 2004. (Congresso).

3.
I Wokshop de Ética na Experimentação Animal da UEM. 2004. (Outra).

4.
XIII Encontro Anual de Iniciação Científica.XIII Encontro Anual de Iniciação Científica - XIII EAIC. 2004. (Encontro).

5.
V Encontro Maringaense de Biologia - XVIII Semana da Biologia.V Encontro Maringaense de Biologia - XVIII Semana da Biologia. 2003. (Encontro).

6.
XII Encontro Anual de Iniciação Científica.XII Encontro Anual de Iniciação Científica - XII EAIC. 2003. (Encontro).

7.
XXXII Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular - SBBq. XXXII Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular - SBBq. 2003. (Congresso).

8.
IV Encontro Maringaense de Biologia - XVII Semana da Biologia. 2002. (Encontro).

9.
VI Encontro Paranaense de Genética.VI Encontro Paranaense de Genética. 2002. (Encontro).

10.
XI Encontro Anual de Iniciação Científica.XI Encontro Anual de Iniciação Científica - XI EAIC. 2002. (Encontro).

11.
Ciência, Arte e Política Estudantil.Ciência, Arte e Política Estudantil. 2001. (Outra).

12.
III Encontro Maringaense de Biologia - XVI Semana de Biologia. 2001. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
DE SÁ, Karen Izumi Takeda. I Simpósio de Ciências Aplicadas à Sericicultura - I SICAS. 2007. (Outro).

2.
DE SÁ, Karen Izumi Takeda. VI Encontro Maringaense de Biologia - XIX Semana da Biologia. 2004. (Outro).

3.
DE SÁ, Karen Izumi Takeda. V Encontro Maringaense de Biologia - XVIII Semana da Biologia. 2003. (Outro).

4.
DE SÁ, Karen Izumi Takeda. IV Encontro Maringaense de Biologia - XVII Semana da Biologia. 2002. (Outro).



Inovação



Projetos de pesquisa



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 18/01/2019 às 23:04:47