Luciene Maria Garbuio Castello Branco

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1009510701411169
  • Última atualização do currículo em 09/12/2018


Doutoranda em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas na área de Linguagens e Tecnologias e Mestre em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (2005). Graduada em Letras Português/Inglês pela Universidade do Sagrado Coração de Bauru (1988). Possui certificação em formação de professores - Teaching of English as a Foreign Language, pela University of California San Diego (UCSD) e Business English pela Intrax de Chicago. Atualmente é professora de ensino superior de Língua Inglesa do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza na Fatec Americana. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Línguas Estrangeiras Modernas. Atua no segmento da educação profissional e tecnológica e tem interesse nos temas: leitura e escrita, produção de material didático, internacionalização, multiletramentos e novas tecnologias. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Luciene Maria Garbuio Castello Branco
Nome em citações bibliográficas
GARBUIO, L. M.;GARBUIO, LUCIENE MARIA

Endereço


Endereço Profissional
Centro Paula Souza - Faculdade de Tecnologia de Americana.
Rua Emílio de Menezes
Vila Amorim
13469111 - Americana, SP - Brasil
Telefone: (19) 34065776


Formação acadêmica/titulação


2015
Doutorado em andamento em doutorado em Linguística Aplicada.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Título: ESTRATÉGIAS INDIVIDUAIS DE BUSCA DE INFORMAÇÃO NA INTERNET POR ALUNOS DO ENSINO SUPERIOR DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO (título provisório),
Orientador: Marcelo El Khouri Buzato.
2002 - 2005
Mestrado em Lingüística Aplicada.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Título: Revelação e Origens de Crenças da Competência Implícita de Professores de Línguas,Ano de Obtenção: 2005.
Orientador: José Carlos Paes de Almeida Filho.
Palavras-chave: competência implícita; crenças; língua estrangeira; línguas-estudo; ensino; formação de professores.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística.
1984 - 1988
Graduação em Letras.
Universidade do Sagrado Coração, USC, Brasil.




Formação Complementar


2017 - 2017
Webinar Market Leader 3.ed Extra. (Carga horária: 2h).
Pearson Brasil, PEARSON, Brasil.
2017 - 2017
Teaching without translation & integrated lessons: how to effectively combi. (Carga horária: 4h).
Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, CEETEPS, Brasil.
2016 - 2016
Método Lógico para Redação Científica (nível básico). (Carga horária: 8h).
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
2016 - 2016
Mashed Potatoes: Using Hot Potatoes with Web 2.0. (Carga horária: 3h).
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
2016 - 2016
Academic Writing Teacher Training Course. (Carga horária: 24h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2016 - 2016
Podcasting: Using Audacity in the Classroom. (Carga horária: 3h).
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
2016 - 2016
Seminário de Pesquisa em Estudos Sobre Produção Escrita em Língua Materna. (Carga horária: 120h).
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
2015 - 2015
Language, the Multimodal Semiotic Landscape, and t. (Carga horária: 3h).
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
2015 - 2015
Linguagem, Tecnologia e Educação Crítica em Língua. (Carga horária: 3h).
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
2015 - 2015
Engagement, Authenticity & the Future of EFL Teach. (Carga horária: 4h).
Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, CEETEPS, Brasil.
2015 - 2015
Building Games for Language Education: Exploring B. (Carga horária: 4h).
Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, CEETEPS, Brasil.
2015 - 2015
Treinamento para aplicador do TOEFL ITP.
Master Test - Certificação Internacional, MT, Brasil.
2015 - 2015
Seminário de Pesquisa em Estudos do Letramento (I). (Carga horária: 120h).
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
2015 - 2015
Estudos em Educação e Tecnologias da informação e Comunicação. (Carga horária: 45h).
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
2014 - 2014
Business English Super. (Carga horária: 30h).
INTRAX Chicago, INTRAX, Estados Unidos.
2013 - 2013
Avaliação e Ensino de Línguas. (Carga horária: 120h).
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
2013 - 2013
Teoria e Prática do Design Instrucional. (Carga horária: 50h).
Livre Docência, LD, Brasil.
2013 - 2013
Avaliação e Ensino de Línguas. (Carga horária: 120h).
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
2013 - 2013
Treinamento para aplicador do TOEIC. (Carga horária: 10h).
UP LANGUAGE, U L, Brasil.
2012 - 2012
Curso de Capacitação e Professores Mediadores do Programa UNIVESP. (Carga horária: 72h).
Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, CEETEPS, Brasil.
2012 - 2012
Introdução aos Estudos do Letramento Digital. (Carga horária: 120h).
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
2012 - 2012
Mediação Tecnológica no Ensino de Língua Materna e. (Carga horária: 120h).
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
2012 - 2012
Capacitação em EaD: Autores, Mediadores Online e M. (Carga horária: 72h).
Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, CEETEPS, Brasil.
2012 - 2012
Introdução aos Estudos do Letramento Digital. (Carga horária: 120h).
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
2012 - 2012
Treinamento para aplicador do TOEIC. (Carga horária: 10h).
UP LANGUAGE, U L, Brasil.
2012 - 2012
Mediação Tecnológica no Ensino de Língua Materna e Língua Estrangeira. (Carga horária: 120h).
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
2011 - 2011
Extensão universitária em Teaching English as a Foreign Language - Professio. (Carga horária: 80h).
University of California, San Diego, UCSD, Estados Unidos.
2010 - 2010
Teoria e Prática da Docência Online. (Carga horária: 40h).
Livre Docência, LD, Brasil.
2010 - 2010
Tutora curso de Formação de Tutores. (Carga horária: 16h).
Anhanguera Educacional S A, AESA, Brasil.
2010 - 2010
8º Fórum Universitário - Educação Centrada no Alun. (Carga horária: 8h).
Pearson, PEARSON, Brasil.
2009 - 2009
Internet como ferramenta de acessso e uso da infor. (Carga horária: 2h).
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
2009 - 2009
Atores da Inclusão na Universidade. (Carga horária: 2h).
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
2007 - 2007
Extensão universitária em Relações Humanas na Sala de Aula II - Motivação e. (Carga horária: 15h).
Faculdade Comunitária de Campinas, FAC, Brasil.
2007 - 2007
Coordinating Successfully I. (Carga horária: 8h).
Language Office, ABS, Brasil.
2007 - 2007
Gestão Financeira em Instituições de Ensino Superi. (Carga horária: 3h).
Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos De Ensino Superior, SEMESP, Brasil.
2007 - 2007
Relação de Trabalho no Ensino Superior. (Carga horária: 3h).
Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos De Ensino Superior, SEMESP, Brasil.
2007 - 2007
Coordenador-gestor e os novos critérios da avaliaç. (Carga horária: 3h).
Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos De Ensino Superior, SEMESP, Brasil.
2007 - 2007
Portaria Normativa nº01/Reconhecimento de cursos e. (Carga horária: 3h).
Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos De Ensino Superior, SEMESP, Brasil.
2006 - 2006
Extensão universitária em Relações Humanas na Sala de Aula II - Motivação e. (Carga horária: 15h).
Faculdade Comunitária de Campinas, FAC, Brasil.
2000 - 2000
Certificate in Communicative Skills in English.
University of Cambridge, CAM, Inglaterra.
1999 - 1999
Training Course - Dynamic Teacher. (Carga horária: 35h).
Number One Tecnologia Educacional, NUMBER ONE, Brasil.
1999 - 1999
Training Course - CAF Teacher. (Carga horária: 35h).
Number One Tecnologia Educacional, NUMBER ONE, Brasil.
1999 - 1999
Second Seminar for Coordinatiors. (Carga horária: 32h).
Number One Tecnologia Educacional, NUMBER ONE, Brasil.
1998 - 1998
Seminar for International Teachers of English. (Carga horária: 40h).
San Diego State University, SDSU, Estados Unidos.
1998 - 1998
Certificate of Spoken English for Speakers of Other Languages - Grade 11.
Trinity College London, TCL, Brasil.
1998 - 1998
Michigan Test - 89/100.
San Diego State University, SDSU, Estados Unidos.
1997 - 1997
Excelência Pessoal e Profissional. (Carga horária: 8h).
Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino no Estado de São Paulo, SIESP, Brasil.
1992 - 1992
Pronúncia. (Carga horária: 24h).
Centro de Comunicação Inglesa, CCI, Brasil.
1989 - 1989
Intensive English Program. (Carga horária: 60h).
English Language Center, ELS, Estados Unidos.
1989 - 1989
Michigan Test of English Language Proficiency - 70.
English Language Center, ELS, Estados Unidos.
1988 - 1988
Metodologia do Ensino de Redação. (Carga horária: 8h).
Particular, PARTICULAR, Brasil.
1983 - 1985
Inglês. (Carga horária: 312h).
Instituto York, INSTITUTO YORK, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Centro Paula Souza - Faculdade de Tecnologia de Bragança Paulista, FATEC - BP, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2013
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professora Assistente I, Carga horária: 8


Centro Paula Souza - Faculdade de Tecnologia de Americana, FATEC AM, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - Atual
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor Referência II Grau C, Carga horária: 42, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Língua Inglesa I, II, III, IV, V e VI


Anhanguera Educacional S A, AESA, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2011
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Assessora Pedagógica, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.


Faculdade Comunitária de Campinas, FAC, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professora
Outras informações
Estágio Supervisionado em Língua Inglesa I - Letras Trabalho de Conclusão de Curso - Pedagogia

Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professora
Outras informações
Orientação de Trabalho de Conclusão de Curso - Pedagogia

Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 2
Outras informações
Linguística Aplicada em Língua Inglesa II - Letras Práticas Pedagógicas - Letras Trabalho de Conclusão de Curso - Letras e Pedagogia

Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 2
Outras informações
Trabalho de Conclusão de Curso - Pedagogia

Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 2
Outras informações
Leitura e Produção de Textos - Pedagogia

Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 3
Outras informações
Língua Inglesa V Estágio Supervisionado em Língua Inglesa I

Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Coordenadora de Pedagogia, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2005 - 2009
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenadora de Letras, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 4, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Língua Inglesa I Comunicação e Expressão Oral em Língua Inglesa I

Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 4, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Práticas Pedagógicas I Práticas Pedagógicas III Estágio Supervisionado em Língua Inglesa I

Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 3, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Práticas Pedagógicas II Trabalho de Conclusão de Curso

Vínculo institucional

2006 - 2006
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 4, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Didática Organização e Funcionamento da Escola I

Vínculo institucional

2006 - 2006
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 4, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Inglês

Vínculo institucional

2005 - 2006
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Coordenadora de Pedagogia, Carga horária: 30, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2005 - 2005
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 4, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Língua Inglesa I

Vínculo institucional

2005 - 2005
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 4, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Língua Inglesa II


Universidade Anhanguera de São Paulo, UNIAN/SP, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 6
Outras informações
Abordagens do Ensino de Língua Inglesa e Preparo de Material Didático (pós graduação)


Faculdade de Campinas, FACAMP, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2005
Vínculo: Cooperado, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 12

Atividades

08/2003 - 02/2005
Ensino, Inglês, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Inglês

Centro de Ensino de Línguas Unicel Campinas, CEL-LEP, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2004
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 12

Vínculo institucional

2000 - 2000
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 12

Atividades

8/2001 - 3/2004
Ensino,

Disciplinas ministradas
Inglês

Number One Curso de Línguas, NUMBER ONE, Brasil.
Vínculo institucional

1999 - 2000
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenadora Pedagógica, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

9/1999 - 5/2000
Direção e administração, Number One Curso de Línguas, .

Cargo ou função
Coordenadora Pedagógica.

Wizard Campinas, WIZARD, Brasil.
Vínculo institucional

1998 - 1999
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Assessora pedagógica, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

6/1998 - 01/1999
Direção e administração, Wizard Campinas, .

Cargo ou função
Assessora Pedagógica.

Update Escola de Idiomas, UPDATE, Brasil.
Vínculo institucional

1995 - 1997
Vínculo: Sócio-proprietário, Enquadramento Funcional: Sócio-proprietário e professor, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

10/1995 - 12/1997
Direção e administração, Update Escola de Idiomas, .

Cargo ou função
Sócia-proprietária.

Instituição Toledo de Ensino, ITE, Brasil.
Vínculo institucional

1994 - 1995
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

3/1994 - 10/1995
Ensino,

Disciplinas ministradas
Inglês

Instituto de Idiomas New Course, CCI, Brasil.
Vínculo institucional

1989 - 1994
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 30, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

9/1989 - 6/1994
Ensino,

Disciplinas ministradas
Inglês

Colégio São Francisco de Assis, SÃO FRANCISCO, Brasil.
Vínculo institucional

1988 - 1990
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 12

Atividades

5/1988 - 6/1990
Ensino,

Disciplinas ministradas
Inglês

Faculdade Anhanguera de Pirassununga, FAP, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Horista, Carga horária: 6
Outras informações
Professora no curso de Pós-Graduação em Língua Inglesa - Estudos Avançados, ministrando a disciplina Abordagens de Ensino de Língua e Preparo de Material Didático


MUST University, MUST, Estados Unidos.
Vínculo institucional

2017 - 2017
Vínculo: Tutora, Enquadramento Funcional: Tutora



Projetos de pesquisa


2016 - 2018
Letramentos hipermidiáticos e ensino de língua
Descrição: Estudo de base empírica sobre o que já está sendo feito e o que pode ser feito em contextos de ensino de língua com vistas ao desenvolvimento de letramentos hipermidiáticos de prestígio. O foco desse estudo está tanto na formação discente quanto na formação docente..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (2) .

Integrantes: Luciene Maria Garbuio Castello Branco - Coordenador / Inês Signorini - Integrante / Virgginia Laborão - Integrante / Andréa Bombonati - Integrante / Jordan Oliveira da Silva - Integrante / Bruno Albanese - Integrante / Regiane Macedo Lima - Integrante / Elis Nazar - Integrante.


Membro de comitê de assessoramento


2008 - 2008
Agência de fomento: Anhanguera Educacional S.A
2007 - 2007
Agência de fomento: Anhanguera Educacional S.A


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Línguas Estrangeiras Modernas/Especialidade: Competências do Professor de Língua Estrangeira.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Línguas Estrangeiras Modernas/Especialidade: Avaliaçâo de Rendimento.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Línguas Estrangeiras Modernas/Especialidade: Formação do Professor.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem.
5.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.
6.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2008
Orientação de Trabalho de Iniciação Científica premiado em terceiro lugar no 2º Seminário de Produção Científica Docente e Discente das Faculdades da Anhanguera., Anhanguera Educacional S.A..
2007
Menção Honrosa do Concurso Interno do Programa de Iniciação Científica pela orientação do trabalho ´Estudo sobre crenças: foco no professor e no PCN-LE`, Anhanguera Educacional S.A..


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
GARBUIO, LUCIENE MARIA2018 GARBUIO, LUCIENE MARIA. A internet, agência e os jogos digitais online na aprendizagem de inglês: um estudo no ensino superior de Tecnologia da Informação. DOMÍNIOS DE LINGU@GEM, v. 12, p. 1878-1904, 2018.

2.
GARBUIO, L. M.2007GARBUIO, L. M.. Crenças e desafios na prática do ensino de língua inglesa: experiências de alunos do curso de Letras. Anuário da Produção Acadêmica Docente (Anhanguera Educacional. Valinhos), v. 1, p. 7-306, 2007.

Capítulos de livros publicados
1.
GARBUIO, L. M.. Crenças sobre a língua que ensino: foco na competência implícita do professor de língua estrangeira. In: Ana Maria Ferreira Barcelos; Maria Helena Vieira Abrahão. (Org.). Crenças e ensino de línguas: foco no professor, no aluno e na formação de professores. 1ªed.Campinas, SP: Pontes, 2006, v. , p. 87-104.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
Saez, M. E. L. ; SUCCI, O. ; GARBUIO, L. M. . Reflexões sobre o processo de internacionalização em cursos superiores de graduação tecnológica: a experiência da Faculdade de Tecnologia de Americana. In: XIV Colóquio Internacional de Gestão Universitária - CIGU, 2014, Florianópolis. XIV Colóquio Internacional de Gestão Universitária - CIGU, 2014.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
GARBUIO, L. M.. A internet e a aprendizagem de inglês: ingressantes em curso superior de Tecnologia da Informação e os jogos digitais. In: 1º Seminário de Estudos Lingísticos do Vale do Paraíba (SELIV), 2017, Campos do Jordão. Língua, Discurso e Cultura: reflexões sobre o ensino na sala de aula contemporânea. Campos do Jordão, 2017. v. 1. p. 8-88.

2.
GARBUIO, L. M.. Processos e Estratégias de Leitura de Hipertexto no Ensino Superior Tecnológico. In: 63º Seminário do GEL, 2015, Campinas. Caderno de Resumos do 63º Seminário do GEL, 2015.

3.
GARBUIO, L. M.. Leitura na tela e produção de material didático digital: um estudo no ensino superior de tecnologia. In: XXI Seminário de Teses em Andamento: Linguagens, Contemporaneidade e Pesquisa, 2015, Campinas. Caderno de Resumos do XXI Seminário de Teses em Andamento, 2015.

4.
GARBUIO, L. M.. Entendendo as primeiras práticas de ensino. In: I Congresso Latino-Americano sobre Formação de Professores de Línguas, 2006, Florianópolis. Caderno de Resumos do I Congresso Latino-Americano sobre Formação de Professores de Línguas, 2006.

5.
GARBUIO, L. M.; MASSUIA, J. R. ; MESSIAS, M. . Algumas Reflexões sobre a Prática de Ensino de Língua Inglesa. In: XX Spring Conference: Formação de Professores, 2006, Assis. Caderno de Resumos do XX Spring Conference: Formação de Professores, 2006.

6.
GARBUIO, L. M.. Crenças de Professores de Língua Inglesa: Um Resultado de Pesquisa. In: XXI JELI - Jornada de Ensino de Língua Inglesa, 2005, Sorocaba. Caderno de Eventos da XXI JELI - Jornada de Ensino de Língua Inglesa, 2005.

Apresentações de Trabalho
1.
GARBUIO, L. M.. Information Seeking on the Internet in Higher Education. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
GARBUIO, L. M.; Giusti, A. K. . Aprendizagem ativa: o uso da aula invertida nas aulas de língua inglesa do ensino superior tecnológico. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
GARBUIO, L. M.. Os movimentos individuais de busca de informação na internet. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
GARBUIO, L. M.. A internet e a aprendizagem de inglês: ingressantes em curso superior de Tecnologia da Informação e os jogos digitais. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
GARBUIO, L. M.. Busca de informação na internet por estudantes do ensino superior de Tecnologia da Informação. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

6.
GARBUIO, L. M.. Percursos individuais de busca de informação na internet: um estudo no ensino superior de Tecnologia da Informação. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
GARBUIO, L. M.. Percursos individuais de busca de informação na internet: um estudo no ensino superior de Tecnologia da Informação. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

8.
GARBUIO, L. M.. Novas tecnologias no processo de ensino-aprendizagem. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
GARBUIO, L. M.. Leitura na tela e produção de material didático digital: um estudo no ensino superior de tecnologia. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
GARBUIO, L. M.. Leitura de narrativas transmidiáticas em língua inglesa: um estudo no ensino superior tecnológico. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

11.
GARBUIO, L. M.; SUCCI, O. . Live from Brazil: Education. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

12.
GARBUIO, L. M.. Processos e Estratégias de leitura de Hipertexto no Ensino Superior Tecnológico. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

13.
GARBUIO, L. M.. Ser professor e outras possibilidades de atuação. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

14.
Saez, M. E. L. ; SUCCI, O. ; GARBUIO, L. M. . Reflexões sobre o processo de internacionalização em cursos superiores de graduação tecnológica: a experiência da Faculdade de Tecnologia de Americana. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

15.
GARBUIO, L. M.; Saez, M. E. L. . Programas de Internacionalização: Bolsas de Estudo no Exterior. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

16.
GARBUIO, L. M.. A Escolha do Professor e a Formação da Competência Comunicativa. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
MASSUIA, J. R. ; GARBUIO, L. M. . Estudo sobre crenças: foco no professor e nos PCN-LE. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

18.
GARBUIO, L. M.. Entendendo as Primeiras Práticas de Ensino. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

19.
Y, Patrícia ; GARBUIO, L. M. . Uma avaliação na contação de histórias. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

20.
GARBUIO, L. M.. Algumas reflexões sobre a prática no ensino de Língua Inglesa. 2006. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

21.
GARBUIO, L. M.. Crenças de professores de língua inglesa: um resultado de pesquisa. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

22.
GARBUIO, L. M.. Crenças como um dos Componentes da Teoria Informal para o Ensino e Aprendizagem de Línguas. 2004. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

23.
GARBUIO, L. M.. Crenças sobre a língua que ensino: foco na competência implícita do professor de LE. 2004. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

24.
GARBUIO, L. M.. O Conhecimento Implícito do Professor de Língua Estrangeira: Origem e Revelação na Prática. 2002. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

25.
GARBUIO, L. M.; CLAUS, M. M. K. . Perspectivas da Avaliação em Língua Estrangeira (LE): Integrando Teoria e Prática. 2002. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

26.
GARBUIO, L. M.. O Ensino de Língua Estrangeira: Perspectivas da Avaliação Centrada no Aluno. 2002. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

27.
GARBUIO, L. M.. Perspectivas da Avaliação Centrada no Aluno. 2002. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

28.
GARBUIO, L. M.. O conhecimento implícito de um professor de língua estrangeira. 2002. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

29.
GARBUIO, L. M.. Avaliação de rendimento em LE: alternativas e prática na perspectiva do aluno e do professor. 2002. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

30.
GARBUIO, L. M.; CLAUS, M. M. K. ; BORGES, E. . A Constituição do Conceito de Ensinar e seu Impacto nas Materialidades do Ensino de Línguas. 2001. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

31.
GARBUIO, Luciene Maria ; CLAUS, M. M. K. ; GARBUIO, L. M. . O conceito de ensinar e a sua implicação no ensino de línguas. 2001. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
GARBUIO, L. M.; CLAUS, M. M. K. . Ensinar é, no máximo, esperar que o melhor aconteça. Brasília, DF: Editora Universidade de Brasília, 2003. (Tradução/Artigo).


Produção técnica
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
GARBUIO, L. M.; Saez, M. E. L. ; SUCCI, O. ; SOUZA, L. ; GATTOLIN, S. . O papel do professor de idioma nos processos de internacionalização institucional. 2016. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

2.
GARBUIO, L. M.; Saez, M. E. L. ; BEDIN, M. C. ; SILVA, S. L. . Estratégias de leitura no mundo empresarial. 2016. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

3.
GARBUIO, L. M.; PEREIRA, C. A. . A profissão dos alunos formados no curso de Letras. 2006. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Demais tipos de produção técnica
1.
GARBUIO, L. M.. MUST University_Speech Communication. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Conteúdo de disciplina).

2.
GARBUIO, L. M.. Competêcias Profissionais (Letras). 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático digital).

3.
GARBUIO, L. M.. Atividades Práticas Supervisionadas - Competências Profissionais - Língua Inglesa V. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático digital).

4.
GARBUIO, L. M.. Curso de Formação de Tutores. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
BATORI, R. K.; OLIVEIRA, D.; GARBUIO, L. M.. Participação em banca de Natália Helena Tavares da Silva.Monitorando o serviço de impressão de um instituto com Zabbix. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso Superior de Tecnologia em Segurança da Informação) - Centro Paula Souza - Faculdade de Tecnologia de Americana.

2.
VENTURA, A. F.; ANTONIOLLI, P. D.; GARBUIO, L. M.. Participação em banca de Mateus Constantino Pereira.Engenharia social e estelionato eletrônico. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso Superior de Tecnologia em Segurança da Informação) - Centro Paula Souza - Faculdade de Tecnologia de Americana.

3.
SCAFI, J. M. F.; FERREIRA, M. C.; GARBUIO, L. M.. Participação em banca de Emerson dos Santos.Estudo do transporte público rodoviário com ênfase na tecnologia. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso Superior de Análise e Desenvolvimento de Sistemas) - Centro Paula Souza - Faculdade de Tecnologia de Americana.

4.
FERREIRA, M. C.; SCAFI, J. M. F.; GARBUIO, L. M.. Participação em banca de Edson Rogério Bedana.Avaliação da classificação dos jogos infantis em relação à faixa etária e sua influência na infância. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso Superior de Tecnologia em Jogos Digitais) - Centro Paula Souza - Faculdade de Tecnologia de Americana.

5.
ANTONIOLLI, P. D.; OLIVEIRA, D.; GARBUIO, L. M.. Participação em banca de Jhonatan Breando de Oliveira.Cyber Extorsão: ameaça à competitividade empresarial.. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso Superior de Tecnologia em Segurança da Informação) - Centro Paula Souza - Faculdade de Tecnologia de Americana.

6.
GARBUIO, L. M.; ARANDA, M. C.; OLIVEIRA, R. P.. Participação em banca de Junior Aparecido dos Santos.Orchid - sistema de segurança resiliente utilizando algorítmos imunoinspirados. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso Superior de Tecnologia em Segurança da Informação) - Centro Paula Souza - Faculdade de Tecnologia de Americana.

7.
GARBUIO, L. M.; VENTURA, A. F.; RONDELLI, J. L.. Participação em banca de Guilliano Salvatierry Deleprani Ribeiro.Análise do jogo digital Sparx como auxiliar no tratamento da depressão. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso Superior de Tecnologia em Jogos Digitais) - Centro Paula Souza - Faculdade de Tecnologia de Americana.

8.
GARBUIO, L. M.; ARANDA, M. C.; GIRALDI, M. V. L.. Participação em banca de Paola Akemi Arashiro.Gerenciamento de incidentes de segurança da informação em um soc: estudo de caso real. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso Superior de Tecnologia em Segurança da Informação) - Centro Paula Souza - Faculdade de Tecnologia de Americana.

9.
GARBUIO, L. M.. Participação em banca de Mauri Consentino Júnior.Estudo comparativo sobre as vulnerabilidades dos equipamentos de conectividade. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso Superior de Tecnologia em Segurança da Informação) - Centro Paula Souza - Faculdade de Tecnologia de Americana.

10.
GARBUIO, L. M.. Participação em banca de Douglas de Souza Ferreira.Utilização de visão computacional para deficientes visuais. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso Superior de Análise e Desenvolvimento de Sistemas) - Centro Paula Souza - Faculdade de Tecnologia de Americana.

11.
GARBUIO, L. M.. Participação em banca de Tales Francisco Antonio Galante.Segurança da informação para garantir a qualidade do sistema da Prefeitura de Luiziânia-SP. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso Superior de Análise e Desenvolvimento de Sistemas) - Centro Paula Souza - Faculdade de Tecnologia de Americana.

12.
GARBUIO, L. M.; CRUZ, B. A.; FERREIRA, A. M.. Participação em banca de Vanessa de Souza.Segurança da informação vs. engenharia social nas redes sociais. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso Superior de Tecnologia em Segurança da Informação) - Centro Paula Souza - Faculdade de Tecnologia de Americana.

13.
GARBUIO, L. M.. Participação em banca de Giovanni Pregnolato Rosim.Desenvolvimento de um jogo adaptativo utilizando técnicas de algorítmos genéticos. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso Superior de Tecnologia em Jogos Digitais) - Centro Paula Souza - Faculdade de Tecnologia de Americana.

14.
GARBUIO, L. M.. Participação em banca de Luiz Carlos Pinheiro Junior.Desenvolvimento de back-end para jogos multijogadores com Socket.IO e Node.JS. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso Superior de Tecnologia em Jogos Digitais) - Centro Paula Souza - Faculdade de Tecnologia de Americana.

15.
GARBUIO, L. M.; Saez, M. E. L.; ARANHA, M. C. L. F. M.. Participação em banca de Amanda Caroline Dianni.Desenvolvimento de aplicações web utilizando o Google App Engine. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso Superior de Bacharelado em Sistemas e Tecnologia da Informação) - Centro Paula Souza - Faculdade de Tecnologia de Americana.

16.
GARBUIO, L. M.. Participação em banca de Wandeson Firmino de Oliveira.Comparação de segurança em níveis de senha contra ataques de força bruta no WPA. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso Superior de Tecnologia em Segurança da Informação) - Centro Paula Souza - Faculdade de Tecnologia de Americana.

17.
GARBUIO, L. M.; CRUZ, B. A.; FEDEL, G. S.. Participação em banca de Calebi Leopoldino.Banco de dados híbrido. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso Superior de Bacharelado em Sistemas e Tecnologia da Informação) - Centro Paula Souza - Faculdade de Tecnologia de Americana.

18.
GARBUIO, L. M.; AGUADO, A. G.; FEDEL, G. S.. Participação em banca de Mayra Lopes de Moraes.O uso da internet para aliciamento sexual de crianças. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso Superior de Tecnologia em Segurança da Informação) - Centro Paula Souza - Faculdade de Tecnologia de Americana.

19.
GARBUIO, L. M.; VENTURA, A. F.; OLIVEIRA, D.. Participação em banca de Fernando Moreira da Silva.Os ataques de hackers contra a segurança da informação - estudo de caso: Kevin Mitnick. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso Superior de Tecnologia em Segurança da Informação) - Centro Paula Souza - Faculdade de Tecnologia de Americana.

20.
GARBUIO, L. M.; MARCUSSO, N. T.; GASETA, E. R.. Participação em banca de Gabriel Castro Dourado.Monitoramento de redes sociais e o seu uso corporativo. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso Superior de Tecnologia em Segurança da Informação) - Centro Paula Souza - Faculdade de Tecnologia de Americana.

21.
GARBUIO, L. M.; GOMES, J. W. P.; FERREIRA, A. M.. Participação em banca de Waldson Vital dos Santos.Programação multiplataforma com haxe para jogos digitais. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso Superior de Tecnologia em Jogos Digitais) - Centro Paula Souza - Faculdade de Tecnologia de Americana.

22.
GARBUIO, L. M.. Participação em banca de Fernando Cristyan Dias.Garantindo a capacidade de sobrevivência de sistema de comércio eletrônico E-Commerce. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso Superior de Tecnologia em Segurança da Informação) - Centro Paula Souza - Faculdade de Tecnologia de Americana.

23.
GARBUIO, L. M.. Participação em banca de Berenice Takinawa Albino.Avaliação no Processo de Ensino/Aprendizagem no Projeto São Paulo Faz Escola. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Faculdade Anhanguera de Campinas 3.

24.
GARBUIO, L. M.. Participação em banca de Caroline Heiko C. Kuwakino.Implicações do Processo de Ensino/Aprendizagem de Inglês em Instituições Públicas na Formação para o Mercado de Trabalho. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Faculdade Anhanguera de Campinas 3.

25.
GARBUIO, L. M.. Participação em banca de Rodrigo T. Trindade de Melo.Processos de Ensino/Aprendizagem de Língua Estrangeira e suas Metodologias. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Faculdade Anhanguera de Campinas 3.

26.
Giusti, A. K.; MARTINS, T. H. B.; GARBUIO, L. M.. Participação em banca de Lislaine Virtis Alves.Problematizando a fluência oral dos alunos dos cursos de Letras. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Faculdade Comunitária de Campinas.

27.
GARBUIO, L. M.; Giusti, A. K.; MARTINS, T. H. B.. Participação em banca de Juliana Gonçalves Teixeira.O ensino-aprendizagem de inglês e a teoria das inteligências múltiplas: uma abordagem comunicativa. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Faculdade Comunitária de Campinas.

28.
GARBUIO, L. M.; Mesko, W.. Participação em banca de Fabiana de Jesus Silva.Como o gênero discursivo Fábulas pode contribuir no incentivo à leitura e no ensino-aprendizagem. 2007.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Professor titular
1.
Saez, M. E. L.; GARBUIO, L. M.; AMORIM, D. D. F.. Concurso Público de Professor de Ensino Superior. 2015. Centro Paula Souza - Faculdade de Tecnologia de São Carlos.

Concurso público
1.
GARBUIO, L. M.; Saez, M. E. L.; Vivacqua, M. V. G.. Letras/Inglês/ Línguas Estrangeiras Modernas - Inglês - disciplina Inglês I. 2014. Faculdade de Tecnologia de Americana.

2.
GARBUIO, L. M.; Saez, M. E. L.; Vivacqua, M. V. G.. Letras/Inglês/ Línguas Estrangeiras Modernas - Inglês - disciplina Inglês II. 2013. Faculdade de Tecnologia de Americana.

3.
GARBUIO, L. M.; TEIXEIRA, M.; CINQUETTI, G. O. M.. Letras/Inglês/ Línguas Estrangeiras Modernas - Inglês - disciplina Inglês IV, V e VI. 2012. Centro Paula Souza - Faculdade de Tecnologia de Bragança Paulista.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
2018 Conference of the American Association for Applied Linguistics (AAAL). 2018. (Outra).

2.
II Encontro de Metodologias Ativas. 2018. (Encontro).

3.
18th AILA World Congress of Applied Linguistics. 2017. (Congresso).

4.
I Encontro Sobre Metodologias Ativas. 2017. (Encontro).

5.
VI Seminário Inovações em Atividades Curriculares. 2017. (Seminário).

6.
I CEL UNICAMP SEMINAR: Technology and ELT: Practical Tools for the Classroom. 2016. (Outra).

7.
XXIV Congresso de Iniciação Científica da Unicamp. Avaliadora de pôsteres. 2016. (Congresso).

8.
3ª Jornada de Educação Linguagem e Tecnologia. 2015. (Outra).

9.
63º Seminário do GEL. 2015. (Seminário).

10.
Estudos em educação e Tecnologias da Informação e Comunicação.Novas Tecnologias no Processo de Ensino-Aprendizagem. 2015. (Seminário).

11.
Experiências Práticas em Aprendizagem Ativa na Unicamp. 2015. (Encontro).

12.
II Congresso de Ensino de Língua Inglesa - PUC Campinas. 2015. (Congresso).

13.
IV Seminário de Pesquisa - Práticas de Escrita e de Refle.Leitura de Narrativas Transmidiáticas em Língua Inglesa: um estudo no ensino superior tecnológico. 2015. (Seminário).

14.
XXI - Seminário de Teses em Andamento.Leitura na Tela e Produção de Material Didático Digital: um estudo no ensino superior de tecnologia. 2015. (Seminário).

15.
Game Design: Polimento de Jogos. 2013. (Outra).

16.
9° FUP Profissão Docente: superando os desafios de uma sociedade conectada. 2011. (Outra).

17.
8º FUP - Fórum Universitário Pearson. 2010. (Outra).

18.
Motivar Alunos nos Dias de Hoje: Orientações para Educadores. 2010. (Seminário).

19.
17º COLE Congresso de Leitura. 2009. (Congresso).

20.
Avaliação Institucional e Avaliação de Ensino. 2009. (Outra).

21.
I Seminário de Produção Científica Docente e Discente das Faculdades da Anhanguera. 2007. (Seminário).

22.
Palestra La Alfabetización como Práctica Social Y Programas para Poblaciones Marginadas. 2007. (Outra).

23.
Palestra What´s ´new`in New Literacy Studies? Academic Literacies in the University. 2007. (Outra).

24.
VII JOPLE - Jornada de Professores de Línguas Estrangeiras das Faculdades Particulares do Estado de São Paulo. 2007. (Outra).

25.
I Congresso Latino-Americano sobre Formação de Professores de Línguas/ I Encontro Catarinense de Formação de Professores de Línguas. 2006. (Congresso).

26.
IV Congresso Internacional sobre Avaliação na Educação. 2006. (Congresso).

27.
XX Spring Conference. 2006. (Outra).

28.
XXI JELI - Jornada de Ensino de Língua Inglesa. 2005. (Outra).

29.
52º Seminário do GEL - Grupo de Estudos Linguísticos. 2004. (Seminário).

30.
XIX JELI - Jornada de Ensino de Língua Inglesa. 2003. (Outra).

31.
II JOPLE Jornada de Professores de Línguas Estrangeiras das Faculdades Particulares. 2002. (Outra).

32.
XVIII JELI - Jornada de Ensino de Língua Inglesa. 2002. (Outra).

33.
XVI Spring Conference. 2002. (Outra).

34.
Explaining Tricky Grammar. 2001. (Outra).

35.
VI Congresso Brasileiro de Linguística Aplicada. 2001. (Congresso).

36.
XVII JELI - Jornada de Ensino de Língua Inglesa. 2001. (Outra).

37.
XV Spring Conference. 2001. (Outra).

38.
XVI JELI - Jornada de Ensino de Língua Inglesa. 2000. (Outra).

39.
4th Conference BRAZ-TESOL Regional Chapter Botucatu-Bauru Region for Teachers of English. 1997. (Outra).

40.
All About Reading, Music and Songs. 1997. (Encontro).

41.
III Seminar for Teachers of English. 1997. (Seminário).

42.
Learning Through Doing. 1996. (Oficina).

43.
The First Cultura Inglesa Seminar for Teachers of English. 1996. (Seminário).

44.
The Second Seminar for Teachers of English. 1996. (Seminário).

45.
20th Alumni TEFL Conference. 1995. (Outra).

46.
English Teacher Training Update. 1995. (Outra).

47.
Interchange: a Tool for Communicative Language Teaching. 1995. (Seminário).

48.
Special Friday Workshops. 1995. (Oficina).

49.
BRAZ-TESOL 4th National Convention. 1994. (Outra).

50.
The Cambridge Seminar for EFL Teachers. 1994. (Seminário).

51.
15th Alumni TEFL Conference. 1990. (Outra).

52.
32ª Semana Cultural. 1988. (Outra).

53.
29º Seminário do GEL - Grupo de Estudos Linguísticos. 1985. (Seminário).

54.
30ª Semana Cultural. 1985. (Outra).

55.
29ª Semana Cultural. 1984. (Outra).

56.
Projeto Memória Cultural. 1984. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Saez, M. E. L. ; SUCCI, O. ; GARBUIO, L. M. . 8º Programa de Imersão e Cultura em Língua Inglesa. 2017. (Outro).

2.
GARBUIO, L. M.; MIRANDA, M. R. F. . 7º Programa de Imersão e Cultura em Língua Inglesa. 2016. (Outro).

3.
GARBUIO, L. M.; Saez, M. E. L. ; Giusti, A. K. . 6º Programa de Imersão e Cultura em Língua Inglesa. 2015. (Outro).

4.
GARBUIO, L. M.; Saez, M. E. L. ; Giusti, A. K. ; SUCCI, O. . 5° Programa de Imersão e Cultura em Língua Inglesa. 2014. (Outro).

5.
GARBUIO, L. M.; Saez, M. E. L. ; SUCCI, O. . 4° Programa de Imersão e Cultura em Língua Inglesa. 2013. (Outro).

6.
GARBUIO, L. M.; SUCCI, O. . 3° Programa de Imersão e Cultura em Língua Inglesa. 2012. (Outro).

7.
GARBUIO, L. M.; HADDAD, Luciana . V Semana da Pedagogia: Múltiplos Olhares. 2009. (Outro).

8.
GARBUIO, L. M.. Organização e Correção das Redações do Patrulheiros de Campinas. 2009. (Concurso).

9.
GARBUIO, L. M.. Organização e Correção das Redações do Patrulheiros de Campinas. 2008. (Concurso).

10.
GARBUIO, L. M.. IV Semana de Letras: As Faces da Avaliação. 2008. (Outro).

11.
GARBUIO, L. M.; ALMEIDA, A. A. ; MARQUES, P. ; MARTINS, T. H. B. ; NICESIO, G. . III Semana de Letras: A Escrita em Perspectiva. 2007. (Outro).

12.
GARBUIO, L. M.. Organização e Correção das Redações do Patrulheiros de Campinas. 2007. (Concurso).

13.
GARBUIO, L. M.; MARCILIO, R. . II Semana de Educação: Saberes Necessários à Profissão. 2006. (Outro).

14.
GARBUIO, L. M.. I Semana de Educação - Formação de Professores: construindo a profissão. 2005. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Gabriel Bissoli Rodrigues da Silva. Ferramentas de Comunicação em MMOs. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Curso Superior de Tecnologia em Jogos Digitais) - Centro Paula Souza - Fatec Americana. Orientador: Luciene Maria Garbuio Castello Branco.

2.
Gustavo Luiz Thomann. Duolingo e os elementos de jogos: um estudo de caso. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Curso Superior de Tecnologia em Jogos Digitais) - Centro Paula Souza - Fatec Americana. Orientador: Luciene Maria Garbuio Castello Branco.

3.
Danillo Henrique Theodoro. Danillo Henrique Theodoro. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Curso Superior de Tecnologia em Jogos Digitais) - Centro Paula Souza - Fatec Americana. Orientador: Luciene Maria Garbuio Castello Branco.

4.
Felipe Alleoni Tamasi. Os jogos digitais como atividade de apoio na aprendizagem de inglês: um estudo com alunos de graduação dos cursos de TI. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Curso Superior de Tecnologia em Jogos Digitais) - Centro Paula Souza - Fatec Americana. Orientador: Luciene Maria Garbuio Castello Branco.

5.
Lucas Errera. Interpretabilidade de signos na interface de Cut the rope: Estudo de caso comparativo. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Curso Superior de Tecnologia em Jogos Digitais) - Centro Paula Souza - Fatec Americana. Orientador: Luciene Maria Garbuio Castello Branco.

6.
Igor Matheus de Castro Santana. Narrativa Transmídia nos Jogos Digitais: Uma análise da saga Harry Potter. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Curso Superior de Tecnologia em Jogos Digitais) - Centro Paula Souza - Faculdade de Tecnologia de Americana. Orientador: Luciene Maria Garbuio Castello Branco.

7.
Keila Oliveira de Souza e Juliana Gonçalves Silva Amorim. Contação de histórias: o livro de pano e algumas contribuições para o incentivo à leitura. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Anhanguera de Campinas 3. Orientador: Luciene Maria Garbuio Castello Branco.

8.
Joyce Ravagnani Catelan e Maria Saudade Martins Maiolini. A modalidade de ensino a distância e novas possibilidades de aprendizagem. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Anhanguera de Campinas 3. Orientador: Luciene Maria Garbuio Castello Branco.

9.
Kaiyene Esmirelle Ferreira da Silva e Kelly Cristina Dal Ben. Percepções sobre a educação a distância no ensino superior. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Anhanguera de Campinas 3. Orientador: Luciene Maria Garbuio Castello Branco.

10.
Amanda Aparecida Augusto de Lima e Flávia Serotini da Silva. Estratégias de leitura e a formação do leitor nas séries iniciais. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Anhanguera de Campinas 3. Orientador: Luciene Maria Garbuio Castello Branco.

11.
Sabrina Teixeira de Souza e Sheron Liliane de Alvarenga. Os papéis do professor e o lúdico no desenvolvimento da afetividade. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Anhanguera de Campinas 3. Orientador: Luciene Maria Garbuio Castello Branco.

12.
Bruna Abrantes Guedes de Moura e Susana Rodrigues Marques. Ensino de Língua Portuguesa: proposta metodológica para professores das séries iniciais. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Anhanguera de Campinas 3. Orientador: Luciene Maria Garbuio Castello Branco.

13.
Edjane Lacerda e Rosângela da Silva Nascimento. A formação de alunos leitores nas séries iniciais da escola pública da rede estadual ? Projeto Ler e Escrever. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Anhanguera de Campinas 3. Orientador: Luciene Maria Garbuio Castello Branco.

14.
Sônia Aparecida Santos e Valéria Cristina da Silva. Educação a distância: aprendizagem e dificuldades em ambientes virtuais. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Anhanguera de Campinas 3. Orientador: Luciene Maria Garbuio Castello Branco.

15.
Carolina Yoriko Nagamatsu e Marília Graciela Telles. O professor-gerente: uma nova habilidade a ser trabalhada. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Faculdade Anhanguera de Campinas 3. Orientador: Luciene Maria Garbuio Castello Branco.

16.
Juliana Antunes Bonora e Oziel de Oliveira dos Santos. O ensino de língua inglesa em classes numerosas. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Faculdade Anhanguera de Campinas 3. Orientador: Luciene Maria Garbuio Castello Branco.

17.
Laís Costa Dib. A teoria das inteligências múltiplas no ensino de língua inglesa para alunos do ensino fundamental II: possibilidades de aprendizagem. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Faculdade Anhanguera de Campinas 3. Orientador: Luciene Maria Garbuio Castello Branco.

18.
Marilene Silva de Lima e Paula Cristina Mendes de Souza Ferr. A afetividade na relação entre professor-aluno: um passo para a aprendizagem. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Faculdade Anhanguera de Campinas 3. Orientador: Luciene Maria Garbuio Castello Branco.

19.
Camila Souza Araújo. O trabalho de leitura nas séries iniciais. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Anhanguera de Campinas 3. Orientador: Luciene Maria Garbuio Castello Branco.

20.
karina Aparecida de Oliveira. Alfabetização: uma necessidade natural da criança em uma sociedade que lê e escreve. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Anhanguera de Campinas 3. Orientador: Luciene Maria Garbuio Castello Branco.

21.
Sara de Oliveira Santos. Tecnologia Educacional: recursos didático-tecnológicos para a escola do século XXI. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Anhanguera de Campinas 3. Orientador: Luciene Maria Garbuio Castello Branco.

22.
Andrezza Coluccini Chinaglia. Pedagogia de Projetos: uma Perspectiva para a Educação. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Anhanguera Educacional. Orientador: Luciene Maria Garbuio Castello Branco.

23.
Daiane Rodrigues Durães. Estudo sobre (In) Disciplina: As Crenças dos Educadores sobre a Percepção Diária. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Anhanguera Educacional. Orientador: Luciene Maria Garbuio Castello Branco.

24.
Débora Ferreira dos Santos. A História da Alfabetização: As Ideologias da Práxis Educativa. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Anhanguera Educacional. Orientador: Luciene Maria Garbuio Castello Branco.

25.
Fabiana Lamin Leite Pinto. Literatura Infantil: Letramento e Alfabetização - Uma Proposta de (Re) Educação da Leitura na Escola. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Anhanguera Educacional. Orientador: Luciene Maria Garbuio Castello Branco.

26.
Andréa de Toledo Tomaz e Sandra Lamara Tolentino. Projeto Easy Learning: Motivação de Alunos e Professores. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Faculdade Anhanguera de Campinas 3. Orientador: Luciene Maria Garbuio Castello Branco.

27.
Elizabeth Malaquias de Sousa e Noellin Natali Cristini de So. O incentivo da leitura no Projeto Biblioteca Aberta. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Faculdade Anhanguera de Campinas 3. Orientador: Luciene Maria Garbuio Castello Branco.

28.
Janaina Cristina Silva Diniz. A Contextualização de Projetos e as Perspectivas de Alunos de Letras. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Faculdade Anhanguera de Campinas 3. Orientador: Luciene Maria Garbuio Castello Branco.

29.
Maria Helena Mafra e Maria Salete Caprino Malfate. Motivação para o Aprendizado da Língua Inglesa na Terceira Idade. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Faculdade Anhanguera de Campinas 3. Orientador: Luciene Maria Garbuio Castello Branco.

30.
Priscia A. Luiz Roscito. A Importância dos Temas Transversais. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Faculdade Anhanguera de Campinas 3. Orientador: Luciene Maria Garbuio Castello Branco.

31.
Alecsandra Bezerra Vieira. (Des) Motivação em sala de aula. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Faculdade Comunitária de Campinas. Orientador: Luciene Maria Garbuio Castello Branco.

32.
Adriana Aparecida da Rocha. Teoria das inteligências múltiplas: uma ferramenta no processo de ensino-aprendizagem de línguas. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Faculdade Comunitária de Campinas. Orientador: Luciene Maria Garbuio Castello Branco.

33.
Raquel Ferreira Silva Rodrigues. Práticas Pedagógicas e Estágio Supervisionado: olhares diversos sobre o curso de Letras. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Faculdade Comunitária de Campinas. Orientador: Luciene Maria Garbuio Castello Branco.

34.
João Ricardo Massuia. Perspectivas sobre crenças dos professores de LE e dos PCN-LE. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Faculdade Comunitária de Campinas. Orientador: Luciene Maria Garbuio Castello Branco.

Iniciação científica
1.
Ester Viana e Marcela Domingos Pimpim. Métodos de Leitura e a Formação do Bom Leitor. 2009. Iniciação Científica. (Graduando em Letras) - Anhanguera Educacional. Orientador: Luciene Maria Garbuio Castello Branco.

2.
Débora Ferreira dos Santos. Tecnologia Educacional e Implicações no Ensino de Língua Portuguesa. 2008. Iniciação Científica. (Graduando em Letras) - Faculdade Anhanguera de Campinas 3. Orientador: Luciene Maria Garbuio Castello Branco.

3.
João Ricardo Massuia. Estudo sobre crenças: foco no professor e no PCN-LE. 2007. Iniciação Científica. (Graduando em Letras) - Faculdade Comunitária de Campinas. Orientador: Luciene Maria Garbuio Castello Branco.

4.
Patrícia Yokoya. Uma avaliação na contação de histórias. 2006. Iniciação Científica - Faculdade Comunitária de Campinas. Orientador: Luciene Maria Garbuio Castello Branco.



Outras informações relevantes


- Presidente do Núcleo de Estudos e Ensino de Línguas da Fatec Americana (NELTEC) no período de 2013 a 2017, de acordo com as Portarias Nº 36 de 25/09/2013, Nº 17 de 31/07/2014 e Nº 46 de 27/06/2017.
- Representante de disciplina no Projeto de Língua Inglesa das Faculdades de Tecnologia do Centro Paula Souza na Fatec Americana, no período de 2014 a 2018. 
- Membro da Comissão de Internacionalização da Fatec Americana, conforme Portaria Nº 14 de 11/05/2015 e Portaria Nº 37 de 11/05/2017.
- Membro do Núcleo de Estudos e Ensino de Línguas da Fatec Americana (NELTEC) de 2013 até o presente.
- Membro do Núcleo Docente Estruturante (NDE) do Curso Superior de Tecnologia em Jogos Digitais da Fatec Americana, Portaria Nº 062, de 08/08/2017 até o presente.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 23/01/2019 às 21:27:43