Jaqueline Dourado do Nascimento

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  • Última atualização do currículo em 29/05/2018


Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal da Bahia (2007) e Fisioterapia pela Universidade Católica do Salvador (2009). Especialista em Educação à Distância e Especialista em Gestão em Saúde pela Universidade Estadual da Bahia (2013). Mestra (2013) e Doutora em Educação pela Universidade Federal da Bahia (2017).Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nas áreas de avaliação, políticas públicas em Educação, Educação à Distância. Desenvolve trabalhos e projetos na área de Economia Solidária e Educação de Jovens e Adultos. Trabalhou como coordenadora executiva do Projeto ECOSOL-EJA, ITES/UFBA-MEC e como coordenadora pedagógica da rede municipal de ensino de Salvador. Atualmente é professora da Universidade Federal do Cariri (UFCA) no Instituto de Estudos do Semiárido (IESA). (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Jaqueline Dourado do Nascimento
Nome em citações bibliográficas
NASCIMENTO, J. D.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal do Cariri, Instituto de Estudos do Semiárido (IESA).
Avenida Ilídio Sampaio, 2180
centro
63430000 - Icó, CE - Brasil
Telefone: (88) 35615308
URL da Homepage: http://www.ufca.edu.br/portal/iesa


Formação acadêmica/titulação


2013 - 2017
Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Educação.
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
Título: Mulheres nos cursos de engenharia da UFBA: um estudo sobre o acesso e desempenho, Ano de obtenção: 2017.
Orientador: Robinson Moreira Tenório.
Palavras-chave: mulher; cotas; Equidade; acesso ao Ensino Superior; desempenho.
Grande área: Ciências Humanas
2011 - 2013
Mestrado em Educação.
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
Título: Uma análise do processo de avaliação do Projeto de Economia Solidária e Educação de Jovens e Adultos,Ano de Obtenção: 2013.
Orientador: Robinson Moreira Tenório.
Palavras-chave: Educação de Jovens e Adultos; Avaliação de Projetos; Economia Solidária; Avaliação de Projetos Socioeducativos.
2011 - 2013
Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO EM SAÚDE. (Carga Horária: 495h).
Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Brasil.
Título: A UTILIZAÇÃO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE COMO INSTRUMENTO DA GESTÃO NO BRASIL NO PERÍODO DE 2000 A 2012.
Orientador: Maria de Fátima Brazil dos Santos Souto.
2008 - 2010
Especialização em Especialização em Educação a Distância. (Carga Horária: 390h).
Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Brasil.
Título: A PRÁTICA AVALIATIVA EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NA VISÃO DOS DISCENTES.
Orientador: Arlinda de Oliva.
2005 - 2009
Graduação em FISIOTERAPIA.
Universidade Católica do Salvador, UCSAL, Brasil.
Título: PERFIL DEMOGRÁFICO, SOCIOECONÔMICO E CLÍNICO DOS PACIENTES COM RECIDIVA DE AVC, ATENDIDOS EM UM CENTRO DE REFERÊNCIA, NA CIDADE DE SALVADOR.
Orientador: Elen Beatriz Pinto.
2001 - 2007
Graduação em Pedagogia.
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
Título: As políticas de Avaliação na Organização Escolar.
Orientador: Robert E. Verhine.




Formação Complementar


2002 - 2002
Extensão universitária em Liderança Estratégica. (Carga horária: 3h).
Centro de Estudos Interdisciplinares para o Setor Público, ISP/UFBA, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal do Cariri, UFCA, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular
Outras informações
Participante do grupo de pesquisa Laboratório Interdisciplinar de estudos em gestão social na linha de formação em gestão pública e social

Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora Assistente I, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Universidade Federal do Cariri Instituto de Estudos do Semiárido


Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2015
Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Coordenadora Pedagógica, Carga horária: 30

Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Tirocínio docente, Enquadramento Funcional: TIROCÍNIO DOCENTE, Carga horária: 4
Outras informações
Tirocínio docente na disciplina EDC272- Organização da Educação Brasileira 1, no 2º semestre de 2014, Departamento de Educação, Cruso de Pedagogia, com orientação da professora Silvia Maria Leite de Almeida. A disciplina Organização da Educação Brasileira 1 tem como proposta trazer um panorama da educação brasileira referente as políticas públicas de educação, principalmente a estrutura da educação brasileira, direito a educação, o Plano Nacional de Educação.

Atividades

03/2011 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Pró-Reitoria de Pesquisa, Criação e Inovação, .

11/2010 - Atual
Direção e administração, ITES/UFBA, .

Cargo ou função
Coordenadora Pedagógica do Projeto Economia Solidária e Educação de Jovens e Adultos - ECOSOL EJA..
08/2003 - 01/2004
Outras atividades técnico-científicas , Pró-Reitoria de Pesquisa, Criação e Inovação, Pró-Reitoria de Pesquisa, Criação e Inovação.

Atividade realizada
Bolsista de Iniciação Científica PIBIC/CNPq no Projeto Avaliação de Modelos e Práticas de Gestão e de Ensino em Escolas Públicas.
08/2002 - 07/2003
Outras atividades técnico-científicas , Pró-Reitoria de Pesquisa, Criação e Inovação, Pró-Reitoria de Pesquisa, Criação e Inovação.

Atividade realizada
Bolsista de Iniciação Científica PIBIC/CNPq no Projeto Avaliação dos Processos Gestor e Pedagógicos em Escolas Públicas Baianas..
08/2002 - 12/2002
Extensão universitária , Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão, .

Atividade de extensão realizada
Integrante do Projeto Escola Efetiva 2: Equipe Gestora Liderando o Sucesso.
04/2002 - 07/2002
Outras atividades técnico-científicas , Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão, Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão.

Atividade realizada
Integrante do Projeto Escola Efetiva: A Equipe Gestora Liderando o Sucesso.

Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2012
Vínculo: Tutora Presencial UAB/UNE, Enquadramento Funcional: tutora, Carga horária: 20
Outras informações
orientadora e gestora das situações presenciais de aprendizagem, acompanhamento do processo de construção do conhecimento.


Centro de Integração Empresa Escola-CIEE, CIEE, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2004
Vínculo: Professora de EJA, Enquadramento Funcional: Professora EJA, Carga horária: 20
Outras informações
Atividades desenvolvidas: ministrar aulas, elaborar relatórios, planejar.


Colégio Estadual Marechal Castelo Branco, CEMCB, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Professora substituta, Enquadramento Funcional: professora substituta, Carga horária: 20

Vínculo institucional

1997 - 1997
Vínculo: Professora subistituta, Enquadramento Funcional: Ensino, Carga horária: 20

Atividades

03/2010 - 09/2010
Ensino,

Disciplinas ministradas
Iniciação ao Trabalho Acadêmico
Língua Portuguesa
05/1997 - 12/1997
Ensino,

Disciplinas ministradas
Ciências
Português
02/1997 - 05/1997
Serviços técnicos especializados .

Serviço realizado
Secretária da Instituição.

Escola Estadual Luiz Viana Filho, EELVF, Brasil.
Vínculo institucional

1998 - 1998
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20
Outras informações
Professora da 4ª série do ensino fundamental

Atividades

03/1998 - 11/1998
Ensino,

Disciplinas ministradas
ciências
geografia
história
matemática
Português

FACED ? ISP-UFBA, FACED ? ISP-UFBA, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2004
Vínculo: Bolsista de Iniciação Científi, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação Científica ? PIBIC/CNPq, Carga horária: 20
Outras informações
Atividades desenvolvidas: pesquisa de campo, visitas as escolas da pesquisa, construção de relatórios,resenhas, artigos.


Programa de gestão Participativa com Liderança em Educação -PGP/LIDERE ?UFB, PGP/LIDERE -UFBA, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2002
Vínculo: estagiaria, Enquadramento Funcional: estagiaria, Carga horária: 20
Outras informações
Atividades desenvolvidas: visita as escolas parceiras, planejamento de oficinas pedagógicas, elaboração de relatórios.


UNESCO/PGP/LIDERE/UFBA, UNESCO/PGP/LIDER, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2003
Vínculo: Assistente de Pesquisa, Enquadramento Funcional: Assistente de Pesquisa, Carga horária: 20
Outras informações
Atividades desenvolvidas: aplicação de questionários, entrevistas


Secretaria de Educação do Município de Camaçari, SEDUC, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2006
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20
Outras informações
Professora Local: Escola Municipal Luís Pereira Costa Atividades desenvolvidas: ministrar aulas, planejar ações pedagógicas, elaboração relatórios de aprendizagem dos educandos.



Linhas de pesquisa


1.
Avaliação de Políticas, Programas e Projetos

Objetivo: Em desenvolvimento.
Palavras-chave: Avaliação da Educação; Políticas educacionais; Programas de Educação; Projetos de Educação.


Projetos de pesquisa


2013 - Atual
Determinantes da equidade no ensino superior: uma análise da variabilidade dos resultados do ENADE do desempenho de cotistas e não-cotistas
Descrição: O projeto de pesquisa Determinantes da equidade no ensino superior: uma análise da variabilidade dos resultados do ENADE do desempenho de cotistas e não-cotistas faz parte do esforço para avaliar o programa de ações afirmativas implantado na Universidade Federal da Bahia (UFBA) em 2004, que serviu de referência para a discussão para a política nacional de ações afirmativas pelo governo federal. As universidades públicas brasileiras implantaram diversos programas de ações afirmativas na última década que mudaram o perfil dos alunos do ensino superior. A política de democratização do acesso ao ensino público superior ficou conhecida como política de cotas e estas demandaram um conjunto de instrumentos destinados a facilitar a permanência e a aprendizagem dos alunos. A implantação do acesso por via de cotas teve grande repercussão na opinião pública e gerou muitos debates na comunidade acadêmica, sobretudo, pelo receio de perda da qualidade do ensino, da pesquisa e da inovação, em uma instituição secularmente movida por critérios de mérito. Após a conclusão das primeiras turmas de ingressantes com cotistas é possível investigar se, de fato, havia fundamentos para as manifestações de receio da perda de qualidade da educação pública superior entre outras questões. Esta pesquisa tem como objetivo verificar em que medida a universidade é capaz de reduzir as desigualdades de desempenho entre cotistas e não-cotistas, avaliando a saída da Universidade, por meio do exame nacional de desempenho de estudante o ENADE, na conclusão do curso. Procurará ainda explicar a variabilidade associando-a a fatores de contexto..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (10) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (6) / Doutorado: (5) .
Integrantes: Jaqueline Dourado do Nascimento - Coordenador / Andréia Cardoso Silveira - Integrante / Robinson Moreira Tenório - Integrante / André Luis Mota dos Santos - Integrante / Caroline Sousa Costa - Integrante / Claudemir Assunção Santana - Integrante / Cláudia Sá Malbouisson Andrade - Integrante / Dicíola Figueirêdo de Andrade Baqueiro - Integrante / Dora Leal Rosa - Integrante / Eudes Oliveira Cunha - Integrante / Fernanda Barcellos Miranda - Integrante / Gervásio Ferreira dos Santos - Integrante / Gislaine Nunes de Oliveira Guedes - Integrante / Idenilton Mário de Jesus Barbosa - Integrante / Ivanessa Thaiane do Nascimento Cavalcanti - Integrante / Jane Mara Ferreira - Integrante / José Albertino Carvalho Lordelo - Integrante / Jucinara de Castro Almeida Pinto - Integrante / Lucas Oliveira Pinheiro - Integrante / Marcos Emanoel Pereira - Integrante / Maria Couto Cunha - Integrante / Maria do Carmo Gomes Ferraz - Integrante / Maysa Santos Seixas - Integrante / Meirielen Aparecida Gomes Freitas - Integrante / Miguel de Jesus Andrade Junior - Integrante / Nanci Helena Rebouças Franco - Integrante / Penildon Silva Filho - Integrante / Robert Evan Verhine - Integrante / Rosilda Arruda Ferreira - Integrante / Samantha Nunes de Oliveira Almeida - Integrante / Sheila Regina dos Santos Pereira - Integrante / Silas Pereira da Costa Torquato - Integrante / Sílvia Maria Leite de Almeida - Integrante / Uilma Rodrigues de Matos Amazonas - Integrante / Verônica de Souza Leite - Integrante.Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Cooperação.


Projetos de extensão


2017 - Atual
Educação patrimonial: dialogando entre comunidades
Descrição: A realização das atividades de monitoria pelos estudantes do Curso de Bacharelado em História com ênfase em gestão do patrimônio na disciplina Educação Patrimonial se justifica pela importância da temática e a necessidade de formação de profissionais historiadores com competências e habilidades de maneira que possam compreender, discutir e desenvolver ações sobre a educação patrimonial. O desenvolvimento das ações extensionistas se dá articulado ao processo de reflexão teórica sobre as diferentes concepções de educação patrimonial, das mudanças teórico-metodológico e suas implicações na formação do historiador e no próprio processo de ensino-aprendizagem, a partir de uma abordagem crítica, contextualizada e emancipadora. A inserção de estudantes monitores na disciplina oportunizará aos mesmos um contato com diferentes materiais didáticos em educação patrimonial com base em uma abordagem crítica e em diferentes metodologias de trabalho em e com as comunidades, assim como, a elaboração de oficinas, rodas de diálogo a partir das demandas da comunidade de forma a reconhecer a importância da educação emancipadora e da apropriação dos bens culturais materiais e imateriais desenvolvidas nas diferentes ações extensionistas. Esta proposta de trabalho se justifica pela importância e necessidade de articulação dos quatros eixos estruturantes da universidade ensino-pesquisa-extensão e cultura. No momento em que a partir das discussões em sala de aula inicia-se um trabalho de pesquisa que se desdobra em ações de extensão em espaços formais e não formais educativos de maneira a difundir a importância e necessidade de reflexão e ação sobre as questões relacionadas ao patrimônio material e imaterial..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Jaqueline Dourado do Nascimento - Coordenador / MARIA LUCINEIDE RIBEIRO BEZERRA - Integrante / LUCAS ALEXANDRE DE OLIVEIRA - Integrante / LAIANY HENRIQUE FELIX - Integrante.
2016 - 2016
Educação patrimonial: a construção de novos saberes nos espaços educativos
Descrição: Numa perspectiva de articulação com os diversos saberes referentes a educação patrimonial temos a proposta de realização das atividades da monitoria com os demais estudantes da disciplina de educação patrimonial do Curso de Bacharelado em História com ênfase em Gestão do Patrimônio Histórico e Cultural e em Gestão do Patrimônio Socioambiental, com foco no desenvolvimento de atividades de extensão no município de Icó de resgate do sentimento de pertencimento, valorização e conservação dos moradores residentes no Centro Histórico da Cidade tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), especificamente, na Rua do Meio. A ação faz parte do Programa de Integração de Ensino e Extensão do Edital n° 01/2015/PROEN/PROEX/UFCA, na disciplina de Educação Patrimonial..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) .
Integrantes: Jaqueline Dourado do Nascimento - Coordenador.Número de orientações: 2


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Planejamento e Avaliação Educacional.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação popular.
3.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Economia Solidária.


Idiomas


Espanhol
Compreende BemLê Razoavelmente.
Inglês
Compreende RazoavelmenteLê Razoavelmente.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
NASCIMENTO, J. D.2004NASCIMENTO, J. D.; PEREIRA, A. S. . Leitura e Alfabetização: implicações e desafios. Revista do Programa Gestão Participativa com Liderança em Educação, v. 4, p. 30-34, 2004.

2.
NASCIMENTO, J. D.2003 NASCIMENTO, J. D.; SILVA, Adejaira Leite da. ; SANTOS, Carmem Luciana C. Martins. ; FREITAS, Katia Siqueira de. ; MENDONÇA, Daelcio Campos. . Autonomia pedagógica e administrativa na escola pública. Gestão em Ação (Salvador), Salvador, v. 6, n.1, p. 43-62, 2003.

Capítulos de livros publicados
1.
NASCIMENTO, J. D.; SANTOS, J. E. ; TENORIO, R. M. . Avaliação de marco zero do projeto "Desperta Litoral": apoio à organização produtiva e implantação do fundo rotativo solidário da Costa dos Coqueiros no período de 2011 a 2013. In: Maria de Lourdes Haywanon Santos Araújo; Robinson Moreira Tenório. (Org.). Educação e Gestão Lusófonas: diferentes olhares, diferentes caminhos. 1ed.Feira de Santana: UEFS Editora, 2014, v. 1, p. 327-348.

2.
NASCIMENTO, J. D.; SANTOS, Joedson Brito dos ; SILVEIRA, Andréia Cardoso ; TENORIO, R. M. . Economia Solidária e Educação de Jovens e Adultos: uma experiência de formação de educadores. In: Maria de Lourdes Haywanon Santos Araújo; Robinson Moreira Tenório. (Org.). Educação e Gestão Lusófonas: diferentes olhares, diferentes caminhos. 1ed.Feira de Santana: UEFS Editora, 2014, v. 1, p. 309-325.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
NASCIMENTO, J. D.; SOUZA, N. S. ; Silva, ER ; SANTOS JUNIOR, R. P. ; PINNA, L. G. C. ; MIRA, M. C. S. . Acontece no PGP/LIDERE. Seminário Temático II Promovido pelo PRADEM. Revista do Programa PGP/LIDERE, salvador, p. 16 - 18, 20 set. 2003.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
MELO, B. K. F. L. ; NASCIMENTO, J. D. . A EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA E A FORMAÇÃO DO HISTORIADOR: A INSERÇÃO DE CRÉDITOS DE EXTENSÃO EM CURSO DE GRADUAÇÃO. In: XV CONGRESSO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO DO CEARÁ, 2016, Fortaleza. XV CONGRESSO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO DO CEARÁ. Fortaleza, 2016.

2.
NASCIMENTO, J. D.; MELO, B. K. F. L. ; OLIVEIRA, E. F. . A Extensão Universitária e sua integração curricular em curso de graduação da Universidade Federal do Cariri. In: 7º Congresso Brasileiro de Extensão Universitária, 2016, Ouro Preto. 7º Congresso Brasileiro de Extensão Universitária, 2016.

3.
NASCIMENTO, J. D.; PEREIRA, S. R. S. ; TENORIO, R. M. . A INSERÇÃO DO ESTUDANTE NEGRO NOS CURSOS DE ENGENHARIA NA UFBA: UM ESTUDO DO EFEITO DO SISTEMA DE COTAS. In: III Seminário de Eficácia e Equidade no Ensino Superior: fatores contributivos, 2015, Salvador. III Seminário de Eficácia e Equidade no Ensino Superior: fatores contributivos, 2015.

4.
NASCIMENTO, J. D.; PEREIRA, S. R. S. . O perfil dos estudantes cotistas da UFBA: Um estudo descritivo. In: XXII Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste, 2014, Natal. XXII Encontro de Pesquisa Educacional do Norte Nordeste. EPENN, 28 a 31 de outubro de 2014, Natal, Brasil. Natal: Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Centro de Educação. Programa de Pós-graduação em Educaç, 2014. v. 1. p. 1-14.

5.
NASCIMENTO, J. D.; SANTOS, Joedson Brito dos ; SILVEIRA, Andréia Cardoso . Economia Solidária e Educação de Jovens e Adultos: Importância, Disseminação e Compreensão. In: VI Seminário Nacional de Educação e Movimentos Sociais: Saberes e Práticas em Educação Popular, 2011, João Pessoa/PB. Anais do VI Seminário Nacional de Educação e Movimentos Sociais: Saberes e Práticas em Educação Popular. João Pessoa/PB: Universidade Federal da Paraíba, 2011.

6.
NASCIMENTO, J. D.; SANTOS, J. C. . A prática avaliativa em educação a distância na visão dos discentes. In: II Seminário Avaliação e sociedade: a tomada de decisão, 2011, Salvador. Anais do II Seminário Avaliação e sociedade: a tomada de decisão, 2011.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
NASCIMENTO, J. D.; GUZMAN, I. P. R. ; NASCIMENTO, D. D. ; FARIAS, M. W. M. . Desafios na incubação de redes locais de economia solidária: o caso da rede ECOSAMPER. In: I Simpósio Nordestino sobre Economia Solidária, 2011, Campina Grande. I Simpósio Nordestino sobre Economia Solidária, 2011.

2.
NASCIMENTO, J. D.; SILVEIRA, Andréia Cardoso ; GUZMAN, I. P. R. ; SANTOS, Joedson Brito dos ; NASCIMENTO, D. D. . Economia Solidária e educação de jovens e adultos: compreensões de alguns educadores. In: I Simpósio Nordestino sobre Economia Solidária, 2011, Campina Grande. Anais do I Simpósio Nordestino sobre Economia Solidária, 2011.

Apresentações de Trabalho
1.
NASCIMENTO, J. D.; PEREIRA, S. R. S. . O perfil dos estudantes cotistas da UFBA: Um estudo descritivo. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
ALMEIDA, S. N. O. ; NASCIMENTO, J. D. ; TENORIO, R. M. . Os desafios enfrentados por uma Escola Municipal da cidade de Salvador (BA) na realização das atividades ligadas ao Programa Mais Educação. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
NASCIMENTO, J. D.. A Economia Solidária no Contexto da Educação de Jovens e Adultos. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Demais tipos de produção técnica
1.
NASCIMENTO, J. D.. Grupo de Trabalho 1: Economia Solidária e Educação Popular. 2011. (Coordenação de Grupo de Trabalho).

2.
NASCIMENTO, J. D.. Seminário de Integração Projeto Escola Efetiva 3: A Equipe Gestora Liderando o Sucesso. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
NASCIMENTO, J. D.. Projeto Escola Efetiva 2: Equipe Gestora Liderando o Sucesso. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
ALMEIDA, S. N. O.; MELLO, M. B.; NASCIMENTO, J. D.. Participação em banca de Michelle Machado Lopes.A educação integral em tempo integral na escola pública: possibilidade e desafios. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal da Bahia.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
7º Congresso Brasileiro de Extensão Universitária. A EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA E SUA INTEGRAÇÃO CURRICULAR EM CURSO DE GRADUAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CARIRI. 2016. (Congresso).

2.
III Seminário de Eficácia e Equidade no Ensino Superior: fatores contributivos.A INSERÇÃO DO ESTUDANTE NEGRO NOS CURSOS DE ENGENHARIA NA UFBA: UM ESTUDO DO EFEITO DO SISTEMA DE COTAS. 2015. (Seminário).

3.
VIII Feira Regional de Ciências e Cultura. Avaliação dos Projetos Científicos na categoria Ciências Humanas. 2015. (Feira).

4.
II Seminário Avaliação e Sociedade: A Tomada de Decisão.A Prática Avaliativa em Educação à Distância na Visão dos Discentes. 2011. (Seminário).

5.
I Simposio Nordestino sobre Economia Solidária.Economia Solidária e Educação de Jovens e Adultos: Compreensões de Alguns Educadores. 2011. (Simpósio).

6.
I Simpósio Nordestino sobre Economia Solidária.Desafios na incubação de redes locais de economia solidária: o caso da rede ECOSAMPER. 2011. (Simpósio).

7.
I Simpósio Nordestino sobre Economia Solidária.Economia Solidária e Educação Popular. 2011. (Simpósio).

8.
VI Encontro Nacional de Pesquisadores em Gestão Social - ENAPEGS. 2011. (Encontro).

9.
VI Seminário Nacional de Educação e Movimentos Sociais - Saberes e Práticas em Educação popular.Economia Solidária e Educação de Jovens e Adultos: Importância, Disseminação e Compreensão. 2011. (Seminário).

10.
I Simpósio Interdisciplinar de Fisioterapia em Ortopedia e Traumatologia da UCSAL. 2008. (Simpósio).

11.
55ª Reunião Anual da SBPC.Avaliação dos Processos Pedagógicos em Escolas Públicas Baianas. 2003. (Outra).

12.
III Encontro da Associação Nacional de Política e Administração da Educação. 2003. (Encontro).

13.
IV Seminário de Pesquisa e Pós-Graduação e XXII Seminário Estudantil de Pesquisa.Avaliação da Gestão Escolar em Unidades de Ensino do Sistema Público. 2003. (Seminário).

14.
Oficina Políticas Públicas e Cidadania. 2003. (Oficina).

15.
Curso de Português.Português. 2002. (Oficina).

16.
Curso de Português.Curso de Português. 2002. (Oficina).

17.
Encontros do Projeto Escola Efetiva: A Equipe Gestora Liderando o Sucesso.Projeto Escola Efetiva; A equipe gestora liderando o sucesso. 2002. (Outra).

18.
Formação Inicial, em Serviço, de Profissionais da Educação: Busca de uma Nova Qualidade para a Educação Municipal?.Seminário Temático II-2002- Formação Inicial, em Serviço, de Profissionais da Educação: Busca de uma Nova Qualidade para a Educação Municipal?. 2002. (Seminário).

19.
II Encontro da Associação Nacional de Política e Administração da Educação. 2002. (Encontro).

20.
II Encontro Estadual de Politica e Administração da Educação.Avaliação dos Processos Gestor e Pedagógicos em Escolas Públicas Baianas. 2002. (Encontro).

21.
laboratorio de Comunicação.Comunicação. 2002. (Oficina).

22.
Oficina das escolas do Projeto Escola Efetiva.Gestão Democratica; PP; PDE. 2002. (Oficina).

23.
Oficina de Fotografia em sala de aula.Oficina deFotografia. 2002. (Oficina).

24.
Oficina do Projeto Escola Efetiva.Grêmio Estudantil. 2002. (Oficina).

25.
Registro de Vivêncais.Registro de Vivências. 2002. (Oficina).

26.
Registro de Vivências II.Registro de Vivências II. 2002. (Oficina).

27.
Seminário- Avaliação da Aprendizagem na Escola: reelaborando conceitos e recriando a prática. 2002. (Seminário).

28.
Seminário de Educação pela Comunicação.Deminário de Educação pela Comunicação. 2002. (Seminário).

29.
Seminário de Educação pela Comunicação.Deminário de Educação pela Comunicação. 2002. (Seminário).

30.
Seminario de Integração das Escolas do Projeto Escola Efetiva.Seminário de Integração das escolas do Projeto Escola Efetiva. 2002. (Seminário).

31.
Seminário de Integração do Projeto Escola Efetiva 3: A Equipe Gestora Liderando o Sucesso. 2002. (Seminário).

32.
Seminário Interno de Pesquisa.Seminário Interno de Pesquisa da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia. 2002. (Seminário).

33.
Seminário Temático II - Formação Inicial, em Serviço, de Profissionais da Educação: Busca de uma Nova Qualidade para a Educação Municipal?. 2002. (Seminário).

34.
XXI Seminário Estudantil de Pesquisa da Universidade Federaol da Bahia.XXI Seminário Estudantil de Pesquisa da Universidade Federal da Bahia. 2002. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
NASCIMENTO, J. D.; FRANCA FILHO, Genauto Carvalho ; NASCIMENTO, Ives Romero Tavares do ; SANTOS, Joedson Brito dos ; SILVEIRA, Andréia Cardoso . . Curso de Extensão em Economia Solidária e Educação de Jovens e Adultos - Turma 1. 2012. (Outro).

2.
NASCIMENTO, J. D.; FRANCA FILHO, Genauto Carvalho ; NASCIMENTO, Ives Romero Tavares do ; SANTOS, Joedson Brito dos ; SILVEIRA, Andréia Cardoso . Curso de Extensão em Economia Solidária e Educação de Jovens e Adultos - Turma 2. 2012. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Monografias de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Daniela Sivini Borges. Teias na escola. Início: 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Inovação Social em Economia Solidária) - Universidade Federal do Cariri. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Orientações de outra natureza
1.
Maria Lucineide Ribeiro Bezerra. Educação patrimonial: a construção de novos saberes nos espaços educativos. 2016. Orientação de outra natureza. (Bacharelado em História com ênfase em gestão do patrimônio) - Universidade Federal do Cariri, Universidade Federal do Cariri. Orientador: Jaqueline Dourado do Nascimento.

2.
Bruna Karina Ferreira de Lima Melo. Educação patrimonial: a construção de novos saberes nos espaços educativos. 2016. Orientação de outra natureza. (Bacharelado em História com ênfase em gestão do patrimônio) - Universidade Federal do Cariri, Universidade Federal do Cariri. Orientador: Jaqueline Dourado do Nascimento.



Outras informações relevantes


Aprovada em Concurso Público para Professor Nível IV - Educação Infantil à 4ª Série, da Prefeitura Municipal de Salvador/BA.



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